A guerra mundial Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A guerra mundial Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)"

Transcrição

1 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

2 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

3 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

4 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

5 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

6 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

7 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

8 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

9 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

10 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

11 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

12 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

13 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

14 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

15 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

16 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

17 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

18 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

19 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

20 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

21 A guerra mundial Era uma vez um rato muito corajoso que era presidente. Ele tinha uma família, em que os animais não eram da mesma espécie. Estes animais viviam no esgoto e eram crocodilos, rãs, sapos, ursos e baratas. O presidente tinha poderes da água mágica: fazia umas ondas com bicos afiados que prendiam os inimigos numa jaula. Também tinham uma poção de ressuscitar os animais. As criaturas do esgoto lutavam contra os animais que viviam na terra e estes eram muito fortes porque tinham espadas e escudos. Mas os animais do esgoto eram de Portugal e os da terra eram de Inglaterra que tinham vindo para Portugal. Os inimigos também tinham um poder: utilizavam pedras mágicas. Quando as pedras rebentavam, libertavam uma lava e faziam uma ferida grande. Até que uma vez o presidente da família dos seres do esgoto disse: -Vamos atacar a terra! -Tan, tan-ta-tan (som de marcha). Então os animais do esgoto estavam nervosos porque iam atacar os inimigos no dia seguinte. Os vigilantes da terra, que estavam nas torres, começaram a ver muito pó e pensaram que era um ataque. Viram os inimigos preparados para a luta e avisaram os seus soldados. O presidente da terra reuniu os seus soldados para se encontrarem com os outros e combaterem. Os dois exércitos encontraram-se no meio do caminho e fizeram uma guerra em que morreram 248 animais do esgoto e 298 animais da terra. Depois desta luta, a batalha não estava resolvida porque os dois presidentes estavam vivos. Atacaram-se um ao outro novamente. O presidente do esgoto atacou com a água mágica e o da terra atacou com as pedras poderosas. O presidente do esgoto ganhou a batalha, porque a água mágica levou as pedras até à parede e destruiu-as. Depois da batalha, o presidente foi ao armazém e tirou a poção mágica. Colocou na boca dos guerreiros mortos e eles ressuscitaram. O exército vencedor voltou ao quartel-general e fizeram um grande jantar em família e disseram: - Estamos livres! A família teve muitos, muitos e muitos filhos e viveram felizes para o resto da sua vida. Nuno e Ryan (Trabalhado pelo grupo)

22 Sílaba tónica e sílaba átona Classificação de palavras quanto à acentuação As palavras que usamos são compostas por sílabas. Na maioria das palavras existem uma sílaba que se ouve mais e outras que se ouvem menos. A sílaba que se ouve mais chama-se sílaba tónica. As que se ouvem menos chamam-se sílabas átonas. A sílaba tónica é leva sempre um assento. Pode ser um assento gráfico (vê-se e ouve-se) armário - ou um assento fónico (não se vê mas ouve-se) - escola. No texto do Nuno e do Ryan encontramos a palavras família. A sílaba tónica é mí. as sílabas fa li a são átonas. Quando as palavras não têm acento gráfico, é um pouco mais difícil descobrir qual é a sílaba tónica. Na palavra presidente, a sílaba tónica é den. As sílabas átonas são: pre si te. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição ocupada pela sílaba tónica. Assim temos: Palavras agudas a sílaba tónica é a última: Por-tu-gal; po-der; a-ni-mais. Palavras graves - a sílaba tónica é a penúltima (antes da última): co-ra-jo-so; on-das; cri-a-tu-ras. Palavras esdrúxulas - a sílaba tónica é a antepenúltima (antes da penúltima): fa-mí-li-a; má-gi-cas; es-pé-ci-e. Estas palavras levam sempre assento gráfico.

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Conta-me Histórias. Lê atentamente o texto que se segue.

Conta-me Histórias. Lê atentamente o texto que se segue. Prova de Língua Portuguesa 5.º Ano de escolaridade Ano letivo 2013 / 2014-1.ª Chamada Ano lectivo 2012 / 2013 Lê atentamente o texto que se segue. Conta-me Histórias Quando eu era pequena, os campos estavam

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

- Estou à espera que apareça alguém para passar a Noite de Natal comigo. E o Burro disse ao seu Dono: - Como também estamos sozinhos podíamos

- Estou à espera que apareça alguém para passar a Noite de Natal comigo. E o Burro disse ao seu Dono: - Como também estamos sozinhos podíamos Um Natal Solidário Era uma vez Uns dias antes da Consoada de Natal, estava um Esquilo que vivia sozinho na floresta, a pensar Como é que vai ser o meu Natal? nisto sentiu o cheiro ao bacalhau e decidiu

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

TEXTO. Visual texto em que a comunicação se dá apenas por meio de imagens. Verbal - texto em que a comunicação se dá por meio de palavras escritas.

TEXTO. Visual texto em que a comunicação se dá apenas por meio de imagens. Verbal - texto em que a comunicação se dá por meio de palavras escritas. Língua Portuguesa 1º trimestre Temas para estudo Em nossas primeiras aulas, vimos que, conforme sua configuração/diagramação, um TEXTO pode ser classificado como: Visual texto em que a comunicação se dá

Leia mais

2011 ano Profético das Portas Abertas

2011 ano Profético das Portas Abertas 2011 ano Profético das Portas Abertas Porta Aberta da Oportunidade I Samuel 17:26 - Davi falou com alguns outros que estavam ali, para confirmar se era verdade o que diziam. "O que ganhará o homem que

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações)

Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações) Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações) O que o aluno poderá aprender com esta aula Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; identificar

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

...E os discípulos puderam finalmente crer...

...E os discípulos puderam finalmente crer... Ele está vivo!! Quem? O coelhinho? Afinal de contas, o que significa Páscoa? Messias ressuscitou no início do primeiro dia da semana e apareceu a Maria Madalena, que foi contar a novidade aos Seus amigos.

Leia mais

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo Acentuação É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: ela e a minha amiga ela é a minha amiga o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo sai à rua saí à rua 1 Sílaba / vogal

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

A CORRIDA DOS ANIMAIS

A CORRIDA DOS ANIMAIS Matheus Luiz Pereira de Souza A CORRIDA DOS ANIMAIS Editora BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Ilustrações Matheus Luiz Pereira De Souza A CORRIDA DOS ANIMAIS RECIFE PE NOV/2006 Coordenação

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Atividades 4 o - Bimestre

Atividades 4 o - Bimestre Atividades 4 o - Bimestre GRAMÁTICA Acentuação das Proparoxítonas 1. Descubra quais são as palavras e acentue somente as proparoxítonas: Muaaqin Avreor Noemru Umiolt Slaiab Craochor Pniamet Aaaibcx Etstean

Leia mais

Português - Acentuação de palavras. 1. As palavras podem ser agrupadas em classes de acordo com a posição da silaba tónica.

Português - Acentuação de palavras. 1. As palavras podem ser agrupadas em classes de acordo com a posição da silaba tónica. A1 1. As palavras podem ser agrupadas em classes de acordo com a posição da silaba tónica. Explica o que é a sílaba tónica. Explica o que é a sílaba átona. A1R 1. Sílaba tónica é a sílaba acentuada, que

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O PEQUENO DE GIDEÃO

Bíblia para crianças. apresenta O PEQUENO DE GIDEÃO Bíblia para crianças apresenta O PEQUENO EXÉRCITO DE GIDEÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Preconceitos: Xenofobia, racismo, chauvinismo

Preconceitos: Xenofobia, racismo, chauvinismo Preconceitos: Xenofobia, racismo, chauvinismo Tânia Fernandes 01-07-2011 Tânia Fernandes Página 1 INTRODUÇÃO Hoje em dia cada vez mais existe preconceito entre a humanidade, olhamos de lado para pessoas

Leia mais

TER NOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO

TER NOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO TER NOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO Por: Edson Incopté * 18.05.2008 Como se pode desejar o desenvolvimento sem termos a real noção do que de facto aconteceu, acontece e o que realmente queremos?!

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

Brincar às guerras. Está muito calor para jogar basquete. Vamos fazer outra coisa sugeriu Luke.

Brincar às guerras. Está muito calor para jogar basquete. Vamos fazer outra coisa sugeriu Luke. Brincar às guerras Está muito calor para jogar basquete. Vamos fazer outra coisa sugeriu Luke. Os amigos sentaram-se à sombra do salgueiro a decidir o que fazer. Tens mais balões de água? perguntou Danny.

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Professor /a: Nota. Aluno /a: Idade. Filhotinho leia atentamente as questões para que se saia bem! Deus te abençoe ricamente.

Professor /a: Nota. Aluno /a: Idade. Filhotinho leia atentamente as questões para que se saia bem! Deus te abençoe ricamente. Avaliação de: Vol 25-Jesus no Getsemani e Judas O entrega-valor:10.0 Pontos - Data: / / Professor /a: Nota Aluno /a: Idade Filhotinho leia atentamente as questões para que se saia bem! Deus te abençoe

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma leitura do passado e do futuro. Todos os planetas do sistema

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus..

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30 1 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.1-13; Marcos 2.1-13; Lucas 9.28-36 (Leitura bíblica para

Leia mais

SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS...

SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS... SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS... ... NÃO VAI APANHAR NENHUM DELES. PROVÉRBIO RUSSO ÍNDICE 1. A ÚNICA Coisa 8 2. O Efeito Dominó 14 3. O Sucesso Deixa Pistas 19 1 AS MENTIRAS COMO NOS ENGANAM E NOS DESPISTAM

Leia mais

Formanda: Sónia Machado Garcia Formadoras: Rosa Santos e Isabel Silva. Ano letivo 2013/2014

Formanda: Sónia Machado Garcia Formadoras: Rosa Santos e Isabel Silva. Ano letivo 2013/2014 Formanda: Sónia Machado Garcia Formadoras: Rosa Santos e Isabel Silva Ano letivo 2013/2014 ATIVIDADE 1 DOMÍNIO: ORALIDADE 4º ANO A MÁQUINA DE FAZER PALAVRAS Objetivo: Escutar para aprender e construir

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO...

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO... EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO... O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar

Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar Quem participa nestes passeios do BMW McP e quem conhece a Bomcar pensa que até já sabe o que vai acontecer... Este fim-de-semana demonstrou mais uma vez que não é

Leia mais

Como Plantar Pensando na Renda

Como Plantar Pensando na Renda Como Plantar Pensando na Renda A PERSPECTIVA DE RENDA É UM BOM MOTIVO PARA O AGRICULTOR PRODUZIR É a renda que motiva o agricultor Com que motivação, você agricultor, trabalha a terra? É claro, você também

Leia mais

Histórias Tradicionais Portuguesas. Alice Vieira AS MOEDAS DE OURO. Autora: Lina. Publicado em: www.escolovar.org

Histórias Tradicionais Portuguesas. Alice Vieira AS MOEDAS DE OURO. Autora: Lina. Publicado em: www.escolovar.org Histórias Tradicionais Portuguesas Alice Vieira AS MOEDAS DE OURO DE PINTO PINTÃO VAMOS CONHECER O LIVRO A CAPA A CONTRACAPA A LOMBADA Observa a capa do livro e responde: 1.Título 2. Nome da autora 3.

Leia mais

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo.

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. JOÁS, O MENINO REI Lição 65 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. 2. Lição Bíblica: 2 Reis 11; 2 Crônicas 24.1-24 (Base bíblica para a história

Leia mais

A CAMINHADA DO POVO DE DEUS. Ir. KatiaRejaneSassi

A CAMINHADA DO POVO DE DEUS. Ir. KatiaRejaneSassi A CAMINHADA DO POVO DE DEUS Ir. KatiaRejaneSassi Os desafios da travessia Aqueles que viveram a maravilhosa experiência de conseguir libertar-se da dominação egípcia sentem no deserto o desamparo total.

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

A fábula da formiga. Post (0182)

A fábula da formiga. Post (0182) A fábula da formiga Post (0182) Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz. O gerente besouro estranhou a formiga trabalhar sem

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova A U A UL LA Os animais Atenção Eliseu Tonegawa mora com a família - a esposa, Marina, e três filhos - num pequeno sítio no interior de São Paulo. Para sobreviver, ele mantém algumas lavouras, principalmente

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL

FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL ORIGEM E FORMAÇÃO HISTÓRICA A AMÉRICA PORTUGUESA Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado a 7 de junho de 1494, por Portugal e Espanha, os domínios dessas

Leia mais

Texto 2. Julinho, o sapo

Texto 2. Julinho, o sapo Texto 2 Nós vamos ler um texto bem diferente do texto 1. Também tem princesa, sapo, mas o que acontece é difícil de imaginar. Nestes versos você vai encontrar uma pista. Lá no brejo tem um sapo que canta

Leia mais

Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar. Tempo de pensar no que virá Planejar

Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar. Tempo de pensar no que virá Planejar Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar Tempo de pensar no que virá Planejar Hámomentos em nossa vida em que temos duas opções: Desistir Recomeçar Quando a VIDA decepciona João

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM. 3 a ed.

THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM. 3 a ed. THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM 3 a ed. Campinas SP 2006 APRESENTAÇÃO A doutrina das vidas sucessivas ou reencarnação é também chamada palingenesia, de duas palavras gregas palin, de novo; genesis,

Leia mais

SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental

SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental Resumo O papel que as empresas podem ter na promoção da sustentabilidade tem sido muito documentado mas se queremos criar um mundo

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

25ª Semana Literária do Colégio Bom Conselho

25ª Semana Literária do Colégio Bom Conselho 25ª Semana Literária do Colégio Bom Conselho Turmas 4º ano A e B Professoras Adriana Bukowski Cittolin e Paula Fernanda Nogueira de Oliveira Café Literário 2015 OS CLÁSSICOS E A POESIA Vamos nos apresentar

Leia mais

Respostas de MAIO. A sequência é formada elevando-se ao quadrado os números 2,3,4... e somandolhes 2 em cada caso.

Respostas de MAIO. A sequência é formada elevando-se ao quadrado os números 2,3,4... e somandolhes 2 em cada caso. Respostas de MAIO Dia 1: O menor número de ovos é 91. Dia 2: O nível da água baixa. No barquinho, a moeda desloca a mesma massa de água que a do barquinho, portanto, um volume maior que o da moeda. Na

Leia mais

OBJETIVO Mostrar ao estudante da palavra de Deus que estamos em guerra; apresentar-lhe nosso inimigo, nossas armas e a maneira de nos comportarmos nessa guerra. TEXTO BÁSICO Finalmente, fortaleçam-se no

Leia mais

Como devemos lavar os dentes?

Como devemos lavar os dentes? Como devemos lavar os dentes? 1 Este livro pertence a: nome idade Para mais tarde recordares põe aqui a tua mão e com uma caneta desenha à volta Os Cufitas estavam muito contentes e divertiam-se com os

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Fundamental I Ano: 5º ano Componente Curricular: História Professor (a): Cristiane

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

Um planeta. chamado Albinum

Um planeta. chamado Albinum Um planeta chamado Albinum 1 Kalum tinha apenas 9 anos. Era um menino sonhador, inteligente e inconformado. Vivia num planeta longínquo chamado Albinum. Era um planeta muito frio, todo coberto de neve.

Leia mais

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Local: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial Esta é uma história de mudança que ocorre em um labirinto em que quatro personagens

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

Habilidades: - Reconhecer as sílabas tônicas das palavras, separar sílabas, classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Habilidades: - Reconhecer as sílabas tônicas das palavras, separar sílabas, classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Conteúdos: - Os sinais de pontuação e a sua importância na compreensão textual. - Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. - Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica.

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Felizes são aqueles que ajudam os pobres

Felizes são aqueles que ajudam os pobres Felizes são aqueles que ajudam os pobres Havia um homem rico LUCAS 16:19-31 que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado LUCAS 16:19-31 um mendigo

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro A Rainha, o guarda do tesouro e o papel que valia muito ouro Há muito, muito tempo atrás, havia uma rainha que governava um reino chamado Portugal. Essa rainha chamava-se D. Maria I e como até tinha acabado

Leia mais

EBA IBCU Ago e Set 2012 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA IBCU Ago e Set 2012 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA IBCU Ago e Set 2012 Wagner Fonseca João Mengaldo Reino e Queda 1Samuel 13 a 19 Reinado e Decadência de Saul Saul o Primeiro Rei 30 anos e Reina por 42 anos Vs 13.1 Primeira batalha de Jônatas contra

Leia mais

Casamentos gay. Jornal Público (excerto)

Casamentos gay. Jornal Público (excerto) Casamentos gay Jornal Público (excerto) As uniões de casais homossexuais já podem ser registadas legalmente no Reino Unido, concedendo-se aos parceiros exactamente os mesmos direitos e responsabilidades

Leia mais

Release Notes. I. Nova nação Persas. Note: Habilidades de nação que afectam as estatísticas desta unidade: Arqueiro e Defensor; o bónus

Release Notes. I. Nova nação Persas. Note: Habilidades de nação que afectam as estatísticas desta unidade: Arqueiro e Defensor; o bónus Release Notes I. Nova nação Persas Bónus da raça persa: - +10% na produção de Ferro - arquieors 10% mais baratos - Produção de máquinas 10 % mais rápido - 20% a mais marchas - 20% a mais dano contra Muralha

Leia mais

A Família que Vence 1

A Família que Vence 1 A Família que Vence 1 Requisitos para Vencer Quem é meu inimigo A quem obedeço Comprometimento Treinamento Espírito de Prontidão Vigilância Fé 2 Ameaças à Família Mudança no Conceito de Família A Emancipação

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

I.ª Parte. Nome: Ano: Lê o texto que se segue com muita atenção.

I.ª Parte. Nome: Ano: Lê o texto que se segue com muita atenção. Nome: Ano: Turma: Classificação: I.ª Parte Lê o texto que se segue com muita atenção. O JARDIM DO TIO RICARDO O meu tio Ricardo tem um jardim. Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e

Leia mais

Os pássaros louvam a Deus

Os pássaros louvam a Deus Os pássaros louvam a Deus Mais um dia nasceu na floresta, dia de sol, de alegria, de festa. Dia de entoar um perfeito louvor ao Deus dos céus, bondoso Senhor. Os pássaros se reúnem em alegria para celebrar

Leia mais

Empreendedorismo e marketing na Internet. Página 1

Empreendedorismo e marketing na Internet. Página 1 Empreendedorismo e marketing na Internet Página 1 O que é empreender? Segundo o Michaelis, por em execução Citando Bob Wollheim: Empreendedor é uma pessoa que faz o que os outros não fazem, que vê o que

Leia mais

A n é s i o R o d r i g u e s

A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s 1 Pedro 2:9-17 Os Judaizantes de Hoje Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não

Leia mais

O PROTOCOLO BÁSICO PARA OCASIÕES FORMAIS

O PROTOCOLO BÁSICO PARA OCASIÕES FORMAIS O PROTOCOLO BÁSICO PARA OCASIÕES FORMAIS Janeiro de 2001 O PROTOCOLO BÁSICO PARA OCASIÕES FORMAIS 1) Saber que o pão se corta sempre com as mãos, que um homem não se deve sentar até que todas as mulheres

Leia mais

1. A retomada da bolsa 01/02/2009 Você S/A Revista INSTITUCIONAL 66 à 68

1. A retomada da bolsa 01/02/2009 Você S/A Revista INSTITUCIONAL 66 à 68 1. A retomada da bolsa 01/02/2009 Você S/A Revista INSTITUCIONAL 66 à 68 Data de geração: 12/02/2009 Página 1 Data de geração: 12/02/2009 Página 2 A retomada da bolsa No ano passado, a bolsa de valores

Leia mais

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só esperando a sua boa vontade. Felipe tentou voltar a dormir,

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS OS CALÇADOS DO EVANGELHO DA PAZ

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS OS CALÇADOS DO EVANGELHO DA PAZ Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 7 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS OS CALÇADOS DO EVANGELHO DA PAZ 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA Efésios 6:10-18.Hoje as criança aprenderão como são usados os Calçados

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Tenho um filho. Já tive um marido. Tenho agora um filho

Tenho um filho. Já tive um marido. Tenho agora um filho o príncipe lá de casa Tenho um filho. Já tive um marido. Tenho agora um filho e talvez queira outra vez um marido. Mas quando se tem um filho e já se teve um marido, um homem não nos serve exatamente para

Leia mais

Hamlet. William Shakespeare. É só o Começo. Coleção

Hamlet. William Shakespeare. É só o Começo. Coleção William Shakespeare Adaptação para neoleitores, a partir do original em inglês: Paulo Seben Revisão técnica: Pedro Garcez Supervisão: Luís Augusto Fischer Hamlet Versão adaptada para neoleitores a Coleção

Leia mais