CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM"

Transcrição

1 CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM

2 CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM - EDITAL DO ENEM NOSSO OBJETIVO No decorrer da Seção 2, esperamos que todos desenvolvam as seguintes competências: Ter domínio das disposições e diretrizes estabelecidas pelo Inep para a realização do Enem, especificadas no Edital do Exame. Conhecer a estrutura de provas do Enem.

3 Conhecer os procedimentos de realização das provas, de acordo com o Edital. Conhecer as obrigações dos participantes, de acordo com o Edital. Conhecer os objetos não permitidos durante o Exame e saber como proceder. Conhecer as situações em que o participante é eliminado do Exame, de acordo com o Edital.

4 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A edição do Enem 2015, regulamentada pelo Edital n 06 de 15 de maio de 2015, tem como finalidade precípua a Avaliação do Desempenho Escolar e Acadêmico ao fim do Ensino Médio. As provas do Enem serão realizadas em municípios distribuídos em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

5 A ESTRUTURA DO ENEM O Exame é composto por uma redação em Língua Portuguesa e por 4 (quatro) provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. 4 provas objetivas com 45 questões cada 1 prova de redação em língua portuguesa

6 1º DIA DE PROVAS out 25 Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). As provas terão duração de 4h30min, com início às 13h30min, horário oficial de Brasília. Fique atento As provas que serão aplicadas no primeiro dia do Exame!

7 2º DIA DE PROVAS out 25 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática e suas Tecnologias. As provas terão duração de 5h30min, com início às 13h30min, horário oficial de Brasília. Fique atento As provas que serão aplicadas no Segundo dia do Exame!

8 HORÁRIOS Já vimos quais provas serão realizadas no 1 o e no 2 o dia do Enem. Contudo, é de suma importância ficar atento aos horários estabelecidos no Edital. Abertura dos portões 12h Fechamento 13h Das 13h às 13h30min: Nesse período, os participantes terão uma nova oportunidade de guardar algum objeto não permitido, caso ainda não o tenham feito. Serão submetidos a nova vistoria, inclusive nas embalagens de lanches. É proibida a entrada de participantes após o fechamento dos portões!

9 ATENDIMENTOS O Inep assegura atendimento especializado, específico e pelo nome social aos participantes que dele comprovadamente necessitarem. Mas o que significa cada um dos atendimentos? Atendimento especializado: oferecido às pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, autismo, deficit de atenção, dislexia, discalculia ou outra condição especial. ATENÇÃO: O participante que declarar, no ato da inscrição, ser pessoa com deficiência ou ter outra condição especial, poderá solicitar o Tempo Adicional, de até 60 minutos, em cada dia de realização do Exame, mediante requerimento específico disponível em sala de provas.

10 Atendimento específico? Atendimento específico: oferecido a sabatistas, gestantes, idosos, lactantes e estudantes em classe hospitalar. A participante lactante que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas e tiver solicitado atendimento específico, nos termos do Edital do Exame, deve, obrigatoriamente, levar um acompanhante adulto nos dias de aplicação do Exame, que ficará em sala reservada, sendo responsável pela guarda do lactente (a criança) durante a realização das provas. Considera-se sabatista aquele que, por convicção religiosa, guarda esse dia da semana, o sábado, reservando-o para o descanso e/ou a oração.

11 Os sabatistas deverão comparecer ao local do Exame às 12h, horário oficial de Brasília, quando da abertura dos portões. No dia 24/10/2015, sábado, deverão ser acomodados em suas respectivas salas de provas, onde deverão aguardar o início das provas, às 19h. 19 HORAS Os participantes SABATISTAS inscritos para realização das provas nos Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e de Roraima e Rondônia deverão aguardar até às 19h, horário local, para iniciarem as provas do primeiro dia.

