Abit/Sinditêxtil-SP EM BRASÍLIA. Sinditêxtil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abit/Sinditêxtil-SP EM BRASÍLIA. Sinditêxtil"

Transcrição

1 Abit/Sinditêxtil-SP EM BRASÍLIA Sinditêxtil

2 Atuação em Brasília O ESCRITÓRIO O escritório da Abit em Brasília, opera desde 2007, estabelece um constante diálogo com as autoridades e órgãos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo Federal. FRENTE PARLAMENTAR MISTA JOSÉ ALENCAR No Legislativo, a Abit conta com uma forte representação dos interesses do setor: a Frente Parlamentar Mista José Alencar. Criada em 2008 e renovada nas legislaturas de 2011 e 2014, a Frente conta hoje com 242 deputados e senadores.

3 Exemplos de atuação MUDANÇAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS Aumento do I.I. para produtos têxteis e confeccionados Margem de preferência de 20% em compras governamentais Combate à Guerra dos Portos Criação do reintegra e trabalho pela sua recomposição até 2018 Criação do Simples Exportador Aumento dos limites do Simples e correção do limite de receita para MEI COOPERAÇÃO COM O GOVERNO Criação e preservação das linhas de financiamento do setor. Exemplos: Finep, Prodesign e Programa de Sustentação do Investimento Ampliação dos programas de capacitação profissional, como PRONATEC Avanços nos projetos de encadeamento produtivo do setor Programa de Exportação TexBrasil DIÁLOGOS COM O PODER Manufatura Avançada no Brasil Indústria mais produtiva Grupo de Avanço da Competitividade Grupo Inova Têxtil Revisão e racionalização da NR-12 Terceirização

4 Boletim Abit em Brasília A Abit relançou em 2016 o boletim Abit em Brasília, com as últimas notícias dos trabalhos realizados em Brasília. O boletim traz as novidades do Diário Oficial da União; os novos projetos de lei apresentados na Câmara e no Senado; as últimas reuniões e eventos com a participação da entidade e os destaques para as próximas semanas.

5

6 Cenário político IMPEACHMENT Em análise preliminar pela comissão especial no Senado, sob relatoria do senador Anastasia (PSDB MG). Plenário pode decidir afastamento da presidente em 10 de maio de CONSELHOS DE ÉTICA Estão em curso os processos de cassação de Eduardo Cunha (PMDB RJ) na Câmara e de Delcídio do Amaral (MT) no Senado. As agendas dos conselhos dificultam as pautas de votação. COMISSÕES TEMÁTICAS As 23 comissões permanentes da Câmara estão em fase de nomeação dos presidentes. Está prevista para o dia 3 de maio a composição final das comissões.

7 Eleições Municipais de agosto: prazo final para as convenções dos partidos 15 de agosto: prazo final para registros de candidatura 16 de agosto: início da propaganda eleitoral paga 26 de agosto: início da propaganda eleitoral gratuita 13 de setembro: prazo final da primeira prestação de contas 2 de outubro: primeiro turno das eleições 30 de outubro: segundo turno das eleições 22 de novembro: prazo final da segunda prestação de contas

8 Definição de prioridades AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2016 A Abit participa desde 2008 da elaboração da Agenda Legislativa da Indústria desenvolvida pela CNI, provendo análises técnicas dos projetos prioritários do setor têxtil e de confecção, bem como de toda a indústria brasileira. APLICATIVO PARA SMARTPHONE Está previsto para maio deste ano o lançamento do aplicativo da Agenda Legislativa 2016, para uma fácil consulta aos projetos de lei prioritários para a indústria.

9 Projetos prioritários 2016 Reoneração menor da folha de pagamentos Convergente a emenda na MPV 713 Estabelece alíquota de 2% sobre a receita, em substituição aos 20% da CPP Acompanhamento de emenda na MPV 713. Contato com senador Dalírio Beber (PSDB SC) para inclusão, em seu parecer, de emenda que retoma o acordo do setor. Padronização de peças de vestuário Divergente Vinculação em lei dos tamanhos de peças masculinas, femininas e infantis Diálogo com deputado Renato Molling (PP RS), para realizar audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, sensibilizando os parlamentares sobre os efeitos negativos do projeto. Regulamentação da profissão de costureiro Divergente Reduz a jornada, fixa adicional de insalubridade e plano de cargos e salários São dois projetos, que encontram-se na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, aguardando votação do parecer da relatora Jozi Araújo (PTB AP). Ainda passarão pela Comissão de Trabalho, de Constituição e Justiça, e Plenário.

