PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO III

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO III"

Transcrição

1 QUESTÃO 1 QUESTÕES DISCURSIVAS Explicar a importância fisiológica da plasmina e o mecanismo envolvido em sua formação.

2 QUESTÃO 2 Após a filtração sanguínea, a urina é gotejada nos cálices menores, cálices maiores e pélvis renal antes de desembocar na uretra. A unidade de filtração do rim é conhecida como néfron. Descreva a histologia completa do néfron.

3 QUESTÕES OBJETIVAS 1) O coração apresenta um sistema especializado na geração e condução de impulsos elétricos rítmicos ao miocárdio. Assinale a região deste sistema que apresenta menor velocidade de condução: a) Nódulo atrioventricular. b) Nódulo sinusal. c) Fibras de Purkinje. d) Miocárdio ventricular. e) Feixe de His. 2) A Força Tarefa Americana recomenda que toda criança acima de três anos de idade deve ter medida sua pressão arterial durante o acompanhamento ambulatorial, segundo normas apropriadas. Leia as afirmativas abaixo: I) Utilizando-se tabelas, usando as variáveis como a idade, o sexo e o percentil do peso, o diagnóstico de hipertensão é obtido quando os níveis pressóricos estão maiores ou iguais ao percentil 95 em três ocasiões diferentes. II) O manguito deve ocupar 80% a 100% da circunferência do braço. III) Idealmente deve ser aferida a pressão arterial no braço direito da criança em repouso, por pelo menos 3 a 5 minutos e com o braço na altura do coração. Marque a resposta correta: a) Apenas a afirmativa II está correta. b) Apenas a afirmativa III está correta. c) As afirmativas I e II estão corretas. d) As afirmativas II e III estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

4 3) O coração, histologicamente, é divido em camadas nas quais se acham dispostas as suas microestruturas funcionais. Quando procuramos visualizar no microscópio de luz uma destas estruturas, as fibras de Purkinje, pertencentes ao sistema condutor do coração, temos que concentrar a busca na região denominada: a) Epicárdio. b) Miocárdio. c) Subendocárdio. d) Subepicárdio. e) Pericárdio visceral. 4) Durante qual fase do ciclo cardíaco o volume ventricular é mais baixo? a) Sístole atrial. b) Ejeção ventricular rápida. c) Enchimento ventricular rápido. d) Contração ventricular isovolumétrica. e) Relaxamento ventricular isovolumétrico. 5) Um paciente chega a emergência com quadro de dor precordial tipo constritiva, sudorese, palidez e hipotensão arterial. O ECG e as enzimas confirmam o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM). Após algumas horas o mesmo começa a apresentar arritmias cardíacas devido a um provável acometimento do nó sino atrial. Onde se localiza o nó sino atrial no coração: a) Septo interatrial. b) Septo interventricular. c) Sulco coronário. d) Sulco interventricular anterior. e) Sulco terminal.

5 6) Indivíduo adulto, 45 anos, faz uso regular de Varfarina sódica, um anticoagulante oral que inibe a vitamina K redutase, enzima necessária para disponibilizar aos tecidos a forma reduzida da vitamina K. Ele refere hemorragias cutâneas. Estas manifestações podem estar associadas à deficiência de: a) Tromboplastina tecidual. b) Fibrinogênio. c) Protrombina. d) Fator Hageman. e) Calicreína. 7) Assinale o fator envolvido na prevenção da formação de trombos em um sistema vascular íntegro: a) Tromboxano. b) Plasminogênio. c) Receptores IIb-IIIa. d) Heparina. e) ADP (adenosina difosfato). 8) Os órgãos linfáticos primários são responsáveis pela formação e maturação das células do sistema imune. Os órgãos linfáticos secundários são colonizados por linfócitos T e B maduros, onde encontram o seu antígeno específico. Que órgão linfático abaixo é considerado primário? a) Baço. b) Timo. c) Tonsila faríngea. d) Linfonodo. e) Linfático associado à mucosa (MALT).

