1.2 Define-se como CONTRATANTE o Banco de Brasília - BRB e como CONTRATADA a empresa vencedora deste certame licitatório.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.2 Define-se como CONTRATANTE o Banco de Brasília - BRB e como CONTRATADA a empresa vencedora deste certame licitatório."

Transcrição

1 FL. 01/18 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Este Caderno de Especificações estabelece normas gerais, padrões e definições para Execução de serviços especializados em instalações elétricas, telefônicas, lógica, hidrossanitárias e prediais das Dependências da Direção Geral, Pontos de Atendimento e Lojas de Conveniência do BRB, compreendendo todos os elementos constantes desta especificação e demais anexos. 1.2 Define-se como CONTRATANTE o Banco de Brasília - BRB e como CONTRATADA a empresa vencedora deste certame licitatório. 1.3 A CONTRATADA deverá prestar serviços de atendimento de chamados (Ordem de Serviços OS) para prestar serviços especializados nas Dependências do BRB no Distrito Federal e entorno, por regiões, conforme relação no Anexo VI. Para o atendimento, a CONTRATADA deverá possuir infra-estrutura de equipamentos e pessoal necessárias e suficientes para o atendimento conforme prazo definido. 1.4 Os veículos utilizados pela CONTRATADA na prestação de serviços, deverão estar devidamente identificados com sua logomarca. Seus empregados estar uniformizados e portando crachá de identificação. Cada veículo deverá conter mala de ferramentas, aparelho celular e equipamentos necessários e suficientes para a execução dos serviços. 1.5 A FISCALIZAÇÃO será designada pelo BRB BANCO DE BRASÍLIA S.A. e será composta por técnicos e engenheiros/arquitetos com autoridade para exercer, em nome do CONTRATANTE, toda e qualquer ação de orientação geral, controle e fiscalização das obras/serviços de construção. 1.6 As LICITANTES deverão realizar levantamento nos locais, não se admitindo da CONTRATADA, posteriormente, desconhecimento das atuais condições e das medidas necessárias à execução dos serviços. Após a visita, as LICITANTES deverão comunicar discrepâncias que possam trazer embaraços ao perfeito funcionamento dos trabalhos. A CONTRATADA assumirá inteira responsabilidade sobre problemas que poderiam ter sido identificados na fase de visita. 1.7 A CONTRATADA deverá apresentar ao BRB, em no máximo 10 dias após assinatura do contrato, ART (relativa ao período de vigência do contrato) de registro do contrato junto ao CREA/DF, em nome de seus responsáveis técnicos. 1.8 A CONTRATADA será responsável por todas as despesas, taxas, impostos, leis sociais, seguro de pessoal, licenças, etc inerentes à prestação dos serviços.

2 FL. 02/ A CONTRATADA deverá tomar todas as precauções e zelar permanentemente para que suas operações não provoquem danos físicos ou materiais ao BRB ou a terceiros, nem interfiram negativamente com o tráfego nas vias públicas que utilizar. A CONTRATADA se responsabilizará por todos os danos causados às instalações existentes, aos móveis, a terceiros e aos bens públicos. 1.10A CONTRATADA se obriga a utilizar somente materiais novos e de primeira qualidade, sem defeitos ou deformações e todos os serviços deverão ser executados com esmero e perfeição. Fica terminantemente proibida a reutilização de materiais. 1.11A modificação do padrão de acabamento nas dependências do Banco, quando da execução dos serviços, só poderá ser feita sob autorização por escrito do BRB. 1.12Os materiais a serem empregados, bem como as obras e os serviços a serem executados, deverão obedecer rigorosamente: às normas da ABNT; aos regulamentos das Empresas Concessionárias; às prescrições e recomendações dos fabricantes; às normas internacionais consagradas, na falta das normas da ABNT; 1.13Correrá por conta exclusiva da CONTRATADA a responsabilidade por quaisquer acidentes de trabalho que vierem a ocorrer, bem como as indenizações que possam vir a ser devidas a funcionários da CONTRATADA e a terceiros por fatos relacionados com os serviços, ainda que ocorridos fora das dependências do BRB. 1.14A Ordem de Serviço (OS) dar-se-á por encerrada quando todos os acabamentos, materiais e equipamentos estiverem devidamente instalados, funcionando e sem qualquer vestígio de sujeira. 1.15Os serviços serão sempre prestados diretamente pela CONTRATADA, vedada a subempreitada, cessão ou caução a terceiros das obrigações decorrentes do Contrato. 2. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 2.1 Atender a toda e qualquer ordem de serviço, encaminhada pela Gerência de Engenharia e Manutenção do BRB, referente aos serviços básicos e complementares apontados no Anexo II e no Anexo III, para imediata execução, observando os prazos definidos nessa especificação. 2.2 Registrar, em relatórios específicos, as pendências que não puderem ser solucionadas devido à falta de peças e equipamentos necessários ou à dificuldade de acesso e de trabalho durante o horário de expediente bancário.

3 FL. 03/ CARGA HORÁRIA - O horário normal de atendimento será de 2 ª a 6 ª feira de 7:00 às 22:00h. Sábados, Domingos e Feriados de 7:00 às 19:00h. A CONTRATADA poderá ser acionada, no caso de situação emergencial, que ocorra após ou antes do horário normal definido neste item, através de telefone celular, BIP ou telefone de plantão. 2.4 Caso haja necessidade devido à complexidade dos serviços que estão sendo executados, ou para atender aos prazos definidos pelo Banco, o horário descrito no item anterior poderá ser estendido, sem nenhum ônus para o BRB, de acordo com as necessidades da CONTRATADA. 2.5 Em serviços que envolvam desligamento de energia das dependências, as equipes técnicas trabalharão em horários fora do horário de encerramento do Auto-atendimento das Agências, que normalmente vai até às 22:00h. 2.6 Executar vistorias, acompanhadas ou não de técnico do BRB, para diagnóstico ou solução de problemas relacionados com o objeto da especificação. 2.7 Manter corpo técnico e profissional (eletricista, eletrotécnico, bombeiro hidráulico, técnico em telefonia/cabeamento estruturado e auxiliar) em número suficiente para suprir a demanda de serviços a serem executados, bem como meio de transporte dotados de peças de reposição e dos demais componentes sobressalentes. 2.8 Possuir infra-estrutura técnica (oficina e laboratório) e administrativa, capacitada e permanente, para orientar e resolver os problemas levantados pelo pessoal de campo com relação às instalações hidráulicas, elétricas, lógicas, telefonia e prediais. 2.9 Responsabilizar-se pela interpretação dos laudos, relatórios e planilhas, e pelas providências necessárias e sua adequação ao problema real existente. 2.10A CONTRATADA colocará à disposição do BRB seu corpo técnico e sua experiência, sob a forma de assessoria envolvendo qualquer assunto relacionado com as instalações elétricas, hidrossanitárias, de telefonia e outras áreas afins. 2.11A empresa emitirá relatórios periódicos das atividades desenvolvidas, conforme modelos a serem apresentados ao BRB, contendo todas as informações pertinentes aos serviços executados nas dependências relacionadas no Anexo VI. Mensalmente a CONTRATADA deverá fornecer relatório referente aos serviços executados no mês e apresentá-lo juntamente com as faturas, devendo ser assinado pelo Responsável Técnico. 2.12Nesses relatórios também deverão constar eventuais sugestões e ainda dados estatísticos e gráficos, que servirão para análise dos serviços executados. 2.13A Contratada deverá fazer funcionar escritório da empresa ou de um representante legal em Brasília/DF durante todo o período de vigência do contrato e informar ao Banco seu endereço completo e seus números de telefone, fax e bip, e ainda, telefone celular.

4 FL. 04/ A CONTRATADA deverá possuir os seguinte equipamentos: analisador de energia elétrica, terrômetro, Penta Scanner para redes Ethernet/Fast-Ethernet, rotulador para identificação de cabos, através de etiquetas plastificadas, test sets de 2 Mb, bomba de esgotamento a gasolina, bomba hidráulica, máquina de desentupir, dentre outros necessários a perfeita execução dos serviços contratados. 2.15Os técnicos da CONTRATADA trabalharão utilizando equipamentos de proteção individual específicos para cada caso (luvas, capacetes, etc.), além dos equipamentos coletivos (tapetes isolantes, etc.). Deverão obedecer as normas constantes do Anexo V, além de outras exigidas pela legislação em vigor. 2.16Esses técnicos serão habilitados e terão a necessária experiência para executar as respectivas tarefas, tendo em vista sempre o aspecto da segurança do trabalho. 2.17A empresa deverá tomar as medidas necessárias à criação de ambiente de trabalho que induza os empregados a pensarem permanentemente em segurança, tanto pessoal como patrimonial. 2.18Os materiais/peças de reposição sempre serão novos e fornecidos pela empresa CONTRATADA, cuja obrigação abrangerá também o acondicionamento, transporte e demais procedimentos relacionados com a colocação e/ou disponibilização no local. Não será admitido o emprego de materiais/peças de reposição recondicionados, reutilizados ou com prazo de garantia do fabricante vencido. 2.19Os valores dos serviços e dos materiais constantes do contrato estão definidos nos Anexos II e III. Esses preços unitários são os estimados pelo Banco para remunerar a CONTRATADA pelo serviços executados no mês. A esses valores será acrescido a remuneração de deslocamento, estimada no Anexo IV. 2.20As quantidades estimadas nos Anexos II e III indicam a previsão de utilização dos serviços durante a vigência contratual, devendo ficar claro para a CONTRATADA que, caso estes quantitativos não sejam atingidos durante o período por decisão da Administração do Banco em reduzir despesas, ou ainda, pelo fato dos serviços executados no período estarem abaixo da estimativa inicial, nenhum tipo de indenização será paga à CONTRATADA. Desse modo, somente serão pagos os serviços rigorosamente executados durante o período. 2.21O fornecimento de materiais/peças de reposição deverá se ater exclusivamente àqueles considerados necessários para realização dos serviços, assumindo a CONTRATADA inteira responsabilidade com os custos de materiais/peças de reposição e outras despesas que não tenham estreita relação com o objeto deste edital, salvo quando houver autorização expressa pela Fiscalização do BRB. 2.22Todo material/peça de reposição deverá guardar igual ou superior equivalência quanto às especificações técnicas com o que foi substituído. Caso não seja obedecida essa solicitação, a CONTRATADA deverá efetuar a devida regularização imediatamente, sem qualquer ônus para o BRB.

5 FL. 05/ A CONTRATADA dará garantia total, pelo prazo mínimo de 06(seis) meses sobre todos os serviços executados ou sobre todos os materiais/peças de reposição empregados. 2.24A CONTRATADA cumprirá suas obrigações de acordo com as normas técnicas e de segurança, vigentes à época da execução do serviço, inclusive posturas do Ministério do Trabalho, Municipais e do Corpo de Bombeiros As licitantes deverão apresentar planilha de custos, de acordo com os Anexos II, III e IV, por região que desejar participar, conforme relação de dependências do anexo VI. 2.26Os serviços contratados, inclusive manutenção corretiva proveniente de omissões ou falhas, integram os preços definidos nos Anexos II, III e IV, e serão executados pela CONTRATADA, sem outros ônus para o BRB. 2.27A CONTRATADA utilizará profissionais especializados, cabendo-lhe exclusiva responsabilidade pelo cumprimento da legislação, em especial a tributária, civil, previdenciária e trabalhista. A CONTRATADA reembolsará o BRB das despesas decorrentes de: reconhecimento judicial de vínculo empregatício de empregados seus com o BRB ou qualquer outra empresa do conglomerado; reconhecimento judicial de solidariedade do BRB ou qualquer outra empresa do conglomerado, quanto às obrigações trabalhistas e previdenciárias da CONTRATADA, incluindo eventuais indenizações por acidentes do trabalho em âmbito trabalhista e civil. 2.28A CONTRATADA não divulgará nem fornecerá dados ou informações obtidos em razão deste contrato, e não referirá o nome do BRB, para fins comerciais ou em campanhas e material de publicidade. 2.29A CONTRATADA executará os serviços, preservando as estruturas e estética originais; qualquer alteração deverá ser previamente aprovada pelo BRB. A CONTRATADA é responsável pela reparação de danos causados às dependências do BRB, aos seus FUNCIONÁRIOS ou a TERCEIROS por todo dano que decorra, direta ou indiretamente, por culpa ou dolo de seus profissionais na execução da presente prestação de serviços. O dano será apurado em conjunto por um representante da CONTRATADA e por um do BRB. Para garantia do ressarcimento do dano, total ou parcial, tem o BRB direito de retenção sobre a remuneração devida à CONTRATADA. A retenção será sobre o valor estimado do dano. 2.30A CONTRATADA apresentará, no dia previsto em contrato, subsequente ao encerramento do mês, as notas fiscais/faturas referente aos serviços executados, acompanhadas dos documentos legais e relatórios exigidos pela Fiscalização. 2.31Nenhum pagamento isentará a CONTRATADA das responsabilidades e obrigações, nem implicará aceitação definitiva dos serviços Executar todo levantamento necessário (medidas, testes, croquis, as built, etc.) das instalações modificadas/implantadas envolvendo os locais sob sua responsabilidade.

6 FL. 06/ Apresentar, no prazo de 10 (dez)dias corridos da data da assinatura do contrato, relação contendo nome e qualificação técnica dos profissionais integrantes da equipe exigida. 2.34Fazer levantamento e dar tratamento estatístico conveniente (numérico e gráfico), a cada período de 03 (três) meses, por meio informatizado dos dados contidos nos relatórios solicitados pela Fiscalização referentes aos serviços executados e peças/materiais de reposição fornecidos, para fins de avaliação e estudos por parte do BRB das incidências da manutenção, tais como, freqüência de corretivas, horas técnicas gastas, reposição de peças, ocorrência de problemas típicos, etc. 2.35A ausência ou omissão da Fiscalização não eximirá a CONTRATADA das responsabilidades previstas em contrato. 2.36Executar ensaios e testes de demais provas exigidas por norma técnica oficiais para boa execução do serviços, sem ônus para o BRB. 2.37A Fiscalização registrará em relatório as deficiências verificadas na execução dos serviços, encaminhando cópia à CONTRATADA para imediata correção das irregularidades apontadas sem ônus para o BRB. 2.38Estas especificações deverão ser rigorosamente obedecidas e quaisquer alterações somente poderão ser feitas com autorização expressa da fiscalização. 2.39Quaisquer danos aos equipamentos, curtos circuitos, quedas e defeitos decorrentes da execução dos serviços ou de negligência da CONTRATADA deverão ser imediatamente reparados. 2.40A empresa deverá deslocar recursos técnicos e operacionais de imediato para solucionar as questões no período definido no item 4 deste Anexo Prazo de Atendimento. 3. SERVIÇOS BÁSICOS/ SERVIÇOS COMPLEMENTARES 3.1 Definem-se como serviços básicos aqueles serviços habituais e semelhantes para todas as instalações. Pretende-se com esta definição estabelecer um critério único de contratação para uma série de serviços. A tabela com a relação dos serviços básicos encontra-se no Anexo II. 3.2 Definem-se como serviços complementares aqueles serviços ou materiais necessários para a complementação dos serviços básico. Os serviços complementares são utilizados quando a intervenção extrapolar os serviços básicos. A tabela com a relação dos serviços/materiais complementares encontra-se no Anexo III. 3.3 A Gerência de Engenharia e Manutenção - GEREM encaminhará à CONTRATADA para o atendimento Ordens de Serviços contendo a descrição dos serviços e seus valores de acordo com a proposta apresentada ao BRB.

7 FL. 07/ A GEREM poderá, ainda, de acordo com a complexidade da intervenção, solicitar proposta à CONTRATADA para execução de determinado serviço. Neste caso, a proposta a ser apresentada será composição dos serviços básicos e complementares, conforme o caso, necessários para executar o trabalho solicitado. A proposta será analisada pela GEREM e, se for o caso, aprovada. 3.1 ESPECIFICAÇÃO PARA FORNECIMENTO DE MATERIAL E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Eletrodutos Fornecimento e instalação de eletrodutos para alimentação dos circuitos elétricos e cabeamento estruturado. Especificações / Acabamentos: Para eletrodutos de PVC: Serão rígidos, seção circular, de cloreto de polivinil não plastificado (PVC), auto extinguível, rosqueáveis, conforme NBR 6150 e BS 4607.Os eletrodutos obedecerão ao tamanho nominal em polegadas e paredes com espessura da Classe B. Poderão ser utilizadas as marcas de referência Fortilit e Tigre. Para eletrodutos metálicos: Serão rígidos, de aço carbono, com revestimento protetor, rosca cônica conforme NBR 6414 e com costura. Os acessórios do tipo luva e curva deverão obedecer às especificações da norma 5598 e acompanham as mesmas características dos eletrodutos aos quais estiverem conectados. Poderão ser utilizadas as marcas de referência Carbinox, Elecon. Obs.:Os eletrodutos deverão ser dimensionados de forma a atender os requisitos estipulados pela NBR 5410, considerando taxa máxima de ocupação dos condutores de 40%. Para desvios de trajetória só será permitido o uso de curvas pré-fabricadas, ficando terminantemente proibido submeter o eletroduto a aquecimento. Os eletrodutos devem ser fornecidos com todos os materiais necessários à sua fixação. Obs: Toda instalação de eletroduto aparente deverá ser em ferro galvanizado Condutores Fornecimento e passagem de cabos e condutores. Condutor isolado constituído por condutor de cobre, têmpera mole, classe 5, isolação de PVC, tipo BWF, tensão de isolamento 450/750V, seção nominal variável, de acordo com a NBR Deverão atender às especificações contidas em plantas e listas de materiais. Para baixa tensão, terão condutores em cobre têmpera mole com isolação em PVC 70 º classe 750 V. Quando não tiverem capa protetora, deverão obedecer às prescrições da NBR Nos casos em que tenham capa protetora deverão obedecer às prescrições da NBR Se forem utilizados cabos com isolação em EPR, deverão ter capa protetora e obedecer às prescrições da NBR Para todos os casos acima devem ser atendidas todas as exigências das normas complementares para cada caso específico.

8 FL. 8/18 Para cabos singelos, a isolação terá obrigatoriamente cor azul claro para o neutro, verde ou verde e amarelo para condutor de proteção (TERRA) e outras cores para fase (branco ou amarelo). A bitola mínima para cabos será de 2,5 mm² para luz e força e 1,5 mm² para comandos e sinalização. Em nenhuma hipótese será permitido o emprego de condutores rígidos (fio), devendo ser empregados obrigatoriamente cabos com encordoamento concêntrico. A isolação dos condutores dos circuitos terminais de rede comum deverá obedecer ao seguinte padrão de cores:: Fase BRANCO ou AMARELO Neutro AZUL CLARO Terra VERDE ou VERDE/AMARELO Para os circuitos terminais de no-break, a isolação deverá obedecer o seguinte padrão de cores: Fase VERMELHO Neutro AZUL CLARO Terra VERDE OU VERDE/AMARELO Para média tensão deverão ser fabricados conforme NBR 7288 e terão condutores em cobre de têmpera mole. Deverão ter isolamento em PVC auto-extinguível, blindagem de isolação e capa protetora conforme definido pelas normas complementares exigidas. Cabos multipolares deverão ter capa interna de PVC ou borracha vulcanizada. Caberá ao fornecedor executar os testes mencionados na norma NBR 7288 quando solicitados pelo comprador. Fabricantes de referência Pirelli, Lousano e Reiplas. Serviços inclusos: Identificação dos circuitos será executada por meio de anilhas em PVC, instalação de terminais pré-isolados e tudo necessário para sua perfeita instalação Quadros Elétricos Os disjuntores deverão ser afixados diretamente à placa de montagem, através de elementos adequados que permitam a eventual substituição de peças sem a necessidade de desmontar todo o conjunto. Deverão obedecer as normas NBR IEC 898, possuir curvas características de tempo corrente adequadas para o tipo de carga a ser protegido e possuir capacidade de ruptura adequada ao ponto da instalação onde será instalado. A interligação entre os disjuntores e o barramento principal deverá ser feita por meio de barramentos horizontais, não sendo permitida interligação por meio de cabos. Deverão ser previstas uma barra de terra, solidamente conectada à placa de montagem e uma barra de neutro, afixada por meio de isoladores de epoxi. (esquema de aterramento TN CS ou TN- S). A fiação de comando deverá ser executada em cabo de cobre flexível, com isolação termoplástica anti-chama, classe 750 V, com bitola mínima de 1,5 mm2.toda ligação entre componentes deverá ser feita utilizando-se terminais a compressão pré-isolados, adequados a cada conexão. Nas ligações onde há dispositivos instalados na porta, deverá ser tomado cuidado especial na execução dos chicotes para que seja possível a movimentação da articulação sem tensionar os condutores.

9 FL. 09/18 As partes metálicas não condutoras de energia deverão ser conectadas à barra de terra (porta, chassis, etc.). Identificação: Os quadros deverão ser identificados através de plaquetas acrílicas com fundo branco e gravação em letras pretas, afixada na porta por meio de parafusos. Os disjuntores e componentes poderão ser identificados com etiqueta adesiva indelével impressa com a indicação da carga a ser acionada. Só poderão ser utilizados disjuntores tipo Europeu obedecendo os que possuem curva B para circuitos de iluminação e curva C para circuitos de força. Fabricantes de referência : Siemens, Merlin Gerin, ABB,Pial Legrand Caixas de passagem Fornecimento e instalação de caixas de passagem sobre forro ou embutidas em parede/piso para alimentação das tomadas Especificações / Acabamentos: Salvo indicação expressa em contrário, todas as caixas serão metálicas e obedecerão às especificações da NBR 6235, NBR 5431 e normas complementares exigidas. Para instalações embutidas em paredes e teto, serão empregadas caixas estampadas em chapa de aço com espessura mínima de 1,2 mm e revestimento protetor à base de tinta metálica. Para pontos de luz no teto serão octogonal 4x4, nas paredes serão 4x2 ou 4x4 para interruptores e tomadas, 4x4 para telefone e on-line e 4x2 para acionadores de alarmes. Para instalações embutidas no piso ( tomadas, telefone, on-line, alarme), serão de alumínio fundido com tampa de latão polido de altura regulável e junta de vedação em borracha. As entradas devem ter rosca cônica conforme NBR Para instalações aparentes, de maneira geral serão empregados conduletes de alumínio fundido, com tampa em alumínio estampado e junta em borracha. Quando as entradas não forem rosqueadas, deverão ter junta de vedação em borracha. Em ambos os casos a vedação deve oferecer grau de proteção IP 54. Para instalações de alimentadores em áreas abrigadas, montagem embutida ou aparente, podem ser empregadas caixas de chapa de aço dobradas, com tampa aparafusada. Nestes casos a espessura mínima da chapa deve ser de 1,2 mm. Para instalações ao tempo ou em locais muito úmidos, deverão ser empregadas caixas de alumínio fundido com tampa com junta de borracha, de forma a oferecer grau de proteção IP 54. Serviços inclusos: Fornecimento e instalação de caixas de passagem, tirantes, parafusos e todo material necessário para sua perfeita instalação Tomadas Fornecimento e instalação de tomadas completas 2P + T.

10 FL. 10/18 Tomada de corrente de embutir instalada em caixa de derivação 4x2" de PVC: para REDE COMUM - 2P+T (dois pólos (chato e redondo)e um pólo (redondo)) corrente nominal 25A, tensão nominal 250V; para REDE NB - 2P+T (dois pólos chatos, e um pólo redondo) corrente nominal 25A, tensão nominal 250V, ambas de acordo com a NBR Tomada com termoplástico frontal na cor preta e formato quadrado da PRIME. Para cabos de ligação ou acoplamento de circuitos com corrente superior a 25 A, empregar tomadas e plugues construídos conforme IEC 309 e projeto de norma brasileira 3: Quando instalados ao tempo deverão ter proteção contra respingos, correspondentes ao grau de proteção IP 23. Placas, linha Elite, cor Champagne, com suporte termoplástico reforçado e fusíveis de proteção contra descarga e de rápida ação 5 A, da Pial Legrand. Serviços inclusos: Fornecimento e instalação de tomadas completas, e todo serviço necessário para sua perfeita instalação Cabo UTP Fornecimento e instalação de cabo UTP para os circuitos de comunicação. Especificação: Cabo: UTP ( Unshielded Twisted Pair ) Tipo: Nível 5E Quantidade de pares: 04 Dist. Máx. permitida: 90 metros Cor: Azul Bitola Externa: ~5,0 mm Instalação: Deverá ser passado um cabo independente para cada estação de trabalho, interligando o (s) patch Panel(s) / Concentrador(es) de Cablagem (HUB) à estação de trabalho. Deverão ser passados todos os cabos necessários para operacionalização dos recursos, inclusive os pontos de ramais telefônicos. Os referidos cabos não poderão ter emendas,dobras e partes desencapadas, em hipótese alguma, pois estas ocorrências alteram as características físicas dos mesmos, acarretando funcionamento inadequado da rede, de uma maneira geral. planejamento das rotas para passagem dos cabos de rede local deve levar em consideração fontes de emissão de sinais, ou seja, fios de energia elétrica, rádio freqüência (RF), motores elétricos, geradores, etc. Quando da coexistência de cabos de rede local e fontes de energia, conforme citado anteriormente,algumas precauções devem ser adotadas para que a integridade das informações que trafegam nos cabos de comunicação de rede local seja mantida. Tais precauções, descritas a seguir, foram extraídas da norma EIA/TIA 569 (pags. 84/85) Tubulações/canaletas metálicas fechadas (ex. conduítes) : De maneira geral oferece a proteção adequada para fios e cabos de energia elétrica que possam produzir altas variações momentâneas, típico de edifícios comerciais. Este tipo de caminho/acondicionador metálico faz a supressão da indução gerada pelas fontes citadas anteriormente.

11 FL. 11/18 Tubulações não metálicas e canaletas abertas (ex. conduítes plásticos): As fontes elétricas e cabos de rede acondicionados neste tipo de caminho devem ter uma distância suficiente para que não exista interferências. Estes devem estar a uma distância mínima de 120 mm de fontes fluorescentes e respectivos componentes, e especial atenção para cabos elétricos condutores de altas descargas de energia. O cabo deve ter folga suficiente em seu comprimento do lado do patch panel / HUB para possibilitar a troca de porta, caso seja constatada alguma anormalidade de operação este comprimento adicional, qualquer terminal pode acessar qualquer porta do HUB. Montagem do Cabo: A fixação dos condutores do cabo ao conector RJ-45 deve obedecer a seguinte convenção (PADRÃO 568-A): PINO COR OBSERVAÇÕES 1 Branco do par branco/verde Par 3 2 Verde Par 3 3 Branco do par branco/laranja Par 2 4 Azul Par 1 5 Branco do par branco/azul Par 1 6 Laranja Par 2 7 Branco do par branco/marrom Par 4 8 Marrom Par 4 Os cabos deverão ser conectados ao HUB obedecendo uma curvatura de 10 vezes o seu diâmetro externo para instalações com poucas curvas e para instalações com muitas curvas (95% dos casos), esta curvatura deverá ser de 20 vezes o diâmetro externo do cabo. Em ambos os casos deverá ser prevista a utilização de aliviadores de tensão, nas cores padrão de identificação de acordo com sua função (dados/telefonia). Caberá a empreiteira fornecer documentação sobre validação dos cabos de rede da instalação através do uso de Penta Scanner. Este equipamento testa várias características como interferência entre pares, atenuação, comprimento, além de outros parâmetros. Esta documentação deverá incluir a impressão de relatório gerado pelo Scanner de cada cabo testado pela empreiteira. Identificadores: Os cabos deverão ser identificados utilizando marcadores para condutores elétricos Hellermann, ou similar, do tipo Helagrip, referência recomenda número H0 85, de tal modo que estes não deslizem pelo cabo e indiquem o número do terminal de trabalho correspondente. A identificação deve ser colocada a uma distância, conforme descrito a seguir, de modo que a visualização desta não seja prejudicada, conforme descrito abaixo : Distância entre o conector RJ-45 do lado do HUB +/- 1,0 cm Distância entre o conector RJ-45 do lado da estação de trabalho +/- 20,0 cm A identificação deverá seguir o padrão existente.

12 FL. 12/ Tomadas RJ 45 Fornecimento e instalação de tomadas RJ-45. Tipo modular padrão RJ-45 tipo fêmea 8 pinos( Cat. 5E), não blindada com terminais de conexão em cobre berílio estanhados, padrão 110 IDC, para condutores de 22 a 26 AWG. Corpo em termoplástico de alto impacto não propagante á chama. Conector modular tipo Jack padrão RJ tipo macho com 8 pinos (Cat. 5E), com contatos em cobre berílio com camada de ouro de 50 micro-polegadas, em tamanho compacto. Corpo em termoplástico de alto impacto não propagante á chama. Serviços inclusos: Deverão ser utilizados plaquetas de identificação, encaixadas na parte frontal do conector RJ-45 fêmea (e nos Patch Panels), na cor laranja para identificação externa dos pontos. Fornecimento e instalação de tomadas completas, inclusive crimpagem e espelhos, com todo serviço necessário para sua perfeita instalação Impermeabilização Execução de reparo em impermeabilização. Seguirá as seguintes camadas: Camada de cimento e areia (traço 1:3) com caimento para os ralos e 2cm de espessura. Manta asfáltica pré-fabricada conforme NBR 9952, aplicada com asfalto fundido ou maçarico, sobre prévia camada asfáltica de imprimação, com sobreposição (emendas) lateral e longitudinal de 10cm. Feltro de cartão asfáltico 250/15 Argamassa de cimento e areia (traço 1:4), espessura de 3cm, formando quadros de 150x150cm, com tela tipo Telkon e juntas vedadas com mastique asfáltico. Serviços inclusos: Material e mão de obra necessários para execução dos serviços, camada de regularização, impermeabilização, proteção térmica e proteção mecânica Piso em granito Fornecimento e assentamento de piso em granito para recomposição de placas. Placas de granito, cor e dimensões existentes, acabamento polido, espessura 2cm, conforme paginação do piso existente. Obter uma superfície desempenada e bem nivelada. Deverão apresentar forma, cor e textura regular nas partes aparentes, faces planas e arestas perfeitamente retas, com juntas secas. Deverão ser serrada e acabadas sempre na mesma direção. Prever assentamento através de argamassa colante industrializada, tipo 2. Prever execução de argamassa de regularização, traço 1:4, com 3cm de espessura. Prever aplicação de massa de calafetar, tipo Iberê, para assentamento sobre o tablado da gerência

13 FL. 13/18 Serviços inclusos: Fornecimento e assentamento de placas de granito, bem como argamassa colante industrial, rejuntes, juntas e tudo necessário para o perfeito assentamento. Obs.: Amostras deverão ser previamente submetidas à aprovação do BRB/Fiscalização Piso vinílico Fornecimento e assentamento de piso vinílico para recomposição de placas. Inclui execução de piso vinílico em placas 30x30cm com 2,0 ou 3,2mm de espessura, da Fademac, conforme existente As juntas das placas devem estar alinhadas e paralelas às linhas da parede, sem que haja desalinhamento nem desnivelamento entre placas contíguas. Peças soltas ou com possíveis bilhas deverão ser corrigidas ou recolocadas. revestimento de piso deve passar sempre por baixo do rodapé ou do revestimento de parede Piso Cerâmico Fornecimento e assentamento de cerâmica para recomposição de peças. Inclui execução de piso em cerâmico, conforme existente. Utilizar rejunte na cor existente. caimento do piso deverá ser executado pela camada niveladora e não na massa de assentamento. Obter uma superfície desempenada e bem nivelada. Deverão apresentar forma regular nas partes aparentes, faces planas e arestas perfeitamente retas Azulejo Para recomposição de peças nas faces das paredes do WC, copa, etc. conforme existente. Prever rejunte conforme projeto de arquitetura. As peças deverão ter o esmalte e vitrificação homogêneos, lisos, uniformes sem diferença de tonalidade e superfície plana. Serão assentados em fiadas horizontais e com juntas niveladas e prumadas de largura constante Chapisco, Reboco e Emboço Para aplicação dos revestimentos as paredes devem ser preparadas: limpar a alvenaria com vassoura, cortar eventuais saliências da argamassa das juntas e umedecer adequadamente a superfície. Chapisco: argamassa de cimento e areia média, traço 1:3, espessura 5mm. Emboço: argamassa de cimento e areia, traço 1:3, espessura máxima de 20mm. Utilizar guias de sarrafeamento espaçada com o mínimo de 2 metros. As arestas devem ser chanfradas ou protegidas por cantoneiras. A superfície não deverá ser desempenada para facilitar a aderência do reboco. Reboco: argamassa de cal e areia, traço 1:3, espessura máxima de 5mm. Para áreas externas deverá ser utilizada argamassa de cimento ou argamassa pronta com impermeabilizante.

14 FL. 14/ Sistema de Iluminação Interna Substituir lâmpadas, reatores, soquetes, etc. com defeito; Inspecionar bocais ou suportes substituindo se necessário, quando for efetuada troca de lâmpada ou reator. Verificar estado da isolação dos condutores e conexões, inspecionando bocais e suportes Quadros de elétricos Substituir elementos defeituosos; Verificar fixação e conexões, corrigindo o que for necessário; Refazer isolações defeituosas, quando possível, caso contrário relatar; Relacionar os circuitos que apresentarem aquecimento excessivo, indicando capacidade do equipamento de proteção, corrente medida a plena carga e bitola do condutor; Efetuar limpeza geral e aspiração; Verificar continuidade do aterramento utilizando multímetro, com o painel desenergizado; Relacionar pontos de ferrugem, corrosão e outros problemas da caixa e porta, corrigindo quando possível; Reaperto de todos os parafusos e caso houver algum espanado trocá-lo se possível, caso contrário trocar a peça completa (disjuntores, bases, etc.); Colocar terminais de compressão nos cabos onde estiver faltando; Verificar existência dos desenhos nos quadros; Verificar e executar, quando necessário, identificação dos circuitos e botoeiras dos quadros; Tomadas e interruptores Verificar tomadas e interruptores, inclusive trilhos, substituindo se necessário. Reapertar conexões e ligações defeituosas. Recompor isolamentos defeituosos. Fixar e/ou repor espelhos inclusive aros de piso quando necessário Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDCA) Deve ser feita inspeção, checar e corrigir os itens: Estado dos isoladores, braçadeiras e cabo de descida trocando; Verificar as fixações e conexões existentes, corrigindo se necessário (soldas); Apertar e verificar terminais; Verificar a ligação para terra; Limpar cuidadosamente o conjunto; Inspecionar a porcelana quanto a trincas ou rachaduras; Medir a resistência de malhas de terra (Telurímetro); Medir o isolamento em DC (Megger) Executar e fornecer laudo de aterramento anualmente.

15 FL. 15/ Iluminação externa (Frontlight e Backlight) Verificar e reparar problemas da iluminação Testar funcionamento de foto-célula; Substituir lâmpadas e reatores queimados; Verificar fiação e tubulações, substituindo-os se necessário; Informar painéis quebradas/rasgados Executar limpeza de lâmpadas, luminárias e painéis Telhados, Lajes e Calhas Verificar e informar anormalidades na cobertura, rufos, ralos, condutores, etc.; Limpeza, varreção e remoção de objetos estranhos nas lajes, telhados, canaletas, calhas e condutores inclusive; Desentupimentos quando necessário; Reparos em calhas, rufos e condutores (exceto quando em concreto); Verificar estado (pintura, fixação, suporte) das tubulações nestes locais; Verificar condições e estado do acesso à laje (alçapão, escada, etc.) Reservatório Superior e Inferior Executar limpeza verificando o aspecto da água. O reservatório deverá ser esvaziado, devendo a limpeza ser executada em finais de semana. Verificar e manter perfeita fixação e vedação das tampas. Substituir tampas de fibrocimento quando quebradas e amarrar; Tampas de concreto ou metálicas informar quando houver problema; Verificar existência de vazamentos; Funcionamento da torneira-bóia; Funcionamento dos controladores de nível (bóias automáticas); Estado do barrilete em geral, substituindo peças, tubulações e conexões defeituosas, inclusive parte de incêndio. Pintar com tinta esmalte as partes substituídas na cor padrão Bombas Hidráulicas Verificar fixação e base e refazê-las quando necessário; Verificar e completar nível de óleo; Verificar vibrações e ruídos, reapertando o acoplamento com ferramenta adequada; Verificar vedações e existência de vazamentos. Corrigir no local, se possível; Testar funcionamento, folgas, rotação do eixo, sistema manual e automático, fazer limpeza; Caso necessário retirar para conserto e reinstalar posteriormente.

16 FL. 16/18 4. PRAZOS DE ATENDIMENTO A tabela abaixo indica os níveis de prioridade e os prazos de atendimento das ordens de serviço. PRIORIDADE NÍVEL I PRIORIDADE NÍVEL II PRIORIDADE NÍVEL III ocorrências que comprometam o funcionamento do ponto de venda ou que acarretem o risco eminente de impedimento (Agência, Hall ou Caixa Eletrônico). ocorrências que comprometam parcialmente o funcionamento do ponto de venda ou que poderão vir a agravar em curto espaço de tempo. ocorrências que não comprometem o funcionamento, porém incomodam funcionários e clientes, ou ainda prejudicam a imagem. casos não especificados, cujos prazos de atendimento serão definidos e acordados caso a caso. OCORRÊNCIAS NÍVEL TEMPO MÁXIMO DE ATENDIMENTO Prioridade DISTRITO FEDERAL Falta de energia total I 1:30 horas Sistema on-line inoperante total I 1:30 horas Iluminação apagada total I 1:30 horas Ocorrências de risco aparente I 1:30 horas curtos-circuitos/aquecimentos/etc Falta de água ou vazamento/inundação I 1:30 horas Infra-estrutura de equipamentos inoperantes I 1:30 horas (Rack, Auto-atendimento, etc) Troca de lâmpadas em locais essenciais II 3:00 horas Ponto elétrico em curto/sem tensão ou ponto II 3:00 horas de lógica sem comunicação Entupimentos causando grandes transtornos, II 4:00 horas válvulas disparadas, comunicação de auto consumo. Limpeza de calhas/ troca de componentes II 02 dias úteis hidráulicos/execução de ponto elétrico (estabilizada) ou lógico. Troca de pequeno volume de lâmpadas III 03 dias úteis Luminosos apagados Comum. externa III 03 dias úteis Executar ponto de força III 03 dias úteis Manutenção em quadros de força III 03 dias úteis Demais chamados III 04 dias úteis

17 FL. 17/18 5. RELATÓRIOS A CONTRATADA deverá apresentar ao BRB modelo dos seguintes relatórios para aprovação: - Relatório de atendimento de OS, com os seguintes campos: local, data do atendimento, número e descrição da ocorrência, solicitante, executor (com assinatura), supervisor (com assinatura), ateste da agência/órgão, descrição dos serviços executados, observações, etc. - Relatório de Limpeza de caixa d água, com os seguintes campos: local, data do atendimento, número e descrição da ocorrência, solicitante, executor (com assinatura), supervisor (com assinatura), ateste da agência/órgão, descrição dos serviços executados, observações, capacidade do reservatório, local do reservatório, material construtivo do reservatório, descrição dos serviços executados, observações, etc;

18 FL. 18/18 - Relatório de manutenção de Quadros Elétricos com os seguintes campos: local, data do atendimento, número e descrição da ocorrência, solicitante, executor (com assinatura), supervisor (com assinatura), ateste da agência/órgão, descrição dos serviços executados, observações, nomenclatura do quadro tensões (entre fases, fase/neutro, neutro/terra), correntes (fases, neutro e terra) indicação de componentes com defeitos/aquecimento etc.

1.2 Define-se como CONTRATANTE o Banco de Brasília - BRB e como CONTRATADA a empresa vencedora deste certame licitatório.

1.2 Define-se como CONTRATANTE o Banco de Brasília - BRB e como CONTRATADA a empresa vencedora deste certame licitatório. FL. 01/18 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Este Caderno de Especificações estabelece normas gerais, padrões e definições para Execução de serviços especializados em instalações elétricas, telefônicas, lógica,

Leia mais

PLANILHA DE SERVIÇOS BÁSICOS FL. 01/12

PLANILHA DE SERVIÇOS BÁSICOS FL. 01/12 FL. 01/12 REGIÃO I estimados R$ Sub Total BDI 1 2 Execução de infra-estrutura para a instalação de ponto elétrico duplo (rede comum ou estabilizada), até 1.500 W. partindo do quadro elétrico até qualquer

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO Reforma Unidade de Saúde de Campo da Água Verde Local: Campo da Água Verde Canoinhas/SC CANOINHAS-SC ABRIL / 2014 SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS... Este Memorial Descritivo tem a função

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

A entrada de energia elétrica será executada através de:

A entrada de energia elétrica será executada através de: Florianópolis, 25 de março de 2013. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente memorial tem como principal objetivo complementar as instalações apresentadas nos desenhos/plantas, descrevendo-os nas suas partes

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES MEMORIAL DESCRITIVO Memorial Descritivo Elétrico Projeto: Marcelo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Regional no Estado da Bahia. Criado e mantido pelos Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Regional no Estado da Bahia. Criado e mantido pelos Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo CONVITE N. 44/2012 MEMORIAL DESCRITIVO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE AJUSTES E CORREÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DO SESC COMÉRCIO, PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Agência SHS Novas Instalações Código do Projeto: 1641-11 Pág. 2 Índice 1. Memorial Descritivo da Obra...3

Leia mais

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ÍNDICE 1 Informativos gerais 2 Especificações e Tabelas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

Especificação técnica. Conector rj45 macho e fêmea para rede de dados e voz

Especificação técnica. Conector rj45 macho e fêmea para rede de dados e voz DO - DIRETORIA DE OPERAÇÃO GRP - GERÊNCIA REGIONAL DE PAULO AFONSO SPTL- SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES DE PAULO AFONSO Especificação técnica Conector rj45 macho e fêmea para rede de dados e voz ET-SPTL-006-novembro/2013

Leia mais

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I Folha: 0001 Objeto: Aquisição de Material de e Permanente (Equipamentos e Suprimentos de Informática), para 001 081266-9 CABO UTP CAT5E FLEXíVEL, CAIXA COM 300MT Lote 1- Destino: Uinfor CX 30 002 113294-5

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires MEMORIAL DESCRITIVO Obra: OBRAS CIVIS, REFORMA E INSTALAÇÕES - PMAT PAVIMENTO TÉRREO E SUPERIOR DA PREFEITURA MUNICIPAL Local: Rua Osvaldo Aranha-nº 634 Venâncio Aires EXECUÇÃO E SERVIÇOS A execução dos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA Projeto:... REFORMA POSTO DE SAÚDE Proprietário:... PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAÍ Endereço:... RUA TORRES GONÇALVES, N 537 Área a Reformar:... 257,84

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO O cabeamento vertical, ou cabeamento de backbone integra todas as conexões entre o backbone do centro administrativo e os racks departamentais,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: 1.1. Este roteiro serve como base às obras de Contratação de empresa especializada para o fornecimento de material e mão de obra para execução de rede

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA

MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA PROPRIETÁRIO: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA OBRA: PROJETO DE ARQUITETURA DE

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: ELÉTRICO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. GENERALIDADES... 03 2. DOCUMENTOS APLICÁVEIS... 04 3. DESCRIÇÃO DO PROJETO...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESPECIAL DE CONCESSÕES E PARCERIAS PUBLICO E PRIVADA CDURP COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA 1 PROJETO Nº 013/2014 Solicitação: MEMORIAL DESCRITIVO Tipo da Obra: PINTURA MURETA, POSTES, BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL E TROCA PISO SALAS DE AULA Reforma: local indicado em planta Local: EMEI CRIANÇA

Leia mais

A DESATIVAÇÃO OU REMOÇÃO DA CHAVE SIGNIFICA A ELIMINAÇÃO DA MEDIDA PROTETORA CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS E RISCO DE VIDA PARA OS USUÁRIOS DA INSTALAÇÃO.

A DESATIVAÇÃO OU REMOÇÃO DA CHAVE SIGNIFICA A ELIMINAÇÃO DA MEDIDA PROTETORA CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS E RISCO DE VIDA PARA OS USUÁRIOS DA INSTALAÇÃO. Fornecimento de Energia Elétrica Nos banheiros deverão ser instalados um disjuntor bifásico no quadro de energia existente de cada quadrante conforme projeto. Deste quadro sairá a alimentação para os banheiros.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE MANUTENÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE MANUTENÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS LOCAL: SETOR/ENDEREÇO: PERÍODO: RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES: LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS PERÍODICIDADE SERVIÇOS PREVENTIVOS STATUS SEMANA 01 DIÁRIO Verificação

Leia mais

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP.

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP. MEMORIAL DESCRITIVO RECONSTRUÇÃO DO ALBERGUE JUNTO AO PRESIDIO ESTADUAL DE VACARIA RS. VACARIA RS. GENERALIDADES: Este Memorial Descritivo tem a função de propiciar a perfeita compreensão do projeto e

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG.. Instalações Elétricas Gerais 02.1. Geral 02.2. Normas 02.3. Escopo de Fornecimento 02.4. Características Elétricas para Iluminação de Uso Geral 02.4.1. Geral 02.4.2. Tensões de Alimentação

Leia mais

SISTEMA DE MEDIÇÃO E LEITURA CENTRALIZADA SMLC

SISTEMA DE MEDIÇÃO E LEITURA CENTRALIZADA SMLC SISTEMA DE MEDIÇÃO E LEITURA CENTRALIZADA SMLC Especificação para implantação de infra-estrutura Diretoria de Redes Gerência de Engenharia da Distribuição Coordenação de Engenharia SISTEMA DE MEDIÇÃO E

Leia mais

Ar Condicionado Split System Hi-Wall

Ar Condicionado Split System Hi-Wall COTAÇÃO ELETRÔNICA: 027/2013 COMPRASNET Termo de Referência Ar Condicionado Split System Hi-Wall Sala dos Administradores Almoxarifado Unidade Pedro de Toledo 1- OBJETO Contratação de empresa especializada

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras do Programa Minha Casa Minha Vida com Telemedição Processo Atividade Realizar novas ligações Executa ligação BT Código

Leia mais

PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED

PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED Aplicações imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568A, uso interno, para cabeamento horizontal ou secundário, em salas de telecomunicações (cross-connect)

Leia mais

Infra-estrutura tecnológica

Infra-estrutura tecnológica Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação ATTI Supervisão de Infra-estrutura Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Infra-estrutura tecnológica Rede Lógica

Leia mais

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário PORTEIRO ELETRÔNICO Modelo: EG-PRL002 Manual do Usuário 1 Introdução Parabéns por adquirir o Porteiro Eletrônico modelo EG-PRL002 da EcoGold! Para conhecer toda a linha de produtos EcoGold, visite o site:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência tem por objetivo estabelecer as exigências técnicas e a metodologia para a contratação

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO 1. VIA DE ACESSO 1.1 - GENERALIDADES Será utilizada como acesso às obras, durante a fase de construção, as vias já existentes

Leia mais

1. DESCRIÇÃO: - Renovação do ar; - Movimentação do ar. 1.1 SISTEMA ADOTADO:

1. DESCRIÇÃO: - Renovação do ar; - Movimentação do ar. 1.1 SISTEMA ADOTADO: 1. DESCRIÇÃO: OBJETO: O sistema de ventilação mecânica visa propiciar as condições de qualidade do ar interior nos vestiários do mercado público de Porto Alegre. Para a manutenção das condições serão controlados

Leia mais

ANEXO I CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO

ANEXO I CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO 1 PRODUTOS 1.1 Serviço de manutenção preventiva mensal e corretiva, quando necessário, para o elevador da Unidade Operacional da Anatel no Estado de Santa Catarina UO031, situada à Rua Saldanha Marinho,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Julho / 2015. Escola Básica Municipal Encano Central Reforma da Cobertura Indaial / SC

MEMORIAL DESCRITIVO Julho / 2015. Escola Básica Municipal Encano Central Reforma da Cobertura Indaial / SC MEMORIAL DESCRITIVO Julho / 2015 Escola Básica Municipal Encano Central Reforma da Cobertura Indaial / SC 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES 1.1. RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO PROJETO Carlos Henrique Nagel Engenheiro

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Águas Lindas GO Novas Instalações Código do Projeto: 3947-11 SIA Sul Quadra 4C Bloco D Loja 37 Brasília-DF

Leia mais

APÊNDICE "D" Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de

APÊNDICE D Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de APÊNDICE "D" Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de A INTRODUÇÃO Neste apêndice estão discriminados os Serviços de Adequação (PSA) de menor complexidade para atendimento da dinâmica funcional da ECT,

Leia mais

CIE - CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE (QUADRAS REVERSÍVEIS) MINISTÉRIO DO ESPORTE

CIE - CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE (QUADRAS REVERSÍVEIS) MINISTÉRIO DO ESPORTE PROJETO EXECUTIVO DE ESTRUTURAS METÁLICAS CIE - CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE (QUADRAS REVERSÍVEIS) MINISTÉRIO DO ESPORTE MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTRUTURAS METÁLICAS - CIE - R40-45 - R01 ESTRUTURA METÁLICA

Leia mais

2-Instalação da cuba. 1-Apresentação. Cuba de Ionização Abraçadeira s. Cano. Mangote

2-Instalação da cuba. 1-Apresentação. Cuba de Ionização Abraçadeira s. Cano. Mangote Manual de Instalação Índice 1- Apresentação 2- Instalação da cuba. 3- Instalação do painel de controle 4- Ligação elétrica 5- Dispositivo de segurança 6- Características do Purilaqua 7- Tempo de filtragem

Leia mais

1/5. be-16. Bancada laboratório 2 CUBAS 50x40x25cm (L=180cm) eco. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1 04/04/14

1/5. be-16. Bancada laboratório 2 CUBAS 50x40x25cm (L=180cm) eco. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1 04/04/14 /5 2/5 3/5 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Tampo de granito polido (L=65cm, e=2cm), cinza andorinha ou cinza corumbá, com moldura perimetral (3,5x2cm) e frontão (7x2cm), conforme detalhe. Alvenaria de apoio

Leia mais

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO GERÊNCIA DO MOBILIÁRIO E SINALIZAÇÃO VIÁRIA MEMORIAL DESCRITIVO PARADA SEGURA TIPO 1 PARA PASSEIO

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO GERÊNCIA DO MOBILIÁRIO E SINALIZAÇÃO VIÁRIA MEMORIAL DESCRITIVO PARADA SEGURA TIPO 1 PARA PASSEIO MEMORIAL DESCRITIVO PARADA SEGURA TIPO 1 PARA PASSEIO SUMÁRIO: MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PLANTAS MEMORIAL DESCRITIVO 1. INTRODUÇÃO O presente projeto foi desenvolvido pela EPTC com o

Leia mais

ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO SERVIÇO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS TIPO CAMINHÃO PIPA PARA ATENDIMENTO ÀS OPERAÇÕES DE SUPRIMENTO DE ÁGUA EM ÁREAS DEFICITÁRIAS DE REDES DE ABASTECIMENTO, COM CAPACIDADE

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO. Condomínio Santa Tecla. Bagé RS. 21 de Maio de 2015

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO. Condomínio Santa Tecla. Bagé RS. 21 de Maio de 2015 Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Condomínio Santa Tecla Bagé RS 21 de Maio de 2015 Sumário 1. OBJETIVO. 3 2. NORMAS APLICÁVEIS.

Leia mais

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP Aprova a Norma Técnica nº 010/2005-CBMAP, sobre atividades eventuais no Estado do Amapá,

Leia mais

ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 80,20m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS

ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 80,20m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS ENDEREÇO: Rua nº 01 - Loteamento Maria Laura ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² 1 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA 1.1 Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJE DO 14º ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE

TERMO DE REFERÊNCIA IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJE DO 14º ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE TERMO DE REFERÊNCIA IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJE DO 14º ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE 1. OBJETO Contratação de empresa especializada em engenharia para execução de impermeabilização da laje de cobertura no 14º andar

Leia mais

MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS IFSC- JOINVILLE SANTA CATARINA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CURSO ELETRO-ELETRÔNICA MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 2011.2 Prof. Roberto Sales. MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS A

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06 Extintores de Incêndio Portáteis. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras atendam as exigências para utilização dos extintores de incêndio portáteis de acordo com

Leia mais

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ Secretaria de

Leia mais

MEMORIAL DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS

MEMORIAL DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS 1 MEMORIAL DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS A presente especificação destina-se a estabelecer as diretrizes básicas e definir características técnicas a serem observadas para execução das instalações da

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Carmo de Minas. ENDEREÇO: Rua Luiz Gomes, nº. 150, Bairro: Centro, CEP: 37472-000. CNPJ: 18.188.243/0001-60. ENDEREÇO DA OBRA: Rua Euclides

Leia mais

Barramento Elétrico Blindado KSL70

Barramento Elétrico Blindado KSL70 Barramento Elétrico Blindado KSL70 PG: 2 / 19 ÍNDICE PÁG. 1.0 DADOS TÉCNICOS 03 2.0 - MÓDULO 04 3.0 SUSPENSÃO DESLIZANTE 05 4.0 TRAVESSA DE SUSTENTAÇÃO 06 5.0 EMENDA DOS CONDUTORES E DOS MÓDULOS 07 6.0

Leia mais

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 Para as contratações e renovações, a partir de 16/06/2015, os planos disponíveis serão: a) Serviço para casa (Plus Casa) Plus Casa Chaveiro

Leia mais

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada Notas: Critérios Construtivos do Padrão de Entrada A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada. O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO ITEM R$

ESPECIFICAÇÃO DO ITEM R$ ANEXO 2 Planilha Orçamentária Estimativa de Quantitativos e Preços Máximos Global e Unitários LOTE ÚNICO ESPECIFICAÇÃO DO ITEM Qtde. Unitário R$ Total R$ 01 02 03 04 05 CHAVE NIVEL TIPO BOIA,ATUACAO: ALARME

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

ANEXO 5 INSTALAÇÃO TELEFÔNICA

ANEXO 5 INSTALAÇÃO TELEFÔNICA ANEXO 5 INSTALAÇÃO TELEFÔNICA ESCOLAS Realização: fdte@fdte.org.br ÍNDICE 1. Objetivo..................................................................... 3 2. Elementos de uma Rede Telefônica:............................................

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO

MEMORIAL DESCRITIVO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC MEMORIAL DESCRITIVO 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO O presente Memorial Descritivo tem por finalidade estabelecer as condições que orientarão os serviços de construção,

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS Anexo 3 do PRO-3209-74-24-03 Pág.: 1 de 5 RECOMENDAÇÕES GERAIS: - Não serão permitidos eletricistas da contratada intervirem nas instalações da contratante,

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO, RECARGA E TESTE HIDROSTÁTICO EM EXTITORES DE INCÊNDIO DO SESC/AR/DF CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. INTRODUÇÃO Este documento

Leia mais

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética A blindagem de ressonância magnética é um componente fundamental para o bom funcionamento do complexo sistema de ressonância magnética (MRI).

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 54/2008 ESCLARECIMENTO 1

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 54/2008 ESCLARECIMENTO 1 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 1 Referência: Pregão Eletrônico n. 54/2008 Data: 08/09/2008 Objeto: Contratação de empresa para fornecimento e instalação do Circuito Fechado de Televisão CFTV digital,

Leia mais

índice 02 CONDIÇÕES BÁSICAS Prezado cliente, REDE DE ACESSO PARA INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ACOMODAÇÕES DE EQUIPAMENTOS CABOS E CONEXÕES

índice 02 CONDIÇÕES BÁSICAS Prezado cliente, REDE DE ACESSO PARA INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ACOMODAÇÕES DE EQUIPAMENTOS CABOS E CONEXÕES Prezado cliente, índice Bem-vindo à GVT. Agora sua empresa conta com soluções inovadoras de voz, dados e Internet com o melhor custo-benefício. Para garantir a qualidade dos serviços e aproveitar todos

Leia mais

Luminárias LED Lumination (Série BT Versão UL - Opção EL Luz de Emergência)

Luminárias LED Lumination (Série BT Versão UL - Opção EL Luz de Emergência) GE Lighting Guia de Instalação Luminárias LED Lumination (Série BT Versão UL - Opção EL Luz de Emergência) DICAS DE SEGURANÇA IMPORTANTES AO UTILIZAR EQUIPAMENTO ELÉTRICO, DEVEM SEMPRE SER SEGUIDAS AS

Leia mais

Manual do Usuário - NKPROX

Manual do Usuário - NKPROX Manual do Usuário NKPROX Manual do Usuário - NKPROX Neokoros TI - Biometric Technology Índice 1 - Apresentação e Características Gerais...3 2 - Placa BMC - Especificações...4 2.1 - Conectores (pinagem

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piratini

Prefeitura Municipal de Piratini MEMORIAL DESCRITIVO O presente Memorial Descritivo visa estabelecer as condições de materiais e execução referentes à construção de um Vestiário Esportivo, localizado na Av. 6 de julho s/n, em Piratini/RS,

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra MEMORIAL DESCRITIVO OBRA : AMPLIAÇÃO DE ESCOLA EM ALVENARIA PROPRIETÁRO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARAS PINTADAS ENDEREÇO: PARTE DA CHÁCARA NUMERO 19 LOTE

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO I (AO EDITAL DE CONVITE Nº 1/2006) CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ER 8 SALVADOR - BA MEMORIAL DESCRITIVO 1. Considerações Gerais 1.1. Objetivo O presente memorial tem por finalidade estabelecer

Leia mais

Instalações elétricas provisórias na construção civil

Instalações elétricas provisórias na construção civil Instalações elétricas provisórias na construção civil São Paulo, 12 de agosto de 2014 NBR-5410 NR-18 10.1. Objetivo e campo de aplicação 10.2. Medidas de controle 10.3. Segurança no projeto 10.4. Segurança

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO

MEMORIAL DESCRITIVO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC MEMORIAL DESCRITIVO 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO O presente Memorial Descritivo tem por finalidade estabelecer as condições que orientarão os serviços de construção,

Leia mais

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net COR: -Instalação rápida e fácil, fixação com resina, ondulação de 2 a 4 mm para passagem dos cabos de energia. - Pode ser instalada em piscinas ou hidromassagens onde não tenha sido previsto sistema de

Leia mais

Obra: Ampliação Câmara de Vereadores Local : VRS- 801 Almirante Tamandaré do Sul - RS Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul

Obra: Ampliação Câmara de Vereadores Local : VRS- 801 Almirante Tamandaré do Sul - RS Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Ampliação Câmara de Vereadores Local : VRS- 801 Almirante Tamandaré do Sul - RS Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul 1. O presente memorial tem por

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJETO BÁSICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJETO BÁSICO ANEXO XII PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer as normas e encargos que presidirão o desenvolvimento do trabalho de revisão/execução de aterramento e

Leia mais

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES I UTILIZAÇÃO DA ÁREA 1.1 Para o desenvolvimento da atividade, objeto deste contrato, o CONCESSIONÁRIO utilizará as áreas concedidas, única e exclusivamente,

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC)

Leia mais

IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO

IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO Especificação Destinada Construção do Núcleo de Empresas Junior INTRODUÇÃO A execução dos serviços referente Construção do Núcleo de Empresas Junior, obedecerá

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 024/2014 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO ANEXO Q8

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 024/2014 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO ANEXO Q8 OBS.: CADA ITEM MENCIONADO A SEGUIR REFERE-SE AOS ITENS DA PLANILHA DE PREÇOS UNITÁRIOS (PPU) 1. Sub-item 1.1 e 1.2: Mobilização e Desmobilização. Será medido na conclusão total de cada sub-item, 100%

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: CONSTRUÇÃO DE MURO ARRIMO - LOCAL: TERRENO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - BARBALHA/CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Este Relatório

Leia mais

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10 - -03 1/5 - -03 2/5 - -03 3/5 - -03 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Lastro de concreto magro, traço 1:4:8, cimento, areia e brita. Fundo e vigas de concreto armado, moldados in loco: - Fôrmas de tábuas de

Leia mais

1. OBJETO 2. PRODUTOS

1. OBJETO 2. PRODUTOS 1. OBJETO 1.1 Aquisição com instalação de aparelhos de ar-condicionado tipo split para atendimento da Unidade Operacional da Anatel em Mato Grosso do Sul (UO7.2). 2. PRODUTOS 2.1 Fornecimento de 4 (quatro)

Leia mais

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões...

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões... Introdução e identificação dos aparelhos... 2 Posicionamento e instalação do produto...3 Controle operacional...4 Dados técnicos e dimensões...5 Certificado de garantia...6 ÍNDICE INTRODUÇÃO Os termostatos

Leia mais

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral.

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. SETEMBRO/2011 Bitolas: 20, 25, 32, 40,50,60, 75, 85, 110 milímetros; Pressão

Leia mais

REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO Responsabilidade e Compromisso com o Meio Ambiente 2 110766_MEMPCI_REFORMA_SALA_MOTORISTAS_R00 MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: CALÇAMENTO COM PEDRAS DE BASALTO IRREGULAR ÁREA: 4.990,99m² - CONTRATO 1016190.50 LOCAL: Rua Andina M. de Quadros, Dosalina M. de Quadros e Manoel Ferreira da Silva no Bairro

Leia mais

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.

Leia mais

Faculdades NDA Cursos de BSI e Telecomunicações Redes de Computadores - Turma D4, E4, H3 E J3. Como conectorizar um cabo UTP com RJ-45

Faculdades NDA Cursos de BSI e Telecomunicações Redes de Computadores - Turma D4, E4, H3 E J3. Como conectorizar um cabo UTP com RJ-45 Faculdades NDA Cursos de BSI e Telecomunicações Redes de Computadores - Turma D4, E4, H3 E J3 Como conectorizar um cabo UTP com RJ-45 O procedimento de conectorizar o UTP categoria 5 com o conector RJ-45,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Fechamento de quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: AIRES, LUMIAR FÊNIX, FÊNIX CONTR PETIT Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o

Leia mais