RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (Parte I)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (Parte I)"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (Parte I) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental

2 Avaliação Psicológica: Fundamentos da medida psicológica; Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação dos resultados; Utilização das técnicas de avaliação na prática clínica.

3 1. (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) De acordo com CUNHA, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos e deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que poderão ser confirmadas ou não. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA. A) O psicodiagnóstico é um processo que utiliza a entrevista estruturada como método eficiente para delimitar a existência ou não de psicopatologia. B) O psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico do indivíduo, com foco na existência ou não de psicopatologia. C) Para um psicodiagnóstico correto, é necessário o uso de vários testes psicométricos que validem as impressões perceptivas. D) O psicodiagnóstico é um instrumento que abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

4 Avaliação psicológica é um processo amplo que [...] busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas, de tal forma a poder orientar ações e decisões futuras. Esse conhecimento é sempre gerado em situações que envolvem questões e problemas específicos (Primi, 2010, p. 26).

5 Psicodiagnóstico (Cunha, 2000): um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico. Foco na existência ou não de psicopatologias. Utilização de testes psicológicos e outros instrumentos para abordar os dados de maneira sistemática e científica

6 (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) De acordo com CUNHA, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos e deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que poderão ser confirmadas ou não. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA. A) O psicodiagnóstico é um processo que utiliza a entrevista estruturada como método eficiente para delimitar a existência ou não de psicopatologia. B) O psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico do indivíduo, com foco na existência ou não de psicopatologia. C) Para um psicodiagnóstico correto, é necessário o uso de vários testes psicométricos que validem as impressões perceptivas. D) O psicodiagnóstico é um instrumento que abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

7 (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) De acordo com CUNHA, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos e deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que poderão ser confirmadas ou não. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA. A) O psicodiagnóstico é um processo que utiliza a entrevista estruturada como método eficiente para delimitar a existência ou não de psicopatologia. B) O psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico do indivíduo, com foco na existência ou não de psicopatologia. C) Para um psicodiagnóstico correto, é necessário o uso de vários testes psicométricos que validem as impressões perceptivas. D) O psicodiagnóstico é um instrumento que abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

8 ANAMNESE - um tipo de entrevista que tem a intenção de ser um ponto inicial para a obtenção de um diagnóstico. Busca relembrar todos os fatos relevantes da vida do paciente e que se relacionam direta ou indiretamente à queixa do mesmo. O objetivo principal é o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente sua infância. EXAME PSÍQUICO - Avaliação de funções psíquicas (Consciência, pensamento, linguagem...).

9 2. (Pref Ribeirão das Neves, Gestão de Concursos, 2015) Diferencie anamnese de exame psíquico, numerando a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I 1. Anamnese 2. Exame psíquico COLUNA II ( ) Histórico dos sinais e sintomas ao longo da vida de um paciente. ( ) Avaliação do estado mental atual. ( ) Antecedentes pessoais e familiares (dados da família e meio social). Assinale a sequência CORRETA. A) B) C) D)

10 2. (Pref Ribeirão das Neves, Gestão de Concursos, 2015) Diferencie anamnese de exame psíquico, numerando a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I 1. Anamnese 2. Exame psíquico COLUNA II (1) Histórico dos sinais e sintomas ao longo da vida de um paciente. ( ) Avaliação do estado mental atual. ( ) Antecedentes pessoais e familiares (dados da família e meio social). Assinale a sequência CORRETA. A) B) C) D)

11 2. (Pref Ribeirão das Neves, Gestão de Concursos, 2015) Diferencie anamnese de exame psíquico, numerando a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I 1. Anamnese 2. Exame psíquico COLUNA II (1) Histórico dos sinais e sintomas ao longo da vida de um paciente. (2 ) Avaliação do estado mental atual. ( ) Antecedentes pessoais e familiares (dados da família e meio social). Assinale a sequência CORRETA. A) B) C) D)

12 2. (Pref Ribeirão das Neves, Gestão de Concursos, 2015) Diferencie anamnese de exame psíquico, numerando a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I 1. Anamnese 2. Exame psíquico COLUNA II (1) Histórico dos sinais e sintomas ao longo da vida de um paciente. (2 ) Avaliação do estado mental atual. (1) Antecedentes pessoais e familiares (dados da família e meio social). Assinale a sequência CORRETA. A) B) C) D)

13 3. (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) Analise as afirmativas sobre o processo de diagnóstico psicológico no trabalho clínico e assinale com V as verdadeiras e F as falsas. ( ) A primeira entrevista com o paciente deve ser mais livre no começo, não direcionada, através de um rapport adequado, buscando atingir os objetivos e reduzir a possível ansiedade do consultante. ( ) Para se fazer o psicodiagnóstico, é necessário o uso de testes projetivos como o TAT e o Roscharch, que deverão ser analisados, uma vez que sem os mesmos não se chega a um laudo conclusivo. ( ) No primeiro contato com o paciente, deve-se observar o motivo apresentado, o que acontece com ele (seus pais ou familiares) motivo manifesto, no entanto pode haver motivos latentes e geralmente inconscientes a serem pesquisados. ( ) O sintoma se refere ao motivo latente da consulta quando o paciente expressa livremente seus sentimentos e desejos na primeira entrevista. No caso da criança o sintoma não se reflete na linguagem falada Assinale a sequência CORRETA. A) F V V V B) V F V F C) F F V F D) F V F V

14 (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) Analise as afirmativas sobre o processo de diagnóstico psicológico no trabalho clínico e assinale com V as verdadeiras e F as falsas. (V) A primeira entrevista com o paciente deve ser mais livre no começo, não direcionada, através de um rapport adequado, buscando atingir os objetivos e reduzir a possível ansiedade do consultante. ( ) Para se fazer o psicodiagnóstico, é necessário o uso de testes projetivos como o TAT e o Roscharch, que deverão ser analisados, uma vez que sem os mesmos não se chega a um laudo conclusivo. ( ) No primeiro contato com o paciente, deve-se observar o motivo apresentado, o que acontece com ele (seus pais ou familiares) motivo manifesto, no entanto pode haver motivos latentes e geralmente inconscientes a serem pesquisados. ( ) O sintoma se refere ao motivo latente da consulta quando o paciente expressa livremente seus sentimentos e desejos na primeira entrevista. No caso da criança o sintoma não se reflete na linguagem falada Assinale a sequência CORRETA. A) F V V V B) V F V F C) F F V F D) F V F V

15 (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) Analise as afirmativas sobre o processo de diagnóstico psicológico no trabalho clínico e assinale com V as verdadeiras e F as falsas. (V) A primeira entrevista com o paciente deve ser mais livre no começo, não direcionada, através de um rapport adequado, buscando atingir os objetivos e reduzir a possível ansiedade do consultante. (F) Para se fazer o psicodiagnóstico, é necessário o uso de testes projetivos como o TAT e o Roscharch, que deverão ser analisados, uma vez que sem os mesmos não se chega a um laudo conclusivo. ( ) No primeiro contato com o paciente, deve-se observar o motivo apresentado, o que acontece com ele (seus pais ou familiares) motivo manifesto, no entanto pode haver motivos latentes e geralmente inconscientes a serem pesquisados. ( ) O sintoma se refere ao motivo latente da consulta quando o paciente expressa livremente seus sentimentos e desejos na primeira entrevista. No caso da criança o sintoma não se reflete na linguagem falada Assinale a sequência CORRETA. A) F V V V B) V F V F C) F F V F D) F V F V

16 (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) Analise as afirmativas sobre o processo de diagnóstico psicológico no trabalho clínico e assinale com V as verdadeiras e F as falsas. (V) A primeira entrevista com o paciente deve ser mais livre no começo, não direcionada, através de um rapport adequado, buscando atingir os objetivos e reduzir a possível ansiedade do consultante. (F) Para se fazer o psicodiagnóstico, é necessário o uso de testes projetivos como o TAT e o Roscharch, que deverão ser analisados, uma vez que sem os mesmos não se chega a um laudo conclusivo. (V) No primeiro contato com o paciente, deve-se observar o motivo apresentado, o que acontece com ele (seus pais ou familiares) motivo manifesto, no entanto pode haver motivos latentes e geralmente inconscientes a serem pesquisados. ( ) O sintoma se refere ao motivo latente da consulta quando o paciente expressa livremente seus sentimentos e desejos na primeira entrevista. No caso da criança o sintoma não se reflete na linguagem falada Assinale a sequência CORRETA. A) F V V V B) V F V F C) F F V F D) F V F V

17 (Pref. De Bela Vista, Gestão de Concursos, 2014) Analise as afirmativas sobre o processo de diagnóstico psicológico no trabalho clínico e assinale com V as verdadeiras e F as falsas. (V) A primeira entrevista com o paciente deve ser mais livre no começo, não direcionada, através de um rapport adequado, buscando atingir os objetivos e reduzir a possível ansiedade do consultante. (F) Para se fazer o psicodiagnóstico, é necessário o uso de testes projetivos como o TAT e o Roscharch, que deverão ser analisados, uma vez que sem os mesmos não se chega a um laudo conclusivo. (V) No primeiro contato com o paciente, deve-se observar o motivo apresentado, o que acontece com ele (seus pais ou familiares) motivo manifesto, no entanto pode haver motivos latentes e geralmente inconscientes a serem pesquisados. (F) O sintoma se refere ao motivo latente da consulta quando o paciente expressa livremente seus sentimentos e desejos na primeira entrevista. No caso da criança o sintoma não se reflete na linguagem falada Assinale a sequência CORRETA. A) F V V V B) V F V F C) F F V F D) F V F V

18 Normas - "qualquer norma é restrita à população normativa da qual foi derivada"...."não são absolutas, universais ou permanentes... Elas representam a realização no teste das pessoas que constituem a amostra de padronização". (Anastasi e Urbina, 1997, p. 68) Precisão Relativo ao tamanho do erro, avaliada por uma nova avaliação. Na segunda oportunidade, buscamse flutuações nos escores do teste. Validade - verificação do que o teste avalia e se ele realmente mede aquilo que se propõe. Padronização Uniformidade nos procedimento de uso de um teste, indo dos cuidados a serem tomados na aplicação do teste até a construção de parâmetros para a interpretação dos resultados.

19 4. (IF-SP, Gestão de Concursos, 2014) A escolha de um teste psicológico deve ser feita de acordo com seus parâmetros psicométricos. Sobre os testes psicológicos, assinale a alternativa CORRETA. A) As normas devem ser construídas baseadas na distribuição normal de um determinado atributo psicológico, sendo o escore padrão uma norma desenvolvimental. B) Precisão do teste está relacionado ao o que o teste mede. C) A validade de um teste se relaciona com a sua capacidade de aferir sistematicamente uma determinada representação comportamental. D) A padronização de um teste está relacionada a quão bem ele consegue medir uma determinada representação comportamental.

20 (IF-SP, Gestão de Concursos, 2014) A escolha de um teste psicológico deve ser feita de acordo com seus parâmetros psicométricos. Sobre os testes psicológicos, assinale a alternativa CORRETA. A) As normas devem ser construídas baseadas na distribuição normal de um determinado atributo psicológico, sendo o escore padrão uma norma desenvolvimental. B) Precisão do teste está relacionado ao o que o teste mede. C) A validade de um teste se relaciona com a sua capacidade de aferir sistematicamente uma determinada representação comportamental. D) A padronização de um teste está relacionada a quão bem ele consegue medir uma determinada representação comportamental.

21 5. (IF-SP, Gestão de Concursos, 2014) As seguintes informações foram extraídas do manual do teste Bender: Todos (os testandos) devem estar acomodados confortavelmente de forma a permitir que possam trabalhar com independência e é conveniente aplicar a prova quando os sujeitos não estejam cansados, ou submetidos a situações identificáveis de estresse. (Sisto, Noronha e Santos, p. 65). Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o aspecto da testagem o trecho acima se refere. A) Validade e precisão. B) Normatização. C) Normatização e padronização. D) Padronização da administração.

22 (IF-SP, Gestão de Concursos, 2014) As seguintes informações foram extraídas do manual do teste Bender: Todos (os testandos) devem estar acomodados confortavelmente de forma a permitir que possam trabalhar com independência e é conveniente aplicar a prova quando os sujeitos não estejam cansados, ou submetidos a situações identificáveis de estresse. (Sisto, Noronha e Santos, p. 65). Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o aspecto da testagem o trecho acima se refere. A) Validade e precisão. B) Normatização. C) Normatização e padronização. D) Padronização da administração.

23 REFERÊNCIAS CUNHA, J. A. et al. Psicodiagnóstico. v. 5. ed. revisada e ampliada. Porto Alegre: Artmed, PRIMI, R. Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26 (nº especial) p , 2010.

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Paula Silva de Carvalho Chagas Faculdade de Fisioterapia UFJF Doutora em Ciências da Reabilitação

Leia mais

PROVA DE PSICOLOGIA. a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais.

PROVA DE PSICOLOGIA. a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais. 18 PROVA DE PSICOLOGIA QUESTÃO 41 O Psicodiagnóstico, de acordo com Cunha (2000:26), é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não,

Leia mais

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas.

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICODIAGNÓSTICO Professor (es) e DRTs 111923-8 Rosa Maria Lopes Affonso 112688-6 Lucia Cunha Lee Código

Leia mais

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica.

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica III Professor(es) e DRTs Martha Serodio Dantas Santuza Fernandes Silveira

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE FPP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE FPP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA FACULDADES PEQUENO PRINCIPE FPP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA Cada Crédito (Cr) teórico, prático e de estágio corresponde a 18 horas 1º PERIODO CARGA HORÁRIA Concepções do Pensamento filosófico

Leia mais

Grade Bacharelado

Grade Bacharelado Grade 2015.1 Bacharelado 1º semestre CH Disciplina 1Psicologia, Ciência e Profissão Disciplina 2Origens Evolucionárias do comportamento Disciplina 3Teorias da Personalidade Disciplina 4Processos Psicológicos

Leia mais

Percepção e Projeção. Prof.a Tatiana Tung Gerencer UNIBAN - disciplina Técnicas Projetivas

Percepção e Projeção. Prof.a Tatiana Tung Gerencer UNIBAN - disciplina Técnicas Projetivas Percepção e Projeção Prof.a Tatiana Tung Gerencer UNIBAN - disciplina Técnicas Projetivas material para uso pelos alunos durante o curso de psicologia Percepção Ato ou efeito de perceber; recepção pelos

Leia mais

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1 SEMESTRE Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60 Desenvolvimento do Conhecimento Científico 60 Comunicação e Expressão 60

Leia mais

Da Testagem à Avaliação Psicológica: Aspectos Históricos

Da Testagem à Avaliação Psicológica: Aspectos Históricos Introdução à Avaliação Psicológica Luana Batista Bessa; Rebeca de Moura Targino; Thalita Sena Vieira. Da Testagem à Avaliação Psicológica: Aspectos Históricos Origem da palavra teste: Latim testis = testemunha;

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Psicologia Professor: Edilaine Casaletti edilainecasaletti@yahoo.com.br Período/ Fase: 4º Semestre:

Leia mais

Capítulo 6 Seleção de funcionários

Capítulo 6 Seleção de funcionários Capítulo 6 Seleção de funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Definir os conceitos básicos de testes, incluindo legitimidade e confiabilidade. 2. Discutir, pelo menos, quatro tipos básicos de

Leia mais

PLANO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas IX - Laboratório de Avaliação Psicológica.

PLANO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas IX - Laboratório de Avaliação Psicológica. Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas IX - Laboratório de Avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0004-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0004-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 28/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Projeto de estágio. Coordenação do projeto: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior

Projeto de estágio. Coordenação do projeto: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ICHS- INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA VPS - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SPA SERVIÇO DE PSICOLOGIA AOLICADA Projeto de estágio Coordenação do projeto:

Leia mais

Validade. ÉtiCA 08/11/15 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TERAPÊUTICA E VALIDADE CONSEQUENCIAL DE INSTRUMENTOS.

Validade. ÉtiCA 08/11/15 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TERAPÊUTICA E VALIDADE CONSEQUENCIAL DE INSTRUMENTOS. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TERAPÊUTICA E VALIDADE CONSEQUENCIAL DE INSTRUMENTOS. Anna Elisa de Villemor-Amaral Universidade São Francisco CNPq Validade A grande questão em AP diz respeito à validade dos instrumentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE O tratamento para pacientes com abuso de substâncias psicoativas pode ter diferentes abordagens que irão determinar a indicação correta do tipo de tratamento. Para

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2019.1 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 1 PERÍODO Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

Código: 3744 Disciplina: Psicometria Período 5 Carga Horária: 45h C.H. Teórica: 45H C.H. Prática: 0H Créditos 3. Ementa:

Código: 3744 Disciplina: Psicometria Período 5 Carga Horária: 45h C.H. Teórica: 45H C.H. Prática: 0H Créditos 3. Ementa: Código: 3744 Disciplina: Psicometria Período 5 Carga Horária: 45h C.H. Teórica: 45H C.H. Prática: 0H Créditos 3 Ementa: Tipos de medidas e escalas. Teste psicológico no Brasil. Técnicas e instrumentos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular AVALIAÇÃO

Leia mais

PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA

PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de texto Aulas Cursos VIP 100% em Vídeo Aulas (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos,

Leia mais

Ementa Projeção H.T.P.

Ementa Projeção H.T.P. TÉCNICAS PROJETIVAS Ementa Projeção H.T.P. I - EMENTA Será estudado neste semestre: Conceito de projeção e de apercepção. Técnicas de investigação da personalidade. Uso adequado e ético dos testes projetivos

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG C U R S O: Psicologia Currículo: Bacharelado 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 60 20 Língua Portuguesa 4 80 Filosofia 2 40 Psicologia e Comunidade

Leia mais

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT (66)

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT   (66) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º Semestre Extensão 1 e Anatomia Humana 4 40 40-80 Bioética e Legislação 2 40 - - 40 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 60 - - 60 Introdução

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA Detalhamento da Matriz Curricular Eixo Temático Módulo Carga Horária Código subjetividade: o sujeito o seu meio e a cultura O Homem como ser Social 70 PSI01-01

Leia mais

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 23/03/2018 19:07 Página 1 de 3 2016.2 Grade: ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS Modalidade: BAARELADO 1º SEMESTRE Código 100603 1006.04 1006.01 100602 1006.05 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V Professor(es) e DRTs Izabella Paiva Monteiro de Barros 111941-0 Maria

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia

Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia Elaboração de Documentos Técnicos em Psicologia Lucas Neiva-Silva lucasneiva@yahoo.com.br Baseado nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 007/2003 e 015/1996. Princípios Técnicos da Linguagem

Leia mais

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) Maria Leonor Espinosa Enéas Camila Cruz Rodrigues

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) Maria Leonor Espinosa Enéas Camila Cruz Rodrigues GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) GAEPE: Avaliação Psicológica COORDENADOR(ES): Santuza F. S. Cavalini e Sonia Maria da Silva PARTICIPANTES: Maria Leonor Espinosa Enéas Camila

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MPE-BA 2017 CONTEÚDOS VIP

LÍNGUA PORTUGUESA MPE-BA 2017 CONTEÚDOS VIP LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (narrativo, descritivo e argumentativo Aulas Cursos VIP 100% em Vídeo Aulas (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos 1PSAN HOR_NOTURNO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Fundamentos de Filosofia Antropologia, Sociedade e Cultura Brasileira História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Curso: Psicologia Regime: Laboral Disciplinas para o 2º Semestre - Ano Lectivo 2018

FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Curso: Psicologia Regime: Laboral Disciplinas para o 2º Semestre - Ano Lectivo 2018 FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Psicologia Regime: Laboral para o 2º Semestre - Ano Lectivo 2018 1ºano Psicologia de Desenvolvimento 6 Psicologia Social 6 Estatística II 6 Metodologia de Investigação 4 Neuropsicologia

Leia mais

QUADRO HORÁRIO POR CURSO / TURMA

QUADRO HORÁRIO POR CURSO / TURMA Turma: 10PSAN 17:20 18:10 18:10 Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Pesquisa

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 120 horas História da Psicologia: dos mitos à constituição da Psicologia científica. O processo

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto histórico (parte II) Atuação do psicólogo (parte I)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de ) Ingressantes 2019/1 1º Semestre /R Bases Biológicas dos Processos Psicológicos 04 80 - Diversidade Étnico-Cultural (EAD) 04-80 Língua Portuguesa (EAD) 04-80 Ética Profissional 02 40 - História da Psicologia

Leia mais

Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica 1

Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica 1 Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica 1 309 Maiana Farias Oliveira Nunes Faculdade Avantis, Balneário Camboriú, Brasil Monalisa Muniz Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Brasil Caroline

Leia mais

Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria

Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria Serviço de Psicologia Proposta de Parceria Gabinete de Psicologia Liliana Rocha Consultas de Psicologia Prestar serviços de qualidade, diversificados e complementares a crianças, adolescentes, adultos

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CURSO DE DIREITO E PSICOLOGIA

SELEÇÃO DE PROFESSORES CURSO DE DIREITO E PSICOLOGIA SELEÇÃO DE PROFESSORES CURSO DE DIREITO E PSICOLOGIA 2018-1 De acordo com o Edital nº 01 de 19 DE OUTUBRO DE 2017 para a abertura de inscrições relativas à realização de PROCESSO SELETIVO, destinado à

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

Unesp Universidade Estadual Paulista

Unesp Universidade Estadual Paulista CONSELHO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA QUADRO DE EQUIVALÊNCIA ENTRE DISCIPLINAS DO CURRÍCULO NOVO E CURRÍCULO ANTIGO CURRÍCULO ANTIGO Resolução UNESP 50/1986 CARGA HORÁRIA CURRÍCULO NOVO Resolução

Leia mais

PSICODIAGNÓSTICO O EXAME DO ESTADO MENTAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES. Leonice de Paula Ramos Wendel Ribeiro dos Santos

PSICODIAGNÓSTICO O EXAME DO ESTADO MENTAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES. Leonice de Paula Ramos Wendel Ribeiro dos Santos PSICODIAGNÓSTICO O EXAME DO ESTADO MENTAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Leonice de Paula Ramos Wendel Ribeiro dos Santos A QUEM CONFIAR MINHA TRISTEZA? (Tchekhov, Angustia, 1886) O que é exame do estado mental?

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2016.1 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são suas respectivas importâncias para a vida social? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência.

Leia mais

O início do processo de avaliação psicológica. The beginning of psychological Assessment process

O início do processo de avaliação psicológica. The beginning of psychological Assessment process Psicólogo informação ano 17, n, 17 jan./dez. 2013 Copyright 2013 Instituto Metodista de Ensino Superior CNPJ 44.351.146/0001-57 O início do processo de avaliação psicológica The beginning of psychological

Leia mais

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação MEDIDA: É uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado.

Leia mais

Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J

Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J 1º J Obs.: 2 Provas no dia: 1:40h cada Prova 3 Provas no dia: 1:30h cada Prova Sociologia 12/06 9:05 15/06 9:20 04/40 Neuroanatomia e Neurofisiologia 12/06

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 181/2012 Altera o Currículo do Curso de Psicologia - Bacharelado, Período Noturno, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº PSI-

Leia mais

Técnicas de Avaliação Psicológica. Profª: Anna Paula Sampaio Barbosa

Técnicas de Avaliação Psicológica. Profª: Anna Paula Sampaio Barbosa Técnicas de Avaliação Psicológica Profª: Anna Paula Sampaio Barbosa Histórico e Fundamentos Teóricos dos testes projetivos e inventários de personalidade Histórico Panorama da História dos Testes Psicológicos

Leia mais

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos Estudos descritivos Relato de caso Série de casos Transversal Ecológico

Leia mais

1º Período de Psicologia

1º Período de Psicologia 1º Período de Teoria Evolucionista LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais Divino Barcelos de Menezes Leitura e compreensão de José Humberto Rodrigues dos Anjos Filosofia Godinho Metodologia do Trabalho

Leia mais

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Dra. Léia Salles Coordenadora de pesquisa leia.salles@blossomedu.com.br As etapas de uma pesquisa são: Planejamento, execução, divulgação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. 2º Período: Antropologia. Psicologia Experimental III. Psicologia do Desenvolvimento II

MATRIZ CURRICULAR. 2º Período: Antropologia. Psicologia Experimental III. Psicologia do Desenvolvimento II MATRIZ CURRICULAR 1.TURNO INTEGRAL 1º Período: História da Psicologia Introdução ao Pensamento Filosófico Metodologia da Redação de Trabalhos Científicos Neuroanatomia Psicologia Geral: Processos Básicos

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAUDE. Horários de Aula. Época: 2019/2ºSem. Curso: Psicologia. (B301) PSICA103 - MÓDULO 1A - Noite (B301)

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAUDE. Horários de Aula. Época: 2019/2ºSem. Curso: Psicologia. (B301) PSICA103 - MÓDULO 1A - Noite (B301) Período: 1 Turma CH PSICA105 - EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA MÓDULO 1B - 80 PSICA102 - FILOSOFIA MÓDULO 1A 80 PSICA101 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MÓDULO 1A 40 PSICA104 - NEUROANATOMIA MÓDULO 1A 40 PSICA103

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO FRANCY LIMA PRÉ-PROJETO DE PLANO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO FRANCY LIMA PRÉ-PROJETO DE PLANO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO FRANCY LIMA PRÉ-PROJETO DE PLANO DE ESTÁGIO Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da Disciplina de Estágio Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Escolar I Professor(es) e DRTs Carla Biancha Angelucci 112428-7 Marcos Vinícius de Araújo 110930-4

Leia mais

INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA E FUNDAMENTOS DA CLÍNICA

INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA E FUNDAMENTOS DA CLÍNICA 1 INTRODUÇÃO A PSICOPATOLOGIA E FUNDAMENTOS DA CLÍNICA FUNDAMENTOS DA CLÍNICA: Pinel 2 A Clínica surgiu em uma data precisa e um autor particular PINEL No plano do método fundou uma tradição : A CLÍNICA

Leia mais

ESCOLA DE PSICOLOGIA

ESCOLA DE PSICOLOGIA ESCOLA DE PSICOLOGIA GRUPO DISCIPLINA PERÍODO 1 ANTROPOLOGIA MATUTINO/NOTURNO 1 AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL MATUTINO/NOTURNO 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MATUTINO/NOTURNO 1 NEUROLOGIA E

Leia mais

ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTÁGIO: 1. Estágio através do CPA ( X ) ou disciplina-estágio ( )

ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTÁGIO: 1. Estágio através do CPA ( X ) ou disciplina-estágio ( ) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade Autores:Thaís Martins Sousa ; Calleo Henderson ; Sandra Barboza. Introdução A epilepsia é uma das síndromes neurológicas mais comuns e seus efeitos secundários podem ser graves. A epilepsia de ausência

Leia mais

Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J

Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J 1º J Sociologia 07/06 9:20 14/06 9:20 Neuroanatomia e Neurofisiologia 04/06 7:30 11/06 7:30 Genética do Comportamento J 11 e J 12 05/06 7:30 12/06 7:30 História

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Agosto/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA - FGV Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Analista

Leia mais

Testes em Psicologia e em Educação

Testes em Psicologia e em Educação Testes em Psicologia e em Educação IESB Semana Universitária, 2007 Prof. Frederico Neves Condé Testes Psicológicos: história recente Década de 80: Discussão sobre a qualidade dos Testes Psicológicos por

Leia mais

ASSUNTO: Construção, adaptação e estudos de equivalência de testes psicológicos para pessoas com deficiência.

ASSUNTO: Construção, adaptação e estudos de equivalência de testes psicológicos para pessoas com deficiência. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA NOTA TÉCNICA Nº 4/2019/GTEC/CG Orienta psicólogas(os), pesquisadores, editoras e laboratórios responsáveis quanto às pesquisas para construção, adaptação e estudos de equivalência

Leia mais

O desenvolvimento do conceito de crenças cognitivas e suas implicações na prática da Terapia cognitivo-comportamental

O desenvolvimento do conceito de crenças cognitivas e suas implicações na prática da Terapia cognitivo-comportamental O desenvolvimento do conceito de crenças cognitivas e suas implicações na prática da Terapia cognitivo-comportamental Auxiliatrice Caneschi Badaró Crenças são representações simbólicas, com base nas línguas

Leia mais

Porquê estudar Psicologia?

Porquê estudar Psicologia? INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA Objetivos Definir o objeto de estudo da Psicologia Descrever a trajetória historica da psicologia para a compreensão de sua utilização no contexto atual Entender a Psicologia Organizacional

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA:

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA: CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (QUADRO 01) ÁREA: Administração 1. Teoria Geral da Administração; 2. Administração de Produção; 3. Administração de Recursos Humanos; 4. Administração Financeira 5. Administração Mercadológica; 6. Liderança,

Leia mais

5 A pesquisa de campo

5 A pesquisa de campo 58 5 A pesquisa de campo Neste capítulo, apresenta-se a pesquisa qualitativa realizada junto a 9 mães, investigando, a partir das várias transformações pelas quais elas passaram, as representações que

Leia mais

BUENO, F. S. Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Lisa S.A., 1988.

BUENO, F. S. Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Lisa S.A., 1988. Validade de Conteúdo Carolina Esteves Garcia Validade, do latim validitatem, é eficácia legal de um tratado, de um ajuste, acordo, etc (Bueno, 1988). Em estatística, validade é a extensão em que um instrumento

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto

Leia mais

NÚCLEO / ÊNFASE. CRÉDI- TOS 1 Filosofia e Epistemologia NC Prática Integrada I* NC ACG s TOTAL DO SEMESTRE NÚCLEO / ÊNFASE

NÚCLEO / ÊNFASE. CRÉDI- TOS 1 Filosofia e Epistemologia NC Prática Integrada I* NC ACG s TOTAL DO SEMESTRE NÚCLEO / ÊNFASE º SEMESTRE Filosofia e Epistemologia Métodos e técnicas de pesquisa Psicologia: história e matrizes Processos e fenômenos psicológicos I Anatomia e Neuroanatomia humana Prática Integrada I* TOTAL DO SEMESTRE

Leia mais

CLÍNICA-ESCOLA: LEVANTAMENTO DE INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO CLÍNICA-ESCOLA: LEVANTAMENTO DE INSTRUMENTOS

CLÍNICA-ESCOLA: LEVANTAMENTO DE INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO CLÍNICA-ESCOLA: LEVANTAMENTO DE INSTRUMENTOS Psicologia Escolar e Educacional, 2005 Volume 9 Número 1 87-93 CLÍNICA-ESCOLA: LEVANTAMENTO DE INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO CLÍNICA-ESCOLA: LEVANTAMENTO DE INSTRUMENTOS Fernanda

Leia mais

FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL

FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5

Leia mais

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Leia mais

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA Objetivos Definir Psicologia Descrever a trajetória historica da psicologia para a compreensão de sua utilização no contexto atual Definir Psicologia Organizacional A relacão da

Leia mais

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia Faculdades Integradas do Vale do Ribeira Unisepe Curso de Psicologia Manual de Orientações aos alunos Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA Coordenação de Psicologia 2018 1 INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

Leia mais

COMUNICAÇÃO E RECURSOS AMBIENTAIS: ANÁLISE NA FAIXA ETÁRIA DE 1 A 3 ANOS.

COMUNICAÇÃO E RECURSOS AMBIENTAIS: ANÁLISE NA FAIXA ETÁRIA DE 1 A 3 ANOS. COMUNICAÇÃO E RECURSOS AMBIENTAIS: ANÁLISE NA FAIXA ETÁRIA Palavras-chave: comunicação, creches, família. DE 1 A 3 ANOS. INTRODUÇÃO A infância é uma das fases da vida onde ocorrem as maiores modificações

Leia mais

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG.

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG. CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA I SEMESTRE História da Psicologia 80 80 4 67 OBRIG Psicologia Ciência e Profissão 40 40 2 33 OBRIG Anatomia Sistêmica 80 50 30 4 67 OBRIG Filosofia 80 80 4 67 OBRIG Fundamentos

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Psicopatologia Período: 7º Currículo: 2016 Nome do Coordenador de Eixo: Prof. Sheila Miranda Nome do Coordenador

Leia mais