6 9) Ao longo do sistema condutor de ar do aparelho respiratório, encontramos a área olfatória. É um órgão complexo constituído por varias estruturas. Na figura esquemática abaixo, que representa tal área, identifique as estruturas numeradas de 1 a 5 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. a) 1 - Glândula de Bawman; 2 - Axônios; 3 - Célula basal; 4 - Célula olfatória; 5 - Célula de sustentação. b) 1 - Axônios; 2 - Célula olfatória; 3 - Célula basal; 4 - Glândula de Bawman; 5 - Célula de sustentação. c) 1 - Axônios; 2 - Glândula de Bawman; 3 - Célula basal; 4 - Célula olfatória; 5 - Célula de sustentação. d) 1 - Axônios; 2 - Célula basal; 3 - Glândula de Bawman; 4 - Célula olfatória; 5 - Célula de sustentação. e) 1 - Axônios; 2 - Célula; basal 3 - Célula olfatória; 4 - Glândula de Bawman; 5 - Célula de sustentação.

7 10) No sistema respiratório, as porções condutoras e respiratórias são revestidas por tecido epitelial que gradualmente se modifica à medida que o mesmo se aproxima dos alvéolos. Identifique quais estruturas apresentam, respectivamente, revestimento por: epitélio pavimentoso simples; epitélio pseudo-estratificado ciliado; epitélio cúbico simples ciliado. a) Brônquios, bronquíolos terminais e alvéolos. b) Alvéolos, bronquíolos terminais e brônquios. c) Alvéolos, brônquios e bronquíolos terminais. d) Brônquios, alvéolos e bronquíolos terminais. e) Bronquíolos terminais, brônquios, alvéolos. 11) Assinale a opção que apresente o nome do acidente anatômico encontrado na parte inferior da margem anterior do pulmão esquerdo: a) Incisura cardíaca. b) Ligamento pulmonar. c) Impressão costal. d) Impressão esofágica. e) Impressão aórtica. 12) A maior área de seção transversa total e, consequentemente, a menor resistência ao fluxo aéreo é encontrada em qual das estruturas pulmonares abaixo relacionadas? a) Traqueia. b) Bronquíolos terminais. c) Brônquios fontes. d) Brônquios de décima segunda geração. e) Brônquios lobares.

8 13) Em relação ao transporte de CO2 no sangue, podemos afirmar: I. Pequena parte é transportada na forma dissolvida no plasma. II. A anidrase carbônica acelera a hidratação do gás carbônico no interior das hemácias. III. Uma boa parte do bicarbonato é transportada para o plasma pelo contratransportador HCO-Cl existente na parede das hemácias. IV- A concentração de cloreto no interior das hemácias é maior no sangue venoso do que no sangue arterial. Estão corretos os itens: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) II e III apenas. e) I, II, III e IV. 14) A porção mais inferior do sistema respiratório, laringe, traqueia, brônquios e pulmões começam a se formar durante a quarta semana do desenvolvimento. Ao redor do 26º dia a parede ventral do tubo digestório forma o sulco laringotraqueal. Todavia os pulmões ainda sofrem um processo de maturação ao longo do seu desenvolvimento. É correto afirmar sobre a maturação pulmonar que: a) Durante o desenvolvimento intrauterino os pulmões passam por quatro fases de maturação. b) Durante o período pseudoglandular surgem os bronquíolos respiratórios e alveolares. c) Durante o período canalicular, as células do epitélio diferenciam em pneumócitos do tipo II. d) Durante o período de saco terminal, a produção do surfactante é baixa impossibilitando a vida extrauterina. e) Durante o período alveolar, o pulmão aumenta de tamanho com o aumento de ramificações dos brotos pulmonares.

9 15) Graves alterações do equilíbrio ácido base do sangue são potencialmente críticas, especialmente quando se desenvolvem rapidamente. Tais anormalidades podem causar várias disfunções orgânicas. Quais das alterações abaixo ocorrem em decorrência destes distúrbios? I - Alcalose metabólica decorrente da diminuição do HCO3- ou do aumento do H+. II - Alcalose respiratória decorrente da redução da pco2. III - Alcalose metabólica decorrente do aumento de HCO3- ou da diminuição de H+. IV - Acidose respiratória decorrente do aumento da pco2. V - Acidose metabólica decorrente da redução do pco2. Estão corretas apenas: a) I, II e III. b) III, IV e V. c) II, III e IV. d) I, IV e V. e) I, III e V. 16) Com relação ao equilíbrio ácido básico do sangue e as trocas gasosas, analise as afirmativas abaixo: I - A diminuição de bicarbonato pode causar uma acidose metabólica. II - As alcaloses metabólica e respiratória são decorrência do aumento do bicarbonato e da pco2 respectivamente. III - Em um quadro de acidose respiratória o aumento do bicarbonato no plasma é um mecanismo de compensação para equilibrar o ph sanguíneo. IV - Dispneia intensa e vômito em grande quantidade podem aumentar o ph sanguíneo pela redução do HCO3- e consequentemente aumento da pco2.

