Revolução Industrial (Séc. XVIII e XIX)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revolução Industrial (Séc. XVIII e XIX)"

Transcrição

1 Revolução Industrial (Séc. XVIII e XIX)

2 Movimento Ludista O ludismo foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho.

3 Movimento Anarquista Eliminação total de todas formas de governo e preconiza formas de organização libertárias.

4 Movimento Socialista Teoria de organização econômica, onde ocorre a coletivização dos meios de produção, e distribuição de bens. Uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos.

5 Movimento Comunista Ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.

6 REVOLUÇÃO FRANCESA Professor Marcelo Pitana

7 IMPERIALISMO DO SÉCULO XIX

8 I GUERRA MUNDIAL ( )

9 REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

10 - A crise que levou à derrubada do poder dos Czar na Rússia começou a ser evidenciada ao longo do século XIX. Entre os principais fatores podemos destacar: * Situação econômica; * Falta de habilidade política do Czar; * Crise militar; * Abuso de poder dos monarcas; * Questões culturais e étnicas. Nicolau II

11 - Nesse contexto de crise, surgem partidos políticos que clamavam por transformações contra o regime autocrático do Czar Nicolau II.

12 - (1898) Partido Operário Social-Revolucionário Russo. - (1902) Partido Social-Democrata Russo: * Bolcheviques (maioria) de tendência radical. * Mencheviques (minoria) com feições moderadas.

13 - Em 1905, duzentas mil pessoas reuniram-se à frente do palácio do governo a fim de entregar suas reivindicações ao czar, que por sua vez ordenou o massacre dos manifestantes (Domingo Sangrento).

14 - O massacre de 1905, despertou uma série de protestos, camponeses atearam fogo em plantações, casas e fazendas, operários sabotavam máquinas e até soldados amotinaram-se (Revolta do Couraçado Potenkin).

15 - Diante das pressões, Nicolau II tomou medidas que tornavam o regime mais brando, com a adoção do parlamento (A Duma). - Em 1905 foram criados os primeiros sovietes, conselhos de trabalhadores que coordenavam os movimentos anticzaristas. A crise avolumava-se.

16 - A entrada da Rússia na I G.M. completou o processo das crises que culminaram nas Revoluções de 1917.

17 REVOLUÇÃO BURGUESA - fevereiro de A crise econômica e social foi agravada com a participação russa na guerra. - Em março de 1917, soldados recusaram-se a cumprir ordens para reprimir manifestantes. Era início da revolução que levou a abdicação do czar Nicolau II.

18 - Após uma acirrada disputa política entre os sovietes de Petrogrado e o Duma, o governo provisório foi formado. - A ânsia de avançar com as reformas sociais dos sovietes foi sufocada pela política de apaziguamento da Duma. - O novo governo sob domínio da Duma, administrado pelo ministro da guerra (Kerensky) não durou muito tempo.

19 - Ainda em fevereiro, o maior inimigo do czar retorna do exílio na Sibéria, Vladimir Lênin. - Lênin dirigiu-se a população afirmando que governo provisório não poderia conter a desintegração do país e defendeu a implantação da Revolução Socialista. Em seguida publicou as teses de abril, que continham dois pontos fundamentais: - todo poder aos sovietes e o abandono de um modelo liberal pela adoção de um governo dirigido pelos trabalhadores. - paz, terra e pão, que exaltava a saída do país da guerra e a nacionalização das terras.

20 REVOLUÇÃO VERMELHA - Outubro de O Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lenin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. - Começa a Guerra Civil contra o Exército Branco.

21 O Soviete estabeleceu: * Nacionalização dos bancos; * O controle da produção entregue aos trabalhadores; * Foi aprovada a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado; * Divisão das terras entre os camponeses; * Estabelecida uma nova Constituição, pela qual era criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS); * Pelo tratado de Brest Litovisk, Lenin retira a Rússia da I Guerra

22 - Como as reformas socialistas radicais não trouxeram resultados imediatos e a guerra civil agravou ainda mais a crise, Lênin adotou em 1921,a Nova Política Econômica (NEP). Permissão a propriedade privada; Direito a criação de empresas; Busca de empréstimos internacionais.

