Internet. Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet. Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet:"

Transcrição

1 A Internet

2 Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet: 1. O browser 2. Identificar os principais serviços da Internet; 3. Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na Internet; 4. Reconhecer, de forma genérica, o significado dos endereços da Internet; 5. Criar e organizar uma lista de favoritos

3 O browser

4 O browser Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita os seus utilizadores a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.

5 O browser

6 Identificar os principais serviços da Internet; A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Eletrónico - World Wide Web WWW Transferência de Ficheiros FTP Videoconferência Netmeeting Listas de Correio - Newsletters Comunicação em Tempo Real Chat Trabalho colaborativo

7 Identificar os principais serviços da Internet; Correio Eletrónico Sistema que possibilita o envio e a receção de mensagens eletrónicas por computador, para qualquer utilizador da Internet, desde que tanto o emissor como o recetor possuam um endereço eletrónico.!!!vantagens!!! económico

8 Identificar os principais serviços da Internet; Estrutura de um endereço de correio eletrónico rititi_85 identifica o Símbolo separador (lê-se éte). gmail nome do subdomínio. Identifica o ISP responsável por enviar e receber as mensagens do utilizador. (Ex.: sapo, clix, hotmail, etc.) com é o nome do domínio principal e indica o tipo de organização ou país.

9 Identificar os principais serviços da Internet;

10 Identificar os principais serviços da Internet; Word Wide Web (WWW) Quando falamos em Word Wide Web ou simplesmente WWW estamos a referir-nos nos ao imenso conjunto de documentos existentes na Internet. Os documentos existentes na Internet são escritos em linguagens especiais, nomeadamente, HTML e Java e, para serem visualizados, é necessário utilizar um programa adequado chamado browser. Existem diversos browsers, alguns deles de acesso gratuito na Internet. Os mais utilizados são o Mozilla Firefox e o Internet Explorer.

11 Identificar os principais serviços da Internet; Internet Diferença entre Web e Internet Imenso conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em centenas de milhares de computadores chamados servidores Web. Esta informação encontram-se sob a forma de páginas eletrónicas com ligações de hipertexto a documentos Websites.

12 Identificar os principais serviços da Internet; Diferença entre Web e Internet World Wide Web, WWW ou Web A Web utiliza a rede da Internet para interligar os seus websites e, sendo o serviço de maiores proporções na Internet, torna possível o acesso a textos, gráficos, áudio, vídeo, e também, efetuar a transferência de ficheiros.

13 Identificar os principais serviços da Internet; Transferência de ficheiros FTP é um protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet, potenciando a cópia de documentos, programas informáticos, som, imagens, etc., para o nosso computador.

14 Identificar os principais serviços da Internet; Transferência de ficheiros O software que pode ser transferido ( descarregado ou feito o download) para o nosso computador pode ser classificado como: Freeware Software que pode ser descarregado e, posteriormente, utilizado gratuitamente. Shareware Software que pode ser descarregado e testado gratuitamente mas que, posteriormente, deverá ser registado. Beta Versões de software que ainda se encontra em desenvolvimento, mas que são disponibilizadas para que os utilizadores as testem.

15 Identificar os principais serviços da Internet; Transferência de ficheiros Download Transferência ou importação de ficheiros de um computador para o nosso. Upload Transferência ou exportação de ficheiros do nosso computador para outro qualquer computador.

16 Identificar os principais serviços da Internet; Listas de correio As newsletters, consistem na utilização do correio eletrónico para a troca de informação entre grupos de utilizadores. Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz.

17 Identificar os principais serviços da Internet; Comunicação em tempo real O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço da Internet utilizado para conversar com outros utilizadores em tempo real. Para utilizar o IRC é necessário utilizar um programa apropriado, sendo os mais populares o o Msn Messenger. Hoje em dia, temos muitos programas que facilitam este tipo de comunicação ( facebook).

18 Identificar os principais serviços da Internet; Videoconferência Este serviço permite estabelecer o diálogo oral (conversar) com outras pessoas: Em empresas, na realização de reuniões entre pessoas situadas em diferentes pontos do país. Em centros de saúde com carências em termos de médicos para a realização de consultas de rotina. Em instituições de ensino à distância.

19 Identificar os principais serviços da Internet; Trabalho Colaborativo o O chat, as redes sociais e os sistemas de mensagens instantâneas são tecnologias que também utilizam a Internet como meio de troca de ideias e colaboração. o Mesmo o correio eletrónico é tido atualmente como uma ferramenta de trabalho colaborativo. Ainda bastante usado em ambientes corporativo, vêm perdendo espaço entre utilizadores pessoais para serviços como mensagem instantânea e redes sociais devido ao dinamismo e pluralidade de opções fornecidas por esses dois. o

20 Identificar os principais serviços da Internet; Outra aplicação de colaboração na Internet são os sistemas wiki, que utilizam a World Wide Web para realizar colaboração, fornecendo ferramentas como sistema de controle de versão e autenticação de utilizadores para a edição online de documentos. Trabalho Colaborativo

21 Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na Internet;

22 Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na Internet;

23 Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na Internet;

24 Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na Internet;

25 Criar e organizar uma lista de favoritos

26 Criar e organizar uma lista de favoritos

27 Como fazer pesquisas na Internet

28 Pesquisas na Internet Embora seja cada vez mais fácil fazer pesquisas na internet, todos nos deparamos com o excesso de informação, com a visualização de páginas que não interessam para nada ou que não respondem àquilo que queremos.

29 Pesquisas na Internet Ao contrário de uma enciclopédia ou de um dicionário em papel, a informação que é colocada na Internet não obedece a nenhuma estrutura de organização, pelo que, para encontrar a informação que procuramos temos que fazer um maior esforço do que se procurarmos num local organizado.

30 Pesquisas na Internet E se o Google é o rei dos motores de busca, é preciso não esquecer que há outras boas alternativas:

31 Pesquisas na Internet

32 Pesquisas na Internet Cada um destes motores de busca tem a sua forma própria de percorrer o maior número possível de páginas existentes na Internet e criar o seu índice interno. Em geral essa tarefa é feita automaticamente, por programas designados por robots ou spiders.

33 Pesquisas na Internet Os motores de busca posicionam as respostas em função da sua concordância com as palavras utilizadas na pesquisa (keywords), mas também conforme o título e outras informações da página Web.

34 Pesquisas na Internet Se ao fazer uma busca está a obter resultados a mais (e poucos têm aquilo que realmente queria encontrar), tente ser mais específico, colocando mais palavras.

35 Pesquisas na Internet Se ao fazer uma busca está a obter poucos ou nenhuns resultados, verifique a ortografia das palavras escolhidas ou retire algumas palavras, para tornar a sua pesquisa mais abrangente. Também pode tentar retirar expressões que estejam entre aspas.

36 Pesquisas na Internet É possível tirar melhor partido das caraterísticas de pesquisa dos motores de busca conhecendo as suas regras de pesquisa específicas.

37 Pesquisas na Internet Entre as regras mais comuns estão a utilização de: And & OR +

38 Pesquisas na Internet AND NOT -! NEAR ~ ADJ FAR BEFORE ( )

39 Pesquisas na Internet Apesar de as regras serem específicas de cada motor de busca, em geral podemos indicar que: AND ou & ou +

40 Pesquisas na Internet Apenas as páginas que tenham ambas as palavras, independentemente de estarem juntas ou por esta ordem 1. Software AND Educação 2. Tecnologia&Crianças 3. Internet+Escola

41 Pesquisas na Internet AND NOT ou - Todas as páginas que tenham a primeira palavra, mas que não têm a segunda palavra. Pode ser uma boa técnica para reduzir o número de resultados

42 Pesquisas na Internet Ex.: Madeira AND NOT Funchal Ilha -Brasil

43 Pesquisas na Internet OR ou Todas as páginas que tenham, pelo menos, uma das palavras

44 Pesquisas na Internet Ex.: 1. Computador OR PC 2. Internet Web

45 Pesquisas na Internet (aspas) Ao colocar uma frase entre aspas, apenas as páginas que tenham essa expressão, exactamente como está escrita, aparecem na lista de resultados. Uma frase completa, por exemplo, o que torna muito fácil saber se um trabalho foi plagiado da net.

