UCRÂNIA. República da Ucrânia (Ukrayina) Kiev entre a Europa e a Rússia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UCRÂNIA. República da Ucrânia (Ukrayina) Kiev entre a Europa e a Rússia"

Transcrição

1 UCRÂNIA República da Ucrânia (Ukrayina) Kiev entre a Europa e a Rússia

2 LOCALIZAÇÃO Rússia Belarus Polônia Romênia Turquia

3 Ucrânia Capital: Kiev População: 45,2 milhões (2013) ucranianos 77,8% russos 17,3% tártaros 4,9% A Ucrânia é a segunda maior nação da Europa em área, atrás somente da Rússia; conhecida como celeiro agrícola da extinta União Soviética (URSS), em razão da grande produção de cereais; rica em reservas de carvão, ferro e manganês; depende em mais de 60% do gás da Rússia.

4 Dois conflitos: 1. INTERNO dois grupos nacionais: (povos de mesma etnia eslavos) População Ucraniana (70%) VERSUS População de origem russa (17%) 2. EXTERNO importância estratégica: Estados Unidos + União Europeia VERSUS Rússia

5 Conflito Interno: - Crise econômica; - Denúncias de corrupção; - Governo pró-rússia. Início das manifestações: 21 de Novembro de Estopim da crise: Abandono de um acordo de associação com a União Europeia (UE) e manutenção das tradicionais relações com Moscou. Viktor Yanukovych, presidente deposto da Ucrânia 22 de fevereiro - O Parlamento vota pelo afastamento de Yanukovych da Presidência da Ucrânia. 28 de fevereiro Yanukovych deixa o país e foge para a Rússia. A Rússia acusa Kiev de dar um GOLPE contra o governo legítimo de Yanukovych.

6 O idioma russo na Ucrânia

7 A Praça da Independência é conhecida como "Maidan", praça em turco, resquício da presença otomana na região. Euromaidans ou heróis da Maidan são expressões que designam os manifestantes pró-europa.

8 Conflito externo:

9 A Rússia e a União Soviética (URSS) A URSS era formada por 15 repúblicas federadas, 20 repúblicas autônomas, 8 regiões autônomas, 10 distritos autônomos e 290 milhões de habitantes, entre os quais se mesclavam mais de 300 nacionalidades e etnias. Sua área de 22 milhões de km 2 era equivalente a quase três vezes a do Brasil. Apesar da imensa diversidade cultural e humana desse império, cortado por 11 fusos horários e estendido do Pacífico ao Báltico, das planícies geladas do norte aos vales desérticos da Ásia Central, só havia ali um partido político legal: o PCUS.

10 Ucrânia

11 Ivã, o Terrível ( ), o czar que foi considerado o maior tirano da história do país, transformou a Rússia numa potência imperial. Ivã foi o primeiro soberano russo a ostentar o título de czar (César), designação do monarca russo. Para comemorar a vitória sobre os tártaros, construiu a catedral de São Basílio na Praça Vermelha, notória pelos bulbos de alturas e cores diferentes em torno da capela central. "Deus nomeou-me czar (...) e sou o pastor da terra ortodoxa e de seu povo (...) que deve me respeitar e me obedecer em tudo. Porque recebi esse poder não do homem, mas de Deus." (Ivan, o Terrível)

12 Catedral de São Basílio (Catedral da igreja ortodoxa russa, foi construída entre os anos de 1555 e 1561.)

13 A Catedral de São Basílio (...) ostenta uma série de torres octogonais, oito cúpulas com diferentes desenhos e onze campanários. Seu exuberante colorido externo, que inclui o azul, o dourado, o vermelho, o verde e o púrpura, contrasta vivamente com o interior sombrio e misterioso de portas baixas, passagens estreitas, tortuosas e escadas íngremes. Entre as lendas a respeito de sua origem, inclui-se uma história tão incerta como espantosa: conta-se que, terminada a catedral, o czar Ivã ordenou que cegassem o arquiteto para que ele nunca mais pudesse duplicar a obra-prima da Praça Vermelha. (BUTSON, 1988, p. 28.)

14 Estados Unidos + União Europeia União Europeia interesse econômico: ampliar as relações comerciais; mercado consumidor de 45,2 milhões de habitantes; país industrializado; grande produtor agrícola. Estados Unidos interesses geoestratégicos Representa uma disputa entre dois impérios (EUA e Rússia). O objetivo de Washington é atrair a Ucrânia para o Ocidente e, ao mesmo tempo, reduzir o poder de Moscou naquela região. Adesão à OTAN - Há a promessa, dos EUA e da Europa, de que num futuro próximo a Ucrânia possa integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, como garantia de segurança contra uma possível ameaça russa. Uma nova GUERRA FRIA?

15 A Guerra Fria ainda não acabou O inimigo do bloco ocidental agora não é o comunismo, mas, sim, todos os povos não ocidentais (BRICS, ALBA, Unasul) que questionam a ordem unipolar do mundo. (Pierre Charasse (*) / Carta Maior - 08/03/2014) A crise na Ucrânia coloca em evidência a crescente distância que separa o bloco ocidental da Rússia. Desde o colapso da URSS, em 1991, no mundo ocidental, sob a liderança dos EUA, foi estabelecida como prioridade estratégica não permitir nunca que a Rússia se elevasse novamente enquanto superpotência mundial. Os EUA desenvolveram uma estratégia de contenção para obrigar seus aliados da União Europeia e da OTAN a estabelecer toda uma rede de acordos políticos, comerciais e militares para impedir a Rússia de exercer novamente um papel hegemônico como nos tempos da União Soviética.

16 Membros da OTAN (28 membros) Data de integração dos países membros da OTAN Belarus Rússia Ucrânia Organização do Tratado do Atlântico Norte

17 Rússia Área de interesse estratégico: 1. Interesse comercial - escoamento de gás para a Europa. 2. Interesse militar - base militar de Sebastopol, que garante o domínio russo sobre o Mar Negro e o acesso ao Mediterrâneo. Sebastopol tem posição estratégica no acesso ao Mediterrâneo (...) Para especialista, Rússia não quer deixar Mediterrâneo sob influência dos EUA. (Klaus Mommsen, especialista em marinhas estrangeiras.)

18 GASODUTOS Da Sibéria para a Europa, a rota do gás. As principais rotas de gasodutos que ligam, pela Ucrânia, os campos de gás natural na Sibéria Ocidental aos mercados da Europa Ocidental. Ponto de entrada Ponto de saída Gasoduto

19 E a Crimeia? A Crimeia tem uma posição estratégica dominante no Mar Negro (...) para a Rússia, ela é um trampolim em direção ao Sul, ou seja, para o Mar Mediterrâneo e Oriente Médio.

20 Crimeia Em 1954, Nikita Krushev transferiu a Crimeia para a Ucrânia. Presente da URSS pela comemoração do 300 aniversário da incorporação do país ao Império Russo. população total: 1,9 milhão de habitantes / 1,5 milhão de eleitores Mar de Azov Sebastopol x Deportações: na década de 1940, a população tártara da Crimeia foi deportada à força pelo governo soviético.

21 Crimeia Os habitantes da Crimeia decidiram com 96,6% dos votos se integrar à Rússia em um referendo realizado neste domingo. O presidente da Comissão do Referendo, Mykhaylo Malyshev, declarou que 3,5% dos eleitores votaram pela permanência da Crimeia na Ucrânia com mais autonomia e 1% dos votos eram nulos. (LEANDRO COLON / ENVIADO ESPECIAL À CRIMEIA / UOL )

22 Crimeia sempre foi e sempre será parte da Rússia, diz Vladimir Putin Putin reconhece região da Crimeia como estado independente "O referendo foi justo e legítimo. Os crimeios querem ser parte da Rússia. A decisão política da Rússia se baseia na vontade popular e, por isso, introduzo à Assembleia Geral esse pedido de adesão. Putin ainda argumentou que "Kiev é a mãe de todas as cidades russas e que os cidadãos russos não consideram a Ucrânia como um outro país."

23 "Sochi vai se transformar em um famoso resort para turistas da nova Rússia e todo o mundo. (Vladimir Putin) Falha marca abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (1 51s) Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 aconteceram entre 7 e 23 de fevereiro de 2014 em Sochi, Krasnodar, na Rússia. Esta é a segunda vez que a Rússia sedia as Olimpíadas e a primeira vez que sedia os Jogos Olímpicos de Inverno. Anteriormente, o país sediou os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, enquanto ainda fazia parte da União Soviética.

24 Rússia será a sede da Copa do Mundo de 2018 (A Rússia venceu Inglaterra, Portugal/Espanha e Bélgica/Holanda.)

25 UNIÃO ECONÔMICA EURASIANA - A crise mundial fez Putin lançar o projeto de integração econômica da Eurásia em 2009, juntamente com a Belarus e o Cazaquistão. Em 2012, a união se aprofundou, colocando os três países em um espaço econômico único. O próximo passo é o estabelecimento da União Econômica Eurasiana em Palavras de Putin: Os principais competidores são grandes unidades geopolíticas : os Estados Unidos, a China e a Europa, ainda que os europeus não tenham uma estratégica unificada. Para ganhar competitividade, a Rússia precisa expandir seu poder, criando uma união econômica, política e militar na Eurásia. A Rússia não é apenas uma unidade estratégica. Também teria uma civilização à parte, que compartilha com outros países, como a Ucrânia e Belarus. Essa civilização é cristã e europeia, mas não é uma simples extensão da Europa Ocidental (...) pelo contrário, quer ser tratada como entidade em pé de igualdade.

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 A perda da hegemonia Durante a existência da URSS, a Rússia foi a principal república. Moscou foi o

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

O FIM DO SOEACIALISMO EUROPEU

O FIM DO SOEACIALISMO EUROPEU O FIM DO SOEACIALISMO EUROPEU 1989: O INÍCIO DO FIM POLÔNIA : A SAÍDA DO PACTO DE VARSÓVIA HUNGRIA : A ABERTURA DA FRONTEIRA QUEDA DO MURO DE BERLIM A INFLUÊNCIA DE TATCHER, REAGAN, GORBATCHEV E JOÃO PAULO

Leia mais

Plano de Estudos. 9 Semestral 234 ECN12126M 6 Semestral 156 ECN12127M Métodos de Investigação em Relações Internacionais Relações Internacionais

Plano de Estudos. 9 Semestral 234 ECN12126M 6 Semestral 156 ECN12127M Métodos de Investigação em Relações Internacionais Relações Internacionais Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: Relações Internacionais e Estudos Europeus (cód. 622) 1. o Ano - 1. o Semestre Problemas Atuais do Direito Internacional Público

Leia mais

PEP/2017 2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA

PEP/2017 2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1 PEP/2017 2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1ª QUES TÃO (Valor 6,0) Estudar o processo de formação e evolução da União Europeia (UE) nas expressões política e militar, a

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Professor Matheus Lemos

Professor Matheus Lemos Professor Matheus Lemos A China Imperial Por muito tempo a China foi importante fornecedora de especiarias para as potências europeias. Durante o século XIX a China se envolveu em diversos conflitos: Guerra

Leia mais

RÚSSIA E AS CRISES NA UCRÂNIA E NA TURQUIA

RÚSSIA E AS CRISES NA UCRÂNIA E NA TURQUIA RÚSSIA E AS CRISES NA UCRÂNIA E NA TURQUIA RÚSSIA Se atualmente o mundo passa por uma nova crise hegemônica, ou seja, uma crise capaz de mudar toda a ordem internacional pré-estabelecida (ordem cujo maior

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos.

Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos. Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Características gerais É o país mais extenso do mundo com mais de 17 milhões de km²;

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO NOVO CURSO 2014/2

PROCESSO SELETIVO NOVO CURSO 2014/2 ª Questão Analise o mapa a seguir. Escreva um texto dissertativo-argumentativo, produzido de forma coerente e coesa, no qual sejam destacados os seguintes aspectos: o nome do período histórico retratado

Leia mais

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL 1.1. O 1. A

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL 1.1. O 1. A 1. A era Gorbatchev Uma nova política - (março.1985): Gorbatchev eleito secretário-geral do PCUS presidente da URSS - Política de diálogo com o ocidente - reinício das conversações URSS/EUA sobre desarmamento

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

Marcos estruturais e conjunturais das relações diplomáticas entre Rússia e Estados Unidos, por Elói Martins Senhoras

Marcos estruturais e conjunturais das relações diplomáticas entre Rússia e Estados Unidos, por Elói Martins Senhoras Marcos estruturais e conjunturais das relações diplomáticas entre Rússia e Estados Unidos, por Elói Martins Senhoras A evolução das relações entre a Rússia e os Estados Unidos é marcada por um longo ciclo

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3 ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3 1) Considerando todo o histórico da União Europeia, Em que ano houve a maior ampliação do bloco, com a entrada de 10 novos membros? a) 2001 b) 2006 c) 2004 d) 2007 2) Folha de

Leia mais

Professor Yuri Xavier

Professor Yuri Xavier Professor Yuri Xavier A Europa é um continente pequeno (7% das terras do planeta), maior apenas que a Oceania. Totalmente no hemisfério norte; Cortado pelo Círculo Polar no extremo norte; Localizado na

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Cúpulas Douradas / 10 dias 2018

Cúpulas Douradas / 10 dias 2018 Cúpulas Douradas / 10 dias 2018 St Petersburg Moscou / 10 dias Tour code: INCUP Guia em espanhol Categoria: Rússia Dia 01: St PETERSBURG Chegada em St Petersburg: "a Veneza do Norte", "a Palmira do Norte"

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu

Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu O Harry S. Truman Carrier Strike Group pode permanecer no Mar Mediterrâneo por mais tempo ao invés de ser enviado para o Oriente Médio. O Pentágono

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 3.2 Conteúdo Europa oriental. 3 Habilidade Diferenciar

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

Entre a Rússia, a União Europeia e os EUA Prof. Alan Carlos Ghedini

Entre a Rússia, a União Europeia e os EUA Prof. Alan Carlos Ghedini A Crise na Ucrânia Entre a Rússia, a União Europeia e os EUA Prof. Alan Carlos Ghedini Em 2004, a Revolução Laranja Em 2004 uma série de protestos tomava conta da Ucrânia, motivados por denúncias de corrupção

Leia mais

Relações Comerciais de SC Ucrânia Março de 2014

Relações Comerciais de SC Ucrânia Março de 2014 Relações Comerciais de SC Ucrânia Março de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO As exportações catarinenses para a Ucrânia foram de US$ 72 milhões em 2013, o menor valor dos últimos cinco anos, o que representou menos

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17. 075. 400 de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre.

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

Fonte: McEvedy, Colin The Penguin Atlas of Medieval History, p.89.

Fonte: McEvedy, Colin The Penguin Atlas of Medieval History, p.89. UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA FORMAÇÃO DOS ESTADOS E DO PODER [ECO 0005] SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 PROF. RODRIGO CANTU 1ª AVALIAÇÃO Abaixo, você encontrará 5 questões cobrindo o conteúdo

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Colapso do Socialismo O socialismo caiu? Por quê? Houve um vencedor? A Nova Ordem Internacional

Leia mais

FCSH-IDN-Arnaut Moreira

FCSH-IDN-Arnaut Moreira FCSH-IDN-Arnaut Moreira Estado com a maior superfície do Mundo Nove fusos horários Presença na Europa, Ásia e no Pacífico Quase todo o território a latitudes elevadas Planícies a Oeste e Planaltos a Leste

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Intelog - RS 26/01/2011 Artigos / Entrevistas Online O grande jogo de Barack Obama (José Luís Fiori) Nos últimos dois meses de 2010, o presidente Barack

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

Rússia Dezembro Mercado em números

Rússia Dezembro Mercado em números Dezembro 2015 Mercado em números Mercado em números 2015 Designação oficial: Federação Russa Capital: Moscovo Finlândia Estónia Letónia Lituânia Bielorrússia Ucrânia Localização: Norte da Ásia. Faz fronteira

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

Revoluçã0 Russa 1917

Revoluçã0 Russa 1917 Revoluçã0 Russa 1917 PReâm8ul0 Opulência e pobreza na Rússia Imperial 0 krlemlin E a aristocracia russa 0 kremlin 0 kremlin Centro de Moscou - Kremlin 0 ImpéRio RUss0 Gigante de pés de barro A f0rmaçã0

Leia mais

VESTIBULAR DE INVERNO 2014 GABARITOS E COMENTÁRIOS

VESTIBULAR DE INVERNO 2014 GABARITOS E COMENTÁRIOS VESTIBULAR DE INVERNO 2014 GABARITOS E COMENTÁRIOS (TARDE 06/07/2014) CURSOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PROVAS DE: BIOLOGIA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA (OBJETIVAS) FÍSICA, MATEMÁTICA

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

Rússia Março Mercado em números

Rússia Março Mercado em números Março 2017 Mercado em números Designação oficial: Federação Russa Capital: Moscovo Finlândia Estónia Letónia Lituânia Bielorrússia Ucrânia Localização: Norte da Ásia. Faz fronteira a norte com o Oceano

Leia mais

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria Socialismo Teórico X Socialismo Real Fundamentos marxistas de uma sociedade igualitária eram o meio pelo qual a URSS propagava seu ideal de felicidade. A aplicação

Leia mais

Rússia e Ucrânia podem entrar em guerra?

Rússia e Ucrânia podem entrar em guerra? Rússia e Ucrânia podem entrar em guerra? Soldados russos cercaram diversas bases ucranianas na Crimeia A situação não poderia ser mais séria. No sábado, o presidente Vladimir Putin conseguiu a autorização

Leia mais

Crescendo atrás da Cortina de Ferro PETER SÍS. Tradução de Érico Assis

Crescendo atrás da Cortina de Ferro PETER SÍS. Tradução de Érico Assis Crescendo atrás da Cortina de Ferro PETER SÍS Tradução de Érico Assis Copyright 2007 by Peter Sís Os quatro cartazes de propaganda que aparecem no primeiro jornal são provenientes de Power of images, images

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

Império Bizantino. Disciplina: História

Império Bizantino. Disciplina: História Império Bizantino Disciplina: História Origem O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. Guerra Fria Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA. Apesar da rivalidade entre as potências, elas

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 623/7 Págs. Duração da prova: 120

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

Emergência de novos centros de poder

Emergência de novos centros de poder Emergência de novos centros de poder 1) Novo mapa político Até finais da década de 80, a situação internacional de relativa paz e segurança mantém-se inalterada: As duas superpotências continuaram a exercer

Leia mais

Shall we play a Game? A expansão russa e a reação do ocidente

Shall we play a Game? A expansão russa e a reação do ocidente A expansão russa e a reação do ocidente PET - Economia - UnB 25 de abril de 2014 Os Jogos Marco Teórico Conceito de Jogo Indução Retroativa Forma normal: A ordem das escolhas não é importante Forma extensiva:

Leia mais

A Disputa pelos Eslavos

A Disputa pelos Eslavos No Oriente, na Palestina e na África, os muçulmanos estavam estabelecidos. No parte ocidental da Europa, a Igreja Romana tinha conseguido abraçar os germanos. Restava aos bizantinos, até por questão de

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0392/1. Alteração. Harald Vilimsky, Mario Borghezio em nome do Grupo ENF

PT Unida na diversidade PT A8-0392/1. Alteração. Harald Vilimsky, Mario Borghezio em nome do Grupo ENF 5.12.2018 A8-0392/1 1 anual sobre a execução da Política Externa e de Segurança Comum Considerando G G. Considerando que a globalização aumentou a interdependência, pelo que as decisões tomadas em Pequim

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

Sinfonia Russa / 8 dias 2019

Sinfonia Russa / 8 dias 2019 Sinfonia Russa / 8 dias 2019 Moscou - St Petersburg ou St Petersburg - Moscou / 8 dias Tour code: INSIN Guia em espanhol SAÍDAS DIÁRIAS DE MOSCOU: Dia a dia Dia 01: MOSCOU Chegada à capital russa e traslado

Leia mais

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária.

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária. Dobramentos Modernos Popularmente dizendo são as regiões montanhosas do planeta, áreas de formação terciária e onde certamente terá a convergência de placas tectônicas. Veremos que os dobramentos modernos

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 10.2 Conteúdo Os muros que dividem as fronteiras

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 Identificar diferentes tipos de modos de trabalho através de imagens. X H02 Identificar diferentes fontes históricas. X H03 Identificar as contribuições de diferentes grupos

Leia mais

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Análise A quarta Batalha do Atlântico 1 Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Com mais atividade de submarinos russos do que vimos desde os dias da Guerra Fria, uma melhor postura da força europeia,

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais