MANUAL DO ALUNO 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO ALUNO 2017"

Transcrição

1 MANUAL DO ALUNO 2017 (versão 1) CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CURSO TÉCNICO ESCOLA SENAI LUIZ SIMON Jacareí

2 2 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon Manual do Aluno SENAI SP, 2017 Diretor: Domingos Gonçalves da Costa Neto Elaboração: Equipe Escolar Escola SENAI Luiz Simon Rua Prof. Hélio Augusto de Souza, 105 Jardim Emília Jacareí SP CEP Versão 2017/1 - APROVADA EM 09/01/2017 Domingos Gonçalves da Costa Neto Diretor

3 3 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon Caro Aluno, Seja bem vindo! Parabéns por você ter chegado até aqui. É com muito orgulho e satisfação que o recebemos em nossa Escola. É nosso compromisso orientá-lo na construção de seu projeto educacional. Este manual reúne informações úteis para a sua permanência na Escola. Leia-o com atenção e guarde-o para futuras consultas.

4 4 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon SUMÁRIO O SENAI é assim... 5 Missão... 6 Políticas de Gestão do SENAI-SP... 6 Política da Qualidade e Meio Ambiente... 6 Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação... 6 A Nossa Escola... 7 Apoio ao Aluno... 8 Secretaria... 8 Biblioteca... 8 Apoio Educacional... 8 Direitos e deveres do educando... 9 São direitos do educando:... 9 São deveres do educando:... 9 Normas Internas Geral Uniformes e EPIs Frequência Afastamento de alunos por atestado médico Compensação de ausências Promoção e conclusão Boletim escolar Cancelamento de matrícula por opção Entrada nas aulas Saída antecipada Zelo com equipamentos, materiais e ambientes Namorados / casais Veículos dos alunos Bicicletas Motos e carros Uso dos Armários Atenção!!!!! Não se esqueça:... 17

5 5 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon O SENAI É ASSIM O SENAI é uma instituição privada, de âmbito nacional, que atua no campo da Educação Profissional. Mas não é só isso. Ele também presta Assistência Técnica e Tecnológica, produz e dissemina informações, além de gerar e difundir tecnologia. É mantido e administrado pela indústria, com recursos das empresas industriais, das comunicações e da pesca. Em São Paulo, o Sistema SENAI está presente em várias regiões do Estado, onde, através de suas Unidades de Formação Profissional e de suas Escolas Móveis, atende às mais diversas áreas industriais. Empresas, trabalhadores e jovens em busca de profissionalização são seus clientes preferenciais.

6 6 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon MISSÃO Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. POLÍTICAS DE GESTÃO DO SENAI-SP O SENAI-SP, no cumprimento da sua missão, promove o contínuo aprimoramento dos serviços educacionais e tecnológicos, o desenvolvimento de seus recursos humanos e o fortalecimento da relação com os clientes e partes interessadas. POLÍTICA DA QUALIDADE E MEIO AMBIENTE Atendimento à legislação aplicável aos seus processos e serviços. Manutenção de ambientes de trabalho adequados e seguros. Preservação do meio ambiente, por meio da prevenção à poluição e do uso consciente de recursos. POLÍTICA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO Desenvolvimento de serviços técnicos e tecnológicos. Produção de soluções técnicas e inovações para o mercado. Atuação em rede e busca sistemática de referenciais externos. Reconhecimento da inovação como ativo valioso da organização. Promoção de linguagem comum de inovação na instituição.

7 7 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon A NOSSA ESCOLA A Escola SENAI Luiz Simon foi inaugurada em 17 de agosto de 1995, e atualmente, desenvolve Educação Profissional, nas linhas de serviço: Curso de Aprendizagem Industrial CAI, com as qualificações em: o Mecânico de Usinagem e o Mecânico de Manutenção. Curso Técnico CT, com as habilitações em: o Técnico em Química e o Técnico em Automação Industrial. Formação Inicial e Continuada nas modalidades FIC-Escola e FIC-Empresa/Entidade, oferecendo programas nas áreas da: o Química, o Metalmecânica, o Elétrica, o Automação, o Informática, entre outras.

8 8 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon APOIO AO ALUNO Secretaria A secretaria é responsável pela escrituração escolar (matrícula, registros escolares, prontuários dos alunos, etc.) e pela expedição de documentos (declarações, boletins, certificados, históricos, diplomas, etc.). O horário de atendimento externo é de segunda a sexta feira, das 9h00 às 20h00. Aos sábados, das 9h00 às 14h00. O atendimento para alunos é realizado no horário do intervalo ou fora do horário de aulas. Biblioteca A Biblioteca reúne o acervo das áreas tecnológicas de atuação da Escola e obras de interesse geral. Disponibiliza também o acesso à internet para fins de pesquisa e trabalhos escolares. O horário de atendimento da biblioteca está fixado na entrada do local. Apoio Educacional É responsabilidade da Analista de Qualidade de Vida o acompanhamento do processo educacional, do desempenho e aproveitamento do aluno e as intervenções em situações de conflito e indisciplina. O horário de atendimento é de segunda a sexta feira, durante os intervalos ou fora dos horários de aulas, observando também a escala abaixo: Segundas, quartas e sextas feiras: das 8h00 às 17h00. Terças e quintas feiras: das 12h00 às 21h00. O atendimento durante o horário das aulas será realizado somente mediante encaminhamento do docente responsável, conforme especificado no horário escolar. O atendimento aos pais será agendado sempre que necessário.

9 9 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon DIREITOS E DEVERES DO EDUCANDO Os direitos e deveres do aluno estão declarados no Regimento Comum das Unidades Escolares SENAI, respectivamente nos artigos 55 e 56, transcritos a seguir: São direitos do educando: 1. Receber ensino de qualidade; 2. Ser respeitado, por todos os agentes do processo educativo, na sua singularidade pessoal e cultural; 3. Ter acesso a níveis mais elevados de ensino; 4. Receber acompanhamento pedagógico sistematizado; 5. Participar de atividades promovidas pela AAPM e de atividades didáticopedagógicas, que complementem sua aprendizagem; 6. Ter resguardados seus direitos de defesa em conselhos de classe e escolar. São deveres do educando: 1. Respeitar as normas administrativas e pedagógicas inerentes aos cursos ou níveis de ensino; 2. Empenhar-se na autoeducação e no aproveitamento de todos os recursos disponíveis ao seu progresso intelectual e profissional; 3. Comparecer pontualmente aos compromissos escolares; 4. Respeitar as diferenças individuais relacionadas com etnia, credos, opções políticas e culturais diferenciadas; 5. Participar de todas as atividades escolares que concorram para o aprimoramento da sua formação profissional e educação para a cidadania; 6. Relacionar-se com respeito e cortesia com colegas, funcionários e demais agentes do processo educativo; 7. Respeitar as normas disciplinares, de segurança e de prevenção de acidentes, conforme as características do curso; 8. Manter a escola informada sobre aspectos que não possam ser negligenciados, com relação à sua saúde e integridade física e mental; 9. Manter a escola informada sobre os motivos de eventuais ausências e mudanças de residência e ou local de trabalho; 10. Fazer uso de uniforme adequado às aulas, e adotado pela escola; 11. Zelar pelo patrimônio da unidade escolar e pelo material que lhe for confiado, colaborando na sua conservação e manutenção.

10 10 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon NORMAS INTERNAS Geral É obrigatório trazer consigo todo o material necessário à aula. Só é permitido entrar ou sair do local da atividade com o consentimento do docente responsável. Só é permitida a permanência nas salas de aulas, laboratórios e oficinas nos horários de aulas e com o acompanhamento de um docente responsável. É responsabilidade do aluno monitorar e manter o controle da sua frequência escolar. Só é permitido consumir alimentos no refeitório. É permitido o consumo de água em garrafa tipo squeeze em todos os ambientes, exceto nos laboratórios e oficinas. É proibido deitar nos bancos, muretas e pisos, bem como sentar no piso dos pátios externos. Não é permitida a utilização de aparelhos de telefonia celular, smartfones e tablets nos ambientes de ensino (salas de aula, laboratórios, oficinas, biblioteca e auditório). Manter os aparelhos desligados. Caso o uso desses aparelhos faça parte de alguma estratégia de ensino/aprendizagem, o docente responsável poderá liberar o uso específico. É de responsabilidade do educando zelar por todo o material, máquina, ferramenta ou dispositivo que lhe for confiado. É proibido fotografar ou filmar na Escola sem autorização. É proibido postar imagens, filmagens da escola, comentários sobre assuntos da Instituição SENAI em redes sociais, youtube, internet em geral, sem autorização. É proibido fazer festas, comemorações, confraternizações exceto as constantes do Calendário Escolar. É proibido fumar nas dependências da escola, conforme Lei Federal nº 9294 de 15/7/96 e Lei Estadual nº de 07/07/2009. Não serão toleradas brincadeiras que ofereçam risco aos envolvidos, em quaisquer ambientes da escola.

11 11 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon Uniformes e EPIs É obrigatório o uso do uniforme (camisa branca para os Cursos Técnicos, cinza para os Cursos de Aprendizagem Industrial, azul para Formação Inicial e Continuada), e calças compridas jeans sem bolsos laterais. Não é permitido o uso de calças legging. Em todos os ambientes de ensino é obrigatório o uso de calçado fechado que ofereça real proteção para os pés. Não é permitido adentrar o ambiente escolar trajando bermudas. É permitido o uso de boné nas dependências da Escola, exceto nas oficinas e laboratórios. Nas salas de aula o uso de bonés é autorizado, desde que não prejudique o desenvolvimento da aula; caso o docente solicite a retirada do boné, o aluno deverá fazê-lo. Não é permitido o uso de vestimentas de times, torcidas ou partidos políticos. Nas oficinas e laboratórios: É obrigatório o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais EPI aplicáveis ao ambiente, com Certificado de Aprovação CA válido. Cabelos longos devem estar presos. Especificamente na oficina mecânica e de manutenção deve-se usar redinha. Não é permitido o uso de adornos pessoais (brincos, colares, piercings, alargadores, pulseiras, relógios, bonés, gorros, etc.). Especificamente para atividades práticas nos laboratórios químicos é obrigatório o uso de avental branco de mangas longas, sem logomarcas. Nesses ambientes é permitido o uso de tênis. Os EPIs são de uso individual e devem ser trazidos todos os dias, independente das aulas previstas no horário escolar vigente.

12 12 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon FREQUÊNCIA A frequência às aulas e aos demais atos escolares é obrigatória, não havendo abono de faltas. De acordo com o Regimento Comum, a justificativa de ausências é OBRIGATÓRIA. Para que as faltas sejam consideradas justificadas e passíveis de compensação, o aluno deverá justificar sua ausência num PRAZO MÁXIMO DE 03 dias úteis a partir da ocorrência da falta. A justificativa deverá ser apresentada de forma documental, por meio de declarações, atestados, comprovantes de comparecimento, ou outros documentos que justifiquem sua ausência. Serão passíveis de compensação as faltas ocorridas por motivos médicos, cumprimento de obrigações legais e questões relacionadas ao trabalho profissional. Outros motivos serão avaliados pela coordenação. O aluno deverá PROTOCOLAR a justificativa documental na Secretaria da Escola dentro do prazo estabelecido acima. AFASTAMENTO DE ALUNOS POR ATESTADO MÉDICO Alunos afastados por atestado médico ou odontológico, não poderão frequentar aulas teóricas ou práticas mesmo que considere estar em condições. Será respeitado o período de afastamento definido pelo profissional da saúde. No caso de alunos empregados, é necessário que os mesmos apresentem os atestados na empresa e na escola. COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS Haverá compensação de ausências para todos os componentes curriculares dos CAI e CT, somente das ausências que ultrapassem os 25%, obedecendo aos seguintes aspectos:

