PROPOSTA DE EXAME. Prova Escrita Biologia e Geologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DE EXAME. Prova Escrita Biologia e Geologia"

Transcrição

1 Proposta de Exame 361 PROPOSTA DE EXAME Prova Escrita Biologia e Geologia A prova de Exame Nacional tem por referência o programa de Biologia e Geologia e a conceção de Educação em Ciência que o sustenta. A prova avalia um conjunto de competências que decorrem dos conteúdos enunciados no Programa, passíveis de avaliação em prova escrita de duração limitada. As competências a avaliar decorrem da operacionalização dos conteúdos concetuais e procedimentais enunciados nos diferentes Temas/Unidades do Programa e desenvolvidas nos domínios do «saber» e do «saber fazer». Em alguns itens estas competências são expressas através da composição de texto. Assim, a prova avalia as seguintes competências: «Domínio concetual» 1. Conhecimento e compreensão de dados, conceitos, modelos e teorias. 2. Interpretação de dados fornecidos em diversos suportes. 3. Mobilização e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias. 4. Explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos. 5. Estabelecimento de relações entre conceitos. «Domínio procedimental» 1. Reconhecimento da função da observação na investigação científica. 2. Identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais. 3. Identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões. 4. Interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos. 5. Interpretação dos resultados de uma investigação científica. 6. Previsão de resultados/estabelecimento de conclusões.

2 362 BIOLOGIA E GEOLOGIA GRUPO I As rochas são entidades geológicas resultantes de processos complexos em que é grande o número de variáveis suscetíveis de intervir na sua formação. Nestes termos, as classificações, na medida em que são modos artificiais de arrumar elementos de um vasto conjunto, não podem facilmente corresponder à inúmera diversidade de rochas, sendo muitas vezes difícil de situar certos tipos nos termos dessas classificações. O quadro seguinte apresenta a composição mineralógica das principais rochas magmáticas. % Biotite Piroxenas Anfíbolas Olivina Minerais Ferromagnesianos Albite Oligoclase Feldspatos potássicos Plagioclases Andesina Quartzo Labradorite Anortite A B C D Peridotito Tipos de rochas magmáticas 1. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. As rochas A, B, C e D correspondem respetivamente a A. traquito, riólito, andesito e basalto. B. riólito, traquito, andesito e basalto. C. basalto, traquito, andesito e riólito. D. andesito, traquito, riólito e basalto. 2. Selecione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Duas amostras de rochas, A e D, formaram-se em profundidade tendo ambas textura porfiroide, mas distinguem - -se pela composição, já que a rocha A possui e ortóclase, que a D não possui, e esta possui e olivina, que não existem na rocha A. A. piroxenas [ ] albite B. quartzo [ ] anortite C. olivina [ ] albite D. anortite [ ] albite 3. As afirmações seguintes dizem respeito a condições e locais de formação de duas das rochas representadas no quadro acima. Selecione a alternativa da chave que as avalia corretamente. CHAVE A. As afirmações 2 e 3 são verdadeiras; a afirmação 1 é falsa. B. A afirmação 2 é verdadeira; as afirmações 1 e 3 são falsas. C. A afirmação 3 é verdadeira; as afirmações 1 e 2 são falsas. D. As afirmações 1 e 3 são verdadeiras; a afirmação 2 é falsa. AFIRMAÇÕES 1. A rocha A resulta de magmas formados nos limites divergentes das placas e a rocha B resulta de magmas gerados em pontos quentes por fusão de peridotitos do manto superior. 2. A rocha A origina-se a partir de magmas resultantes da fusão de rochas constituintes da crusta devido a colisão entre placas continentais. 3. A rocha C resulta de magmas gerados por colisão entre uma placa continental e uma placa oceânica em condições particulares de pressão e temperatura e na presença de água.

3 Proposta de Exame Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações referentes a amostras de rochas magmáticas de diferente tipos. A. O peridotito é uma rocha constituída por minerais máficos, que faz parte do manto. B. O granito é uma rocha extrusiva, rica em quartzo e abundante na crusta continental. C. O gabro é uma rocha química e mineralogicamente equivalente ao basalto. D. O diorito é uma rocha leucocrata intermédia. E. O basalto é uma rocha com textura afanítica, melanocrata e constitui os fundos oceânicos. F. O riólito é uma rocha rica em minerais félsicos, com textura afanítica. G. O andesito é uma rocha extrusiva, mesocrata, formada em limites convergentes de placas litosféricas. H. O sienito é uma rocha mesocrata intermédia. 5. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Considerando os processos de diferenciação magmática por cristalização fracionada, a rocha representada no diagrama que se terá formado em último lugar é a A. rocha C. C. rocha B. B. rocha D. D. rocha A. 6. Selecione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Os magmas riolíticos podem consolidar num processo, originando uma rocha que se designa. A. lento [ ] granito B. rápido [ ] granito C. lento [ ] sienito D. rápido [ ] sienito 7. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. As plagioclases, no ramo contínuo da série de Bowen, são minerais isomorfos já que A. têm igual composição química, mas alterações na estrutura interna dos minerais. B. apresentam apenas uma ligeira alteração nos seus iões e na estrutura interna dos seus minerais. C. verifica-se uma alteração nos seus iões, sem que ocorra alteração da estrutura interna dos minerais. D. têm igual composição química, sem alterações da estrutura interna dos minerais. 8. Selecione a alternativa que preenche os espaços na frases seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Rochas do tipo D, vulcânicas, resultaram da solidificação de lava cujo teor em sílica era. A. fluida [ ] superior a 65% B. viscosa [ ] inferior a 52% C. fluida [ ] inferior a 52% D. viscosa [ ] superior a 65% 9. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Lavas que geram rochas do tipo A vulcânicas originam A. chaminés e cones secundários. C. pillow lavas ou lavas em almofada. B. agulhas e/ou domos. D. lavas encordoadas. 10. A enorme diversidade de rochas magmáticas não é compatível com a existência de tão poucos tipos de magma. Só se explica tal diversidade porque, uma vez formados, os magmas tendem a evoluir quimicamente, através de um conjunto de processos, designados por diferenciação magmática. Explique os principais processos de diferenciação de um magma original.

