Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)"

Transcrição

1 Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

2 Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se destina, entre outras finalidades expressamente previstas na Lei 32/2014 de 30.05, à identificação de bens penhoráveis através da disponibilização de informação e consulta às bases de dados de acesso direto eletrónico previstas no Código de Processo Civil, para os processos de execução cuja disponibilização ou consulta não dependa de prévio despacho judicial. Evitar a instauração de ações executivas inviáveis e inúteis.

3 Requisitos Necessários e Indispensáveis: 1- O requerente possuir título executivo que reúna as condições para aplicação da forma sumária do processo comum de execução para pagamento de quantia certa, nos termos do art.550.º do CPC; 2- A dívida ser certa, líquida e exigível; 3- NIF(número de identificação fiscal) do requerente e o do requerido

4 Principais características: - São competentes para a tramitação do procedimento, que se pretende célere e simplificado, os agentes de execução; - O r.i. é apresentado na plataforma informática do MJ, criada especificamente para o efeito (pode ser apresentado em papel pelo requerido), para salvaguarda do direito fundamental da reserva da vida privada, o acesso ás bases de dados pelo agente de execução e a prática; - É tramitado pelo AE no SISAAE de forma a que todos os acessos às bases de dados e atos do AE fiquem registados na plataforma informática de suporte a este procedimento; - A informação acessível ao agente de execução, é absolutamente igual à disponível na ação executiva, garantindo-se, assim, a igualdade de tratamento entre devedores;

5 Principais características: - Findas as consultas, o AE elabora um relatório com base no qual o credor pode: i. requerer a convolação do procedimento em processo de execução, se foram identificados bens penhoráveis, Ou ii. a notificação do devedor para fazer o pagamento da dívida ou opor-se ao procedimento; - Se o devedor nada fizer, o agente de execução procede à sua inclusão na lista pública de devedores, com base na qual o credor pode obter certidão eletrónica de incobrabilidade da dívida a emitir pelo agente de execução; - Não suspende nas férias Judiciais.

6 Consulta e relatório (art.s 9.º a 11.º e 19.º): As consultas são feitas pelo AE até 5 dias úteis após o pagamento dos valores previstos nas alíneas a) e b) do n.º1 do art.20.º (remunerações devidas às entidades gestoras dos sistemas informáticos e serviços diretos eletrónicos de consultas 25,50 e ao AE 51,00 ; São consultadas as bases de dados da administração tributária, da segurança social, do registo civil, do registo nacional de pessoas colectivas, do registo predial, do registo comercial e do registo de veículos e outros arquivos semelhantes; O AE consulta ainda o registo informático de execuções e o SISAAE (novidade), este apenas para obtenção de informação referente aos processos de execução em curso em que o requerido conste como exequente; O Banco de Portugal disponibiliza a informação acerca das instituições legalmente autorizadas a receber depósitos em que o requerido detenha ou deteve contas ou depósitos bancários nos termos análogos ao art,749,º, n.º 6 do CPC; Pode o requerente solicitar novas pesquisas nos 3 anos posteriores ao encerramento do PEPEX, quando não tenham sido identificados bens na primeira pesquisa.

7 Tramitação posterior (art. 12.º a 17.º e 25.º): Quando não tenham sido apurados bens penhoráveis o procedimento extingue-se, excepto se o requerente pretender continuar, caso em que o requerido é notificado para em 30 dias: i. Pagar o valor em dívida, acrescido dos juros vencidos, bem como os honorários do agente de execução; ii. Celebrar acordo de pagamento; iii. Indicar bens penhoráveis; iv. Opor-se ao procedimento. Celebrando acordo de pagamento, os respectivos termos ficam registados no procedimento e o mesmo é extinto.

