FORÇA AÉREA PORTUGUESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORÇA AÉREA PORTUGUESA"

Transcrição

1 FORÇA AÉREA PORTUGUESA PLANO INTEGRADO DE SEGUROS CONDIÇÕES NEGÓCIO 20122

2 Esta oferta exclusiva para a Força Aérea Portuguesa é constituída por Produtos Base e Produtos Complementares. A subscrição de Produtos Complementares, com as condições definidas para este Protocolo, implica a adesão a no mínimo um Produto Base. PRODUTOS BASE VIDA GRUPO mínimo 3,00 ou PROTECÇÃO TOTAL LAR Conteúdos ou POUPAINVESTE 2ª SÉRIE - Descontinuado para Comercialização ou PPR GANHA + 3ª SÉRIE - Descontinuado para Comercialização PRODUTOS COMPLEMENTARES SEGUROS PROTECÇÃO TOTAL LAR - Paredes - Outras Garantias SEGURO AUTOMÓVEL ACIDENTES DE TRABALHO - EMPREGADA DOMÉSTICA SAÚDE MULTICARE * * O Seguro de Saúde MultiCare pode ser contratado isoladamente. Caso o Cliente subscreva ou já possua outro dos produtos atrás mencionados, beneficia de um desconto significativo no Seguro de Saúde.

3 PRODUTOS BASE 1. VIDA GRUPO 1.1. PESSOAS SEGURAS Os militares que façam parte do Quadro Permanente e que na data de adesão ou aumento de capital tenham idade inferior a 55 anos. Após a aceitação no seguro, cada uma das Pessoas Seguras receberá um certificado individual de adesão. Os cônjuges dos militares também podem ser admitidos como pessoas seguras desde que satisfaçam os requisitos necessários para o efeito e, como tal, sejam aceites GARANTIAS Morte; Morte por Acidente; Invalidez Absoluta e Definitiva por Doença; Invalidez Total e Permanente por Acidente; Subsídio Diário por Internamento Hospitalar por Acidente; Filhos Menores. As Pessoas Seguras integradas em missões de paz, deslocadas do Território Nacional e desde que não tomem parte em guerra activa ficam garantidas somente nos riscos de Morte e Invalidez Total e Permanente por Acidente e apenas por um capital. Exceptuam-se os riscos adiante excluídos. As garantias vigoram nas 24 horas do dia, sendo cumulativas com quaisquer outros seguros ou benefícios sociais incluindo os da Segurança Social ou entidade similar DEFINIÇÕES ACIDENTE Acontecimento fortuito, súbito e anormal, devido a causa exterior e estranha à vontade da Pessoa Segura e que nesta origine lesões corporais de natureza traumatológica. São equiparados a acidente a inalação involuntária de gases ou vapores, o afogamento e as infecções e envenenamentos involuntários.

4 INVALIDEZ ABSOLUTA E DEFINITIVA POR DOENÇA A que incapacita total e definitivamente a Pessoa Segura de praticar toda e qualquer profissão, exigindo ainda a assistência de uma terceira pessoa para a realização dos actos ordinários da sua vida. Entendem-se como actos ordinários da vida corrente, o deslocar-se, vestir-se e alimentar-se INVALIDEZ TOTAL E PERMANENTE POR ACIDENTE Desde que se verifiquem simultaneamente, as três condições seguintes: Existência de uma incapacidade total sem interrupção durante, pelo menos, seis meses a contar do dia, em que foi medicamente constatada Confirmação, por atestado passado pelo médico, reconhecido pela Seguradora, do carácter permanente da Incapacidade Total por Acidente e da impossibilidade de recuperação, através dos tratamentos médicos em curso. Invalidez Total Permanente em caso de Acidente, todas as situações de Invalidez Permanente de grau igual ou superior a 50%, de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades SUBSÍDIO DIÁRIO A Seguradora garante o pagamento do Subsídio Diário em caso de internamento hospitalar da Pessoa Segura, resultante de acidente, sobrevindo no decurso de 180 dias a contar da data do acidente. O Subsídio devido ao abrigo desta garantia terá inicio no 1º dia de internamento e será pago no máximo durante 60 dias por anuidade. Só haverá lugar ao pagamento do subsídio se o internamento for por período superior a 3 dias FILHOS MENORES A Seguradora garante o pagamento de um capital adicional desde que existam Filhos Menores, ou nascidos no prazo de 300 dias posteriores à data do falecimento da Pessoa Segura. Este capital adicional será igual a 25% do capital do seguro principal, se existir um filho menor de 18 anos à data do falecimento da pessoa segura, ou de 50% do referido capital se existir mais de um filho menor.

5 1.4. RISCOS EXCLUÍDOS Na garantia de Morte Acto doloso do Tomador de Seguro, da Pessoa Segura ou do Beneficiário; Duelo, condenação judicial ou suicídio ocorrido durante os dois anos posteriores à data em que a adesão da Pessoa Segura se torne efectiva; Actos de guerra civil ou guerra entre ou com países estrangeiros; Actos de violência colectiva, quando a Pessoa Segura neles tenha participado activamente; Participação em competições desportivas e respectivos treinos com veículos, providos ou não de motor; Cataclismos da natureza; Efeitos de radioactividade. Na garantia de Invalidez Absoluta e Definitiva por Doença As previstas para a garantia de Morte; Alcoolismo e uso de estupefacientes sem prescrição médica. Na garantia do Subsídio Diário por Internamento Hospitalar por Acidente As previstas para as garantias anteriormente citadas; Prática de Caça de animais ferozes, desportos de inverno, tauromaquia e actividades análogas na sua perigosidade; Boxe, karaté e outras artes marciais, paraquedismo (ficam incluídos quando forem praticados por inerência à sua actividade profissional); Utilização de veículos motorizados de duas rodas (ficam incluídos quando forem praticados por inerência à sua actividade profissional); Assaltos, greves, tumultos, actos de terrorismo e perturbações da ordem pública (ficam incluídos quando forem praticados por inerência à sua actividade profissional). Na garantia de Invalidez Total e Permanente por Acidente As previstas para as garantias anteriormente citadas; Os riscos provenientes de Actos de Terrorismo ficam garantidos apenas por um capital, independentemente do local onde ocorram os respectivos actos de terrorismo; Intervenção Cirúrgica, desde que não tornada necessária em consequência de Acidente. Na garantia de Morte por Acidente As previstas para as garantias anteriormente citadas; Os riscos provenientes de Actos de Terrorismo ficam garantidos apenas por um capital, independentemente do local onde ocorram os respectivos actos de terrorismo; Utilização como condutor, sem estar devidamente habilitado, de veículo terrestre.

6 1.5. ACEITAÇÃO CLÍNICA A Império Bonança reserva-se expressamente o direito de sujeitar o aderente a exame médico sempre que considerar necessário, bem como de não o admitir no seguro, se o estado de saúde não for considerado satisfatório CAPITAIS E PRÉMIOS Morte Natural (Capital Base) Morte Por Acidente Invalidez Total e Permanente por Acidente Invalidez Absoluta e Definitiva por Doença Subsídio Diário por Internamento Hospitalar por Acidente Valores em Euros Prémio Mensal (*) 3.850, , , ,46 5,00 3, , , , ,28 5,00 4, , , , ,92 5,00 6, , , , ,56 7,50 8, , , , ,02 7,50 11, , , , ,66 7,50 13, , , , ,12 7,50 16, , , , ,76 7,50 18, , , , ,22 10,00 21, , , , ,86 10,00 23, , , , ,32 10,00 26, , , , ,96 10,00 28, , , , ,42 10,00 31, , , , ,70 10,00 35, , , , ,80 15,00 40, , , , ,90 15,00 45,00 (*) Inclui 2% de INEM (valores aproximados) Os prémios são os constantes da tabela entregue ao Tomador de Seguro e/ou intermediário escolhido para a celebração do contrato, sendo esta exibida e dada a conhecer ao candidato a Pessoa Segura, a quando da subscrição do boletim / proposta de adesão. Os prémios serão pagos por desconto no vencimento BENEFICIÁRIOS Os Beneficiários das garantias conferidas são os indicados pela Pessoa Segura.

7 1.8. CESSAÇÃO DAS GARANTIAS As garantias cessam, para cada Pessoa Segura, quando se verifique uma das seguintes condições: Cessação do contrato de seguro ou da respectiva adesão; Cessação do vínculo ao Tomador de Seguro; A Império Bonança concede às Pessoas Seguras que deixem o serviço activo, por passagem à Reserva, excepto se for por motivo de Invalidez por Doença ou Acidente, a faculdade de permanência ao abrigo das garantias da Apólice, no máximo até aos 70 anos de idade. O exercicio desta faculdade fica condicionado à possibilidade de se manter o sistema de pagamento de prémios. A cessação de uma garantia em relação a uma Pessoa Segura titular do vínculo ao Tomador faz cessar, automaticamente, as coberturas que abranjam os respectivos cônjuges, quando estes sejam Pessoas Seguras nessa estrita qualidade.

8 2. PROTECÇÃO TOTAL LAR A. CONTEÚDOS 2.1. RISCOS ABRANGIDOS NA COBERTURA BASE Incêndio e Queda de Raio e Explosão; Tempestades; Inundações; Danos por Água causados por canalizações e aparelhos ligados à rede de distribuição; Furto ou Roubo; Queda de Aeronaves e Travessia da Barreira do Som; Choque ou Impacto de Veículos Terrestres e/ou Animais; Derrame de Óleo de Sistemas de Aquecimento; Greves, Tumultos e Alterações da Ordem Pública; Quebra de Vidros, Espelhos Fixos, Pedras Mármore e Louças Sanitárias; Quebra ou Queda de Antenas exteriores de T.V. ou T.S.F.; Quebra ou Queda de Painéis Solares; Demolição ou Remoção de Escombros; Guarda de Conteúdos (só aplicável a Conteúdos); Privação de Habitação e Realojamento (só aplicável a Conteúdos); Mudança Temporária (só aplicável a Conteúdos); Responsabilidade Civil como Proprietário do Imóvel (só aplicável a Edifícios); Responsabilidade Civil como Usufrutuário ou Ocupante Legítimo do Imóvel (só aplicável a Conteúdos); Despesas Judiciais decorrentes de Responsabilidade Civil Proprietário ou Ocupante; Riscos Pessoais Domésticos Morte ou Invalidez Permanente (só aplicável a Conteúdos); Riscos Pessoais Domésticos Despesas Médicas (só aplicável a Conteúdos); Riscos Pessoais Domésticos Subsídio de Funeral (só aplicável a Conteúdos); Pesquisa e Reparação por Avarias (só aplicável a Edifícios); Assistência ao Lar (só aplicável a Conteúdos). A cobertura de Quebra ou Queda de Painéis Solares necessita de indicação do capital a segurar.

