PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NA VOLKSWAGEN DO BRASIL"

Transcrição

1 Prêmio AEA Projetos de Meio Ambiente PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NA VOLKSWAGEN DO BRASIL Celso Luis Placeres, Juliane Andrade Rocha, Marcio Rogerio Azevedo Lima Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda. RESUMO Eficiência, criatividade, robustez e participação coletiva são apenas alguns dos importantes fatores que a Volkswagen do Brasil preza e fomenta para realizar um eficiente gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em todas as suas plantas no Brasil, tanto no processo produtivo quanto fora da produção de veículos. Com responsabilidades, estruturas, procedimentos e ações de redução bem definidas a empresa planejou, implementou e mantém uma gestão que começa no chão de fábrica e passa para as áreas até atingir o patamar corporativo, adotando várias medidas para a melhoria continua do percentual de reciclagem e reuso e na redução de resíduos enviados a aterro e incineração. Este projeto somado à meta de redução, até 2018, em 25% de todo o resíduo enviado para aterro e incineração (quantidade de resíduos por carro produzido com base em 2010) assegura o comprometimento da empresa com a melhoria contínua da sustentabilidade ambiental de seus processos. Dos resíduos gerados em 2015 nas quatro plantas produtivas da Volkswagen do Brasil (Anchieta, Taubaté, São Carlos no Estado de São Paulo e São José dos Pinhais no Estado do Paraná) obteve-se um percentual acima de 96% para reciclados, reaproveitados ou enviados para co-processamento. Conclui-se com os resultados obtidos que o programa atingiu e se mantém em níveis de excelência para o tema Gerenciamento de Resíduos Sólidos, sendo muito superior às exigências legais.

2 Aplicabilidade Diante dos desafios apresentados quanto a manter processos produtivos cada vez mais limpos e com menores impactos ambientais, para o Grupo Volkswagen, no Brasil e no mundo, o gerenciamento eficiente de resíduos é de suma relevância, pois está fortemente atrelado aos objetivos mundiais de ser referência em sustentabilidade ambiental na indústria automobilística, além de ser líder em satisfação do cliente e qualidade com resultados sustentáveis. O projeto impulsiona ainda a Nova Estratégia da Volkswagen do Brasil Um time. 1º lugar!, ao proporcionar que o crescimento sustentável da empresa ocorra para ser cada vez mais socialmente responsável, com fortes valores e impacto positivo para a sociedade. Assim, em linha com os anseios da população brasileira por uma sociedade mais sustentável, o adequado gerenciamento de resíduos das plantas produtivas permite que a empresa seja reconhecida por essas ações que visam agregar valor ao meio ambiente evitando o quanto possível a disposição de seus resíduos em aterros reduzindo assim passivos ambientais. Objetivo O gerenciamento de resíduos da Volkswagen do Brasil tem por objetivo: planejar, implementar e garantir o total controle e acompanhamento dos resíduos gerados nas plantas produtivas; promover a correta destinação dos resíduos; ampliar o reuso e a reciclagem dos resíduos; reduzir o envio a aterros e incineração; superar às exigências legais; minimizar a geração de passivos e impactos ambientais; atingir níveis de excelência.

3 Estrutura A robustez do sistema de gerenciamento implementado é garantida pela sólida e eficiente estrutura existente em todas as plantas da Volkswagen do Brasil, mostrado abaixo na Figura 01, envolvendo colaboradores desde o chão de fábrica até a administração corporativa. A estrutura de trabalho do gerenciamento de resíduos da Volkswagen do Brasil abrange todos os pilares necessários para a correta tratativa dos mesmos. No topo da pirâmide estão as áreas corporativas, onde estão as pessoas responsáveis pelos controles, relatórios e gerenciamento corporativo das metas. Temos também a área do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que realiza auditorias ambientais nos fornecedores Volkswagen. No segundo nível temos as plantas, e em cada uma delas, os responsáveis pelo SGA, seus procedimentos de SGA e metas individuais. Em terceiro, temos cada área de cada planta, que deve possuir as instruções de SGA além de outras instruções específicas de acordo com a atividade. Na base, temos a manutenção das fábricas, que são os responsáveis pelas contratações das empresas de destinação dos resíduos e cada uma controla seus resíduos pelo relatório de controle padronizado através da Planilha Corporativa de Gestão de Resíduos. Figura 01: Estrutura de trabalho - Gerenciamento de resíduos na VWB.

