FUMO. É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUMO. É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc)."

Transcrição

1

2 FUMO É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc). EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL É obrigatório o uso dos equipamentos de proteção individual nas atividades. É obrigatório o uso dos equipamentos de proteção individual nas áreassinalizadas. Todos os colaboradores são responsáveis pelo uso, guarda e conservação de seus EPIs. Quando o colaborador

3 entra na câmara fria para armazenar mercadoria é obrigatório o uso da jaqueta. OBJETOS DE ADORNO É proibido o uso de objetos de adorno (anéis, correntinhas, relógios etc.) ORDEM E LIMPEZA Não deposite nenhum tipo de material no pátio ou nas áreas comuns de circulação sem autorização. Mantenha seu local de trabalho sempre limpo e organizado. Recolha e deposite todo material que porventura encontrar nos corredores e nas áreas comuns em coletores apropriados para lixo ou material reciclável. É necessário adequar e manter limpos os vestiários, evitando a contaminação das roupas dos trabalhadores.

4 Manter as estantes da câmara fria e depósitos organizados, evitando armadilhas. SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Para a sua segurança, respeite as sinalizações internas (faixas, cartazes, placas, demarcações de piso etc). Sinais de Obrigação em comportamentos ou ações específicas e a obrigação de utilizar EPI. Sinais de Perigo em situações de atenção, precaução, verificação ou atividades perigosas. Sinais de Aviso em atitudes perigosas ou proibidas para o local. Sinais de Emergências para direções de fuga, saídas de emergências ou localização de equipamentos de segurança. Sinalize com placas sempre que o local (piso) esteja molhado/úmido. Fique atento às orientações das placas fixadas nas áreas e painéis elétricos, não remova placas de sinalização, cones e fitas zebradas, sem autorização do supervisor bem como não obstrua área sinalizada para extintores.

5 Na edificação existem RAMPAS, DEGRAUS e ESCADAS que dão acesso à vestuários, banheiros e produção, portanto, evite desatenção, descuido e pressa no deslocamento dessas áreas. MANUSEIO DE PRODUTOS QUÍMICOS Conheça os riscos dos produtos que irá manusear. Caso tenha dúvidas, peça orientação ao Encarregado Imediato. Nas atividades realizadas com produtos químicos é OBRIGATÓRIO o uso de EPIs adequados (óculos, máscaras e luvas) para que não ocorram irritações e alergias. Os produtos químicos devem ser armazenados de forma organizada em locais próprios com ventilação, fora da área produtiva, isento de fontes de ignição.

6 BRINCADEIRAS Brincadeiras ou qualquer outra atitude que possa tirar a concentração dos colegas de trabalho não serão permitidas ou toleradas. Preste bastante atenção o que está fazendo. Não dê sustos no seu colega. Respeite o seu colega. REFEIÇÕES É proibido fazer refeições fora do refeitório.

7 ERGONOMIA Não levante pesos excessivos e não ultrapasse os limites de pesos que podem ser levantados. Respeite seus limites e solicite ajuda de um colega. Sempre que levantar e/ou transportar cargas manualmente, verifique e elimine todos os obstáculos de seu caminho, para evitar tropeço e possível queda. Utilize a técnica correta para levantamento, movimentação e transporte de materiais, evitando lesões lombares. GINASTICA LABORAL Pratique a ginástica laboral promovida pela empresa. Leve a sério os exercícios e execute-os de forma correta.

8 FERRAMENTAS/UTENSÍLIOS As ferramentas e/ou utensílios devem ser distribuídos mediante assinatura em termo que assegure a responsabilidade dos trabalhadores pela sua adequada utilização e conservação. Use ferramentas ou equipamentos apropriados para cada atividade. Verifique se estão em boas condições. Solicite a troca imediatamente das ferramentas e utensílios defeituosos. É proibido colocar ferramentas nos bolsos de qualquer vestimenta. Não improvise ferramentas. Após o uso dos equipamentos, no fim do dia de trabalho, os restos de materiais e peças devem ser devolvidos aos seus lugares. Sempre ao lavá-los observar onde direcionar a água. É expressamente proibido jogar água nos equipamentos. Quanto às ferramentas e equipamentos, as mesmas devem ser guardadas em prateleiras, gavetas, estojos apropriados, ou ainda, nunca deixadas sobre o piso ou bancadas de trabalho.

9 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Antes de iniciar o trabalho verifique se está tudo correto com o equipamento. Jamais, faça limpeza e/ou manutenção com a máquina ligada. Quando fizer manutenção ou limpeza, desligue a Máquina e bloqueie a fonte de energia, para ela não voltar a funcionar acidentalmente. Ao notar qualquer irregularidade no equipamento, informe ao encarregado imediatamente. Não coloque suas mãos dentro da máquina em funcionamento. As mãos nunca devem ser colocadas onde você não possa vê-las. Não use camisa de manga longa ou luvas quando estiver trabalhando em máquinas com partes rotativas expostas (Cilindros, masseiras, etc.) Proibido retirar as proteções dos equipamentos. Não realize reparos elétricos em máquinas, equipamentos ou qualquer instalação elétrica. Este trabalho é de responsabilidade do eletricista. Comunique o problema ao seu superior imediato. Não abra, em hipótese alguma, os painéis de máquinas ou equipamentos.

10 Não faça adaptações ou ligações clandestinas e nunca ligue vários equipamentos em uma só tomada, para que não haja sobrecarga elétrica. Tenha cuidado com água nas tomadas e interruptores. PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO Caso o colaborador venha sofrer um acidente de trabalho, o mesmo deverá comunicar de imediato ao superior imediato. Não serão aceitas comunicações efetuadas um dia após a ocorrência, pois fica prejudicada possibilidade de se levantar se realmente aconteceu na empresa, ou fora dela. Após a ocorrência (Acidente de Trabalho) será realizada a investigação do ocorrido, com a finalidade de se verificar em que condições o acidente ocorreu, entrevistando o acidentado e demais pessoas envolvidas no acidente (testemunhas). A investigação do acidente é uma obrigação legal da empresa e não tem por objetivo punir o empregado, mas descobrir possíveis falhas, tanto de máquinas, equipamentos, treinamentos, processos, como de

11 operação. Visa também tomar medidas para que esta situação não venha a se repetir. Obs.: Em acidente de trajeto o colaborador deve apresentar na empresa o B.O (Boletim de Ocorrência). Acidente não comunicado a empresa, não será registrado e considerado para efeitos legais. VISITANTES Acompanhe sempre os seus visitantes, orientando-os sobre as regras básicas de segurança e saúde no trabalho. É proibido aos visitantes entrar em desacompanhados nas áreas da Empresa. O visitante que precisar entrar na área produtiva deverá fazer o uso necessário de EPIs.

12 Telefones úteis Internos Internos Internos Externos Recepção Ramal 20 Corpo de Bombeiros 193 Escritório 1 Ramal 22 Polícia Militar 190 Escritório 2 Ramal 23 SAMU 192 Produção Ramal 24 Expedição Ramal25 JLC Baiocchi Alimentos Ltda. Rua C 193 A QD. 491 B Lt. 1 nº 113 Jardim América Goiânia/Goiás - CEP Tel.: (62)

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO!

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! PASSOS DE ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! ÍNDICE Introdução Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente SSMA em caso de acidentes

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO CUIDADOS ESSENCIAIS

ACIDENTES DE TRABALHO CUIDADOS ESSENCIAIS ACIDENTES DE TRABALHO CUIDADOS ESSENCIAIS O CORPO No ambiente de trabalho somos cercados por instrumentos que contribuem com a nossa produtividade. Um deles é essencial e devemos ter todo cuidado e atenção:

Leia mais

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG Rev 00 dez.2014 Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE 13.528-MG NORMAS REGULAMENTADORAS CLT Consolidação das Leis Trabalhistas NR Normas Regulamentadoras (36 Normas Regulamentadoras)

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO Políticas

SEGURANÇA NO TRABALHO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO

SEGURANÇA NO TRABALHO Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Grupo Morena Rosa, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E B A R C E L O S

C Â M A R A M U N I C I P A L D E B A R C E L O S O presente regulamento visa dar cumprimento ao disposto no artigo 5.º do REGULAMENTO INTERNO DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO do MUNICIPIO DE BARCELOS. Pretende-se estabelecer um conjunto de normas

Leia mais

Logística - Segurança no Manuseio e Armazenagem de Hipoclorito da Cálcio

Logística - Segurança no Manuseio e Armazenagem de Hipoclorito da Cálcio Logística - Segurança no Manuseio e Armazenagem de Hipoclorito da Cálcio INTRODUÇÃO O objetivo deste treinamento é transmitir as principais informações de Logística e segurança durante o manuseio, transporte

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR - Fazer uso do cinto de segurança tipo para quedista, trava quedas presos em cabo guia independente. - Cadeira presa em cabo guia independente, exclusivo para cadeira. As manivelas da cadeira devem possuir

Leia mais

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS Seja bem-vindo a uma Unidade Operacional (Controlada) da TODOS OS VISITANTES E/OU PRESTADORES DE SERVIÇO SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE MECATRÔNICA

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE MECATRÔNICA NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE MECATRÔNICA O Departamento de Mecatrônica visando a aprendizagem e por questões de segurança, estabelece para aulas práticas e demais atividades

Leia mais

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho Manual de Segurança e Saúde do Trabalho 1 INTRODUÇÃO A política de recursos humanos da Toledo do Brasil abrange as áreas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal; administração

Leia mais

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Objetivos do Módulo O propósito deste módulo é familiarizar todos os visitantes com os objetivos

Leia mais

Autoavaliação da Reserva Técnica (RT)

Autoavaliação da Reserva Técnica (RT) Autoavaliação da Reserva Técnica (RT) Propósito desta ferramenta Esta ferramenta de autoavaliação ajuda a decidir se sua instituição precisa de um projeto RE-ORG. A ferramenta inclui um Questionário com

Leia mais

Normas básicas de segurança no laboratório de química

Normas básicas de segurança no laboratório de química Atitude Responsável Vestuário Vista sempre uma bata que o proteja adequadamente. Não a use fora da área dos laboratórios. Use sempre óculos de segurança Espaço Conheça a localização de saídas de emergência,

Leia mais

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN Indicações de segurança Por favor, leia as presentes indicações de segurança antes de entrar em CHEMPARK e certifique-se de que as mesmas são cumpridas

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 18/03/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Mari (Mandinho) Data da entrega do relatório: 29/03/2010 Valas abertas sem proteção

Leia mais

Segurança no Laboratório

Segurança no Laboratório INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Segurança no Laboratório Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Segurança Trabalhar dentro de certos padrões e normas, cujas aplicações

Leia mais

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. 5. 6. 6.1 6.1.1 6.1.2 6.2 7. 7.1 7.2 8. Recursos Necessários Definições e Conceitos Descrição Cuidados

Leia mais

MANUAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MANUAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO MANUAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO VILA VELHA/ES DEZEMBRO/2018 Página 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...04 2. PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS...04 2.1. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)...04

Leia mais

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav.

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 09/05/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: Verificado:

Leia mais

Quedas em casa. Guia de segurança para pessoas idosas

Quedas em casa. Guia de segurança para pessoas idosas Quedas em casa Guia de segurança para pessoas idosas Não adianta fugir da realidade. Na medida em que a idade avança, a pessoa passa a ter as limitações próprias dos mais velhos. O risco de quedas por

Leia mais

e Desbaste Manual de Instruções Leia antes de usar Imagens ilustrativas

e Desbaste Manual de Instruções Leia antes de usar Imagens ilustrativas Discos de Corte e Desbaste Imagens ilustrativas Manual de Instruções Leia antes de usar Manual de instruções 1. Orientações Gerais ATENÇÃO: LEIA TODOS OS AVISOS DE SEGURANÇA E TODAS AS INSTRUÇÕES. Guarde

Leia mais

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt Pense em segurança, trabalhe em segurança As quedas, escorregadelas e os tropeçamentos são a causa de acidentes e ferimentos entre Trabalhadores. Estatísticas revelam que estes tipos de incidentes são

Leia mais

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA 19/04/2013 NORMAS DE SEGURANÇA E CONDUTA PARA UTILIZAÇÃO DO ESTANDE DE TIRO DO 2º BATALHÃO DE POLICIA DO EXERCITO 1. NÃO FAÇA BRINCADEIRA ou experiência com Arma de Fogo

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA NORMAS GERAIS I- FINALIDADE E APLICAÇÃO 1- Essa norma determina os requisitos básicos para a proteção da vida e da propriedade nas dependências do laboratório. 2- Essa

Leia mais

EHS: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA. Integração de novos colaboradores INSERIR VÍDEO

EHS: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA. Integração de novos colaboradores INSERIR VÍDEO Integração de novos colaboradores Nossa Declaração de EHS Áreas de atuação Environment Meio Ambiente Poluição atmosférica Poluição da água Poluição sonora Vibração Odores Erosão Resíduos Poluição do Solo

Leia mais

IARC. - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas Manual de Procedimentos e Especificações Técnicas Índice 1. Introdução 3 2. Localização do Traçado

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA NBR ISO 90:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: Caroline Ribeiro

Leia mais

Tudo é fotografado para que, o Técnico possa visualizar as condições das estruturas. Neste momento é traçado um paralelo com as Normas

Tudo é fotografado para que, o Técnico possa visualizar as condições das estruturas. Neste momento é traçado um paralelo com as Normas UNAÍ MG, AGOSTO DE 2009 INTRODUÇÃO O Programa de Gestão segue parâmetros da NR- 31 que regulamenta o trabalho rural. Este documento ficará na fazenda sendo acompanhado pelo gerente administrativo o produtor

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

Como Organizar o seu Canteiro de Obras Templum Consultoria

Como Organizar o seu Canteiro de Obras Templum Consultoria 2 Como Organizar o seu Canteiro de Obras 3 A importância do Canteiro de Obras O canteiro de obras é o pontapé inicial para o sucesso da obra, independente do porte. Uma boa logística, aliada ao trabalho

Leia mais

Boletim Técnico. Segurança na Execução dos Serviços. Situações físicas inadequadas. Falta de ordem e limpeza

Boletim Técnico. Segurança na Execução dos Serviços. Situações físicas inadequadas. Falta de ordem e limpeza Objetivo Os postos de combustíveis são locais perigosos e potencialmente poluidores, que apresentam áreas denominadas Classificadas por ofereceram perigo pela presença de líquidos ou vapor inflamáveis

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE MÁQUINAS TAGUAÍ SP 2015 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE

Leia mais

Regras de Ouro da Segurança

Regras de Ouro da Segurança Regras de Ouro da Segurança A combinação perfeita de comportamentos e procedimentos que garantem a segurança de todos os profissionais a serviço da empresa. A Portonave acredita que o atendimento integral

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE Sejam bem-vindos à empresa Torata. Aqui primamos pela segurança em primeiro lugar. Por este motivo elaboramos esta Cartilha para vocês, a fim de informar sobre os nossos

Leia mais

Conte conosco sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar.

Conte conosco sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar. Conte conosco sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar. Sensibilizar os operadores de empilhadeira quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar acidentes.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão de Coco Pastoso Limpol Códigos internos: 15602 (500g) / 15605 (200g) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação:

Leia mais

Prática de Proteção Radiológica

Prática de Proteção Radiológica Prática de Proteção Radiológica Dr. Almy A. R. Da Silva Físico Especialista em Proteção Radiológica SESMT - Superintendência de Saúde - Reitoria LICENCIAMENTO Registro de pessoa física para o preparo uso

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Limpa Inox Códigos Internos: 14036 (12/300ml) Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E

Leia mais

NORMAS DO LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL - LSA

NORMAS DO LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL - LSA NORMAS DO LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL - LSA Essas normas e regras se aplicam a todos os usuários do Laboratório de Saneamento Ambiental (docentes, técnicos, discentes de graduação, de pósgraduação,

Leia mais

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 02 SUB COMPROMISSO Nº: 01

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 02 SUB COMPROMISSO Nº: 01 Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/5 PROCEDIMENTO DOS Nº: 02.01.02 COMPROMISSO: 02 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: Limpeza e organização na oficina, recepção e sala de espera do

Leia mais

Ambiência: Manuseio do Lixo e Material de Descarte

Ambiência: Manuseio do Lixo e Material de Descarte NOV 2011 BLH-IFF/NT- 08.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 29/08/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório:

Leia mais

Boas Práticas de Segurança do Trabalho para os Laboratórios de Química do CBPF

Boas Práticas de Segurança do Trabalho para os Laboratórios de Química do CBPF Boas Práticas de Segurança do Trabalho para os Laboratórios de Química do CBPF GABRIEL LUIS AZZI gabriel@cbpf.br 2011 1 A prática da Química, seja ao nível profissional ou de aprendizado, exige que regras

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho EPC e EPI Medidas de Proteção EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva 1 São aqueles que neutralizam a fonte do risco no lugar em que ele se manifesta. É todo dispositivo,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Manipulação de Substâncias Químicas

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Manipulação de Substâncias Químicas Página 1 de Revisão Nº Item Natureza da Alteração Data Autorizado por Revisado por: Função: Aprovado por: Função: Página 2 de 1. Objetivo Geral: Manipulação segura de substâncias químicas. 2. Objetivos

Leia mais

NR 36 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

NR 36 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS NR 36 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS Indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano Principais aspectos

Leia mais

NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DOS SOLOS

NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DOS SOLOS NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DOS SOLOS Itaqui-RS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. COMPONENTES CURRICULARES ATENDIDOS... 3 4. FUNCIONAMENTO

Leia mais

Serviço o de Alimentação

Serviço o de Alimentação Padrões Mínimos M de Segurança Serviço o de Alimentação -Riscos Geral Lesão Pessoal Choque Físico Lombalgia Cortes -Impactos Choque elétrico Queimaduras por alta temperatura Quedas Escorregões Postura

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL Modelo Velocidade sem carga Pressão de trabalho Entrada de ar 1/4 Disco de

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 2 3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 2

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 2 3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 2 ÍNDICE 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 2 3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 2 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS 2 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO 3

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DO ESTABELECIMENTO IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO. Resultados

IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DO ESTABELECIMENTO IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO. Resultados Auditoria nº IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DO ESTABELECIMENTO Nome: Categoria profissional: Função IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome: Morada: Telefone: Número de trabalhadores: Período de laboração:

Leia mais

PEK. Manual de Peças de reposição PEK. ESAB S/A se reserva o direito de alterar as características técnicas de seus equipamentos sem aviso prévio.

PEK. Manual de Peças de reposição PEK. ESAB S/A se reserva o direito de alterar as características técnicas de seus equipamentos sem aviso prévio. PT PEK Manual de Peças de reposição PEK ESAB S/A se reserva o direito de alterar as características técnicas de seus equipamentos sem aviso prévio. 025955 206 SEGURANÇA...3 2 ADQUIRIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO...5

Leia mais

Furadeira de base magnética modelo CTYP-60

Furadeira de base magnética modelo CTYP-60 0 Furadeira de base magnética modelo CTYP-60 Instrução de operação: Para sua própria segurança, antes de utilizar o equipamento verifique a voltagem correta e cheque se todos os acessórios e peças estão

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL 1200 Modelo Velocidade sem carga Pressão de ar Entrada de ar 1/4 V8-LX-1200

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RISCOS PROFISSIONAIS (recapitular) Qualquer situação de perigo que seja associada a uma actividade profissional, podendo atingir a saúde do trabalhador. O desconhecimento

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Pigmento Preto. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA. Endereço:

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

Furadeira de base magnética modelo CTYP-100

Furadeira de base magnética modelo CTYP-100 0 Furadeira de base magnética modelo CTYP-100 Instrução de operação: Para sua própria segurança, antes de utilizar o equipamento verifique a voltagem correta e cheque se todos os acessórios e peças estão

Leia mais

LABORATÓRIOS CURSOS TÉCNICOS EM: ELETROTÉCNICA E MECÂNICA NORMAS Introdução Este documento foi elaborado com objetivo de regulamentar as aulas de

LABORATÓRIOS CURSOS TÉCNICOS EM: ELETROTÉCNICA E MECÂNICA NORMAS Introdução Este documento foi elaborado com objetivo de regulamentar as aulas de Introdução Este documento foi elaborado com objetivo de regulamentar as aulas de laboratório dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Mecânica da Escola de Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos; sendo

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS Plano de Emergência da Brigada de Incêndio: 1. Sinal Sonoro de Incêndio: Thiago e Aline: Responsáveis pela ajuda na evacuação

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Página: 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Código interno: Nome do fabricante: PRD00245 OS1 Materiais Promocionais Eireli EPP Endereço: Rua Itália, 225 Atibaia Jardim Atibaia SP - 12942-740

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 1. APRESENTAÇÃO O Laboratório de Enfermagem é utilizado na integração da investigação e estudo para o desenvolvimento de técnicas e procedimentos

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 10/10/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego, Alex,, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: 10/10/2012 Durante

Leia mais

PRENSA HIDRÁULICA. MODELO: TONELADAS Manual de Instruções

PRENSA HIDRÁULICA. MODELO: TONELADAS Manual de Instruções PRENSA HIDRÁULICA MODELO: 206830 12 TONELADAS Manual de Instruções ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Imagem meramente

Leia mais

RIZE SOFT 2% Não irritante. Irritante leve. Caso ocorra o fato, procurar um oftalmologista.

RIZE SOFT 2% Não irritante. Irritante leve. Caso ocorra o fato, procurar um oftalmologista. 01 14/08/2012 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Rize Soft 2% Empresa: Telefax: 2501-8216 / 2241-2122 e-mail: rizelar@rizelar.com.br Rizelar Ind. e Com. de Artigo de Limpeza Ltda.

Leia mais

Anexo VIII Cenários de Emergência

Anexo VIII Cenários de Emergência Os principais cenários previstos para as Frentes da Odebrecht são: Princípio de Incêndio. Vazamento / Incêndio no Tanque de Combustível Quedas de Estruturas Durante Movimentação / Içamento; Vazamento de

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS PARA USO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS

NORMAS E REGULAMENTOS PARA USO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS 1 de 6 PARA USO DO LABORATÓRIO DE 1 2 de 6 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE... 4 3. POLÍTICA DE USO E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE... 5 4. NORMAS DE SEGURANÇA DO

Leia mais

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas.

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Exemplos de estoques de alimentos organizados e dedetizados constantemente. Trabalhadores que

Leia mais

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso EP-COZVPII 1 Guia de uso Health Line Introdução Você acaba de adquirir um produto SUZUKI da mais alta qualidade, por isso, agradecemos à sua confiança. Leia atentamente as recomendações e suas instruções

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 2

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 2 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 2 Í Índice Capítulo 1 Sinalizações Internas...3 Capítulo 2 Circulação...5 Capítulo 3 Reparos, Manutenção e Limpeza de Veículos...6

Leia mais

TROLE MANUAL. Instruções. MODELOS: / / Manual de

TROLE MANUAL. Instruções. MODELOS: / / Manual de TROLE MANUAL MODELOS: 393290/ 393304/ 393312 Manual de Instruções ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Imagem meramente

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS

INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS Grupo Hospitalar Conceição Gerencia de Recursos Humanos Saúde do Trabalhador INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS Agosto 2016 Objetivos SESMT Serviço Especializado Segurança e Medicina do Trabalho -Prevenção de acidentes

Leia mais

3º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

3º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 1. Sítio Belo / Casa de Força Canteiro avançado com instalações administrativas em fase final de mobilização. Foto 2. Sítio Belo / Casa

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS PS 15 2 Segurança do Trabalho Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Definir sistemática para o gerenciamento dos produtos químicos utilizados nos processos da CASTILHO a fim de prevenir impactos ambientais

Leia mais

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Cristiano Bonifácio Ferreira 1 ; Luciano José Minette 2 ; Amaury Paulo de Souza 3 ; Rodrigo Ferreira

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA (Nível de Biossegurança 1)

Leia mais

Carrinho Plataforma. MADEIRA 600 kg COMPENSADO 600 kg. Manual de Instruções Leia antes de usar. Imagens ilustrativas

Carrinho Plataforma. MADEIRA 600 kg COMPENSADO 600 kg. Manual de Instruções Leia antes de usar. Imagens ilustrativas Carrinho Plataforma MADEIRA 600 kg COMPENSADO 600 kg Imagens ilustrativas Manual de Instruções Leia antes de usar Manual de instruções 1. Orientações Gerais ATENÇÃO: LEIA TODOS OS AVISOS DE SEGURANÇA E

Leia mais

SEJA ESPERTO! PREVENÇÃO É O CERTO

SEJA ESPERTO! PREVENÇÃO É O CERTO Campanha Institucional CAMPANHA DE SEGURANÇA COM ACIDENTE NÃO SE BRINCA. NÃO ARRISQUE SUA VIDA. JUNTOS, FAZEMOS MAIS! Camisetas garrafa squeeze saco lixo para carro FOLHETO PROMOCIONAL CAMPANHA DE SEGURANÇA

Leia mais

FORMULÁRIO - ILMD. ROTEIRO DE AUIDTORIAS LABORATORIAIS Revisão/Ano: 00/2018 CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DO CHECK LIST

FORMULÁRIO - ILMD. ROTEIRO DE AUIDTORIAS LABORATORIAIS Revisão/Ano: 00/2018 CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DO CHECK LIST FORMULÁRIO - ILMD Identificação de referência: ANEXO E - ILMD-SGQ-POP.005 ROTEIRO DE AUIDTORIAS LABORATORIAIS Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA: Período de execução: Número do relatório: CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Aspartame Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 16/11/2006

Aspartame Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 16/11/2006 Aspartame Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Aspartame Código do produto : 001.002 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : CCQM Coml. Catarin. Quím.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

EPI Equipamento de Proteça o Individual. Manual de Utilização

EPI Equipamento de Proteça o Individual. Manual de Utilização EPI Equipamento de Proteça o Individual Manual de Utilização EPI Equipamento de Proteça o Individual Manual de Utilização 1. O QUE É EPI 2. COMO DEVE SER O EPI 3. OBRIGATORIEDADE LEGAL 4. EPI s MAIS UTILIZADOS

Leia mais

Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: Elaborado: 03/06/2013 Revisão: 00 Página 1 de 5. Elaboração: P&D Solange Hernandes

Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: Elaborado: 03/06/2013 Revisão: 00 Página 1 de 5. Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Múltipla Ação 1L / 10011 2L / 19300 Múltipla Ação Flores de Limão 1L / 10012 - Alta Performance 1L / 10013 - Maciez

Leia mais

2. REGULAMENTO 2.1 DA VINCULAÇÃO

2. REGULAMENTO 2.1 DA VINCULAÇÃO NORMAS DE CONDUTA E SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS 2010 1. INTRODUÇÃO Os Laboratórios da Faculdade Evangélica do Paraná prestam serviços de atendimento à comunidade acadêmica, fornecendo recursos (materiais

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem placas isolantes. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain Weber

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Lava Roupas Pronto com Amaciante Códigos interno: 24027 (500 g) / 24028 (1 kg) Empresa: BOMBRIL S/A Endereço: Marginal Direita da Via Anchieta

Leia mais

Guia para obras em vias públicas nos m unicípios com gás canalizado

Guia para obras em vias públicas nos m unicípios com gás canalizado Guia para obras em vias públicas nos m unicípios com gás canalizado Índice O que é o gás natural? 4 Como as tubulações de gás são instaladas? 5 O que deve ser feito para evitar danos à rede de gás? 7 O

Leia mais

Furadeira de base magnética modelo CTYP-28A

Furadeira de base magnética modelo CTYP-28A 1 Furadeira de base magnética modelo CTYP-28A Instrução de operação: Para sua própria segurança, antes de utilizar o equipamento verifique a voltagem correta e cheque se todos os acessórios e peças estão

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Código interno: 5042 Aplicação: secante abrilhantador de louças para máquinas de lavar louças Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE

Leia mais