fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO"

Transcrição

1 fonética aula 01 SAULO SANTOS APOIO PEDAÓGICO

2 1. Fonéticas 2. Fonética vs. Fonologia 3. Aparelho fonador 4. Lugar de articulação 5. Modo de articulação CONTEÚDO

3 O que estuda a Fonética? 1. FONÉTICAS

4 1. FONÉTICAS A Fonética é a ciência que apresenta os métodos para a descrição, classificação e transição dos sons da fala, principalmente aqueles sons utilzados na linguagem humana.

5 1. FONÉTICAS Os fenômenos estudados pela Fonética podem ser objeto de quatro grandes áreas: 1. Fonética Articulatória 2. Fonética auditiva 3. Fonética acústica 4. Fonética instrumental

6 1. FONÉTICAS Os fenômenos estudados pela Fonética podem ser objeto de quatro grandes áreas: 1. Fonética Articulatória: compreende o estudo da produção da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório. 2. Fonética auditiva 3. Fonética acústica 4. Fonética instrumental

7 1. FONÉTICAS Os fenômenos estudados pela Fonética podem ser objeto de quatro grandes áreas: 1. Fonética Articulatória 2. Fonética auditiva: compreende o estudo da percepção da fala. 3. Fonética acústica 4. Fonética instrumental

8 1. FONÉTICAS Os fenômenos estudados pela Fonética podem ser objeto de quatro grandes áreas: 1. Fonética Articulatória 2. Fonética auditiva 3. Fonética acústica: compreende o estudo das propriedades físicas dos sons da fala, a partir de sua transmissão do falante ao ouvinte. 4. Fonética instrumental

9 1. FONÉTICAS Os fenômenos estudados pela Fonética podem ser objeto de quatro grandes áreas: 1. Fonética Articulatória 2. Fonética auditiva 3. Fonética acústica 4. Fonética instrumental: compreende o estudo das propriedades físicas da fala, levando em consderação o apoio de instrumentos laboratoriais.

10 2. FONÉTICA VS. FONOLOGIA Já podemos responder a pergunta: qual a diferença entre os objetos de estudo da Fonética e da Fonologia? Como eles são interdependentes?

11 3. APARELHO FONADOR Temos um sistema dedicado em nosso corpo à fala?

12 O corpo humano não possui nenhum sistema que esteja exclusivamente a cargo da produção da voz 3. APARELHO FONADOR

13 3. APARELHO FONADOR O aparelho fonador está dividido em três partes: 1. Sistema articulatório 2. Sistema fonatório 3. Sistema respiratório

14 3. APARELHO FONADOR O sistema respiratório consiste de: pulmões músculos pulmonares tubos brônquios traqueia Encontra-se na parte inferior à glote.

15 3. APARELHO FONADOR O sistema fonatório consiste da laringe. Na laringe encontram-se músculos estriados que podem obstruir a passagem da corrente de ar, i.e. as cordas vocais.

16 3. APARELHO FONADOR O sistema articulatório consiste de: faringe língua nariz dentes lábios Número limitado de sons que podem ser articulados de infinitas formas!

17 3. APARELHO FONADOR O sistema articulatório consiste de: faringe língua nariz dentes lábios

18 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Qual é a diferença entre um segmento vocálico e um segmento consonantal?

19 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Para a descrição dos segmentos consonatais do Português, tema da próxima aula, devemos responder às seguintes perguntas: 1. Qual o mecanismo da corrente de ar? 2. A corrente de ar é ingressiva ou egressiva? 3. Qual o estado da glote? 4. Qual a posição do véu palatino? 5. Qual o articulador ativo? 6. Qual o articulador passivo? 7. Qual o grau e natureza da estritura?

20 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Para a descrição dos segmentos consonatais do Português, tema da próxima aula, devemos responder às seguintes perguntas: 1. Qual o mecanismo da corrente de ar? 2. A corrente de ar é ingressiva ou egressiva? 3. Qual o estado da glote? 4. Qual a posição do véu palatino? 5. Qual o articulador ativo? 6. Qual o articulador passivo? 7. Qual o grau e natureza da estritura?

21 Identifique os articuladores: 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO

22 Identifique os articuladores: 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO

23 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Quais são os articuladores ativos? (que podemos movimentar)

24 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Quais são os articuladores ativos? o lábio inferior a língua o veú palatino as cordas vocais

25 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Quais são os articuladores ativos? o lábio inferior a língua o veú palatino as cordas vocais

26 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Quais são os articuladores ativos? o lábio inferior a língua o veú palatino as cordas vocais

27 Quais são os articuladores passivos? 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO

28 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO Quais são os articuladores passivos? lábio superior dentes superiores alvéolos palato duro véu palatino (palato mole) úvula A úvula pode atuar como articulador ativo (segmentos nasais) ou passivo (segmentos velares)

29 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO O lugar de articulação é assim definido em função da posição do articulador ativo em relação ao articulador passivo.

30 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO O lugar de articulação pode ser: Bilabial Labiodental Dental Alveolar Alveolopalatal Palatal Velar Glotal Exemplos?

31 4. LUGAR DE ARTICULAÇÃO O lugar de articulação pode ser: Bilabial (pá, boa, má) lábio inferior Labiodental (faca, vaca) lábio infeior Dental (data, sapa, Zapata, nada, lata) ápice ou lâmina da língua Alveolar (data, sapa, Zapata, nada, lata) ápice ou lâmina da língua Alveolopalatal (chá, já) parte anterior da língua Palatal (palha, banha) parte média da língua Velar (casa, gata, rata) parte posterior da língua Glotal (rata) - glote Observe quenão é necessário que o articulador ativo encoste no articulador passivo. Deve haver uma constritura.

32 5. MODO DE ARTICULAÇÃO A estritura é o termo técnico para a posição assumida pelo articulador ativo em relação ao articulador passivo, indicando como e em que grau a passagem da corrente de ar através do aparelho fonador é limitada nesse ponto.

33 5. MODO DE ARTICULAÇÃO OCLUSIVA Obstrução completa da passagem de ar através da boca. O vé palatino encontra-se levantado e a passagem de ar é feita exclusivamente pela cavidade oral.

34 5. MODO DE ARTICULAÇÃO NASAL Os articuladores produzem uma obstrução completa da passagem de ar através da boca. O veú palatino encontra-se abaixado e ar passa pelas cavidades oral e nasal.

35 5. MODO DE ARTICULAÇÃO FRICATIVA Os articuladores se aproximam produzindo fricção quando ocorre a passagem central da corrente de ar. Não causa obstrução completa.

36 5. MODO DE ARTICULAÇÃO AFRICADA Fase inicial da articulação com obstrução completa seguida de uma obstrução parcial como no modo fricativo. Devem ter o mesmo lugar de articulção (i.e. serem homorgânicas). Véu palatino levantado.

37 5. MODO DE ARTICULAÇÃO TEPE (VIBRANTE SIMPLES) O articulador ativo toca rapidamente o articulador passivo, causando uma rápida obstrução da passagem de ar. Compare: no mesmo ponto, faça uma obstrução rápida e outra mais lenta.

38 5. MODO DE ARTICULAÇÃO VIBRANTE (MÚLTIPLA) O articulador ativo toca rapidamente e muitas vezes o articulador passivo, causando vibração.

39 5. MODO DE ARTICULAÇÃO RETROFLEXA A produção da retroflexa se dá com o levantamento e o encurvamento da língua em direção ao palato duro.

40 5. MODO DE ARTICULAÇÃO LATERAIS O articulador ativo toca o articulador passivo e a corrente de ar é obstruída na linha central do trato vocal. O ar é explido pelos lados, tendo portanto uma saída lateral.

41 DÚVIDAS?

42 Obrigado!

43 REFERÊNCIAS SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2014.

Fonética articulatória. Fones consonantais

Fonética articulatória. Fones consonantais Fonética articulatória Fones consonantais Consoantes Segmentos/fones que são produzidos por meio de alguma constrição no aparelho fonador impedindo momentaneamente ou dificultando a passagem da corrente

Leia mais

Fonética. Primeira semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia

Fonética. Primeira semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Primeira semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Fonética A fonética é a ciência que apresenta os métodos para a descrição,

Leia mais

REVISANDO... Articulação de consoantes e articulação de vogais. APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo com

REVISANDO... Articulação de consoantes e articulação de vogais. APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo com REVISANDO... Articulação de consoantes e articulação de vogais CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. APOIO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Bernardo Augusto. Fonética e Fonologia

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Bernardo Augusto. Fonética e Fonologia LÍNGUA PORTUGUESA Professor Bernardo Augusto Fonética e Fonologia Fonética articulatória é um dos principais ramos da FONÉTICA, que é a ciência responsável pelo estudo dos sons utilizados na linguagem

Leia mais

CLASSES DE SONS (AGRUPAMENTO DE SONS QUE PARTILHAM

CLASSES DE SONS (AGRUPAMENTO DE SONS QUE PARTILHAM Rita Veloso FLUL 1 de 10 CLASSES DE SONS (AGRUPAMENTO DE SONS QUE PARTILHAM DETERMINADAS PROPRIEDADES) MODO DE ARTICULAÇÃO (MA) Classificação dos sons quanto à forma como são produzidos, i.e., em função

Leia mais

Aula2 OS TIPOS DE SONS. Denise Porto Cardoso. META Mostrar os tipos de sons da língua portuguesa produzidos pelo aparelho fonador.

Aula2 OS TIPOS DE SONS. Denise Porto Cardoso. META Mostrar os tipos de sons da língua portuguesa produzidos pelo aparelho fonador. Aula2 OS TIPOS DE SONS META Mostrar os tipos de sons da língua portuguesa produzidos pelo aparelho fonador. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer sons surdos e sonoros, orais e nasais,

Leia mais

CENTRO LUSOVENEZOLANO DE LOS VALLES DEL TUY Centro de Língua Portuguesa de Caracas INSTITUTO CAMÕES NOME:. TURMA:. [i] ilha ['iʎɐ]

CENTRO LUSOVENEZOLANO DE LOS VALLES DEL TUY Centro de Língua Portuguesa de Caracas INSTITUTO CAMÕES NOME:. TURMA:. [i] ilha ['iʎɐ] NOME:. TURMA:. Especificação: SÍMBOLOS UTILIZADOS NA TRANSCRIÇÃO FONÉTICA DO PE CONSOANTES [p] pato ['patu] [t] tecto ['tεtu] [k] casa ['kazɐ] [b] bola ['bɔlɐ] [d] dedo ['dedu] [g] gato ['gatu] [f] folha

Leia mais

Distinguindo os sons da fala: consoantes

Distinguindo os sons da fala: consoantes Distinguindo os sons da fala: consoantes Adelaide H.P. Silva Sabemos que a produção da voz acontece durante o processo de fonação, quando as pregas vocais vibram, como conseqüência dos seus movimentos

Leia mais

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo Fonologia Gerativa Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com PRESSUPOSTOS DA FONOLOGIA GERATIVA A gramática é concebida como

Leia mais

A REALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS [T] E [D] NA PRONÚNCIA DA ZONA RURAL DA CIDADE DE CARUARU-PE

A REALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS [T] E [D] NA PRONÚNCIA DA ZONA RURAL DA CIDADE DE CARUARU-PE A REALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS [T] E [D] NA PRONÚNCIA DA ZONA RURAL DA CIDADE DE CARUARU-PE Everson Silva Cabral (1); Luiz Felipe de Oliveira Silva (2); Orientadora: Kátia Nepomuceno Pessoa (3); (1): Universidade

Leia mais

A ADAPTAÇÃO DOS SÍMBOLOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS PARA DEFICIENTES VISUAIS

A ADAPTAÇÃO DOS SÍMBOLOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS PARA DEFICIENTES VISUAIS A ADAPTAÇÃO DOS SÍMBOLOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS PARA DEFICIENTES VISUAIS Gabriela de Souza Marques 1, Edson Carlos Romualdo 2 RESUMO: A ausência de recursos didáticos para levar os símbolos

Leia mais

Aula 2 THE ORGANS OF SPEECH. Elaine Maria Santos Camila Andrade Chagas Vieira

Aula 2 THE ORGANS OF SPEECH. Elaine Maria Santos Camila Andrade Chagas Vieira Aula 2 THE ORGANS OF SPEECH META Apresentar os órgãos responsáveis pela produção da fala, de modo que o aluno possa compreender os posicionamentos dos articuladores que são necessários para que os fonemas

Leia mais

Fonologia da Língua Portuguesa. Denise Porto Cardoso

Fonologia da Língua Portuguesa. Denise Porto Cardoso Fonologia da Língua Portuguesa Denise Porto Cardoso São Cristóvão/SE 2009 Fonologia da Língua Portuguesa Elaboração de Conteúdo Denise Porto Cardoso Projeto Gráfico e Capa Hermeson Alves de Menezes Diagramação

Leia mais

Características dos sons das vogais do português falado no Brasil

Características dos sons das vogais do português falado no Brasil Características dos sons das vogais do português falado no Brasil Benjamin Pereira dos Santos Siqueira benjamin_bps@hotmail.com Joyce Alvarenga de Faria joyce_alvar@hotmail.com Priscila Lemos Kallás Prof.

Leia mais

Figura 1. A cadeia da fala (GARMAN, 1990)

Figura 1. A cadeia da fala (GARMAN, 1990) Fonética Acústica O processamento da linguagem envolve falante e ouvinte. O falante monitora a sua própria fala através do feedback (ouve o que ele próprio fala) fenômeno importante para a manutenção de

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP) Núcleo de Educação à Distância - Universidade de Pernambuco - Recife

Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP) Núcleo de Educação à Distância - Universidade de Pernambuco - Recife 2 a edição Nead - UPE 2009 Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP) Núcleo de Educação à Distância - Universidade de Pernambuco - Recife M775f Monteiro, Maria Perpétua Teles Fonética e fonologia

Leia mais

Temas: A Voz e o Ouvido Humanos

Temas: A Voz e o Ouvido Humanos Biofísica Aulas Teóricas (20 de Maio de 2010) Temas: A Voz e o Ouvido Humanos A voz humana Definição No seu sentido mais restrito a voz corresponde aos sons produzidos pela vibração das cordas vocais.

Leia mais

O APARELHO FONADOR. Um conjunto de órgãos e sistemas que são responsáveis pelo meio de comunicação mais evoluída no ser humano, A FALA.

O APARELHO FONADOR. Um conjunto de órgãos e sistemas que são responsáveis pelo meio de comunicação mais evoluída no ser humano, A FALA. O APARELHO FONADOR Um conjunto de órgãos e sistemas que são responsáveis pelo meio de comunicação mais evoluída no ser humano, A FALA. A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos SÍNCOPE DAS PROPAROXÍTONAS EM FALANTES DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA Antonio Mauricio de Andrade Brito (UFRB) toni-7003@hotmail.com Emanoela Sena

Leia mais

Características acústicas das vogais e consoantes

Características acústicas das vogais e consoantes Características acústicas das vogais e consoantes APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com http://fonologia.org/acustica.php Fonética acústica A Fonética acústica é um ramo da Fonética

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FONÉTICA ARTICULATÓRIA

EXERCÍCIOS DE FONÉTICA ARTICULATÓRIA EXERCÍCIOS DE FONÉTICA ARTICULATÓRIA Questão 1 Considerando a sua pronúncia, marque a(s) palavra(s) que tenham o som indicado na coluna da esquerda. Você deverá selecionar entre duas e quatro palavras

Leia mais

A INCIDÊNCIA DA VIBRANTE TAP [ɾ] E DA AFRICADA PALATO-ALVEOLAR [ʤ] NOS FALARES DOS VENDEDORES AMBULANTES-CAMELÔS DE TERESINA