46 SEGURANÇA NA INTERNET Vírus Informático Desenvolvidos por quem? Por programadores de má fé. Hacker Hacker: São indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

47 SEGURANÇA NA INTERNET Anti-vírus São programas que permitem localizar e limpar vírus do sistema :

48 Por forma a evitar danos provocados por vírus deves: Instalar no computador um programa de ANTIVÍRUS e atualizá-lo frequentemente; Configurar o ANTI-VIRUS para que a PROTEÇÃO esteja PERMANENTEMENTE ATIVA; Não abrir mensagens de correio eletrónico de origem duvidosa; Ter em atenção que o download de ficheiros da Internet aumenta o risco de transferência de ficheiros infetados.

UNIDADE Internet. Serviços Básicos. A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico. Grupos de Discussão - Newsgroups

UNIDADE Internet. Serviços Básicos. A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico. Grupos de Discussão - Newsgroups Serviços Básicos A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico Grupos de Discussão - Newsgroups World Wide Web WWW Listas de Correio Transferência de Ficheiros - FTP

Leia mais

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL.

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. 1. INTERNET OU NET 1 O que é a Internet? A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e

Leia mais

itic 7/8 Serviços básicos da Internet Informação 7 Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet

itic 7/8 Serviços básicos da Internet Informação 7 Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet itic 7/8 Informação 7 Serviços básicos da Internet Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet Os Principais Serviços da Internet @ Correio eletrónico (e-mail) @ Acesso remoto @ World Wide Web

Leia mais

UNIDADE 3: Internet. Navegação na Web utilizando um browser. Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico

UNIDADE 3: Internet. Navegação na Web utilizando um browser. Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico PROFTIC INTERNET Professor Samuel António 2017 Navegação na Web utilizando um browser Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

Objectivos. Internet. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objectivos. Internet. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objectivos O que é a Internet História da Internet O que é preciso para aceder à Internet NetEtiquete Serviços Básicos da Internet Navegação na WWW Utilização do Correio Electrónico 2 1. O que é a Internet

Leia mais

O que é necessário para aceder à Internet?

O que é necessário para aceder à Internet? O que é necessário para aceder à Internet? Hardware Software Fornecedor de serviços Hardware necessário para aceder à Internet Computador Modem (interno, externo ou PCMCIA) Linha telefónica normal, RDIS

Leia mais

Informática INTERNET

Informática INTERNET INTERNET A origem da Internet e a sua evolução Guerra Fria (anos 60) => ARPANET Interligar as principais Universidades dos EUA => Intercâmbio de informação. Expansão da rede para as Universidades da Europa.

Leia mais

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet CEF 2 Ano Lectivo 2008/2009 Professora: Sílvia Castro 1. Conceitos introdutórios: Hardware e Software Os sistemas informáticos, em geral,

Leia mais

Internet. Durante a década de 60...

Internet. Durante a década de 60... Internet História Internet Durante a década de 60... Internet Durante a década de 60... Internet Durante a década de 60... Como será possível manter as comunicações, na hipótese de um ataque nuclear? Internet

Leia mais

1. INTERNET OU NET. Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. Modem

1. INTERNET OU NET. Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. Modem 1. INTERNET OU NET O que é a Internet? A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação Professora: Margarida Gonçalves 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Tecnologias de

Leia mais

UNIDADE 3 INTERNET QUAL A FINALIDADE DA INTERNET?

UNIDADE 3 INTERNET QUAL A FINALIDADE DA INTERNET? UNIDADE 3 INTERNET QUAL A FINALIDADE DA INTERNET? 1 A INTERNET... A Internet é um conjunto de redes à escala mundial de milhões de computadores interligados, que permite o acesso a informações e a todo

Leia mais

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial ESCOLA EB2.3 D.MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA:TIC ANO: EC1 ANO 2013/2014 CONTEÚDOS Conceitos básicos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Informação O que é Informação? Informação: conjunto de dados relacionados entre si. Sociedade de Informação Mais e Melhor Informação Recebemos tanta informação durante o dia que perdemos

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Informações de preparação para o teste de avaliação. Internet: principais serviços, endereços e funcionalidades dos browsers; segurança na Internet; pesquisa e

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Apresentação

Leia mais

Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve. TIC Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º ANO

Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve. TIC Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º ANO Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve TIC Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º ANO Ano Letivo 2017 / 2018 Permitem aceder e partilhar informação de forma colaborativa, podendo para tal ser utilizada

Leia mais

Serviços básicos prestados pela Internet

Serviços básicos prestados pela Internet Serviços básicos prestados pela Internet Acesso à uma infinidade de sítios (site, website, página da Internet ou sítio da Internet); Correio eletrónico (e-mail); Transferência de ficheiros; Grupos ou Fóruns

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é?

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é? O que é? Internet: Antecedentes 4 e 11 de Fevereiro de 1945: Os presidentes dos países Aliados reunem-se em Yalta na Crimeia. - Roosevelt, Churchill e Stalin 2 Internet: Antecedentes Roosevelt e Churchill

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 9 * / 10 * 9 * / 9 * / 10 * 3.º período 9 /11

Leia mais

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano 07-08 º Período Domínio: Informação Conteúdos Objetivos /Descritores Estratégias/ Recursos Avaliação diagnóstica à disciplina

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação. Agrupamento de Escolas de Pevidém 2013/14

Tecnologias da Informação e Comunicação. Agrupamento de Escolas de Pevidém 2013/14 Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento de Escolas de Pevidém 2013/14 UNIDADE: COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO Trabalho Prático Internet A internet é uma rede mundial de computadores ligados entre

Leia mais

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web HTML DHTML CSS Javascript Visual Basic Script Java HTML Hypertext Markup Language HTML Hypertext Markup Language Linguagem com a qual se definem as páginas

Leia mais

O que é preciso para aceder à Internet?

O que é preciso para aceder à Internet? O que é preciso para aceder à Internet? O programa necessário para navegar na Internet chama-se browser. O Internet Explorer, o Netscape, o Opera e o Mozilla, entre outros, são exemplos de browsers da

Leia mais

O que é preciso para aceder à Internet?

O que é preciso para aceder à Internet? O que é preciso para aceder à Internet? O programa necessário para navegar na Internet chama-se browser. O Internet Explorer, o Netscape, o Opera e o Mozilla, entre outros, são exemplos de browsers da

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01 Prof. Sergio Koch Aula 01 Internet e Intranet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Nessa AULA 01, iremos comparar as definições para, posteriormente, analisarmos algumas

Leia mais

TIC s. Marco, 2016 Aula 06. Formador: Ernesto Cuambe. Produzido por: dr. Ernesto Cuambe

TIC s. Marco, 2016 Aula 06. Formador: Ernesto Cuambe. Produzido por: dr. Ernesto Cuambe TIC s Marco, 2016 Aula 06 Formador: Ernesto Cuambe Produzido por: dr. Ernesto Cuambe 3/16/2016 Intranet A intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação 1º Ano (24 + 24 + 24 + 24 = 96 horas) CEF Operador de Informática Ano

Leia mais

Internet: Conceitos Gerais

Internet: Conceitos Gerais Internet: Conceitos Gerais Cardoso, Gustavo (2002), Capítulo 3 - Aceder à Internet: e-mail e world wide web, excluindo secção 1 Disponível na página da Cadeira Informática I: http://osiris.iscte.pt/ (Outubro

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceitos básicos Histórico Principais modelos

Leia mais

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico 1 Conceitos Básicos No final

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Informática Instrumental

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria. Competências

PLANIFICAÇÃO ANUAL TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria. Competências Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Competências Tratamento de Informação Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação nas tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS APLICATIVOS DEFINIÇÃO: Programas que executam tarefas específicas Ex: - Editores de texto - Planilhas eletrônicas - Programas gráficos - Players de áudio e vídeo

Leia mais

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014 ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO - 2013/2014 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Compreender a evolução das tecnologias de informação

Leia mais

Grupo Disciplinar Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo

Grupo Disciplinar Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo Grupo Disciplinar 550 - Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo Calendarização Conteúdos Objetivos Essenciais Objetivos

Leia mais

Internet. Operação de Computadores e Sistemas

Internet. Operação de Computadores e Sistemas Internet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2017 1/24 Introdução O que é a Internet para você? O que você faz na Internet? 2/24

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação. Hardware

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016 SUB Informação A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo contemporâneo; a) Conhecer os grandes

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Correio Eletrônico a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Domínio: Informação Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Grandes Marcos da História das TIC; Papel das tecnologias na sociedade contemporânea e as potencialidades da web social;

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC 5º ANO VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS 1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1.1. SISTEMA OPERATIVO

Leia mais

Internet Explorer 9 - Chegou uma Web mais espectacular

Internet Explorer 9 - Chegou uma Web mais espectacular Internet Explorer 9 - Chegou uma Web mais espectacular Date : 15 de Março de 2011 O Windows Internet Explorer 9 apresenta um aspecto optimizado, e muitas novas funcionalidades que agilizam a navegação

Leia mais

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo Construção de Sites Introdução ao Universo Web Prof. Nícolas Trigo trigo.nicolas@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Internet à conglomerado de redes de computadores que permite o acesso a informações e a transferência

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Metas curriculares 7º ano Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender a evolução das tecnologias

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

1. A informação, o conhecimento

1. A informação, o conhecimento DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO DE ESCOLARIDADE: 7º PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL 2016/2017 METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO/ TEMAS INFORMAÇÃO I7 1. A informação, o conhecimento e

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ANO PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2014/2015

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação INFORMAÇÃO SUBDOMÍNIO CC8.1. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E AS REGRAS DE CONDUTA E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/ PERÍODO

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/ PERÍODO Ano Letivo 2012/2013 TIC 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS 1 PERÍODO 1 TEMPO- 45 MINUTOS Domínio Duração Objectivos Gerais Objectivos Específicos Estratégias/ Actividades Subdomínio 8ºA 8ºB Informação

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação. Principais tipos de serviços da Internet

Tecnologias da Informação e Comunicação. Principais tipos de serviços da Internet Tecnologias da Informação e Comunicação Principais tipos de serviços da Internet Introdução à Internet Serviços básicos Word Wide Web (WWW) Correio electrónico (e-mail) Transferência de ficheiros (FTP)

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAÍNHA SANTA ISABEL, ESTREMOZ Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano Planificação Anual Ano letivo 2017/2018 Professora: Ana Barreto Domínio: Informação Subdomínio: A informação,

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO Outlook 2013 / 2016 & definições genéricas Criado/ Revisto Por: Revisto em: Contacto: DI-IPS Março 2017 Apoio.informatico@ips.pt Fevereiro 2018 ÍNDICE Índice...

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Mozilla Thunderbird a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Escola Básica de Gondomar. Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE 2014/2015

Escola Básica de Gondomar. Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE 2014/2015 Escola Básica de Gondomar Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE Conteúdos Programáticos 1º e 2º Períodos A Informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 32/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 Sobre a aplicação REALING... 3 Sobre este documento... 4 Contactos... 4 APLICAÇÃO, FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES...

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 Sobre a aplicação REALING... 3 Sobre este documento... 4 Contactos... 4 APLICAÇÃO, FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES... 1 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 Sobre a aplicação REALING... 3 Sobre este documento... 4 Contactos... 4 APLICAÇÃO, FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES... 5 Aplicação... 5 Ferramentas ou Atividades... 5 Funcionalidades...

