IPBrick Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais - Serviços de Internet e Redes, Lda.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IPBrick Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais - Serviços de Internet e Redes, Lda."

Transcrição

1 IPBrick Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais - Serviços de Internet e Redes, Lda. Julho 2006

2 2 Copyright c iportalmais Todos os direitos reservados. Setembro A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio. As declarações, dados técnicos, configurações e recomendações deste documento são supostamente precisas e fiáveis mas são apresentadas sem garantias expressas ou implicítas. Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

3 Conteúdo 1 Objecto deste documento 5 2 Antes de começar 7 3 Servidor de Terminais Servidor de Terminais Consola da IPBrick Servidor de Terminais Configuração dos clientes Anexo A Utilização do Cygwin Instalação do Cygwin/X Executar o Cygwin/X Consola do Cygwin/X Cygwin X-Launcher, v iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

4 4 CONTEÚDO Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

5 Capítulo 1 Objecto deste documento Este manual contém as informações necessárias para a configuração de Terminal Services na IPBrick, nos seguintes níveis: Consola da IPBrick; Interface web da IPBrick; Clientes de Terminal Services. iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

6 6 Objecto deste documento Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

7 Capítulo 2 Antes de começar O acesso à IPBrick é efectuado através de um browser, p.e., Internet Explorer ou Mozilla Firefox. O endereço IP por defeito da IPBrick é o e o endereço a colocar no browser é Ao estabelecer a sessão WEB com a IPBrick é apresentada uma página web para autenticação. Após a validação correcta a primeira página web de contacto com a IPBrick permite-lhe alterar o domínio e as redes IP das interfaces privadas e públicas do servidor. Para mais informações sobre como instalar a IPBrick e configurar a estação de trabalho para aceder à IPBrick, consultar o Manual de Instalação. iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

8 8 Antes de começar Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

9 Capítulo 3 Servidor de Terminais 3.1 Servidor de Terminais Nota: A IPBrick tem de estar, obrigatoriamente, a funcionar como servidor de DHCP na rede (e este tem de ser o único servidor de DHCP). O cliente do servidor de terminais recebe da IPBrick a informação necessária para efectuar o arranque a partir da rede Consola da IPBrick Após a instalação com sucesso da IPBrick, é necessário colocar os seguintes ficheiros na IPBrick: tftpboot.tgz; ltsproot.tgz; Estes ficheiros podem ser distribuídos por CD, ou via internet. No primeiro caso, é necessário colocar o cd no drive, e efectuar os seguintes passos: mount /cdrom; cd /cdrom; tar zxvfc ltsproot.tgz /home1/ ltsp/opt/ltsp/; tar zxvfc tftpboot.tgz /home1/ ltsp/; Para descarregar os ficheiros via Internet, deverá ir até ao endereço e descarregar os mesmos. Poderá posteriormente transferi-los para a IPBrick por FTP, por exemplo. Após ter os ficheiros na IPBrick deverá seguir os seguintes passos: tar zxvfc ltsproot.tgz /home1/ ltsp/opt/ltsp/; tar zxvfc tftpboot.tgz /home1/ ltsp/; iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

10 10 Servidor de Terminais Poderá também transferir os ficheiros directamente da Internet para a IPBrick, seguindo os passos: Efectue o login na consola da IPBrick; Execute o comando wget files/ltsproot.tgz para descarregar o primeiro ficheiro para a IPBrick; e wget tgz para o segundo e último. Os ficheiros serão guardados no directório corrente. Depois deverá executar os comandos já indicados: tar zxvfc ltsproot.tgz /home1/ ltsp/opt/ltsp/; tar zxvfc tftpboot.tgz /home1/ ltsp/; Servidor de Terminais Na interface web da IPBrick, é necessário em primeiro lugar activar o Servidor de Terminais. Para isso é necessário ir até IPBrick.i Servidor de Terminais. Irá aparecer uma página como a da Figura 3.1. Para activar é necessário carregar na ligação Alterar e colocar a configuração como activa. Figura 3.1: Servidor de Terminais Após a activação, é possível então configurar o servidor de terminais, sendo necessário configurar os campos seguintes: Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

11 3.1 Servidor de Terminais 11 Modelo do teclado: conforme o número de teclas existentes no mesmo. Existem as seguintes opções: pc101; pc102; pc103; pc104; pc105; Linguagem do teclado: de: alemão; es: espanhol; fr: francês; pt: português; us: inglês. Número de displays: O número de ecrãs que são disponibilizados ao cliente: 1, 2,..., 4; Display [0..3]: Server Remote Desktop: Neste caso a ligação é efectuada pelos clientes para a IPBrick, sendo a IPBrick responsável pela ligação ao servidor: Servidor: endereço ip do servidor de remote desktop; Domínio: indicar qual o domínio Windows do servidor que vai receber a ligação (ex: iportal2003). Terminal Remote Desktop: Neste caso a ligação é efectuada directamente pelo cliente ao servidor: Servidor: endereço ip do servidor de remote desktop; Domínio: indicar qual o domínio Windows do servidor que vai receber a ligação (ex: iportal2003). Mozilla-Firefox; Telnet. Servidor: endereço ip do servidor de telnet. É possível também indicar uma porta específica, utilizando a seguinte sintaxa: endereço ip:porta; Um exemplo de configuração para 3 ecrãs é visível na Figura 3.2 No final é necessário efectuar a actualização das definições, para que as mesmas se tornem efectivas. iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

12 12 Servidor de Terminais Figura 3.2: Servidor de Terminais - Configuração Configuração dos clientes Para que os clientes usufruam do Servidor de Terminais devem efectuar o arranque a partir da rede. No caso de um Book PC, deve-se iniciar o computador e aceder à BIOS através das teclas Shift + F10. A configuração tem de ser a seguinte (é possível alterar os valores através das teclas direccionais (<- e ->): Network Boot Protocol : PXE Boot Order : Int 19h Show Config Message : Enable Show Message Time : 3 Seconds Após colocar esta configuração, aparecerá uma janela laranja com a seguinte mensagem: Always boot network first, the local devices. Após efectuar as alterações é necessário confirmá-las através da tecla F4. Desta forma garante-se que a máquina cliente está a efectuar o arranque a partir da rede. Após reiniciar a máquina cliente, esta efectuará o arranque pela rede através da IPBrick. Nota: Se após o arranque aparecer o ecrã de login de uma interface gráfica de linux, deverá efectuar o restart ao servidor X através da combinação de teclas [CTRL] + [ALT] + [BACKSPACE]. Se mesmo Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

13 3.1 Servidor de Terminais 13 após este restart continuar a aparecer a mesma janela, pode efectuar a validação com o utilizador ltsp e a password ltsp. Para cada cliente podem estar activos vários ecrãs (conforme foi definido na IPBrick no campo Número de Displays). Para navegar de um ecrã para o outro, o utilizador deverá utilizar a combinação de teclas [CTRL] + [ALT] + [F1], para o ecrã 1, [CTRL] + [ALT] + [F2] para o ecrã 2 e assim sucessivamente. iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

14 14 Servidor de Terminais Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

15 Capítulo 4 Anexo A Utilização do Cygwin 4.1 Instalação do Cygwin/X Definição O Cygwin/Xé uma aplicação X-Windows terminal, que permite abrir uma porta de acesso para os sistemas operativos Windows. O Cygwin/X funciona em todos os Sistemas operativos recentes da microsoft. Descarregar e instalar o Cygwin/X 1. O Cygwin/X é instalado através do ficheiro setupcygwin.exe da Cygwin. Poderá obtê-lo em: 2. Clique em Install Cygwin Now, situado no lado direito da página. Este link faz o download, do ficheiro setupcygwin.exe. Este ficheiro deve ser guardado na pasta onde vão ficar os pacotes do Cygwin/X (ex.: c:\cyginstall). A pasta de instalação, poderá ser p.e.: c:\cygwin. 3. Execute o setupcygwin.exe. Figura Clique em next. 5. Escolha instalar a partir da internet, que irá salvaguardar, no seu directório de os pacotes que selecionar. Assim consegue instalar Cygwin/X em qualquer computador windows. Figura Clique em next, para prosseguir. 7. A pasta pré-definida para a instalação é c:\cygwin. Deixar a selecção Default Text File Type, em UNIX. Figura Clique em next, para prosseguir. 9. Directório de instalação de pacotes, deve ser definido igual ao directório onde se encontra o setupcygwin.exe. Figura Clique em next, para prosseguir. iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

16 16 Anexo A Utilização do Cygwin Figura 4.1: Cygwin Setup - Bem-vindo Figura 4.2: Cygwin Setup - Opção de Instalação Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

17 4.1 Instalação do Cygwin/X 17 Figura 4.3: Cygwin Setup - Caminho de Instalação Figura 4.4: Cygwin Setup - Caminho de Instalação dos Pacotes iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

18 18 Anexo A Utilização do Cygwin 11. Escolha a forma como quer aceder à internet. Figura 4.5 Figura 4.5: Cygwin Setup - Tipo de Conexão à Internet 12. Clique em next, para prosseguir. 13. Selecione o servidor que mais lhe convém para descarregar o Cygwin/X. Figura 4.6 Figura 4.6: Cygwin Setup - Servidores disponíveis Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

19 4.1 Instalação do Cygwin/X Clique em next, para prosseguir. O setupcygwin.exe irá descarregar uma lista de pacotes disponíveis, para download. 15. No próximo ecrã, irá seleccionar os pacotes que serão instalados. Uma lista contendo os principais pacotes é apresentada a seguir: xorg-x11-base (2 KiB; required, automatically selects a base set of packages for the typical installation) xorg-x11-bin (1.2 MiB; optional, executables for xterm, twm, etc.) xorg-x11-bin-dlls (2 MiB; optional, libraries (DLLs) for executables.) xorg-x11-bin-lndir (5 KiB; optional, lndir program, useful for developing) xorg-x11-devel (964 KiB; optional, additional files needed to compile programs for Cygwin/X) xorg-x11-etc (335 KiB; required, configuration files for the X Server and programs in xorg-x11-bin) xorg-x11-f100 (12 MiB; optional, 100 dpi fonts (75 dpi fonts are used by default)) xorg-x11-fcyr (368 KiB; optional, Cyrillic fonts) xorg-x11-fenc (489 KiB; required, font encodings) xorg-x11-fnts (16.4 MiB; required, 75 dpi fonts) xorg-x11-fscl (2.2 MiB; optional, Speedo and Type1 scalable fonts) xorg-x11-fsrv (201 KiB; optional, X Font Server) xorg-x11-libs-data (154 KiB; required, X11R6/lib/ files) xorg-x11-man-pages (551 KiB; optional, man pages) xorg-x11-man-pages-html (596 KiB; optional, man pages in html format) xorg-x11-nest (1.1 MiB; optional, Xnest nested X Server) X-start-menu-icons (4 KiB; optional, adds icons for X Clients to the Start menu) X-startup-scripts (22 KiB; required, example X Server and client startup scripts) xorg-x11-vfb (1.2 MiB; optional, X Virtual Frame Buffer (Xvfb) server) xorg-x11-xwin (1.3 MiB; required, the Cygwin/X X Server) xorg-x11-xwin-gl (761 KiB; optional, the Cygwin/X X Server with ***EX- PERIMENTAL*** GLX acceleration) 16. Deverá seleccionar o pacote xorg-x11-base, que está localizado na categoria X11. Este pacote xorg-x11-base, activa automaticamente um conjunto de pacotes que nos permite utilizar o Cygwin/X. Também deverá garantir que os pacotes inetutils e openssh estão seleccionados, no caso de pretender usar telnet e ssh para conectar com computadores remotos. Figura 4.7 iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

20 20 Anexo A Utilização do Cygwin Figura 4.7: Cygwin Setup - Selecção de Pacotes Figura 4.8: Cygwin Setup - Progresso de download Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

21 4.2 Executar o Cygwin/X Clique em prosseguir, para começar a descarregar os pacotes. Figura Depois de descarregados, os pacotes são automaticamente instalados. Figura 4.9 Figura 4.9: Cygwin Setup - Progresso de Instalação 19. É recomendável deixar o Cygwin/X criar o atalho no ambiente de trabalho, e também no menu iniciar. Figura Clique em Finish, para terminar a instalação. Figura Executar o Cygwin/X Existem duas formas de executar o Cygwin/X: 1. Consola do Cygwin/X. 2. Cygwin X-Launcher, v Consola do Cygwin/X Execute o icone criado no ambiente de trabalho (Cygwin), que lhe abrirá uma consola, permitindo-lhe executar uma série de comandos, que lhe possibilitam as ligações aos terminais X. Cygwin/X, por defeito, executa as janelas remotas, de forma a ajustá-las ao seu ambiente de trabalho. Em seguida, é apresentada uma lista com as principais sintaxes. iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

22 22 Anexo A Utilização do Cygwin Figura 4.10: Cygwin Setup - Criação de Atalhos Figura 4.11: Cygwin Setup - Completo Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

23 4.2 Executar o Cygwin/X 23 Sessões remotas via XDMCP (X Display Manager Control Protocol) O Cygwin/X pode ser usado para iniciar uma ou várias sessões remotas usando XDMCP. Iniciar uma sessão remota: XWin.exe -query remote hostname or ip address Para conseguir várias sessões remotas, com um ou vários hosts, terá de especificar o display number. Este campo tem relacionamento, com a configuração que foi feita em Servidor de Terminais (IPBrick). Isto é, se a IPBrick tiver sido configurada com 3 displays, se quiser aceder ao primeiro deverá executar: XWin.exe :0 -query remote hostname or ip address Se desejar aceder ao segundo ecrã, deverá executar uma nova janela Cygwin/X: XWin.exe :1 -query remote hostname or ip address e assim sucessivamente. Nota: o parametro, display number, é configurado a partir de um Servidor X (IPBrick). Para saber mais sobre XDMCP, deve consultar a seguinte página. Encerrar o Cygwin/X Para encerrar o Cygwin/X, e voltar ao seu sistema operativo, é necessário usar a combinação de teclas Alt+F Cygwin X-Launcher, v1.27. Mortens Cygwin X-Launcher é uma ferramenta para configuração e execução de Servidores-X (Xwin), e opcionalmente conectar com um servidor remoto via XDMCP. Esta aplicação está disponível para download em Teremos de alterar algumas configurações para que Cygwin X-Launcher funcione correctamente. 1. Para descarregar este software, acedemos à página 2. Após concluído o download, executamos a aplicação Cygwin X-Launcher. 3. O ecrã inicial, permite-nos salvaguardar as diversas opções configuradas no painel de controlo, para que com um simples clique em Go!, consigamos aceder aos terminais configurados. Figura Pressionar o botão open/close control panel. 5. No separador de Cygwin/X, modificar os seguintes campos: Cygwin-Root: Alterar para a directoria onde está instalado o Cygwin/X. (ex.: c:\cygwin) User-home: Alterar para a directoria home do utilizador. (ex.: c:\cygwin\home\administrador) Figura 4.13 iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

24 24 Anexo A Utilização do Cygwin Figura 4.12: Cygwin X-Launcher - Menu Principal 6. No separador Xwin, modificar o Display Number, ao qual se pretende conectar. Este campo tem relacionamento com as configurações que foram feitas na IPBrick. Figura No separador Shell/Connect, modificar os seguintes campos: Figura 4.15 com XDMCP connection selecionado, pressionar Setup. Figura 4.16 Type of connect: query XDMCP-server: inserir o endereço IP do Servidor de Terminal (IP- Brick). Depois das principais alterações, está pronto a conectar-se a um Computador Remoto. Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

25 4.2 Executar o Cygwin/X 25 Figura 4.13: Cygwin X-Launcher - Menu CygwinX iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

26 26 Anexo A Utilização do Cygwin Figura 4.14: Cygwin X-Launcher - Menu Xwin Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

27 4.2 Executar o Cygwin/X 27 Figura 4.15: Cygwin X-Launcher - Menu Shell/Connect iportalmais Servidor de Terminais (LTSP)

28 28 Anexo A Utilização do Cygwin Figura 4.16: Cygwin X-Launcher - Menu Opção de Conectividade Servidor de Terminais (LTSP) iportalmais

MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto

MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto MANUAL DE OPERAÇÃO do aremoto V1.00 UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA Outubro 30, 2004 www.imsi.pt Código #MOaR01 EMPRESA Código Documento MOAR01 Sobre a utilização do programa de assistência remota Versão Elaborado

Leia mais

Configurar ligação VPN a rede do CIIMAR 2010

Configurar ligação VPN a rede do CIIMAR 2010 O Centro de Informática vem assim demonstrar o processo de configuração da ligação VPN a rede do CIIMAR. O que preciso? O utilizador só precisa de fazer o download do software Cisco VPN Client e o certificado

Leia mais

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint Autor: João Pina aragaopina@gmail.com 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;

Leia mais

O Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Pedro Morais

O Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Pedro Morais Brad Hards Tradução: Pedro Morais 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 O protocolo do Remote Frame Buffer 6 3 Utilizar o Desktop Sharing 7 3.1 Gerir convites do Desktop Sharing............................ 9 3.2

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros na Caixa Mágica Índice Índice... 1 Introdução... 2 Material que iremos utilizar... 3 Instalação

Leia mais

ZSRest e ZSPos Multiposto

ZSRest e ZSPos Multiposto ZSRest e ZSPos Multiposto 1 2 Este manual serve para o ajudar na configuração multiposto do ZSRest e ZSPos. Após a Instalação do ZSRest e ZSPos, é necessário configurar uma porta estática no SQL Server.

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Ubuntu Índice Índice... 1 Introdução... 2 Material que iremos utilizar... 3 Instalação

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº8

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº8 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº8 Configuração e utilização do FTP 2004/2005 1 Objectivo Configuração de um servidor

Leia mais

Internet Configuration Requirements. Configuração dos PCs. As Definições sob Windows XP

Internet Configuration Requirements. Configuração dos PCs. As Definições sob Windows XP Internet Configuration Requirements Para ligar seu Ponto de Acesso ao Gestor AP, será necessário configurar os seguintes parâmetros de configuração na definição TCP/IP do seu computador: Endereço IP Estático:

Leia mais

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos :

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos : First Step LINUX First Step Linux Experimente o Linux É possível experimentar o Linux sem alterar o sistema operativo actual do seu computador. Com o software Virtual Box consegue criar um ambiente virtual

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

IceData500. Manual do utilizador. Agosto 2004 Versão 1.1

IceData500. Manual do utilizador. Agosto 2004 Versão 1.1 IceData500 Manual do utilizador Agosto 2004 Versão 1.1 Índice Instalação dos Microfiltros... 3 Microfiltro simples...3 Microfiltro duplo...3 Instalação do Modem em Windows... 4 Estado do ícone DSL...5

Leia mais

Impressão do Manual do Utilizador

Impressão do Manual do Utilizador bibliopac Interface WWW Versão 2003 Guia de instalação rápida Junho 2003 ATENÇÃO! Impressão do Manual do Utilizador No CD de instalação está disponível o ficheiro Interface WWW Manual.PDF. Este manual,

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS A instalação do Gespos para Windows deverá ser feita no Windows 98 Segunda Edição ou superior. Independentemente do Sistema Operativo, antes de proceder à instalação da

Leia mais

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51)

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51) Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1 (Firmware 1.51) Yamaha Musical do Brasil www.yamaha.com.br PRECAUÇÕES 1. O usuário assume total responsabilidade pela atualização. 2. Atualize

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96

CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96 CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96 1 CONFIGURAR PARÂMETROS DE REDE DO DVR Para maior fiabilidade do acesso remoto é recomendado que o DVR esteja configurado com IP fixo (também pode

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR.

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. INDICE 1 Verificar a compatibilidade dos sistemas de hardware e software 1.1 Opcionais de Hardware 1.2 Opcionais de Software 2 Parametrização do

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Instalação de Moodle 1

Instalação de Moodle 1 Instalação de Moodle (local em Windows XP) 1. Introdução...2 2. Instalação de XAMPP...3 3. Instalação de Moodle...9 3.1. Download de Moodle...9 3.2. Criar uma Base de Dados...10 3.3. Instalação de Moodle...11

Leia mais

C9850 MFP / ES3640 MFP

C9850 MFP / ES3640 MFP Este equipamento permite os vários tipos de digitalização, sendo os mais habituais CIFS(SMB), FTP e digitalização para E-mail. Neste guia ajudamos na configuração de cada um deles individualmente, sendo

Leia mais

ZSRest. Manual de Configuração. CheckOutPDA. V2011-Certificado

ZSRest. Manual de Configuração. CheckOutPDA. V2011-Certificado Manual de Configuração CheckOutPDA V2011-Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Pré-requisitos... 3 a) Base de dados... 3 b) Firewall... 3 c) Rede sem fios... 3 d) PDA... 3 4. Instalar PDA... 4

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA WebShare Serviço de partilha de ficheiros via WebDAV versão: 2.0.3 Nelson Rodrigues Direcção de Sistemas de Informação 28-10-2010 ÍNDICE: Introdução... 3 Requisitos...

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

ISCTE-IUL. Manual VPN SIIC - URCS. (Outubro/2015) Instalação de VPN Cisco Windows 10

ISCTE-IUL. Manual VPN SIIC - URCS. (Outubro/2015) Instalação de VPN Cisco Windows 10 ISCTE-IUL SIIC - URCS Manual VPN (Outubro/2015) Instalação de VPN Cisco Windows 10 Índice Conteúdo Versão do Manual... 2 Sistemas Operativos Testados... 2 Material necessário... 2 Informação Importante...

Leia mais

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado EDUTec Learning MANUAL DO UTILIZADOR José Paulo Ferreira Lousado Índice Página Principal... ii Página de Desenvolvimento de Conteúdos... iii Página de Comunicações...iv Página de Transferência de Ficheiros...vi

Leia mais

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas Guia Rápido Versão 9.0 Mover a perícia - não as pessoas Copyright 2006 Danware Data A/S. Partes utilizadas sob licença de terceiros. Todos os direitos reservados. Revisão do documento: 2006080 Por favor,

Leia mais

Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15. Windows 2008 Server. Módulo 16. Instalação e configuração

Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15. Windows 2008 Server. Módulo 16. Instalação e configuração Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15 Módulo 16 Windows 2008 Server Instalação e configuração Roles DNS Nº 001 Começamos por selecionar o Server Manager. Roles DNS Nº 002 Visualização da janela

Leia mais

Manual de Reposição de Linux Caixa Mágica

Manual de Reposição de Linux Caixa Mágica Manual de Reposição de Contract Ref.: Ref. Contrato Sistema de Reposição Date: Pages: Issue: State: Access: Reference: 10/9/2004 13 Draft Public i Approved Version: RR Name Function Signature Date Paulo

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Protocolo de rede... 3 Protocolo TCP/IP... 3 Máscara de sub-rede... 3 Hostname... 3

Leia mais

Criação de páginas web

Criação de páginas web Criação de páginas web Alojamento web 1 Browsers Para aceder e/ou navegar a um site é necessário um programa (software) específico Este tipo de programa chama-se Browser (Navegador) Existem vários disponíveis

Leia mais

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Resumo Este é um guia passo a passo para instalar o SQL Server 2005 Express Edition como base de dados para o Print Audit 6. Pré-Requisitos

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS. O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela.

LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS. O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela. Instalação em Windows 2000 e XP LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela. Seleccione a opção Não, desta vez não ( No, not this

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

prolider Software INSTALAÇÃO DA VERSÃO DEMO DO PROLIDER SOFTWARE COM SQL SERVER (AUTOMÁTICO).

prolider Software INSTALAÇÃO DA VERSÃO DEMO DO PROLIDER SOFTWARE COM SQL SERVER (AUTOMÁTICO). INSTALAÇÃO DA VERSÃO DEMO DO PROLIDER SOFTWARE COM SQL SERVER (AUTOMÁTICO). Antes de iniciar a instalação do Prolider Software, deverá verificar as seguintes situações: Requisitos mínimos do equipamento:

Leia mais

SugarCRM, Integração com Produtos IPBrick iportalmais

SugarCRM, Integração com Produtos IPBrick iportalmais SugarCRM, Integração com Produtos IPBrick iportalmais iportalmais 12 de Junho de 2012 1 Introdução Este documento ilustra o procedimento de configuração das aplicações necessárias na integração do SugarCRM

Leia mais

Procedimentos para Instalação da DES 3.0.

Procedimentos para Instalação da DES 3.0. Procedimentos para Instalação da DES 3.0. 1. Acessar o portal BHISSDigital e acessar o menu Sistemas->DES->Instalação >Instalação conforme indicação abaixo: 2. Clicar no link assinalado abaixo: 3. Prosseguir

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Menus do Norton Ghost

Menus do Norton Ghost Menus do Norton Ghost O Norton Ghost é formado por 3 Opções: *Ghost Basic *Ghost Advanced *Ghost Utilities 9 Ghost Basic Tem as operações básicas do software. Este menu é constituído por 3 opções: Backup

Leia mais

Relatório de Instalação do Windows 2003 Server

Relatório de Instalação do Windows 2003 Server Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Relatório de Instalação do Windows 2003 Server Instalação do Windows 2003 Server quarta-feira, 3 de dezembro de 2013 Índice Introdução...

Leia mais

Equipa PTE. Janeiro 2012

Equipa PTE. Janeiro 2012 Janeiro 2012 Equipa PTE Índice Introdução... 3 Registo Online... 3 Instalação... 6 Dropbox Online... 9 Separador Files (Ficheiros)... 10 Restaurar arquivos... 11 Recuperar arquivos... 11 Separador "Events"...

Leia mais

Gestix. Instalação em Mac OS X. Gestix.com

Gestix. Instalação em Mac OS X. Gestix.com Gestix Instalação em Mac OS X Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Guia para atualização de Firmware dos racks RIO1608-D & RIO3224-D. (Firmware 1.50)

Guia para atualização de Firmware dos racks RIO1608-D & RIO3224-D. (Firmware 1.50) Guia para atualização de Firmware dos racks RIO1608-D & RIO3224-D (Firmware 1.50) PRECAUÇÕES 1. O usuário assume total responsabilidade pela atualização. 2. Atualize o Firmware de uma unidade por vez.

Leia mais

1 - Configurar a ligação

1 - Configurar a ligação 1 - Configurar a ligação Abrir o Cx-Programmer e criar um novo ficheiro. Seleccionar o tipo de processador em Device Type CJ1M. Em Device Type - Settings escolher em CPU Type - CPU 12. Em seguida é necessário

Leia mais

Passo a passo para instalação de um Servidor SSH

Passo a passo para instalação de um Servidor SSH Instalação de um servidor SSH no Windows Introdução Manual desenvolvido pela GEICI05 com objetivo de orientar as Construtoras a configurarem um servidor SSH para recepcionarem os arquivos DCD-online. O

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Configuração e Partilha de Pastas / ICS

Configuração e Partilha de Pastas / ICS Configuração e Partilha de Pastas / ICS 1. Comunicação entre 2 máquinas. 1.1 Windows Xp Clicar no símbolo de rede no canto inferior direito. 1.2 Ligação área Local No separador Geral Clicar em propriedades.

Leia mais

Extracto on Line Aplicação Local Guia do Administrador

Extracto on Line Aplicação Local Guia do Administrador Extracto on Line Aplicação Local Guia do Administrador 1 Índice 1. Sobre o Guia... 3 1.1 Objectivo... 3 1.2 Conceitos e Termos... 3 1.2 Utilização do Guia... 3 2. Ferramentas de Administração... 4 2.1

Leia mais

INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta

INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta INTRODUÇÃO: Com certeza a reação da maioria dos que lerem esse mini manual e utilizarem o servidor vão pensar: "mas porque eu tenho que usar um console se em casa eu tenho uma interface gráfica bonito

Leia mais

Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2)

Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2) Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2) Antes de iniciar a configuração seguinte, certifique-se de que o seu portátil possui uma placa de rede sem fios (interna ou externa e preferencialmente

Leia mais

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O PEUGEOT ALERT ZONE GUIA DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO P ARA TABLET COM ECRÃ TÁCTIL O presente documento descreve o procedimento para comprar, descarregar e instalar as actualizações e bases de dados do mapa

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Para que seja instalado o Bematef Total, é necessário que o computador onde seja efetuada a instalação

Para que seja instalado o Bematef Total, é necessário que o computador onde seja efetuada a instalação Rafael Ferreira Rodrigues REVISADO POR: Raquel Marques APROVADO POR: Renato Reguera dos Santos 1 - Objetivo Descrever o processo de instalação do Bematef Total. 2 - Campos de Aplicação É aplicável a área

Leia mais

IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros)

IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros) IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros) Guia de Utilização Luís Franco Nome do Programa: IZArc Função: Comprimir/Descomprimir Ficheiros/Pastas Grátis: Sim Em português: Sim Índice Obter

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Pingwin Android Como instalar

Pingwin Android Como instalar Pingwin Android Como instalar 1. Fazer o download do Pingwin.apk; 2. Autorizar instalações de fornecedores desconhecidos no Android; 3. Licenciar o Pingwin Android; 4. Como configurar o Pingwin Android

Leia mais

Manual de Boas Práticas na Utilização Laboratorial. Manual de Boas Práticas Na Utilização Laboratorial

Manual de Boas Práticas na Utilização Laboratorial. Manual de Boas Práticas Na Utilização Laboratorial Manual de Boas Práticas Na Utilização Laboratorial Índice 1. Utilização de máquinas virtuais... 3 1.1. Manuseamento da máquina virtual Windows... 5 2. Sabe que pode utilizar a projecção em simultâneo com

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

Programação 2008/2009 MEEC Guia de instalação do PC de programação

Programação 2008/2009 MEEC Guia de instalação do PC de programação Programação 2008/2009 MEEC Guia de instalação do PC de programação Requisitos: PC 1Gbyte de memória Windows, Linux ou Mac OS X. Aplicação Virtualbox. (www.virtualbox.org) O uso de máquinas virtuais permite

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Acer edatasecurity Management

Acer edatasecurity Management 1 Acer edatasecurity Management Através da aplicação das mais avançadas tecnologias criptográficas, o Acer edatasecurity Management oferece aos utilizadores de PCs Acer uma maior segurança ao nível dos

Leia mais

Introdução ao Microsoft Windows

Introdução ao Microsoft Windows Introdução ao Microsoft Windows Interface e Sistema de Ficheiros Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Iniciar uma Sessão A interacção dos utilizadores com o computador é feita através de sessões.

Leia mais

Empacotar o software TI-Nspire com o Microsoft SMS 2003

Empacotar o software TI-Nspire com o Microsoft SMS 2003 Empacotar o software TI-Nspire com o Microsoft SMS 2003 Este documento fornece informações detalhadas para criar e implementar um pacote de rede do TI-Nspire com a plataforma do Microsoft SMS 2003. Este

Leia mais

Fichas de Apoio/Trabalho

Fichas de Apoio/Trabalho 1 Hot Potatoes é um programa que contém um pacote de seis ferramentas ou programas de autor, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Informática da Universidade de Victoria,

Leia mais

Acessórios SUNNY MATRIX ADMIN TOOL

Acessórios SUNNY MATRIX ADMIN TOOL Acessórios SUNNY MATRIX ADMIN TOOL Instruções de serviço MatrixAdmin-BPT100510 Versão 1.0 PT Índice SMA Solar Technology AG Índice 1 Indicações relativas ao presente manual............. 3 1.1 Objectivo..........................................

Leia mais

Roteiro de instalação da Linha DD

Roteiro de instalação da Linha DD Roteiro de instalação da Linha DD O Roteiro de instalação divide-se em 3 partes, onde seguidas conforme instruções desse roteiro, o sistema e a base de dados serão atualizados.. A primeira parte é onde

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

Guia do Utilizador Alinex

Guia do Utilizador Alinex Guia do Utilizador Alinex Índice Introdução Login no Alinex Pasta Pessoal no servidor Windows Aceder à Internet Ferramentas de Produtividade (Office) Terminar a sessão de trabalho 2 4 6 7 10 12 1 1 Introdução

Leia mais

Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local.

Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local. FICHA TÉCNICA Exercício nº 7 Data de Aplicação 12/02/2009 NOME DO EXERCÍCIO Selecção de Hardware para Rede Local 773 DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 O Fiery Extended Applications Package (FEA) v4.2 contém aplicativos do Fiery para realizar tarefas associadas a um Fiery

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO/UPDATE PARA O

GUIA DE INSTALAÇÃO/UPDATE PARA O GUIA DE INSTALAÇÃO/UPDATE PARA O SOFTWARE EAMS RELEASE 13.1.1 AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, I.P. 1 de 12 1. Âmbito do documento... 3 1.1. Organismos que ainda não tenham instalado o EAMS...

Leia mais

ISCAP. Pág. 1. Ana Paula Teixeira

ISCAP. Pág. 1. Ana Paula Teixeira Pág. 1 Noções Introdutórias Um Sistema Operativo (SO) é conjunto de programas que comandam e controlam o funcionamento do CPU (Unidade Central de Processamento) e periféricos além de supervisionar a execução

Leia mais

Licenciatura em Eng.ª Informática Complementos de Redes - 3º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 4 - VoIP

Licenciatura em Eng.ª Informática Complementos de Redes - 3º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 4 - VoIP Trabalho Nº 4 - VoIP 1. Introdução A utilização de tecnologia VoIP como alternativa às redes telefónicas tradicionais está a ganhar cada vez mais a aceitação junto dos utilizadores, e está sobretudo em

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

ENCAMINHADOR PONTO DE ACESSO SEM FIOS 300MBIT BANDA DUPLA

ENCAMINHADOR PONTO DE ACESSO SEM FIOS 300MBIT BANDA DUPLA ENCAMINHADOR PONTO DE ACESSO SEM FIOS 300MBIT BANDA DUPLA Manual de Instalação Rápida DN-70590 Conteúdo Conteúdo da Embalagem... Página 1 Ligação de Rede Instaladas... Página 2 Configuração de Rede...

Leia mais