ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS"

Transcrição

1 ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS

2 DICAS: PASSO A PASSO Na data da prova: Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília)

3 O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias da prova: 3 de novembro de 2012 (1º dia): - Ciências Humanas e suas Tecnologias e; - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30 COMO SÃO AS PROVAS 4 de novembro de 2012 (2º dia): - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e; - Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30

4 O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 26 de de outubro. Também é possível imprimir o Cartão de Confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep. No Cartão de Confirmação da Inscrição constam informações como o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio. CARTÃO DE CONFIRMA ÇÃO

5 IMPORTANTE! Verificar com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas. - Fazer o trajeto até o local de prova antes da data do Exame.

6 DÚVIDAS FREQUENTES Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2012? Das 10h do dia 28 de maio até 23h59 do dia 15 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF. Qual o valor da taxa de inscrição? Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 20/6/2012. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

7 Como serão as provas do Enem 2012? Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão: Área do Conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Componentes Curriculares História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Química, Física e Biologia. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Matemática e suas Tecnologias. Matemática.

8 DOCUMENTOS É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova? Sim, o documento deve ter foto e não pode estar com a validade vencida. E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado? Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

9 NO DIA DA PROVA Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova? Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Qual será o procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova? Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

10 PROIBIDO Que outros objetos são proibidos? O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.

11 ATENÇÃO Quando o participante poderá deixar o local do Exame? Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

12 PROVA Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões? Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

13 Como preencher o Cartão-Resposta? O participante deve ficar atento ao preencher seu cartão. Na capa do Caderno de Questões há informações sobre a cor do caderno e também uma frase em destaque. O participante deverá marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do seu Caderno de Questões. A frase em destaque deverá ser escrita nos Cartões-Resposta. Tanto a prova objetiva como a redação deverão ser transcritas nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sala ao término do Exame. Só será permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente. Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta.

14 CORREÇÃO DAS PROVAS Em que condição o participante não terá as provas corrigidas?

15 a) quando deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Caderno de Respostas; b) quando sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas de início do Exame; c) quando não entregar ao aplicador o Cartão- Resposta e a Folha de Redação ao terminar as provas; d) quando não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término;

16 e) quando ausentar-se da sala de prova portando o Cartão-Resposta e/ou a Folha de Redação; f) quando não atender as orientações complementares da equipe de aplicação durante a realização do Exame; g) quando recusar-se a transcrever a frase constante da capa do seu Caderno de Questões ou recusar-se a assinalar a cor da capa de seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta durante o Exame.

17 CUIDADOS O que pode resultar na exclusão do participante? Fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet, agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.

18 REDAÇÃO Como é corrigida a redação? A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.

19 Em que casos poderá haver nota zero na redação? Nos seguintes casos: a) quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual ; b) quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada Em Branco ; c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará Texto insuficiente quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; d) caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, quando a redação será considerada Anulada.

20 OBJETIVOS E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS Qual a finalidade do Enem? A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. DATAS 1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2013? Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019

EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019 EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019 OS DIRETORES EXECUTIVOS DA REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS RSB-ESCOLAS E DA EDITORA EDEBÊ BRASIL, no exercício de

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018

EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018 EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE 2018. SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018 OS DIRETORES EXECUTIVOS DA REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS RSB-ESCOLAS E EDEBÊ, no exercício de suas atribuições, torna pública

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT- IC) tem como objetivo proporcionar a formação

Leia mais

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova,

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO O INSTITUTO DOM BARRETO torna pública a realização do seu I Simulado Aberto como mais um recurso na sua preparação para

Leia mais

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA:

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA: #ENEM2017 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: Acesso à Educação Superior: Sisu Prouni Pronatec Instituições Portuguesas Financiamento Estudantil Fies: Desenvolvimento

Leia mais

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 Considerando a importância da preparação do aluno para o desafio do vestibular e, de forma mais

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJTC) tem como objetivo promover o estímulo à formação

Leia mais

CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM

CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM - EDITAL DO ENEM NOSSO OBJETIVO No decorrer da Seção 2, esperamos que todos desenvolvam as seguintes competências: Ter domínio

Leia mais

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2016, regido pela Portaria/MEC

