ENEM ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENEM ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS"

Transcrição

1 ENEM ROTEIRO DA CAPACITAÇÃO DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS Prezado Coordenador de local de aplicação, Este roteiro foi elaborado para guiar você na capacitação da equipe do seu local de aplicação Chefes de sala, Aplicadores e Aplicadores especializados nos casos específicos de locais de aplicação que não tenham televisão, projetor ou computador disponíveis para a exibição dos vídeos e da apresentação em Power Point. Prepare-se: A exposição oral será a base dessa capacitação. As atividades interativas são oportunidades de revisão/ fixação. O roteiro está estruturado de forma que você possa explicar todo o conteúdo para a sua Equipe de aplicação, além de trazer orientações para a realização de atividades. Há ainda orientações específicas para locais que possuem Atendimento Especializado. Estude este roteiro, o Manual do Chefe de sala e os instrumentos. A capacitação da equipe é peça-chave para garantir a excelência na segurança e na qualidade da aplicação do exame. Contamos com você. Bom trabalho!

2 [ ABERTURA ] 1 ORIENTAÇÕES PARA O COORDENADOR Na abertura, deve-se dar as boas vindas e apresentar a dinâmica da capacitação, com explanações e atividades. CONTEÚDO A SER APRESENTADO A abertura tem ao todo duração de: 5 minutos EXPLANAÇÃO Explicar que a capacitação tem duração prevista de 1 hora e 30 minutos e que serão apresentados os procedimentos a serem realizados antes, durante e depois das provas. Explicar que, no domingo, a capacitação terá a duração de 30 minutos. Nos dois dias toda a equipe deve assinar a Lista de Frequência e Termo de Sigilo e Compromisso. Reforce que se a Equipe, a qualquer momento durante a aplicação, tiver dúvida sobre qualquer um dos procedimentos, deve procurar por você. Na dúvida, perguntem ao Coordenador/ à Coordenadora!. [ ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS DE CHEFES DE SALA, APLICADORES E FISCAIS - APLICAÇÃO REGULAR - ] 2 CONTEÚDO A SER APRESENTADO EXPLANAÇÃO Equipe de aplicação Vamos conhecer quem é quem e quais as funções da Equipe de aplicação: Esta etapa tem ao todo duração de: 1 hora e 10 min

3 Coordenador de local de aplicação Assistentes de Coordenador de local de aplicação Coordena as ações relacionadas ao ENEM 2016 no local. Apoiam o Coordenador de local de aplicação em suas atividades. Chefes de sala Responsabilizam-se pela aplicação na sala, desde a distribuição dos Cadernos de Questões, ao preenchimento dos materiais pelos Participantes e à devolução dos materiais de sala. Também registra informações nos materiais administrativos e fiscaliza os Participantes para evitar tentativas de cola. Aplicadores Dão suporte aos Chefes de sala. Realizam a organização da sala e dos materiais, bem como a recepção, pré-identificação e fiscalização dos Participantes. Retiram as etiquetas de tempo restante de provas. ATENÇÃO! A dupla do primeiro dia vai ser diferente da dupla do segundo dia. O Chefe de sala permanece em sua sala no domingo, mas recebe outro aplicador como seu par. Neste ano, são os responsáveis por manipular os detectores de metais na entrada do banheiro. Fiscais de banheiro Fiscais volantes Também acompanham o trabalho da equipe de limpeza dentro do banheiro e conferem, periodicamente, se não há cola escondida nas cabines dos sanitários e monitoram os Participantes na fila do banheiro, impedindo que haja comunicação entre eles. Fiscalizam o trânsito de Participantes no local, manipulam os detectores de metais apenas nos casos de suspeita de cola e acompanham os Participantes no trajeto ao banheiro. Lembrando que fiscais mulheres passam detector de metal em mulheres e fiscais homens passam detector em homens. Certificadores do Inep Certificam os procedimentos de segurança do Enem, em especial os cuidados com os malotes, e observam se os demais procedimentos estão sendo realizados adequadamente, mas não podem entrar nas salas de aplicação. Estão autorizados a utilizar o celular. Procedimentos de segurança com a Equipe de aplicação Após a capacitação presencial, todos os colaboradores deverão guardar os seus objetos de natureza eletrônica, principalmente telefone celular desligado, no Envelope Porta-Objetos e passar pelo detector de metais. Só depois os Chefes de sala deverão pegar os materiais administrativos de sua sala e, em seguida, cada colaborador deve se encaminhar para seu posto de trabalho.

4 Antes do início das provas: primeiras atividades nos postos de trabalho Ao chegar nos seus postos de trabalho, cada um deve realizar vistoria contra tentativas de cola e organizar o que for necessário. bbchefe de sala e Aplicador: Ao chegar na sala de aplicação, fazer uma vistoria detalhada para checar se não há conteúdo de prova nas carteiras ou nas paredes. Em seguida, organizar as fileiras de carteiras com espaço suficiente para evitar tentativas de cola. Colocar os crachás autoadesivos de identificação. Escrever no quadro da sala: Dia 05/11/2016 (sábado) Horário de início das provas: 13h30min Horário de término das provas: 18h O Participante só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 17h30min (horário oficial de Brasília-DF) Dia 06/11/2016 (domingo) Horário de início das provas: 13h30min Horário de término das provas: 19h O Participante só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 18h30min (horário oficial de Brasília-DF) Colar o Relógio de Tempo Restante de Prova em um local visível a todos e colocar uma cadeira do lado de fora da sala, para fazer a pré-identificação dos Participantes. bbfiscal de banheiro: PG 01 Manual do Chefe de sala Verificar as condições dos banheiros e acompanhar os auxiliares de limpeza para garantir que esteja tudo limpo e inspecionado contra tentativas de cola. Fiscalizar os arredores dos vasos sanitários, as partes de trás e de baixo das caixas de descarga, os interiores dos ralos e dos porta-papéis, as janelas e atrás das portas. É preciso repetir esses procedimentos durante toda a aplicação. bbfiscal volante: Conferir os corredores, verificando sinalização e murais e checando se não há tentativas de cola em bebedouros, por exemplo. Materiais Administrativos Solicitar que a Equipe acompanhe toda a capacitação pelo Manual do Chefe de sala, especialmente quando os materiais administrativos forem apresentados. Nesse caso, deve-se observar os exemplos de preenchimento. Os materiais são: Ata de Sala, Ficha para Coleta de Dado Biométrico, Cartão-Resposta, Folha de Redação, Lista de Presença e Folha de Rascunho. Existem ainda o Envelope Porta-Objetos, o Relógio de tempo restante de provas, o Relatório de Homônimos, as etiquetas dos envelopes de provas, as placas de sala e os crachás autoadesivos. IMPORTANTE! O Chefe de sala deve preencher os instrumentos de acordo com o horário oficial de Brasília. Antes do início das provas: entrada dos Participantes Lembrar o horário de abertura (12h) e fechamento dos portões (13h) horário oficial de Brasília e abertura dos malotes. Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório. Identifica o número de inscrição, o local de realização do Exame e a sala do Participante. Caso o Participante esteja sem o Cartão e não saiba a sua sala, deve ser encaminhado à Coordenação.

5 Antes do início das provas: pré-identificação dos Participantes bbaplicador deverá estar sentado em cadeira do lado de fora da sala para fazer a pré-identificação dos Participantes. Ele deve estar com a Lista de Presença em mãos, mas não deve fazer nenhuma marcação neste momento. Os Participantes só assinam depois que a prova tiver começado. bbaplicador deverá pedir que cada Participante apresente seu documento de identificação. Em seguida, deve: 1. Verificar se o documento é válido conforme o edital. Os documentos de identificação aceitos conforme o edital são: Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e pela Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei no 9.474, de 22 de julho de 1997; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; PG 01 Manual do Chefe de sala Carteira Nacional de Habilitação com foto, na forma da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de Não são aceitos documentos sem foto ou cópias, mesmo que autenticadas. E lembre-se: na dúvida, pergunte ao Coordenador! ATENÇÃO! Todos os casos de reaplicação do ENEM são devidos a erro na identificação do Participante. Portanto, NENHUM Participante poderá ser impedido de fazer a prova pelo Chefe de sala, pelo Aplicador ou pelo Fiscal volante. Todos em situação irregular ou que gerem dúvida, devem OBRIGATORIAMENTE ser encaminhados para a Coordenação. O Coordenador é o único que pode barrar um Participante por problemas na identificação! 2. Comparar a fisionomia do documento com a do Participante. Participantes que apresentem (1) documentos vencidos, danificados ou com foto de difícil identificação; (2) boletim de ocorrências de perda ou roubo de PG 02 Manual do Chefe de sala documentos; ou (3) mandado judicial, devem ser encaminhados à Coordenação. 3. Conferir se o nome do Participante e seu número de documento constam na Lista de Presença.

6 ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE Fale o nome de alguns documentos e a Equipe precisa dizer SIM ou NÃO para responder se são aceitos de acordo com o edital. Documento (O Participante poderá fazer as provas se apresentar ) Cópia autenticada de RG Identidade de estrangeiro Carteira de Trabalho Carteira de Conselho Profissional Certificado de Reservista com foto danificada Certificado de Dispensa de Incorporação Certidão de Nascimento Certidão de Casamento Título eleitoral Rani CNH vencida Identidade funcional de natureza privada Resposta NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO SIM SIM SIM SIM - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS. SIM NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO SIM - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO. DEVERÁ PREENCHER FICHA DE OCORRÊNCIAS. NÃO - ENCAMINHAR À COORDENAÇÃO ATENÇÃO! TODA E QUALQUER DÚVIDA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE DEVERÁ SER ENCAMINHADA À COORDENAÇÃO. NENHUM PARTICIPANTE PODERÁ SER IMPEDIDO DE REALIZAR AS PROVAS SEM QUE PASSE ANTES PELA COORDENAÇÃO.

7 PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS 2. Nos casos de artigos religiosos, o Participante deve ser encaminhado à Coordenação. Alguma dúvida? Tudo certo? Durante toda a aplicação, se tiverem dúvidas, já sabem: perguntem ao Coordenador! EXPLANAÇÃO Antes do início das provas: guarda de pertences dos Participantes Se estiver tudo certo com a identificação, o Aplicador deverá pedir que o Participante guarde todos os objetos de uso não permitido, conforme o edital, no Envelope Porta-Objetos. O envelope deve ser lacrado na frente do Aplicador, que deve conferir se está lacrado corretamente. Ele pode ser reaberto somente após a saída do Participante do local de aplicação. Vale lembrar que: Os itens de chapelaria que não couberem no Envelope Porta-Objetos deverão ser guardados debaixo das cadeiras, tais como boné ou mesmo bolsas. O documento de identificação do Participante deve ficar fora do Envelope Porta-Objetos, pois será usado para conferências durante a prova. ATENÇÃO! PG 02 Manual do Chefe de sala 1. O Participante que portar arma de qualquer espécie, mesmo com documento de porte, deverá ser encaminhado à Coordenação. Antes do início das provas: entrada na sala de provas Assim que o Participante entra na sala de provas, antes do início das provas, ele deve se dirigir ao Chefe de sala para receber seu Cartão-Resposta e sua Ficha para Coleta de Dado Biométrico, novidade deste ano para fazer a identificação digital dos Participantes. Nesse momento, é importante conferir os dados pelo número do documento de identificação, para não entregar o Cartão-Resposta e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico errados a Participantes com nomes parecidos. Consultar a Lista de Homônimos no caso de nomes iguais. É importante informar aos Participantes que a coleta de dado biométrico será feita pelo Chefe de sala no momento da assinatura da Lista de Presença. Antes do início das provas: abertura dos malotes Os portões são fechados às 13h pelo Coordenador de local de aplicação e as provas começam às 13h30, horário oficial de Brasília. Por questões de segurança, o malote de provas só será aberto pelo Coordenador de local de aplicação após o fechamento dos portões, às 13h, horário oficial de Brasília. Antes do início das provas: entre 13h e 13h30 Nesse intervalo, os Participantes deverão permanecer em sala. Poderão apenas ir ao banheiro um de cada vez, sendo acompanhados individualmente pelo Fiscal volante.

8 Entre 13h e 13h20, o Chefe de sala deverá dar avisos verbais: Obrigatoriedade de permanência na sala entre 13h e 13h30. PG 03 Manual do Chefe de sala Leiam somente as instruções da capa do caderno de questões e façam o que se pede. É necessário que transcrevam a frase indicada no Caderno de Questões para o Cartão-Resposta, assinalem a cor da capa do seu Caderno de Questões e assinem o Cartão-Resposta. É a última chance para se guardar objetos eletrônicos, sob pena de eliminação, de acordo com o Edital. Os lanches serão vistoriados e os Envelopes Porta-Objetos serão conferidos. Ida ao banheiro: um de cada vez e acompanhado por Fiscal volante. Depois, enquanto o Aplicador observa a sala como um todo, o Chefe de sala deverá checar mesa por mesa se cada Participante guardou os objetos não permitidos, inclusive o celular desligado, no Envelope Porta-Objetos e o lacrou. Ele também deve vistoriar os lanches e os rótulos das bebidas. Antes do início das provas: distribuição das provas Entre 13h e13h20 (horário oficial de Brasília), os envelopes com os Cadernos de Questões serão entregues nas salas. Às 13h25 (horário oficial de Brasília), os envelopes devem ser abertos na frente dos Participantes. Não se deve estragar os envelopes de provas, pois eles serão utilizados na devolução de materiais. Antes do Chefe de sala distribuir as provas, dar os seguintes avisos: Aguardem autorização para iniciar as provas. Não preencham a Ficha para Coleta de Dado Biométrico. É obrigatória a permanência na sala de prova por, no mínimo, duas horas após o início das provas, ou seja, às 15h30. Podem sair para ir ao banheiro um de cada vez, porém acompanhados pelo Fiscal volante. Somente será permitida a saída com o Caderno de Questões 30 minutos antes do término das provas. Os três últimos Participantes presentes na sala só serão liberados juntos e após assinatura na Ata de Sala. LEMBRETE IMPORTANTE! Ninguém poderá sair da sala nesse período. Somente para ir ao banheiro, mas acompanhado do Fiscal volante. As provas devem ser distribuídas em ziguezague para evitar tentativas de cola. As cores da capa dos Cadernos de Questões são diferentes e no rodapé de cada página está escrita a cor da capa. Nenhum Participante pode trocar de cor de prova. Início das provas: 13h30 Quando a prova começa, o Chefe de sala deve preencher o horário de abertura do envelope de Cadernos de Questões na Ata de Sala (sempre no horário oficial de Brasília).

9 ATENÇÃO! Preencher na Lista de Presença o campo Sala extra para o Participante que foi encaminhado para a Sala extra. Durante as provas: coleta de abstenções (número de faltosos), às 13h40 Contar quantos Participantes faltaram e passar a informação para o Coordenador ou Assistente, que passarão na sala a partir de 13h40. Durante as provas: conferências, assinatura da Lista de Presença e coleta de dado biométrico PG 04 Manual do Chefe de sala Às 14h10, o Chefe de sala deve passar de mesa em mesa para coletar as assinaturas na Lista de Presença, fazer a coleta de dado biométrico e conferir o preenchimento dos materiais dos Participantes. bbcomparar o documento de identificação com os dados da Lista de Presença. Indicar onde o Participante deve assinar, evitando que ele assine em local errado. bbrealizar a coleta de dado biométrico de cada um dos Participantes, utilizando a Ficha para Coleta de Dado Biométrico. Para isso, o Chefe de sala deve levantar a película de proteção, posicionar o dedo do Participante na lâmina grafitada, girando-o da direita para a esquerda. Em seguida, posicionar o dedo do Participante no digiselo, repetindo o movimento da direita para a esquerda. Importante: este movimento deve ser feito apenas uma vez no digiselo. Após a coleta, o Chefe de sala deve colar novamente a película de proteção. A coleta deve ser feita com o polegar direito, mas se o Participante não tiver esse dedo, registrar na Ata de Sala qual foi o dedo utilizado. ATENÇÃO! A única exceção aceita para não se fazer a coleta de dado biométrico é se o Participante não tiver as mãos. Nesse caso, isso também deve ser registrado na Ata de Sala. Quando um Participante se recusa a fazer a coleta de dado biométrico, que é obrigatória, o Chefe de sala deve chamar o Coordenador. Ao chegar na sala e confirmar o fato, o Coordenador deve convidar discretamente o Participante a ir até a sala da Coordenação. Lá deve explicar novamente a obrigatoriedade da coleta e que a consequência de não fazer é sua eliminação do Exame. Se o Participante mantiver a recusa, ele deve ser eliminado e o Coordenador deve preencher o Termo de Eliminação. O Chefe de sala também deve registrar o fato na Ata de Sala. bbconferir o documento de identificação com o Cartão-Resposta do Participante, garantindo que ele está com o Cartão correto. Também deve checar se o Participante: Preencheu corretamente o Cartão-Resposta. Escreveu o nome e a data de nascimento no campo próprio. Assinou no local indicado. Marcou corretamente a cor da capa de seu Caderno de Questões. Transcreveu corretamente a frase da Capa do Caderno de Questões. No 2º dia, deve-se checar ainda se ele escreveu seus dados e assinou a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

10 ATENÇÃO! Caso o Participante tenha marcado errado a cor da capa da prova, o Chefe de sala deve marcar esta informação na Ata de Sala e fazer o registro dos dados do Participante e da cor correta no campo observações. Depois de passar a Lista de Presença, o Chefe de sala deve conferir se os espaços em branco na Lista de Presença batem com os nomes dos Cartões-Resposta não distribuídos, que são dos ausentes. Então, escrever na Lista de Presença a palavra AUSENTE no campo de assinatura dos Participantes ausentes e preencher a bolinha ausente. Nos Cartões-Resposta de ausentes, marcar a bolinha ausente no Campo para preenchimento exclusivo do Chefe de sala. ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE Vamos conhecer um pouco mais sobre coleta de dado biométrico. Indique se cada item, a seguir, está certo ou errado: Pergunta O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá, imediatamente, fazer a coleta do dado biométrico sozinho, observando as orientações constantes na Ficha para Coleta de Dado Biométrico. Nos dois dias do Exame, a coleta de dado biométrico será feita pelo Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante com assinatura na Lista de Presença. No momento da coleta de dado biométrico, um Participante se recusou a fazê-la, alegando ter alergia ao material utilizado para a coleta. O Participante não será eliminado porque a justificativa apresentada está de acordo com o previsto no Manual. No momento da coleta de dado biométrico, uma Participante se recusou a fazê-la por não ter os polegares. O Chefe de sala deverá coletar o dado biométrico de qualquer outro dedo e registrar o fato na Ata de Sala. Resposta (certo ou errado?) ERRADO - O Participante receberá a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Chefe de sala, juntamente com o Cartão-Resposta, e deverá aguardar orientações para preenchê-la. A responsabilidade da coleta do dado biométrico é do Chefe de sala, no momento da Identificação do Participante. CERTO ERRADO - O Chefe de sala deverá solicitar a presença do Coordenador de local para testemunhar a recusa. O Coordenador encaminhará o Participante à Coordenação e, caso ele insista em não fazer a coleta, deverá ser eliminado. Após a eliminação, o Chefe de sala deverá registrar o fato na Ata de Sala e preencher o respectivo campo na Ficha para Coleta de Dado Biométrico. A única justificativa aceita para não fazer a coleta é a ausência dos dedos das mãos. CERTO

11 ATENÇÃO! Caso o Participante informe que possui fobia de toque, o Chefe de sala deve permitir que ele faça a coleta de dado biométrico sozinho, mas orientá-lo e permanecer ao seu lado durante toda a coleta, que deve ser feita no momento de identificação dos Participantes. PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS Alguma dúvida? Tudo certo? Durante toda a aplicação, se tiverem dúvidas, já sabem: perguntem ao Coordenador! EXPLANAÇÃO Durante as provas: regras e atribuições dos colaboradores Durante a aplicação, seguir regras básicas muito importantes: Devemos fazer o máximo de silêncio possível. Não é permitido ler os Cadernos de Questões ou outros. É proibido fumar. Depois que começa a prova, cada um tem suas funções a exercer: bbchefe de sala Fiscaliza a sala de aplicação e preenche materiais administrativos. Retira etiquetas de Relógio de Tempo restante de Provas. bbaplicador Fiscaliza a sala de aplicação e apoia o Chefe de sala. bbfiscal de banheiro Passa detector de metais na entrada dos banheiros. Fiscaliza interior dos banheiros. Impede a comunicação entre Participantes no banheiro. bbfiscal volante: Acompanha Participantes ao banheiro (e organiza a fila do banheiro). Passa detector de metais em caso de tentativa de cola. Apoia Coordenador de local e Assistentes. Durante as provas: tentativas de cola e detector de metais PG 06 Manual do Chefe de sala Em casos de suspeitas de tentativa de cola, deve-se pedir a um Fiscal volante para chamar o Coordenador para confirmar o fato. Se for confirmada a tentativa de cola, o Coordenador deverá realizar os procedimentos de eliminação do Participante. Comunicar o fato ao plantão da instituição aplicadora e ao Coordenador Municipal. Registrar na Ata de Sala, na pergunta Houve Participante eliminado?, e marcar o motivo da eliminação ou os motivos, caso haja mais de um. Registrar o nome, o número de inscrição do Participante e a descrição do fato.

12 Durante as provas: detector de metais Os Fiscais de banheiro passam os detectores em casos de tentativa de cola. Antes de fazer a vistoria eletrônica nos Participantes, é preciso dizer: Prezado Participante, conforme previsto em Edital, o(a) senhor(a) será submetido à revista eletrônica por meio do uso de detector de metais. O detector deve ser usado contornando o corpo da pessoa, começando do lado direito, de baixo para cima, passando pelo pé, perna, tronco, braço - que deve estar aberto - pescoço e cabeça. E deve terminar fazendo o inverso: contornando o lado esquerdo, de cima para baixo. Também deve passar na frente e atrás do corpo, bem próximo, porém sem encostar no Participante. Fiscais mulheres passam detector em mulheres e fiscais homens passam em homens. Toda vez que o detector apitar, pedir que a pessoa entregue o que há de metal na região e, em seguida, passar novamente o detector de metais. Se ele apita de novo, chamar o Coordenador. ATENÇÃO! Não se deve passar detector de metais em Participantes que possuam marcapasso. Anote esses casos em Ata de Sala. ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: ESTUDO DE CASOS Imagine a seguinte situação: 1. Se o celular tocar, mas estiver acondicionado corretamente, ou seja, dentro de Envelope Porta-Objetos lacrado e embaixo da carteira, o que fazer? O Aplicador deverá encaminhar o Participante para a Coordenação. Lá, ele vai abrir o Envelope Porta-Objetos, desligar o celular e colocá-lo em outro Envelope, que deve ser lacrado e identificado de novo. Em seguida, o Participante deve ser levado à sala novamente para continuar as provas. E nessas situações? Se o celular estiver no Envelope Porta- Objetos, mas ele não estiver lacrado? Se o celular estiver fora do Envelope Porta-Objetos, mas embaixo da carteira? E se o celular estiver dentro do Envelope Porta-Objetos lacrado, mas no bolso do Participante? E se qualquer Participante tentar entrar no banheiro portando celular, esteja ele no Envelope plástico Porta-Objetos ou não? ATENÇÃO! TODAS ESSAS SITUAÇÕES ELIMI- NAM! O COORDENADOR DEVE SER CHAMA- DO PARA VERIFICAR O FATO.

13 Agora, vamos analisar um caso mais difícil Um celular tocou em sala. Ele estava dentro do Envelope Porta-Objetos devidamente lacrado. O Envelope estava dentro da bolsa da Participante, que estava embaixo da carteira. Este é um caso de eliminação? O celular está dentro do Envelope Porta -Objetos? SIM. O Envelope Porta-Objetos está lacrado? SIM. O Envelope Porta-Objetos está embaixo da carteira? SIM, porque está dentro da bolsa, que se encontra embaixo da carteira, ou seja, a Participante não estava portando o celular. ENTÃO, ESTE NÃO É UM CASO DE ELIMINA- ÇÃO. PERCEBA QUE ESTE CASO NÃO APRE- SENTA RISCOS DE TENTATIVA DE COLA. Vamos ver os dois casos a seguir. Respondam se estão CERTOS ou ERRADOS. # CASO 2 Durante a realização das provas, o Participante foi ao banheiro. Ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais vibrou próximo ao bolso da frente da calça. Eram 15h18. O Fiscal de banheiro pediu que o Participante retirasse o que tinha no bolso. O Participante retirou um Envelope Porta-Objetos lacrado, que continha um celular dentro. O Participante não foi eliminado e finalizou o Exame sem intercorrências porque o celular estava desligado e guardado no Envelope Porta-Objetos lacrado. ERRADO - O Participante não pode guardar o Envelope Porta-Objetos no bolso e será eliminado de acordo com o Edital. # CASO 1 1 O Participante foi ao banheiro e, ao passar por vistoria eletrônica, o detector de metais apitou/vibrou no bolso de trás da calça. Eram 14h17. O Fiscal de banheiro pediu que ele retirasse o que constava no bolso. O Participante retirou uma carteira com moedas. O Fiscal, então, passou o detector de metais novamente. O detector não apitou/vibrou mais, o Participante não foi eliminado e pôde finalizar o Exame sem intercorrências. PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS EXPLANAÇÃO Durante as provas: término das provas pelos Participantes PG 05 Manual do Chefe de sala Vale lembrar que os Participantes só podem entregar a prova e sair do local depois de 2 horas do início, ou seja, às 15h30. Portanto, neste horário, o Chefe de sala deve informar isso aos Participantes:

14 Já se passaram 2 horas do início das provas. A partir de agora, os Participantes que terminarem a prova, poderão entregá-la e deixar o local de aplicação. Participantes que terminarem a prova não poderão usar o mesmo banheiro em uso pelos Participantes que ainda estão fazendo prova. Faltando 30 minutos para o fim da prova, o Chefe de sala deve avisar em voz alta o tempo restante e reforçar que não haverá tempo extra: Faltam 30 minutos para o término das provas. Não haverá tempo extra para o preenchimento do Cartão-Resposta. No segundo dia é preciso incluir neste aviso que também não haverá tempo extra para preencher a Folha de Redação. Os três últimos Participantes somente poderão sair da sala juntos e após assinarem a Ata de Sala. Fim das provas Quando estiver encerrada a aplicação, é preciso informar aos Participantes dando o seguinte aviso: A aplicação do Enem está encerrada. Aquele que não entregar imediatamente o Cartão -Resposta será eliminado do Exame. No segundo dia é preciso incluir no aviso a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. No caso de o Participante se recusar a entregar o material, não se deve discutir com ele. Registrar na Ata de Sala os dados do Participante e qual foi o tempo ultrapassado para a entrega do material. É preciso, no entanto, informá-lo deste registro. Após as provas: devolução do material Ao final das provas, Chefe de sala e Aplicador devem fazer uma conferência de todo o material de suas salas. PG 06 Manual do Chefe de sala Checar se os nomes que constam na Lista de Presença marcados como presente e com a respectiva assinatura correspondem aos Cartões-Resposta dos Participantes presentes. E se os que estão marcados como ausente na Lista de Presença com a palavra ausente escrita no lugar da assinatura correspondem aos nomes que constam nos Cartões-Resposta dos ausentes. No Cartão-Resposta dos ausentes, deve-se marcar o campo SIM referente ao Participante ausente. É preciso preencher todos os campos destinados ao uso exclusivo do Chefe de sala, no Cartão-Resposta/Folha de Redação. Se houver substituição de Cartão-Resposta pelo Cartão-Resposta Reserva devido à falha de impressão ou outras questões de exceção, é importante registrar na Ata de Sala. Depois, é preciso separar os materiais nos envelopes: No envelope pardo, devem ser colocados os materiais de sala que estão descritos em sua etiqueta, como: Lista de Presença/Ata de Sala e Cartões-Resposta dos Participantes presentes e ausentes. No segundo dia, a Folha de Redação estará no verso do Cartão-Resposta. Já as Folhas

15 de Rascunho devem ser colocadas no envelope branco, exclusivo para a devolução desse material. No envelope amarelo, devem ser colocadas as Fichas para Coleta de Dado Biométrico. No envelope plástico devem ir os Cadernos de Questões usados e os não usados. Os materiais nos envelopes devem ser entregues na Sala da Coordenação para uma segunda conferência. Os Chefes de sala e Aplicadores somente serão liberados após a conferência de todo o material de suas salas. ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: PREENCHIMENTO DA ATA DE SALA Simule o preenchimento da Ata de Sala de acordo com o relato de aplicação do Chefe de sala Manoel. ATA DE SALA Situação 1 Chefe de sala No primeiro dia da aplicação, o Participante JOSÉ DA SILVA, inscrição , se apresentou à Aplicadora e informou que estava com conjuntivite. Então, a Aplicadora Adriana Souza Pinheiro (CPF Telefone celular ) encaminhou o Participante para a Coordenação. A Coordenadora Joana, por sua vez, o encaminhou para a Sala extra. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

16 ATA DE SALA Situação 2 Chefe de sala Entre 13h e 13h30min, cumprimos os procedimentos preliminares de segurança. Inicialmente, vistoriamos os lanches e verificamos se os Envelopes Porta-Objetos estavam lacrados. Às 13h15min, o Assistente Paulo José fez a entrega do envelope de provas na sala. Às 13h20min, dei os avisos verbais aos Participantes. Com os avisos dados, abri o envelope de provas às 13h25min e iniciei a distribuição dos Cadernos de Questões. O Assistente retornou à sala para buscar um Caderno de Questões para o Participante da Sala extra que apresentou Determinação Judicial. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA? ATA DE SALA Situação 3 Chefe de sala A sirene tocou às 13h30min e autorizei o início das provas. Em seguida, procedi à identificação dos Participantes. Foi quando percebi que o Participante ANDRÉ GUSMÃO FREITAS, inscrição tinha marcado no Cartão-Resposta a cor do seu Caderno de Questões amarelo, mas, na verdade, era azul. Durante a identificação, a Participante LAURA BARBOSA MELO, inscrição , solicitou correção de seu nome para LAURA BARBOSA MELO SANTOS.

17 COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA? ATA DE SALA Situação 4 Chefe de sala Durante a aplicação, a Aplicadora Adriana percebeu que o Participante MARCELO COSTA ALMEIDA, inscrição , estava utilizando lapiseira para realizar as provas. Encaminhamos à Coordenação e o mesmo foi eliminado. COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

18 ATA DE SALA Situação 5 Chefe de sala Às 14h20min, o Assistente passou na sala para coletar as abstenções. De 40 Participantes, informei que havia 2 ausentes. As provas terminaram às 18h. Depois que os Participantes FERNANDA BEZERRA MORAIS, inscrição , DANIEL LIMA ROCHA, inscrição , LETICIA MIRANDA ARAÚJO, inscrição , deixaram a sala de provas, conferimos os materiais de sala. Além disso, a Participante MARI LIA ALBUQUERQUE ANDRADE, inscrição , deixou o Cartão-Resposta em branco. Dados do Chefe de sala: Manoel Pereira Santos - CPF: / Telefone (41) COMO VOCÊ FARIA O REGISTRO DESSA SITUAÇÃO NA ATA DE SALA?

19 [ PROCEDIMENTOS PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ] 3 ORIENTAÇÕES PARA O COORDENADOR Neste momento da capacitação, serão abordadas as diferenças na aplicação relativas ao Atendimento Especializado. Esta etapa tem ao todo duração de: 25 minutos CONTEÚDO A SER APRESENTADO EXPLANAÇÃO Participantes com Atendimento Especializado Participantes que apresentam baixa visão, monovisão, cegueira, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo ou discalculia. Os procedimentos administrativos e as regras gerais e de segurança são as mesmas dos demais Participantes, com as seguintes exceções: 1. Participantes com Atendimento Especializado podem contar com atendimento de Aplicadores especializados e/ou recursos técnicos. 2. Participantes com Atendimento Especializado podem solicitar tempo adicional de prova equivalente a 60 minutos. 3. Nas salas com Atendimento Especializado, os três últimos Participantes devem assinar a Ata de Sala, mas não precisam sair juntos. Se houver menos de três Participantes em sala, apenas o último assina a Ata de Sala ao sair. Vistoria do local de aplicação para Atendimento Especializado Na instituição onde será realizado o Atendimento Especializado, a Equipe de aplicação deve prestar especial atenção em alguns procedimentos: PG 02 Manual de Atendimento Especializado A Equipe de aplicação deve definir as rotas de melhor acesso para as salas e remover possíveis obstáculos do caminho.

20 Conferir a sinalização do local. Ela deve estar entre 1,40m e 1,50m de altura, ou seja, na altura dos olhos. Checar iluminação e mobiliário das salas, inclusive mesa adaptada e na altura certa para Participantes com cadeiras de rodas e apoio de perna e pés. Liberar os elevadores e rampas de acesso. Verificar a localização e as condições dos banheiros adaptados. Apoios solicitados no Atendimento Especializado Tradutor-intérprete de LIBRAS e o Intérprete em leitura labial - fazem a intermediação da comunicação entre surdos e ouvintes. O Intérprete de libras interpreta avisos, informações e leituras realizadas pelo Chefe de sala. Também atende à solicitação individual dos Participantes, traduzindo palavras ou frases. O Intérprete de libras poderá utilizar o dicionário para auxiliá-lo na tradução. Guia-intérprete - facilita a comunicação com os Participantes com surdocegueira. Ledor - faz a leitura de prova para pessoas que apresentam deficiência visual, física, intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia. O Ledor, Guia-intérprete, Intérprete de libras e Intérprete em leitura labial sempre trabalharão em duplas, portanto, nas salas de aplicação em que eles atuarão haverá dois Aplicadores especializados e o Chefe de sala. Prova em braile - destinada para os Participantes com cegueira ou surdocegueira que solicitaram esse recurso. O Participante poderá fazer a redação também em Braile, desde que leve seu próprio equipamento. Para os Participantes que solicitaram prova em Braille, o Ledor utilizará a Prova Ledor Adaptada. Ela poderá conter questões diferentes da prova comum, devido à adaptação dos itens. Para os outros Participantes que necessitam desse atendimento, os Ledores utilizarão provas comuns da mesma cor da prova do Participante. Transcritor faz o preenchimento das respostas das provas objetivas e da redação dos Participantes impossibilitados de escrever. Atenção: O Transcritor não assina pelo Participante, em hipótese alguma. Prova Ampliada e Superampliada - específicas para pessoas com deficiência visual. A prova ampliada é impressa com fonte tamanho 18 e imagens ampliadas e a superampliada é impressa com fonte tamanho 24. PG 10 Manual de Atendimento Especializado Sala de fácil acesso - deve possuir os seguintes requisitos: acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, rota de acesso sem obstáculos, proximidade a banheiros adaptados, porta sem degraus, mobiliário adequado e espaço interno suficiente para garantir a mobilidade e o livre trânsito dos Participantes. Mesa para cadeira de rodas: deve ter altura suficiente para o encaixe de uma cadeira de rodas. Mesa e cadeira sem braço: pode ser disponibilizada para os Participantes com deficiência física, baixa visão, cegueira e surdocegueira, além de gestantes e lactantes. Apoio para pernas e pé - pode ser disponibilizado para Participantes com deficiência física, além de gestantes e lactantes (que não demandam Atendimento Especializado, mas que podem demandar um Atendimento Específico).

21 Recursos técnicos permitidos para Atendimento Especializado Ao deficiente físico é permitido o uso de canetas especiais, órteses, próteses, apoio para leitura, apoio de braço, andadores e muletas. Ao deficiente auditivo e surdo, é permitido o uso de aparelhos auditivos e de receptores do implante coclear. Ao Participante com cegueira, monovisão ou baixa visão são permitidos recursos como o uso de máquinas Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubarítimo, caneta de ponta grossa, assinador, óculos especiais, lupa e folha branca para redação. O Participante surdocego pode contar com todos os recursos permitidos aos deficientes auditivos e aos deficientes visuais. Preenchimento de materiais no Atendimento Especializado PG 12 Manual de Atendimento Especializado Vamos verificar como devem ser os preenchimentos de cada material acompanhando no Manual de Atendimento Especializado e no Manual do Chefe de sala. Requerimento de Tempo Adicional - deve ser preenchido antes do início das provas, mesmo que o Participante não queira tempo adicional neste caso, ele deve marcar não no Requerimento de Tempo Adicional. É responsabilidade do Chefe de sala informar aos Participantes com deficiência ou condição especial sobre o direito ao tempo adicional. Os Aplicadores especializados devem ajudar os Participantes, caso necessitem, no preenchimento do Requerimento de Tempo Adicional. Declaração de Atendimento Especializado - o Chefe de sala deve solicitar ao Participante que preencha a Declaração de Atendimento Especializado, que fica no verso do Requerimento de Tempo Adicional, ao final da aplicação. O(s) Aplicador(es) Especializado(s) deve(m) sair da sala afinal, a avaliação vai ser sobre o trabalho dele e o Chefe de sala deve auxiliar o Participante que apresentar dificuldades ou solicitar ajuda. Primeiro, o Participante deve verificar se o seu nome completo, data de nascimento, número de inscrição e demais dados impressos estão corretos. Depois, deve preencher, nos locais indicados, o seu nome completo, sua data de nascimento e assinar. Por fim, deve declarar o modo como o auxílio ou recurso concedido foi prestado. Cartão de Confirmação de Inscrição - trará informações sobre o tipo de atendimento e os recursos diferenciados solicitados. Não é obrigatório. Lista de Presença - similar a dos demais Participantes. Quando o Participante for impossibilitado de assinar, o Transcritor NÃO pode assinar pelo Participante e o campo deve ficar em branco. Na Ata de sala, o Chefe de sala deve marcar SIM no item 7 e descrever o fato no item 11. Ata de Sala - além do registro descrito acima, deve-se obter a assinatura dos três últimos Participantes embora eles não precisem sair juntos.também deve-se marcar, caso haja ocorrências, as opções do item 10. Para uso exclusivo nas salas de Atendimento Especializado e demais observações no item 11.

22 Cartão-Resposta - o Chefe de sala deve fazer as mesmas conferências: dados pessoais, marcação da cor da capa do Caderno de Questões, transcrição da frase da capa do Caderno de Questões e assinatura. Seguir a mesma regra para a assinatura, que deve ser deixada em branco caso o Participante seja impossibilitado de assinar. Fazer a marcação no campo Para uso exclusivo do Chefe de sala do Cartão-Resposta e registrar na Ata de Sala, no item 11. Observações. Porém, se o Participante estiver impossibilitado de escrever, o Transcritor, deverá transcrever a frase da capa do Caderno de Questões normalmente. Atenção! Se houver erro na marcação por parte do Transcritor, é permitida a troca do Cartão-Resposta por um Cartão -Resposta reserva. Folha de Redação - o Chefe de sala deve fazer as mesmas conferências: dados pessoais e assinatura. Seguir a mesma regra para a assinatura, que deve ser deixada em branco caso o Participante seja impossibilitado de assinar. Fazer a marcação no campo Para uso exclusivo do Chefe de sala da Folha de Redação e registrar na Ata de Sala, no item 11. Observações. Folha de Rascunho - o Chefe de sala deve fazer as mesmas conferências: dados pessoais e assinatura. Seguir a mesma regra para a assinatura, que deve ser deixada em branco caso o Participante seja impossibilitado de assinar. Registrar na Ata de Sala, no item 11. Observações. ATIVIDADE DE INTERAÇÃO :: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Pergunta Se o Participante na sala de Atendimento Especializado não puder assinar, o Chefe de sala, no momento da identificação, deverá marcar sim no item 7 da Ata de Sala e registrar o caso no campo 11 da mesma Ata. O Participante com deficiência que não solicitou Atendimento Especializado na inscrição, mas informou à Coordenação antes das provas, poderá ser atendido, desde que haja condições para esse atendimento, incluindo autorização de tempo adicional. Resposta (certo ou errado?) CERTO CERTO O Chefe de sala é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Especializado. ERRADO - O Participante é o responsável pelo preenchimento da Declaração de Atendimento Especializado. Caso necessário, o Chefe de sala pode ajudar no preenchimento do formulário.

23 ATENÇÃO! NAS SALAS COM ATENDIMENTO INDIVIDUALI- ZADO, DEVIDO A UTILIZAÇÃO DE PROVA AM- PLIADA OU SUPERAMPLIADA COM LEDOR, O CHEFE DE SALA DEVERÁ ENTREGAR AO PARTICIPANTE UMA PROVA AMPLIADA OU SUPERAMPLIADA DA MESMA COR DA PROVA REGULAR QUE SERÁ ENTREGUE A CADA UM DOS LEDORES. PAUSA PARA TIRAR DÚVIDAS Alguma dúvida? Tudo certo? Durante toda a aplicação, se tiverem dúvidas, já sabem: perguntem ao Coordenador! [ ENCERRAMENTO DA CAPACITAÇÃO ] 4 ENCERRAMENTO DA SEÇÃO Para finalizar a capacitação, peça que todos guardem seus objetos eletrônicos desligados no Envelope Porta-Objetos. Vale destacar que estes envelopes só poderão ser reabertos depois de terminada a aplicação e fora do local de aplicação. Depois, solicite que organizem duas filas (homens e mulheres) para que os detectores de metais sejam passados. Passe o detector em pelo menos dois Fiscais de banheiro, um de cada sexo, para ensinar como proceder. Em seguida, peça que os Fiscais de banheiro que já foram vistoriados com o detector de metais passem em toda a equipe. Por fim, cada Chefe de sala deve retirar o material de sua sala com o Coordenador e cada um deve se encaminhar para seu posto de trabalho. Encerre a capacitação reforçando que conta com a colaboração e o empenho de cada um da Equipe. Afinal, é o trabalho de cada um que faz termos uma boa aplicação do ENEM!

CAPACITAÇÃO DOS CHEFES DE SALA E APLICADORES

CAPACITAÇÃO DOS CHEFES DE SALA E APLICADORES CAPACITAÇÃO DOS CHEFES DE SALA E APLICADORES Dias 1º/12/2015 2/12/2015 Data da aplicação APLICAÇÃO SIMULTÂNEA EM TODAS AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO PELO HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA Áreas de conhecimento Ciências

Leia mais

17h30min 4h30min (terça-feira)

17h30min 4h30min (terça-feira) APLICAÇÃO SIMULTÂNEA EM TODAS AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO PELO HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA/DF Provas Dias Áreas do Conhecimento Chegada dos Participantes Início Término* Duração 01/12/2015 Ciências Humanas

Leia mais

CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM

CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM - EDITAL DO ENEM NOSSO OBJETIVO No decorrer da Seção 2, esperamos que todos desenvolvam as seguintes competências: Ter domínio

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT- IC) tem como objetivo proporcionar a formação

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS COMPERVE COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CAENE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA

Leia mais

BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019

BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019 BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019 P á g i n a 2 Novidades Novo sistema de inscrição, mais interativo; Inclusão de foto na inscrição (opcional); Rascunho para cálculos no final

Leia mais

Manual do Coordenador Local de Aplicação e Assistente

Manual do Coordenador Local de Aplicação e Assistente 1. O Simulado DF O Simulado DF está inserido no Programa Por dentro dos Exames do Ensino Médio e tem como objetivo possibilitar aos s verificarem suas potencialidades e fragilidades quanto ao desempenho

Leia mais

EA 2015 ENEM EM REVISTA ACESSIBILIDADE. Tema 1

EA 2015 ENEM EM REVISTA ACESSIBILIDADE. Tema 1 EA 2015 ENEM EM REVISTA ACESSIBILIDADE Tema 1 ACESSIBILIDADE Direito de todos, responsabilidade de cada um! Fonte:www.gazetadailha.com.br Vamos dar início à Unidade 4, que trata da questão da acessibilidade

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJTC) tem como objetivo promover o estímulo à formação

Leia mais

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO O INSTITUTO DOM BARRETO torna pública a realização do seu I Simulado Aberto como mais um recurso na sua preparação para

Leia mais

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2016, regido pela Portaria/MEC

Leia mais

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição.

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição. 1 - DAS INSCRIÇÕES A inscrição ao Processo Seletivo do curso de Medicina, da Faculdade São Lucas 2014 está aberta aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente. 1.1 - Período:

Leia mais

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA:

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA: #ENEM2017 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: Acesso à Educação Superior: Sisu Prouni Pronatec Instituições Portuguesas Financiamento Estudantil Fies: Desenvolvimento

Leia mais

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.br

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.bre

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração noturno, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura noturno, Ciências Contábeis noturno, Fisioterapia diurno

Leia mais

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO ATENÇÃO ALUNO HABILITADO Se você é um dos alunos habilitados para o Enade este ano, a realização de algumas etapas é fundamental: ler o do Enade nº 40, de 19 de junho de 2018; criar seu login e senha no

Leia mais

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ESPECIAL PRIMEIRO ACESSO INSERÇÃO DE DADOS ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ATENDIMENTO ESPECÍFICO TIPOS DE ATENDIMENTO OFERECIDOS Atendimento

Leia mais

ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES

ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES O ENADE 2018 SERÁ REALIZADO NO DIA 25/11/2018 Conforme legislação vigente LEI DO SINAES (LEI 10.861 DE 2004) a participação do estudante concluinte no ENADE é OBRIGATÓRIA

Leia mais

ENADE Palestrante: Andreia Santos Gonçalves

ENADE Palestrante: Andreia Santos Gonçalves ENADE 2017 Palestrante: Andreia Santos Gonçalves Aplicação 2016 e 2017 Melhorias nos Procedimentos Edital Sistema de Inscrição Criado em 2004, com a Lei do SINAES, em substituição ao Exame Nacional de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/2018

RESOLUÇÃO Nº 19/2018 RESOLUÇÃO Nº 19/2018 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade Federal de Viçosa, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

CRONOGRAMA DE DATAS. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). Até o dia 03/06/2018 Resultado Final do VEST UVV MEDICINA 2018/2

CRONOGRAMA DE DATAS. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). Até o dia 03/06/2018 Resultado Final do VEST UVV MEDICINA 2018/2 CRONOGRAMA DE DATAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). 23/04/2018 a 17/05/2018 Inscrições on-line, em www.uvv.br ou presencial A partir do dia 18/05/2018 Confirmação dos locais de provas,

Leia mais

Sumário. 3 Apresentação. 5 Características do SARESP Atribuições do Aplicador. 9 Materiais de aplicação. 13 Procedimentos de aplicação

Sumário. 3 Apresentação. 5 Características do SARESP Atribuições do Aplicador. 9 Materiais de aplicação. 13 Procedimentos de aplicação Sumário 3 Apresentação 5 Características do SARESP 2015 7 Atribuições do Aplicador 9 Materiais de aplicação 13 Procedimentos de aplicação 13 Ao chegar à sala de aplicação das provas 13 Para entregar os

Leia mais

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SEÇÃO 3 Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB Os Procedimentos de Aplicação do SAEB ANTES DA APLICAÇÃO Após a APLICAÇÃO DURante a APLICAÇÃO Equipe de campo integrada

Leia mais

Manual do Aplicador SARESP o, 7 o e 9 o Anos / 4 a, 6 a e 8 a Séries do Ensino Fundamental e 3 a Série do Ensino Médio

Manual do Aplicador SARESP o, 7 o e 9 o Anos / 4 a, 6 a e 8 a Séries do Ensino Fundamental e 3 a Série do Ensino Médio Manual do Aplicador SARESP 2010 5 o, 7 o e 9 o Anos / 4 a, 6 a e 8 a Séries do Ensino Fundamental e 3 a Série do Ensino Médio Sumário 3 Apresentação 5 Características do SARESP 2010 7 Atribuições do Aplicador

Leia mais

ELEIÇÃO DISCENTES NOS COLEGIADOS SUPERIORES 2018 ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DOS MESÁRIOS

ELEIÇÃO DISCENTES NOS COLEGIADOS SUPERIORES 2018 ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DOS MESÁRIOS ELEIÇÃO DISCENTES NOS COLEGIADOS SUPERIORES 2018 ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DOS MESÁRIOS DO MESÁRIO 1. Participarão desta função indivíduos que voluntariamente indiquem seu interesse em participar do

Leia mais

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS DICAS: PASSO A PASSO Na data da prova: Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA COORDENADORES E ASSESSORES USO OBRIGATÓRIO NO DIA DA PROVA

INSTRUÇÕES PARA COORDENADORES E ASSESSORES USO OBRIGATÓRIO NO DIA DA PROVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA VIDA ESCOLAR PAVE INSTRUÇÕES PARA COORDENADORES E ASSESSORES USO OBRIGATÓRIO NO DIA DA PROVA 1. REALIZAÇÃO DA PROVA Dia: 20 de dezembro de 2009

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.campinas.sp.leg.br CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 Edital de convocação para realização das provas objetivas A Câmara Municipal de Campinas torna

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O APLICADOR COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS 2018

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O APLICADOR COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS 2018 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O APLICADOR COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTOS 2018 Julho de 2018 INSTRUÇÕES GERAIS Esta prova refere-se à segunda fase da Competição USP de Conhecimentos 2018 e sua atitude não

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Aplicação da Prova Objetiva ROTEIRO DO FISCAL DE SALA EDITAL Nº 861/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Aplicação da Prova Objetiva ROTEIRO DO FISCAL DE SALA EDITAL Nº 861/2017 INSTRUÇÕES: 1. Os fiscais de sala são os responsáveis pela guarda de todo o material de aplicação recebido e utilizado na sala de realização da prova, não devendo afastar-se do mesmo, principalmente do

Leia mais

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato O presente Manual detalha e complementa alguns aspectos do Edital do Exame (acessar http://www.profmat-sbm.org.br/docs/edital_exame_nacional_profmat_2013.pdf)

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Tipo 1 - BRANCA SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova do tipo 1, contendo oitenta questões e um questionário de percepção sobre a prova com fez questões objetivas, você receberá do fiscal

Leia mais

CRONOGRAMA DE DATAS. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). Até o dia 03/11/2017 Resultado Final do VEST UVV MEDICINA 2018/1

CRONOGRAMA DE DATAS. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). Até o dia 03/11/2017 Resultado Final do VEST UVV MEDICINA 2018/1 CRONOGRAMA DE DATAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). 02/10/2017 a 18/10/2017 Inscrições on-line, em www.uvv.br ou presencial A partir do dia 19/10/2017 Confirmação dos locais de provas,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016 O DIRETOR DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP), órgão responsável pelo planejamento, controle e fiscalização

Leia mais

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. DATAS 1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2013? Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 05, DE 30.11.2009, DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE NOVA PRIMEIRA PROVA ESCRITA (PROVA OBJETIVA) O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS OBJETIVAS E TÍTULOS A Secretaria Municipal

Leia mais

MANUAL FISCALIZAÇÃO (ELEIÇÕES 2016)

MANUAL FISCALIZAÇÃO (ELEIÇÕES 2016) MANUAL DE FISCALIZAÇÃO (ELEIÇÕES 2016) 1 MANUAL DE FISCALIZAÇÃO - ELEIÇÕES 2016 ATUAÇÃO DOS FISCAIS JUNTO ÀS MESAS RECEPTORAS DE VOTOS Número de fiscais - cada partido ou coligação poderá nomear, para

Leia mais

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o Portal do INEP: para obter mais informações sobre o ENADE. O que é ENADE? O Exame Nacional

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS PUBLICADO NO DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO,EDIÇÃO DE 25/09/2008 TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS A Desembargadora Federal do Trabalho, KATHIA

Leia mais

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE Consulte ulbra.br/enade, verifique se seu nome consta na lista de alunos habilitados e acesse a página do Inep http://portal.inep.gov.br/enade para validar seus dados

Leia mais

Edital de Seleção de Equipe para Aplicação de Provas do Vestibular

Edital de Seleção de Equipe para Aplicação de Provas do Vestibular O Grupo Educacional Unis, seleciona colaboradores para aplicação de provas presenciais aos(às) candidatos(as) do Vestibular 2017/2. 1 DAS VAGAS 1.1 As vagas de aplicadores serão estipuladas do dia 19/06/2017

Leia mais

Universidade Vila Velha / UVV-ES Manual do Candidato

Universidade Vila Velha / UVV-ES Manual do Candidato 1 CRONOGRAMA DE DATAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). 25/04/2016 a 11/05/2016*¹ Inscrições on-line, em www.uvv.br ou presencial* 2 A partir do dia 12/05/2016 Confirmação dos locais

Leia mais

ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES

ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES CIÊNCIA DOS APLICADORES No sistema SIS VUNESP, Controle, Meus Professores : Imprimir a lista Dar ciência aos docentes que irão aplicar e também aos cadastrados em stand-by, solicitando-lhes que rubrique/date

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO C-86

CONCURSO PÚBLICO C-86 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO (SEAD) ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ (EGPA) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL

Leia mais

Executivo I - DIA 09/02/ Pág. 111

Executivo I - DIA 09/02/ Pág. 111 Executivo I - DIA 09/02/2019 - Pág. 111 COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Convocação Processo de Promoção - 2017 Edital de Convocação para a Realização da Prova O Coordenador da Coordenadoria

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/2019 - UFGD A COORDENADORA DO CENTRO DE SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS,

Leia mais

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2017 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. PROVA: 04/02/2018 MANUAL DO

Leia mais

UNIVERSIDADE NILTON LINS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DE 29 DE OUTUBRO DE 2017

UNIVERSIDADE NILTON LINS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DE 29 DE OUTUBRO DE 2017 UNIVERSIDADE NILTON LINS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DE 29 DE OUTUBRO DE 2017 1.DO CONCURSO VESTIBULAR/ Parque das Laranjeiras. A Reitora da Universidade Nilton Lins por intermédio

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração (noturno), Biomedicina (diurno e noturno), Ciências Biológicas Bacharelado (noturno), Ciências Biológicas Licenciatura (noturno), Ciências Contábeis (noturno),

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Publicado no Diário Oficial de São Paulo, Edição de 13 de março de 2013, Poder Executivo Seção I, páginas 156 e 157. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ENEM Brasília-DF Abril 2016

ENEM Brasília-DF Abril 2016 ENEM 2016 Brasília-DF Abril 2016 Principais datas Publicação do edital 15/04/2016 Período de inscrição Das 10h do dia 09/05/2016 até às 23h59 do dia 20/05/2016 Exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br/participante

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE.

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do INEP para obter mais informações sobre o ENADE. http://portal.inep.gov.br/enade (acesse menu à esquerda Documentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA PROGRAMAJOVENSTALENTOSPARAACIÊNCIA EDITALNº26/2014 OPresidentedaCoordenaçãodeAperfeiçoamentodePessoaldeNívelSuperior CAPES,nousode suasatribuições,estabelecidanostermosdainstruçãodoprocessonº2308.003744/201468,torna

Leia mais

Edital de Seleção de Equipe para Aplicação de Provas do Vestibular

Edital de Seleção de Equipe para Aplicação de Provas do Vestibular O Grupo Educacional Unis, seleciona colaboradores para aplicação de provas presenciais aos(às) candidatos(as) do Vestibular 2019/1. 1 DAS VAGAS 1.1 As vagas de aplicadores serão estipuladas do dia 16/10/2018

Leia mais

Assunto: Seleção de profissionais para atuarem na aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2018

Assunto: Seleção de profissionais para atuarem na aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2018 Chamada Pública nº 01/2017 PROSEL 2018 Eunápolis/BA, 06 de outubro de 2017. Assunto: Seleção de profissionais para atuarem na aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2018 Esta Chamada Pública visa

Leia mais

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida. Sub-Reitoria de Graduação SR-1 Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica DEP ENADE O ENADE é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente

Leia mais

MANUAL DO CANDITADO PROCESSO SELETIVO 2017/2 FACULDADE DE CARIACICA 01 de Maio de 2017

MANUAL DO CANDITADO PROCESSO SELETIVO 2017/2 FACULDADE DE CARIACICA 01 de Maio de 2017 MANUAL DO CANDITADO PROCESSO SELETIVO 2017/2 FACULDADE DE CARIACICA 01 de Maio de 2017 CRONOGRAMA DE DATAS CURSOS OFERTADOS NO VEST UNIEST 2017/2 CURSOS: Administração e Engenharia Elétrica. Turno Matutino

Leia mais

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO Edicão Numero 153 de 09/08/2007 Câmara dos Deputados Poder Legislativo DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO EDITAL Nº 9, DE 8 DE AGOSTO DE 2007 CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

Onde se lê: Na seção 1 Das Informações ao Requerente

Onde se lê: Na seção 1 Das Informações ao Requerente RESUMO DE RETIFICAÇÕES DO 1º TERMO DE RETIFICAÇÃO EDITAL Nº48, de 22 de fevereiro de 2018 DA CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA DO EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018

EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018 EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO A Diretora-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal

Leia mais

Orientações: aplicadores especiais IFMG

Orientações: aplicadores especiais IFMG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS PRO REITORIA DE ENSINO Av. Professor Mario Werneck, nº 2590,

Leia mais

Manual de Treinamento para Fiscais IFG - Concurso de Técnico-Administrativo 1

Manual de Treinamento para Fiscais IFG - Concurso de Técnico-Administrativo 1 Manual de Treinamento para Fiscais IFG - Concurso de Técnico-Administrativo 1 SUMÁRIO FISCAIS DE SALA...4 Material...4 Montagem da sala...4 Identificação dos candidatos...5 Entrada do candidato na sala...6

Leia mais

Edicão Numero 172 de 05/09/2007 Câmara dos Deputados Poder Legislativo DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO

Edicão Numero 172 de 05/09/2007 Câmara dos Deputados Poder Legislativo DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO Edicão Numero 172 de 05/09/2007 Câmara dos Deputados Poder Legislativo DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO EDITAL Nº 10, DE 4 DE SETEMBRO DE

Leia mais

VESTIBULAR DE INVERNO 2014/2 E VESTIBULAR EAD DAS ATRIBUIÇÕES DO FISCAL

VESTIBULAR DE INVERNO 2014/2 E VESTIBULAR EAD DAS ATRIBUIÇÕES DO FISCAL Coordenadoria de Vestibulares e Concursos/COVEST VESTIBULAR DE INVERNO 2014/2 E VESTIBULAR EAD DAS ATRIBUIÇÕES DO FISCAL DATA PERÍODO HORÁRIO 01/06/2014 Matutino 8h50min fechamento dos portões 09h às 12h30min

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Devem ser inscritos no Sistema Enade:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ 2º SEMESTRE 2019 - EDITAL n º 2/2019 O Centro Universitário São Lucas/

Leia mais

REITORIA EDITAL Nº. 010/2017

REITORIA EDITAL Nº. 010/2017 EDITAL Nº. 010/2017 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR, em seu Art. 22, aprovado pelo Decreto nº 14.444-E de 15 de agosto de 2012, o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 2014 2 SUMÁRIO 1. O que é o ENADE?...pg. 03 2. Quem deve

Leia mais

Concurso Público de Ingresso para Provimento de Vagas

Concurso Público de Ingresso para Provimento de Vagas Concurso Público de Ingresso para Provimento de Vagas O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), é uma Organização Social (OS) criada para absorver as atividades

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração noturno, Biomedicina diurno e noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura noturno, Direito noturno, Enfermagem Bacharelado

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2010. Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Comissão Eleitoral. Produção Wilton Neto

ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2010. Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Comissão Eleitoral. Produção Wilton Neto ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2010 Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Comissão Eleitoral Produção Wilton Neto ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2010 Principais funções dos mesários 1 ELEIÇÕES CONSELHO

Leia mais

Escola SENAI Oscar Lucio Baldan EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Escola SENAI Oscar Lucio Baldan EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Escola SENAI Oscar Lucio Baldan EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP 1º semestre de 2018 EDITAL DE PROCESSO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA EDITAL DRH Nº 16/2009

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA EDITAL DRH Nº 16/2009 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA EDITAL DRH Nº 16/2009 A COMISSÃO DE CONCURSO, no uso das suas atribuições CONVOCA os candidatos inscritos no Concurso Público destinado ao preenchimento

Leia mais

Enem 2018 Edital Completo

Enem 2018 Edital Completo Enem 2018 Edital Completo Fonte: Diário Oficial da União seção 3 nº 55, quarta-feira, 21 de março de 2018 ISSN 1677-7069 EDITAL Nº 16, DE 20 DE MARÇO DE 2018 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2018

Leia mais

Não serão aceitas inscrições de candidatos matriculados em EJA.

Não serão aceitas inscrições de candidatos matriculados em EJA. CURSOS TÉCNICOS 1SEM16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CANDIDATOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CURSOS DIURNOS 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas

Leia mais

ANEXO V GOVERNO DO PIAUÍ EDITAL Nº. 01 DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICIPIO DE RIBEIRA DO PIAUÍ - PI.

ANEXO V GOVERNO DO PIAUÍ EDITAL Nº. 01 DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICIPIO DE RIBEIRA DO PIAUÍ - PI. ANEXO V GOVERNO DO PIAUÍ EDITAL Nº. 01 DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICIPIO DE RIBEIRA DO PIAUÍ - PI. MODELO DE REQUERIMENTO PARA CANDIDATO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU QUE NECESSITAM DE CUIDADOS

Leia mais

Centro Universitário Unieuro

Centro Universitário Unieuro A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2018, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 31/2017 (para novos alunos)

Leia mais

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Paulo Freire

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Paulo Freire Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Paulo Freire 1 CRONOGRAMA DE DATAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). 10/03/2014 a 02/04/2014* Inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS CENTRO DE IDIOMAS DO EXÉRCITO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS CENTRO DE IDIOMAS DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS CENTRO DE IDIOMAS DO EXÉRCITO INSTRUÇÕES GERAIS AO APLICADOR 1º EXAME DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA

Leia mais

Curso de Aprendizagem Industrial

Curso de Aprendizagem Industrial Curso de Aprendizagem Industrial Auxiliar de linha de produção 800 horas (Duração do curso: 1 ano) Turno: Integral (das 7h às 11h e das 13h às 17h ou das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h) 1. Das Inscrições

Leia mais

Centro Universitário Unieuro

Centro Universitário Unieuro A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2018, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado para o Ensino à Distância (EAD)

Leia mais

EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018.

EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018. EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais,

Leia mais

Curso de Aprendizagem Industrial. Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min)

Curso de Aprendizagem Industrial. Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min) 1. Das Inscrições Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min) 2º Semestre 2016 para a Empresa Honda Automóveis do

Leia mais

Processo Seletivo - 2º semestre/2017 Início do curso - 1º semestre/2018

Processo Seletivo - 2º semestre/2017 Início do curso - 1º semestre/2018 Processo Seletivo - 2º semestre/2017 Início do curso - 1º semestre/2018 Junho 2017 3 1. Das inscrições EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP 1.1 As inscrições

Leia mais

Capacitação Presencial Coordenador Geral da Equipe de Aplicação do INSS Logomarca Cebraspe INSS

Capacitação Presencial Coordenador Geral da Equipe de Aplicação do INSS Logomarca Cebraspe INSS Capacitação Presencial Coordenador Geral da Equipe de Aplicação do INSS 2016. Logomarca Cebraspe INSS Estrutura da Capacitação em Cascata O Cebraspe/Geduc capacita os Coordenadores Gerais Os Coordenadores

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação)

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) Brasília, 29 de dezembro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP

Leia mais