13 13 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon O processo deverá ser presencial, realizado em horário diferente do horário de aulas; A compensação das aulas ocorrerá em horários compatíveis com a disponibilidade de horário dos docentes; As atividades compreenderão conhecimentos das aulas não assistidas; Só serão permitidas compensações de ausências justificadas e protocoladas na secretaria, conforme procedimento vigente; O processo de compensação de ausências deverá encerrar-se antes da apuração dos resultados do semestre letivo. O prazo para solicitação será de trinta dias corridos antes do término do semestre letivo, conforme divulgação em calendário escolar. A solicitação deve ser feita por meio de enviado para a analista de qualidade de vida, obedecendo ao texto padrão abaixo: Solicito abertura de processo de COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA conforme justificativas documentadas registradas sob Nº(s) de protocolo xxx/ano (relacionar todos os números de protocolos de justificativas de ausências) Nome completo do aluno e código da turma. No caso de alunos menores de 18 anos a solicitação de compensação de ausências deverá ser feita pelo responsável legal. PROMOÇÃO E CONCLUSÃO Será considerado promovido ou concluinte de estudos, o aluno que, ao final do período letivo, obtiver em cada componente curricular, frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas e nota final igual ou superior a 50 (cinquenta), numa escala de 0 a 100.

14 14 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon BOLETIM ESCOLAR Será fornecido um único boletim ao término do semestre letivo. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA POR OPÇÃO Ao aluno que precisar cancelar a matrícula, deverá: Conversar com a Coordenação, para explicitar os motivos; Preencher o formulário de Cancelamento de Matrícula ; Quitar possíveis débitos com a Escola. O cancelamento será feito somente após o cumprimento dos itens acima. ENTRADA NAS AULAS Para a entrada dos alunos em aula deverão ser observadas as seguintes regras, em função do horário de entrada da turma: Horário de entrada O aluno entra na aula e o docente registra PRESENÇA na 1ª aula O aluno entra na aula. O docente registra FALTA na 1ª aula. 7h30 7h30 até 7h40 A partir das 7h40 8h00 8h00 até 8h10 A partir das 8h10 13h30 13h30 até 13h40 A partir das 13h40 18h45 18h45 até 18h55 A partir das 18h55 Só existe tolerância para a entrada na primeira aula do período. Para as demais aulas não há tolerância. Os alunos não precisam pedir autorização da Coordenação para entrar em aula, desde que observadas as regras acima.

15 15 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon SAÍDA ANTECIPADA A saída antecipada será autorizada pelos próprios Docentes, após consulta da frequência no diário de classe e formalizadas na Permissão de saída de Aluno. Caso o aluno seja menor de 18 anos, a saída antecipada só será autorizada mediante a solicitação formal do pai ou responsável. ZELO COM EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E AMBIENTES Caso ocorram danos aos recursos didáticos da escola o aluno deverá comunicar o Docente para verificação das responsabilidades e encaminhamento de ações corretivas. NAMORADOS / CASAIS Não é permitido namorar, ficar, beijar, sentar no colo ou manifestar qualquer outra forma de contato físico em qualquer ambiente da escola ou em quaisquer atividades escolares que ocorram fora da escola (exemplos: visitas técnicas, visitas a feiras e exposições, palestras, outros.

16 16 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon VEÍCULOS DOS ALUNOS Bicicletas A escola disponibiliza aos alunos um bicicletário, local destinado ao estacionamento de bicicletas, onde as mesmas deverão estar devidamente trancadas com corrente e cadeado. O tráfego interno deverá ser realizado empurrando a bicicleta. Motos e carros Por mera liberalidade, esta escola permite aos alunos estacionarem seus veículos em local destinado a este fim. Os veículos deverão estar trancados. Não é permitida a permanência de alunos no estacionamento, mesmo que dentro do veículo. A equipe de segurança não está autorizada a permitir que alunos se dirijam aos veículos durante os intervalos ou durante as aulas. Caso o aluno necessite ir até o seu veículo deverá solicitar autorização a um dos membros da coordenação. A escola não se responsabiliza por nenhuma ocorrência nos estacionamentos. É proibido trafegar em velocidade superior a 10Km/h. USO DOS ARMÁRIOS Os armários de aço podem ser usados pelos alunos desde que trancados com CADEADO DE PROPRIEDADE DO ALUNO. Diariamente ao término do período de aulas todos os armários devem estar desocupados.

17 17 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon ATENÇÃO!!!!! Conforme estabelece o Regimento Comum das Unidades Escolares do SENAI-SP, o educando que infringir as normas disciplinares receberá orientação e será passível de advertência verbal, advertência escrita ou afastamento temporário, de até três dias, de todas as atividades escolares. As penas de advertência escrita e de afastamento temporário são aplicadas pela Direção, com ciência dos pais ou responsáveis, caso o educando seja menor de 18 anos. Casos de extrema gravidade serão passíveis de desligamento da Escola. NÃO SE ESQUEÇA: Respeite os seus companheiros, evitando brincadeiras que possam oferecer riscos. Exercite a cordialidade e a cortesia com os colegas, dentro e fora das dependências da Escola. Zele pelo patrimônio da Escola e pelo material que lhe for confiado. Eles são necessários ao seu aprendizado. Respeite os colegas e os funcionários da Escola evitando fofocas, calúnia, injúria, bullying, atos agressivos e tudo aquilo que você não gostaria que fizessem com você! Respeite as diferenças. Cada um de nós tem uma forma diferente de ser. É aí que está a riqueza dos nossos grupos. Juntos nos completamos!

