História 7C Aula 19 República do Café III

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História 7C Aula 19 República do Café III"

Transcrição

1 História 7C Aula 19 República do Café III

2 Marechal Hermes da Fonseca (RS) ( )

3 Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro. Causas: maus tratos, baixos soldos, péssima alimentação e castigos corporais (como a chibata, por exemplo) dentro da marinha.

4 Marinheiros tomam 2 navios e ameaçam bombardear o Rio caso continuassem os castigos na marinha. Governo promete atender as reivindicações e solicita que marinheiros se entregassem. Envolvidos foram presos e mortos. João Cândido sobrevive mas é expulso da marinha. Castigos corporais na marinha são abolidos.

5 CAMPANHA DO CONTESTADO Disputa territorial entre os estados de SC e PR. - Revolta de camponeses que viviam numa região chamada Contestado.

6 Região Entre Paraná e Santa Catarina (área Km2). População rebelada 20 mil pessoas. 8 mil combatentes. 4 mil mortos.

7 GUERRA DO CONTESTADO Supremo Tribunal Federal (1904) deu ganho de causa a SC paranaenses não se conformaram 1910 nova decisão judicial favoreceu SC.

8 GUERRA DO CONTESTADO SC - Lages, Campos Novos, Curitibanos. PR - Campos de Guarapuava, Campos de Palmas. Muitas pessoas não tinham recursos para adquirir terras e se instalar como fazendeiro. A maioria das pessoas do interior abria uma clareira na mata, plantava uma roça e se estabelecia. ninguém se preocupava em documentar a terra que ocupava. O governos do PR e SC, para garantir o domínio do território disputado concediam terras ricas em madeira e ervas de mate a fazendeiros e grandes companhias. Estes expulsavam das terras os posseiros eram proprietários ilegais.

9 GUERRA DO CONTESTADO Em 1908 início da construção da Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande do Sul passava pela região do Contestado. Cerca de dez mil trabalhadores foram empregados na área. Quando a obra terminou, estes trabalhadores foram despedidos. A companhia construtora proibiu que ocupassem terrenos às margens da via férrea pequenos produtores foram arruinados pela Southern Brazil Colonization Co, que adquiriu 180 mil hectares de terra. Sertanejos sem terras, foram reduzidos à completa miséria.

10 GUERRA DO CONTESTADO Monge José Maria

11 GUERRA DO CONTESTADO José Maria (Miguel Lucena Boaventura) apareceu em Campos Novos, era militar. Um grande grupo de sertanejos sem terra foi se reunindo em torno do Beato. Organizavam saques à fazendas. Instalou-se em Curitibanos e Taquaruçu. A Polícia de SC conseguiu convencê-los a se mudarem para território paranaense.

12 GUERRA DO CONTESTADO Foram vistos pelo PR como invasores. Expedição PR dirigida pelo capitão João Gualberto Gomes de Sá Filho, atacou os sertanejos em Irani, em outubro de Os militares foram derrotados. José Maria foi morto. Sertanejos voltaram para SC. Venceram várias expedições militares. Novo líder Eusébio Ferreira dos Santos. Dezembro de 1913 nova expedição militar Exército, Polícia Militar de SC e PR foram derrotados em Taquaruçu.

13 GUERRA DO CONTESTADO Criaram vários redutos de 300 a 5 mil pessoas. Praticavam o Banditismo governo federal (Venceslau Brás) enviou expedição composta por sete mil homens general Setembrino de Carvalho. Apoio da força aérea primeira vez no Brasil utilizara-se o avião como veículo bélico.

14 Revolta de Juazeiro (CE 1913): Líder: Padre Cícero. Causa: Intervenção do governo central no Ceará, retirando do poder a tradicional família Accioly (Política das Salvações). Padre Cícero lidera um exército formado por fiéis que recuperam o poder para a tradicional família. Prestígio político do Padre Cícero aumenta consideravelmente, e a família Accioly retoma o controle do Estado do Ceará.

15 Banditismo Social ou Cangaço (NE ): Bandos armados que percorriam o interior nordestino sobrevivendo de delitos. Principais bandos: Lampião e Curisco. Causas: miséria crônica da população nordestina, seca, má distribuição de terras, descaso do Estado e dos coronéis para com os mais pobres, violência. Mito do Robin Hood.