4 Com a estrutura e responsabilidades definidas, fez-se necessário a definição de um fluxo comum de informações, buscando a rápida e precisa tramitação de dados e informações. Este fluxo das informações, mostrado na Figura 02, para o eficiente gerenciamento dos resíduos nas plantas da companhia fica todo centralizado na Engenharia de Manufatura, no setor de Planejamento e Gestão Ambiental Corporativo. A área recebe as informações das plantas produtivas e gera os indicadores individuais de acordo com suas ações e resultados mensais e os distribui novamente para as plantas e informa esses dados para a matriz da Volkswagen na Alemanha. Como administração desse fluxo, temos o diretor, o gerente e o supervisor do planejamento e gestão ambiental. A Volkswagen Alemanha passa orientações e melhores ações do grupo. Figura 02: Fluxo de Informações - Gerenciamento de resíduos na VWB. Controle Após a estrutura e o fluxo de informações estabelecidas, definiu-se a sistemática de controle. Em relação aos controles inseridos no gerenciamento de resíduos sólidos, primeiramente deve-se destacar que a Volkswagen somente envia seus resíduos para empresas devidamente cadastradas e aprovadas pelos órgãos ambientais. Além disso, são realizadas periodicamente auditorias ambientais de conformidade legal nestas empresas para assegurar e garantir a integridade em todo o processo.

5 Além das auditorias, todo o ciclo de resíduos nas plantas é fortemente controlado através de procedimentos que vão desde níveis gerais até partes específicas nos locais de geração. Todos os envolvidos são devidamente treinados e auditados pelo SGA das plantas nas auditorias internas. O sistema de gerenciamento dos indicadores quantitativos e qualitativos dos resíduos também é padronizado para todas as plantas, garantindo a confiabilidade do sistema. Na Tabela 01 temos o modelo da planilha elaborada para controle, a qual possui todas as informações necessárias para um gerenciamento correto e eficaz e possibilita rastreabilidade de cada resíduo apresentando suas quantidades geradas desde 2010, além da área de geração, caracterização, responsáveis por cada fase de destinação. Em anexo 01 temos a mesma tabela maximizada para melhor visualização. Anexo Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos Denominação: Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos Requisito Lei12305/10 e Plano de Resíduos Sólidos (Corporativo) Aplicável: Objetivo: Inventário da destinação mensal de resíduos industriais Periodicidade RMensal Ano: 2016 Planta Área Geradora Resíduo Caracterização Re sumida Classe NBR Forma de Acond Total Unidade de medida. 21 IIIA Informações dos Responsáveis pelas etapas do Fluxo de Ger. de Resídu Responsável armazenamento intermediário interno Responsável transporte interno Responsável armazenamento final interno Responsável externo pelo transporte destino Em pr e s a receptora final Geração de Resíduos Emissão: 19/09/2011 N documento: Anexo 001 PCA PFC Revis ão: 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média Indicador Total Tabela 1: Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos. Além dos tópicos já informados, foi adquirida uma sistemática de controle e acompanhamento na implementação dos projetos e ideias que resultem na redução da geração e do envio de resíduos ao aterro. Esta sistemática de controle é realizada através de uma ferramenta disponível via intranet, denominada Massnahmen@web, onde é possível acompanhar a evolução da implementação, os detalhes técnicos, os ganhos, os prazos e ainda disponibilizar a todas as unidades do Grupo as melhores práticas. Para nosso gerenciamento, divulgar e propagar as ideias de melhoria para todas as plantas do Grupo Volkswagen é um diferencial na busca da sustentabilidade. A criatividade de nossos colaboradores permite a execução de diversas ideias de sucesso singular sempre garantindo a qualidade de nossos processos e produtos. Com as ferramentas acima descritas a Volkswagen do Brasil conseguiu fomentar sistemática de controle em seu Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

6 Ações Um grande e importante fator no gerenciamento de resíduos da Volkswagen que traz um diferencial ímpar ao processo é a busca e investimento contínuos em ações que visam o aumento da eficiência nos processos produtivos, sua sustentabilidade e otimização na utilização dos recursos naturais. Uma das iniciativas de sucesso foi a eliminação de sacos plásticos nas embalagens dos chicotes elétricos fornecidos à unidade de Taubaté. O conjunto de fios, antes embalados individualmente, passou a ser acondicionado numa caixa com divisórias, parecida com uma colmeia. Em um ano, a mudança eliminou o descarte de mais de 1,5 milhão de sacos plásticos, ou o equivalente a sete toneladas do insumo. A Montagem Final da fábrica de Taubaté implementou a redução do número de etiquetas utilizadas como máscara para gravação do número do chassi nos vidros do veículo. Com a ação, além da economia nos custos foi possível reduzir também o volume de resíduo perigoso, uma vez que a etiqueta recebe uma espécie de pasta química responsável por provocar a corrosão no vidro. Ainda relacionado à fábrica de Taubaté tivemos a implantação de um conceito inovador e altamente eficiente para a retirada das partículas de tinta não absorvidas no processo de pintura. O novo scrubber, que é o nome dado ao processo de limpeza do ar que circula nas cabines de pintura, absorve o overspray (resíduo de tinta que fica no ar) por meio de um filtro de fibra de vidro ou polímero, sem a necessidade de utilizar água ou energia eletrostática. As partículas de tinta que não aderiram à carroceria ficam retidas nas mantas, formando uma borra seca, que é enviada para destinação adequada, sendo reutilizada como fonte energética em coprocessamento. Todo o processo aperfeiçoou a captura de resíduos de pintura e também sua manutenção, diminuindo em 40% a geração de resíduos. Outra ação interessante com o objetivo de reduzir o envio de resíduos da unidade para aterros industriais é realizada na fábrica de São José dos Pinhais, onde o lodo gerado a partir do tratamento do esgoto sanitário e industrial está sendo utilizado para a produção de cimento. Juntamente com outros materiais, o lodo serve como combustível para alimentar os fornos das cimenteiras, e pode até ser incorporado à massa que origina o cimento. A iniciativa reduziu em 70% o volume destinado a aterro industrial da planta. A unidade de São Carlos realiza a compostagem com o resíduo orgânico de refeitório, transformando-o em adubo. A planta possui uma central para a compostagem desses resíduos e o adubo gerado é reaproveitado na própria planta nos serviços de jardinagem, ao invés de serem enviadas para o aterro da cidade. Com esta iniciativa, a fábrica conseguiu reduzir em 70% o volume de lixo comum gerado.

7 Processo de compostagem da planta de São Carlos: Figura 03: Central de Compostagem da Planta de São Carlos. Figura 04: Resíduos de alimentos do restaurante. Figura 05: Composto orgânico pronto.

8 Outra solução eficaz para compostagem dos resíduos de alimentação é realizada pela planta de Taubaté que, como não possui um local adequado para o processo no interior da fábrica, envia os resíduos para locais externos. Outra ação implementada e comum a todas as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil foram as melhorias nas Centrais de Resíduos (Figura 06), renovando os equipamentos e as equipes, promovendo uma melhoria completa nas instalações, na segregação, preparação e transporte dos resíduos. Podemos ver, conforme as fotos abaixo, exemplos destas melhorias, como as novas esteiras para triagem, novos trituradores de madeira (Figura 07) e novas prensas mais eficientes (Figuras 08, 09 e 10), permitindo que se recicle ainda mais. Outra ação foi a triagem fina, com maior aproveitamento de resíduos (pequenos) de plástico. Figura 06: Central de Resíduos da Planta de São José dos Pinhais.

9 Figura 07: Nova trituradora de madeira de Taubaté. Figura 08: Novas prensas de plástico da Anchieta.

10 Figura 09: Nova prensa para geração de fardos de papelão da Anchieta. Figura 10: Nova prensa para geração de fardos de papelão de São José dos Pinhais.

11 Comunicação De forma a buscar a minimização da geração de seus resíduos a Volkswagen adota o uso de campanhas internas de conscientização de seus funcionários, que são divulgadas no Jornal VW - uma publicação interna quinzenal realizada e distribuída em todas as plantas produtivas. (Figura 11) A procura constante de novas destinações de resíduos para reciclagem é realizada por todos os envolvidos no gerenciamento e em grupos de estudos específicos sobre o tema. Deste modo, todo conhecimento individual é aproveitado de forma coletiva gerando boas práticas para todos. Figura 11: Imagens edições do Jornal VW com matérias sobre resíduos. Os conceitos de redução de geração e uso de materiais foram amplamente disseminados em todas as plantas. Com isso, é observado que os colaboradores entenderam a importância da sustentabilidade e assumiram o compromisso de adotar hábitos de consumo consciente e essa mudança de comportamento está permitindo a eliminação dos desperdícios.

12 Resultados Com a implementação da sistemática, meios de controle e mantendo uma comunicação constante, em 2015, 96,14% de todos os resíduos gerados nas unidades da Volkswagen do Brasil foram enviados para reciclagem. Além disso, obteve-se ainda uma redução significativa no total de resíduos por unidade produzida destinados a aterros, trazendo o indicador de resíduo cada vez mais próximo de aterro zero, somente entre 2010 e 2015 e as ações para redução da destinação de resíduos da Volkswagen do Brasil já deixaram de enviar mais de 230 toneladas de resíduo/ano para aterros. Na Figura 12 podemos visualizar os resultados obtidos para cada tipo de destinação, onde é possível confirmarmos os excepcionais valores alcançados com este projeto. Figura 12: Fluxograma resultado de resíduos na VWB Para o indicador de geração dos resíduos, as unidades da Volkswagen reduziram consideravelmente suas quantidades. Como exemplo no ano de 2015, a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos reduziu em 35,62%, a planta de Taubaté reduziu em 26,51%, a de São José dos Pinhais reduziu em 19,04%, sendo esta a fábrica com o menor índice de resíduos por veículo fabricado e a unidade Anchieta diminuiu em 18,14% a geração de resíduos. Ao considerar todas as unidades, a Volkswagen do Brasil reduziu em 19,08% a geração de resíduos em 2015, em relação a 2010, conforme Tabela 2 abaixo.

