Palavras Chave: Fonoaudiologia; Transtornos da Articulação; Fonética. Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras Chave: Fonoaudiologia; Transtornos da Articulação; Fonética. Introdução"

Transcrição

1 Análise ultrassonográfica quantitativa da produção de encontros consonantais realizadas por crianças típicas e atípicas Autores: ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER, LARISSA CRISTINA BERTI, Palavras Chave: Fonoaudiologia; Transtornos da Articulação; Fonética Introdução Em um panorama mundial, e mais recentemente no Brasil, a ultrassonografia do movimento de língua tem ganhado popularidade junto aos fonoaudiólogos e linguístas, pois além de ser uma ferramenta altamente funcional para analisar o movimento da língua durante a produção da fala, possibilita a visualização de diferentes planos (sagital, coronal e oblíquo) em tempo real. O ultrassom permite ao fonoaudiólogo realizar análise articulatória da produção de fala do sujeito, tanto no processo de avaliação, quanto ao longo do processo terapêutico 1. É uma técnica não invasiva, segura, rápida e de baixo custo (se comparado à outras tecnologias tais como Imagem de Ressonância Magnética (MRI), os Raios-X, o Micro raio-x e a Ressonância Magnética) 2. Entretanto, é importante frisar que os procedimentos metodológicos e de análises da imagem ultrassonográfica ainda não são um consenso na literatura e devem ser estudados e aprimorados cientificamente, para assim, alcançar a eficácia da técnica no contexto clínico. Para esse estudo, optou-se por estudar a produção fônica do padrão silábico CCV (consoante, consoante, vogal) realizados por crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico. Por se tratar de um padrão silábico complexo se comparado a outros tipos silábicos (CV ou VC), as crianças adquirem a sílaba CCV mais tardiamente durante o processo de aquisição fonológica, sendo que algumas delas, não conseguem adquiri-lo na idade esperada, reduzindo a sílaba CCV para CV 3-4. Baseados na ultrassonografia de língua, recente estudo tem mostrado que produções de encontros consonantais julgados como simplificados, apresentam um gesto

2 de ponta da língua de menor magnitude, embora a sua presença não seja resgatada pelos ouvintes 5. Por meio de dados ultrassonográficos provenientes da fala de 10 adultos falantes da língua persa, o estudo buscou investigar esse fenômeno fonológico da fala habitual que ocorre nas coronais precedidas de obstruintes ou nasais. A medida articulatória utilizada (a distância entre a trajetória da língua e palato) permitiu mensurar a magnitude do gesto de /t/, que auditivamente parecia excluído, porém ainda estava presente, ora com a magnitude reduzida, corroborando a previsão da Fonologia Gestual. O autor encontrou, ainda, diferentes graus de redução do gesto /t/: completo, parcial e zero. O estudo mostrou que nesse fenômeno fonológico da língua persa aparece tanto a sobreposição gestual como gesto de [t] com magnitude reduzida. Verifica-se, pois, que este estudo corrobora dois princípios da Fonologia Gestual: o uso de unidades gestuais como primitivo de um modelo fonológico com a incorporação das propriedades dinâmicas dessas unidades, assim como seu processo de coordenação. Pelo fato da análise ultrassonográfica da simplificação de encontros consonantais referir-se à fala adulta, não é possível uma completa generalização desses achados para a simplificação de encontros consonantais presentes na infantil. As hipóteses assumidas são a de que: (1) a produção de CV e CCV de crianças atípicas apresentariam diferentes medidas ultrassonográficas, ainda que as produções de CCV sejam julgadas auditivamente como CV; (2) medidas ultrassonográficas poderiam diferenciar a produção das crianças típicas e atípicas. Objetivo Dada à escassez de estudos ultrassonográficos com a população infantil, o objetivo foi o de caracterizar a produção de encontros consonantais de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, com o uso da ultrassonografia.

3 Métodos O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP/Marília, sob o protocolo de nº 0974/2014. Participaram do estudo 10 crianças, sendo 5 crianças com desenvolvimento típico e 5 com desenvolvimento atípico (ou seja, apresentando redução dos encontros consonantais). As crianças gravaram um corpus com 10 pares de palavras contendo o padrão silábico CCV e CV: broa/boa, prato/pato, prego/pego, pressa/peça, bruxa/bucha, branco/banco, frita/fita, grato/gato, troca/toca, troco/toco 6. As gravações foram obtidas por meio de um aparelho de ultrassom portátil (modelo DP 6600), localizado numa cabine tratada acusticamente com os seguintes equipamentos: microfone unidirecional, transdutor micro-convexo acoplado a um computador e um estabilizador de cabeça 7. O software AAA (Articulate Assistant Advanced) foi utilizado para capturar e analisar as imagens ultrassonográfica do contorno da língua 8. O total da amostra de fala foram de 600 gravações (3 repetições x 20 palavras x 5 crianças atípicas + 5 crianças típicas). As produções de fala das crianças foram submetidas ao julgamento perceptivoauditivo de três juízes especialistas. No caso das crianças típicas, todas as produções foram julgadas como corretas, sendo 150 julgadas como CCV e 150 como CV. Já no caso das crianças atípicas, as 300 produções analisadas pelos juízes foram analisadas como CV, sendo que 150 repetições foram classificadas como redução do encontro consonantal (ou seja, a criança substituiu CCV para CV) e 150 como CV. Para a análise ultrassonográfica, inicialmente, realizou-se uma inspeção visual das gravações a fim de descartar as imagens com problemas na qualidade da imagem. Em seguida, o contorno da língua foi desenhado de forma semi auto-automática por meio de recursos proporcionados pelo AAA.

4 As medidas articulatórias adotadas foram: distâncias da ponta, dorso e raiz de língua até o limite da imagem do ultrassom e área entre a ponta e o dorso de língua. O ponto de referência fixa adotado para as medidas foi o limite inferior da imagem do ultrassom, uma vez que esse ponto é sempre o mesmo em todos os sujeitos, independente do tamanho do trato vocal, como pode ser visto abaixo: Distância entre o limite inferior da imagem até o contorno de língua de ultrassom na fan que corresponde à ponta de língua. Figura 1: As setas indicam a distância mensurada pelo AAA, sendo da direita para a esquerda as fans correspondem à ponta de língua; ao dorso de língua e à raiz da língua. As medidas articulatórias foram realizadas em um único frame. O frame utilizado para realizar as medidas articulatórias foi detectado automaticamente pelo AAA dentro de um intervalo de sete frames (da C1 até a vogal seguinte), seguindo o critério de ponto máximo de constrição da língua. As medidas articulatórias foram submetidas ao teste estatístico Variância de dois fatores (ANOVA) para medidas repetidas. As variáveis dependentes foram as três medidas articulatórias de distância (a ponta, o dorso e a raiz de língua) e uma de área (entre a ponta e o dorso de língua). Os fatores independentes considerados foram a condição clínica dos sujeitos (típico e a atípico) e o contexto vocálico e os fatores intragrupo foram o padrão silábico e as repetições. O teste Bonferroni foi utilizado como post hoc. O nível de significância foi de p<0,05.

5 Resultados Com relação às medidas de distância que envolve a região da ponta da língua, obteve-se significância para o padrão silábico, [F(1,8)=10.31, p<.001], bem como para as interações entre: (1) repetições x condição clínica [F(2,1)=6.06, p<.002]; (2) padrão silábico e condição clínica [F(1,8)=14.38, p<.0002]; (3) padrão silábico e contexto vocálico [F(9,8)=2.05, p<.043]. O teste post hoc mostrou que as crianças típicas diferenciaram as sílabas CCV de CV (p<.000). Entretanto, as crianças atípicas não diferenciaram as sílabas CCV (p<.058) e CV (p<.250). As medidas de distância que envolvem as regiões de dorso e da raiz da língua não se mostraram sensíveis para diferenciar CCV de CV em nenhum dos grupos de crianças. No tocante à medida de área (entre a ponta e o dorso da língua), o efeito principal para a condição clínica e para repetição foram significativos [F(1,7)=191.27, p<.000] e [F(2,1)=12.05, p<.000], bem como as interações entre: (1) padrão silábico e condição clínica [F(1,7)=4.61, p<.03]. Essa medida não diferenciou as sílabas CCV de CV nos grupos de crianças típicas (p<.131) e atípicas (p<.100), entretanto, foi capaz de diferenciar os padrões silábicos produzidos pelos grupos, ou seja, as sílabas CCV foram produzidas diferentemente pelas crianças típicas e pelas crianças atípicas (p<.000) e as sílabas CV também foram produzidas diferentemente pelos grupos de crianças (p<.000). Dessa forma, os resultados, tomados juntos, confirmam parcialmente as hipóteses assumidas, uma vez as medidas ultrassonográficas analisadas não diferenciaram a produção de CV e CCV realizadas pelas crianças atípicas, porém a medida articulatória que envolve a área da ponta e do dorso da língua mostrou diferenciar a produção das crianças típicas das atípicas, tanto no que diz respeito ao padrão silábico CCV, quanto CV.

6 Conclusões Embora a literatura sugira que produções de CCV julgadas como simplificadas apresentem um gesto de ponta de língua de menor magnitude na fala adulta, as medidas ultrassonográficas utilizadas não foram sensíveis para diferenciar a produção de CCV e CV nas produções de crianças atípicas, sugerindo que haja uma simplificação de CCV. No entanto, a medida de distância entre a ponta da língua e o limite inferior do ultrassom foi capaz de diferenciar a sílaba CCV de CV produzidas pelas crianças com desenvolvimento fonológico típico. Além disso, a medida que envolve a área entre a ponta e o dorso de língua foi sensível para diferenciar as sílabas CCV e CV entre os grupos de sujeitos. Referências 1. Cleland J, Scobbie JM, Wrench AA. Using ultrasound visual biofeedback to treat persistent primary speech sound disorders. Clin Linguist Phon. 2015; 9(1): Stone M. A guide to analysing tongue motion from ultrasound images. Clin Linguist Phon. 2005;19(1): Ribas LP. Sobre a aquisição do onset complexo. In: Lamprecht RR. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed; p Lamprecht RR, Bonilha G, Freitas C. Matzenauer C, Mezzomo C, Oliveira. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. Porto Alegre: Artmed; 2004.

7 5. Ardestani RF. Gradient and Categorical Consonant Cluster Simplification in Persian: An Ultrasound and Acoustic Study. [Thesis]. Canada: University of Ottawa, Canada, Miranda ICC, Silva TC. Aquisição de encontros consonantais tautossilábicos: uma abordagem multirrepresentacional. Revista Linguística. 2011;7(1): Scobbie JM, Wrench AA, Van Der Linden M. Headprobe stabilisation in ultrasound tongue imaging using a headset to permit natural head movement. In Proceedings of the 8 th International Seminar on Speech Production; 2008 Dec 812; Strasbourg. Proceedings. Strasbourg; 2008; Articulate Instruments LTD. Articulate assistant user guide: version: Edinburgh: Articulate Instruments; 2012.

Ultrassonografia aplicada na produção de fala: análise da produção das. fricativas /s/ e /ʃ/

Ultrassonografia aplicada na produção de fala: análise da produção das. fricativas /s/ e /ʃ/ fricativas /s/ e /ʃ/ Ultrassonografia aplicada na produção de fala: análise da produção das Autores: DANIRA TAVARES FRANCISCO, LUCIANA DE OLIVEIRA PAGAN- NEVES, HAYDÉE FISZBEIN WERTZNER, Descritores: ultrassonografia;

Leia mais

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA TÍPICA E ATÍPICA DO PADRÃO SILÁBICO CCV: DADOS ACÚSTICOS E ARTICULATÓRIOS

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA TÍPICA E ATÍPICA DO PADRÃO SILÁBICO CCV: DADOS ACÚSTICOS E ARTICULATÓRIOS AQUISIÇÃO FONOLÓGICA TÍPICA E ATÍPICA DO PADRÃO SILÁBICO CCV: DADOS ACÚSTICOS E ARTICULATÓRIOS Aline Mara de OLIVEIRA * Larissa Cristina BERTI ** RESUMO: O objetivo principal deste estudo é caracterizar

Leia mais

Análise ultrassonográfica da produção de líquidas de crianças com e sem alteração fonológica

Análise ultrassonográfica da produção de líquidas de crianças com e sem alteração fonológica Análise ultrassonográfica da produção de líquidas de crianças com e sem alteração fonológica Berti, L.; de Boer, G.; Bressmann, T. Descritores: Avaliação; Fala; Ultrassom; Crianças Introdução Crianças

Leia mais

RESSALVA. Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 01/03/2018.

