Empresariado Contábil debate estratégias de enfrentamento à crise

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Empresariado Contábil debate estratégias de enfrentamento à crise"

Transcrição

1 Boletim Informativo Edição 01 Outubro/2015 Empresariado Contábil debate estratégias de enfrentamento à crise Com uma programação atualizada e motivadora, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (SESCAP BAHIA) levou aos participantes do 2º Fórum Empresarial com o tema Empresas de Serviços: Oportunidades em época de crise, no dia 11 de setembro, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, a oportunidade de discutir estratégias para gerar produtividade de enfrentamento aos desafios com temas que já fazem parte da rotina dos escritórios de serviços. O evento reuniu autoridades, entidades de classe, empresários contábeis, profissionais, parceiros e estudantes. Abertura do 2º Fórum Empresarial SESCAP BA Entre os temas abordados, o palestrante Ricardo Monello, Diretor de Assuntos Jurídicos da FENACON, mostrou para os participantes aspectos relevantes da resolução do COAF como cuidados, riscos e responsabilidades que protegem o profissional contábil de operações ou medidas de risco que tratam os crimes de lavagem de dinheiro.

2 Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia Palavra do Presidente As adversidades do dia a dia vem testando nossas empresas em todas as suas potencialidades. Acompanhar as mudanças impostas pela legislação requer o envolvimento mútuo de todos os colaboradores. A capacitação por meio dos cursos fortalecem as corporações e as direciona para o crescimento. O SESCAP BAHIA tem trabalhado com esse objetivo. Esse informativo vai apresentar a você, leitor, como o seu sindicato tem se empenhado para que os resultados sejam alcançados, para que os desafios sejam enfrentados pela sua equipe como degraus do conhecimento. Com imensa alegria, convido aos empresários de serviço a participarem da 16ª CONESCAP, que será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, em Recife-PE. Uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e colocá-los em prática em nossas empresas. Com palestrantes como o ministro Joaquim Barbosa, o escritor Augusto Cury e tantos outros que irão abrilhantar a Convenção Nacional. Desejo a você, uma ótima leitura! André Martinez Presidente Autoridades discutem os desafios do setor contábil em meio a crise Na mesa de abertura do 2º Fórum Empresarial estiveram presentes o Presidente do SESCAP BAHIA, André Martinez; o Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) Mário Berti, que defendeu a relevância da participação dos profissionais junto às entidades de classe, bem como a importância da contribuição sindical que permite a atuação em favor dos interesses e fortalecimento da categoria. Estiveram também o Secretário de Segurança Pública da Bahia Dr Maurício Barbosa; o Superintendente de Administração da Secretaria da Fazenda, José Luís Souza; a Vice-prefeita de Salvador Drª Célia Sacramento; o Presidente do Sindicato dos Contabilistas da Bahia (SINDICONTA), Marco Moura e o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), Wellington Cruz. Cerimônia de abertura do 2º Fórum Empresarial Auditório da FIB De acordo com o Secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa a troca de ideias entre empresários e profissionais da área contábil alinhada a outras áreas como o setor policial faz das dificuldades uma oportunidade de crescimento, através de parcerias que focam especialmente no conhecimento. Altino Alves -Vice-presidente SESCAP-BA; André Martinez- Presidente do SESCAP-BA; Mário Berti-Presidente FENACON; Célia Sacramento-Vice-prefeita de Salvador; Wellignton Cruz-Presidente CRC-BA; Maurício Barbosa-Secretário de Segurança Pública da Bahia. Para a Vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, a contabilidade é um dos setores mais afetados pela crise. Segundo ela, a transparência na gestão de controle, no diálogo e na emissão das informações são fatores poderosos para tomada de decisão e na geração de oportunidades.

3 Esse tipo de evento é fundamental para o bom funcionamento do que é proposto nas obrigações como o E-Social. Ações como essa levam o conhecimento até as pessoas que vão executar isso no dia a dia. Disse o Diretor de Educação e Cultura da FENACON, Hélio Donin que ministrou a palestra E-Social, Oportunidade Empresarial. Ricardo Monello (Palestrante) e José Rosenvaldo (Mediador) O Diretor de Assuntos Jurídicos da FENACON, Ricardo Monello abordou aspectos relevantes da Resolução 24 do COAF. Segundo ele, o objetivo da palestra é mostrar aos empresários que interagem com diversos setores da economia, quanto à existência e funcionamento da legislação, que trata dos crimes de lavagem de dinheiro e as medidas que devem ser adotadas pelos profissionais. Helio Cezar Donin (Palestrante) e Dorywillians Azevedo (Mediador) Para encerrar com chave de ouro, uma dose de motivação ficou por conta do Psicoterapeuta Jordan Campos, que convidou os participantes a fazer uma reflexão sobre a vida. Motivar não é entusiasmar a acelerar. É, sobretudo localizar e ensinar a tirar o pé do freio. Gabriel Gaspar (Palestrante) e Valdomiro José Santos (Diretor Regional SESCAP) O Brasil é o país mais difícil do mundo para que o contador exerça suas funções, afirma o CEO da Nibo, Gabriel Gaspar que relatou desafios enfrentadas pelos escritórios contábeis e deu dicas de estratégias empresariais para gerar oportunidades na palestra: Como valorizar os serviços de seu escritório contábil e ganha mais dinheiro. O SESCAP está de parabéns pela realização de um evento que aborda temas tão sérios. Os contadores devem estar mais próximos ao Sindicato para que assuntos de tamanha relevância sejam debatidos. É assim que as coisas acontecem. Marco Moura Presidente do Sindiconta-BA Márcio Barreto (Diretor Administrativo do SESCAP) e Jordan Campos (Palestrante) A temática do evento foi muito bem pensada, muito atual. Reuniu grandes empresários que certamente, levarão o conhecimento adquirido aqui, para o dia a dia do seu escritório. Wellington Cruz Presidente do CRC-BA

4 Declare Certo no IRPF Ação Comunitária Declare Certo Shopping Bela Vista O SESCAP BAHIA assumiu um compromisso com a comunidade de Salvador na Declaração de Imposto de Renda. Uma parceria firmada com o Shopping Bela Vista permitiu que contadores esclareçam possíveis dúvidas dos contribuintes no preenchimento correto de dados do IRPF. A inciativa é uma promoção dos SESCAPs e SESCONs de todo o Brasil e acontece simultaneamente em várias regiões do país durante o período de declaração. Durante a ação, foram esclarecidas dúvidas como limite de isenção, aquisição de bens, restituição, multas, entre outros. O evento contou com a cobertura e divulgação do veículo local TV Educativa que em entrevista com o vice-presidente Altino Alves, ressaltou a importância da prestação do serviço à sociedade. SRTE-BA, Caixa Econômica Federal e Receita Federal do Brasil debatem o E-Social Visando orientar e esclarecer dúvidas sobre o E-Social, o SESCAP BAHIA realizou no dia 08 de maio, no auditório do Edf. Royal Trade, na Av. ACM, a Conferência E-Social, ministrada pelos entes consorciados: Ministério do Trabalho e Emprego/SRTE-BA, representado pelo Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho, José Honorino de Macedo Neto, a Caixa Econômica Federal, representada pelo Coordenador de Arrecadação do FGTS Jorge Silva Oliver e a Receita Federal do Brasil, representada pelo Auditor Fiscal José de Oliveira Novais. Conferência esocial - Auditório Edf. Royal Trade SESCAP BAHIA dá dicas de linhas de financiamento para escritórios contábeis Palestra Banco do Nordeste Auditório Edf. Royal Trade Diante dos diversos desafios que as micro e pequenas empresas vivem atualmente, o SESCAP BAHIA em parceria com o Banco do Nordeste, ofereceu aos seus associados e filiados no dia 12 de agosto, a palestra: Como utilizar as linhas de financiamento competitivas do Banco do Nordeste para seu cliente e para você, a fim de apresentar as possibilidades de crédito e melhores formas de investimento para as empresas de contabilidade da Bahia. Formatura da 2ª Turma do Cursos FORCEC - Auditório Edf. Royal Trade SESCAP BAHIA forma mais uma turma do curso FORCEC O SESCAP BAHIA realizou a formação de profissionais para gestão empresarial, com técnicas e métodos que possibilitam a prestação de um serviço amplo, gerando melhorias em todo o ambiente empresarial.

5 Projeto leva atualização às empresas do interior Visando a integração e atualização entre as empresas de serviços e assessoria do interior com as novas obrigações exigidas pela Federação, o SESCAP BAHIA criou um projeto itinerante e levou qualificação para empresários em diversas cidades. Foram contempladas as cidades de Feira de Santana, Camaçari, Juazeiro/Petrolina, Itabuna, Vitória da Conquista, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus. A programação incluiu palestras com entrada franca para todos os participantes. A nova fase do projeto Sescap Bahia no interior já está sendo planejada para 2016 e inclui a cidade de Paulo Afonso. Itabuna Itaberaba Sto Antônio de Jesus Segundo o Presidente do SESCAP-BA André Martinez a interiorização do Sindicato é ponto fundamental para o crescimento da Entidade. Em nossa gestão, uma das metas é disseminar o conhecimento para todos os associados e representados pelo nosso sistema em todo o Estado da Bahia. Sendo assim, acho de suma importância este projeto do Sescap no interior. SESCAP BAHIA faz doação a Associação Solidariedade Grupo de Apoio com Câncer. O SESCAP BAHIA doou para a Associação Solidariedade Grupo de Apoio com Câncer, localizada na Lapinha, todo o leite integral, arrecadadas durante a Conferência E-Social. A instituição, que teve início em uma pequena sala cedida pela Santa Casa de Misericórdia no Hospital Santa Isabel por volta dos anos 90, surgiu a partir do apoio do médico oncologista Dr. Francisco Dantas em acomodar os pacientes em tratamento no local. Hoje, a instituição tem sua sede própria e sobrevive de doações parceiros e da ajuda de voluntários. A casa acomoda pacientes em tratamento e seus acompanhantes que geralmente vem do interior do estado. Yolanda Regis (Gerente do SESCAP) e Isabel Vivas (Representante do ASGAP)

6 Escrituração Contábil Fiscal na prática O SESCAP BAHIA assumiu um papel fundamental na capacitação dos profissionais de contabilidade, subsidiando cursos e atualizações que em breve serão exigidos pelo fisco. O curso de Escrituração Contábil Fiscal na prática foi ministrado pelo Professor Francisco Aguiar, Contador e Pós-Graduado em Administração Financeira e Direito Tributária. Foram abordados pontos relevantes dessa nova obrigação como Projeto SPED, Regras do RTT, Critérios de avaliação de ativo e passivo, modificações da Lei /14 entre outros. 5ª Turma do Curso ECF na Prática Auditório Edf. Royal Trade Para Simone Nascimento (Nascimento Empresarial), que participou da 5ª turma do curso, As novas obrigações devem trazer para o profissional fiscal maior responsabilidade, visto que o novo modelo exige clareza na entrega das informações e na apuração de dados, que pode causar estranheza aos empresários. A nova agenda de cursos está sendo planejada pela diretoria do SESCAP e deve ser divulgada em breve. Parceria entre Rede UNIFENACON e SESCAP BAHIA permite atualização dos escritórios a custo reduzido Uma parceria firmada entre o SESCAP BAHIA e a Rede UNIFENACON possibilita aos associados, filiados e demais interessados ter acesso a cursos de qualificação, com temas que abrangem o universo do escritório contábil como os Créditos de ICMS/IPI Sobre Aquisição de Mercadorias e Bens; A Emenda Constitucional 87/2015 e as Mudanças no ICMS para 2016; Aspectos Atuais e Polêmicos do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza ISS, entre outros. Os cursos interativos via web permitem ao participante tirar dúvidas diretamente com o professor e cada curso tem validade de seis meses. A programação prevê pelo menos dois cursos mensais es estão disponíveis no site.

7 Conselho Regional de Contabilidade e Dep. Daniel Almeida Junta Comercial da Bahia - JUCEB Secretaria da Fazenda do Estado - SEFAZ O SESCAP BA tem como principal objetivo defender os interesses da classe contábil em prol da desburocratização e o fortalecimento das empresas junto aos órgãos e entidades que regem as atividades do setor. Para isso, trabalha estreitando o relacionamento com diversos órgãos (Entidades de Classes, Receita Federal, SEFAZ Estadual e Municipal, JUCEB, SUCOM, FECOMERCIO) e dessa forma, garante conquistas importantes para o crescimento e sucesso dos seus associados e filiados. Confira algumas ações do sindicato: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia - FECOMERCIO Secretaria da Fazenda do Estado - SEFAZ

8 ASSOCIE-SE E FORTALEÇA SEU SINDICATO Confira algumas vantagens: Atendimento Personalizado / Central do Associado / SAC Cursos de Aperfeiçoamento com preços diferenciados Disponibilização de A.R. para Certificação Digital Parcerias que agilizam processos junto aos órgãos competentes Informações de Legislação por meios eletrônicos Eventos / Palestras Gratuitas Convênio com Instituições de Ensino Projeto Sescap Interior Cursos Interativos via WEB Acordo Coletivo de Trabalho Estacionamento gratuito para Associado em atendimento Para se associar ligue (71) Ou acesse a Central do filiado: PRESIDENTE: André Luis Lago Martinez VICE-PRESIDENTE: Altino do Nascimento Alves DIRETOR ADMINISTRATIVO: Márcio Sereno Barreto DIRETOR FINANCEIRO: Roberto Carlos de Jesus Conceição DIRETOR DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS: Valdemiro Cerqueira DIRETOR DE EVENTOS: Rosane Andrade Silva DIRETOR DE TECNOLOGIA: Adriano Ferreira Santana (Licenciado) DIRETOR REGIONAL: Valdomiro José Santos DIRETORIA SUPLENTE: Luciana Pereira da Silva Ana Lúcia Santos Barros da Silva Leila Barreto Vilas Boas Helissandra Maria Jorge Medrado Erivaldo Pereira Benevides Genivaldo Almeida Bonfim Geraldo Amorim Botelho Jaime Araújo da Costa Magalhães Filho CONSELHO FISCAL EFETIVO : Neuseny Sereno Barreto Ivanize Cardoso Bittencourt José Carlos Rodrigues dos Santos CONSELHO FISCAL SUPLENTE Nilson Oliveira Brunelli Josevan Carmo da Cruz Marcus Vinicius Passos de Oliveira REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO NACIONAL André Luis Lago Martinez Altino do Nascimento Alves SUPLENTES Patrícia Maria dos Santos Jorge Dorywillians Botelho de Azevedo EXPEDIENTE: Boletim Informativo produzido e veiculado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia. Com distribuição trimestral para associados, filiados, imprensa, parceiros e empresários em todo o país. Direção e produção de Conteúdo: Ascom/Sescap BA Projeto Editorial e Edição: Ascom/Sescap Projeto Gráfico e Arte: Ascom/Sescap BA; Impressão: Gráfica Luripress; Tiragem: exemplares. Contatos: / SESCAP BAHIA Av. Antônio Carlos Magalhães, 2573 Ed. Royal Trade Salas 1208 Candeal de Brotas, Salvador BA - CEP Fone: (71)

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

Projeto de Parceria. Apoio: Realização: Organização:

Projeto de Parceria. Apoio: Realização: Organização: Projeto de Parceria Apresentação Para estimular o uso de tecnologias ambientais sustentáveis e promover a oportunidade de geração de negócios, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE)

Leia mais

Calcular resultados. e apontar soluções

Calcular resultados. e apontar soluções Calcular resultados e apontar soluções Trajetória Mais de três décadas calculando resultados e apontando soluções. A Contabilidade Dias foi fundada em 1984, em Belo Horizonte, por Antônio Augusto Dias,

Leia mais

Atualização em ICMS e Substituição Tributária. Incluindo as novas obrigações em 2016

Atualização em ICMS e Substituição Tributária. Incluindo as novas obrigações em 2016 Atualização em ICMS e Substituição Tributária Incluindo as novas obrigações em 2016 Objetivo e Público Tem como objetivo levar aos participantes todas as rotinas e cálculos relativas ao ICMS e a Substituição

Leia mais

ALTA CONTABILIDADE E CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. alta.

ALTA CONTABILIDADE E CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. alta. ALTA CONTABILIDADE E CONSULTORIA TRIBUTÁRIA alta. cenário Nos últimos anos, dentro do contexto da competitividade mundial, as empresas tiveram que adotar ou assimilar políticas globalizadas de administração

Leia mais

Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos

Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos Observatório Social de Campo Grande ÁREA LIVRE DE CORRUPÇÃO http://www.youtube.com/watch?v=a8423f6aw1 A Reproduzir vídeo

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Corretor de Imóveis

SIMPLES NACIONAL. Corretor de Imóveis SIMPLES NACIONAL Corretor de Imóveis MARIA RICARTE CRC-CE: 016078/O-9 Contadora, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Profissional com vastos conhecimentos nas áreas:

Leia mais

Oportunidades de estágio/emprego

Oportunidades de estágio/emprego Oportunidades de estágio/emprego 1 Processo Seletivo para Estágio de Direito no TRT de Petrolina O edital se destina ao preenchimento de uma vaga na 1ª Vara do Trabalho de Petrolina, bem como o cadastro

Leia mais

Terceiro Setor. Apresentação da ECF

Terceiro Setor. Apresentação da ECF Terceiro Setor e Apresentação da ECF 1 PALESTRANTES Marcone Hahan de Souza, contador, mestre em Economia, com ênfase em Controladoria, professor universitário e membro da Comissão de Estudos do Terceiro

Leia mais

FUNDAÇÃO FECOMERCIO DE PREVIDÊNCIA ASSOCIATIVA

FUNDAÇÃO FECOMERCIO DE PREVIDÊNCIA ASSOCIATIVA FUNDAÇÃO FECOMERCIO DE PREVIDÊNCIA ASSOCIATIVA RELATÓRIO ANUAL 2009 MAIO/2010 Fundação Fecomercio de Previdência Associativa - Relatório Anual 2009. 1 INTRODUÇÃO A Fundação Fecomercio FPA passou o ano

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA BAHIA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA BAHIA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DA BAHIA RELEASE JUNHO DE 2011 DADOS CAGED Convênio Nº 004/2011 SETRE-BA e DIEESE Julho de 2011 EXPEDIENTE DA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE DO GOVERNO DO ESTADO

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, Bairro Jardim (11) Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13)

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, Bairro Jardim (11) Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) TRIBUTOS SOBRE MERCADORIAS E SERVIÇOS APRESENTAÇÃO: A legislação tributária brasileira é tida como uma das mais complexas do mundo. Além disto, tem sido objeto de constantes alterações, o que obriga os

Leia mais

Adriana da Conceição Timóteo

Adriana da Conceição Timóteo CURRICULUM VITAE Adriana da Conceição Timóteo Rua Antônio Dias, 211 Bairro: Bom Pastor Divinópolis/MG CEP: 35500-163 Telefone para Contato: (31)9301-4580/(37)9966-2793 E- mail: adriana.timoteoct@yahoo.com.br

Leia mais

ITAPREV - Itaberaba Previdência. ITABERABA PREVIDENCIA ITAPREV Largo da Palmeira s/n CEP CNPJ / ITAPREV

ITAPREV - Itaberaba Previdência. ITABERABA PREVIDENCIA ITAPREV Largo da Palmeira s/n CEP CNPJ / ITAPREV ANO I - Edição Nº 03 BAHIA - 03 de Janeiro de 2013 - Quinta Feira ITABERABA PREVIDENCIA EXTRATO DE CONTRATO N 04/2013 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 03/2013 Objeto - SERVIÇOS TÉCNICOS CONTÁBEIS, SERVIÇOS

Leia mais

Curso Prático de Substituição Tributária do ICMS

Curso Prático de Substituição Tributária do ICMS Curso Prático de Substituição Tributária do ICMS Objetivo e Público Tem como objetivo levar aos participantes todas as rotinas e cálculos relativas a Substituição Tributária, abordando os cálculos em operações

Leia mais

Imposto de renda pessoa física: propostas para uma tributação mais justa

Imposto de renda pessoa física: propostas para uma tributação mais justa Janeiro de 2017 Número 169 Imposto de renda pessoa física: propostas para uma tributação mais justa (Atualização das NTs 144 de novembro de 2013 e 156 de março de 2016) 1 Imposto de Renda Pessoa Física:

Leia mais

Quem sou? Lucas Nunes

Quem sou? Lucas Nunes Olá! Bem Vindos! Quem sou? Lucas Nunes Supervisor de Suporte PC Sistemas Goiânia/GO Circuito de Capacitação de Clientes Usabilidade Informação Melhores Práticas Conhecimento Relacionamento Atualizações

Leia mais

Com Circular nº642 que aprova o leiaute oficial e o prazo de envio das informações.

Com Circular nº642 que aprova o leiaute oficial e o prazo de envio das informações. SEMINÁRIO esocial Versão 1.1 MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ÁREAS TRABALHISTA/PREVIDENCIÁRIA/ CONTÁBIL/MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO COM PPP/CAT e ASO s Com Circular nº642 que aprova o leiaute oficial

Leia mais

guia do Conselho fiscal da CPfL energia

guia do Conselho fiscal da CPfL energia guia do Conselho fiscal da CPfL energia 1 Sumário I Objetivo 3 II Atividades e Responsabilidades 4 a. Principais atividades e responsabilidades do Conselho Fiscal no papel de Comitê de Auditoria 4 b. Relacionamento

Leia mais

VAGAS DE EFETIVAS EM ABERTO Maiores Informações por Telefone: (11)

VAGAS DE EFETIVAS EM ABERTO Maiores Informações por Telefone: (11) VAGAS DE EFETIVAS EM ABERTO Maiores Informações por Telefone: (11) 2884-2712 CÓDIGO: 1825 VAGA EFETIVA CONTADOR SALÁRIO: de R$ 2.000,00 + VT HOR: 2ª ás 6ª feiras das 8:45 ás 18h c/ 1 hora de almoço. FUNÇÃO:

Leia mais

Proposta de Admissão. Direção e Principais objetivos. Benefícios oferecidos aos associados. Estrutura de atendimento ao Associado.

Proposta de Admissão. Direção e Principais objetivos. Benefícios oferecidos aos associados. Estrutura de atendimento ao Associado. Proposta de Admissão A ABLA Fundada há 39 anos, a partir da união de empresas do setor, é hoje a única associação de abrangência nacional que representa o setor de locação no Brasil. Com duas sedes: uma

Leia mais

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasileira, solteira, 39 anos E-mail: lizaneferreira@hotmail.com LIZANE SOARES FERREIRA Formação: MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Especialista em Comércio Exterior com Ênfase

Leia mais

Tecnologia da Informação e Contabilidade: Sped Fiscal dentro a Organização.

Tecnologia da Informação e Contabilidade: Sped Fiscal dentro a Organização. Tecnologia da Informação e Contabilidade: Sped Fiscal dentro a Organização. Wéberson da Silva wsp_web@hotmail.com Adriana Pereira adriana.ds.pereira@gmail.com Afonso Luis afonsomoreira1@hotmail.com Luciana

Leia mais

02/02/2017. Prof. Marcos Lima

02/02/2017. Prof. Marcos Lima Prof. Marcos Lima Contador, graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE Especialista em Auditoria (UNIFOR) Consultor Tributário e Contábil Independente Diretor Executivo da Fortes Educação Professor

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, DECRETA: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O PREFEITO MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, DECRETA: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO N o 3.594 DE 14 DE JANEIRO DE 2013. Regulamenta o art. 5 da Lei Municipal 618, de 16 de maio de 1990, na forma que indica e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS, Estado

Leia mais

Grupo de Trabalho Integração Sindical

Grupo de Trabalho Integração Sindical Grupo de Trabalho Integração Sindical Janeiro/2017 Belo Horizonte-MG Grupo de Trabalho Integração Sindical CRCMG Paulo Sérgio Almeida Santos MG-058693/O Teófilo Otoni Coordenador Delber Cesar Leite MG-064034/O

Leia mais

TRANSFORMANDO O FUTURO DA SUA EMPRESA

TRANSFORMANDO O FUTURO DA SUA EMPRESA TRANSFORMANDO O FUTURO DA SUA EMPRESA QUEM SOMOS O SINDIPLAST SINDICATO DA INDÚSTRIA DE MATERIAL PLÁSTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO REPRESENTA HOJE, MAIS DE 5.000 EMPRESAS EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO, QUE

Leia mais

GESTÃO, FUSÃO E AQUISIÇÃO DE HOSPITAIS REPORT 2016

GESTÃO, FUSÃO E AQUISIÇÃO DE HOSPITAIS REPORT 2016 REPORT 2016 O ENCONTRO O HospCapital - Encontro para Gestão Fusão e Aquisição de hospitais, reuniu em sua primeira edição mais de 100 executivos do setor, além das principais lideranças da área hospitalar.

Leia mais

O QUE É UM CONVENTION & VISITORS BUREAU?

O QUE É UM CONVENTION & VISITORS BUREAU? O QUE É UM CONVENTION & VISITORS BUREAU? CONVENTION BUREAUX NO MUNDO CONVENTION BUREAUX NO MUNDO Os mais de 600 Convention Bureaux no mundo têm como objetivo principal a promoção da imagem da cidade ou

Leia mais

Setor Gráfico. Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013

Setor Gráfico. Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013 Setor Gráfico Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013 1. OBJETIVOS, PREMISSAS, ESTRUTURA E PARTICIPANTES DA REUNIÃO 2. BOA PRÁTICA DO SIGRAF/RJ CERTIFICAÇÃO DA CADEIA DE CUSTÓDIA FSC (FOREST STEWARDSHIP COUNCIL)

Leia mais

Art. 3º O Prêmio será concedido às melhores propostas nas seguintes categorias:

Art. 3º O Prêmio será concedido às melhores propostas nas seguintes categorias: Art. 1º A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Industrial, lança a 1ª edição do Prêmio Melhores Práticas Sindicais, que

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FERRAMENTA DE AVANÇO NA RELAÇÃO DO FISCO E CONTRIBUINTES: REFLEXO NA CONTABILIDADE

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FERRAMENTA DE AVANÇO NA RELAÇÃO DO FISCO E CONTRIBUINTES: REFLEXO NA CONTABILIDADE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FERRAMENTA DE AVANÇO NA RELAÇÃO DO FISCO E CONTRIBUINTES: REFLEXO NA CONTABILIDADE Edilson Bezerra da Silva 1 Elder José Costa¹ RESUMO A crescente demanda por informações que auxilie

Leia mais

AGENDA SEBRAE AGOSTO - SETEMBRO - OUTUBRO

AGENDA SEBRAE AGOSTO - SETEMBRO - OUTUBRO AGENDA SEBRAE AGOSTO - SETEMBRO - OUTUBRO CENTRAL DE TREINAMENTO SEBRAE A Central de Treinamento tem como objetivo oferecer um programa de formação empreendedora que desenvolva habilidades e competências

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE GOIÁS RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2016 DEMONSTRATIVO MENSAL DE CURSOS (EVENTOS) DOS PARCEIROS

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE GOIÁS RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2016 DEMONSTRATIVO MENSAL DE CURSOS (EVENTOS) DOS PARCEIROS CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE GOIÁS RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2016 DEMONSTRATIVO MENSAL DE CURSOS (EVENTOS) DOS PARCEIROS TOTAL DO ANO DE 2016 QT. DE PARTICIPANTES 1349 Ref. mês de

Leia mais

Sineval Silverio de Oliveira, 37 anos, trabalha na Copel

Sineval Silverio de Oliveira, 37 anos, trabalha na Copel Sineval Silverio de Oliveira, 37 anos, trabalha na Copel EDITORIAL Resultados DA GESTÃO Desde quando assumiu, a Diretoria Executiva da Fundação Copel estabeleceu uma série de desafios e compromissos a

Leia mais

Imposto de renda pessoa física: propostas para uma tributação mais justa

Imposto de renda pessoa física: propostas para uma tributação mais justa Março de 2016 Número 156 Imposto de renda pessoa física: propostas para uma tributação mais justa (Atualização das NTs 131, de novembro de 2013 e 144, de Fevereiro de 2015) 1 Imposto de Renda Pessoa Física:

Leia mais

TERMO DE ADESÃO CLÁUSULA PRIMEIRA: DO OBJETO. 1.1 A plataforma Contadores do Bem visa promover a conexão entre os Contadores e

TERMO DE ADESÃO CLÁUSULA PRIMEIRA: DO OBJETO. 1.1 A plataforma Contadores do Bem visa promover a conexão entre os Contadores e TERMO DE ADESÃO Pelo presente Termo de Adesão, todas as pessoas que aderirem ao presente através de aceite eletrônico no site www.contadoresdobem.com.br ou através de aceite físico, doravante denominado

Leia mais

REGULAMENTO.

REGULAMENTO. www.firjan.com.br REGULAMENTO Regulamento Prêmio Melhores Práticas Sindicais - 2016 APRESENTAÇÃO Art. 1º A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), por meio da Diretoria Executiva

Leia mais

Dia do Pacto na Escola mobiliza centenas de escolas em mais de 5 mil atividades

Dia do Pacto na Escola mobiliza centenas de escolas em mais de 5 mil atividades Página: 01 Dia do Pacto na Escola mobiliza centenas de escolas em mais de 5 mil atividades O próximo dia 18 de maio foi a data escolhida para mostrar o que a escola pública tem de melhor e a força da união

Leia mais

RESUMO. PALAVRA CHAVE: SPED e a contabilidade

RESUMO. PALAVRA CHAVE: SPED e a contabilidade 2 RESUMO O texto se refere ao Sistema Publico de Escrituração Digital, um sistema informatizado da receita federal que substitui as obrigações fiscais e contábeis das empresas para forma eletrônica facilitando

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Procedimentos Contábeis Patrimoniais Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Procedimentos Contábeis Patrimoniais 30 e 31 de Agosto Belém/PA Destaques deste Treinamento Apresentação expositiva dialogada e debates com os pro ssionais, análise

Leia mais

a) Relatório de Gestão 2015 e planejamento operacional 2016 Apresentar e obter aprovação na primeira reunião plenária do Exercício atual

a) Relatório de Gestão 2015 e planejamento operacional 2016 Apresentar e obter aprovação na primeira reunião plenária do Exercício atual Planejamento Estratégico 2015-2016 PLANO OPERACIONAL 2016 CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA 13ª REGIÃO BA /SE 1. CGA SEFIN COORDENAÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO INDICADORES PROCESSUAIS E QUALITATIVOS a)

Leia mais

Grupo de Trabalho do Voluntariado

Grupo de Trabalho do Voluntariado Grupo de Trabalho do Voluntariado Coordenador: Sergio Dias Bebiano, Vice coordenador: Edvar Dias Campos Membros: Altair de Paula Marinho, Cleber Teixeira, Daniela Sampaio Frutuoso, Eliane Silva Freire

Leia mais

Contabilidade não é um bicho-de-sete-cabeças (para. Pequenos Empreendedores) Prof. Altino Dias

Contabilidade não é um bicho-de-sete-cabeças (para. Pequenos Empreendedores) Prof. Altino Dias Contabilidade não é um bicho-de-sete-cabeças (para Pequenos Empreendedores) Prof. Altino Dias Profissional da contabilidade Apresentação Empresário Serviços Assessoria Contábil. Professor Faculdade de

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE GOIÁS RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2016 DEMONSTRATIVO MENSAL DE CURSOS (EVENTOS) DOS PARCEIROS

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE GOIÁS RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2016 DEMONSTRATIVO MENSAL DE CURSOS (EVENTOS) DOS PARCEIROS CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE GOIÁS RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2016 DEMONSTRATIVO MENSAL DE CURSOS (EVENTOS) DOS PARCEIROS TOTAL DO ANO DE 2016 QT. DE PARTICIPANTES 2329 Ref. mês de

Leia mais

BAYER RALLY DA SAFRA Data: 29 de janeiro a 11 de junho de Local: Brasil. Tipo: Esportivo / Corporativo.

BAYER RALLY DA SAFRA Data: 29 de janeiro a 11 de junho de Local: Brasil. Tipo: Esportivo / Corporativo. BAYER RALLY DA SAFRA 2015 Data: 29 de janeiro a 11 de junho de 2015 Local: Brasil Tipo: Esportivo / Corporativo Realização: Bayer SYNGENTA TREINAMENTO ELATUS Data: 07 a 11 de abril de 2014 Local: Rio Verde

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA AsBEA Fundada em 1973, a AsBEA Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura é uma entidade independente, que congrega empresas de arquitetura

Leia mais

A Associação Mineira de Silvicultura (AMS) realizou o 2º Encontro Comunidade de Inteligência, Segurança e Incêndios, em Montes Claros - MG.

A Associação Mineira de Silvicultura (AMS) realizou o 2º Encontro Comunidade de Inteligência, Segurança e Incêndios, em Montes Claros - MG. Informativo da ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SILVICULTURA nº 2 de 9 de abril de 2014. A Associação Mineira de Silvicultura (AMS) realizou o 2º Encontro Comunidade de Inteligência, Segurança e Incêndios, em Montes

Leia mais

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico.

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico. CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP E

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS

I ENCONTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS APRESENTAÇÃO Entidade municipalista mais antiga do Brasil, a ABM completará 70 anos de história em março de 2016, concluindo mais um ciclo de lutas e conquistas em prol do municipalismo brasileiro e engajada

Leia mais

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases..

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. A Emenda Constitucional nº 42/2003 introduziu o inciso XXII ao artigo 37 da Constituição Federal, que determina que as administrações tributárias

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL Código: CTB 100 Pré-requisito: Não há Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Abertura dos envelopes: Dia 13/03/12 às 15h00 A proposta vencedora será divulgada no site na data 13/03/12 LICITAÇÃO

Abertura dos envelopes: Dia 13/03/12 às 15h00 A proposta vencedora será divulgada no site  na data 13/03/12 LICITAÇÃO CARTA-CONVITE 002.2012 Publicação: 01/03/2012 Prazo para recebimento das propostas: De 01/03/12 a 09/03/12 as 18h00 Envio de propostas para: Rua Pais de Araújo, 29 Cj. 42/43 Itaim Bibi São Paulo SP 04531-090

Leia mais

Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA

Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA Robson Amorim Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA amorim@eaconsultoria.com Resumo Carreira desenvolvida com sólida experiência

Leia mais

Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference

Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference 8 a 10 de novembro de 2016 Centro FECOMERCIO de Eventos São Paulo Apoio Mídia Organização e Realização Apresentação São esperados

Leia mais

WOOZ ARTE & CULTURA RELATÓRIO FINANCEIRO. Plano Anual Maio de 2012

WOOZ ARTE & CULTURA RELATÓRIO FINANCEIRO. Plano Anual Maio de 2012 WOOZ ARTE & CULTURA RELATÓRIO FINANCEIRO 2 0 1 1 Plano Anual 2010-2011 Maio de 2012 A Wooz Arte & Cultura é uma associação sem fins lucrativos qualificada como organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2005 (Do Sr. Fernando de Fabinho)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2005 (Do Sr. Fernando de Fabinho) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2005 (Do Sr. Fernando de Fabinho) Autoriza o Poder Executivo a criar o Pólo de Desenvolvimento e Turismo da região geográfica Nordeste, com sede na cidade de Paulo Afonso

Leia mais

Liderança no contexto dos Sindicatos Patronais. ou Como promover o associativismo no Sindicato

Liderança no contexto dos Sindicatos Patronais. ou Como promover o associativismo no Sindicato Liderança no contexto dos Sindicatos Patronais ou Como promover o associativismo no Sindicato IDO - Países atendidos Colômbia Honduras El Salvador Guatemala Chile Brasil Angola Alemanha Mongólia Paquistão

Leia mais

Nº ANO VIII Terça - feira, 10 de Março de Veja vantagens de declarar o Imposto de Renda nas primeiras semanas

Nº ANO VIII Terça - feira, 10 de Março de Veja vantagens de declarar o Imposto de Renda nas primeiras semanas PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAGÉ Nº 785 - ANO VIII Terça - feira, 10 de Março de 2015 Veja vantagens de declarar o Imposto de Renda nas primeiras semanas O prazo vai até o dia 30 de abril, mas o contribuinte

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SECOM

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SECOM GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SECOM 3ª Av. nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador - Bahia Brasil Tel e Fax: (71) 3115 6515- site: www.secom.ba.gov.br

Leia mais

NAF NÚCLEO DE APOIO FISCAL E CONTÁBIL

NAF NÚCLEO DE APOIO FISCAL E CONTÁBIL NAF NÚCLEO DE APOIO FISCAL E CONTÁBIL Junho de 2015 Apresentação O projeto dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal NAF, é uma proposta da Receita Federal do Brasil que busca trazer cidadania ás comunidades

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa - Pr. Graduação em Ciências Contábeis

Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa - Pr. Graduação em Ciências Contábeis Av. Agua Verde, 826 - ap. 32-B - Agua Verde CEP: 80620-200 Fone: (041) 3343-4631 8401-3647 e-mail: acpitela@ufpr.br - acpitela@terra.com.br Antonio César Pitela Informações pessoais: Estado civil: casado

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: REVISTA CNC DATA: Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: REVISTA CNC DATA: Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: REVISTA CNC DATA: 20.02.14 Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 20.02.14 EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS Classificação: Positiva VEÍCULO: NATAL NOTÍCIA DATA: 20.02.14

Leia mais

Escola de Administração fazendária - Auditório Rodovia DF 001, km 27,4 Lago Sul - DF

Escola de Administração fazendária - Auditório Rodovia DF 001, km 27,4 Lago Sul - DF PROGRAMAÇÃO 13ª Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas - Etapa Brasília I - DF Horário Segunda-feira 28/03/2016 8h às 12h30 Nº de Alunos Escola de Administração fazendária

Leia mais

Adailson Santos de Macedo Pedagogia APROVADO

Adailson Santos de Macedo Pedagogia APROVADO Adailson Santos de Macedo Pedagogia APROVADO Agnaldo Bonfim Dias Pedagogia APROVADO Aiala Gomes do Nascimento Enfermagem APROVADO Aline Nascimento de Santana Enfermagem APROVADO Allan de Oliveira Correia

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL Estação Notícia ABC Repórter Folha Regional Hoje Livre Clique ABC Advogado do casal Nardoni faz palestra em São Caetano Qua, 24 de Agosto de 2011 10:05 Da Redação - O advogado criminalista Roberto Podval,

Leia mais

Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS:

Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS: Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS: A ABEMI deu prosseguimento em outubro ao seu cronograma de eventos e palestras com o objetivo de contribuir com os associados no enfrentamento dos desafios presentes e futuros.

Leia mais

Conhecendo a Receita Municipal

Conhecendo a Receita Municipal Melhorias no Clima Organizacional Estrutura Organizacional DRM - Divisão de Receita Mobiliária André Butzen CFIS Coordenação de Fiscalização de ISS Teddy Biassusi CFTC Coordenação de Fiscalização de Transferências

Leia mais

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Interna - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Externa Associados, não associado e comunidade. COMUNICAÇÃO PRESENCIAL: Visitas de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa Estado da Bahia Comissão Permanente de Licitação

Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa Estado da Bahia Comissão Permanente de Licitação Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa Estado da Bahia Comissão Permanente de Licitação AVISO DE LICITAÇÃO A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa comunica que realizará Licitação no dia 02 de setembro de 2016,

Leia mais

Ética, Governança e Compliance. Marcelo Coimbra

Ética, Governança e Compliance. Marcelo Coimbra Ética, Governança e Compliance Marcelo Coimbra Ética Empresarial A ética empresarial é o conjunto de valores que regem uma empresa e formam uma filosofia organizacional. Essa filosofia possui princípios

Leia mais

Orgão/Unidade/Função/Sub-Função/Programa/Elemento/Fonte de Recurso Fornecedor CPF/CNPJ Data Empenho Contrato Proc. Adm.

Orgão/Unidade/Função/Sub-Função/Programa/Elemento/Fonte de Recurso Fornecedor CPF/CNPJ Data Empenho Contrato Proc. Adm. Página: 1/2 Relação de Empenhos Fornecedor CPF/CNPJ Data Empenho Contrato Proc. Adm. Valor 02 - GABINETE DO PREFEITO FERNANDO ALMEIDA DE OLIVEIRA 411.033.515-91 976 320,00 DESTINA-SE À CONCESSÃO DE DIÁRIAS

Leia mais

foto: freeimages.com 29 de junho de 2016 Auditório do edifício-sede dos Correios SBN Quadra 01 Bloco A, Brasília - DF

foto: freeimages.com 29 de junho de 2016 Auditório do edifício-sede dos Correios SBN Quadra 01 Bloco A, Brasília - DF foto: freeimages.com 29 de junho de 2016 Auditório do edifício-sede dos Correios SBN Quadra 01 Bloco A, Brasília - DF O Encontro com os Fornecedores dos Correios será apresentado de forma dinâmica e inovadora.

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 18 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016 Principais Relatório de atividades Atividades 2015 18 de janeiro Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC

Leia mais

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS ADELAIDE MARGARIDA LOPES GOMES DE SOUSA 1,750 Excluído ADELINA MARIA DA MOTA CORREIA ALBANO MANUEL RIBEIRO PEREIRA 7,475 Excluído ALCINA DA CONCEIÇÃO CASTRO PÓVOAS GUEDES ANA CAROLINA COSTA DE CARVALHO

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI 1. Apresentação A FACCI aplicou, entre agosto e setembro de 2010, uma pesquisa de

Leia mais

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49 A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo já finalizou os últimos detalhes do 21º Congresso Sindical Comerciário, tradicional evento que será realizado de 27 a 29 deste mês de setembro

Leia mais

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO O SEBRAE-SP O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - em SP, tem a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos

Leia mais

SUMÁRIO DEVERES E OBRIGAÇÕES DO PROVEDOR

SUMÁRIO DEVERES E OBRIGAÇÕES DO PROVEDOR SUMÁRIO DEVERES E OBRIGAÇÕES DO PROVEDOR 1. CNAE - Serviço de Comunicação Multimídia 2. CREA 3. ANATEL Obrigações Pós Outorga - Ato de Autorização 4. CÁLCULO ESTRUTURAL 5. COMPARTILHAMENTO DE POSTES 6.

Leia mais

capacitação melhorar a gestão seu negócio.

capacitação melhorar a gestão seu negócio. GRÃOS 2013 CONCEITO Projeto de cunho social para promover a capacitação de profissionais do agronegócio visando melhorar a gestão de suas atividades e ganhos em seu negócio. CAUSA Inclusão à educação através

Leia mais

17 e 18/06/2013 (Brasília DF) GESTÃO DE PATRIMÔNIO COM ÊNFASE NA REAVALIAÇÃO, REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO.

17 e 18/06/2013 (Brasília DF) GESTÃO DE PATRIMÔNIO COM ÊNFASE NA REAVALIAÇÃO, REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO. Apresentação Proporcionar a todos os participantes as ferramentas necessárias para uma gestão do patrimônio público eficiente, econômica e eficaz, obedecendo as normas legais que envolvem o setor público

Leia mais

GUIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Tudo o que você precisa saber para formalizar o seu negócio.

GUIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Tudo o que você precisa saber para formalizar o seu negócio. GUIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Tudo o que você precisa saber para formalizar o seu negócio. 2 Apresentação Milhões de brasileiros já estão aproveitando os benefícios de ser um Microempreendedor Individual.

Leia mais

Guia de. participação. comunitária. volume

Guia de. participação. comunitária. volume Guia de participação comunitária volume 8 Seguindo em frente! O ano de 2014 foi marcado por grandes avanços no eixo de mobilização social do Programa ReDes. Em três anos de atuação, os grupos de participação

Leia mais

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO PROGRAMA DE RELACIONAMENTO AABB+ Através de parcerias firmadas com empresas que compartilham do mesmo público alvo do Clube o Programa de Relacionamento da AABB Porto Alegre, o AABB+, tem como objetivo

Leia mais

22 e 24 FEVEREIRO CURITIBA/PR

22 e 24 FEVEREIRO CURITIBA/PR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos CONVÊNIOS NOVA LEGISLAÇÃO!!! ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Encontro Jurídico Tributário Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Novembro / 2016 Qual é o caminho para reduzir a carga tributária de sua empresa? Planejamento e

Leia mais

SEFAZ Concurso Público 02/2014 Gabarito Definitivo Auditor-Fiscal da Receita Estadual. Bloco 1

SEFAZ Concurso Público 02/2014 Gabarito Definitivo Auditor-Fiscal da Receita Estadual. Bloco 1 SEFAZ Concurso Público 02/2014 Gabarito Definitivo Auditor-Fiscal da Receita Estadual Bloco 1 01 E Língua Portuguesa 02 B Língua Portuguesa 03 C Língua Portuguesa 04 A Língua Portuguesa 05 C Língua Portuguesa

Leia mais

LEGISLAÇÕES E PROCEDIMENTOS LEGAIS SOBRE PI$ E COFIN$ EM LEITE E PRODUTOS LÁCTEOS

LEGISLAÇÕES E PROCEDIMENTOS LEGAIS SOBRE PI$ E COFIN$ EM LEITE E PRODUTOS LÁCTEOS LEGISLAÇÕES E PROCEDIMENTOS LEGAIS SOBRE PI$ E COFIN$ EM LEITE E PRODUTOS LÁCTEOS Junho - 2007 2 TerraViva.com.br O site para o agronegócio do leite Legislações e Procedimentos Legais sobre PIS e COFINS

Leia mais

O SEGMENTO FILANTRÓPICO: Estratégias e Desafios. Antonio Brito - Presidente da CMB -

O SEGMENTO FILANTRÓPICO: Estratégias e Desafios. Antonio Brito - Presidente da CMB - O SEGMENTO FILANTRÓPICO: Estratégias e Desafios Antonio Brito - Presidente da CMB - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA:

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL CONHEÇA O SEPRORGS Entidade Patronal Fundado em 04 de Julho de 1986-30 anos Defender os interesses das empresas de TIC do RS Representar mais de 7 mil empresas vinculadas 300

Leia mais

CENÁRIO ATUAL e PERSPECTIVAS FUTURAS da AÇÃO SOCIAL. Jôer Corrêa Batista

CENÁRIO ATUAL e PERSPECTIVAS FUTURAS da AÇÃO SOCIAL. Jôer Corrêa Batista CENÁRIO ATUAL e PERSPECTIVAS FUTURAS da AÇÃO SOCIAL Jôer Corrêa Batista Considerações Preliminares. Filantropia Assistência Ação Social Transformação Social Tendências O amadorismo no Terceiro Setor vem

Leia mais

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4 Sumário Capítulo 1 Breves Noções Históricas...1 1.1. Breves Noções Históricas...1 1.2. A Contabilidade no Brasil...3 1.3. O Símbolo da Contabilidade...4 Capítulo 2 Conceitos Iniciais...5 2.1. A Definição

Leia mais

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos Objetivos e Módulos do SPED Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007 Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento

Leia mais

Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos

Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos Na cidade de Guarulhos o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), foi criado pela Lei Municipal n n 5.647 de 15 de Fevereiro de 2001 e Regulamentado

Leia mais

Relatório do Conselho de Administração

Relatório do Conselho de Administração Relatório do Conselho de Administração 2012 Mensagem do Conselho de Administração O momento de instabilidade pelo qual passou a avicultura com o aumento dos custos de produção e os baixos preços de mercado,

Leia mais

CONVÊNIO QUE ENTRE SI FIRMAM O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ E O COLÉGIO ESPAÇO ABERTO.

CONVÊNIO QUE ENTRE SI FIRMAM O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ E O COLÉGIO ESPAÇO ABERTO. CONVÊNIO QUE ENTRE SI FIRMAM O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ E O COLÉGIO ESPAÇO ABERTO. O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ- CRC-CE, inscrito no CNPJ sob nº

Leia mais