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA PROGRAMAJOVENSTALENTOSPARAACIÊNCIA EDITALNº26/2014 OPresidentedaCoordenaçãodeAperfeiçoamentodePessoaldeNívelSuperior CAPES,nousode suasatribuições,estabelecidanostermosdainstruçãodoprocessonº2308.003744/201468,torna

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE E JOVENS SOB MEDIDA SOCIOEDUCATIVA

Leia mais

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016 Edital do Simulado do ENEM - RBE 216 O Diretor-Geral da RBE Prof. Valseni Braga no exercício de suas funções e assessorado pelo Comitê de Gestão Pedagógica, institui a realização do Simulado Institucional

Leia mais

preenchidas pelo SISU/MEC Matemática Licenciatura Noturno 8 sem. 11 vagas

preenchidas pelo SISU/MEC Matemática Licenciatura Noturno 8 sem. 11 vagas EDITAL Nº81/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES ENSINO SUPERIOR 1 SEMESTRE de 2018 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Itapetininga,

Leia mais

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO UnB IDIOMAS NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EXAME DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EDITAL N o 002 / 2018, DE 04 DE OUTUBRO DE 2018 EXAME ESCRITO

Leia mais

COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017

COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017 COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017 PROJETO DE EXTENSÃO 2016 PROVAS: 2009 a 2016 CIÊNCIAS DA NATUREZA (FÍSICA E QUÍMICA) Elaboração 2017: Gabriella Borges e João Avellar EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017 Manual do Candidato

PROCESSO SELETIVO 2017 Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO 2017 Manual do Candidato O cursinho pré-vestibular comunitário VestJr O cursinho pré-vestibular VestJr surgiu em 2003 seguindo a ideia já em curso da política de implementação de cursinhos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01

PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01 PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01 O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) - Campus Gurupi,

Leia mais

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato O presente Manual detalha e complementa alguns aspectos do Edital do Exame (acessar http://www.profmat-sbm.org.br/docs/edital_exame_nacional_profmat_2013.pdf)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.bre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA DE ESTÁGIO DE FRANCO DA ROCHA 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA DE ESTÁGIO DE FRANCO DA ROCHA 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA DE ESTÁGIO DE FRANCO DA ROCHA 2016 A Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 17 de setembro de 2010 Poder Executivo Caderno I páginas 100 e 101

Publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 17 de setembro de 2010 Poder Executivo Caderno I páginas 100 e 101 Publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 17 de setembro de 2010 Poder Executivo Caderno I páginas 100 e 101 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2017 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. PROVA: 04/02/2018 MANUAL DO

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio da Fundação Santo André informa que estão abertas as inscrições para o concurso de Bolsas de Estudos a alunos que cursarão

Leia mais

a- Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

a- Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso. CURSO TÉCNICO DE QUALIDADE 2º SEMESTRE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico estarão abertas das 8h do dia

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Tipo 1 - BRANCA SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova do tipo 1, contendo oitenta questões e um questionário de percepção sobre a prova com fez questões objetivas, você receberá do fiscal

Leia mais

PUBLICAÇÃO PREVISTA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, EDIÇÃO DE 20/03/2010

PUBLICAÇÃO PREVISTA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, EDIÇÃO DE 20/03/2010 PUBLICAÇÃO PREVISTA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, EDIÇÃO DE 20/03/2010 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR

Leia mais

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno.

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno. Edital do Processo Seletivo 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 18/10 às 21h do dia 05/11/2010, e poderão ser efetuadas, via WEB,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Programa Institucional de Apoio à Pesquisa 1. DO EDITAL EDITAL Nº 07/2014 Programa Jovens

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo informa

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas

Leia mais

Serão disponibilizadas no total 25 bolsas de até 100%, distribuídas da seguinte forma:

Serão disponibilizadas no total 25 bolsas de até 100%, distribuídas da seguinte forma: 1 BOLSA MÉRITO MACHADO COLEGIO JOAQUIM MARIA MACHADO inscrito no CNPJ nº 01.585.047/0001-27, estabelecido na Rua dos Professores, 348, Engenheiro Goulart, CEP 03725-000 - São Paulo, doravante denominado

Leia mais

EDITAL VESTIBULINHO 2019 CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OSMAR PASSARELLI SILVEIRA (CEMEP) ESCOLA TÉCNICA DE PAULÍNIA (ETEP)

EDITAL VESTIBULINHO 2019 CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OSMAR PASSARELLI SILVEIRA (CEMEP) ESCOLA TÉCNICA DE PAULÍNIA (ETEP) ATENÇÃO - O processo seletivo para ingressos no Centro Municipal de Ensino profissionalizante Osmar Passarelli Silveira (CEMEP) e Escola Técnica de Paulínia (ETEP) será unificado; - As inscrições para

Leia mais

1 SEMESTRE. 11/2: Início caderno Anglo 9 2ª Chamada

1 SEMESTRE. 11/2: Início caderno Anglo 9 2ª Chamada 1 SEMESTRE 11/2: Início caderno Anglo 9 2ª Chamada 22/2 (seta) 1/3 (seta) 8/3 (seta) 15/3 (seta) 22/3 (seta) 28/3 (quinta) 29/3 (seta) 5/4 (seta) 12/4 (seta) Disciplinas: Literatura, Língua Portuguesa

Leia mais

Edital 03 / 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO 2018 CURSINHO COMUNITÁRIO FELDMAN - ENEM E VESTIBULAR

Edital 03 / 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO 2018 CURSINHO COMUNITÁRIO FELDMAN - ENEM E VESTIBULAR Edital 03 / 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO 2018 CURSINHO COMUNITÁRIO FELDMAN - ENEM E VESTIBULAR Diretoria de relações empresariais e comunitárias - departamento de extensão juntamente

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR

CONCURSO PÚBLICO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR CONCURSO PÚBLICO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR EDITAL DE DIVULGAÇÃO nº. 018, de 11 de novembro de 2014. PARA CONVOCAÇÃO PROVA PRÁTICA INSTRUTOR BRAILLE do Edital de Concurso Público/ Prefeitura

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 04 de dezembro de 2016 (domingo). Modalidades e Horários Cursos EaD Prova da Unijuí (Redação) Início às 8h30min e término às 11h30min. Cursos Presenciais

Leia mais

EDITAL PARA CONCURSO DE BOLSAS PARA O ENSINO MÉDIO COLÉGIO PITÁGORAS 2019

EDITAL PARA CONCURSO DE BOLSAS PARA O ENSINO MÉDIO COLÉGIO PITÁGORAS 2019 EDITAL PARA CONCURSO DE BOLSAS PARA O ENSINO MÉDIO COLÉGIO PITÁGORAS 2019 APRESENTAÇÃO O presente regulamento normatiza o processo de seleção de alunos do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª Séries) a serem contemplados

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE.

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do INEP para obter mais informações sobre o ENADE. http://portal.inep.gov.br/enade (acesse menu à esquerda Documentos

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/2019 - UFGD A COORDENADORA DO CENTRO DE SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS,

Leia mais

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 Dispõe sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado UnC O Pró-Reitor de Pesquisa, da Universidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS E ESPANHOL) EDIÇÃO 01/2016 1. DO OBJETO 1.1 O Instituto

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.campinas.sp.leg.br CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 Edital de convocação para realização das provas objetivas A Câmara Municipal de Campinas torna

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP 1. Das inscrições 1.1 As inscrições para ingresso nos Cursos Técnicos do SENAI-SP estarão abertas no período de 08

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação)

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) Brasília, 29 de dezembro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP

Leia mais

CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO

CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO TOCANTINS Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2019 ATO EDITAL 01/2018 Em 19 de Dezembro de 2018 O Presidente da Comissão

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DO VESTIBULINHO/CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA 6º ano e 1º Ano do Ensino Médio interno e externo. A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista de Ribeirão Preto informa que

Leia mais

Cursos/Vagas Ingresso 1º semestre

Cursos/Vagas Ingresso 1º semestre EDITAL 001/2018 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES COM APROVEITAMENTO DO ENEM OU DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO CURSOS DE GRADUAÇÃO UNI-FACEF 2018 O UNI-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL

Leia mais

INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de

INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA - ESTADO DE SÃO PAULO CONCURSO PÚBLICO Edital nº 003/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA - ESTADO DE SÃO PAULO CONCURSO PÚBLICO Edital nº 003/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA - ESTADO DE SÃO PAULO CONCURSO PÚBLICO Edital nº 003/2018 A Prefeitura de Franco da Rocha, no uso de suas atribuições, torna público, por meio da CKM Serviços, o

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 02 de julho de 2017 (domingo). Modalidade e Horário Prova da UNIJUÍ (Redação e 40 Questões Objetivas) Início às 8h30min e término às 12h30min. Locais de

Leia mais

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno.

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 01/03 às 21h do dia 21/03/2012, e poderão ser efetuadas, via WEB,

Leia mais

Processo Seletivo 1º Semestre de 2017

Processo Seletivo 1º Semestre de 2017 Processo Seletivo 1º Semestre de 2017 1. Quem somos? O FOCUS CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR é uma extensão da ASSOCIAÇÃO PAIDEIA, organização civil sem fins lucrativos, que em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016. Brasília 6 de janeiro de 2016

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016. Brasília 6 de janeiro de 2016 IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016 Brasília 6 de janeiro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP Déntro, com ofertas

Leia mais

1º Ano do Ensino Médio

1º Ano do Ensino Médio 1º Ano do Ensino Médio Calendário das Avaliações do 4º Bimestre/2017 DIA 30/11/2017 (QUINTA - FEIRA) MATEMÁTICA ARTES Razão e proporção; Grandezas diretamente e inversamente Arte Popular Arte Erudita proporcionais;

Leia mais

Edital da Avaliação Interdisciplinar

Edital da Avaliação Interdisciplinar Edital da Avaliação Interdisciplinar 2017.1 A Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal - FACEN, com base no Regulamento Geral da AIDA - Avaliação Interdisciplinar de Desempenho Acadêmico,

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista de Ribeirão Preto informa que estão abertas as inscrições para o concurso

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 006/2012 DE CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA O Conselho

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo informa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES - ENSINO SUPERIOR 2 SEMESTRE de 2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão, situado

Leia mais

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME O Celpe-Bras é um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI.

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PALMAS CESUP Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2018 ATO EDITAL 01/2018 Em 30 de maio de 2018 O Presidente da Comissão

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI.

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PALMAS CESUP Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2019 ATO EDITAL 02/2018 Em 01 de Outubro de 2018 O Presidente da

Leia mais

Cursos/Vagas Letras (Habilitações Português/Espanhol) Noturno Letras (Habilitações Português/Inglês) Noturno

Cursos/Vagas Letras (Habilitações Português/Espanhol) Noturno Letras (Habilitações Português/Inglês) Noturno EDITAL 003/2017 3º PROCESSO SELETIVO COM APROVEITAMENTO DO ENEM OU DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO (VAGAS REMANESCENTES) CURSOS DE GRADUAÇÃO UNI-FACEF 2017 O UNI-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS OBJETIVAS E TÍTULOS A Secretaria Municipal

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória EDITAL TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA INFORMAÇÕES GERAIS: Teste de suficiência em língua inglesa O teste de suficiência em língua inglesa destina-se a pessoas interessadas em ingressar em / cumprir

Leia mais

1 SEMESTRE. 11/2: Início caderno Anglo 9 2ª Chamada. Disciplinas: Literatura, Língua Portuguesa e Produção de Texto (P1)

1 SEMESTRE. 11/2: Início caderno Anglo 9 2ª Chamada. Disciplinas: Literatura, Língua Portuguesa e Produção de Texto (P1) 1 SEMESTRE 11/2: Início caderno Anglo 9 2ª Chamada 22/2 (seta) 1/3 (seta) 8/3 (seta) 15/3 (seta) 22/3 (seta) 27 e 28/3 (quarta e quinta) 29/3 (seta) 5/4 (seta) Disciplinas: Literatura, Língua Portuguesa

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO A Coordenação do Curso de Medicina da Universidade de São

Leia mais

Processo Seletivo 2º Semestre de 2017

Processo Seletivo 2º Semestre de 2017 Processo Seletivo 2º Semestre de 2017 1. Quem Somos? O FOCUS CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR é uma extensão da ASSOCIAÇÃO PAIDEIA, organização civil sem fins lucrativos, que em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 1º SEMESTRE 2019 REGULAMENTO - 08 DE DEZEMBRO DE 2018

CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 1º SEMESTRE 2019 REGULAMENTO - 08 DE DEZEMBRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 1º SEMESTRE 2019 REGULAMENTO - 08 DE DEZEMBRO DE 2018 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1 - O concurso será realizado pelo TEO EDUCACIONAL

Leia mais

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o Portal do INEP: para obter mais informações sobre o ENADE. O que é ENADE? O Exame Nacional

Leia mais

g) L13- Candidato com deficiência, nos moldes da Lei nº , de 28 de dezembro de 2016 (que se enquadre

g) L13- Candidato com deficiência, nos moldes da Lei nº , de 28 de dezembro de 2016 (que se enquadre MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL

Leia mais

1.3 O ingresso dos candidatos aprovados e classificados dar-se-á no primeiro semestre letivo de 2016.

1.3 O ingresso dos candidatos aprovados e classificados dar-se-á no primeiro semestre letivo de 2016. 1 EDITAL FATEC SENAI Nº 002/2015 Processo Seletivo 2016 FATEC SENAI Campo Grande 1. Das disposições preliminares: 1.1 A Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande, tendo em vista o disposto na Lei nº 9.394,

Leia mais

Saiba Tudo sobre o ENEM 2010

Saiba Tudo sobre o ENEM 2010 Saiba Tudo sobre o ENEM 2010 Inscrições 1 - Qual é o período de inscrições para o Enem 2010? As inscrições para o Enem 2010 vão das 10h do dia 21 de junho até às 23h59 de 9 de julho, observado o horário

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Publicado no Diário Oficial de São Paulo, Edição de 13 de março de 2013, Poder Executivo Seção I, páginas 156 e 157. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

conhecimentos e de competências que lhes permitam preparar-se melhor para o desempenho de suas funções.

conhecimentos e de competências que lhes permitam preparar-se melhor para o desempenho de suas funções. EDITAL Nº 001/2011 PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETOR E DIRETOR-ADJUNTO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA-MS O Prefeito Municipal de Aquidauana/MS, no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR NORMAS PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA A Comissão Permanente do Vestibular COMPERVE

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS DA COMUNIDADE 2SEM12 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial,

Leia mais

Etec Parque da Juventude

Etec Parque da Juventude EDITAL nº 12, de 09 de novembro de 2018 A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

EDITAL PRPPGE Nº 016/2016

EDITAL PRPPGE Nº 016/2016 EDITAL PRPPGE Nº 016/2016 Dispõe sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado UnC A Pró-Reitora de Pesquisa, da

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS PUBLICADO NO DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO,EDIÇÃO DE 25/09/2008 TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS A Desembargadora Federal do Trabalho, KATHIA

Leia mais

SIMULADÃO DO CURSO DE DIREITO Edital 02/2013- DT

SIMULADÃO DO CURSO DE DIREITO Edital 02/2013- DT A Coordenação do Curso de Direito do Instituto Florence comunica, através deste edital, as normas referentes à realização do SIMULADÃO DO FLORENCE. SIMULADO DO CURSO DE DIREITO DO FLORENCE A prova envolverá

Leia mais

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013 ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP Processo Seletivo - 2º semestre/2012 Início das aulas - 1º semestre/2013 Julho/2012 Ensino Articulado SESI-SENAI-SP EBEP Desde 2007, o Ensino Médio do SESI-SP é articulado

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 05, DE 30.11.2009, DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE NOVA PRIMEIRA PROVA ESCRITA (PROVA OBJETIVA) O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

Leia mais

Processo Seletivo - 2º semestre/2017 Início do curso - 1º semestre/2018

Processo Seletivo - 2º semestre/2017 Início do curso - 1º semestre/2018 Processo Seletivo - 2º semestre/2017 Início do curso - 1º semestre/2018 Junho 2017 3 1. Das inscrições EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP 1.1 As inscrições

Leia mais

5º CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 2º SEMESTRE 2018 REGULAMENTO - 02 DE MAIO DE 2018

5º CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 2º SEMESTRE 2018 REGULAMENTO - 02 DE MAIO DE 2018 5º CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 2º SEMESTRE 2018 REGULAMENTO - 02 DE MAIO DE 2018 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1 - O concurso será realizado pelo TEO EDUCACIONAL

Leia mais