Eng. Médelin Pitrez dos Santos (47)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eng. Médelin Pitrez dos Santos (47)"

Transcrição

1 Eng. Médelin Pitrez dos Santos (47)

2

3

4 2 lugar no Ranking no IDA Assinatura da Política Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Convênio UNIVALI Monitoramentos Ambientais Licenciamento Ambiental Sistema de Gestão Integrada 1 lugar no Ranking no IDA LAI da Bacia de Evolução; e LAO da Marina de Itajaí. 1 ª Edição do Evento Juntos pelo Rio LAO do Porto de Itajaí (atual); 19 Prêmio Expressão Ecologia: Troféu Onda Verde; e 4 Lugar no Anuário de Sustentabilidade: Projeto Escola no Porto. Selo Social

5 Juntos Pelo Rio Projeto Escola no Porto Porto em Ação Projeto Coleta de Óleo Projeto Coleta de Pilhas e Baterias Compromisso Socioambiental: Doação de Resíduos à COOPERFOZ

6 EVENTO JUNTOS PELO RIO ª Ed. do Evento Juntos Pelo Rio ª Ed. do Evento Juntos Pelo Rio ª Ed. do Evento Juntos Pelo Rio ª Ed. do Evento Juntos Pelo Rio e unidos contra a dengue ª Ed. do Evento Juntos Pelo Rio e unidos contra o Aedes aegypti

7 EVENTO JUNTOS PELO RIO: FOTOS

8 EVENTO JUNTOS PELO RIO: FOTOS VÍDEO

9 PROJETO ESCOLA NO PORTO: FOTOS

10 PORTO EM AÇÃO

11 PROJETO COLETA DE ÓLEO A Superintendência do Porto de Itajaí também é ponto de coleta de óleo vegetal usado, e a destinação desse material é a confecção de sabão.

12 PROJETO COLETA DE PILHAS E BATERIAS A Superintendência do Porto de Itajaí e APM Terminals arrecadam os resíduos de seus colaboradores, trabalhadores avulsos, caminhoneiros e da comunidade de Itajaí. O objetivo dessa arrecadação é dar uma destinação ambientalmente correta para o óleo e as pilhas, e sensibilizar as pessoas da necessidade de conservação do Meio Ambiente. TOTAL DE 240 Kg DE PILHAS E BATERIAS NO ANO DE 2015!

13 COMPROMISSO SÓCIO AMBIENTAL: DOAÇÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS À COOPERFOZ Doação dos resíduos recicláveis para a COOPERFOZ de onde famílias carentes retiram seu sustento de vida.

14 PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL Convênio entre Superintendência do Porto de Itajaí, FATMA, TECONVI, FAMAI e a Prefeitura de Itajaí assinaram o convênio para a implantação do Parque Natural Municipal do Atalaia; A área destinada para a implantação da unidade de conservação foi adquirida pelo Porto de Itajaí com um custo de R$ 2 milhões; O Parque será administrado pela Fundação Municipal de Itajaí (FAMAI); Área de 19 hectares.

15 PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL Parque Natural Municipal do Atalaia

16 PLANO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA - PCE Visa o cumprimento dos preceitos estabelecidos na NR 29; Controle e eficácia no tratamento de eventos que desviem dos procedimentos operacionais de regime normal do Porto; PLANO DE EMERGÊNCIA INDIVIDUAL- PCE Atendimento à Lei 9.966/00, que dispõe sobre a Prevenção de Incidentes de Poluição por Óleo; Define as ações e os procedimentos a serem desencadeadas, em eventuais situações emergenciais de vazamentos de óleo e produtos perigosos operados na área primaria do Porto de Itajaí.

17 PEI PCE Plano de Área - PA (União dos PEI s do complexo portuário) P. de Ajuda Mútua - PAM (União dos PCE s do complexo portuário)

18 BASE DE EMERGÊNCIA

19 SIMULADOS DE EMERGÊNCIA: 26 / 08 /2016

20 SIMULADOS DE EMERGÊNCIA: 30 / 08 /2016

21 O Porto de Itajaí realiza ações para promoção da Saúde Pública aos trabalhadores portuários. Tais ações envolvem a erradicação da fauna sinantrópica (e.g. pombos, insetos, mosquitos), controle dos parâmetros da água potável oferecida para consumo humano e vacinação contra doenças como Influenza H1N1. Essas ações proporcionam um ambiente de trabalho limpo e adequado visando evitar proliferação e transmissão de doenças por meio de vetores.

22 Programa Integrado de Controle e Monitoramento da Fauna Sinantrópica Nociva do Porto de Itajaí Programa exclusivo para o controle e exterminação de vetores e pragas urbanas nas áreas de responsabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí. Nesse programa estão contemplados os serviços de desinsetização, desratização, descupinização, controle de Pombos, combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e Caramujo Africano, com produtos e métodos legais aplicáveis, bem como desenvolvimento/realização de campanhas de educação e conscientização das pessoas (colaboradores do Porto), para contribuir com o controle de pragas nas dependências do Porto de Itajaí.

23 PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS Contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente. SACOS DE LIXO DA COR VERDE INDICAM COLETORES DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS SACOS DE LIXO DA COR PRETA INDICAM COLETORES DE RESÍDUOS NÃO RECICLÁVEIS

24 PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS Aterro Sanitário Depósito Temporário de Resíduos - DTR Contaminados Aterro Industrial Cooperfoz Itajaí

25 Estações de Tratamento de Esgoto ETE: ETE 1: Área Portuária, prédio GESEP; ETE 2: Gate II; ETE 3: Área Portuária, Armazém AZ3; e ETE 4: Píer Turístico de Itajaí. Tratamento de efluente doméstico. Análise mensal do efluente tratado, realizada pela UNIVALI.

26 Convênio em 2005 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

27 Monitoramento da Qualidade da Água Desenvolvidas coletas e análises de variáveis indicativas da qualidade de água. As coletas de água são realizadas em estações amostrais ao longo do médio e baixo estuário do Rio Itajaí. Analisados parâmetro como: salinidade, temperatura, oxigênio dissolvido OD, ph, demanda bioquímica de oxigênio DBO, carbono orgânico particulado COP, material particulado em suspensão MPS, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal, fosfato, clorofila-a e colimetria.

28 Modificações Texturais dos Sedimentos Realizar a avaliação da variação do material sedimentar do baixo estuário do rio Itajaí-açu, a fim de identificar se há ou não variação significativa dos sedimentos presentes no local. Monitoramento da Qualidade Química dos Sedimentos Realizado monitoramento da qualidade química do sedimento no estuário do rio Itajaí-Açu e área marinha adjacente. As amostras de sedimento são processadas e submetidas à avaliação da concentração de metais pesados, substâncias que podem comprometer, particularmente, a qualidade do sedimento e, numa visão mais abrangente, todo o ambiente.

29 PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA BIOTA AQUÁTICA Monitoramento da Macrofauna Bentônica; Monitoramento da Comunidade Fitoplanctônica; Monitoramento da Comunidade Zooplanctônica; Monitoramento da Ictiofauna; e Monitoramento da Carcinofauna. Estudar a biota aquática é uma importante estratégia para ser utilizada como ferramenta de avaliação das possíveis modificações ambientais oriundas das atividades portuárias, e, desse modo, adotar medidas mitigadoras a fim de amenizar ao máximo tais modificações.

30 PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE CETÁCEOS E RUÍDOS SUBAQUÁTICOS Monitoramento de Cetáceos Na alta produtividade dos ambientes estuarinos é comum encontrar diversas espécies de cetáceos nesses locais. Desse modo, o objetivo do referido monitoramento é averiguar a frequência de ocorrência do boto, Tursiops truncatus, e demais cetáceos, na foz do rio Itajaí-açu, bem como avaliar as possíveis causas quanto à variação de frequência dessas espécies relacionadas à atividades portuárias. Monitoramento dos Níveis de Ruídos Subaquático Sabendo que as atividades portuárias, como dragagens, geram ruídos subaquáticos, torna-se importante realizar o monitoramento a fim de evitar estresse às espécies de animais presentes ao longo do estuário do rio Itajaí-Açu.

31 Monitoramento das Condições Hidrodinâmicas do Estuário do Rio Itajaí-Açu e Plataforma Continental Adjacente Visa observar o comportamento da descarga fluvial da cunha salina, do material particulado em suspensão, do nível d água e correntes, e da pluma de sedimento na plataforma continental interna na área do descarte da dragagem, com o objetivo de caracterizar possíveis mudanças no comportamento hidrodinâmico destes ambientes, pela influência da dragagem de manutenção. É realizado através dos seguintes monitoramentos: Velocidade e direção de correntes e variabilidade temporal da salinidade e temperatura no Estuário do Rio Itajaí-Açu; Monitoramento da variabilidade espacial da salinidade e temperatura no estuário; Monitoramento da dispersão do material dragado na plataforma continental Adjacente.

32 Monitoramento da Pesca Artesanal Geralmente as áreas destinadas à exploração portuária se localizam dentro ou muito próximas a estuários e outras zonas litorâneas, que frequentemente abrigam comunidades tradicionais que dependem da prática da pesca artesanal para sua sobrevivência. Ou seja, os impactos gerados pelas atividades portuárias modificam a dinâmica marinha na área de entorno e acabam afetando diretamente a atividade de pesca nessas regiões. Com a realização da dragagem de aprofundamento, decorreu a necessidade de monitorar esta modalidade de pesca.

33 Monitoramento da Qualidade do Ar Visa medir a qualidade do ar através de alguns parâmetros como: Monóxido de Carbono (CO); Material Particulado em Suspensão (MPS); Dióxido de Enxofre (SO2) e Dióxido de Nitrogênio (NO2). Monitoramento do Ruído Visa verificar o monitoramento da intensidade do Ruído na área portuária e na região de entorno, com medições itinerantes nos períodos diurno e noturno, utilizando um decibelímetro, a fim de assessorar as ações mitigadoras, quando caso necessárias.

34 Monitoramento de Introdução de Espécies Exóticas através da Água de Lastro Tendo em vista que a água de lastro pode se tornar um perigoso caminho de acesso por espécies exóticas, e que a NORMAM 20 tornou a operação de troca oceânica de água de lastro obrigatória aos navios que vão atracar em portos brasileiros com a intenção de deslastrar, nos navios que atracam no Porto de Itajaí é realizado o monitoramento da água de lastro. Dessa forma, monitoramento busca identificar agentes bioinvasores e /ou exóticos a fim de evitar danos à biota local, economia e saúde pública.

35 Obrigada! Eng. Médelin Pitrez dos Santos br (47)

Convênio em 2001 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

Convênio em 2001 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Convênio em 2001 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Monitoramento da Qualidade da Água Desenvolvidas coletas e análises de variáveis indicativas da qualidade

Leia mais

Material de Ações Ambientais

Material de Ações Ambientais Material de Ações Ambientais I. Prêmios i. Índice de Qualidade do Sistema de Gestão Ambiental em Portos Organizados: Neste projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ foram

Leia mais

Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável

Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes Navegantes (SC) Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável Categoria Gestão Ambiental 1. Sobre a organização participante: Razão social:

Leia mais

16 Efluentes/Processos de tratamento 56 Processos oxidativos avançados 58 Flotação 59 Descargas de efluentes após tratamentos químicos 59 Reúso da águ

16 Efluentes/Processos de tratamento 56 Processos oxidativos avançados 58 Flotação 59 Descargas de efluentes após tratamentos químicos 59 Reúso da águ 1 AMOSTRAGEM / 21 1.1 Análise química 21 1.2 Condições para uma boa amostragem 22 1.3 Coleta de amostras de líquidos 24 1.3.1 Efluentes 24 1.3.2 Poços de monitoramento 25 1.4 Coleta de amostras de sólidos

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO ITAPOÁ & MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO NA BAIA DA BABITONGA

GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO ITAPOÁ & MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO NA BAIA DA BABITONGA GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO ITAPOÁ & MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO NA BAIA DA BABITONGA GESTÃO AMBIENTAL - SGA SGA PROGRAMA AMBIENTAL VALORES E OBJETIVOS Meio Biótico PROCESSOS CADEIA

Leia mais

Resíduos retirados do rio

Resíduos retirados do rio Embarcações na água Coleta de resíduos em terra Triagem de resíduos Campanha contra o Aedes Aegypti Resíduos retirados do rio Projeto: Juntos Pelo Rio 6ª Ed. Contra o Aedes Aagypti Organização: Superintendência

Leia mais

Projeto de Comunicação Social Atividade de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás - Campo de Frade

Projeto de Comunicação Social Atividade de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás - Campo de Frade Comunicação Social Atividade de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás - Campo de Frade - 2017 Este material informativo faz parte do Comunicação Social - PCS - e é uma exigência do licenciamento ambiental

Leia mais

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017 PMAS Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente Reunião nº 06/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Assessoria ambiental estratégica A Cia Ambiental presta serviços de consultoria, auditoria, elaboração e execução de estudos e programas ambientais.

Leia mais

Comunicação e Acionamento Inicial de Situações de Emergência

Comunicação e Acionamento Inicial de Situações de Emergência 1 Objetivo Descrever o procedimento para a comunicação inicial de situações emergenciais que desencadeiem o acionamento do Plano de Individual - PEI ou do Plano de Controle de s - PCE. 2 Abrangência Este

Leia mais

CETREL NO BRASIL CERTIFICADOS

CETREL NO BRASIL CERTIFICADOS CETREL NO BRASIL CERTIFICADOS MA AM SE Amazonas Maranhão Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Rio de Janeiro São Paulo Rio Grande do Sul Cetrel Quem somos, para onde queremos ir Negócio Engenharia

Leia mais

Caminhando para um Porto Verde

Caminhando para um Porto Verde Caminhando para um Porto Verde Práticas sustentáveis no setor portuário Maria Klien 9 de novembro de 2012 1 Sobre o Grupo 2 Histórico - Multiterminais 1986-1997 Início das operações terrestres Companhia

Leia mais

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Cláudio Roberto Sanches Telefone: 19-33438458 e-mail: claudio-sanches@hmcp.puc-campinas.edu.br

Leia mais

- TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

- TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - TERMO DE REFERÊNCIA - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS APRESENTAÇÃO O presente Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores, assim definidos como pessoas físicas ou jurídicas,

Leia mais

LICENÇA DE INSTALAÇÃO

LICENÇA DE INSTALAÇÃO O (Inea), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.101, de 04 de outubro de 2007 e pelo Decreto nº 41.628, de 12 de janeiro de 2009 e suas modificações posteriores e, em especial, o

Leia mais

QUALIDADE DAS ÁGUAS EM PARQUES AQUÍCOLAS. Dra. Rachel Magalhães Santeiro INCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde

QUALIDADE DAS ÁGUAS EM PARQUES AQUÍCOLAS. Dra. Rachel Magalhães Santeiro INCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde QUALIDADE DAS ÁGUAS EM PARQUES AQUÍCOLAS Dra. Rachel Magalhães Santeiro INCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde Desenvolvimento da aqüicultura estudos limnológicos manejo para manutenção de alta

Leia mais

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Segunda 15 às 17h IC III sala 16 Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Disciplina Cronograma Avaliação Bibliografia Introdução

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA QUALIDADE DA ÁGUA E FONTES DE ABASTECIMENTO Prof. Felipe Corrêa QUALIDADE DA ÁGUA:

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS Setembro/2014 Você conhece a Política Ambiental Sirtec? Disponível nos murais e no site da empresa PRINCÍPIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL - SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade

Leia mais

TRATAMENTO DO EFLUENTES

TRATAMENTO DO EFLUENTES TRATAMENTO DO EFLUENTES Para que serve tratamento de efluente? Remover as impurezas físicas, químicas, biológicas e organismos patogênicos do EFLUENTE AQUELE QUE FLUI Resíduos (impurezas) proveniente das

Leia mais

PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011

PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011 PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011 Pauta (17 novembro 2011) Apresentação do novo Portal PELD FURG novo; Sobre Banco de Dados PELD; Geral Projeto: Relatório e Orçamento; Apresentações curtas (15 min): -Zooplancton:

Leia mais

LAMA DE PRAIA CASSINO

LAMA DE PRAIA CASSINO LAMA DE PRAIA CASSINO Publicado no site em 18/09/2014 Euripedes Falcão Vieira* Os estuários são áreas de intensa movimentação de sedimentos produzidas pelas correntes que nelas atuam. A natureza dos sedimentos,

Leia mais

A Qualidade da Água Superficial e Subterrânea

A Qualidade da Água Superficial e Subterrânea A Qualidade da Água Superficial e Subterrânea José do Patrocinio Hora Alves Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos Universidade Federal de Sergipe 1 SUMÁRIO A Qualidade da Água; Estrutura de um

Leia mais

Decreto de Regulamentação da Lei: DECRETO ESTADUAL n DE 03/12/02.

Decreto de Regulamentação da Lei: DECRETO ESTADUAL n DE 03/12/02. LEGISLAÇÃO VIGENTE PGRS LEI FEDERAL n o 9.795, de 27/04/99. A definição oficial de Educação Ambiental no Brasil. LEI ESTADUAL n o 12.493, de 22/01/99. Estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios

Leia mais

QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL HISTÓRICO: CLUBE DE ROMA LIMITS TO GROWTH (1972) RISCOS DE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO CONTÍNUO PRIMEIROS MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DO AR DESCONTAMINAÇÃO DO RIO TÂMISA MELHORIA DO

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil. Ciências do Ambiente. Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais

Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil. Ciências do Ambiente. Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais 2º Semestre/ 2015 1 Etapas importantes: Identificação dos impactos Avaliação e análise dos impactos

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL

AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL PORTO DE FORTALEZA 2016 1. Introdução A Agenda Ambiental na Administração Pública A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental.

Leia mais

Monitoramento da Qualidade do Ar e Ruído

Monitoramento da Qualidade do Ar e Ruído 1 Objetivo Descrever o procedimento para realização do monitoramento da qualidade do ar e ruído realizado no Porto de Itajaí. 2 Abrangência Este procedimento se aplica a todas as áreas e colaboradores

Leia mais

Apresenta-se aqui a relação das Normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas relacionadas com aspectos de avaliação da poluição ambiental.

Apresenta-se aqui a relação das Normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas relacionadas com aspectos de avaliação da poluição ambiental. Apresenta-se aqui a relação das Normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas relacionadas com aspectos de avaliação da poluição ambiental. AR NBR 8969/85 - Poluição do ar - Terminologia. NBR

Leia mais

COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA

COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA Anexo A Glossário Para aplicação do foram adotadas as siglas e definições abaixo: A- Siglas CCC: Centro de Controle de Crise. CCOS: Centro de Controle de Operações de Segurança. CEDRO: Capacidade Efetiva

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS Saint- Gobain Canalização Itaúna Palestrantes: Adriana Oliveira Adriano Corrêa PGR - Plano de Gerenciamento de Resíduos Parte integrante essencial do sistema de gestão de

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL INSTITUCIONAL PORTO DE ITAJAÍ

AGENDA AMBIENTAL INSTITUCIONAL PORTO DE ITAJAÍ AGENDA AMBIENTAL INSTITUCIONAL PORTO DE ITAJAÍ 2 AGENDA AMBIENTAL INSTITUCIONAL PORTO DE ITAJAÍ Elaboração: Gerência Meio Ambiente Aprovação: Superintendência Revisão: 01 Itajaí, 2012 3 Sumário 1. Compromisso

Leia mais

Gestão Ambiental no Baixo Estuário da Lagoa dos Patos-BELP

Gestão Ambiental no Baixo Estuário da Lagoa dos Patos-BELP Gestão Ambiental no Baixo Estuário da Lagoa dos Patos-BELP Iª Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária & Ambiental (23-27 NOV 2009) - UFPEL Milton L. Asmus Instituto de Oceanografia - IO FURG Laboratório

Leia mais

Tarefa 2 - Monitorização de nutrientes e atividade trófica na albufeira do Enxoé

Tarefa 2 - Monitorização de nutrientes e atividade trófica na albufeira do Enxoé PTDC/AGR-AAM/098100/2008 Gestão integrada de fósforo para controlo da eutrofização de bacias hidrográficas EUTROPHOS Tarefa 2 - Monitorização de nutrientes e atividade trófica na albufeira do Enxoé Âmbito

Leia mais

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição.

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição. O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona de erosão Maior

Leia mais

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia 2 Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

Histórico da contaminação por nitrato na Lagoa da Pampulha MG: 19 anos de monitoramento. Eliane Corrêa Elias

Histórico da contaminação por nitrato na Lagoa da Pampulha MG: 19 anos de monitoramento. Eliane Corrêa Elias UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Histórico da contaminação por nitrato na Lagoa da Pampulha MG: 19 anos de monitoramento Eliane Corrêa Elias Projeto de Iniciação Científica

Leia mais

PHD-5004 Qualidade da Água

PHD-5004 Qualidade da Água PHD-5004 Qualidade da Água Introdução A água na natureza Usos da água Requisitos de qualidade da água Impactos provocados por cargas pontuais e difusas Estrutura do curso Características de qualidade da

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras CAPA 2.3 - Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 1 1.1.1. Efluentes

Leia mais

Avaliação preliminar das nascentes do Rio Mundaú inserida na zona urbana do município de Garanhuns

Avaliação preliminar das nascentes do Rio Mundaú inserida na zona urbana do município de Garanhuns Avaliação preliminar das nascentes do Rio Mundaú inserida na zona urbana do município de Garanhuns Tafnes da Silva Andrade Márcio Nóbrega ; Adrielle Castilho & Genilza França CPRH/UIGA INTRODUÇÃO Entende-se

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS A EXPANSÃO DA INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS A EXPANSÃO DA INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS A EXPANSÃO DA INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS Lei nº. 11.518, de 5 de setembro de 2007

Leia mais

AVALIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARATI, MUNICÍPIO DE ARAQUARI/SC.

AVALIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARATI, MUNICÍPIO DE ARAQUARI/SC. AVALIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARATI, MUNICÍPIO DE ARAQUARI/SC. SILVA, Filipe Antunes 1 ; LEITZKE, Renata Luisa 2 ; GUERETZ, Juliano Santos 3 ; SOMENSI, Cleder Alexandre

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Central de Residuos Solidos da Poly Terminais Separação de Residuos na Poly Terminais Entrega do Informativo das Ações Ambientais da Poly Terminais na Comunidade

Leia mais

Factores climáticos e pressões antropogénicas efeitos na qualidade da água da Ria de Aveiro

Factores climáticos e pressões antropogénicas efeitos na qualidade da água da Ria de Aveiro Factores climáticos e pressões antropogénicas efeitos na qualidade da água da Ria de Aveiro Marta Rodrigues* (LNEC/DHA) Anabela Oliveira (LNEC/DHA) Henrique Queiroga (UA) Vanda Brotas (FCUL) André B. Fortunato

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Leia mais

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Secretário Gabinete COPAM e CERH Assessoria Jurídica Auditoria Setorial Assessoria de Comunicação Social Assessoria de

Leia mais

Título: Autores: Filiação: ( INTRODUÇÃO

Título: Autores: Filiação: ( INTRODUÇÃO Título: Avaliação da qualidade das águas do Arroio Tega, Rio Grande do Sul, BR Autores: Maffessoni Daiana (1), Sutil Thaise (1), Benvenuti Tatiane (2) & Rodrigues Marco Antonio S (3) Filiação: (1) Universidade

Leia mais

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL O que é Esgoto? São todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios que necessitam

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Procedência: 28ª RO Câmara Técnica de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos Data: 21 e 22/02/18 Processo: 02000.002704/2010-22 Assunto:

Leia mais

Identificação e predição de impactos de um grande projeto Porto de Sines em Portugal. Maria Grade Pedro Bettencourt José Chambel Leitão

Identificação e predição de impactos de um grande projeto Porto de Sines em Portugal. Maria Grade Pedro Bettencourt José Chambel Leitão Identificação e predição de impactos de um grande projeto Porto de Sines em Portugal Maria Grade Pedro Bettencourt José Chambel Leitão ÍNDICE 1. Introdução 2. O projeto 3. O EIA: principais aspectos analisados

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA DE AMBIENTE COORDENADORIA DE RECURSOS HÍDRICOS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA DE AMBIENTE COORDENADORIA DE RECURSOS HÍDRICOS Monitoramento da Lagoa de Imboassica e do Rio Imboassica Relatório Mensal Agosto 2011 1 Sumário Sumário...2 Introdução...3 Área de Estudo...4 Resultados e Discussão...5 Educação Ambiental...7 Fotos...8

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 25 O meio aquático IV: Autodepuração Prof.ª Heloise Knapi Balanço de massa Vazão de diluição Sentido do escoamento Montante Jusante

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

PORTFÓLIO.

PORTFÓLIO. PORTFÓLIO 2016 www.acquadinamica.com Balneário Camboriú - SC - Brasil Rua Carlos Drumond de Andrade, 539 Praia dos Amores - CEP 88.331-410 +55 (47) 3366.1246 acquadinamica@acquadinamica.com PORTFÓLIO 2016

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DO ESGOTO

CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DO ESGOTO Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DO ESGOTO Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Universidade Federal de Minas Gerais Caracterização do esgoto doméstico

Leia mais

SUMÁRIO 1. Considerações iniciais 2. Bacia do rio Macaé 3. Bacia do rio das Ostras 4. Bacia da lagoa de Imboacica 5.

SUMÁRIO 1. Considerações iniciais 2. Bacia do rio Macaé 3. Bacia do rio das Ostras 4. Bacia da lagoa de Imboacica 5. ESTUDOS E INVENTÁRIO QUALITATIVO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS SUMÁRIO 1. Considerações iniciais 2. Bacia do rio Macaé 3. Bacia do rio das Ostras 4. Bacia da lagoa de Imboacica 5. Próximas etapas 1 - Considerações

Leia mais

LICENÇA DE OPERAÇÃO E RECUPERAÇÃO

LICENÇA DE OPERAÇÃO E RECUPERAÇÃO O Instituto Estadual do Ambiente - INEA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.101, de 4 de outubro de 2007 e pelo Decreto nº 41.628, de 12 de janeiro de 2009, e suas modificações

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 24 de abril de 2014. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS DETERMINADOS PELA SUDEMA DO RIO JAGUARIBE COM PADRÕES CONAMA 357/05

ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS DETERMINADOS PELA SUDEMA DO RIO JAGUARIBE COM PADRÕES CONAMA 357/05 ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS DETERMINADOS PELA SUDEMA DO RIO JAGUARIBE COM PADRÕES CONAMA 357/05 Hélio Teotônio Alves FILHO 1, Kenny Rogers da Silva HENRIQUES ¹, José Ítalo Carneiro RIBEIRO¹, 1 Alunos

Leia mais

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água O CICLO DA ÁGUA Pressão antropogénica sobre o ciclo da água 2. Poluição difusa 3. Poluição urbana 1. Rega 8. Barragens 7. Erosão do solo 4. Poluição industrial 5. Redução das zonas húmidas Adaptado de:

Leia mais

II SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS Prêmio ANTAQ 2016 Desempenho Ambiental

II SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS Prêmio ANTAQ 2016 Desempenho Ambiental ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA - APPA DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE DIRAMB II SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS Prêmio ANTAQ 2016 Desempenho Ambiental Brasília,

Leia mais

SUMÁRIO SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL

SUMÁRIO SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL SUMÁRIO SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DAS ESTRUTURAS DO BARRAMENTO 2.4. SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DAS ESTRUTURAS DO BARRAMENTO... 2.4-2 2.4.1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA PRELIMINAR DE ESTUDOS DE MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO-RS

ANÁLISE QUANTITATIVA PRELIMINAR DE ESTUDOS DE MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO-RS ANÁLISE QUANTITATIVA PRELIMINAR DE ESTUDOS DE MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO-RS NORONHA, F. P. ¹,SCHAFER A. G.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé RS Brasil

Leia mais

MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BENFICA COM VISTAS À SUA PRESERVAÇÃO

MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BENFICA COM VISTAS À SUA PRESERVAÇÃO MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BENFICA COM VISTAS À SUA PRESERVAÇÃO J. S. M. NOGUEIRA 1, L.F. SANTOS 2 1 Escola de Engenharia de Lorena USP 2 Escola de Engenharia de Lorena

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS SINÉRGICOS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE SÃO LUÍS-MA (DISAL) E NO MUNICÍPIO DE BACABEIRA/MA.

Leia mais

Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente

Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente Ambiente diferenciado do meio empresarial Campus Santo Amaro - Centro Universitário rio SENAC 120 mil m2 de terreno 21 cursos de graduação e 7

Leia mais

O Papel da Gestora Ambiental no Empreendimento Rodoviário UFV/DNIT

O Papel da Gestora Ambiental no Empreendimento Rodoviário UFV/DNIT seminário [Gestão Ambiental] O Papel da Gestora Ambiental no Empreendimento Rodoviário UFV/DNIT Salvador/BA, 23 de setembro de 2016 integração [Gerenciamento] PARTES INTERESSADAS GESTÃO AMBIENTAL, ABRANGENDO

Leia mais

Avaliação de Usos Preponderantes e Qualidade da Água como Subsídios para os Instrumentos de Gestão dos. Hidrográfica do Rio

Avaliação de Usos Preponderantes e Qualidade da Água como Subsídios para os Instrumentos de Gestão dos. Hidrográfica do Rio PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Avaliação de Usos Preponderantes e Qualidade da Água como Subsídios para os Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos

Leia mais

Critérios Bandeira Azul para Praias Modelo Internacional

Critérios Bandeira Azul para Praias Modelo Internacional Critérios Bandeira Azul para Praias Modelo Internacional O hasteamento da Bandeira Azul na praia será realizado uma vez que esta cumpra todos os critérios estabelecidos pelo Programa Bandeira Azul Brasil

Leia mais

Audiência Pública Angra dos Reis Março de 2018

Audiência Pública Angra dos Reis Março de 2018 Audiência Pública Angra dos Reis Março de 2018 1 TEMAS ABORDADOS EIA-RIMA Área de Estudo Diagnóstico Ambiental Impactos e Medidas Área de Influência EIA-RIMA Projetos Ambientais Análise de Riscos Ambientais

Leia mais

RELATÓRIO AMBIENTAL JANEIRO/ Campanha de Prevenção a Dengue 2018/ Arborização Urbana

RELATÓRIO AMBIENTAL JANEIRO/ Campanha de Prevenção a Dengue 2018/ Arborização Urbana 4 I - Providências/Acompanhamentos 1. Campanha de Prevenção a Dengue 2018/2019 A Campanha de Prevenção a Dengue desta temporada foi finalizada no último dia 31 com o término do contrato dos estagiários,

Leia mais

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO Urbanização População aumenta Edificação aumenta Rejeitos aumentam Demanda aumenta Área impermeável Drenagem é aumenta modificada Problemas de Recursos Hídricos Clima

Leia mais

Avaliacao do Corrego Campestre Apos a Implantacao da ETE do Municipio de Lins-SP. Ferreira Rina, Carlos

Avaliacao do Corrego Campestre Apos a Implantacao da ETE do Municipio de Lins-SP. Ferreira Rina, Carlos Avaliacao do Corrego Campestre Apos a Implantacao da ETE do Municipio de Lins-SP Ferreira Rina, Carlos INTRODUÇÃO Município de Lins cerca de 50.000 habitantes mais importante da Bacia Hidrográfica do Rio

Leia mais

Audiência Pública Santos Março de 2018

Audiência Pública Santos Março de 2018 Audiência Pública Santos Março de 2018 1 TEMAS ABORDADOS EIA-RIMA Área de Estudo Diagnóstico Ambiental Impactos e Medidas Área de Influência EIA-RIMA Projetos Ambientais Análise de Riscos Ambientais Conclusão

Leia mais

ANTAQ, suas Atribuições e o Índice de Desempenho Ambiental

ANTAQ, suas Atribuições e o Índice de Desempenho Ambiental ANTAQ, suas Atribuições e o Índice de Desempenho Ambiental Seminário de Direito Aduaneiro Ordem dos Advogados do Brasil-OAB 17 de Outubro de 2016 Impactos Ambientais da Atividade Portuária Impactos Ambientais

Leia mais

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS 1. Dados gerais 1.1 do empreendedor Razão social Nome fantasia CNPJ Alvará Tipo de atividade Número de licença ambiental (se

Leia mais

SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES...

SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES... SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES... 9 2 www.lansd.furg.br TELEMAC3D O LANSD desenvolve pesquisas

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO CORPO RECEPTOR

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO CORPO RECEPTOR Qualidade de Água e Esgotos Página: 01/10 RELATÓRIO MENSAL PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO CORPO RECEPTOR ARMAÇÃO DOS BÚZIOS MARÇO/2014 ETE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS LO Nº IN 018438 PROCESSO E-07 201.999/03 Qualidade

Leia mais

Audiência Pública Caraguatatuba Março de 2018

Audiência Pública Caraguatatuba Março de 2018 Audiência Pública Caraguatatuba Março de 2018 TEMAS ABORDADOS EIA-RIMA Área de Estudo Diagnóstico Ambiental Impactos e Medidas Área de Influência EIA-RIMA Projetos Ambientais Análise de Riscos Ambientais

Leia mais

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória O Porto e a Cidade Os aspectos da gestão ambiental e do território Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória Introdução Os desafios trazidos pelas reformas

Leia mais

GABARITO PROVA DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO AR SELEÇÃO PPGRHS

GABARITO PROVA DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO AR SELEÇÃO PPGRHS GABARITO PROVA DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO AR SELEÇÃO PPGRHS 2016.1 1. Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) periodicamente é realizado o monitoramento para verificar sua eficiência. Em um determinado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327 DECRETO Nº 327 Cria o Refugio de Vida Silvestre do Bugio na região da confluência do rio Barigui com o rio Iguaçu e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ,

Leia mais

Supporting Information

Supporting Information Supporting Information APPENDIX I 1 PORTO DE SANTOS 15 DE JUNHO DE 2012 Existe um relatório com o levantamento dos impactos e desempenho ambientais na área portuária? SEÇÃO A: POLÍTICA AMBIENTAL S 1 2

Leia mais

Disciplina: Manejo de Resíduos Sólidos. 6 Armazenamento, Coleta e Transporte. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Setembro de 2016

Disciplina: Manejo de Resíduos Sólidos. 6 Armazenamento, Coleta e Transporte. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Setembro de 2016 Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Manejo de Resíduos Sólidos Pós-grraduação em Engenharia Civil e Ambiental 6 Armazenamento, Coleta e Transporte Professor: Sandro Donnini Mancini

Leia mais

8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL

8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL 8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL O plano de controle e monitoramento técnico e ambiental tem como objetivo propor soluções para controlar e/ou atenuar os impactos ambientais adversos gerados

Leia mais

ECAP 65 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SELEÇÃO VARIÁVEIS DA QUALIADE DA ÁGUA

ECAP 65 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SELEÇÃO VARIÁVEIS DA QUALIADE DA ÁGUA SELEÇÃO VARIÁVEIS DA QUALIADE DA ÁGUA ESCVOLHA VARIÁVEIS A SEREM USADAS NO MONITORAMENTO ESTÁ RELACIONADA AOS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO; OBJETIVOS TÊM CONDIÇÃO DE CONTORNO DEFINIDOS BASICAMENTE

Leia mais

LI CENCI AM ENTO AM BI ENTAL = DESENVOLVI M ENTO SUSTENTÁVEL

LI CENCI AM ENTO AM BI ENTAL = DESENVOLVI M ENTO SUSTENTÁVEL LI CENCI AM ENTO AM BI ENTAL = DESENVOLVI M ENTO SUSTENTÁVEL A democracia é um processo, um processo dialético, que vai rompendo os contrários, as antíteses, para, a cada etapa da evolução, incorporar

Leia mais

Otavio Augusto Brioschi Soares Doutor em Medicina Veterinária. Hospital Veterinário Academia Militar das Agulhas Negras Exército Brasileiro

Otavio Augusto Brioschi Soares Doutor em Medicina Veterinária. Hospital Veterinário Academia Militar das Agulhas Negras Exército Brasileiro Otavio Augusto Brioschi Soares Doutor em Medicina Veterinária Hospital Veterinário Academia Militar das Agulhas Negras Exército Brasileiro Otavio Augusto Brioschi Soares, Carlos Henrique Coelho de Campos

Leia mais

I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE LUÍZA GUSMÃO Rio Grande novembro 2007

I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE LUÍZA GUSMÃO Rio Grande novembro 2007 I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE Sistema Integrado de Gestão Ambiental Processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização define (e redefine) seus objetivos e metas, bem como implementa

Leia mais

Plantando Cidadãos Categoria

Plantando Cidadãos Categoria Grupo Escoteiro Guairacá Foz do Iguaçu (PR) Plantando Cidadãos Categoria Educação Ambiental 1. Sobre a organização participante: Razão social: - Grupo Escoteiro Guairacá Nome fantasia: - Grupo Escoteiro

Leia mais

Caracterização físico-química de efluente de indústria de laticínios tratado por sistema de lagoas de estabilização

Caracterização físico-química de efluente de indústria de laticínios tratado por sistema de lagoas de estabilização Bento Gonçalves RS, Brasil, 9 a 31 de Outubro de 8 Caracterização físico-química de efluente de indústria de laticínios tratado por sistema de lagoas de estabilização Anelise Sertoli Lopes Gil 1, Jaqueline

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

PARTE I. Luciano de Mello Silva, Alexandre Matthiensen & João Sarkis Yunes

PARTE I. Luciano de Mello Silva, Alexandre Matthiensen & João Sarkis Yunes PARTE I CONTAMINAÇÃO E DISPERSÃO DE ORGANISMOS 1 FLORAÇÕES DE TRICHODESMIUM NA COSTA BRASILEIRA...3 Luciano de Mello Silva, Alexandre Matthiensen & João Sarkis Yunes 1.1 Definição... 3 1.2 Características

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL LOCAL PORTO DE ITAJAÍ

AGENDA AMBIENTAL LOCAL PORTO DE ITAJAÍ AGENDA AMBIENTAL LOCAL PORTO DE ITAJAÍ Itajaí, 2012 Página 2 de 46 AGENDA AMBIENTAL LOCAL PORTO DE ITAJAÍ Elaboração: Gerência Meio Ambiente Aprovação: Superintendente Revisão: 00 Itajaí, 2012 SUMÁRIO

Leia mais

Aula 2 Resíduos Sólidos

Aula 2 Resíduos Sólidos RESÍDUOS SÓLIDOS Aula 2 Resíduos Sólidos Coleta seletiva no Brasil Contaminação/ Origem/ Química/ Física/ Biológica Quanto a Contaminação: (NBR 10.004/04 e CONAMA nº23/96) Classe I ou Perigosos: Apresentam

Leia mais

Avançam obras da bacia de evolução de Itajaí (/noticias/portos-e- logistica/ avancam-obras-dabacia-de-evolucao-deitajai)

Avançam obras da bacia de evolução de Itajaí (/noticias/portos-e- logistica/ avancam-obras-dabacia-de-evolucao-deitajai) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) 22/02/17-08:06 Avançam obras da bacia de evolução de Itajaí (/noticias/portos-e- logistica/37673- avancam-obras-dabacia-de-evolucao-deitajai) 0 Comments

Leia mais