9 2.2. DISPOSIÇÕES GERAIS Proposta de Seguro Todos os quesitos da proposta são de resposta obrigatória. B. PAREDES: EDIFÍCIO E FRACÇÕES 2.3. TAXAS TOTAIS Edifícios e/ou Conteúdos As taxas estabelecidas nesta tarifa correspondem a edifícios construídos exteriormente de materiais incombustíveis Taxas da Cobertura Base para Edifícios e Conteúdos OBJECTO SEGURO TAXA TOTAL Edifícios 0,95 Conteúdos 1,72 Nota: Estas condições não se aplicam quando: 1. A construção do edifício onde se encontram os bens a segurar for de materiais combustíveis (3.º Risco) 2. O valor dos objectos considerados de risco agravado for superior a 40 % do capital total para conteúdos. 3. O local de risco se encontrar desabitado mais de 60 dias por ano, ficando sujeito ao respectivo agravamento quando aceite Aplicação de Agravamentos e Descontos Os agravamentos previstos para Construções em materiais incombustíveis e Habitações Não Permanentes são aplicados directamente à taxa base. Quando o risco estiver sujeito a agravamentos e descontos, aplicar-se-ão, em primeiro lugar, o somatório dos agravamentos, incidindo, depois, sobre a taxa encontrada os respectivos descontos.

10 A taxa estabelecida para Conteúdo beneficia dos descontos do quadro seguinte: MEDIDAS DE PROTECÇÃO ANTI-ROUBO DESCONTO Vigilância Humana Permanente 10% Fechadura de Cilindros 15% Porta Blindada 15% Alarme 15% Alarme com ligação a empresas de segurança 25% Fechadura de Cilindros + Alarme /Alarme com ligação 30% Porta Blindada + Alarme/Alarme com ligação 30% As taxas estabelecidas para Edifícios e/ou Conteúdos beneficiam dos descontos do quadro seguinte: MEDIDAS DE PROTECÇÃO CONTRA INCÊNDIO DESCONTO Extintores Portáteis 5% S.A.D.I. 10% Objectos de Risco Especial São considerados Objectos de Risco Especial os seguintes: Ouro, Prata, Jóias e outros objectos de metal precioso; Colecções de moedas e/ou medalhas de metal precioso; Máquinas de filmar, Projectar, Fotografar e respectivos acessórios; Quadros e pinturas de arte, porcelanas antigas e antiguidades; Colecções de selos, valores numismáticos ou de qualquer outro tipo, em metal não precioso; Os Objectos de Risco Especial deverão ser valorizados conforme rubricas referidas e não sofrem qualquer agravamento de taxa se o seu valor não ultrapassar 40% do total do Recheio (Recheio Comum + Objectos de Risco Especial). Quando o valor dos Objectos de Risco Especial, no seu conjunto, for igual ou superior a 40% do capital total do recheio, a aceitação é condicionada e deverá ser consultada a Império Bonança. Caso o Cliente não discrimine e valorize os Objectos de Risco Especial, para todas as coberturas contratadas, com excepção da cobertura de Furto ou Roubo cuja cobertura não poderá ser accionada, o montante do capital destes objectos especiais fica limitado, em caso de sinistro, a 20% do valor total do recheio, no máximo de e por objecto.

11 C - GARANTIAS FACULTATIVAS 2.5. RISCOS ABRANGIDOS NAS GARANTIAS FACULTATIVAS Mediante solicitação expressa e aplicação da respectiva sobretaxa, poderão ser incluídas no contrato as seguintes coberturas: Fenómenos Sísmicos; Aluimentos de Terras; Riscos Eléctricos; Reconstituição de Documentos (só aplicável a Conteúdos); Danos Estéticos (só aplicável a Edifícios); Danos em Jardins e Plantações (só aplicável a Edifícios); Reconstituição de Informação em Suporte Informático (só aplicável a Conteúdos); Actos de Vandalismo e Maliciosos; Danos em Bens do Senhorio (só aplicável a Conteúdos); Perda de Rendas (só aplicável a Edifícios); Veículos em Garagem. RISCOS ELÉCTRICOS - Taxa Total Anual: 1,30 % FENÓMENOS SÍSMICOS A intensidade sísmica do risco considerado varia de zona para zona, reflectindo-se esse facto nos prémios totais. FRANQUIA 5% 10% COBERTURA FENÓMENOS SÍSMICOS ANO CONSTRUÇÃO CAPITAL SOBRE O CAPITAL DO EDIFÍCIO ZONAS SÍSMICAS APS SOBRE O CAPITAL DO RECHEIO A B C/D/E A B C/D/E Anteriores Até , , , , , ,22580 a 1960 > , , , , , ,22580 Entre 1960 Até , , , , , ,14677 e 1985 > , , , , , ,14677 Posteriores Até , , , , , ,11290 a 1985 > , , , , , ,11290 Anteriores Até , , , , , ,18064 a 1960 > , , , , , ,18064 Entre 1960 Até , , , , , ,11742 e 1985 > , , , , , ,11742 Posteriores Até , , , , , ,09032 a 1985 > , , , , , ,09032

12 Outras Coberturas Para a cobertura de Riscos Eléctricos, Reconstituição de Documentos e Reconstituição de Informação em Suporte Informático torna-se necessário a indicação do capital a segurar. Os capitais declarados para estas coberturas, devem estar considerados nos capitais declarados para a cobertura base. Para a cobertura de Danos em Jardins e Plantações e Veículos em Garagem o capital a segurar é o proposto pelo segurado. Para a cobertura de Danos Estéticos o capital a segurar corresponderá a 5% do valor do Edifício, limitado a 2.493,99 por sinistro. Para a cobertura de Danos em Bens do Senhorio o capital a segurar corresponderá a 5% do valor do Conteúdo, no máximo de 2.493,99. Para a cobertura de Perda de Rendas o capital a segurar corresponderá a 5% do valor do Edifício, no máximo de 2.493, FRANQUIAS Ficam sujeitas, em caso de sinistro, a uma franquia de 10% sobre o valor da indemnização, com um mínimo de 49,88, as Coberturas Facultativas de Riscos Eléctricos e Aluimentos de Terras.

13 QUADRO I Limites de indemnização garantidos ao abrigo das coberturas COBERTURAS referidas no artigo 3.º das Condições Gerais Quebra de vidros, Espelhos Fixos, Pedras Mármore e Loiças Sanitárias Valores em Euros LIMITES 2% Capital seguro máximo de 500,00 Quebra ou Queda de Antenas Exteriores de TV e TSF 1% Capital seguro máximo de 250,00 Demolição e Remoção de Escombros Guarda de Conteúdos Privação de Habitação e Realojamento Mudança Temporária Responsabilidade Civil como Proprietário do Imóvel Responsabilidade Civil como Usufrutuário ou Ocupante legítimo do Imóvel Despesas Judiciais decorrentes de Responsabilidade Civil Proprietário ou Ocupante Riscos Pessoais Domésticos Morte ou Invalidez Permanente Riscos Pessoais Domésticos Despesas Médicas Riscos Pessoais Domésticos Subsídio de Funeral Pesquisa e Reparação por Avarias 10% do valor da indemnização 5% Capital seguro para o conteúdo máximo de 750,00/mês 5% Capital seguro para o conteúdo máximo de 750,00/mês 5% Capital seguro para o conteúdo máximo de 2.500,00 25% do capital seguro para o imóvel no máximo de ,00 25% do capital seguro para o conteúdo no máximo de ,00 Custas: 2.500,00 Honorários: 1.500,00 25% do capital seguro para o conteúdo, no máximo de 7.500,00 2,5% do Capital seguro para o conteúdo, no máximo de 1.250,00 5% do capital seguro para o conteúdo, no máximo de 1.250,00 2.5% Capital seguro para imóvel máximo de 2.500, CUSTO DA APÓLICE OU ACTA, IMPOSTO DE SELO Conjuntamente com o prémio calculado, cobrar-se-ão obrigatoriamente o custo da Apólice ou Acta Adicional + Selos NOTA As presentes condições estão sujeitas às regras de aceitação em vigor para o ramo à data de subscrição do seguro.

14 3. POUPAINVESTE 2ª SÉRIE - Descontinuado para Comercialização É um seguro de capitalização a médio e longo prazo, com rendimento mínimo garantido e que permite a constituição progressiva de uma poupança com total segurança CONDIÇÕES DE ADESÃO A idade da Pessoa Segura está sujeita aos seguintes limites: SUBSCRIÇÃO TERMO Idade Mínima Idade Máxima Idade Máxima 18 anos 80 anos 85 anos 3.2. GARANTIAS Em caso de Vida da Pessoa Segura no Termo do Contrato Pagamento do Capital Garantido nessa data, acrescido da participação nos resultados relativa ao período decorrido desde o início do ano civil. Em caso de Morte da Pessoa Segura ao longo da vigência do contrato Pagamento do Capital Garantido na data da participação, acrescido da participação nos resultados relativa ao período decorrido desde o início do ano civil. Se a participação ocorrer após o termo do contrato, há lugar ao pagamento do Capital Garantido no termo acrescido da participação nos resultados relativa ao período decorrido desde o início do ano civil até ao termo BENEFICIÁRIOS O Tomador de Seguro pode designar os Beneficiários que entender, podendo alterá-los em qualquer altura do contrato PRAZO O prazo do POUPAINVESTE 2ª SÉRIE é de, no mínimo 5 anos e 1 dia, e no máximo, 30 anos.

15 3.5. ENTREGAS / PRÉMIOS O POUPAINVESTE 2ª SÉRIE é de fácil subscrição e muito flexível. É possível estabelecer um plano de entregas periódicas, que poderá ser interrompido ou alterado durante o prazo do contrato, e/ou efectuar entregas não periódicas ao longo do contrato. TIPO DE ENTREGA VALORES MÍNIMOS ÚNICA 250,00 PERIÓDICAS Mensal 50,00 Trimestral 150,00 Semestral 300,00 Anual 600,00 EXTRAORDINÁRIAS 150,00 Para iniciar um contrato PoupaInveste 2ª Série, a primeira entrega terá que ser efectuada obrigatoriamente com cupão, em numerário ou cheque. O valor mínimo a considerar obedece a: Se for estabelecido um plano de entregas periódicas, o valor mínimo será o correspondente à periodicidade escolhida (Mensal 50; Trimestral 150; Semestral 300; Anual 600) Se for uma entrega única, o valor mínimo será de 250. As entregas extraordinárias terão sempre que ser efectuadas com cupão. As entregas efectuadas são deduzidas de encargos de aquisição. Pode ainda optar pela actualização anual automática destes valores, com a indexação dos mesmos através de um valor fixo (definido em percentagem ou em valor absoluto, a aplicar em cada anuidade do contrato). FORMA DE PAGAMENTO As entregas periódicas (mensais, trimestrais, semestrais e anuais) só podem ser efectuadas por débito em conta bancária. As entregas não periódicas (únicas e suplementares) poderão ser efectuadas em numerário, cheque ou débito em conta.

16 Na vigência do contrato, a Seguradora poderá recusar, para o futuro: o pagamento de prémios não periódicos; o aumento do valor dos prémios periódicos; a retoma de pagamento de prémios periódicos; o pagamento de prémios periódicos e não periódicos logo que a taxa de juro swap do euro a 10 anos atinja valores abaixo de 3,95% RENDIMENTO O rendimento anual total corresponde à soma do rendimento anual mínimo garantido e do rendimento anual variável, proveniente da Participação nos Resultados do produto. Garantido O rendimento anual mínimo garantido é de 2,75%. Variável - Participação nos Resultados O rendimento anual variável é constituído por uma Participação nos Resultados, a qual será atribuída anualmente sempre que o saldo da Conta de Resultados do exercício, relativo a esta modalidade, for positivo. Este saldo será igual a um mínimo de 90% do rendimento do Fundo Autónomo de Investimento desta modalidade, deduzido do rendimento anual mínimo garantido, do encargo anual de gestão do Fundo Autónomo (no máximo de 1% do valor médio das provisões matemáticas no exercício) e do eventual saldo negativo da conta de resultados do exercício anterior CAPITAL GARANTIDO No termo ou em qualquer momento de vigência do contrato, o Capital Garantido corresponderá ao valor das entregas efectuadas, deduzido dos encargos de aquisição e de eventuais resgates parciais efectuados, acrescido das participações nos resultados atribuídas, capitalizado à taxa de juro anual mínima garantida (Rendimento Mínimo Garantido).

17 3.8. ENCARGOS / PENALIZAÇÕES Encargos de Aquisição Às entregas efectuadas são deduzidas os seguintes encargos de aquisição (máximos): EM % DA ENTREGA Entregas Periódicas 1,5% Entregas Não Periódicas Até 7.499,99 1,75% De a ,99 1,5% A Partir de % Gestão Anual do Fundo Autónomo de Investimento No máximo 1% do valor médio das provisões matemáticas no exercício. Desinvestimento A deduzir ao valor de resgate, em função do tempo decorrido, sendo de 1,5% se o resgate ocorrer nos dois primeiros anos e de 1%, se ocorrer entre o terceiro e o quinto ano RESGATE Em qualquer momento do contrato é possível efectuar o resgate parcial ou total. O valor de resgate corresponde ao Capital Garantido na data do pedido, acrescido da participação nos resultados relativa ao período decorrido desde o início do ano civil e deduzido da respectiva penalização, aplicada apenas nos primeiros 5 anos do contrato, em função da anuidade em que ocorre o pedido. O valor de resgate parcial não deverá ser inferior a 250,00, desde que o valor remanescente do Capital Garantido seja igual ou superior a 250, REGIME FISCAL A tributação sobre os rendimentos faz-se de acordo com o estabelecido na legislação em vigor. Os valores recebidos no POUPAINVESTE 2ª SÉRIE não estão sujeitos a Imposto do Selo.

18 4. PPR GANHA + 3ª SÉRIE - Descontinuado para Comercialização O PPR Ganha + 3ª Série é um Plano de Poupança Reforma que permite a constituição de uma poupança, para o momento da reforma da Pessoa Segura ou de membros do seu Agregado Familiar CONDIÇÕES DE ADESÃO Para subscrever o PPR Ganha + 3ª Série a Pessoa Segura terá de ter, no mínimo, 18 anos de idade. O Tomador de Seguro que seja uma pessoa singular, terá que ser sempre a Pessoa Segura GARANTIAS Em caso de Vida da Pessoa Segura no termo do contrato Pagamento do Capital Garantido nessa data, acrescido da participação nos resultados relativa ao período decorrido desde o início do ano civil. Em caso de reembolso antecipado nas situações previstas na lei e no contrato Pagamento do Capital Garantido na data do pedido de reembolso ou na data da participação da morte. Porém, se a morte for participada após o termo do contrato, será pago o Capital Garantido no termo do contrato BENEFICIÁRIOS Em caso de Vida A Pessoa Segura. Por Morte O cônjuge sobrevivo da Pessoa Segura e os demais herdeiros legitimários, salvo se existir Beneficiário designado ou se outra solução resultar de testamento, sem prejuízo da intangibilidade da legítima. Em caso de Morte do cônjuge da Pessoa Segura, se o PPR Ganha + 3ª Série for um bem comum do casal, o cônjuge sobrevivo e os demais herdeiros podem solicitar o reembolso da quota parte respeitante ao falecido PRAZO O prazo do contrato é no mínimo de 5 anos e 1 dia, não podendo cessar antes dos 60 anos de idade da Pessoa Segura.

19 4.5. ENTREGAS / PRÉMIOS O PPR Ganha + 3ª Série é de fácil subscrição e muito flexível. É possível estabelecer um plano de entregas periódicas, que poderá ser interrompido ou alterado durante o prazo do contrato, e/ou efectuar entregas não periódicas ao longo do contrato. As entregas têm que respeitar os seguintes valores mínimos: Entregas Periódicas Anuais Semestrais Trimestrais Mensais Entregas Não Periódicas Únicas / Iniciais Suplementares Nota: O PPR Ganha + 3ª Série está isento do custo de Apólice / Acta Adicional. A entrega inicial é obrigatória sempre que não seja estabelecido um plano de entregas periódicas. Tendo sido estabelecido um plano de entregas periódicas, a 1.ª entrega correspondente a esse plano é obrigatoriamente efectuada na data de subscrição do contrato, independentemente de ter havido também uma entrega inicial que, nesse caso, será facultativa, no valor mínimo de 150 Respeitando estes valores mínimos, o Cliente define o plano com a periodicidade e os montantes que desejar. Pode ainda optar pela actualização anual automática destes valores, com a indexação através de um valor fixo (definido em percentagem ou em valor absoluto a aplicar em cada anuidade do contrato). Forma de Pagamento As entregas periódicas (mensais, trimestrais, semestrais e anuais) só podem ser efectuadas por débito em conta bancária. As entregas não periódicas (únicas e suplementares) quando tenham o acordo da seguradora, poderão ser efectuadas em numerário ou cheque. Na vigência do contrato, a Seguradora poderá recusar, para o futuro: o pagamento de prémios não periódicos; o aumento do valor dos prémios periódicos; a retoma de pagamento de prémios periódicos; o pagamento de prémios periódicos e não periódicos logo que a taxa de juro swap do Euro a 10 anos atinja valores abaixo de 3,95%.

20 4.6. RENDIMENTO O rendimento anual total corresponde à soma do rendimento anual mínimo garantido e do rendimento anual variável, proveniente da Participação nos Resultados do produto. GARANTIDO - O rendimento anual mínimo garantido é de 3%. VARIÁVEL (PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS) - O rendimento anual variável é constituído por uma Participação nos Resultados, a qual será atribuída anualmente aos contratos em vigor em 31 de Dezembro e corresponde ao saldo positivo da Conta Anual de resultados desta modalidade. Este saldo é igual a um mínimo de 90% do rendimento obtido no exercício, pelos activos do Fundo Autónomo de Investimento desta modalidade, deduzido do rendimento mínimo garantido, do encargo anual de gestão do Fundo Autónomo (no máximo de 1%) e do eventual saldo negativo da Conta de Resultados do ano anterior CAPITAL GARANTIDO No termo ou em qualquer momento da vigência do contrato, o Capital Garantido corresponderá ao valor dos prémios pagos, deduzido dos encargos de aquisição e de eventuais reembolsos e transferências parciais efectuadas, acrescido das quantias distribuídas a título de participação nos resultados, capitalizado à taxa de juro anual mínima garantida ENCARGOS / PENALIZAÇÕES (Encargos Máximos) Encargos de Aquisição A cada uma das entregas, é deduzido um encargo de subscrição de 1% destinado a suportar as despesas inerentes ao contrato Encargo Anual de Gestão do Fundo Autónomo de Investimento No máximo, 1% do valor médio das provisões matemáticas no exercício Penalização por Reembolso Caso o reembolso seja efectuado fora das situações previstas na lei e no contrato, será aplicada uma penalização de 2% sobre o valor a reembolsar Penalização por transferência de Entidade Gestora Nos primeiros 5 anos, 3% sobre o valor a transferir; Nos restantes anos, 1,5% sobre o valor a transferir.

21 4.9. SITUAÇÕES DE REEMBOLSO É permitido o reembolso total ou parcial do PPR Ganha + 3ª Série nas seguintes condições: 1. Reforma por velhice ou idade igual ou superior a 60 anos da Pessoa Segura, ou do seu cônjuge quando o PPR constitui um bem comum do casal; 2. Desemprego de longa duração, incapacidade permanente para o trabalho ou doença grave da Pessoa Segura ou de qualquer membro do seu agregado familiar; 3. Morte da Pessoa Segura, ou do seu cônjuge quando o PPR constitui um bem comum do casal. O reembolso previsto nas situações do ponto 1., em caso de Morte do cônjuge da Pessoa Segura e nas situações referidas no ponto 2. quando a pessoa em cujas condições se funde o pedido de reembolso já se encontrasse, à data de cada entrega, na respectiva situação, só pode incidir sobre entregas efectuadas há, pelo menos, 5 anos a contar da data de aplicação das mesmas. Porém, quando não tenha sido utilizado o benefício fiscal de dedução à colecta, poderá ser efectuado o reembolso total se o montante das entregas efectuadas na primeira metade de vigência do contrato representar, pelo menos, 35% da totalidade das entregas e se tiver decorrido o prazo de cinco anos após a data da primeira entrega. Fora das condições acima descritas, é possível efectuar-se o reembolso total ou parcial, havendo, porém, lugar à aplicação de uma penalização contratual no valor máximo de 2% e à aplicação das penalizações fiscais. Em caso de reembolso parcial do PPR Ganha + 3ª Série o respectivo valor remanescente do Capital garantido, após o reembolso, não poderão ser inferiores ao mínimo em vigor na Seguradora para este tipo de contrato. Actualmente esses valores mínimos são de VALOR DE REEMBOLSO O valor a pagar em caso de reembolso total, ao abrigo das situações acima indicadas nos pontos 1. a 3., é equivalente ao valor a pagar na garantia de Morte. Fora destas situações, será deduzida a penalização aplicável.

22 4.11. DEFINIÇÕES E MEIOS DE PROVA PARA O REEMBOLSO Em caso de Vida da Pessoa Segura no vencimento do contrato: Prova de vida da Pessoa Segura. Em caso de Morte da Pessoa Segura dentro do prazo do contrato: B.I. do(s) Beneficiário(s); Certidão de Óbito da Pessoa Segura; Habilitação de Herdeiros da Pessoa Segura. Em caso de Reembolso, de acordo com o motivo, será necessário apresentar os seguintes documentos: Reforma por Velhice Definição - Considera-se a situação de Reforma por Velhice quando tenha sido atribuída à Pessoa Segura uma pensão de velhice por qualquer regime de protecção social, nomeadamente da Segurança Social ou da Função Pública. Meio de Prova - Certificação ou declaração autenticada da veracidade de pensionista feita pela entidade processadora da pensão. Desemprego de Longa Duração Definição - Considera-se o desemprego de longa duração quando a Pessoa Segura, ou qualquer membro do seu agregado familiar, esteja há mais de doze meses desempregada e inscrita no centro de emprego. Meio de Prova - Certificação da situação feita pelo Centro de Emprego em que está inscrita. Incapacidade Permanente para o Trabalho Definição - Considera-se incapacidade permanente para o trabalho da Pessoa Segura, ou qualquer membro do seu agregado familiar, quando esta se encontre numa das seguintes situações: 1. Seja titular de pensão de invalidez por qualquer regime de protecção social nomeadamente da Segurança Social ou da Função Pública; 2. Seja titular de pensão por acidente de trabalho ou doença profissional, desde que o grau de incapacidade não seja inferior a 60%; 3. Seja detentora de uma incapacidade permanente causada por acto da responsabilidade de terceiro e que a impeça de auferir mais de 1/3 da remuneração correspondente ao exercício normal da sua profissão.

