Manual do Candidato: Processo Seletivo/ Cursos Integrados e Subsequentes Câmpus Pouso Alegre

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Candidato: Processo Seletivo/ Cursos Integrados e Subsequentes Câmpus Pouso Alegre"

Transcrição

1 Manual do Candidato: Processo Seletivo/ Cursos Integrados e Subsequentes Câmpus Pouso Alegre

2 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO...3 QUADRO DE VAGAS...3 PROCESSO SELETIVO...4 RESULTADO...4 MATRÍCULAS...4 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA...4 ESPECIFICAÇÃO DAS PROVAS...4 PROGRAMA DAS PROVAS (CURSO INTEGRADO)...5 PROGRAMA DAS PROVAS (CURSOS SUBSEQUENTES)...7 INÍCIO DAS AULAS...10 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES...10 CRONOGRAMA...10

3 PROCESSO SELETIVO PROVA OBJETIVA 06 de dezembro de 2015 Local da prova UNIVAS Câmpus Fátima - Av. Tuany Toledo, 470 Fátima I (Próximo ao Hipermercado Baronesa) - Pouso Alegre/MG Horário da prova Das 8h às 12h Recomendações para o dia da prova O candidato deverá portar o Comprovante Definitivo de Inscrição juntamente com um documento de identificação com foto. Os candidatos deverão estar no local da realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos. Durante a realização das provas, somente será permitido o uso de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, lapiseira e borracha. Não será permitido o uso de boné ou chapéu, óculos escuros, calculadora, relógio, MP3, telefone celular, pager, beep ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados, nos termos do Edital. QUADRO DE VAGAS - CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES Cursos Técnicos Vagas Ampla concorrência Vagas Deficientes Vagas Ação Afirmativa Total de vagas Duração Período Administração anos Noturno Edificações anos Noturno Segurança no Trabalho anos Noturno Química anos Noturno - 5% das vagas dos cursos estão reservadas a candidatos com alguma necessidade especial comprovada. - 50% das vagas serão reservadas à inclusão social pelo sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) de acordo com a Lei nº , de 29 de agosto de ) Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas em cada curso, a unidade reserva-se o direito de não o oferecer. Cursos Técnicos Vagas Ampla concorrência QUADRO DE VAGAS - INTEGRADO Vagas Deficientes Vagas Ação Afirmativa Total de vagas Duração Período Informática anos Integral Administração anos Integral - 5% das vagas dos cursos estão reservadas a candidatos com alguma necessidade especial comprovada. - 50% das vagas serão reservadas à inclusão social pelo sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) de acordo com a Lei nº , de 29 de agosto de ) Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas no curso, a unidade reserva-se o direito de não o oferecer.

4 Divulgação do gabarito RESULTADOS 07 /12/2015 à partir das 13h no endereço eletrônico do vestibular: Recurso contra Gabarito Até 07/12/2015 às 17h Divulgação das notas 07/01/2016 Recursos contra Notas Até 08/01/2016 às 17h Divulgação do resultado final A partir de 14/01/2016, no endereço eletrônico do vestibular: 1ª chamada: 18, 19 e 20 de janeiro de ª chamada: 25 de janeiro de 2016 Chamada Oral: 28 de janeiro de MATRÍCULAS IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre (Auditório) Avenida Maria da Conceição Santos nº 1730, Bairro Parque Real Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA 02 fotografias recentes 3x4; Originais e cópias legíveis: Certidão de nascimento ou de casamento; Carteira de Identidade e CPF ; Título de eleitor (para maiores de 18 anos); Comprovante de votação na última eleição (para maiores de 18 anos); Comprovante de quitação com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos); Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio (para cursos Subsequentes); Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para curso Integrado); Comprovante de residência. Observações: Caso o aluno apresente somente a Declaração de Conclusão de Curso, a mesma deverá contemplar o prazo de entrega do histórico pela escola de origem. As cópias deverão ser feitas em formato de papel A4, tomando-se o cuidado com originais em formatos maiores, para que a cópia não seja cortada. Não serão efetuadas matrículas de candidatos que não estejam portando todos os documentos exigidos. Prova de Português: 15 questões objetivas com 4 alternativas cada. Prova de Matemática: 15 questões objetivas com 4 alternativas cada. ESPECIFICAÇÃO DAS PROVAS Os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa serão de acordo com conteúdos do Ensino Médio, para os cursos subsequentes, e de acordo com os conteúdos do Ensino Fundamental para o curso Integrado contidos neste Manual do Candidato, conforme Programa das Provas, que se segue.

5 PROGRAMA DAS PROVAS (CURSOS INTEGRADOS) Redação A prova de redação exigida para o CURSO TÉCNICO INTEGRADO é do tipo DISSERTAÇÃO. Será avaliado o domínio de recursos que garantem a eficiência textual no que se refere à: Fidelidade ao tema e ao tipo textual; Coesão e Coerência; Registro de língua adequado ao gênero solicitado e ao efeito de sentido pretendido; Domínio da Norma Culta (Ortografia, acentuação, uso correto da crase, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal); Estrutura (Título, paragrafação, letra legível, atendimento ao número mínimo de linhas solicitadas). Língua Portuguesa A prova de Língua Portuguesa visa avaliar a capacidade de ler, compreender e interpretar criticamente textos, bem como a capacidade de produzir textos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MORFOLOGIA Estrutura e formação das palavras Classes gramaticais SINTAXE Termos da oração Período Composto (coordenação e subordinação) Concordância verbal e nominal Regência verbal e nominal Matemática 1. CONJUNTOS: Noção de conjunto. Notação. Relação de pertinência. Relação de Inclusão. Subconjuntos. Representação gráfica. Raciocínio Lógico. Resolução de problemas. 2. CONJUNTOS NUMÉRICOS: Naturais, inteiros, racionais e reais. Sistema de numeração. A reta real. Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Propriedades específicas: Naturais números primos, critérios de divisibilidade por 2, 3 e 5, decomposição em números primos, múltiplos e divisores, máximo divisor comum (MMC) e mínimo múltiplo comum (MDC); Racionais operações com frações e decimais, decimais exatos e dízimas periódicas; Irracionais raízes aproximadas, operações com radicais e racionalização. Resolução de problemas. 3. SISTEMAS DE MEDIDAS: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa, ângulo e tempo. Conversão de unidades de medidas. Resolução de problemas. 4. MATEMÁTICA FINANCEIRA: Razão e proporção. Escalas. Grandezas direta e inversamente proporcionais. Divisões em partes direta e inversamente proporcionais. Médias. Porcentagem. Regras de três simples e composta. Juros simples. Resolução de problemas. 5. CÁLCULO ALGÉBRICO: Polinômios: classificação, valor numérico e operações. Produtos notáveis. Fatoração. Frações algébricas: simplificação, operações e equações. Equações e inequações do 1º e 2º graus. Equações biquadradas. Equações irracionais. Sistemas de equações do 1º e 2º graus. Resolução de problemas. 6. FUNÇÕES: Definição. Domínio. Contradomínio. Imagem. Função do 1º grau: definição e gráfico. Função do 2º grau: definição e gráfico. Resolução de problemas. 7. ESTATÍSTICA: Leitura e interpretação de tabelas e gráficos. Medidas de tendência central:

6 Média, Moda e Mediana. Resolução de problemas. 8. GEOMETRIA PLANA: Conceitos fundamentais. Ângulos. Propriedades de ângulos, arcos e cordas em uma circunferência. Feixe de paralelas e uma transversal. Teorema de Tales e suas consequências. Congruência e semelhança de triângulos. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Elementos e classificação de quadriláteros. Polígonos regulares. Áreas e perímetro de figuras planas. Resolução de problemas. 9. GEOMETRIA ESPACIAL: Área e volume de paralelepípedos retos retângulos. Resolução de problemas. 10. CONTAGEM: Princípio fundamental da contagem. Resolução de problemas.

7 . PROGRAMA DE PROVAS (CURSOS SUBSEQUENTES) Redação A prova de redação exigida para os CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES será uma DISSERTAÇÃO. Será avaliado o domínio de recursos que garantem a eficiência textual no que se refere à: Fidelidade ao tema e ao tipo textual; Coesão e Coerência; Registro de língua adequado ao gênero solicitado e ao efeito de sentido pretendido; Domínio da Norma Culta (Ortografia, acentuação, uso correto da crase, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal); Estrutura (Título, paragrafação, letra legível, atendimento ao número mínimo de linhas solicitadas). Língua Portuguesa A prova de Língua Portuguesa visa avaliar a capacidade de ler, compreender e interpretar criticamente textos, bem como a capacidade de produzir textos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. LÍNGUA: Teoria da comunicação; Semântica; Fonética; Ortografia; Morfologia: estrutura e formação de palavras, classes gramaticais; Sintaxe: sintaxe das classes, períodos simples e compostos, sintaxe de concordância, regência e colocação; Estilística: Figuras de linguagem e versificação. ESTUDO DO TEXTO: Compreensão e interpretação de textos; Estratégias de articulação de texto: coesão lexical e gramatical; paragrafação, tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre). Matemática As questões de Matemática terão como objetivo avaliar a compreensão dos conceitos matemáticos e sua aplicabilidade a situações concretas e abstratas. Espera-se que o candidato possua um domínio eficiente da linguagem matemática e que demonstre capacidade de traduzir para essa linguagem problemas formulados de forma coloquial. CONJUNTOS: Conjunto e elemento: relação de pertinência; Subconjuntos: relação de inclusão; Operações: união, interseção, diferença e complementação; Diagramas de Venn. CONJUNTOS NUMÉRICOS: Números naturais e inteiros, números primos e compostos, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos; Números racionais e irracionais: operações e propriedades, representação decimal de frações ordinárias, dízimas periódicas e conversão em frações ordinárias, ordem e valor absoluto.

8 RAZÕES E PROPORÇÕES: Grandezas proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Aumentos e descontos sucessivos; Juros simples e composto. FUNÇÕES REAIS Noções fundamentais; Função par e ímpar; Crescimento e decrescimento; Composição de funções; Funções inversas; Gráficos de funções; Função Afim: definição, gráfico, estudo de sinal, equações, inequações e aplicações; Função Quadrática: definição, gráfico, estudo de sinal, equações, equações redutíveis à do 2º grau, inequações e aplicações; Função Modular: definição, gráfico, equações e inequações; Função Exponencial: definição, gráfico, equações, inequações e aplicações; Função Logarítmica: logaritmos (definição, propriedades e operações) definição, gráfico, equações, inequações e aplicações. PROGRESSÕES: Sucessão; Progressão aritmética; Progressão geométrica; MATRIZES: Conceito e aplicações; Operações com matrizes: soma, matriz oposta, multiplicação por um escalar e multiplicação de matrizes; Matriz transposta e matriz inversa; Determinantes: conceito e cálculo. SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES: Resolução; Discussão. ANÁLISE COMBINATÓRIA: Princípio fundamental da contagem; Fatorial; Arranjos simples, combinações simples, permutações simples e com repetição; Triângulo de Pascal; Binômio de Newton. GEOMETRIA PLANA: Ângulos formados por retas paralelas e uma transversal; Ângulos na circunferência; Congruência e semelhança de triângulos; Perímetros e áreas de figuras planas; Relações métricas nos triângulos e na circunferência; Teorema de Tales.

9 TRIGONOMETRIA: Razões trigonométricas no triângulo retângulo; Lei dos senos e lei dos cossenos; Ciclo trigonométrico; Funções trigonométricas: seno e cosseno; Equações trigonométricas simples. CÁLCULOS ALGÉBRICOS E POLINÔMIOS: Operações; Produtos notáveis e fatoração; Algoritmos de divisão; Equações polinomiais. GEOMETRIA ANALÍTICA: Coordenadas cartesianas; Distância entre dois pontos; Estudo analítico da reta e suas equações, paralelismo e perpendicularismo; Distância de um ponto a uma reta; Estudo analítico da circunferência: equação geral e reduzida; Posições relativas entre ponto e circunferência e entre reta e circunferência. GEOMETRIA ESPACIAL: Retas e planos no espaço; Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas e troncos. NÚMEROS COMPLEXOS: Forma algébrica; Representação geométrica; Forma trigonométrica; Operações; Raízes complexas de equações do 2º grau. PROBABILIDADE: Espaço amostral e eventos; Eventos complementares; Probabilidade de um evento; Probabilidade da união e interseção de eventos; Probabilidade condicional; Método binomial. NOÇÕES DE ESTATÍSTICA: População; Amostra; Distribuição de frequência; Média, mediana e moda; Interpretação de gráficos e de tabelas.

10 INÍCIO DAS AULAS As aulas terão início no dia 15 de fevereirode As datas poderão, eventualmente, sofrer alterações. Portanto, os candidatos devem ficar atentos ao endereço eletrônico do IFSULDEMINAS. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES casos omissos referentes ao Processo Seletivo serão avaliados pela COPESE. As folhas de resposta dos candidatos serão de propriedade da COPESE, que dará a elas a destinação que lhe convier, passados 120 (cento e vinte) dias da data de divulgação do resultado dos Processo Seletivo do 1º semestre de 2016; As matrículas dos candidatos aprovados atenderão à legislação vigente; Não será efetuada matrícula do candidato aprovado que não apresentar a documentação exigida no ato da matrícula; No transcorrer do semestre, poderão ocorrer sábados letivos. Para esclarecer quaisquer dúvidas ou obter maiores informações, entrar em contato com: IFSULDEMINAS Campus Pouso Alegre Avenida Maria da Conceição Santos nº 900, Bairro Parque Real, CEP: Pouso Alegre/MG CEP Pouso Alegre-MG FONE: 0XX (35) CRONOGRAMA Inscrição para o Processo Seletivo 05/10/2015 a 09/11/2015 Prazo final para apresentação de laudo comprovando deficiência 09/11/2015 Prazo final para pagamento GRU 10/11/2015 Período para retirada do Comprovante Definitivo de Inscrição a partir de 30/11/2015 Provas 06/12/2015 Divulgação do gabarito da prova objetiva 07/12/2015 a partir das 13h Divulgação da classificação Prévia 07/01/2016 Prazo para recursos do gabarito e da prova objetiva 08/01/2016 às 17h Divulgação da classificação oficial A partir de 14/01/2016

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes Conteúdo Programático Cursos Técnicos Subsequentes Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

Manual do Candidato º semestre. Cursos Técnicos Subsequentes

Manual do Candidato º semestre. Cursos Técnicos Subsequentes Manual do Candidato 2015 2º semestre Cursos Técnicos Subsequentes Comissão responsável pelo Processo Seletivo Daniela de Cássia Silva (Coordenador do Câmpus) Daniel Aroni Alves Lúcio Milan Gonçalves Junior

Leia mais

Manual do Candidato º semestre. Cursos Técnicos

Manual do Candidato º semestre. Cursos Técnicos Manual do Candidato 2015 1º semestre Cursos Técnicos Comissão responsável pelo Processo Seletivo Nayhara Juliana A. P. Thiers Vieira (Presidente) Daniela de Cássia Silva Diógenes Simão Rodovalho Lúcio

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2016/01 Cursos Técnicos Integrado Subsequente Campus Avançado Carmo de Minas

MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2016/01 Cursos Técnicos Integrado Subsequente Campus Avançado Carmo de Minas MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2016/01 Cursos Técnicos Integrado Subsequente Campus Avançado Carmo de Minas DIREÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO CARMO DE MINAS João Olympio de Araújo Neto Diretor-Geral Pró-Tempore

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2016/02 Curso Técnico em Administração Subsequente Campus Avançado Carmo de Minas

MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2016/02 Curso Técnico em Administração Subsequente Campus Avançado Carmo de Minas MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2016/02 Curso Técnico em Administração Subsequente Campus Avançado Carmo de Minas DIREÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO CARMO DE MINAS João Olympio de Araújo Neto Diretor-Geral

Leia mais

Manual do Candidato. 2ºsemestre. Cursos Técnicos. Subsequentes

Manual do Candidato. 2ºsemestre. Cursos Técnicos. Subsequentes Manual do Candidato 2016 2ºsemestre Cursos Técnicos Subsequentes Comissão responsável pelo Processo Seletivo 2/2016 Campus Poços de Caldas Anderson Luiz de Souza Andrezza Simonini Souza Daniela de Cássia

Leia mais

Polo Circuito das Águas

Polo Circuito das Águas Polo Circuito das Águas Três Corações COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO Guilherme Poscidônio Camilo Francisco Vitor de Paula Ricardo José de Araújo Herbert Faria Pinto Período de Inscrição Taxa

Leia mais

Unidade de Educação Profissional de Três Corações

Unidade de Educação Profissional de Três Corações Unidade de Educação Profissional de Três Corações COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO Guilherme Antônio Poscidônio Vieira Camilo Francisco Vitor de Paula Ricardo José de Araújo Herbert Faria Pinto

Leia mais

Câmpus Avançado Carmo de Minas

Câmpus Avançado Carmo de Minas Câmpus Avançado Carmo de Minas COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO Guilherme Poscidônio Camilo João Olympio de Araújo Neto Arthemisa Freitas Guimarães Costa André Ribeiro Viana Alianne de Almeida

Leia mais

Polo Circuito das Águas

Polo Circuito das Águas Polo Circuito das Águas COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO Flávio Henrique Calheiros Casimiro Francisco Vitor de Paula Guilherme Antonio Poscidonio Vieira Camilo Ricardo José de Araújo Herbert

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MATEMÁTICA 1) Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos: Representação de conjuntos, subconjuntos, operações: união, interseção, diferença e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio; - Conjunto

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 1º semestre de Cursos Técnicos

MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 1º semestre de Cursos Técnicos MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 1º semestre de 2016 Cursos Técnicos COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO Campus Passos João Marcos Fernandino Evangelista (Coordenador) Antoniette Camargo de Oliveira Filipe Thiago

Leia mais

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO DIRETOR GERAL Professor Walner José Mendes DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Professor Carlos Henrique Reinato DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Wanderley Fajardo

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral.

Leia mais

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO DIRETOR GERAL Professor Carlos Henrique Reinato DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Professora Aline Manke Nachtigall DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Michelle

Leia mais

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 1ª série - volume 1 1. Conjuntos - Conceito de conjunto - Pertinência - Representação de um conjunto - Subconjuntos - União de conjuntos

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO

Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO Os conteúdos conceituais de Matemática estão distribuídos em 5 frentes. A) Equações do 1º e 2º graus; Estudo das funções; Polinômios; Números complexos; Equações algébricas.

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2017 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Língua Portuguesa e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade 1 Matemática Básica

SUMÁRIO. Unidade 1 Matemática Básica SUMÁRIO Unidade 1 Matemática Básica Capítulo 1 Aritmética Introdução... 12 Expressões numéricas... 12 Frações... 15 Múltiplos e divisores... 18 Potências... 21 Raízes... 22 Capítulo 2 Álgebra Introdução...

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2018 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROSSI, Natércia et alii. Na ponta da língua, 1º ano. Rio de Janeiro: Ed. Access. Relações espaciais e temporais (em cima, embaixo, antes, depois etc.);

Leia mais

Matemática e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias Fascículo 1 Módulo 1 Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos Noção de conjuntos Conjuntos numéricos Módulo 2 Funções Definindo função Lei e domínio Gráficos de funções

Leia mais

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO DIRETOR GERAL Professor Walner José Mendes DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Professor Carlos Henrique Reinato DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Wanderley Fajardo

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 26 de junho de 2013 (a confirmar).

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 26 de junho de 2013 (a confirmar). Divisibilidade - Regras de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. - Divisores de um número natural. - Múltiplos de um número natural. - Números primos. - Reconhecimento de um número primo. - Decomposição

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO 2 0 15 CONTEÚDOS DOS TESTES DE SELEÇÃO Para o 1º Ano do Ensino Médio LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA Norma ortográfica Grafia de vocábulos

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

2ª série do Ensino Médio

2ª série do Ensino Médio 2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Leia mais

EDITAL nº 001/ PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

EDITAL nº 001/ PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1 EDITAL nº 001/2011 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima, por meio do Centro de Formação Profissional Profº

Leia mais

Provas Seletivas 2018

Provas Seletivas  2018 Provas Seletivas 2018 Fundamental I Fundamental I 1 ano Escrita de numerais e quantificação; Ideia aditiva e subtrativa; Sequência Numérica. Escrita de palavra e frases a partir da visualização de imagem;

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 1- Português: Ensino Fundamental I- do 2º ao 5º ano Leitura, interpretação e produção de texto, ortografia, pontuação, feminino/masculino, sinônimo, antônimo,

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. SELEÇÃO 2018-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - ano 2018 Período: 28 de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

1º ano. Capítulo 2 - Itens: todos (2º ano) Modelos matemáticos relacionados com a função logarítmica

1º ano. Capítulo 2 - Itens: todos (2º ano) Modelos matemáticos relacionados com a função logarítmica 1º ano Conjuntos Símbolos lógicos Operações com conjuntos Conjuntos numéricos Os Números Naturais Propriedades dos racionais Operações com naturais Os números Inteiros Propriedades dos inteiros Operações

Leia mais

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO. Flávio Henrique Calheiros Casimiro. Guilherme Antonio Poscidônio Vieira Camilo. Nayara Silva de Noronha

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO. Flávio Henrique Calheiros Casimiro. Guilherme Antonio Poscidônio Vieira Camilo. Nayara Silva de Noronha Campus Passos COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO SELETIVO Flávio Henrique Calheiros Casimiro Guilherme Antonio Poscidônio Vieira Camilo Nayara Silva de Noronha Daniela de Cássia Silva Simone Gomes Yeda

Leia mais

Cuidado! Use com responsabilidade.

Cuidado! Use com responsabilidade. Aula Inicial 2017 Aluno ou Estudante? Cuidado! Use com responsabilidade. Ensino Médio Formação Profissional ou Trampolim para a Universidade Ou ambos. Plano de Ensino Matemática 1º ano 1º ano - Matemática

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO 2017 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Considerando que o Colégio Machado de Assis há10 anos vem evoluindo o ensino na região de Picos com métodos inovadores e equipe docente capacitada,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS Anexo IV PROGRAMAS 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (antiga 5ª série) Língua Portuguesa 1. LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS, CONTEÚDOS GRAMATICAIS. 1.1. Leitura e compreensão de diferentes tipos de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7.

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões da prova quanto aos seguintes temas: NÚMEROS 1. Decomposição de um número natural em diferentes

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Alunos novatos: Período de inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME /

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME / O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

G U I A D O C A N D I D AT O / 1 C U R S O S T É C N I C O S

G U I A D O C A N D I D AT O / 1 C U R S O S T É C N I C O S G U I A D O C A N D I D AT O 2 0 1 7 / 1 C U R S O S T É C N I C O S CRONOGRAMA 2017/1 DATAS EVENTO 03/10/2016 a 03/11/2016 Período de Inscrições 03/10/2016 a 21/10/2016 03/10/2016 a 03/11/2016 24/10/2016

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 3 ano do Ensino Médio Data 15/setembro 17/setembro 18/setembro 22/setembro Conteúdo NÚMEROS COMPLEXOS

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

ISOLADA DE MATEMÁTICA

ISOLADA DE MATEMÁTICA ISOLADA DE MATEMÁTICA ISOLADA DE MATEMÁTICA Nessa isolada de Matemática você terá acesso à 73 videoaulas, 100% on-line, com duração média de 30 minutos, cada, contendo material de acompanhamento e simulados

Leia mais

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO 1. CONJUNTOS 1.1. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. 1.2. Operações: união, intercessão, diferença e complementar. 1.3. Conjuntos numéricos: Naturais, Inteiros,

Leia mais

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017

EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017 6º ANO (conteúdos do 5º ano) SISTEMA DE NUMERAÇÃO; DECIMAL (ÊNFASE ATÉ BILHÕES); LEITURA; ESCRITA E VALOR POSICIONAL; ORDENS E CLASSES; AS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS; ATENDENDO AS

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção

Leia mais

Datas de Avaliações 2016

Datas de Avaliações 2016 ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESPAÇO E FORMA Identificar a localização/movimentação de objeto ou pessoa em mapa, croqui e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre

Leia mais

Conteúdo verticalizado PM 2017

Conteúdo verticalizado PM 2017 Conteúdo verticalizado PM 2017 Vagas: Não divulgadas Data provável da prova: Não definida Remuneração: Não definida CONTEÚDOS COMUNS LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e entendimento de textos. Encontros vocálicos:

Leia mais

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas 2014 Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Informações sobre as Inscrições O(A) candidato(a) e o(a) responsável deverão dirigir-se à Secretária,

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) A proposta pedagógica dos colégios jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção 2016

Relação de Conteúdos para Seleção 2016 Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos ( Tempos verbais) As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

Bolsão Para alunos novos

Bolsão Para alunos novos Bolsão 2018 - Para alunos novos O Colégio Miguel Couto tem como objetivo oferecer uma educação que promova uma excelência acadêmica e humana, investindo sempre no conhecimento e no ser humano. Para o ano

Leia mais

Bolsão Para alunos novos

Bolsão Para alunos novos Bolsão 2018 - Para alunos novos O Colégio Miguel Couto tem como objetivo oferecer uma educação que promova uma excelência acadêmica e humana, investindo sempre no conhecimento e no ser humano. Para o ano

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I

Segue, abaixo, o Roteiro de Estudo para a Verificação Global 2 (VG2), que acontecerá no dia 03 de abril de º Olímpico Matemática I 6º Olímpico Matemática I Sistema de numeração romano. Situações problema com as seis operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Expressões numéricas

Leia mais

Programa Anual MATEMÁTICA

Programa Anual MATEMÁTICA Programa Anual MATEMÁTICA A proposta A compreensão de ensino, presente no Material Didático Positivo, empenha-se com o valor formativo e instrumental desta área de conhecimento. Assim, concentra seus esforços

Leia mais

ATITUDES OBSERVADAS NO DIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

ATITUDES OBSERVADAS NO DIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO: CONTEÚDOE ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO - 2017 - Compreensão de diferentes gêneros textuais - Vocabulário; - Titular/ trocar e melhor título;

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2016 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 3 a série do Ensino Médio Data 29/agosto 31/agosto 05/setembro Conteúdo PROGRESSÃO ARITMÉTICA Sequencias

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 22/11/2016 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 22/11/2016 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = NÃO HAVERÁ AULA 2ª 21/11 3ª 22/11 4ª 23/11 5ª 24/11 6ª 25/11 SÁB. 26/11 DOM. 27/11 2ª 28/11 3ª 29/11 4ª 30/11 5ª 01/12 6ª 02/12 SÁB. 03/12 DOM. 04/12

Leia mais

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 17 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Tópico Habilidade B1 B2 B3 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO H01 H03 H04 H06 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

Nossa missão: Proporcionar educação que inspire e prepare cada aluno para o sucesso na vida.

Nossa missão: Proporcionar educação que inspire e prepare cada aluno para o sucesso na vida. BOLSÃO 2018 DO PENSI EDITAL Você está a um passo da realização dos seus sonhos! O Bolsão 2018 do Pensi é um concurso que oferece bolsas de estudos em função de descontos na anuidade do futuro aluno. Os

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva

Calendarização da Componente Letiva Calendarização da Componente Letiva 2015/2016 7º Ano Matemática s 1º 2º 3º Número de aulas previstas (45 minutos) 61 50 48 Apresentação e Diagnóstico 2 Avaliação (preparação, fichas de avaliação e correção)

Leia mais

Matemática. Sumários

Matemática. Sumários Matemática Sumários Sumário Vamos começar! 8 4 Números naturais: multiplicação e divisão 92 1 Números naturais e sistemas de numeração 14 1 Números para contar 15 2 Números para ordenar e transmitir informações

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Níveis de Análise da Língua... 11 Morfologia - 10 Classes de Palavras... 11 Artigo...11 Adjetivo...12 Advérbio...15 Conjunção...15 Interjeição...17 Numeral...17

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018

ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018 ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O FUNDAMENTAL I 2º ANO -2018 DISCIPLINA 1- Vocabulário 2- Sequência lógica dos fatos 3- Pormenores relacionados ao texto 4- Listar personagens

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Período de Inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10 (quinta-feira),

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno Ano Letivo 2012/2013 Conteúdos Nº médio de Aulas Previstas Atividades de diagnóstico e caraterização da turma. Números Naturais Adição. Propriedades.

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Contagem 1. Números pra quê? H 1 ( Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

3 o Curso Preparatório PROFMAT

3 o Curso Preparatório PROFMAT 3 o Curso Preparatório PROFMAT Natália Rocha Pinheiro 14 de agosto de 2013 Natália Rocha Pinheiro () 3 o Curso Preparatório PROFMAT 14 de agosto de 2013 1 / 13 Edital DO EXAME. 4.1. O Exame consistirá

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

MATEMÁTICA ELEMENTAR II:

MATEMÁTICA ELEMENTAR II: Marcelo Gorges Olímpio Rudinin Vissoto Leite MATEMÁTICA ELEMENTAR II: situações de matemática do ensino médio no dia a dia 2009 2009 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura, compreensão e análise de textos de diversos gêneros, para entender: a língua e as variedades linguísticas, ideia global, argumento principal; mecanismos da construção da textualidade;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015 Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2015 / 6º ANO Fonética Fonema dis nção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º Área curricular disciplinar de Matemática 1. Números inteiros Números naturais Números primos e números compostos. Múltiplos e divisores de um número natural. Decomposição de um

Leia mais

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova.

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova. EDITAL 01/2017 CONCURSO DE BOLSAS SEPP Ano Letivo 2018 O COLÉGIO TURCI & RIBEIRO LTDA-EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 48.419.337/0001-64, estabelecida na Rua Barão de Jacareí,

Leia mais