10 Quais das afirmações relacionadas acima estão corretas? a) Apenas I e IV. b) Apenas I e II. c) Apenas II e IV. d) Apenas I e III. e)todas estão corretas. 17) Na suspeita de uma patologia pulmonar em um paciente com 30 anos de idade, quais exames de imagem devem ser pedidos, em sequência, conforme os achados radiológicos e clínicos: a) Ressonância e Cintigrafia. b) Ultrassonografia e Raios-X. c) Tomografia computadorizada e Ressonância. d) Raios-X e Tomografia computadorizada. e) PET-TC e Raios-X. 18) Interno do UniFOA atende na Policlínica de Três Poços um escolar de 7 anos de idade do sexo masculino com queixa de micções frequentes em pequenos volumes com início há 18 horas. O exame clínico é normal. Como você classifica esse distúrbio miccional? a) Poliúria. b) Disúria. c) Oligúria. d) Hematúria. e) Polaciúria. 19) Um paciente chega ao pronto socorro referindo dor, de início súbito, em parte inferior do abdome, após exercício físico intenso. Ao exame físico apresenta leve dor à palpação

11 em hipogástrio em topografia de reto abdominal e leve abaulamento local. O médico solicita uma ultrassonografia que revela hematoma de bainha de reto abdominal. Que artéria provavelmente foi lesada para acarretar um hematoma de bainha do reto abdominal. a) Artéria umbilical. b) Artéria epigástrica superficial. c) Artéria músculo frênica. d) Artéria circunflexa ilíaca profunda. e) Artéria epigástrica inferior. 20) Analisando o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular, podemos afirmar: a) O volume filtrado é diretamente proporcional à pressão efetiva de filtração. b) A vasoconstricção da arteríola aferente determina aumento do fluxo capilar glomerular. c) A taxa de filtração glomerular é diretamente proporcional à pressão hidrostática da cápsula de Bowman. d) Nos estados de hipotensão arterial severa, a pressão hidrostática capilar glomerular se eleva. e) Níveis elevados de angiotensina II determinam vasodilatação da arteríola eferente.

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Raduan

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Raduan SISTEMA RESPIRATÓRIO Raduan SISTEMA RESPIRATÓRIO Respiração: Função pela qual os organismos vivos absorvem oxigênio e expelem gás carbônico (CO ). 2 Raduan SISTEMA RESPIRATÓRIO Respiração: Consiste na

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Morfologia SISTEMA RESPIRATÓRIO Sistema Respiratório Funç

Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Morfologia SISTEMA RESPIRATÓRIO Sistema Respiratório Funç Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Morfologia SISTEMA RESPIRATÓRIO Sistema Respiratório Funções HEMATOSE Aquecimento, Umedecimento e Filtração

Leia mais

Sistema Respiratório Acadêmica do curso de Medicina Veterinária Carolina Martins

Sistema Respiratório Acadêmica do curso de Medicina Veterinária Carolina Martins Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Morfologia HISTOREP Sistema Respiratório Acadêmica do curso de Medicina Veterinária Carolina Martins Introdução

Leia mais

25/08/2015. https://odontousp.wordpress.com/ APARELHO RESPIRATÓRIO Usado vezes por dia

25/08/2015. https://odontousp.wordpress.com/ APARELHO RESPIRATÓRIO Usado vezes por dia https://odontousp.wordpress.com/ APARELHO RESPIRATÓRIO Usado 23.000 vezes por dia 1 APARELHO RESPIRATÓRIO Usado 23.000 vezes por dia APARELHO RESPIRATÓRIO Usado 23.000 vezes por dia Funções: RESPIRAÇÃO

Leia mais

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES. Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES. Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan PROBLEMAS CARDIOVASCULARES Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI O coração é um órgão constituído de músculo estriado especial e oco, situado no centro do tórax, entre

Leia mais

DERIVADOS ENDODÉRMICOS DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano. Componentes do Sistema Respiratório

DERIVADOS ENDODÉRMICOS DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano. Componentes do Sistema Respiratório PERÍODO DA MORFOGÊNESE DEFINITIVA (ORGANOGÊNESE) DERIVADOS ENDODÉRMICOS DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano 1 2 Componentes

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

Sistema Respiratório. rio

Sistema Respiratório. rio Sistema Respiratório rio Constituição - Fossas nasais - Nasofaringe - Laringe - Traquéia - Brônquios - Bronquíolos Transporta, filtra, umedece e aquece o ar inspirado Constituição Porção respiratória ria

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO Fisioterapia FMRPUSP Paulo Evora Revisão Anatômica O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões. A pleura visceral cobre a superfície

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO Função primária do sistema respiratório Atender às necessidades metabólicas de O 2 e CO 2 Sistema respiratório

Leia mais

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Problemas Cardiovasculares Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Na imagem, vêem-se a veia cava superior (azul), a aorta (vermelho), a artéria pulmonar (lilás), entre outras estruturas VEIA CAVA SUPERIOR

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO Formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação do sangue: levar material nutritivo e oxigênio às células de vários

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica 2018 / Ciências Biológicas / FCAV UNESP Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO III

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO III QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 1 O conhecimento das projeções superficiais do coração e dos vasos da base, bem como da disposição das câmaras e das funções valvulares durante o ciclo cardíaco, é muito importante

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Me. Tatiane da Silva Poló

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Me. Tatiane da Silva Poló DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Profª Me. Tatiane da Silva Poló INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO 4ª semana Local: assoalho da extremidade caudal da faringe primitiva (originada do intestino anterior)

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana Natália Guimarães Barbosa Natal - RN 2016 Levar material nutritivo e oxigênio às células; Transportar produtos residuais do metabolismo celular;

Leia mais

8/28/2017 FORMAÇÃO DO PULMÃO. Porção Condutora Otimização do ar Passagem do ar. Porção Respiratória Troca de gases

8/28/2017 FORMAÇÃO DO PULMÃO. Porção Condutora Otimização do ar Passagem do ar. Porção Respiratória Troca de gases FORMAÇÃO DO PULMÃO Porção Condutora Otimização do ar Passagem do ar Porção Respiratória Troca de gases À medida que se avança no trato respiratório, o epitélio de revestimento reduz sua altura/espessura

Leia mais

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores Fisiologia Respiratória Organização do sistema respiratório O SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO BÁSICA: TROCAS GASOSAS Suprir o organismo com O 2 e dele remover CO 2 Outras funções: Manutenção do ph plasmático

Leia mais

Sistema Respiratório Disciplina Citologia e Histologia II. Docente: Sheila C. Ribeiro Agosto/2016

Sistema Respiratório Disciplina Citologia e Histologia II. Docente: Sheila C. Ribeiro Agosto/2016 Sistema Respiratório Disciplina Citologia e Histologia II Docente: Sheila C. Ribeiro Agosto/2016 Introdução Sistema Respiratório Porção Condutora Fossas Nasais Nasofaringe Laringe Traqueia Brônquios Bronquíolos

Leia mais

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de Tipos de Respiração 24/08/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke 1 Compreende processos microscópicos (Respiração Celular) e macroscópicos (Respiração Pulmonar), de função complementar. Os processos

Leia mais

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema.

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Coração ( bomba ); Vasos sanguíneos ( tubos ); OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Transporte de substâncias (O 2, CO 2, nutrientes, hormônios, metabólitos, etc.);

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB)

Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB) Biofísica da circulação Profª Bianca Mendes Maciel Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB) SISTEMA CARDIOVASCULAR É um sistema aberto, porém com circuito fechado!!! Coração (bomba cardíaca) Vasos sanguíneos

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.

SISTEMA RESPIRATÓRIO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. SISTEMA RESPIRATÓRIO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p. O sistema respiratório tem as seguintes funções: condução e troca de gases,

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Ms. Carolina Vicentini SISTEMA CARDIOVASCULAR CORAÇÃO: LOCALIZAÇÃO: MEDIASTINO MÉDIO 5 º ESPAÇO INTERCOSTAL ENVOLTÓRIOS DO CORAÇÃO PERICÁRDIO: SACO FIBRO SEROSO

Leia mais

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Localização Localizado no tórax na região do mediastino limitado pelos pulmões nas laterais

Leia mais

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema.

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Coração ( bomba ); Vasos sanguíneos ( tubos ); OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Transporte de substâncias (O 2, CO 2, nutrientes, hormônios, metabólitos, etc.);

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

Biofísica da Respiração

Biofísica da Respiração Biofísica da Respiração Estrutura e função do aparelho respiratório Mecânica da respiração Trocas gasosas Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Funções do aparelho respiratório Respiração:

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO Funções Troca de gases com o ar atmosférico; Manutenção da concentração de oxigênio; Eliminação da concentração de dióxido de carbônico; Regulação da ventilação.

Leia mais

Fisiologia do Sistema Urinário

Fisiologia do Sistema Urinário Sistema Urinário Fisiologia do Sistema Urinário Funções do sistema urinário Anatomia fisiológica do aparelho urinário Formação de urina pelos rins Filtração glomerular Reabsorção e secreção tubular Equilíbrio

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Rede de tubos pelos quais circulam o sangue e a linfa (vasos sanguíneos e linfáticos, respectivamente).

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Sistema linfático anatomia microscópica da parede do ventriculo folheto visceral folheto parietal Endocário : endotélio e conjuntivo endotélio (epitélio) conjuntivo Miocárdio: músculo

Leia mais

Biofísica da circulação

Biofísica da circulação Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório Função Comunicador

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão.

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. TESTE Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. 1 O ar entra nos pulmões através de A. Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia e brônquios. B. Fossas nasais, faringe,

Leia mais

Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B

Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B Aulas7A 21 e 8B 22 Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B Sistema Respiratório Humano Nos Humanos é Pulmonar. Trocas Gasosas = Captar O² e eliminar CO² e H+. Vias aéreas = por onde o ar circula Pulmões(alvéolos)

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Respiratório Profª Talita Silva Pereira A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio(o2) e dióxido de carbono(co2) do organismo, com o meio ambiente.

Leia mais

muscular circular interna serosa mesotélio adventícia

muscular circular interna serosa mesotélio adventícia HISTOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS Organização tecidual dos órgãos tubulares: OBJETIVOS PARA O TÓPICO: - descrever a organização das diferentes túnicas e suas camadas nos órgãos tubulares ou ocos - explicar

Leia mais

Aparelho Respiratório

Aparelho Respiratório Aparelho Respiratório Respirar: Absorver (os animais) o oxigénio do ar nos pulmões, nas brânquias, nas traqueias, na pele e expelir o gás carbónico resultante das queimas orgânicas, depois de se realizarem

Leia mais

Sistema Respiratório Capítulo 9

Sistema Respiratório Capítulo 9 Sistema Respiratório Capítulo 9 1 VIAS AÉREAS SUPERIORES Eliane de Oliveira Borges, UFRGS Figura 9.1 - Ilustração do sistema respiratório. Fonte: Montanari, T.; Borges, E. O. Museu virtual do corpo humano.

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca. Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca. Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular coração, vasos sanguíneos, sangue, sistema de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES Levar material nutritivo e oxigênio às células Contém células responsáveis

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

Sistema Respiratório. Prof. a Dr. a Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas ICBS UFRGS

Sistema Respiratório. Prof. a Dr. a Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas ICBS UFRGS Sistema Respiratório Prof. a Dr. a Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas ICBS UFRGS FUNÇÕES VIAS AÉREAS SUPERIORES VIAS AÉREAS INTRAPULMONARES FUNÇÕES Eliane de Oliveira Borges, UFRGS

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR I

SISTEMA CARDIOVASCULAR I SISTEMA CARDIOVASCULAR I Funções Fornecimento de nutrientes Retirada de metabólitos Regulação da pressão arterial Transporte de hormônios Regulação da temperatura corporal Outros ajustes homeostáticos

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem Introdução Angiologia: descrição dos órgãos da circulação do sangue e linfa. Coração Vasos Funções do Sistema Circulatório Transportar

Leia mais

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Sistema Respiratório Sistema Respiratório Funções: Troca gasosa: Oxigenação do sangue venoso e eliminação de CO 2 pela expiração. Garantia de eficiência: Condução, filtração, aquecimento e umedecimento

Leia mais

AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Profª Tatiani UNISALESIANO Fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. Componentes

Sistema Respiratório. rio. Componentes Slide 1 Sistema Respiratório rio Faringe Slide 2 Componentes Nariz (fossas nasais) - duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe - funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar,

Leia mais

Sistema Respiratório. Superior. Língua. Inferior

Sistema Respiratório. Superior. Língua. Inferior Sistema Respiratório Língua Superior Inferior Funções 1. Troca de gases entre a atmosfera e o sangue. 2. Regulação homeostática do ph corporal 3. Proteção contra substâncias irritantes e patógenos 4. Vocalização

Leia mais

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Função Entrega de sangue para os tecidos, fornecendo nutrientes essenciais às células e removendo dejetos metabólicos Coração = Bomba Vasos sanguíneos

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

Como funciona o sistema respiratório?

Como funciona o sistema respiratório? Como funciona o sistema respiratório? O sistema respiratório é responsável pela ventilação pulmonar. " O diafragma contrai-se e desloca-se para baixo. " Os músculos intercostais contraem-se, afastando

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.

SISTEMA CIRCULATÓRIO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. SISTEMA CIRCULATÓRIO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p. O Sistema Circulatório é composto por dois outros Sistemas: Vascular Sanguíneo

Leia mais

Objetivo: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas trocas gasosas e pelo controle do transporte de gases Roteiro:

Objetivo: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas trocas gasosas e pelo controle do transporte de gases Roteiro: TROCAS GASOSAS E CONTROLE DO TRANSPORTE DE GASES Objetivo: Estudar os mecanismos fisiológicos responsáveis pelas trocas gasosas e pelo controle do transporte de gases Roteiro: 1. Trocas gasosas 1.1. Locais

Leia mais

Sistema Circulatório Lista V 20 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente

Sistema Circulatório Lista V 20 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente Sistema Circulatório Lista V 20 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente 01. (FGV) O gráfico ilustra a concentração de duas substâncias (I e II) no processo de coagulação sanguínea. As substâncias

Leia mais

1. SISTEMA CARDIOVASCULAR

1. SISTEMA CARDIOVASCULAR 1. SISTEMA CARDIOVASCULAR O sistema cardiovascular é um sistema fechado de condutos para o transporte de fluidos corporais e que é constituído pelos componentes vascular sanguíneo, que transporta o sangue,

Leia mais

Ventilação e trocas gasosas nas vias aéreas

Ventilação e trocas gasosas nas vias aéreas Ventilação e trocas gasosas nas vias aéreas Componentes que direcionam a passagem do ar para dentro/fora formam a PORÇÃO CONDUTORA. cavidade nasal, seios nasais, nasofaringe, laringe, traquéia, brônquios,

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio.

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. INTRODUÇÃO A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. - conjunto de reações químicas do metabolismo energético (respiração celular). RESPIRAÇÃO CELULAR

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO 01. Quais são as três estruturas básicas que compõem nosso sistema circulatório ou cardiovascular? 02. Que funções o sistema circulatório desempenha em nosso organismo?

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41 Sumário CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1 PRANCHA 1 Epitélios simples pavimentoso e cúbico 2 PRANCHA 2 Epitélios simples cilíndrico e pseudoestratificado 4 PRANCHA 3 Epitélios estratificados 6 PRANCHA 4 Epitélio

Leia mais

Sistema Urinário. Carla Beatriz Silva. Introdução

Sistema Urinário. Carla Beatriz Silva. Introdução Sistema Urinário Carla Beatriz Silva Introdução O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada

Leia mais

Anatomia Sistêmica Cardiovascular

Anatomia Sistêmica Cardiovascular Universidade Federal do Espirito Santo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular Prof. João Victor Coutinho Anatomia Sistêmica Cardiovascular São

Leia mais

Sangue e Sistema Linfoide

Sangue e Sistema Linfoide Sangue e Sistema Linfoide Objetivos da aula os estudantes deverão ser capazes de... Listar os componentes celulares (fração celular) e não celulares (fração fluida) do sangue e relatar sua morfologia e

Leia mais

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia Sistema Circulatório Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular Angiologia Sistema Circulatório Funções Meio de transporte Ligação metabólica entre diferentes

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. 1. Funções da Circulação Sanguínea. 2. Classificação da circulação 3. VASOS 20/09/2018 PROFº STUART - BIOLOGIA 1

SISTEMA CIRCULATÓRIO. 1. Funções da Circulação Sanguínea. 2. Classificação da circulação 3. VASOS 20/09/2018 PROFº STUART - BIOLOGIA 1 1. Funções da Circulação Sanguínea SISTEMA CIRCULATÓRIO Transporte de: Gases Hormônios Nutrientes Excretas 2. Classificação da circulação 3. VASOS A circulação humana pode ser definida como: Fechada Dupla

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Componentes A) Coração B) Vasos Sanguíneos Coração É um órgão muscular tetracavitário (4 cavidades); Situado no centro do tórax, entre os pulmões; Tamanho de um mão fechada e pesa cerca de 300 gramas;

Leia mais

Anatomia funcional do rim Função renal

Anatomia funcional do rim Função renal Anatomia funcional do rim Função renal Ganho Balanço diário Perda Ingestão Equilíbrio osmótico Bebidas e comidas Suor Pulmões Ingestão Metabolismo Metabolismo Urina Fezes Perdas Fluido extracelular Fluido

Leia mais

PS 60 PROFISSIONAL DE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS IV (Perfusionista) Pág. 1

PS 60 PROFISSIONAL DE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS IV (Perfusionista) Pág. 1 FAURGS HCPA Edital 07/2010 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL Nº 07/20 /2010 0 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 60 PROFISSIONAL DE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia);

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia); O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que permitem a eliminação de substâncias encontradas em excesso no corpo ou algumas são nocivas à saúde humana; Muitos metabólitos (Ex: uréia, H +,

Leia mais

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FUNÇÃO CARDIO-VASCULAR E EXERCÍCIO

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FUNÇÃO CARDIO-VASCULAR E EXERCÍCIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FUNÇÃO CARDIO-VASCULAR E EXERCÍCIO Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD 1 Qual é o objetivo funcional do sistema CV? Que indicador fisiológico pode ser utilizado para demonstrar

Leia mais

Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG

Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG Gasometria Arterial Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG Gasometria arterial Por quê a Gasometria se temos o Oxímetro de pulso e Capnógrafo? Gasometria Arterial

Leia mais

Biologia. Móds. 51 Biologia B. Prof. Rafa

Biologia. Móds. 51 Biologia B. Prof. Rafa Biologia Móds. 51 Biologia B Prof. Rafa SANGUE : tecido conjuntivo, que transporta nutrientes, gases, excretas, hormônios, atuando também na termorregulação e defesa Plasma (55%): água, íons, proteínas

Leia mais

Sumário. Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos.

Sumário. Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos. Sumário Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos 1 Sistemas de Órgãos e Desenvolvimento das Cavidades Corporais 1.1 Definições, Visão Geral e Evolução das Cavidades Corporais 2 1.2

Leia mais

Equilíbrio ácido-básico. Monitor: Tarcísio Alves Teixeira Professor: Guilherme Soares Fisiologia Veterinária / MFL / IB / UFF

Equilíbrio ácido-básico. Monitor: Tarcísio Alves Teixeira Professor: Guilherme Soares Fisiologia Veterinária / MFL / IB / UFF Equilíbrio ácido-básico Monitor: Tarcísio Alves Teixeira Professor: Guilherme Soares Fisiologia Veterinária / MFL / IB / UFF O que são Ácidos e Bases Ácido: substância que, em solução, é capaz de doar

Leia mais

Biologia. Móds. 23 e 24. Prof. Rafa

Biologia. Móds. 23 e 24. Prof. Rafa Biologia Móds. 23 e 24 Prof. Rafa Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos: Artérias: saem do coração, parede mais espessa, pressão elevada Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos: Capilares:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO III

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO III QUESTÃO 1 QUESTÕES DISCURSIVAS Descreva o mecanismo fisiológico do reflexo de Cushing. QUESTÃO 2 O coração apresenta um sistema próprio para gerar um estimulo rítmico que é espalhado por todo o miocárdio.

Leia mais

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre Fornecimento e uso de energia Observe a imagem a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Questão 1 Se retirarmos metade de nosso fígado, em poucos meses, ele se regenerará

Leia mais

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO As nossas células necessitam de: Oxigénio; Nutrientes; Eliminar Dióxido de Carbono; Entre outros. O nosso organismo

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version Sistema Circulatório

PDF created with pdffactory Pro trial version  Sistema Circulatório Sistema Circulatório Função Transporte de gases Transporte de nutrientes Transporte de resíduos Transporte de hormônios Transporte de calor Transporte de anticorpos e células de defesa Coagulação sanguínea

Leia mais

Nome: Nº: Classificação: 1. Das seguintes estruturas, qual está intimamente associada ao periósteo:

Nome: Nº: Classificação: 1. Das seguintes estruturas, qual está intimamente associada ao periósteo: Histologia e Embriologia Medicina Veterinária Frequência Teórica 3 de Maio de 2005 HistoVet-UE Nome: Nº: Classificação: 1. Das seguintes estruturas, qual está intimamente associada ao periósteo: a. Pia

Leia mais

Fisiologia Aviária. - Cardiovascular - Respiratória. Departamento de Zootecnia Laboratório de Avicultura - LAVIC. Universidade Federal de Santa Maria

Fisiologia Aviária. - Cardiovascular - Respiratória. Departamento de Zootecnia Laboratório de Avicultura - LAVIC. Universidade Federal de Santa Maria www.ufsm.br/lavic uttpatel@gmail.com Rodrigo Uttpatel - Cardiovascular - Respiratória Fisiologia Aviária Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Zootecnia Laboratório de Avicultura - LAVIC

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Biologia Trocas Gasosas

Exercícios de Aprofundamento Biologia Trocas Gasosas 1. (Unesp 2014) Os gráficos representam a concentração de três gases no sangue assim que passam pelos alvéolos pulmonares. É correto afirmar que os gráficos que representam as concentrações dos gases O

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório é composto pelo coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 08 CIRCULAÇÃO HUMANA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 08 CIRCULAÇÃO HUMANA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 08 CIRCULAÇÃO HUMANA Phs > PO Phs < PO PRESSÃO SANGUÍNEA DIMINUI SAÍDA DE LÍQUIDO TECIDO ENTRADA DE LÍQUIDO Fixação 1) (UFF) As mais diversas fontes de informação vêm abordando

Leia mais

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Os processos envolvidos na retirada do gás carbônico e na obtenção de gás oxigênio, que ocorrem através do sangue e órgãos específicos:

Leia mais

Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem(

Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem( Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem( A(PELE( A pele é o maior órgão do nosso corpo, correspondendo a 16% do peso corporal, extensãoaproximadade2m²emumadulto,e5mmdeespessuramédia. É constituída por duas

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório é constituído por: Coração

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Cardiovascular Humano Funções Transporte de Gases Transporte de Nutrientes Transporte de excretas Transporte de Hormônios Defesa Componentes Coração

Leia mais

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Leonardo Crema

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Leonardo Crema Sistema Cardiovascular Prof. Dr. Leonardo Crema Visão Geral do Sistema Circulatório: A função da circulação é atender as necessidades dos tecidos. Sistema Circulartório= Sistema Cardiovascular É uma série

Leia mais

Biologia. Móds. 41 e 42 Setor Prof. Rafa

Biologia. Móds. 41 e 42 Setor Prof. Rafa Biologia Móds. 41 e 42 Setor 1423 Prof. Rafa Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos: Artérias: saem do coração, parede mais espessa, pressão elevada Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos:

Leia mais

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise ESCOLA SALESIANO DO TRABALHO ALUNO: TURMA : PROFESOR : MÁRCIO - DISICPLINA : BIOLOGIA - ATIVIDADE ONLINE 2 CADERNO DE QUESTÕES Observação : resolvas a questões e preencha o cartão resposta em nosso site

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata 1- Na porção respiratória, até qual região é encontrado músculo liso? té os alvéolos b. Até os bronquíolos respiratórios c. Até os bronquíolos terminais d. Até os ductos alveolares 2- Qual é o tipo de

Leia mais