PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE EM ALUNOS DE PRIMEIRA À QUARTA SÉRIE NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TANCREDO NEVES, SÃO LEOPOLDO/ RS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE EM ALUNOS DE PRIMEIRA À QUARTA SÉRIE NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TANCREDO NEVES, SÃO LEOPOLDO/ RS."

Transcrição

1 IX Salão de Iniciação Científica PUCRS PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE EM ALUNOS DE PRIMEIRA À QUARTA SÉRIE NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TANCREDO NEVES, SÃO LEOPOLDO/ RS. Luciano Pazinato Martins 1, Gelson Luiz Fiorentin 1 (orientador) 1 Ciências Biológicas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Resumo As ectoparasitoses têm-se apresentado como um grande problema de saúde pública principalmente em países em desenvolvimento. Nesse sentido, este trabalhou foi desenvolvido em uma escola pública no Sul do Brasil para verificar a prevalência de Pediculus humanus capitis em crianças de primeira à quarta série do ensino fundamental, relacionando com aspectos físicos e culturais. Como metodologia para coleta de dados, usou-se um questionário que abordava conhecimentos e características físicas dos escolares. Após a aplicação do questionário, foi realizada inspeção nas cabeças para verificar a possível presença de piolhos e lêndeas. Essa metodologia de coleta de dados foi aplicada em dois momentos: primeiro ao final do ano letivo de 2007 e a segunda no início do ano letivo de 2008, atingindo 39% e 46% dos alunos da escola, respectivamente. O trabalho não identificou nenhuma relação significativa entre aspectos físicos e prevalência de piolhos, verificando a possível infestação de piolho de cabeça em qualquer pessoa. Portanto, torna-se imprescindível a existência de medidas preventivas e de controle da pediculose, sendo estas responsabilidade da sociedade civil, da escola e do Poder Público. Introdução O presente estudo foi realizado com alunos de primeira à quarta série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, na cidade de São Leopoldo/ RS, Brasil. A área é caracterizada pela sua vulnerabilidade social e utilizada como local de transição de moradias, uma vez que a maioria dos moradores se instala temporariamente na região.

2 A pediculose é uma parasitose cosmopolita de fácil infestação, que atinge qualquer pessoa, principalmente escolares em áreas de vulnerabilidade social. Apesar disso, há poucas ações de políticas públicas. Segundo Catalá et al. (2004, p.499), A pediculose é uma doença muito comum na infância, causada por Pediculus humanus capitis, um ectoparasita que desenvolve todo o seu ciclo de vida no ser humano, alimentando-se de sangue. A alta disseminação de piolho em áreas de vulnerabilidade social é favorecida pela falta de políticas públicas que atuem na prevenção e controle das doenças parasitárias. Conforme Wilcke et al. (2002, p.100) Estimase que até dois terço da população de favelas de grandes cidades e de comunidades carentes rurais são afetados por pelo menos uma ectoparasitose evidenciando um problema de saúde pública. De acordo com Linardi (2001, p.191), os piolhos da cabeça são um dos mais antigos ectoparasitas do homem, e o recrudescimento dos piolhos nas duas últimas décadas, permitiu que a pediculose despontasse como uma das mais importantes parasitoses na faixa escolar. Segundo Barbosa & Pinto (2003, p.580) no Brasil a pediculose atinge cerca de 30% das crianças em fase escolar podendo afetar além do desempenho escolar o convívio social das crianças parasitadas. O presente trabalho verificou a prevalência da pediculose nos alunos da escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves em São Leopoldo/RS, Brasil. Metodologia A escola situa-se na Zona Norte de São Leopoldo, região onde a UNISINOS está inserida com projetos de extensão universitária, facilitando o intercâmbio de informações entre o conhecimento popular e o científico. Utilizou-se como ferramenta de estudo um questionário que considerou diversos fatores como: tamanho e cor de cabelo, sexo e cor de pele com suas respectivas taxas de infestação. Os questionários foram aplicados às crianças autorizadas pelos responsáveis em dois momentos: nos meses de novembro e dezembro do ano de 2007 e no retorno das atividades escolares no ano de Juntamente com a aplicação dos questionários, foi realizada inspeção da cabeça em cada criança, verificando a possível presença de piolhos e lêndeas. As inspeções foram feitas pelas mesmas pessoas nos dois momentos de análise e, quando necessário, foi utilizado um pente fino de aço inox para coleta de piolhos e lêndeas.

3 Resultados (ou Resultados e Discussão) A pesquisa contou com a participação de menos da metade dos alunos da escola, a primeira fase do estudo teve apenas 39% dos alunos da escola e a segunda 46%. Dentre os fatores apontados pela não participação dos demais alunos estão a não entrega das autorizações aos responsáveis, a recusa do aluno e o não consentimento do tutor das crianças, visto que todas as crianças receberam o termo de consentimento. Pode-se verificar um percentual maior de crianças com piolho na segunda coleta (Figura 1), sendo que esta foi realizada logo após o período de férias escolares e a primeira coleta foi realizada ao final do ano letivo, após um ano de informações sobre saúde, isso evidencia que a escola interfere nas questões sanitárias do corpo discente, sendo responsável também pela promoção da saúde. Figura 1- Prevalência de Piolhos nas duas coletas realizadas. O estudo apontou que as meninas possuem maior taxa de infestação em relação aos meninos, como observado na Tabela 1. Inúmeras pesquisas também apontam que o sexo feminino possui maior taxa de infestação. Por exemplo, HEUKELBACH (2005, p.153) encontrou infestação feminina superior ao dobro da masculina. Brincadeiras de aproximação e contato interpessoal, juntamente com a socialização de utensílios como chapéus, bonés e prendedores de cabelos podem justificar as altas taxas de infestação de Pediculus capitis na faixa escolar.

4 SEXO Cor de Cabelo Cor de Pele TABELA 1- Prevalência de piolhos em relação ao sexo na primeira e segunda coleta. PRIMEIRA COLETA SEGUNDA COLETA SIM NÃO TOTAL SIM NÃO TOTAL Masculino Row % 2,6 97, Feminino Row% 15,9 84, ,3 66,7 100 Preto Row% 11,5 88, ,7 90,3 100 Castanho Row% 10,2 89, Loiro Row% ,9 98,1 100 Branca Row% 9,7 90, ,8 70,2 100 Preta Row ,5 62,5 100 Parda Row% 10,9 89, ,9 81,1 100 Assim como em BORGES (2002, p.190), esta pesquisa não encontrou uma diferença significativa entre as cores de cabelo, sendo evidenciada a presença de Pediculus capitis em todas as colorações de cabelo (Tabela 1). Constatou-se que não existe uma diferenciação significativa de prevalência de piolho e coloração de pele (Tabela 1), sendo evidenciado a pediculose em crianças de todas as raças. Ao contrário, outras pesquisas apontaram diferenciações e até raridades de infestação em algumas colorações de pele. Segundo Linardi (2001, p.194) Nos EUA, a infestação em negros é rara. As infestações de piolho da cabeça evidenciadas na pesquisa, em quase sua totalidade, não foram constatadas pelo corpo docente da escola, o que evidencia uma falta de preparo técnico dos profissionais da educação para lidar com aspectos ligados à saúde. Para que

5 programas e ações de promoção à saúde sejam inseridos em ambientes escolares torna-se imprescindível uma preparação adequada do pessoal que participa do programa de educação em saúde nas escolas (MARCONDES, 1972, p.96). Conclusão Ectoparasitoses epidérmicas continuam sendo preocupantes nos ambientes escolares, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. Esta pesquisa evidenciou casos de infestação de piolho em uma escola do Sul do Brasil e os dados foram semelhantes a pesquisas desenvolvidas em outras localidades de similar situação socioeconômica, refletindo um problema global. Trabalhos sobre a prevalência de piolhos com inspeções da cabeça, realizados com crianças, principalmente em idade escolar, tornam-se complexos devido ao não consentimento e desinteresse de alguns responsáveis legais, uma vez que a autorização legal é imprescindível para realização da pesquisa. Um maior diálogo entre escola e responsáveis poderia reduzir essa recusa de liberar as crianças para este tipo de trabalho. Ainda que ações preventivas e promocionais ocorram, a situação requer maior atenção do Poder Público, capacitação dos profissionais que estão em constante contato com crianças, a fim de identificar uma infestação em sua origem. O estreitamento de relações entre a escola e os responsáveis pelas crianças pode ser um método eficaz de controle da pediculose em ambientes escolares, pois o intercâmbio de experiências, saberes populares e conhecimento técnico podem reduzir, em muito, a infestação de piolho da cabeça. Referências BARBOSA, Júlio Vianna & PINTO, Zeneida Teixeira. Pediculoso no Brasil. Entomol. Vec. 10 (4): , BORGES, R. & MENDES, J. Epidemiological Aspects of Head Lice in Children Attending Day Care Centres, Urban and Rural Schools in Uberlândia, Central Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz, vol. 97(2), p , CATALÁ, Silvia; CARRIZO, Lorena; CÓRDOBA, Marina; KHAIRALLAH, Roxana; MOSCHELLA, Fabrizio; BOCCA, Julio Nacif; CALVO, Ana Nieto; TORRES, Judiht & TUTINO, Rodrigo. Prevalência e intensidade da infestação por Pediculus humanus capitis em

6 escolares de seis a onze anos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba, vol 37(6): , nov/ dez HEUKELBACH, J.; WILCKE, T.; WINTER, B. & FELDMAIER, H. Epidemiology and morbidity of scabies and pediculosis capitis in resource-poor communities in Brazil. British Journal of Dermatology, vol. 153, p , LINARDI, Pedro Marcos. Piolhos (Sugadores e Mastigadores). In: MARCONDES, C. B. Entomologia Médica e Veterinária. São Paulo: Editora Atheneu, p MARCONDES, Ruth Sandoval. Educação e saúde na Escola. Rev. Saúde pública. Vol. 6. P , WILCKE, Thomas; HEUKELBACH, Jörg; MOURA, Rômulo César Saboia & FELDMEIER, Hermann. Scabies, pediculosis, tungiasis and cutaneous larva migrans in a poor community in northeast Brazil. Acta Tropica, vol 83, supl. 1. p. S100, 2002.

PEDICULOSE EM CRIANÇAS E JOVENS ATENDIDOS EM ORFANATOS E AMBULATÓRIO PÚBLICO DE MANAUS, AM, BRASIL

PEDICULOSE EM CRIANÇAS E JOVENS ATENDIDOS EM ORFANATOS E AMBULATÓRIO PÚBLICO DE MANAUS, AM, BRASIL ARTIGO ORIGINAL doi:10.5216/rpt.v44i2.36651 PEDICULOSE EM CRIANÇAS E JOVENS ATENDIDOS EM ORFANATOS E AMBULATÓRIO PÚBLICO DE MANAUS, AM, BRASIL Paulo Henrique Martins Amazonas 1, Rafaella Bruno Antunes

Leia mais

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO COMBATE E CONTROLE DE PEDICULOSES NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO COMBATE E CONTROLE DE PEDICULOSES NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NEIRIELEN FRANCISCO DA SILVA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO COMBATE E CONTROLE DE PEDICULOSES NA ESCOLA

Leia mais

Saúde & Transformação Social Health & Social Change

Saúde & Transformação Social Health & Social Change 76 Saúde & Transformação Social Health & Social Change Artigos Originais Avaliação de um programa para controle de pediculose em uma escola Evaluation of a program to control pediculosis in schools Renata

Leia mais

Perspectivas Médicas ISSN: Faculdade de Medicina de Jundiaí Brasil

Perspectivas Médicas ISSN: Faculdade de Medicina de Jundiaí Brasil Perspectivas Médicas ISSN: 000-2929 perspectivasmedicas@fmj.br Faculdade de Medicina de Jundiaí Brasil Fragoso Rocha, Érica; Tomie Sakamoto, Flávia; da Silva, Maria Helena; Vendramin Gatti, Alcione Investigação

Leia mais

INCIDÊNCIA DE PARASITOSES HUMANAS DIAGNOSTICADAS NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO SUL / RS¹

INCIDÊNCIA DE PARASITOSES HUMANAS DIAGNOSTICADAS NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO SUL / RS¹ 251 INCIDÊNCIA DE PARASITOSES HUMANAS DIAGNOSTICADAS NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO SUL / RS¹ Lidiane Foletto Lopes², Paulo Edelvar Corrêa Peres³ ² Especialista em Educação Ambiental - UFSM. ³ Professor do

Leia mais

PROGRAMA ALERTA PIOLHOS

PROGRAMA ALERTA PIOLHOS PROGRAMA ALERTA PIOLHOS O QUE SÃO OS PIOLHOS? São pequenos insetos que aparecem no cabelo e no couro cabeludo dos meninos e meninas. Os seus sítios preferidos são atrás da nuca e das orelhas! O QUE SÃO

Leia mais

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia 649 X Salão de Iniciação Científica PUCRS Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia Karin Tavares Lugtenburg (voluntária apresentadora),

Leia mais

Revista de Saúde Pública

Revista de Saúde Pública Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública VOLUME 32 NÚMERO 1 FEVEREIRO 1998 p. 77-81 Revista de Saúde Pública 31 J O U R N A L O F P U B L I C H E A L T H Infestação por Pediculus humanus (Anoplura:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA- INBIO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA- INBIO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA- INBIO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O conhecimento sobre a pediculose da cabeça em escolas urbanas de Uberlândia-MG. Ana Luisa Silva Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-CCBS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-CCBS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-CCBS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REJANE MEDEIROS SOUZA AÇÃO EDUCATIVA PARA O COMBATE E

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA Contaminação por ovos e larvas de helmintos em areia de praças públicas na cidade de Taguatinga-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA

Leia mais

AÇÕES DE COMBATE À PEDICULOSE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CORONEL FABRICIANO, MINAS GERAIS

AÇÕES DE COMBATE À PEDICULOSE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CORONEL FABRICIANO, MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA FABIANA TAKAHASHI CARVALHO AÇÕES DE COMBATE À PEDICULOSE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CORONEL

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE A NOTIFICADOS EM UM ESTADO NORDESTINO

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE A NOTIFICADOS EM UM ESTADO NORDESTINO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE A NOTIFICADOS EM UM ESTADO NORDESTINO Rayana Cruz de Souza; Universidade Federal da Paraíba; rayana_souza@hotmail.com Maira Ludna Duarte; Universidade Federal

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL

PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 15, n. 2, p. 139-146, julho-dezembro, 2017 ISSN 1808-6136 PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL ANDRÉ FERNANDEZ

Leia mais

Ectoparasitoses e saúde pública no Brasil: desafios para controle. Ecoparasitoses and public health in Brazil: challenges for control

Ectoparasitoses e saúde pública no Brasil: desafios para controle. Ecoparasitoses and public health in Brazil: challenges for control OPINIÃO OPINION 1535 Ectoparasitoses e saúde pública no Brasil: desafios para controle Ecoparasitoses and public health in Brazil: challenges for control Jörg Heukelbach 1 Fabíola Araújo Sales de Oliveira

Leia mais

Keltrina Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Loção 10 mg/g

Keltrina Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Loção 10 mg/g Keltrina Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Loção 10 mg/g Keltrina permetrina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Loção 10 mg/ml embalagem contendo 1 frasco com 60 ml + 1 pente fino ou 50

Leia mais

A INFESTAÇÃO POR PEDICULOSE E O ENSINO DE SAÚDE NAS ESCOLAS

A INFESTAÇÃO POR PEDICULOSE E O ENSINO DE SAÚDE NAS ESCOLAS A INFESTAÇÃO POR PEDICULOSE E O ENSINO DE SAÚDE NAS ESCOLAS Kécia Priscilla Palombello Magalhães Licenciada em Ciências Biológicas; Especialista em Fisiologia Humana pela Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167 ASPECTOS POPULACIONAIS E PREVALÊNCIA DE PARASITOS EM EXAMES COPROPARASITOLÓGICOS DE CÃES E GATOS DOMICILIADOS Monique Lourenço e SILVA 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ 1 ; Maria Cristina Nobre e CASTRO 2

Leia mais

(83)

(83) DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E COMPORTAMENTAIS DO CONTATO CRIANÇA-ANIMAL EM ESCOLARES DE CUITÉ - PB Ericlebson Cleyton Da Silva Lima; Vanessa Dos Santos Arruda Barbosa. Universidade Federal

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA COORDENADORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA COORDENADORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONTROLE DE ZOONOSES PARASITÁRIAS EM ANIMAIS DE COMPANHIA NA SAÚDE PREVENTIVA DAS COMUNIDADES RURAIS DOS MUNICÍPIOS DE BATATAIS, RESTINGA

Leia mais

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Lopes Gabani, Flávia; Lima Maebara, Clarice Martins; Pimenta Ferrari, Rosângela

Leia mais

Banco de dados contendo dados de questionários aplicados em HIS. Publicação dos dados

Banco de dados contendo dados de questionários aplicados em HIS. Publicação dos dados Subprojeto V Desenvolvimento de estratégias para uso, manutenção e recuperação de moradias com incorporação de TS Meta Física 5.2 Levantamento de processos patológicos da construção e dos usuários recorrentes

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS CMEIs DA MATRIZ SOBRE A PEDICULOSE HUMANA

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS CMEIs DA MATRIZ SOBRE A PEDICULOSE HUMANA Vol.18,n.1,pp.09-14 (Jan Mar 2018) Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS CMEIs DA MATRIZ SOBRE A PEDICULOSE HUMANA PERCEPTION OF THE TEACHERS OF THE MATRIX CMEIs

Leia mais

Clínica Médica Dr. Emídio Carreiro & Dra Margarida Souto. Av. D. Manuel II, º sala 71 Maia Tel

Clínica Médica Dr. Emídio Carreiro & Dra Margarida Souto. Av. D. Manuel II, º sala 71 Maia Tel Pediculose Piolhos INTRODUÇÃO O piolho é um inseto que parasita exclusivamente o ser humano. Os piolhos (Pediculus) podem infestar várias partes do corpo. São insetos que se alimentam do sangue humano

Leia mais

EDUCAÇÃO PREVENTIVA DA ANCILOSTOMÍASE ABORDANDO ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

EDUCAÇÃO PREVENTIVA DA ANCILOSTOMÍASE ABORDANDO ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA EDUCAÇÃO PREVENTIVA DA ANCILOSTOMÍASE ABORDANDO ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA LUCENA², Jaislânia Cordeiro GOMES³, Naftali FERREIRA 4, Sayonara Oliveira ROCHA 5, Tiago Novais

Leia mais

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹ 608 Weliton Nepomuceno Rodrigues et al. O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹ Weliton Nepomuceno Rodrigues², Soliana de Lima Rosa², Cristina Ferreira Tomé², Alessandra

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS USUÁRIOS DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS USUÁRIOS DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS USUÁRIOS DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL- RN Ana Paula Araujo de Souza 1 ; Luciana Karla Miranda Lins 2 1 Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência

Leia mais

DETERMINANTES SOCIOCOMPORTAMENTAIS E VULNERABILIDADE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À PEDICULOSE*

DETERMINANTES SOCIOCOMPORTAMENTAIS E VULNERABILIDADE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À PEDICULOSE* DETERMINANTES SOCIOCOMPORTAMENTAIS E VULNERABILIDADE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À PEDICULOSE* Fernanda Gomes de Magalhães Soares Pinheiro 1, Rubens Riscala Madi 2, Andreia Centenaro Vaez 3, Jesana

Leia mais

CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL

CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL 1 Rita de Cássia de Andrade; ²Viviane Lúcia dos S.

Leia mais

ANOPLURA PIOLHO. LMBragazza. Aula Prática

ANOPLURA PIOLHO. LMBragazza. Aula Prática 1 ANOPLURA PIOLHO LMBragazza Aula Prática 2 Classe: Insecta Ordem: Anoplura Generalidades insetos pequenos (1 a 3 mm) ectoparasitas de mamíferos (vivem sobre a pele) hematófagos sofreram um achatamento

Leia mais

O USO INDISCRIMINADO DE PRODUTOS PIOLHICIDAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

O USO INDISCRIMINADO DE PRODUTOS PIOLHICIDAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES 0 ARTIGO DE REVISÃO Janeiro De 2014 O USO INDISCRIMINADO DE PRODUTOS PIOLHICIDAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AUTORA: MARIA DE FÁTIMA BARBOZA 1Maria De Fátima Barboza Vasconcellos. Graduada em Fisioterapia

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES Josemara Barbosa Carneiro 1, Monaliza Ribeiro Mariano 2 RESUMO Os primeiros socorros são os procedimentos iniciais que

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO TÍTULO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ZOONOSES DE PROPRIETÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO (UNIAN) EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Leia mais

Palavras chave: Ensino; Ciências; Educação, Prevenção; Controle; Sequência; Didática.

Palavras chave: Ensino; Ciências; Educação, Prevenção; Controle; Sequência; Didática. RPGM REVISTA ACADÊMICA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA CONHECIMENTO E CONTROLE DA PEDICULOSE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL, OBJETIVANDO SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

Leia mais

CLEAN HAIR (permetrina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção 10mg/mL

CLEAN HAIR (permetrina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção 10mg/mL CLEAN HAIR (permetrina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção 10mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: CLEAN HAIR permetrina APRESENTAÇÃO Loção. Embalagem com frasco contendo 60mL VIA

Leia mais

A ARTE E O BRINCAR MELHORANDO A ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL INFANTIL

A ARTE E O BRINCAR MELHORANDO A ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL INFANTIL A ARTE E O BRINCAR MELHORANDO A ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL INFANTIL MACHADO, Roberta Ismael Lacerda (1). BEZERRA, Tatiana Patrícia Teixeira (2) SILVA, Rossana Seixas Maia (3) 1. Universidade Federal da

Leia mais

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR ECTOPARASITAS

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR ECTOPARASITAS 8 PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR ECTOPARASITAS Susana Segura Muñoz Ana Paula Morais Fernandes Principais doenças infecciosas e parasitárias e seus condicionantes em populações humanas 8.1 Introdução 8.2

Leia mais

Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS. 1. Introdução

Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS. 1. Introdução Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS NEDEL, Ana Paula 1 ; NEDEL, Fernanda 2 ; CONCEIÇÃO, Luciana 2 ; SILVA Ricardo Henrique Alves da

Leia mais

Keltrina Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Loção 10 mg/g

Keltrina Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Loção 10 mg/g Keltrina Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Loção 10 mg/g Keltrina permetrina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Loção 10mg/mL Embalagens contendo 01 frasco de 60mL + 01 pente fino ou 50

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO Eduardo Silva Pinheiro Neves (PIBIC-Jr/Fundação Araucária), Paulo César Paulino (Orientador),

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA *

ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA * ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA * Andréia Centenaro 1 Elizabeth Maria Lazzarotto 2 INTRODUÇÃO: O presente estudo é centrado na atenção

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ectoparasitos em caprinos no Município de Parelhas, Rio Grande do Norte, Brasil

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ectoparasitos em caprinos no Município de Parelhas, Rio Grande do Norte, Brasil PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ectoparasitos em caprinos no Município de Parelhas, Rio Grande do Norte, Brasil Caroline Gracielle Torres Ferreira 1, Jucélio da Silva Gameleira

Leia mais

PROGRAMA ALERTA PIOLHOS FORMAÇÃO ESCOLAS & PAIS

PROGRAMA ALERTA PIOLHOS FORMAÇÃO ESCOLAS & PAIS PROGRAMA ALERTA PIOLHOS FORMAÇÃO ESCOLAS & PAIS O PRÍNCIPE PARANIX REPEL JUNTOS CONTRA OS PIOLHOS! Olá a todos, hoje vamos falar de uns inimigos pequeninos e malvados, que podem aparecer a qualquer momento

Leia mais

ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RODRIGO LUPINO LINHARES DE CASTRO AVALIAÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM ALUNOS DE ESCOLA

ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RODRIGO LUPINO LINHARES DE CASTRO AVALIAÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM ALUNOS DE ESCOLA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RODRIGO LUPINO LINHARES DE CASTRO AVALIAÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE NOVA GRANADA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2008 ÍNDICE RESUMO...01

Leia mais

25/10 a 22/11 de 2017 Câmpus de Gurupi, Araguaína e Palmas

25/10 a 22/11 de 2017 Câmpus de Gurupi, Araguaína e Palmas AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS BULÍMICOS EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PALMAS-TO Beatriz Silva de Melo¹, Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral² ¹Aluna do Curso de Medicina; Campus de Palmas; e-mail:

Leia mais

Lucas B. S. De Oliveira¹; Pâmela K. F. De Souza¹; Sayd K. Silva¹; Vitor M. Ribeiro¹

Lucas B. S. De Oliveira¹; Pâmela K. F. De Souza¹; Sayd K. Silva¹; Vitor M. Ribeiro¹ 331 Promoção da saúde animal e saúde humana em coletividades: guia do tutor responsável no controle da leishmaniose Animal health and human health promotion in collectives: guideline for the responsible

Leia mais

PEDICULOSE NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM DIDÁTICA

PEDICULOSE NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PEDICULOSE NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM DIDÁTICA Paula Aiello Tomé de SOUZA 1 Fernanda Del Campos de MATOS¹ Enio Setsuo ARAKAKI 2 Eduardo Gabriel DOMINGUES 1 Newton Goulart MADEIRA 3 Resumo: Este projeto consiste

Leia mais

RPGM. Renata Arantes Duarte 1, Amélia dos Santos 2

RPGM. Renata Arantes Duarte 1, Amélia dos Santos 2 RPGM Revista Acadêmica 147 INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA CONHECIMENTO E CONTROLE DA PEDICULOSE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL, OBJETIVANDO SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

Leia mais

CLEAN HAIR Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção permetrina 10mg/mL

CLEAN HAIR Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção permetrina 10mg/mL CLEAN HAIR Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção permetrina 10mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: CLEAN HAIR permetrina APRESENTAÇÕES Loção tópica 10mg/mL Embalagem com frasco contendo

Leia mais

Material de Estudo. Prof. Dr. Marcello Sampaio - UNIRIO

Material de Estudo. Prof. Dr. Marcello Sampaio - UNIRIO Material de Estudo Reino Animalia Filo Arthropoda Classe Insecta (= Hexapoda) Ordem Anoplura Família Pediculidae Gênero Pediculus Linnaeus, 1758 P. capitis De Geer, 1778 P. humanus Linnaeus, 1758 Família

Leia mais

CONHECIMENTO DOS MORADORES DA ÁREA DE INVASÃO MONTE DAS OLIVEIRAS (BOA VISTA-RR) SOBRE AS FORMAS DE TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DA MALÁRIA

CONHECIMENTO DOS MORADORES DA ÁREA DE INVASÃO MONTE DAS OLIVEIRAS (BOA VISTA-RR) SOBRE AS FORMAS DE TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DA MALÁRIA CONHECIMENTO DOS MORADORES DA ÁREA DE INVASÃO MONTE DAS OLIVEIRAS (BOA VISTA-RR) SOBRE AS FORMAS DE TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DA MALÁRIA Autor: Creomar Oliveira Silva ESTRUTURA DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS

Leia mais

ALESSANDRA BARONI RODRIGUES NEVES* 1 ; JOÃO VITOR FRANÇA PIROLA 1 ; CELSO TADAO MIASAKI 1 ; PAULO RENATO MATOS LOPES 1.

ALESSANDRA BARONI RODRIGUES NEVES* 1 ; JOÃO VITOR FRANÇA PIROLA 1 ; CELSO TADAO MIASAKI 1 ; PAULO RENATO MATOS LOPES 1. Panorama do conhecimento geral e da participação no programa de coleta seletiva da comunidade acadêmica da FCAT/UNESP Overview of general knowledge and FCAT/UNESP community s selective waste collection

Leia mais

Abordagem Educativa e Tratamento de Pediculose: Divulgações na Internet

Abordagem Educativa e Tratamento de Pediculose: Divulgações na Internet Abordagem Educativa e Tratamento de Pediculose: Divulgações na Internet VI ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis/Brasil, 2007 Autores: Zeneida Teixeira Pinto & Eliane

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2012 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOS FOLHETOS EDUCATIVOS SOBRE HANSENÍASE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR

IMPORTÂNCIA DOS FOLHETOS EDUCATIVOS SOBRE HANSENÍASE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR IMPORTÂNCIA DOS FOLHETOS EDUCATIVOS SOBRE HANSENÍASE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR Mariluce Gonçalves Fonseca (Faculdades Integradas FAFIBE) Amanda Fernandes Abbes (G- Faculdades

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE DE CABEÇA EM CRIANÇAS INSERIDAS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE DE CABEÇA EM CRIANÇAS INSERIDAS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro 2017;7:e1558 https://doi.org/10.19175/reco m.v7i0.1558 www.ufsj.edu.br/recom Artigo Original PREVALÊNCIA DE PEDICULOSE DE CABEÇA EM CRIANÇAS INSERIDAS EM CENTROS

Leia mais

NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE MOSSORO RN

NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE MOSSORO RN NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE MOSSORO RN JOANA DARK LOPES DE ALMEIDA; lopes_darkinha@hotmail.com ISIS KELLY DOS SANTOS; isisk2@hotmail.com KESLEY

Leia mais

Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Daniela Morais Silva Elaine Ferreira Chaves Ana Cristina Viana Campos Palavras chave: Epidemiologia,

Leia mais

PREVENÇÃO DE ENTEROPARASITOS EM CRIANÇAS E MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM CRECHES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB - PROBEX 2012

PREVENÇÃO DE ENTEROPARASITOS EM CRIANÇAS E MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM CRECHES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB - PROBEX 2012 PREVENÇÃO DE ENTEROPARASITOS EM CRIANÇAS E MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM CRECHES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB - PROBEX 2012 Autores CARDOSO 1, Bruna Caldas; FREITAS², Francisca Inês de Sousa; MOURA³,

Leia mais

Avaliação de Conhecimentos sobre Pediculose

Avaliação de Conhecimentos sobre Pediculose Unidade de Cuidados na Comunidade Arouce Avaliação de Conhecimentos sobre Pediculose Lousã, Maio de 2011 Estudo efetuado no âmbito do Programa de Saúde Escolar da. Autores do estudo: Equipa de Saúde Escolar

Leia mais

1 Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal//SUPLAV

1 Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal//SUPLAV O perfil das mulheres de 10 anos e mais de idade no Distrito Federal e na Periferia Metropolitana de Brasília - PMB segundo a ótica raça/cor 2010 Lucilene Dias Cordeiro 1 1 Secretaria de Estado de Educação

Leia mais

Subsidiar a implementação de um conjunto de ações orientadas para a prevenção e erradicação do trabalho de crianças e adolescentes no estado da

Subsidiar a implementação de um conjunto de ações orientadas para a prevenção e erradicação do trabalho de crianças e adolescentes no estado da O TRABALHO INFANTO- JUVENIL NO ESTADO DA BAHIA Destaques do relatório preparado por Inaiá Maria Moreira de Carvalho e Cláudia Monteiro Fernandes para a OIT Brasil Março de 2010 1 Objetivo Geral Subsidiar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEORIA E PRÁTICA DOS CONSELHOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SER CONSELHEIRO Mara Augusta de castro Amorim Maria

Leia mais

Os piolhos da cabeça são incómodos e a sua transmissão é mais fácil do que a sua eliminação.

Os piolhos da cabeça são incómodos e a sua transmissão é mais fácil do que a sua eliminação. Os piolhos da cabeça são incómodos e a sua transmissão é mais fácil do que a sua eliminação. com cabeças limpas como pouco limpas, Todos podem ter piolhos. cabelos curtos ou compridos pobres ou de classe

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DA NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/MARÍLIA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DA NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/MARÍLIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DA NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/MARÍLIA Rosimar Bortolini Poker Fernanda Oscar Dourado Valentim Isadora

Leia mais

Educação como medida profilática para as principais parasitoses neotropicais

Educação como medida profilática para as principais parasitoses neotropicais P rêmio Top E ducacional P rofessor M ário Palmério 2007 27 Educação como medida profilática para as principais parasitoses neotropicais André Flávio Soares Ferreira Rodrigues 1 Luis Cláudio da Silva 2

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA Bethânia Ferreira BASTOS 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ

Leia mais

A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹

A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹ A PROMOÇÃO DE AÇÕES ODONTOLÓGICAS PREVENTIVAS COMO CONSEQUÊNCIA DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM ESCOLARES DE PALMAS TO¹ SANTOS, M. A.²; BORGES, T. S.³; CAVALCANTE, M. P. R. 4 ¹Parte do Projeto Situação

Leia mais

O DISCURSO DOS PROFESSORES SOBRE A TRANSMISSÃO DA PEDICULOSE ANTES DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA

O DISCURSO DOS PROFESSORES SOBRE A TRANSMISSÃO DA PEDICULOSE ANTES DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA Rev O Discurso Bras Crescimento dos Professores Desenvolvimento Sobre a Transmissão... Hum. 2008; 18(3): Rev 298-307 Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. PESQUISA 2008; 18(3): ORIGINAL 298-307 ORIGINAL

Leia mais

Diagnóstico em pesquisa acadêmica: um estudo realizado com alunos da Graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Diagnóstico em pesquisa acadêmica: um estudo realizado com alunos da Graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Diagnóstico em pesquisa acadêmica: um estudo realizado com alunos da Graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Shirlei Galarça Salort (UFRGS) -

Leia mais

O anúncio foi feito nesta quinta, 18, durante coletiva promovida na sede da entidade, em Brasília

O anúncio foi feito nesta quinta, 18, durante coletiva promovida na sede da entidade, em Brasília Políticas de expansão e inclusão contribuem para que as classes D e E sejam, sem perder a qualidade, a maioria dos estudantes das Universidades Federais O anúncio foi feito nesta quinta, 18, durante coletiva

Leia mais

COMPREENSÃO DE PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE BAGÉ - RS. Ana. Paula. S.³

COMPREENSÃO DE PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE BAGÉ - RS. Ana. Paula. S.³ COMPREENSÃO DE PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA NA CIDADE DE BAGÉ - RS CONCEIÇÃO, Daniela. M. ¹, ALVES, Lenise. L.1, ZAGO, A.C.2, MARINO, P. A. 2 MENEZES, Ana. Paula. S.³ ¹ Acadêmica

Leia mais

PROFESSORES E PEDICULOSE: TRANSMISSÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL TEACHERS AND PEDICULOSIS: TRANSMISSION AND SOCIAL REPRESENTATION

PROFESSORES E PEDICULOSE: TRANSMISSÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL TEACHERS AND PEDICULOSIS: TRANSMISSION AND SOCIAL REPRESENTATION PROFESSORES E PEDICULOSE: TRANSMISSÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL TEACHERS AND PEDICULOSIS: TRANSMISSION AND SOCIAL REPRESENTATION Pércide Verônica da Silva Cunha 1 Edson Ferreira Liberal 2, Zeneida Teixeira

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Quitoso 10 mg/g espuma cutânea Permetrina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social PERFIL DE TRABALHADORES USUÁRIOS DE DROGAS DE ABUSO ATENDIDOS EM UM SERVIÇO SENTINELA Maiara Cristina Pereira* (Curso de graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá- PR, Brasil);

Leia mais

FREQUENCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS DE CINCO INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA PR DURANTE OS ANOS DE 2014 A 2016

FREQUENCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS DE CINCO INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA PR DURANTE OS ANOS DE 2014 A 2016 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA?

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? Bianca Silva Santos 1 ; Henrique Flausino de Souza 2 ; Maria Eduarda Guedes Coutinho 3 ; Maria Julia Rocha Ferreira

Leia mais

Avaliação nutricional e percepção corporal em adolescentes de uma escola pública do município de Barbacena, Minas Gerais

Avaliação nutricional e percepção corporal em adolescentes de uma escola pública do município de Barbacena, Minas Gerais Avaliação nutricional e percepção corporal em adolescentes de uma escola pública do município de Barbacena, Minas Gerais Cadimiel Gomes 1, Raila Dornelas Toledo 2, Rosimar Regina da Silva Araujo 3, Wanderléia

Leia mais

Palavras-chave: canino, carrapatos, parasitoses. Keywords: canine, ticks, parasitic diseases.

Palavras-chave: canino, carrapatos, parasitoses. Keywords: canine, ticks, parasitic diseases. 1 ECTOPARASITAS DE CÃES ERRANTES DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, ACRE Mayara Marques Pereira FERNANDES 1 ; Francisca Edna Rodrigues MEDEIROS 1 ; Joelma de Faria SANTOS 1 ; Rodrigo Gomes de SOUZA 1 ; Juliana

Leia mais

do Vale do Araguaia UNIVAR - LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA HUMANA NO MUNICÍPIO DE GENERAL CARNEIRO MATO GROSSO

do Vale do Araguaia UNIVAR -   LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA HUMANA NO MUNICÍPIO DE GENERAL CARNEIRO MATO GROSSO 1 JORDANA BELOS DOS SANTOS 1, ANDRÉ LUIZ FERNANDES DA SILVA 2, PATRÍCIA GELLI FERES DE MARCHI 2, ISABELLA RODRIGUES DA SILVA CONDE 1 1 Acadêmicas do Curso de Medicina Veterinária das Faculdades Unidas

Leia mais

Concepções e Formação continuada de Professores de ciências de Escolas Públicas de Dourados-MS sobre Educação Sanitária

Concepções e Formação continuada de Professores de ciências de Escolas Públicas de Dourados-MS sobre Educação Sanitária Concepções e Formação continuada de Professores de ciências de Escolas Públicas de Dourados-MS sobre Educação Sanitária PEREIRA, Nathalia Lopez 1 ; COLTRO, Eduarda Maria 1 ; VEZOZZO, Rafaella 1 ; SOUZA,

Leia mais

Kwell. GlaxoSmithKline. Emulsão tópica. permetrina (10mg/g)

Kwell. GlaxoSmithKline. Emulsão tópica. permetrina (10mg/g) Kwell GlaxoSmithKline Emulsão tópica permetrina (10mg/g) Kwell permetrina APRESENTAÇÃO Frasco com 60 ml de emulsão tópica USO EXTERNO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS COMPOSIÇÃO Cada grama de Kwell

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL 69% 94% 70% 78% 52% Falta de trabalhador qualificado afeta mais de dois terços da indústria

SONDAGEM ESPECIAL 69% 94% 70% 78% 52% Falta de trabalhador qualificado afeta mais de dois terços da indústria SONDAGEM ESPECIAL Ano 9 Número 2 abril de 2011 www.cni.org.br Falta de Trabalhador Qualificado na Indústria Falta de trabalhador qualificado afeta mais de dois terços da indústria das empresas consultadas

Leia mais

PNAD Contínua 2016: 90,6% das mulheres e 74,1% dos homens realizaram afazeres domésticos ou cuidados de pessoas

PNAD Contínua 2016: 90,6% das mulheres e 74,1% dos homens realizaram afazeres domésticos ou cuidados de pessoas https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2013-agencia-denoticias/releases/18566-pnad-continua-2016-90-6-das-mulheres-e-74-1-dos-homensrealizaram-afazeres-domesticos-ou-cuidados-de-pessoas.html

Leia mais

INCIDÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NO DISTRITO DE BIZARRA BOM JARDIM PE; EDUCAÇÃO PREVENTIVA A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS

INCIDÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NO DISTRITO DE BIZARRA BOM JARDIM PE; EDUCAÇÃO PREVENTIVA A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS INCIDÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NO DISTRITO DE BIZARRA BOM JARDIM PE; EDUCAÇÃO PREVENTIVA A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS Autor (a): Maria Graziele Gonçalves Silva 1 ; Orientador (a): Gilmara Ferreira

Leia mais

Keltrina. (permetrina) Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Emulsão dermatológica. 10 mg/ml. Bula Paciente Keltrina 1% - REVB Page 1

Keltrina. (permetrina) Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Emulsão dermatológica. 10 mg/ml. Bula Paciente Keltrina 1% - REVB Page 1 Keltrina (permetrina) Multilab Ind. e Com. de Prod. Farmacêuticos Ltda. Emulsão dermatológica 10 mg/ml Bula Paciente Keltrina 1% - REVB Page 1 Keltrina permetrina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Emulsão

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS COSTA, Yago da 1 ; ALVES, Beatriz Rodrigues 2 ; FELIX, Jefferson Ferreira 3 ; PACHECO, Lílian Fernanda

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

TUTORIAL PARA BUSCA DOS DADOS DA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE NO SIE

TUTORIAL PARA BUSCA DOS DADOS DA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE NO SIE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TUTORIAL PARA BUSCA DOS DADOS DA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE NO

Leia mais

INVESTIGAÇÃO SOROEPIDEMIOLÓGICA SOBRE A LARVA MIGRANS VISCERAL POR TOXOCARA CANIS EM USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE GOIÂNIA GO

INVESTIGAÇÃO SOROEPIDEMIOLÓGICA SOBRE A LARVA MIGRANS VISCERAL POR TOXOCARA CANIS EM USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE GOIÂNIA GO INVESTIGAÇÃO SOROEPIDEMIOLÓGICA SOBRE A LARVA MIGRANS VISCERAL POR TOXOCARA CANIS EM USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE GOIÂNIA GO Gilcilene Maria dos Santos, Simonne Almeida e Silva, Alverne Passos Barbosa

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

CLEAN HAIR (permetrina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção 10mg/mL

CLEAN HAIR (permetrina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção 10mg/mL CLEAN HAIR (permetrina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção 10mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: CLEAN HAIR permetrina APRESENTAÇÃO Loção. Embalagem com frasco contendo 60mL VIA

Leia mais

MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB

MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB Silmery da Silva Brito- UFPB- silmery_ce@hotmail.com Regiane Fixina de Lucena UEPB regi.rfl@bol.com.br Joyce Lane Braz Virgolino- UFPB- joyce.lane@hotmail.com

Leia mais

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 ANÁLISE DA SITUAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL E SUAS POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DA COMUNIDADE DO DENDÊ. Karla Loureto

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA CIDADE DE SETE LAGOAS MG Anna Luiza Fernandes de SOUZA 1 Juliana Costa LIBOREDO

Leia mais

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA REGIÃO DO ARQUIPÉLAGO/RS: UMA PROPOSTA DE VIGILÂNCIA DA DENGUE

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA REGIÃO DO ARQUIPÉLAGO/RS: UMA PROPOSTA DE VIGILÂNCIA DA DENGUE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA REGIÃO DO ARQUIPÉLAGO/RS: UMA PROPOSTA DE VIGILÂNCIA DA DENGUE Fernanda Freitas Caregnato 1 2, Maria Angélica Weber 2, Liane Fetzer 2, Teresinha Guerra

Leia mais

Quanto a Naturalidade

Quanto a Naturalidade Quanto a Naturalidade 27 22 Capital (RS) Interior (RS) Outro Estado Outo País Quanto a Idade 3 2 Menos de 8 anos Entre 8 e 2 anos Entre 22 e 2 anos 39 Entre 26 e 3 anos Entre 3 e 3 anos Entre 36 e anos

Leia mais

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA COMUNIDADE DO DENDÊ. Luis Lopes

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS CEREBROVASCULARES HC-UFG

CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS CEREBROVASCULARES HC-UFG Introdução CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE De acordo com Organização da Mundial de Saúde as doenças cerebrovasculares (DCV) são a principal causa de óbitos no mundo. Assim, as doenças do aparelho circulatório

Leia mais