PROJETO PEDAGÓGICO E ESTRUTURA CURRICULAR 2015 CURSO DE PSICOLOGIA - (47011)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO E ESTRUTURA CURRICULAR 2015 CURSO DE PSICOLOGIA - (47011)"

Transcrição

1 PROJETO PEDAGÓGICO E ESTRUTURA CURRICULAR 2015 CURSO DE PSICOLOGIA - (47011) HABILITAÇÕES: FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO (0) BACHARELADO (100) LICENCIATURA (300)

2 SUMÁRIO pg 1. Palavras Iniciais Breve histórico da Reestruturação Curricular no IPUSP A Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular Etapas Gerais do Processo de Reestruturação Curricular O Projeto Pedagógico Reformulado do Curso de Psicologia Fundamentos do Projeto Pedagógico Introdução O Profissional a Ser Formado Princípios Gerais da Estruturação do Curso de Psicologia Princípios de Operacionalização Estruturação Curricular Aspectos gerais Oferecimento Habilitações Natureza das Disciplinas Carga Horária Total do Curso nas Diferentes Habilitações Duração do Curso nas Diferentes Habilitações Distribuição da Carga horária por departamento Distribuição da Carga horária ao longo do curso Regime de Implementação Disciplinas Oferecidas por Outras Unidades Estágios Oferta de Estágios nas Diferentes Habilitações Habilitação: Formação de Psicólogo Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Optativas Eletivas Disciplinas Optativas Livres Habilitação: Bacharelado em Psicologia Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Optativas Eletivas Disciplinas Optativas Livres 19

3 Habilitação: Licenciatura em Psicologia Considerações acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia Análise Comparativa do Novo Currículo e do Currículo Vigente Acompanhamento e Avaliação Curricular 24

4 1. Palavras Iniciais O debate envolvendo o Currículo do Curso de Graduação no Instituto de Psicologia (IPUSP) da Universidade de São Paulo tem feito parte da história deste Instituto desde suas origens. Os marcos deste percurso de inquietações e reflexões foram registrados por uma Comissão que, no período de maio de 1996 a maio de 1997, elaborou o documento Estudo para uma reestruturação curricular do curso de graduação do Instituto de Psicologia - USP. Este traçado de memória institucional deixou evidente que as insatisfações relativas ao currículo em que se sustenta a formação de nossos alunos não haviam produzido, até aquele momento, mudanças estruturais coletivamente construídas. É nesse contexto que se insere a presente reestruturação curricular do curso de Psicologia. Entendemos que este trabalho se inscreve numa linhagem de debates da qual fazem parte várias gerações de docentes, alunos e funcionários do Instituto de Psicologia. Este patrimônio acumulado de trabalho voltado à questão curricular expressa a dívida que temos com os que nos antecederam, contribuindo de forma efetiva, direta ou indiretamente, para a construção deste novo currículo. É o desdobramento de produtivas discussões em ações concretas que levam às mudanças que todos desejamos. Configura-se como expressão de que é possível a produção de trabalhos coletivos de relevância institucional. Inaugura uma política de discussão permanente do currículo, com a qual a comunidade do IPUSP deverá se manter continuamente comprometida.

5 2. Breve histórico da Reestruturação Curricular no IPUSP 2.1. A Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular Em outubro de 1997, a Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP nomeou um grupo de trabalho que foi denominado Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular e que tinha por objetivo elaborar uma proposta de estrutura curricular para o curso de graduação. A Comissão foi composta, inicialmente, por dois docentes de cada departamento e por dois representantes discentes, tendo a Presidente da Comissão de Graduação como coordenadora e outro membro da Comissão de Graduação como vice-coordenadora. Desde o início das atividades da Comissão, houve participações regulares de representantes das categorias, participações esporádicas de representantes suplentes, substituições de representantes titulares e suplentes. De 2002 em diante, eram indicados três representantes de cada departamento e três representantes discentes (de cada três, um ocupando a posição de suplente, para garantir a presença das duas categorias e de todos os departamentos nas reuniões). De 1997 até a conclusão dos trabalhos, muitos professores e alunos participaram deste processo, em diferentes momentos e em fóruns diversos: houve Reuniões de Departamentos, conversas entre docentes e seus representantes na Comissão Ampliada, o I Seminário de Graduação (com sessão especial dedicada ao tema da reestruturação curricular), Assembléias de Alunos, Semanas da Psicologia e artigos no Boca (periódico semanal do Centro Acadêmico). Desta rede de debates institucionais, formularam-se propostas que nortearam todo o trabalho desta Comissão, que teve como perspectiva acolher a diversidade de enfoques epistemológicos e teórico-metodológicos constitutivos do campo da Psicologia. Em maio de 2003, a Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular encerra os seus trabalhos com a elaboração do documento PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO, submetido à Comissão de Graduação e Congregação do IPUSP.

6 2.2. Etapas Gerais do Processo de Reestruturação Curricular Maio/96 a Maio/97 - A Comissão formada por representantes dos corpos docente, discente e de funcionários do IPUSP elabora o documento Estudo para uma reestruturação curricular do curso de graduação". Outubro/97 a Novembro/00 - A Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular, ao longo de um intenso processo, constrói uma proposta contendo os princípios da reformulação curricular. Novembro/00 a Junho/01 - O IPUSP debate e aprova, em seus colegiados, os princípios que deveriam nortear a reformulação curricular. Junho/01 a Maio/03 - A Comissão Ampliada de Reestruturação Curricular retoma os trabalhos e, com base nos princípios votados, elabora uma proposta de reformulação curricular. A Comissão conclui os seus trabalhos apresentando à CG e Congregação do IPUSP o documento "Proposta de Reestruturação Curricular do Curso de Graduação". Maio/03 - O documento "Proposta de Reestruturação Curricular do Curso de Graduação" é analisado, discutido e aprovado pela CG do IPUSP. Maio/03 e Junho/03 - Sessões permanentes da Congregação do IPUSP discutem e aprovam, com emendas e correções pertinentes, a Proposta de Reestruturação Curricular. Junho/03 - A Congregação do IPUSP instala a Comissão de Implementação Curricular, formada por representantes dos corpos docente e discente (este último representado em cada uma de suas turmas) com o objetivo de analisar e propor estratégias de implantação do novo currículo. Julho/03 e Agosto/03 - A Comissão de Implementação Curricular identifica e analisa diferentes possibilidades de implantação do novo currículo. Ao final dos trabalhos, apresenta à CG e à Congregação do IPUSP a conclusão de seus estudos. Agosto/03 - Configurando um momento histórico para o IPUSP, a CG e a Congregação do Instituto analisam e aprovam a ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO REFORMULADO DE PSICOLOGIA para o ano de 2004, o qual contempla a tão almejada reformulação curricular, inserida no contexto mais amplo de um novo PROJETO PEDAGÓGICO.

7 3. O Projeto Pedagógico Reformulado do Curso de Psicologia 3.1. Fundamentos do Projeto Pedagógico Introdução Um currículo deve estar sempre em movimento, ajustando-se criticamente às rápidas mudanças da sociedade moderna e contemplando os movimentos, opiniões e reflexões surgidos dentro da instituição a que pertence. Esta proposta de reestruturação deve, portanto, ser posta em perspectiva: não deve ser entendida como o fim do processo de reflexão sobre a estrutura curricular, mas, ao contrário, como um estimulante deste processo. Processo esse que deve ser objeto permanente de análise, avaliação e ajustes O Profissional a Ser Formado O curso de Graduação em Psicologia deve dar condições para a formação de um profissional que: Atue com competência, responsabilidade e ética, de acordo com as características sociais da comunidade. Reflita criticamente sobre as várias formas de pensar e fazer Psicologia. Compreenda sua atividade como campo permanente de pesquisa e produção de conhecimento, tomando iniciativas para a atualização constante, sempre com a flexibilidade e a eficácia requeridas pela natureza do saber psicológico como também requeridas pelas características do contexto sócio-cultural e do mercado de trabalho. Tenha condições de orientar sua prática de acordo com referenciais teóricos consistentes e de repensá-los a partir de sua experiência. Estabeleça e mantenha o diálogo interdisciplinar. Seja capaz de identificar em Psicologia os diversos pressupostos epistemológicos das diversas orientações teóricas e das técnicas daí decorrentes.

8 Princípios Gerais da Estruturação do Curso de Psicologia Visando a formação deste profissional, o curso de psicologia busca: Fundamentar-se numa concepção que contempla a diversidade de modelos teóricopráticos que caracterizam os campos de conhecimento e de atuação em Psicologia. Promover contatos entre as diversas formas de pensar e fazer Psicologia. Garantir a especificidade do conhecimento e da atuação em Psicologia. Favorecer a interdisciplinaridade, estabelecendo interfaces da Psicologia com disciplinas afins/básicas. Investir numa sólida formação científica, superando a dissociação entre ciência e exercício profissional. Para que isto seja possível, propõe-se: Oferecer subsídios metodológicos para a análise do conhecimento e da investigação científica no âmbito das ciências humanas, biológicas e sociais, bem como fundamentar a utilização de técnicas e instrumentos de medida, análise e interpretação de dados. Proporcionar o desenvolvimento de atividades de iniciação científica nas diversas áreas da pesquisa em Psicologia. Contemplar as demandas sociais e da comunidade na composição e orientação de programas de ensino e de estágio. Proporcionar experiências concretas de exercício profissional supervisionado, na forma de estágios, diversificados e devidamente regulamentados, nas principais áreas de atuação do psicólogo. Exigir e oferecer condições para um desempenho ético, baseado na dignidade do ser humano, no respeito mútuo, na justiça e na solidariedade. Proporcionar condições para que o aluno, no decorrer do curso, assuma de modo assistido e gradativo a responsabilidade por sua própria formação.

9 Princípios de Operacionalização O projeto pedagógico do curso de Psicologia configura a sua estrutura curricular de modo que, respeitando-se os fundamentos acima expostos, os seguintes princípios de operacionalização devam ser respeitados: A carga horária obrigatória deva ser distribuída de modo eqüitativo entre os departamentos. A superposição de conteúdos entre as disciplinas obrigatórias deva ser evitada. Exista um núcleo básico de formação, obrigatório para todos os alunos. Existam, na carga horária obrigatória, disciplinas afins e interdepartamentais. Haja um espaço no currículo para o exercício de escolhas do aluno, onde o estudante poderá decidir sobre disciplinas que cursará. O aluno seja preparado para o exercício do estágio profissional através de atividades práticas programadas desde o início do curso. As disciplinas de cada departamento sejam distribuídas o mais uniformemente possível, do início ao final do curso, procurando-se dessa forma evitar a concentração de disciplinas de um departamento num período particular do curso.

10 4. Estruturação Curricular 4.1. Aspectos gerais Oferecimento O Currículo do Curso de graduação de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo é oferecido em período integral Habilitações Com base na estrutura vigente, três habilitações continuam a ser contempladas -- FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO (0), BACHARELADO EM PSICOLOGIA (100) E LICENCIATURA (200) --, as quais se diferem com relação a formas de ingresso, perfis de formação, graus conferidos e possibilidades de atuação. O ingresso no curso de Psicologia, por meio do Vestibular da Fuvest, dar-se-á na habilitação principal do curso, isto é, a Formação de Psicólogo. A conclusão desta habilitação, ideal e minimamente em dez semestres, confere o diploma de Psicólogo, portando o qual o estudante formado pode requerer a sua inscrição no Conselho Regional de Psicologia, órgão regulador da profissão, o que lhe possibilita o amplo exercício profissional, realizando tratamentos clínicos, psicodiagnósticos, seleção e recrutamento de pessoal, conduzindo trabalhos em atendimentos sociais e comunitários, oferecendo consultoria em análise institucional, conduzindo análises e tratamentos psicológicos em contextos de ensino e aprendizagem, fornecendo assistência psicológica em contextos hospitalares e de saúde etc. Estando matriculado na habilitação principal, os estudantes poderão optar, exclusiva ou adicionalmente, pela obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Para isso, deverão ingressar na habilitação Bacharelado em Psicologia, o que lhe confere o diploma específico correspondente. Assim como o Psicólogo, o Bacharel em Psicologia é um detentor dos conhecimentos teóricos e metodológicos da Psicologia. No entanto, as suas especificidades de formação circunscrevem-se, em particular, no aprofundamento a que é submetido no que se refere ao desenvolvimento de habilidades relacionadas a atividades de pesquisa científica. Portando o diploma de Bacharel, o aluno pode ingressar em um programa de pós-graduação; entretanto, diferentemente do Psicólogo, não pode exercer a profissão. A partir do segundo semestre matriculado na Formação de Psicólogo e até dois anos após graduado nessa habilitação o aluno poderá optar por adicionar à sua formação a

11 Habilitação 300, o que lhe irá conferir o diploma de Licenciado em Psicologia. Portando este diploma, o formado estará habilitado ao exercício de magistério em qualquer nível e modalidade da Educação Básica (desde a educação infantil até o nível médio), em projetos pedagógicos que contemplem conteúdos da Psicologia, considerando as legislações específicas vigentes nos Estados e Municípios. Em síntese, os alunos ingressantes no curso de Psicologia poderão obter três graus de formação, isto é, Grau de Psicólogo, Bacharel em Psicologia e Licenciado em Psicologia, desde que cumpridas as especificidades curriculares de cada habilitação, as quais serão detalhadas abaixo. Opcionalmente, poderão, ainda, obter apenas o Grau de Psicólogo, apenas o Grau de Bacharel, os Graus de Bacharel e Psicólogo, ou os Graus de Psicólogo e Licenciado em Psicologia Natureza das disciplinas Em todas as habilitações, a carga horária total do curso é composta por disciplinas de diferentes naturezas: Disciplinas Obrigatórias (Departamentais, Interdepartamentais e Afins) e Disciplinas Optativas (Eletivas e Livres). Obrigatórias: A grade curricular de disciplinas obrigatórias, por se tratar de um conjunto básico e fundamental de programas constituintes da formação tanto do Psicólogo quanto do Bacharel e do Licenciado em Psicologia, é fundamentalmente coincidente nas três habilitações. Esta procura contemplar um saber psicológico consolidado, apresentando conteúdos essenciais e representativos da área, bem como estimular a reflexão, a pesquisa e a construção do conhecimento na área, através da diversidade (aprendizagem por confronto). Cada disciplina busca se remeter à evolução dos temas, conceitos e métodos de sua especificidade, até o estágio atual. No conjunto, procura-se evitar que as disciplinas obrigatórias apresentem mosaicos de diferentes teorias, sem aprofundamento em nenhuma delas. O conjunto de disciplinas obrigatórias oferece elementos sólidos para que o aluno possa fazer suas escolhas por disciplinas Optativas Eletiva e Livres. No Bacharelado, em particular, há duas disciplinas obrigatórias nas quais os alunos devem realizar atividades de pesquisa que culminem em um trabalho de monografia. Estas disciplinas são Optativas Eletivas (v. descrição a seguir) na Formação de Psicólogo.

12 As Disciplinas Obrigatórias Afins contemplam conhecimentos imprescindíveis para a formação em Psicologia, na medida em que permitem que os alunos adquiram conhecimentos e práticas que completam a sua formação no âmbito multidisciplinar. São disciplinas de responsabilidade de outras unidades da USP (Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biociências, Instituto de Matemática e Estatística e Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), as quais, para o ano de 2004, não sofrerão alterações em relação ao currículo vigente. As Disciplinas Obrigatórias Interdepartamentais incluem programas que interessam igualmente aos objetivos dos quatro Departamentos do IPUSP: atendida esta condição, cada Disciplina Interdepartamental fica ao cargo de um conjunto de docentes, independentemente da inserção departamental de cada um deles. Optativas Eletivas: São disciplinas cuja especificidade reside na oportunidade de continuidade e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas obrigatórias. São disciplinas escolhidas pelo aluno dentro de conjuntos previamente definidos pelos departamentos. Os departamentos devem garantir um número adequado de disciplinas optativas eletivas de modo a assegurar opção para o aluno. A decisão a respeito de quais disciplinas são consideradas eletivas cabe aos departamentos. No Bacharelado, em particular, são optativas eletivas as disciplinas de treino de pesquisa em Psicologia, as quais são oferecidas semestralmente por cada um dos quatro departamentos do Instituto. As demais disciplinas optativas do curso, para essa habilitação, são consideradas Optativas Livres. Optativas Livres: Sua especificidade está voltada para a criação de um espaço no currículo para que os alunos possam construir sua trajetória profissional e/ou acadêmica. Por isso, são de livre escolha do aluno e eleitas dentre as disciplinas oferecidas no IPUSP, em outras unidades da USP e fora da USP, obedecidas as disposições regimentais. Devem permitir o acesso a temas e tópicos especiais, bem como a novas áreas de pesquisa Carga Horária Total do Curso nas Diferentes Habilitações A distribuição da carga horária do curso respeitará a natureza das disciplinas, particularizando-se em cada uma das habilitações oferecidas.

13 Na habilitação Formação de Psicólogo, o aluno deverá cursar horas em Disciplinas Obrigatórias, correspondentes a cerca de 60% da carga horária total de aula (3.480 horas), que serão ministradas até o 7 o semestre do curso. Outras horas, correspondentes a 40% do curso, serão distribuídas entre Disciplinas Optativas Eletivas (330 horas, cerca de 10%) e Optativas Livres (1.050 horas, cerca de 30%), escolhidas pelo aluno no decorrer do curso. Adicionalmente, os alunos deverão cumprir horas em atividades de estudo (créditos-trabalho) ligados às disciplinas obrigatórias, bem como irão cumprir um número de horas de estudo correspondentes às atividades ligadas a disciplinas optativas eletivas e livres que escolherem, o qual não se pode determinar previamente. Finalmente, é requisito para a obtenção do grau de Psicólogo a realização de 500 horas de estágio, das quais 245 horas serão cumpridas em disciplinas obrigatórias e 265 horas em disciplinas optativas, eletivas ou livres (v. detalhamento no Item 6 deste Projeto). Na habilitação Bacharelado, o aluno deverá cursar horas em Disciplinas Obrigatórias, correspondentes a cerca de 80% da carga horária total de aula (2.790 horas), as quais serão ministradas até o 9 o semestre do curso. Outras 570 horas, correspondentes aos cerca de 20% restantes, serão cumpridas em Disciplinas Optativas. A realização das disciplinas estritamente necessárias à obtenção desta habilitação é acompanhada pela realização de 425 horas de estágios (365 horas em disciplinas obrigatórias e 60 em disciplina optativa eletiva). Na Licenciatura, o aluno deverá cursar 1155 horas em Disciplinas Obrigatórias da formação de psicólogo que compõem a licenciatura. Deverá cursar ainda Disciplinas Obrigatórias específicas da licenciatura, sendo 135 horas oferecidas pelo Instituto de Psicologia e 315 horas oferecidas pela Faculdade de Educação. Assim, totaliza-se 1605 horas em Disciplinas Obrigatórias, o que corresponde a 95% da carga horária total de aula do curso. Adicionalmente deverá cursar no mínimo 90 horas em Optativas Eletivas, correspondentes a 5% do curso, escolhidas pelo aluno no decorrer do mesmo. Os alunos deverão ainda cumprir horas em atividades de estudo (créditos-trabalho) ligados às disciplinas obrigatórias, bem como irão cumprir um número de horas de estudo correspondentes às atividades ligadas a disciplinas optativas eletivas e livres que escolherem. Finalmente, é requisito para a obtenção do grau de licenciado em Psicologia a realização de 420 horas de estágio, todas cumpridas em disciplinas obrigatórias, e 200 horas de atividades acadêmico-científicos-culturais, as quais são atividades

14 complementares diversas que têm o objetivo de estimular a prática de estudos independentes e aumentar a autonomia intelectual Duração do Curso nas Diferentes Habilitações A formação do Bacharel em Psicologia tem duração mínima e ideal de 8 semestres e máxima de 14 semestres. A formação do Psicólogo tem duração mínima e ideal de 10 semestres, e máxima de 16 semestres. A Licenciatura tem duração mínima e ideal de 10 semestres, e máxima de 16 semestres Distribuição da Carga horária por departamento Com base no princípio da equidade entre os quatro departamentos do IPUSP, cada um deles participará da formação do aluno, no que diz respeito às disciplinas obrigatórias, em cerca de 10% da carga horária Distribuição da Carga horária ao longo do curso As disciplinas obrigatórias concentram-se no início do curso. Há uma maior oferta de disciplinas optativas eletivas no meio, e uma presença maior de optativas livres no final. A prática e os estágios, na medida do possível, permeiam todo o curso (v. detalhamento adiante); mas, devido a suas características, espera-se uma maior concentração de atividades práticas no início e meio do curso e de estágios no meio e final do curso. As disciplinas de cada departamento tendem a se distribuir o mais uniformemente possível, do início ao final do curso, evitando-se assim a concentração de disciplinas de um departamento num período particular do curso.

15 Regime de Implementação Os alunos ingressantes pelo vestibular Fuvest 2004 iniciarão o curso de Psicologia no currículo reformulado. Os atuais alunos, em princípio, serão mantidos no currículo vigente, cuja Estrutura Curricular 2004 fora submetida à Pró-Reitoria de Graduação em Junho de Portanto, a implantação do novo currículo será gradual, de modo que as adaptações curriculares possam ser suficientemente antecipadas e planejadas, conforme os estudos elaborados pela a Comissão de Implantação do Novo Currículo Disciplinas Oferecidas por Outras Unidades Destaca-se o fato de que o currículo conta com disciplinas obrigatórias oferecidas por outras Unidades da USP. São elas: Relativamente às Habilitações Formação de Psicólogo e Bacharel em Psicologia Neurociências I (ICB) Neurociências II (ICB) BIO0105 Biologia (IB) MAE0116 Noções de Estatística (IME) FLA0106 Introdução à Antropologia (FFLCH) FSL0109 Introdução à Sociologia (FFLCH) No que diz respeito à licenciatura houve modificação quanto às disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação, mas todas já estão devidamente aprovadas pela mesma. São disciplinas obrigatórias para licenciatura oferecidas pela referida unidade: EDA Política e Organização da Educação Básica no Brasil EDF-0402 Didática Uma das disciplinas EDF0290, EDF0292, EDF0294, EDF0296, EDF0298, referentes a conteúdo de Psicologia da Educação EDM Metodologia do Ensino de Psicologia I EDM Metodologia do Ensino de Psicologia II

16 EDA0689 Estágio de Vivência e Investigação em Gestão Escolar e Políticas Públicas EDM0688 Investigação sobre Práticas Educativas A partir de 2005, as disciplinas relativas às Habilitações Formação de Psicólogo e Bacharel em Psicologia deverão ser igualmente reformuladas com base nos resultados do trabalho conjunto que será conduzido com as Unidades de origem.

17 5. Estágios No curso de Psicologia, os estágios curriculares manter-se-ão vinculados a disciplinas do curso (v.quadros a seguir), sendo descritos, individualmente, nos Planos de Estágio que as acompanham. A formação de Psicólogo requer a realização de, no mínimo, 500 horas de estágios curriculares supervisionados. Deste total, 245 horas são realizadas como parte integrante de disciplinas obrigatórias. Portanto, os alunos deverão completar pelo menos 265 horas, dentre a oferta de horas de estágio ligado a disciplinas optativas (v. quadros abaixo). A formação do Bacharel em Psicologia é acompanhada pela realização de, no mínimo, 425 horas de estágios curriculares supervisionados. Deste total, 365 horas são cumpridas como parte integrante de disciplinas obrigatórias. As 60 horas restantes deverão ser completadas cursando-se pelo menos uma das seguintes disciplinas eletivas: Treino de em Pesquisa em Psicologia I, Prática de Pesquisa em Psicologia I, Prática de Pesquisa em Psicologia Social I ou Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I. A formação em licenciatura em Psicologia pressupõe a realização de 420 horas de estágios curriculares supervisionados, todas cumpridas em disciplinas obrigatórias, sendo 120 horas em disciplinas oferecidas pelo Instituto de Psicologia, e 300 horas em disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação.

18 5.1. Oferta de Estágios nas Diferentes Habilitações Habilitação: Formação de Psicólogo Disciplinas Obrigatórias Disciplina Depto. Sem. ideal Horas Estágio/ Semestral Psicologia Social II PST 4º 20 Processos Grupais PST 6º 30 Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações PST 6º 40 Atendimento Clínico: o Proc. Diagnóstico Psicologia Clínica PSC 7º 45 Aconselhamento Psicológico PSA 7º 60 Orientação Profissional I PST 7º 50 Carga Horária Total de Estágios em Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Optativas Eletivas Disciplina Depto. Sem. ideal Horas Estágio/ Semestral Prática de Pesquisa em Psicologia I PSA 4º 60 Prática de Pesquisa em Psicologia II PSA 5º 60 Psicologia Escolar e Práticas Institucionais PSA 8º 60 Fundamentos Fenomenológico-Existenciais do AP PSA 8º 60 Atendimento Clínico II PSC 8º 45 Atuação do Psicólogo em Instituição de Saúde I PSC 8º 30 Atuação de Psicólogo em Instituição de Saúde II PSC 9º 30 Atendimento Clínico III PSC 9º 45 Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I PSC 9º 60 Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I PSC 10º 60 Treino de Pesquisa em Psicologia I PSE 4 o 60 Treino de Pesquisa em Psicologia II PSE 5 o 60 Treino de Pesquisa em Psicologia III PSE 6 o 60 Neuropsicologia Experimental PSE 7 o 30 Prática de Pesquisa em Psicologia Social I PST 7 o 60 Prática de Pesquisa em Psicologia Social II PST 8º 60 Grupo e Instituição: Abordagem Psicossocial e Psicanalítica PST 7º 40 Trabalho e Saúde: Compreensão a partir da Psic. Social PST 7º 50 Gestão de Pessoas PST 7º 30

19 Orientação Profissional II PST 8º 50 Trabalho de Pesquisa em Psicologia I INT 9º 60 Trabalho de Pesquisa em Psicologia II INT 10º 60 Carga Horária Total de Estágios em Disciplinas Optativas Eletivas Disciplinas Optativas Livres Disciplina Depto. Sem. ideal Horas Estágio/ Semestral A Psicanálise nas práticas de tratamento e de inserção PSA 8º 60 escolar de crianças com DGD Especificidades do Aconselhamento Psicológico PSA 9º 48 Práticas Psicológicas em Instituições PSA 10º 48 Autocontrole do Comportamento PSE 6º 30 Psicologia da Saúde: Enfoque Comportamental e Cognitivo PSE 7º 30 Psicologia do Esporte: Enfoque Comportamental e Cognitivo PSE 8º 30 Clínica Experimental com Distúrbios de Comunicação e PSE 8º 15 Linguagem: Abordagem Cognitiva Família: Abordagens Psicossociais e Psicanalíticas PST 8º 40 Carga Horária Total de Estágio em Disciplinas Optativas Livres Habilitação: Bacharelado em Psicologia Disciplinas Obrigatórias Disciplina Depto. Sem. ideal Horas Estágio/ Semestral Psicologia Social II PST 4º 20 Processos Grupais PST 6º 30 Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações PST 6º 40 Atendimento Clínico: o Proc. Diagnóstico Psicologia Clínica PSC 7º 45 Aconselhamento Psicológico PSA 7º 60 Orientação Profissional I PST 7º 50 Trabalho de Pesquisa em Psicologia I INT 9º 60 Trabalho de Pesquisa em Psicologia II INT 10º 60

20 Carga Horária Total de Estágios em Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Optativas Eletivas Disciplina Depto. Sem. ideal Horas Estágio/ Semestral Prática de Pesquisa em Psicologia I PSA 4º 60 Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I PSC 7º 60 Treino de Pesquisa em Psicologia I PSE 4 o 60 Prática de Pesquisa em Psicologia Social I PST 7 o 60 Carga Horária Total de Estágios em Disciplinas Optativas Eletivas Disciplinas Optativas Livres Disciplina Depto. Sem. ideal Horas Estágio/ Semestral Prática de Pesquisa em Psicologia II PSA 5º 60 A Psicanálise nas práticas de tratamento e de inserção PSA 8º 60 escolar de crianças com DGD Fundamentos Fenomenológico-Existenciais do AP PSA 8º 60 Psicologia Escolar e Práticas Institucionais PSA 8º 60 Especificidades do Aconselhamento Psicológico PSA 9º 48 Práticas Psicológicas em Instituições PSA 10º 48 Atendimento Clínico II PSC 8º 45 Atuação do Psicólogo em Instituição de Saúde I PSC 8º 30 Atuação de Psicólogo em Instituição de Saúde II PSC 9º 30 Atendimento Clínico III PSC 9º 45 Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise II PSC 10º 60 Treino de Pesquisa em Psicologia II PSE 5 o 60 Treino de Pesquisa em Psicologia III PSE 6 o 60 Autocontrole do Comportamento PSE 6º 30 Psicologia da Saúde: Enfoque Comportamental e Cognitivo PSE 7º 30 Neuropsicologia Experimental PSE 7 o 30 Psicologia do Esporte: Enfoque Comportamental e Cognitivo PSE 8º 30 Clínica Exp. com Dist. de Com. e Ling. Abordagem Cog. PSE 8º 15 Prática de Pesquisa em Psicologia Social II PST 8º 60 Grupo e Instituição: Abordagem Psicossocial e Psicanalítica PST 7º 40

21 Trabalho e Saúde: Compreensão a partir da Psic. Social PST 7º 50 Gestão de Pessoas PST 7º 30 Família: Abordagens Psicossociais e Psicanalíticas PST 8º 40 Orientação Profissional II PST 8º 50 Carga Horária Total de Estágios em Disciplinas Optativas Livres Habilitação: Licenciatura em Psicologia Disciplina Unidade Sem. Ideal Horas Estágio/ Semestral Política e Organização do Ensino de Psicologia IP 3 20 Est. Supervisionado I: Compreensão do Ambiente Escolar IP 3 50 Política e Org. da Educação Básica no Brasil FE 5 20 Psicologia da Educação FE 5 20 Didática FE 6 20 Estágio Supervisionado II: Professor de Psicologia IP 6 50 Metodologia de Ensino de Psicologia I FE 7 60 Metodologia de Ensino de Psicologia II FE 8 60 Est. de Viv. e Inv. em Gestão Escolar e Políticas Públicas FE 9 60 Investigação sobre Práticas Educativas FE Carga Horária Total de Estágios 420

22 6. Considerações acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia 6.1. Esta proposta de currículo cumpre as exigências de uma formação comprometida com a diversidade de objetos e métodos pertinentes à Psicologia, contemplando a diversidade de modelos teórico-práticos que caracterizam os campos de conhecimento e de atuação do Psicólogo. Este aspecto fundamental do currículo é garantido em caráter introdutório no núcleo básico de Disciplinas Obrigatórias, e é desenvolvido no âmbito das Disciplinas Optativas Eletivas e Optativas Livres, como pode ser observado nos conteúdos programáticos do conjunto das disciplinas A interdisciplinaridade foi favorecida, uma vez que o currículo proposto propicia as interfaces da Psicologia com áreas de conhecimento afins, por meio das Disciplinas Obrigatórias Afins que garantem a possibilidade de diálogos fundamentais para a formação do Bacharel, do Licenciado em Psicologia e do Psicólogo A atenção à formação em pesquisa, de modo a superar a dissociação entre ciência e exercício profissional e de modo a destacar a atitude ética como constituinte do próprio processo de produção de conhecimento, está subjacente à construção da grade curricular como um todo, estando rigorosamente presente nos objetivos que norteiam todas as disciplinas da grade curricular. Em especial, deve-se destacar o fato de o novo projeto expandir aos quatro departamentos do Instituto a oferta de disciplinas que se voltam, especificamente, no decorrer do trajeto curricular, ao desenvolvimento das habilidades de pesquisa. Tratam-se de disciplinas Optativas Eletivas, acompanhadas de atividades de estágio. Além das originais "Treino de Pesquisa em Psicologia I, II e III" e "Prática de Pesquisa em Psicologia I e II", oferecidas Departamentos PSE e PSA, foram criadas as disciplinas "Prática de Pesquisa em Psicologia Social I e II" e "Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I e II", pelos Departamentos PST e PSC, respectivamente Foi um fio condutor da grade curricular garantir a especificidade do conhecimento e da atuação em Psicologia, bem como contemplar as demandas sociais e da comunidade na composição e orientação de programas de ensino e de estágio, proporcionando experiências concretas de exercício profissional supervisionado. Isto se encontra expresso de modo explícito, por exemplo, na criação das Disciplinas Interdepartamentais Optativas Livres Ações Comunitárias I e II. Estas disciplinas esperam favorecer a articulação entre atividades de pesquisa e de extensão, vitalizar os vários Laboratórios alojados nos quatro

23 Departamentos, em sua relação com atividades de ensino, e estimular projetos de trabalho que incluam docentes dos vários Departamentos O objetivo de proporcionar condições para que o aluno assuma a responsabilidade por sua própria formação, de modo gradativo e assistido, foi atingido por meio da apurada definição do núcleo básico obrigatório e da estratégia de "optativização" do currículo, na qual cerca de 60% de sua formação dá-se em disciplinas obrigatórias e 40% em disciplinas optativas A importância assumida pelas Disciplinas Optativas (Eletivas e Livres) confere abertura e mobilidade ao Currículo Proposto: incrementa a avaliação e reelaboração permanentes das disciplinas existentes e estimula a criação de novas disciplinas.

24 7. Análise Comparativa do Novo Currículo e do Currículo Vigente 7.1. Em relação ao currículo vigente, houve uma reformulação geral da grade de disciplinas do Curso de Graduação em Psicologia do IPUSP. Neste processo, foram criadas cerca de vinte novas disciplinas, foram completamente atualizadas todas as disciplinas que permaneceram no Currículo, bem como houve um esforço para estimular uma maior articulação entre as mesmas, dentro dos Departamentos e entre os Departamentos, evitando sempre a justaposição de conteúdos Ao terem sido reformuladas pelos docentes responsáveis, o conteúdo programático das disciplinas, em seu conjunto, passa a refletir a essência e contemporaneidade das diferentes áreas da Psicologia Foi possível obter, em comparação com o Currículo Vigente, uma distribuição mais uniforme das Disciplinas Departamentais Obrigatórias nos sete primeiros semestres. Por exemplo, foi superada a concentração das disciplinas obrigatórias do PSE nos primeiros semestres e a das disciplinas obrigatórias do PSC nos últimos semestres, característica do currículo vigente As disciplinas Obrigatórias constituem um núcleo básico que deve ser cursado por todos os alunos e, uma vez estando garantido este eixo comum, foi possível aumentar de modo considerável a amplitude de escolha do aluno para construir o seu Currículo, por meio das Disciplinas Optativas Eletivas e Optativas Livres Em comparação com o Currículo Vigente, praticamente não se alterou significativamente a carga horária total. No entanto, os seus componentes foram completamente reorganizados e redistribuídos. Por exemplo, adicionalmente ao anteriormente mencionado aumento na proporção de créditos em disciplinas optativas que devem ser cumpridos, conferiu-se particular importância à figura do crédito-trabalho. Por um lado, a carga horária de cada disciplina ajusta-se de modo mais rigoroso às necessidades do tempo de permanência em sala de aula; por outro, a vinculação de, no mínimo, um crédito-trabalho por disciplina, valoriza e promove o tempo do aluno dedicado às atividades de estudo, pesquisa e extensão.

25 7.6. Este Projeto Pedagógico oferece condições para que sejam viabilizados, durante a formação do aluno, os três eixos que sustentam a perspectiva do trabalho que deve ser realizado na Universidade Pública: Ensino, Pesquisa e Extensão. Desta forma, tem por objetivo possibilitar ao aluno a apreensão de que a relação entre teoria e práticas se assenta num campo de interferências recíprocas que constitui a base do processo de produção de conhecimento. Neste espírito é que deve ser entendida a inclusão das disciplinas Introdução à Pesquisa em Psicologia, Ações Comunitárias I e II, Prática de Pesquisa em Psicologia Social I e II, Prática de Pesquisa em Psicologia Clínica I e II, Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I e II, e a manutenção das disciplinas Treino de Pesquisa em Psicologia I e II e Prática de Pesquisa em Psicologia I e II. 8. Acompanhamento e Avaliação Curricular Tendo como perspectiva o princípio segundo o qual um Currículo deve ter agilidade e vitalidade para ser capaz de ressoar os movimentos da instituição na qual está inserido, o presente Projeto Pedagógico contempla a formação de uma Comissão Permanente de Análise, Avaliação e Aprimoramento Curricular. Caberá a essa Comissão, em primeiro lugar, garantir uma atenção permanente aos ajustes que se façam necessários no período de implantação do novo currículo. Em segundo lugar, esta deverá configurar-se como um núcleo permanente de análise, reflexão e avaliação sistemáticas voltado ao desenvolvimento e aprimoramento constantes do Projeto Pedagógico do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Disciplina Conjunto (1) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I PSA1200(2) Psicologia da Aprendizagem...

Disciplina Conjunto (1) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I PSA1200(2) Psicologia da Aprendizagem... 00 Psicologia - Licenciatura Currículo 0000 ( Ativo ) s em Sequência Aconselhada 0() Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I............. 0 0 0 0 0 PSA00() Psicologia da Aprendizagem.....................

Leia mais

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade Prática Acadêmica A interdisciplinaridade 1 - A perspectiva interdisciplinar está presente ao longo do curso de Psicologia, começando pela abordagem em Metodologia Científica e Estatística. 2- A vivência

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1. Os estágios curriculares do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Redentor são considerados como

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de ) Ingressantes 2019/1 1º Semestre /R Bases Biológicas dos Processos Psicológicos 04 80 - Diversidade Étnico-Cultural (EAD) 04-80 Língua Portuguesa (EAD) 04-80 Ética Profissional 02 40 - História da Psicologia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2008

RESOLUÇÃO Nº 02/2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2008 Estabelece definições, princípios, modalidades, critérios e padrões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 138, 11 de DEZEMBRO de 2008 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Apresentação Prof. Paulo Cézar de Faria. Plano Geral de Gestão, 2007/2011, p. 27

Apresentação Prof. Paulo Cézar de Faria. Plano Geral de Gestão, 2007/2011, p. 27 PROJETO PEDAGÓGICO A missão da UFRN, como instituição pública, é educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, a democracia

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2018 BIOLOGIA APLICADA A PSICOLOGIA GENÉTICA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO Fixa normas para as Atividades de Estágio Obrigatório no Curso de Engenharia

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SAÚDE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, em especial o artigo X da Resolução CNE/CES 6, de 19

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012 Altera o Currículo do Curso de Psicologia - Bacharelado, Período Noturno, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº PSI-

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA-03.01.2010 EMENTA DE DISCIPLINAS DISCIPLINA: Estágios Supervisionado - Créditos: 5 CH: 100 PRÉ REQUISITO: PEG 30061 e PEG 30065 Ementa: Os estágios que compõem a

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994 PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA MAGISTÉRIO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG C U R S O: Psicologia Currículo: Bacharelado 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 60 20 Língua Portuguesa 4 80 Filosofia 2 40 Psicologia e Comunidade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 138/2007

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 138/2007 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 138/2007 Dispõe sobre a alteração do Currículo Pleno do Curso de Graduação em Psicologia, aprovado pela Deliberação CONSEP nº 461/2005, para o período noturno. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 07/92 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Reforma a estrutura curricular do Curso de Filosofia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, e

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO Um dos 5 (cinco) cursos mais procurados do País, devido seu altíssimo grau de empregabilidade e área de atuação! O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas ASMEC

Leia mais

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Sugestões para a melhoria da nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Aspecto Valorização da licenciatura e melhor preparo do licenciado Atenção aos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 044/2011 Reformula o Currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ (Campus Maracanã) e cria o campo de atuação em Ensino Médio na Modalidade Normal. O CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

Plano de Metas do triênio

Plano de Metas do triênio Plano de Metas do triênio 2009-2001 As metas gerais dos cursos de Graduação do IFUSP, Bacharelado e Licenciatura, para o próximo triênio, têm como objetivo principal uma reestruturação do curso de Bacharelado

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 04/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Física, modalidade Licenciatura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» 2669 - DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 EMENTA: Altera a Resolução N 1234/86 - CONSEP e define o Currículo do Curso de Licenciatura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 9/2011 DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em, modalidade Formação de Psicólogo, e dá outras providências. O CONSELHO

Leia mais

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO ORGANIZAÇÃO DO CURSO COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO O currículo do curso pretende manter coerência com o perfil profissional, pois além de conjugar as atividades teóricas e práticas,

Leia mais

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA UTFPR Resolução

Leia mais

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável :

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável : REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ESPECÍFICOS Fixa normas para o funcionamento dos Estágios Supervisionados Específicos em Psicologia. (Aprovado pelo CONSEPE) I - DOS OBJETIVOS Art. 1º- O Estágio Curricular Específico

Leia mais

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas 1. Perfil do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 192/2003-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 192/2003-CEPE RESOLUÇÃO Nº 192/2003-CEPE Aprova Regulamento das Aulas Práticas Supervisionadas do Curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - campus de Cascavel. Considerando o contido no Processo

Leia mais

EXPLICAÇÕES SOBRE ESTRUTURA CURRICULAR E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

EXPLICAÇÕES SOBRE ESTRUTURA CURRICULAR E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EXPLICAÇÕES

Leia mais

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Documento do Fórum de Entidades em Psicologia PROJETO DE RESOLUÇÃO INSTITUI AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º. O Estágio Curricular Obrigatório dos cursos de graduação das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Epistemologia e História da Psicologia I Estatística Instrumentos e Projetos de Pesquisa em Psicologia I Metodologia de Pesquisa @ Neurofisiologia

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 PSICOLOGIA FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DOCENTE MARCO AURÉLIO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SÍLVIA SAÚDE, EDUCAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE - RS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE - RS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE - RS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (NOTURNO) METODOLOGIA As diretrizes pedagógicas que deverão nortear a

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

Edição Número 137 Páginas 26/27 Data: 19/07/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Edição Número 137 Páginas 26/27 Data: 19/07/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Edição Número 137 Páginas 26/27 Data: 19/07/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005 Institui as Diretrizes Curriculares

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MAIO DE 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MAIO DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.044, DE 17 DE MAIO DE 2018 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA A Educação Física, como área profissional, visa a atender à população (sociedade) em todas as faixas etárias na melhoria da sua qualidade de vida, educando-as

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE ITATIBA.

RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE ITATIBA. RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 38/2008 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Religiões, na

Leia mais

UNIVERSIDADE DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. Resolução nº 004/00

UNIVERSIDADE DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. Resolução nº 004/00 Resolução nº 004/00 Estabelece normas para os estágios da Universidade do Amazonas. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS E PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições estatutárias; CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CAPÍTULO I

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CAPÍTULO I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO Fixa normas para as Atividades de Estágio Obrigatório no Curso de

Leia mais

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME CURSO: PSC ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE 6 FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Introdução às Ciências Sociais Introdução à Filosofia Psicologia como Ciência e Profissão Introdução ao Pensamento Científico Português Instrumental e Produção

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: São João de Meriti Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus São João de Meriti tem por missão a formação de profissionais

Leia mais

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR n) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; o) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; p) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.700, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática Coordenação de s do Curso de Licenciatura em Matemática REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PSICOLOGIA BARRETOS 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO A Faculdade Barretos preocupada em formar psicólogos(as)

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: Alcântara Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus Alcântara tem por missão a formação de profissionais de educação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006. RESOLUÇÃO Nº 034/2006 - CEPE DE 23 de Agosto de 2006. APROVA A ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CEPE N.º 003- A/2003 NORMAS DE ESTÁGIO. O Reitor da Universidade Castelo Branco, usando de suas atribuições legais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Psicologia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Psicologia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA GRADE 7 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 1029-1 Genética Humana

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.987, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Compartilhando... Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Com muitos anos de experiência na formação de mestrandos e doutorandos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 033 /01

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 033 /01 DELIBERAÇÃO Nº 033 /01 Altera a Deliberação 007/98 que trata da criação do Programa UERJ de Formação de Professores para o Ensino Básico. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:23:01 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG.

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG. CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA I SEMESTRE História da Psicologia 80 80 4 67 OBRIG Psicologia Ciência e Profissão 40 40 2 33 OBRIG Anatomia Sistêmica 80 50 30 4 67 OBRIG Filosofia 80 80 4 67 OBRIG Fundamentos

Leia mais

Unesp Universidade Estadual Paulista

Unesp Universidade Estadual Paulista CONSELHO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA QUADRO DE EQUIVALÊNCIA ENTRE DISCIPLINAS DO CURRÍCULO NOVO E CURRÍCULO ANTIGO CURRÍCULO ANTIGO Resolução UNESP 50/1986 CARGA HORÁRIA CURRÍCULO NOVO Resolução

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES 1.2018) BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1 Período - Unidade Multidisciplinar Temática: Fundamentos da Psicologia Psicologia Ciência e Profissão 80 66 4 Fundamentos Teóricos da

Leia mais

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014 FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 MODIFICADA PELA DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE 154/2017, QUE DISPÕE CEE Nº 126/2014 SOBRE ALTERAÇÃO DA DELIBERAÇÃO

Leia mais

Considerando o disposto na Resolução CNE/CES nº 9, de 11 de março de 2002 que institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Física;

Considerando o disposto na Resolução CNE/CES nº 9, de 11 de março de 2002 que institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Física; 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 15/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Física,

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Curso de Graduação em Engenharia Mecânica NORMA PARA ESTÁGIO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de estágios pelos alunos do

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito Início 2 / 2 º Semestre 464 - NEUROANATOMIA 2 65 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 66 - PSICOLOGIA E FILOSOFIA 6 - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS EM PSICOLOGIA 4 2 2 69 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I 6 4 2 - PROCESSOS

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2005 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em, do Centro

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO Artigo 1.º - O estágio curricular supervisionado é uma atividade de ensino, de natureza teórico-prática obrigatória, básica

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS REFERENTES ÀS REFORMULAÇÕES CURRICULARES E X P O S I Ç Ã O D E M O T I

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HISTÓRICO: A ESALQ/USP é um grupo microssocial e como tal representativo

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 11/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 07/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 12/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso

Leia mais