8 Tramitação posterior (art.s 12.º a 17.º e 25.º): Na falta de resposta, o agente de execução procede, no prazo de 30 dias, à inclusão do devedor na lista pública de devedores, após o que, verificado o pagamento da quantia peticionada, o PEPEX extingue-se. Após a inclusão do requerido na lista pública de devedores, o requerente pode obter certidão eletrónica de incobrabilidade da dívida a emitir pelo agente de execução. A dívida referente à certidão é considerada incobrável para fins fiscais e comunicada à administração fiscal por via eletrónica. Se, após a emissão da certidão de incobrabilidade da dívida, o requerido vier a ser excluído da lista pública de devedores por pagamento integral da dívida ao requerente, o agente de execução notifica, por via eletrónica, a administração fiscal de tal facto.

9 A oposição do requerido (art. 16.º): É apresentada preferencialmente por via eletrónica; Implica o pagamento de taxa de justiça (1,5 ou 3 UC; Os fundamentos admitidos correspondem aos da oposição à execução; À oposição pode o requerente responder em contestação (paga a mesma taxa justiça da oposição 1,5 UC ou 3 UC consoante seja inferior ou superior à alçada da Relação); A existência de oposição obsta à apresentação de acção executiva com base no mesmo título; É obrigatória a constituição de Advogado nas oposições de valor superior a 5.000,00.

10 Recusa do Requerimento(art.8.º): No prazo de 5 dias úteis o agente de execução recusa o requerimento quando: i. Esteja em falta algum dos elementos referidos nos requisitos indispensáveis; a) O requerente possuir título executivo que reúna as condições para aplicação da forma sumária do processo comum de execução para pagamento de quantia certa, nos termos do art.550.º do CPC; b) A dívida ser certa, líquida e exigível; c) NIF(número de identificação fiscal) do requerente e o do requerido ii. O título executivo não seja admissível; iii. Não tenha sido apresentado qualquer título executivo; iv. As partes indicadas não constem do título executivo; v. Não tenha sido paga a remuneração inicial devida ao AE e entidades gestoras dos sistemas informáticos. Os vícios devem ser sanados no prazo de 5 dias após notificação do acto de recusa, caso em que o processo iniciado prossegue. Pode o requerente nos 30 dias após a notificação da recusa requerer a convolação do PEPEX em processo de execução, sob pena de ser automaticamente extinto.

11 Acordo de pagamento em prestações(art.17.º): Procedimento Extrajudicial 1 Requerente e requerido podem celebrar acordo de pagamento em prestações: 1) Forma escrita, 2) Ser comunicado ao AE 3) Implica a extinção do PEPEX 4) O requerido pode recorrer ao auxílio das entidades de apoio ao sobreendividamento reconhecidas pelo MJ (Port.312/2009 de 30.3 alterada pela Port.279/2013 de 26.08) para a celebração do acordo e da elaboração do plano de pagamento. 2 O não pagamento atempado de qualquer das prestações devidas determina o vencimento das demais, devendo o requerente, no prazo de 30 dias contados da data do incumprimento, requerer ao AE a convolação do procedimento em processo de execução, sob pena de o procedimento ser automaticamente extinto.

12 Convolação do procedimento em processo de execução (art.18.º): O PEPEX pode ser convolado em processo de execução pelo requerente, desde que, cumulativamente, o mesmo apresente: i. Requerimento executivo; ii. O relatório das pesquisas de bens penhoráveis. Na convolação não há lugar ao pagamento devido a título de honorários e despesas do agente de execução pela fase inicial, nem do valor devido a título de consultas de base de dados. Em caso de convolação, não se repetem as diligências para consulta de bens penhoráveis nem é apresentado relatório.

13 Custos/Honorários do Procedimento (art. 20.º): Procedimento Extrajudicial 25,50 (0,25 UC) para remuneração das entidades envolvidas nas consultas eletrónicas e gestão da plataforma informática; 51,00 (0,50 UC) para pagamento dos honorários do agente de execução pela análise do título executivo, pela realização das consultas e elaboração do relatório (deste valor são expurgados automaticamente 10%, ou seja, 5,10, para a Caixa de Compensações prevista no estatuto dos Agentes de Execução); 25,50 (0,25 UC) para pagamento dos honorários do agente de execução pela notificação por CONTACTO PESSOAL de cada requerido; 25,50 (0,25 UC) para pagamento dos honorários do agente de execução pela emissão de certidão de incobrabilidade da dívida, após inclusão na lista pública de devedores, e remessa electrónica da mesma à administração fiscal;

14 Custos/Honorários do Procedimento (art. 20.º): Procedimento Extrajudicial 15,30 (0,15 UC) para pagamento dos honorários do agente de execução pela renovação de consultas; 25,50 (0,25 UC) para pagamento dos honorários do agente de execução pela exclusão do requerido da lista pública de devedores (pago antecipadamente pelo requerido). Havendo pagamento voluntário ao AE, este tem direito à remuneração adicional prevista no anexo VIII da Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto. Ao PEPEX é aplicável o regime jurídico do apoio judiciário (art.32.º). Valores sujeitos a IVA à taxa legal aplicável.

CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA. 10 de Julho de 2014

CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA. 10 de Julho de 2014 CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA 10 de Julho de 2014 Procedimento Extrajudicial Pré- Executivo Aprovado pela Lei n.º 32 de 2014, de 30 de Maio Entrada em vigor- 1 de Setembro de 2014 Objeto (arts. 2.º): Consiste

Leia mais

DELEGAÇÃO de TORRES NOVAS da OA. 04 de setembro de 2014

DELEGAÇÃO de TORRES NOVAS da OA. 04 de setembro de 2014 DELEGAÇÃO de TORRES NOVAS da OA 04 de setembro de 2014 PROCESSOS de COBRANÇA de DÍVIDA PENDENTES 1,2 MILHÕES 2011 vs. 600.000- ATUALMENTE (execuções anteriores a 15 setembro 2003 em que não existem bens

Leia mais

Fórum Jurídico. Junho 2014 Contencioso INSTITUTO DO CONHECIMENTO AB. 1/6

Fórum Jurídico. Junho 2014 Contencioso INSTITUTO DO CONHECIMENTO AB.  1/6 Junho 2014 Contencioso A Livraria Almedina e o Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados celebraram em 2012 um protocolo de colaboração para as áreas editorial e de formação. Esta cooperação visa a

Leia mais

O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO

O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO - ALGUMAS REFLEXÕES DE ANÁLISE Rui Pinto, 2015 Rui Pinto / Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa VALORES DEVIDOS AO AGENTE DE EXEC. (ART. 20º) O QUE

Leia mais

19 de setembro de 2014

19 de setembro de 2014 19 de setembro de 2014 PROCESSOS de COBRANÇA de DÍVIDA PENDENTES 1.253.623 (2011) vs 1.016.542 (atualmente) [ DL 4/2013, de 11 de Janeiro- Execuções anteriores a 15 setembro 2003 em que não existem bens

Leia mais

PROCESSOS de COBRANÇA de DÍVIDA PENDENTES

PROCESSOS de COBRANÇA de DÍVIDA PENDENTES PROCESSOS de COBRANÇA de DÍVIDA PENDENTES 1.253.623 (2011) vs 1.016.542 (atualmente) [ DL 4/2013, de 11 de Janeiro- Extintas as Execuções anteriores a 15 Set 2003 em que não existissem bens penhoráveis

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 204/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 204/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 204/XII Exposição de Motivos A presente lei aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo. O procedimento extrajudicial pré-executivo tem natureza facultativa e permite que o credor,

Leia mais

Diploma. Aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo

Diploma. Aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo Diploma Aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo Lei n.º 32/2014 de 30 de maio Aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo

Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

Portaria 279/2013 de 26.08

Portaria 279/2013 de 26.08 Portaria 279/2013 de 26.08 Em destaque : Alterações aos procedimentos para inclusão na lista pública de execuções Artºs 2º, 3º e 4º Início do procedimento : Notificação/citação ( consoante o caso ), de

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Versão 2 Setembro de 2013 - 2 - Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Alterada

Leia mais

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Eduardo Paiva e Helena Cabrita Juízes de Direito TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Câmara dos Solicitadores 2009 1 APLICAÇÃO DA REFORMA NO TEMPO

Leia mais

Regulamentação do Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo

Regulamentação do Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação do Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

Odete Lage Alves. Camara dos Solicitadores [c.geralsoiicitador.net] Enviado: quarta-feira, 19 de Março de :36 Comissão? - CACDLG XH Assunto:

Odete Lage Alves. Camara dos Solicitadores [c.geralsoiicitador.net] Enviado: quarta-feira, 19 de Março de :36 Comissão? - CACDLG XH Assunto: Odete Lage Alves De: Camara dos Solicitadores [c.geralsoiicitador.net] Enviado: quarta-feira, 19 de Março de 2014 18:36 Para: Comissão? - CACDLG XH Assunto: Proposta de Lei n. 2041X1l13.a (GOV) Anexos:

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada)

Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada) [ Nº de artigos:8 ] Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada) SUMÁRIO Altera as Portarias n.os 312/2009 e 313/2009, de 30 de março, e 202/2011, de 20 de maio, no âmbito do novo Código

Leia mais

ALTERAÇÕES PROCESSUAIS

ALTERAÇÕES PROCESSUAIS ALTERAÇÕES PROCESSUAIS ALTERAÇÕES PROCESSUAIS AO CÓDIGO DO PROCESSO CIVIL À LEI Nº 6/2006 DE 27.02 PROCEDIMENTO ESPECIAL DE DESPEJO: ADITAMENTOS À LEI Nº 6/2006 DE 27.02 DL nº 1/2013, 7.01; Portaria nº

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES 61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES - 61 RECOMENDAÇÕES: 1. MEMBRO DO GOVERNO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DA JUSTIÇA (26 Recomendações) A) APROVAÇÃO/PUBLICAÇÃO DA

Leia mais

Portaria nº 312/2009, de 30 de Março

Portaria nº 312/2009, de 30 de Março Portaria nº 312/2009, de 30 de Março O Decreto-Lei nº 226/2008, de 20 de Novembro, adoptou diversas medidas destinadas a aperfeiçoar o modelo adoptado pela designada Reforma da Acção Executiva, que entrou

Leia mais

ACTA DE REUNIÃO DE TRABALHO

ACTA DE REUNIÃO DE TRABALHO NOME Teresa Maria de Melo Madail Fátima Varela Agentes de Execução INTERVENIENTES FUNÇÃO Juiz de Direito titular do Juízo de Execução de Águeda Escrivã do Juízo de Execução de Águeda Agentes de Execução

Leia mais

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis (2013) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito

Leia mais

Anteprojeto de portaria que altera a Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março

Anteprojeto de portaria que altera a Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março Anteprojeto de portaria que altera a Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março Sumário: Procede à 4ª alteração da Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março, que regulamenta vários aspetos da ação executiva,

Leia mais

1. Introdução. 2. Apreciação. a. Apreciação geral

1. Introdução. 2. Apreciação. a. Apreciação geral PARECER DO SMMP RELATIVO AO ANTEPROJECTO DE PROPOSTA DE LEI SOBRE O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO (MARÇO 2013) 1. Introdução Tendo sido solicitado por Sua Excelência a Senhora Ministra da Justiça

Leia mais

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa A desocupação do locado pelo oficial de justiça. - Síntese formativa - O oficial de justiça do tribunal da situação do locado será designado pelo

Leia mais

AS CONTAS NAS CUSTAS PROCESSUAIS

AS CONTAS NAS CUSTAS PROCESSUAIS Conferência 10.MAR.2016 pelas 17:30h AS CONTAS NAS CUSTAS PROCESSUAIS Tema específico: Custas de parte e contas finais. Diamantino Pereira Dispositivos importantes processo civil: Art.º 48.º (Falta insuficiência

Leia mais

Regulamento das Custas Processuais ADENDA

Regulamento das Custas Processuais ADENDA DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Regulamento das Custas Processuais 2013 9ª EDIÇÃO ALTERAÇÕES ADENDA I O Regulamento alterado pelo Decreto-Lei nº 126/2013, de 30 de agosto 1. Página 109, artigo

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis Agenda da Sessão 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis 2. Processos Executivos Cíveis 3. Aviso n.º 7530-A/2016 D.R., 2.ª Série, n.º 113, de 15 de junho de 2016 4. Novos Deveres dos Agentes

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA Armando A Oliveira Câmara dos Solicitadores As crises O agente de execução

Leia mais

REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. Dec-Lei nº 34/2008, de 26 de Fevereiro Alt. Pelo Dec-Lei nº 181/2008, de 28 Agosto

REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. Dec-Lei nº 34/2008, de 26 de Fevereiro Alt. Pelo Dec-Lei nº 181/2008, de 28 Agosto 1 REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS Alcanena, 12 de Março de 2010 Dec-Lei nº 34/2008, de 26 de Fevereiro Alt. Pelo Dec-Lei nº 181/2008, de 28 Agosto Edgar Valles 2 Regulamento das custas processuais Entrada

Leia mais

GUIA PRÁTICO REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático - Regime Excecional de Regularização de Dívidas (2019 v1.0) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

Acção Executiva A Nova Reforma

Acção Executiva A Nova Reforma Acção de formação promovida pelo Conselho Geral e pelo Conselho de Especialidade Solicitador de Execução Câmara dos Solicitadores Lisboa, 13 de Dezembro de 2008 Porto, 20 de Dezembro de 2008 Acção Executiva

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

DECRETO N.º 281/XIII

DECRETO N.º 281/XIII DECRETO N.º 281/XIII Aplicação do processo de execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas não penais e outras sanções pecuniárias fixadas em processo judicial, procedendo à sétima alteração

Leia mais

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa PME CRESCIMENTO 2014 A partir do dia 3 de Março de 2014 que as PME têm à sua disposição uma nova linha de crédito no valor de dois mil

Leia mais

Última actualização em 04/03/2008

Última actualização em 04/03/2008 Portaria n.º 220-A/2008 de 4 de Março. - Cria uma secretaria-geral designada por Balcão Nacional de Injunções (BNI), Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça, S.I, 1º SUPLEMENTO,

Leia mais

Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho

Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho DECRETO N.º 51/XI Segunda alteração ao Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA Preâmbulo O Regulamento Municipal dos Sistemas Públicos e Predial de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais do Concelho

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 9

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 9 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2017 19ª Edição Atualização nº 9 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 9 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Direção-geral da Administração da Justiça Breviário PADRONIZAÇÃO de funções DAS do CUSTAS secretário JUDICIAIS

Leia mais

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos Incentivos excepcionais para o descongestionamento das pendências judiciais, desistência de acções executivas por dívida de custas e alteração do regime fiscal dos créditos incobráveis para efeitos do

Leia mais

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Projecto de Regulamento do Pagamento em Prestações de Dívidas referentes à Receita dos Serviços de Fornecimento de Água, de Drenagem de Águas Residuais

Leia mais

V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ

V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ N.º 1- O apoio judiciário é concedido independentemente da posição processual que o requerente ocupe na causa e do facto de ter sido já concedido à parte contrária. N.º2-

Leia mais

ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE INJUNÇÃO DE PAGAMENTO EUROPEIA

ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE INJUNÇÃO DE PAGAMENTO EUROPEIA ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE INJUNÇÃO DE PAGAMENTO EUROPEIA ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE REGULAMENTO (CE) nº 861/2007 É um mecanismo facultativo O processo é escrito (só excepcionalmente é que há audiência)

Leia mais

DECRETO N.º 24/XIII. Regime aplicável ao património da Casa do Douro

DECRETO N.º 24/XIII. Regime aplicável ao património da Casa do Douro DECRETO N.º 24/XIII Regime aplicável ao património da Casa do Douro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Secção I Disposições gerais Artigo

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA SIMPLIFICAÇÃO da ACÇÃO EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA Setembro de 2008 A Importância da Acção Executiva O sistema de execuções judiciais/processo executivo é um factor essencial para o bom

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Especial Revitalização Finalidade: Destina-se a devedores em comprovada situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente. O PER

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto

Diploma DRE. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto Diploma Regulamenta o acesso electrónico da Comissão para a Eficácia das Execuções (CPEE) à informação disponível no sistema de informação de suporte à actividade dos tribunais (Citius) e no sistema de

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO 2016 Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO Grupo I (4 Valores) Imagine que a sua Cliente, sedeado no Cacém,

Leia mais

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A selecção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home Page Jurídica (www.euricosantos.pt) rege-se por critérios

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 41/2013, DE 26/6

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 41/2013, DE 26/6 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 41/2013, DE 26/6 * Lei n.º 62/2013, de 26 de Agosto (Lei da Organização do Sistema Judiciário) * Declaração de Retificação nº 36/2013, de 12 de Agosto * Portaria nº 280/2013,

Leia mais

ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO

ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO (ACESSO ELECTRÓNICA CPEE SISAAE E CITIUS) - ENTRADA EM VIGOR DAS NORMAS

Leia mais

Balcão Nacional do Arrendamento

Balcão Nacional do Arrendamento Relatório - 2018 Balcão Nacional do Arrendamento DGAJ/DSAJ/DPO 1. Introdução O regime jurídico do arrendamento urbano foi objeto de revisão pela Lei n.º 31/2012, de 14 de agosto, procurando encontrar soluções

Leia mais

Introdução de Referencias MB em notificações de penhora

Introdução de Referencias MB em notificações de penhora Introdução de Referencias MB em notificações de penhora Implementação de referências MB nas notificações para penhora de créditos, salário, etc. Modelos no SISAAE/GPESE Data: 20 de Setembro de 2011 V1.1

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 01/2017 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM MOTORISTA

CONCURSO PÚBLICO 01/2017 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM MOTORISTA CONCURSO PÚBLICO 01/2017 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM MOTORISTA PROGRAMA DO CONCURSO Agosto de 2017 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Identificação do Concurso O presente

Leia mais

Código de Processo Civil de 2013

Código de Processo Civil de 2013 Acção executiva Código de Processo Civil de 2013 Paulo Pimenta Porto - 21 de Novembro de 2013 o novo regime das espécies de títulos executivos (art. 703º) princípio da tipicidade forte restrição à exequibilidade

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

PROJETO DE LEI Nº, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PROJETO DE LEI Nº, 2007 Dispõe sobre o parcelamento, isenção de multas e renegociação de débitos da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social COFINS de responsabilidade das sociedades de advogados

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

Regulamento do Pagamento em Prestação da Receita do Fornecimento de Água

Regulamento do Pagamento em Prestação da Receita do Fornecimento de Água Regulamento do Pagamento em Prestação da Receita do Fornecimento de Água Aprovado em Reunião de Câmara Municipal de 19.06.2008 Aprovado em Assembleia Municipal de 26.06.2008 Aprovada a alteração ao Regulamento

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

CUSTAS JUDICIAIS. A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações.

CUSTAS JUDICIAIS. A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações. CUSTAS JUDICIAIS A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações. I Regime Geral - Aplica-se aos processos iniciados entre 1 de Janeiro de 1997 e 19 de Abril de 2009;

Leia mais

Desformalização e simplificação do Registo Comercial

Desformalização e simplificação do Registo Comercial Desformalização e simplificação do Registo Comercial Aspectos técnicos da reforma 15 de Janeiro de 2009 José Ascenso Maia Decreto-lei n.º 76-A/2006, de 29 de Março Eliminação da obrigatoriedade de escritura

Leia mais

Regularização de IVA de créditos de cobrança duvidosa e créditos incobráveis

Regularização de IVA de créditos de cobrança duvidosa e créditos incobráveis Regularização de IVA de créditos de cobrança duvidosa e créditos incobráveis Com a aprovação da lei do Orçamento do Estado para 2013 foram introduzidos no Código do IVA quatro novos artigos (78.º-A a 78.º-D)

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas O Regulamento n.º 9/2000 da CMVM veio com a experiência a revelar-se insuficiente para reger algumas

Leia mais

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL 1 5 1. O Crédito Pessoal é do tipo crédito clássico e só pode ser solicitado pela pessoa singular 1ª Titular de um Cartão emitido

Leia mais

>> CRITÉRIOS DE PROVA E DE APRECIAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA ECONÓMICA PARA A CONCESSÃO DA PROTECÇÃO JURÍDICA. Última actualização em 17/06/2008

>> CRITÉRIOS DE PROVA E DE APRECIAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA ECONÓMICA PARA A CONCESSÃO DA PROTECÇÃO JURÍDICA. Última actualização em 17/06/2008 Portaria n.º 1085-A/2004 de 31 de Agosto. - Fixa os critérios de prova e de apreciação da insuficiência económica para a concessão da protecção jurídica, Ministérios da Justiça e da Segurança Social, da

Leia mais

REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES

REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES 3/4/2014 :::DL n.º 201/2003, de 10 de DL n.º 201/2003, de 10 de (versão actualizada) REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES [ Nº de artigos:20 ] Contém as seguintes alterações: - DL n.º 53/2004, de

Leia mais

Balcão Nacional do Arrendamento

Balcão Nacional do Arrendamento Relatório - Ano 2016 Balcão Nacional do Arrendamento DGAJ/DSAJ/DPO 1. Introdução O regime jurídico do arrendamento urbano foi objeto de revisão pela Lei n.º 31/2012, de 14 de agosto, procurando encontrar

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Diário da República, 1.ª série N.º de outubro de

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Diário da República, 1.ª série N.º de outubro de Diário da República, 1.ª série N.º 200 13 de outubro de 2015 8855 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Secretaria-Geral Declaração de Retificação n.º 45/2015 Nos termos das disposições da alínea h) do

Leia mais

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS*

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento destina-se a fixar as regras relativas aos encargos processuais decorrentes dos litígios cuja resolução seja submetida ao ARBITRARE

Leia mais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Centro de Formação de Funcionários de Justiça Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º 52/2011, de 13 de Abril CFFJ Maio de 2011 Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º

Leia mais

Recuperação de IVA em créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) e em créditos incobráveis

Recuperação de IVA em créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) e em créditos incobráveis Circular nº 34/2015 15 de Setembro de 2015 Assunto: Recuperação de IVA em créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) e em créditos incobráveis Caros Associados, Os sujeitos passivos de IVA (singulares

Leia mais

GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Fundo de Garantia Salarial (2003 v4.14) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia seguida para instaurar processos de execução

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015,

Leia mais

ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE. Regulamento (CE) 861/2007

ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE. Regulamento (CE) 861/2007 ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE Regulamento (CE) 861/2007 Índice 1. Um proceso europeu simplificado 1. Algumas particularidades do processo 1. A tramitação 2 1 Um procedimento europeu simplificado Vamos ver

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE CUBA PREÂMBULO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE CUBA PREÂMBULO PREÂMBULO Com a Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, regulam-se as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais pelas pessoas singulares ou colectivas

Leia mais

PROCESSO EXECUTIVO LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

PROCESSO EXECUTIVO LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR PROCESSO EXECUTIVO LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR Versão 1 RESUMO...... 2 Decreto Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro... 3 Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009... 8 Portaria n.º 331-A/2009 de 30 de Março...

Leia mais

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2018 19ª Edição Atualização nº 3 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 3 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo

REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA Preâmbulo O Regulamento do Serviço de Abastecimento de Água da Cidade de Reguengos de Monsaraz remonta a finais do ano de 1988,

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE 1 Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j), do nº 2, do artigo 17º, conjugadas com a alínea b), do nº 5, do artigo 34º, da Lei das Autarquias

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 5864 Diário da República, 1.ª série N.º 221 14 de novembro de 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Decreto do Presidente da República n.º 105/2014 de 14 de novembro O Presidente da República decreta, nos termos

Leia mais

REGULAMENTO DO PAGAMENTO A PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA

REGULAMENTO DO PAGAMENTO A PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA REGULAMENTO DO PAGAMENTO A PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA Praça da República 7150-249 Borba Telf.: 268 891 630 Fax: 268 894 806 balcaounico@cm-borba.pt www.cm-borba.pt Contribuinte n.º 503

Leia mais

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para 2012 Audit Tax Advisory Consulting O RERT III aplica-se aos elementos patrimoniais que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro

Leia mais