4 364 BIOLOGIA E GEOLOGIA GRUPO II A figura representa um ecossistema frequente na nossa costa, destacando alguns dos seres que integram a sua comunidade. A teia alimentar assenta em diferentes relações tróficas. As algas e o fitoplâncton são os produtores deste ecossistema, através da realização da fotossíntese. Os caranguejos, os cabozes e as tainhas comem pequenos camarões, nereis, tubícolas, bem como detritos orgânicos. O zooplâncton alimenta-se principalmente de fitoplâncton e de detritos orgânicos. A solha e o robalo são predadores que se alimentam de pequenos peixes, como os cabozes, e pequenos crustáceos, como os caranguejos. Os animais filtradores, como o mexilhão, as lapas, os tubícolas e os nereis, assim como os pequenos camarões, alimentam-se de zooplâncton, de fitoplâncton e, também, de detritos orgânicos. As aves que frequentam este ecossistema, como os corvos - -marinhos, as garças e as gaivotas, alimentam-se de peixes, como por exemplo as solhas e os robalos, de crustáceos e de outros invertebrados. Corvo-marinho Garça Mexilhão Estrela-do-mar Robalo Caranguejo Polvo Alga vermelha Alface-do-mar Solha 1. Selecione a alternativa que preenche os espaços da seguinte frase, de modo a obter uma afirmação correta. Um ecossistema inclui uma componente formada pelos fatores físico-químicos e uma, constituída por de diferentes espécies que se encontram interdependentes, formando aquilo que se designa por biocenose. A. componente abiótica [ ] comunidades B. componente biótica [ ] populações C. componente abiótica [ ] seres D. componente biótica [ ] famílias 2. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações relativas ao ecossistema estuarino. A. O camarão serve de alimento ao caranguejo. B. O caboz alimenta-se de camarões. C. O zooplâncton faz parte do primeiro nível trófico da teia descrita. D. As algas fixam o oxigénio para a produção de matéria orgânica. E. Os caranguejos ingeridos pela garça sofrem digestão extracelular e intracorporal. F. O corvo-marinho digere os animais de que se alimenta num tubo digestivo incompleto. G. O fitoplâncton e as algas fazem parte do mesmo nível trófico. H. Os nereis e os tubícolas pertencem exclusivamente ao 2.º nível trófico.

5 Proposta de Exame Selecione a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação. Na garça e no corvo-marinho, a troca de gases com o meio realiza-se por A. difusão direta através da superfície dos sacos aéreos. B. difusão direta através da superfície pulmonar. C. difusão indireta através da superfície dos sacos aéreos. D. difusão indireta através da superfície pulmonar. 4. Os vertebrados aquáticos fazem um controlo da concentração do seu meio interno, ajustando-a constantemente, de modo a que esta se encontre sempre dentro dos limites estreitos compatíveis com a sobrevivência. 4.1 Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Os mecanismos que mantêm a concentração do meio interno designam-se por A. osmorregulantes. C. osmorregulação. B. osmoconformação. D. osmocoformantes. 4.2 Existem diversas adaptações que os peixes, como a tainha e a solha, apresentam no sentido de regular a pressão osmótica do seu meio interno. Selecione a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação. Nos seres que vivem na água salgada, o meio interno é em relação ao meio exterior. Por este facto, apresentam mecanismos de que desencadeiam respostas adequadas para a concentração do meio interno. A. hipotónico [ ] difusão C. hipotónico [ ] controlo B. hipertónico [ ] transporte ativo D. hipertónico [ ] osmose 5. Nos peixes as trocas gasosas ocorrem nas guelras entre a água e o sangue num sistema de contracorrente. Na figura, o esquema A representa o trajeto acoplado do sangue e da água ao nível das lamelas branquiais, assim como o seu grau de saturação em oxigénio. Os gráficos 1 e 2 traduzem de forma diferente as variações das percentagens de saturação em O 2 do sangue e da água. 90% 60% 100% 70% Água Saturação de O 2 (%) Sangue Água Sangue 30% 5% A 40% 15% Saturação de O 2 (%) Água Sangue Percurso em que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e a água 5.1 Utilizando as letras da chave, classifique corretamente as seguintes afirmações. CHAVE A. A afirmação 1 é falsa; as afirmações 2 e 3 são verdadeiras. B. A afirmação 1 é verdadeira; as afirmações 2 e 3 são falsas. C. As afirmações 1 e 3 são verdadeiras; a afirmação 2 é falsa. AFIRMAÇÕES 1. A difusão de oxigénio ocorrida resulta de um gradiente favorável entre a água e o sangue. 2. No percurso ao longo das lamelas branquiais o sangue vai encontrando água cada vez menos rica em O O gráfico que corresponde ao mecanismo A é o gráfico 2.

6 366 BIOLOGIA E GEOLOGIA 5.2 Selecione a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação. O sangue passa pelo coração da tainha apenas uma vez, ocorrendo a circulação do seu sangue sempre dentro de vasos, pelo que se afirma que o seu sistema circulatório e a sua circulação são respetivamente... A. aberto e indireta. B. fechado e simples. C. aberto e dupla. D. fechado e direta. 6. Nos vertebrados, incluindo o Homem, a regulação dos níveis de água e da concentração de sais no organismo é feita nos rins, produzindo-se nos seus nefrónios mais ou menos urina, mais ou menos concentrada. Explique como ocorreria esta regulação se o pescador que se encontra no ecossistema da figura entrasse em processo de desidratação por exposição prolongada ao sol.

7 Proposta de Exame 367 GRUPO III A descoberta perto dos Açores das fontes hidrotermais submarinas a que se chamou Lucky Strike deve-se a Luiz Saldanha e a outros especialistas norte-americanos num mergulho no Alvin, a sudoeste da crista médio-atlântica, numa zona denominada Famous. O estudo continuado desta área é importante para levantar novas pistas, tanto sobre o processo de formação geológica, como sobre o processo biológico em ação junto a essas fontes submarinas. O fundo oceânico possui numerosas fissuras, através das quais as águas entram em contacto com rochas quentes, formadas recentemente a partir de magmas. As rochas de temperatura mais elevada localizam-se essencialmente ao longo dos riftes oceânicos, as cadeias montanhosas submarinas onde se geram continuamente as rochas do fundo do mar. A água desce através das fissuras e atinge temperaturas muito elevadas. Aquecida, sobe e arrasta consigo vários metais das rochas circundantes. Quando emerge no fundo do oceano, o fluido é rico em metais e deposita em torno da abertura um resíduo sólido, que forma uma autêntica chaminé. Essa chaminé fumega sem parar, a temperaturas que alcançam os 360 graus Celsius, e mantém-se ativa durante dezenas de anos, por vezes talvez até uma centena, criando condições para o desenvolvimento de um estranho ecossistema. A biomassa aí encontrada é dez a 100 mil vezes superior à dos outros povoamentos existentes à mesma profundidade. É um autêntico oásis de vida. E de uma vida muito diferente da que se julgava possível. Os organismos aí existentes baseiam-se numa cadeia alimentar que até há pouco não se imaginava. Ninguém pensava que uma flora que não depende da energia solar pudesse existir, nem que muitos dos estranhos animais aí encontrados habitassem o nosso planeta. N Placa Norte- -americana Arquipélago dos Açores Placa Africana Placa Euro-asiática km Placa Norte-americana Lucky Strike 37 18'N e 32 16'W Flores Menez Gwen 37 50'N e 31 31'W Rainbow 36 14'N e 33 54'W Corvo Placa Africana Dorsal Média-atlântica Graciosa Faial Pico Placa Euro-asiática Terceira São Jorge São Miguel Zona de fratura este dos Açores Formiga Santa Maria Nessas zonas hidrotermais profundas descobriram-se quase 400 espécies até então desconhecidas. Na base da cadeia alimentar aparecem bactérias que obtêm a sua energia básica a partir da oxidação de sulfuretos, presentes nos fluidos que emergem das chaminés submarinas. Alimentando-se dessas bactérias, aparecem vermes e moluscos bivalves gigantescos, com 26 centímetros de comprimento. Estranhas espécies de caranguejos, de camarões e de outros animais mais complexos surgem no fim da cadeia alimentar. Um facto curioso é que a maioria das espécies aí existentes apenas sobrevive nesses ambientes. A descoberta destas estranhas espécies veio mostrar que a vida pode existir longe da energia solar e em ambientes muito diferentes daqueles que pensávamos ser condição necessária para a evolução biológica. Adaptado de Missão Saldanha, Nuno Crato 1. Os produtores das zonas hidrotermais utilizam processos de autotrofia muitos específicos. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. A energia usada pelos produtores dos ecossistemas existentes nestas zonas e a sua fonte são respetivamente A. energia química e oxidação de compostos minerais. B. energia térmica e redução de compostos minerais. C. energia solar e oxidação dos compostos orgânicos. D. energia química e redução de compostos minerais.

8 368 BIOLOGIA E GEOLOGIA 2. Selecione a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação. Tanto neste processo como no fotoautotrofismo há, mas apenas neste último ocorre. A. libertação de O 2 [ ] formação de compostos orgânicos B. formação de compostos inorgânicos [ ] libertação de O 2 C. libertação de O 2 [ ] formação de compostos inorgânicos D. formação de compostos orgânicos [ ] libertação de O 2 3. Selecione a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação. Os seres que realizam este processo de autotrofia designam-se por A. fotossintéticos. C. aeróbios. B. quimiossintéticos. D. anaeróbios. 4. Reproduza a sequência temporal correta dos seguintes acontecimentos relativos à produção de matéria orgânica nos ecossistemas das zonas hidrotermais profundas, colocando por ordem as letras que os identificam. A. Captação de CO 2. D. Oxidação de sulfuretos. B. Redução do CO 2. E. Produção de ATP e de NADPH. C. Formação de matéria orgânica. F. Utilização de ATP. 5. Na figura encontra elementos que lhe permitem uma interpretação da tectónica açoriana. Selecione a alternativa que completa corretamente cada uma das seguintes afirmações. 5.1 Os tipos de limites entre placas tectónicas existentes na região são... A. convergentes e divergentes. C. transformantes e convergentes. B. divergentes e transformantes. D. convergentes, divergentes e transformantes. 5.2 A ilha do Faial é tectonicamente mais ativa do que a ilha do Corvo porque A. se encontra sob a ação de falhas ativas. B. se encontra mais próximo do limite convergente associado à dorsal média-atlântica. C. localiza-se na placa Euroasiática e não na Norte-americana. D. tem uma origem geológica diferente. 6. As afirmações que se seguem referem-se a manifestações de vulcanismo residual ou secundário presentes na região dos Açores. Classifique cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F). A. O vulcanismo secundário apenas ocorre como locais com vulcanismo primário. B. As mofetas são jatos de água ricos em gases tóxicos. C. As sulfataras são fumarolas ricas em gases de enxofre. D. As nascentes termais são manifestações de vulcanismo secundário relativamente frequentes também em Portugal continental. E. As fontes hidrotermais formam-se por depósito de um resíduo sólido a partir de um fluido rico em metais expulso através de fendas. F. As fumarolas incluem, além das sulfataras, as mofetas e os géiseres. G. A atividade fumarólica nos Açores está relacionada com baixos valores de grau geotérmico. H. Os campos hidrotermais profundos são manifestação de vulcanismo residual. 7. Interprete o afastamento que se verifica por medições periódicas das ilhas do Corvo e das Flores das restantes do arquipélago, no contexto geológico açoriano.

9 Proposta de Exame 369 GRUPO IV O estudo dos fatores envolvidos no movimento da água numa planta pode ser efetuado experimentalmente. Uma dessas experiências pode ser observada no dispositivo representado esquematicamente na figura abaixo. O procedimento consistiu, no essencial, no seguinte: Em dois tubos de vidro, selados numa das extremidades por uma membrana semipermeável, foi colocada igual quantidade de uma solução A, cujo soluto não atravessa essa membrana. Um dos tubos continha previamente um êmbolo justo às suas paredes internas, cuja base ficou em contacto com a superfície da solução. Cada um dos dois tubos de vidro foi introduzido num copo de vidro. Os dois copos de vidro continham igual volume de água destilada. O êmbolo foi puxado, tendo-se deslocado no sentido ascendente. I II Tubo Pistão Solução A Água destilada Membrana semipermeável 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, referentes à hipótese de adesão - -coesão-tensão simulada no dispositivo representado na figura. A. O dispositivo montado permite simular o movimento da água e solutos no floema. B. A montagem representada em I simula o mecanismo descrito pela hipótese da pressão radicular. C. A solução A representa a seiva xilémica. D. A subida do êmbolo tem um efeito equivalente ao da transpiração que provoca uma tensão nas células da raiz. E. Na hipótese de adesão-coesão-tensão simulada no dispositivo ocorre um movimento ascendente de uma coluna de água desde a raiz até às folhas. F. O movimento ascendente da água após ser puxado o êmbolo deve-se exclusivamente à coesão das moléculas de água. G. O movimento de água através da membrana para dentro do tubo ocorre por difusão simples. H. O movimento ascendente da água após a tensão gerada pelo movimento do êmbolo só é possível devido à adesão das moléculas de H 2 O às paredes do tubo e à sua coesão entre si. 2. Transcreva a letra correspondente à opção que contém os termos que permitem preencher corretamente os espaços. Na montagem representada em I, o líquido com menor pressão osmótica é a. Em consequência desta diferença de potencial, prevê-se que o volume de líquido no interior do tubo. A. água destilada [...] aumente B. solução A [...] diminua C. solução A [...] aumente D. água destilada [...] diminua

10 370 BIOLOGIA E GEOLOGIA 2. Transcreva a letra correspondente à opção que contém os termos que permitem preencher corretamente os espaços. Na montagem representada em I, o líquido com menor pressão osmótica é a. Em consequência desta diferença de potencial, prevê-se que o volume de líquido no interior do tubo. A. água destilada [...] aumente B. solução A [...] diminua C. solução A [...] aumente D. água destilada [...] diminua 3. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. O efeito imediato da subida do êmbolo no tubo (esquema II) pode ser comparado ao exercido no interior dos vasos xilémicos pela... A. coesão. B. adesão. C. tensão. D. pressão. 4. A montagem representada simula uma das hipóteses explicativas do modo como a seiva bruta, formada após a água e os minerais atingirem o xilema, é transportada ao longo do organismo da planta até às folhas hipótese da adesão-coesão-tensão. Explicite de que forma esta hipótese explica o movimento da seiva xilémica.

11 384 BIOLOGIA E GEOLOGIA PROPOSTA DE EXAME Grupo I 1. B. 2. B. 3. A. 4. A V; B F; C V; D F; E V; F V; G V; H F. 5. D. 6. A. 7. C. 8. C. 9. B. 10. O aluno deverá referir os seguintes aspetos: o conjunto de processos, designados por diferenciação magmática, envolve (1) a cristalização fracionada o magma é formado por uma mistura complexa de substâncias minerais, deste modo, quando se dá o arrefecimento, e visto que cada mineral tem uma temperatura de solidificação e de cristalização próprias, minerais diferentes começam a cristalizar a temperaturas diferentes, numa sequência definida que depende da pressão e da composição do material fundido. (2) A fração cristalina separa-se do restante líquido por diferenças de densidade diferenciação gravítica. Assim, terminada a cristalização de um magma, podem encontrar-se na câmara magmática rochas diversas em diferentes locais. (3) Outras causas de diferenciação magmática, estas exteriores ao magma, são a assimilação magmática que se explica pelas reações entre o magma e as rochas envolventes. Finalmente, os magmas podem diferenciar-se por mistura de magmas de proveniências diferentes. Grupo II 1. B. 2. A V; B V; C F; D V; E V; F F; G V; H F. 3. D. 4.1 A. 4.2 C. 5.1 B. 5.2 B. 6. O aluno deverá referir os seguintes aspetos: (1) A regulação, se o pescador do ecossistema da figura entrasse em processo de desidratação por exposição prolongada ao sol, seria feita por ação regula - dora, por retroalimentação negativa do sistema neuro-hormonal, em que estão envolvidos o sangue, o tubo urinífero, o hipotálamo e a hipófise e a hormona antidiurética (ADH) por eles produzida e libertada, respetivamente. (2) A perda excessiva de água faria aumentar a pressão osmótica no sangue, pois o volume do plasma diminui e a sua concentração aumenta, (3) os osmorrecetores do hipotálamo são estimulados gera vontade de beber água, que leva à ingestão e aumenta a produção de ADH e sua libertação pela hipófise, que aumenta a permeabilidade nos tubos contornado distal e coletor e assim a reabsorção de água para o sangue. O resultado será normalização do volume e da concentração do plasma. Grupo III 1. A. 2. D. 3. B. 4. D E A F B C. 5.1 B. 5.2 A. 6. A F; B F; C V; D V; E V ; F F ; G V; H V. 7. O aluno deverá referir os seguintes aspetos: (1) As ilhas do Corvo e das Flores encontram-se na placa Norte-americana, enquanto as restantes ilhas do arquipélago açoriano se encontram na placa Euro-asiática. (2) Estas placas estão separadas por um limite divergente onde domina a ação do rifte Médio-atlântico. (3) A partir deste, os fundos marinhos alastram para um e outro lado, empurrando as ilhas em sentidos opostos, afastando-as. Grupo IV 1. A F; B F; C V; D F; E V; F F; G F; H V. 2. A. 3. C. 4. O aluno deverá referir os seguintes aspetos: A hipótese da adesãocoesão-tensão explica o movimento da seiva xilémica através de uma sequência de acontecimentos que ocorrem ligados desde a raiz até às folhas. (1) O movimento da água do solo para a raiz, através desta, para dentro do xilema e o movimento da seiva bruta no xilema são desencadeados nas folhas, através da ação dos estomas. (2) Quando a planta perde água por transpiração o conteúdo das células-guarda fica hipertónico em relação às células envolventes, provocando um aumento da sua pressão osmótica, que gera uma tensão ou força de sucção que faz movimentar a água e os sais minerais desde a raiz às folhas, até às células-guarda. (3) Devido às forças de coesão estabelecidas entre as moléculas de água e às forças de adesão destas com as moléculas polares das paredes dos vasos xilémicos, este movimento ocorre em coluna contínua.

AMBIENTES MAGMÁTICOS

AMBIENTES MAGMÁTICOS AMBIENTES MAGMÁTICOS DEFINIÇÃO DE MAGMA É uma mistura de compostos sólidos, líquidos e gasosos. Com o arrefecimento, os elementos químicos associam-se em cristais. A temperatura do magma ronda valores

Leia mais

A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO

A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO O magma é uma mistura complexa de vários tipos de substâncias minerais A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO Com o arrefecimento,

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas O que é um magma? Um fundido (geralmente silicatado) + cristais + gases (H 2 O, CO 2 SO 2, Cl, F, etc ), que é gerado no interior da Terra, provido de mobilidade. Quando

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 Magmatismo - Rochas Magmáticas Magmatismo - Rochas Magmáticas

Leia mais

Resultam da consolidação ou arrefecimento do magma

Resultam da consolidação ou arrefecimento do magma Resultam da consolidação ou arrefecimento do magma Resultam da consolidação ou arrefecimento do magma mistura rochas em fusão com uma % de gases variável Principais elementos: SILICATOS 800 1500ºC O que

Leia mais

Ficha (In)Formativa Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 6

Ficha (In)Formativa Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 6 Ficha (In)Formativa Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 6 Rochas magmáticas ou ígneas As rochas ígneas ou magmáticas formam-se por solidificação e cristalização a partir de um magma. O magma resulta da fusão

Leia mais

FICHA INFORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nas plantas

FICHA INFORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nas plantas FICHA INFORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nas plantas As plantas, através da fotossíntese, conseguem sintetizar os compostos orgânicos de que necessitam nas folhas. Para tal, precisam

Leia mais

Diferenciação magmática

Diferenciação magmática Diferenciação magmática Um só tipo de magma pode originar diferentes tipos de rochas, porque: > O magma é uma mistura complexa de substâncias minerais; > A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas

Leia mais

E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O. Nome Nº Tª G R U P O I

E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O. Nome Nº Tª G R U P O I E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O Teste Escrito Data: 25 / 05 / 2018 CLASSIFICAÇÃO O PROFESSOR Nome Nº Tª G R U P O I 1. Na figura 1, A e B são relativos aos transportes de seiva

Leia mais

Ficha Formativa 10º ano - Vulcanologia 2006

Ficha Formativa 10º ano - Vulcanologia 2006 Ficha Formativa 10º ano - Vulcanologia 2006 I. Preenche as lacunas das frases seguintes, utilizando as palavras ou expressões que melhor as completam. Os vulcões são aberturas naturais na crosta terrestre

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 5 Rochas Ígneas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Minerais Rochas Rochas são agregados naturais

Leia mais

Os vulcões e os sismos são manifestações exteriores da dinâmica interna da Terra.

Os vulcões e os sismos são manifestações exteriores da dinâmica interna da Terra. Os e os sismos são manifestações exteriores da dinâmica interna da Terra. Anel de Fogo do Pacífico Faixa mediterrânica Dorsal Médio- Atlântica Zonas de subducção Há fusão de materiais que podem provocar

Leia mais

Vulcanismo. Como se caracteriza o vulcanismo açoriano? Qual a importância do vulcanismo para o conhecimento da estrutura da Geosfera?

Vulcanismo. Como se caracteriza o vulcanismo açoriano? Qual a importância do vulcanismo para o conhecimento da estrutura da Geosfera? Vulcanismo Como se caracteriza o vulcanismo açoriano? Qual a importância do vulcanismo para o conhecimento da estrutura da Geosfera? Quais são os principais tipos eruptivos e quais os impactes que provocam?

Leia mais

Agregados de minerais

Agregados de minerais Mineral Substância natural, formada em contextos geológicos (ou biológicos), sólida, com estrutura cristalina, composição química definida e propriedades físicas específicas Definição 1 Hematite (Fe2O3)

Leia mais

Ficha Formativa 10º ano - Vulcanologia 2006

Ficha Formativa 10º ano - Vulcanologia 2006 Ficha Formativa 10º ano - Vulcanologia 2006 I. Preenche as lacunas das frases seguintes, utilizando as palavras ou expressões que melhor as completam. Os são aberturas naturais na crosta terrestre por

Leia mais

Apêndice VIII Teste diagnóstico da componente de Geologia. Formação das Rochas Magmáticas

Apêndice VIII Teste diagnóstico da componente de Geologia. Formação das Rochas Magmáticas O TRABALHO LABORATORIAL SEGUNDO A APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUÇÃO DE ÁRVORES FILOGENÉTICAS E ESTUDO DA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DOS MAGMAS 1 Apêndice VIII Teste diagnóstico da componente

Leia mais

PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA.

PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA. PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA Nome: BI: Classificação: CHAMADA DE ATENÇÃO: Esta prova é constituída

Leia mais

Transporte nas plantas

Transporte nas plantas Transporte nas plantas As plantas dividem-se em dois grupos: PLANTAS AVASCULARES: Plantas simples, sem estrutura especializada no transporte de substâncias. PLANTAS VASCULARES: Plantas evoluídas com sistemas

Leia mais

aéåx rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr aœ rrrrrr r

aéåx rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr aœ rrrrrr r E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O Teste Escrito Data 02 / 05 / 2008 CLASSIFICAÇÃO O PROFESSOR aéåx rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr aœ rrrrrr r gœ rrrrr

Leia mais

As plantas precisam de : -Transportar até às folhas água, CO2 e sais minerais; - Transportar das folhas para o resto da planta matéria orgânica.

As plantas precisam de : -Transportar até às folhas água, CO2 e sais minerais; - Transportar das folhas para o resto da planta matéria orgânica. As plantas dividem-se em dois grupos: PLANTAS AVASCULARES: Plantas simples, sem estrutura especializada no transporte de substâncias. PLANTAS VASCULARES: Plantas evoluídas com sistemas de transporte de

Leia mais

Escola Secundária Anselmo de Andrade 5º Teste de Biologie e Geologia de 10 ano. Nome- Nº T Data-

Escola Secundária Anselmo de Andrade 5º Teste de Biologie e Geologia de 10 ano. Nome- Nº T Data- Escola Secundária Anselmo de Andrade 5º Teste de Biologie e Geologia de 10 ano Nome- Nº T Data- O mundo vivo é caracterizado por uma enorme diversidade. Pluricelular Unicelular Heterotrófico organismos

Leia mais

Introdução. Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma

Introdução. Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma MAGMATISMO Introdução Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma Definições Rochas ígneas = rochas formadas através da cristalização de magma Magma rocha fundida termo

Leia mais

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012 ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA 20/03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Rochas Magmáticas O que é uma Rocha Magmática? O que acontece durante o arrefecimento e cristalização

Leia mais

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92 ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12 1º PERÍODO Apresentação Teste diagnóstico Avaliar os conhecimentos dos alunos Total: 92 2 2 COMPONENTE DE GEOLOGIA MÓDULO INICIAL TEMA

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Biologia e Geologia - 10º Ano Turma A

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Biologia e Geologia - 10º Ano Turma A Escola Prof. Reynaldo dos Santos Biologia e Geologia - 10º Ano Turma A Teste Obtenção de matéria pelos autotróficos; Transporte nas Plantas e Animais 1. A figura ao lado apresenta, em esquema, a estrutura

Leia mais

Magmatismo rochas magmáticas

Magmatismo rochas magmáticas Magmatismo rochas magmáticas Magma Uma definição de magma: Material de origem profunda, formado por uma mistura complexa de silicatos em fusão, entre 800 e 1500ºC, com uma percentagem variável de gases

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos P á g i n a 1. Teste Tema 3 Biologia

Escola Prof. Reynaldo dos Santos P á g i n a 1. Teste Tema 3 Biologia Escola Prof. Reynaldo dos Santos P á g i n a 1 1. A figura ao lado mostra um esquema que representa o corte transversal de uma folha de angiospérmica 1.1. O que representam as setas? 1.2. Faça a legenda

Leia mais

Magmatismo e rochas magmáticas. Hélder Giroto Paiva - Escola Portuguesa do Lubango

Magmatismo e rochas magmáticas. Hélder Giroto Paiva - Escola Portuguesa do Lubango Magmatismo e rochas magmáticas Hélder Giroto Paiva - Escola Portuguesa do Lubango O ciclo litológico Definição de magma Material de origem profunda formado por uma mistura complexa de silicatos fundidos,

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano

Biologia e Geologia 10º ano Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Tema 3 de Biologia (Distribuição de matéria) Leia com atenção as perguntas que se

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA PROVA MODELO Nome: BI: Classificação:

Leia mais

2. A figura 2 representa, de modo esquemático, um fenómeno físico que pode ocorrer numa câmara magmática.

2. A figura 2 representa, de modo esquemático, um fenómeno físico que pode ocorrer numa câmara magmática. Disciplina de Biologia e Geologia (Ano ) º ANO Ficha de Avaliação Formativa Tema IV de Geologia (Correcção) Nome: Nº: Turma: Leia com atenção e responda sucintamente às questões que se seguem!. A diferenciação

Leia mais

Feixes condutores duplos e colaterais, ou seja, cada feixe tem xilema e floema, colocados lado a lado.

Feixes condutores duplos e colaterais, ou seja, cada feixe tem xilema e floema, colocados lado a lado. XILEMA FLOEMA Feixes condutores duplos e colaterais, ou seja, cada feixe tem xilema e floema, colocados lado a lado. Feixes condutores simples e alternos, ou seja, cada feixe tem somente xilema ou floema,

Leia mais

Relacionar as manifestações vulcânicas com fenómenos complexos que ocorrem no interior da Geosfera. Localizar, no globo, as regiões de maior

Relacionar as manifestações vulcânicas com fenómenos complexos que ocorrem no interior da Geosfera. Localizar, no globo, as regiões de maior Relacionar as manifestações vulcânicas com fenómenos complexos que ocorrem no interior da Geosfera. Localizar, no globo, as regiões de maior actividade vulcânica. Conhecer os diferentes tipos de vulcanismo:

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249)

INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249) INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249) Ciclo das Rochas e Tipos de Rochas Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng. Civil, DSc Estrutura da terra: a crosta e as rochas Ciclo das Rochas: Subducção de crosta oceânica

Leia mais

Unidade 3. Geologia, problemas e materiais do quotidiano. Capitulo 2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres.

Unidade 3. Geologia, problemas e materiais do quotidiano. Capitulo 2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. Unidade 3 Geologia, problemas e materiais do quotidiano Capitulo 2 Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. Aula Nº 74 24 Abr 09 Prof: Ana Capelo O QUE É O CICLO DAS ROCHAS?

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas Consultar também a apresentação prática sobre rochas ígneas (relatório) e os temas da Estrutura da Terra e da Tectónica de Placas para ficar com uma boa ideia de conjunto,

Leia mais

Lava de elevada viscosidade, muita dificuldade em fluir, no final da actividade pode consolidar na chaminé ou no seu topo.

Lava de elevada viscosidade, muita dificuldade em fluir, no final da actividade pode consolidar na chaminé ou no seu topo. AGULHAS VULCÂNICAS Lava de elevada viscosidade, muita dificuldade em fluir, no final da actividade pode consolidar na chaminé ou no seu topo. Agulha Weaver's, Arizona EUA Agulha Iao, Hawaii Funciona como

Leia mais

Ø As rochas sedimentares quimiogénicas resultam da precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas na água.

Ø As rochas sedimentares quimiogénicas resultam da precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas na água. Ø As rochas sedimentares quimiogénicas resultam da precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas na água. Calcário Salgema Ä A precipitação é essencialmente desencadeada por variação da temperatura

Leia mais

1. A figura 1 representa a transmissão de um impulso nervoso ao longo do axónio de um neurónio.

1. A figura 1 representa a transmissão de um impulso nervoso ao longo do axónio de um neurónio. BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 NOME DO ALUNO PROFESSORA: Isabel Dias N.º Classificação: Mini-teste 2 1. A figura 1 representa a transmissão de um impulso nervoso ao longo do axónio de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Biologia e Geologia 10º e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA E

Leia mais

Vulcanismo primário Materiais vulcânicos Composição da lava Tipos de actividade vulcânica Vulcanismo secundário Os vulcões e as placas tectónicas

Vulcanismo primário Materiais vulcânicos Composição da lava Tipos de actividade vulcânica Vulcanismo secundário Os vulcões e as placas tectónicas Vulcanismo primário Materiais vulcânicos Composição da lava Tipos de actividade vulcânica Vulcanismo secundário Os vulcões e as placas tectónicas Distribuição geográfica dos vulcões Zonas de risco vulcânico

Leia mais

Resulta da convergência entre placas tectónicas. A colisão de 2 placas obriga ao mergulho da placa mais densa, formando-se uma zona de subducção.

Resulta da convergência entre placas tectónicas. A colisão de 2 placas obriga ao mergulho da placa mais densa, formando-se uma zona de subducção. Resulta da convergência entre placas tectónicas. A colisão de 2 placas obriga ao mergulho da placa mais densa, formando-se uma zona de subducção. Tungurahua (A) Etna (B) Colisão (O C). Andes (A) e Mediterrâneo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AnoAno Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AnoAno Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AnoAno Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Biologia e Geologia 10º Ano e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AnoAno Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AnoAno Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AnoAno Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Biologia e Geologia 10º Ano e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVA ESPECÍFICA DE INGRESSO PARA O ESTUDANTE INTERNACIONAL PROVA MODELO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 2015

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVA ESPECÍFICA DE INGRESSO PARA O ESTUDANTE INTERNACIONAL PROVA MODELO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 2015 INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVA ESPECÍFICA DE INGRESSO PARA O ESTUDANTE INTERNACIONAL PROVA MODELO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 2015 A prova é constituída por 20 a 30 questões de escola múltipla, selecção

Leia mais

Transporte nas Plantas

Transporte nas Plantas Transporte nas Plantas Para sua sobrevivência, os seres vivos necessitam de substâncias (moléculas e iões) que têm de ser transportadas a cada uma das células que os constituem. Os seres vivos simples

Leia mais

Distribuição de Matéria

Distribuição de Matéria Biologia e Geologia 10º ano Unidade 3 Distribuição de Matéria 2015 Matéria Orgânica Seres Autotróficos Fotossíntese Distribuição da Matéria Qualquer que seja a forma como os seres vivos obtêm a matéria,

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas Consultar também a apresentação prática Relatório Petrografia (ígneas) e os temas da Estrutura da Terra e da Tectónica de Placas para ficar com uma boa ideia de conjunto,

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EXAME LOCAL EXAME DE GEOLOGIA

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EXAME LOCAL EXAME DE GEOLOGIA Nome: Duração do exame: 1 hora e 30 minutos RESPONDA NA FOLHA DO ENUNCIADO AVISO: Não serão consideradas respostas sem justificação quando esta seja solicitada COTAÇÕES: Grupo I (14,50 valores): 1: 1,00;

Leia mais

III Estrutura e dinâmica da Geosfera

III Estrutura e dinâmica da Geosfera Biologia e Geologia 10º ano Natércia Charruadas III Estrutura e dinâmica da Geosfera 1. Métodos para o estudo do interior da Geosfera 2. Vulcanologia 3. Sismologia 4. Estrutura interna da Geosfera A distribuição

Leia mais

VULCANISMO. Fernando João Fernandes Oliveira Martins

VULCANISMO. Fernando João Fernandes Oliveira Martins VULCANISMO Fernando João Fernandes Oliveira Martins Noção de Vulcão Abertura na crosta terrestre pela qual podem sair lava (material líquido), gases vulcânicos e piroclastos (rochas). Piro (fogo) + clastos

Leia mais

Sistema Excretor OSMORREGULAÇÃO

Sistema Excretor OSMORREGULAÇÃO Sistema Excretor OSMORREGULAÇÃO As formas mais simples de vida realizam as suas trocas directamente como meio. Os seres mais complexos estabelecem trocas através do sangue e fluidos intersticiais que banham

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2)

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: / /2008 Docente: Catarina Reis 1- A figura seguinte representa uma região imaginária, onde

Leia mais

Subdomínio. Compreender a Terra 7

Subdomínio. Compreender a Terra 7 Subdomínio Compreender a Terra 7 3 Erupção dos Capelinhos A maioria dos vulcões pode ser encontrada nos bordos das placas litosféricas, sobretudo nos limites convergentes. Existem vulcões nos oceanos Atlântico

Leia mais

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS 1) Qual das sentenças abaixo é verdadeira? a) Os minerais originam-se e são destruídos por reações químicas. b) A maior parte dos minerais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL DPV 053 Geologia e Pedologia Rochas Ígneas Alegre - ES 2017 ROCHAS ÍGNEAS Etnologia termo

Leia mais

QUE TESTEMUNHOS EVIDENCIAM A DINÂMICA DA TERRA?

QUE TESTEMUNHOS EVIDENCIAM A DINÂMICA DA TERRA? QUE TESTEMUNHOS EVIDENCIAM A DINÂMICA DA TERRA? QUE TESTEMUNHOS EVIDENCIAM A DINÂMICA DA TERRA? QUAIS AS PRINCIPAIS REGIÕES, A NÍVEL MUNDIAL, ONDE OCORREM VULCÕES? QUAIS AS PRINCIPAIS REGIÕES, A NÍVEL

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 2 10º CTec ESTUDO DA ESTRUTURA E DINAMISMO DA GEOSFERA - SISMOLOGIA

BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 2 10º CTec ESTUDO DA ESTRUTURA E DINAMISMO DA GEOSFERA - SISMOLOGIA E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O V. N. G a i a BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 2 10º CTec ESTUDO DA ESTRUTURA E DINAMISMO DA GEOSFERA - SISMOLOGIA CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Magma. Recorda: O Magma é um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem.

Magma. Recorda: O Magma é um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem. Magma Recorda: O Magma é um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem. A sua composição varia com a profundidade e vai influenciar o tipo de rocha

Leia mais

Magma. Recorda: O Magma é um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem.

Magma. Recorda: O Magma é um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem. Magma Recorda: O Magma é um material que se encontra no interior da Terra e que resulta da fusão dos materiais que o constituem. A sua composição varia com a profundidade e vai influenciar o tipo de rocha

Leia mais

Teste Diagnóstico I Biologia e Geologia

Teste Diagnóstico I Biologia e Geologia Nome: Data: Alguns aspetos detetados: Conhecimentos prévios mal assimilados ou interiorizados. Dificuldades na interpretação de um pequeno texto. Dificuldades na interpretação de enunciados. Dificuldade

Leia mais

LÍGIA SILVA OSÓRIO BIOLOGIA E GEOLOGIA

LÍGIA SILVA OSÓRIO BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 LÍGIA SILVA OSÓRIO BIOLOGIA E GEOLOGIA PREPARAR OS TESTES BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 ÍNDICE GEOLOGIA 1. A Geologia, os Geólogos e os seus métodos 6 A Terra e os seus subsistemas em interação 6 As rochas,

Leia mais

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 6 50

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 6 50 Índice Ficha 1 Paisagens geológicas: paisagens magmáticas 4 Ficha 2 Paisagens geológicas: paisagens metamórficas e paisagens sedimentares 6 Ficha 3 Minerais: as unidades básicas das rochas 8 Teste de avaliação

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas Consultar também a apresentação prática sobre rochas ígneas e os temas da Estrutura da Terra e da Tectónica de Placas para ficar com um boa ideia de conjunto, da escala

Leia mais

UAIg UNIVERSIDADE DO ALGARVE

UAIg UNIVERSIDADE DO ALGARVE N de Candidatura A UAIg UNIVERSIDADE D ALGARVE PRVA DE INGRESS PARA AVALIAÇÃ DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA D ENSIN SUPERIR DS MAIRES DE 23 ANS Nome (completo) Escola Superior de Educação e Comunicação

Leia mais

O que é uma erupção vulcânica?

O que é uma erupção vulcânica? Vulcanismo 1 O que é uma erupção vulcânica? Uma erupção vulcânica é caracterizada geralmente pela: emissão de materiais no estado de fusão ignea: a lava; muitas vezes pela expulsão de materiais sólidos

Leia mais

Fisiologia Vegetal O 2 ATMOSFERA H 2 O SOLO CO 2

Fisiologia Vegetal O 2 ATMOSFERA H 2 O SOLO CO 2 Fisiologia Vegetal Fatores ambientais Abióticos e bióticos CO 2 O 2 ATMOSFERA Crescimento e desenvolvimento SOLO H 2 O Elementos minerais Mecanismos das células vegetais Absorção e transporte de água e

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO TERCEIRO CICLO ELISABETE SILVA SÉRGIO MONTEIRO

CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO TERCEIRO CICLO ELISABETE SILVA SÉRGIO MONTEIRO CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO TERCEIRO CICLO ELISABETE SILVA SÉRGIO MONTEIRO DOMÍNIO TERRA EM TRANSFORMAÇÃO ÍNDICE 1 DINÂMICA 2 DINÂMICA EXTERNA DA TERRA 6 Diversidade de paisagens geológicas 6 Exercícios

Leia mais

METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS

METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS METAMORFISMO: Processo que ocorre em rochas da crusta terrestre, em resultado de variações de temperatura e pressão (sem ocorrer a

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

ROCHAS ÍGNEAS. Identificação Macroscópica

ROCHAS ÍGNEAS. Identificação Macroscópica ROCHAS ÍGNEAS Identificação Macroscópica RECONHECER DESCREVER CLASSIFICAR ROCHAS ÍGNEAS RELATÓRIO DE PETROGRAFIA Quais os parâmetros a considerar na descrição/classificação de uma rocha ígnea? A. Estrutura

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia apoio ao exam 10º ano Unidade 2 Distribuição da matéria In Exames Nacionais e Testes Intermédio de

Ficha de Trabalho de Biologia apoio ao exam 10º ano Unidade 2 Distribuição da matéria In Exames Nacionais e Testes Intermédio de Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2015/2016 Ficha de Trabalho de Biologia apoio

Leia mais

Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e responde nos locais indicados na folha de prova da última página.

Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e responde nos locais indicados na folha de prova da última página. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano Estrutura Interna, Minerais e Rochas Classificação: % Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e

Leia mais

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva. Grupo

Leia mais

A Terra como um sistema

A Terra como um sistema A Terra como um sistema Subsistemas fundamentais Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os subsistemas constituintes do sistema Terra são a atmosfera, a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS

CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS Prof. Ana Rita Rainho Condições de Texturas das rochas magmáticas Consoante as condições de arrefecimento do magma, o grau de desenvolvimento dos cristais é diferente. Fanerítica

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O TESTE ESCRITO 10º ANO - Biologia e Geologia - MÓDULO 2 (dois) Data

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA video1 CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA Video 2 Video 3 A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são

Leia mais

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas As rochas ígneas também chamadas de rochas magmáticas são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado

Leia mais

MÉTODOS DIRETOS: MÉTODOS INDIRECTOS:

MÉTODOS DIRETOS: MÉTODOS INDIRECTOS: Geotermia Gradiente geotérmico: Variação da temperatura em profundidade. Grau geotérmico: profundidade que é preciso descer, para que a temperatura suba 1ºC. Fluxo térmico: transferência de calor do interior

Leia mais

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a resposta ou a letra da opção correta no local da folha de respostas no final.

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a resposta ou a letra da opção correta no local da folha de respostas no final. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Março 2019 Biologia Domínio 4: Obtenção de matéria pelos seres autotróficos; Transporte nas plantas Leia

Leia mais

ACTIVIDADE VULCÂNICA

ACTIVIDADE VULCÂNICA ACTIVIDADE VULCÂNICA LOCALIZAÇÃO DOS VULCÕES O QUE SÃO VULCÕES? É uma estrutura geológica complexa, por onde, durante os períodos de erupção, é expelida, do interior da Terra para o exterior, uma mistura

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio. Free Powerpoint Templates

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio. Free Powerpoint Templates Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio Free Powerpoint Templates 2015 https://www.youtube.com/watch?v=xe0xvlmm4ru Free Powerpoint Templates 2015 Ecossistemas ALGA LAPA ESTRELA-DO-MAR GAIVOTA Sol Fonte

Leia mais

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOSSISTEMA Prof.: Dr. ORIEL HERRERA Monitores: John David & Giuliane Sampaio Fortaleza/CE Versão 2010 ECOSSISTEMA

Leia mais

Em todas as questões de escolha múltipla, selecione a opção correta ou que preenchem corretamente e por ordem os espaços das frases.

Em todas as questões de escolha múltipla, selecione a opção correta ou que preenchem corretamente e por ordem os espaços das frases. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano Teste de Avaliação Geologia: Tema 4 (Processos e Materiais importantes em ambientes terrestres) Em todas as questões de

Leia mais

Escola Secundária Poeta António Aleixo Teste de Avaliação Disciplina: Biologia e Geologia - Continuação Ano Lectivo

Escola Secundária Poeta António Aleixo Teste de Avaliação Disciplina: Biologia e Geologia - Continuação Ano Lectivo Escola Secundária Poeta António Aleixo Teste de Avaliação Disciplina: Biologia e Geologia - Continuação Ano Lectivo 2006-2007 Professor: José Maria Rasquinho I Osmorregulação em meio aquático Na figura

Leia mais

Escola Secundária de S. João da Talha

Escola Secundária de S. João da Talha Escola Secundária de S. João da Talha Ficha de Avaliação Formativa Outubro 2009 Biologia/Geologia 10º Ano Nome: Nº Classificação: Professora: I O El Niño (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano

Biologia e Geologia 10º ano Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Tema 2 de Biologia Leia com atenção as perguntas que se seguem, e utilize a folha

Leia mais

Os vulcões e sua distribuição

Os vulcões e sua distribuição Os vulcões e sua distribuição Caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas. Os vulcões são aberturas naturais na crusta terrestre que põem em comunicação com a superfície uma grande diversidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado.

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 2. A classificação dos sistemas (em fechado, aberto ou isolado) tem em linha de conta: a) a sua dimensão. b) a forma do seu limite. c) o seu

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. G a i a ESC O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. G a i a ESC O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. G a i a ESC O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 1 10º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO

Leia mais

Tipos de Rochas. E o Ciclo das Rochas. Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas

Tipos de Rochas. E o Ciclo das Rochas. Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas Tipos de Rochas E o Ciclo das Rochas Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas Miguel Sousa, nº16 e Rafael Sousa, nº19 7ºA Colégio Vasco da Gama, Meleças, Lisboa, Portugal 2016-2017 Introdução Durante

Leia mais

Compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida. Identificar diferentes tipos de interacção entre seres vivos e ambiente.

Compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida. Identificar diferentes tipos de interacção entre seres vivos e ambiente. Compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida. Identificar diferentes tipos de interacção entre seres vivos e ambiente. Referir funções dos diferentes constituintes de um ecossistema

Leia mais

Compreender os fenómenos vulcânicos como evidência da actividade interna da Terra.

Compreender os fenómenos vulcânicos como evidência da actividade interna da Terra. Compreender os fenómenos vulcânicos como evidência da actividade interna da Terra. Localizar as principais zonas de grande intensidade vulcânica do planeta. Conhecer a constituição de um vulcão. Compreender

Leia mais

5º Teste Sumativo (60 minutos)

5º Teste Sumativo (60 minutos) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 5º Teste Sumativo (60 minutos) DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º Ano - Turma A TEMA : Componente de Biologia Diversidade na biosfera e obtenção de matéria pelos

Leia mais