23 Meio de Prova - Nos casos indicados no ponto 1. e 2. será necessário certificação ou declaração autenticada da veracidade de pensionista e, se for caso disso, do respectivo grau de incapacidade, feita pela entidade processadora da pensão. Na situação descrita no ponto 3. apresentação da sentença donde conste a incapacidade permanente, ou, na sua falta, certificação por órgãos periciais especialmente designados para o efeito pelo ISP. Doença Grave Definição - Considera-se doença grave da Pessoa Segura, ou qualquer membro do seu agregado familiar, uma enfermidade cujas características ponham em risco a sua vida e/ou exijam tratamento prolongado e/ou provoquem incapacidade residual importante. Meio de Prova - Atestado médico emitido pelos serviços do sistema ou subsistema de saúde REGIME FISCAL Os montantes entregues no PPR Ganha + 3ª Série são dedutíveis à colecta do IRS, de acordo com o estabelecido na lei. A tributação sobre os rendimentos faz-se de acordo com o estabelecido na legislação em vigor. Os valores recebidos no PPR Ganha + 3 Série não estão sujeitos a Imposto do Selo.

24 PRODUTOS COMPLEMENTARES 1. SEGURO AUTOMÓVEL 1.1. OPÇÕES / QUADRO DE COBERTURAS E CAPITAIS (em Є) Responsabilidade Civil 2 RODAS BASE PLUS VIP VIP Assistência Auto Permanente (0 Km) Sim Sim Sim Sim Sim Danos Próprios por Colisão com Responsabilidade de Terceiro (1) Condutor e Ocupantes Morte ou Invalidez Permanente/ Despesas de Tratamento Condutor e Ocupantes Especial Morte Invalidez Permanente/ Despesas Tratamento(opcional) Protecção Jurídica Protecção Jurídica Especial - Sim Sim Sim Sim - Sim Opcional / / /2.500 Sim Opcional Danos Próprios Furto ou Roubo - - Danos Próprios Choque, Colisão e Capotamento Danos Próprios Incêndio, Raio e Explosão / / /2.500 Sim Opcional Valor Seguro (Veículo) / / /2.500 Sim Opcional Valor Seguro (Veículo) Valor Seguro (Veículo) Valor Seguro (Veículo) Riscos Sociais e Políticos Forças da Natureza / / /2.500 Sim Opcional Valor Seguro (Veículo) Valor Seguro (Veículo) Valor Seguro (Veículo) Valor Seguro (Veículo) Valor Seguro (Veículo) Veículo de Substituição - Opcional Opcional Opcional Sim Bagagens e Objectos Pessoais Opcional Sim Quebra Isolada de Vidros - Opcional Opcional Sim Sim (¹) Só para veículos Ligeiros e Caminhetas, exclusivamente de passageiros de uso particular.

25 1.2. FRANQUIAS OBRIGATÓRIAS COBERTURAS Choque Colisão e Capotamento e Riscos Sociais e Políticos Bagagens e Objectos Pessoais Condutor e Ocupantes Especial Choque Colisão e Capotamento, Furto ou Roubo e Riscos Sociais e Políticos em veículos descapotáveis TIPO DE FRANQUIA 2% sobre o capital seguro 20% sobre o valor do sinistro (mínimo de 50) 3 dias em Incapacidade Temporária Absoluta 20% sobre o capital seguro FACULTATIVAS COBERTURAS Choque Colisão e Capotamento e Riscos Sociais e Políticos Choque Colisão e Capotamento, Furto ou Roubo e Riscos Sociais e Políticos TIPO DE FRANQUIA 4%, 8%, 12% sobre o capital seguro 20 % sobre o capital seguro 1.3. CATEGORIAS DE VEÍCULOS As presentes condições aplicar-se-ão apenas a veículos ligeiros de passageiros e ou carga até Kg, bem como a ciclomotores e motociclos, de acordo com a seguinte classificação de veículos: DESCRITIVO DA CATEGORIA UTILIZAÇÃO CILINDRADAS Ligeiro de Passageiros (veículo de transporte exclusivo de passageiros até kg) Ligeiro de Passageiros e Carga - veículo até kg de P.B. e até 3 lugares - veículo de 1601 a 2500 kg de PB e mais de 3 lugares Ligeiro de Carga (veículo de 1601 a 2500 kg de PB e até 3 lugares) Caminheta Passageiros (MONOVOLUMES) (de a kg de P.B. mais de 5 lugares) Caminheta Passageiros (de a kg de P.B. mais de 5 lugares) Particular/ ALD Até cc De a cc Mais de cc Caminheta Passageiros e Carga (de a kg de P.B. 4 ou 5 lugares) Caminheta de Carga (de a kg de P.B. até 3 lugares) Particular/ ALD Até cc Mais de cc Motociclos Particular De 51 a 125 cc De 126 a 500 cc Mais de 500 cc Ciclomotores / velocípedes com motor auxiliar Particular Até 50 cc As condições especiais de negócio apenas se aplicam a 3 veículos.

26 SISTEMA DE BÓNUS/MALUS As transferências de seguros de outras seguradoras implicam o respeito pela Império Bonança do histórico de sinistralidade de acordo com a experiência registada nas mesmas, comprovada pelo certificado de tarifação, procedendo-se ao seu enquadramento no sistema de Bonus/Malus do produto de acordo com: o número de anos sem sinistros; o número de sinistros ocorridos nos últimos cinco anos. A bonificação ou agravamento, incide sobre as coberturas de Responsabilidade Civil e Choque, Colisão e Capotamento, sendo que ambas as coberturas são afectadas em caso de sinistro. O sistema de Bónus / Malus prevê tabelas de transição diferenciadas em caso de ocorrência de sinistro, em função do Condutor efectivo do veículo aquando da ocorrência do sinistro, de acordo com a Idade do Condutor e Anos de Carta. SISTEMA DE SCORING O scoring é um método que permite uma maior segmentação do risco do condutor, dando maior competitividade ao seguro automóvel para os melhores riscos e penalizando os riscos mais gravosos.

27 VARIÁVEIS DE SCORING: Variável A Pts B Pts C Pts D Pts Concelho de Circulação Condutor Carta do Condutor Zona I 25 Zona II 15 Zona III 5 Zona IV * -5 Masculino/Feminino 50 a 70 anos 25 Masculino/Feminino 32 a 49 anos Masculino/Feminino mais de 70 anos 15 Feminino até 31 anos Masculino 24 a 31 anos 5 Masculino até 23 anos Mais de 10 anos 25 De 6 a 10 anos 15 De 3 a 5 anos 5 Até 2 ano -5 Estado Civil Masculino casado 25 Idade do veículo Tipo veículo / Utilização / Cilindrada Lig. passageiros particular, máquinas agrícolas (suj. a RC obrigatório) Viúvo / viúva Feminino casado ou solteiro - - Mais de 10 anos Lig. passageiros, ALD, velocípede c/motor e motociclo < 125 cc particular De 4 a 10 anos Lig. carga particular/ caixa fechada; Lig passageiros e carga/ particular/caix a fechada Combustível Gasolina 5 * A Zona IV de Circulação aplica-se apenas para efeitos de Scoring. Masculino solteiro União de Facto Divorciado Separado Desconhecido Até 3 anos -5 5 Outros veículos Gasóleo e GPL -5-5 Cada variável contribui com uma pontuação cujo cúmulo afectará o prémio final de todas as Coberturas, através de um desconto máximo de 25% ou de um agravamento nunca superior a 20% PRÉMIOS Serão aplicados os prémios da Tarifa Automóvel em vigor com 35% de desconto para todas as garantias. O cálculo do prémio, beneficia ainda: do desconto de opção do módulo escolhido, o qual incide sobre todas as garantias; do desconto de zona de circulação, o qual se reflecte na Responsabilidade Civil; aplicação do Bónus / Malus; Em função das características de cada caso em concreto, com a aplicação do sistema de scoring (incide sobre todas as garantias).

28 O prémio final apresentará uma excelente redução face à tarifa em vigor que poderá oscilar, nos casos em que não ocorra agravamento por scoring, entre 33% e 76% dependendo essa variação dos factores enumerados. Nota: Aos prémios totais acrescem o custo da Carta Verde e na primeira anuidade o custo da Apólice ( 6,80).

29 2. ACIDENTES DE TRABALHO EMPREGADA DOMÉSTICA 2.1. ÂMBITO DA COBERTURA Todas as responsabilidades legalmente imputáveis ao Tomador de Seguro pela reparação dos danos emergentes de acidentes de trabalho. O âmbito do seguro contempla o risco in-itinere, ou seja, aos acidentes ocorridos no trajecto normal residência - local de trabalho - regresso, independentemente do meio de transporte utilizado. Este seguro proporciona ainda ao Tomador de Seguro o acesso a serviços de assistência inovadores e a prestações de protecção jurídica, que conferem uma protecção mais completa ao produto GARANTIAS ACIDENTES DE TRABALHO PRESTAÇÕES EM ESPÉCIE Todos os encargos inerentes a assistência médica, hospitalar, cirúrgica e farmacêutica, desde que necessária e adequada à recuperação funcional do sinistrado. PRESTAÇÕES EM DINHEIRO Indemnizações por Incapacidade Temporária para o Trabalho; Pensões por Invalidez Permanente ou Morte; Despesas de Funeral; Subsídio por Elevada Incapacidade Permanente; Subsídio para a Readaptação da Habitação; Prestação Suplementar por Assistência a Terceira Pessoa; Subsídio por Morte. As prestações em dinheiro serão calculadas nos precisos termos do Regime Jurídico de Acidentes de Trabalho em vigor.

30 SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA Esta cobertura garante a prestação de serviços de assistência, caso a Empregada Doméstica sofra um Acidente de Trabalho que origine Morte ou Incapacidade Temporária Absoluta superior a 3 dias, tais como: ASSISTÊNCIA DOMÉSTICA GARANTIAS Guarda de crianças (*) Serviços de Lavandaria e Engomadoria (com recolha e entrega de peças de roupa) Empresas de Limpeza (*) LIMITES DE INDEMNIZAÇÃO Nº. de horas seguras por semana, no máximo de 8h/dia Máximo 2 semanas 25 peças/semana Máximo 3 semanas Nº. de horas seguras por semana, no máximo de 4h/dia e de 2 dias/semana Máximo 2 semanas PROTECÇÃO JURÍDICA Esta cobertura garante apoio jurídico em caso de : - litígio com a Empregada Doméstica por questões relativas ao contrato de trabalho; - litígio com terceiros, por danos causados a estes pela Empregada Doméstica durante o período em que está ao serviço do Tomador de Seguro 2.3. CAPITAL SEGURO O capital seguro corresponde ao somatório das remunerações auferidas pela Empregada Doméstica ao serviço do Tomador de Seguro com carácter de regularidade (valores ilíquidos) MODALIDADE DA COBERTURA O contrato será formalizado nas modalidades de Seguro de Prémio Fixo, com pagamento trimestral, semestral ou anual dos prémios. Os salários seguros serão automaticamente actualizados na data de entrada em vigor das variações de salário mínimo nacional, desde que o segurado não tenha, entre duas modificações sucessivas do valor do S.M.N., procedido à actualização dos salários seguros.

31 2.5. PRÉMIO TOTAL ANUAL ACIDENTES DE TRABALHO TEMPO INTEIRO 1,975% TEMPO PARCIAL 2,096% SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA 5,64 SALÁRIO ANUAL Tempo Inteiro: (Salário Mensal x 14 meses)+(valor da alimentação e/ou alojamento x11) Tempo Parcial: (salário hora x n.º de horas de trabalho por semana x52x14) 12 Na primeira anuidade o prémio é acrescido do custo de Apólice.

32 3. SAÚDE Planos Complementares 3.1. Plano Complementar Antigo Plano Complementar Antigo deixou de ser comercializado, este Plano foi descontinuado a , transitando os seus aderentes, após confirmação dos mesmos, para o um dos PLANOS DO NOVO PROTOCOLO. As garantias conferidas pelas Apólices do Seguro de Saúde Planos Complementares e Planos Não Complementares, consignadas no Protocolo ora revogado, cessam numa das seguintes datas: - a 06 de Novembro de 2008 com a assinatura do novo protocolo; - no aniversário vincendo, relativamente às apólices, em vigor, e celebradas à luz do protocolo ora revogado NOVO PLANO COMPLEMENTAR PESSOAS SEGURAS Podem ser Pessoas Seguras os militares da Força Aérea, no activo, reserva e reforma, bem como os civis vinculados contratualmente à F.A. que reúnam as condições para aderir ao presente seguro sendo titulares de um Certificado de Adesão. A inclusão de novas Pessoas Seguras será efectuada mediante o questionário individual de saúde, e será considerada como data de inclusão, a data de recepção do respectivo questionário nos serviços desta Seguradora PERIODOS DE CARÊNCIA E PRÉ- EXISTÊNCIAS As Garantias do presente contrato para os novos contratos produzem os seus efeitos em conta partir do dia subsequente ao termo do Período de Carência indicado para cada Cobertura, Período de Carência este contado a partir da data de início ou de inclusão, excepto no caso de acidente em que não existem Períodos de Carência. Os Períodos de Carência aplicáveis são: - 90 dias para Assistência Clínica em Regime Hospitalar dias para Parto

33 - 90 dias para Assistência Clínica em Regime Ambulatório - 90 dias para Estomatologia - 90 dias para Próteses e Ortóteses Pré-Existências A avaliação das eventuais Pré-Existências será efectuada com base na data de inclusão no presente seguro SUBSCRIÇÃO E CESSAÇÃO DAS GARANTIAS - A idade limite de subscrição para os Beneficiários da Força Aérea, civis vínculados contratualmente à F.A, bem como dos seus respectivos elementos do Agregado Familiar é de 65 anos (inclusive); - No caso da Pessoa Segura (Beneficiário Titular) ser casado(a), e o cônjuge beneficiário do regime da ADM ou ADSE, é obrigatória a inclusão do cônjuge; - Para os filhos beneficiários do regime da ADM ou ADSE, e caso se pretender a adesão destes, é obrigatória a inclusão de todos. As Pessoas Seguras deixam de beneficiar das garantias deste contrato, que caducam automaticamente, a partir da primeira das seguintes datas: - Data de denúncia do contrato; - Data em que a Força Aérea comunicar à Seguradora que o beneficiário deixou de reunir os requisitos para poder beneficiar das condições protocolares; - Os filhos do Beneficiário, sem prejuízo das datas fixadas para a cessação de garantias relativamente ao Beneficiário, deixam de estar ao abrigo das garantias deste contrato, na data de renovação imediatamente posterior à data em que completem 30 anos de idade e desde que vivam em carácter de permanência e comunhão com o Beneficiário Titular ÂMBITO TERRITORIAL As presentes Condições só têm validade para os cuidados de saúde prestados em Portugal, excepto se a afecção ocorrer durante uma viagem ou estadia no estrangeiro, com duração não superior a 30 dias GARANTIAS DO PLANO COMPLEMENTAR ASSISTÊNCIA CLÍNICA EM REGIME HOSPITALAR Garante o pagamento das despesas efectuadas com os actos médicos, de diagnóstico ou cirúrgicos, realizados durante o internamento hospitalar com duração superior a 24 horas, ou inferior quando se tratar de cirurgia, que requeiram os meios e Serviços específicos existentes em ambiente hospitalar, a seguir indicados:

34 a) Acomodação e utilização das infra-estruturas necessárias para a realização dos actos médicos (diárias, bloco operatório e equipamentos) em ambiente hospitalar; b) Honorários médicos e de enfermagem relacionados com os actos médicos realizados em ambiente hospitalar; c) Medicamentos, materiais e todos os produtos associados aos actos médicos realizados em ambiente hospitalar; d) Elementos auxiliares de diagnóstico associados aos actos médicos realizados em ambiente hospitalar; e) Próteses e Ortóteses com implantação cirúrgica. PARTO NORMAL, CESARIANA OU INTERRUPÇÃO INVOLUNTÁRIA DE GRAVIDEZ Garante o pagamento das despesas efectuadas relativas à Pessoa Segura com os actos médicos, de diagnóstico ou cirúrgicos, decorrentes de Parto ou Interrupção Involuntária da Gravidez, que requeiram os meios existentes em ambiente hospitalar, a seguir indicados: a) Acomodação da Pessoa Segura e utilização das infra-estruturas necessárias para a realização dos actos médicos a ela respeitantes (diárias, bloco operatório e equipamentos); b) Honorários médicos e de enfermagem relacionados com esses actos médicos realizados; c) Medicamentos, materiais e todos os produtos associados a esses actos médicos; d) Elementos auxiliares de diagnóstico da Pessoa Segura efectuados durante o período de internamento. As despesas efectuadas com os recém-nascidos, para além das inerentes ao seu nascimento e acomodação durante o período de internamento relativo ao Parto, só ficarão garantidas se, até ao final do sexto mês de gravidez, o Tomador de Seguro manifestar à Seguradora a intenção de incluir o recém-nascido como Pessoa Segura. Neste caso, e sendo aceite pela Seguradora, a inclusão do recém-nascido como Pessoa Segura deverá ser formalizada até 30 dias após a data de nascimento, data a partir da qual será devido o correspondente prémio. Não garante quaisquer despesas de natureza particular efectuadas pela Pessoa Segura. ASSISTÊNCIA CLÍNICA EM REGIME DE AMBULATÓRIO Garante o pagamento de despesas efectuadas com os actos Médicos a seguir indicados: a) Honorários de consultas médicas; b) Honorários Médicos e de enfermagem relativos a outros actos médicos realizados em regime ambulatório; c) Materiais e todos os produtos associados aos actos médicos realizados em regime ambulatório; d) Exames auxiliares de diagnóstico.

35 ESTOMATOLOGIA Garante o pagamento de despesas efectuadas com os actos Médicos, de diagnóstico ou terapêuticos, do foro estomatológico, que requeiram ou não os meios existentes em ambiente hospitalar, a seguir indicados: a) Honorários médicos; b) Exames auxiliares de diagnóstico; c) Próteses estomatológicas; d) Materiais e todos os produtos associados aos actos médicos realizados; e) Acomodação e utilização das infra-estruturas necessárias para a realização dos actos médicos realizados em ambiente hospitalar (diárias, bloco operatório e equipamentos); f) Medicamentos ministrados durante o internamento hospitalar. Ficam excluídas as despesas relativas a aparelhos de ortodontia e respectivos moldes e estudos, e ainda as despesas com implantes nem com tratamentos efectuados com utilização de metais preciosos. PRÓTESES E ORTÓTESES Garante o pagamento das despesas efectuadas com Próteses e Ortóteses não estomatológicas, desde que prescritas por um médico. Para esse efeito entende-se por próteses os aparelhos que substituam a perda de membros ou outros órgãos, e por Ortóteses os aparelhos auxiliares de função. Esta Cobertura funciona, de acordo com as seguintes regras: 1) Na primeira vez as Lentes Oculares são comparticipáveis quando acompanhadas da respectiva prescrição efectuada por médico, ou optometrista. Nas vezes seguintes só são comparticipáveis desde que se verifique a existência de alteração da correcção relativamente à prescrição anterior; 2) Os Aros Oculares só são comparticipáveis quando adquiridos em conjunto com as lentes oculares, e desde que estas sejam também comparticipáveis; 3) Considera-se como vida útil para os Aros e Lentes Oculares o prazo de três anos, findo o qual estes passam a ser comparticipáveis mesmo sem que se verifique a existência de alteração da correcção relativamente à prescrição anterior; 4) No caso das crianças até aos 16 anos, os Aros e Lentes Oculares poderão ser comparticipáveis sem que se verifique a referida alteração, desde que na prescrição médica venha explicita a necessidade de trocar de óculos em consequência do seu crescimento; 5) Não serão nunca consideradas as situações de furto, roubo, extravio ou quebra de óculos ou lentes, excepto quando consequente de acidente garantido pelo contrato, desde que a respectiva participação de acidente seja acompanhada de documento comprovativo das lesões físicas provocados na Pessoa Segura, elaborado pelo médico, ou unidade hospitalar que prestou assistência.

ficha de produto multirriscos habitação

ficha de produto multirriscos habitação ficha de produto multirriscos habitação O que é? O Seguro de multirriscos habitação é um seguro que visa garantir os edifícios ou fracções de edifícios destinados à habitação permanente do Segurado e construídos

Leia mais

Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos.

Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. Ficha técnica 1. TOMADOR DO SEGURO / SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. São considerados familiares directos: - o cônjuge, desde que viva em

Leia mais

uma vasta protecção para quem encontra a melhor solução para as avarias motor motor

uma vasta protecção para quem encontra a melhor solução para as avarias motor motor uma vasta protecção para quem encontra a melhor solução para as avarias motor motor segurtrade motor Segurtrade - Motor é uma solução de protecção para a sua empresa, direccionada para pequenas e médias

Leia mais

Procedimentos a adoptar em caso de:

Procedimentos a adoptar em caso de: Procedimentos a adoptar em caso de: Sinistro; Vencimento; Resgate; Reembolso Prazos máximos de liquidação De acordo com a Circular nº 10/2009, de 20 de Agosto, do Instituto de Seguros de Portugal 1. SEGUROS

Leia mais

Protocolo do Sindicato dos Professores do Norte

Protocolo do Sindicato dos Professores do Norte Protocolo do Sindicato dos Professores do Norte Produto / Seguros Modalidades Descontos Outras Vantagens Automóvel Essencial Valor Exclusivo Prestigio Protocolo 35% Transf. Bancária 10% 2ª Viatura 5% Venda

Leia mais

uma vasta protecção para quem lhe exige sempre o melhor serviço serviços

uma vasta protecção para quem lhe exige sempre o melhor serviço serviços uma vasta protecção para quem lhe exige sempre o melhor serviço serviços segurtrade serviços Segurtrade - Serviços é uma solução de protecção, desenvolvida para pequenas e médias empresas que exercem

Leia mais

REAL PPR SEGURO MAIS Informações Pré-Contratuais

REAL PPR SEGURO MAIS Informações Pré-Contratuais TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Este produto destina-se a Clientes com perfil de risco conservador, que privilegiam a preservação do capital investido e a

Leia mais

1.TOMADOR DO SEGURO/ SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos.

1.TOMADOR DO SEGURO/ SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. Ficha técnica 1.TOMADOR DO SEGURO/ SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. São considerados familiares directos: - o cônjuge, desde que viva em carácter

Leia mais

REAL PPR Condições Gerais

REAL PPR Condições Gerais Entre a, adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se o presente contrato de seguro que se regula pelas Condições Particulares e desta apólice,

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS. Tomador do seguro A entidade que celebra o contrato de seguro com a VICTORIA e que assume a obrigação de pagamento do prémio.

CONDIÇÕES GERAIS. Tomador do seguro A entidade que celebra o contrato de seguro com a VICTORIA e que assume a obrigação de pagamento do prémio. CONDIÇÕES GERAIS 1 Definições Para efeitos deste Contrato, entende-se por: 1.1 Partes envolvidas no contrato Empresa de seguros VICTORIA - Seguros de Vida, S.A., entidade que emite a apólice e que, mediante

Leia mais

Pessoa Segura os Clientes do Grupo EDP enquanto aderentes ao edp5d.

Pessoa Segura os Clientes do Grupo EDP enquanto aderentes ao edp5d. Seguro de Assistência edp5d Guia de benefícios DEFINIÇÕES Para efeitos do presente contrato, entende-se por: Segurador a entidade legalmente autorizada para a exploração do SEGURO ASSISTÊNCIA EDP5D que,

Leia mais

Quais as principais diferenças entre um seguro de vida individual e um seguro de vida de grupo?

Quais as principais diferenças entre um seguro de vida individual e um seguro de vida de grupo? SEGURO VIDA Que tipo de seguros são explorados no ramo vida? A actividade do ramo Vida consiste na exploração dos seguintes seguros e operações: Seguro de Vida, Seguro de Nupcialidade /Natalidade, Seguro

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004

PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004 PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004 Empresa de Seguros Entidades comercializadoras Autoridades de Supervisão

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2014

SEGUROS DE VIDA IRS 2014 SEGUROS DE VIDA IRS 2014 (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) generali.pt 2 IRS 2014 - Seguros de Vida Índice 3 Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios 2. Tributação dos benefícios 2.1. Indemnizações por

Leia mais

SEGURO CA PPR [CAPITAL] CONDIÇÕES GERAIS SOLUÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO

SEGURO CA PPR [CAPITAL] CONDIÇÕES GERAIS SOLUÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS SOLUÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO SEGURO CA PPR [CAPITAL] Crédito Agrícola Vida - Companhia de Seguros, S.A. Rua Castilho, 233-7º 1099-004 Lisboa CONDIÇÕES GERAIS DA APÓLICE CA PPR [CAPITAL CAPITAL]

Leia mais

ficha de produto automóvel

ficha de produto automóvel ficha de produto automóvel O que é? O Seguro de Automóvel é um seguro que visa garantir o pagamento de indemnizações dos prejuízos sofridos em consequência direta das coberturas e com os limites de indemnização

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2015

SEGUROS DE VIDA IRS 2015 SEGUROS DE VIDA IRS 2015 (Lei n.º 82-B/2014 de 31 de Dezembro e Lei n.º 82-E/2014, de 31 de Dezembro) generali.pt 2 IRS 2015 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios 2.

Leia mais

POUPANÇA. Simplifica. PPR Capital Garantido. Crie o futuro hoje.

POUPANÇA. Simplifica. PPR Capital Garantido. Crie o futuro hoje. POUPANÇA PPR Capital Garantido Crie o futuro hoje. Simplifica Já pensou como vai ser quando se reformar? E se começar já a poupar? Assegure agora o seu futuro! No ActivoBank com o PPR Capital Garantido,

Leia mais

ficha de produto automóvel 2Rodas

ficha de produto automóvel 2Rodas ficha de produto automóvel 2Rodas O que é? O Seguro auto 2Rodas é um seguro que visa garantir o pagamento de indemnizações dos prejuízos sofridos em consequência direta das coberturas e com os limites

Leia mais

SINDICATO DE MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO PLANO INTREGADO DE SEGUROS CONDIÇÕES NEGÓCIO 20312

SINDICATO DE MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO PLANO INTREGADO DE SEGUROS CONDIÇÕES NEGÓCIO 20312 SINDICATO DE MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO PLANO INTREGADO DE SEGUROS CONDIÇÕES NEGÓCIO 20312 ANEXO SINDICATO DE MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Para responder eficazmente às preocupações e necessidades

Leia mais

Condições Gerais.03 .03 .04 .04 .05 .05 .05 .05 .05 .06 .06 .06 .06 .06 .06 .06

Condições Gerais.03 .03 .04 .04 .05 .05 .05 .05 .05 .06 .06 .06 .06 .06 .06 .06 ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Âmbito do Seguro.04 Artigo 3º Produção de Efeitos e Duração do Contrato.04 Artigo 4º Prémio do Seguro.05 Artigo 5º Inexactidão da Declaração

Leia mais

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI CONDIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTº 1º - DEFINIÇÕES 1. Para os efeitos do presente contrato, considera-se: a) Companhia - a entidade seguradora,, que subscreve com

Leia mais

Particularmente indicado para quem tem uma vida activa e efectua frequentes deslocações.

Particularmente indicado para quem tem uma vida activa e efectua frequentes deslocações. Ficha de Produto 1 - DEFINIÇÃO O Seguro de Acidentes Pessoais Valor Fixo garante o pagamento de indemnizações em caso de morte ou invalidez permanente da Pessoa Segura, em consequência de acidente. Garante,

Leia mais

REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS do Montepio Geral Associação Mutualista Título II DISPOSIÇÕES PARTICULARES - MODALIDADES INDIVIDUAIS

REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS do Montepio Geral Associação Mutualista Título II DISPOSIÇÕES PARTICULARES - MODALIDADES INDIVIDUAIS Artigo 1.º (Definições e Interpretação) 1. Nesta Secção, os termos e expressões iniciados por maiúsculas têm o significado que lhes é atribuído no Título VI (Glossário) do Regulamento. 2. Em caso de conflito

Leia mais

ficha de produto acidentes pessoais

ficha de produto acidentes pessoais ficha de produto acidentes pessoais O que é? O seguro de Acidentes Pessoais é um seguro que visa garantir o pagamento de indemnizações em consequência de acidentes emergentes da atividade profissional

Leia mais

PPR EMPRESAS Informações Pré-Contratuais

PPR EMPRESAS Informações Pré-Contratuais TIPO DE CLIENTE Empresas SEGMENTO-ALVO Este produto destina-se a empresas que pretendam oferecer aos seus colaboradores uma remuneração anual extra, com vantagens fiscais, reflectido num complemento de

Leia mais

RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS EM PODER DA UNICRE SEGURO ONCOLOGIA APÓLICE Nº 3052 - DOENÇA GRUPO ARTIGO PRELIMINAR

RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS EM PODER DA UNICRE SEGURO ONCOLOGIA APÓLICE Nº 3052 - DOENÇA GRUPO ARTIGO PRELIMINAR RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS EM PODER DA UNICRE SEGURO ONCOLOGIA APÓLICE Nº 3052 - DOENÇA GRUPO ARTIGO PRELIMINAR O contrato de seguro estabelecido entre a GROUPAMA SEGUROS, S.A., adiante designada por

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS GRUPO ADVOGADOS E SOLICITADORES OFERTA CPAS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS GRUPO ADVOGADOS E SOLICITADORES OFERTA CPAS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS GRUPO ADVOGADOS E SOLICITADORES OFERTA CPAS 1 - RISCOS E COBERTURAS a) Riscos Profissionais e Extra-Profissionais b) Morte ou Invalidez Permanente 2 - SEGURADO E PESSOAS SEGURAS

Leia mais

ARTIGO 1.º DEFINIÇÕES ARTIGO 2.º OBJECTO DO CONTRATO ARTIGO 3.º INÍCIO E DURAÇÃO DO CONTRATO. SEGURO REAL VIDA Condições Gerais

ARTIGO 1.º DEFINIÇÕES ARTIGO 2.º OBJECTO DO CONTRATO ARTIGO 3.º INÍCIO E DURAÇÃO DO CONTRATO. SEGURO REAL VIDA Condições Gerais ARTIGO 1.º DEFINIÇÕES 1. Para efeitos do presente contrato entende-se por: Seguradora: a Real Vida Seguros, S.A., que subscreve com o Tomador de Seguro o presente contrato; Tomador de Seguro: A entidade

Leia mais

PRÉVOIR PPR NOVA VERSÃO INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS ANEXO À PROPOSTA PRÉVOIR PPR

PRÉVOIR PPR NOVA VERSÃO INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS ANEXO À PROPOSTA PRÉVOIR PPR Este documento apresenta-se como um resumo das Condições Gerais e Especiais do seguro Prévoir PPR e não dispensa a consulta integral das mesmas. SEGURADOR FINALIDADE SEGMENTO-ALVO CONDIÇÕES DE SUBSCRIÇÃO

Leia mais

Regime Fiscal 2013 - Seguros Reais e de Poupança -

Regime Fiscal 2013 - Seguros Reais e de Poupança - Regime Fiscal i) Pessoas Singulares 1. PPR Plano Poupança Reforma pág.2 2. Seguros Vida: Capitalização e Reais pág.4 3. Seguros de Acidentes Pessoais pág.4 4. Seguro de Saúde pág.5 5. Regimes Especiais

Leia mais

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Associados Benchmark Beneficiários Beneficiários por Morte CMVM Comissão de Depósito Comissão de Gestão Comissão de Transferência Comissão Reembolso (ou resgate)

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECIAIS SEGUROS ASSOCIADOS AO CARTÃO DE DÉBITO PRESTIGE

CONDIÇÕES ESPECIAIS SEGUROS ASSOCIADOS AO CARTÃO DE DÉBITO PRESTIGE CONDIÇÕES ESPECIAIS SEGUROS ASSOCIADOS AO CARTÃO DE DÉBITO PRESTIGE 1.1. Seguros - Definições Validade A validade dos Seguros associados ao Cartão de Débito Prestige para cada Pessoa Segura, começa com

Leia mais

Salvaguardando imprevistos coloquem em causa o. O PH Protecção Hipotecária é um seguro de vida. individual de protecção de crédito associado a um

Salvaguardando imprevistos coloquem em causa o. O PH Protecção Hipotecária é um seguro de vida. individual de protecção de crédito associado a um O PH Protecção Hipotecária é um seguro de vida Salvaguardando imprevistos coloquem em causa o individual de protecção de crédito associado a um equilíbrio orçamental do agregado familiar, contrato de financiamento

Leia mais

Luso-Atlântica, o Parceiro que se preocupa com a Sua Saúde e a da Sua Família. Boletim Informativo Nº 1 Junho 2015 SEGURO de SAÚDE

Luso-Atlântica, o Parceiro que se preocupa com a Sua Saúde e a da Sua Família. Boletim Informativo Nº 1 Junho 2015 SEGURO de SAÚDE Luso-Atlântica, o Parceiro que se preocupa com a Sua Saúde e a da Sua Família O Seguro de Saúde adquiriu ao longo dos tempos uma importância crescente no apoio aos cuidados de Saúde da Comunidade Farmacêutica,

Leia mais

Prospecto Informativo CA Solução Poupança Activa

Prospecto Informativo CA Solução Poupança Activa Produto a comercializar Perfil do Cliente alvo da solução O é um produto financeiro complexo que resulta da comercialização combinada de um depósito a prazo simples, denominado SDA, com um seguro de capitalização

Leia mais

PROPOSTA DE Seguro de Saúde

PROPOSTA DE Seguro de Saúde PROPOSTA DE Seguro de Saúde APIT 1. INTRODUÇÃO Tendo presente a tipologia de condições do seguro de saúde solicitada, a Açoreana procura corresponder aos interesses dos Associados da APIT e os respectivos

Leia mais

Ficha do Produto. - Postal Proteção Doméstica - março 2012 1/5

Ficha do Produto. - Postal Proteção Doméstica - março 2012 1/5 Definição Cliente-Alvo Seguro de Acidentes de Trabalho, de cariz obrigatório. Destina-se a qualquer pessoa que tenha um(a) Empregado(a) Doméstico(a) ao seu serviço, a tempo inteiro ou a tempo parcial.

Leia mais

Ficha do Produto Postal PPR Plus (1)

Ficha do Produto Postal PPR Plus (1) Público-alvo Clientes interessados em constituir, a médio-longo prazo, um capital para complemento de reforma. Âmbito Seguro de Vida, do tipo capitalização. Entidade Gestora Companhia de Seguros: MAPFRE

Leia mais

PORTUCEL, S.A. Plano Integrado de Seguros

PORTUCEL, S.A. Plano Integrado de Seguros PORTUCEL, S.A Plano Integrado de Seguros PORTUCEL, S.A Plano Integrado de Seguros Para si, que é colaborador da Portucel, a Império Bonança criou uma solução integrada de seguros que pretende responder,

Leia mais

PROTOCOLO FIDELIDADE S.A.

PROTOCOLO FIDELIDADE S.A. PROTOCOLO FIDELIDADE S.A. EXÉRCITO MARINHA FORÇA AÉREA PSP GNR COMPLEMENTO SAÚDE ADM / ADSE / SAD 1. A quem se destina? O protocolo destina se a Militares, Funcionários Civis e Familiares e para Forças

Leia mais

Seguro de Acidentes Pessoais Condições Particulares

Seguro de Acidentes Pessoais Condições Particulares Apólice Nº Acta Tipo PA13AH0373 - Novo Corretor Aon Período de Seguro Início: 16/10/2013 Termo/Renovação: 16/10/Cada Ano Pagamento: Trimestral Tomador de Seguro Nome: Federação Portuguesa de Atletismo

Leia mais

PROPOSTA ÉPOCA DESPORTIVA 2012 / 2013

PROPOSTA ÉPOCA DESPORTIVA 2012 / 2013 PROPOSTA ÉPOCA DESPORTIVA 2012 / 2013 Proponente: Federação Portuguesa de Rugby Pág. 1 SEGURO DESPORTIVO DE ACIDENTES PESSOAIS ( Decreto-Lei Nº. 10/2009 ) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY ÉPOCA DESPORTIVA

Leia mais

2. SEGUROS ÍNDICE. Euro ( ) Rentabilidades (%) Plano de Poupança Reforma II (PPR BIC II) - Mapfre Seguros Nota 1 (Em Comercialização) - - 200,00 -

2. SEGUROS ÍNDICE. Euro ( ) Rentabilidades (%) Plano de Poupança Reforma II (PPR BIC II) - Mapfre Seguros Nota 1 (Em Comercialização) - - 200,00 - Entrada em vigor: 01mai2015 2.1. Seguros de Poupança Euro ( ) Rentabilidades (%) Comissões (%) Plano de Poupança Reforma II (PPR BIC II) Mapfre Seguros (Em Comercialização) 1.1. Rendimento mínimo garantido

Leia mais

Condições de acesso ao Programa de Passageiro Frequente TAP Victoria para Clientes do Banco Popular

Condições de acesso ao Programa de Passageiro Frequente TAP Victoria para Clientes do Banco Popular Condições de acesso ao Programa de Passageiro Frequente TAP Victoria para Clientes do Banco Popular 1. Âmbito O Banco Popular e a TAP estabeleceram um acordo de parceria (Contrato de Parceiro de Marketing

Leia mais

REAL INVESTIMENTO SEGURO Ficha de Produto

REAL INVESTIMENTO SEGURO Ficha de Produto Tipo de Cliente Descrição Segmento-alvo Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. O Real Investimento Seguro é um produto de capitalização a 5 anos, assente num Contrato de Investimento, de entrega

Leia mais

SIMULAÇÕES DO DOCUMENTO

SIMULAÇÕES DO DOCUMENTO SIMULAÇÕES DO DOCUMENTO Seguro Auto...2 Seguro Multi-Riscos Habitação...5 Seguro Acidentes Pessoais...7 Seguro Responsabilidade Civil...9 Seguro Viagem...11 Seguro Auto A Accive Insurance oferece-lhe diferentes

Leia mais

PERIODICIDADE ENTREGA MÍNIMA PRAZO TAXA TÉCNICA Anual Semestral Trimestral Mensal Extraordinária/Única. Mínimo 5 Anos

PERIODICIDADE ENTREGA MÍNIMA PRAZO TAXA TÉCNICA Anual Semestral Trimestral Mensal Extraordinária/Única. Mínimo 5 Anos PARA QUEM? Indivíduos/pessoas interessadas em constituir, a médio-longo prazo, um capital para complemento de reforma. Atuais clientes interessados em criar uma ppança adicional. PERIODICIDADE ENTREGA

Leia mais

Incentivos à contratação

Incentivos à contratação Incentivos à contratação A empresa poderá beneficiar de incentivos quando pretende contratar novos trabalhadores. Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem

Leia mais

Podem ser contratadas outras coberturas, para além das obrigatórias?

Podem ser contratadas outras coberturas, para além das obrigatórias? SEGURO HABITAÇÃO Qual a importância do Seguro de Habitação? Os bens imóveis, tal como os móveis, estão sujeitos à ocorrência de eventos que lhes podem causar danos. Se não possuir um seguro válido, terá

Leia mais

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las. Designação: VICTORIA PPR Acções

Leia mais

BOLETIM ESCLARECIMENTOS II A partir de 01 Agosto 2010

BOLETIM ESCLARECIMENTOS II A partir de 01 Agosto 2010 BOLETIM ESCLARECIMENTOS II A partir de 01 Agosto 2010 Plano Base oferecido pelo OTOC O que é este seguro? Este seguro de saúde foi negociado em 2007 pela OTOC com o Grupo Espírito Santo (Banco Espírito

Leia mais

Condições Gerais EUROVIDA PPR

Condições Gerais EUROVIDA PPR Artigo Preliminar Entre a Eurovida, Companhia de Seguros S.A. e o Tomador de Seguro identificado nas Condições Particulares celebra-se o presente contrato de seguro individual que se regula pelas presentes

Leia mais

Seguro Automóvel. Condições Gerais, Especiais e Particulares

Seguro Automóvel. Condições Gerais, Especiais e Particulares Seguro Automóvel Condições Gerais, Especiais e Particulares ÍNDICE CONDIÇÕES GERAIS PARTE I TUDO SOBRE A COBERTURA DE RESPONSABILIDADE CIVIL OBRIGATÓRIA E, NOS CASOS EXPRESSAMENTE ASSINALADOS, ALGO SOBRE

Leia mais

LIBERTY ENFERMEIROS MANUAL PRÁTICO

LIBERTY ENFERMEIROS MANUAL PRÁTICO LIBERTY ENFERMEIROS MANUAL PRÁTICO NA LIBERTY SER ENFERMEIRO É UMA VANTAGEM! DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS Fazemos nossas as suas exigências de Inovação! Planos da Solução Liberty Protecção Total Protecção

Leia mais

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Mutuante Banco BPI, S.A. Sede: Rua Tenente Valadim, 284 4100-476 PORTO Sociedade Aberta, Capital Social 1.293.063.324,98, matriculada na CRCP sob o número

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. E CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. E CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. E CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Entre: Companhia de Seguros Tranquilidade S.A., com o capital social de 95.000.000 (noventa

Leia mais

LIBERTY VELA FICHA DE PRODUTO

LIBERTY VELA FICHA DE PRODUTO FICHA DE PRODUTO O Liberty Vela é um Seguro de Embarcações Particulares de Recreio que garante os danos de Pequenas é Medias Embarcações à Vela, dos respectivos ocupantes, bem como danos causados a terceiros.

Leia mais

REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS. Capítulo I - Disposições Gerais... 2. Capítulo II... 4. Secção I - Serviços de Saúde... 4

REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS. Capítulo I - Disposições Gerais... 2. Capítulo II... 4. Secção I - Serviços de Saúde... 4 REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS Capítulo I - Disposições Gerais... 2 Capítulo II... 4 Secção I - Serviços de Saúde... 4 Secção II - Complementos de Reforma... 5 Capítulo III - Benefícios suportados pelo Fundo

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DESPORTIVO MANUAL DE PROCEDIMENTOS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DESPORTIVO MANUAL DE PROCEDIMENTOS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DESPORTIVO MANUAL DE PROCEDIMENTOS 1 DEFINIÇÃO De acordo com as Condições Gerais da Apólice de Acidentes Pessoais - Desporto Cultura e Recreio e das Condições Particulares

Leia mais

BOLETIM ESCLARECIMENTOS Anuidade de 01.Abril.2013 a 31.03.2014

BOLETIM ESCLARECIMENTOS Anuidade de 01.Abril.2013 a 31.03.2014 BOLETIM ESCLARECIMENTOS Anuidade de 01.Abril.2013 a 31.03.2014 Plano Base oferecido pelo OTOC O que é este seguro? Este seguro de saúde foi negociado em 2007 pela OTOC com o Grupo Espírito Santo (Banco

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Seguro Acidentes de Trabalho

Perguntas frequentes sobre o Seguro Acidentes de Trabalho Perguntas frequentes sobre o Seguro Acidentes de Trabalho O que é um acidente de trabalho? Por acidente de trabalho, entende-se o acidente: a) Que se verifique no local de trabalho ou no local onde é prestado

Leia mais

L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010

L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010 L 306/2 Jornal Oficial da União Europeia 23.11.2010 Projecto DECISÃO N. o / DO CONSELHO DE ASSOCIAÇÃO instituído pelo Acordo Euro-Mediterrânico que cria uma associação entre as Comunidades Europeias e

Leia mais

A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS

A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS peugeot.pt A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS AVARIA & ACIDENTE 8 ANOS DE ASSISTÊNCIA EM VIAGEM GRATUITA 800 206 366 24h/DIA 7DIAS/semana ServiÇO Peugeot, Olhamos pelo seu Peugeot como ninguém ANEXO1 CONDIÇÕES

Leia mais

Plano Saúde Complementar

Plano Saúde Complementar Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2013-2014 PROTOCOLO UNIVERSIDADE DE ÉVORA Plano Saúde Complementar Manual válido para o período de 01/09/2013 a 30/09/2014 O presente manual não substitui

Leia mais

Companhia de Seguros: MAPFRE SEGUROS GERAIS, S.A. Lançamento em março de 2010 (upgrade em julho de 2013).

Companhia de Seguros: MAPFRE SEGUROS GERAIS, S.A. Lançamento em março de 2010 (upgrade em julho de 2013). Definição Cliente-Alvo Garante casas de habitação (só conteúdo ou conteúdo e edifício), construídas a partir de 1960, em bom estado de conservação, quer sejam residência permanente quer não, contra a generalidade

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ACIDENTES PESSOAIS

MANUAL TÉCNICO ACIDENTES PESSOAIS MANUAL TÉCNICO ACIDENTES PESSOAIS Introdução O seguro de Acidentes Pessoais tem por objectivo garantir as prestações contra os prejuízos, que possam advir em consequência de acidentes susceptíveis de ocorrer

Leia mais

Glossário de Crédito Habitação do NOVO BANCO

Glossário de Crédito Habitação do NOVO BANCO Glossário de Crédito Habitação do NOVO BANCO Tipo de Propriedade 1ª Habitação Residência habitual do agregado familiar (habitação própria permanente). 2ª Habitação Residência não habitual do agregado familiar

Leia mais

Manual de Procedimentos. AIG Mission. Mission

Manual de Procedimentos. AIG Mission. Mission Manual de Procedimentos AIG 1 Apólice Procedimentos em caso de Sinistro (Todo o mundo) Sempre que se torne necessário activar as garantias da apólice e, especialmente, em caso de emergência, as Pessoas

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DOS PRATICANTES AMADORES E DOS AGENTES DESPORTIVOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DOS PRATICANTES AMADORES E DOS AGENTES DESPORTIVOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DOS PRATICANTES AMADORES E DOS AGENTES DESPORTIVOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS 1 DEFINIÇÃO De acordo com as Condições Gerais da Apólice de Acidentes Pessoais - Desporto Cultura

Leia mais

São condições para colaboradores de empresas aderentes e que merecem partilhar as conquistas da sua empresa.

São condições para colaboradores de empresas aderentes e que merecem partilhar as conquistas da sua empresa. São condições para colaboradores de empresas aderentes e que merecem partilhar as conquistas da sua empresa. Com a domiciliação de um ordenado superior a 350 /mês passa a ter acesso a um vasto conjunto

Leia mais

OFERTA SEGUROS TRANQUILIDADE

OFERTA SEGUROS TRANQUILIDADE OFERTA SEGUROS TRANQUILIDADE AGAP Condições em vigor para a rede Comercial Tranquilidade Agosto 2008 Rectificação dos procedimentos operacionais para os MONITORES DE FITNESS, SÓCIOS E COLABORADORES INTRODUÇÃO

Leia mais

Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades

Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades PROTOCOLO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE SEGURO Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades Entre a Companhia de Seguros AÇOREANA, S.A. com sede no Largo da Matriz,

Leia mais

Fundo de Pensões. Ordem dos Economistas 2012

Fundo de Pensões. Ordem dos Economistas 2012 Fundo de Pensões Ordem dos Economistas 2012 1 Agenda Plano de Pensões da Ordem dos Economistas Fundos de Pensões Site BPI Pensões 2 Âmbito A Ordem dos Economistas decidiu constituir um Plano de Pensões

Leia mais

SOS LIGHT E BASE CONDIÇÃO ESPECIAL ASSISTÊNCIA EM VIAGEM. www.ipronto.pt

SOS LIGHT E BASE CONDIÇÃO ESPECIAL ASSISTÊNCIA EM VIAGEM. www.ipronto.pt www.ipronto.pt CLÁUSULA PRELIMINAR - DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS Na parte não especificamente regulamentada, aplicam-se a esta Condição Especial as Condições Gerais do Seguro Automóvel Facultativo. CLÁUSULA

Leia mais

Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril

Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril Decreto-Lei n.º 146/93 de 26 de Abril (Rectificado, nos termos da Declaração de Rectificação n.º 134/93, publicada no DR, I-A, supl, n.º 178, de 31.07.93) Objecto... 2 Obrigatoriedade do seguro... 2 Seguro

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DESPORTIVO MANUAL DE PROCEDIMENTOS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DESPORTIVO MANUAL DE PROCEDIMENTOS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS SEGURO DESPORTIVO MANUAL DE PROCEDIMENTOS 1 DEFINIÇÃO De acordo com as Condições Gerais da Apólice de Acidentes Pessoais - Desporto Cultura e Recreio e das Condições Particulares

Leia mais

Clientes interessados em proteger a sua vida, e ao mesmo tempo constituir uma poupança para a reforma ou qualquer projeto pessoal, num só seguro.

Clientes interessados em proteger a sua vida, e ao mesmo tempo constituir uma poupança para a reforma ou qualquer projeto pessoal, num só seguro. PARA QUEM? Clientes interessados em proteger a sua vida, e ao mesmo tempo constituir uma poupança para a reforma ou qualquer projeto pessoal, num só seguro. LIMITES Idades Mínima e Máxima na contratação:

Leia mais

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO DE VIDA PPR PPR BIC GARANTIDO (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008 de 16 de Abril)

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO DE VIDA PPR PPR BIC GARANTIDO (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008 de 16 de Abril) INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO DE VIDA PPR PPR BIC GARANTIDO (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008 de 16 de Abril) SEGURADOR MAPFRE SEGUROS DE VIDA S.A. Sede Social: Rua Castilho, 52, 1250-071 Lisboa N.I.P.C.

Leia mais

Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA. de 2012. de 2012

Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA. de 2012. de 2012 Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA de de 2012 ÍNDICE SUJEIÇÃO CONCEITO DE REMUNERAÇÃO REMUNERAÇÃO ACESSÓRIA EXEMPLOS DE REMUNERAÇÕES SUJEITAS BREVE ANÁLISE DO CONCEITO DE REMUNERAÇÃO DO CÓDIGO

Leia mais

Fidelity Poupança. Condições Gerais e Especiais

Fidelity Poupança. Condições Gerais e Especiais 1. DEFINIÇÕES 1.1. Para os efeitos do presente Contrato, entende-se por:» I.C.A.E.: Instrumento de Captação de Aforro Estruturado ;» Seguradora: ;» Tomador de Seguro: a Entidade que celebra o Contrato

Leia mais

1. Prestação do serviço de reboque ao abrigo da cobertura de assistência em viagem

1. Prestação do serviço de reboque ao abrigo da cobertura de assistência em viagem Estimado(a) Cliente, É com grande satisfação que a Açoreana Seguros, S.A. lhe dá as boas-vindas ao Pontual Auto. Estamos seguros que o nosso serviço vai fazer toda a diferença. Junto encontra a informação

Leia mais

BOLETIM ESCLARECIMENTOS Anuidade de 01.04.2015 a 31.03.2016

BOLETIM ESCLARECIMENTOS Anuidade de 01.04.2015 a 31.03.2016 BOLETIM ESCLARECIMENTOS Anuidade de 01.04.2015 a 31.03.2016 Plano Base oferecido pela OTOC O que é este seguro? Este seguro de saúde foi negociado em 2007 pela OTOC com o Novo Banco. Todos os Toc s que

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DESPORTO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE AVEIRO MANUAL DE PROCEDIMENTOS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DESPORTO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE AVEIRO MANUAL DE PROCEDIMENTOS Apólice n.º: 3968922 SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DESPORTO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE AVEIRO MANUAL DE PROCEDIMENTOS Este manual destina-se a reger o funcionamento do contrato de seguro desportivo obrigatório

Leia mais

BASES DO CONTRATO...3

BASES DO CONTRATO...3 UNIT LINKED DB VIDA Condições Gerais...2 1. DEFINIÇÕES...2 2. BASES DO CONTRATO...3 3. INÍCIO E DURAÇÃO DO CONTRATO...4 4. ÂMBITO DA COBERTURA...4 5. GESTÃO DAS UNIDADES DE PARTICIPAÇÃO...4 6. PRÉMIOS...6

Leia mais

!! "# $$$ " % & $ '$$ $ $ $ $" ( ) $ #* * Destina-se se a clientes particulares, maiores de idade e residentes em Portugal, titulares de uma conta à

!! # $$$  % & $ '$$ $ $ $ $ ( ) $ #* * Destina-se se a clientes particulares, maiores de idade e residentes em Portugal, titulares de uma conta à DESTINATÁRIOS OPERAÇÕES PERMITIDAS ) ( $ $)$$ +&!! "# $$$ " % & $ '$$ $ $ $ $" ( ) $ #* * ** ** Destina-se se a clientes particulares, maiores de idade e residentes em Portugal, titulares de uma conta

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE ATLETAS E AGENTES DESPORTIVOS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE ATLETAS E AGENTES DESPORTIVOS Manual de Procedimentos e Serviços Médicos Convencionados Federação Portuguesa de Basquetebol SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE ATLETAS E AGENTES DESPORTIVOS 1. Definições (de acordo com as Condições Gerais,

Leia mais

Manual de Procedimentos do Seguro Escolar

Manual de Procedimentos do Seguro Escolar Manual de Procedimentos do Seguro Escolar O Seguro Escolar constitui um sistema de protecção destinado a garantir a cobertura financeira da assistência, em caso de acidente escolar, complementarmente aos

Leia mais

500.000 FAMÍLIAS JÁ GEREM MELHOR AS SUAS DESPESAS

500.000 FAMÍLIAS JÁ GEREM MELHOR AS SUAS DESPESAS 500.000 FAMÍLIAS JÁ GEREM MELHOR AS SUAS DESPESAS CLIENTE FREQUENTE Poupe mais com esta solução integrada de produtos e serviços bancários e pague o mesmo todos os meses. MILLENNIUM. É PARA AVANÇAR. www.millenniumbcp.pt

Leia mais

ESCLARECIMENTOS. Plano Zero oferecido pela CTOC

ESCLARECIMENTOS. Plano Zero oferecido pela CTOC ESCLARECIMENTOS Plano Zero oferecido pela CTOC PERGUNTAS FREQUENTES O que é o seguro de Saúde da CTOC? É um seguro de saúde que foi negociado pela CTOC com o Grupo Espírito Santo (Companhia de Seguros

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO REGRAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PARA O CÁLCULO DE BOLSAS DE ESTUDO I. Atento o nº 1 do artigo 10º, o Rendimento anual do agregado

Leia mais

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa.

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. GUIA COMPRA DE CASA Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. O BPI sintetizou algumas informações que o ajudarão a tomar a melhor decisão. 1 - Quais os custos a considerar na escolha

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Global Companhia Seguros SA/ Companhia Seguros Açoreana SA

MANUAL TÉCNICO. Global Companhia Seguros SA/ Companhia Seguros Açoreana SA MANUAL TÉCNICO ACIDENTES PESSOAIS Tomador de Seguro: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AIKIDO Apólice: 209019875 Companhia: Global Companhia Seguros SA/ Companhia Seguros Açoreana SA Contactos: Av. Duque de Ávila,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA DP NETB@ANCO 90 DIAS

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA DP NETB@ANCO 90 DIAS DP NETB@ANCO 90 DIAS Designação Condições de acesso Modalidade Prazo Mobilização antecipada DP Netb@nco 90 Dias Clientes aderentes ao NetB@nco (constituição e movimentação exclusiva através do canal NetB@nco).

Leia mais

PROGRAMA DE SOLIDARIEDADE E APOIO À RECUPERAÇÃO DE HABITAÇÃO

PROGRAMA DE SOLIDARIEDADE E APOIO À RECUPERAÇÃO DE HABITAÇÃO PROGRAMA DE SOLIDARIEDADE E APOIO À RECUPERAÇÃO DE HABITAÇÃO Condições de Acesso Condição Prévia: Limites de Rendimento Podem-se candidatar-se a pessoa ou o agregado familiar cujo rendimento anual bruto

Leia mais

Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional

Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional Artigo 102.º Objecto É aprovado o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento

Leia mais

3º Alargamento de Prazo das Linhas de Crédito PME Investe - Documento de divulgação - V.1

3º Alargamento de Prazo das Linhas de Crédito PME Investe - Documento de divulgação - V.1 1. Beneficiários: As empresas que tenham operações contratadas ao abrigo das Linhas de Crédito PME Investe e que à data de contratação do alargamento do prazo não tenham incumprimentos não regularizados

Leia mais