13 Planta % VWB -19,08% Anchieta -18,14% Taubaté -26,51% S.J.Pinhais -19,04% São Carlos -35,62% Tabela 2: Redução da quantidade de resíduos enviados para aterro por veículo de 2010 a CONCLUSÃO Neste projeto é possível concluir que: Somado ao índice de 96,14% de reciclagem de todos seus resíduos, a conquista de redução da Volkswagen do Brasil em 19,08% da quantidade de quilogramas de resíduos sólidos por veículo em comparação com os números de 2010 assegura o comprometimento da empresa com os objetivos e metas do Grupo Volkswagen onde todas as fábricas devem reduzir seus consumos, desde 2010 até 2018, em 25%. Para alcançar o objetivo, todos estão empenhados e colaboram continuamente, nas diferentes áreas, nas quatro diferentes plantas no Brasil, além de manterem uma constante troca de informações entre as plantas da marca Volkswagen em diferentes países. Com um sistema de gerenciamento robusto, colaboradores dedicados e criativos e metas e objetivos claramente definidos pelo Grupo Volkswagen podemos melhorar ainda mais o nosso desempenho, assegurando cada vez mais o nosso compromisso com a Sustentabilidade e com o Meio Ambiente.

14 REFERÊNCIAS Volkswagen desenvolve solução inovadora para limpar o ar das cabines de pintura em Taubaté, reduzindo o uso de energia e a geração de resíduos. Disponível em: < Acesso em: 05 de abril de Volkswagen do Brasil. Anuário de Responsabilidade Corporativa. 1ª edição, Volkswagen do Brasil. Jornal Volkswagen. Edições 433, 447, 448, 449, 454.

15 ANEXOS

16 ANEXO 01 Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos Página 1/2 Denominação: Requisito Aplicável: Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos Lei12305/10 e Plano de Resíduos Sólidos (Corporativo) Objetivo: Periodicidade Revisão Ano: Inventário da destinação mensal de resíduos industriais Mensal 2016 Planta Área Geradora Resíduo Caracterização Resumida Classe NBR Forma de Acondiconamento Observações Úlimas alterações Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos Total Passivo Ambiental Unidade de medida Responsável armazenamento intermediário interno Art. 21 IIIA Informações dos Responsáveis pelas etapas do Fluxo de Ger. de Resíduos Responsável transporte interno Responsável armazenamento final interno Responsável externo pelo transporte destino Empresa receptora final Processo de destinação Número do Pedido Validade do pedido Produção Página 1/2

17 Página 2/2 Planilha de controle corporativo de resíduos sólidos Geração de Resíduos Autorização do orgão ambiental Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média Indicador Total Nº Vencimento Quantida de liberada Unidade medida Cadri Total 0,00 Em is s ão: 19/09/2011 Nº documento: Anexo 001 PCA PFC Revis ão: 0 Código ONU Classe de risco N Risco Relacionado a produção Reciclável Código Interno Resíduo Página 2/2

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS Programa Nº 04/2016 Sumário

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS Saint- Gobain Canalização Itaúna Palestrantes: Adriana Oliveira Adriano Corrêa PGR - Plano de Gerenciamento de Resíduos Parte integrante essencial do sistema de gestão de

Leia mais

Possuem parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos de produção.

Possuem parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos de produção. Relatório 2013 SUSTENTABILIDADE Nossas empresas e as respectivas áreas de Engenharia, atendem ás exigências mercadológicas, porém adotam o respeito à sustentabilidade ambiental, através de projetos e inovações

Leia mais

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA A Toctao Engenharia, empresa do Grupo Toctao, é especialista em vencer desafios, tem a sustentabilidade como premissa e o compromisso

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS PROGRAMA Nº 04/2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso

Leia mais

Balanço da Gestão de Resíduos Certificação AQUA

Balanço da Gestão de Resíduos Certificação AQUA Balanço da Gestão de Resíduos Certificação AQUA Obra ADEMI Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal. 1. APRESENTAÇÃO O presente relatório tem como objetivo apresentar a as principais

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 Logo Meio Ambiente Guabirotuba Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 nº 43 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: quinta-feira, 14 de março de 2019

Leia mais

CRISTIANO FELIX GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FCA LATAM

CRISTIANO FELIX GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FCA LATAM CRISTIANO FELIX GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FCA LATAM Grupo FCA MARCAS AUTOMOTIVAS MARCAS DE LUXO COMPONENTES FCA LATAM 2 Grupo FCA no Mundo 165 Plantas 150 Mercados 228.690

Leia mais

APRESENTAÇÃO ITAMBÉ. Engº: Mauricio Petenusso 18 de Novembro de 2009

APRESENTAÇÃO ITAMBÉ. Engº: Mauricio Petenusso 18 de Novembro de 2009 APRESENTAÇÃO ITAMBÉ Engº: Mauricio Petenusso 18 de Novembro de 2009 HISTÓRICO - Itambé - COOPERATIVA CENTRAL DOS PRODUTORES RURAIS DE MINAS GERAIS LTDA LATICÍNIOS ATIVIDADES /NEGÓCIOS RAÇÕES ARMAZÉNS HISTÓRICO

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

A Empresa. da sociedade. aos clientes e promovendo um aumento do bem estar

A Empresa. da sociedade. aos clientes e promovendo um aumento do bem estar A Empresa 02 A Empresa A Trasix Soluções Ambientais é uma empresa de gestão ambiental que tem como objetivo encontrar soluções sustentáveis para o descarte de resíduos. Ela foi criada para desenvolver,

Leia mais

Qualidade e Conservação Ambiental TH041

Qualidade e Conservação Ambiental TH041 Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil & Engenharia Ambiental Qualidade e Conservação Ambiental TH041 Parte II - Aula 11: Resíduos Sólidos Profª Heloise G. Knapik 1 Indicadores Melhorias Identificação

Leia mais

Gestão de Resíduos Uma Abordagem Sistêmica GM do Brasil. Nelson Branco Global Environmental Compliance & Sustainability

Gestão de Resíduos Uma Abordagem Sistêmica GM do Brasil. Nelson Branco Global Environmental Compliance & Sustainability Gestão de Resíduos Uma Abordagem Sistêmica GM do Brasil Nelson Branco Global Environmental Compliance & Sustainability General Motors do Brasil 88 anos no Brasil + 23.000 empregados Um dos cinco centros

Leia mais

3.2. COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS É a sistemática de segregar os resíduos de acordo com suas classes de risco nas áreas geradoras.

3.2. COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS É a sistemática de segregar os resíduos de acordo com suas classes de risco nas áreas geradoras. 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para o processo de gerenciamento de resíduos nas áreas da ABCZ, visando a melhoria contínua na performance ambiental, a melhoria na eficiência do gerenciamento de

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 07/2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos Flávio Henrique Cortez Silva 1 Ana Paula Trindade de Souza² Marcelo Antônio

Leia mais

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Publicado em: 16/09/2004 O Programa Coleta Seletiva Solidária foi criado a partir do compromisso público da atual Prefeita em ato de campanha eleitoral

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS REDUÇÃO NA FONTE GERADORA RECUPERAÇÃO TRATAMENTO Estratégias como a Minimização de Resíduos é enfatizada,

Leia mais

RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE

RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE Março de 2019 Autora : Cristiane Pereira de Brito William Sousa Santos Nubia Rodrigues da Silva INTRODUÇÃO Este relatório contém todos os dados do contrato de

Leia mais

POLI USP RECICLA Centro de Reciclagem da Nespresso

POLI USP RECICLA Centro de Reciclagem da Nespresso INTRODUÇÃO POLI USP RECICLA Centro de Reciclagem da Nespresso O Programa Poli Recicla é responsável pelo gerenciamento de resíduos da Poli, abrangendo resíduos recicláveis, comuns, bitucas de cigarro,

Leia mais

Avaliação do perfil do resíduo gerado numa fábrica de tintas

Avaliação do perfil do resíduo gerado numa fábrica de tintas Avaliação do perfil do resíduo gerado numa fábrica de tintas Marçal Paim da Rocha (UFSM) marcalrocha@yahoo.com.br Juliano Konrad da Roza julianoroza@bol.com.br Djalma Dias da Silveira (UFSM) djalma@smail.com.br

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Nº 01/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Nº 01/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Nº 01/2019 3 Estrutura e atribuições do SGI 4 Estrutura do SGI Engenheiro de Segurança Diretor Gerente

Leia mais

ZERO RESÍDUOS PARA ATERRO SANITÁRIO

ZERO RESÍDUOS PARA ATERRO SANITÁRIO ZERO RESÍDUOS PARA ATERRO SANITÁRIO 23º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental Mogi Mirim Mar/2017 Dados Cadastrais Empresa: Eaton Ltda. Data de inscrição: 24/03/2017 Ramo de atividade: Automobilística Categoria

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)... Sumário 1. Política de Sustentabilidade...05 1.1. Declaração...05 1.2. Implementação da política...05 2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...06 3. Estrutura do SGA...06 3.1. Agenda Ambiental Operacional...08

Leia mais

Impacto Social. florestas & fibras. energia & clima. Resíduos & Reciclagem. Cadeia de suprimentos

Impacto Social. florestas & fibras. energia & clima. Resíduos & Reciclagem. Cadeia de suprimentos RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE KIMBERLY-CLARK 2017 Essencial para uma vida melhor Nossa abordagem e resultados Impacto Social florestas & fibras energia & clima Resíduos & Reciclagem Cadeia de suprimentos

Leia mais

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL VERSÃO DE 05/06/2017 PROGRAMA GESTÃO AMBIENTAL NO PÓLO MOVELEIRO DE ARAPONGAS ECOSELO METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO VERSÃO 20170610 (VERSÃO:

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2017

Relatório de Sustentabilidade 2017 Relatório de Sustentabilidade 2017 Princípios Ambientais Desenvolver produtos que ambientalmente corretos, em seus respectivos segmentos de mercado; Buscar contiuamente um desempenho ambiental por excelência

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil.

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de 2002. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO

Leia mais

PMAS. Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais. Reunião nº 01/2017

PMAS. Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais. Reunião nº 01/2017 PMAS Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Reunião nº 01/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

PRÊMIO MÉRITO AMBIENTAL. 1. Título de Projeto. Aterro Zero. 2. Introdução

PRÊMIO MÉRITO AMBIENTAL. 1. Título de Projeto. Aterro Zero. 2. Introdução PRÊMIO MÉRITO AMBIENTAL 1. Título de Projeto Aterro Zero 2. Introdução Eaton é uma empresa de gerenciamento de energia com vendas de US $ 20,9 bilhões. A Eaton fornece soluções energeticamente eficientes

Leia mais

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Engenharia Civil - Construção Civil 1 CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Prof. Dr. Leonardo Miranda CONAMA 307/02 2 CONAMA Conselho Nacional

Leia mais

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Reciclagem de Resíduos: oportunidades de negócios Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária - ORIS

Leia mais

COMPROMISSO. Cordialmente, Carlos Madureira Gerente Geral (CFO)

COMPROMISSO. Cordialmente, Carlos Madureira Gerente Geral (CFO) 1- INTRODUÇÃO COMPROMISSO Tenho o prazer de informar que o Plaza Avenida Shopping reafirma seu apoio aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente

Leia mais

Plano de Gerenciamento de Resíduos. Jeniffer Guedes

Plano de Gerenciamento de Resíduos. Jeniffer Guedes Jeniffer Guedes PLURAL Indústria Gráfica Ltda Parque gráfico da PLURAL com 33.500m 2. Fundada em 1996. Atualmente a PLURAL emprega 841 profissionais. Composição Acionária 51% 49% 90 anos de história Jornal

Leia mais

UMA ANALISE DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS HOSPITALARES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE

UMA ANALISE DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS HOSPITALARES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE UMA ANALISE DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS HOSPITALARES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE Claudinei Domingues 1, Paulo André de Oliveira 2 1 FATEC,Botucatu,São Paulo, Brasil. E-mail claudineifatec@gmail.com

Leia mais

Gerente Executivo Corporativo SSMAQ

Gerente Executivo Corporativo SSMAQ CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: Responsável pela Elaboração: Coordenadora Corporativa de Meio Ambiente Responsável pela Aprovação: Gerente Executivo Corporativo SSMAQ VERSÃO

Leia mais

O ILOG conta com a participação de Empresas, Cooperativas, Associações e Sindicatos, que juntas representam mais de 400 empresas, comprometidas com a

O ILOG conta com a participação de Empresas, Cooperativas, Associações e Sindicatos, que juntas representam mais de 400 empresas, comprometidas com a Sobre o ILOG O ILOG (Instituto de Logística Reversa) foi criado em fevereiro de 2016, pela iniciativa de empresas, associações e sindicatos, que já participavam do projeto das Centrais de Valorização de

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena Funcionalidade: Para não deixar sua casa bagunçada e cheio de pares de sapatos pelo chão, temos a Sapateira Siena que é uma moderna

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA DROGARIA NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO/MG Bruce Barbosa Ramos¹, Andréia Marega Luz² 1,2 Universidade de Uberaba 1 brucebr222@gmail.com, 2 andreiamaregaluz@gmail.com

Leia mais

Percentual dos materiais encontrados no lixo brasileiro. Fonte: site da Editora Moderna

Percentual dos materiais encontrados no lixo brasileiro. Fonte: site da Editora Moderna Resíduos Sólidos Resíduo: todo e qualquer produto ou material, provenientes de um processo, que ainda pode ter serventia, podendo ser reaproveitado para ser reutilizado ou reciclado. Percentual dos materiais

Leia mais

5º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo Sustentabilidade na Cadeia de Valor. Vicente Trius Presidente do Wal-Mart Brasil

5º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo Sustentabilidade na Cadeia de Valor. Vicente Trius Presidente do Wal-Mart Brasil 5º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo Sustentabilidade na Cadeia de Valor Vicente Trius Presidente do Wal-Mart Brasil OPERAÇÃO MULTIFORMATO Hipermercados Supermercados Mercado de Vizinhança

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro. Aproveitamento Energético com Biogás Beatriz Blauth Schlobach

17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro. Aproveitamento Energético com Biogás Beatriz Blauth Schlobach 17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro Aproveitamento Energético com Biogás Beatriz Blauth Schlobach Conceito de Biogás É o gás obtido a partir da fermentação anaeróbica de material orgânico: resíduos

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL ASSOCIAÇÃO FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA AFIP Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL - 2017 AFIP Página 1 de 12 SUMÁRIO 1.

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ. Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina.

LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ. Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina. LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina Produzir polui A tecnologia utilizada para produzir sempre causará algum

Leia mais

CARTA COMPROMISSO MOVIMENTO LIVRE-SE DE PLÁSTICOS

CARTA COMPROMISSO MOVIMENTO LIVRE-SE DE PLÁSTICOS VISÃO Acreditamos em um mundo onde a terra, o céu e as águas abrigam uma abundância de vida, não uma abundância de plásticos, e onde o ar que respiramos, a água que bebemos e o alimento que comemos esteja

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI. Rastreabilidade dos Resíduos de Serviço de Saúde Gerados no Hospital Municipal Vereador José Storopolli

HOSPITAL MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI. Rastreabilidade dos Resíduos de Serviço de Saúde Gerados no Hospital Municipal Vereador José Storopolli HOSPITAL MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI Rastreabilidade dos Resíduos de Serviço de Saúde Gerados no Hospital Municipal Vereador José Storopolli Wellson de Castro Pinto Tels: (11) 22079059/ (11)963686986

Leia mais

Movidos por um mundo mais sustentável GERENCIAMENTO TOTAL DE RESÍDUOS

Movidos por um mundo mais sustentável GERENCIAMENTO TOTAL DE RESÍDUOS Movidos por um mundo mais sustentável GERENCIAMENTO TOTAL DE RESÍDUOS TWM Soluções Ambientais Ltda A TWM AMBIENTAL nasceu com o compromisso de atender, com responsabilidade e respeito, às necessidades

Leia mais

PNRS /10. 8 Anos da Lei Federal que Define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Logística Reversa, Dificuldades e Perspectivas

PNRS /10. 8 Anos da Lei Federal que Define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Logística Reversa, Dificuldades e Perspectivas PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS MP 8 Anos da Lei Federal que Define a Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS 12305/10 Logística Reversa, Dificuldades e Perspectivas

Leia mais

MÓDULO 2. Prof. Dr. Valdir Schalch

MÓDULO 2. Prof. Dr. Valdir Schalch RESÍDUOS SÓLIDOSS MÓDULO 2 Prof. Dr. Valdir Schalch RESÍDUOS SÓLIDOS S - DEFINIÇÃO... aqueles nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica,

Leia mais

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Conceito Descarga Zero - ilustração Ação implantada - redução de resíduos na fonte Ação implantada - redução de resíduos na fonte Ação implantada - reciclagem

Leia mais

O Sistema Integrado de Gestão de Resíduos

O Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Lipor. p O Compromisso com a Sustentabilidade Nuno Araújo Barros Seminário APCER A Sustentabilidade e as cidades: o Papel das Organizações Exponor 05.Junho.2009 A Lipor 8 Municípios Área 648 km 2 População

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1 PNRS e a Logística Reversa Page 1 História Roma de Júlio Cesar e Augusto Page 2 História Geena Fogo eterno Page 3 História Cambridge 1338 São Paulo 1722 Rio de Janeiro 1850 Page 4 Novidades da PNRS Bloco

Leia mais

Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento

Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento Avanços na Implementação na Política Nacional de Resíduos Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento Engº Mario William Esper O QUE É A ABCP? 1936-2011 n Entidade privada sem fins

Leia mais

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA 2018 SUMÁRIO 1 QUEM SOMOS 2 A MARCA DA SEGURANÇA 2 MISSÃO 2 VISÃO 2 VALORES 2 O PROGRAMA 3 OBJETIVO 3 VAGAS 3 REQUISITOS 3 CONHECIMENTOS 3 HABILIDADES 4 ATITUDES

Leia mais

nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO

nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa PRINCÍPIOS REQUISITOS LEGAIS:

Leia mais

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS 1 Inovação em energia junto à A Nova Eco Energia é uma empresa localizada na cidade de Andradina, SP, inovadora no mercado de fontes de energia alternativas,

Leia mais

Gerenciamento de resíduos e efluentes na indústria. Marina Reis Costa Sustentabilidade

Gerenciamento de resíduos e efluentes na indústria. Marina Reis Costa Sustentabilidade Gerenciamento de resíduos e efluentes na indústria Marina Reis Costa Sustentabilidade QUEM SOMOS 67 ANOS DE HISTÓRIA que garantem pioneirismo em nossos negócios e liderança nos mercados em que atuamos

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

Caminhando para um Porto Verde

Caminhando para um Porto Verde Caminhando para um Porto Verde Práticas sustentáveis no setor portuário Maria Klien 9 de novembro de 2012 1 Sobre o Grupo 2 Histórico - Multiterminais 1986-1997 Início das operações terrestres Companhia

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017 PMAS Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente Reunião nº 06/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA Programa Nº 02/2016 10/ 03 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Cláudio Roberto Sanches Telefone: 19-33438458 e-mail: claudio-sanches@hmcp.puc-campinas.edu.br

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 A APLICABILIDADE DA NORMA OHSAS 18001 NO SETOR MINERAL: ÊNFASE NA GEOLOGIA DE LONGO PRAZO Cristiana Aparecida da Silva 1 ; Francisco de Assis da Silva Junior 2 1,2 Universidade de Uberaba cristiana12silva@gmail.com

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DOS RESÍDUOS GERADOS NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DOS RESÍDUOS GERADOS NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DOS RESÍDUOS GERADOS NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO Juliana Biluca (*), Karen Meridiana Rodrigues de Conto, Douglas Alcindo da Roza,

Leia mais

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Direito ao Meio Ambiente e Proteção do Consumidor Parâmetro

Leia mais

Cultura do lixo. Premissas. Modelo Linear

Cultura do lixo. Premissas. Modelo Linear Premissas Ecossistemas naturais Produção de bens e serviços Sociedade: uso e descarte Modelo Linear O modelo de produção e gestão de resíduos pode ser definido como linear, onde extraímos os recursos naturais

Leia mais

COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE Nome: Natalia Rente Nunes Telefone: (21) 2277-9417 / (21) 98738-0349 E-mail:

Leia mais

Neste estabelecimento as melhores técnicas disponíveis para este sector adotadas incidiram sobre os seguintes aspetos:

Neste estabelecimento as melhores técnicas disponíveis para este sector adotadas incidiram sobre os seguintes aspetos: Este estabelecimento corresponde ao estado mais avançado de desenvolvimento da atividade e dos métodos de operação/fabrico, incluindo as tecnologias utilizadas e a forma como a instalação foi projetada

Leia mais

PAPeleiras e PETeiras no Centro Santander Totta

PAPeleiras e PETeiras no Centro Santander Totta PAPeleiras e PETeiras no Centro Santander Totta PAPeleiras e PETeiras no Centro Santander Totta Há nove anos que o Banco Santander Totta mede a sua pegada ambiental. Nesse âmbito, têm sido adotados mecanismos

Leia mais

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Macroárea: Energia Instalação elétrica geral Organização da manutenção Estimular boas práticas sustentáveis sobre energia elétrica Eficiência do sistema elétrico Projetar areformulação do sistema elétrico

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes A Rodorei Transportes adota, há dez anos, uma política agressiva de sustentabilidade que envolve o gerenciamento de sua frota, as atitudes dos seus colaboradores

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

Tarefas / Atividades. I - C I - C Não direcionado por contrato relacionado à atividade / função - atuação desdobrada

Tarefas / Atividades. I - C I - C Não direcionado por contrato relacionado à atividade / função - atuação desdobrada Nota: Item 6 não é aplicável pois é derivada da atividade da ANASOL, empresa que não pertence mais ao Grupo Bureau Veritas. Tarefas / Atividades Âmbito Envolvidos Atividades de escritórios (BV ou Externos)

Leia mais

Produção e caracterização de resíduos da construção civil

Produção e caracterização de resíduos da construção civil 1 Produção e caracterização de resíduos da construção civil 2 Geração de resíduos RCC Brasil 230 a 760 kg/hab.ano RCC Europa 600 a 918 kg/hab.ano Resíduos domiciliares Europa 390 kg/hab.ano 3 Geração de

Leia mais

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA: ANÁLISE DO CICLO DE VIDA Introdução: Os processos industriais não geram somente resíduos, como também, consomem recursos naturais, requerem infraestrutura de transporte, utilizam

Leia mais

DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS Diógenes Del Bel Diretor Presidente Funasa Simpósio de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública 10 / set / 2012 Desafios atuais da gestão de resíduos urbanos

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 1.1.1. Efluentes Líquidos Domésticos... 2 1.1.1.1. Fossa

Leia mais

COPROCESSAMENTO TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

COPROCESSAMENTO TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL COPROCESSAMENTO TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL 06/06/2019 Semana do Meio Ambiente / FIESP Questões Urbanas S/ coleta = 6.9 MM t/ano => 8,8% Lixão = 12.9 MM t/ano = 16.5% Aterro Controlado = 16.4 MM t/ano = 21%

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS - DIFERENÇAS

ASPECTOS CONCEITUAIS - DIFERENÇAS ASPECTOS CONCEITUAIS - DIFERENÇAS I. COPROCESSAMENTO: Processo de valorização de resíduos SEM VALOR COMERCIAL, que consiste na recuperação e reciclagem de resíduos para fins de uso como substitutos parciais

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

Logística e Distribuição. Conceito

Logística e Distribuição. Conceito Logística e Distribuição Logística Reversa 1 Logística e Distribuição 2 Logística e Distribuição Conceito É uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno

Leia mais

INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL 2017 PRINCIPAIS INDICADORES MONITORADOS ENERGIA ELÉTRICA

INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL 2017 PRINCIPAIS INDICADORES MONITORADOS ENERGIA ELÉTRICA PRINCIPAIS INDICADORES MONITORADOS Confira abaixo os resultados consolidados nos últimos três anos, reportados de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). ENERGIA ELÉTRICA Em 207,

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

1º Encontro ABCE de Gestão Jurídica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica

1º Encontro ABCE de Gestão Jurídica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica 1º Encontro ABCE de Gestão Jurídica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica Aplicação da tecnologia da informação como ferramenta de gestão da área jurídica Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG

Leia mais