Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail"

Transcrição

1 Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. Validação do ESG Lab Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail Implemente facilmente um componente modular dimensionável de TI com desempenho e confiabilidade de nível empresarial. Por Mike Leone, analista sênior do ESG Lab Junho de 2016 Este relatório do ESG Lab foi encomendado pela EMC e é distribuído sob licença do ESG.

2 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 2 Índice Introdução... 3 Histórico... 3 Dispositivo hiperconvergente VxRail... 4 Validação do ESG Lab... 5 Implementação e escalabilidade... 5 Desempenho... 8 Alta disponibilidade e confiabilidade Destaques de validação do ESG Lab Questões a considerar A grande verdade Apêndice Relatórios do ESG Lab: O objetivo dos relatórios do ESG Lab é educar os profissionais de TI sobre produtos de tecnologia de datacenter para empresas de todos os portes e tipos. Os relatórios do ESG Lab não se destinam a substituir o processo de avaliação que deve ser realizado antes de tomar decisões de compra, mas sim a apresentar percepções sobre essas tecnologias emergentes. Nosso objetivo é apresentar alguns dos recursos/funções mais valiosos dos produtos, mostrar como eles podem ser usados para resolver problemas reais dos clientes e identificar as áreas que necessitam de melhorias. A perspectiva especialista externa do ESG Labs está baseada em nossos próprios testes práticos, bem como em entrevistas com clientes que utilizam esses produtos em ambientes de produção.

3 Introdução Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 3 Este relatório de validação do ESG Lab documenta os resultados de testes práticos recentes com o dispositivo hiperconvergente EMC VxRail. Os testes se concentraram em simplicidade de implementação, capacidade de gerenciamento, funcionalidade scale-out simples, desempenho e confiabilidade. Histórico Conforme as organizações continuam a virtualizar suas infraestruturas para atingir níveis mais elevados de eficiência operacional, a disseminação de VMs e a utilização de recursos são dois fatores essenciais que podem rapidamente criar o caos para administradores de TI. Em infraestruturas com silos de recursos, quando há vários administradores a cargo de partes diferentes da infraestrutura, a complexidade continua a crescer junto com as organizações e os conjuntos de dados de missão crítica. Isso se torna ainda mais verdadeiro em ambientes de missão crítica dinâmicos, nos quais um erro ou uma falha pode afetar de modo significativo um aplicativo, a experiência do usuário final ou, no pior dos casos, a receita da empresa. O impacto das infraestruturas convergentes sobre a TI é profundo. 85% dos respondentes de uma pesquisa recente da ESG já usam ou planejam usar uma solução hiperconvergente dentro dos próximos meses. 1 Embora esse número pareça alto, ele não é surpreendente. A ESG também pediu para as organizações identificarem quais fatores os levaram a implementar ou considerar a implementação de uma solução com tecnologia hiperconvergente. Conforme mostra a Figura 1, a lista de resposta abrange praticamente todos os aspectos do ciclo de vida da tecnologia. Seja pela melhoria do serviço e suporte, por mais escalabilidade e por maior agilidade do provisionamento de VMs ou pelo gerenciamento simplificado e pela velocidade/facilidade de implementação, as organizações estão adotando rapidamente as tecnologias hiperconvergentes, seja para agregar aplicativos de negócios essenciais ou para aproveitar o menor custo inicial para começar a utilizar a virtualização. Figura 1. Dez principais fatores que incentivam a implementação de soluções com tecnologia hiperconvergente 1 Fonte: relatório de pesquisa da ESG, The Cloud Computing Spectrum, from Private to Hybrid, março de Todos os gráficos e referências de pesquisas da ESG nesta validação de laboratório foram tirados desse relatório de pesquisa.

4 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 4 Dispositivo hiperconvergente VxRail O dispositivo hiperconvergente VxRail é uma arquitetura de nó em cluster que integra computação, armazenamento e virtualização em uma infraestrutura única. Servindo como oferta inicial da plataforma de infraestrutura convergente da VCE, o dispositivo VxRail converge recursos comuns de TI em um componente modular scale-out. O elemento central do dispositivo é a simplicidade, algo que facilita e agiliza a implementação, o gerenciamento, a escalabilidade e a manutenção. A arquitetura subjacente aproveita o Software-Defined Storage em vários nós para fornecer pontos iniciais de baixo custo para organizações que desejam começar com pouco e expandir. Ao mesmo tempo, ela lida com dispositivos de missão crítica em ambientes de produção. Cada dispositivo VxRail contém quatro nós de servidor, com armazenamento com conexão direta e interconexões de 10 GB prontas para conexão. Uma arquitetura de sistema distribuído serve como base para o dispositivo, que usa a tecnologia VMware para virtualizar a computação, o armazenamento e o sistema de rede em cada um dos nós configurados como host ESXi. Especificamente no caso do armazenamento, o software VMware Virtual SAN é aproveitado para agrupar o armazenamento de cada nó em pools. Começando com um dispositivo único 2U, as implementações podem ter até 16 dispositivos (64 nós). Cada dispositivo oferece flexibilidade na configuração disponível de computação, memória e armazenamento para atender às necessidades dos clientes. Os modelos híbridos consistem em SSD e HDD para equilibrar desempenho e capacidade, mas há configurações totalmente flash disponíveis para maximizar o desempenho e os recursos de eficiência de dados, como codificação de eliminação, desduplicação e compactação. Figura 2. Dispositivo hiperconvergente VxRail Para gerenciamento, o VxRail vem acompanhado por uma plataforma para simplificar as tarefas comuns, ao mesmo tempo que proporciona granularidade de gerenciamento quando necessário. Além do VMware vcenter, que é uma interface de gerenciamento familiar, há duas interfaces adicionais disponíveis: VxRail Manager e VxRail Manager Extension, ambas com conexão ao vcenter para exibir informações semelhantes relacionadas a VMs. O VxRail Manager ajuda a automatizar a configuração de VMs, ao mesmo tempo que auxilia no gerenciamento e no monitoramento do ambiente VMware. Ele conta com recursos como exibição de métricas do ambiente em tempo real relacionadas à utilização de recursos. O VxRail Manager Extension oferece uma visualização mais granular do dispositivo em si e inclui visualizações de componentes e monitoramento de integridade. A extensão também conta com um mercado de software on-line para acesso fácil a produtos de software da EMC.

5 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 5 Validação do ESG Lab O ESG Lab realizou uma avaliação prática e testes do VxRail nas instalações da EMC, em Hopkinton, Massachusetts. Os testes foram projetados para demonstrar a facilidade de implementação, a escalabilidade, o desempenho e a confiabilidade usando ferramentas e metodologias padrão do setor. Implementação e escalabilidade O ESG Lab validou o modo como o VxRail simplificou o gerenciamento do ciclo de vida da infraestrutura. Nessa fase dos testes, o ESG Lab se concentrou na implementação, na redução da complexidade de gerenciamento e na simplificação da escalabilidade, fatores que ajudam a melhorar a eficiência operacional das organizações de TI. Começando com um dispositivo VxRail único que já estava instalado em rack e cabeado, o ESG Lab executou o processo de implementação. O dispositivo vem pré-embalado com o software. Por isso, uma vez conectado à rede e ligado, o ESG Lab, simplesmente navegou até o endereço IP no guia de implementação fornecido pela EMC. A Figura 3 mostra uma exibição da GUI durante o primeiro log-in no dispositivo. Partiu-se do pressuposto de que todo o sistema de rede interno, inclusive switches e gerenciamento de VLAN, já estava configurado, o que é representado pelas caixas de seleção azuis. Figura 3. Primeira navegação no dispositivo O botão next levou ao início do processo de implementação do dispositivo. Duas opções são apresentadas: etapa por etapa ou arquivo de configuração. O processo etapa por etapa passa por uma série de etapas guiadas para implementar o dispositivo. Já o arquivo de configuração aproveita um arquivo JSON gerado automaticamente com base nas informações do cliente especificadas em uma planilha Excel. A planilha de Excel é enviada aos clientes antes do recebimento do dispositivo físico. Isso dá a eles tempo para alocar endereços IP e configurar outras informações da rede. O ESG Lab selecionou a opção etapa por etapa e deu sequência ao processo de implementação em sete etapas. Primeiro, foram especificadas as informações gerais do sistema, inclusive configurações globais relacionadas ao fuso horário e ao servidor DNS. É possível digitar informações adicionais opcionais a fim de incluir configurações de proxy HTTP ou Active Directory. Em seguida, foram definidas as configurações de gerenciamento. Isso incluiu a especificação de nomes de host do ESXi, vcenter Server e VxRail Manager, além dos endereços IP de cada um. Obs.: a verificação de erros durante todo o processo está ocorrendo em segundo plano para garantir a especificação das informações corretas. A Figura 4 mostra uma exibição das etapas de configuração.

6 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 6 Figura 4. Implementação etapa por etapa A próxima série de etapas de configuração se concentrou estritamente nas informações de configuração da VMware. Foram especificadas informações sobre o VMware vmotion, inclusive endereços IP inicial e final, máscara de rede e ID da VLAN. Isso garante que as máquinas virtuais continuam on-line e em operação total durante tempo de inatividade planejado ou não planejado. As informações sobre o endereço IP da SAN virtual foram especificadas para habilitar a funcionalidade de Software-Defined Storage no dispositivo. As informações de rede de VMs foram adicionadas para permitir a configuração de VMs sem conflitos na mesma rede. A última etapa antes da validação concentra-se na configuração de informações de registro e do VxRail Manager Extension. O ESG Lab selecionou o vrealize Log Insight como plataforma de gerenciamento de registros e análises de todos os recursos em execução no dispositivo VxRail. O ESG Lab também configurou o VxRail Manager Extension, que aproveita o vrealize para capturar e visualizar eventos em tempo real usando uma interface intuitiva. Por fim, o ESG Lab clicou em Validate para analisar e validar automaticamente todas as informações de implementação especificadas, de modo a garantir a ausência de endereços IP duplicados. Também é possível visualizar um arquivo de log durante o processo de validação. Após a conclusão da validação, é disponibilizada uma nova opção de construção do VxRail. Esse processo consiste em construir as quatro VMs de serviço usadas para gerenciar e manter o VxRail: vcenter, VxRail Manager, VxRail Manager Extension e vrealize Log Insight. Durante o processo de construção, é exibida uma barra de conclusão com porcentagem, além de informações sobre o item sendo construído no momento. Uma exibição do progresso é mostrada na Figura 5, que apresenta o processo de construção 3% concluído e diz que o vcenter Server está sendo implementado nesse momento. O ESG Lab ficou impressionado com o processo geral de implementação. Desde o log in inicial e a especificação de informações até a validação e a construção do VxRail, tudo foi concluído em apenas 20 minutos. Figura 5. Construindo o dispositivo VxRail

7 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 7 O ESG Lab fez log-in no vcenter quando o sistema concluiu o processo de construção e validou que todos os elementos foram construídos corretamente, inclusive os nós físicos e as quatro VMs de serviço. O armazenamento também foi visualizado e exibiu o datastore VSAN, que consiste em grupos de quatro discos para cada nó físico combinado, totalizando mais de 20 TB de capacidade disponível. A interface do VxRail Manager também foi visualizada e exibiu informações relacionadas à integridade de cada nó, com linhas do tempo de integridade contendo informações históricas e informações em tempo real relacionadas a medições de desempenho importantes, como I/O por segundo, utilização de CPU e utilização de memória. Além disso, os clientes podem aproveitar o vrealize Log Insight para exibir uma auditoria completa do dispositivo, que inclui informações importante sobre integridade e medição de desempenho. Nesse momento, o ESG Lab também fez log-in no VxRail Manager Extension para informar detalhes sobre o vcenter. Foi disponibilizada uma exibição mais granular do dispositivo, com visualizações de cada nó e de seus componentes. O Extension também conta com um mercado que permite que os clientes façam download de aplicativos específicos aos seus clusters, como EMC RecoverPoint para VMs, CloudArray Virtual Edition e vsphere Data Protection. A última parte do teste nessa fase Figura 6. Escalabilidade do dispositivo VxRail foi a validação da capacidade de scale-out simples e rápido do dispositivo. Após a montagem e conexão do dispositivo VxRail na rede, ele foi ligado. A interface do VxRail Manager exibiu rapidamente uma notificação no canto inferior direito da interface alertando o ESG Lab que um novo dispositivo foi detectado. Em alguns minutos, quatro marcas de verificação verdes foram exibidas, verificando que os nós do novo dispositivo eram válidos. Com um simples clique em Add VxRail Appliance, teve início o processo de adição de novo dispositivo, que envolveu apenas a digitação da senha do ESXi. Obs.: durante a implementação inicial do primeiro dispositivo, um grande intervalo de endereços IP foi alocado ao dispositivo. Durante a adição de um novo dispositivo, esse intervalo de endereços IP foi suado como um pool a ser fornecido aos dispositivo recém-adicionados. Quando um intervalo não é grande o suficiente, uma caixa de configuração permite que os administradores de TI especifiquem endereços IP para cada nó do novo dispositivo. O ESG Lab ficou impressionado com o tempo de adição de um novo dispositivo: apenas cinco minutos. Isso foi verificado por meio das interfaces de gerenciamento, que exibiram os novos nós físicos e o dobro de capacidade disponível. A Figura 6 mostra uma exibição das caixas de seleção, da tela de configuração e da validação do dispositivo recém-adicionado.

8 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 8 Desempenho Por que isso é importante A facilidade e a velocidade de implementação apareceram na lista dos dez fatores mais citados que levam as organizações a implementar soluções com tecnologia hiperconvergente. O motivo disso é que a implementação de uma infraestrutura virtualizada tradicional pode ser bastante complexa, exigindo coordenação entre vários administradores de TI com funções e responsabilidades diferentes. Isso apenas na implementação inicial. Assim que os aplicativos e conjuntos de dados existentes ultrapassam a capacidade dos recursos inicialmente provisionados, a escalabilidade torna-se uma preocupação, pois os administradores de TI precisam ser extremamente cuidadosos para não afetar negativamente toda a infraestrutura enquanto lidam com as questões de escalabilidade de cargas de trabalho específicas. O ESG Lab validou a simplicidade do processo de implementação de um dispositivo VxRail. Após ligar o dispositivo e passar pelas etapas da implementação guiada, foi possível deixar um VxRail completamente operacional em apenas 20 minutos. A interface intuitiva do VxRail Manager serviu como um painel de controle de acesso para monitoramento geral de desempenho e integridade. Já o VxRail Manager Extension forneceu detalhes granulares sobre o hardware e ofereceu um mercado on-line para fazer download de produtos de software adicionais de suporte da EMC. O ESG Lab ficou impressionado com a simplicidade de scale-out da solução hiperconvergente. Em apenas cinco minutos, o ESG Lab ligou e implementou um dispositivo adicional; os recursos recém-adicionados ficaram disponíveis para consumo. O ESG Lab validou a flexibilidade do VxRail para proporcionar altos níveis de desempenho sustentável. A ferramenta VMware HCIBench (referência de infraestruturas hiperconvergentes) foi usada para testar várias cargas de trabalho comuns a organizações de qualquer porte. O HCIBench aproveita a comprovada ferramenta de comparativo Vdbench como gerador subjacente de cargas de trabalho. Ela conta com funcionalidades adicionais e automação para ser executada com facilidade em um datastore de SAN virtual da VMware. A ferramenta é entregue como OVA (Open Virtualization Appliance, dispositivo aberto de virtualização) que inclui diversos componentes necessários para testes. São instalados modelos de VM controladora e VM de teste Linux. A VM controladora vem com o RVC (Ruby vsphere Console), Virtual SAN Observer, um pacote de automatização e arquivos de configuração. Além disso, tem oito vcpus, 8 GB de RAM, 20 GB para VMDK de SO executando CentOS bits e 200 GB para VMDK de registro. Obs.: a VM controladora é implementada em uma instância do ESXi fora do dispositivo. Por isso, ela precisa ter comunicação total com as instâncias ESXi do VxRail, além das VMs de teste. Cada modelo de VM de teste do Vdbench contém vcpus, 4 GB de RAM, 2 GB de VMDK de SO executando Ubuntu LTS 32 bits e VMDK de dados definido pelo usuário. O workflow de execução dos testes começa com a implementação das VMs guest do Vdbench. Após a implementação, o armazenamento VMDK é inicializado e o Vdbench é executado para transferir seu arquivo de parâmetros para cada VM testada. Em seguida, o Virtual SAN Observer é iniciado antes do início do teste. Assim que o teste começa, o Virtual SAN Observer coleta medições de desempenho como I/O por segundo, throughput e tempos de resposta, agregando os resultados para análise seja para fazer benchmark da solução ou para solucionar problemas. O ESG Lab realizou a auditoria dos resultados de desempenho executados pela EMC. Para o teste, foi usado 1 VxRail 160 contendo 4 nós, cada um com 2 CPUs Intel Xeon E v3 a 2,40 GHz, 256 GB de RAM, 1 SSD de 800 GB, 5 HDDs de 1,2 TB, a construção GA da imagem de ouro do VxRail e o VMware ESXi 6.0 U1a. O cache total era de GB, sendo que GB estavam alocados como cache de leitura e os 894 restantes estavam alocados para buffering de gravação. Em cada nó físico foram implementadas 8 VMs de teste com 4 VMDKs cada, totalizando 32 VMs de teste para o dispositivo. A Figura 7 mostra uma exibição do banco de teste.

9 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 9 Figura 7. Banco de teste de desempenho A carga de trabalho consistiu em uma combinação de operações aleatórias de I/O de leitura e gravação, começando com leituras puras e ajustando a proporção de leitura:gravação até a obtenção de uma carga de trabalho de gravação pura. Essa metodologia serviu como um modo de estabelecer a linha de base do dispositivo com o objetivo de compreender características iniciais de desempenho. Esses testes não representam de maneira alguma números ideais. É muito provável que uma personalização pode levar a níveis ainda maiores de desempenho dependendo da carga de trabalho e da configuração. Um modo de atingir um nível maior de desempenho é ajustar o número de solicitações pendentes. Para fins deste teste, foram usadas oito solicitações pendentes. Para cada teste, houve o monitoramento de I/O por segundo e tempos de resposta. I/O por segundo representa a quantidade de operações de I/O que podem ser processadas pelo armazenamento subjacente. Já o tempo de resposta serve como medida da rapidez de atendimento de uma operação de I/O. O tempo de resposta (ou latência) é uma medida essencial quando se tenta caracterizar a experiência do usuário final, pois quanto mais tempo uma operação de I/O demora para ser concluída, mais tempo um usuário final ou aplicativo aguarda até passar para a próxima operação. A Figura 8 e a Tabela 1 mostram uma exibição dos resultados. Figura 8. Caracterização de I/O do VxRail

10 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 10 Tabela 1. Caracterização de I/O do VxRail Taxa de leitura/gravação 100:0 90:10 80:20 70:30 I/O por segundo/nó I/O por segundo/dispositivo Latência (ms) Por que isso é importante Os problemas de desempenho continuam a ser uma grande preocupação das organizações, impedindo que elas virtualizem seus aplicativos. Essa hesitação se deve à percepção de que a virtualização, além de aumentar a sobrecarga, ainda impede a escalabilidade do desempenho. Uma pesquisa da ESG mostra que as preocupações de desempenho relacionadas à localidade dos dados foi a principal resposta para a pergunta sobre preocupações organizacionais a respeito da implementação de soluções com tecnologia hiperconvergente. A falta de flexibilidade no dimensionamento foi a segunda resposta mais citada. O ESG Lab confirmou que um dispositivo hiperconvergente VxRail atingiu facilmente níveis de desempenho mais do que aceitáveis para lidar com aplicativos de negócios comuns. Os testes de linha de base de desempenho mostraram que o dispositivo atingiu mais de I/O por segundo em um único dispositivo para leituras puras. Já as cargas de trabalho que simularam bancos de dados OLTP comuns (com leituras e gravações) tiveram em média I/O por segundo. Também é importante mencionar as medições de latência, que apresentaram tempos de resposta constantemente baixos, sem exceder 5 ms. Essa combinação de grande número de I/O por segundo e baixos tempos de resposta chamam a atenção de organizações de todos os portes que desejam atender ao requisito de desempenho de aplicativos e entregar experiências positivas aos usuários finais.

11 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 11 Alta disponibilidade e confiabilidade O ESG Lab validou a confiabilidade e os recursos de alta disponibilidade do VxRail ao garantir a permanência de uma carga de trabalho on-line com várias falhas de componente simuladas. Nesta fase do teste, foi usada uma VM com Windows 7. O VxRail Manager Extension foi executado e, quando clicamos na guia Physical, foi mostrada uma exibição dos dois dispositivos, além de marcas de verificação verdes ao lado de ambos. Isso representou a integridade dos sistemas. Após fazer log-in na VM, o Windows Media Player foi iniciado e um vídeo em HD foi reproduzido em modo de repetição. O ESG Lab observou a frente do dispositivo físico e testemunhou a atividade do disco no nó atendendo à VM. A Figura 9 mostra uma exibição da interface do VxRail Manager Extension e do vídeo no meio da reprodução. Figura 9. Dispositivo íntegro por meio do VxRail Manager Extension Em seguida, o ESG Lab começou a simular a falha de componentes enquanto monitorava a reprodução. O objetivo era que o vídeo continuasse a ser reproduzido mesmo com todas as falhas. Três componentes falharam durante esta fase do teste. Houve uma pequena interrupção entre cada falha para permitir que a interface exibisse o componente com defeito. Primeiro, houve a desconexão de uma interconexão de nó. Em seguida, um cabo de energia foi removido. Por fim, um disco foi retirado do grupo de discos ativos. A reprodução de vídeo foi monitorada em cada falha e, como esperado, o vídeo continuou a ser reproduzido após as falhas. Conforme mostra a Figura 10, o VxRail Manager Extension exibiu o número 3 em um círculo vermelho na guia Health, representando a quantidade de falhas do dispositivo. Também foram exibidas as partes frontal e traseira do dispositivo, com destaques vermelhos sobre os componentes com falha ou afetados.

12 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 12 Figura 10. Falhas de componentes no VxRail Manager Extension Para garantir a funcionalidade correta da arquitetura, o ESG Lab levou o teste de confiabilidade mais adiante e deliberadamente quebrou o dispositivo. Isso foi feito por meio da remoção de mais uma unidade do mesmo nó no dispositivo. Como esperado, a falha em duas unidades do mesmo nó que reproduzia o vídeo levou à interrupção na reprodução. Quando as unidades foram reinseridas e o processo de recriação foi concluído, o ESG Lab foi capaz de iniciar a VM novamente a retomar a reprodução. Obs.: os tempos de recriação estão diretamente relacionados ao tamanho das unidades e à configuração subjacente. Por que isso é importante Quando há algo errado em um ambiente virtual, os problemas podem ficar fora de controle rapidamente. Isso ocorre principalmente em ambientes grandes e dinâmicos, nos quais uma única falha pode afetar toda a infraestrutura. Com a tranquilidade de saber que os componentes são redundantes para garantir alta disponibilidade e com o benefício comum da simplicidade de gerenciamento dos sistemas hiperconvergentes, as organizações podem diagnosticar a lidar rapidamente com qualquer problema antes que ele afete os negócios ou cause tempo de inatividade. O ESG Lab confirmou os recursos de alta disponibilidade e confiabilidade do dispositivo hiperconvergente VxRail executando a arquitetura de SAN virtual VMware. Os componentes redundantes e os recursos compartilhados garantiram a reprodução on-line do vídeo em HD em um dispositivo de quatro nós mesmo com a falha sistemática dos componentes. Além disso, uma visualização granular do sistema e a rápida exibição de alertas de integridade com os locais das falhas nos componentes físicos permitiram uma identificação mais rápida das falhas e a posterior correção destas.

13 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 13 Destaques de validação do ESG Lab O ESG Lab implementou um dispositivo hiperconvergente em apenas 20 minutos. A interface intuitiva atuou como um guia de fácil compreensão e a automatização da implementação foi realizada pelos produtos de software da EMC e da VMware. As visualizações detalhadas do sistema e dos componentes subjacentes simplificaram o gerenciamento. Já a interface intuitiva ofereceu detalhes granulares que chamam a atenção de uma ampla variedade de administradores de TI com níveis diferentes de expertise. O scale-up da implementação foi muito rápido: levou apenas cinco minutos. O novo dispositivo foi detectado automaticamente e, com apenas alguns cliques, os recursos recém-adicionados estavam disponíveis para uso. O teste de linha de base de desempenho gerou resultados mais do que aceitáveis de I/O pro segundo em um dispositivo único. Os tempos de resposta não excederam 5 ms conforme as proporções de leitura:gravação variaram de leituras puras a gravações puras. O teste de confiabilidade comprovou os recursos de alta disponibilidade do dispositivo VxRail. A reprodução do vídeo em HD continuou sem interrupções mesmo com a simulação de várias falhas de componentes. Questões a considerar Todos os testes de desempenho foram realizados em um ambiente controlado. O desempenho do dispositivo VxRail em um ambiente de produção ativo pode variar. Além disso, os resultados apresentados neste relatório representam a linha de base de desempenho sem personalizações. O ESG Lab acredita que é possível atingir níveis ainda mais altos de desempenho quando o dispositivo é personalizado para um aplicativo ou ambiente específico. No momento dos testes do ESG Lab, o VxRail Manager e o VxRail Manager Extension exigiram interfaces separadas. Na próxima versão, a EMC combinará a funcionalidade e a visibilidade das duas interfaces de gerenciamento em uma interface do usuário única e unificada. Um recurso interessante e que o ESG Lab considerou conveniente foi a capacidade de realizar um desligamento limpo de toda a infraestrutura virtualizada diretamente por meio da interface de gerenciamento do VxRail, inclusive todas as VMs e o vcenter. Esse recurso pode facilitar muito as vidas dos administradores de TI, que precisam lidar com desligamentos planejados para manutenção de ambientes laboratoriais ou com a mudança de local de uma empresa ou unidade de negócios.

14 Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 14 A grande verdade As infraestruturas hiperconvergentes simplificaram drasticamente a adoção da virtualização. A facilidade de implementação, o gerenciamento simplificado, a funcionalidade scale-out e o baixo custo inicial são argumentos convincentes para começar com pouco e expandir conforme necessário. Usando um pacote com infraestrutura consolidada, os administradores de TI não precisam se preocupar com as tarefas banais relacionadas ao gerenciamento de recursos distintos responsáveis por impulsionar a infraestrutura virtualizada. Assim, eles podem se concentrar em questões mais importantes. E esses benefícios continuarão melhorando à medida que a tecnologia continuar a amadurecer a ser adotada pelos departamentos de TI. O dispositivo hiperconvergente VxRail é um esforço conjunto entre dois fornecedores de tecnologia líderes do setor: EMC e VMware. A solução pré-integrada, pré-configurada e pré-testada aproveita o software hiperconvergente da VMware e as interfaces de gerenciamento comuns do VMware vcenter Server. Isso proporciona uma experiência VMware comum e familiar, ao mesmo tempo que traz flexibilidade na implementação e no gerenciamento. Os clientes ficam tranquilos sabendo que o VxRail vem por padrão com recursos e funções de nível empresarial, desenvolvidos e implementados pela EMC e pela VMware. Entre esses recursos, estão a compactação, a desduplicação, a replicação e os serviços de backup. Com isso, é possível criar um ambiente de Software-Defined Data Center resistente e totalmente virtualizado, pronto para lidar com os rígidos contratos de nível de serviço atualmente tão comuns nas organizações. O ESG Lab validou a simplicidade de implementação, a facilidade de gerenciamento, os recursos para scale-out rápido, o desempenho de nível empresarial e a alta disponibilidade de um dispositivo VxRail. A configuração e implementação iniciais levaram apenas 20 minutos, desde que o dispositivo foi ligado até a criação de uma VM acessível. Os assistentes intuitivos guiaram o ESG Lab por todo o processo. Além disso, as diversas interfaces de gerenciamento forneceram exibições da implementação. A funcionalidade scale-out foi incrivelmente simples; a adição de um novo nó levou apenas cinco minutos. A auditoria de desempenho revelou resultados mais do que aceitáveis de I/O por segundo e tempos de resposta. Já os testes de alta disponibilidade comprovaram que as cargas de trabalho podem aguentar diversas falhas sem sacrificar o desempenho. Com a abordagem tradicional de TI, o tempo necessário para planejar, implementar, instalar, configurar e validar uma infraestrutura virtualizada pode ser de meses devido aos recursos distintos e à complexidade de gerenciamento. A EMC e a VCE reduzem essa complexidade, eliminando-a completamente em alguns casos. Embora o Software-Defined Data Center pareça fora de alcance para muitas organizações, a EMC e a VCE desenvolveram uma solução conjunta com o mecanismo que faz disso uma realidade: o dispositivo hiperconvergente VxRail.

15 Apêndice Validação de laboratório: Plataformas convergentes da EMC: dispositivo VxRail 15 Tabela 2. Banco de teste do ESG Lab Detalhes da VM guest do HCIBench Sistema operacional: Ubuntu LTS 32 bits CPU: 4 vcpus RAM: 4 GB Tamanho do VMDK de SO: 8 GB Número de VMs: 32 (8/nó) VMDKs: 16 (4/nó) Detalhes do VxRail Modelo: VxRail 160 Processador/nó: 2 CPUs Intel Xeon E v3 a 2,4 GHz Memória/nó: 256 GB SSD/nó: 1 de 800 GB HDD/nó: 5 de 1,2 TB Imagem de ouro do VxRail: RTM/construção GA Versão do ESXi: VMware ESXi 6.0 U1a Tamanho total da camada de cache: GB Cache de leitura: GB (70% do total) Buffer de gravação: 894 GB (30% do total) FTT: 1 Todas as marcas comerciais são propriedade de suas respectivas empresas. As informações contidas nesta publicação foram obtidas de fontes que o ESG considera confiáveis, mas não são garantidas pelo ESG. Esta publicação pode conter opiniões do ESG, que estão sujeitas a mudanças de tempos em tempos. Esta publicação é protegida por direitos autorais do The Enterprise Strategy Group, Inc. Qualquer reprodução ou redistribuição integral ou parcial desta publicação, seja em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro formato, para pessoas não autorizadas a recebê-la e sem o consentimento expresso do The Enterprise Strategy Group, Inc. representa uma violação da lei de direitos autorais dos Estados Unidos e estará sujeita a uma ação por danos civis e, se aplicável, a processo criminal. Em caso de dúvida, entre em contato com o departamento de atendimento ao cliente do ESG nos Estados Unidos pelo telefone +1 (508) O Enterprise Strategy Group é uma empresa de análise, pesquisa, validação e estratégia de TI que oferece percepções práticas e inteligência de mercado para a comunidade global de TI. contact@esg-global.com T. +1 (508)

REDEFINA A SIMPLICIDADE PRINCIPAIS MOTIVOS: EMC VSPEX BLUE PARA AMBIENTES VIRTUALIZADOS

REDEFINA A SIMPLICIDADE PRINCIPAIS MOTIVOS: EMC VSPEX BLUE PARA AMBIENTES VIRTUALIZADOS REDEFINA A SIMPLICIDADE ÁGIL. DIMENSIONÁVEL. CONFIÁVEL. PRINCIPAIS MOTIVOS: EMC VSPEX BLUE PARA AMBIENTES VIRTUALIZADOS Redefina a simplicidade: ágil, dimensionável e confiável. Os clientes corporativos

Leia mais

Transformação hiperconvergente: noções básicas sobre o SDDC (Software Defined Data Center)

Transformação hiperconvergente: noções básicas sobre o SDDC (Software Defined Data Center) Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. White paper Transformação hiperconvergente: noções básicas sobre o SDDC (Software Defined Data Center) Por Colm Keegan, analista sênior do ESG Fevereiro

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018 Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos Termo de Referência nº 7/2018 Agosto, 2018 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos deste documento... 3 1.2. Confidencialidade... 3 2. Descrição dos Recursos

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

DATA PROTECTION FOR VMWARE

DATA PROTECTION FOR VMWARE DATA PROTECTION FOR VMWARE Proteção de dados simplesmente avançada convergente, na nuvem e além Atualmente a maioria das cargas de trabalho funciona em ambientes virtualizados. A proteção dessas cargas

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Manual de instalação e do usuário

Manual de instalação e do usuário Manual de instalação e do usuário Depois de se inscrever no ReVirt.dk, você estará pronto para iniciar a instalação do seu ReVirt Cloud Connect BaaS / DRaaS. Etapa 1. Inicie o Assistente do Provedor de

Leia mais

Valor econômico da proteção de dados em nuvem com o software de proteção de dados da Dell EMC

Valor econômico da proteção de dados em nuvem com o software de proteção de dados da Dell EMC Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. White paper Valor econômico da proteção de dados em nuvem com o software de proteção de dados da Dell EMC Por que a arquitetura de proteção de dados

Leia mais

A função da infraestrutura convergente e hiperconvergente na transformação da TI

A função da infraestrutura convergente e hiperconvergente na transformação da TI Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. Resumo Research Insights do ESG A função da infraestrutura convergente e hiperconvergente na transformação da TI Introdução A transformação da TI

Leia mais

Introdução PARTE I. VISÃO GERAL

Introdução PARTE I. VISÃO GERAL Introdução PARTE I. VISÃO GERAL 1. Infraestrutura de TI e Virtualização 1.1. Introdução 1.2. Investimentos em Infraestrutura de TI 1.3. Maturidade da Infraestrutura de TI 1.3.1. Introdução 1.3.2. Modelo

Leia mais

Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO. Seequent Limited Snippet_312BDBF20.idms

Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO. Seequent Limited Snippet_312BDBF20.idms Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO Seequent Limited 2018 Snippet_312BDBF20.idms 1 ÍNDICE Rebranding do Central... 3 Central data room... 4 Utilize dados em fluxos de trabalho de modelamento... 5

Leia mais

Proteger os ambientes virtuais com eficiência usando os Integrated Data Protection Appliances da Dell EMC

Proteger os ambientes virtuais com eficiência usando os Integrated Data Protection Appliances da Dell EMC (GB/hora a definir) foi validado pelo ESG Lab Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. Análise do ESG Lab Proteger os ambientes virtuais com eficiência usando os Integrated Data Protection

Leia mais

POR QUE A EMC PARA ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT

POR QUE A EMC PARA ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT POR QUE A EMC PARA ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT FUNDAMENTOS ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT Agilidade O AppSync tem as práticas recomendadas das tecnologias de replicação da Oracle e da EMC integradas no produto,

Leia mais

VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud.

VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. VISÃO GERAL Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. Com o ESET Cloud Administrator, pode gerir a segurança da rede da sua empresa sem a necessidade de

Leia mais

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Sumário 1. O que é a Solução Nutanix? a) Virtualização em Alta Densidade b) Desempenho e Capacidade Linear

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Hardware para Virtualização Construindo uma solução física para uma infraestrutura virtualizada

Hardware para Virtualização Construindo uma solução física para uma infraestrutura virtualizada Hardware para Virtualização Construindo uma solução física para uma infraestrutura virtualizada PUBLIC INFORMATION Agenda Introdução Networking Storage Servidores e estações clientes Software 2 O que é

Leia mais

Termos de Uso da IBM Termos da Oferta Específica do SaaS. IBM Informix on Cloud

Termos de Uso da IBM Termos da Oferta Específica do SaaS. IBM Informix on Cloud Termos de Uso da IBM Termos da Oferta Específica do SaaS IBM Informix on Cloud Os Termos de Uso ("ToU") são compostos por estes Termos de Uso da IBM Termos da Oferta Específica do SaaS ("Termos da Oferta

Leia mais

EMC SYMMETRIX VMAX 10K

EMC SYMMETRIX VMAX 10K EMC SYMMETRIX VMAX 10K O EMC Symmetrix VMAX 10K com o ambiente operacional Enginuity oferece uma arquitetura de scale-out de várias controladoras com consolidação e eficiência para a empresa. O VMAX 10K

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Servidores Dedicados

Proposta Comercial. Produto: Servidores Dedicados Proposta Comercial Produto: Servidores Dedicados Sumário Sobre a Locaweb... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios dos Servidores Dedicados Locaweb... 5 Condições Comerciais... 6 Prazos e demais condições...

Leia mais

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel VISÃO GERAL DO PRODUTO Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel CYBERSECURITY EXPERTS ON YOUR SIDE Com o ESET Cloud Administrator, você pode gerenciar a segurança

Leia mais

STORAGE FOUNDATION DE NUVEM HÍBRIDA VNX E VMAX

STORAGE FOUNDATION DE NUVEM HÍBRIDA VNX E VMAX EMC FORUM 2015 1 EMC FORUM 2015 STORAGE FOUNDATION DE NUVEM HÍBRIDA VNX E VMAX PROVEN SOLUTIONS 2 O SOFTWARE ESTÁ REDEFININDO TODAS AS EMPRESAS COLOCANDO A TI NO CENTRO 11 12 1 10 2 9 TI 3 8 4 7 6 5 AUMENTANDO

Leia mais

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE GUIA DO USUÁRIO Virtualização do System302 em ambiente VMWARE ABR / 17 SYSTEM302 DOC-0149-00 smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações

Leia mais

Seequent Limited 2018

Seequent Limited 2018 Seequent Limited 2018 Snippet_312BDBF20.idms 1 Índice Sumário... 3 Central Rebrand... 3 Central Data Room... 3 Data in modelling workflows... 4 Version control data... 5 Central Portal... 5 Project Transfer

Leia mais

Dell EMC Isilon All-Flash

Dell EMC Isilon All-Flash Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. Validação do ESG Lab Dell EMC Isilon All-Flash Armazenamento scale-out totalmente flash para cargas de trabalho exigentes de dados não estruturados

Leia mais

CONFIDENCIAL DA EMC SOMENTE PARA USO INTERNO

CONFIDENCIAL DA EMC SOMENTE PARA USO INTERNO EMC FORUM 2015 CONFIDENCIAL Copyright 2015 EMC DA Corporation. EMC Todos SOMENTE os direitos reservados. PARA USO INTERNO 1 EMC FORUM 2015 ENTENDENDO A ESTRATÉGIA DE CI DA EMC CONFIDENCIAL DA EMC SOMENTE

Leia mais

DELL EMC SCALEIO READY NODE

DELL EMC SCALEIO READY NODE DELL EMC SCALEIO READY NODE Hardware avançado e software inacreditável PRINCÍPIOS BÁSICOS Nós de servidor pré-validados, testados e otimizados para oferecer o melhor desempenho possível Fornecedor exclusivo

Leia mais

Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Copyright 2012 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. 1 TRANSFORMANDO E SIMPLIFICANDO A TI Visão Geral da VCE Julho de 2012 A VCE HOJE Motivadores do setor Panorama do mercado Proposta de valor

Leia mais

O valor econômico do Data Domain

O valor econômico do Data Domain Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. White paper O valor econômico do Data Domain Validando a economia das soluções Data Domain Por Vinny Choinski, analista sênior do ESG Lab; e Jason

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

Guia de Instalação. Dell EMC UnityVSA. Instalação. Versão 4.3. P/N REV 03 Janeiro 2018

Guia de Instalação. Dell EMC UnityVSA. Instalação. Versão 4.3. P/N REV 03 Janeiro 2018 Dell EMC UnityVSA Versão 4.3 Instalação P/N 302-002-561 REV 03 Janeiro 2018 Visão geral do UnityVSA... 2 Configure o ambiente de produção... 5 Fazer download do UnityVSA...6 Implementar o UnityVSA diretamente

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Guia de Instalação. EMC Unity Family EMC UnityVSA. Instalação P/N REV 01. Maio, 2016

Guia de Instalação. EMC Unity Family EMC UnityVSA. Instalação P/N REV 01. Maio, 2016 EMC Unity Family EMC UnityVSA Instalação P/N 302-002-561 REV 01 Maio, 2016 Visão geral do UnityVSA...2 Configure o ambiente de produção... 4 Fazer download do UnityVSA...5 Implementar o UnityVSA diretamente

Leia mais

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Paulo Adriano Bruno Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Windows Server 2016 Windows Server 2012 Windows Server 2008 HPC Server 2008 Home Server Home

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

Remoto. Manual do Usuário

Remoto. Manual do Usuário Software do Backup Remoto Manual do Usuário Conteúdo Capítulo 1 Benvindo ao Software do Backup Remoto... 3 1.1 Visão Global... 3 1.2 Solicitação da configuração do computador... 3 1.3 Convencão... 3 Capítulo

Leia mais

Oracle Database Appliance X6-2 Panorama geral

Oracle Database Appliance X6-2 Panorama geral Oracle Database Appliance X6-2 Panorama geral 11 de outubro, 2016 Copyright 2016 Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. Bancos de dados: um dos serviços mais críticos entregues por TI Os bancos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Guia de Instalação I. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação I. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação I Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos

Leia mais

Table of Contents HOL-1703-SDC-4-PT

Table of Contents HOL-1703-SDC-4-PT Table of Contents Visão geral do laboratório - HOL-1703-SDC-4 - Passo a passo da instalação VMware NSX... 2 Orientação de laboratório... 3 Módulo 1 - Passo a passo da instalação (15 minutos)... 5 Introdução

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema Requisitos do Sistema Security Center 5.6 Para garantir que sua estação cliente seja executada de forma otimizada, é importante conhecer os requisitos mínimos, recomendados e de alto desempenho para uma

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PARTE III Continuidade de Negócios Introdução à Continuidade de Negócios

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Identificar os recursos de Hardware necessários para execução do software planejado na unidade curricular de Programação Orientada a Objetos e Laboratório de Redes

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Table of Contents HOL SLN

Table of Contents HOL SLN Table of Contents Visão geral do laboratório - - Modernizar a infraestrutura com o VMware Cloud Foundation... 3 Orientação do laboratório... 4 Módulo 1: implantação do appliance de imagem do Cloud Foundation

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Cloud OpenStack

Proposta Comercial. Produto: Cloud OpenStack Proposta Comercial Produto: Cloud OpenStack Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do Cloud OpenStack Locaweb... 4 Funcionalidades do Cloud OpenStack Locaweb...

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Proposta Comercial CloudFlex

Proposta Comercial CloudFlex Transformando o mundo através da TI como Serviço Proposta Comercial CloudFlex www.centralserver.com.br Cloud Servers Hospedagem de Sites Email Corporativo 0800 701 1993 +55 11 4063 6549 AFICIONADOS POR

Leia mais

Ficha de dados. Rede de Distribuição de Conteúdo Corporativo do IBM Cloud Video. Entregar vídeo interno em escala

Ficha de dados. Rede de Distribuição de Conteúdo Corporativo do IBM Cloud Video. Entregar vídeo interno em escala Ficha de dados Rede de Distribuição de Conteúdo Corporativo do IBM Cloud Video Entregar vídeo interno em escala Rede de Distribuição de Conteúdo Corporativo do IBM Cloud Video Com a IBM Cloud Video s Enterprise

Leia mais

CARACTERÍSTICAS Interface intuitiva. Em pouco tempo você está ambientado com o software;

CARACTERÍSTICAS Interface intuitiva. Em pouco tempo você está ambientado com o software; DATASHEET 1 UMA REVOLUCIONÁRIA FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DE REDES Monsta é uma poderosa ferramenta de monitoramento que diagnostica, detecta, alerta e auxilia na solução de problemas existentes em sua

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Arcserve Unified Data Protection Resumo da solução de virtualização

Arcserve Unified Data Protection Resumo da solução de virtualização Arcserve Unified Data Protection Resumo da solução de virtualização Hoje a virtualização de servidores e desktops é uma realidade não só nas empresas, mas em todos os tipos de negócios. Todos concordam

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Container Linux, uma Implementação Web Amigável Marco Otávio Duarte de Almeida Brivaldo Alves da Silva Junior Motivação Fornecer aos usuários um ambiente seguro e rápido

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: VPS Locaweb

Proposta Comercial. Produto: VPS Locaweb Proposta Comercial Produto: VPS Locaweb Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do VPS Locaweb... 5 Condições Comerciais... 7 Suporte Locaweb... 9 Prazos

Leia mais

Instale o proxy unificado Cisco virtual do SORVO (vcusp) em um host de VMware ESXi

Instale o proxy unificado Cisco virtual do SORVO (vcusp) em um host de VMware ESXi Instale o proxy unificado Cisco virtual do SORVO (vcusp) em um host de VMware ESXi Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configuração Configurar subinterfaces no vcusp usando

Leia mais

CA Server Automation. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Server Automation. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DE PRODUTOS: CA Server Automation CA Server Automation agility made possible O CA Server Automation é uma solução integrada que automatiza o provisionamento, a aplicação de patches e a configuração

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 PLANO DE CONTINGÊNCIA Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 Plano de Contingência Continuidade dos Serviços de Informática Propósito Estabelecer um plano de recuperação após desastres

Leia mais

GAVETAS DE EXPANSÃO DA SÉRIE SC DA DELL EMC

GAVETAS DE EXPANSÃO DA SÉRIE SC DA DELL EMC SC totalmente flash GAVETAS DE EXPANSÃO DA SÉRIE SC DA DELL EMC Armazenamento versátil de alto desempenho DIMENSIONAMENTO SOB DEMANDA As gavetas de expansão da série SC da Dell EMC ajudam você a armazenar

Leia mais

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Luiz C. Vieira Origem na Virtualização de Mainframes IBM, 1960 Executar várias aplicações e processos ao mesmo tempo. Otimização de recursos M44/44X 7044 Máquinas virtuais Em 1980

Leia mais

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM TI BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM ı Novidade: consulte o book completo para conhecer todas as ofertas e argumentações de venda! ı Alta Disponibilidade da máquina virtual: 99,95% garantida por SLA ı As melhores

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

FAMÍLIA DELL EMC DATA PROTECTION SUITE

FAMÍLIA DELL EMC DATA PROTECTION SUITE PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Valor Abrange todo o ambiente de proteção de dados, inclusive replicação, snapshot, backup e arquivamento Tem a mais profunda integração do setor com o Dell EMC Data Domain Oferece

Leia mais

Dell Storage Série SC sempre disponível Data: outubro de 2015 Autor: Brian Garrett, VP ESG Lab

Dell Storage Série SC sempre disponível Data: outubro de 2015 Autor: Brian Garrett, VP ESG Lab Análise da ESG Lab Dell Storage Série SC sempre disponível Data: outubro de 2015 Autor: Brian Garrett, VP ESG Lab Abstract: este relatório documenta o teste da ESG Lab do Dell Storage Série SC com um foco

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

VISÃO GERAL E RUMOS FUTUROS DO NAS DE SCALE- OUT DO ISILON. Copyright 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

VISÃO GERAL E RUMOS FUTUROS DO NAS DE SCALE- OUT DO ISILON. Copyright 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. VISÃO GERAL E RUMOS FUTUROS DO NAS DE SCALE- OUT DO ISILON 1 Agenda Posicionamento da Isilon no Mercado O big data e a TI corporativa estão em convergência para oferecer aplicativos de última geração Novos

Leia mais

DRaaS na nuvem com Site Recovery for VMC on AWS

DRaaS na nuvem com Site Recovery for VMC on AWS DRaaS na nuvem com Site Recovery for VMC on AWS Daniel Bronzatti Senior Solutions Engineer, VMware Brasil dbronzatti@vmware.com Março 2019 Visão geral do VMware Site Recovery for VMC on AWS 2 Desafios

Leia mais

Datasheet Hiperconvergência em nuvem

Datasheet Hiperconvergência em nuvem Datasheet Hiperconvergência em nuvem Disrupção no datacenter O datacenter corporativo passou por ondas de disrupção e transformação nas últimas três décadas. Até o início dos anos 2000, ecossistemas inteiros

Leia mais

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN SUPORTE ATLASSIAN 2017 1 Se as ferramentas Atlassian são de alto nível de importância dentro da sua organização, considere nosso Suporte Platinum. Mantenha sua equipe focada no que realmente interessa

Leia mais

Danilo Niezewitz Partner System

Danilo Niezewitz Partner System DELL EMC Hyper Converged Appliance Danilo Niezewitz danilo.niezewitz@dell.com Partner System Engineer @DaniloNiezewitz Hyper Converged Appliance VxRail Hyper-Converged Infrastructure (HCI) Customer demand,

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

Arquitetura Fluid Data TM da Dell

Arquitetura Fluid Data TM da Dell Arquitetura Fluid Data TM da Dell Eficência & agilidade com o gerenciamento inteligente dos dados Celso Bonilha, IDM Field Marketing Manager Os dados vão de superescassos a superabundantes. O armazenamento

Leia mais

White paper. Vantagens de custo e manutenção do dispositivo Dell EMC VxRail. 89 Fifth Avenue, 7th Floor. New York, NY

White paper. Vantagens de custo e manutenção do dispositivo Dell EMC VxRail. 89 Fifth Avenue, 7th Floor. New York, NY 89 Fifth Avenue, 7th Floor New York, NY 10003 www.theedison.com @EdisonGroupInc 212.367.7400 White paper Vantagens de custo e manutenção do dispositivo Dell EMC VxRail Publicado no Brasil Copyright 2016

Leia mais

UMA INTERFACE DE GERENCIAMENTO DE REDES DEFINIDAS POR SOFTWARE

UMA INTERFACE DE GERENCIAMENTO DE REDES DEFINIDAS POR SOFTWARE UMA INTERFACE DE GERENCIAMENTO DE REDES DEFINIDAS POR SOFTWARE Fagner Jefferson de Araújo Silva; Whasley Sousa Cardoso; Marcelo Portela Sousa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a concorrência Nutanix & Argumentos para a venda de soluções em hiperconvergência Lenovo / Nutanix

Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a concorrência Nutanix & Argumentos para a venda de soluções em hiperconvergência Lenovo / Nutanix Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a concorrência Nutanix & Argumentos para a venda de soluções em hiperconvergência Lenovo / Nutanix O que é hiperconvergência A hiperconvergência permite que as operações

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL

APRESENTAÇÃO COMERCIAL APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.mdftecnologia.com.br Informações comerciais: (11) 4134-1720 comercial@mdftecnologia.com.br Calçada das Violetas Nº 172 2º andar Barueri - SP SOBRE NÓS SOBRE NÓS A MDF Tecnologia

Leia mais

Soluções de Convergência Dell

Soluções de Convergência Dell Soluções de Convergência Dell Antonio Julio Diretor Executivo Enterprise Business Development Agenda A tendência para a convergência no datacenter Convergência do datacenter inteiro para blade Chamada

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

MONITORAMENTO POLÍTICA DE DISASTER RECOVERY QUALIDADE POLÍTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO FAQ...

MONITORAMENTO POLÍTICA DE DISASTER RECOVERY QUALIDADE POLÍTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO FAQ... SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DATA CENTER... 4 3 TOPOLOGIA... 7 4 - A POSSIBILIDADE DE ESCALABILIDADE EM CLUSTER (BALANCE)... 8 5 ALTA DISPONIBILIDADE... Erro! Indicador não definido. 6 POLÍTICA DE BACKUP...

Leia mais

Implementação de Estrutura de Cloud Privada para Investigação e Serviços da UAlg

Implementação de Estrutura de Cloud Privada para Investigação e Serviços da UAlg Implementação de Estrutura de Cloud Privada para Investigação e Serviços da UAlg Serviços de Computação Adriano Pinto ajpinto@ualg.pt 2016-04-06 AGENDA A UAlg; Recursos de IT na Ualg e evolução da infraestrutura;

Leia mais

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL 1 As novas possibilidades: COBOL na nuvem Colocar seus aplicativos COBOL na nuvem

Leia mais

Milestone Systems. Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3. XProtect Professional e XProtect Express

Milestone Systems. Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3. XProtect Professional e XProtect Express Milestone Systems Aba Consulta rápida: Ativar licenças para os produtos XProtect VMS 2018 R3 XProtect Professional e XProtect Express Antes de iniciar Este guia descreve as etapas básicas para parceiros

Leia mais

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos.

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos. PORTARIA ICMC N º 049/2014 Dispõe sobre Normas para Uso, Administração, Recursos e Investimentos da Cloud-ICMC. O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

WHITE PAPER SanDisk DAS Cache: desempenho de OLTP

WHITE PAPER SanDisk DAS Cache: desempenho de OLTP WHITE PAPER SanDisk DAS Cache: desempenho de OLTP 951 SanDisk Drive, Milpitas, CA 95035 2014 SanDisk Corporation. Todos os direitos reservados www.sandisk.com Introdução Este documento descreve os recursos

Leia mais

EMC VSPEX FOR VIRTUALIZED ORACLE DATABASE 12c OLTP

EMC VSPEX FOR VIRTUALIZED ORACLE DATABASE 12c OLTP GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO EMC VSPEX FOR VIRTUALIZED ORACLE DATABASE 12c OLTP VMware vsphere 5.5 Red Hat Enterprise Linux 6.4 EMC VSPEX Resumo Este descreve as etapas de alto nível e as práticas recomendadas

Leia mais

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente Descrição dos Serviços IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente 1. Escopo dos Serviços O IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente (denominado

Leia mais

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 1 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 Organizações globais que trabalham com times distribuídos

Leia mais

Proteção de dados pronta para a nuvem com a Dell EMC

Proteção de dados pronta para a nuvem com a Dell EMC Enterprise Strategy Group Getting to the bigger truth. White paper Proteção de dados pronta para a nuvem com a Dell EMC A recuperação de desastres integrada em nuvem oferece novas opções às organizações

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

DELL EMC XTREMIO X2: ARRAY TOTALMENTE FLASH DE ÚLTIMA GERAÇÃO

DELL EMC XTREMIO X2: ARRAY TOTALMENTE FLASH DE ÚLTIMA GERAÇÃO DATA SHEET DELL EMC XTREMIO X2: ARRAY TOTALMENTE FLASH DE ÚLTIMA GERAÇÃO PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Eficiência e desempenho Alto desempenho previsível e consistente com latência inferior a um milésimo de segundo

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitor da impressoras. impressoras série 2.5

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitor da impressoras. impressoras série 2.5 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitor da impressoras impressoras série 2.5 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente para fins informativos

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server

Leia mais