12 IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE Vamos falar agora sobre um dos pontos mais importantes nos dias de aplicação das provas: a IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE. É obrigatória a apresentação de documento de identificação ORIGINAL com FOTO e assinatura. Assinatura do titula r

13 Documentos válidos: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional, em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

14 Assinatura do titula r Não serão aceitos como documentos de identidade: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior ao da Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachá e identidade funcional de natureza privada, ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

15 Assinatura

16 IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL A identificação especial consiste na coleta de dados e assinatura em formulário específico do participante que se encontrar em uma das seguintes situações: Participante que apresentar um documento válido, mas que necessite de identificação pessoal; Participante que apresentar Determinação Judicial; Participação Condicional; Participante que apresentar Boletim de ocorrência. O participante deverá ser encaminhado à coordenação e será submetido à identificação especial pelo Coordenador de local de aplicação, que irá solicitar o preenchimento da ficha de ocorrências.

17 DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS Caro(a) Certificador(a), agora vamos observar atentamente as instruções específicas para o período de realização das provas: O participante deverá ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho e depois iniciar as provas, com autorização do aplicador. O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

18 O participante deverá deixar sobre a carteira apenas o documento de identificação (original) e a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Assinatura do titula r Canetas de outros materiais não serão permitidas!

19 SITUAÇÕES DE ELIMINAÇÃO DO PARTICIPANTE Durante a realização das provas, o participante não pode efetuar uma série de ações, sob pena de ser eliminado do Exame. Veja, a seguir, as situações de eliminação do participante: Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame. Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma com outro participante, durante a realização das provas. Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.

20 Bla... Bla... Bla... Bla... Bla... Bla... Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei. Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador; ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas. Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.

21 Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame. Recusar-se, injustificadamente, a ser submetido à revista eletrônica ou a ter seus objetos revistados eletronicamente. Não aguardar em sala de provas das 13h00min às 13h30min para iniciar as provas. Nos dias de realização do Exame, o PARTICIPANTE poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais.

22 OBJETOS NÃO PERMITIDOS No âmbito das dependências físicas do local de provas, não será permitido o uso, pelo participante, de quaisquer equipamentos eletrônicos e outros objetos especificados no Edital do Enem 2015.

23 Veja alguns exemplos de objetos não permitidos ao participante durante a realização das provas: Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, óculos escuros, boné, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, ipad, pen drive, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

24 O QUE FAZER COM OS DISPOSITIVOS NÃO PERMITIDOS? PREZADO PARTICIPANTE, GUARDE SEUS OBJETOS NESTE ENVELOPE PLÁSTICO E LACRE-O. A SUA ABERTURA É PERMITIDA SOMENTE APÓS A SAÍDA DO LOCAL DE PROVAS. DESCARTE-O EM LOCAL APROPRIADO PARA RECICLAGEM. Nome: CPF: Antes de ingressar na sala de provas, o participante receberá do aplicador um envelope porta-objetos para guardar todos os pertences não permitidos, com especial atenção ao celular, que deverá estar desligado! Ministério da Educação Caberá ao participante identificar o seu envelope porta-objetos, com NOME, CPF, DDD e telefone fixo, bem como lacrá-lo e colocá-lo embaixo da carteira até o término das provas. O Inep não se responsabiliza pela guarda de quaisquer objetos.

25 OBRIGAÇÕES DO PARTICIPANTE Veja agora algumas das obrigações do participante do Enem, de acordo com o disposto no Edital do Exame: Comparecer, nos dias indicados, ao local de realização das provas informado no cartão de confirmação da inscrição até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. Aguardar, na sala de provas, das 13h às 13h30min, para iniciar as provas. Antes de ingressar na sala de provas, guardar, em envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular desligado e outros equipamentos eletrônicos, e os pertences listados anteriormente.

26 Manter o envelope porta-objetos lacrado e identificado embaixo da carteira, até o término das provas. Iniciar as provas somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho, observada a autorização do aplicador. Ler e conferir todas as informações registradas no Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na lista de presença e nos demais documentos do Exame. Marcar a opção correspondente à Cor da capa do seu Caderno de Questões no respectivo Cartão-Resposta, para fins de correção. Transcrever a frase apresentada na capa do seu Caderno de Questões no respectivo Cartão-Resposta.

27 SÍNTESE DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DESTA SEÇÃO Estrutura de provas do Enem (1º e 2º dias): Composta por uma redação em Língua Portuguesa e por 4 (quatro) provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. Horários: Abertura dos portões: 12h; fechamento dos portões: 13h (horário oficial de Brasília-DF). Início das provas: 13h30min. O participante não poderá portar nenhum tipo de relógio no momento de realização das provas.

28 Identificação do participante: É obrigatória a apresentação de documento de identificação ORIGINAL que contenha FOTO e assinatura. Identificação especial: A identificação especial consiste na coleta de dados e assinatura em formulário próprio do participante que se encontrar em algumas situações específicas descritas no Edital do Exame. Procedimentos durante a realização das provas: O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Objetos não permitidos durante a realização das provas: O participante não poderá portar celular, pen drive, alarmes de qualquer espécie, óculos escuros, boné, ipad, lápis, borracha e outros objetos, de acordo com o disposto no Edital do Exame.

29 Obrigações dos participantes: Comparecer, nos dias das provas, ao local indicado, no horário estabelecido no Edital do Exame, bem como guardar seus objetos (não permitidos) no envelope porta-objetos, e mantê-lo embaixo da carteira até o término das provas. Casos de eliminação dos participantes: São diversas as situações de eliminação, tais como portar objetos não permitidos durante a realização das provas e outras dispostas em Edital.

30 TESTE SEUS CONHECIMENTOS Caro(a) certificador(a), após ter lido atentamente o conteúdo discutido nesta seção, responda à seguinte questão: QUESTÃO Clique aqui para responder. Para acessar a próxima seção é obrigatório responder a questão.

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2016, regido pela Portaria/MEC

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT- IC) tem como objetivo proporcionar a formação

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO O INSTITUTO DOM BARRETO torna pública a realização do seu I Simulado Aberto como mais um recurso na sua preparação para

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJTC) tem como objetivo promover o estímulo à formação

Leia mais

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas

Leia mais

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova,

Leia mais

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS DICAS: PASSO A PASSO Na data da prova: Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário

Leia mais

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA:

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA: #ENEM2017 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: Acesso à Educação Superior: Sisu Prouni Pronatec Instituições Portuguesas Financiamento Estudantil Fies: Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018

EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018 EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE 2018. SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018 OS DIRETORES EXECUTIVOS DA REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS RSB-ESCOLAS E EDEBÊ, no exercício de suas atribuições, torna pública

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA PROGRAMAJOVENSTALENTOSPARAACIÊNCIA EDITALNº26/2014 OPresidentedaCoordenaçãodeAperfeiçoamentodePessoaldeNívelSuperior CAPES,nousode suasatribuições,estabelecidanostermosdainstruçãodoprocessonº2308.003744/201468,torna

Leia mais

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 Considerando a importância da preparação do aluno para o desafio do vestibular e, de forma mais

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019

EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019 EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019 OS DIRETORES EXECUTIVOS DA REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS RSB-ESCOLAS E DA EDITORA EDEBÊ BRASIL, no exercício de

Leia mais

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO ATENÇÃO ALUNO HABILITADO Se você é um dos alunos habilitados para o Enade este ano, a realização de algumas etapas é fundamental: ler o do Enade nº 40, de 19 de junho de 2018; criar seu login e senha no

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.campinas.sp.leg.br CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 Edital de convocação para realização das provas objetivas A Câmara Municipal de Campinas torna

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.br

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. DATAS 1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2013? Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.bre

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Programa Institucional de Apoio à Pesquisa 1. DO EDITAL EDITAL Nº 07/2014 Programa Jovens

Leia mais

INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de

INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2016

EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2016 O PRESIDENTE DO INSTITUTO

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2016

EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2016 O PRESIDENTE DO INSTITUTO

Leia mais

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO UnB IDIOMAS NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EXAME DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

COLÉGIO E ESCOLA TÉCNICA INSTITUTO UNICLESS EDUCACIONAL MINUTA DE EDITAL DE PROVAS CERTIFICADORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO E ESCOLA TÉCNICA INSTITUTO UNICLESS EDUCACIONAL MINUTA DE EDITAL DE PROVAS CERTIFICADORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO E ESCOLA TÉCNICA INSTITUTO UNICLESS EDUCACIONAL MINUTA DE EDITAL DE PROVAS CERTIFICADORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Edital Permanente nº 010/2017 Provas Certificadoras de Ensino Fundamental

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EDITAL N o 002 / 2018, DE 04 DE OUTUBRO DE 2018 EXAME ESCRITO

Leia mais

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016 Edital do Simulado do ENEM - RBE 216 O Diretor-Geral da RBE Prof. Valseni Braga no exercício de suas funções e assessorado pelo Comitê de Gestão Pedagógica, institui a realização do Simulado Institucional

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA 1ª TURMA/NOTURNO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SANTA JOANA

EDITAL DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA 1ª TURMA/NOTURNO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SANTA JOANA A diretora da Escola de Ciências da Saúde Santa Joana, no uso de suas atribuições, faz saber que o processo de inscrição e matrícula para o preenchimento das 30 vagas para o Curso Técnico em Enfermagem,

Leia mais

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição.

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição. 1 - DAS INSCRIÇÕES A inscrição ao Processo Seletivo do curso de Medicina, da Faculdade São Lucas 2014 está aberta aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente. 1.1 - Período:

Leia mais

EDITAL No - 43, DE 24 DE JULHO DE 2017 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA NACIONAL 2017

EDITAL No - 43, DE 24 DE JULHO DE 2017 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA NACIONAL 2017 EDITAL No - 43, DE 24 DE JULHO DE 2017 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA NACIONAL 2017 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS -

Leia mais

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME O Celpe-Bras é um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério

Leia mais

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato O presente Manual detalha e complementa alguns aspectos do Edital do Exame (acessar http://www.profmat-sbm.org.br/docs/edital_exame_nacional_profmat_2013.pdf)

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 02 de julho de 2017 (domingo). Modalidade e Horário Prova da UNIJUÍ (Redação e 40 Questões Objetivas) Início às 8h30min e término às 12h30min. Locais de

Leia mais

EDITAL N 01, DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 SIMULADO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2 SIMULADO ENADE DIREITO

EDITAL N 01, DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 SIMULADO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2 SIMULADO ENADE DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste Araguaína/TO CEP 77.816-540 63 3411 8500 www.itpac.br CNPJ: 02.941.990/0001-98 Inscrição Municipal: 8452

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE.

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do INEP para obter mais informações sobre o ENADE. http://portal.inep.gov.br/enade (acesse menu à esquerda Documentos

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ 2º SEMESTRE 2019 - EDITAL n º 2/2019 O Centro Universitário São Lucas/

Leia mais

ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES

ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES O ENADE 2018 SERÁ REALIZADO NO DIA 25/11/2018 Conforme legislação vigente LEI DO SINAES (LEI 10.861 DE 2004) a participação do estudante concluinte no ENADE é OBRIGATÓRIA

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 04 de dezembro de 2016 (domingo). Modalidades e Horários Cursos EaD Prova da Unijuí (Redação) Início às 8h30min e término às 11h30min. Cursos Presenciais

Leia mais

EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018.

EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018. EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 2, DE 12 DE JULHO DE 2013 PRÉ-TESTE PARA ESTUDO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

EDITAL Nº 2, DE 12 DE JULHO DE 2013 PRÉ-TESTE PARA ESTUDO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EDITAL Nº 2, DE 12 DE JULHO DE 2013 PRÉ-TESTE PARA ESTUDO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), no exercício

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio da Fundação Santo André informa que estão abertas as inscrições para o concurso de Bolsas de Estudos a alunos que cursarão

Leia mais

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o Portal do INEP: para obter mais informações sobre o ENADE. O que é ENADE? O Exame Nacional

Leia mais

Executivo I - DIA 09/02/ Pág. 111

Executivo I - DIA 09/02/ Pág. 111 Executivo I - DIA 09/02/2019 - Pág. 111 COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Convocação Processo de Promoção - 2017 Edital de Convocação para a Realização da Prova O Coordenador da Coordenadoria

Leia mais

SALA DOS PROFESSORES VESTIBULAR UnB 2019 (SALA PROF/VEST 2019) REGULAMENTO Nº 1/2019, DE 6 DE MAIO DE 2019

SALA DOS PROFESSORES VESTIBULAR UnB 2019 (SALA PROF/VEST 2019) REGULAMENTO Nº 1/2019, DE 6 DE MAIO DE 2019 SALA DOS PROFESSORES VESTIBULAR UnB 2019 (SALA PROF/VEST 2019) REGULAMENTO Nº 1/2019, DE 6 DE MAIO DE 2019 A DIRETORA GERAL do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos

Leia mais

FACULDADES DO INSTITUTO BRASIL. Comissão do Processo Seletivo. Edital n.º 001/2018

FACULDADES DO INSTITUTO BRASIL. Comissão do Processo Seletivo. Edital n.º 001/2018 FACULDADES DO INSTITUTO BRASIL Comissão do Processo Seletivo Edital n.º 001/2018 A Diretora Geral da Faculdade do Instituto Brasil - FIBRA faz saber aos interessados que encontram - se abertas as inscrições

Leia mais

Onde se lê: Na seção 1 Das Informações ao Requerente

Onde se lê: Na seção 1 Das Informações ao Requerente RESUMO DE RETIFICAÇÕES DO 1º TERMO DE RETIFICAÇÃO EDITAL Nº48, de 22 de fevereiro de 2018 DA CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA DO EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA DE ESTÁGIO DE FRANCO DA ROCHA 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA DE ESTÁGIO DE FRANCO DA ROCHA 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA ESTADO DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA DE ESTÁGIO DE FRANCO DA ROCHA 2016 A Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSELHO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 05, DE 30.11.2009, DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE NOVA PRIMEIRA PROVA ESCRITA (PROVA OBJETIVA) O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 63, DE 27 DE JULHO DE 2018

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 63, DE 27 DE JULHO DE 2018 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 63, DE 27 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do PRÊMIO CALOURO-DESTAQUE 2018. A PRESIDENTE

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação)

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) Brasília, 29 de dezembro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP

Leia mais

UNIVERSIDADE NILTON LINS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DE 29 DE OUTUBRO DE 2017

UNIVERSIDADE NILTON LINS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DE 29 DE OUTUBRO DE 2017 UNIVERSIDADE NILTON LINS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DE 29 DE OUTUBRO DE 2017 1.DO CONCURSO VESTIBULAR/ Parque das Laranjeiras. A Reitora da Universidade Nilton Lins por intermédio

Leia mais

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE Consulte ulbra.br/enade, verifique se seu nome consta na lista de alunos habilitados e acesse a página do Inep http://portal.inep.gov.br/enade para validar seus dados

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/2019 - UFGD A COORDENADORA DO CENTRO DE SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS,

Leia mais

Presencial. Rua Rio de Janeiro - Centro, Guanambi - Bahia

Presencial. Rua Rio de Janeiro - Centro, Guanambi - Bahia PODER LEGISLATIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Rua Rio de Janeiro - Centro, Guanambi - Bahia (77) 3451-3626 Segunda a Sexta-feira, das 07:00 às 12:00 h e 14:00 às 17:00 h 2 RESUMO CONCURSOS EDITAL

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016. Brasília 6 de janeiro de 2016

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016. Brasília 6 de janeiro de 2016 IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016 Brasília 6 de janeiro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP Déntro, com ofertas

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. quinta-feira, 5 de abril de 2018 Ano XI - Edição nº Caderno 1

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. quinta-feira, 5 de abril de 2018 Ano XI - Edição nº Caderno 1 Diário Oficial do Município quinta-feira, 5 de abril de 2018 Ano XI - Edição nº 02138 Caderno 1 Prefeitura Municipal de Conceição do Coité publica quinta-feira, 5 de abril de 2018 Ano XI - Edição nº 02138

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016 O DIRETOR DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP), órgão responsável pelo planejamento, controle e fiscalização

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: /

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: / EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 04/2019 2º SEMESTRE LETIVO DE 2019 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor, faz saber pelo

Leia mais

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ESPECIAL PRIMEIRO ACESSO INSERÇÃO DE DADOS ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ATENDIMENTO ESPECÍFICO TIPOS DE ATENDIMENTO OFERECIDOS Atendimento

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO C-86

CONCURSO PÚBLICO C-86 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO (SEAD) ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ (EGPA) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Publicado no Diário Oficial de São Paulo, Edição de 13 de março de 2013, Poder Executivo Seção I, páginas 156 e 157. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MGS MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS S.A. ESTADO DE MINAS GERAIS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO EDITAL MGS Nº 01/2018

MGS MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS S.A. ESTADO DE MINAS GERAIS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO EDITAL MGS Nº 01/2018 MGS MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS S.A. ESTADO DE MINAS GERAIS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO EDITAL MGS Nº 01/2018 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS OBJETIVAS A MGS MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº CPV.002/ IFSP CÂMPUS CAPIVARI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº CPV.002/ IFSP CÂMPUS CAPIVARI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº CPV.002/2018 - IFSP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2018 1. ABERTURA O Diretor Geral em exercício do Câmpus Capivari do Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DE SINAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DE SINAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DE SINAIS EDITAL Nº 01/2018 EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (Libras) PARA PROCESSOS

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração noturno, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura noturno, Ciências Contábeis noturno, Fisioterapia diurno

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACAIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACAIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVAS CONCURSO PÚBLICO - Nº 01/2018 A Prefeitura Municipal de Piracaia, torna público a CONVOCAÇÃO dos candidatos inscritos nos cargos constantes das Tabelas abaixo para a realização

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 03 de fevereiro de 2019 (domingo). Modalidade e Horário Prova da Unijuí (Redação e 40 Questões Objetivas) Início às 8h30min e término às 12h30min. Locais

Leia mais

LEIA O EDITAL. Leia com atenção as orientações para garantir sua regularidade perante o Enade, colar grau e receber seu diploma de conclusão de curso.

LEIA O EDITAL. Leia com atenção as orientações para garantir sua regularidade perante o Enade, colar grau e receber seu diploma de conclusão de curso. LEIA O EDITAL Se seu nome está na listagem s alunos habilitas para o Ena 2018, consulte o portal Inep no enreço http://portal.inep.gov.br e acesse o nº 40, 19 junho 2018. Leia com atenção as orientações

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 03 de dezembro de 2017 (domingo). Modalidades e Horários Cursos EaD Prova da Unijuí (Redação) Início às 8h30min e término às 11h30min. Cursos Presenciais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR. Edital 01/2016 Exame de Proficiência de Leitura em Língua Inglesa / 2016 O Coordenador do curso de Pós Graduação em Tecnologia Agroalimentar do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DO VESTIBULINHO/CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA 6º ano e 1º Ano do Ensino Médio interno e externo. A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista de Ribeirão Preto informa que

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista de Ribeirão Preto informa que estão abertas as inscrições para o concurso

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo informa

Leia mais

DDS/DIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EDITAL Nº 145, DE 29 DE MAIO DE 2018.

DDS/DIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EDITAL Nº 145, DE 29 DE MAIO DE 2018. DDS/DIVISÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EDITAL Nº 145, DE 29 DE MAIO DE 2018. A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ, por meio da Comissão Especial, encarregada da fiscalização do concurso público para os

Leia mais

1.3 Para identificar o local, data e horário em que deverá retirar o Cartão de Convocação o candidato deverá;

1.3 Para identificar o local, data e horário em que deverá retirar o Cartão de Convocação o candidato deverá; 1 COMANDO-GERAL CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR CFOPM/2012 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O EXAME DE CONHECIMENTOS O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA

Leia mais

REGULAMENTO N. 01, DE 14 DE MARÇO DE 2016

REGULAMENTO N. 01, DE 14 DE MARÇO DE 2016 REGULAMENTO N. 01, DE 14 DE MARÇO DE 2016 Estabelece as diretrizes necessárias à sistematização da realização do Simulado do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade do curso de graduação

Leia mais

preenchidas pelo SISU/MEC Matemática Licenciatura Noturno 8 sem. 11 vagas

preenchidas pelo SISU/MEC Matemática Licenciatura Noturno 8 sem. 11 vagas EDITAL Nº81/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES ENSINO SUPERIOR 1 SEMESTRE de 2018 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Itapetininga,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 006/2012 DE CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA O Conselho

Leia mais

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida. Sub-Reitoria de Graduação SR-1 Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica DEP ENADE O ENADE é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente

Leia mais

EDITAL Nº 13, DE 7 DE ABRIL DE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2017

EDITAL Nº 13, DE 7 DE ABRIL DE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2017 EDITAL Nº 13, DE 7 DE ABRIL DE 2017 - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2017 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep), no exercício de suas atribuições,

Leia mais

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2017 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. PROVA: 04/02/2018 MANUAL DO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS OBJETIVAS E TÍTULOS A Secretaria Municipal

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES

INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES EDITAL Nº1, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 01/2018, INFOR O INFOR Polo Macapá torna pública a realização do concurso de bolsas 2018 com ofertas para os cursos de Especialização em Perícia

Leia mais

EDITAL Nº 13, DE 7 DE ABRIL DE

EDITAL Nº 13, DE 7 DE ABRIL DE EDITAL Nº 13, DE 7 DE ABRIL DE 2017 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2017 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Inep), no exercício de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LETRAS COORDENAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EDITAL Nº 01/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LETRAS COORDENAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EDITAL Nº 01/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LETRAS COORDENAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EDITAL Nº 01/2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA A Coordenação de Proficiência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR NORMAS PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA A Comissão Permanente do Vestibular COMPERVE

Leia mais

ENADE 2017 Orientações Gerais

ENADE 2017 Orientações Gerais ENADE 2017 Orientações Gerais Material Elaborado por CLAUDIO HARUO YAMAMOTO Dúvidas: Prof. Ana Paula: anapaula.darosa@ifsp.edu.br (Coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas-ADS) Prof

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A, nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2017 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017

FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2017 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2017 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS 6 OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1 OS ANOS DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo informa

Leia mais

h) Preenchimento do Questionário do Das 10h do dia 28/08/2017 às 23h59min do

h) Preenchimento do Questionário do Das 10h do dia 28/08/2017 às 23h59min do Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 A Presidente

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Tipo 1 - BRANCA SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova do tipo 1, contendo oitenta questões e um questionário de percepção sobre a prova com fez questões objetivas, você receberá do fiscal

Leia mais

Nº 72, sexta-feira, 15 de abril de ISSN CAMPUS UBERABA INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Nº 72, sexta-feira, 15 de abril de ISSN CAMPUS UBERABA INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS 61 CAMPUS UBERABA AVISO DE SUSPENSÃO PREGÃO Nº 4/2016 Comunicamos a suspensão da licitação supracitada, publicada no D.O.U em 11/04/2016. Objeto: Pregão Eletrônico - O presente Pregão Eletrônico tem como

Leia mais