DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ADAMANTINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ADAMANTINA"

Transcrição

1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ADAMANTINA PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO A produção de Documentários na Escola e o Acervo Cinematográfico

2 RESPONSÁVEIS NA DIRETORIA DE ENSINO Márcia Helena Supervisora Marcos Scarabello PCNP-ARTE Fernanda Caetano PCNP-Projetos Especiais

3 SENSIBILIZAÇÃO: A Fábrica 2011 Aly Muritiba

4 PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO Projetos articulados com o currículo escolar em 2008 Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola O Cinema vai à Escola Escola em Cena

5 LUGARES DE APRENDER: A ESCOLA SAI DA ESCOLA

6 SUBSÍDIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS

7 SUBSÍDIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS

8 ESCOLA EM CENA

9 SUBSÍDIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS

10 O CINEMA VAI À ESCOLA

11 SUBSÍDIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS

12 NOVOS FILMES OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM 1- A MONTANHA DOS 7 ABUTRES

13 2- FILHOS DO PARAÍSO

14 3- MATAR OU MORRER

15 4- O BRASIL DA PRÉ-HISTÓRIA

16 5- OS MELHORES DIAS DE NOSSAS VIDAS

17 6- O VISITANTE

18 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

19 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

20 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

21 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

22 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

23 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

24 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

25 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

26 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

27 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

28 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

29 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

30 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

31 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

32 O Programa Cultura é Currículo: O Acervo Cinematográfico e outras possibilidades

33

34 AVALIAÇÃO O CINEMA VAI À ESCOLA

35 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo Uma Conversa sobre Documentários: EDUARDO RAMOS VER: b1afe8f-9.flv VER: ba3f5df0-2.flv

36 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo PROPOSTA PARA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM APRESENTAÇÃO Inicialmente, contextualize o gênero cinematográfico documentário para a turma. Fale sobre a história do documentário, as principais características, e o que o diferencia de outros gêneros. Em seguida, faça uma apreciação estética do curta documental, de 1998, do diretor Roberto Berliner. Apresenta o vídeo "A Pessoa é Para o que Nasce".

37 DOCUMENTÁRIO: A Pessoa é para o que Nasce Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.

38 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo 1ª Parte: Em seguida, discuta com a turma as possibilidades que possui um meio de comunicação como esse. Qual é a finalidade de se fazer um documentário? Ao final da discussão, convide os educandos para fazerem um documentário. Com certeza, depois de terem visto e falado sobre o documentário, algumas ideias surgirão. Mas, é preciso ir com calma para que compreendam todo o processo e não queimem etapas nessa produção.

39 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo 2ª Parte: Comece falando sobre o conceito do documentário. O tema que você quer abordar e forma como esse tema será abordado. Esse conceito lhe dará uma noção do trabalho e qual caminho percorrer até a conclusão do documentário. Por exemplo, eu posso ter a ideia de fazer um documentário sobre o lixo. Mas, dentro desse tema, o que eu quero abordar? O comportamento das pessoas que não colocam o lixo na porta no dia certo. Dessa forma, irei falar sobre comportamento. Ou posso abordar a coleta da prefeitura que não é feita em determinada rua. Assim, o viés serão as políticas públicas. É preciso optar por uma forma, pois isso determinará o roteiro que você irá fazer.

40 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo É muito importante ter uma estrutura do documentário. As pessoas têm que compreender a narrativa. Escrever um roteiro é como escrever uma história e é preciso prender a atenção do telespectador. Algumas perguntas básicas orientarão o seu roteiro. -O que eu quero mostrar? -O que eu preciso mostrar? -Que tipos de eventos devem ser filmados? -Quem ou que tipo de pessoa deve ser filmada? -Que tipo de depoimento você quer filmar?

41 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo 3ª Parte: Realize pesquisas sobre o tema retratado. Colete o máximo de dados possíveis, nomes dos entrevistados, por exemplo, para conter na edição. Planeje as suas ações com antecedência. Saber onde vai gravar, marcar com os entrevistados anteriormente, ter o roteiro na cabeça, o maquinário em perfeito estado (teste-o antes de sair para gravar) são algumas ações que irão garantir que você ganhe tempo e tenha sucesso nas filmagens. É fundamental que você saiba manusear o seu equipamento de filmagem. Ele não precisa ser um equipamento de primeira linha, especialmente em projetos escolares. Hoje, pode-se filmar até mesmo com um celular. Porém, uma boa captação de áudio e um tripé, para a imagem não tremer, são muito importantes para a qualidade de um bom documentário.

42 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo 4ª Parte: A edição é uma tarefa importantíssima para na execução de um filme, seja ele documental ou não. Hoje existem softwares gratuitos bastante intuitivos e fáceis de manusear. Você provavelmente terá muitas horas de gravação, será preciso cortar trechos e colocar cenas em lugares diferentes. Durante a edição, você irá fazer um processo de construção poética dessas imagens. Outro ponto chave para na edição é a trilha sonora que auxilia na dramatização do seu documentário. Observe as informações para você fazer uma boa edição de seu documentário no site educativo Escrevendo um documentário produzido pelo Núcleo de Pesquisas e produção Audiovisual em Geografia (NUPPAG). Depois de pronto, exiba os documentários na escola e, se possível, poste-os no site da Instituição e/ou Youtube.

43 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo Esse planejamento pode ser desenvolvido em qualquer série do ensino médio. Cinema de animação: elementos da linguagem - o movimento Audiovisual em cartaz: filme fantasia, som e movimento Construção de um roteiro Luz, câmera, ação!

44 Produzir e Reproduzir Documentários: O Cotidiano Escolar e o Currículo PROPOSTA DE INTERAÇÃO: Esta sequência didática pode ser desenvolvida em parceria com o educador de Física. Através da Física, os educandos compreenderão melhor o processo de captação das imagens da filmadora e terão condição de manusear melhor o equipamento. AVALIAÇÃO: Peça que cada estudante faça um diário de bordo. Com esse diário de bordo, o educando terá condições de verificar os erros e voltar nas etapas anteriores para saná-los. Com esse recurso em mãos, o educador terá mais facilidade de acompanhar a aprendizagem e o envolvimento de cada educando.

45 MATERIAIS: -Equipamento multimídia; -Máquina digital ou filmadora; -Software de edição de imagens; -Computador ligado à internet. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Acessado em 18/08/ ario.pdf. Acessado em 18/08/2013. DISPONÍVEL EM:

46 ALMOÇO

47 DISCUSSÃO Vida de Menina Make-off Roteiro de Apreciação Estética Caderno de cinema do Professor 01 pág 101.

48 FILHOS DO PARAISO Sinopse: Ali é um menino de nove anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra. Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o para ir à escola. Enquanto isso, Ali treina para chegar em terceiro lugar numa maratona, pois o prêmio para essa colocação é um par de sapatos, que pretende oferecer à sua irmã.

49 AVALIAÇÃO Quais as possibilidades para a produção de Documentários na Escola? Quais as possibilidades de uso do material disponibilizado na Escola? Quais as possibilidades de Formação Continuada em ATPCs? Quais os pontos positivos e negativos do Programa Cultura é Currículo através dos Projetos: 1- Lugares de aprender 2- Escola em Cena 3- O Cinema Vai à Escola Quais as dificuldades encontradas nesta primeira experiência: 1-Com a gestão? 2-Com os professores? 3-Com os alunos?

50 Srs. Gestores do Programa Cultura é Currículo COMO PARTICIPAR - conta da APM regularizada junto a FDE; - assinatura do Termo de Adesão. COMUNICAÇÃO DA VISITA NA ESCOLA - As escolas já sabem da realização da visita com antecedência, por meio do SISTEMA e envio de s. É importante que os responsáveis cadastrados no sistema, abram seu . - O responsável pelo Sistema/Visita, na escola, deve informar ao professor acompanhante da visita qual instituição será visitada, a data, o horário e o endereço, com antecedência, para que o mesmo possa planejar a visita.

51 TRANSPORTE Cuidados na contratação do ônibus: - segurança dos alunos (qualidade do ônibus), - o seguro dos usuários durante o período contratado Cuidados para o sucesso da visita: - ônibus com a identificação da escola, - informar ao motorista o nome da instituição a ser visitada, o endereço e o horário da visita, - solicitar o número do celular do motorista para comunicação entre professores e motorista, - chegada à instituição com 20 minutos de antecedência. LANCHE - Na aquisição dos lanches devem ser observados os prazos de validade e qualidade nutritiva dos ingredientes;

52 CANCELAMENTOS - O cancelamento de vagas causa um efeito dominó e implica no planejamento e organização das instituições culturais e da FDE; ACOMPANHAMENTO Das UEs -Acompanhar, via SISTEMA, as visitas, a preparação antes da visita, o desempenho de sua escola e os Relatórios de Avaliação. Outras informações:

TERMO DE ADESÃO E COMPROMISSO 2013

TERMO DE ADESÃO E COMPROMISSO 2013 PROGRAMA CULTURA É CURRICULO PROJETO: LUGARES DE APRENDER: A ESCOLA SAI DA ESCOLA PROJETO: ESCOLA EM CENA TERMO DE ADESÃO E COMPROMISSO 2013 A Escola Estadual, CIE nº e a Diretoria Regional de Ensino,

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

II FESTIVAL DE CINEMA DE RUA DE REMÍGIO EDITAL

II FESTIVAL DE CINEMA DE RUA DE REMÍGIO EDITAL II FESTIVAL DE CINEMA DE RUA DE REMÍGIO EDITAL 1- O FESTIVAL A Prefeitura Municipal da cidade de Remígio em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, torna público, que no período de 17/04/2019

Leia mais

Laboratório de criação de vídeos de bolso

Laboratório de criação de vídeos de bolso Laboratório de criação de vídeos de bolso Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Surge em 1999, Goiás. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira

Leia mais

SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV

SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV O curso aborda conceitos e técnicas de criação sonora e musical e sua influência narrativa em projetos audiovisuais. A pós-produção sonora é uma etapa importante

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP EDITAL N 014/18 Contratação de Serviços Especializados em Assessoria em Comunicação Projeto Nosso Paraitinga Diálogos Roda D Agua AKARUI FEHIDRO 2016 ps-361 - Contrato 032/2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas...

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... 2017 Regulamento de Participação 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando

Leia mais

FALANDO BEM NAS MÍDIAS SOCIAIS: PLANEJAMENTO E PRÁTICA

FALANDO BEM NAS MÍDIAS SOCIAIS: PLANEJAMENTO E PRÁTICA FALANDO BEM NAS MÍDIAS SOCIAIS: PLANEJAMENTO E PRÁTICA O CURSO FALANDO BEM NAS MÍDIAS SOCIAIS tem 70% de atividades práticas para o participante entrar de uma forma e sair com uma comunicação muito mais

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito;

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito; Jornal Henfilmes Série especial educação no Trânsito Justificativa Este trabalho surgiu com a ideia de utilizar as tecnologias de informação e comunicação a serviço do ensino e aprendizagem. Sabemos que

Leia mais

BOLETIM SEMANAL DO NÚCLEO PEDAGÓGICO

BOLETIM SEMANAL DO NÚCLEO PEDAGÓGICO P á g i n a 1 BOLETIM SEMANAL DO NÚCLEO PEDAGÓGICO ANO: 2018 / Nº 30 / 26 DE ABRIL DE 2018/ WWW.DESJBOAVISTA.EDUNET.SP.GOV.BR EXPEDIENTE Diretor: Claudioneia Fontana; Pauta: Equipe de PCNPs / Diagramação

Leia mais

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA. Ingresso: janeiro Informações: (51)

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA. Ingresso: janeiro Informações: (51) MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA Ingresso: janeiro 2018. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Montagem Cinematográfica Proporcionar aos alunos uma oportunidade de desenvolver e aprofundar suas

Leia mais

Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP (Serviço

Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP (Serviço Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP (Serviço Videoaula@RNP) Eduardo Barrére Liamara Scortegagna Claudio Augusto Silveira Lélis Depto. de Ciência da Computação - UFJF Introdução Videoaulas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA N⁰ 03/2018 EDITAL NITERÓI: CIDADE DO AUDIOVISUAL DOCUMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO.

CHAMADA PÚBLICA N⁰ 03/2018 EDITAL NITERÓI: CIDADE DO AUDIOVISUAL DOCUMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO. ANEXO 7 CHAMADA PÚBLICA N⁰ 03/2018 EDITAL NITERÓI: CIDADE DO AUDIOVISUAL DOCUMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO. Juntamente com o formulário de inscrição online, o proponente deverá anexar, de

Leia mais

VÍDEO DE BOLSO Prêmio Betinho Imagens de Cidadania curso rápido edição especial

VÍDEO DE BOLSO Prêmio Betinho Imagens de Cidadania curso rápido edição especial VÍDEO DE BOLSO Prêmio Betinho Imagens de Cidadania 2017 curso rápido edição especial Bem-vindo (a) ao curso rápido Vídeo de Bolso, nesta edição especial para o Prêmio Betinho Imagens de Cidadania. VÍDEO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Universidade Federal de Minas Gerais Plano de Ensino Artes Ano: 2015 66,67 horas Curso: Todos Regime: Anual Série: 1º ano Observação: Carga Horária Semanal Total Teórica:

Leia mais

DO IT YOURSELF FILMMAKING

DO IT YOURSELF FILMMAKING DO IT YOURSELF FILMMAKING Com a revolução tecnológica, todos nos tornamos produtores de imagens, postando vídeos, criando filmes com nossos amigos ou desenvolvendo conteúdo para o vimeo ou youtube. Mas

Leia mais

Cine&Arte 2015. 2. Do Público Alvo - O Festival atenderá:

Cine&Arte 2015. 2. Do Público Alvo - O Festival atenderá: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA Rua Jundiaí, 84- CEP: 08577-420- Itaquaquecetuba SP. TELEFONES: 4732-9516 E-mail: deitq@educacao.sp.gov.br

Leia mais

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas YouTube Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas 2005: Chad Jurley e Jawed Karim Alternativa para compartilhar vídeos com a família 2006: comprado pelo Google Nova maior plataforma de entretenimento

Leia mais

VOANDO ALTO: FESTIVAL MINHA CIDADE NA FITA 2017

VOANDO ALTO: FESTIVAL MINHA CIDADE NA FITA 2017 JUSTIFICATIVA O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, considerando a importância de: incentivar a pesquisa e a produção artística e cultural de alunos e alunas da rede estadual de ensino; resgatar

Leia mais

Correspondências Curitiba Fortaleza Goiânia Rio Branco São Paulo

Correspondências Curitiba Fortaleza Goiânia Rio Branco São Paulo Correspondências Curitiba Fortaleza Goiânia Rio Branco São Paulo O que é? Um documentário coletivo, produzido em rede: intercâmbio de imagens e ideias. Correspondências tem como objetivo explorar as possibilidades

Leia mais

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA. Ingresso julho Informações: (51)

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA. Ingresso julho Informações: (51) MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Montagem Cinematográfica Proporcionar aos alunos uma oportunidade de desenvolver e aprofundar suas

Leia mais

A REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: do desenvolvimento do projeto às novas narrativas do real

A REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: do desenvolvimento do projeto às novas narrativas do real A REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: do desenvolvimento do projeto às novas narrativas do real Ingresso: Janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias A REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: Do

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRODUZIR VÍDEO-DOCUMENTÁRIO SOBRE OS BENEFÍCIOS SOCIOECOÔMICOS E AMBIENTAIS DO PROJETO CACAU FLORESTA,

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRODUZIR VÍDEO-DOCUMENTÁRIO SOBRE OS BENEFÍCIOS SOCIOECOÔMICOS E AMBIENTAIS DO PROJETO CACAU FLORESTA, Termo de Referência CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRODUZIR VÍDEO-DOCUMENTÁRIO SOBRE OS BENEFÍCIOS SOCIOECOÔMICOS E AMBIENTAIS DO PROJETO CACAU FLORESTA, EM SÃO FÉLIX DO XINGU, NO ESTADO DO PARÁ INTRODUÇÃO

Leia mais

PROJETO. Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie

PROJETO. Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie PROJETO Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie AGENDA - REUNIÃO PEDAGÓGICA 1. Apresentação do Projeto 2. Plataformas Geekie Lab e Geekie

Leia mais

4. PRODUÇÃO E CAPTAÇÃO

4. PRODUÇÃO E CAPTAÇÃO O Projeto DOC integra o curso de Jornalismo e a TV Unaerp com o objetivo de capacitar o aluno no aprendizado da linguagem e da técnica de vídeo-documentário. O Projeto é realizado como conteúdo programático

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

18/10/2017 Manual do. YouTube. Trabalho do barato cultural. Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM

18/10/2017 Manual do. YouTube. Trabalho do barato cultural. Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM 18/10/2017 Manual do YouTube Trabalho do barato cultural Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM Índice O que é o youtube?...3 Como ter um canal de sucesso e ganhar dinheiro?...4 Como criar um canal?...7 Como

Leia mais

SALA DE ESPERA¹. Gilberto Train² Priscilla de Oliveira Muckenheim³ Jair Marcos Giacomini 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul,RS

SALA DE ESPERA¹. Gilberto Train² Priscilla de Oliveira Muckenheim³ Jair Marcos Giacomini 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul,RS RESUMO SALA DE ESPERA¹ Gilberto Train² Priscilla de Oliveira Muckenheim³ Jair Marcos Giacomini 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul,RS Vídeo documentário de quinze minutos baseado nos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA PE

A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA PE A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA PE Hellyton José Vieira Marinho¹; Thaynã Emanoela Guedes Carneiro²; Dra.

Leia mais

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL REGULAMENTO

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL REGULAMENTO II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL 1. O EVENTO REGULAMENTO As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens; e os alunos vivenciam um novo

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA UFMS/PROECE Nº 09, DE 17 DE SETEMBRO DE CHAMADA PÚBLICA PARA COBERTURA JORNALÍSTICA EDUCOMUNICATIVA DO INTEGRA UFMS 2018.

CHAMADA PÚBLICA UFMS/PROECE Nº 09, DE 17 DE SETEMBRO DE CHAMADA PÚBLICA PARA COBERTURA JORNALÍSTICA EDUCOMUNICATIVA DO INTEGRA UFMS 2018. CHAMADA PÚBLICA UFMS/PROECE Nº 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2018. CHAMADA PÚBLICA PARA COBERTURA JORNALÍSTICA EDUCOMUNICATIVA DO INTEGRA UFMS 2018. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS,

Leia mais

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE...

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE... INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL.... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE... 10 TENHA RESPONSABILIDADE... 12 USE SUA PERSONALIDADE... 14 A MÁGICA DA EDIÇÃO DE VIDEO.... 16 CONCLUSÃO...

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA O AGENDAMENTO DE VISITA MEDIADA

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA O AGENDAMENTO DE VISITA MEDIADA ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA O AGENDAMENTO DE VISITA MEDIADA 1. ORIENTAÇÕES O Instituto Ricardo Brennand dispõe de uma equipe de educadores composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento e os

Leia mais

CINE TEXTOS A CASA DE ALICE

CINE TEXTOS A CASA DE ALICE 1 CINE TEXTOS ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` Informação reunida e trabalhada para apoio à exibição

Leia mais

EDITAL Nº 23/ IFES/FACTO PROCESSO SELETIVO DOS CURSISTAS DAS OFICINAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CIRCUITO AUDIOVISUAL, SERRA/ES

EDITAL Nº 23/ IFES/FACTO PROCESSO SELETIVO DOS CURSISTAS DAS OFICINAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CIRCUITO AUDIOVISUAL, SERRA/ES EDITAL Nº 23/2019 - IFES/FACTO PROCESSO SELETIVO DOS CURSISTAS DAS OFICINAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CIRCUITO AUDIOVISUAL, SERRA/ES SELEÇÃO DE PARTICIPANTES IFES-Serra O Diretor Presidente da Fundação de

Leia mais

REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER DE BARRA DO GARÇAS/MT E PONTAL DO ARAGUAIA/MT

REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER DE BARRA DO GARÇAS/MT E PONTAL DO ARAGUAIA/MT REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER DE BARRA DO GARÇAS/MT E PONTAL DO ARAGUAIA/MT EDITAL Nº 03 GTVM PRÊMIO EDUCADORA OFÉLIA RUTH GONÇALVES DE DONDO REGULAMENTO O Prêmio Educador(a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÂO E EXPRESSÃO COORDENADORIA ESPECIAL DE ARTES CURSO GRADUAÇÃO EM CINEMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÂO E EXPRESSÃO COORDENADORIA ESPECIAL DE ARTES CURSO GRADUAÇÃO EM CINEMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÂO E EXPRESSÃO COORDENADORIA ESPECIAL DE ARTES CURSO GRADUAÇÃO EM CINEMA REGIMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CINEMA 1 Das Disposições

Leia mais

FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM

FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS: 1. Organização: A primeira edição do FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC Arco- Íris InCena é organizado

Leia mais

FAZ E GRAVA A TUA MÚ SICA

FAZ E GRAVA A TUA MÚ SICA FAZ E GRAVA A TUA MÚ SICA LOCAL RESTART BELÉM DATAS 26 a 29 de Março HORÁRIO 10h-13h e 14h-17h HORAS 24 h VAGAS 14 participantes (mín. 6) PÚBLICO-ALVO Todos os jovens interessados em aprender criatividade,

Leia mais

Carga Horária. Quantidade de Vagas

Carga Horária. Quantidade de Vagas Publicidade e Propaganda Criadores, Influenciadores e Inteligência Artificial 40 vagas 68 Prof. Wesley Pinhei- O universo digital atualmente se orienta por dois vetores principais: os Creators e Influencers,

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP EDITAL DE CHAMAMENTO 2020 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP Manual do Usuário Sistema de Captação de Projetos culturais online do Sesi-SP O SESI-SP na área da

Leia mais

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA VÍDEO. Ingresso julho Informações: (51)

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA VÍDEO. Ingresso julho Informações: (51) ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA VÍDEO Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias O curso de Iluminação Básica consiste no exercício e aprendizado de técnicas básicas e funcionamento

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

CINEMA E AUDIOVISUAL

CINEMA E AUDIOVISUAL CINEMA E AUDIOVISUAL TRILHA SONORA Música por trás das câmeras A QUEM SE DESTINA Alunos de publicidade propaganda, cinema, produtores de cinema e televisão e profissionais ligados a criação audiovisual,

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO Não é no silêncio que

Leia mais

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES):

Leia mais

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves Oficina de Roteiro Oficina de Roteiro O que é Roteiro? Podemos definir um roteiro de diversas maneiras. A forma escrita de qualquer espetáculo áudio e/ou visual. ( Doc Comparato) 2. Planta baixa ou um

Leia mais

1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA

1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA 1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA EDITAL 2019 A Humana Saúde e a Azmut Propaganda tornam público o edital para realização do 1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA para processo de inscrição, seleção e premiação de ficção,

Leia mais

OFICINA DE AUDIOVISUAL

OFICINA DE AUDIOVISUAL Universidade de Brasília-UnB Faculdade de Planaltina-FUP Curso Residência Agrária OFICINA DE AUDIOVISUAL Gideão Gomes Pereira SINOP/MT 2014 OFICINA DE AUDIOVISUAL OBJETIVO GERAL: Incentivar os educandos

Leia mais

Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB. 23/03/ h30 17h30

Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB. 23/03/ h30 17h30 Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB 23/03/2015 15h30 17h30 Roteiro 1. Apresentação: Projeto Aventuras Currículo+ 2. Apresentação: diretrizes

Leia mais

Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali

Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali Versão de outubro de 2015 SEQUÊNCIA UM A CHEGADA CENA 1 EXTERNA BAIRRO DA JUVENTUDE, ESTACIONAMENTO Ônibus para

Leia mais

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes.

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Agendamento de visitas ativo o serviço que visa organizar, otimizar e proporcionar melhor qualidade ao atendimento oferecido é também uma excelente

Leia mais

#MOSTRA JUNTOS SEMPRE

#MOSTRA JUNTOS SEMPRE JUSTIFICATIVA A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Hospital São Paulo e com a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina SPDM, considerando a importância de incentivar

Leia mais

INFORMATIVO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Exame de Certificação Ocupacional O QUE É A CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL?

INFORMATIVO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Exame de Certificação Ocupacional O QUE É A CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL? INFORMATIVO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Exame de Certificação Ocupacional O QUE É A CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL? A Certificação Ocupacional é um processo de avaliação, desenvolvido para atestar que os profissionais

Leia mais

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente, porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente, porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas. REGULAMENTO DO 6º CINESERRA (2019) FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito

Leia mais

A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS DIDÁTICOS COM EQUIPAMENTOS DE FÁCIL ACESSO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS DIDÁTICOS COM EQUIPAMENTOS DE FÁCIL ACESSO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS DIDÁTICOS COM EQUIPAMENTOS DE FÁCIL ACESSO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ SILVA, Márcio Nascimento da 1 Universidade Estadual Vale

Leia mais

Caderno do Gestor (Edição 2016) Programa Sala de Leitura

Caderno do Gestor (Edição 2016) Programa Sala de Leitura Caderno do Gestor (Edição 2016) Programa Sala de Leitura A melhoria da qualidade da escola pública não é fruto de uma ação isolada, externa ou pontual. Ao contrário, (...) pressupõe um conjunto de ações

Leia mais

CELTX. Multimeios Setembro/2012

CELTX. Multimeios Setembro/2012 CELTX Multimeios Setembro/2012 CELTX Fabricante: Greyfirst Corp. Plataforma: Preço: GRÁTIS Site oficial: http://www.celtx.com/ Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 005, DE 12 DE JUNHO DE UFMS/PROECE. COBERTURA JORNALÍSTICA EDUCOMUNICATIVA DO INTEGRA UFMS 2019 e 71ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

CHAMADA PÚBLICA Nº 005, DE 12 DE JUNHO DE UFMS/PROECE. COBERTURA JORNALÍSTICA EDUCOMUNICATIVA DO INTEGRA UFMS 2019 e 71ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC CHAMADA PÚBLICA Nº 005, DE 12 DE JUNHO DE 2019 - UFMS/PROECE COBERTURA JORNALÍSTICA EDUCOMUNICATIVA DO INTEGRA UFMS 2019 e 71ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Leia mais

JORNALISMO E CRIATIVIDADE EM VÍDEO. Ingresso Janeiro Informações: (51)

JORNALISMO E CRIATIVIDADE EM VÍDEO. Ingresso Janeiro Informações: (51) JORNALISMO E CRIATIVIDADE EM VÍDEO Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias JORNALISMO E CRIATIVIDADE EM VÍDEO Uma boa ideia para uma produção em vídeo tem muitas

Leia mais

A EDIÇÃO DE DOCUMENTARIOS EM VÍDEO. Ingresso janeiro Informações: (51)

A EDIÇÃO DE DOCUMENTARIOS EM VÍDEO. Ingresso janeiro Informações: (51) A EDIÇÃO DE DOCUMENTARIOS EM VÍDEO Ingresso janeiro 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias A edição do documentário Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e experimentar

Leia mais

Projeto TRILHAS de Leitura

Projeto TRILHAS de Leitura Projeto TRILHAS de Leitura Agenda 1 2 3 Apresentação do Projeto TRILHAS Os Cadernos de Estudos e Orientação O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância Vídeo Formação do Leitor https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca/5734/video-formacao-do-leitor.html

Leia mais

As TIC em ambiente educativo. António Moreira

As TIC em ambiente educativo. António Moreira As TIC em ambiente educativo António Moreira 2010-2011 O Didáctico o que é? Uma opinião muito difundida pretende que exista uma enorme diferença entre o facto de se aprender e o facto de se divertir...

Leia mais

Prof. Juliana P. Viecheneski

Prof. Juliana P. Viecheneski Prof. Juliana P. Viecheneski A escola é obrigatória para todos e tem significativo papel na formação dos cidadãos, fornecendo subsídios necessários para uma ação ativa e consciente nos diferentes contextos

Leia mais

COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE EDITAL 14/2016 CONCURSO TEATRAL 10ª Edição de Concurso Teatral Água para Sempre

COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE EDITAL 14/2016 CONCURSO TEATRAL 10ª Edição de Concurso Teatral Água para Sempre COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE EDITAL 14/2016 CONCURSO TEATRAL 10ª Edição de Concurso Teatral Água para Sempre A Companhia Águas de Joinville, inscrita no CNPJ sob o nº 07.226.794/0001-55, com sede na Rua

Leia mais

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL Oficinas de Cine Clube O projeto pretende oferecer aos jovens a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade

Leia mais

7º SERCINE FESTIVAL SERGIPE DE CINEMA E VÍDEO REGULAMENTO

7º SERCINE FESTIVAL SERGIPE DE CINEMA E VÍDEO REGULAMENTO A Cacimba de Cinema e Vídeo, organização sem fins lucrativos que promove ações de cunho educativo, formação de público e produção na área do audiovisual, traz a público a realização da 6ª Edição do Sercine

Leia mais

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Emanuela Suassuna de Araújo (1); Vanessa da Silva Santos (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade Federal

Leia mais

Regulamento A realização do festival se dará entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2018.

Regulamento A realização do festival se dará entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2018. Regulamento 1. organização 1.1. O Festival de Cinema de Itu, por meio da mostra competitiva de curtas metragens, tem por objetivos incentivar o cinema brasileiro produzido no estado de São Paulo e promover

Leia mais

Oscar Bopeva no vestibular 2016

Oscar Bopeva no vestibular 2016 Oscar Bopeva no vestibular 2016 Escola Estadual Jardim Bopeva Professor(es) Apresentador(es): Gerson Cordeiro Andréa Santos da Silva Realização: Foco do Projeto Prática motivadora da aprendizagem na Escola

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

Consulte o regulamento!

Consulte o regulamento! 1º Festival Rio Branco de Audiovisual 13 e 14 de novembro/2017 TEMA LIVRE Cursos de Comunicação Social, Produção Audiovisual e Design! Organização: Prof Ms. Franthiesco Ballerini franthiesco.ballerini@riobrancofac.edu.br

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDIOVISUAL ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDIOVISUAL ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDIOVISUAL ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO E REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL A Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR)

Leia mais

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS http://www.portaleadbrasil.com.br portaleadbrasil@gmail.com 1 Sumário Informações de Organização do Curso...

Leia mais

O Projeto JOÃO AMBIENTE - AGORA É A HORA DE UM MUNDO MELHOR

O Projeto JOÃO AMBIENTE - AGORA É A HORA DE UM MUNDO MELHOR O Projeto Baseado em três pilares: educação, sustentabilidade ambiental e social e geração de Renda e visando difundir a consciência ecológica em busca do equilíbrio do planeta, além de educar as pessoas

Leia mais

Orientações para atividade de estágio

Orientações para atividade de estágio Orientações para atividade de estágio Gilberto Luiz de Azevedo Borges Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação, Instituto de Biociências UNESP/Botucatu. Este texto apresenta as orientações

Leia mais

PROJETO TIM BURTON E OS CONTOS DE MISTÉRIO

PROJETO TIM BURTON E OS CONTOS DE MISTÉRIO PROJETO TIM BURTON E OS CONTOS DE MISTÉRIO E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt Maria Theresa Bologna Realização: Foco do Projeto Projeto do

Leia mais

P R O C E S S O D E P R O D U Ç Ã O P L A N O L I G H T E P R E M I U M

P R O C E S S O D E P R O D U Ç Ã O P L A N O L I G H T E P R E M I U M PROCESSO DE PRODUÇÃO P L A N O L I G H T E P R E M I U M PROCESSO DE PRODUÇÃO Este manual compreende todo o fluxo de trabalho na produção de um vídeo. Os processos de produção de vídeo são bem distintos.

Leia mais

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis Sejam bem-vindos Pais e responsáveis O aplicativo de comunicação que conecta e engaja você com a escola. Benefícios para os responsáveis Informações escolares a qualquer hora e lugar Você mais presente

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo II Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003038A - Telejornalismo II Docente(s) Mayra Fernanda Ferreira Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

Stop Motion: Aplicações no Ensino. Prof. Msc. Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas

Stop Motion: Aplicações no Ensino. Prof. Msc. Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas Stop Motion: Aplicações no Ensino Prof. Msc. Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas Formação Msc. em Ensino Tecnológico IFAM (2017) Especialização em Informática na Educação IFAM (2009) e Metodologia

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES Art. 1 O presente regulamento interno disciplina a organização, regulamentação e critérios para

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL 2010 1 CURSO: Design Gráfico TEMA: Identidade Visual OBJETIVO GERAL: Desenvolvimento de identidade visual

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Especialização: Edição de Filmes

Especialização: Edição de Filmes Especialização: Edição de Filmes Duração Objetivos Metodologia Resultados esperados 2 semestres O programa do curso tem como objetivo formar verdadeiros editores, e não apenas operadores de software de

Leia mais

Documentário em formato de curta metragem sobre a Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro.

Documentário em formato de curta metragem sobre a Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro. TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO POR SERVIÇO ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA PATRIMONIAL E HISTÓRICO DE DUQUE DE CAXIAS (AA-CRPH) E REDE DE MUSEOLOGIA SOCIAL DO RIO DE JANEIRO (REMUS-RJ)

Leia mais

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Roteiro de acesso ao site: www.eja.educacao.org.br EXTERNA 1. Comece clicando no ícone: e em seguir selecione o navegador da internet predefinido (Internet

Leia mais

Brasília, 19 de janeiro de Introdução

Brasília, 19 de janeiro de Introdução Chamada Pública nº 01 /2012 CET-UnB/FNDE Brasília, 19 de janeiro de 2012. Chamada Pública para seleção de municípios para participar do projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - Formação de

Leia mais

Proposta do Projeto de Desenvolivmento

Proposta do Projeto de Desenvolivmento Kara Miller RA: 074652 Métodos e Técnicas de Pesquisa em Midialogia Professor José A. Valente Introdução: Proposta do Projeto de Desenvolivmento Agradecer a alguém é algo que muitas pessoas fazem sem pensar.

Leia mais

Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 47, de Institui o Programa Cultura Ensina e dá providências correlatas

Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 47, de Institui o Programa Cultura Ensina e dá providências correlatas 26 São Paulo, 128 (137) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 26 de julho de 2018 Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 47, de 25-7-2018 Institui o Programa Cultura Ensina e dá

Leia mais

13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult

13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult 13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult De 26 a 30 de setembro de 2018 REGULAMENTO I DA DATA

Leia mais

Av. Prof. Luiz Freire, nº 500, Cidade Universitária Recife-PE -CEP: (81)

Av. Prof. Luiz Freire, nº 500, Cidade Universitária Recife-PE -CEP: (81) NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS DOS CURSOS PRONATEC CAPÍTULO I 1. DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES Art.1 O presente regulamento interno disciplina a organização, regulamentação

Leia mais

Formador Escolar: acompanhamento do uso coletivo do material Trilhas

Formador Escolar: acompanhamento do uso coletivo do material Trilhas Instrumento para acompanhar o uso coletivo do conjunto de material TRILHAS, as práticas de leitura realizadas e o acesso das crianças aos livros. Verificar a circulação dos materiais na escola, o planejamento

Leia mais

Oficina de Criação de Site para pequenos negócios Oficina de Criação de site para pequenos negócios

Oficina de Criação de Site para pequenos negócios Oficina de Criação de site para pequenos negócios site para pequenos negócios Início: 28 de novembro de 2017 Valor do curso: R$ 1.200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivos do curso Criação de site pela ferramenta Wix para pequenos negócios,

Leia mais