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS (7.º ano) Turmas: A,C DOMÍNIO: INFORMAÇÃO I7 SUBDOMÍNIOS: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Análise da informação na

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

1.1 Conceitos Introdutórios

1.1 Conceitos Introdutórios Unidade: 1 1.1 Conceitos Introdutórios Conceitos básicos Informática Tecnologias da Informação Tecnologias da Informação e Comunicação A Informação Características da Informação Informação Digital e Dados

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática

Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática Planificação Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática DOMÍNIO: INFORMAÇÃO I7 SUBDOMÍNIOS: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Leia mais

PRIVACIDADE E SEGURANÇA

PRIVACIDADE E SEGURANÇA PRIVACIDADE E SEGURANÇA A Blueticket Serviços de Bilhética SA, entidade responsável pela exploração deste website, empresa 100% detida pela Arena Atlântico, SA, encara seriamente a privacidade e a proteção

Leia mais

1.º Período. Domínio Subdomínio

1.º Período. Domínio Subdomínio 1 - A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Subdomínio Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; Análise da informação na Diagnóstica; Compreender a evolução

Leia mais

Informática. Software. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Software. Professor Márcio Hunecke. Informática Software Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA SOFTWARE O COMPUTADOR Um sistema computacional é formado basicamente por duas estruturas.

Leia mais

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Objetivo geral Aprender a desenvolver um site completo, funcional,

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 General Humberto Delgado Ano lectivo 2013/2014 Turma de Percurso Curricular Alternativo 2º Ciclo TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Metas de Aprendizagem para o 2º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

Departamento de Informática e Tecnologias

Departamento de Informática e Tecnologias Departamento de Informática e Tecnologias Critérios de Avaliação para a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo Ano Letivo 2016/17 Domínios Informação 7º e 8º ano Compreender a evolução

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. 1. Compreender a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu papel no mundo contemporâneo:

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. 1. Compreender a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu papel no mundo contemporâneo: ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ESCOLA EB2.3 D.MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: TIC ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Informação

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro,

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ano letivo 2015/2016 Turma de Percurso Curricular Alternativo 2º Ciclo

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ano letivo 2015/2016 Turma de Percurso Curricular Alternativo 2º Ciclo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola EB 2,3 General Humberto Delgado TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ano letivo 2015/2016 Turma de Percurso Curricular Alternativo 2º Ciclo TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Metas de Aprendizagem para o 2º Ciclo do Ensino Básico Domínio: Informação Meta 1) O aluno

Leia mais

Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5540 - Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Conceito 1.1. Um Pouco de História: a Origem da Internet... 23 1.1.1. A Internet no Brasil... 25 1.2. WWW... 25 1.3. HTML...

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 91º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C Módulo 1: Conceitos essenciais e sistema operativo em ambiente gráfico AULAS PREVISTAS: 5 x 45 Minutos

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO DE ESCOLARIDADE: 8º PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO/ TEMAS Edição de textos Comunicação e Colaboração CC8 1. Conhecimento

Leia mais

- PORTUGUÊS - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 5 -

- PORTUGUÊS - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 5 - 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros (literários, 1 jornalísticos, tiras, charges, entre outros): 1.1 Língua, linguagem, norma (padrão e não padrão), fala e desvio de 2 norma;

Leia mais

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada: 1. O tipo mais comum de conexão à Internet, considerada banda larga por meio de linha telefônica e normalmente oferecida com velocidade acima de 1 Mbps, utiliza a tecnologia A. ADSL. B. Dial Up. C. HFC

Leia mais

Partilha de Recursos. Através da Plataforma DropBox

Partilha de Recursos. Através da Plataforma DropBox Partilha de Recursos Através da Plataforma DropBox Autor: Fernando Rui Campos Licenciamento: Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal Versão 1.0 9 Janeiro 2011 Página 1 de 10 Introdução

Leia mais

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

Tecnologias da Informação e. 7º/8º Anos. Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo: 2012/2013. Professora: Marlene Fernandes. (Marlene Fernandes) / /

Tecnologias da Informação e. 7º/8º Anos. Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo: 2012/2013. Professora: Marlene Fernandes. (Marlene Fernandes) / / PLANIFICAÇÃO ANUAL Tecnologias da Informação e Comunicação 7º/8º Anos Ano Letivo: 2012/2013 Professora: Marlene Fernandes (Marlene Fernandes) / / INFORMAÇÃO Metas Curriculares - Tecnologias da Informação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTERNET Surgiu através de pesquisas e projetos voltados para o Departamento de Defesa Norte-Americano

Leia mais