Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira"

Transcrição

1 Unidade I ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Antônio Palmeira

2 Apresentação da disciplina Conhecer as estruturas de hardware de um sistema computacional. Entender o funcionamento dos vários módulos que compõem um sistema computacional. Conhecer a organização interna dos computadores. Desenvolver uma visão crítica sobre os requisitos de desempenho associados a um sistema computacional.

3 Conteúdo da unidade I Entender o conceito do computador como sistema hierárquico. Entender a função e a estrutura de um computador. Conhecer o histórico e a evolução dos computadores.

4 O que é um computador? Aquele que computa, calculador, calculista. Máquina destinada ao processamento de dados. Dispositivo capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações no dados com o objetivo de alcançar um fim determinado.

5 Sistema computacional Sistemas: combinação de peças componentes ou partes reunidas com funções específicas que concorrem para um determinado objetivo. Exemplos: sistemas de arrefecimento de veículos; sistemas de abastecimento de água potável.

6 Computador x Homem

7 Funções básicas de um computador Processamento de dados. Armazenamento de dados. Movimentação de dados. Controle.

8 Estrutura básica de um computador

9 Estrutura básica de um computador Unidade Central de Processamento (CPU): controla a operação do computador e realiza as funções de processamento de dados. Memórias primária e secundária: armazenam dados.

10 Estrutura básica de um computador Entrada e Saída (E/S): movem dados entre o computador e seu ambiente externo. Barramento: mecanismo que oferece comunicação entre a CPU, E/S e memórias.

11 Computador Não enxerga a realidade. Processamentos baseados em informações pré-instaladas. Soma e compara números. Copia dados de uma parte da memória para outra. Executa as operações por meio de instruções primitivas, denominadas linguagem de máquina.

12 Interatividade Qual dos componentes da estrutura de um computador é responsável pelo controle da operação do computador? a) Memória. b) Entrada. c) CPU. d) Barramento. e) Unidade lógica.

13 Máquina multinível

14 Nível 0 (nível lógico digital) Projetado pelo fabricante. Representado por circuitos eletrônicos que realizam o processamento de informações na forma de impulsos elétricos dentro do processador.

15 Nível 1 (nível de microarquitetura) Projetado pelo fabricante. Corresponde à microarquitetura do processador (seus elementos internos).

16 Nível 2 (nível de arquitetura de conjunto de instruções) Projetado pelo fabricante. Corresponde ao conjunto de instruções suportado pelo processador.

17 Nível 3 (nível de sistema operacional) É o nível do Sistema Operacional (SO). Realiza a ligação entre o homem e a máquina de forma intuitiva. Gerencia as estruturas computacionais e oferece recursos aos demais aplicativos.

18 Nível 4 (linguagem de montagem) Fornece um método de programação para os níveis 1, 2 e 3 em uma forma mais amigável que a linguagem de máquina.

19 Nível 5 (linguagem de alto nível) Corresponde à linguagem orientada à solução de problemas e independe da plataforma a ser utilizada. Deve ser traduzida para um formato que o SO compreenda e envie para os níveis inferiores.

20 História e evolução dos computadores Geração zero dos computadores (computadores mecânicos e eletromecânicos). Primeira geração (válvulas). Segunda geração (transistores). Terceira geração (circuitos integrados). Quarta geração (integração em escala muito grande).

21 Antigos instrumentos de cálculos Ábaco: Estima-se que tenha surgido em aproximadamente a.c. Utilizado nas operações de somar e subtrair.

22 Antigos instrumentos de cálculos Régua de cálculo: Inventada em 1622 pelo inglês William Oughtred. Continha escalas em que a posição dos números era proporcional ao seu logaritmo.

23 Interatividade Numa máquina multinível, qual dos níveis abaixo é projetado pelo fabricante e é representado por circuitos eletrônicos que realizam o processamento de informações na forma de impulsos elétricos dentro do processador? a) Nível 0 b) Nível 1 c) Nível 2 d) Nível 3 e) Nível 4

24 História e evolução dos computadores Geração zero dos computadores (computadores mecânicos e eletromecânicos).

25 Geração zero dos computadores Período de 1642 a Computadores mecânicos e eletromecânicos. Principais inventores: Blaise Pascal Gottfried Wilhelm von Leibniz Charles Babbage Konrad Zuse John Atanasoff George Stibbitz

26 Geração zero dos computadores Máquina de calcular Pascalina Criada em 1642 por Blaise Pascal. Máquina totalmente mecânica. Realizava soma e subtração.

27 Geração zero dos computadores Máquina de calcular Staffelwaze Criada por volta de 1672 por Gottfried Wilhelm von Leibniz. Executava as quatro operações básicas.

28 Geração zero dos computadores Máquina de diferencial Criada por volta de 1822 por Babbage. Dispositivo mecânico capaz de executar um algoritmo (sequência de instruções). Inovadora por não apenas fazer cálculos, como os demais instrumentos existentes até então. Produzia tabelas úteis para a navegação marítima.

29 Geração zero dos computadores Entre 1930 e 1940, surgem dispositivos calculadores baseados em relés eletromagnéticos e capacitores nos Estados Unidos e na Alemanha. Em 1944, nos Estados Unidos, surge o Mark I, primeiro computador digital da história.

30 História e evolução dos computadores Primeira geração (válvulas).

31 Primeira geração (válvulas) Período de 1945 a Computadores eletrônicos a válvulas. Principais inventores: Alan Turing John Mauchly John Von Neumann

32 Primeira geração (válvulas) Colossus Primeiro computador eletrônico. Tinha o objetivo de quebrar códigos gerados por sistemas da Alemanha nazista. Sua construção teve a participação do matemático Alan Turing. O projeto ficou em segredo e só foi revelado décadas depois, quando estava obsoleto.

33 Primeira geração (válvulas) ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer): Construído nos Estados Unidos. Ficou pronto em Tinha válvulas, relés, pesava 30 toneladas e consumia 140 kw de energia. Teve John Von Neumann como maior colaborador na construção, porque foi dele a ideia de armazenar a memória da máquina junto aos dados.

34 Primeira geração (válvulas) Máquina de Von Neumann A memória consistia em palavras, cada palavra contendo 40 bits. Uma palavra poderia ter 2 instruções. Unidade lógica e aritmética

35 Interatividade No início da evolução dos computadores, surgiram dispositivos que faziam apenas cálculos de somas e subtração. Qual foi o primeiro dispositivo computacional que não apenas executava cálculos, mas também algoritmos? a) Ábaco. b) Colossus. c) Máquina diferencial. d) Pascalina. e) Staffelwaze.

36 História e evolução dos computadores Segunda geração (transistores).

37 Segunda geração (transistores) Período de 1955 a Computadores eletrônicos a transistores MIT: desenvolve o primeiro computador a transistor, TX IBM: lança o IBM 7090, o computador mais rápido do mundo até então DEC (Digital Equipment Corporation): lançou o PDP-1, com metade da capacidade de processamento do 7090 e 10 vezes mais barato.

38 Segunda geração (transistores) 1963 DEC: desenvolve o PDP-8, mais barato que o PDP-1 e que trouxe a inovação do uso de barramento. DEC: começa a vender milhões de computadores, consolidando-se no mercado. IBM: consolida-se com computadores voltados para aplicações científicas.

39 História e evolução dos computadores Terceira geração (circuitos integrados).

40 Terceira geração (circuitos integrados) Período de 1965 a Computadores eletrônicos baseados em circuitos integrados IBM: lança a família de computadores System/360, os primeiros a usar circuitos integrados.

41 Terceira geração (circuitos integrados) Novidades e diferenciais do IBM System/360: Compatibilidade: um mesmo programa utilizado nos vários modelos. Emulação: simulação de outros computadores. Multiprogramação: o computador mantém vários programas na memória.

42 História e evolução dos computadores Quarta geração (integração em escala muito grande).

43 Quarta geração (integração em escala muito grande) A partir de Computadores eletrônicos baseados na integração de milhões de transistores em um único chip. A miniaturização e o baixo custo favoreceram o uso do computador pessoal (PC). No início dessa época, surge o primeiro microcomputador, que recebeu o nome de Altair.

44 Quarta geração (integração em escala muito grande) Surge a Apple, de Steve Jobs, com seus computadores de uso mais simples e intuitivo. A Apple lança, em 1984, o Macintosh, o primeiro computador com interface gráfica.

45 Resumo da unidade Entendemos basicamente o que é um computador. Conhecemos a estrutura e as funções de um sistema computacional. Entendemos um computador como uma máquina multinível. Conhecemos um pouco da evolução do computador.

46 Interatividade Em que fase da evolução do computador surgiu o uso do barramento para interligar as estruturas internas de um sistema computacional? a) Com o Altair, construído pela IBM. b) Com o Macintosh, construído pela Apple. c) Com o System/360, construído pela IBM. d) Com o PDP-8, criado pela DEC. e) Com o ENIAC, criado por Von Neumann.

47 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~mguerine 1 Introdução Capítulo 1 Livro do Mário Monteiro Conceitos Básicos Processamento de

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Primeiros computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Relógios mecânicos Século VIII: 2 Computadores mecânicos (Geração 0) 1642 a 1945 Características principais

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR O ÁBACO é um calculador decimal manual. Médio Oriente. CALCULADORA MECÂNICA - Atribui-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira calculadora mecânica capaz de fazer

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 03 Informática Básica Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 03 Informática Básica Softwares, Aplicativos

Leia mais

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação Aula 02 - Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware Slide 1 de - Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore.

Leia mais

Manutenção de Computadores e Redes

Manutenção de Computadores e Redes Manutenção de Computadores e Redes Cleidson Souza Fundação Educacional Montes Claros FEMC Técnico em Informática para Internet Geração zero Computadores Mecânicos (1642 1945) Época de surgimento dos primeiros

Leia mais

Arquitetura de Computadores Aula 1 - Introdução

Arquitetura de Computadores Aula 1 - Introdução Arquitetura de Computadores Aula 1 - Introdução Prof. Othon M. N. Batista Mestre em Informática Roteiro Introdução Uma Visão em Camadas do Hardware Componentes Básicos de um Computador Descrição de Bit,

Leia mais

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação PC Ábaco Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Email: Marconitorquato@catolicadocariri.edu.br PRINCIPAIS MARCOS 2 CONSTANTES DA EVOLUÇÃO 3 ÁBACO

Leia mais

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores BC1503: Arquitetura de Computadores 1o Trimestre / 2009 Aula 1: Introdução à Organização de Computadores Prof. Raphael Y. de Camargo raphael.camargo@ufabc.edu.br Roteiro da Aula Introdução História da

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

Aula 2: Histórico da Evolução dos Computadores

Aula 2: Histórico da Evolução dos Computadores Aula 2: Histórico da Evolução dos Computadores Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Histórico FAC 1 / 46 Dispositivos Primitivos de

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry FEVEREIRO/2016 O QUE É INFORMÁTICA? INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA 2 Ábaco 3 Ábaco Criado em 5500 a.c.; Seu nome original era Calculus

Leia mais

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Ensino Médio Integrado Técnico em Informática 2013 Professor Eduardo Alberto Felippsen Definição de computador: Dicionário Michelis com.pu.ta.dor

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade Histórico da evolução dos computadores Ermeson Andrade Histórico A evolução dos computadores tem sido caracterizada pelo: Aumento da velocidade dos Processadores Diminuição do Tamanho dos Componentes Aumento

Leia mais

Estrutura dos Computadores. Arquitetura de Computadores

Estrutura dos Computadores. Arquitetura de Computadores Estrutura dos Computadores Arquitetura de Computadores Noções de Computador Hardware: Componentes mecânicos e eletroeletrônicos Software: Sequência de instruções e comandos que fazem o computador realizar

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador.

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. Primeiras Máquinas de Calcular O ábaco foi criado há aproximadamente 4.000 a.c., um aparelho

Leia mais

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Disciplina de Informática Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Histórico da Computação

Princípios de Sistemas de Informação. Histórico da Computação Princípios de Sistemas de Informação Histórico da Computação redes de computador Pastores - Antigos pastores gregos e egípcios utilizavam pedrinhas para controlar a quantidade de ovelhas de seus rebanhos.

Leia mais

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC fantastic 7 8 GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC São vários os marcos históricos que contribuíram para evolução da tecnologia e da comunicação como hoje a conhecemos. O ábaco é considerado o primeiro instrumento

Leia mais

Introdução: Histórico dos Computadores

Introdução: Histórico dos Computadores Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Introdução: Histórico dos Computadores Aula 1 responsável: Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Leia mais

Universidade Lusíada de Angola. Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia

Universidade Lusíada de Angola. Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Lusíada de Angola Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia Luanda,2015 Universidade Lusíada de Angola Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia Cássio Danilo da Cruz Narciso

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Professora: Sheila Cáceres 2 3 História do Computador Fonte: http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/caldeira/paginas%2007-08/tic/material/acetatos/01%20-%20historia%20computadores.pdf

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição I Formador: Nélia Calisto José Serrano Fevereiro 2012 Índice

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Filipe Arantes Fernandes

Introdução aos Sistemas Operacionais. Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Filipe Arantes Fernandes Introdução aos Sistemas Operacionais Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br Agenda O que é um Sistema Operacional? As Gerações dos Computadores

Leia mais

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Curso de Montagem e Manutenção de Computadores FORM A ÇÃ O P R O F IS S I O N A L Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues História da Informática O que é computador? Pode se dizer que o "Computador é

Leia mais

1. Introdução à informática: histórico e evolução

1. Introdução à informática: histórico e evolução 1. Introdução à informática: histórico e evolução Fabiano Cavalcanti Fernandes 1.1 Histórico O monumento pré-histórico de Stonehenge, localizado na Inglaterra e construído por volta de 3.500 a.c., ou seja,

Leia mais

26/02/2010 CONCEITOS BÁSICOS ARQUITETURA DE COMPUTADORES. O problema de comunicação humano-computador

26/02/2010 CONCEITOS BÁSICOS ARQUITETURA DE COMPUTADORES. O problema de comunicação humano-computador Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. ARQUITETURA DE Profa. Delfa Huatuco Zuasnábar 2010 Programa: Seqüência de instruções (de uma dada linguagem de programação)

Leia mais

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Organização de Computadores Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Prof. Diego Pereira

Leia mais

Primórdios da computação e histórico dos Computadores

Primórdios da computação e histórico dos Computadores Infra-Estrutura de Hardware Primórdios da computação e histórico dos Computadores Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceituação Histórico Computadores Mecânicos Computadores

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

Montagem e Manutenção Processadores

Montagem e Manutenção Processadores Montagem e Manutenção Processadores Processador Cérebro Computacional Evolução dos Computadores 1ª Geração => Válvulas (1945-1955) ENIAC: Tinha 19.000 válvulas Pesava 30 toneladas Área de150 m 2 Evolução

Leia mais

História dos Computadores. Aílson

História dos Computadores. Aílson História dos Computadores Aílson A idéia de se criar um dispositivo que auxiliasse nos cálculos cada vez mais extensos e complicados com os quais o homem se deparava a cada vez que tentava progredir, data

Leia mais

Arquiteturas Sequencias. Evolução dos Computadores BIBLIOGRAFIA BÁSICA. Organização e Arquitetura de Computadores

Arquiteturas Sequencias. Evolução dos Computadores BIBLIOGRAFIA BÁSICA. Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura Computadores Organização e Arquiteturas Computadores.Organização Básica Computadores - Histórico da - Organização Básica do Computador - Unida Lógica e Aritmética - Unida - Microprocessador

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

A Evolução dos Computadores: do ENIAC ao TianHe2

A Evolução dos Computadores: do ENIAC ao TianHe2 A Evolução dos Computadores: do ENIAC ao TianHe2 Siang Wun Song agosto de 2013 História da Computação - Ábacos antigos Ábaco da Mesopotâmia (2700-2300 A.C.) Ábaco romano (1.o século D.C.)

Leia mais

Evolução do Computador. Evolução do computador. Evolução do computador. 1ª máquina mecânica de calcular com as 4 operações Charles Thomas, 1820.

Evolução do Computador. Evolução do computador. Evolução do computador. 1ª máquina mecânica de calcular com as 4 operações Charles Thomas, 1820. Evolução do Computador Aula 2 Disciplina de OAC Prof. Luiz Antonio do Nascimento Faculdade Nossa Cidade Àbaco Régua de cálculo Evolução do 1º forma de cálcular Dedos (digital dígitos 0 a 9). 1ª máquina

Leia mais

Máquinas de Calculo Mecânicas

Máquinas de Calculo Mecânicas IFSP Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnlogia de São Paulo Akio Tanaka - 1580302 Leonardo Matheus - 1580221 William de Paula 1580256 Sabrina Tavera - 1580248 Máquinas de Calculo Mecânicas Como

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Introdução Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes - UFERSA O que é isso?

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 4

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 4 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 4 Índice 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação..3 1.1. Terceira Geração Circuitos Integrados (1965 1980)... 3 1.2. Quarta Geração Integração em Larga

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação do Professor Nome: André Luís Belini de Oliveira Graduação: Bacharel

Leia mais

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO COMPUTADOR Definição 1. que computa; calculador, calculista; 2. máquina destinada ao processamento de dados; dispositivo capaz de obedecer a instruções. INTRODUÇÃO Utilização dos

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação Sistemas de Computação Breve Histórico Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 26 de abril de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação 1/9 Seção 1 Pré-História 2 Geração

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

INTRODUÇÃO AO HARDWARE. Paulo Chagas Júnior

INTRODUÇÃO AO HARDWARE. Paulo Chagas Júnior INTRODUÇÃO AO HARDWARE Paulo Chagas Júnior paulo.robertojr100@gmail.com AGENDA CONCEITO DE INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO SISTEMA COMPUTACIONAL HARDWARE HISTÓRICO COMPONENTES DE HARDWARE TIPOS DE

Leia mais

Introdução à Computação: História dos computadores

Introdução à Computação: História dos computadores Introdução à Computação: História dos computadores Ricardo de Sousa Bri.o rbri.o@ufpi.edu.br DIE- UFPI 2004 by Pearson Education Objetivos Aprender sobre a história dos computadores. 2004 by Pearson Education

Leia mais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha dispendido muito de sua vida e de sua fortuna

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

A História do Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP

A História do Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP A História do Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP Origem da Palavra Computador (século XIX) pessoa com função de fazer contas e resolver problemas com número Termo

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Introdução histórica Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Primeiro objeto de cálculo Ábaco - desde 3000 A.C. Usado ainda hoje (China, por exemplo) Arquitetura de Computadores Introdução histórica

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Hugo Barros

Organização e Arquitetura de Computadores. Hugo Barros Organização e Arquitetura de Computadores Hugo Barros email@hugobarros.com.br Introdução Instruções Primitivas L0 Linguagem de máquina; Divergência de capacidades: Os pc's podem fazer x As pessoas querem

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-24/09/2007 1

Informática I. Aula 9.  Aula 9-24/09/2007 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-24/09/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

PROGRAMAÇÃO (PRG34) Prof. Rafael Berti Schmitz 2017/1

PROGRAMAÇÃO (PRG34) Prof. Rafael Berti Schmitz 2017/1 PROGRAMAÇÃO (PRG34) Prof. Rafael Berti Schmitz 2017/1 Computação 1. Contar, fazer o cômputo de, : computar votos. 2. Calcular, orçar: Computou a despesa em centenas de reais. 3. Comparar, confrontar, cotejar:

Leia mais

História e Organização Básica de Computadores

História e Organização Básica de Computadores História e Organização Básica de Computadores Arquitetura de Computadores Introdução Durante a evolução do computador digital moderno foram projetadas e construídas centenas de diferentes tipos de computadores.

Leia mais

Marcos da Arquitetura de Computadores. Sediane Carmem Lunardi Hernandes

Marcos da Arquitetura de Computadores. Sediane Carmem Lunardi Hernandes Marcos da Arquitetura de Computadores Sediane Carmem Lunardi Hernandes 1 Introdução Objetivo Apresentar um breve esboço de algumas máquinas (computadores) que marcaram época 2 A geração zero computadores

Leia mais

Aula 02. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral FACOM/UFU. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral UFU/FACOM/Patos de Minas

Aula 02. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral FACOM/UFU. Prof. Laurence Rodrigues do Amaral UFU/FACOM/Patos de Minas Aula 02 Prof. Laurence Rodrigues do Amaral FACOM/UFU Índice Dados históricos Gerações de Computadores Características Exemplos Gerações dos Computadores 1ª Geração (1936 a ~1957) Computadores baseados

Leia mais

Evolução da Informática: a Origem da Computação

Evolução da Informática: a Origem da Computação Evolução da Informática: a Origem da Computação INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 2 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Introdução Origem da Informática Preocupação

Leia mais

O que é um microprocessador?

O que é um microprocessador? MICROPROCESSADORES O que é um microprocessador? É um circuito integrado com milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham

Leia mais

AULA 01: APRESENTAÇÃO

AULA 01: APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 01: APRESENTAÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAIS OS OBJETIVOS DESSA DISCIPLINA?

Leia mais

Organização Básica de computadores e linguagem de montagem

Organização Básica de computadores e linguagem de montagem Organização Básica de computadores e linguagem de montagem Prof. Edson Borin 1 o Semestre de 2012 ~2400 AC Ábaco: 1 a calculadora ~500 AC Introdução do Zero, Índia antiga ~300 AC Matemático Indiano descreveu

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

Informática Aplicada. Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Informática Aplicada. Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Informática Aplicada Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Objetos da Aula Conhecer a evolução do computador; Definir o que é informática, analógico e digital, hardware, software e os equipamentos de energia.

Leia mais

15/09/2016. Nº BINÁRIO BACON Político, filósofo e ensaísta inglês foi o primeiro a usar aritmética de base 2, ou seja, números binários.

15/09/2016. Nº BINÁRIO BACON Político, filósofo e ensaísta inglês foi o primeiro a usar aritmética de base 2, ou seja, números binários. O termo computação (do latim computare ) quer dizer: execução de cálculos. Significa: fazer cômputos, calcular. Breve História do Computador Prof. Reginaldo Brito O termo Informática origina-se de: INFORMAção

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Informática I. Aula 10. Aula 10-26/09/2007 1

Informática I. Aula 10.  Aula 10-26/09/2007 1 Informática I Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 10-26/09/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

FB7E3J 07/03/ QUEM SOU? 2. O QUE EU QUERO? 3. O QUE EU TRAGO? 4. O QUE ESPERO. Aula Introdução. Informática Básica

FB7E3J  07/03/ QUEM SOU? 2. O QUE EU QUERO? 3. O QUE EU TRAGO? 4. O QUE ESPERO. Aula Introdução. Informática Básica CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI FACULDADE GUANAMBI Disciplina: Informática Básica Aula Introdução email: pereira@portalfg.com.br 1. QUEM SOU? 2. O QUE EU QUERO? 3. O QUE EU TRAGO? 4. O QUE ESPERO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES AULA 03 PROFº RITIELLE SOUZA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA Arquitetura de Von Neumann Uma unidade central de processamento recebe informações através de uma unidade

Leia mais

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR Nelson Fabbri Gerbelli O que é informática? INFORMAÇÃO TECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação automática 2 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I - Turma 2

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I - Turma 2 SSC0112 Organização de Computadores Digitais I - Turma 2 2ª Aula Evolução e questões de desempenho Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Copyright William Stallings & Adrian J Pullin Tradução,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 Índice 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação..3 1.1. Primeira Geração Válvulas (1945 1955)... 3 1.2. Segunda Geração Transistores (1955 1965)...

Leia mais

25/02/2010. Objetivos. Introdução. Entender a criação do computador e sua evolução no tempo; Hardware e sua evolução; Software e sua evolução.

25/02/2010. Objetivos. Introdução. Entender a criação do computador e sua evolução no tempo; Hardware e sua evolução; Software e sua evolução. Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Histórico dos Computadores e Noções de Hardware - FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G. Introdução

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação. Prof. Jonatas Bastos

Introdução a Tecnologia da Informação. Prof. Jonatas Bastos Introdução a Tecnologia da Informação Prof. Jonatas Bastos Conteúdo 1. Introdução a Computação: a. Histórico e evolução do computador e da informática; b. Arquitetura dos computadores 2. Componentes básicos:

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores

Microcontroladores e Microprocessadores Microcontroladores e Microprocessadores Prof. Alison Lins Microcontrolador Agenda - Histórico da Evolução da Eletrônica - Microprocessadores - Memórias - Microcontroladores - Microcontrolador x Microprocessador

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Aula 01 Tecnologias e Perspectiva Histórica Edgar Noda Pré-história Em 1642, Blaise Pascal (1633-1662) construiu uma máquina de calcular mecânica que podia somar

Leia mais

EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores

EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores. EEL Microprocessadores Professores: Raimes Moraes, Fernando M. Azevedo e Renato Ojeda. EMENTA: Arquiteturas de microprocessadores e microcontrolador; Programação de microprocessadores e microcontrolador: linguagem Assembly;

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO. Prof. Dr. Daniel Caetano

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO. Prof. Dr. Daniel Caetano ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Conhecer o professor e o curso Importância do ENADE Entender a origem o que são os computadores Conhecer bases

Leia mais

Como funciona um computador

Como funciona um computador Introdução a Ciências da Computação Capítulo 1 Como funciona um computador Página 1 Tópicos 1.Histórico 2.Componentes 3.Execução de um programa 4.Sistema Operacional 5.Linguagens de Programação 6.Compilador

Leia mais

Aula 01. Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware. Introdução à Informática. Prof. Fábio Nelson.

Aula 01. Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware. Introdução à Informática. Prof. Fábio Nelson. Aula 01 Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware Slide 1 de Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore. Ao pé da

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Adão de Melo Neto

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Adão de Melo Neto ARQUITETURA DE COMPUTADORES Adão de Melo Neto 1 TÓPICOS Introdução Memória Secundária Memória Cache Histórico 2 INTRODUÇÃO 3 INTRODUÇÃO O objetivo da disciplina é oferecer uma discussão sobre os conceitos

Leia mais

A história da computação. Prof: Diego Medeiros

A história da computação. Prof: Diego Medeiros A história da computação Prof: Diego Medeiros O que é a computação? Computação (latim computatio, -onis) 1. Ato ou efeito de computar. Cálculo, cômputo 2. Conjunto de conhecimentos e técnicas referentes

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES Prof. Juliana Santiago Teixeira julianasteixeira@hotmail.com INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Estágios da Evolução dos Computadores. Prof.: Agostinho S. Riofrio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Estágios da Evolução dos Computadores. Prof.: Agostinho S. Riofrio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Estágios da Evolução dos Computadores Prof.: Agostinho S. Riofrio Agenda 1. Introdução 2. Gerações 3. Computadores Mecânicos 4. Primeira Geração Válvulas Eletrônicas 5. Segunda

Leia mais

Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M. Sistema Computacional. Máquina Virtual. Solução 8/10/10. O problema de comunicação humanocomputador

Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M. Sistema Computacional. Máquina Virtual. Solução 8/10/10. O problema de comunicação humanocomputador Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M M.Sc. Ricardo de Sousa Britto (rbritto@ufpi.edu.br) Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. Programa: Seqüência de instruções

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores

Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Agradecimentos: Camilo Calvi - LPRM/DI/UFES 2 Geração

Leia mais

funcionava com discos e rodas dentadas Escrita Primeiros registos O ÁBACO Escrita Primeiros registos Pascaline de Blaise Pascal

funcionava com discos e rodas dentadas Escrita Primeiros registos O ÁBACO Escrita Primeiros registos Pascaline de Blaise Pascal 1.1.2. Escrita Primeiros registos O ÁBACO Surgiu à cerca de 5000 anos na Ásia e ainda se encontra em uso. Foi o primeiro instrumento que apareceu tendo por finalidade auxiliar o homem nos cálculos matemáticos.

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Máquina universal de Turing criada em 1936 por Alan Turing, fundamento teórico para

Leia mais

PANORÂMICA. Introdução aos Sistemas Computacionais. Panorâmica e Evolução. Prof. Mário Calha /13

PANORÂMICA. Introdução aos Sistemas Computacionais. Panorâmica e Evolução. Prof. Mário Calha /13 Introdução aos Sistemas Computacionais Panorâmica e Evolução Prof. Mário Calha email: mjc@di.fc.ul.pt 2012/13 PANORÂMICA ISC LEI/FCUL 2010-13 Mário Calha 2 Sistemas Computacionais num mundo sem a influência

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo

Leia mais

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 25 de março de 2014 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador DCC IME USP 1

Leia mais

1.1 - INTRODUÇÃO CONCEITOS

1.1 - INTRODUÇÃO CONCEITOS 1.1 - INTRODUÇÃO O computador digital surgiu em resposta à necessidade do homem quanto a maneiras mais rápidas e eficientes de realizar grandes computações numéricas. Tais computações originam-se em situações

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa Organização e Arquitetura de Computadores Leslier S. Corrêa O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até hoje. Entretanto,

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 1. INTRODUÇÃO 2 1. INTRODUÇÃO Computador Digital: É uma máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que

Leia mais