10 Projetos prioritários 2016 Lista de trabalho forçado e infantil Convergente Monitora o uso de trabalho forçado e infantil em estados estrangeiros O deputado Vanderlei Macris (PSDB SP) apresentou o projeto em 2015, a partir de discussões com o setor. A matéria pode receber novo relator na Comissão de Trabalho nas próximas semanas. Os próximos passos serão dados nas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça, além do Senado Federal. Representantes Comerciais Convergente Reduz o prazo prescricional das ações de representantes comerciais. A partir do diálogo com o setor, a deputada Gorete Pereira (PR CE) apresentou novo projeto de lei com o tema. Hoje, o projeto encontra-se na Comissão de Trabalho, onde poderá receber novo relator nas próximas semanas. Seguirá ainda para a Comissão de Constituição e Justiça e para o Senado Federal.

11 Projetos prioritários 2016 Terceirização Divergente ao projeto atual. Convergente à alternativa (PLS ) Projeto possui pontos essenciais a serem corrigidos, como parcela de atividade, responsabilidade objetiva do tomador e definição para a atividade-fim. Aguarda parecer do senador Paulo Paim (PT RS), e também deverá ser submetido ao senador Blairo Maggi (PR MT). Poderá ser votado diretamente no Plenário do Senado neste ano. Demissão sem justa causa Divergente Proíbe a demissão de empregado sem justa causa. Caso haja, determina reintegração e indenização. Tramitação na Câmara aguarda movimentação do STF. Julgamento está com 4 votos pela proibição e 1 voto a favor. Faltam os votos de 6 ministros. Sustação dos efeitos da NR-12 Convergente Suspende aplicação de multas e interdições enquanto a NR não for revisada. Aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sob relatoria do senador Douglas Cintra (PTB/PE).

12 Projetos prioritários 2016 Nova CPMF Divergente Recria a contribuição até 31.dez.19. A alíquota pode passar de 0,20% para 0,38%. Pressão diária de prefeitos e governadores junto aos deputados para aprovação. Ampla resistência dos parlamentares. Tramitação ainda na admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Reforma Tributária Em análise dos efeitos Cria IVA-Federal, unifica regras do ICMS, abre espaço para limitar a carga tributária. Aguarda inclusão na ordem do dia do Plenário da Câmara dos Deputados para depois seguir para o Senado Federal. Convalidação dos incentivos de ICMS Convergente Traz requisitos para a convalidação e prazos de vigência para os incentivos. Elimina a necessidade de decisão unânime do Confaz. Projeto aguarda parecer da deputada Soraya Santos (PMDB RJ) na Comissão de Finanças e Tributação. Caso seja aprovado, seguirá para Comissão de Constituição e Justiça, Plenário e, então, Senado Federal.

13 Projetos prioritários 2016 Embargos de obras e interdição de estabelecimentos Convergente Competência dos Superintendentes Regionais para embargar obras ou interditar estabelecimentos ou máquinas. Prevê padronização dos critérios de fiscalização. Aguarda votação de parecer favorável do deputado Lucas Vergilio (SD GO) na Comissão de Trabalho. Caso aprovado, seguirá para Comissão de Constituição e Justiça e Senado. Desconsideração da personalidade jurídica Convergente Estabelece procedimento judicial específico para determinar quando e como os bens dos sócios podem ser acionados. Aprovado na Câmara, o projeto aguarda parecer do senador Ricardo Ferraço (PSDB ES) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Se aprovado, segue para o Plenário.

14 Projetos prioritários 2016 Licenciamento ambiental Convergente com ressalvas Cria legislação nacional para disciplinar o licenciamento ambiental, com ritos, prazos e competências. Aprovado nas comissões de Agricultura e de Meio Ambiente, o projeto aguarda parecer do deputado Mauro Pereira (PMDB RS) na Comissão de Finanças e Tributação. Caso seja aprovado, seguirá para Comissão de Constituição e Justiça, Plenário e Senado. Novas regras para previdência Divergente com ressalvas Extingue o fator previdenciário. Fixa a aposentadoria para homens aos 60 anos, sendo 35 de contribuição, e 55 anos para mulheres, sendo 30 de contribuição. Aumenta o valor dos benefícios em vigor para os aposentados que contribuíram por mais tempo. Projeto aguarda parecer do senador José Medeiros (PPS MT) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Caso seja aprovado, irá ao Plenário e à Câmara dos Deputados.

15 Obrigado!

Setor Têxtil e de Confecção Momento Atual e Agenda de Trabalho

Setor Têxtil e de Confecção Momento Atual e Agenda de Trabalho Setor Têxtil e de Confecção Momento Atual e Agenda de Trabalho CENÁRIO E PROJEÇÕES CENÁRIO 2015 2016 PIB -3,80% -3,30% Taxa de desemprego média 6,90% 9,80% Vendas no Varejo -4,30% -5,10% Produção Industrial

Leia mais

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista MP 808/207 I Reforma Trabalhista Ementa: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de º de maio de 943. Autor: Poder Executivo Tramitação (CN): aguarda instalação

Leia mais

Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 17/06/2013) Câmara dos Deputados

Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 17/06/2013) Câmara dos Deputados Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 17/06/2013) Câmara dos Deputados PL 1187/2011- Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde

Leia mais

ATUAÇÃO FIESC JUNTO AO PODER LEGISLATIVO

ATUAÇÃO FIESC JUNTO AO PODER LEGISLATIVO fiesc.com.br ATUAÇÃO FIESC JUNTO AO PODER LEGISLATIVO Felipe de Sousa Lima Sene Unidade de Competitividade Industrial - COI Assuntos Legislativos e Tributários Blumenau, 3 de abril de 2017 fiesc.com.br

Leia mais

Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 16/08/12) Câmara dos Deputados PL 422/2007 - Odontologia do Trabalho Autor: deputado Flaviano Melo

Leia mais

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS Atualizado até 07/08/2019 RESUMO AUTOR(A) SITUAÇÃO PLP (Projeto de 31/10/2017. Projeto de lei apresentado em

Leia mais

REFORMA POLÍTICA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS

REFORMA POLÍTICA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS REFORMA POLÍTICA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS Análise Reforma Política Discute-se no Congresso Nacional a Reforma Política, com alterações no sistema eleitoral brasileiro em diversos pontos, como:

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap Debates, projetos e encaminhamentos Assessoria Técnica do Diap A terceirização se intensificou no Brasil com a chamada 3º revolução industrial, na década de 70. Com o passar do tempo se tornou uma prática

Leia mais

SENADO FEDERAL Comissões. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal

SENADO FEDERAL Comissões. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal RAMO AGROPECUÁRIO Período: 10 de março a 14 de março de 2014 SENADO FEDERAL Comissões Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Federal Dia: 13/03 Horário: 8h30 Local: Plenário 15 (Item 2) PROJETO DE LEI

Leia mais

PLEITOS EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA

PLEITOS EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA PLEITOS EMPRESARIAIS DE SANTA CATARINA Florianópolis, 08 de outubro de 2015 SISTEMA S VERBAS DO SISTEMA S Rejeitar iniciativa de apropriação dos recursos do Sistema S. TRABALHISTA PLC 30/2015 (PL 4330/2004)

Leia mais

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Resultado da pesquisa sobre Reforma Política com Vereadores presentes na 1ª Mobilização Nacional de Vereadores realizada, em Brasília, nos dias 06 e 07 de

Leia mais

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019 PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação André Santos ANFIP Março de 2019 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Constituição Justiça e Cidadania Apresentação Verificação de admissibilidade da PEC, ou seja,

Leia mais

Diminuição do financiamento das políticas públicas; Estado Mínimo; Congelamento, por 20 anos, do orçamento; Prejudica a sociedade, serviços públicos

Diminuição do financiamento das políticas públicas; Estado Mínimo; Congelamento, por 20 anos, do orçamento; Prejudica a sociedade, serviços públicos PEC 241/2016 Diminuição do financiamento das políticas públicas; Estado Mínimo; Congelamento, por 20 anos, do orçamento; Prejudica a sociedade, serviços públicos e os servidores; Modifica critérios para

Leia mais

O Poder Legislativo Federal: Congresso Nacional 2014

O Poder Legislativo Federal: Congresso Nacional 2014 O Poder Legislativo Federal: Congresso Nacional 2014 Com a finalização das eleições de 2014, em 26 de outubro, para os cargos correspondes ao Poder Legislativo Federal Congresso Nacional, temos o seguinte

Leia mais

MAPA DE VOTAÇÃO I Reforma Trabalhista PLC 38/2017

MAPA DE VOTAÇÃO I Reforma Trabalhista PLC 38/2017 MAPA DE VOTAÇÃO I Reforma Trabalhista PLC 38/2017 Para definição de estratégias de atuação no que se refere à Reforma Trabalhista (PLC 38/2017, do Poder Executivo), em tramitação no Senado Federal, a Contatos

Leia mais

Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados

Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados Na votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 99/2013, que altera as regras de indexação das dívidas dos estados e municípios,

Leia mais

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018)

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) Companheiros e Companheiras Esta Resolução substitui a Resolução Sobre Distribuição

Leia mais

ANÁLISE DE CENÁRIOS DO IMPEACHMENT MAIO/JUNHO 2016

ANÁLISE DE CENÁRIOS DO IMPEACHMENT MAIO/JUNHO 2016 ANÁLISE DE CENÁRIOS DO IMPEACHMENT MAIO/JUNHO 2016 INTEGRANTES DO SENADO QUE... NÃO VOTARAM NA 1ª VOTAÇÃO E PODEM VOTAR AGORA (*) ESTÃO SEM POSIÇÃO DEFINIDA ATUALMENTE (**) DEMONSTRARAM RISCO DE MUDAR

Leia mais

Centrais unidas contra terceirização em todas as atividades das empresas

Centrais unidas contra terceirização em todas as atividades das empresas Boletim 852/2015 Ano VII 14/10/2015 Centrais unidas contra terceirização em todas as atividades das empresas Debate no Senado alinha CUT e Força Sindical contra projeto aprovado na Câmara dos Deputados

Leia mais

A Semana no Congresso Nacional CONFIRA O QUE JÁ ACONTECEU

A Semana no Congresso Nacional CONFIRA O QUE JÁ ACONTECEU A Semana no Congresso Nacional CONFIRA O QUE JÁ ACONTECEU DELIBERAÇÕES DESTAQUE: REFORMA TRABALHISTA SENADO FEDERAL PLC 38/2017: Reforma Trabalhista APROVADO. O Sen. Ricardo Ferraço (PSDB-ES) leu na Comissão

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Brasília, 04 de outubro de 2007 Índice 1. Apresentação 2. Metodologia 3. Número de políticos cassados

Leia mais

Apresentação da Frente Parlamentar

Apresentação da Frente Parlamentar Apresentação da Frente Parlamentar A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e do Combate à Pirataria, que tem como Presidente e 1º e 2º Vice-Presidentes, os Deputados Fernando Francischini

Leia mais

delatados da Odebrecht e a "anistia" ao caixa 2

delatados da Odebrecht e a anistia ao caixa 2 cargo / partido inquérito pode ser beneficiado? 1 Romero Jucá senador (PMDB-RR) 4382 não 2 Humberto Costa senador (PT-PE) 4383 não 3 Edison Lobão senador (PMDB-MA) 4384 não 4 Marco Maia deputado (PT-RS)

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

DESTAQUES. Convenções coletivas

DESTAQUES. Convenções coletivas Boletim 1203/2017 Ano IX 08/05/2017 DESTAQUES Convenções coletivas O Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou válidas convenções coletivas que estabeleceram índices diferentes de aumento salarial

Leia mais

Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma

Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma Encontro do dia 25 de abril de 2016 5B Leia o texto a seguir. Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma Agência Câmara Notícias 25/02/2016 http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/politica/504311-lider-da-minoria-

Leia mais

BARÔMETRO DO PODER. Março 2019

BARÔMETRO DO PODER. Março 2019 Março 2019 METODOLOGIA Esta edição do Barômetro do Poder foi realizada entre os dias 18 e 20 de março e contou com 10 participantes, sendo 8 casas de análise de risco político e 2 analistas independentes.

Leia mais

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores Responsável Técnico: Everton M. Paim é advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS; Especializando em direito

Leia mais

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL Câmara dos Deputados Nº DE SESSÕES DELIBERATIVAS REALIZADAS (FEVEREIRO A ABRIL) TOTAL DE MATÉRIAS APRECIADAS MICHEL TEMER (PMDB/SP) 43 MARCO MAIA

Leia mais

Guerra Fiscal. Audiência Pública. Câmara dos Deputados

Guerra Fiscal. Audiência Pública. Câmara dos Deputados Guerra Fiscal Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Finanças e Tributação Marcelo Ramos de Mello Secretaria Executiva 1 10 de setembro de 2015 Guerra Fiscal Conceitos envolvidos: Redução de

Leia mais

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência a Rodrigo Maia Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados Governo já havia adiantado

Leia mais

Objetivos. PROATIVIDADE x REATIVIDADE

Objetivos. PROATIVIDADE x REATIVIDADE Objetivos Harmonizar as atividades dos parlamentares no Congresso Nacional (Câmara e Senado); Interlocução com o Executivo e Judiciário; Organizar o relacionamento das entidades representativas do setor

Leia mais

Vice-Presidência Legislativa

Vice-Presidência Legislativa Vice-Presidência Legislativa Missão institucional: Planejar e coordenar o processo de articulação política e parlamentar das relações da AMB com o Poder Legislativo nas esferas federal, estadual, distrital

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO SENADO

ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO SENADO ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO SENADO Projeto de lei Tramitação Posição CFESS Ações realizadas pelo CFESS Projetos de Lei sobre Piso Salarial PL 4022/ 2008

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Rodrigo Maia diz que reforma trabalhista deve ser aprovada no dia 19

Rodrigo Maia diz que reforma trabalhista deve ser aprovada no dia 19 BOLETIM 334 Brasília, 17 de abril de 2017 EM ALERTA O MOVIMENTO SINDICAL! Rodrigo Maia diz que reforma trabalhista deve ser aprovada no dia 19 O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu

Leia mais

Tramitação: Requerimento do Dep. Nelson Marquezelli para Criação da Comissão Especial. Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Tramitação: Requerimento do Dep. Nelson Marquezelli para Criação da Comissão Especial. Mesa Diretora da Câmara dos Deputados Tramitação: Requerimento do Dep. Nelson Marquezelli para Criação da Comissão Especial 24/03/2015 Apresentação do Requerimento do Deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que: "Requer a criação de Comissão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA: ICMS. Senado Federal CAE 11 de Março de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA: ICMS. Senado Federal CAE 11 de Março de 2013 AUDIÊNCIA PÚBLICA: ICMS Senado Federal CAE 11 de Março de 2013 1 ICMS Guerra Fiscal 1) Insuficiência das Políticas de Desenvolvimento Regional levam os Estados a concederem benefícios fiscais para atrair

Leia mais

A presença das mulheres no parlamento brasileiro

A presença das mulheres no parlamento brasileiro A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma. e-mail: tbrasil@transparencia.org.br www.transparencia.org.br A presença das mulheres no parlamento brasileiro Renato Abramowicz

Leia mais

SUGESTÃO DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A REFORMA POLÍTICA A SER APRESENTADA NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO

SUGESTÃO DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A REFORMA POLÍTICA A SER APRESENTADA NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO SUGESTÃO DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A REFORMA POLÍTICA A SER APRESENTADA NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CLP) DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Autores: Associação

Leia mais

Tema da Apresentação. Pauta de Reivindicações. Modelo de PPT para as áreas técnicas

Tema da Apresentação. Pauta de Reivindicações. Modelo de PPT para as áreas técnicas Tema da Apresentação Pauta de Reivindicações Modelo de PPT para as áreas técnicas 15 de julho de 2009 Pauta de Reivindicações REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 29 GARANTIA DE RECURSOS E EQUILÍBRIO

Leia mais

Projetos de Código Comercial

Projetos de Código Comercial FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos São Paulo, 28 de abril de 2014 Câmara dos Deputados Projeto de Lei n. 1.572/11 (Dep. Vicente Cândido,

Leia mais

DIAP Quadro comparativo: PEC do GT da reforma política no Congresso Qua, 13 de Novembro de :43

DIAP Quadro comparativo: PEC do GT da reforma política no Congresso Qua, 13 de Novembro de :43 Departamento Intersindical de Assessoria Parlametar organiza uma tabela comparativa a partir da PEC aprovada pelo Grupo de Trabalho sobre Reforma Política na Camâra dos Deputados. O Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

[RELAÇÃO DE TRABALHO] Deputado propõe o retorno do trabalho escravo no País

[RELAÇÃO DE TRABALHO] Deputado propõe o retorno do trabalho escravo no País Nesta semana o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), divulgou uma proposta para revisão da relação entre capital e trabalho. As idéias defendidas por Marquezelli

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 24, 25 e 26 DE SETEMBRO DE 2013 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 23/9/2013

Leia mais

Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso

Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso Renato Abramowicz Santos Pesquisador da Transparência Brasil 1 Apesar de pretos e pardos representarem metade da população

Leia mais

Novo líder da Minoria diz que oposição fará enfrentamento combativo

Novo líder da Minoria diz que oposição fará enfrentamento combativo Encontro do dia 30 de outubro de 2015 5A Leia o texto a seguir. Novo líder da Minoria diz que oposição fará enfrentamento combativo Aos 41 anos, o deputado Bruno Araújo (PE) substitui Domingos Sávio (PSDB-MG)

Leia mais

Texto altera LRF para reduzir despesas primárias em todas as esferas

Texto altera LRF para reduzir despesas primárias em todas as esferas Texto altera LRF para reduzir despesas primárias em todas as esferas 30/03/2016-17h58 O Projeto de Lei Complementar 257/16, do Executivo, em análise na Câmara dos Deputados, muda vários dispositivos da

Leia mais

ENCONTRO COM A CATEGORIA TEMAS EM DEBATE

ENCONTRO COM A CATEGORIA TEMAS EM DEBATE ENCONTRO COM A CATEGORIA TEMAS EM DEBATE 1) Representatividade De acordo com relatório de julho de 2017, contendo a atualização do cadastro dos representantes comerciais, a categoria profissional contempla

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 06 a 10 de Maio de 2013 RESULTADO

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 06 a 10 de Maio de 2013 RESULTADO Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional Agenda da Semana 06 a 10 de Maio de 2013 RESULTADO COMISSÕES CAMÂRA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Dia: 08 de Maio de 2013 Horário:

Leia mais

Acompanhamento Parlamentar

Acompanhamento Parlamentar 27 de Março de 2019 Reunião Plenária ABRAGE Brasília PL 550/19 Segurança de Barragens Autoria: Senadora Leila Barros (PSB/DF) Relator: Senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) O PLS 550/2019, originado do Senado,

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 25 A 29 DE MARÇO DE 2013. I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA 9h00 - Comissão/Direitos Humanos A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 DIAGNÓSTICO Comissão Especial de fevereiro a maio de 2015 Relator: Marcelo Castro (PMDB-PI) -Foram realizados Seminários em assembleias

Leia mais

Lei / 2008 Acórdão STF Conquistas Polêmicas Impacto: valor e ampliação hora-atividade Necessidade de revisão dos Plano de Carreira

Lei / 2008 Acórdão STF Conquistas Polêmicas Impacto: valor e ampliação hora-atividade Necessidade de revisão dos Plano de Carreira VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES E O PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO Dilemas Municipais Carlos Eduardo Sanches Roteiro Lei 11.738/ 2008 Acórdão STF Conquistas Polêmicas Impacto: valor e ampliação hora-atividade

Leia mais

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL Audiência Pública no Senado Federal EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 14 DE OUTUBRO DE 2015 A demanda por conectividade e mobilidade da sociedade está crescendo exponencialmente

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.12.16 EDITORIA: ECONOMIA CONTINUAÇÃO VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 06.12.16 VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 06.12.16 VEÍCULO: BLOG ROBSON CARVALHO DATA: 06.12.16

Leia mais

Principais proposições de interesse do funcionalismo público

Principais proposições de interesse do funcionalismo público Principais proposições de interesse do funcionalismo público CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSIÇÃO EMENTA OBJETIVO TRAMITAÇÃO LIMITE DE DESPESA COM PESSOAL PLP 1/2007, de autoria do Poder Executivo, apresentado

Leia mais

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA 11 ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA A Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de subsidiar os debates que ocorrerão na XVIII Marcha em Defesa dos Municípios nos

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas Campo: 4 a 8 de Fevereiro Divulgação: 11 de Fevereiro Público: Congressistas Conteúdo da Apresentação 1. Metodologia 2. Apoio à Reforma da Previdência

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Responsabilidade do Presidente da

Leia mais

Emendas Parlamentares de 2017

Emendas Parlamentares de 2017 Estudo Técnicos maio de 2018 Emendas Parlamentares de 2017 Introdução Emenda parlamentar é o instrumento que os parlamentares possuem para modificar e influenciar na elaboração de orçamentos da esfera

Leia mais

A informação necessária

A informação necessária A informação necessária Painel do Poder Uma ferramenta de apoio no processo decisório Painel do Poder O que pensa o novo Congresso Nacional As principais ideias de uma proposta de Reforma Tributária do

Leia mais

RAIO X DAS CANDIDATURAS SENADO FEDERAL

RAIO X DAS CANDIDATURAS SENADO FEDERAL RAIO X DAS CANDIDATURAS SENADO FEDERAL Candidaturas no Senado Federal 32 dos 54 senadores que encerram o mandato em 2019 tentam a reeleição em 2018 Os 22 restantes se enquadram nas opções a seguir: 1)

Leia mais

Novo Sistema Tributário. Síntese da Proposta

Novo Sistema Tributário. Síntese da Proposta 1 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA (CAERT) Relatório Preliminar - Março de 2008 PRESIDENTE: Senador Tasso Jereissati - PSDB - CE VICE-PRESIDENTE:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 53/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 53/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 53/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Fórum Contábil e de Recursos Humanos

Fórum Contábil e de Recursos Humanos Fórum Contábil e de Recursos Humanos Fabíola Nader Motta Gerente de Relações Institucionais da OCB Porto Alegre 11 de abril 2017 RAMO DE ATIVIDADE COOPERATIVAS ASSOCIADOS EMPREGADOS AGROPECUÁRIO 1.555

Leia mais

TEL: FILIADA A CUT/ CNTSS

TEL: FILIADA A CUT/ CNTSS www.fenas.org.br fenas@fenas.org.br TEL: 21-25244263 FILIADA A CUT/ CNTSS RESULTADO DA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA, NOS DIAS 16 17 e 18 de junho de 2015 EM DEFESA DOS PROJETOS DE LEIS PL, PARA O/A ASSISTENTE

Leia mais

PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NO SENADO FEDERAL E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE IMPACTAM O SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA

PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NO SENADO FEDERAL E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE IMPACTAM O SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO NO SENADO FEDERAL E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE IMPACTAM O SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA Com o objetivo de atualizar informações e abrir espaço para uma participação cada vez

Leia mais

Senado pode votar nesta terça-feira decisão do STF que afastou Aécio Neves

Senado pode votar nesta terça-feira decisão do STF que afastou Aécio Neves O Senado poderá colocar em votação, nesta terça-feira (3), a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar e impôs a ele recolhimento

Leia mais

Comitê da Crise: RESULTADOS

Comitê da Crise: RESULTADOS 1 Comitê da Crise: RESULTADOS IPI Ampliação do prazo de recolhimento de tributos PIS/Cofins Previdência IR na fonte Ampliação do crédito Novas linhas BNDES Fundo Garantidor de Crédito Compulsórios: redução

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO

Leia mais

posição dos senadores sobre a reforma trabalhista

posição dos senadores sobre a reforma trabalhista posição dos senadores sobre a reforma trabalhista Acir Gurgacz (PDT-RO) não encontrado não encontrado Aécio Neves (PSDB-MG) sim sim Airton Sandoval (PMDB-SP) sim sim Alvaro Dias (Pode-PR) sim sim Ana Amélia

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

Comissão especial da Câmara aprova relatório de reforma da Previdência

Comissão especial da Câmara aprova relatório de reforma da Previdência Comissão especial da Câmara aprova relatório de reforma da Previdência O PMDB de Michel Temer anunciou voto a favor do relatório. Encaminharam contra PT, PSB, PDT, SD, PCdoB, PHS, Psol, Pros e Rede. Deputada

Leia mais

ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO SUBSECRETARIA PARA ASSUN- TOS ECONÔMICOS NE/DAS/FG 102.5

ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO SUBSECRETARIA PARA ASSUN- TOS ECONÔMICOS NE/DAS/FG 102.5 ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO 1 Chefe de Assessoria 101.5 Coordenação-Geral de Atendimento S E C R E TA R I A - E X E C U T I VA 1 Secretário-Executivo NE 1 Secretário-Executivo Adjunto 101.6

Leia mais

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Publicado por ADVOCACIA Rondineli Varela NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Reforma trabalhista: entenda o que pode mudar na sua vida com as propostas apresentadas: Após passar pela comissão especial

Leia mais

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda Junho de 2017 Maria Lúcia de Santana Braga Doutora em Sociologia pela UnB Objetivo do Estudo q Mapear o comportamento político da

Leia mais

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Calendário 2018 Janeiro VOTO Fevereiro Março Abril Junho 24/01 - Julgamento do Lula Eleições dos Presidentes das Comissões na CD; Início da discussão e votação

Leia mais

Setor Têxtil e de Confecções

Setor Têxtil e de Confecções Setor Têxtil e de Confecções Situação Atual, Perspectivas e Agenda de Prioridades Fórum de fiações Fernando Valente Pimentel Diretor Superintendente Londrina, 17 maio de 2012 ESTRUTURA DA ABIT ESTRUTURA

Leia mais

CLT ou Consolidação da Leis Capitalista - CLC

CLT ou Consolidação da Leis Capitalista - CLC Audiência Pública do Ciclo de Debates sobre a Proposta de Reforma Trabalhista REFORMA? TRABALHISTA OU CAPITALISTA? CLT ou Consolidação da Leis Capitalista - CLC José Reginaldo Inácio (Vice-presidente da

Leia mais

Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017

Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017 Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017 A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou os resultados das 500 empresas do Ranking Abras de 2017. O Ranking traça um panorama

Leia mais

R E S U L T A D O da Sessão:

R E S U L T A D O da Sessão: R E S U L T A D O da Sessão: Sessão do Congresso Nacional (Deliberativa) QUARTA-FEIRA - 18/11/2015 Iniciada 11h30min - Encerrada 22h44min. Aprovado quatro projetos de lei com créditos orçamentários. Entre

Leia mais

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 Projetos de interesse do Ministério Público são discutidos em reunião do grupo de entidades representativas da instituição. Entre os assuntos debatidos,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

OBJETIVO: Fornecer informe gerencial sobre a Gestão de Projeto de Leis no bimestre referente à evolução dos PLs classificados como críticos.

OBJETIVO: Fornecer informe gerencial sobre a Gestão de Projeto de Leis no bimestre referente à evolução dos PLs classificados como críticos. INFORME GERENCIAL DA GESTÃO DE PROJETOS DE LEI Câmara e Senado Federal, Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais dos municípios mais representativos. OBJETIVO: Fornecer informe gerencial sobre a Gestão

Leia mais

Conjuntura Nacional e as perspectivas para os trabalhadores e dirigentes sindicais

Conjuntura Nacional e as perspectivas para os trabalhadores e dirigentes sindicais Conjuntura Nacional e as perspectivas para os trabalhadores e dirigentes sindicais Neuriberg Dias, Sócio-Diretor da Contatos Assessoria, jornalista e assessor parlamentar do Diap Ações políticas A conjuntura

Leia mais

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019

PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social. Fevereiro 2019 PEC 6: a desconstitucionalização e privatização da previdência social Fevereiro 2019 Proposta Emenda Constitucional 6/2019 Rito legislativo Na Câmara: votada em dois turnos e ter ao menos 308 votos favoráveis

Leia mais

ASSESSORIA PARLAMENTAR INFORMATIVO 25 de FEVEREIRO de Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado

ASSESSORIA PARLAMENTAR INFORMATIVO 25 de FEVEREIRO de Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado ASSESSORIA PARLAMENTAR INFORMATIVO 25 de FEVEREIRO de 2014 SENADO FEDERAL Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado A proposta de emenda à constitucional que prevê a redução da maioridade

Leia mais

Migração das Discussões Tributárias do Poder Judiciário para a Esfera Administrativa. Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 19.3.

Migração das Discussões Tributárias do Poder Judiciário para a Esfera Administrativa. Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 19.3. Migração das Discussões Tributárias do Poder Judiciário para a Esfera Administrativa de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 19.3.2015 Ambiente de discussão no STF Composição atual do STF: Ricardo Lewandowski,

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

Dados da CNI mostram nova queda da atividade da indústria da construção em outubro. Renan busca consenso para proposta de terceirização

Dados da CNI mostram nova queda da atividade da indústria da construção em outubro. Renan busca consenso para proposta de terceirização BOLETIM 254 Brasília, 24 de novembro de 2016 Dados da CNI mostram nova queda da atividade da indústria da construção em outubro A atividade e o emprego na indústria da construção tiveram uma queda maior

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

Brasília Junho de 2015

Brasília Junho de 2015 Brasília Junho de 2015 PL 4.265/2008 Deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS) Estabelece eleições diretas no Conselho Federal de Medicina Veteriná Altera a Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, que dispõe sobre

Leia mais

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61)

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61) Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 25.09 29.09 Poder Executivo: o Revogação do decreto sobre RENCA: O presidente Michel Temer revogou, nesta terça-feira (26), por meio do Decreto

Leia mais