A INCIDÊNCIA DA VIBRANTE TAP [ɾ] E DA AFRICADA PALATO-ALVEOLAR [ʤ] NOS FALARES DOS VENDEDORES AMBULANTES-CAMELÔS DE TERESINA 2603 A INCIDÊNCIA DA VIBRANTE TAP [ɾ] E DA AFRICADA PALATO-ALVEOLAR [ʤ] NOS FALARES DOS VENDEDORES AMBULANTES-CAMELÔS DE TERESINA Sandra Maria dos Santos Barros* - UFPI Tatiana de Sousa Araújo** - U FPI

Leia mais

A FONÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

A FONÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA A FONÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA Ivete Carneiro Braz (Letras _ UEL) Geane Maria Marques Branco Sanches (Letras _ UEL) Dulce Meger Silveira Camargo (Letras _ UEL) Orientador:

Leia mais

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho Voz Patologia da Voz Doença Profissional Locais de trabalho saudáveis O que é a voz A voz é o som produzido pela vibração das cordas vocais, na laringe, pelo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SEGMENTOS TRANSICIONAIS HOMORGÂNICOS EM SÍNTESE DE FALA CONCATENATIVA

UTILIZAÇÃO DE SEGMENTOS TRANSICIONAIS HOMORGÂNICOS EM SÍNTESE DE FALA CONCATENATIVA UTILIZAÇÃO DE SEGMENTOS TRANSICIONAIS HOMORGÂNICOS EM SÍNTESE DE FALA CONCATENATIVA SANDRA G. KAFKA, FERNANDO S. PACHECO, IZABEL C. SEARA, SIMONE KLEIN E RUI SEARA LINSE: Laboratório de Circuitos e Processamento

Leia mais

Sumário. Apresentação...9

Sumário. Apresentação...9 Sumário Apresentação...9 Conceitos fundamentais de Fonética Articulatória...11 A produção da fala... 11 A produção de vogais... 15 A produção de consoantes... 24 Quadro fonético do PB... 34 Quadro fonético

Leia mais

BREVE ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS CONSONANTAIS DO PORTUGUÊS E DO INGLÊS Lincoln Almir Amarante Ribeiro 1 Gláucia Vieira Cândido 2

BREVE ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS CONSONANTAIS DO PORTUGUÊS E DO INGLÊS Lincoln Almir Amarante Ribeiro 1 Gláucia Vieira Cândido 2 BREVE ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS CONSONANTAIS DO PORTUGUÊS E DO INGLÊS Lincoln Almir Amarante Ribeiro 1 Gláucia Vieira Cândido 2 0. Introdução Em Amarante Ribeiro & Cândido (2002), apresentamos

Leia mais

Objetivo. Letras. Análise Linguística? Em que consiste? Estruturas fonológicas da língua portuguesa. Prof a : Dr a. Leda Cecília Szabo

Objetivo. Letras. Análise Linguística? Em que consiste? Estruturas fonológicas da língua portuguesa. Prof a : Dr a. Leda Cecília Szabo Letras Prof a : Dr a. Leda Cecília Szabo Estruturas fonológicas da língua portuguesa Objetivo Entrar em contato com as características da análise fonológica. Conhecer os fonemas consonantais e vocálicos

Leia mais

Quando a flauta fala: uma exploração das amplas possibilidades de articulação na flauta doce

Quando a flauta fala: uma exploração das amplas possibilidades de articulação na flauta doce Quando a flauta fala: uma exploração das amplas possibilidades de articulação na flauta doce Patricia Michelini Aguilar Mestranda pela UNICAMP/ Professora da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e-mail:

Leia mais

Estudos Gramaticais Fonética e Fonologia: conceitos preliminares

Estudos Gramaticais Fonética e Fonologia: conceitos preliminares Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004-2007 For Evaluation Only. Estudos Gramaticais Fonética e Fonologia: conceitos preliminares Profª Dra. Débora Mallet Sumário Introdução...

Leia mais

Alfabetização Através Do Método Fônico

Alfabetização Através Do Método Fônico Alfabetização Através Do Método Fônico Autora: Marli Amaral Dalazen (UNIASSELVI) * Coautora: Alexandra Magalhães Frighetto (UFMT) * Coautor: Juliano Ciebre dos Santos(FSA) * Resumo: No presente trabalho,

Leia mais

COMO ATUAR NAS DIFICULDADES DE ACESSO AO CÓDIGO ESCRITO

COMO ATUAR NAS DIFICULDADES DE ACESSO AO CÓDIGO ESCRITO COMO ATUAR NAS DIFICULDADES DE ACESSO AO CÓDIGO ESCRITO Vicente Martins Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral Estado do Ceará, Brasil vicente.martins@uol.com.br O principal

Leia mais

AULA 3: ANÁLISE FONÊMICA EM PORTUGUÊS 1. Introdução Fonêmica

AULA 3: ANÁLISE FONÊMICA EM PORTUGUÊS 1. Introdução Fonêmica AULA 3: ANÁLISE FONÊMICA EM PORTUGUÊS 1. Introdução Fonêmica o Termo reservado às análises fonológicas estruturalistas americanas cf. Pike, 1947 o Objetivo: fornecer o instrumental para a conversão da

Leia mais

Aula 4 THE CONSONANTAL SOUNDS PART 2. Elaine Maria Santos Camila Andrade Chagas Vieira

Aula 4 THE CONSONANTAL SOUNDS PART 2. Elaine Maria Santos Camila Andrade Chagas Vieira Aula 4 THE CONSONANTAL SOUNDS PART 2 META Apresentar a classificação das consoantes de acordo com o modo de articulação, com o objetivo de capacitar o aluno para a identificação dos fonemas consonantais.

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Sérvulo Luiz Borges UFJF

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Sérvulo Luiz Borges UFJF SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Sérvulo Luiz Borges UFJF ESPLANCNOLOGIA Parte da anatomia que estuda as vísceras SISTEMA RESPIRATÓRIO Conjunto de órgãos que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões,

Leia mais

Análise Contrastiva: O Alfabeto Fonético Internacional como mecanismo de ensino de Língua Inglesa

Análise Contrastiva: O Alfabeto Fonético Internacional como mecanismo de ensino de Língua Inglesa http://www.unifafibe.com.br/revistaletrasfafibe/ ISSN 2177-3408 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE LUCIANA PACHECO MEDEIROS VIEIRA Análise Contrastiva: O Alfabeto Fonético Internacional como mecanismo de ensino

Leia mais

O sistema respiratório

O sistema respiratório T5 Texto de apoio ao professor Sistema respiratório O sistema respiratório Movimentos respiratórios Nesta aula será introduzido o sistema respiratório, focando a sua importância, e as características e

Leia mais

1. Revisão de pontos importantes relativos a Morfologia

1. Revisão de pontos importantes relativos a Morfologia 24.900: Introdução à Lingüística Anotações da Aula: Semana de 25 de Fevereiro de 2002 MORFOLOGIA? FONOLOGIA? Conjunto de problemas # 3: Para segunda-feira, 4 de março de 2002? Não haverá aula na Quarta-feira,

Leia mais

Unidade I: Tecnologia- corpo, movimento e linguagem na era da informação

Unidade I: Tecnologia- corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I: Tecnologia- corpo, movimento e linguagem na era da informação 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 9.1

Leia mais

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Seung Hwa Lee Fundamentos de Fonologia e Morfologia Fonologia Gerativa Morris Halle and Noam Chomsky começaram os estudos da fonologia nos anos

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE INVENTÁRIO SEGMENTAL E TEMPLATES: ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

RELAÇÃO ENTRE INVENTÁRIO SEGMENTAL E TEMPLATES: ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Página 201 de 512 RELAÇÃO ENTRE INVENTÁRIO SEGMENTAL E TEMPLATES: ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Glaubia Ribeiro Moreira (UESB/PPGLin) Marian Oliveira (UESB/PPGLin) Maria de Fátima

Leia mais

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL. Roteiro- aula 1. Teoria. Prática

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL. Roteiro- aula 1. Teoria. Prática Programa de Educação Corporativa CURSO SAÚDE VOCAL Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL 1. Produção da voz, parâmetros vocal, relação corpovoz, treinamento vocal: método corporal e gargarejo 2. Desenvolvimento

Leia mais

APARELHO RESPIRATÓRIO

APARELHO RESPIRATÓRIO UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Anatomia Veterinária I APARELHO RESPIRATÓRIO Médico Veterinário

Leia mais

Formação da face Formação do lábio Formação do palato. Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem.

Formação da face Formação do lábio Formação do palato. Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem. Peterson-Falzone Formação da face Formação do lábio Formação do palato Falta de fusão dos processos embrionários. > Até 12ªsem. Fissura préforâme incisivo Fissura pósforâme incisivo Fissura transforâme

Leia mais

Como a Lingüística estuda os sons da fala?

Como a Lingüística estuda os sons da fala? Como a Lingüística estuda os sons da fala? Adelaide H.P. Silva * (DELLIN/UFPR) De que trata a fonética? Se recorrermos à etimologia da palavra fonética, veremos que essa palavra vem do grego phonetikós

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Breve caracterização fonética de sons que

Leia mais

O ser Humano e o Ecossistema

O ser Humano e o Ecossistema SISTEMA SENSORIAL O ser Humano e o Ecossistema Assistir a prática esportiva Ouvir o canto de um pássaro Sentir o vento no rosto Sabor de uma fruta gostosa Sentir o perfume de uma flor Isso ocorre graças

Leia mais

TRAÇOS FONÉTICOS BINÁRIOS ADICIONAIS DE BASE ARTICULATÓRIA 1. TRAÇOS RELEVANTES PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS RESSOANTES

TRAÇOS FONÉTICOS BINÁRIOS ADICIONAIS DE BASE ARTICULATÓRIA 1. TRAÇOS RELEVANTES PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS RESSOANTES 1/11 FONOLOGIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA Cadeira teórico-prática Curricular 1 semestre 3.0 horas semanais 6 unidades ECTS sem precedência

Leia mais

Incidência dos distúrbios articulatórios compensatórios e de alterações vocais em indivíduos com seqüela de fissura de palato

Incidência dos distúrbios articulatórios compensatórios e de alterações vocais em indivíduos com seqüela de fissura de palato Incidência dos distúrbios articulatórios compensatórios e de alterações vocais em indivíduos com seqüela de fissura de palato PRISCILA MARIA TREZZA(UNINGÁ)¹ JOSIANE VIEIRA MARTINS(G-UNINGÁ) 2 RESUMO A

Leia mais

Leitura automática de números

Leitura automática de números Leitura automática de números Maria Cristina Loureiro Lopes Relatório Final da Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança para obtenção do grau

Leia mais

Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B

Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B Aulas7A 21 e 8B 22 Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B Sistema Respiratório Humano Nos Humanos é Pulmonar. Trocas Gasosas = Captar O² e eliminar CO² e H+. Vias aéreas = por onde o ar circula Pulmões(alvéolos)

Leia mais

PADRÃO FORMÂNTICA DA VOGAL [A] REALIZADA POR CONQUISTENSES: UM ESTUDO COMPARATIVO

PADRÃO FORMÂNTICA DA VOGAL [A] REALIZADA POR CONQUISTENSES: UM ESTUDO COMPARATIVO Página 47 de 315 PADRÃO FORMÂNTICA DA VOGAL [A] REALIZADA POR CONQUISTENSES: UM ESTUDO COMPARATIVO Tássia da Silva Coelho 13 (UESB) Vera Pacheco 14 (UESB) RESUMO Este trabalho visou a avaliar a configuração

Leia mais

Sumário. Prefácio à Segunda Edição... 9

Sumário. Prefácio à Segunda Edição... 9 5 Sumário Prefácio à Segunda Edição... 9 Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Acústica da Fala... 11 Capítulo 2 Teoria Acústica da Produção da Fala... 37 Capítulo 3 Introdução à Análise Acústica da Fala...

Leia mais

Face e cavidade bucal

Face e cavidade bucal Face e cavidade bucal Formação da Face e pescoço Na aula passada: -Aparelho faríngeo Arcos faríngeos Bolsas faríngeas Fendas faríngeas Membranas faríngeas -Tireóide Na aula de hoje - Língua - Face - Cavidades

Leia mais

Sistema respiratório. Profa. Mirelle Saes

Sistema respiratório. Profa. Mirelle Saes Sistema respiratório Profa. Mirelle Saes Sistema Respiratório Respiração troca substâncias gasosas entre o ar e a corrente sanguínea. Bulbo amplitude e freqüência da respiração. Diafragma nervo frênico.

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório é constituído por: Vias respiratórias

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONÉTICA ARTICULATÓRIA E ENSINO 1

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONÉTICA ARTICULATÓRIA E ENSINO 1 Página18 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONÉTICA ARTICULATÓRIA E ENSINO 1 Aline de Lima Benevides (USP) 2 RESUMO: Neste artigo discutem-se conceitos essenciais de fonética articulatória relacionando-os com o

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano [Respiração] 09/10/2017 Sara Carolina Dias: R.A 201505083 Pamela Natiele: R.A. 201505100 Larissa Gonçalves: 201505044 Ana

Leia mais

LETRAS, ALFABETOS, ESCRITA E SONS DA FALA

LETRAS, ALFABETOS, ESCRITA E SONS DA FALA Lingüística / Parte 2 / Texto 4 INTRODUÇÃO LETRAS, ALFABETOS, ESCRITA E SONS DA FALA Aniela Improta França / UFRJ anielaimprota@terra.com.br Há mais de cinco mil anos os homens inventaram uma maneira de

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Fonética Clínica Código da disciplina: LIN012 Classificação: Obrigatória (OB) Plano de Ensino da Disciplina Unidade/Departamento: Faculdade de Letras Período do Curso: 2º período N.º de créditos:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA I. Professora Me. Juliana Carla Barbieri. GRADUAÇÃO Unicesumar

LÍNGUA PORTUGUESA I. Professora Me. Juliana Carla Barbieri. GRADUAÇÃO Unicesumar LÍNGUA PORTUGUESA I Professora Me. Juliana Carla Barbieri GRADUAÇÃO Unicesumar Reitor Wilson de Matos Silva Vice-Reitor Wilson de Matos Silva Filho Pró-Reitor de Administração Wilson de Matos Silva Filho

Leia mais

Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco

Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco 1 Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco P A R T E 1 As vogais médias [e] e [o]: um estudo fonético-acústico e comparativo CAPÍTULO Gládisson

Leia mais

O ACRE ENTRE OS GRUPOS AFRICADORES DO BRASIL. Autora: Carina Cordeiro de Melo* 1 INTRODUÇÃO

O ACRE ENTRE OS GRUPOS AFRICADORES DO BRASIL. Autora: Carina Cordeiro de Melo* 1 INTRODUÇÃO O ACRE ENTRE OS GRUPOS AFRICADORES DO BRASIL Autora: Carina Cordeiro de Melo* 1 INTRODUÇÃO No Brasil, ainda nos ressentimos da falta de dados lingüísticos e fonéticos em número significativo que nos permitam

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1

IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1 31 de 368 IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1 Renato Abreu Soares * (Uesb) Vera Pacheco ** (Uesb) RESUMO Modificações na constituição intrínseca dos segmentos

Leia mais

Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda. silábica: um estudo de caso em E/LE

Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda. silábica: um estudo de caso em E/LE Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda silábica: um estudo de caso em E/LE Fernanda R. P. Allegro (Universidad de Buenos Aires/ FUNCEB) Sandra Madureira (PUC-SP) Introdução

Leia mais

Exercício 01. Nome Data. 1. Marque os segmentos consonantais que tenham a propriedade articulatória listada à esquerda (há três em cada grupo)

Exercício 01. Nome Data. 1. Marque os segmentos consonantais que tenham a propriedade articulatória listada à esquerda (há três em cada grupo) 1 Exercício 01 1. Marque os segmentos consonantais que tenham a propriedade articulatória listada à esquerda (há três em cada grupo) a. eado b s f z b. deseado v f p s c. nasal l m p n d. oral m n b l

Leia mais

Fonética Articulatória: Consoantes

Fonética Articulatória: Consoantes 1. Conceitos Básicos Fonética Articulatória: Consoantes Seung Hwa Lee Introdução aos Estudos linguísticos I 1) Estudos de sons Fonética vs. Fonologia Fonética articulatória Produção Fonética acústica Fonética

Leia mais

Fonêmica. CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

Fonêmica. CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Fonêmica CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Prof. Cecília Toledo cissa.valle@hotmail. com 1) Sali 2)

Leia mais

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal JPT 1 Aparelho Fonador Humano Modelo de Produção da Fala Frequência Fundamental F0 Formantes Sinal de Fala recolha (filtro anti-aliasing,

Leia mais

Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana.

Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. Aula 7.1 Conteúdo: Corpo humano: circulação. Habilidade: Conhecer o coração e a função desse órgão; Entender a relação dos batimentos do coração com

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. Componentes

Sistema Respiratório. rio. Componentes Slide 1 Sistema Respiratório rio Faringe Slide 2 Componentes Nariz (fossas nasais) - duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe - funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar,

Leia mais

Fonética acústica: Propriedades suprassegmentais APOIO PEDAGÓGICO. KENT, Ray, READ, Charles. Análise acústica da Fala São Paulo : Cortez, 2015

Fonética acústica: Propriedades suprassegmentais APOIO PEDAGÓGICO. KENT, Ray, READ, Charles. Análise acústica da Fala São Paulo : Cortez, 2015 Fonética acústica: Propriedades suprassegmentais KENT, Ray, READ, Charles. Análise acústica da Fala São Paulo : Cortez, 2015 APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com Segmentos da

Leia mais

Propriedades acústicas da lateral /l/ em coda silábica no PB

Propriedades acústicas da lateral /l/ em coda silábica no PB Propriedades acústicas da lateral /l/ em coda silábica no PB Lílian Elisa Minikel Brod 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lilianbrod@yahoo.com.br Resumo. Estudos sobre a lateral em posição

Leia mais

Escola Superior de Educação Paula Frassinetti

Escola Superior de Educação Paula Frassinetti Escola Superior de Educação Paula Frassinetti Mestrado em Ciências da Educação Área de Especialização em Educação Especial Competências de Linguagem Oral e Perceção Auditiva em Crianças com Atraso de Linguagem

Leia mais

Fonêmica do português

Fonêmica do português Fonêmica do português CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Prof. Cecília Toledo cissa.valle@hotmail. com

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Fisiologia Respiratória (Parte I) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB 3661 AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB INTRODUÇÃO Francisco De Oliveira Meneses (UESB/ FAPESB) Vera PACHECO (UESB) As oclusivas são sons consonânticos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Me. Tatiane da Silva Poló

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Me. Tatiane da Silva Poló DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Profª Me. Tatiane da Silva Poló INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO 4ª semana Local: assoalho da extremidade caudal da faringe primitiva (originada do intestino anterior)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL DAIANE SANDRA SAVOLDI CURIOLETTI

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL DAIANE SANDRA SAVOLDI CURIOLETTI 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL DAIANE SANDRA SAVOLDI CURIOLETTI LUSISMOS NO INGLÊS EM COMUNIDADES BILÍNGUES PORTUGUÊS / ITALIANO NO OESTE CATARINENSE: A REALIZAÇÃO DO /R/ CHAPECÓ 2014 1 DAIANE

Leia mais

Intersecciones Revista da APEESP N o 1, 2º semestre de 2013 CONSIDERAÇÕES FONÉTICAS COMPARATIVAS SOBRE AS NASAIS DO

Intersecciones Revista da APEESP N o 1, 2º semestre de 2013 CONSIDERAÇÕES FONÉTICAS COMPARATIVAS SOBRE AS NASAIS DO CONSIDERAÇÕES FONÉTICAS COMPARATIVAS SOBRE AS NASAIS DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL Maria Sílvia Rodrigues-Alves (Uni-FACEF, UNIFRAN, FATEC PG UNESP Araraquara) Em nossa atuação como professora de língua espanhola

Leia mais

Ana Isabel Campos Silva. Perda Auditiva e Articulação nas Crianças do Primeiro Ciclo na Trofa

Ana Isabel Campos Silva. Perda Auditiva e Articulação nas Crianças do Primeiro Ciclo na Trofa Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica, Telecomunicações e 2009 Informática Secção Autónoma de Ciências da Saúde Departamento de Línguas e Culturas Ana Isabel Campos Silva Perda Auditiva e

Leia mais

Descrição acústica das fricativas sibilantes em coda silábica em Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC

Descrição acústica das fricativas sibilantes em coda silábica em Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC Descrição acústica das fricativas sibilantes em coda silábica em Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC Ana Paula Correa da Silva Biasibetti 1 Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para a descrição

Leia mais

Codificação de fala por modelos variáveis no tempo

Codificação de fala por modelos variáveis no tempo Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica e Telecomunicações Codificação de fala por modelos variáveis no tempo Paulo Duarte Ferreira Gouveia Lic. em Engª Electrónica e Telecomunicações pela Universidade

Leia mais

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Planificação Anual da Disciplina de Voz 10º ano Curso Técnico Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano Letivo

Leia mais

ANÁLISE FONOTÁTICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISTINÇÃO ENTRE SONS

ANÁLISE FONOTÁTICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISTINÇÃO ENTRE SONS ANA CRISTINA DO NASCIMENTO ANÁLISE FONOTÁTICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISTINÇÃO ENTRE SONS VOZEADOS E DESVOZEADOS TRÊS LAGOAS - MS 2015 ANA CRISTINA DO NASCIMENTO

Leia mais

The Use of Onomatopeias to describe environmental sounds

The Use of Onomatopeias to describe environmental sounds Secção Autónoma de Ciências da Saúde The Use of nomatopeias to describe environmental sounds Susana Capitão Luís Jesus Mário Alves bjectivos Caracterização acústica de sons não verbais: - análise acústica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara - SP MARIANA CENTANIN BERTHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara - SP MARIANA CENTANIN BERTHO unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara - SP MARIANA CENTANIN BERTHO A PERCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DOS FONEMAS /æ, ɛ, ɑ, ɔ, ə/ DE ESTUDANTES

Leia mais

Perceptivos de Sons Não Verbais e da Fala

Perceptivos de Sons Não Verbais e da Fala Secção Autónoma de Ciências da Saúde Traços Acústicos e Perceptivos de Sons Não Verbais e da ala bjectivos Caracterização acústica de Sons Não Verbais (SNV): - análise acústica - experiências de percepção

Leia mais

Anatomia do Sistema Respiratório. Prof.Gabriel Villas-Bôas

Anatomia do Sistema Respiratório. Prof.Gabriel Villas-Bôas Anatomia do Sistema Respiratório Prof.Gabriel Villas-Bôas Objetivos Compreender as partes anatômicas que compõem o sistema respiratório incluindo: O sistema condutor; A nasofaringe e laringofaringe; A

Leia mais

OS RÓTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) E SUA INFLUÊNCIA NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE)

OS RÓTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) E SUA INFLUÊNCIA NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE) OS RÓTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) E SUA INFLUÊNCIA NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE) BRAZILIAN PORTUGUESE RHOTICS AND ITS INFLUENCE ON ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE (EFL) ACQUISITION

Leia mais

Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman

Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman Alterações vocais no Parkinson e método Lee Silverman Apresentação: Cinthia Procópio (3º ano) Brenda Catalani (2º ano) Orientação: Fga. Thais Saters Participações: Prof. Dr. Adriano Yacubian Fernandes

Leia mais

ESTUDO DE CASOS: OS RÓTICOS EM MARINGÁ (PR) E FLORIANÓPOLIS (SC) 1

ESTUDO DE CASOS: OS RÓTICOS EM MARINGÁ (PR) E FLORIANÓPOLIS (SC) 1 Página82 ESTUDO DE CASOS: OS RÓTICOS EM MARINGÁ (PR) E FLORIANÓPOLIS (SC) 1 Eliane Cristina Scandiuzzi Scramim Lourencetti de Campos 2 Lilian Minikel Brod 3 Izabel Christine Seara 4 RESUMO: Este estudo

Leia mais

Fonêmica. Seung Hwa Lee Introdução aos Estudos linguísticos I

Fonêmica. Seung Hwa Lee Introdução aos Estudos linguísticos I Fonêmica Seung Hwa Lee Introdução aos Estudos linguísticos I Conceitos Básicos da Fonêmica Fone: Unidade sonora atestada na produção da fala, precedendo qualquer análise. Os fones são os segmentos vocálicos

Leia mais

ARTICULAÇÃO COMPENSATÓRIA ASSOCIADA À FISSURA DE PALATO OU DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA: REVISÃO DE LITERATURA

ARTICULAÇÃO COMPENSATÓRIA ASSOCIADA À FISSURA DE PALATO OU DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA: REVISÃO DE LITERATURA ARTICULAÇÃO COMPENSATÓRIA ASSOCIADA À FISSURA DE PALATO OU DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA: REVISÃO DE LITERATURA Compensatory articulation associated to cleft palate or velopharyngeal dysfunction: literature review

Leia mais

Como anotar os sons da fala? Adelaide H.P. Silva

Como anotar os sons da fala? Adelaide H.P. Silva Como anotar os sons da fala? Adelaide H.P. Silva Falta de correspondência entre sons da fala e grafemas Enquanto ciência que investiga os sons da fala nas várias línguas do mundo, a Fonética necessita

Leia mais

REPERCUSSÕES DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM FALANTES DE UMA SEGUNDA LÍNGUA

REPERCUSSÕES DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM FALANTES DE UMA SEGUNDA LÍNGUA INGRID CHAVES CANANÉA REPERCUSSÕES DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM FALANTES DE UMA SEGUNDA LÍNGUA Mestrado em Ciências da Linguagem UNICAP/PE RECIFE 2009 2 INGRID CHAVES CANANÉA REPERCUSSÕES DA INTERVENÇÃO

Leia mais