RESSALVA. Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 01/03/2018. RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 01/03/2018. ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER COORDENAÇÃO GESTUAL NA PRODUÇÃO DE ENCONTROS

Leia mais

ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER

ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER COORDENAÇÃO GESTUAL NA PRODUÇÃO DE ENCONTROS CONSONANTAIS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM TÍPICO E ATÍPICO São José do Rio Preto 2016 1 ALINE MARA DE OLIVEIRA

Leia mais

Descrição dos gestos articulatórios envolvidos na produção dos sons /r/ e /l/

Descrição dos gestos articulatórios envolvidos na produção dos sons /r/ e /l/ Artigo Original http://dx.doi.org/10.1590/s2317-64312014000400001358 Descrição dos gestos articulatórios envolvidos na produção dos sons /r/ e /l/ Description of the articulatory gestures concerned in

Leia mais

A análise do transtorno fonológico utilizando diferentes medidas acústicas Pagan-Neves, LO & Wertzner, HF

A análise do transtorno fonológico utilizando diferentes medidas acústicas Pagan-Neves, LO & Wertzner, HF A análise do transtorno fonológico utilizando diferentes medidas acústicas Pagan-Neves, LO & Wertzner, HF Introdução: As análises instrumentais do transtorno fonológico, assim como em outros distúrbios

Leia mais

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Luiz Carlos da Silva Souza** (UESB) Priscila de Jesus Ribeiro*** (UESB) Vera Pacheco**** (UESB)

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Luiz Carlos da Silva Souza** (UESB) Priscila de Jesus Ribeiro*** (UESB) Vera Pacheco**** (UESB) 61 de 119 UMA ANÁLISE DE F0 DAS VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO 1 Luiz Carlos da Silva Souza** Priscila de Jesus Ribeiro*** Vera Pacheco**** RESUMO: Este trabalho tem por objetivo fornecer

Leia mais

Investigação da produção de fala a partir da ultrassonografia do movimento de língua

Investigação da produção de fala a partir da ultrassonografia do movimento de língua Investigação da produção de fala a partir da ultrassonografia do movimento de língua Introdução Palavras-chave: Linguagem infantil; Fonética; Ultrassonografia. Em decorrência dos avanços tecnológicos a

Leia mais

Percurso da Aquisição dos Encontros Consonantais e Fonemas em Crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade

Percurso da Aquisição dos Encontros Consonantais e Fonemas em Crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade Percurso da Aquisição dos Encontros Consonantais e Fonemas em Crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade Palavras-Chave: Desenvolvimento Infantil, Medida da Produção da Fala, Distribuição por Idade e Sexo. INTRODUÇÃO:

Leia mais

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO Palavras Chave: Criança, Fala, Desenvolvimento da Linguagem Introdução: A aquisição do sistema fonológico ocorre durante

Leia mais

A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais

A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais Rodrigues, Cristiane 1 ; Miranda, Ana Ruth 2 1 Universidade Federal de Pelotas,

Leia mais

Análise ultrassonográfica das líquidas alveolares e fricativas coronais: julgamento de juízes experientes e não experientes

Análise ultrassonográfica das líquidas alveolares e fricativas coronais: julgamento de juízes experientes e não experientes doi: 10.1590/1982-0216201820412317 Artigos originais Análise ultrassonográfica das líquidas alveolares e fricativas coronais: julgamento de juízes experientes e não experientes Ultrasonographic analysis

Leia mais

Aquisição de encontros consonantais: uma análise de dados naturais e experimentais

Aquisição de encontros consonantais: uma análise de dados naturais e experimentais Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 624-633, julho-dezembro 2017 e-issn 1984-4301 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/

Leia mais

VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PRELIMINARES DE UMA ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO FORMÂNTICA

VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PRELIMINARES DE UMA ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO FORMÂNTICA Página 27 de 315 VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PRELIMINARES DE UMA ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO FORMÂNTICA Luiz Carlos da Silva Souza 7 (UESB/Fapesb) Vera Pacheco 8 (UESB) RESUMO Este

Leia mais

ESTUDO FONÉTICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA PAUSA NA DURAÇÃO DE VOGAIS ACOMPANHADAS DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS *

ESTUDO FONÉTICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA PAUSA NA DURAÇÃO DE VOGAIS ACOMPANHADAS DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS * 57 de 297 ESTUDO FONÉTICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA PAUSA NA DURAÇÃO DE VOGAIS ACOMPANHADAS DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS * Francisco Meneses (UESB) Vera Pacheco (UESB) RESUMO A duração das vogais

Leia mais

Parâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e de desvio fonológico

Parâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e de desvio fonológico Artigo Original http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1732 ISSN 2317-6431 Parâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO DE AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO

A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO DE AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO DE AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO Vanessa Giacchini 1 Carolina Lisbôa Mezzomo 2 Helena Bolli Mota 3 Introdução A aquisição fonológica considerada

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA NÍVEL MESTRADO LÍDIA MAURÍCIO DA SILVA

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA NÍVEL MESTRADO LÍDIA MAURÍCIO DA SILVA PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA NÍVEL MESTRADO LÍDIA MAURÍCIO DA SILVA PARÂMETROS ULTRASSONOGRÁFICOS DO MOVIMENTO DA LÍNGUA EM 14 FONEMAS CONSONANTAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO MARÍLIA 2017

Leia mais

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo Fonologia Gerativa Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com PRESSUPOSTOS DA FONOLOGIA GERATIVA A gramática é concebida como

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB 3661 AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB INTRODUÇÃO Francisco De Oliveira Meneses (UESB/ FAPESB) Vera PACHECO (UESB) As oclusivas são sons consonânticos

Leia mais

PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL DAS FRICATIVAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL DAS FRICATIVAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Página 291 de 499 PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL DAS FRICATIVAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Audinéia Ferreira-Silva (CAPES/UESB) Vera Pacheco (UESB) Luiz Carlos Cagliari (UNESP) RESUMO Neste trabalho, nosso objetivo

Leia mais

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Seung Hwa Lee Fundamentos de Fonologia e Morfologia Fonologia Gerativa Morris Halle and Noam Chomsky começaram os estudos da fonologia nos anos

Leia mais

Aquisição de encontros consonantais tautossilábicos: uma abordagem multirrepresentacional

Aquisição de encontros consonantais tautossilábicos: uma abordagem multirrepresentacional MIRANDA, Izabel Cristina Campolina; SILVA, Thaïs Cristófaro. Aquisição de encontros consonantais tautossilábicos: uma abordagem multirrepresentacional. Revista Lingüística / Revista do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

O contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala: análises acústica e ultrassonográfica

O contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala: análises acústica e ultrassonográfica Artigo Original Original Article Roberta Michelon Melo 1 Helena Bolli Mota 1 Larissa Cristina Berti 2 O contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala: análises acústica e ultrassonográfica

Leia mais

TONICIDADE E COARTICULAÇÃO: UMA ANÁLISE INSTRUMENTAL

TONICIDADE E COARTICULAÇÃO: UMA ANÁLISE INSTRUMENTAL 225 de 667 TONICIDADE E COARTICULAÇÃO: UMA ANÁLISE INSTRUMENTAL Dyuana Darck Santos Brito 61 (UESB) Vera Pacheco 62 (UESB) Marian Oliveira 63 (UESB) RESUMO considerando que a tonicidade é um aspecto importante

Leia mais

Aquisição das líquidas por crianças com desvio fonológico: Aquisição silábica ou segmental?

Aquisição das líquidas por crianças com desvio fonológico: Aquisição silábica ou segmental? Aquisição das líquidas por crianças com desvio fonológico: Aquisição silábica ou segmental? Letícia Pacheco Ribas Feevale, Novo Hamburgo - Brasil (leticiaribas@feevale.br) Resumo Este estudo descreve e

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA

UM OLHAR SOBRE A EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA UM OLHAR SOBRE A EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA por Ananda Ramos Introdução Aquisição fonológica é o processo pelo qual as crianças adquirem a linguagem. Normalmente, esse processo respeita etapas que

Leia mais

líquidas do Português Europeu

líquidas do Português Europeu Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação Ramo de conhecimento de Linguística na especialidade para Diagnóstico e Intervenção Caracterização acústica das consoantes líquidas do Português Europeu Tese

Leia mais

O COMPORTAMENTO DAS LÍQUIDAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE ONSETS COMPLEXOS

O COMPORTAMENTO DAS LÍQUIDAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE ONSETS COMPLEXOS O COMPORTAMENTO DAS LÍQUIDAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE ONSETS COMPLEXOS Letícia Bello Staudt * Cátia de Azevedo Fronza ** Introdução A aquisição de uma língua é, ainda hoje, assunto que desperta grande

Leia mais

Teste de verificação da inconsistência de fala

Teste de verificação da inconsistência de fala Teste de verificação da inconsistência de fala Descritores: Testes de Articulação da Fala; Distúrbios da Fala; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem. Introdução: Crianças com Distúrbio Fonológico

Leia mais

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 19 de 107 REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA Juscélia Silva Novais Oliveira * (Uesb) Priscila de Jesus Ribeiro ** (UESB) Vera Pacheco *** (Uesb) RESUMO O PB, segundo

Leia mais

Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso

Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso Fernanda Helena Kley¹, Letícia Pacheco Ribas² RESUMO Este estudo tem como objetivo verificar a aplicabilidade

Leia mais

Medidas de inteligibilidade da fala: influência da análise da transcrição e do estímulo de fala.

Medidas de inteligibilidade da fala: influência da análise da transcrição e do estímulo de fala. Medidas de inteligibilidade da fala: influência da análise da transcrição e do estímulo de fala. Palavras-Chave: Inteligibilidade da Fala; Medidas de Produção da Fala; Fala. Introdução Apesar de seu amplo

Leia mais

Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro

Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro Estudos da Língua(gem) Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro Characteristics of the duration of the fricative noise of a sample of Brazilian Portuguese

Leia mais

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS 27 de 107 UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA NATUREZA DURACIONAL DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS EM MONOSSÍLABOS CV NO PB: INFORMAÇÃO FONÉTICA OU FONOLÓGICA? Luiz Carlos da Silva Souza * (Uesb/CNPq) Vera

Leia mais

EMERGÊNCIA DAS RÓTICAS NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ATÍPICA: RELAÇÕES IMPLICACIONAIS E DE MARCAÇÃO

EMERGÊNCIA DAS RÓTICAS NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ATÍPICA: RELAÇÕES IMPLICACIONAIS E DE MARCAÇÃO Revista Prolíngua ISSN 1983-9979 Página 41 EMERGÊNCIA DAS RÓTICAS NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ATÍPICA: RELAÇÕES IMPLICACIONAIS E DE MARCAÇÃO Vanessa Henrich 27 Letícia Pacheco Ribas 28 RESUMO Este artigo objetivou

Leia mais

O PAPEL DOS CONTEXTOS FONÉTICOS NA DELIMITAÇÃO DA TONICIDADE DE FALA ATÍPICA

O PAPEL DOS CONTEXTOS FONÉTICOS NA DELIMITAÇÃO DA TONICIDADE DE FALA ATÍPICA Página 51 de 510 O PAPEL DOS CONTEXTOS FONÉTICOS NA DELIMITAÇÃO DA TONICIDADE DE FALA ATÍPICA Flávia de A. Conceição (UESB/UESB) Letícia M. S. da Silva (UESB/FAPESB) Luana A. Ferraz (UESB/CNPq) Marian

Leia mais

Contorno de língua na produção do /s/ e / /

Contorno de língua na produção do /s/ e / / DANIRA TAVARES FRANCISCO Contorno de língua na produção do /s/ e / / na fala de adultos e crianças com e sem transtorno fonológico Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São

Leia mais

AVALIAÇÃO ESPECTRAL DE FRICATIVAS ALVEOLARES PRODUZIDAS POR SUJEITO COM DOWN

AVALIAÇÃO ESPECTRAL DE FRICATIVAS ALVEOLARES PRODUZIDAS POR SUJEITO COM DOWN Página 235 de 511 AVALIAÇÃO ESPECTRAL DE FRICATIVAS ALVEOLARES PRODUZIDAS POR SUJEITO COM DOWN Carolina Lacôrte Gruba Marian Oliveira (Orientadora) Vera Pacheco Audinéia Ferreira da Silva RESUMO As fricativas

Leia mais

Perfil Fonológico de Crianças com Perturbação de Linguagem Primária (PLP) Dissertação de Mestrado em Ciências da Fala e da Audição

Perfil Fonológico de Crianças com Perturbação de Linguagem Primária (PLP) Dissertação de Mestrado em Ciências da Fala e da Audição Perfil Fonológico de Crianças com Perturbação de Linguagem Primária (PLP) Diana Inês Costa Domingues NM: 39242 Dissertação de Mestrado em Ciências da Fala e da Audição Orientador: Professor Doutor Luís

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE DURAÇÃO SEGMENTAL E PERCEPÇÃO DE FRICATIVAS SURDAS E SONORAS

RELAÇÃO ENTRE DURAÇÃO SEGMENTAL E PERCEPÇÃO DE FRICATIVAS SURDAS E SONORAS 3378 RELAÇÃO ENTRE DURAÇÃO SEGMENTAL E PERCEPÇÃO DE FRICATIVAS SURDAS E SONORAS Audinéia Silva (UESB/ FAPESB) Vera PACHECO (UESB) 1) CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1) Duração segmental Em algumas línguas, como

Leia mais

Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador BA

Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador BA Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador BA Palavras-chaves: Distúrbio da fala, avaliação do desempenho, criança Na população infantil, o desvio

Leia mais

Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade

Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Fluência, Funções da Face e Disfagia (LIF-FFFD) Departamento de Fisioterapia,

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1

IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1 31 de 368 IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1 Renato Abreu Soares * (Uesb) Vera Pacheco ** (Uesb) RESUMO Modificações na constituição intrínseca dos segmentos

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DE ÊNFASE SENTENCIAL/PROXIMIDADE DE PAUSA E DURAÇÃO SEGMENTAL NO PB: O CASO DAS FRICATIVAS

A RELAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DE ÊNFASE SENTENCIAL/PROXIMIDADE DE PAUSA E DURAÇÃO SEGMENTAL NO PB: O CASO DAS FRICATIVAS 7 de 107 A RELAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DE ÊNFASE SENTENCIAL/PROXIMIDADE DE PAUSA E DURAÇÃO SEGMENTAL NO PB: O CASO DAS FRICATIVAS Paula Ferraz Oliveira ** (Uesb) Vera Pacheco *** (Uesb) RESUMO A duração segmental

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Fonética Clínica Código da disciplina: LIN012 Classificação: Obrigatória (OB) Plano de Ensino da Disciplina Unidade/Departamento: Faculdade de Letras Período do Curso: 2º período N.º de créditos:

Leia mais

O caráter exploratório das flutuações na fala infantil

O caráter exploratório das flutuações na fala infantil O caráter exploratório das flutuações na fala infantil Luciana Lessa Rodrigues 1 1 Instituto de Estudos da Linguagem Universidade de Campinas (UNICAMP) Campinas SP Brasil luc_lessa@yahoo.com Abstract.

Leia mais

Imagens de ultrasonografia de língua pré e pós terapia de fala

Imagens de ultrasonografia de língua pré e pós terapia de fala Revista CEFAC Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal doi: 10.1590/1982-0216201618114515 Relatos de casos Imagens de ultrasonografia de língua pré e pós terapia de fala Ultrasound images

Leia mais

Estudos atuais Transtorno Fonológico

Estudos atuais Transtorno Fonológico Estudos atuais Transtorno onológico Profa Dra Haydée iszbein Wertzner Profa Associada do Departamento de isioterapia, onoaudiologia e Terapia Ocupacional MUSP Wertzner, H TRANSTORNO ONOÓGICO Alteração

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DOS CORRELATOS ACÚSTICOS DE TONICIDADE DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS EM POSIÇÃO PRETÔNICA E TÔNICA *

AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DOS CORRELATOS ACÚSTICOS DE TONICIDADE DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS EM POSIÇÃO PRETÔNICA E TÔNICA * 45 de 297 AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DOS CORRELATOS ACÚSTICOS DE TONICIDADE DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS EM POSIÇÃO PRETÔNICA E TÔNICA * Juscélia Silva Novais Oliveira ** (UESB) Marian dos Santos Oliveira ***

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ACÚSTICAS DO PROCESSO DE EPÊNTESE DO GLIDE [j] DIANTE DE [s] NÃO-PALATALIZADO

CARACTERÍSTICAS ACÚSTICAS DO PROCESSO DE EPÊNTESE DO GLIDE [j] DIANTE DE [s] NÃO-PALATALIZADO CARACTERÍSTICAS ACÚSTICAS DO PROCESSO DE EPÊNTESE DO GLIDE [j] DIANTE DE [s] NÃO-PALATALIZADO Cleiliane Sisi PEIXOTO 1 RESUMO: Considerando o processo de epêntese do glide [j] diante de [s] não-palatalizado,

Leia mais

Contrastes e contrastes encobertos na produção da fala de crianças** Contrast and covert contrast in the speech production of children

Contrastes e contrastes encobertos na produção da fala de crianças** Contrast and covert contrast in the speech production of children Larissa Cristina Berti* Contrastes e contrastes encobertos na produção da fala de crianças** Contrast and covert contrast in the speech production of children *Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pelo

Leia mais

VOGAL [A] PRETÔNICA X TÔNICA: O PAPEL DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL E DA INTENSIDADE 86

VOGAL [A] PRETÔNICA X TÔNICA: O PAPEL DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL E DA INTENSIDADE 86 Página 497 de 658 VOGAL [A] PRETÔNICA X TÔNICA: O PAPEL DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL E DA INTENSIDADE 86 Jaciara Mota Silva ** Taise Motinho Silva Santos *** Marian Oliveira **** Vera Pacheco ***** RESUMO:

Leia mais

USO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS POR CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA IDADE E DA VARIANTE LINGUÍSTICA

USO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS POR CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA IDADE E DA VARIANTE LINGUÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS LUDMILA NASCIMENTO DOS REIS RABELO USO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS POR CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA IDADE E DA VARIANTE LINGUÍSTICA Belo Horizonte 2016 LUDMILA NASCIMENTO DOS

Leia mais

ESTUDO PILOTO DA DURAÇÃO RELATIVA DE FRICATIVAS DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN. Carolina Lacorte Gruba 1 Marian Oliveira 2 Vera Pacheco 3

ESTUDO PILOTO DA DURAÇÃO RELATIVA DE FRICATIVAS DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN. Carolina Lacorte Gruba 1 Marian Oliveira 2 Vera Pacheco 3 ESTUDO PILOTO DA DURAÇÃO RELATIVA DE FRICATIVAS DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN Carolina Lacorte Gruba 1 Marian Oliveira 2 Vera Pacheco 3 INTRODUÇÃO As fricativas são consideradas sons complexos, que

Leia mais

ESTABELECIMENTO DO CONTRASTE ENTRE AS FRICATIVAS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: MANIPULAÇÃO DE PISTAS ACÚSTICAS

ESTABELECIMENTO DO CONTRASTE ENTRE AS FRICATIVAS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: MANIPULAÇÃO DE PISTAS ACÚSTICAS ESTABELECIMENTO DO CONTRASTE ENTRE AS FRICATIVAS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: MANIPULAÇÃO DE PISTAS ACÚSTICAS Alessandra Pagliuso dos Santos CORRÊA * Larissa BERTI ** RESUMO: O presente trabalho

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA SILÁBICA POR GÊMEOS DIZIGÓTICOS: ESTUDO DE CASO

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA SILÁBICA POR GÊMEOS DIZIGÓTICOS: ESTUDO DE CASO Página 195 de 511 DESENOLIMENTO DA ESTRUTURA SILÁBICA POR GÊMEOS DIZIGÓTICOS: ESTUDO DE CASO anessa Cordeiro de Souza Mattos (PPGLIN/GEDEF/UESB) Maria de Fátima de Almeida Baia (PPGLIN/GEDEF/UESB) RESUMO

Leia mais

avaliação da consciência fonológica resultados de um estudo piloto

avaliação da consciência fonológica resultados de um estudo piloto avaliação da consciência fonológica resultados de um estudo piloto Ana Castro ESS-IPS/CLUNL ana.castro@ess.ips.pt Dina Alves ESSEM/CLUL/Relicário de Sons dina@relicariodesons.com Susana Correia CLUL correia.smd@gmail.com

Leia mais

Onset complexo pré e pós-tratamento de desvio fonológico em três modelos de terapia fonológica

Onset complexo pré e pós-tratamento de desvio fonológico em três modelos de terapia fonológica Onset complexo pré e pós-tratamento de desvio fonológico em três modelos de terapia fonológica Complex onset pre and post phonological disorder treatment in three different phonological therapy models

Leia mais

Aquisição fonológica: descrição longitudinal dos dados de fala de uma criança com desenvolvimento típico

Aquisição fonológica: descrição longitudinal dos dados de fala de uma criança com desenvolvimento típico ARTIGO Letrônica v. 3, n. 1, p. 42, julho 2010 Aquisição fonológica: descrição longitudinal dos dados de fala de uma criança com desenvolvimento típico Gizele Toreti 1 Letícia Pacheco Ribas 2 1 Introdução

Leia mais

Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivoauditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac

Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivoauditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivoauditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac Palavras-chave: treinamento da voz; acústica da fala; percepção-auditiva Introdução e

Leia mais

Apresentação. Giovana Ferreira Gonçalves Mirian Rose Brum de Paula Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Brasil

Apresentação. Giovana Ferreira Gonçalves Mirian Rose Brum de Paula Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Brasil Apresentação Giovana Ferreira Gonçalves Mirian Rose Brum de Paula Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Brasil É com muita satisfação que apresentamos este número da Revista Letras. Falar

Leia mais

MARCAS LINGUÍSTICAS CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONTRASTE FÔNICO

MARCAS LINGUÍSTICAS CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONTRASTE FÔNICO MARCAS LINGUÍSTICAS CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONTRASTE FÔNICO Larissa Cristina BERTI 1 Viviane Cristina de Castro MARINO 2 RESUMO: O presente estudo procurou investigar, com auxílio da

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE SINAL ACÚSTICO E INFORMAÇÃO VISUAL NA PERCEPÇÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS

RELAÇÃO ENTRE SINAL ACÚSTICO E INFORMAÇÃO VISUAL NA PERCEPÇÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS Página 23 de 507 RELAÇÃO ENTRE SINAL ACÚSTICO E INFORMAÇÃO VISUAL NA PERCEPÇÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS Raveni J. Silva (UESB) Marian (UESB/PPGLin) Vera (UESB/PPGLin) RESUMO O presente estudo busca conferir

Leia mais

VARIÁVEIS RELEVANTES NO PROCESSO TERAPÊUTICO PARA A AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO NA FALA DE CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO

VARIÁVEIS RELEVANTES NO PROCESSO TERAPÊUTICO PARA A AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO NA FALA DE CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO VARIÁVEIS RELEVANTES NO PROCESSO TERAPÊUTICO PARA A AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO NA FALA DE CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO Relevant variables in the therapeutic process for the consonant clusters acquisition

Leia mais

Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda. silábica: um estudo de caso em E/LE

Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda. silábica: um estudo de caso em E/LE Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda silábica: um estudo de caso em E/LE Fernanda R. P. Allegro (Universidad de Buenos Aires/ FUNCEB) Sandra Madureira (PUC-SP) Introdução

Leia mais

ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE ONSET E CODA SILÁBICOS PRODUZIDAS POR BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS

ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE ONSET E CODA SILÁBICOS PRODUZIDAS POR BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS 239 de 665 ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE ONSET E CODA SILÁBICOS PRODUZIDAS POR BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS Michael Douglas Silva Dias 67 (UESB) Consuelo de Paiva Godinho Costa

Leia mais

A PESQUISA EM FONÉTICA ARTICULATÓRIA, ACÚSTICA E AUDITIVA: NOÇÕES ELEMENTARES

A PESQUISA EM FONÉTICA ARTICULATÓRIA, ACÚSTICA E AUDITIVA: NOÇÕES ELEMENTARES CDD:414 A PESQUISA EM FONÉTICA ARTICULATÓRIA, ACÚSTICA E AUDITIVA: NOÇÕES ELEMENTARES Letícia Fraga * Abstract: This research presents a discussion about some important Phonetical and Phonological concepts,

Leia mais

VOGAIS NASAIS EM AMBIENTES NÃO NASAIS EM ALGUNS DIALETOS BAIANOS: DADOS PRELIMINARES 1

VOGAIS NASAIS EM AMBIENTES NÃO NASAIS EM ALGUNS DIALETOS BAIANOS: DADOS PRELIMINARES 1 39 de 107 VOGAIS NASAIS EM AMBIENTES NÃO NASAIS EM ALGUNS DIALETOS BAIANOS: DADOS PRELIMINARES 1 Cirlene de Jesus Alves * (Uesb) Layane Dias Cavalcante * (Uesb) Vera Pacheco ** (Uesb) RESUMO Esse trabalho

Leia mais

Parâmetros acústicos das líquidas do Português Brasileiro no transtorno fonológico***

Parâmetros acústicos das líquidas do Português Brasileiro no transtorno fonológico*** Luciana de Oliveira Pagan-Neves* Haydée Fiszbein Wertzner** Parâmetros acústicos das líquidas do Português Brasileiro no transtorno fonológico*** Acoustical parameters of Brazilian Portuguese liquids in

Leia mais

Eletroglotografia em crianças com e sem Transtorno Fonológico

Eletroglotografia em crianças com e sem Transtorno Fonológico Eletroglotografia em crianças com e sem Transtorno Fonológico Palavras-chave: Linguagem Infantil, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Distúrbios da fala Agradecimento FAPESP: 05/50465-3 Introdução:

Leia mais

Comparação entre medidas acústicas de vogais em provas de repetição e conversa espontânea

Comparação entre medidas acústicas de vogais em provas de repetição e conversa espontânea Comparação entre medidas acústicas de vogais em provas de repetição e conversa espontânea Larissa Cristina Berti Laiz Torres Reato Universidade Estadual Paulista, Marília Resumo: O objetivo do presente

Leia mais

Alessandra Pagliuso dos Santos Corrêa

Alessandra Pagliuso dos Santos Corrêa CâmpusdeSãoJosédoRioPreto Alessandra Pagliuso dos Santos Corrêa Aquisição fonológica de fricativas por crianças com transtorno fonológico: uma investigação acústica São José do Rio Preto 2013 Alessandra

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E LINGUAGEM: ANÁLISE DOS ASPECTOS APRÁXICOS NA FALA DE UMA CRIANÇA

SÍNDROME DE DOWN E LINGUAGEM: ANÁLISE DOS ASPECTOS APRÁXICOS NA FALA DE UMA CRIANÇA Página 225 de 513 SÍNDROME DE DOWN E LINGUAGEM: ANÁLISE DOS ASPECTOS APRÁXICOS NA FALA DE UMA CRIANÇA Laíse Araújo Gonçalves (LAPEN/UESB/FAPESB) Micheline Ferraz Santos (LAPEN/UESB) Carla Salati Almeida

Leia mais

Fonêmica. CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

Fonêmica. CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Fonêmica CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Prof. Cecília Toledo cissa.valle@hotmail. com 1) Sali 2)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Nívia Aniele Oliveira

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Nívia Aniele Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Nívia Aniele Oliveira VARIAÇÃO EM ENCONTROS CONSONANTAIS TAUTOSSILÁBICOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Belo Horizonte 2017

Leia mais

AS FRICATIVAS [s],[z], [ ] E [ ] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

AS FRICATIVAS [s],[z], [ ] E [ ] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO AS FRICATIVAS [s],[z], [ ] E [ ] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Carine Haupt Programa de Pós-Graduação em Lingüística Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Leia mais

Perfil epidemiológico dos distúrbios da comunicação humana atendidos em um ambulatório de atenção primária à saúde

Perfil epidemiológico dos distúrbios da comunicação humana atendidos em um ambulatório de atenção primária à saúde Perfil epidemiológico dos distúrbios da comunicação humana atendidos em um ambulatório de atenção primária à saúde Epidemiologia Descritiva, Fonoaudiologia, Atenção Primária à Saúde INTRODUÇÃO É importante

Leia mais

Gradiência na fala infantil: caracterização acústica de segmentos plosivos e fricativos e evidências de um período de refinamento articulatório

Gradiência na fala infantil: caracterização acústica de segmentos plosivos e fricativos e evidências de um período de refinamento articulatório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA Carla Cristofolini Gradiência na fala infantil: caracterização acústica de segmentos plosivos e fricativos e evidências de

Leia mais

Fonologia. Sistemas e padrões sonoros na linguagem. Sónia Frota Universidade de Lisboa (FLUL)

Fonologia. Sistemas e padrões sonoros na linguagem. Sónia Frota Universidade de Lisboa (FLUL) Fonologia Sistemas e padrões sonoros na linguagem Sónia Frota Universidade de Lisboa (FLUL) Conteúdos Sistemas e padrões sonoros na linguagem (< propriedades fonéticas), universais e nem tanto Sistemas

Leia mais

A CONSOANTE LATERAL PALATAL: ANÁLISE ACÚSTICA E ARTICULATÓRIA À LUZ DA FONOLOGIA GESTUAL

A CONSOANTE LATERAL PALATAL: ANÁLISE ACÚSTICA E ARTICULATÓRIA À LUZ DA FONOLOGIA GESTUAL CASERO, Katiane Teixeira Barcelos; BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; FERREIRA- GONÇALVES, Giovana. A consoante lateral palatal: análise acústica e articulatória à luz da Fonologia Gestual. ReVEL, v. 14, n. 27,

Leia mais

fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO

fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO 1. Fonéticas 2. Fonética vs. Fonologia 3. Aparelho fonador 4. Lugar de articulação 5. Modo de articulação CONTEÚDO O que estuda a Fonética? 1. FONÉTICAS 1.

Leia mais

O que revelam os textos espontâneos e um ditado com palavras inventadas sobre a grafia das consoantes róticas

O que revelam os textos espontâneos e um ditado com palavras inventadas sobre a grafia das consoantes róticas O que revelam os textos espontâneos e um ditado com palavras inventadas sobre a grafia das consoantes róticas Pâmela Renata Machado Araújo (UFPel-PIBIC) Mirian Alvaro Costa Garcia (UFPel-FAPERGS) Ana Ruth

Leia mais

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos Laboratório de pesquisa em desenvolvimento e promoção da linguagem infantil - DEPROLIN

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2006. BRASIL, Celpe-Bras. INEP, 2011. CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Modos de organização. São Paulo: Contexto,

Leia mais

A EMERGÊNCIA DE PADRÕES FÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

A EMERGÊNCIA DE PADRÕES FÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN A EMERGÊNCIA DE PADRÕES FÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Glaubia Ribeiro Moreira 1 Marian Oliveira 2 Maria de Fátima de A. Baia 3 INTRODUÇÃO Neste estudo de caso qualitativo

Leia mais

Aquisição do Encontro Consonantal: Um Estudo Comparativo Consonant Cluster Acquisition: a Comparative Study

Aquisição do Encontro Consonantal: Um Estudo Comparativo Consonant Cluster Acquisition: a Comparative Study 7 Aquisição do Encontro Consonantal: Um Estudo Comparativo Consonant Cluster Acquisition: a Comparative Study Claudia Tereza Sobrinho da Silva 1 Universidade Federal da Bahia Resumo: O presente trabalho

Leia mais

PROCESSOS FONOLÓGICOS NA PRODUÇÃO ORAL DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA ANÁLISE DESCRITIVA

PROCESSOS FONOLÓGICOS NA PRODUÇÃO ORAL DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA ANÁLISE DESCRITIVA PROCESSOS FONOLÓGICOS NA PRODUÇÃO ORAL DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA ANÁLISE DESCRITIVA Luana Porto Pereira Souza 1 Marian S. Oliveira 2 Vera Pacheco 3 INTRODUÇÃO A síndrome de Down (SD) é considerada

Leia mais

DADOS COM EPÊNTESE EM ALVOS COM ONSET COMPLEXO NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA: Argumentos a favor do desenvolvimento silábico

DADOS COM EPÊNTESE EM ALVOS COM ONSET COMPLEXO NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA: Argumentos a favor do desenvolvimento silábico DADOS COM EPÊNTESE EM ALVOS COM ONSET COMPLEXO NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA: Argumentos a favor do desenvolvimento silábico Ananda Ramos-Pereira 1 Vanessa Henrich 2 Letícia Pacheco Ribas 3 1. Introdução A aquisição

Leia mais

CONTRASTE FÔNICO ENCOBERTO ENTRE /T/ E /K/: UM ESTUDO DE CASO DE NORMALIDADE E DE TRANSTORNO FONOLÓGICO

CONTRASTE FÔNICO ENCOBERTO ENTRE /T/ E /K/: UM ESTUDO DE CASO DE NORMALIDADE E DE TRANSTORNO FONOLÓGICO CONTRASTE FÔNICO ENCOBERTO ENTRE /T/ E /K/: UM ESTUDO DE CASO DE NORMALIDADE E DE TRANSTORNO FONOLÓGICO Covert phonic contrast between and : a case study of normality and phonological disorder Larissa

Leia mais

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ATÍPICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: RELAÇÕES IMPLICACIONAIS E DE MARCAÇÃO NA EMERGÊNCIA DAS CONSOANTES RÓTICAS

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ATÍPICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: RELAÇÕES IMPLICACIONAIS E DE MARCAÇÃO NA EMERGÊNCIA DAS CONSOANTES RÓTICAS AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ATÍPICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: RELAÇÕES IMPLICACIONAIS E DE MARCAÇÃO NA EMERGÊNCIA DAS CONSOANTES RÓTICAS ATYPICAL PHONOLOGIC ACQUISITION IN BRASILIAN PORTUGUESE: IMPLICATIONAL RELATIONS

Leia mais

SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS

SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS Página 1 de 8 SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS Ana Ruth Moresco Miranda [1] Resumo: Neste trabalho serão apresentados os resultados da aquisição

Leia mais

A CARACTERIZAÇÃO DEAPRAXIA EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Laíse Araújo Gonçalves 1 Carla Salati Almeida Ghirello-Pires 2 INTRODUÇÃO

A CARACTERIZAÇÃO DEAPRAXIA EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Laíse Araújo Gonçalves 1 Carla Salati Almeida Ghirello-Pires 2 INTRODUÇÃO A CARACTERIZAÇÃO DEAPRAXIA EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Laíse Araújo Gonçalves 1 Carla Salati Almeida Ghirello-Pires 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta os resultados finais de uma pesquisa

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA SUPRESSÃO DAS SEMIVOGAIS DOS DITONGOS EI E OU NA ESCRITA INFANTIL 1. INTRODUÇÃO

A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA SUPRESSÃO DAS SEMIVOGAIS DOS DITONGOS EI E OU NA ESCRITA INFANTIL 1. INTRODUÇÃO A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA SUPRESSÃO DAS SEMIVOGAIS DOS DITONGOS EI E OU NA ESCRITA INFANTIL ADAMOLI, Marco Antônio 1 ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco 2 1 Faculdade de Educação PPGE/UFPel

Leia mais

O ONSET COMPLEXO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DE CASO

O ONSET COMPLEXO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DE CASO 2319 O ONSET COMPLEXO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DE CASO Letícia Bello Staudt UNISINOS Cátia de Azevedo Fronza UNISINOS Introdução A aquisição da linguagem tem sido tema de diversos estudos e,

Leia mais

Análise acústica das consoantes líquidas do Português Brasileiro em crianças com e sem transtorno fonológico

Análise acústica das consoantes líquidas do Português Brasileiro em crianças com e sem transtorno fonológico Artigo Original Análise acústica das consoantes líquidas do Português Brasileiro em crianças com e sem transtorno fonológico Acoustical analysis of the liquid consonants of Brazilian Portuguese in children

Leia mais

4 Metodologia. 4.1 Metodologia naturalista: produção da fala espontânea

4 Metodologia. 4.1 Metodologia naturalista: produção da fala espontânea 4 Metodologia 4.1 Metodologia naturalista: produção da fala espontânea O presente estudo fez uso de dados naturalistas ou ecológicos coletados para um estudo longitudinal (Martins, 2007). Um estudo naturalista

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA

INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA Página 33 de 315 INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA Michael Douglas Silva Dias 9 (UESB) Vera Pacheco 10

Leia mais

FERRAMENTAS PARA ANÁLISE FONOLÓGICA AUTOMÁTICA (FAFA)

FERRAMENTAS PARA ANÁLISE FONOLÓGICA AUTOMÁTICA (FAFA) Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro Mestrado em Ciências da Fala e Audição FERRAMENTAS PARA ANÁLISE FONOLÓGICA AUTOMÁTICA (FAFA) Aluna de Mestrado: Daniela Sofia Saraiva Orientadora:

Leia mais