Orientações: aplicadores especiais IFMG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações: aplicadores especiais IFMG"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS PRO REITORIA DE ENSINO Av. Professor Mario Werneck, nº 2590, Bairro Buritis, CEP: , Belo Horizonte - Minas Gerais Tel.: (31) pre@ifmg.edu.br Orientações: aplicadores especiais IFMG Fiscal ledor realizará o serviço especializado de leitura da prova para pessoas com deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia. Se apresentar informando ao candidato seu nome e função. Acompanhar o participante com cegueira ou baixa visão na entrada e na saída da escola. Executar a leitura da prova a partir da capa em sala com apenas um participante e na companhia de um aplicador convencional. No início da prova, situar o participante dizendo-lhe o nome da prova que ele está começando. Deve ter acesso a uma prova igual a do participante e realizar a leitura em sua prova. No caso da descrição das figuras, ler o constante na Prova do Ledor. Observar que o tempo de execução da prova bem como a sequência a ser adotada na leitura das questões são de gerência do participante. Perguntar ao participante se ele deseja efetuar a marcação das respostas ao final de cada item ou ao final da prova, da mesma forma se ele deseja fazer a redação no início ou no final da prova. Toda a prova deve ser lida, quantas vezes necessitar o candidato. O mesmo pode pedir a releitura de toda a questão ou de alguma(s) alternativa(s). Em alguns casos, principalmente com respeito à deficiência visual, o ledor atuará também como transcritor, marcando as alternativas na prova e no gabarito e redigindo a redação.

2 POSTURA Manter uma boa postura. Não ler com a cabeça baixa. Não colocar a mão no rosto (abafa a voz). Ler de frente para o participante. Evitar ruídos de fundo. Evitar interromper muitas vezes a leitura. Sempre que interromper a leitura, retornar o inicio da frase para garantir o entendimento completo. Em caso de erro, refazer a leitura do trecho, informando ao candidato do erro de leitura e que fará a leitura novamente. Tradutor/Intérprete de Libras (TILS) - Profissional habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes. Deve apresentar certificado de proficiência em Libras (PROLIBRAS ou CAS) para atuação no vestibular. Recepcionar os participantes, dando-lhes seu sinal, nome e função. Ficar atento às orientações do(s) aplicador(es) da sala. Interpretar todos os avisos, informações e leituras realizadas pelo Aplicador da sala. Atender à solicitação individual dos participantes para traduzir determinadas palavras ou frases. Esteja bem atento para não influenciar o julgamento do participante. (O ideal é que o intérprete leia primeiramente a questão antes de realizar a interpretação para não favorecer o candidato). O tradutor/intérprete não deve traduzir palavras ou frases que influenciam diretamente na resposta da questão. Assim o tradutor/intérprete deve informar ao candidato que não é permitido fazer a tradução da referida palavra ou frase. Ficar atento ao sentido figurado que determinadas palavras possam ter em um texto. O profissional pode levar e consultar um dicionário de Língua Portuguesa. Na hora da redação, ele pode fazer a datilologia ou soletração manual de um sinal ou outro que o candidato surdo perguntar. POSTURA Evite o uso de acessórios, decotes ou maquiagem excessiva que despertem a atenção do candidato.

3 Utilize camisa de cor lisa preferencialmente preta ou branca, observando a necessidade de contraste com a pele. (pessoas claras devem dar preferência para a vestimenta preta, e pessoas negras para a vestimenta branca) Não conversar com outros aplicadores ou ler provas ou outros materiais durante a realização da prova, esteja sempre atento às solicitações do candidato. Conversar com os aplicadores somente o que é essencial e o que diz respeito ao processo seletivo. Não conversar com o candidato após o término do processo seletivo e vestibular expressando suas opiniões e impressões da prova e do aproveitamento do candidato. Intérprete repetidor - Serviço de apoio às pessoas com deficiência auditiva que não se comunicam por Libras na compreensão de palavras, expressões e orações escritas em Língua Portuguesa. Deve posicionar-se frente ao candidato e repetir toda orientação que for dada com boa articulação oral e sem emitir sons. Esse trabalho normalmente é realizado por um profissional tradutor e intérprete de Libras. Orientações gerais Informar ao participante juntamente com o aplicador convencional sobre o seu direito a uma hora adicional. Informar ao participante verbalmente (ou por meio da Libras, quando for o caso) os horários de início e de término das provas e o tempo de sua duração, considerando inclusive a hora adicional. Pedir ao participante que confira se o envelope de provas está lacrado antes de abrí-lo. Informar ao participante que ele deve reservar tempo suficiente para preenchimento do Cartão-Resposta. Não será permitido o preenchimento do cartão-resposta fora do tempo de prova (considerando a hora adicional). Preenchimento do cartão-resposta da prova de múltipla escolha. O participante que não necessita de ajuda, ele mesmo procederá ao preenchimento do Cartão-Resposta normalmente.

4 O participante que não seja deficiente visual e necessita de ajuda para preencher o Cartão-Resposta, o Aplicador deverá fazer o preenchimento posicionando-se ao lado do participante e permitindo que ele acompanhe todas as marcações. Exemplo: Aplicador: questão n.º 1, resposta? Participante: D Aplicador: resposta D, confirma? O aplicador faz a marcação supervisionado pelo participante. Aplicador: questão n.º 2, resposta? Participante: em branco Aplicador: resposta em branco, confirma? O aplicador passa para a questão seguinte. Aplicador: questão n.º 3, resposta? (...) O participante deficiente visual poderá optar por responder cada questão à medida que a prova for sendo lida, ou seguir com a leitura da prova. O aplicador deverá marcar a resposta do participante no Caderno de Questões. A resposta deverá ser confirmada pelo aplicador Ledor. Após a autorização do participante, o aplicador Ledor preenche o Cartão-Resposta. A autorização do participante deve ser feita da seguinte maneira: inicialmente, as respostas foram marcadas no Caderno de Questões. Para conferência, o Aplicador faz o procedimento inverso: lê o que marcou no Caderno de Questões e o participante confere com as suas anotações, se houver. Depois da revisão do participante, o Aplicador preenche o CartãoResposta. No caso de prova ampliada, quando necessário, o aplicador Ledor transcreverá as respostas do participante do Caderno de Questões para o Cartão-Resposta. Para conferência, o aplicador ledor lê o que marcou no cartão-resposta e o participante confere com suas anotações; Redação O participante que não possa escrever deverá ditar sua redação pausadamente e indicando o que for necessário (inclusive a ortografia e pontuação) para o Ledor/Transcritor. O Ledor/Transcritor deverá, inicialmente, escrever a redação do participante no espaço destinado ao rascunho da redação e, em seguida, após autorização do participante, transcrevê-lo para a Folha de Redação, sob a supervisão do participante, que indicará qualquer correção a ser feita. O participante deficiente visual frequentemente registra suas respostas em braile ou verbalmente. Quando for verbal, o participante deve ditar pausadamente seu texto para o aplicador Ledor, soletrando, quando solicitado, a grafia das palavras exemplo: palavras com ss, s, c, ç, x, ch, z, g, j, r, rr,

5 etc. - e indicando pontuação, acentuação, parágrafo, aspas, letra maiúscula e minúscula, símbolos, etc. Para não gerar dúvidas ao participante, não perguntar se escreve com uma letra ou outra, o tamanho do parágrafo, o número máximo e mínimo de linhas redigidas, pois ele deve saber as normas da prova de Redação. A transcrição do texto deve ser feita, preferencialmente, no espaço destinado ao rascunho da redação. O aplicador Ledor primeiramente deverá ler o texto do rascunho, que deverá ser conferido pelo participante. Com a aprovação do participante deficiente visual, transcrever o texto para a Folha de Redação. A letra do ledor/transcritor deve ser legível e de tamanho médio. Caso haja erro do ledor/transcritor na transcrição, proceder de acordo com as instruções da folha de redação. Se necessário, solicitar a substituição do cartão-resposta/folha de redação. No caso de prova ampliada, o participante deficiente visual recebe sua Folha de Redação, dispensando, usualmente, a transcrição por parte do aplicador Ledor. Especificidades (cegueira) Não omitir informação alguma contida na prova. Os sinais gráficos que encerram termos (parênteses, aspas e travessões) devem ser ditos ao abrir e fechar, por exemplo abre parênteses, fecha aspas, etc. No caso de palavra em destaque, lê-la e dizer o tipo de destaque (grifado, negrito, caixa-alta, etc.). Se todo um período estiver destacado, anunciar o destaque antes de proceder à leitura do período. Nas provas em língua portuguesa, ler as palavras estrangeiras nas suas línguas originais e, a pedido do participante, soletrá-las. Nas questões referentes à averiguação de concordância, ortografia, pontuação, acentuação, etc., ler e soletrar as frases minuciosamente. Quando houver asteriscos ou símbolos de referência, ler e informar o que indicam. Se houver algum desenho, descreva-o nos mínimos detalhes (podem ocorrer adaptações previamente feitas em questões com desenhos, gráficos, tabelas, mapas, etc.). A leitura deve ser clara. Marcar os diálogos com a entonação adequada.

6 Não abaixar o tom da voz no final das palavras ou frases. A dicção deve ser natural. Enfatizar os parágrafos e respeitar a pontuação. A velocidade deve ser natural, como se estivesse lendo para um grupo. A leitura não deve ser muito rápida, nem lenta, nem infantil. A letra do Ledor/Transcritor deve ser legível e de tamanho médio.

Exame Nacional do Ensino Médio 2011 INSTRUÇÕES PARA ATENDIMENTO DIFERENCIADO E/OU ESPECÍFICO

Exame Nacional do Ensino Médio 2011 INSTRUÇÕES PARA ATENDIMENTO DIFERENCIADO E/OU ESPECÍFICO As instruções a seguir tratam apenas de orientações específicas para cada tipo de atendimento diferenciado e/ou específico, e devem ser seguidas pelos aplicadores especiais. Em todas as salas para atendimento

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS COMPERVE COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CAENE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA

Leia mais

Assunto: Seleção de colaboradores para atuar na aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2019

Assunto: Seleção de colaboradores para atuar na aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2019 Memorando Circular nº 01/2018 PROSEL.ILH Ilhéus/BA, 06 de novembro de 2018. De: Coordenação Local do Processo Seletivo 2019 Para: Comunidade Externa Assunto: Seleção de colaboradores para atuar na aplicação

Leia mais

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO ATENÇÃO ALUNO HABILITADO Se você é um dos alunos habilitados para o Enade este ano, a realização de algumas etapas é fundamental: ler o do Enade nº 40, de 19 de junho de 2018; criar seu login e senha no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I ANEXO I REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS Leia atentamente as instruções antes de preencher o seu formulário. Este formulário destina-se aos candidatos que necessitam de condições

Leia mais

REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ANTES DE PREENCHER O SEU FORMULÁRIO Este formulário destina-se aos candidatos que necessitam de condições

Leia mais

17h30min 4h30min (terça-feira)

17h30min 4h30min (terça-feira) APLICAÇÃO SIMULTÂNEA EM TODAS AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO PELO HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA/DF Provas Dias Áreas do Conhecimento Chegada dos Participantes Início Término* Duração 01/12/2015 Ciências Humanas

Leia mais

BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019

BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019 BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019 P á g i n a 2 Novidades Novo sistema de inscrição, mais interativo; Inclusão de foto na inscrição (opcional); Rascunho para cálculos no final

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ:

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: INSCRIÇÃO PERÍODO 07 de janeiro a 17 de fevereiro de 2019. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: www.unijui.edu.br/vestibularmedicina. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO Para

Leia mais

EA 2015 ENEM EM REVISTA ACESSIBILIDADE. Tema 1

EA 2015 ENEM EM REVISTA ACESSIBILIDADE. Tema 1 EA 2015 ENEM EM REVISTA ACESSIBILIDADE Tema 1 ACESSIBILIDADE Direito de todos, responsabilidade de cada um! Fonte:www.gazetadailha.com.br Vamos dar início à Unidade 4, que trata da questão da acessibilidade

Leia mais

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE Consulte ulbra.br/enade, verifique se seu nome consta na lista de alunos habilitados e acesse a página do Inep http://portal.inep.gov.br/enade para validar seus dados

Leia mais

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ESPECIAL PRIMEIRO ACESSO INSERÇÃO DE DADOS ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ATENDIMENTO ESPECÍFICO TIPOS DE ATENDIMENTO OFERECIDOS Atendimento

Leia mais

INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO ASSINATURA

INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO ASSINATURA EDITAL Nº 45/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS INSTRUÇÕES 1. Coloque seu numero de inscrição e

Leia mais

EDITAL Nº 71/2018 RETIFICAÇÃO Nº 03

EDITAL Nº 71/2018 RETIFICAÇÃO Nº 03 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Gabinete da Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

Assunto: Seleção de Pessoal para atuar na Aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2018

Assunto: Seleção de Pessoal para atuar na Aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2018 Ofício nº 115/2017 PROSEL Salvador/BA, 04 de Outubro de 2017 Da: Coordenação do Processo Seletivo 2018 IFBA / Para: Comunidade Externa, Alunos e Colaboradores terceirizados. Assunto: Seleção de Pessoal

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ:

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: INSCRIÇÃO PERÍODO 02 a 28 de janeiro de 2019. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: www.unijui.edu.br/vestibular. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO Para a confirmação da

Leia mais

Comissão do Concurso Público

Comissão do Concurso Público TERCEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Alvinópolis, Estado de Minas Gerais, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso II, da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 2014 2 SUMÁRIO 1. O que é o ENADE?...pg. 03 2. Quem deve

Leia mais

Sistema Enade.

Sistema Enade. Sistema Enade http://enadeies.inep.gov.br/enadeies/ Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/2018

RESOLUÇÃO Nº 19/2018 RESOLUÇÃO Nº 19/2018 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade Federal de Viçosa, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

Curso de Aprendizagem Industrial. Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min)

Curso de Aprendizagem Industrial. Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min) 1. Das Inscrições Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min) 2º Semestre 2016 para a Empresa Honda Automóveis do

Leia mais

ORIENTAÇÕES AO CANDIDATO

ORIENTAÇÕES AO CANDIDATO Serviço Social da Indústria SESI Departamento Regional de São Paulo Divisão de Educação DE Gerência Executiva de Educação - GEEDUC ORIENTAÇÕES AO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ:

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: INSCRIÇÃO PERÍODO 03 de junho a 07 de julho de 2019. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: www.unijui.edu.br/vestibularmedicina. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO Para a

Leia mais

PORTARIA Nº 803 DE 03 DE AGOSTO DE 2018

PORTARIA Nº 803 DE 03 DE AGOSTO DE 2018 Boletim de Serviço Eletrônico em 03/08/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Av. Professor

Leia mais

EDITAL 01/2019 ANEXO II - SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL

EDITAL 01/2019 ANEXO II - SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL ATENÇÃO! Este formulário destina-se aos candidatos que necessitam de condições especiais para a realização da prova de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Português para Estrangeiros. De acordo com

Leia mais

ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES

ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES CIÊNCIA DOS APLICADORES No sistema SIS VUNESP, Controle, Meus Professores : Imprimir a lista Dar ciência aos docentes que irão aplicar e também aos cadastrados em stand-by, solicitando-lhes que rubrique/date

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ.

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. INSCRIÇÃO PERÍODO 22 de maio a 25 de junho de 2017. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO Para a confirmação da inscrição o candidato deve

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO O INSTITUTO DOM BARRETO torna pública a realização do seu I Simulado Aberto como mais um recurso na sua preparação para

Leia mais

EDITAL 04/2018 ANEXO II

EDITAL 04/2018 ANEXO II EDITAL 04/2018 ANEXO II ATENÇÃO! Este formulário destina-se aos candidatos que necessitam de condições especiais para a realização da prova de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Português para Estrangeiros.

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Devem ser inscritos no Sistema Enade:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010

PROCESSO SELETIVO 2010 PROCESSO SELETIVO 2010 Prova: 06/12/2009 Início: 14h00 Duração: 4 horas Caderno de Questões Nome do(a) candidato(a): Nº de inscrição: ATENÇÃO: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a

Leia mais

CAPACITAÇÃO DOS CHEFES DE SALA E APLICADORES

CAPACITAÇÃO DOS CHEFES DE SALA E APLICADORES CAPACITAÇÃO DOS CHEFES DE SALA E APLICADORES Dias 1º/12/2015 2/12/2015 Data da aplicação APLICAÇÃO SIMULTÂNEA EM TODAS AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO PELO HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA Áreas de conhecimento Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 1/2019 (SESSÃO DE MAIO/2019) ATENÇÃO: É necessária a leitura atenta deste Edital antes da realização da inscrição.

EDITAL Nº 1/2019 (SESSÃO DE MAIO/2019) ATENÇÃO: É necessária a leitura atenta deste Edital antes da realização da inscrição. EDITAL Nº 1/2019 (SESSÃO DE MAIO/2019) ATENÇÃO: É necessária a leitura atenta deste Edital antes da realização da inscrição. O coordenador do PROFILE, Profa. Dra. Cristina Vasconcelos Porto, por meio da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2019 Resultado Parcial Atendimento

Leia mais

ANEXO II - A MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES

ANEXO II - A MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES ANEXO II - A MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES Nos termos do COMUNICADO 01 SEBRAE-DF, requeiro a isenção do pagamento da taxa de inscrição: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida. Sub-Reitoria de Graduação SR-1 Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica DEP ENADE O ENADE é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ! SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL - PROEST Contratação temporária de Tradutores Intérprete de Libras A

Leia mais

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 03/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

REITORIA EDITAL Nº. 010/2017

REITORIA EDITAL Nº. 010/2017 EDITAL Nº. 010/2017 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR, em seu Art. 22, aprovado pelo Decreto nº 14.444-E de 15 de agosto de 2012, o

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 4 5 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local

Leia mais

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 Dispõe sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado UnC O Pró-Reitor de Pesquisa, da Universidade

Leia mais

PARCIAL DE PROFICIÊNCIA COM BASE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM.

PARCIAL DE PROFICIÊNCIA COM BASE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO Av. Professor Mario Werneck, nº 2590,

Leia mais

Processo Seletivo/2012-1

Processo Seletivo/2012-1 Processo Seletivo/2012-1 CADERNO DE QUESTÕES E RESPOSTAS VERIFICAÇÃO DE PERCEPÇÃO E APRECIAÇÃO MUSICAL (Reconhecimento, compreensão e análise de trechos musicais) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES 2. Assine

Leia mais

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Critérios para correção de textos ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Como podemos avaliar produções de texto? Avaliar textos é privilégio do professor de Língua Portuguesa? Ou deve

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 05/2017- PROEST Contratação temporária de Tradutores Intérprete de Libras

Leia mais

Regimento do Projeto. Laboratório de Exames de Proficiência em Língua Estrangeira (LEPLE)

Regimento do Projeto. Laboratório de Exames de Proficiência em Língua Estrangeira (LEPLE) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras Projeto de Extensão Integrado - DLLE Regimento do Projeto Laboratório de Exames

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ.

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. INSCRIÇÃO PERÍODO 03 de outubro a 27 de novembro de 2016. LOCAL: A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO: Para a confirmação da inscrição o candidato

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO Processo Seletivo de Candidatos à Matrícula na Educação Profissional Integrada com o Ensino Médio na Modalidade de Educação de

Leia mais

Não serão aceitas inscrições de candidatos matriculados em EJA.

Não serão aceitas inscrições de candidatos matriculados em EJA. CURSOS TÉCNICOS 1SEM16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CANDIDATOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CURSOS DIURNOS 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS ANEXO 1

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS ANEXO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS EDITAL Nº 01/2018 (SESSÃO DE ABRIL/2018) ANEXO 1 ATENÇÃO: Sugerimos leitura atenta e completa deste

Leia mais

2.2.3 Todos os selecionados deverão participar do treinamento no sábado dia 08/04/2017, às 09h no auditório do câmpus Anápolis.

2.2.3 Todos os selecionados deverão participar do treinamento no sábado dia 08/04/2017, às 09h no auditório do câmpus Anápolis. CHAMADA PÚBLICA Nº 1 /2017 / PROFEPT SELEÇÃO DE PESSOAL INTERNO E EXTERNO PARA TRABALHAR NA APLICAÇÃO DE PROVAS DO PROFEPT 2017 DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS IFG POLO CÂMPUS

Leia mais

Memorando Circular nº 02/2017 Comissão do Processo Seletivo IFBA 2018 Feira de Santana/BA, 04 de outubro de 2017.

Memorando Circular nº 02/2017 Comissão do Processo Seletivo IFBA 2018 Feira de Santana/BA, 04 de outubro de 2017. Memorando Circular nº 02/2017 Comissão do Processo Seletivo IFBA 2018 Feira de Santana/BA, 04 de outubro de 2017. De: Coordenação do Processo Seletivo-Campus Feira de Santana Para: Comunidade externa Assunto:

Leia mais

Onde se lê: Leia-se: Onde se lê:

Onde se lê: Leia-se: Onde se lê: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Gabinete da Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E/OU PSICOPEDAGOGIA

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E/OU PSICOPEDAGOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie

Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie Apresentação utilizada como material de apoio no evento Orientação Técnica sobre a recuperação paralela realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de

Leia mais

EDITAL 02/2019 ANEXO II. a) Este requerimento; b) Relatório ou laudo médico atualizado, datado, assinado e carimbado pelo médico.

EDITAL 02/2019 ANEXO II. a) Este requerimento; b) Relatório ou laudo médico atualizado, datado, assinado e carimbado pelo médico. EDITAL 02/2019 ANEXO II ATENÇÃO! Este formulário destina-se aos candidatos que necessitam de condições especiais para a realização da prova de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Português para Estrangeiros.

Leia mais

ANEXO II - A MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES A CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO/IBEG

ANEXO II - A MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES A CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO/IBEG ANEXO II - A MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES A CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO/IBEG Nos termos do EDITAL 01 CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO,

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

O Tradutor/Intérprete de Libras/Português (TILSP) no IFSP. Quem é o tradutor/intérprete de Libras/Português?

O Tradutor/Intérprete de Libras/Português (TILSP) no IFSP. Quem é o tradutor/intérprete de Libras/Português? O Tradutor/Intérprete de Libras/Português (TILSP) no IFSP Aline Ambrozio (TILSP) IFSP - Campus Jacareí Quem é o tradutor/intérprete de Libras/Português? O TILSP é o profissional com formação nível médio

Leia mais

Tais atividades estarão sob o controle da Coordenação PROSEL Campus Porto Seguro.

Tais atividades estarão sob o controle da Coordenação PROSEL Campus Porto Seguro. Seleção para atuar na aplicação das Provas do Processo Seletivo IFBA 2018 A Coordenação do PROSEL 2018 IFBA Campus Porto Seguro, vem por meio deste tornar público a seleção de pessoas que tenham interesse

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

Escola SENAI Oscar Lucio Baldan EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Escola SENAI Oscar Lucio Baldan EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Escola SENAI Oscar Lucio Baldan EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP 1º semestre de 2018 EDITAL DE PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 056/DDP/PRODEGESP/2016

EDITAL Nº 056/DDP/PRODEGESP/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA

Leia mais

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais.

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais. INSTRUÇÕES. Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa.. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação,

Leia mais

Manual do Coordenador Local de Aplicação e Assistente

Manual do Coordenador Local de Aplicação e Assistente 1. O Simulado DF O Simulado DF está inserido no Programa Por dentro dos Exames do Ensino Médio e tem como objetivo possibilitar aos s verificarem suas potencialidades e fragilidades quanto ao desempenho

Leia mais

ANEXO V EDITAL Nº. 01 TESTE SELETIVO DO MUNICIPIO DE DOM EXPEDITO LOPES- PI

ANEXO V EDITAL Nº. 01 TESTE SELETIVO DO MUNICIPIO DE DOM EXPEDITO LOPES- PI ANEXO V EDITAL Nº. 01 TESTE SELETIVO DO MUNICIPIO DE DOM EXPEDITO LOPES- PI MODELO DE REQUERIMENTO PARA CANDIDATO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU QUE NECESSITAM DE CUIDADOS ESPECIAIS REQUERIMENTO

Leia mais

CURSOS TÉCNICOS. Calendário Resumido. Divulgação do Local de Prova 10/11/2016. Aplicação da Prova 20/11/2016

CURSOS TÉCNICOS. Calendário Resumido. Divulgação do Local de Prova 10/11/2016. Aplicação da Prova 20/11/2016 CARTILHA DO PROCESSO SELETIVO IFBA 2017 CURSOS TÉCNICOS Calendário Resumido Período de Inscrição 22/07 a 15/09/2016 Divulgação do Local de Prova 10/11/2016 Aplicação da Prova 20/11/2016 Publicação da Lista

Leia mais

LEIA O EDITAL. Leia com atenção as orientações para garantir sua regularidade perante o Enade, colar grau e receber seu diploma de conclusão de curso.

LEIA O EDITAL. Leia com atenção as orientações para garantir sua regularidade perante o Enade, colar grau e receber seu diploma de conclusão de curso. LEIA O EDITAL Se seu nome está na listagem s alunos habilitas para o Ena 2018, consulte o portal Inep no enreço http://portal.inep.gov.br e acesse o nº 40, 19 junho 2018. Leia com atenção as orientações

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Esta prova tem questões com desenhos, palavras e números que se baseiam em situações do dia-a-dia. 2. Para responder a cada uma dessas que

ATENÇÃO: 1. Esta prova tem questões com desenhos, palavras e números que se baseiam em situações do dia-a-dia. 2. Para responder a cada uma dessas que PREFEITURA MUNICIPAL DE PATROCÍNIO Concurso Público EDITAL N. 01/2009 AUXILIAR DE SERVIÇOS CARGO 101 TÉCNICA DE APLICAÇÃO DA PROVA INSTRUÇÕES GERAIS: APLICADOR RECOMENDAÇÃO BÁSICA: Falar sempre clara e

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

Curso de Aprendizagem Industrial

Curso de Aprendizagem Industrial Curso de Aprendizagem Industrial Auxiliar de linha de produção 800 horas (Duração do curso: 1 ano) Turno: Integral (das 7h às 11h e das 13h às 17h ou das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h) 1. Das Inscrições

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/2019 - UFGD A COORDENADORA DO CENTRO DE SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS,

Leia mais

São requisitos para que o candidato oriundo da Rede Pública se beneficie com o Argumento de Inclusão:

São requisitos para que o candidato oriundo da Rede Pública se beneficie com o Argumento de Inclusão: O candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa (CPF) e Documento de Identificação. A inscrição será realizada das 08 horas do dia 11 de agosto até as 23h59min do dia 31 de agosto de 2008.

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Centro de Letras e Artes CLA Faculdade de Letras FL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Centro de Letras e Artes CLA Faculdade de Letras FL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Centro de Letras e Artes CLA Faculdade de Letras FL EDITAL DO PROGRAMA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DE APOIO À ACESSIBILIDADE - PROACESS/FL Edital nº 01 / 2018

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2017 INFORMAÇÕES: Secretaria Acadêmica / Faculdade Iguaçu. Av. Botucaris, nº Telefone: (46)

MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2017 INFORMAÇÕES: Secretaria Acadêmica / Faculdade Iguaçu. Av. Botucaris, nº Telefone: (46) MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2017 INFORMAÇÕES: Secretaria Acadêmica / Faculdade Iguaçu Av. Botucaris, nº 1590 Telefone: (46) 3552-1464 WATSAPP: (46) 9903 6975 E-mail: secretaria@faculdadeiguacu.edu.br

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Nos termos do subitem do Edital, as instruções constantes nos Cadernos de Questões das Provas Objetiva e Dissertativa, na

ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Nos termos do subitem do Edital, as instruções constantes nos Cadernos de Questões das Provas Objetiva e Dissertativa, na CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2009 ANALISTA DE GESTÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE-AGAS NÍVEL III GRAU A ARQUITETURA / ARQUITETURA HOSPITALAR Código 501 CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA ATENÇÃO Leia as instruções

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 4 5 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local

Leia mais

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: ANATOMIA PATOLÓGICA E CITOLÓGICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: ANATOMIA PATOLÓGICA E CITOLÓGICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

EDITAL 002/ ATENÇÃO: Leia atentamente este Edital antes de realizar sua inscrição.

EDITAL 002/ ATENÇÃO: Leia atentamente este Edital antes de realizar sua inscrição. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EDITAL 002/ 2017 ATENÇÃO: Leia atentamente este Edital antes de realizar sua inscrição. A Coordenação da Faculdade de Língua Inglesa, do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS ANEXO 1

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS ANEXO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS EDITAL Nº 02/2016 (SESSÃO DE NOVEMBRO/2016) ANEXO 1 ATENÇÃO: É necessária a leitura atenta deste

Leia mais

O QUE É O ENADE? É um dos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação instituído pelo Ministério da Educação e com aplicação anual.

O QUE É O ENADE? É um dos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação instituído pelo Ministério da Educação e com aplicação anual. CARTILHA 2018 A CARTILHA tem o objetivo de informar e orientar os alunos da Faculdade Damásio sobre o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes Enade. Caso você tenha qualquer dúvida após

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017 VESTIBULAR AGENDADO PARA O 1º SEMESTRE/2018 E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS

EDITAL Nº 06/2017 VESTIBULAR AGENDADO PARA O 1º SEMESTRE/2018 E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS EDITAL Nº 06/2017 VESTIBULAR AGENDADO PARA O 1º SEMESTRE/2018 E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS O Diretor Geral da Faculdade Alfa América, obedecendo ao que dispõe a Lei nº 9.394/96 e atos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 05/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

PETROGRAFIA E GEOLOGIA

PETROGRAFIA E GEOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Gabinete da Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM Caderno de Questões PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM realização S18 - Médico Clínico Geral AT E N Ç Ã O 1. O caderno de questões contém 20 questões de múltipla-escolha, conforme distribuição abaixo,

Leia mais

FACULDADE VALE DO SALGADO ICÓ CEARÁ

FACULDADE VALE DO SALGADO ICÓ CEARÁ PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2018.2 Edital n.º 06/2018 O Diretor Presidente da Faculdade Vale do Salgado, torna público para conhecimento dos interessados, o presente edital com abertura de inscrição e normas

Leia mais

FISIOTERAPEUTA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

FISIOTERAPEUTA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate Manualal Corporate Sumário Tipos de Usuários... 3 Página Principal... 4 Controle de Ordem de Serviço... 5 Meus Dados... 6 Meus Dados (Guia Passageiros)...7 Meus Dados (Guia Dados de Acesso)... 8 Meus Dados

Leia mais