Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça"

Transcrição

1 Centro de Formação de Funcionários de Justiça

2 Especial Revitalização

3 Finalidade: Destina-se a devedores em comprovada situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente. O PER pretende assumir-se como um mecanismo célere e eficaz que possibilite a revitalização dos devedores, competindo-lhes a elaboração de um plano de recuperação para sair da referida situação. - artºs 1.º e n.º 2 do art.º 17º-A.

4 Processo com caráter urgente- 17º-A nº 3 Inicia-se: -Declaração escrita do devedor e pelo menos um credor -17º-A nº 2 -Acordo extrajudicial de recuperação assinado pelo devedor e credores - 17º- I nº 1

5 O devedor e pelo menos um seu credor assinam uma declaração de intenção de encetarem negociações tendentes à revitalização do devedor por meio da aprovação de um plano de recuperação e comunica ao tribunal competente para declarar a sua insolvência, que pretende dar início à negociação conducente à recuperação.- art.º 17.º-C, n.º 1

6 Distribuído na 4ª Espécie Conclusão do processo para o despacho liminar, devendo o juiz nomear, de imediato, o administrador judicial provisório. art.º 17º-C, nº 3, al. a).

7 O despacho de nomeação do administrador judicial provisório para além de ser publicitado no portal Citius, deverá ser notificado ao devedor e objeto de notificação, publicidade e registo previstas nos art.ºs 37.º e 38.º.- n.º 4 art.º 17.º-C.

8 Logo que seja notificado, compete ao devedor comunicar a todos os seus credores que não subscreveram a declaração conjunta, através de carta registada, que deu início ao processo especial de revitalização, convidando-os a participar nas negociações em curso e informando-os de que toda a documentação se encontra patente na secretaria para consulta.- n.º 1 do art.º 17º-D.

9 O prazo para a reclamação de créditos é de 20 dias, contados da data da publicação no portal Citius do despacho a que se refere a alínea a) do n.º 3 do art.º 17.º-C artº17.º-d nº 2. Nos 5 dias subsequentes ao termo do prazo das reclamações, o administrador judicial provisório elabora uma lista provisória de créditos, que é imediatamente apresentada no tribunal e publicada no portal Citius. - n.º 3 do art.º 17º-D.

10 Qualquer interessado pode impugnar a lista, perante o juiz, no prazo de 5 dias úteis, dispondo este também do mesmo prazo para decidir sobre as impugnações formuladas. O despacho é notificado a todos os credores, ao devedor e ao administrador judicial provisório. -art.º 17.º- D n.º 3. Decorrido o prazo e não havendo impugnações, a lista provisória de créditos converte-se em definitiva.- art.º 17.º-D n.º 4.

11 Findo o prazo das impugnações inicia-se um novo prazo o prazo destinado às negociações para a aprovação do plano de recuperação, que é de dois meses, prorrogável por mais um mês, mas apenas se existir um acordo prévio e escrito entre o devedor e o administrador judicial provisório. O acordo deve ser junto ao processo e publicado no portal Citius. - art.º 17º-D n.º 5.

12 Conclusão das negociações: Aprovação >por unanimidade > por maioria Não Aprovação

13 Aprovação por unanimidade: intervêm todos os credores do devedor. O plano de recuperação, que deve conter a assinatura de todos, deve ser enviado para o tribunal, para o juiz proceder à sua homologação ou à recusa, sendo que em caso de homologação, o plano produz efeitos imediatos. - art.º 17º-F. n.º 1 Aprovação por maioria: o plano de recuperação é remetido ao tribunal, para que o juiz possa verificar se foi dado ou não cumprimento às regras previstas no n.º 1 do art.º art.º 17º-F nºs 2 a 4. O juiz tem o prazo de 10 dias para homologar ou não o plano - art.º 17 -F nº 5.

14 A decisão do juiz vincula todos os credores e é notificada, publicitada e registada pela secretaria, nos termos dos art.ºs 37.º e 38.º - art.º 17.º-F, n.º 6. Compete ao devedor suportar as custas do processo. art.º 17.º-F, n.º 7.

15 Não Aprovação - Caso o devedor ou a maioria dos credores prevista no nº 1 do art.º 212º, concluam antecipadamente pela impossibilidade de aprovação do plano de recuperação conducente à revitalização do devedor, ou no caso de ter sido ultrapassado o prazo previsto para a conclusão das negociações sem que haja uma decisão, o processo negocial é encerrado. Compete ao administrador judicial provisório comunicar tal facto ao tribunal e publicá-lo no portal Citius. - art.º 17º-G. n.º 1. Se o devedor ainda não estiver em situação de insolvência, o encerramento do processo acarreta a extinção de todos os seus efeitos. Art.º 17 G n.º 2.

16 Se o devedor já se encontrar em situação de insolvência, o administrador judicial provisório deve comunicar tal facto ao tribunal, através de requerimento que vai ser distribuído, dispondo o juiz do prazo de 3 dias úteis para declarar a insolvência do devedor. - art.º 17º-G. n.º 3 e 4. Neste caso o processo de revitalização vai ser remetido para apensação à insolvência.

17 EFEITOS NO DEVEDOR: Não podem ser apresentadas ações para cobrança de dívidas contra o devedor, suspendendo-se as já apresentadas, incluindo processos de insolvência, desde que esta não tenha sido ainda decretada.- artº 17-E n.º 1 e 6. Após o despacho de nomeação do administrador judicial provisório, o devedor não pode praticar atos de especial relevo conforme referido no art.º 161.º, sem prévia autorização daquele.- artº 17-E n.º 2.

18 PRAZOS Publicação no portal citius ENCERRAMENTO 0 d Reclamação de créditos 20 d 5 d lista provisória Impugnações 5 d u 5 d u Juiz decide 2 meses 1 mês acordo escrito Concluir o processo negocial Processo negocial Legenda: d dias d u dias úteis 4 a 5 meses aproximadamente

19 Acordo extrajudicial de recuperação Inicia-se com a apresentação, pelo devedor, de acordo extrajudicial de recuperação, assinado por este e pelos credores que representem pelo menos a maioria de votos prevista no n.º 1 do artigo 212.º, acompanhado dos documentos previstos no n.º 2 do artigo 17.º-A e no n.º 1 do artigo 24.º. - artº 17-I n.º 1.

20 Distribuído na 4ª Espécie Conclusão do processo para despacho liminar, devendo o juiz nomear, de imediato, o administrador judicial provisório. art.º 17º-I nº 2.

21 Compete à secretaria: >Notificar os credores que não intervieram no referido acordo e que constam da lista de créditos relacionados pelo devedor, da existência do acordo, ficando este patente na secretaria do tribunal para consulta. > Publicar no portal Citius a lista provisória de créditos

22 O prazo para a reclamação de créditos é de 20 dias, contados da data da publicação no portal Citius do despacho a que se refere a alínea a) do n.º 3 do art.º 17.º-C art.ºs 17.º- D nº 2 e 17.º-I n.º 3. Nos 5 dias subsequentes ao termo do prazo das reclamações, o administrador judicial provisório elabora uma lista provisória de créditos, que é imediatamente apresentada no tribunal e publicada no portal Citius. - n.º 3 do art.º 17º-D e n.º 3 do 17.º-I.

23 Qualquer interessado pode impugnar a lista, perante o juiz, no prazo de 5 dias úteis, dispondo este também do mesmo prazo para decidir sobre as impugnações formuladas. O despacho é notificado a todos os credores, ao devedor e ao administrador judicial provisório. - art.º 17.º-D n.º 3 e 17.º-I n.º 3. Decorrido o prazo e não havendo impugnações, a lista provisória de créditos converte-se em definitiva.- art.º 17.º-D n.º 4 e 17.º-I n.º 3.

24 Após a conversão da lista de créditos em definitiva, o juiz tem o prazo de 10 dias para decidir sobre a sua homologação art.º 17.º-I, n.º 4 A decisão do juiz que homologue o acordo vincula todos os credores e é notificada, publicitada e registada pela secretaria, nos termos dos art.ºs 37.º e 38.º - art.º 17.º-F, n.º 6 e 17.º-I, n.º 6. Compete ao devedor suportar as custas do processo. art.º 17.º-F, n.º 7 e 17.º-I, n.º 6.

25 Se o juiz não homologar o acordo e o devedor ainda não estiver em situação de insolvência, o encerramento do processo acarreta a extinção de todos os seus efeitos. Art.º 17 G n.º 2 e 17.º-I,n.º 5. Se o devedor já se encontrar em situação de insolvência, o administrador judicial provisório deve comunicar tal facto ao tribunal, através de requerimento que vai ser distribuído, dispondo o juiz do prazo de 3 dias úteis para declarar a insolvência do devedor. - art.º 17º-G. n.º 3 e 4 e 17.º-I, n.º 5. Neste caso o processo de revitalização vai ser remetido para apensação à insolvência.

26 Aplicável com as necessárias adaptações: Art.º 17.º-E: efeitos do despacho que nomeia o administrador provisório; Art.º 17.º-F, n.ºs 6 e 7: homologação do plano de recuperação, sua notificação, publicitação e registo, e custas do processo; Art.º 17.º-H: garantias.

27 Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Processo de Insolvência. Processo especial de revitalização (PER) CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Processo de Insolvência. Processo especial de revitalização (PER) CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Processo de Insolvência Processo especial de revitalização (PER) CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Processo Especial de Revitalização (PER) A Lei n.º 16/2012, de 20 de abril, procedeu

Leia mais

CAPÍTULO II. Processo especial de revitalização. Artigo 17.º-A. Finalidade e natureza do processo especial de revitalização

CAPÍTULO II. Processo especial de revitalização. Artigo 17.º-A. Finalidade e natureza do processo especial de revitalização CAPÍTULO II Processo especial de revitalização Artigo 17.º-A Finalidade e natureza do processo especial de revitalização 1 - O processo especial de revitalização destina-se a permitir ao devedor que, comprovadamente,

Leia mais

O novo mecanismo do CIRE

O novo mecanismo do CIRE O novo mecanismo do CIRE 1. Finalidade; 2. Procedimento de iniciação; 3. Reclamação dos créditos e lista provisória de créditos; 4. Negociações; 5. Efeitos da pendência do PER; 6. Votação; 7. Conclusão

Leia mais

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA CONFERÊNCIA O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA ARTIGOS 17º-A A 17º-I Decreto-lei nº53/2004, de 18 de março (alterado pela Lei nº16/2012, de 20 de abril) Paulo Valério ENQUADRAMENTO

Leia mais

Decreto-Lei n.º 79/2017. Diário da República n.º 125/2017, Série I de

Decreto-Lei n.º 79/2017. Diário da República n.º 125/2017, Série I de Decreto-Lei n.º 79/2017 Diário da República n.º 125/2017, Série I de 2017-06-30 Data de Publicação:2017-06-30 Tipo de Diploma:Decreto-Lei Número:79/2017 Emissor:Justiça Páginas:3299-3314 ELI:http://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2017/06/30/p/dre/pt/html

Leia mais

PER Processo Especial de Revitalização. GUIA Passo a Passo

PER Processo Especial de Revitalização. GUIA Passo a Passo PER Processo Especial de Revitalização Enquadramento O Processo Especial de Revitalização (PER) é um instrumento alternativo à insolvência ao qual as empresas em situação económica difícil ou de insolvência

Leia mais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais 2017 9ª Edição Atualização nº 1 1 Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 8/13YRGMR I - RELATÓRIO O Sr. Juiz do 4º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Barcelos veio requerer a resolução do conflito de competência entre si e o Mmº Juiz do 2º Juízo Cível da mesma comarca,

Leia mais

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL PROGRAMA REVITALIZAR Avenida Central nº 82, 2º Frt. 4710-229 Braga * +351.253.267.314/5 * +351.913.428.917 * pviana.jsoares@gmail.com ENQUADR RAMENTO Memorando

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de 2017

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de 2017 5062 Diário da República, 1.ª série N.º 164 25 de agosto de 2017 2 Documentação relativa ao fornecedor de um país terceiro: a) Descrição pormenorizada dos critérios utilizados para identificar e avaliar

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ao CIRE Alterações Aplicação da lei no tempo Aplica-se a todos os processos pendentes à data da entrada em vigor do diploma - 20 de maio de 2012 142 C.P.C.

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS NOTA INFORMATIVA REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS Lei n.º 7/2018, de 2 de Março 12 de março de 2018 Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19, 7º, 1070-072 Lisboa +(351) 21 599 99 00 geral@schiappacabral.pt

Leia mais

Processo Especial de Revitalização. Regulamento. Negociações entre Devedor e Credores

Processo Especial de Revitalização. Regulamento. Negociações entre Devedor e Credores Processo Especial de Revitalização Regulamento Negociações entre Devedor e Credores 1 1. Quem participa nas negociações 1.1. Participam nas negociações: a) Os Credores que manifestaram essa intenção junto

Leia mais

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital DECRETO N.º 186/XIII Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente

Leia mais

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Lisboa, Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR OBJECTIVO PRIMORDIAL Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

Lei nº 7/2018, de 2 de Março

Lei nº 7/2018, de 2 de Março Lei n.º 7/2018 de 2 de Março * Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2015: T8STB.A.E1 Relator Nº do Documento Manuel Bargado

ECLI:PT:TRE:2015: T8STB.A.E1  Relator Nº do Documento Manuel Bargado ECLI:PT:TRE:2015:949.14.3T8STB.A.E1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2015:949.14.3t8stb.a.e1 Relator Nº do Documento Manuel Bargado Apenso Data do Acordão 22/10/2015 Data de decisão sumária

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Diário da República, 1.ª série N.º 79 20 de abril de 2012 2223 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 16/2012 de 20 de abril Procede à sexta alteração ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas, aprovado

Leia mais

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos:

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos: DESTAQUE Março 2018 COMERCIAL E SOCIETÁRIO REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS I. Introdução O regime extrajudicial de recuperação de empresas, que entrou em vigor no dia 3 de Março de 2018,

Leia mais

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE)

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) A QUEM SE APLICA O RERE aplica -se às Negociações e aos Acordos de Reestruturação que envolvam Entidades Devedoras que, cumulativamente: a) Se integrem

Leia mais

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO INFORMAÇÃO N.º 87 P E R Í O D O DE 27 D E J ULHO A 2 D E A G O S T O DE 201 2 PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTAL PARA O PERÍODO DE 2013 A 2016 - Lei n.º 28/2012, de 31 de Julho

Leia mais

Comercial Edição Académica, 10.ª Edição Col. Legislação

Comercial Edição Académica, 10.ª Edição Col. Legislação COLEÇÃO LEGISLAÇÃO Atualizações Online orquê as atualizações aos livros da COLEÇÃO LEGISLAÇÃO? No panorama legislativo nacional é frequente a publicação de novos diplomas legais que, regularmente, alteram

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO Insolvência actual vs insolvência eminente 14 de Fevereiro 2014 www.causaefeito.pt www.jorgecalvete.pt Jorge Calvete Pontos comuns das diferentes ferramentas:. Objectivo: Apresentação

Leia mais

Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas

Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas 2017 5ª Edição Atualização nº 2 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Atualização nº 2 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás,

Leia mais

Enquadramento Geral (I)

Enquadramento Geral (I) Enquadramento Geral (I) A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial, com especial incidência nas PME; As dificuldades económicas, a par das dificuldades

Leia mais

Instrumentos de recuperação. Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores. Paulo Valério

Instrumentos de recuperação. Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores. Paulo Valério Instrumentos de recuperação Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores Paulo Valério Instrumentos de Recuperação PER Parajudicial Iniciativa do devedor Recuperação da empresa/reestruturação de passivo

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

Qualificação Grau Designação do cargo

Qualificação Grau Designação do cargo Diário da República, 1.ª série N.º 125 30 de junho de 2017 3299 Qualificação Grau Designação do cargo Número de lugares 2.º Diretor do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros................ 1 2.º Diretor

Leia mais

Recolha e Formatação: EDUARDO BRÁS 1 Serviço de Finanças de: CANTANHEDE

Recolha e Formatação: EDUARDO BRÁS 1 Serviço de Finanças de: CANTANHEDE Decreto-Lei n.º 79/2017 de 30 de junho O Programa do XXI Governo Constitucional assumiu, entre os seus objetivos essenciais, para o relançamento da economia portuguesa e para a criação de emprego, a redução

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS TÍTULO I Disposições introdutórias CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º - Finalidade do processo de insolvência Artigo 2.º - Sujeitos passivos da

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 ÍNDICE Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 TÍTULO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 25 Capítulo I Disposições gerais...

Leia mais

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA-

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Capítulo I Âmbito de aplicação e Princípios Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1. O presente regulamento

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS No passado dia 1 de Julho entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 79/2017, de 30 de Junho, o qual introduziu alterações de

Leia mais

Processo nº 1904/2012 Data:

Processo nº 1904/2012 Data: Processo nº 1904/2012 Data: 2014-03-13 Acordam os juízes no Tribunal da Relação de Lisboa RELATÓRIO Em 25.10.2012 A, S.A. propôs no Tribunal do Comércio de Lisboa processo especial de revitalização, ao

Leia mais

CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação

CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação CONFERÊNCIA O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ENTRE O BEM E O MAL? DUAS FACES DA MESMA MOEDA Dados estatísticos

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece as condições de acesso e define as normas a observar no procedimento concursal para a eleição do diretor do Agrupamento

Leia mais

CONSELHO GERAL. Regulamento do processo concursal para a eleição do Diretor da Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira-Moita

CONSELHO GERAL. Regulamento do processo concursal para a eleição do Diretor da Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira-Moita CONSELHO GERAL Regulamento do processo concursal para a eleição do Diretor da Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira-Moita Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento define as regras a

Leia mais

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL. Lei n.º 7/2018 de 2 de março

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL. Lei n.º 7/2018 de 2 de março CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL Lei n.º 7/2018 de 2 de março 1 agenda conversão de créditos em capital âmbito subjetivo âmbito objetivo Pressupostos requisitos dever de informação reação dos sócios/sociedade

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Projeto de Decreto - Lei n.º

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Projeto de Decreto - Lei n.º PDL 2017.03.07 Alteração ao Código das Sociedades Comerciais e ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas Exposição de motivos O programa do XXI Governo Constitucional assumiu, entre os seus

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ÍNDICE SISTEMÁTICO Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Título I - Disposições introdutórias... 29 Capítulo I - Disposições

Leia mais

C O N S E L H O G E R A L. REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO DIRETOR Ano letivo

C O N S E L H O G E R A L. REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO DIRETOR Ano letivo REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO DIRETOR Ano letivo 2016-17 Página 1 de 8 Regulamento para procedimento concursal prévio de eleição do diretor Agrupamento de Escolas Lapiás, Sintra

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto REGULAMENTO PARA PROCESSO CONCURSAL DE ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as regras a observar no procedimento concursal

Leia mais

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL. Armando Jorge Macedo Teixeira foi, por sentença de 11 de janeiro de 2019, declarado em situação de Insolvência.

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL. Armando Jorge Macedo Teixeira foi, por sentença de 11 de janeiro de 2019, declarado em situação de Insolvência. Sócio da Sociedade, SAI Unipessoal, Lda. Insolvência de: Armando Jorge Macedo Teixeira Processo n.º 5189/18.0T8OAZ Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de Azeméis Juiz 2

Leia mais

CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL

CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL Regulamento relativo ao Procedimento Concursal para a Eleição do Diretor para o Quadriénio 2017/2021 Objeto O presente regulamento estabelece as condições

Leia mais

PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO (PER)

PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO (PER) . Nº 6 31 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO (PER) [1] ÍNDICE 1. PROCESSOS ESPECIAIS DE REVITALIZAÇÃO (PER) DE EMPRESAS 9 1.1. PER Instaurados 9 1.1.1. Dimensão das Empresas com PER Instaurado

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS N.º 1 DE ABRANTES REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.

AGRUPAMENTO ESCOLAS N.º 1 DE ABRANTES REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N. AGRUPAMENTO ESCOLAS N.º 1 DE ABRANTES REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE ABRANTES Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece as

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA POETA AL BERTO- SINES

REGULAMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA POETA AL BERTO- SINES REGULAMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA POETA AL BERTO- SINES No cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com a redação dada pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

PT 1 PT ANEXO III OBJEÇÃO CONTRA UM PROCESSO DE COORDENAÇÃO DE GRUPO

PT 1 PT ANEXO III OBJEÇÃO CONTRA UM PROCESSO DE COORDENAÇÃO DE GRUPO OBJEÇÃO CONTRA UM PROCESSO DE COORDENAÇÃO DE GRUPO (Artigo 64.º, n.º 2, do Regulamento (UE) 2015/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio de 2015, relativo aos processos de insolvência -

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 388372703 CONCLUSÃO - 11-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Cristina Maria Duarte Carvalho) =CLS= Requerimento que antecede. Visto. Fique

Leia mais

REGULAMENTO de ELEIÇÃO do DIRETOR da ESCOLA SUPERIOR de CIÊNCIAS EMPRESARIAIS do INSTITUTO POLITÉCNICO de SETÚBAL

REGULAMENTO de ELEIÇÃO do DIRETOR da ESCOLA SUPERIOR de CIÊNCIAS EMPRESARIAIS do INSTITUTO POLITÉCNICO de SETÚBAL REGULAMENTO de ELEIÇÃO do DIRETOR da ESCOLA SUPERIOR de CIÊNCIAS EMPRESARIAIS do INSTITUTO POLITÉCNICO de SETÚBAL Aprovado na 20ª Reunião do Conselho de Representantes da ESCE/IPS, em 18 de janeiro de

Leia mais

Regulamento Interno ANEXO III

Regulamento Interno ANEXO III Regulamento Interno ANEXO III Agrupamento de Escolas Raul Proença Regulamento do Concurso Prévio e da Eleição do Diretor Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições de acesso e as normas

Leia mais

INSOLVÊNCIAS EM PORTUGAL CAEM 19% ATÉ AO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

INSOLVÊNCIAS EM PORTUGAL CAEM 19% ATÉ AO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017 INSOLVÊNCIAS EM PORTUGAL CAEM 19% ATÉ AO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017 2.260 empresas abriram insolvência até ao terceiro trimestre de 2017 em Portugal, o que representa uma diminuição de 19% face a igual

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral.

Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral. Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral. Eleições de 2011 CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento estabelece

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AVER-O-MAR CONSELHO GERAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AVER-O-MAR CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AVER-O-MAR CONSELHO GERAL Regulamento para Recrutamento do Diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar Póvoa de Varzim Objeto O presente regulamento define as regras a observar

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO DIRETOR DO ARTIGO 1º. Objeto O presente regulamento estabelece as regras a observar no procedimento concursal para a eleição do Diretor do Agrupamento

Leia mais

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais INSOLVÊNCIAS Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os credores, verão

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS(CIRE)

CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS(CIRE) CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS(CIRE) 1 Título I - Disposições introdutórias...4 Capítulo I - Disposições gerais...4 Capítulo II - Processo especial de revitalização...9 Título II -

Leia mais

HASTAS PÚBLICAS CAPÍTULO I. Artigo 1º

HASTAS PÚBLICAS CAPÍTULO I. Artigo 1º HASTAS PÚBLICAS CAPÍTULO I Artigo 1º 1- As hastas públicas de imóveis, cujo titular do direito de propriedade seja a Câmara Municipal, processam-se em conformidade com as presentes normas. 2- Compete ao

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GABRIEL PEREIRA CAPÍTULO I. Objeto e composição

REGULAMENTO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GABRIEL PEREIRA CAPÍTULO I. Objeto e composição REGULAMENTO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GABRIEL PEREIRA CAPÍTULO I Objeto e composição Artigo 1º Abertura do processo eleitoral 1. Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TORRÃO Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do Sal Código Conselho Geral

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TORRÃO Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do Sal Código Conselho Geral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TORRÃO Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do Sal Código - 135343 Conselho Geral Regulamento para procedimento concursal prévio de eleição do diretor do Agrupamento de Escolas

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= ***

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= *** Insolvência pessoa coletiva (Apresentação) 134946833 CONCLUSÃO - 27-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= Proc. n.º 3170/17.5 T8VFX I. Relatório Grafilipe

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES (7) HERANÇA JACENTE. Artigo 2048.º - (Curador da herança jacente)

DIREITO DAS SUCESSÕES (7) HERANÇA JACENTE. Artigo 2048.º - (Curador da herança jacente) DIREITO DAS SUCESSÕES (7) HERANÇA JACENTE Profa. Dra. Zamira de Assis CAPÍTULO III - Herança jacente Artigo 2046.º - (Noção) Diz-se jacente a herança aberta, mas ainda não aceita nem declarada vaga para

Leia mais

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 9 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, manda o Governo, pelo Ministro da Saúde, o seguinte:

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 9 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, manda o Governo, pelo Ministro da Saúde, o seguinte: PROJETO DE PORTARIA QUE REGULAMENTA O PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS REPRESENTANTES DOS BENEFICIÁRIOS TITULARES DA ADSE PARA O CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO DA ADSE, I.P. O Instituto de Proteção e Assistência

Leia mais

CONSELHO GERAL. Regulamento do Procedimento Concursal de Eleição do Diretor para o Quadriénio

CONSELHO GERAL. Regulamento do Procedimento Concursal de Eleição do Diretor para o Quadriénio CONSELHO GERAL Regulamento do Procedimento Concursal de Eleição do Diretor para o Quadriénio 2017-2021 Objeto O presente regulamento estabelece as condições de acesso e define as normas a observar no procedimento

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 1051/12.8TYVNG Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia 2º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES

REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES Objecto O presente regulamento, elaborado nos termos e ao abrigo do disposto nos artigos 21.º a 23.º do Decreto Lei

Leia mais

ANEXO III - REGULAMENTO ELEITORAL

ANEXO III - REGULAMENTO ELEITORAL ANEXO III - REGULAMENTO ELEITORAL Capítulo I Objeto e Representantes a Eleger Artigo 1.º Objecto O presente regulamento define, em execução do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Regulamento Interno, as

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir. AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir. AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04) RECUPERAÇÃO JUDICIAL RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA 1-) LEGISLAÇÃO:

Leia mais

Dr. Francisco Fernandes Lopes

Dr. Francisco Fernandes Lopes REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES Objecto O presente regulamento define as regras a observar no procedimento concursal

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA O CARGO DE DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA FLOR. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA O CARGO DE DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA FLOR. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA O CARGO DE DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA FLOR Artigo 1.º Objeto Este regulamento, nos seus vários artigos, apresenta as normas de acesso e de abertura

Leia mais

Regulamento do Procedimento Concursal de Eleição do Diretor para o Quadriénio

Regulamento do Procedimento Concursal de Eleição do Diretor para o Quadriénio CONSELHO GERAL Regulamento do Procedimento Concursal de Eleição do Diretor para o Quadriénio 2017-2021 1 Preâmbulo O presente regulamento define as regras a observar no procedimento concursal para a eleição

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 5 Recuperação Judicial e Extrajudicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

O atual panorama da regulamentação europeia da insolvência: consequências para o regime insolvencial português

O atual panorama da regulamentação europeia da insolvência: consequências para o regime insolvencial português O atual panorama da regulamentação europeia da insolvência: consequências para o regime insolvencial português Impacto do Regulamento e da Diretiva no Ordenamento Jurídico Português Maria do Rosário Epifânio

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO REGULAMENTO. Procedimento Concursal para Recrutamento de Diretor

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO REGULAMENTO. Procedimento Concursal para Recrutamento de Diretor AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO REGULAMENTO Procedimento Concursal para Recrutamento de Diretor Artigo 1º. Objeto O presente regulamento define as regras a observar no procedimento concursal para o recrutamento

Leia mais

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 5

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 5 Registos e Notariado 2018 2ª Edição Atualização nº 5 Atualização nº 5 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78 e 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

REGIME JURÍDICO DAS SOCIEDADES ANÓNIMAS EUROPEIAS

REGIME JURÍDICO DAS SOCIEDADES ANÓNIMAS EUROPEIAS ( Até às alterações do DL n.º 76-A/2006, de 29 de Março) REGIME JURÍDICO DAS SOCIEDADES ANÓNIMAS EUROPEIAS CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto 1 - O presente Regime Jurídico é aplicável às

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mealhada REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEALHADA

Agrupamento de Escolas de Mealhada REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEALHADA 1 Agrupamento de Escolas de Mealhada REGULAMENTO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL E ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEALHADA ARTIGO 1º Objecto O presente regulamento estabelece as regras a

Leia mais

Regulamento para Recrutamento do Diretor Do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Lisboa

Regulamento para Recrutamento do Diretor Do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Lisboa Regulamento para Recrutamento do Diretor Do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Lisboa Objeto O presente regulamento define as regras a observar no procedimento concursal e na eleição do Diretor

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS Ano letivo 2012 /2013 REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS MARINHAS Artigo 1º Objeto 1- O presente regulamento estabelece as condições de acesso

Leia mais

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTO CONCURSAL CONDUCENTE À ELEIÇÃO DE DIRETOR

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTO CONCURSAL CONDUCENTE À ELEIÇÃO DE DIRETOR ESCOLA SECUNDÁRIA /3 DA RAINHA SANTA ISABEL - ESTREMOZ REGULAMENTO DE PROCEDIMENTO CONCURSAL CONDUCENTE À ELEIÇÃO DE DIRETOR CONSELHO GERAL 2017-01-26 Índice Artigo 1.º Objeto 2 Artigo 2.º Procedimento

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRETOR. Artigo 1º Objeto

Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRETOR. Artigo 1º Objeto Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde REGULAMENTO PARA O RECRUTAMENTO DO DIRETOR Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições de acesso e normas do concurso para a eleição do diretor

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento Artigo 1.º - Objeto 1 - O presente regulamento estabelece as condições de acesso e define as

Leia mais

DESPACHO N.º 1/SIADAP/2018

DESPACHO N.º 1/SIADAP/2018 DESPACHO N.º 1/SIADAP/2018 ELEIÇÃO DOS VOGAIS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES PARA CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO PARITÁRIA DO PROCESSO SIADAP BIÉNIO 2019-2020 Considerando que: O Decreto Regulamentar n.º 18/2009,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB BERNARDINO MACHADO. Artigo 1º. Objecto

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB BERNARDINO MACHADO. Artigo 1º. Objecto REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CEB BERNARDINO MACHADO Artigo 1º Objecto O presente regulamento define as condições de acesso e as normas do procedimento concursal para

Leia mais

Regulamento para o Recrutamento do Director do Agrupamento de Escolas de Marinhas

Regulamento para o Recrutamento do Director do Agrupamento de Escolas de Marinhas Regulamento para o Recrutamento do Director do Agrupamento de Escolas de Marinhas Artigo 1º Objecto 1. O presente regulamento estabelece as condições de acesso e define as normas do concurso para a eleição

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR Artigo 1º Objeto

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR Artigo 1º Objeto REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR 2017 Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições de acesso e normas do concurso para eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas Águeda Sul, tendo

Leia mais

Balcão Nacional do Arrendamento

Balcão Nacional do Arrendamento Relatório - Ano 2016 Balcão Nacional do Arrendamento DGAJ/DSAJ/DPO 1. Introdução O regime jurídico do arrendamento urbano foi objeto de revisão pela Lei n.º 31/2012, de 14 de agosto, procurando encontrar

Leia mais

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 DESTINATÁRIOS: Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares Serviços Centrais e Equipas Multidisciplinares da IGEC Assunto: I NOTIFICAÇÃO DAS DECISÕES DE PROCESSOS DISCIPLINARES

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO

DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO Grupos societários e o regime legal das insolvências e recuperação de empresas Paulo Valério Relevância do tema no contexto da conferência a) Aspetos

Leia mais