18 18 Manual do aluno Escola SENAI Luiz Simon Telefone de contato da escola: (12)

Manual do Aluno. Aluno. Ocupação.

Manual do Aluno. Aluno. Ocupação. Manual do Aluno Aluno Ocupação Escola SENAI Lençóis Paulista Rua Aristeu Rodrigues Sampaio, 271 - Jd. das Nações - Lençóis Paulista - SP Telefone 14 3269 3969 / www.sp.senai.br/lencoispaulista www.sp.senai.br/redessociais

Leia mais

Manual do Aluno Aluno. Ocupação.

Manual do Aluno Aluno. Ocupação. Manual do Aluno 2013 Aluno Ocupação Escola SENAI Lençóis Paulista Rua Aristeu Rodrigues Sampaio, 271 - Jd. das Nações - Lençóis Paulista - SP Telefone 14 3269 3969 / www.sp.senai.br/lencoispaulista www.sp.senai.br/redessociais

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2018

MANUAL DO ALUNO 2018 MANUAL DO ALUNO 2018 1 Prezado Aluno: Nós da Faculdade Andreotti acreditamos que você é indispensável para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Assim buscamos meios de melhorias constantes

Leia mais

SAÍDA DO ALUNO DO COLÉGIO. A saída de alunos do Colégio só será permitida se acompanhado pelo responsável ou pessoa por ele

SAÍDA DO ALUNO DO COLÉGIO. A saída de alunos do Colégio só será permitida se acompanhado pelo responsável ou pessoa por ele O Colégio Mediterrâneo, prepara a criança e o adolescente para atuar no presente e futuro, de forma ativa e participativa, estimulando-os e acreditando sempre que eles são capazes. Entendemos que cada

Leia mais

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno

Ensino Fundamental. Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Ensino Fundamental Guia prático para instruções e esclarecimento do aluno Prezado aluno e família Este é um guia prático com as normas, procedimentos e esclarecimentos pertinentes ao seu cotidiano escolar

Leia mais

Escola SENAI de Mauá

Escola SENAI de Mauá Escola SENAI de Mauá CT 164 Proposta Pedagógica da Escola SENAI de Mauá SENAI-SP, 2012 Elaboração Equipe Escolar Revisão Equipe Escolar Aprovação Diretor da Escola 1 SUMÁRIO Apresentação 3 Missão 3 Contexto

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR NORMAS DISCIPLINARES: DIREITOS e DEVERES DISCENTES ANO LETIVO 2019 É DIREITO DO ALUNO: I- Receber,

Leia mais

Prezado Aluno. É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo.

Prezado Aluno. É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo. MIRAFLORES 02 Prezado Aluno É com muito carinho e satisfação que recebemos você neste ano letivo. É bom chegar, rever os amigos, conhecer novos colegas, reencontrar professores. Neste manual estão as normas

Leia mais

Orientações Gerais para Família/Aluno

Orientações Gerais para Família/Aluno 1 São Luís Guanella Rogai por nós. www.emdp.com.br Orientações Gerais para Família/Aluno 2 Apresentação Querido Aluno, É com muito carinho que recebemos você em nossa Escola. Iniciamos um novo ano com

Leia mais

NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2

NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2 NORMAS DISCIPLINARES ENSINO FUNDAMENTAL 2 1. HORÁRIO DAS AULAS 13h15 às 18h25 A aula iniciará às 13h15, com tolerância de 10 minutos. Os alunos do Ensino Fundamental 2 que chegarem após às 13h25 perderão

Leia mais

INÍCIO DAS AULAS 2019

INÍCIO DAS AULAS 2019 É preciso que você se proponha a avançar cada vez mais e em coisas mais perfeitas. Santo Antonio Maria Zaccaria Ilmos. Srs. Pais e/ou Responsáveis Prezados Senhores Encaminhamos informações importantes

Leia mais

Manual do Aluno Escola SENAI de Valinhos

Manual do Aluno Escola SENAI de Valinhos Manual do Aluno 2016 Aluno Ocupação Escola SENAI de Valinhos Rua Artur Fernandes Querido, 55 - Bairro Santo Antonio - Valinhos-SP Fone: (19) 3829-70 www.sp.senai.br/valinhos www.sp.senai.br/redessociais

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Escola SENAI Frederico Jacob MANUAL DO ALUNO CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CARO ALUNO, Parabéns! Você acaba de matricula-se no SENAI, instituição de ensino mantida e administrada pela Indústria.

Leia mais

MANUAL DO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli

MANUAL DO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli 2017 MANUAL DO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli MISSÃO: Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais,

Leia mais

CARTILHA DE DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS DO COLÉGIO RODIN

CARTILHA DE DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS DO COLÉGIO RODIN CARTILHA DE DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS DO COLÉGIO RODIN São deveres dos alunos: I. Acatar e respeitar as autoridades da Escola, os funcionários e seus colegas; II. Ser pontual e assíduo aos horários

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS METALMECÂNICA E SOLDAGEM

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS METALMECÂNICA E SOLDAGEM REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS METALMECÂNICA E SOLDAGEM CAMPO GRANDE 2018 CONSELHO REGIONAL SENAI/MS BIÊNIO 2018/2019 Presidente Sérgio Marcolino Longen Diretor Regional Jesner Marcos Escandolhero

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO REGIMENTO DA ESCOLA SESC EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I RIO BRANCO AC, 2016 1 Horário de funcionamento das aulas: Segunda

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários Entrada: 7h e 10 minutos Saída: 11h e 55 min (cinco aulas) e 12h e 45 min (seis

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SÍNTESE DO REGIMENTO ESCOLAR ESCOLA SESC- UNIDADE EDUCACIONAL SESC CENTRO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO RIO BRANCO

Leia mais

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017

ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 ESCOLA CONSTRUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REGULAMENTO ESCOLAR 2017 1 A Escola funciona de 2ª (segunda-feira) a 6ª (sexta-feira), nos seguintes horários: Secretaria da Escola Manhã: das

Leia mais

Orientações Gerais 1) FUNCIONAMENTO DOS SETORES

Orientações Gerais 1) FUNCIONAMENTO DOS SETORES 1) FUNCIONAMENTO DOS SETORES Orientações Gerais 1.1- Matrícula Deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, preenchendo os instrumentos adequados e apresentando os documentos necessários. 1.2 - Secretaria

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil

Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Normas e Procedimentos Escolares Educação Infantil Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Educação Infantil (Maternal I e II, Jardim I e II), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (2º e 3º anos/ Cursinho). DATAS DE INÍCIO

Leia mais

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

MANUAL DA FAMÍLIA. Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO MANUAL DA FAMÍLIA Este manual visa orientar os pais/responsáveis e alunos quantos às NORMAS E PROCEDIMENTOS DO IBE. MISSÃO DA INSTITUIÇÃO Proporcionar condições para que as pessoas aprimorem seus conhecimentos,

Leia mais

Manual do Aluno. Aprendizagem Industrial Curso Técnico. Aluno. Ocupação

Manual do Aluno. Aprendizagem Industrial Curso Técnico. Aluno. Ocupação Manual do Aluno Aprendizagem Industrial Curso Técnico Aluno Ocupação Escola SENAI Celso Charuri Avenida Rebouças, 3965 - Jardim São Carlos - Sumaré/SP (19) 3883 7328 / www.sp.senai.br/sumare e-mail senaisumare@sp.senai.br

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015)

COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS - RJ INFORMAÇÕES GERAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ANO LETIVO DE 2015) 1 Horários: Manhã (entrada): 7h e 10 min/saída: 12h e 45 min 2ª série na 2ª feira/saída: 13h e

Leia mais

Programação 1º Semestre 2017 Salto. Cursos de Formação Inicial e Continuada. Inscrições abertas VAGAS LIMITADAS. Aceitamos cartões de crédito

Programação 1º Semestre 2017 Salto. Cursos de Formação Inicial e Continuada. Inscrições abertas VAGAS LIMITADAS. Aceitamos cartões de crédito 1º Semestre 2017 Salto Cursos de Formação Inicial e Continuada Inscrições abertas VAGAS LIMITADAS Aceitamos cartões de crédito Parcelamento em até 10 vezes sem juros 1º Sem 2017 - v0.1 Dez 16 Salto Escola

Leia mais

Programação 2º Semestre 2017 Salto. Cursos de Formação Inicial e Continuada. Inscrições abertas VAGAS LIMITADAS. Aceitamos cartões de crédito

Programação 2º Semestre 2017 Salto. Cursos de Formação Inicial e Continuada. Inscrições abertas VAGAS LIMITADAS. Aceitamos cartões de crédito Programação 2º Semestre 2017 Salto Cursos de Formação Inicial e Continuada Inscrições abertas VAGAS LIMITADAS Aceitamos cartões de crédito Parcelamento em até 10 vezes sem juros Programação 2º Sem 2017

Leia mais

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I

Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Normas e Procedimentos Escolares Ensino Fundamental I Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem e possibilitando um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar

Leia mais

Manual do Aluno 1 o sem. 2017

Manual do Aluno 1 o sem. 2017 Manual do Aluno 1 o sem. 2017 Aprendizagem Industrial & Educação Profissional Técnica Aluno Ocupação Sumário Caro (a) Aluno (a) Seja Bem-Vindo!... 2 O SENAI... 2 1 Um Pouco da História de nossa escola...

Leia mais

CALENDÁRIO Início das Férias 11 a 22 - Capacitação Pedagógica 25 - Retorno às aulas

CALENDÁRIO Início das Férias 11 a 22 - Capacitação Pedagógica 25 - Retorno às aulas CALENDÁRIO 2016 Janeiro Fevereiro Março Abril 01 - Confraternização Universal 28 e 29 - Capacitação Pedagógica Ed. Infantil e E.F. I 01 - Início das aulas / 1º trimestre 08 e 09 - Carnaval 10 - Feriado

Leia mais

CARO ALUNO. Não haverá cidadania sem a ciência de que existem direitos e deveres.

CARO ALUNO. Não haverá cidadania sem a ciência de que existem direitos e deveres. CARO ALUNO Parabéns, você acaba de matricular-se no SENAI, instituição de ensino profissionalizante mantida e administrada pela indústria. Em todo território nacional, onde quer que você vá, o SENAI é

Leia mais

Fundamental 1 MANUAL DO ALUNO. 1. UNIFORME É obrigatório o uso do uniforme completo diariamente.

Fundamental 1 MANUAL DO ALUNO. 1. UNIFORME É obrigatório o uso do uniforme completo diariamente. Regras e Normas de funcionamento do Colégio Villa Lobos Ensino FUNDAMENTAL As regras e normas são indispensáveis para uma convivência harmoniosa e respeitosa. 1. UNIFORME É obrigatório o uso do uniforme

Leia mais

REGULAMENTO DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGÊNCIA CARIJÓ

REGULAMENTO DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGÊNCIA CARIJÓ REGULAMENTO DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGÊNCIA CARIJÓ CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º A Agência Experimental é um laboratório vinculado ao Curso de Comunicação Social - com habilitação

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA UCEFF

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA UCEFF REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA UCEFF TÍTULO I DAS NORMAS E SEUS FINS CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1. O presente regulamento estabelece normas para utilização dos Laboratórios de Informática,

Leia mais

NORMA Nº 001, de 18 de fevereiro de 2014.

NORMA Nº 001, de 18 de fevereiro de 2014. NORMA Nº 001 de 18 de fevereiro de 2014. Estabelece Normas Referentes à Avaliação do Rendimento Escolar dos alunos do Curso de Medicina O COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU

Leia mais

"Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime

Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime O Instituto Coração de Jesus traz aos senhores pais ou responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, este guia de orientações gerais e os acolhe com as palavras do Reitor Mor da família

Leia mais

Boletim Informativo - Fundamental II

Boletim Informativo - Fundamental II Boletim Informativo - Fundamental II Bem-vindos! Teremos mais um ano de convivência e, neste informativo, registramos algumas informações importantes sobre o funcionamento do Ensino Fundamental II e nossas

Leia mais

- Será cobrada uma taxa do aluno que exceder o horário de saída. (Tolerância de 10 a 15 minutos)

- Será cobrada uma taxa do aluno que exceder o horário de saída. (Tolerância de 10 a 15 minutos) INÍCIO DO ANO LETIVO: 06/02/2017 HORÁRIOS DE AULAS - MATUTINO Ensino Fundamental - Início das aulas 7h/ saída: 11h20 min - MATUTINO Educação Infantil - Início das aulas 7h/ saída: 11:00 horas - VESPERTINO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DA CONTISTUIÇÃO Art. 1 - Os Laboratórios de Informática estão vinculados ao Departamento

Leia mais

Normas e Critérios de Funcionamento Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF)

Normas e Critérios de Funcionamento Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF) Normas e Critérios de Funcionamento 2019 Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF) As Normas e Critérios são indispensáveis para o bom funcionamento do Colégio. Contribui para uma convivência escolar saudável,

Leia mais

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019

Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Informações e Orientações Gerais sobre o ano letivo de 2019 Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª e 2ª séries e Terceirão) DATAS DE INÍCIO E HORÁRIO DAS AULAS Ensino Médio Ensino Fundamental

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM TUPÃ/SP 2016 SUMÁRIO I DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS III DO FUNCIONAMENTO IV DOS DIREITOS E DEVERES DOS

Leia mais

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta

Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Colégio Nomelini Cirandinha Código Disciplinar e de Conduta Versão de 09.10.14 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Sumário Sumário 1. Pontualidade... 2 2 Uso do Uniforme... 3 3 Saída Antecipada...

Leia mais

MANUAL DOS estudantes

MANUAL DOS estudantes MANUAL DOS estudantes 2018 6º Ano ENSINO FUNDAMENTAL 2 BLOCO AMARELO Rua Aristides de Santi, 11 - Portal do Sol São Carlos - SP Tel: (16) 3363 7500 www.educativa.com.br ENSINO FUNDAMENTAL 2 BLOCO AMARELO

Leia mais

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS ACESSE NOSSO SITE: MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS Colégio Anglo Jacareí Os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais assumem relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa

Leia mais

Olá aprendiz, Você tem em mãos o Manual do Aprendiz da Elo Apoio Social e Ambiental. Neste Manual você vai entender melhor o que é ser aprendiz da Elo

Olá aprendiz, Você tem em mãos o Manual do Aprendiz da Elo Apoio Social e Ambiental. Neste Manual você vai entender melhor o que é ser aprendiz da Elo Olá aprendiz, Seja bem-vindo ao programa de aprendizagem Projeto Plantando o Futuro! Você tem em mãos o Manual do Aprendiz da Elo Apoio Social e Ambiental. Neste Manual você vai entender melhor o que é

Leia mais

Manual do Aluno 2016

Manual do Aluno 2016 Manual do Aluno 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Mensagem para o aluno(a) O Colégio Santa Ângela sente-se feliz e honrado em tê-lo como aluno(a) no ano letivo que se inicia. No C. S. A., o

Leia mais

ESCOLA SENAI MARIO AMATO. Manual do Aluno. Graduação e Pós Graduação

ESCOLA SENAI MARIO AMATO. Manual do Aluno. Graduação e Pós Graduação ESCOLA MARIO AMATO Manual do Aluno Graduação e Pós Graduação 2017 SUMÁRIO 1. Horário dos Cursos... 3 2. Aproveitamento de Estudos... 4 3. Avaliação...4 4. Critérios Referentes à Promoção... 5 4.1. Para

Leia mais

1.1 - HORÁRIOS DE ENTRADA E DE SAÍDA DO 6º ANO DO EF II À 3ª SÉRIE EM: 6ªf. 13:30 às 15:10 2ªf. e 4ªf. 13:30 às 16:50

1.1 - HORÁRIOS DE ENTRADA E DE SAÍDA DO 6º ANO DO EF II À 3ª SÉRIE EM: 6ªf. 13:30 às 15:10 2ªf. e 4ªf. 13:30 às 16:50 NORMAS DE CONVIVÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 1. HORÁRIO ESCOLAR 1.1 - HORÁRIOS DE ENTRADA E DE SAÍDA DO 6º ANO DO EF II À 3ª SÉRIE EM: CURSOS ANO/SÉRIE MANHÃ TARDE ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo Sistema Mackenzie de Ensino MANUAL DO ALUNO Ano Letivo 2019 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) facimed.edu.br

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) facimed.edu.br MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) 3311-1950 facimed.edu.br MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED 1- Definições Institucionais

Leia mais

III BIMESTRE. Disciplinas Número de questões FÍSICA 10 QUÍMICA 10 BIOLOGIA 10

III BIMESTRE. Disciplinas Número de questões FÍSICA 10 QUÍMICA 10 BIOLOGIA 10 III BIMESTRE 22/08 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Número de questões FÍSICA 10 QUÍMICA 10 BIOLOGIA 10 29/08 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Número de questões HISTÓRIA 10 GEOGRAFIA 10 HISTÓRIA

Leia mais

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO - CEU REGULAMENTO DE ULTILIZAÇÃO DO CEU CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Apresentamos o presente manual que regulamenta a utilização das dependências

Leia mais

Manual do Aluno Escola SENAI de Valinhos

Manual do Aluno Escola SENAI de Valinhos Manual do Aluno 2018 Aluno Ocupação Escola SENAI de Valinhos Rua Artur Fernandes Querido, 55 - Bairro Santo Antonio - Valinhos-SP Fone: (19) 3829-7800 www.sp.senai.br/valinhos facebook.com/senaivalinhos

Leia mais

Manual do Aluno. Formação Inicial e Continuada

Manual do Aluno. Formação Inicial e Continuada Manual do Aluno Formação Inicial e Continuada 1 Sumário 1. O SENAI... 3 2. Missão do SENAI... 3 3. Política de Gestão do SENAI-SP... 3 4. Política da Qualidade e Meio Ambiente... 3 5. Política de Pesquisa,

Leia mais

E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA

E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA PROJETO UniCEUB ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA - 19ª turma EDITAL 1º/ 2016 - SELEÇÃO DE ALUNOS DO UniCEUB, VOLUNTÁRIOS E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA A pró-reitora acadêmica do Centro Universitário

Leia mais

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A Manual de Apoio aos Pais e Alunos M.A.P.A. 2017 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Ensino Fundamental I Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol

Leia mais

Manual do Aluno. Curso de Aprendizagem Industrial. Aluno. Curso

Manual do Aluno. Curso de Aprendizagem Industrial. Aluno. Curso Manual do Aluno Curso de Aprendizagem Industrial Aluno Curso Escola SENAI Celso Charuri Avenida Rebouças, 3965 - Jardim São Carlos - Sumaré/SP (19) 3828 9450 / www.sp.senai.br/sumare senaisumare@sp.senai.br

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 2015 I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas experimentais das disciplinas específicas de

Leia mais

1 MANUAL DO ALUNO CENAP

1 MANUAL DO ALUNO CENAP 1 2 ATUAÇÃO: CURSO TÉCNICO EM PODOLOGIA O curso Técnico em Podologia prepara para atuar como profissional na área da saúde, com formação direcionada ao controle e prevenção da saúde dos pés. O curso oferece

Leia mais

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS Histórico de Versões Versão Data aprovação Observação 1.0 15/08/2017 Primeira versão aprovada na

Leia mais

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO 2019 1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO Direção do Campus Diretora Geral: Prof a. Andréa Bandeira Diretora Administrativa: Valéria Guterres Diretora Pedagógica: Prof a. Mirna

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE SOBRE OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA/ELETROMECÂNICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO Prezado Estudante, Seja bem-vindo ao Instituto

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2019 ENSINO MÉDIO

MANUAL DO ALUNO 2019 ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO 2019 ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO DIMENSÃO tem como: MISSÃO: Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, através de educação de qualidade, com vistas à transformação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Ensino Fundamental II 6º, 7º, 8º, 9º Anos

MANUAL DO ALUNO Ensino Fundamental II 6º, 7º, 8º, 9º Anos MANUAL DO ALUNO 2019 Ensino Fundamental II 6º, 7º, 8º, 9º Anos MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO DIMENSÃO tem como: MISSÃO: Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, através de educação de qualidade,

Leia mais

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011.

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. O Presidente do do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, considerando o que foi deliberado na reunião ordinária deste

Leia mais

Cartilha do Aluno 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. Aluno (a):

Cartilha do Aluno 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. Aluno (a): Cartilha do Aluno 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2019 Aluno (a): Turma: Data: / / Prezado (a) aluno (a), Ao entregarmos a cartilha do aluno 2019 destacamos a importância da sua participação e compromisso para

Leia mais

10 anos. Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS. Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic. São Paulo, 01 de Agosto de 2016

10 anos. Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS. Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic. São Paulo, 01 de Agosto de 2016 10 anos Análise e Desenvolvimento de Sistemas BOAS VINDAS Prof. Me. Rebecca Bignardi Arambasic São Paulo, 01 de Agosto de 2016 AGENDA PROGRAMÁTICA Segundo Semestre de 2016 Calendário e Horário de Aulas

Leia mais

III BIMESTRE. Disciplinas Número de questões FÍSICA 10 QUÍMICA 10 BIOLOGIA 10

III BIMESTRE. Disciplinas Número de questões FÍSICA 10 QUÍMICA 10 BIOLOGIA 10 III BIMESTRE 22/08 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Disciplinas Número de questões FÍSICA 10 QUÍMICA 10 BIOLOGIA 10 29/08 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Disciplinas Número de questões HISTÓRIA

Leia mais

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE

GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE GUIA DO EDUCANDO 1. ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES/ ENTRADA E SAÍDA DO ESTUDANTE No turno matutino, os portões são abertos às 7h10 e fechados às 7h30. No turno vespertino, os portões são abertos às

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2015

RESOLUÇÃO Nº 012/2015 RESOLUÇÃO Nº 012/2015 Aprova o Regulamento do Laboratório de Metrologia/Segurança do Trabalho para os Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica do CESURG MARAU 1, e dá outras providências.

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam em sala de aula 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não saiam

Leia mais

Praça Monsenhor Tiago, 403 Centro - Patrocínio - MG Telefone: (34)

Praça Monsenhor Tiago, 403 Centro - Patrocínio - MG Telefone: (34) Praça Monsenhor Tiago, 403 Centro - Patrocínio - MG Telefone: (34) 3831.3150 HORÁRIOS: I. TURNO MATUTINO: a) Ensino Fundamental II - 7h às 11h30min - Horário diferenciado para as aulas de Linguagem Computacional,

Leia mais

Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO

Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO Instituto Brasiliense de Direito Público Escola de Direito de Brasília MANUAL DO ALUNO 2012 GRADUAÇÃO Instituto Brasiliense de Direito Público Escola de Direito de Brasília Visite o nosso site: www.idp.edu.br

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2019 VESTIBULAR 2019/1. Edital nº 4/2018. Faculdade Novo Hamburgo

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2019 VESTIBULAR 2019/1. Edital nº 4/2018. Faculdade Novo Hamburgo EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2019 VESTIBULAR 2019/1 Edital nº 4/2018 Faculdade Novo Hamburgo VESTIBULAR SOLIDÁRIO De ordem do Diretor Geral da Faculdade Novo Hamburgo e para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS EDITAL 002/2016

PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS EDITAL 002/2016 PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS 2017 EDITAL 002/2016 2 EDITAL 002/2016: PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS A Direção do Colégio Colabore, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UFMS / CPPP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UFMS / CPPP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UFMS / CPPP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O horário regular de funcionamento dos laboratórios de Informática é de segunda à

Leia mais

NORMA Nº 001, de 11 de julho de 2013.

NORMA Nº 001, de 11 de julho de 2013. NORMA Nº 001 de 11 de julho de 2013. Estabelece Normas Referentes à Avaliação do Rendimento Escolar dos alunos do Curso de Medicina O COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU DA

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ CDU

REGULAMENTO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ CDU REGULAMENTO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ CDU CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - O Complexo Desportivo da UNIVÁS CDU - tem por finalidade organizar, administrar, orientar,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento do Laboratório de Ciências da Natureza do Instituto

Leia mais

MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA

MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA Objetivo 1. Oferecer aos alunos a infra-estrutura e suporte necessário à execução de tarefas práticas, solicitadas pelos professores, observando os prazos estabelecidos.

Leia mais

III BIMESTRE. 28/08 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 15H ÀS 19:30h. Disciplinas Número de questões FÍSICA 15 QUÍMICA 15 BIOLOGIA 15

III BIMESTRE. 28/08 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 15H ÀS 19:30h. Disciplinas Número de questões FÍSICA 15 QUÍMICA 15 BIOLOGIA 15 III BIMESTRE 28/08 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 15H ÀS 19:30h Número de questões FÍSICA 15 QUÍMICA 15 BIOLOGIA 15 28/08 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Número de questões HISTÓRIA 20 GEOGRAFIA

Leia mais

Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer

Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer COLÉGIO GUILHERME DUMONT VILLARES Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer REGULAMENTO GERAL 2019 1 I Das Finalidades COLÉGIO GUILHERME DUMONT VILLARES Morumbi São Paulo Departamento de Educação

Leia mais

O intervalo tem duração de 15 minutos e o horário é definido pelo professor. Há uma lanchonete localizada no 5º andar do prédio em São Paulo.

O intervalo tem duração de 15 minutos e o horário é definido pelo professor. Há uma lanchonete localizada no 5º andar do prédio em São Paulo. Regulamento Interno 1. Controle de frequência O controle de frequência é realizado pelo professor na primeira parte da aula através de chamada oral. O aluno que chegar após a chamada deverá conversar com

Leia mais

Esperamos que com regras e informações claras, vocês possam se organizar para cumprir de maneira satisfatória seus compromissos.

Esperamos que com regras e informações claras, vocês possam se organizar para cumprir de maneira satisfatória seus compromissos. Prezados Pais, responsáveis e alunos. Por intermédio destas Diretrizes, que poderão ser consultadas sempre que necessário vocês terão acesso as informações sobre a estrutura e funcionamento dos códigos

Leia mais

SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO

SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Complementar

Leia mais

Manual do Aluno. Curso Técnico. Aluno. Curso

Manual do Aluno. Curso Técnico. Aluno. Curso Manual do Aluno Curso Técnico Aluno Curso Escola SENAI Celso Charuri Avenida Rebouças, 3965 - Jardim São Carlos - Sumaré/SP (19) 3828 9450 / www.sp.senai.br/sumare senaisumare@sp.senai.br www.sp.senai.br/redessociais

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL O Diretor da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, torna públicas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE EQUIPAMENTO 1) Os Professores devem vestir-se de forma adequada à prática da atividade física, no seu local de trabalho. FUNCIONAMENTO

Leia mais

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO

1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO 2018 1ª Reunião dos Responsáveis com a Direção Geral CAMPUS CENTRO Direção do Campus Diretora Geral: Prof a. Andréa Bandeira Diretora Administrativa: Valéria Guterres Diretora Pedagógica: Prof a. Mirna

Leia mais

MANUAL DA FAMILIA/2017 TERCEIRÃO

MANUAL DA FAMILIA/2017 TERCEIRÃO MANUAL DA FAMILIA/2017 TERCEIRÃO SETORES À DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS E DA FAMÍLIA Luiz Carlos Berberi Diretor Geral Welton Dias Fernandes Pré vestibular Terceirão Ensino Médio e Fundamental 2ªFase Carla Lobo

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2017 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2018

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2018 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2018

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2018 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

D I S C I P L I N A R E S

D I S C I P L I N A R E S NORMAS DISCIPLINARES ALUNO: Série: N O R M A S D I S C I P L I N A R E S 1. O aluno deve apresentar-se em todas as atividades escolares com uniforme completo: Camiseta manga curta ou longa; Bermuda ou

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais