IGUALDADE SALARIAL PARA EMPREGADORES. Vale a pena! COMISSÃO PARA A IGUALDADE SALARIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IGUALDADE SALARIAL PARA EMPREGADORES. Vale a pena! COMISSÃO PARA A IGUALDADE SALARIAL"

Transcrição

1 IGUALDADE SALARIAL PARA EMPREGADORES Vale a pena! COMISSÃO PARA A IGUALDADE SALARIAL

2 O que é a Lei sobre a Igualdade Salarial? A Lei sobre a Igualdade Salarial (Pay Equity Act) (Lei) exige que os empregadores reconheçam e tomem medidas corretivas relativas à discriminação baseada no sexo, que possa existir nas suas práticas salariais, e que procedam a um ajustamento dos salários dos empregados que exercem profissões de predominância feminina, de modo que tais salários sejam, no mínimo, iguais aos dos empregados que exercem profissões de predominância masculina, se for estabelecido que o trabalho efetuado em ambas as categorias é de valor comparável no que diz respeito à aptidão, esforço, responsabilidade e condições de trabalho. Por que motivo a Lei é necessária? Na província do Ontário, as mulheres trabalhadoras recebem, em média, um salário 28% inferior ao dos homens, com base num trabalho a tempo completo exercido durante o ano inteiro [Estatísticas do Canadá, 2006]. Existem muitos fatores que contribuem para esta lacuna salarial, incluindo a discriminação baseada no sexo no ambiente laboral. O objetivo da Lei visa combater a discriminação entre sexos em matéria de remuneração salarial dos empregados que exercem profissões de predominância feminina. Sou obrigado a cumprir a Lei? Se for um empregador do setor público ou privado com um mínimo de 10 empregados e exercer a sua atividade no Ontário, é obrigado a dispor de práticas de remuneração que garantam a igualdade salarial. A Lei também abrange os empregados que exercem uma profissão a tempo completo ou parcial, incluindo os que exercem trabalho sazonal. Todavia, a Lei não abrange os estudantes que trabalham durante as férias. A Lei também não abrange os empregados que trabalham no Ontário para o governo federal ou para um setor regulamentado pelo governo federal (p. ex.: bancos, companhias aéreas, estações de correios e estações de televisão e rádio).

3 A igualdade salarial é a mesma coisa que o princípio de trabalho igual, salário igual? Não. O princípio de trabalho igual, salário igual significa que, se um homem e uma mulher desempenham o mesmo trabalho, devem receber o mesmo salário (de acordo com a Lei sobre as Normas de Emprego). A igualdade salarial compara empregos geralmente ocupados por mulheres com empregos diferentes, geralmente ocupados por homens. Como poderá comparar empregos diferentes? Vamos analisar um exemplo. No ambiente laboral, a categoria de emprego de secretária poderá exigir tipos e níveis de esforço físico diferentes, podendo as condições de trabalho ser muito diferentes das condições de trabalho referentes à categoria de emprego de guarda. Estas duas categorias de empregos poderão também envolver tipos e níveis diferentes de responsabilidade, esforço mental e aptidão. Todavia, quando esses quatro fatores são aplicados de uma maneira uniforme e não discriminatória em relação ao sexo para as duas categorias de empregos, o valor da categoria de emprego de secretária poderá ser igual ou superior ao da categoria de emprego de guarda. Neste caso, a Lei exige que a categoria de emprego de secretária tenha uma remuneração que seja, no mínimo, igual à da categoria de emprego de guarda. De que modo os empregos exercidos por mulheres são subestimados? Determinados aspetos do trabalho geralmente desempenhado por mulheres não são muitas vezes reconhecidos em matéria de remuneração salarial. Como exemplo, por vezes, as práticas de remuneração dos empregadores têm tendência a: Negligenciar as aptidões manuais exigidas para efetuar um trabalho de processamento de texto (categoria de emprego de predominância feminina), embora reconheçam e remunerem as aptidões manuais necessárias para efetuar reparações em máquinas (categoria de emprego de predominância masculina). Não valorizar o esforço físico que envolve o levantamento contínuo de produtos alimentares numa caixa (categoria de emprego de predominância feminina), embora reconheçam o esforço físico que envolve o levantamento de produtos no setor da manutenção (categoria de emprego de predominância masculina).

4 Não reconhecer as responsabilidades inerentes à prestação de cuidados infantis em creches (categoria de emprego de predominância feminina), embora valorizem as responsabilidades inerentes ao controlo das contas por um contabilista (categoria de emprego de predominância masculina). Como deverei proceder a fim de praticar a igualdade salarial? Os empregos estão agrupados em categorias. Cada categoria engloba empregos que apresentam práticas de recrutamento semelhantes, que implicam tarefas e responsabilidades semelhantes e que têm o mesmo plano de remuneração. Estas categorias são identificadas como sendo de predominância feminina, masculina ou sem predominância sexual. Em seguida, recolhem-se informações sobre o emprego relativamente às categorias de empregos de predominância feminina e masculina. O valor de cada categoria de emprego é determinado a partir dos quatro fatores exigidos por lei (a aptidão, o esforço, a responsabilidade e as condições de trabalho). Uma vez determinado o valor de todas as categorias, comparam-se ambas as categorias de empregos (de predominância feminina e masculina) e, nos casos em que os valores sejam comparáveis, a taxa da categoria de empregos de predominância feminina deverá ser, no mínimo, igual à taxa da categoria de empregos de predominância masculina. Se for inferior, o empregador terá de ajustar a taxa referente à categoria de empregos de predominância feminina. Quando deverei praticar a igualdade salarial? Um empregador do setor privado que tenha iniciado a sua atividade empresarial a partir de 1 de janeiro de 1988 com um mínimo de dez empregados ao serviço, ou um empregador do setor público cuja atividade tenha começado a partir de 1 de julho de 1993, deverão dispor de práticas de remuneração salarial que assegurem a igualdade salarial a partir do início da atividade e mantê-la para as categorias de empregos com predominância feminina. Para os empregadores do setor privado estabelecidos antes de 1 de janeiro de 1988 e para os empregadores do setor público estabelecidos antes de 1 de julho de 1993, a Lei estipulou um determinado período de tempo para que as suas práticas de remuneração salarial estejam em conformidade com a Lei e para dispersar quaisquer reajustamentos exigidos. Uma vez que a

5 conformidade tenha sido obtida num ou noutro caso, será preciso manter a igualdade salarial para as categorias de empregos de predominância feminina. Se é empregador, deverá praticar a igualdade salarial. Se é agente de negociação, você e o empregador não podem negociar práticas de remuneração salarial que, caso fossem aplicadas, constituiriam uma violação da Lei. Quem pode apresentar um pedido à Comissão? Um empregador Um empregado ou um grupo de empregados, bem como qualquer agente que represente um ou diversos empregados Um agente de negociação que represente um empregado ou um grupo de empregados poderá, em qualquer momento, queixar-se de alguma infração à Lei ou a alguma Ordem emitida pelo Gabinete para a Igualdade Salarial (Pay Equity Office) ou pelo Tribunal para a Igualdade Salarial (Pay Equity Hearings Tribunal) Obs.: Os empregados que tenham abandonado o seu posto de trabalho não perdem o direito a apresentar uma queixa em qualquer momento. De acordo com a Lei, não existe recurso para os empregados das categorias de empregos de predominância masculina ou sem distinção de sexo. Saberei se alguém apresentou uma queixa à Comissão? Qualquer empregado poderá apresentar pessoalmente uma queixa a título confidencial, podendo também apresentar uma queixa anónima. Para o efeito, terá de fazer-se representar por um agente. O empregador é notificado pela Comissão sobre a data de início da investigação. Obs.: A Comissão pode efetuar uma investigação às práticas de remuneração salarial do empregador sem ter recebido nenhuma queixa apresentada por qualquer empregado.

6 Os empregadores estão proibidos de impor quaisquer tipos de sanções aos empregados que apresentarem queixas ou que procurem informações sobre a igualdade salarial. Quais são as penalidades para os empregadores que não cumprirem a Lei? Existem penalidades financeiras para os empregadores ou os agentes negociadores que perturbarem a investigação de uma queixa relativa à igualdade salarial ou que exerçam atos de intimidação ou de discriminação contra qualquer pessoa que exerça os seus direitos ao abrigo da Lei sobre a Igualdade Salarial. Por que motivo vale a pena praticar a igualdade salarial? A igualdade salarial pode contribuir para a introdução de práticas salariais mais objetivas. O processo pode reforçar a compreensão dos empregos dentro da organização e definir os pontos fortes e fracos, bem como as possibilidades de melhorar a produtividade. A introdução de tais práticas pode representar o primeiro passo de uma estratégia de diversidade, revelando outras formas de discriminação que constituam obstáculos à participação do pessoal. Se os empregados e os sindicatos participarem no processo, os primeiros poderão compreender melhor o conjunto da estrutura e dos objetivos coletivos. Onde poderei obter mais informações ou assistência? A Comissão para a Igualdade Salarial existe para ajudar. Poderá enviar as suas perguntas por correio eletrónico para pecinfo.pecinfo@ontario.ca ou por telefone através do número geral ou do número grátis (Linha para deficientes auditivos (TTY): ou ). Também oferecemos formação grátis através de um seminário na Web. As inscrições poderão ser enviadas para pecseminars.pecseminars@ontario.ca. O nosso sítio Web contem informações detalhadas sobre a igualdade salarial, bem como os procedimentos a seguir para apresentação de uma queixa. Visite

Uma questão de justiça

Uma questão de justiça IGUALDADE SALARIAL PARA EMPREGADOS Uma questão de justiça COMISSÃO PARA A IGUALDADE SALARIAL O que é a Lei sobre a Igualdade Salarial? A Lei sobre a Igualdade Salarial (Pay Equity Act) (Lei) exige que

Leia mais

Projeto de lei nº 430/XIII. Aprova medidas de transparência com vista à eliminação das desigualdades salariais entre homens e mulheres

Projeto de lei nº 430/XIII. Aprova medidas de transparência com vista à eliminação das desigualdades salariais entre homens e mulheres Projeto de lei nº 430/XIII Aprova medidas de transparência com vista à eliminação das desigualdades salariais entre homens e mulheres Exposição de Motivos As mulheres continuam a ser alvo de discriminação

Leia mais

NOVAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE REMUNERATÓRIA ENTRE MULHERES E HOMENS POR TRABALHO IGUAL OU DE IGUAL VALOR Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto

NOVAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE REMUNERATÓRIA ENTRE MULHERES E HOMENS POR TRABALHO IGUAL OU DE IGUAL VALOR Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto NOVAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE REMUNERATÓRIA ENTRE MULHERES E HOMENS POR TRABALHO IGUAL OU DE IGUAL VALOR Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto A Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto, veio criar um conjunto

Leia mais

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017 DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Lei n.º 29/2017 A Lei n.º 29/2017, de 30 de maio, veio transpor para a ordem jurídica interna a Diretiva 2014/67/UE, do Parlamento Europeu

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS LIPOR Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto A. Enquadramento O Código de Conduta para Fornecedores e Subcontratados da LIPOR

Leia mais

Custos do trabalho de homens e mulheres: mitos e realidade. Laís Abramo, OIT Novembro 2014

Custos do trabalho de homens e mulheres: mitos e realidade. Laís Abramo, OIT Novembro 2014 Custos do trabalho de homens e mulheres: mitos e realidade Laís Abramo, OIT Novembro 2014 Quanto custam as mulheres? É muito frequente a noção de que os custos da mão de obra feminina são superiores aos

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO L 69/112 Jornal Oficial da União Europeia 8.3.2014 RECOMENDAÇÕES RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 7 de março de 2014 relativa ao reforço, pela transparência, do princípio da igualdade salarial entre homens

Leia mais

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015 O REGIME DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS NO ÂMBITO DA CONVENÇÃO E DA RECOMENDAÇÃO SOBRE O TRABALHO DECENTE PARA OS TRBALHADORAS E OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO

Leia mais

Buscamos a melhoria contínua, tendo a sustentabilidade como foco principal em todas as nossas operações e atividades em que estamos envolvidos.

Buscamos a melhoria contínua, tendo a sustentabilidade como foco principal em todas as nossas operações e atividades em que estamos envolvidos. NORMA DO LOCAL DE TRABALHO PARA FORNECEDOR ELECTROLUX Lembre-se de que esta é uma tradução do original em inglês do Supplier Workplace Standard. A tradução é apenas para fins informativos. Em caso de divergência,

Leia mais

Buscamos a melhoria contínua, tendo a sustentabilidade como foco principal em todas as nossas operações.

Buscamos a melhoria contínua, tendo a sustentabilidade como foco principal em todas as nossas operações. Política do Local de Trabalho do Grupo Electrolux Lembre-se de que esta é uma tradução do original em inglês do Electrolux Workplace Policy. A tradução é apenas para fins informativos. Em caso de divergência,

Leia mais

POLÍTICA DE FORNECIMENTO RESPONSÁVEL

POLÍTICA DE FORNECIMENTO RESPONSÁVEL POLÍTICA DE FORNECIMENTO RESPONSÁVEL TRABALHANDO EM PARCERIA COM OS NOSSOS FORNECEDORES E PARCEIROS MARÇO 2016 ÍNDICE Introdução 2 Os Princípios Fundamentais 3 Orientações de Implementação 4 I. Requisitos

Leia mais

Normas Sociais HUGO BOSS

Normas Sociais HUGO BOSS - 1 - Normas Sociais HUGO BOSS 1. Introdução As Normas Sociais definem os direitos fundamentais dos funcionários dos fornecedores HUGO BOSS e incluem normas ambientais básicas. As Normas Sociais também

Leia mais

MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 1 MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2 3 Informação a todos os colaboradores sobre Direitos Humanos através de formações, orientações e materiais impressos Política de não represália na empresa Práticas

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 2263 (XXII), de 7 de novembro de 1967 DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO

Leia mais

Metropolitano de Lisboa Relatório sobre remunerações por género Introdução

Metropolitano de Lisboa Relatório sobre remunerações por género Introdução Índice Introdução... 3 Análise das diferenças salariais face ao género... 5 Caracterização geral dos colaboradores... 5 Distribuição etária... 6 Distribuição por antiguidade... 7 Distribuição por habilitações

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO ELECTROLUX

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO ELECTROLUX CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO ELECTROLUX Declaração da Política Electrolux A Electrolux pretende ser a melhor empresa de eletrodomésticos do mundo na percepção de nossos clientes, empregados e

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 21 de fevereiro de 2019 Direito do Trabalho e Segurança Social 1. MEDIDAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE REMUNERATÓRIA ENTRE MULHERES E HOMENS POR TRABALHO IGUAL OU DE

Leia mais

Consulta pública. relativa ao projeto de guia do BCE sobre a avaliação da adequação dos membros dos órgãos de administração. Perguntas e respostas

Consulta pública. relativa ao projeto de guia do BCE sobre a avaliação da adequação dos membros dos órgãos de administração. Perguntas e respostas Consulta pública relativa ao projeto de guia do BCE sobre a avaliação da adequação dos membros dos órgãos de administração Perguntas e respostas 1 Qual é o objetivo do guia? O guia visa proporcionar transparência

Leia mais

INFORMAÇÃO. Acumulação de Funções - Trabalhador da Função Pública e Exercício de Atividade Privada Médico-Veterinária

INFORMAÇÃO. Acumulação de Funções - Trabalhador da Função Pública e Exercício de Atividade Privada Médico-Veterinária INFORMAÇÃO Acumulação de Funções - Trabalhador da Função Pública e Exercício de Atividade Privada Médico-Veterinária I) OBJETO A presente informação tem por objeto dar resposta ao ofício da DGAV datado

Leia mais

b) Fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho;

b) Fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho; RATIO LEGIS a SUL Medida Contrato-Emprego Por Carla Lima A Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro, regula a criação da medida Contrato- Emprego, que consiste na concessão, à entidade empregadora, de um

Leia mais

Exma. Senhora. Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Dra Marina Gonçalves. Palácio de São Bento Lisboa

Exma. Senhora. Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Dra Marina Gonçalves. Palácio de São Bento Lisboa Exma. Senhora Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Dra Marina Gonçalves Palácio de São Bento 1249-068 Lisboa SUA REFERÊNCIA Of. 1073, Ent. 1737 SUA COMUNICAÇÃO DE 16 de

Leia mais

6170/17 aap/ip 1 DGC 2B

6170/17 aap/ip 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de fevereiro de 2017 (OR. en) 6170/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações COHOM 16 CONUN 54 SOC 81 FREMP 11 n.º doc. ant.:

Leia mais

A VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE AS CONSULTAS PRÉVIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS 19 DE ABRIL DE 2012

A VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE AS CONSULTAS PRÉVIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS 19 DE ABRIL DE 2012 A VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE AS CONSULTAS PRÉVIAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS 19 DE ABRIL DE 2012 Formação do contrato de trabalho O vínculo de emprego é uma relação jurídica de natureza contratual.

Leia mais

DECRETO N.º 237/XIII

DECRETO N.º 237/XIII DECRETO N.º 237/XIII Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor e procede à primeira alteração à Lei n.º 10/2001, de 21 de maio,

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

Medida Contrato-Emprego

Medida Contrato-Emprego Medida Contrato-Emprego Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com

Leia mais

Relatório 2016 Igualdade salarial entre homens e mulheres na EMEF

Relatório 2016 Igualdade salarial entre homens e mulheres na EMEF Relatório 2016 Igualdade salarial entre homens e mulheres na EMEF O presente relatório tem como objetivo descrever e divulgar as práticas da Empresa quanto à igualdade salarial entre homens e mulheres

Leia mais

Caminhos para o Crescimento. André Luis Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindicais

Caminhos para o Crescimento. André Luis Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindicais Caminhos para o Crescimento André Luis Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindicais Março de 2017 Entidade representativa do complexo eletroeletrônico Missão: Assegurar o desenvolvimento

Leia mais

Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4)

Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4) Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4) Igualdade e não discriminação DIVISÃO I Disposições gerais sobre igualdade e não discriminação

Leia mais

LEGISLAÇÃO EM MATÉRIA DE IGUALDADE DE GÉNERO

LEGISLAÇÃO EM MATÉRIA DE IGUALDADE DE GÉNERO LEGISLAÇÃO EM MATÉRIA DE IGUALDADE DE GÉNERO NA UNIÃO EUROPEIA Comissão Europeia Nem a Comissão Europeia nem qualquer pessoa que actue em seu nome são responsáveis pelo uso que possa ser feito com as informações

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO. Bernadete Kurtz

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO. Bernadete Kurtz DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO Bernadete Kurtz FERRAMENTAS CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Documentos Internacionais Legislação Brasileira Uso dos princípios Constitucionais

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DA ENERGIA. contribuir para as posições da Direção-Geral relativas à ACER;

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DA ENERGIA. contribuir para as posições da Direção-Geral relativas à ACER; COM/TA/ENER/ADV/18/AD13/BRUSSELS SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DA ENERGIA A Comissão Europeia está a organizar um processo de seleção externo para preencher o lugar de conselheiro

Leia mais

Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre homens e mulheres por trabalho igual ou de igual valor Exposição de motivos A desigualdade salarial entre homens

Leia mais

POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS

POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade.

Leia mais

MEDIDA CONTRATO-EMPREGO

MEDIDA CONTRATO-EMPREGO MEDIDA CONTRATO-EMPREGO EM QUE CONSISTE A medida Contrato-Emprego é um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12

Leia mais

Semana Europeia do Desporto. É tempo de #BEACTIVE. Mensagens. Desporto

Semana Europeia do Desporto. É tempo de #BEACTIVE. Mensagens. Desporto É tempo de #BEACTIVE Mensagens Desporto É TEMPO DE É TEMPO DE UMA SOCIEDADE #BEACTIVE É UMA SOCIEDADE INCLUSIVA, FELIZ E SAUDÁVEL O desporto exerce uma atração universal e é benéfico tanto para o bem-estar

Leia mais

Projeto de Resolução n.º../xiii/2ª

Projeto de Resolução n.º../xiii/2ª Projeto de Resolução n.º../xiii/2ª Recomenda ao Governo a adoção de medidas com vista à eliminação das desigualdades salariais entre homens e mulheres As diferenças salariais entre mulheres e homens que

Leia mais

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho DADOS ESTATÍSTICOS ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Todos os anos mais de 2,3

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À FUNÇÃO DOS ADVOGADOS Adotados pelo Oitavo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Havana, Cuba, de 27 de agosto

Leia mais

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de Conduta Empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 Este Código de Conduta Empresarial se aplica a todos na Binding Site Group Limited, incluindo suas subsidiárias e filiais globais

Leia mais

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de conduta empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 O presente Código de conduta empresarial aplica-se a todos na The Binding Site Group Limited, incluindo as suas subsidiárias e

Leia mais

DECRETO N.º 98/XIII. CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Âmbito

DECRETO N.º 98/XIII. CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Âmbito DECRETO N.º 98/XIII Transpõe a Diretiva 2014/67/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de maio de 2014, relativa ao destacamento de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços A Assembleia

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

Orientações Acesso de uma CSD aos dados respeitantes às transações de CCP e plataformas de negociação

Orientações Acesso de uma CSD aos dados respeitantes às transações de CCP e plataformas de negociação Orientações Acesso de uma CSD aos dados respeitantes às transações de CCP e plataformas de negociação 08/06/2017 ESMA70-151-298 PT Índice 1 Âmbito de aplicação... 3 2 Definições... 4 3 Objetivo... 5 4

Leia mais

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos?

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos? Reforma Trabalhista Oportunidades e ameaças 1. FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO MAC INDÚSTRIA MECANICA

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO MAC INDÚSTRIA MECANICA PÁGINA 1 DE 6 Declaração da Política MAC Responsabilidade de todos os colaboradores. A Mac Indústria Mecânica pretende elevar o nível de satisfação na percepção de nossos clientes, colaboradores e acionistas.

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n. 697/XIII 2.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n. 697/XIII 2.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n. 697/XIII 2.ª Recomenda ao Governo que tome medidas para maior valorização da participação das mulheres nas Forças e Serviços de Segurança.

Leia mais

El Salvador Atualizado em:

El Salvador Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL El Salvador Atualizado em: 12-11-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas que estejam ou tenham estado sujeitas à legislação de Portugal ou de El Salvador, referida no separador

Leia mais

IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO Igualdade e não discriminação 1 IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO DIVISÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO Artigo 23.º CONCEITOS EM MATÉRIA DE IGUALDADE

Leia mais

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO A Petrol Industrial S/A está entre aquelas empresas que estão preocupadas com as questões trabalhistas, procurando adotar os Princípios de Direito

Leia mais

Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT

Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT CES - Seminário sobre Apoio domiciliário e Trabalho doméstico: Perpectivas de emprego Lisboa, 29 de Novembro de 2013

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016)

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016) 1. OBJETIVOS O objetivo deste Código é orientar a conduta ética nas relações internas e externas e nas ações empreendidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores e

Leia mais

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro.

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro. O Decreto n.º 6/01, de 19 de Janeiro aprova o Regulamento Sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente, quer no sector público, quer no sector privado, tendo entrado

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE CONDUTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE CONDUTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO Código de conduta para prevenção e combate ao assédio no trabalho 1 PREÂMBULO O presente Código de Conduta para prevenção e combate da

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1948/XIII/4ª PELA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO EM CALL CENTER

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1948/XIII/4ª PELA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO EM CALL CENTER Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1948/XIII/4ª PELA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO EM CALL CENTER O trabalho em call center (ou centros de atendimento) tem vindo a crescer significativamente em Portugal,

Leia mais

Política Social Corporativa

Política Social Corporativa Política Social Corporativa O Conselho de Administração da Light S.A. aprovou, em 20/04/18, a Política Social Corporativa da Companhia, nos seguintes termos: 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer diretrizes que

Leia mais

(4) Para cada categoria de despesas deve ser definida uma lista dos diferentes elementos das despesas.

(4) Para cada categoria de despesas deve ser definida uma lista dos diferentes elementos das despesas. 13.5.2014 L 138/45 REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 481/2014 DA COMISSÃO de 4 de março de 2014 que completa o Regulamento (UE) n. o 1299/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito às regras

Leia mais

CICLO: AS DIFERENTES ALTERAçõES LEGAIS E O SEU IMPACTO NA GESTãO DE RECURSOS HUMANOS As alterações ao Código do Trabalho e as implicações do RGPD

CICLO: AS DIFERENTES ALTERAçõES LEGAIS E O SEU IMPACTO NA GESTãO DE RECURSOS HUMANOS As alterações ao Código do Trabalho e as implicações do RGPD CICLO: AS DIFERENTES ALTERAçõES LEGAIS E O SEU IMPACTO NA GESTãO DE RECURSOS HUMANOS As alterações ao Código do Trabalho e as implicações do RGPD Duração: 2 dias Referência: 1256 Preço: 660,00 (iva não

Leia mais

PARECER FUNDAMENTADO DE UM PARLAMENTO NACIONAL SOBRE A SUBSIDIARIEDADE

PARECER FUNDAMENTADO DE UM PARLAMENTO NACIONAL SOBRE A SUBSIDIARIEDADE Parlamento Europeu 2014-2019 Comissão dos Assuntos Jurídicos 19.5.2016 PARECER FUNDAMENTADO DE UM PARLAMENTO NACIONAL SOBRE A SUBSIDIARIEDADE Assunto: Parecer fundamentado da Dieta polaca (Sejm) sobre

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho da mulher. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho da mulher. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Abordagem constitucional CRF/88. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos

Leia mais

DECRETO N.º 139/XIII

DECRETO N.º 139/XIII DECRETO N.º 139/XIII Reforça o quadro legislativo para a prevenção da prática de assédio, procedendo à décima segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro,

Leia mais

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1

Leia mais

Campanha de Respeito à Mulher Seja protagonista desta causa!

Campanha de Respeito à Mulher Seja protagonista desta causa! Campanha de Respeito à Mulher Seja protagonista desta causa! Respeitar as mulheres: na vida, no trabalho e no movimento sindical. Garantir e lutar pelos direitos delas, que ainda são negados, excluídos

Leia mais

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7 Versão: 1 (30-11-15) Pág. 3/7 PREÂMBULO A APPACDM de Coimbra, com o presente Código de Conduta para prevenção e combate da prática de assédio no trabalho, pretende constituir nos termos da Lei n.º 73/2017

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

Encontro Ascensores - Diretiva 2014/33/UE e novas Normas EN e EN A vigilância de mercado e as. obrigações do Estado Português

Encontro Ascensores - Diretiva 2014/33/UE e novas Normas EN e EN A vigilância de mercado e as. obrigações do Estado Português Encontro Ascensores - Diretiva 2014/33/UE e novas Normas EN 81-20 e EN 81-50 A vigilância de mercado e as obrigações do Estado Português Filipe Pinto 15-06-2015 1 Nova abordagem para as directivas produto:

Leia mais

Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal. Ordem dos Enfermeiros

Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal. Ordem dos Enfermeiros EMPREGABILIDADE Rede de Jovens Enfermeiros Setº 2009 Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal Ordem dos Enfermeiros Rede de Jovens Enfermeiros Introdução No início de 2008,

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO. IGUALDADE DE GÉNERO (dados de 31 de dezembro de 2013)

PLANO ESTRATÉGICO. IGUALDADE DE GÉNERO (dados de 31 de dezembro de 2013) PLANO ESTRATÉGICO IGUALDADE DE GÉNERO (dados de 31 de dezembro de 2013) I. Índice 0 I. Índice... 1 II. Enquadramento... 2 III. Diagnóstico de Situação... 3 Quadro-Síntese... 8 Página 1 II. Enquadramento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1. I N T R O D U Ç Ã O O Código de Conduta do Fornecedor da BB Turismo estabelece requisitos para relacionamento de negócios com

Leia mais

RECURSOS HUMANOS. 18 de janeiro de Margarida Costa Gomes

RECURSOS HUMANOS. 18 de janeiro de Margarida Costa Gomes RECURSOS HUMANOS 18 de janeiro de 2018 Margarida Costa Gomes mcg@avalegal.com Artigo 6. o - Licitude do tratamento 1. O tratamento só é lícito se e na medida em que se verifique pelo menos uma das seguintes

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1048/XII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1048/XII/3.ª Projeto de Resolução n.º 1048/XII/3.ª Recomenda ao Governo que ratifique a Convenção sobre Trabalho Digno para os Trabalhadores Domésticos e que tome as medidas adequadas à sua execução A Convenção n.º

Leia mais

Política de Privacidade Website

Política de Privacidade Website Preâmbulo Pedíamos-lhe que leia atentamente esta Política de Privacidade para saber como será tratada a sua Informação Pessoal quando utilizar o nosso site. Se tem alguma pergunta relativa às nossas práticas

Leia mais

Política de Direitos Humanos no Local de Trabalho

Política de Direitos Humanos no Local de Trabalho Política de Direitos Humanos no Local de Trabalho Política de Direitos no Local de Trabalho Valorizamos o relacionamento que temos com os nossos funcionários. O sucesso do nosso negócio depende de cada

Leia mais

1º - Jornada de Trabalho de até 40 (quarenta) horas semana l (de segunda a sexta-feira)

1º - Jornada de Trabalho de até 40 (quarenta) horas semana l (de segunda a sexta-feira) CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO QUE ENTRE SI FAZEM DE UM LADO REPRESENTANDO A CATEGORIA PROFISSIONAL, O SINFAR-GO - SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DE GOIÁS; E DO OUTRO LADO, REPRESENTANDO A CATEGORIA

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO CONTRATO DE TRABALHO A TERMO Entre [NOME] Na qualidade de Entidade Empregadora E [NOME DO TRABALHADOR] Na qualidade de Trabalhador A Macedo Vitorino & Associados disponibiliza este documento de boa-fé

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta 0 Ponta Delgada, 21 de março de 2018 Preâmbulo A Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, adiante abreviadamente designada por SDEA, EPER, é uma pessoa coletiva

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA A IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS

PLANO DE AÇÃO PARA A IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS PLANO DE AÇÃO PARA A IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS 1. Missão e Estratégia da Empresa Inscrever o compromisso com a promoção da e mulheres na missão e valores da Mencionar nos estratégicos (ex.: relatórios,

Leia mais

Sessão de Apresentação

Sessão de Apresentação Sessão de Apresentação O NOVO REGULAMENTO DE ADMISSÃO E QUALIFICAÇÃO À ORDEM DOS ENGENHEIROS o.alexandrino@centro.ordemdosengenheiros.pt Guarda, 23 de Maio de 2012 Sumário Razões para uma mudança Estrutura

Leia mais

Melhoria no mercado de trabalho não foi suficiente para garantir uma inserção menos desigual às mulheres

Melhoria no mercado de trabalho não foi suficiente para garantir uma inserção menos desigual às mulheres A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL MARÇO - 2013 MARÇO - 2012 Melhoria no mercado de trabalho não foi suficiente para garantir uma inserção menos desigual às mulheres De maneira

Leia mais

CAPITAL HUMANO REMUNERAÇÃO

CAPITAL HUMANO REMUNERAÇÃO CAPITAL HUMANO 1. Visão Geral A Grindrod reconhece que o seu sucesso está dependente do empenho e da aptidão dos seus trabalhadores. Esta política, em conjunto com as Políticas de Gestão de Desempenho

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES NO ANO DE 2017

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES NO ANO DE 2017 RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES NO ANO DE 2017 Divisão de Gestão de Recursos Humanos Direção de Recursos ÍNDICE Introdução... 3 Finalidade do relatório... 4 Diferenciações

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Em conformidade com as leis anticorrupção locais¹, assim como certas normas internacionais, como a Lei das Práticas Corruptas Estrangeiras ou FCPA e as obrigações estabelecidas

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Avis Budget Group em fomentar relações sustentáveis com os nossos parceiros empresariais, agentes,

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto 2017 CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO Página 2 PREÂMBULO

Leia mais

Convenção de Istambul

Convenção de Istambul CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Convenção de Istambul LIVRE DO MEDO LIVRE DA VIOLÊNCIA QUAL É O OBJETIVO DA CONVENÇÃO?

Leia mais

SPMS, EPE Igualdade de Género SPMS, EPE Igualdade de Género

SPMS, EPE Igualdade de Género SPMS, EPE Igualdade de Género SPMS, EPE Igualdade de Género 04 de Maio de 2012 Índice Enquadramento... 2 Diagnóstico de Situação... 4 Quadro-Síntese... 9 1 Enquadramento De acordo com os Princípios de Bom Governo estabelecidos pela

Leia mais

PARECER FUNDAMENTADO DE UM PARLAMENTO NACIONAL SOBRE A SUBSIDIARIEDADE

PARECER FUNDAMENTADO DE UM PARLAMENTO NACIONAL SOBRE A SUBSIDIARIEDADE Parlamento Europeu 2014-2019 Comissão dos Assuntos Jurídicos 30.5.2016 PARECER FUNDAMENTADO DE UM PARLAMENTO NACIONAL SOBRE A SUBSIDIARIEDADE Assunto: Parecer fundamentado da Câmara de Deputados da Roménia

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Pacto Intern. sobre Direitos Econ., Sociais e Culturais Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Aberto às ratificações em

Leia mais

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE 1. Âmbito Todos os titulares de dados pessoais definidos no âmbito do RGPD. 2. Responsabilidades 2.1.O Responsável pela Proteção de Dados é responsável por assegurar que esta

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO Ficha Técnica Título: Código de boa conduta para a prevenção e combate ao assédio no local de trabalho Autoria: Departamento

Leia mais

Código de Conduta da ERICSSON

Código de Conduta da ERICSSON Código de Conduta da ERICSSON Objetivo Este Código de Conduta foi desenvolvido com o objetivo de proteger os direitos humanos, de promover as condições de emprego justas, as condições de trabalho seguras,

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 21.6.2019 COM(2019) 270 final RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre as disposições da Diretiva (UE) 2015/2302 do Parlamento Europeu e do Conselho,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas XXVI - reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteção em

Leia mais