16 Os cangaceiros foram perseguidos pela polícia volante e exterminados um a um. Eram os únicos que despertavam medo nos coronéis, justamente por não terem perspectiva de melhorar sua condição e portanto não precisar temer o desrespeito das leis vigentes LAMPIÃO

17 Venceslau Brás (MG) ( ) GUERRA DO CONTESTADO Governou o Brasil durante a Primeira Guerra Mundial Novo surto industrial. Anarquistas. Greves. Gripe Espanhola.

18 GUERRA DO CONTESTADO Delfim Moreira (SP) ( ) Morte de Rodrigues Alves.

19 História 7C Aula 20 República do Café IV

20 GUERRA DO CONTESTADO Epitácio Pessoa (PB) ( ) - Questão sucessória. - Obras contra as secas. -Construção de rodovias. -criação da UFRJ. -Lei de repressão ao Anarquismo. - Semana de Arte Moderna.

21 A Semana de Arte Moderna (SP fev/1922): Os participantes tinham o objetivo de ROMPER com os PADRÕES adotados pela BURGUESIA (Europa). CONTRADIÇÃO: os artistas participantes eram originários da mesma burguesia que pretendiam criticar. Principais representantes: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia (literatura), Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti (pintura), Villa-Lobos (música), Vitor Brecheret (escultura).

22 A Semana de Arte Moderna (SP fev/1922): Contribuiu, mesmo a longo prazo, para que se REFLETISSE sobre as POSSIBILIDADES que a cultura brasileira tinha para SE MOSTRAR AUTÊNTICA. As OBRAS ARTÍSTICAS possibilitaram REPENSAR o BRASIL desde o seu PASSADO apontando ALTERNATIVAS para o FUTURO. MODERNISMO DE 22 marco cultural: era o novo contra o antigo.

23 Anita Malfatti Nasceu em São Paulo. Em 1912 estudou na Alemanha. Em 14 voltou ao Brasil e realizou sua primeira exposição individual. Sua exposição mais famosa é a de Monteiro Lobato criticou a arte de Anita.

24 A Estudante Russa 1915.

25 O Homem Amarelo.

26 Caboclinha.

27 A Boba

28 Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo (Di Cavalcanti) Presença da mulher mulata em suas obras: símbolo de brasilidade.

29 Mulher Sentada 1941

30 Mulata com Flores na Cabeça

31 Morro.

32 Devorar a estética européia e transformá-la numa arte brasileira.

33 Tarsila do Amaral Antropófago - Abaporu.

34 Abaporu 1928

35 - ECONOMIA BRASILEIRA década de Sérias dificuldades. - Após a Primeira Guerra retração de consumo dos países importadores de produtos brasileiros. - Depois Euforia e Otimismo. - Crise de 1929 e a Grande Depressão. - Problemas para vender o café nacional principal produto de exportação. - Governo comprava as safras excedentes. - População pagava o preço da manutenção do poder oligárquico.

36 CRISE ECONÔMICA CRISE POLÍTICA

37 GUERRA Artur DO Bernardes CONTESTADO (MG) ( ) Movimento Tenentista. Política do café com leite passou a ser questionada.

38 O Tenentismo: Oficiais de nível intermediário, basicamente tenentes. Contra o poder central das oligarquias (Insatisfeitos com a política do café com leite). Apoio da classe média urbana e letrada. Objetivos: moralização política (voto secreto, fim das fraudes, afastamento do controle oligárquico), ensino obrigatório e ensino técnico profissionalizante, liberdade de imprensa. Também criticavam os altos impostos e as perseguições políticas. Consideravam-se a salvação nacional.

39 Origem do movimento tenentista: Arthur Bernardes (indicado pela política do café com leite nas eleições de 1922). Reação republicana (oposição indicou Nilo Peçanha como candidato a presidente). x

40 Levante do Forte de Copacabana ou 18 do Forte de Copacabana (RJ 5/7/1922): Contra a posse do presidente Arthur Bernardes (1922). Militares armados contra o governo. Movimento fracassou, mas 18 integrantes (sendo um civil) marcharam em Copacabana contra uma tropa do governo de quase mil homens. Sobreviveram ao gesto suicida dois tenentes: Siqueira Campos e Eduardo Gomes. Historiadora Anita Prestes: a chama da rebeldia tenentista tão cedo não seria apagada.

41 - Artur Bernardes assumiu em novembro de Militares ainda tentaram derrubá-lo do poder.

42 - Levante de São Paulo (segunda revolta tenentista). - Manifestação ocorrida em 1924 que resgatava as reivindicações da revolta do Forte de Copacabana. - Também chamada Revolta Paulista de 1924 ou Segundo 5 de julho. - Inaugurou uma nova onda de revoltas tenentistas.

43 Segundo 5 de julho ou Revolta Paulista de Tenentes ocuparam a cidade de São Paulo. - Resistiram 3 semanas aos ataques governistas. - Rebeldes retiraram-se em direção ao oeste do estado do Paraná. Líder - General Isidoro Dias Lopes

44 Rio Grande do Sul. - Tenentes também revoltados. - Combateram tropas federais no RS. - Seguiram para o Paraná onde se juntaram ao grupo paulista (abril de 1925). - Tinha início a Coluna Prestes. Líder Luís Carlos Prestes

45 Coluna Prestes - Liderança de Luiz Carlos Prestes. - Uma longa marcha com o objetivo de divulgar os ideais tenentistas e reunir adeptos junto à população. - Foi uma empreitada que percorreu aproximadamente 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil (encerrou em 1927).

46 Coluna Prestes - Não alcançou seus objetivos. - Adesão de poucas pessoas (1500). - Teve um valor simbólico entre os setores da população urbana insatisfeitos com a elite dominante (política do café com leite). - A semente do descontentamento foi jogada. - Motivou novos problemas nas eleições de 1930.

47 História 7C Aula 21 A Revolução de 30

48 Fatores: A Revolução de 1930 A Quebra da política do café-com-leite Washington Luís (SP) indica Júlio Prestes (SP) como o seu sucessor Formação da Aliança Liberal (MG, RS e PB) Pres. Getúlio Vargas e João Pessoa como vice. O Assassinato de João Pessoa Façamos a revolução antes que o povo a faça! Antônio Carlos de Andrada Presidente de MG.

49

50 Washington Luís deposto de 31 de outubro de Júlio Prestes não assumiu a presidência do Brasil Getúlio presidente provisório em 3 de novembro de 1930 Eleito por uma Assembleia Constituinte por meio do voto indireto Miguel Costa, Góis Monteiro e Getúlio Vargas

51 História 8C Aula 22 O Governo Provisório

52 A Era Vargas ( ): Governo Provisório ( ). Governo Constitucional ( ). Estado Novo ( ).

53 Governo Provisório ( ): Nomeação de interventores federais para os estados Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio Promulgação de Leis Trabalhistas ; Criação da Justiça do Trabalho. Publicação do Código Eleitoral (instituindo o voto secreto e o voto feminino); Compra e queima de 78 milhões de sacas de café e proibição de novas plantações do produto para reduzir a oferta; Criação do Departamento Nacional do Café e o Instituto do Açúcar e do Álcool;

54

55 Governo Provisório: Revolução Constitucionalista de São Paulo em 1932: Movimento liderado pela oligarquia paulista com o objetivo de destituir Vagas do poder e convocar uma assembléia Constituinte para elaborar uma nova Constituição para o Brasil. após três meses de combates as tropas legalistas vencem e Getúlio Vargas convoca uma Assembléia Constituinte.

56 História 8C Aula 23 O Governo Constitucionalista

57 GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ): Constituição de 1934: Terceira constituição do Brasil e segunda da República. Promulgada; Federação, Presidencialismo e Três Poderes (executivo, Legislativo e Judiciário); Criação da Justiça Eleitoral; Criação de uma Legislação Trabalhista (salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas diárias, descanso semanal aos domingos, férias anuais remuneradas, indenização por demissão sem justa causa, regulamentação do trabalho infantil e feminino e direito a aposentadoria); Extinção do cargo de vice-presidente da República; Anistia de todos os presos políticos do país; Mandato presidencial de quatro anos; Direito presidencial de decretar estado de sítio por trinta dias; Elegeu, indiretamente, Getúlio Vargas para a Presidência da República.

58 GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ): Polarização Ideológica: AIB ANL Ação Integralista Brasileira. Aliança Nacional Libertadora. Nazi-Fascista. Socialista-comunista. Líder: Plínio Salgado Líder: Luís Carlos Prestes Deus, Pátria e Família (O Cavaleiro da Esperança) Saudação: anauê Organizada pelo PCB Os Camisas Verdes. Financiada pela URSS. Sigma: letra do alfabeto grego (Σ) correspondente ao s latino, símbolo matemático do somatório. Anauê: em língua tupi, você é meu parente. Defendiam o nacionalismo, intervenção estatal, um só partido, um só chefe. Tradicionalista, religioso e moralista e contra o comunismo. Os membros da ANL eram denominados Aliancistas (sociais-democratas, socialistas, comunistas e anarquistas) e pregavam a nacionalização das empresas estrangeiras, o não pagamento da dívida externa brasileira, a reforma agrária e a formação de um governo popular e a convocação de uma Constituinte..

59

60 GOVERNO CONSTITUCIONAL: Intentona Comunista (1935): militares ligados a ANL em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, tentam tomar o poder, o movimento é rapidamente derrotado. É criado o Tribunal de Segurança Nacional, que em 1937 condena Luís Carlos Prestes (que passa quase nove anos em uma solitária, até ser libertado em 1945, com a anistia política) e dá início a repressão política. Utilizando como pretexto o radicalismo político da esquerda, o governo notificou que o serviço secreto do Exército descobrira o Plano Cohen, plano fictício atribuído aos comunistas que pretendiam tomar o poder no Brasil. Em nome do combate ao perigo comunista, Vargas decreta estado de guerra, fecha o Congresso Nacional e instaura a ditadura.

61 História 8C Aula 24 Estado Novo

62 ESTADO NOVO ( ): Ditadura de Getúlio Vargas. Constituição de 1937: Quarta Constituição do Brasil e terceira republicana. Baseada na constituição fascista da Polônia (polaca); Outorgada; Extinção dos partidos políticos; Fim das eleições nos estados da Federação O Executivo Federal (Presidência da República) poder de modificar a constituição e governar por decretos; Nomeação de governadores dos estados pelo governo federal; Fim da liberdade de imprensa e expressão.

63 ESTADO NOVO: A Intentona Integralista (1938): a princípio os Integralistas apoiaram o golpe varguista, porém afastados do poder e com o partido na ilegalidade, membros da AIB invadem o palácio presidencial para assassinar Getúlio Vargas. São rapidamente derrotados e presos. Durante o Estado Novo a repressão coube ao DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social) e Pela Polícia Especial comandada por Filinto Müller. DIP Departamento de Imprensa e Propaganda

64 1942 Brasil na 2ª Guerra. REDEMOCRATIZAÇÃO: 1943 Manifesto dos Mineiros: Queremos liberdade de pensamento, sobretudo de pensamento político Golpe Militar derrubou Vargas em 29 de outubro de 1945

65 Movimento Queremista...

66 História 9C Aula 25 O Populismo I

67 BRASIL: Décadas de 50 e 60 EURICO GASPAR DUTRA GETÚLIO DORNELES VARGAS JOÃO CAFÉ FILHO CARLOS LUZ E NEREU RAMOS por curtos períodos. JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA JÂNIO QUADROS JOÃO GOULART

68 Eurico Gaspar Dutra

69 Eurico Gaspar Dutra PSD ( ): Eleito com o apoio do PTB e de Getúlio Vargas: Ele disse: para presidente vote Dutra. Constituição de 1946: Quinta constituição do Brasil e quarta da República; Promulgada; República Federativa; Presidencialismo (com mandato presidencial de cinco anos); Independência entre os três Poderes; Autonomia estadual e municipal; Voto universal e obrigatório para alfabetizados maiores de 18 anos; Votação para Presidente e Vice-Presidente;

70 Eurico Gaspar Dutra: Alinhamento do Brasil aos EUA no contexto da Guerra Fria (Imperialismo Cultural); Rompimento das Relações Diplomáticas com a URSS; Fechamento do PCB; Os políticos do PCB são cassados; Aumento das importações e Déficit Comercial; Aumento do custo de vida; Proibição de greves e intervenção em sindicatos; Plano Salte (saúde, alimentos, transporte e energia); Pavimentação asfáltica Rio-São Paulo (Via Dutra). Proibição do jogo do bicho e fechamento dos cassinos;

71

72 GETÚLIO DORNELES VARGAS Nacionalismo e desenvolvimento econômico marcas registradas de seu governo dos anos 50.

73 Exemplos da política nacionalista de Vargas...

74 Investimentos na área de siderurgia para impulsionar o setor industrial...

75

76 GETÚLIO DORNELES VARGAS Forte oposição Imprensa, UDN, PSD, Elite.

77 GETÚLIO DORNELES VARGAS Valorização da indústria agradava a elite, mas, a política trabalhista desagradava essa classe.

78 Adotou novamente uma postura populista...

79 Aproximação com Perón...

80 Nomeação de João Goulart do PTB para o Ministério do Trabalho...

81 História 9C Aula 26 O Populismo II

82 Atentado da Rua Toneleros 5 de agosto de

83 Atentado da Rua Toneleros 5 de agosto de Alcino João do Nascimento.

84 Organizador Gregório Fortunato.

85 Oposição e militares exigiam a renúncia de Vargas - militares. Suicídio 24 de agosto de 1954.

86

87

88

89 JUSCELINO KUBITSCHEK Governo com características do populismo varguista somado a um modelo de desenvolvimento industrial. SLOGAN 50 ANOS EM 5 modernização e rápido desenvolvimento da industria BR.

90 JUSCELINO KUBITSCHEK Política econômica sintetizada no Plano de Metas investimentos na produção de ENERGIA, TRANSPORTES, ALIMENTOS, INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO

91 JUSCELINO KUBITSCHEK Indústria automobilística.

92 Construção de Brasília 21 de abril de1960.

93

94

95 JUSCELINO KUBITSCHEK Governo com características do populismo varguista somado a um modelo de desenvolvimento liberal. SLOGAN 50 ANOS EM 5 modernização e rápido desenvolvimento da industria BR. Plano de Metas investimentos na produção de ENERGIA, TRANSPORTES, ALIMENTOS, INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO Crescimento econômico - Investimentos de Infraestrutura e no setor industrial. Construção de Brasília 21 de abril de1960. Rodovia Belém-Brasília. Indústria automobilística. Usinas hidrelétricas.

96

História 7C Aula 19 República do Café III

História 7C Aula 19 República do Café III História 7C Aula 19 República do Café III Marechal Hermes da Fonseca (RS) (1910-1914) Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro. Causas: maus tratos,

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA Prof. Marcos Roberto RURAIS Messiânicos Revolta de Canudos Revolta do Contestado URBANOS Revolta da Vacina Revolta da Chibata O anarcossindicalismo - Cangaço Conflitos

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) 3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de Canudos (BA 1896 1897): Antônio Conselheiro (líder). Causas: miséria crônica da população nordestina, má distribuição de terras,

Leia mais

HISTÓRIA. aula A República do Café II

HISTÓRIA. aula A República do Café II HISTÓRIA aula A República do Café II Hermes da Fonseca (1910-1914) - Política Salvacionista - Enfrenta a Revolta da Chibata - Único presidente a casar durante o mandato (com a cartunista Nair de Teffe)

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o tenentismo pelo país; Defediam: Voto secreto; Autonomia

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini A Era Vargas M Ó D U L O 1 0 Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Governo Provisório (1930 1934) Formado de um agrupamento de membros da Aliança Liberal, tenentes e outros. É a fase de

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

História 7C Aula 19 República do Café III

História 7C Aula 19 República do Café III História 7C Aula 19 República do Café III Marechal Hermes da Fonseca (RS) (1910-1914) Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro. Causas: maus tratos,

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( )

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) VÍDEOAULAS MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 1930) - PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de

Leia mais

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima 1930-1945 A era Vargas: 1930-1945 1930 2 de janeiro: publicação da plataforma da Aliança Liberal. 1 de março: vitória de Julio Preste

Leia mais

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA TENENTISMO (1922-1926) TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL NA VIRADA DE 1920 Industrialização substitutiva de exportações Crescimento dos centros urbanos (São Paulo / Rio de Janeiro) Mudanças no cenário Nacional

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) HISTÓRIA PROFº DIEGO FERNANDES CUSTÓDIO 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e

O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e 1930-1945 O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República (1889-1930). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e mineira, que se expressava no revezamento de

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) Antecedentes: ERA VARGAS (1930-1945) - República Oligárquica Crise política no Brasil - alternância entre São Paulo (maior economia) e Minas Gerais (maior colégio eleitoral) - (República do café com Leite)

Leia mais

ESTADO NOVO: CONSOLIDANDO O AUTORITARISMO. 10 de novembro de de outubro de 1945

ESTADO NOVO: CONSOLIDANDO O AUTORITARISMO. 10 de novembro de de outubro de 1945 ESTADO NOVO: CONSOLIDANDO O AUTORITARISMO 10 de novembro de 1937 29 de outubro de 1945 Questões - Qual o significado da chamada Era Vargas? Seu período? 30-54 - Até que ponto a personalidade de Vargas

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

Era Vargas. Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo ( )

Era Vargas. Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo ( ) Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de 1934 Era Vargas Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo (1937-1945) Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Revolução

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

A República Oligárquica ( ): O Declínio das Oligarquias ( ) A Era Vargas ( ): O Processo de Industrialização

A República Oligárquica ( ): O Declínio das Oligarquias ( ) A Era Vargas ( ): O Processo de Industrialização Aula 39 e 40 A República Oligárquica (1889-1930): A Era Vargas (1930-1945): O Processo de Industrialização Setor 1601 1 A Presidência de Artur Bernardes (1922-1926) 2 A Presidência Washington Luís (1926-1930)

Leia mais

Era um oligarca Permaneceu 15 anos no poder Golpe de 30 Queda de Washington Luís Figura pública mais importante da história brasileira (sec.

Era um oligarca Permaneceu 15 anos no poder Golpe de 30 Queda de Washington Luís Figura pública mais importante da história brasileira (sec. Era Vargas (1930-1945) Getúlio Vargas Era um oligarca Permaneceu 15 anos no poder Golpe de 30 Queda de Washington Luís Figura pública mais importante da história brasileira (sec. XX) O governo de Vargas

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

República Velha

República Velha República Velha 1889-1930 Fases Períodos da República no Brasil: 1889-1930: República Velha (Primeira República) # 1889-1894 República das Espadas # 1894-1930 República Oligárquica 1930-1945: Era Vargas

Leia mais

A Revolução de Professor: Eustáquio

A Revolução de Professor: Eustáquio A Revolução de 1930 Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O governo Artur Bernardes (1922-1926) Morte do Paulista Rodrigues Alves Realização de novas eleições São Paulo e Minas não entraram

Leia mais

As comunidades indígenas foram usadas no corte e no transporte de PAU-BRASIL. Em troca recebiam quinquilharias prática do ESCAMBO.

As comunidades indígenas foram usadas no corte e no transporte de PAU-BRASIL. Em troca recebiam quinquilharias prática do ESCAMBO. As comunidades indígenas foram usadas no corte e no transporte de PAU-BRASIL. Em troca recebiam quinquilharias prática do ESCAMBO. Jesuítas vieram ao Brasil com a tarefa de catequizar os índios. Missões

Leia mais

A ERA VARGAS (1930/1945)

A ERA VARGAS (1930/1945) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE VARGAS(1930-1945) 1945) Nacionalista. Favor das empresas nacionais. Política econômica Intervencionista. Ditador de características fascista. Populista. Centralizador. PRINCIPAIS

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS ( )

REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Primeira República (1889-1930) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida) REPÚBLICA DA ESPADA GOVERNO PROVIS. DE DEODORO (nov.1889/fev.1891) Militares + Cafeicultores

Leia mais

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Introdução: Neste livro será retratado algumas fases do governo de Vargas, durante a primeira etapa de 1930 a 1945. Como Vargas tomou posse: Logo depois da revolução de

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( ) 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários associados ao regime de Getúlio Vargas. Políticos

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( ) PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com ALIANÇA LIBERAL: MG, RS, PB Getúlio Vargas e João Pessoa (morto em 26/07/1930) PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA: Júlio Prestes (SP) CONTEXTO EXTERNO:

Leia mais

Populismo no Brasil ( )

Populismo no Brasil ( ) Populismo no Brasil (1945-1964) O Populismo foi um fenômeno da América Latina, característico de um mundo pós Segunda Guerra Mundial, momento que exigiase democratização. Fortalecimento das relações entre

Leia mais

A crise do café e a revolução de 1930

A crise do café e a revolução de 1930 A crise do café e a revolução de 1930 Em 1929 ocorreu a quebra da bolsa de New York. Grande crise econômica nos EUA que atingiu o Brasil ( EUA maior comprador do café brasileiro). Colapso na economia cafeeira:

Leia mais

Declínio das Oligarquias ( )

Declínio das Oligarquias ( ) Aula 37e 38 A República Oligárquica (1889-1930) Primeiros abalos do Regime Oligárquico (1909-1919) Setor 1601 1 A Presidência de Wenceslau Brás (1914-1918) 2 Novas Forças Socioeconômicas e Políticas 3

Leia mais

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Getúlio Vargas promoveu o capitalismo nacional com dois suportes: Forças

Leia mais

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores.

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Campos Salles (1898-1902), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Um compromisso político entre o governo federal e as oligarquias que governavam os estados tendo por objetivo acabar

Leia mais

República Velha das Oligarquias: dominação e resistência

República Velha das Oligarquias: dominação e resistência República Velha das Oligarquias: dominação e resistência República Velha das Oligarquias. OLIGARQUIA = Governo de poucos. (1894 1930): Período em que o Brasil foi controlado por cafeicultores da região

Leia mais

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República História do Brasil Profº. Esp. Diego Fernandes Custódio Historiador Especialista em História Social Mestrando em Educação 1 E. E. B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO 5/26/2013 2 Conteúdos: Transição do Império

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA VELHA ( ) República Oligárquica ( ): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA VELHA ( ) República Oligárquica ( ): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi República Oligárquica (1894 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi controlado por cafeicultores da região sudeste, especialmente de SP e MG. No âmbito regional, outras oligarquias

Leia mais

Brasil: Nasce a República

Brasil: Nasce a República Brasil: Nasce a República Apostila 1 Capitulo 1 1 Um novo país? Depois de 67 anos, Monarquia no Brasil foi substituída pela República. O país já havia ficado livre da escravidão um ano antes (1888). (Pintura

Leia mais

A República Velha ( )

A República Velha ( ) Capítulo 52 A República Velha (1889 1930) A CRISE DA REPÚBLICA (1889-1894) A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

Prof. André Vinícius.

Prof. André Vinícius. 1 - Diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República

Leia mais

A República Oligárquica. Prof. Thiago

A República Oligárquica. Prof. Thiago A República Oligárquica Prof. Thiago Prudente de Morais Primeiro presidente Civil; Pacificação da Revolução Federalista Resolveu a questão de limites com a Argentina Messianismo no Brasil Tidos como ameaça

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

Brasil Republica parte 1 ( )

Brasil Republica parte 1 ( ) Brasil Republica parte 1 (1889-1945) O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras,

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( ) Prof. David Nogueira

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( ) Prof. David Nogueira O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República (1889-1930). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e mineira, que se expressava no revezamento de representantes

Leia mais

Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional

Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional Aula 21 Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional Setor 1605 1 Governo Provisório ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas (1930 1945): O Governo Provisório (1930 1934) O Governo Provisório da República

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação)

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação) Paulo Victorino 1930-1945 - SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA 005 - A República Armada (1889-1930) (Recapitulação) A Proclamação da Independência (1822) - A Proclamação da República

Leia mais

História 5C A Crise do Império de Novembro de 1889

História 5C A Crise do Império de Novembro de 1889 História 5C A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z zz Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista

Leia mais

Primeira República ( )

Primeira República ( ) Primeira República (1889-1930) Livro 5 (Extensivo Mega): Módulos 17, 18, 19 e 20. Livro 3 (Extensivo): Módulos 09 e 10 3ºANO / PRÉ-VEST - 2018 PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida)

Leia mais

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA CAPÍTULO 33 GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA Populismo e política de massas n Populismo: termo utilizado para designar as políticas, implantadas a partir da década de 1930, de aproximação dos governantes

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 13 A Era Vargas I

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 13 A Era Vargas I HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 13 A Era Vargas I Ante à insistência do presidente Washington Luís em lançar como candidato o seu apadrinhado político, (o paulista Júlio Prestes) em detrimento

Leia mais

A República das Oligarquias

A República das Oligarquias A República das Oligarquias MÓDULO 08 - BRASIL Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O que foi? Primeira fase civil da República, foi marcada por um domínio hegemônico do Partido Republicano

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições.

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Revolução de 1930 Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Responsável pelo fim da chamada Política café com leite Política café com leite

Leia mais

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República Aula 15 Primeira República: A República da Espada 1 A Crise da República Setor 1605 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto Aula 15 Primeira República A República da Espada

Leia mais

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ]

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 2 Período Democrático (1945-1964) De 1945 à 1964 Brasil Liberal Apenas dois presidentes conseguiram terminar o seu mandato (Dutra e JK); um

Leia mais

República do Café com Leite Luiz Marcello de Almeida Pereira

República do Café com Leite Luiz Marcello de Almeida Pereira República do Café com Leite Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. República

Leia mais

REPÚBLICA VELHA de

REPÚBLICA VELHA de 1. INTRODUÇÃO Proclamação ou golpe republicano? O povo assistiu bestializado a chegada da república O Brasil não tem povo, tem público Os diversos significados da nossa república. Cafeicultores: Federalismo

Leia mais

setor 1601 Aula 31 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( )

setor 1601 Aula 31 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( ) setor 1601 16010408 Aula 31 A REPÚBLICA VELHA (1889-1930): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS (1894-1909) A Presidência de Rodrigues Alves (1902-1906) Rodrigues Alves manteve as linhas gerais da política econômico-financeira

Leia mais

A REPÚBLICA VELHA ( )

A REPÚBLICA VELHA ( ) A REPÚBLICA VELHA (1889 1930) Os diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) Manifesto da AIB Plínio Salgado Fixação 1) (UFV) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização

Leia mais

setor 1621 Aulas 25 e 26 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( )

setor 1621 Aulas 25 e 26 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( ) setor 1621 16210409 16210409-SP Aulas 25 e 26 A REPÚBLICA VELHA (1889-1930): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS (1894-1909) A Presidência de Campos Sales (1898-1902) Com Prudente de Morais, as oligarquias voltaram

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

História. Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937)

História. Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937) História Nono ano do ensino fundamental Escola José de Anchieta Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937) Reno Schmidt maio 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Brasil

Leia mais

REPÚBLICA VELHA ( ) PROF. MARCOS ROBERTO

REPÚBLICA VELHA ( ) PROF. MARCOS ROBERTO BRASIL PROCLAMAÇÃO REPÚBLICA DA REPÚBLICA (1889 ) - 1889 PROF. MARCOS ROBERTO Transição do Império para a República FATORES: QUESTÃO ABOLICIONISTA QUESTÃO REPUBLICANA QUESTÃO RELIGIOSA QUESTÃO MILITAR

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II 7.1 Conteúdo: Era Vargas II Habilidades: Contextualizar governo Vargas durante seu segundo mandato como Presidente A Volta da Democracia: Constituição de 1946; Influências da Guerra Fria; Marechal Dutra

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 16 Terceira República (1946 1964) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek Com o suicídio de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, exercendo o cargo

Leia mais

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889 Aula 15- A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z z z Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista A

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

GOVERNO DEODORO DA FONSECA

GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO PROVISÓRIO (1889/1891) 1- Primeiras medidas: Fim do Senado vitalício e do conselho de Estado, Dissolução da Câmara dos Deputados, Separação entre Igreja e Estado (extinção

Leia mais

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA:

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: Carlão e Paula DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

A REPÚBLICA VELHA ( ) Prof. Rafael Benassi

A REPÚBLICA VELHA ( ) Prof. Rafael Benassi A REPÚBLICA VELHA (1889 1930) Prof. Rafael Benassi "Proclamação da República", 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927). Acervo da Pinacoteca Municipal de São Paulo OS DIFERENTES PROJETOS

Leia mais

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Professor Davidson Abdulah CONSTITUIÇÃO CONCEITO A Constituição é um instrumento de hierarquia máxima, que visa regular as normas organizacionais e

Leia mais

DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: História PROFESSORES: Carlão, Fred e Paula DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

Revisão República Brasileira

Revisão República Brasileira Revisão 2009 República Brasileira 09 Terminada a Segunda Guerra Mundial, o mundo descobriu horrorizado o assassinato de 6 milhões de judeus em campos de extermínio nazistas. O fato comoveu a opinião pública

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!!

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!! DISCIPLINA: História PROFESSORES: Renata, Leonardo e Carlão. DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova:

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos A República Velha teve 13 Presidentes nesse período o poder foi dominado pela oligarquia cafeeira

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais