DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7"

Transcrição

1 FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM JORNALISMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson Alexandre Mendonça Bruno, Ms. Leonilia Gabriela Bandeira de Souza, Ms. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque, Dr. Talita Garcez Guimarães, Ms. Vania Maria Magalhães Tajra, Ms.

2 Fortaleza 2016 "Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes." [Jacob Rus]

3 PROJETO DE PESQUISA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO JORNALISMO Neste documento são apresentadas as informações e normas tanto para a elaboração do projeto de pesquisa, realizado em TCCI, quanto para o projeto experimental e trabalhos monográficos, realizados em TCCII, do curso de jornalismo da FA7. Em qualquer modalidade escolhida o orientando deve seguir rigorosamente algumas regras como: o trabalho deve ser original, isto significa que o plágio (tanto na parte teórica quanto na prática, no caso do projeto experimental) não será tolerado; ele deve obedecer às normas da ABNT e da língua portuguesa; apresentar uma base teórica e prática quando se tratar do projeto experimental consistente. 1 TCCI e TCCII O Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido na disciplina TCCI e consiste na formulação e apresentação de um planejamento para estudo de natureza científica ou técnica da área de comunicação social, sob a orientação de um professor por disciplina e a co-orientação de professores especialistas na área de pesquisa. O Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido na disciplina TCCII, consiste na formulação e apresentação de um trabalho de natureza científica ou técnica, elaborado individualmente, independente da modalidade do trabalho desenvolvido pelo discente, para complementar as exigências das instituições de ensino superior (IES) para obter o título de Jornalista. Na Faculdade 7 de Setembro (FA7), pode ser realizado em duas modalidades: monografia ou projeto experimental. A modalidade monografia, como o próprio nome aponta, é a escrita sobre um único tema de natureza científica, utilizando um método científico e, desta forma, contribuindo para a pesquisa acadêmica (MARCONI; LAKATOS, 2001). Deve ter, no mínimo, 80 mil caracteres com espaço. Para a modalidade de trabalho Projeto Experimental do curso de jornalismo e propaganda são sugeridos os formatos a seguir. Cada um será detalhado no decorrer deste manual.

4 a. Documentário em vídeo b. Editorial fotojornalístico c. Livro reportagem d. Jornal e. Revista f. Site g. Programa de TV h. Programa de rádio i. Rádio reportagem 2 COMPROMISSOS DO TCCII: Ao longo do desenvolvimento do TCCII o orientando deve cumprir alguns compromissos previamente agendados como comparecer à primeira reunião com a coordenação de TCC); qualificar seu trabalho dentro do período estabelecido (o orientando deve apresentar para seu orientador e um professor qualificador o sumário completo e comentado, os objetivos, a metodologia e 1 (um) capítulo de referencial teórico concluído de sua monografia. Em caso de projeto experimental, devem ser apresentados cronograma de trabalho, fundamentação teórica e esboço do produto; participar da segunda reunião com a coordenação de TCC (esta será para informar os procedimentos da defesa, tirar possíveis dúvidas dos alunos etc.); depositar na data estabelecida as 3 (três) vias do trabalho final, revisadas e encadernadas com espiral, para que os professores da banca avaliem o trabalho do aluno em tempo hábil; defender seu TCC na semana prevista no calendário do curso (o aluno em comum acordo com o Professor-Orientador e os demais membros da banca devem agendar uma data e horário para a defesa) e, após a aprovação do TCC o formando deve realizar o depósito da capa dura revisada e de CD com a versão digital em.pdf. 3 SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCII)

5 3.1. A matrícula na disciplina TCCII está vinculada à aprovação na disciplina TCCI, que será ministrada no 7º semestre O TCCII deverá ser qualificado e sua aprovação tem caráter eliminatório, com nota equivalente às avaliações de VP1 e VP O TCCII deve ser defendido com a anuência do Professor-Orientador. Caso o aluno, à revelia, deseje apresentar o seu trabalho à banca, deverá assinar termo de responsabilidade Serão disponibilizados os horários disponíveis dos possíveis orientadores pela coordenação de TCC do curso de JOR. As orientações não deverão ocorrer dentro da sala dos professores As orientações deverão ser registradas em relatórios mensais O TCCII/Projeto Experimental deverá ser individual (ver as especificações de cada um dos produtos propostos) O TCCII/Monografia também deverá ser individual A avaliação final do TCC será realizada por uma Comissão Julgadora sugerida pelo orientador e designada pela Comissão de TCC. 4 TIPOS E FORMATOS Os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro são de duas naturezas: monografia ou projeto experimental também conhecido como produto. A monografia deve seguir o padrão do Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em Abaixo descrevemos, especificamente, as modalidades de projeto experimental que apresentam um caráter teórico-prático PROJETO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO opções de modalidades de produto DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO

6 O que entregar: Um documentário temático, de 15 a 30 com matriz de captação em MiniDV, Betacam, Betacam Digital, DVCam, HDV, HD TV ou formato tecnologicamente superior. b) Relatório técnico - Planejamento (descrição técnica da pré-produção, argumento e roteiro, cronograma de produção, diário de produção e pós-produção-edição). - Diário de produção e pós-produção ilustrados com imagens de making-off. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: DVD com vídeo em.avi FOTOGRAFIA EDITORIAL FOTOJORNALÍSTICO O que entregar:

7 24 fotos impressas na proporção igual ou menor que A3. b) Relatório técnico - Planejamento (descrição técnica da pré-produção, produção luz, lentes, mecanismos de controle da luz e do foco, composição visual. Pós-produção: tratamento de imagens com antes e depois ilustrados com making-off). APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: álbum encadernado com lombada quadrada com projeto gráfico diferenciado, de criação livre que contenha capa, texto introdutório, créditos e as fotos impressas; entregar cópia em dvd LIVRO REPORTAGEM O que entregar: Gênero jornalístico em que o autor narra uma detalhada e extensa reportagem que não seria suportada pelas mídias convencionais do jornalismo, como jornais e revistas.

8 b) Relatório técnico PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em - Planejamento da realização da reportagem, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Redação final e edição do material no suporte livro, podendo conter fotos e ilustrações. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5 (1 e ½ ). O livro-reportagem deverá ter 50 mil caracteres sem espaço. Texto e relatório técnico impressos em três vias e o projeto editorial (diagramação) em pdf. Obs.: A versão final do livro reportagem finalizado (produto final) deve ser entregue junto com a capa dura do relatório técnico JORNAL O que entregar:

9 Publicação temática impressa, de cunho jornalístico. Tamanho: 12 páginas, em formato tabloide ou maior. b) Relatório técnico - Planejamento da realização das reportagens, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. Deverá constar também o formato presumido, com número de páginas, tamanho e características gerais do projeto gráfico. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Relatório técnico e produto diagramado, impressos em três vias REVISTA O que entregar:

10 Publicação periódica impressa, ilustrada, de cunho jornalístico e temático. Revista diagramada em formato A4 ou maior, impressa em três vias e em pdf. Tamanho: 24 páginas. Outros tamanhos devem seguir a proporção para o número de páginas. Produto diagramado, com textos e fotos/ilustrações, plano editorial e de negócios. As imagens, inclusive da capa, devem ter boa resolução e alta qualidade de impressão, em papel couché ou similar. Pode ser feita para um cliente real ou ser um projeto empreendedor. b) Relatório técnico - Planejamento da realização das reportagens, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. Deverá constar também o formato presumido, com número de páginas, tamanho e características gerais do projeto gráfico. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Relatório técnico e produto diagramado, impressos em três vias.

11 4.1.6 SITE O que entregar: Site jornalístico de conteúdo temático, com desenvolvimento de conteúdo multimídia e hipertextual (texto, fotos, vídeos, infográfico, áudio). Tamanho: 15 páginas diferentes no mínimo. Relatório técnico - Planejamento da realização do site, subdividido em: produção, pauta, estrutura do site e cronograma de trabalho. Deverá constar também o número de páginas do site e características gerais do projeto gráfico. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Relatório técnico impresso em três vias. Site salvo em modo off-line (para a banca) e publicado na web.

12 4.1.7 PROGRAMA DE TV O que entregar: Programa jornalístico, temático, com duração de 30 minutos, incluindo: entrevista em estúdio, reportagens e notas cobertas. O programa de TV pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do programa devem ser necessariamente realizados pelos alunos. b) Relatório técnico - Planejamento da realização do programa, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta, espelho e cronograma de trabalho. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Gravado em DVD em formato.avi PROGRAMA DE RÁDIO

13 O que entregar: Programa jornalístico, temático, com duração de 50 a 60, incluindo: debate ou entrevista em estúdio, enquete, reportagem e radiodrama. O programa de rádio pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do programa devem ser necessariamente realizados pelos alunos. b) Relatório técnico - Planejamento da realização do programa, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta, espelho e cronograma de trabalho. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (roteiros do trabalho e sua descrição e imagens de making off das gravações). Como entregar: Gravado em CD no formato MP RÁDIO REPORTAGEM

14 O que entregar: Temático. Uma série de reportagens, com um total de 5 episódios e duração de 5 a 10 cada. A reportagem de rádio pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção da reportagem devem ser necessariamente realizados pelos alunos. b) Relatório técnico - Planejamento da realização do programa, subdividido em: APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (roteiros do trabalho e sua descrição e imagens de making off das gravações). Como entregar: Gravado em CD no formato MP3. 5 FINALIZANDO O PROCESSO DE TCC Depois que o TCC tiver sido finalizado o aluno deve atentar para as orientações do Professor-Orientador e das Coordenações de TCC e do Curso para alinhar questões relativas à

15 defesa, conferir novamente o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para checar os prazos, normas, entre outros pontos importantes da avaliação. E, o trabalho sendo aprovado pela banca examinadora, o graduando deve ainda cumprir as últimas exigências do final do processo e entregar o seu material de acordo com o que foi estipulado no Regulamento do TCC, feito para os cursos de jornalismo, e no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7.

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva,

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Comentado [T1]: Já mudei desde aqui DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM JORNALISMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson

Leia mais

UM GUIA PARA PLANEJAMENTO DE PRODUTOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

UM GUIA PARA PLANEJAMENTO DE PRODUTOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 CURSO GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL PROJETO DE PESQUISA DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS. Art. 1º. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Comunicação

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas APÊNDICE III REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas CAPÍTULO I DA

Leia mais

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CAPÍTULO I DO TCC 1. O Trabalho de Conclusão do Curso TCC visa ampliar as condições de formação profissional do aluno por meio da integração

Leia mais

13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar

Leia mais

MONOGRAFIA CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO

MONOGRAFIA CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO MONOGRAFIA CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Os alunos durante o curso de especialização devem desenvolver a monografia. A monografia é uma atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto

Leia mais

Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso no CJE

Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso no CJE Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso no CJE Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso junto às disciplinas CJE0314- Projeto Experimental em Produção Editorial e CJE0411-Projeto Experimental

Leia mais

PROGRAMA DE ATIVIDADES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

PROGRAMA DE ATIVIDADES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II PROGRAMA DE ATIVIDADES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II O Programa de Atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com o Capítulo II seção IV do Regulamento do TCC, fixa os procedimentos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 116, DE 12 JUNHO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 308ª Reunião Ordinária, realizada em 12 de junho de 2012, e considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico 11. REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas à disciplina de Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

C L A R I S S E F E R R Ã O

C L A R I S S E F E R R Ã O ENCONTRO NOS POLOS TCC 20152 C L A R I S S E F E R R Ã O AGENDA Polo Data Sete Lagoas 11/06/2015 São João del Rei 09/06/2015 Itamonte 16/06/2015 Barroso ----- Votorantim 17/06/2015 Serrana 27/06/2015 Franca

Leia mais

REGULAMENTO DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS 4ª SÉRIE

REGULAMENTO DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS 4ª SÉRIE REGULAMENTO DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS 4ª SÉRIE Araraquara Janeiro de 2017 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente Regulamento tem

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO

ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I

Leia mais

XXIX SEMANA CIENTÍFICA

XXIX SEMANA CIENTÍFICA XXIX SEMANA CIENTÍFICA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL PÚBLICA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA 2015.2 A Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG - versão 2008 estabelece como

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO TC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO SÃO PAULO - 2017 APRESENTAÇÃO De acordo com as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 02/2015 CCGSS/CCHLA/UFPB Estabelece normas de regimento para o Trabalho de Conclusão de Curso do BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normas elaboradas em consonância com os artigos 99 a 108 da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I - Conceituação e Objetivos Art. 1º A monografia de Conclusão de Curso é uma atividade

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar a elaboração, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC Goiânia 2015 Das Finalidades: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC Art. 1º - A elaboração do TCC, conforme estabelecido pelas Diretrizes

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia RESOLUÇÃO PPGS-UFPB Nº 06/2015 Regulamenta os procedimentos de elaboração e depósito

Leia mais

Regulamento Estágio Supervisionado Gestão de Recursos Humanos

Regulamento Estágio Supervisionado Gestão de Recursos Humanos Regulamento Estágio Supervisionado Gestão de Recursos Humanos 2014 Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Diretor Geral Weldon Bispo Diretora Administrativo-Financeiro Rafaella Nóbrega Coordenador

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 2017 Apresentação O presente regulamento tem por fim organizar e facilitar ao graduando da Trevisan os caminhos do trabalho de conclusão de curso. O

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/002/2009, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009. 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL TCC NAVAL APROVADO NO COLEGIADO EM 07/07/2014 Regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Escola de Direito

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Escola de Direito CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2016.1 Escola de Direito ATIVIDADE Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2016/1, relativo ao TCC I. Entrega da

Leia mais

NORMAS TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS GRADUAÇÃO PLENA

NORMAS TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS GRADUAÇÃO PLENA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FONE: (86) 3215 5781. E-mail: cccsociais@ufpi.edu.br NORMAS TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

8 o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

8 o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 8 o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão Regulamento 2016 1. Sobre o Prêmio 1.1 O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem por objetivo incentivar jovens estudantes de Jornalismo

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 DIREITO Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC I. Prazo Data: 01/02/2018

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/023/2017, DE 14 DE JULHO DE 2017. 1 RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPITULO I

CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPITULO I REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPITULO I Art. 01 o. O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), deverá ser desenvolvido em forma de artigo científico, sendo o mesmo formatado conforme as normas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PORTARIA CGEMAT N. 02/2011 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, disciplina do Curso de

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Escola de Odontologia

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Escola de Odontologia CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2016.2 Escola de Odontologia Atividade Data: 02/08/2016 Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais Data: 04/08/2016 quanto ao semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA REGULAMENTO N 02/2016 de 01 de março de 2016 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

FICHA TÉCNICA. DIRETOR PRESIDENTE Wellington Lins de Albuquerque. VICE-PRESIDENTE George Lins de Albuquerque

FICHA TÉCNICA. DIRETOR PRESIDENTE Wellington Lins de Albuquerque. VICE-PRESIDENTE George Lins de Albuquerque CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 O módulo a seguir foi reproduzido para o uso na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, referente ao semestre 2016.2 do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO ROTEIRO PARA O DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO Documentos Necessários Autorização para depósito assinada pelo (a) orientador(a); Sugestão de banca assinada pelo(a) orientador(a). Termo de Ciência e Concordância

Leia mais

Art. 4º - É responsabilidade solidária do professor-orientador e do alunoorientado evitar crimes contra a propriedade intelectual.

Art. 4º - É responsabilidade solidária do professor-orientador e do alunoorientado evitar crimes contra a propriedade intelectual. 1 I Disposições Gerais Art. 1º - Este Regulamento disciplina as atividades discentes e docentes relativas à realização das disciplinas de Monografia I e II, do Curso de Relações Internacionais, do Centro

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS. 1 Diretrizes gerais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS. 1 Diretrizes gerais NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS 1 Diretrizes gerais As normas da disciplina Estágio supervisionado e trabalho de graduação, relacionadas

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVO Art. 1 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia é trabalho de natureza monográfica, técnica e científica

Leia mais

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normatiza a elaboração e apresentação do Relatório Final de Estágio do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, que compreende

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 103, DE 23 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 103, DE 23 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 103, DE 23 DE JUNHO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 52/2016

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA O Colegiado do Curso de Matemática do Instituto de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM MÚSICA POPULAR CAPÍTULO I - DA NATUREZA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM MÚSICA POPULAR CAPÍTULO I - DA NATUREZA RESOLUÇÃO Nº 002/2017 MPT Estabelece normas para orientar os procedimentos para realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Bacharelado em Música Popular da UNESPAR FAP. REGULAMENTO DO

Leia mais

Projeto Experimental em Jornalismo

Projeto Experimental em Jornalismo Projeto Experimental em Jornalismo é uma disciplina do 8º período do Curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo cujo programa prevê a elaboração de um projeto de pesquisa e/ou experimentação, sob

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA JORNALISMO REGIMENTO SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA JORNALISMO REGIMENTO SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA JORNALISMO REGIMENTO SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I Das disposições preliminares Artigo 1º - O presente regulamento tem como finalidade

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída pelas disciplinas/ unidades curriculares denominadas de TCC 1 e TCC 2 do Curso Superior de

Leia mais

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS - VÁLIDAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2012

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS - VÁLIDAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2012 NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS - VÁLIDAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2012 1. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares os alunos do Curso de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normatiza a elaboração e apresentação do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO E LICENCIATURA

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO E LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE NUTRIÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC CRICIÚMA, 2006. 1 INTRODUÇÃO A disciplina de Monografia de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESOLUÇÃO CCFT N 001/18. O Colegiado do Curso de Fisioterapia revoga a Resolução CCFT 001/2011

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação

Leia mais

Desenvolvimento Cronograma Bibliografia 7- Os casos omissos serão encaminhados ao Colegiado de Curso para análise.

Desenvolvimento Cronograma Bibliografia 7- Os casos omissos serão encaminhados ao Colegiado de Curso para análise. Desenvolvimento Cronograma Bibliografia 7- Os casos omissos serão encaminhados ao Colegiado de Curso para análise. AA052 - MONOGRAFIA II 1- O aluno deve estar matriculado na atividade AA052- Monografia

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-JAPONÊS

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-JAPONÊS REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-JAPONÊS UnB 2019 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA BIBLIOTECA SETORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA BIBLIOTECA SETORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BIBLIOTECA SETORIAL NORMAS PARA ENTREGA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA BIBLIOTECA DA UAST TCC Trabalhos de conclusão de curso (monografias, teses e dissertações)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO O presente regulamento

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG Instituto Educacional Cândida de Souza - IECS

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG Instituto Educacional Cândida de Souza - IECS Belo Horizonte, 13 de dezembro de 2016 PORTARIA Nº 06/2016 INSTITUI PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO, ORIENTAÇÃO, CONSTITUIÇÃO DE BANCA EXAMINADORA, AVALIAÇÃO E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FINAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FINAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FINAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CAPÍTULO I DO TFC 1. O Trabalho Final de Curso (TFC) visa ampliar as condições de formação profissional do aluno por

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018 RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO N o.01/2018 Estabelece normas e procedimentos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) do bacharelado em

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO ODONTOLOGIA

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I DIREITO ODONTOLOGIA CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2019.1 DIREITO ODONTOLOGIA Envio da Ficha de Orientação: Atividade Responsável pelo envio: Acadêmicos A ficha deve ser enviada pelo portal acadêmico devidamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO REGIMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE JORNALISMO DO DEPARTAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução FORMATO DAS DISSERTAÇÕES DO PPGEE As Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) seguirão o seguinte formato: 1) Formatação

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA NORMAS COMPLEMENTARES TRABALHO DE CONCLUSÃO O Colegiado do Curso de Música,

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II Outubro de 2016 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSOS DE GRADUAÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I - CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é uma atividade acadêmica curricular do Curso de Enfermagem devendo

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

Ministério da Educação Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal

Ministério da Educação Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal Resolução Nº 08 de 02 de dezembro de 2015 O Diretor-Geral da Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas, resolve: Regulamentar

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD)

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Colegiado de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Coordenação de Trabalho de Conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02 / COLEGIADO GESTOR

RESOLUÇÃO Nº 02 / COLEGIADO GESTOR COLEGIADO GESTOR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA/REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Estabelece critérios para os processos de Qualificação e Defesa dos discentes do Curso de Mestrado

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais