UNIDADE 4 REGIÕES SUDESTE E SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE 4 REGIÕES SUDESTE E SUL"

Transcrição

1 UNIDADE 4 REGIÕES SUDESTE E SUL

2 Localização da Região Sudeste

3 Estados da Região Sudeste

4 Localização da Região Sul

5 Estados da Região Sul

6 Alguns lugares da Região Sudeste Minas Gerais Rio de Janeiro São Paulo Espírito Santo

7 Alguns lugares da Região Sul Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul

8 Capítulo 1- As Paisagens

9 Características Região Sudeste É a região mais urbanizada, mais industrializada e mais desenvolvida economicamente do país. Mesmo tendo o segundo menor território, é a mais populosa do país.

10 Características Região Sudeste Como tudo começou: Começou com a exploração de ouro em Minas Gerais, entre o final do século 17 e o do século 18, representando a primeira atividade econômica da região sudeste. Por causa da atividade mineradora,, a região das minas tornou-se importante centro econômico e atraiu muitas pessoas e assim, no início do século 18 começaram a se desenvolver várias cidades em Minas Gerais. Por causa da exploração do ouro em Minas Gerais, a capital do país foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, onde se localizava o porto de maior escoamento da produção.

11 Características Região Sudeste Fora de Minas Gerias, novas áreas forma ocupadas para agricultura e pecuária, localizadas principalmente no estado de São Paulo. Quando a mineração entrou em decadência, continuou o cultivo de açúcar e depois, expandiu a lavoura do café, que nos séculos 19 e 20 tornou-se o principal produto agrícola do país.

12 Características Região Sudeste Destinado à exportação, o café teve sua área de cultivo expandida em direção ao Espírito Santo, ao sul de Minas Gerais e ao Vale do Paraíba. Essa expansão contribuiu para o desenvolvimento de cidades no interior e de portos. Dos portos menores, o café era embarcado para os portos de Santos e do Rio de Janeiro, de onde seguia para o exterior.

13 Características Região Sudeste No século 19, o cultivo de café expandiu-se para o centro-oeste paulista, o que foi possível devido a construção de ferrovias que chegavam até o Porto de santos, de onde escoava a produção.

14 Características- Região Sul Tem o menor território. O processo de colonização foi diferente do ocorrido nas regiões sudeste e nordeste: não foram encontrados minérios e suas condições climáticas não eram favoráveis ao cultivo de produtos tropicais como cana de açúcar e café e portanto não despertou o interesse de Portugal. O governo português começou a doar terras para imigrantes europeus povoarem a região e assim chegaram imigrantes alemães, italianos, poloneses e ucranianos.

15 Características- Região Sul Na segunda metade do século 19: Italianos se instalaram no sul de Santa Catarina e na Serra Gaúcha e fundaram: Criciúna, Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves..

16 Características- Região Sul Alemães se fixaram no norte de Santa Catarina e fundaram: Blumenau e Joinville. No Rio Grande do Sul, fundaram Nova Hamburgo.

17 Características- Região Sul A última grande corrente migratória para a região sul foi de japoneses, já no século 20, que se fixaram no norte do Paraná. Muitos desse imigrantes se fixaram em pequenas e médias propriedades, praticando a policultura e utilizando mão de obra familiar. A produção era voltada para o mercado interno, não sendo usada mão de obra escrava, que nessa região foi pouco utilizada. Os indígenas foram expulsos ou assassinados pelos povos ocupantes.

18 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Clima A região sudeste apresenta uma variedade de climas que se relaciona diretamente com o relevo e também com a vegetação. Nas áreas de clima tropical, o verão é chuvoso e o inverno é seco. Nas áreas mais elevadas, as temperaturas costumam ser mais baixas do que nas áreas de clima tropical, pois são amenizadas pela altitude.

19 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Clima

20 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Clima

21 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Relevo A região sudeste possui várias serras e planícies. Destacam-se a Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra da Canastra e Serra do Espinheiro. Encontramos também áres de planaltos, depressões, chapadas e planícies.

22 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Relevo Serra da Mantiqueira Serra do Mar Serra da Canastra Serra do Espinhaço

23 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Vegetação Nas áreas que ocorrem poucas chuvas, encontramse vegetação de cerrado e de caatinga. Nas áreas onde as chuvas são mais frequentes e no litoral, predomina a floresta tropical (Mata Atlântica)

24 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Hidrografia O rio Tietê nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salesópolis (estado de São Paulo), situada na região da Serra do Mar. Atravessa o estado de São Paulo, na direção de leste a oeste. Ele deságua no rio Paraná, no município de Itapura (divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul). O rio Tietê possui quilômetros de extensão e, em seu trajeto, banha 62 municípios paulistas.

25 Aspectos físicos ou naturais- Região Sudeste- Hidrografia

26 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Clima O clima predominante da região sul é o subtropical, pois quase toda a região sul encontra-se abaixo do Trópico de Capricórnio. Esse clima é responsável pelas temperaturas médias mais baixas do Brasil.

27 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Clima Durante o inverno as geadas são frequentes e nas regiões serranas, as vezes, há neve e congelamento parcial de rios e cachoeiras.

28 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Clima

29 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Relevo As formas de relevo mais comuns na região sul são as serras e os planaltos. Os pampas são encontrados no Rio Grande do Sul e são formados por coxilhas que são pequenas colinas com inclinação suave e pequenas serras, cobertas por vegetação rasteira, o que facilita a criação de gado.

30 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Relevo Pampas gaúchos

31 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Hidrografia O Rio Paraná e seus afluentes pertencem à Bacia Platina. O Rio Paraná é aproveitado para transporte e para produção de energia: nele está a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo.

32 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Hidrografia

33 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Vegetação O clima ameno com chuvas bem distribuídas favoreceu o desenvolvimento de uma vegetação rica e variada: a Mata Atlântica no litoral e na Serra do Mar, a Mata dos Pinhais ou de Araucárias nas porções mais elevadas onde as temperaturas são mais baixas e os campos no extremo sul do país.

34 Aspectos físicos e naturais Região Sul- Vegetação Mata Atlântica Mata dos Pinhais ou de Araucárias

35 A araucária está bandeira e no brasão de São Carlos, pois no passado existiam muitas araucárias na região onde está São Carlos.

36 Unidade 4 Capítulo 2 Modificações nas paisagens

37 População- Região Sudeste É a região mais desenvolvida, mais urbanizada e mais populosa do país. Seus grandes centros urbanos, São Paulo e Rio de Janeiro, atraem pessoas do Brasil e do mundo e por isso o sudeste é uma região multicultural. O desenvolvimento da região sudeste atraiu grande número de pessoas em busca de trabalho e de melhores condições de vida. Desde o início da colonização, a região sudeste sempre foi um polo de atração populacional: primeiro na época da mineração, depois durante a expansão da cultura de café e por fim, na fase de industrialização, na segunda metade do século 20.

38 População- Região Sudeste População por região De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, em 2011, a região sudeste abrigava 42% da população brasileira, sendo que a maior parte das pessoas vivia nos municípios. Durante o processo de industrialização, muitas pessoas deixaram o campo e foram viver nos centros urbanos, caracterizando o que se chama êxodo rural. A migração do campo para as cidades contribuiu para o aumento da população urbana e para o crescimento dos municípios no sudeste.

39 População- Região Sudeste Distribuição da população na região sudeste:

40 Atividades econômicas- Região Sudeste Principais atividades econômicas: Indústrias Comércio Agricultura moderna Atividades ligadas ao extrativismo Setor de serviços

41 Atividades econômicas- Região Sudeste A área do entorno de Belo Horizonte, em Minas Gerais e os municípios do chamado ABC Paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano) em São Paulo formam grandes polos industriais dedicados principalmente à produção de veículos e autopeças.

42 Atividades econômicas- Região Sudeste No setor de extrativismo, o Rio de Janeiro se destaca com a produção de petróleo, e Minas Gerais, com a exploração de minérios como ferro e manganês.

43 Atividades econômicas- Região Sudeste Principais características da industrialização do sudeste 1- Na segunda metade do século 19, época em que o cultivo do café se expandia no sudeste e se tornava o principal produto da economia, a Lei Áurea (1888) aboliu a escravidão no Brasil. 2- Com o fim da escravidão, o governo brasileiro e os fazendeiros incentivaram a vinda de imigrantes ( italianos, espanhóis e japoneses) para trabalhar na lavoura.

44 Atividades econômicas- Região Sudeste Principais características da industrialização do sudeste 3- Após a abolição dos escravos, parte do dinheiro que era usado na compra dos escravos passou a ser utilizado na aquisição de maquinário necessário para a instalação das indústrias e ferrovias na região, para facilitar o escoamento de café e melhorar o comércio e os serviços nos municípios. 4- O trabalho remunerado dos imigrantes gerou um mercado consumidor, ou seja, compradores para os produtos que seriam fabricados. Além disso, muitos imigrantes tinham conhecimentos sobre produção industrial e forneciam mão de obra para essas primeiras indústrias.

45 Atividades econômicas- Região Sudeste Principais características da industrialização do sudeste 5- Na década de 1930, teve início uma crise econômica mundial que abalou a economia brasileira, fazendo que o cultivo de café enfraquecesse, A crise provocou a diminuição das exportações e importações brasileiras, tornando necessária a instalação de novas fábricas no pais para a produção de mercadorias que antes eram importadas. 6- A partir do final de 1940, forma criadas no sudeste as indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras e petroquímica) como Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce e a Petrobrás.

46 Atividades econômicas- Região Sudeste Principais características da industrialização do sudeste 7- Nas décadas seguintes, desenvolveram-se as indústrias de bens intermediários, como de autopeças, materiais de transportes e de máquinas industriais. Desenvolveram-se também as indústrias de automóveis e de aparelhos eletrônicos e as indústrias alimentícias, de confecções e de produtos de higiene pessoal. 8- As maiores concentrações de indústrias estão em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde grandes empresas nacionais e estrangeiras estão localizadas, além de grandes bancos e instituições financeiras, universidades, indústrias de alta tecnologia como as de informática, eletrônica, telecomunicações e aeronáutica.

47 População- Região Sul A região sul foi povoada principalmente por imigrantes como alemães, italianos, poloneses, ucranianos e japoneses. Devido à miscigenação e às migrações internas, os maiores municípios do sul abrigam pessoas de várias origens.

48 População- Região Sul A herança da colonização dos povos europeus é vista na arquitetura e em certos costumes, mas, apenas alguns municípios como Pomerode (SC), ainda conservam a cultura dos seus colonizadores.

49 População- Região Sul Densidade demográfica na região sul As maiores densidade demográficas se encontram nas capitais e municípios de porte médio. As menores densidades demográficas estão na Campanha Gaúcha, pois a pecuária e a agricultura mecanizada precisam de pouca mão de obra.

50 Atividades econômicas- Região Sul As capitais Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) destacam-se e nelas encontram-se diversificados centro comerciais e de serviços. Caxias do Sul e Gravataí (RS), Joinville (SC), Londrina e Maringá (PR) são municípios médios bem industrializados.

51 Atividades econômicas- Região Sul Os setores da indústria que mais se destacam na região sul são os bens de consumo duráveis, como a indústria metal-mecânica e automobilística; e os bens de consumo não duráveis, como alimentos e tecidos.

52 Atividades econômicas- Região Sul Porto de Itajaí- SC

53 Atividades econômicas- Região Sul Outras atividades: Agropecuária voltada para indústria Monocultura de produtos como soja,, trigo, arroz, etc. Frigoríficos Vinícolas Turismo As agroindústrias se instalam na área rural, próximas das fazendas fornecedoras de matéria-prima

54 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste Os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro atraíram e continuam atraindo pessoas de todas as regiões em busca de trabalho e de melhores condições de vida. Esse grande fluxo de pessoas causa um a série de problemas sociais e ambientais. São Paulo Rio de Janeiro

55 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste Problemas sociais mais comuns na região sudeste: Desigualdade social Aumento do custo de vida Desemprego Aumento da criminalidade

56 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste Muitas pessoas sem condições de pagar por moradia acabam construindo suas casas em áreas de risco como encostas de morros ou às margens de córregos, dando origem às favelas onde falta saneamento básico, educação, saúde e lazer.

57 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste Outro problema é o transporte: como são grandes centros urbanos, as distâncias são grandes e por isso as pessoas precisam ter seu próprio carro ou usar transporte público para se locomover. O transporte público é ineficiente e não recebe investimentos adequados: faltam ônibus e as linhas de trem e de metrô não atendem todos os bairros e isso acaba forçando muitas pessoas a usar seu próprio carro gerando congestionamentos e poluição.

58 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste A poluição do ar traz sérios problemas de saúde, em especial problemas respiratórios principalmente durante o inverno seco e frio em São Paulo.

59 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste A poluição é o pior problema ambiental que atinge a região sudeste. Com a industrialização, cidades como Cubatão, receberam muita indústrias na década de 1980 e em pouco tempo, a poluição do ar e da água atingiram níveis alarmantes e Cubatão foi considerado o município mais poluído do mundo. Durante a década de 1990, medidas forma tomadas para diminuir a poluição em Cubatão e atualmente essa cidade vive dias melhores em relação à poluição.

60 Problemas sociais e ambientais- Região Sudeste Um problema ambiental que já é antigo na região sudeste é a devastação da Mata Atlântica: 90% da sua área original foi desmatada para o crescimento de cidades, atividades agropecuárias e industriais.

61 Problemas sociais e ambientais da Região Sul A agropecuária é uma atividade econômica forte na região sul e o avanço e modernização das atividades agropecuárias provocaram mudanças significativas nas paisagens dessa região. As consequências mais graves foram sofridas pelo meio ambiente, especialmente para a vegetação e para o solo. Intenso uso de máquinas agrícolas provocou e vem aumentando a erosão, comprometendo o aproveitamento do solo que já está bastante degradado.

62 Problemas sociais e ambientais da Região Sul A Mata de Araucária (floresta subtropical) já foi quase que totalmente destruída no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. As principais causas dessa devastação foram a retirada de madeira para a produção de móveis e de papel e para a prática da agropecuária.

63 Problemas sociais e ambientais da Região Sul A mecanização da agropecuária não provocou apenas problemas ambientais, mas também alguns problemas sociais. O pequenos proprietários não tinham como comprar máquinas e equipamentos e acabaram sendo forçados a vender suas terras para grandes proprietários migraram para as periferias em busca de emprego nas indústrias e isso contribuiu para o aumento de desempregados e da desigualdade social e do surgimento de favelas.

64 Problemas sociais e ambientais da Região Sul Nas áreas rurais, grande parte da população sofre com a falta de assistência médico- hospitalar e com o analfabetismo. Embora a região sul enfrente problemas sociais, eles ocorrem em menor grau se comparado com outras regiões brasileiras. No sul, encontram-se altas taxas de alfabetização, a mais elevada expectativa de vida e a menor desigualdade social.

65

66

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL A maior parte do território da Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio (Zona

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE REGIÃO SUDESTE Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE A REGIÃO SUDESTE 10,8% do território nacional 80,3 milhões de habitantes 42,1% da população brasileira Concentra a maior parte da

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 5 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 5 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 5 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Complete o quadro com as informações que faltam. Região Sul Estado Sigla Capital Paraná Florianópolis RS 2. A região Sul é a

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

Data: / /2014 Bimestre: 3. Nome: 7 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: / /2014 Bimestre: 3. Nome: 7 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 7 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 6 1- (0,5) Qual foi a primeira atividade econômica que provocou grande

Leia mais

O COMPLEXO CENTRO-SUL

O COMPLEXO CENTRO-SUL Unidade 3 Capítulo 9 O COMPLEXO CENTRO-SUL Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com COMPLEXO CENTRO SUL Apresenta 25% do território nacional e 68% da população absoluta do Brasil. O que

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUDESTE

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUDESTE REGIÃO SUDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUDESTE ANOTE!! APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE Mais industrializada Região Centro econômico do país Mais urbanizada e populosa Com principais redes de

Leia mais

(6034) Movimentos Migratórios No Brasil. Aula 7

(6034) Movimentos Migratórios No Brasil. Aula 7 (6034) Movimentos Migratórios No Brasil Aula 7 Migrações As migrações são responsáveis pela distribuição da população. Assim como os fatores favorecedores e limitativos (clima, relevo, oportunidades, migrações

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL (...) Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso (...) Hino Nacional Brasileiro A NATUREZA DO BRASIL: O CLIMA Os climas

Leia mais

Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais

Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 30.448 Mil Reais 5.418.281 Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 1.161.540 mil reais 1.238.307 Mil Reais QUESTÃO

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 7ºANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

Expedição 5. A Região Sudeste do Brasil. Geografia Profª Bruna Andrade 7º ano

Expedição 5. A Região Sudeste do Brasil. Geografia Profª Bruna Andrade 7º ano Expedição 5. A Região Sudeste do Brasil Geografia Profª Bruna Andrade 7º ano Introdução. Desde o século XVIII é a principal região econômica do Brasil, a que mais atraiu população de outras regiões do

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 46 DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL Os DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS representam a combinação de um conjunto de elementos do quadro natural

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

ZONA DA MATA AGRESTE SERTÃO SEMIÁRIDO INDÚSTRIA DA SECA; MEIO-NORTE

ZONA DA MATA AGRESTE SERTÃO SEMIÁRIDO INDÚSTRIA DA SECA; MEIO-NORTE REGIÃO NORTE Possui 7 estados ( Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia e Tocantins); Possui mais de 15 milhões de habitantes; No período colonial não despertou o interesse do colonizador, pois

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI Questão 1 Observe a tabela e responda às questões. Participação da população das Grandes Regiões no total da população brasileira (%) Região/Ano 1980 1991

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

Região Sudeste. Aspectos naturais humanos e econômicos.

Região Sudeste. Aspectos naturais humanos e econômicos. Região Sudeste Aspectos naturais humanos e econômicos. Quadro natural: Relevo Do litoral para o interior, sucedem-se: planície costeira, com grandes baixadas, costas altas, praias, dunas, restingas, lagoas

Leia mais

Mato Grosso do Sul (NO) São Paulo (N e L) Santa Catarina (S) -PIB R$ milhares de reais (4º)

Mato Grosso do Sul (NO) São Paulo (N e L) Santa Catarina (S) -PIB R$ milhares de reais (4º) Geografia do Paraná Localização -Região - Estados limítrofes Sul Mato Grosso do Sul (NO) São Paulo (N e L) Santa Catarina (S) -Municípios 399 -Capital Curitiba -Governadora Cida Borghetti PP -Área Total

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

2. Faça um comentário sobre a participação dos imigrantes no povoamento da região Sul.

2. Faça um comentário sobre a participação dos imigrantes no povoamento da região Sul. 1. Utilizando o mapa abaixo, faça o que se pede: a) Identifique os estados e capitais da região. b) Trace no mapa a linha do Trópico de Capricórnio. c) Destaque no mapa as principais cidades de cada estado.

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

Atualidades. Vida Econômica, Política e Cultural do Paraná. Professor Luciano Teixeira.

Atualidades. Vida Econômica, Política e Cultural do Paraná. Professor Luciano Teixeira. Atualidades Vida Econômica, Política e Cultural do Paraná Professor Luciano Teixeira Atualidades VIDA ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL DO PARANÁ Localização 3 Colonização História Contudo, os portugueses

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA PERÍODO COLONIAL Portugal proibia a criação de fábricas no Brasil para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados pela metrópole. PÓS COLÔNIA A industrialização

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

Geografia do Paraná. Paraná Aspectos Econômicos

Geografia do Paraná. Paraná Aspectos Econômicos Aspectos Econômicos Ciclos econômicos Mineração século XVII povoamento do litoral e do primeiro planalto. Tropeirismo séculos XVIII e XIX povoamento do segundo planalto Erva-mate séculos XIX e XX engenhos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL 1) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta. a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que

Leia mais

Resumão do Paraná. Prof. Vespa

Resumão do Paraná. Prof. Vespa Resumão do Paraná Prof. Vespa RELEVO PARANAENSE Predominância de áreas de planalto; Diversidade de rochas e intensa ação climática (intemperismo); Cinco grandes áreas: Litoral, Serra do Mar, Primeiro Planalto,

Leia mais

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte e Amazônia Com uma superfície de 3.853.327 km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro.

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Região Norte Com uma superfície de 3.853.327 km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro. É formada

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas MÓDULO 04 PARTE II LOCALIZAÇÃO RELEVO PREDOMINANTE Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA Planícies e baixos planaltos HIDROGRAFIA SOLO CLIMA VEGETAÇÃO Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Leia mais

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul.

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================= 01- Analise

Leia mais

AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL

AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL CENTRO-SUL Posição de Centro no sistema capitalista brasileiro. É a Região mais dinâmica em termos econômicos, financeiros e educacionais. Concentra

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza MAPA POLÍTICO DO BRASIL IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Criado em 1934. AS DIVERSAS FORMAS DE REGIONALIZAR O BRASIL AS DIVERSAS

Leia mais

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS

Leia mais

Capítulo 8 Região Centro- Oeste

Capítulo 8 Região Centro- Oeste Capítulo 8 Região Centro- Oeste Localização da Região Centro-Oeste Estados da Região Centro-Oeste É a segunda maior região do Brasil mas tem apenas 3 estados e o Distrito Federal. História da Região Centro-Oeste

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Centro-Oeste. Cap. 9

Centro-Oeste. Cap. 9 Centro-Oeste Cap. 9 Mapa político Regiões do Brasil Poema dos becos de Goiás e Estórias mais Cora Coralina Ocupação Primeiros a chegarem na região foram os povos indígenas; Início da ocupação: Portugueses

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de conferir os conteúdos estudados durante o ano e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário

Leia mais

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Aspectos físicos: - Posição Geográfica Situada na região sul do Brasil, limita-se ao norte com o estado do PR

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 7 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 7 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 7 o ANO Unidade 5 1. Tipo de clima Área de ocorrência Características litorâneo semiárido Ocupa áreas dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e da Bahia. Litoral

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Mapa Mundo Vegetação Classificação dos Vegetais Existem várias formas de classificação: 1º Porte: - Herbácea (correspondem áreas campestres). - Arbóreas (áreas de florestas).

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= PARTE 1 01- Identifique as unidades

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 03 2017 / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS Data da entrega: 08/09/2017. Aluno(a): 7º Ano: 1 - Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão

Leia mais

AS SUB-REGIÕES NORDESTINAS

AS SUB-REGIÕES NORDESTINAS Sub-regiões do Nordeste: podem-se distinguir quatro sub-regiões, que se diferenciam por aspectos naturais e econômicos. Zona da Mata Agreste Sertão Meio Norte Litoral oriental Clima tropical úmido ZONA

Leia mais

IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil

IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil Os indicadores do IBGE revelam quais bacias de água doce estão em situação mais crítica, apresentando os 10 rios mais poluídos do país. Os IQAs

Leia mais

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .

Leia mais

Geografia Divisão regional do Brasil

Geografia Divisão regional do Brasil Geografia Divisão regional do Brasil Grupo 04 Progressões 213 Atividade 19 O conceito de região Exercícios de Aplicação Reinaldo tronto Reinaldo tronto O que é necessário para a melhor compreensão desse

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6 1. Analise os dois climogramas que seguem e, pelas informações que eles apresentam e pelos seus conhecimentos sobre o tema, identifique a classificação climática e a cidade onde ocorrem. a) 1) Equatorial

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo se baseia na de 1969). em 1967 (a do IBGE atual Divide o Brasil em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Leia mais

Geografia 4 Capítulo 7 ano

Geografia 4 Capítulo 7 ano Industrialização no Brasil Começo tardio: muito mais tarde que os países europeus, Estados Unidos e Japão. Brasil-colônia: era proibida a instalação de indústrias no Brasil (Portugal não desejava que a

Leia mais

SAÍDA SÃO PAULO COLÉGIO SANTA CLARA. Altitude = 776m (acima do nível do mar) Prof. Marcos

SAÍDA SÃO PAULO COLÉGIO SANTA CLARA. Altitude = 776m (acima do nível do mar) Prof. Marcos SAÍDA SÃO PAULO COLÉGIO SANTA CLARA Altitude = 776m (acima do nível do mar) Prof. Marcos Vista panorâmica da Baixada Santista, Serra do Mar e Planalto Paulista Adaptado de: http://www.flickr.com/photos/vistadivina/3660058360/

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO Partes do mesmo processo

INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO Partes do mesmo processo INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO Partes do mesmo processo A industrialização no Brasil É o processo de implantação de indústria em um país ou região. No final do século XIX a lavoura cafeeira paulista experimentou

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Brasil: a produção do território A história do território brasileiro é, a um só tempo, una e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima Escola Estadual Senador Filinto Müller Tipos De Clima Trabalho De Geografia Tipos De Clima Nome: João Vitor, Wuanderson N:09, 23. Equatorial Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 22.1 Conteúdo. Regiões Sul e Centro-Oeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 22.1 Conteúdo. Regiões Sul e Centro-Oeste Aula 22.1 Conteúdo Regiões Sul e Centro-Oeste 2 Habilidades Compreender as características naturais, sociais e econômicas das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. 3 Aula 21 - Região Sudeste Características

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

GEOGRAFIA DO BRASIL Características socioeconômicas das regiões brasileiras

GEOGRAFIA DO BRASIL Características socioeconômicas das regiões brasileiras GEOGRAFIA DO BRASIL Características socioeconômicas das regiões brasileiras Página 1 DEMOGRAFIA EDUCAÇÃO SAÚDE ECONOMIA Página 2 CENTRO-OESTE Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

- É um arquipélago vulcânico situado no oceano Pacífico, formado por cerca de 3400 ilhas; Círculo de Fogo do Pacífico. - Quatro ilhas possuem 97% do

- É um arquipélago vulcânico situado no oceano Pacífico, formado por cerca de 3400 ilhas; Círculo de Fogo do Pacífico. - Quatro ilhas possuem 97% do Até 1868, era feudal e agrícola. A partir de 1868 (era Meiji), desenvolvimento econômico e transformações na sociedade. Principais fatores: a industrialização, o combate ao analfabetismo e os investimentos

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA 1º FASE

INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA 1º FASE INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA 1º FASE Até 1822- Era praticamente proibido a instalação de qualquer tipo de estabelecimentos industriais na colônia, pois tudo vinha da metrópole. Até 1930 a indústria brasileira

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Leia o trecho abaixo da letra da música Asa Branca E responda as questões que seguem: Que braseiro, que fornaia Nem

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A Inglaterra se interessou pelas colônias do sul, pois as condições climáticas eram favoráveis ao plantation. As colônias do sul possuíam trabalho escravo, fazendas de algodão

Leia mais

População do Brasil. Professora Thamires Geografia

População do Brasil. Professora Thamires Geografia População do Brasil Professora Thamires Geografia A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas, os portugueses

Leia mais

Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Configuração Geográfica do Espaço Paraense Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A CONFIGURAÇÃO GEOGRÁFICA DO ESPAÇO PARAENSE Paisagem Geográfica: A paisagem é

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

GEOGRAFIA. 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: 01. A questão refere-se ao mapa a seguir.

GEOGRAFIA. 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: 01. A questão refere-se ao mapa a seguir. PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA 01. A questão refere-se ao mapa a seguir. ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7ºANO TURMA: TURNO: TARDE / /2018 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: a) A maior concentração

Leia mais

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar ATIVIDADE º 23 SITE PADOGEO.COM/8ºAOS EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - POPULAÇÃO Resposta Correta Analise as frases se Verdadeiras ou Falsas a partir do texto "E a população africana? Como está distribuída?"

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 7 / 11

Leia mais

http://geografiaparapedagogas.blogspot.com.br/2012/03/mapa-das-regioes-brasileiras.html http://assuncaoturma221.blogspot.com.br/2009/05/os-complexos-regionais-brasileiros.html 25% do país / não segue divisões

Leia mais

Região Sudeste CAP. 10

Região Sudeste CAP. 10 Região Sudeste CAP. 10 Localização Cartográfica Ocupação Capitanias hereditárias, sendo a mais bem desenvolvida a capitania de São Vicente Produção de cana-de-açúcar. Colônia foi a maior responsável pelo

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL

GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL (26/10/2016 às 15h ) 1) Há um domínio morfoclimático brasileiro, que está situado em zona climática temperada, mas ainda sob efeito dos trópicos, por isso in uenciado por um

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 15. BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL O QUE É ETNIA? O termo etnia se refere às pessoas que tem uma cultura e também características

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais