ANÁLISE DO SISTEMA MISTO DE LIGAÇÃO MADEIRA-CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO SISTEMA MISTO DE LIGAÇÃO MADEIRA-CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO"

Transcrição

1 ISSN ANÁLISE DO SISTEMA MISTO DE LIGAÇÃO MADEIRA-CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Julio Cesar Molina 1 & Carlito Calil Junior 2 Resumo Este trabalho tem a finalidade de estudar o comportamento de ligações metálicas de sistemas mistos de madeira e concreto em situação de incêndio. Inicialmente, será efetuado um levantamento teórico sobre o tema com base na literatura disponível. Na seqüência, os ensaios experimentais serão efetuados em corpos-de-prova mistos e em vigas mistas, de seção transversal T, com conectores verticais formados por de barras de aço comum, igualmente espaçadas. Os corpos-de-prova e vigas serão ensaiados em temperatura ambiente e em situação de incêndio. Será também efetuada a análise numérica do sistema de ligação com base no método dos elementos finitos. Com a realização deste estudo pretende-se contribuir no dimensionamento de sistemas estruturais mistos de madeira-concreto, em especial, em situação de incêndio. Palavras-chave: Conectores de cisalhamento. Vigas mistas madeira-concreto. Incêndio. ANALYSIS OF THE COMPOSITE SYSTEM OF CONNECTION WOOD- CONCRETE IN FIRE SITUATION Abstract The aim of this work is the study of the behavior of connection system wood-concrete in fire situation. Initially will be made a theoretical study with base in the available literature. In the sequence, the experimental tests will be made in composite specimens and in composite beams, of section "T", with vertical connectors formed for steel bars, equally spaced. It specimens and beams will be tested in ambient temperature and in fire situation. It will be also made the numeric analysis of the connection system with base in the method of the finite elements. However, it is intends to contribute in the calculation of composite structural systems of wood-concrete, especially, in fire situation. Keywords: Shear connectors. Wood-concrete composite beams. Fire. Linha de Pesquisa: Estruturas de Madeira 1 INTRODUÇÃO A madeira é um material que apresenta boa resistência ao fogo e a utilização do concreto, em conjunto com a madeira, proporciona, para a madeira, maior proteção frente ao desgaste e às ações oriundas do ambiente, prolongando, a sua vida útil em até 3 vezes. A eficiência do elemento estrutural misto está relacionada ao trabalho em conjunto de ambos os materiais, ou seja, do tipo de interação entre a madeira e o concreto, sendo esta interação garantida por elementos metálicos, denominados conectores de cisalhamento, utilizados na interface dos dois materiais. No caso das vigas mistas de madeira e concreto, na flexão, os conectores de cisalhamento são responsáveis por transmitir os 1 Pós-Doutorando em Engenharia de Estruturas - EESC-USP, juliocm@sc.usp.br. 2 Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP, calil@sc.usp.br.

2 70 Julio Cesar Molina & Carlito Calil Junior esforços longitudinais de cisalhamento e impedir a separação vertical entre a laje de concreto e a viga de madeira. Figura 1 Cisalhamento dos conectores na interface dos materiais madeira e concreto na flexão. (Modificado de Hellmeister, 1978). Porém, não existe no Brasil uma norma específica para o dimensionamento de estruturas mistas de madeira e concreto. Além disso, a área de segurança estrutural contra incêndio vem se expandindo no Brasil nos últimos anos, mas o número de trabalhos e de pesquisadores brasileiros nessa área ainda é relativamente pequeno. Até o momento, os trabalhos publicados envolvendo estruturas em situação de incêndio, são, em sua grande maioria, relativos a sistemas estruturais de aço, de concreto, e mistos de aço e concreto. Aguiar (1986) e Pinto (2005) iniciaram no Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeiras (LaMEM), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), alguns estudos numéricos e experimentais envolvendo o material madeira em situação de incêndio, com o objetivo de fornecer subsídios para a norma de madeiras ABNT NBR7190:1997 com relação ao tema investigado No Departamento de Engenharia de Estruturas, também da EESC/USP, estudos envolvendo o sistema misto aço e concreto foram desenvolvidos por Kirchhof (2004). Na EPUSP alguns estudos envolvendo estruturas de concreto, e de aço, em situação de incêndio, foram desenvolvidos, respectivamente, por Costa e Silva (2007) e Silva, Correia e Rodrigues (2008). 1.1 Avaliação das estruturas em situação de incêndio Um incêndio real pode ser modelado de modo a se obter uma curva Temperatura versus Tempo, aproximada, através de um método chamado modelo de incêndio natural. Para isso, é necessário o conhecimento da quantidade de material combustível do ambiente (chamada carga de incêndio), do grau de ventilação do compartimento em chamas, e das características térmicas do material de vedação. (a) Curva Temperatura x Tempo de um incêndio natural (b) Curva Temperatura x Tempo de um incêndio padrão Figura 2 Curvas utilizadas para a análise da estrutura em situação de incêndio. (Silva, 2001).

3 Análise do sistema misto de ligação madeira-concreto em situação de incêndio 71 Entretanto, a aplicação do modelo de incêndio natural, em análises experimentais, é bastante trabalhosa e requer um estudo de cada caso, tornando-se praticamente inviável. Assim, devido à dificuldade de se estabelecer a curva Temperatura versus Tempo de um incêndio natural, a norma brasileira ABNT NBR 14323:1999, por simplificação, disponibiliza ao usuário equações para o dimensionamento a partir de um método simplificado, juntamente com uma curva padronizada, denominada de incêndio padrão, descrita por meio da equação logarítmica descrita na forma: θ g = log( 8t + 1) θ, em que g é a temperatura do ambiente em chamas (em oc) e t é o tempo (em minutos). 2 METODOLOGIA Para a condução dos ensaios de cisalhamento e de flexão, em temperatura ambiente, será utilizado um pórtico de reação, com cilindro hidráulico acionado por um atuador de controle manual e sistema de aquisição de dados externo. Durante a realização dos ensaios em situação de incêndio, as temperaturas dos corpos-de-prova e das vigas serão medidas a partir de termopares distribuídos simetricamente nestes elementos. Esses termopares estarão ligados a um sistema de aquisição de dados que fará a verificação e o acompanhamento variação de temperatura durante o ensaio. 3 DESENVOLVIMENTO Será efetuada, inicialmente, uma investigação teórica sobre o tema proposto através da coleta bibliográfica de informações disponíveis na literatura nacional e internacional. Na seqüência, especial atenção será dada à construção de um forno horizontal fazendo-se as devidas adequações às condições nacionais. Será efetuada elaboração do projeto, acompanhamento técnico da construção, instrumentação, calibração e o efetivo funcionamento do forno horizontal de ensaios a ser instalado no Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Serão então realizados os ensaios experimentais nos corpos-de-prova mistos e vigas mistas e estes ensaios obedecerão às imposições normativas da ISO 834 em termos de dimensões das amostras e condições de ensaio. (a) Configuração dos corpos-de-prova mistos (b) Configuração das vigas mistas Figura 3 Sistemas estruturais mistos de madeira e concreto a serem submetidos aos ensaios em altas temperaturas. Serão efetuadas, também verificações adicionais por meio da utilização do método dos elementos finitos, a partir da utilização de software um específico (ANSYS, SUPERTEMPCALC, ABAQUS, SAFIR, TASEF, etc.), que será definido em conjunto com o grupo de pesquisa em análise

4 72 Julio Cesar Molina & Carlito Calil Junior numérica do projeto temático em questão, cujos resultados obtidos serão comparados com os resultados obtidos experimentalmente. 4 RESULTADOS ESPERADOS Com a realização deste estudo, pretende-se contribuir no dimensionamento de sistemas estruturais mistos, de madeira e concreto, em especial, em situação de incêndio, bem como propor recomendações para a normalização sobre o assunto. 5 CONCLUSÕES PARCIAIS Pela carência de informações técnicas sobre o tema que, no âmbito da literatura nacional, encontra-se em fase de desenvolvimento espera-se definir os métodos de ensaio e recomendações para os mesmos. 6 AGRADECIMENTOS Os autores agradecem a FAPESP pelo financiamento da pesquisa. 7 REFERÊNCIAS AGUILAR FILHO, D. Combustibilidade e tratamento ignífugo da madeira p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14432: exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações procedimento. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190: projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro, COSTA, C. N.; SILVA, V. P. Análise Termestrutural de Lajes Nervuradas de Concreto em Incêndio. In: CILAMCE, 28, Porto, Portugal, jun Anais... Porto: FEUP. p. 1-20, HELLMEISTER, J. C. Pontes de eucalipto citriodora p. Tese (Livre-docência) Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 834: fire resistance tests elements of building construction, Part 1. General requirements. Geneva, PINTO, E. M. Proteção contra incêndio para habitações em madeira. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005.

5 Análise do sistema misto de ligação madeira-concreto em situação de incêndio 73 SILVA, V. P. Estruturas de aço em situação de incêndio. São Paulo: Zigurate, SILVA, V. P.; CORREIA, A. M.; RODRIGUES, J. P. C. Simulação do comportamento ao fogo de pilares de aço em contato com alvenaria. In: JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIERIA ESTRUCTURAL, 33., Santiago, Chile, Anais... Santiago: UC, CD ROM.

AVALIAÇÀO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE UM ELEMENTO MISTO DE MADEIRA E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

AVALIAÇÀO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE UM ELEMENTO MISTO DE MADEIRA E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO XIV EBRAMEM - Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira 28-30/Abril, 2014, Natal, RN, Brasil AVALIAÇÀO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE UM ELEMENTO MISTO DE MADEIRA E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Leia mais

LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO SOLIDARIZADOS POR CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO: ANÁLISES ESTÁTICA E DINÂMICA

LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO SOLIDARIZADOS POR CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO: ANÁLISES ESTÁTICA E DINÂMICA ISSN 189-586 LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO SOLIDARIZADOS POR CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO: ANÁLISES ESTÁTICA E DINÂMICA Luiz Álvaro de Oliveira Júnior 1, Mounir Khalil

Leia mais

SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO: O PROJETO DE PESQUISA BRASILEIRO

SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO: O PROJETO DE PESQUISA BRASILEIRO 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 3 de Junho de 2011 SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO: O PROJETO DE PESQUISA BRASILEIRO Armando Moreno Jr

Leia mais

Análise Numérica do Comportamento de Elementos de Madeira em Situação de Incêndio

Análise Numérica do Comportamento de Elementos de Madeira em Situação de Incêndio Floresta e Ambiente 2012 abr./jun.; 19(2):162-170 http://dx.doi.org/10.4322/floram.2012.019 ISSN 1415-0980 (impresso) ISSN 2179-8087 (online) Artigo de Pesquisa Análise Numérica do Comportamento de Elementos

Leia mais

ANÁLISES NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO COMPRIMIDOS SUBMETIDOS À TEMPERATURAS ELEVADAS

ANÁLISES NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO COMPRIMIDOS SUBMETIDOS À TEMPERATURAS ELEVADAS ISSN 1809-5860 ANÁLISES NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO COMPRIMIDOS SUBMETIDOS À TEMPERATURAS ELEVADAS Saulo José de Castro Almeida 1 & Jorge Munaiar Neto 2 Resumo A crescente

Leia mais

Sistema misto de madeira e concreto: uma abordagem numérico e experimental para altas temperaturas

Sistema misto de madeira e concreto: uma abordagem numérico e experimental para altas temperaturas ISSN 1517-7076 artigo e-12183, 2018 Sistema misto de madeira e concreto: uma abordagem numérico e experimental para altas temperaturas Timber and concrete composite system: a numerical and experimental

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DA RIGIDEZ DA CONEXÃO VERTICAL EM VIGAS MISTAS DE MADEIRA-CONCRETO

ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DA RIGIDEZ DA CONEXÃO VERTICAL EM VIGAS MISTAS DE MADEIRA-CONCRETO ISSN 1809-5860 ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DA RIGIDEZ DA CONEXÃO VERTICAL EM VIGAS MISTAS DE MADEIRA-CONCRETO Julio Cesar Molina 1 & Carlito Calil Junior 2 Resumo Este trabalho tem a finalidade de avaliar

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO DIAMETRAL

ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO DIAMETRAL ISSN 189-586 ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO DIAMETRAL Jefferson Lins da Silva 1 & Mounir Khalil El Debs 2 Resumo A principal alternativa para a construção

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DO SISTEMA DE TRELIÇAS MODULARES PARA PONTES EM MADEIRA

ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DO SISTEMA DE TRELIÇAS MODULARES PARA PONTES EM MADEIRA ISSN 1809-5860 ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DO SISTEMA DE TRELIÇAS MODULARES PARA PONTES EM MADEIRA Bianca Oliveira Fernández 1, Carlito Calil Junior 2 & Julio Cesar Molina 3 R e s u m o O sistema de treliças

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO ISSN 189-586 DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Ronaldo Rigobello 1 & Jorge Munaiar Neto 2 & Humberto Breves Coda 3 Resumo Este

Leia mais

ESTUDO DA LIGAÇÃO ENTRE PILARES MISTOS PREENCHIDOS E VIGAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO POR MEIO DE CONSOLO METÁLICO

ESTUDO DA LIGAÇÃO ENTRE PILARES MISTOS PREENCHIDOS E VIGAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO POR MEIO DE CONSOLO METÁLICO ISSN 1809-5860 ESTUDO DA LIGAÇÃO ENTRE PILARES MISTOS PREENCHIDOS E VIGAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO POR MEIO DE CONSOLO METÁLICO Leonardo Melo Bezerra 1 & Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs 2 Resumo A associação

Leia mais

A NECESSIDADE DE INFRA-ESTRUTURA DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA AO FOGO

A NECESSIDADE DE INFRA-ESTRUTURA DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA AO FOGO A NECESSIDADE DE INFRA-ESTRUTURA DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA AO FOGO SEITO, Alexandre Itiu (1); SILVA,Valdir Pignatta. (2) (1) Coordenador do GSI - Grupo de Pesquisa em Segurança contra Incêndio e Explosão

Leia mais

Sistemas Construtivos para Pontes de Madeira com 8 Metros de Vão: Tabuleiro Protendido, Vigas Treliçadas e Sistema Misto

Sistemas Construtivos para Pontes de Madeira com 8 Metros de Vão: Tabuleiro Protendido, Vigas Treliçadas e Sistema Misto Sistemas Construtivos para Pontes de Madeira com 8 Metros de Vão: Tabuleiro Protendido, Vigas Treliçadas e Sistema Misto Lauren Karoline de Sousa 1, Caio Cesar Veloso Acosta 2, Carlito Calil Junior 3 1

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE LIGAÇÕES VIGA-PILAR PREENCHIDO SUBMETIDAS A AÇÕES CÍCLICAS

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE LIGAÇÕES VIGA-PILAR PREENCHIDO SUBMETIDAS A AÇÕES CÍCLICAS ISSN 1809-5860 ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE LIGAÇÕES VIGA-PILAR PREENCHIDO SUBMETIDAS A AÇÕES CÍCLICAS Marcela Novischi Kataoka 1 & Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs 2 Resumo A presente pesquisa aborda o

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Introdução

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Introdução Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Introdução Conteúdo da apresentação Objetivos do Seminário 2 Motivação do projeto Novo método de cálculo simplificado Ensaios ao fogo à escala real revelaram

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão. Estudo paramétrico numérico do método de cálculo simplificado

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão. Estudo paramétrico numérico do método de cálculo simplificado Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Conteúdos da apresentação do Efeito de continuidade na do painel 2 do Bases de cálculo FRACOF (Ensaio 1)- COSSFIRE (Ensaio 2) ensaios ao fogo padrão à escala

Leia mais

PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO. Engº Fabricio Bolina

PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO. Engº Fabricio Bolina PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Engº Fabricio Bolina Edifício Andraus 31 Pavimentos 1972 (incêndio) 16 mortos 375 feridos Duração: 4h (sem colapso) Edifício Joelma 26 Pavimentos

Leia mais

Tema: Análise experimental de novas soluções para pavimentos mistos em aço e betão

Tema: Análise experimental de novas soluções para pavimentos mistos em aço e betão Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2016/17 Tema: Análise experimental de novas soluções para pavimentos

Leia mais

MODELOS NUMÉRICOS DE PILARES MISTOS CURTOS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO: ÊNFASE ÀS SEÇÕES TUBULARES CIRCULARES DE AÇO PREENCHIDAS COM CONCRETO

MODELOS NUMÉRICOS DE PILARES MISTOS CURTOS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO: ÊNFASE ÀS SEÇÕES TUBULARES CIRCULARES DE AÇO PREENCHIDAS COM CONCRETO MODELOS NUMÉRICOS DE PILARES MISTOS CURTOS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO... 7 MODELOS NUMÉRICOS DE PILARES MISTOS CURTOS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO: ÊNFASE ÀS SEÇÕES TUBULARES CIRCULARES DE AÇO PREENCHIDAS COM

Leia mais

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE BARRAS EM DUPLA CANTONEIRA DE AÇO FORMADAS A FRIO SUBMETIDAS À COMPRESSÃO

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE BARRAS EM DUPLA CANTONEIRA DE AÇO FORMADAS A FRIO SUBMETIDAS À COMPRESSÃO ISSN 1809-5860 ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE BARRAS EM DUPLA CANTONEIRA DE AÇO FORMADAS A FRIO SUBMETIDAS À COMPRESSÃO Wanderson Fernando Maia 1 & Maximiliano Malite 2 Resumo Apresenta-se no trabalho

Leia mais

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Arq. Sabrina Moreira Villela Prof. Dr. Francisco Carlos

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO. Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva

ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO. Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva PALESTRA TÉCNICA ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva Rio de Janeiro, 2016 Qual o sistema

Leia mais

Engenharia Civil / 2 Uenf - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro / LECIV - Laboratório de

Engenharia Civil / 2 Uenf - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro / LECIV - Laboratório de Análise Térmica de Vigas Mistas Aço-Concreto em Situação de Incêndio Mateus de Souza Furriel Dias 1, Vânia José Karam 2 1 Uenf - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro / LECIV - Laboratório

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE JUNTA DA ALVENARIA EXPERIMENTAL AND NUMERICAL ANALYSIS OF MASONRY JOINT BEHAVIOR

ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE JUNTA DA ALVENARIA EXPERIMENTAL AND NUMERICAL ANALYSIS OF MASONRY JOINT BEHAVIOR ISSN 1809-5860 ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE JUNTA DA ALVENARIA Rodrigo Carvalho da Mata 1 & Marcio Antonio Ramalho 2 Resumo Este trabalho apresenta um estudo de influência da junta

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE TRABALHO NA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DA MADEIRA

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE TRABALHO NA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DA MADEIRA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE TRABALHO NA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DA MADEIRA F. A. Rocco Lahr 1, A. M. Souza 2*, T. H. Almeida 2 ; A. S. M. Martins 3, A. L. Christoforo 3, D. H. Almeida 4. (1) Departamento

Leia mais

O CONTEXTO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO RIO GRANDE DO SUL "

O CONTEXTO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO RIO GRANDE DO SUL O CONTEXTO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO RIO GRANDE DO SUL " Major Eduardo Estevam Rodrigues Msc. Engenheiro de Segurança do Trabalho Chefe da Divisão de Operações e Defesa Civil Corpo de Bombeiros Militar

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA NUMÉRICA PARA ANÁLISE DE RADIERS ESTAQUEADOS

CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA NUMÉRICA PARA ANÁLISE DE RADIERS ESTAQUEADOS CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA NUMÉRICA PARA ANÁLISE DE RADIERS ESTAQUEADOS Edilene Muniz de Oliveira, Escola de Engenharia Civil, Universidade Federal Goiás, edilenemuniz@pop.com.br Daniel de Lima ARAÚJO,

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

COMPORTAMENTO DE PILARES MISTOS CURTOS DE AÇO E CONCRETO A TEMPERATURAS ELEVADAS

COMPORTAMENTO DE PILARES MISTOS CURTOS DE AÇO E CONCRETO A TEMPERATURAS ELEVADAS 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 3 de Junho de 2 COMPORTAMENTO DE PILARES MISTOS CURTOS DE AÇO E CONCRETO A TEMPERATURAS ELEVADAS Ana E.P.G.A. Jacintho

Leia mais

da armadura e a ruptura alcançada. abrupta da peça sem que Fonte: Autor Em vista das dificuldades apontadas para o total apr trabalhos indicam estribo

da armadura e a ruptura alcançada. abrupta da peça sem que Fonte: Autor Em vista das dificuldades apontadas para o total apr trabalhos indicam estribo Assunto: Nos artigos Análise de cisalhamento em Parte I modelo de cisalhamento na grelha das e verifica cisalhamento das. Neste artigo serão demonstr resistir aos esforços de cisalhamento em. Artigo: Segundo

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão. 1. Novas evidências experimentais 2. Estudo paramétrico numérico do método de cálculo simplificado

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão. 1. Novas evidências experimentais 2. Estudo paramétrico numérico do método de cálculo simplificado Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão 1. 2. Estudo paramétrico numérico do Conteúdos da apresentação 1. dos novos ensaios ao fogo Ensaios ao fogo à escala real no âmbito dos projetos: FRACOF

Leia mais

ECONOMIA DE AÇO NO DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA 1

ECONOMIA DE AÇO NO DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA 1 ECONOMIA DE AÇO NO DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA 1 HAMMES, Djulia²; RODRIGUES, Paulo Cesar³ Palavras- Chave: Armadura transversal. Vigas de concreto armado. Modelo de cálculo. Economia no consumo de aço.

Leia mais

5 Descrição do modelo estrutural

5 Descrição do modelo estrutural 5 Descrição do modelo estrutural 5.1 Introdução No presente capítulo apresenta-se a descrição do modelo estrutural utilizado para avaliação do conforto humano. Trata-se de um modelo real formado por lajes

Leia mais

Iana Ingrid Rocha Damasceno (1); Leila Cristina Nunes Ribeiro (1); Leonyce Sousa dos Santos (1); Dênio Ramam Carvalho de Oliveira (2)

Iana Ingrid Rocha Damasceno (1); Leila Cristina Nunes Ribeiro (1); Leonyce Sousa dos Santos (1); Dênio Ramam Carvalho de Oliveira (2) Dispositivos para melhorar o desempenho de barras emendadas por transpasse em vigas Devices to Improve Performance of Emended Longitudinal Bars of Beams Resumo Iana Ingrid Rocha Damasceno (1); Leila Cristina

Leia mais

APLICAÇÃO DOS AÇOS INOXIDAVEIS DUPLEX NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO EM VIGAS MISTAS DE CONCRETO MURFOR

APLICAÇÃO DOS AÇOS INOXIDAVEIS DUPLEX NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO EM VIGAS MISTAS DE CONCRETO MURFOR APLICAÇÃO DOS AÇOS INOXIDAVEIS DUPLEX NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO EM VIGAS MISTAS DE CONCRETO MURFOR Autores: Lanes, P.G.; Dias, F.M.; Dutra, J.F.; Guimarães, I.F. Local: Centro Universitário do Leste

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DE SEÇÕES TRANSVERSAIS E DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE AÇO E MISTOS DE AÇO E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

ANÁLISE NUMÉRICA DE SEÇÕES TRANSVERSAIS E DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE AÇO E MISTOS DE AÇO E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO ISSN 1809-5860 ANÁLISE NUMÉRICA DE SEÇÕES TRANSVERSAIS E DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE AÇO E MISTOS DE AÇO E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Ronaldo Rigobello 1 & Jorge Munaiar Neto 2 Resumo O presente

Leia mais

2º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança contra Incêndio Coimbra, Portugal, 29 de Maio a 1 de Junho, 2013

2º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança contra Incêndio Coimbra, Portugal, 29 de Maio a 1 de Junho, 2013 2º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança contra Incêndio Coimbra, Portugal, 29 de Maio a 1 de Junho, 2013 COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS SIMPLIFICADOS PARA A DETERMINAÇÃO DO MOMENTO FLETOR

Leia mais

Julio Cesar Molina. Orientador: Prof. Titular Carlito Calil Junior

Julio Cesar Molina. Orientador: Prof. Titular Carlito Calil Junior Julio Cesar Molina ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DA LIGAÇÃO FORMADA POR BARRAS DE AÇO COLADAS PARA TABULEIROS MISTOS DE MADEIRA E CONCRETO PARA PONTES Tese apresentada à Escola de Engenharia de São

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV456 Edifícios em Concreto Armado

Programa Analítico de Disciplina CIV456 Edifícios em Concreto Armado 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

ANÁLISE DA FLEXÃO EM MODELOS QUALITATIVOS DE VIGAS. Bárbara Siqueira (1) ; Cesar Fabiano Fioriti (2)

ANÁLISE DA FLEXÃO EM MODELOS QUALITATIVOS DE VIGAS. Bárbara Siqueira (1) ; Cesar Fabiano Fioriti (2) Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 179 ANÁLISE DA FLEXÃO EM MODELOS QUALITATIVOS DE VIGAS Bárbara Siqueira (1) ; Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Bolsista

Leia mais

INTERACTION DIAGRAMS FOR DESIGN OF CONCRETE-FILLED TUBULAR COLUMNS UNDER FIRE

INTERACTION DIAGRAMS FOR DESIGN OF CONCRETE-FILLED TUBULAR COLUMNS UNDER FIRE SDSSÑRio 2010 STABILITY AND DUCTILITY OF STEEL STRUCTURES E. Batista, P. Vellasco, L. de Lima (Eds.) Rio de Janeiro, Brazil, September 8-10, 2010 INTERACTION DIAGRAMS FOR DESIGN OF CONCRETE-FILLED TUBULAR

Leia mais

PILARES MISTOS COM PLACAS DE BASE ABERTAS SOLICITADOS À FLEXO-COMPRESSÃO COMPOSITE COLUMNS WITH OPEN BASE PLATE UNDER AXIAL LOADS AND BENDING

PILARES MISTOS COM PLACAS DE BASE ABERTAS SOLICITADOS À FLEXO-COMPRESSÃO COMPOSITE COLUMNS WITH OPEN BASE PLATE UNDER AXIAL LOADS AND BENDING 9º Congresso Nacional de Mecânica Experimental Aveiro, 15-17 de Out., 2014 PILARES MISTOS COM PLACAS DE BASE ABERTAS SOLICITADOS À FLEXO-COMPRESSÃO COMPOSITE COLUMNS WITH OPEN BASE PLATE UNDER AXIAL LOADS

Leia mais

MODELAGEM NUMÉRICA DE PILARES MISTOS CURTOS DE SEÇÃO CIRCULAR DE AÇO PREENCHIDO COM CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

MODELAGEM NUMÉRICA DE PILARES MISTOS CURTOS DE SEÇÃO CIRCULAR DE AÇO PREENCHIDO COM CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO ISSN 189-586 MODELAGEM NUMÉRICA DE PILARES MISTOS CURTOS DE SEÇÃO CIRCULAR DE AÇO PREENCHIDO COM CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Rodrigo Tadeu dos Santos 1 & Jorge Munaiar Neto 2 Resumo Os pilares mistos

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Engenharia Civil 2

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Engenharia Civil 2 Cálculo Estrutural de Edifícios de Múltiplos Andares em Aço: Análise Comparativa Entre As Abordagens Bidimensional e Tridimensional Gabriel Amós Alves Cruz Lima 1, Higor Sérgio Dantas de Argôlo 2 1 Universidade

Leia mais

Caracterização de clones e híbridos de eucaliptos com base na norma ABNT NBR 7190: 1997

Caracterização de clones e híbridos de eucaliptos com base na norma ABNT NBR 7190: 1997 Caracterização de clones e híbridos de eucaliptos com base na norma ABNT NBR 7190: 1997 Julio Cesar Molina, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Engenharia Industrial Madeireira, Itapeva,

Leia mais

ANÁLISE DO DESLOCAMENTO VERTICAL DO AÇO EM TEMPERATURAS ELEVADAS

ANÁLISE DO DESLOCAMENTO VERTICAL DO AÇO EM TEMPERATURAS ELEVADAS ANÁLISE DO DESLOCAMENTO VERTICAL DO AÇO EM TEMPERATURAS ELEVADAS Juliana Pavei (1),Márcio Vito (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)julipavei@hotmail.com, (2)marciovito@unesc.net RESUMO

Leia mais

Influência do Conector Crestbond na Distribuição de Temperaturas em Pilares Mistos Tubulares Preenchidos com Concreto em Situação de Incêndio

Influência do Conector Crestbond na Distribuição de Temperaturas em Pilares Mistos Tubulares Preenchidos com Concreto em Situação de Incêndio Tema: Estruturas de Aço e Mistas de Aço e Concreto Influência do Conector Crestbond na Distribuição de Temperaturas em Pilares Mistos Tubulares Preenchidos com Concreto em Situação de Incêndio Resumo Luiz

Leia mais

Eng. MSc. Gisele C. A. Martins

Eng. MSc. Gisele C. A. Martins DESEMPENHO DE TRATAMENTO OS RETARDANTES AO FOGO EM ELEMENTOS ESTRUT TURAIS DE MADEIRA Eng. MSc. Gisele C. A. Martins giselemartins@usp.br No Brasil, a combustibilidade da madeira e a insegurança frente

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE PILARES TUBULARES DE AÇO PREENCHIDOS COM CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

DIMENSIONAMENTO DE PILARES TUBULARES DE AÇO PREENCHIDOS COM CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Anais das XXXII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural Maio / 2006 ISB 85-99956-01-9 ormalização Trabalho JOR0619 - p. 1401-1410 DIMESIOAMETO DE PILARES TUBULARES DE AÇO PREECHIDOS COM COCRETO

Leia mais

MIEC MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL 2016/2017 PROPOSTA DE TEMAS PARA DISSERTAÇÃO RAMO DE ESPECIALIZAÇÃO/ ÁREA CIENTÍFICA: ESTRUTURAS

MIEC MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL 2016/2017 PROPOSTA DE TEMAS PARA DISSERTAÇÃO RAMO DE ESPECIALIZAÇÃO/ ÁREA CIENTÍFICA: ESTRUTURAS 1 PROPOSTA DE S PARA DISSERTAÇÃO EST03 LIGAÇÕES ESTRUTURAIS --- Álvaro F. M. Azevedo CO --- (a confirmar) Análises estáticas e dinâmicas dos seguintes tipos de ligações estruturais: aparelhos de apoio

Leia mais

I MÓDULO ANÁLISE ESTRUTURAL

I MÓDULO ANÁLISE ESTRUTURAL Ementas: I MÓDULO ANÁLISE ESTRUTURAL MECÂNICA DOS SÓLIDOS E TEORIA DA ELASTICIDADE 20h Introdução: Noções básicas da teoria da elasticidade. Estudo de tensões e deformações. Relação tensão-deformação.

Leia mais

MADEIRA arquitetura e engenharia

MADEIRA arquitetura e engenharia Voltar MADEIRA arquitetura e engenharia nº 3 artigo 4 SISTEMA INFORMATIZADO PARA PROJETO DE ESTRUTURAS INDUSTRIALIZADAS DE MADEIRA PARA TELHADOS MSc. Henrique Partel - LaMEM - SET - EESC - USP Prof. Dr.

Leia mais

8 Referências Bibliográficas

8 Referências Bibliográficas 8 Referências Bibliográficas [1] ARCELORMITTAL. Poutrelle Angelina Une idée audacieuse adaptée à un produit industriel. Disponível em:

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Novas evidências experimentais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Novas evidências experimentais Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Conteúdos da apresentação dos novos ensaios ao fogo Ensaios ao fogo à escala real no âmbito dos projetos: FRACOF (Ensaio 1 - fogo padrão ISO) COSSFIRE (Ensaio

Leia mais

ADEIRA Marquitetura e engenharia

ADEIRA Marquitetura e engenharia ADEIRA M PONTE ESTRADA DO MAR Autores: Julio César Pigozzo Jorge Luís Nunes de Góes Alexandre José Soares Miná Carlito Calil Junior Antonio Alves Dias A Ponte Estrada do Mar, localizada na rodovia SP 148,

Leia mais

ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS

ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS Blucher Mechanical Engineering Proceedings May 2014, vol. 1, num. 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/10wccm ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS

Leia mais

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico ALUNO REGULAR

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico ALUNO REGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA, ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico Edital Nº 003/2016 de seleção do PPG-GECON ALUNO REGULAR

Leia mais

Avaliação do desempenho térmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural Leve CADEX

Avaliação do desempenho térmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural Leve CADEX UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Relatório Avaliação do desempenho térmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural

Leia mais

Análise numérica da rigidez global do conjunto telha-terça em painéis laterais de aço

Análise numérica da rigidez global do conjunto telha-terça em painéis laterais de aço Análise numérica da rigidez global do conjunto telha-terça em painéis laterais de aço Numeric analysis of the global stiffness of group purlin-sheeting in lateral steel panels Julio Cesar Molina 1 ; Renato

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MOACYR DIAS BAPTISTA NETO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MOACYR DIAS BAPTISTA NETO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MOACYR DIAS BAPTISTA NETO MODELO NUMÉRICO DA INTERFACE AÇO E CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNCIDO

Leia mais

2º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança contra Incêndio Coimbra, Portugal, 29 de Maio a 1 de Junho, 2013

2º CILASCI Congresso Ibero-Latino-Americano sobre Segurança contra Incêndio Coimbra, Portugal, 29 de Maio a 1 de Junho, 2013 SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO. UMA VISÃO DA AMÉRICA LATINA 1 INTRODUÇÃO Valdir Pignatta Silva 1 Professor USP São Paulo O primeiro edifício com estruturas metálicas dos Estados Unidos

Leia mais

PERFIS IPE AO FOGO: MÉTODO DA CAPACITÂNCIA GLOBAL VERSUS MODELO COMPUTACIONAL

PERFIS IPE AO FOGO: MÉTODO DA CAPACITÂNCIA GLOBAL VERSUS MODELO COMPUTACIONAL 9º Congresso Nacional de Mecânica Experimental Aveiro, 15-17 de Out., 2014 PERFIS IPE AO FOGO: MÉTODO DA CAPACITÂNCIA GLOBAL VERSUS MODELO COMPUTACIONAL IPE PROFILES SUBMITTED TO FIRE: LUMPED CAPACITANCE

Leia mais

Resumo. Palavras-chave Segurança contra incêndio. Lajes mistas. Aço. Concreto. Introdução

Resumo. Palavras-chave Segurança contra incêndio. Lajes mistas. Aço. Concreto. Introdução Análise numérico-computacional de lajes mistas de aço e concreto (steel deck) em situação de incêndio Francine Barcellos da Silva 1, Fabrício Longhi Bolina 2 1 Unisinos / Engenheira Civil / barcellosfrancine@gmail.com

Leia mais

ANÁLISE TERMESTRUTURAL DE VIGAS BIENGASTADAS CONSTITUÍDAS POR PERFIS FORMADOS A FRIO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

ANÁLISE TERMESTRUTURAL DE VIGAS BIENGASTADAS CONSTITUÍDAS POR PERFIS FORMADOS A FRIO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO CMNE/CILAMCE 27 Porto, 13 a 15 de Junho, 27 APMTAC, Portugal 27 ANÁLISE TERMESTRUTURAL DE VIGAS BIENGASTADAS CONSTITUÍDAS POR PERFIS FORMADOS A FRIO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO Ronaldo Regobello 1, Jorge Munaiar

Leia mais

DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS

DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS SOBRE O COEFICIENTE γ S1 DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE... 315 SOBRE O COEFICIENTE γ S1 DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS Valdir

Leia mais

ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS

ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS Profa. Ana Maria Gontijo Figueiredo 1) TERMINOLOGIA Estrutura: Parte resistente de uma construção ou de uma máquina, objeto ou peça isolada, cuja função básica é o transporte

Leia mais

Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada. Orientador: João Ramôa Correia

Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada. Orientador: João Ramôa Correia Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada Os materiais compósitos de polímero reforçado com fibras (FRP) apresentam diversas vantagens face aos materiais tradicionais

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Sistemas Estruturais II A Código: ARQ037 Carga horária: 102h Pré-requisito: ARQ033 Sistemas Estruturais I A Semestre letivo: 2017.2 Turma: T02 Horário: seg/qua/sex 13:00h/14:50

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LEONARDO DA ROCHA MORAIS ANÁLISE ESTRUTURAL DE PASSARELA DE PEDRESTE

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS DE CONCRETO MOLDADOS IN LOCO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO

SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS DE CONCRETO MOLDADOS IN LOCO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Arquitetura e Urbanismo Café com Pesquisa SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS DE CONCRETO MOLDADOS IN LOCO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

Específicos: Conhecer os materiais que são empregados na execução de estruturas; Estudar os materiais que são empregados na produção de coberturas;

Específicos: Conhecer os materiais que são empregados na execução de estruturas; Estudar os materiais que são empregados na produção de coberturas; PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DISCIPLINA: ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ANÁLISE ESTRUTURAL E DIMENSIONAMENTO DOS PERFIS COM DETALHAMENTO

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do Software MACS+

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do Software MACS+ Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do MACS+ Sumário Nova metodologia MACS+ MACS+ Breve descrição da obra Projeto base Solução Blocotelha - Metodologia tradicional

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I 0 Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Incêndio. Visão Geral. Resumo teórico

Incêndio. Visão Geral. Resumo teórico Incêndio Em vigor desde 2004, a NBR 15200 "Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio" estabelece critérios para o projeto de estruturas de concreto que visam limitar o risco à vida humana,

Leia mais

ANÁLISE DINÂMICA NÃO LINEAR DE PISOS MISTOS DE EDIFICAÇÕES SUB- METIDOS A ATIVIDADES HUMANAS RÍTMICAS

ANÁLISE DINÂMICA NÃO LINEAR DE PISOS MISTOS DE EDIFICAÇÕES SUB- METIDOS A ATIVIDADES HUMANAS RÍTMICAS Blucher Mechanical Engineering Proceedings May 2014, vol. 1, num. 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/10wccm ANÁLISE DINÂMICA NÃO LINEAR DE PISOS MISTOS DE EDIFICAÇÕES SUB- METIDOS A ATIVIDADES HUMANAS

Leia mais

Software Para Dimensionamento De Consolos Curtos De Concreto Armado Kim Filippi dos Santos¹, Prof. Msc. Daniel Venancio Vieira²

Software Para Dimensionamento De Consolos Curtos De Concreto Armado Kim Filippi dos Santos¹, Prof. Msc. Daniel Venancio Vieira² Software Para Dimensionamento De Consolos Curtos De Concreto Armado Kim Filippi dos Santos¹, Prof. Msc. Daniel Venancio Vieira² 1 Escola Superior de Criciúma / Engenharia Civil / kimfelippe@hotmail.com

Leia mais

Análise Dinâmica de uma plataforma mista aço-concreto de uma estação de carregamento de materiais

Análise Dinâmica de uma plataforma mista aço-concreto de uma estação de carregamento de materiais Contribuição técnica nº3 Análise Dinâmica de uma plataforma mista aço-concreto de uma estação de carregamento de materiais C. Kamei 1, W. G. Ferreira 2, J. G. Santos da Silva 3, 1 Universidade Federal

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 2017-2018 Sumário 1. Características do perfil 2. Saídas profissionais 2 34 3. Características genéricas do programa curricular 4. Disciplinas do programa curricular

Leia mais

MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL

MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL Martinatti, Yago Wilton Pacheco Fontes Filho, José Carlos de Carvalho

Leia mais

Reação e Resistência ao Fogo

Reação e Resistência ao Fogo Exigências de segurança contra incêndio aplicadas aos perfis pultrudados: Reação e Resistência ao Fogo Antonio Fernando Berto afberto@ipt.br Reação ao Fogo dos Materiais Comportamento dos materiais em

Leia mais

7 Considerações finais 7.1. Introdução

7 Considerações finais 7.1. Introdução 7 Considerações finais 7.1. Introdução Este trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma investigação teórica e experimental sobre os conectores de cisalhamento Perfobond e propor uma nova geometria

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIGAS DE AÇO E MISTAS DE AÇO E CONCRETO PARCIALMENTE REVESTIDAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIGAS DE AÇO E MISTAS DE AÇO E CONCRETO PARCIALMENTE REVESTIDAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS VANESSA DOMICIANO FELÍCIO ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIGAS DE AÇO E MISTAS DE AÇO E CONCRETO PARCIALMENTE

Leia mais

7 Análise de Autovalores e Autovetores

7 Análise de Autovalores e Autovetores 7 Análise de Autovalores e Autovetores 7.1 Considerações iniciais As análises de vibração livre foram realizadas com o intuito de obter as frequências naturais e os modos de vibração dos modelos numéricos

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA Módulo 3 Sumário Módulo 3 Dimensionamento das vigas a flexão 3.1 Dimensionamento de vigas de Perfil I isolado página 3 3.2 Dimensionamento

Leia mais

AÇÃO DIAFRAGMA DE COBERTURA APLICADA ÀS CONSTRUÇÕES EM PÓRTICO DE MADEIRA

AÇÃO DIAFRAGMA DE COBERTURA APLICADA ÀS CONSTRUÇÕES EM PÓRTICO DE MADEIRA AÇÃO DIAFRAGMA DE COBERTURA APLICADA ÀS CONSTRUÇÕES EM PÓRTICO DE MADEIRA Lívio Túlio Baraldi 1 & Carlito Calil Junior 2 Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do comportamento de

Leia mais

ANÁLISE DE PILARES EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO VIA DIAGRAMAS DE TENSÃO-DEFORMAÇÃO DA EUROCODE 3

ANÁLISE DE PILARES EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO VIA DIAGRAMAS DE TENSÃO-DEFORMAÇÃO DA EUROCODE 3 ANÁLISE DE PILARES EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO VIA DIAGRAMAS DE TENSÃO-DEFORMAÇÃO DA EUROCODE 3 ANALYSIS OF COLUMNS IN FIRE SITUATION VIA DIAGRAMS STRESS- STRAIN OF EUROCODE 3 Rodrigo Almeida Freitas 1 (1);

Leia mais

Elaboração de Projeto de

Elaboração de Projeto de Elaboração de Projeto de Pesquisa Bibliografia Consultada PARRA FILHO, D.; SANTOS, J.A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Futura, 1998. 277 p. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

6 Modelo numérico computacional

6 Modelo numérico computacional 6 Modelo numérico computacional 6.1 Considerações iniciais Os modelos numérico-computacionais foram desenvolvidos via método dos elementos finitos, por meio do emprego do programa Ansys (2009). As vigas

Leia mais

3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013

3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013 3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos Universidade de Coimbra- Portugal 28 de Maio de 2013 COMPARAÇÃO DA APLICAÇÃO DE UMA REGULAMENTAÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS BASEADA NO DESEMPENHO COM

Leia mais

PERFIS IPE AO FOGO: MÉTODO DA CAPACITÂNCIA GLOBAL VERSUS MODELO COMPUTACIONAL

PERFIS IPE AO FOGO: MÉTODO DA CAPACITÂNCIA GLOBAL VERSUS MODELO COMPUTACIONAL Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões ISSN 1646-778 PERFIS IPE AO FOGO: MÉTODO DA CAPACITÂNCIA GLOBAL VERSUS MODELO COMPUTACIONAL IPE PROFILES SUBMITTED TO FIRE: LUMPED CAPACITANCE

Leia mais

Edifício pré-moldado com ligação rígida

Edifício pré-moldado com ligação rígida Edifício pré-moldado com ligação rígida Angelo Rubens Migliore Junior Eng. Civil, Prof. Dr. e projetista estrutural Fac.. Unificadas FEB / Migliore & Pastore Eng. Ltda. rubens.migliore@terra.com.br Edifícios

Leia mais

AVALIAÇÃO NUMÉRICA: RIGIDEZ DE CONECTORES X EM CORPO-DE-PROVA MISTO DE MADEIRA E CONCRETO A PARTIR DE CARREGAMENTO CÍCLICO

AVALIAÇÃO NUMÉRICA: RIGIDEZ DE CONECTORES X EM CORPO-DE-PROVA MISTO DE MADEIRA E CONCRETO A PARTIR DE CARREGAMENTO CÍCLICO Ciência & Engenharia (Science & Engineering Journal) ISSN 0103-944X 17 (1/2): 17 26, jan. dez. 2008 AVALIAÇÃO NUMÉRICA: RIGIDEZ DE CONECTORES X EM CORPO-DE-PROVA MISTO DE MADEIRA E CONCRETO A PARTIR DE

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE VIGAS DE MADEIRA REFORÇADAS POR PRFC

ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE VIGAS DE MADEIRA REFORÇADAS POR PRFC ANÁLISE NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE VIGAS DE MADEIRA REFORÇADAS POR PRFC George W. A. Rangel (1); Dogmar A. de Souza Junior (2); Francisco A. R. Gesualdo (3); Antonio C. dos Santos (3); Carlos H. Barreiro

Leia mais

Numerical modeling of connections behavior with self-tapping screws disposed in X position in specimens of MLC with Eucalyptus urograndis woods

Numerical modeling of connections behavior with self-tapping screws disposed in X position in specimens of MLC with Eucalyptus urograndis woods ISSN 1517-7076 artigo e11789, 2017 Modelagem numérica do comportamento de ligações com parafusos auto-atarraxantes em X em corpos de prova de MLC com madeiras do tipo Eucalipto urograndis Numerical modeling

Leia mais

ANÁLISE DE VIGAS DE AÇO SUBMETIDAS A AQUECIMENTO UNIFORME, COM FLAMBAGEM IMPEDIDA

ANÁLISE DE VIGAS DE AÇO SUBMETIDAS A AQUECIMENTO UNIFORME, COM FLAMBAGEM IMPEDIDA ANÁLISE DE VIGAS DE AÇO SUBMETIDAS A AQUECIMENTO UNIFORME, COM FLAMBAGEM IMPEDIDA MOURÃO, Hellen Reis (1) ; SILVA, Valdir Pignatta (2) (1) Engª Civil, Mestranda e-mail: hmourao@usp.br; (2) Professor Doutor

Leia mais

MODELAGEM NUMÉRICA DE VIGAS MISTAS AÇO-CONCRETO SIMPLESMENTE APOIADAS COM ÊNFASE AO ESTUDO DA INTERFACE LAJE-VIGA

MODELAGEM NUMÉRICA DE VIGAS MISTAS AÇO-CONCRETO SIMPLESMENTE APOIADAS COM ÊNFASE AO ESTUDO DA INTERFACE LAJE-VIGA MODELAGEM NUMÉRICA DE VIGAS MISTAS AÇO-CONCRETO... 93 MODELAGEM NUMÉRICA DE VIGAS MISTAS AÇO-CONCRETO SIMPLESMENTE APOIADAS COM ÊNFASE AO ESTUDO DA INTERFACE LAJE-VIGA Tatianne Iamin Kotinda Aluna de Mestrado

Leia mais

10 Considerações Finais

10 Considerações Finais 10 Considerações Finais 10.1 Introdução Este trabalho teve como objetivo avaliação da resposta dinâmica nãolinear geométrica de sistemas estruturais de pisos mistos (aço-concreto), em regime de interação

Leia mais