23 - Com a morte de Lênin, em 1924, Stalin (secretário-geral do Partido Comunista) e Trotski passaram a disputar o poder. - Trotski achava que a Revolução Socialista deveria ocorrer em todo o mundo, pois enquanto houvesse países capitalistas, o socialismo não teria condições de sobreviver isolado. - Stálin defendia a idéia de que a União Soviética deveria construir o socialismo em seu país e só depois tentar levá-lo a outros países.

24 - Com a derrota para Stálin, Trotsky exilou-se na Turquia e depois no México, onde foi assassinado. - A NEP foi abandonada, e o governo stalinista adotou uma economia planificada a partir de 1929, com a adoção dos Planos Quinquenais.

25 - Stálin adotou uma política de planejamento econômico que buscava, sob controle absoluto do estado, industrializar a União Soviética e a coletivização da agricultura.

26 - Stálin, promoveu uma campanha de propaganda em todo o território soviético, de culto a personalidade, onde apresentavase como o salvador do povo e protetor da revolução.

27 - Durante toda a II G.M., coube a Stálin a liderança da URSS contra a ameaça nazista.

28 - A União Soviética, havia tornando-se em poucas décadas uma potência industrial militar capaz de colocar-se em pé de igualdade com as potências capitalistas ocidentais. Entretanto, a URSS, não conseguia produzir com o mesmo vigor os bens de consumo mais básicos.

29 - Durante a parte inicial da Guerra Fria, Stálin foi uma liderança forte e ameaçadora para as nações capitalistas, liderando a URSS no inicio da chamada era atômica.

30 - O sucesso econômico obtido por Stálin era acompanhado por uma prática política totalitária, marcada por expurgos de inimigos, perseguições a minorias étnicas e campos de trabalhos forçados. Não faço botas, eu as visto para chutar as nádegas dos meus inimigos.... Stálin

31 - Em 1953, a morte de Stálin pôs fim a uma era da história soviética. O novo secretário geral da URSS, Nikita Kruschev ( ), daria uma guinada nos rumos da vida da URSS. - Fim do culto a personalidade de Stálin; - Aproximação com o ocidente capitalista (coexistência pacifica); - Revisão dos crime de Stálin.

32 GUERRA DA CORÉIA ( )

33 ISRAEL X PALESTINOS

34 REVOLUÇÃO CUBANA

35 GUERRA DO VIETNAM

36 DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA - Após o término da II G.M; os antigos domínios europeus na África e Ásia alcançaram sua emancipação política, impulsionados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em Mesmo os países que não eram mais colônias formais, como a América Latina, procuraram caminhos próprios para a independência em um mundo bipolarizado.

37 - As potências européias do inicio do Séc. XX, arrasadas pelos conflitos da II G.M; viveram uma situação paradoxal ao término da guerra. Enquanto se proclamavam defensoras da liberdade e da autonomia dos povos, ainda mantinham domínios coloniais. - Os movimentos de resistência e próindependência dos países colonizados ganharam força, tanto pela luta interna de cada um, quanto pela pressão da opinião pública mundial.

38 - Três aspectos podem ajudar a compreender a eclosão desses processos de descolonização iniciados a partir do final dos anos 1940: 1º - O declínio das antigas potências coloniais européias ocorridas com o desgaste provocado pela Segunda Guerra Mundial; 2º - A emergência das duas superpotências mundiais e o apoio oferecido por elas aos países que lutavam por suas independências; 3º - O nacionalismo emergente nos países colonizados, movido pelo principio de autodeterminação dos povos, expresso pela própria ONU.

39 A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA - A descolonização da Ásia teve início muito antes do termino da II G.M. Em 1922 e 1932, Egito e Iraque conquistaram suas independências da Inglaterra. Em 1946 os ingleses deixaram a Transjordânia, e em 1948, a Palestina. O Líbano libertou-se da França em 1943 e nos anos posteriores outros países no oriente seguiram o caminho de seus predecessores. - Mas o principal símbolo do imperialismo europeu no Séc. XX era a Índia.

40 - Em 1886 foi fundado o Partido do Congresso, que expressava sua resistência ao domínio inglês sob os lemas da resistência pacifica e da não violência. - Em 1942, O Partido do Congresso, liderado por Mahatma Gandhi e Jawaharial Nehru, reafirmavam o princípio nacionalista de que os ingleses deveriam deixar a Índia e de desobediência civil.

41 - Pelo lado dos muçulmano, Muhammad Ali Jinnah, líder da Liga Muçulmana, defendia a criação de um Estado muçulmano independente. - Na tentativa de manter a Índia sob seu domínio e enfraquecer os movimentos de resistência, os britânicos trataram de fomentar o conflito entre hindus e muçulmanos.

42 - Em 15 de julho de 1947, os indianos conquistaram sua independência, divididos em duas nações: a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana (Paquistão Oriental e Paquistão Ocidental).

43 aa

44 A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA - A descolonização da África tomou impulso após a Conferência de Bandung, em 1955, quando 29 países, da África (23) e da Ásia (6), representando 50% da população mundial, reuniram-se em Bandung, na Indonésia, com o intuito de firmar o lugar que os novos estados Independentes tinham no cenário mundial bipolarizado. - Ao término das discussões, mesmo com posições discordantes à política internacional,o documento trazia o repúdio ao colonialismo em todas as suas manifestações, ao racismo e ao alinhamento, tanto aos Estados Unidos, quanto a União Soviética. Desse comunicado nasceu o Movimento afroasiático que deu maior força ao processo de descolonização.

45 - O processo de independência foi traçado por dois caminhos bem distintos: um conseguido através da luta armada, o outro foi feito por negociações diplomáticas, de forma a manter laços que dessem respaldo aos interesses econômicos das antigas metrópoles. - Os movimentos pela independência não eram homogêneos e muitas vezes foram caracterizados por grandes rivalidade e disputas internas.

46 Guerra de Secessão de Biafra (Nigéria / ) - A guerra ocorreu pelas disputas étnicas e pela delimitação de fronteiras na Nigéria. - Na região nigeriana de Biafra, um local riquíssimo em petróleo, um grupo de rebeldes ergueu-se em armas pela independência. Estados vizinhos apoiaram tacitamente o massacre dos rebeldes biafrenses, com medo de que outros grupos étnicos em seus territórios seguissem o exemplo.

47 - A guerra de Biafra matou mais de um milhão de crianças. Frente ao imobilismo ocidental nasceu um dos mais atuantes grupos de ajuda humanitária não vinculados a nenhuma instituição oficial: Os Médicos sem Fronteiras.

48 - O regime segregacionista sulafricano do apartheid vigorou até Por ele, os africâners, minoria branca formada por descendentes de colonizadores brancos holandeses, retiraram as melhores terras dos negros, tomaram o poder e instituíram leis que proibiam os negros nativos de votar, ocupar cargos públicos, portar armas e freqüentar determinados locais públicos. O APARTHEID

49 - A população negra das cidades foi expulsa para regiões periféricas, os chamados guetos, onde a qualidade de vida era precária. - A população negra das cidades foi expulsa para regiões periféricas, os chamados guetos, onde a qualidade de vida era precária. - Em 1960 um movimento africano pacífico dos moradores de Shaperville tomou corpo contra a instituição dos pass law (passe legal), uma ficha criminal que os negros eram obrigados a portar. A repressão contra a população foi brutal, resultando em 69 mortos e 180 feridos.

50 - Contra o Apartheid, a mais alta voz que se levantou contra a segregação racial sul-africana foi a de Nelson Mandela. Por suas posições foi preso por 27 anos. Mandela se recusou a ser solto por várias vezes, já que isso significaria renegar suas posições. - Após anos de agitações sociais na África do sul devido a permanência de Mandela preso, pressões da opinião pública mundial e a chegada à presidência do líder branco Frederick Klerk, Nelson Mandela foi finalmente solto.

51 - Mandela e Klerk foram agraciados como Prêmio Nobel da paz em 1993, ocasião em que o líder negro declarou: Os filhos da áfrica do Sul brincarão em campo aberto sem serem torturados pelas dores da fome e das doenças e sem sofrerem ameaças e agressões A nova Constituição não-racial passou a vigorar em 1994, e os negros adquiriram direito a voto. Mandela foi eleito para presidência da África do Sul ainda em 1994.

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. CZAR NICOLAU II 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira 1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p. 404 Roberson de Oliveira 1. As transformações econômicas, sociais e políticas na ordem feudal-czarista Fatores e alguns efeitos: 1. Fatores

Leia mais

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Etapas da revolução 1905 Domingo Sangrento e levante do Encouraçado Potemkim 1917- Revolução Liberal- projeto burguês

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO Revolução Russa (1917) A Rússia no início do século XX O império russo era constituído por um conjunto de etnias e culturas. 80% da população vivia no campo e

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Movimento social ocorrido na Rússia em 1917 que levou ao poder pela primeira vez na história a classe operária implantando o socialismo de Karl Mark. socialismo [Do fr. socialisme.]

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO REVOLUÇÃO DE 1905 REVOLUÇÃO DE 1917 REDS DA REVOLUÇÃO RUSSA À QUEDA DO MURO DE BERLIM O ENCOURAÇADO POTEMKIN EFABIOPABLO.WORDPRESS.COM GUERRA CIVIL #OPOSIÇÃO

Leia mais

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A partilha do Continente Africano após a Conferência de Berlim (1885) O NEOCOLONIALISMO ENTRE OS SÉCULOS XIX

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora A REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Profª. Maria Auxiliadora 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. CZAR NICOLAU II Igreja Ortodoxa monopolizava

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917 Revolução Russa Outubro/Novembro de 1917 Expansão do Império Russo Antecedentes: Rússia antes da I Guerra: Economia: 90% = rural camponeses livres 10% = industrializado Moscou Kiev São Petersburgo operários

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos diferentes Subjugados ao nacionalismo russo; (Nacionalidade

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3.

Leia mais

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO 2 A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso SÃO PAULO, 2017 ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA CHINA -Revoluções 1911 Revolução Nacionalista. -1949 Revolução Comunista. Antecedentes, Século XIX e XX: - impotência da elite tradicional e Dinastia Manchu frente as imposições

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA As emancipações tardias e a autodeterminação dos povos História 01 - Aula 51 Prof. Thiago UM CONTINENTE POBRE? 22,5% das terras do planeta 10% da população mundial 1% da prod. Industrial

Leia mais

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de HISTÓRICO E CONTEXTO Conferencia de Berlim (1884/5) Imperialismo e Neocolonialismo (Século XIX): Potencias Europeias impõe seu domínio sobre África e Ásia. ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos

Leia mais

Revoluçã0 Russa 1917

Revoluçã0 Russa 1917 Revoluçã0 Russa 1917 PReâm8ul0 Opulência e pobreza na Rússia Imperial 0 krlemlin E a aristocracia russa 0 kremlin 0 kremlin Centro de Moscou - Kremlin 0 ImpéRio RUss0 Gigante de pés de barro A f0rmaçã0

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado DIREITOS

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA Os dois gigantes asiáticos CHINA e ÍNDIA CHINA Temperado Temperado Árido e semiárido Frio de montanha Subtropical China 1,353 bilhão e Índia 1,258 bilhão Existem mais pessoas vivendo dentro desse círculo

Leia mais

CHINA Política e Economia

CHINA Política e Economia China séculos XIX e XX Exportadora de produtos primários para países capitalistas mais desenvolvidos Canela, seda, chá (produtos de exportação chineses) Guerra do Ópio contra a Inglaterra (1839 1842, 1856

Leia mais

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia:

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia: Simulado 901 Questão 1 A Revolução de 1917, na Rússia, mudou os destinos daquela Nação. Inicialmente comparada com a Revolução Francesa, logo ficou evidente que a Revolução Russa não tinha paralelo histórico.

Leia mais

História 3º ano Roberson Aula 12 Descolonização Ásia/África

História 3º ano Roberson Aula 12 Descolonização Ásia/África História 3º ano Roberson Aula 12 Descolonização Ásia/África Roberson de Oliveira 1 Roberson de Oliveira 1 2º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Descolonização África e Ásia Caps. Roberson de Oliveira

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 O início da apropriação de territórios pelos europeus Durante as Grandes Navegações, a América, a Ásia e a África foram

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA ANTECEDENTES: A ÁFRICA NO SÉCULO XIX Século XIX = neocolonialismo. Europa busca recolonizar África e Ásia. > PRINCIPAL MOTIVO => INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES DA AMÉRICA Conferencia

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO üapoio DA IGREJA ORTODOXA RUSSA üapoio DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS üvários POVOS REPRIMIDOS üagricultura ARCAICA

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 Identificar diferentes tipos de modos de trabalho através de imagens. X H02 Identificar diferentes fontes históricas. X H03 Identificar as contribuições de diferentes grupos

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Complete as lacunas do texto utilizando as palavras do quadro a seguir. Atenção: algumas podem ser usadas mais de uma vez.

Leia mais

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte)

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Cidadania e Profissionalidade. O Filme Gandhi. Trabalho elaborado por: Alexandra Valério Página 1

Cidadania e Profissionalidade. O Filme Gandhi. Trabalho elaborado por: Alexandra Valério Página 1 O Filme Gandhi Trabalho elaborado por: Alexandra Valério Página 1 Gandhi, nasceu a 2 de Outubro de 1869 na India, é conhecido com a principal personalidade da independência do seu pais, pois foi um dos

Leia mais

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas;

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; IMPERIALISMO 1- SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 1.1- Segunda metade do século XIX; 1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; 1.3-

Leia mais

GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA. Professor: Wisler Juliano 8º ano EFII Disciplina: Geografia

GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA. Professor: Wisler Juliano 8º ano EFII Disciplina: Geografia GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA Professor: Wisler Juliano 8º ano EFII Disciplina: Geografia DIVISÃO CULTURAL DO CONTINENTE ÁFRICA BRANCA OU SAARIANA ÁFRICA NEGRA OU SUBSAARIANA CONFLITOS NO CONTINENTE AFRICANO IMPERIALISMO

Leia mais

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A REVOLUÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A INÍCIO OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos

Leia mais

A ERA ESTALINISTA NA URSS. Colectivização e planificação da economia

A ERA ESTALINISTA NA URSS. Colectivização e planificação da economia A ERA ESTALINISTA NA URSS Colectivização e planificação da economia Ascensão de Estaline 1924: morte de Lenine a que se seguiu a disputa do poder por Trotsky e Estaline. Este enviou Trotsky para o exílio

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 7 Prof.ª Eulália Ferreira Por que nasce o chamado populismo? Com a crise do capitalismo iniciada

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 5 (01/10) Internacionalismo proletário, pacifismo e nacionalismo Leitura base: MARX, Karl. Estatutos Gerais da Associação

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

A ocupação africana e suas consequências

A ocupação africana e suas consequências A ocupação africana e suas consequências Introdução Contato europeus X africanos: século XV (criação de entrepostos comerciais no litoral, áreas de descanso e atracadouro). Período marcado pelo povoamento

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética

A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética 1 2 a EM ROTEIRO A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética 1 A Rússia Czarista: a estrutura socioeconômica Cerca de 170 milhões de habitantes / 80-85 % rural industrialização recente (fim

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 Primeira Guerra Mundial Revolução Russa 35.1 A Primeira Guerra Mundial 35.1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender o comportamento dos agentes históricos classes sociais, instituições políticas e religiosas, grupos econômicos e organizações representativas da sociedade

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 48 A DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 48 A DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 48 A DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA Fixação 1) (ESPM) O mapa mostra a região do Sudeste Asiático e apresenta: a) A situação do Vietnã, em 1945, logo após o término da Segunda Guerra

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

A Decadência do Neocolonialismo

A Decadência do Neocolonialismo A Decadência do Neocolonialismo A crise do imperialismo Na virada do século XIX para o século XX, as disputas imperialistas resultaram no primeiro confronto de proporções mundiais: a Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia )

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia ) Reportagem Fotos e legendas retiradas do site: http://www.historia.uff.br/nec/pesquisas/fotos-1 Domingo Sangrento (Rússia - 1905) Soldados leais aos bolcheviques assumem posições fora do Palácio de Inverno,

Leia mais

Revolução Russa

Revolução Russa Revolução Russa 1917 159 A situação estava feia... 160 No final do século XIX, a Rússia se encontrava como um país muito atrasado industrialmente 85% da população (170 milhões) vivia no campo na miséria,

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO Uma empresa pode operar simultaneamente em vários países, cada um dentro de um regime econômico diferente. 1 A ética não parece ocupar o papel principal nos sistemas

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010

Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 DISCIPLINA: História EDUCADOR: Gloria Maria ANO:9º ANO TURMAS: 9.1/ 9.2 *Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA Prova equilibrada, boa distribuição de conteúdos, temas relevantes, bons textos de apoio, buscando selecionar realmente os alunos e alunas mais bem preparados. Parabenizo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais