Alterações ao Estatuto do Aluno. Disciplina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alterações ao Estatuto do Aluno. Disciplina"

Transcrição

1 Disciplina

2 Artigos 23º e 24º (Tipos e finalidades): Medida correctiva integração) (pedagógica, preventiva, dissuasora e de Medida disciplinar sancionatória (pedagógica, preventiva, dissuasora, de integração e punitiva)

3 Correctivas: Ordem de saída da sala da aula ou outro local similar; Tarefas e actividades de integração escolar, ainda que com mais horas na Escola; Condicionamento do acesso a espaços, materiais e equipamentos (26º.5 - A aplicação, e posterior execução, da medida correctiva prevista na alínea d) do n.º 2, não pode ultrapassar o período de tempo correspondente a um ano lectivo); Mudança de Turma.

4 Correctivas: Ordem de saída da sala da aula ou outro local similar; Artigo 26º (correctivas): Alterações ao Estatuto do Aluno 4 - A aplicação da medida correctiva da ordem de saída da sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar, é da exclusiva competência do professor respectivo e implica a permanência do aluno na escola, competindo aquele determinar o período de tempo durante o qual o aluno deve permanecer fora da sala de aula, se a aplicação de tal medida correctiva acarreta ou não a marcação de falta ao aluno e quais as actividades, se for caso disso, que o aluno deve desenvolver no decurso desse período de tempo.

5 Correctivas: Alterações ao Estatuto do Aluno Tarefas e actividades de integração escolar, ainda que com mais horas na Escola; a) Reparação, sempre que possível, do dano provocado pelo aluno; b) Colaboração com o Professor e Auxiliar de Acção Educativa responsáveis pela Biblioteca nas tarefas de organização e funcionamento deste espaço; c) Colaboração com o Professor responsável pela Sala de Estudo nas tarefas de organização e funcionamento deste espaço; d) Cumprimento de outras tarefas, de carácter pedagógico, a organizar e acompanhar pelo Director de Turma, em colaboração com o Coordenador Pedagógico respectivo.

6 Sancionatórias: Repreensão registada; Suspensão da Escola até 10 dias úteis; Transferência de Escola.

7 Sancionatórias: Repreensão registada (Professor ou Presidente CE) Artigo 27º (sancionatórias): 3 - A aplicação da medida disciplinar sancionatória de repreensão registada é da competência do professor respectivo, quando a infracção for praticada na sala de aula, ou do presidente do conselho executivo ou do director, nas restantes situações, averbando-se no respectivo processo individual do aluno, a identificação do autor do acto decisório, data em que o mesmo foi proferido e a fundamentação de facto e de direito que norteou tal decisão.

8 Sancionatórias: Suspensão da Escola até 10 dias úteis (Presidente do CE) Artigo 27º (sancionatórias): 4 - A decisão de aplicar a medida disciplinar sancionatória de suspensão da escola até 10 dias úteis, é precedida da audição em auto do aluno visado, do qual constam, em termos concretos e precisos, os factos que lhe são imputados, os deveres por ele violados e a referência expressa, não só da possibilidade de se pronunciar relativamente àqueles factos, como da defesa elaborada, sendo competente para a sua aplicação o presidente do conselho executivo ou o director da escola, que pode, previamente, ouvir o conselho de turma.

9 Artigo 27º (sancionatórias): Alterações ao Estatuto do Aluno 7 - Os efeitos decorrentes das faltas dadas pelo aluno no decurso do período de aplicação da medida disciplinar sancionatória de suspensão da escola até 10 dias úteis,. art. 27º, ponto 7: Atendendo à gravidade da consequência, a Escola, para acautelar efeitos perversos, regista ao Aluno sancionado menos uma falta que o limite que obriga à prova de recuperação agora prevista, sempre que essas faltas igualem ou ultrapassem os limites legais estabelecidos para essa prova. Isto significa que, neste caso, os efeitos legais não conduzem, directamente, à prova de recuperação, mas qualquer falta dada posteriormente implicá-la-á.

10 Sancionatórias: Transferência de Escola (Director Regional de Educação) Artigo 27º (sancionatórias): 8 - A aplicação da medida disciplinar sancionatória da transferência de escola reporta-se à prática de factos notoriamente impeditivos do prosseguimento do processo de ensinoaprendizagem dos restantes alunos da escola, ou do normal relacionamento com algum ou alguns dos membros da comunidade educativa. Limites claros, colocados no outro - não ser possível aos outros prosseguir o trabalho - ou no relacionamento, afectado, com outra pessoa. Deduz-se que, em ambos os casos, a gravidade seja elemento a considerar

11 Artigo 44º (Participação): Primeiro tempo, participação sempre ao Director de Turma (DT); Depois, este participa ao Presidente do CE. Como só a repreensão registada é competência do Professor, o Director de Turma deve participar ao Presidente do CE, sempre que o comportamento aponte para uma sanção mais gravosa (correctivas para além da ordem de saída da sala de aula, até 10 dias de suspensão, transferência de Escola ou mudança de Turma). As medidas correctivas são aplicadas Presidente do CE. Não há impedimento à acção directa do Presidente do CE (sem ter que aguardar por participação, bastará o conhecimento directo).

12 Artigo 45º (Instauração): O Presidente do CE tem 1 dia útil para instaurar o procedimento disciplinar, nomeando desde logo o instrutor, que deve ser um Professor. Posteriormente, quando recebe o relatório, decide, ouvindo ou não o Conselho de Turma. A audição do Conselho de Turma (que deixa de ter poderes para decidir) é facultativa o Presidente do CE é quem decide se ouve o Conselho de Turma e quem, a final, toma a decisão, ou seja, é o Presidente do CE que decide a medida, a sanção, a aplicar ao Aluno. Se a proposta aponta para a transferência, é convocar o Conselho de Turma. obrigatório

13 No caso do Conselho de Turma intervir (ou porque o Presidente do CE o convoca, entendendo ser importante ouvi-lo, ou porque existe uma proposta de Transferência de Escola), pela relevância da intervenção de um agente educativo exterior ao ambiente da Escola na harmonização, uniformização e coerência das decisões, a Escola contempla, no seu Regulamento Interno, a participação dum elemento da Associação de Pais em todos os processos disciplinares com este formalismo (com Conselho de Turma).

14 Artigo 47º (Suspensão preventiva do Aluno): Continua a ser possível a suspensão preventiva do Aluno, mas com a obrigação da existência de um plano de actividades pedagógicas para esse período, previsto no Regulamento Interno (RI) da Escola; Está limitada a 5 dias úteis ou ao termo do processo disciplinar, se acontecer primeiro;

15 Mais uma vez, atendendo à gravidade da consequência, a Escola, para acautelar efeitos perversos, regista ao Aluno sancionado menos uma falta que o limite que obriga à prova de recuperação agora prevista, sempre que essas faltas igualem ou ultrapassem os limites legais estabelecidos para essa prova, mas só se a sanção se traduzir em suspensão da Escola até 10 dias, e no limite da sanção aplicada. Por exemplo, quando o Aluno é suspenso preventivamente por 3 dias e a sanção é de suspensão por 5 dias, o Aluno cumpre mais 2 dias; Quando o Aluno é suspenso preventivamente por 3 dias e a sanção é de suspensão por 3 dias, a sanção fica, desde logo, cumprida.

16 Se a sanção não se traduzir na suspensão até 10 dias, as faltas não devem, sequer, ser contabilizadas. Neste caso, que será naturalmente raro (não se suspende, preventivamente, um Aluno sem existir um conjunto de indícios suficientemente forte que nos permita antever a aplicação duma penalização mais gravosa), a Escola deve organizar um plano de compensação para recuperação do Aluno, da matéria entretanto tratada.

17 Decisão de operacionalização do processo decorrente das alterações respeitantes às consequências das faltas dos Alunos: Considerar sem efeito as faltas, justificadas e injustificadas, registadas até ao dia 15 de Fevereiro de 2008, no que se refere às condições estabelecidas para a realização da primeira prova de recuperação, sem publicitar esta decisão; Iniciar a contagem, para esse fim, no dia 18 de Fevereiro de 2008, para os dois tipos de faltas. Instruir os DTs para convocarem, de imediato, os Pais para uma reunião onde se trate de divulgar e esclarecer, nomeadamente este aspecto das consequências das faltas. Solicitar à tutela esclarecimentos quanto aos atletas com estatuto de alta competição.

18 Quadro Resumo da Disciplina

19 Medidas correctivas (pedagógicas, preventivas, dissuasoras e de integração) Ordem de saída da sala de aula (Professor); Tarefas e actividades de integração escolar, ainda que com mais horas na Escola (Presidente do CE); Condicionamento do acesso a espaços, materiais e equipamentos (Presidente do CE); Mudança de Turma (Presidente do CE). Medidas disciplinares sancionatórias (pedagógicas, preventivas, dissuasoras, de integração e punitivas) Repreensão Registada (Professor); Suspensão da Escola até 10 dias (Presidente do CE); Transferência de Escola (Director Regional de Educação do Norte). Suspensão Preventiva

O PODER DISCIPLINAR SOBRE OS ALUNOS

O PODER DISCIPLINAR SOBRE OS ALUNOS SOBRE OS ALUNOS - 1 O SOBRE OS ALUNOS Regime Legal Aplicável: Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, que aprovou o Estatuto do Aluno dos Ensinos Básicos e Secundário, com as alterações introduzidas pela Lei

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) MEDIDAS DISCIPLINARES CORRETIVAS E SANCIONATÓRIAS

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) MEDIDAS DISCIPLINARES CORRETIVAS E SANCIONATÓRIAS Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro MEDIDAS DISCIPLINARES CORRETIVAS E SANCIONATÓRIAS 1 Não dispensa a leitura da Lei. MEDIDA DESCRIÇÃO AGENTE TRAMITAÇÃO PROCESSUAL

Leia mais

Secção II Conselho Pedagógico. Assiduidade, Faltas e Regime Disciplinar

Secção II Conselho Pedagógico. Assiduidade, Faltas e Regime Disciplinar 1 Secção II Conselho Pedagógico Assiduidade, Faltas e Regime Disciplinar Artº 8 Frequência e Assiduidade. Pontos 1 Para além do dever de frequência da escolaridade obrigatória nos termos da lei, os alunos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Regulamento Interno - Anexo VIII Regulamento do Procedimento Disciplinar de Alunos 2011/2015 PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cinfães. Regulamento disciplinar

Agrupamento de Escolas de Cinfães. Regulamento disciplinar Agrupamento de Escolas de Cinfães Regulamento disciplinar Com a integração do Agrupamento de Escolas de Cinfães no projecto TEIP II (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e consequente criação

Leia mais

Regulamento do processo disciplinar de alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores

Regulamento do processo disciplinar de alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores Regulamento do processo disciplinar de alunos Agrupamento de Escolas de Miraflores Agrupamento de Escolas de Miraflores I - MEDIDAS DISCIPLINARES (Capítulo IV - artigos 26º e 28º da Lei n.º51/2012, de

Leia mais

Faltas e sua natureza

Faltas e sua natureza Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. BISSAYA BARRETO CASTANHEIRA DE PERA EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO VI DISCIPLINA Artigo 178.º Infração 1. A violação pelo aluno de algum dos deveres previstos no artigo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO REGULAMENTO INTERNO ALTERAÇÃO PROVISÓRIA AO MANUAL DE ACOLHIMENTO DO ALUNO

ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO REGULAMENTO INTERNO ALTERAÇÃO PROVISÓRIA AO MANUAL DE ACOLHIMENTO DO ALUNO REGULAMENTO INTERNO ALTERAÇÃO PROVISÓRIA AO MANUAL DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 1 2010-2011 3.3.1.5 REGIME DE ASSIDUIDADE E DISCIPLINAR DO ALUNO 3.3.1.5.1 REGIME DE ASSIDUIDADE DEVER DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BILHAR REGULAMENTO DISCIPLINAR

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BILHAR REGULAMENTO DISCIPLINAR Artº. 1 - O Regime Disciplinar estabelecido no presente regulamento aplica-se a todos os Associados, Praticantes Técnicos, Dirigentes e outros agentes desportivos. Artº. 2 - As Associações, Clubes e Salões

Leia mais

ESCOLA S/3 ARQº OLIVEIRA FERREIRA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES

ESCOLA S/3 ARQº OLIVEIRA FERREIRA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES ESCOLA S/3 ARQº OLIVEIRA FERREIRA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES Índice 1. Introdução 3 2. Medidas disciplinares correctivas 4 3. Medidas disciplinares sancionatórias 5 4. Tipificação dos comportamentos/infrações

Leia mais

Estatuto do Aluno. Alterações conseguidas pelo CDS

Estatuto do Aluno. Alterações conseguidas pelo CDS Alterações conseguidas pelo CDS Afirmação da autoridade dos Professores: O Estatuto do aluno passa a ter um artigo especifico sobre a autoridade do professor que abrange os domínios pedagógico, cientifico,

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro 1 PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Não dispensa a leitura da Lei. FASES (O QUÊ?) QUEM COMO EM QUE SITUAÇÕES QUANDO/ QUANTO PARTICIPAÇÃO*

Leia mais

O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR

O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR A AUTONOMIA REFORÇA OS PODERES HIERARQUICOS Relação hierárquica Poder de direcção / dever de obediência Poder típico Poder de direcção Dar ordens Poderes atribuídos à hierarquia

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DISCIPLNAR

ANEXO II REGULAMENTO DISCIPLNAR ANEXO II REGULAMENTO DISCIPLNAR Artigo 1º Qualificação de infração disciplinar 1 O comportamento do formando que contrarie as normas de conduta e de convivência e se traduza no incumprimento de dever geral

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTATUTO DE

REGULAMENTO DO ESTATUTO DE REGULAMENTO DO ESTATUTO DE ATLETA CAR ITINERANTE Pág. de 3 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo º (Objeto e Âmbito de Aplicação). O presente regulamento aprova o Estatuto de Atleta Centro de Alto Rendimento

Leia mais

Anexo II Procedimento Disciplinar dos Alunos. Anexo II PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS. (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro)

Anexo II Procedimento Disciplinar dos Alunos. Anexo II PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS. (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro) Anexo II PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro) 1 TRAMITAÇÃO DO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR (artigo 30.º da Lei n.º 51/2012, de 05 de Setembro) (O procedimento

Leia mais

BREVE FORMULÁRIO SOBRE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS

BREVE FORMULÁRIO SOBRE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS BREVE FORMULÁRIO SOBRE PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DE ALUNOS (Capítulo IV da Lei n.º 51/2012, de 05 de setembro) INTRODUÇÃO O presente formulário pretende ser um breve instrumento de apoio, contendo minutas

Leia mais

Regulamento disciplinar dos alunos. (Outubro/2014)

Regulamento disciplinar dos alunos. (Outubro/2014) Regulamento disciplinar dos alunos (Outubro/2014) ÍNDICE Capítulo I Conteúdos, objetivos e âmbito... 1 Capítulo II Direitos e deveres dos alunos... 1 Capítulo III Assiduidade e pontualidade... 2 1. Controlo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Miguel Torga, Bragança Lei n.º51/2012, 5 de setembro - destaques

Agrupamento de Escolas de Miguel Torga, Bragança Lei n.º51/2012, 5 de setembro - destaques Art.º 7.º - Direitos dos alunos 2 A fruição dos direitos consagrados nas suas alíneas g), h) e r) do número anterior pode ser, no todo ou em parte, temporariamente vedada em consequência de medida disciplinar

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO ADITAMENTO AO REGULAMENTO INTERNO DO COLÉGIO 1/9

REGULAMENTO INTERNO ADITAMENTO AO REGULAMENTO INTERNO DO COLÉGIO 1/9 REGULAMENTO INTERNO EMENDAS EM CONSONÂNCIA COM O DISPOSTO NA LEI N.º 39/2010, DE 2 DE SETEMBRO (Segunda alteração ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pela Lei n.º 30/2002, de

Leia mais

O PODER DISCIPLINAR SOBRE OS ALUNOS

O PODER DISCIPLINAR SOBRE OS ALUNOS SOBRE OS ALUNOS - 1 O PODER DISCIPLINAR SOBRE OS ALUNOS (revisão à luz do ordenamento jurídico em vigor) Regime Legal Aplicável: Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, que aprovou o Estatuto do Aluno e Ética

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 140/X. Exposição de Motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 140/X. Exposição de Motivos PROPOSTA DE LEI N.º 140/X Exposição de Motivos O problema da indisciplina e da incivilidade, hoje sentido em muitas escolas, compromete a qualidade da relação pedagógica entre professores e alunos e impede

Leia mais

Código de Conduta e Disciplina

Código de Conduta e Disciplina Escola Secundária/3 Henrique Medina Código de Conduta e Disciplina VISÃO DA ESHM A Escola Secundária Henrique Medina é uma Escola pública com Contrato de Autonomia com o Ministério da Educação e Ciência

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 578 Diário da República, 1.ª série N.º 13 18 de Janeiro de 2008 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 3/2008 de 18 de Janeiro Primeira alteração à Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o Estatuto do

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) FALTAS/ DEVER DE ASSIDUIDADE

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) FALTAS/ DEVER DE ASSIDUIDADE Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro 1 / DEVER DE ASSIDUIDADE Não dispensa a leitura da Lei SITUAÇÃO DESCRIÇÃO TRAMITAÇÃO/ PROCEDIMENTOS EFEITOS Nos termos da lei,

Leia mais

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO VII ASSIDUIDADE DOS ALUNOS Artigo 203 o Frequência, Assiduidade e Pontualidade 1. Para além do dever de frequência da escolaridade obrigatória, nos termos da lei,

Leia mais

Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201

Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201 Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201 /2012 Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico para o desenvolvimento

Leia mais

Faltas e sua natureza. 2. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quantos os tempos de ausência do aluno.

Faltas e sua natureza. 2. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quantos os tempos de ausência do aluno. Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

CAPÍTULO II COMUNIDADE EDUCATIVA SECÇÃO I ALUNOS SUBSECÇÃO I DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS

CAPÍTULO II COMUNIDADE EDUCATIVA SECÇÃO I ALUNOS SUBSECÇÃO I DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS REGULAMENTO INTERNO SEGUNDA ADENDA- Secção Alunos Republicação da Secção I do Capítulo II do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, de acordo com a Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro,

Leia mais

Regimento da disciplina e do processo disciplinar dos alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores

Regimento da disciplina e do processo disciplinar dos alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores Regimento da disciplina e do processo disciplinar dos alunos Agrupamento de Escolas de Miraflores 2015/2016 Índice Artigo 1.º Participação de ocorrência 2 Artigo 2.º Princípios gerais 2 Artigo 3.º Tipificação

Leia mais

Regimento da disciplina e do processo disciplinar dos alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores

Regimento da disciplina e do processo disciplinar dos alunos. Agrupamento de Escolas de Miraflores Regimento da disciplina e do processo disciplinar dos alunos Agrupamento de Escolas de Miraflores Índice Preâmbulo Artigo 1.º Qualificação da infração Artigo 2.º Participação de ocorrência 2 Artigo 3.º

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008 CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO EMNOP 16 de Dezembro de 2008 1 Legislação de referência Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

DECRETO N.º 47/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 47/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 47/XI Segunda alteração ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pela Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, e alterado pela Lei n.º 3/2008, de 18 de Janeiro A Assembleia

Leia mais

Regulamento Interno / alunos SETÚBAL

Regulamento Interno / alunos SETÚBAL Regulamento Interno / alunos SETÚBAL Setembro de 2009 CAPÍTULO XI ALUNOS Artigo 104.º Estatuto dos Alunos 1. O acto de matrícula, em conformidade com as disposições legais que o regulam, confere o estatuto

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE)

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro REFERÊNCIAS AO REGULAMENTO INTERNO 1 ARTIGO NORMAS A INCORPORAR NO REGULAMENTO INTERNO 5.º 1 Enunciar Direitos e Deveres específicos

Leia mais

REGIMENTO Da Disciplina e Processo Disciplinar dos Alunos

REGIMENTO Da Disciplina e Processo Disciplinar dos Alunos REGIMENTO Da Disciplina e Processo Disciplinar dos Alunos ÍNDICE Artigo 1.º Participação de ocorrência 3 Artigo 2.º Princípios gerais 3 Artigo 3.º Tipificação do incumprimento e da(s) medida(s) a aplicar

Leia mais

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo AGRUPAMENTO DE PROENÇA-A-NOVA - 160799 Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca Direcção Regional de Educação do Centro Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo 2010/2011

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS DISCENTES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º Âmbito

REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS DISCENTES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º Âmbito CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Âmbito 1 O presente regulamento disciplinar, previsto no Capítulo 7 dos Estatutos do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, adiante designado por ISTEC, publicados

Leia mais

Regulamento do Conselho Pedagógico do ISPAJ

Regulamento do Conselho Pedagógico do ISPAJ Regulamento do Conselho Pedagógico do ISPAJ Versão aprovada em Conselho de Direcção de 9 de Julho de 2015 Documento Regulamento do Conselho Pedagógico do ISPAJ Data 05/07/2015 Conselho de Direcção 09/07/2015

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROCESSO DISCIPLINAR DOS ALUNOS

REGIMENTO INTERNO DO PROCESSO DISCIPLINAR DOS ALUNOS REGIMENTO INTERNO DO PROCESSO DISCIPLINAR DOS ALUNOS Artigo 1.º Participação de ocorrência 1. O professor ou membro do pessoal não docente que presencie ou tenha conhecimento de comportamentos suscetíveis

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA nº 02/2004 de 20/02/2004

ORIENTAÇÃO NORMATIVA nº 02/2004 de 20/02/2004 ORIENTAÇÃO NORMATIVA nº 02/2004 de 20/02/2004 Nº PAUTA: 210.1 ASSUNTO: PROCEDIMENTO DISCIPLINAR ENQUADRAMENTO CONVENCIONAL E LEGAL: Código do Trabalho REVOGAÇÕES: Orientação Normativa nº.21/2000, de 20/11/2000

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA DISCIPLINA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA DISCIPLINA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA DISCIPLINA Índice 1. Introdução... 3 2.. Medidas disciplinares... 4 3. Tipificação dos comportamentos/infrações e medidas disciplinares

Leia mais

Determinação e tipificação da medida disciplinar

Determinação e tipificação da medida disciplinar Determinação e tipificação da medida disciplinar 1. Na determinação da medida corretiva ou medida disciplinar sancionatória a aplicar, deve ter-se em consideração a gravidade do incumprimento do dever

Leia mais

3860 Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de 2010

3860 Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de 2010 3860 Diário da República, 1.ª série N.º 171 2 de Setembro de 2010 Lei n.º 38/2010 de 2 de Setembro Altera o regime do controle público da riqueza dos titulares dos cargos políticos (quinta alteração à

Leia mais

REGIME DE FALTAS. I Marcação de faltas

REGIME DE FALTAS. I Marcação de faltas REGIME DE FALTAS 1 I Marcação de faltas 1. É obrigatória a marcação de faltas sempre que o aluno não se encontrar presente. a) A obrigatoriedade da marcação de faltas aplica-se a todas as atividades curriculares

Leia mais

Alterações ao Regulamento Interno

Alterações ao Regulamento Interno 1 1 Alterações ao Regulamento Interno Novembro/2012 2 Artigo 1º - Efeitos da avaliação sumativa 1. A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou retenção do aluno, expressa

Leia mais

MEDIDAS DISCIPLINARES E PROCEDIMENTO DISCIPLINAR ALUNOS

MEDIDAS DISCIPLINARES E PROCEDIMENTO DISCIPLINAR ALUNOS - MEDIDAS DISCIPLINARES E PROCEDIMENTO DISCIPLINAR ALUNOS Anexo X do Regulamento Interno AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALJEZUR Enquadramento Normativo Lei n.º 51/2012, de 05 de Setembro Submetido à Apreciação

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº SEGUNDA ALTERAÇÃO AO ESTATUTO DO ALUNO DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, APROVADO PELA LEI Nº 30/2002, DE 20 DE DEZEMBRO

PROJECTO DE LEI Nº SEGUNDA ALTERAÇÃO AO ESTATUTO DO ALUNO DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, APROVADO PELA LEI Nº 30/2002, DE 20 DE DEZEMBRO PROJECTO DE LEI Nº /XI SEGUNDA ALTERAÇÃO AO ESTATUTO DO ALUNO DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, APROVADO PELA LEI Nº 30/2002, DE 20 DE DEZEMBRO Exposição de motivos 1. O CDS-PP tem vindo reiteradamente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS SELECÇÕES DISTRITAIS

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS SELECÇÕES DISTRITAIS ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS SELECÇÕES DISTRITAIS ÍNDICE Capítulo I página 3 Participação na Selecção Distrital Artigo 1º - Principio geral Artigo 2º - Participação na Selecção

Leia mais

Ad duo 3 de Setembro de 2010

Ad duo 3 de Setembro de 2010 Ad duo, com a publicação do novo Estatuo do Aluno, decidiu elaborar este documento de forma a possibilitar a comparação entre a versão actual com a anterior. Visa, principalmente, apoiar as Escolas/ Agrupamentos

Leia mais

Regulamento Disciplinar

Regulamento Disciplinar Regulamento Disciplinar CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente Regulamento Disciplinar é aplicável aos estudantes da ESE Almeida Garrett/Escola Superior de Educação Almeida

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO 2013-2014 CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS I. CUMPRIMENTO PELO PROFESSOR 1. As faltas dos professores são consideradas em segmentos letivos de 50 minutos. 2. Os registos

Leia mais

Regulamento Disciplinar Agrupamento de Escolas de Sobreira

Regulamento Disciplinar Agrupamento de Escolas de Sobreira Regulamento Disciplinar Agrupamento de Escolas de Sobreira 1 O presente regulamento disciplinar visa, essencialmente, promover uma clarificação do que, em termos disciplinares, se encontra previsto no

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular 1º CICLO 2011 2012 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Ano Letivo 2011 / 2012 Regimento

Leia mais

1. A Empresa tem poder disciplinar sobre os trabalhadores que se encontrem ao seu serviço, enquanto vigorarem os contratos de trabalho.

1. A Empresa tem poder disciplinar sobre os trabalhadores que se encontrem ao seu serviço, enquanto vigorarem os contratos de trabalho. ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 4/2009 12 de Outubro de 2009 ASSUNTO: PROCEDIMENTO DISCIPLINAR. ENQUADRAMENTO CONVENCIONAL E LEGAL: Código do Trabalho REVOGAÇÕES: Orientação Normativa nº.2/2004, de 20/02/2004

Leia mais

GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Página 1 de 5 GMC Nota prévia Pretende-se que o GMC (Gabinete de Mediação de Conflitos) se constitua como uma valência de um projeto que, intervindo na Escola, possa dar

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA - ALUNOS

CÓDIGO DE CONDUTA - ALUNOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS DE ÁLVARO VELHO ESCOLA EB1/JI N.1 LAVRADIO ESCOLA EB1/JI N.2 LAVRADIO ESCOLA EB1/JI DOS FIDALGUINHOS 2018 2019 1.INTRODUÇÃO CÓDIGO

Leia mais

RGI - Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional

RGI - Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional Regulamento Geral Interno Capítulo I Dos Associados Artigo 1º Inscrições e desistência de Associados 1. A inscrição como sócio é voluntária e a todo o tempo poderão deixar de sê-lo notificando para o efeito,

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR

REGULAMENTO DISCIPLINAR REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Âmbito) 1. O poder disciplinar da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, adiante designada por FPPDAM, exerce-se sobre os

Leia mais

Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto. Regulamento Interno. Capítulo II - Comunidade Educativa - Alunos

Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto. Regulamento Interno. Capítulo II - Comunidade Educativa - Alunos Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto Regulamento Interno Capítulo II - Comunidade Educativa - Alunos Edição - Abril de 2013 Índice CAPÍTULO II - COMUNIDADE EDUCATIVA - ALUNOS...

Leia mais

Índice CAPÍTULO I CAPÍTULO II Medidas correctivas e das disciplinares sancionatórias

Índice CAPÍTULO I CAPÍTULO II Medidas correctivas e das disciplinares sancionatórias REGULAMENTO INTERNO 2010-2011 1 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 6 CAPÍTULO I - Disposições Gerais... 7 Artigo 1º - Objecto e Âmbito de Aplicação... 7 Artigo 2º - Princípios Orientadores... 7 Artigo 3º

Leia mais

Manual do representante dos pais e encarregados de educação da turma e da sala

Manual do representante dos pais e encarregados de educação da turma e da sala Manual do representante dos pais e encarregados de educação da turma e da sala 1 FERSAP Reuniões de Turma e Eleição dos Representantes dos PEE As reuniões com os diretores de turma (no 2.º e 3.º ciclos

Leia mais

Manual. Representantes dos pais e encarregados de educação da turma e da sala

Manual. Representantes dos pais e encarregados de educação da turma e da sala Manual Representantes dos pais e encarregados de educação da turma e da sala Reuniões de Turma As reuniões com os diretores de turma (no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário) ou com

Leia mais

Deliberação. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Natação acorda no seguinte:

Deliberação. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Natação acorda no seguinte: Deliberação Proc.º Comum nº 1/2015-2016/NP Acórdão n.º 57/2015-2016 O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Natação acorda no seguinte: 1. Relatório Foi instaurado processo disciplinar à praticante

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Regulamento disciplinar dos estudantes da UTL A Universidade é uma comunidade de pessoas que cooperam na prossecução de tarefas de investigação, de ensino e de outros serviços à comunidade. É suposto que

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA PROFISSIONAL DE LEIRIA

FUNDAÇÃO ESCOLA PROFISSIONAL DE LEIRIA FUNDAÇÃO ESCOLA PROFISSIONAL DE LEIRIA REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo A Fundação Escola Profissional de Leiria constitui-se com o objectivo de assegurar a consolidação do projecto da EPL, abrindo-o à participação

Leia mais

Grupo. legislativa nesta. alunos. terem. a vida em. como. conhecimento,

Grupo. legislativa nesta. alunos. terem. a vida em. como. conhecimento, Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº /XI SEGUNDA ALTERAÇÃO AO ESTATUTO DO ALUNO DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, APROVADO PELA LEI Nº 30/2002, DE 20 DE DEZEMBRO Exposição de motivos 1. O CDS-PP tem vindo

Leia mais

REGULAMENTO DE DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE ATLETISMO DE COIMBRA

REGULAMENTO DE DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE ATLETISMO DE COIMBRA REGULAMENTO DE DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE ATLETISMO DE COIMBRA Título I Da disciplina Capítulo I Disposições Gerais Art. 1º Objecto 1. O presente Regulamento estabelece os princípios e as normas

Leia mais

Regulamento Interno. RI04 Disciplinar. Elaborado por: Conselho Geral. Aprovado por: Conselho Geral

Regulamento Interno. RI04 Disciplinar. Elaborado por: Conselho Geral. Aprovado por: Conselho Geral Regulamento Interno Disciplinar Elaborado por: Conselho Geral Aprovado por: Conselho Geral Edição 2 ÍNDICE HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES... 3 DOCUMENTOS E REGISTOS ASSOCIADOS... 4 RESPONSABILIDADES... 4 ARTIGO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO Este Regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos de Educação e Formação, no que diz respeito ao Regime

Leia mais

Avaliação de Desempenho Docente

Avaliação de Desempenho Docente Dicas para a elaboração de um Portefólio Avaliação de Desempenho Docente O PORTEFÓLIO deve conter um registo das reflexões e das práticas e deve estar devidamente documentado. 13-04-2008 1 Deve conter:

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ESTUDANTES PREÂMBULO

REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ESTUDANTES PREÂMBULO REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS ESTUDANTES PREÂMBULO Considerando o disposto nos números 3 e 4 do artigo 143.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), aprovado pela Lei n.º 62/2007,

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO. Artº. 1º. (Âmbito)

REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO. Artº. 1º. (Âmbito) REGULAMENTO DISCIPLINAR DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO Artº. 1º. (Âmbito) 1 O presente Estatuto é aplicável aos docentes da Universidade Lusíada do Porto (Universidade). 2 A suspensão do

Leia mais

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 ÍNDICE 1. Definição.3 2. Objetivos.3 3. Procedimentos Pedagógicos..3 4. Aprovação e Autorização.4 5. Planificação...5 6. Organização..6 7. Outras situações

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO APROVADO 29 de Dezembro de 2011 O Presidente, ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO (Paulo Parente) REGULAMENTO DE APLICAÇÃO DO ESTATUTO DISCIPLINAR DO ESTUDANTE CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE GAVIÃO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE GAVIÃO AGRUPAMENTO VERTICAL DE GAVIÃO REGULAMENTO INTERNO - ADENDA Artigo 88º Medidas de recuperação e de integração 8- As atividades de recuperação da aprendizagem, quando a elas houver lugar, são decididas

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 30/2002 20 de Dezembro de 2002 SUMÁRIO: Aprova o Estatuto do Aluno do Ensino não Superior NÚMERO: 294 SÉRIE I-A PÁGINAS DO DR: 7942 a 7951 Assembleia da República LEI N.º

Leia mais

Regulamento Disciplinar. Regulamento. Disciplinar. Versão Data Alteração Ratificação Conselho Técnico Científico.

Regulamento Disciplinar. Regulamento. Disciplinar. Versão Data Alteração Ratificação Conselho Técnico Científico. Regulamento Disciplinar Versão Data Alteração Ratificação 1.0 11-06-2013 Conselho Técnico Científico Página 1 de 8 REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Objecto O Regulamento

Leia mais

O lançamento de pára-quedistas é, actualmente, uma actividade desempenhada com alguma regularidade por associações sem fins lucrativos, nomeadamente

O lançamento de pára-quedistas é, actualmente, uma actividade desempenhada com alguma regularidade por associações sem fins lucrativos, nomeadamente O lançamento de pára-quedistas é, actualmente, uma actividade desempenhada com alguma regularidade por associações sem fins lucrativos, nomeadamente aeroclubes ou clubes de paraquedismo, cuja principal

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR. CAPÍTULO I Princípios fundamentais. Artigo 1º Âmbito de aplicação

REGULAMENTO DISCIPLINAR. CAPÍTULO I Princípios fundamentais. Artigo 1º Âmbito de aplicação REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I Princípios fundamentais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1. O presente Regulamento Disciplinar é aplicável aos estudantes da Universidade Católica Portuguesa. 2. A perda

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO Revisão: Setembro 2013

REGULAMENTO INTERNO Revisão: Setembro 2013 REGULAMENTO INTERNO Revisão: Setembro 2013 ÍNDICE CAPÍTULO I - GENERALIDADES... 3 CAPÍTULO II - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA... 4 Organização e Normas de Funcionamento... 4 Órgãos de Gestão Escolar

Leia mais

Regulamento Disciplinar

Regulamento Disciplinar Regulamento Disciplinar Artigo 1º A existência do Regulamento Disciplinar constitui uma obrigação em conformidade com o disposto no Artigo 13º dos Estatutos. Artigo 2º Objeto O presente Regulamento estabelece

Leia mais

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5)

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) 2016-2017 Anexo 5 (Regulamento AEC(s)) Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º

Leia mais

2012/2013. Escola Profissional do Alto Lima - Epralima MANUAL DE ACOLHIMENTO DO PROFESSOR

2012/2013. Escola Profissional do Alto Lima - Epralima MANUAL DE ACOLHIMENTO DO PROFESSOR 2012/2013 Escola Profissional do Alto Lima - Epralima MANUAL DE ACOLHIMENTO DO PROFESSOR Índice Preâmbulo Estrutura do ensino/formação Direitos e Deveres do Professor Sessões de formação Medidas Educativas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 1º Ciclo do Ensino Básico

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 1º Ciclo do Ensino Básico REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo do Ensino Básico Considerando a importância do desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico para

Leia mais

ADENDA 3ª alteração ao Regulamento Interno 2012/2013

ADENDA 3ª alteração ao Regulamento Interno 2012/2013 Nota: Este documento deve ser lido conjuntamente com a Republicação do RIA, de 2010/2011, e com a adenda da 2ª alteração, de 2011/2012. Artigo 15.º - A Escolaridade Obrigatória O dever de cumprimento da

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo II ALUNOS CONQUISTAR DESAFIOS INSPIRA-NOS. Julho Revisão: novembro de 2018

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo II ALUNOS CONQUISTAR DESAFIOS INSPIRA-NOS. Julho Revisão: novembro de 2018 REGULAMENTO INTERNO Julho 2017 Revisão: novembro de 2018 CONQUISTAR DESAFIOS INSPIRA-NOS Capítulo II ALUNOS Colégio Júlio Dinis Regulamento Interno Capítulo II Alunos Edição: julho de 2017 Revista em novembro

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito)

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito) CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Código de Conduta integra o conjunto das

Leia mais

Associação de Futebol de Lisboa INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

Associação de Futebol de Lisboa INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA Associação de Futebol de Lisboa INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA ADAPTAÇÕES AO REGULAMENTO DISCIPLINAR DA F.P.F. (Aprovadas de acordo com o Artº. 184º. do R.D.) Artigo 10º (Homologação táctica de resultados)

Leia mais

ANEXO 18 A Regulamento Interno

ANEXO 18 A Regulamento Interno ANEXO 18 A Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS CIENTÍFICO- HUMANÍSTICOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO, NA MODALIDADE DE ENSINO RECORRENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA 2011/2014

Leia mais