UM GUIA PARA PLANEJAMENTO DE PRODUTOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UM GUIA PARA PLANEJAMENTO DE PRODUTOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS"

Transcrição

1 FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 CURSO GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL PROJETO DE PESQUISA DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson Alexandre Mendonça Bruno, Ms. Leonilia Gabriela Bandeira de Souza, Ms. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque, Dr. Talita Garcez Guimarães, Ms. Vania Maria Magalhães Tajra, Ms. Fortaleza 2014

2 "Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes." [Jacob Rus]

3 PROJETO DE PESQUISA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL Neste documento são apresentadas as informações e normas tanto para a elaboração do projeto de pesquisa, realizado em TCCI, quanto para o projeto experimental e trabalhos monográficos, realizados em TCCII. Em qualquer modalidade escolhida o orientando deve seguir rigorosamente algumas regras como: o trabalho deve ser original, isto significa que o plágio (tanto na parte teórica quanto na prática, no caso do projeto experimental) não será tolerado; ele deve obedecer às normas da ABNT e da língua portuguesa; apresentar uma base teórica e prática quando se tratar do projeto experimental consistente. 1 TCCI e TCCII O Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido na disciplina TCCI e consiste na formulação e apresentação de um planejamento para estudo de natureza científica ou técnica da área de comunicação social, sob a orientação de um professor por disciplina e a co-orientação de professores especialistas na área de pesquisa. O Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na disciplina TCCII, consiste na formulação e apresentação de um trabalho de natureza científica ou técnica, elaborado individualmente ou em dupla, a depender da natureza do trabalho desenvolvida pelo discente (ver descrição no item Projeto Experimental - opções de modalidades de produto), para complementar as exigências das instituições de ensino superior (IES) para obter o título de Jornalista ou de Publicitário. Na Faculdade 7 de Setembro (FA7), pode ser realizado em duas modalidades: monografia ou projeto experimental. A modalidade monografia, como o próprio nome aponta, é a escrita sobre um único tema de natureza científica, utilizando um método científico e, desta forma, contribuindo para a pesquisa acadêmica (MARCONI; LAKATOS, 2001). Deve ter, no mínimo, 80 mil caracteres com espaço. À modalidade de trabalho Projeto Experimental são sugeridos os formatos a seguir. Cada um será detalhado no decorrer deste manual Modalidades do Projeto Experimental Documentário em vídeo Curso(s) Individual (JOR ou PP) ou em dupla (JOR e PP; PP e PP; JOR e JOR). Editorial fotojornalístico Catálogo publicitário Livro reportagem Jornal Revista Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). Individual (PP) ou em dupla (PP e PP). Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP).

4 Site Campanha publicitária Programa de TV Programa de rádio Rádio reportagem Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Individual (PP) ou em dupla (PP e PP). Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). 2 COMPROMISSOS DO TCCII: Ao longo do desenvolvimento do TCCII o orientando deve cumprir alguns compromissos previamente agendados como comparecer à primeira reunião com a coordenação de TCC (nela será apresentada a distribuição dos orientadores, haverá uma explicação sobre o formato da monografia e do projeto experimental e será um momento para tirar dúvidas, receber algumas dicas de como ter disciplina de estudo, conferir datas do calendário etc.); qualificar seu trabalho dentro do período estabelecido (o orientando deve apresentar para seu orientador e um professor qualificador o sumário completo, os objetivos, a metodologia e o 1 (um) capítulo de referencial teórico concluído de sua monografia. Em caso de projeto experimental, devem ser apresentados cronograma de trabalho, fundamentação teórica e esboço do produto; participar da segunda reunião com a coordenação de TCC (esta será para informar os procedimentos da defesa, tirar possíveis dúvidas dos alunos etc.); depositar na data estabelecida as 3 (três) vias do trabalho final, revisadas e encadernadas com espiral, para que os professores da banca avaliem o trabalho do aluno em tempo hábil; defender seu TCC na semana prevista no calendário do curso (o aluno em comum acordo com o Professor-Orientador e os demais membros da banca devem agendar uma data e horário para a defesa) e, após a aprovação do TCC o formando deve realizar o depósito da capa dura e de CD com a versão digital em.pdf. É obrigatória a apresentação do documento que comprove a correção de revisor oficial. 3 SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCII) 3.1. A matrícula na disciplina TCCII está vinculada à aprovação na disciplina TCCI, que será ministrada no 7º semestre O TCCII deverá ser qualificado e sua aprovação tem caráter eliminatório, com nota equivalente às avaliações de VP1 e VP O TCCII deve ser defendido com a anuência do Professor-Orientador. Caso o aluno, à revelia, deseje apresentar o seu trabalho à banca, deverá assinar termo de responsabilidade Serão disponibilizados os horários disponíveis dos possíveis orientadores pela coordenação de TCC dos cursos de JOR e PP. As orientações não deverão ocorrer dentro da sala dos professores As orientações deverão ser registradas em relatórios mensais O TCCII/Projeto Experimental poderá ser individual ou em dupla (ver as especificações de cada um dos produtos propostos) O TCCII/Monografia deverá ser individual.

5 3.8. Os projetos de pesquisa para trabalhos de TCCII a serem realizados em dupla deverão ter todo o seu processo executado mantendo a mesma parceria A avaliação final do TCC será realizada por uma Comissão Julgadora sugerida pelo orientador e designada pela Comissão de TCC Projetos Experimentais só podem contemplar ações para instituições sem fins lucrativos ou órgãos públicos/governamentais. Campanhas, por exemplo, podem ter o objetivo de promover e/ou de divulgar institucionalmente ou informar ações de interesse coletivo (cultura, educação, saúde, ecologia, cidadania, entre outros), além de posicionar a marca. 4 TIPOS E FORMATOS Os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro são de duas naturezas: monografia ou projeto experimental também conhecido como produto. A monografia deve seguir o padrão do Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em Abaixo descrevemos, especificamente, as modalidades de projeto experimental que apresentam um caráter teórico-prático. 4.1 PROJETO EXPERIMENTAL opções de modalidades de produto DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e/ou publicidade. Como pode fazer: Individual (JOR ou PP) ou em dupla (JOR e PP; PP e PP; JOR e JOR). Um documentário temático, de 15 a 30 com matriz de captação em MiniDV, Betacam, Betacam Digital, DVCam, HDV, HD TV ou formato tecnologicamente superior. - Planejamento (descrição técnica da pré-produção, argumento e roteiro, cronograma de produção, diário de produção e pós-produção-edição). - Diário de produção e pós-produção ilustrados com imagens de making-off.

6 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: DVD com vídeo em.avi FOTOGRAFIA EDITORIAL FOTOJORNALÍSTICO Quem pode fazer: Alunos de jornalismo. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). 24 fotos impressas na proporção igual ou menor que A3. - Planejamento (descrição técnica da pré-produção, produção luz, lentes, mecanismos de controle da luz e do foco, composição visual. Pós-produção: tratamento de imagens com antes e depois ilustrados com making-off). APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: álbum encadernado com lombada quadrada com projeto gráfico diferenciado, de criação livre que contenha capa, texto introdutório, créditos e as fotos impressas; entregar cópia em dvd FOTOGRAFIA CATÁLOGO PUBLICITÁRIO Quem pode fazer: Alunos de publicidade.

7 Como pode fazer: Individual (PP) ou em dupla (PP e PP). Mínimo de 24 fotos (relação ao segmento e aos produtos) impressas na proporção igual ou menor que A3. - Planejamento (descrição técnica da pré-produção, produção luz, lentes, mecanismos de controle da luz e do foco, composição visual. Pós-produção: tratamento de imagens com antes e depois ilustrados com making-off). APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: álbum encadernado com lombada quadrada com projeto gráfico diferenciado, de criação livre que contenha capa, texto introdutório, créditos e as fotos impressas; entregar cópia em dvd LIVRO REPORTAGEM Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Gênero jornalístico em que o autor narra uma detalhada e extensa reportagem que não seria suportada pelas mídias convencionais do jornalismo, como jornais e revistas.

8 - Planejamento da realização da reportagem, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Redação final e edição do material no suporte livro, podendo conter fotos e ilustrações. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5 (1 e ½ ). O livro-reportagem deverá ter 50 mil caracteres sem espaço. Texto e relatório técnico impressos em três vias e o projeto editorial (diagramação) em pdf. Obs.: A versão final do livro reportagem finalizado (produto final) deve ser entregue junto com a capa dura do relatório técnico JORNAL Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Publicação temática impressa, de cunho jornalístico. Tamanho: 12 páginas, em formato tabloide ou maior.

9 - Planejamento da realização das reportagens, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. Deverá constar também o formato presumido, com número de páginas, tamanho e características gerais do projeto gráfico. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Relatório técnico e produto diagramado, impressos em três vias REVISTA Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Publicação periódica impressa, ilustrada, de cunho jornalístico e temático. Revista diagramada em formato A4 ou maior, impressa em três vias e em pdf. Tamanho: 24 páginas. Outros tamanhos devem seguir a proporção para o número de páginas. Produto diagramado, com textos e fotos/ilustrações, plano editorial e de negócios. As imagens, inclusive da capa, devem ter boa resolução e alta qualidade de impressão, em papel couché ou similar. Pode ser feita para um cliente real ou ser um projeto empreendedor. - Planejamento da realização das reportagens, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. Deverá constar também o formato presumido, com número de páginas, tamanho e características gerais do projeto gráfico. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição).

10 Como entregar: Relatório técnico e produto diagramado, impressos em três vias SITE Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Site jornalístico de conteúdo temático, com desenvolvimento de conteúdo multimídia e hipertextual (texto, fotos, vídeos, infográfico, áudio). Tamanho: 15 páginas diferentes no mínimo. Relatório técnico - Planejamento da realização do site, subdividido em: produção, pauta, estrutura do site e cronograma de trabalho. Deverá constar também o número de páginas do site e características gerais do projeto gráfico. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Relatório técnico impresso em três vias. Site salvo em modo off-line (para a banca) e publicado na web CAMPANHA PUBLICITÁRIA Quem pode fazer: Alunos publicidade. Como pode fazer: Individual (PP) ou em dupla (PP e PP)

11 Peças publicitárias com unidade conceitual para instituições sem fins lucrativos ou órgãos públicos/governamentais. A campanha pode ter o objetivo de promover e/ou de divulgar institucionalmente, de vender produtos e serviços, de posicionar marca e de informar ações de interesse coletivo (educação, saúde, ecologia, cidadania etc.). O aluno deve fazer um planejamento da campanha contemplando a maior diversidade de mídias possível, no entanto, deverá escolher apenas uma modalidade (digital, eletrônico ou impresso) para executar. - Planejamento da realização da campanha, subdividido em: justificativa da escolha do cliente/tema; apresentação do cliente (uma ONG, por exemplo); briefing completo (produto/serviço; análise de mercado; público-alvo; objetivos de marketing; objetivos de comunicação; comparação com a concorrência; análise SWAT; posicionamento da marca; verba para campanha e cronograma interno da agência); conceito da campanha; descrição e justificativa de cada peça e plano de mídia com PIs (Planos de Inserção). APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição) esclarecendo as seguintes informações na modalidade que foi escolhida: a) Impressa: texto, elementos da linguagem visual e produção gráfica. b) Digital: hierarquia da informação, usabilidade, navegabilidade e programação visual. c) Eletrônico: roteiro, cronograma de produção, diário de produção e pós-produção. Como entregar: O(s) aluno(s) deve(m) escolher uma das três modalidades abaixo para executar: a) Impressa: No mínimo dez peças impressas montadas em pranchas pretas que devem ser apresentadas no dia defesa. ESPECIFICAÇÕES DA PRANCHA Tamanho total: 33cm X 48cm Área útil: 42cm X 30cm

12 Material (sugestão): Papel ColorPlus preto 180g/m Folha de 66cm X 96cm = 4 pranchas por folha Deve conter uma etiqueta adesiva Verso: tamanho A6 (10,5cm X 14,8cm) centralizada b) Eletrônica: DVD com 2 VTs publicitários de 30, 45 ou 60 em.avi e 2 spots ou jingles de 15 ou 30 em.mp3. c) Digital (o aluno ou a dupla que escolher esta modalidade poderá optar por um dos dois produtos abaixo): Website Institucional: 15 páginas. Campanha de lançamento com cinco banners, dois marketing, marketing de busca (definição de palavras-chave) e campanha de links patrocinados (mínimo quinze palavras). Website Promocional (HotSite): 5 páginas. Campanha auxiliar com instrumentos de internet colaborativa (blog, wikis, compartilhamento de vídeo e imagem, sites de redes sociais, podcast e vídeocast e mundos virtuais e games - no mínimo três desses produtos citados de acordo com a necessidade da campanha). Cinco banners, dois marketing, marketing de busca (definição de palavras-chave) e campanha de links patrocinados (mínimo quinze palavras) PROGRAMA DE TV Quem pode fazer: Alunos de jornalismo. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). Programa jornalístico, temático, com duração de 30 minutos, incluindo: entrevista em estúdio, reportagens e notas cobertas. O programa de TV pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do programa devem ser necessariamente realizados pelos alunos. - Planejamento da realização do programa, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta, espelho e cronograma de trabalho.

13 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). Como entregar: Gravado em DVD em formato.avi PROGRAMA DE RÁDIO Quem pode fazer: Alunos de jornalismo. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR. Programa jornalístico, temático, com duração de 50 a 60, incluindo: debate ou entrevista em estúdio, enquete, reportagem e radiodrama. O programa de rádio pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do programa devem ser necessariamente realizados pelos alunos. - Planejamento da realização do programa, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta, espelho e cronograma de trabalho. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (roteiros do trabalho e sua descrição e imagens de making off das gravações). Como entregar: Gravado em CD no formato MP RÁDIO REPORTAGEM

14 Quem pode fazer: Alunos de jornalismo. Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). Temático. Uma série de reportagens, com um total de 5 episódios e duração de 5 a 10 cada. A reportagem de rádio pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção da reportagem devem ser necessariamente realizados pelos alunos. - Planejamento da realização do programa, subdividido em: APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (roteiros do trabalho e sua descrição e imagens de making off das gravações). Como entregar: Gravado em CD no formato MP3. 5 FINALIZANDO O PROCESSO DE TCC Depois que o TCC tiver sido finalizado o(s) aluno(s) deve(m) atentar para as orientações do Professor-Orientador e das Coordenações de TCC e do Curso para alinhar questões relativas à defesa, conferir novamente o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para checar os prazos, normas, entre outros pontos importantes da avaliação. E, o trabalho sendo aprovado pela banca examinadora, o graduando deve ainda cumprir as últimas exigências do final do processo e entregar o seu material de acordo com o que foi estipulado no Regulamento do TCC feito para o curso de comunicação social e no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7.

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM JORNALISMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva,

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): MONOGRAFIA E PROJETO EXPERIMENTAL

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): MONOGRAFIA E PROJETO EXPERIMENTAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): MONOGRAFIA E PROJETO EXPERIMENTAL Fortaleza, 2011 1 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM JORNALISMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: UM GUIA PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão Organizadora Ana Paula Rabelo e Silva,

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Comentado [T1]: Já mudei desde aqui DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC: Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Regulamentação do Projeto Experimental I e II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Regulamentação do Projeto Experimental I e II UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Regulamentação do Projeto Experimental I e II Produção Jornalística 1) INTRODUÇÃO As disciplinas Projetos Experimentais

Leia mais

REGULAMENTO PREX COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO 2015

REGULAMENTO PREX COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO 2015 REGULAMENTO PREX COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO 2015 Rio Verde/GO 2015 DOS GÊNEROS E FORMATOS ADMITIDOS PARA O PREX Obs.: Para o desenvolvimento de todos os trabalhos de PREX é necessária

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS Art. 1º. Os Trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2012 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

CALOURO DESTAQUE. Tema: VOLUNTARIADO

CALOURO DESTAQUE. Tema: VOLUNTARIADO CALOURO DESTAQUE Tema: VOLUNTARIADO Inspirações para o trabalho O que é voluntariado? Como os jovens atuam como voluntários? Quais são os diferenciais que a atuação voluntária leva para a atividade profissional?

Leia mais

FACULDADE PRUDENTE DE MORAES BACHARELADO EM JORNALISMO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL

FACULDADE PRUDENTE DE MORAES BACHARELADO EM JORNALISMO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL 1 MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/PROJETO EXPERIMENTAL ITU/SP 2013 2 CAPÍTULO I Do Conceito Artito 1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - NUTRIÇÃO/ CCS

Leia mais

Manual_Laboratórios_Nutrição

Manual_Laboratórios_Nutrição 1 1. Informações Gerais Conforme os fundamentos filosóficos que orientam o Projeto Pedagógico quanto ao Bacharelado em Nutrição das Faculdades INTA, será necessária a elaboração, pelo aluno, de um Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1. DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um processo de reflexão e elaboração intelectual

Leia mais

DIRETRIZES DE ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CURSO

DIRETRIZES DE ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CURSO Manual de Orientação das Atividades do Trabalho de Conclusão de Curso INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETRIZES DE ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE

Leia mais

FACULDADE DO GUARUJÁ

FACULDADE DO GUARUJÁ FACULDADE DO GUARUJÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01/2011 REGULAMENTO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS GERAIS Artigo 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se em pré-requisito para

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária

Leia mais

FATEA Faculdades Integradas Teresa D`Ávila Curso de Arquitetura e Urbanismo

FATEA Faculdades Integradas Teresa D`Ávila Curso de Arquitetura e Urbanismo FATEA Faculdades Integradas Teresa D`Ávila Curso de Arquitetura e Urbanismo TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também conhecido por TFG Trabalho Final de Graduação,

Leia mais

Normas Elementares de Projetos Experimentais Campanha e Monografia - 2010

Normas Elementares de Projetos Experimentais Campanha e Monografia - 2010 Normas Elementares de Projetos Experimentais Campanha e Monografia - 2010 APRESENTAÇÃO NOVEMBRO / 2009 Coordenação de Projetos Experimentais Publicidade e Propaganda & Relações Públicas PROF. CARLOS GONÇALVES

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em disciplina constante das últimas séries do

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015.

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento (2013/01) Professor Responsável: Ms. Gerson Prando Santos, 17 de março de 2013. Versão

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC

FACULDADE SETE DE SETEMBRO COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO/PUBLICIDADE E PROPAGANDA COORDENAÇÃO DE TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Comunicação Social (Cursos de Jornalismo

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPITULO I INTRODUÇÃO Artigo 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

FACULDADE LOURENÇO FILHO PEQUENO GUIA PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA DA FLF

FACULDADE LOURENÇO FILHO PEQUENO GUIA PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA DA FLF FACULDADE LOURENÇO FILHO PEQUENO GUIA PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA DA FLF 2015 SUMÁRIO Introdução... 01 2. Da Inscrição... 03 3. Da Orientação... 03 4. Da Apresentação... 03 5. Da Avaliação...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA APRESENTAÇÃO O Prêmio Unimar de Propaganda é um evento dirigido aos alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º Os Trabalhos de Conclusão de Curso,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES EFMP COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES EFMP COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SEMINÁRIO NORMAS E DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE TCC Circular 001 /Coord/2015 O presente documento visa orientação da comunidade escolar quanto aos procedimentos e normas técnicas e esclarecimentos referentes

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II DO CURSO DE FILOSOFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II DO CURSO DE FILOSOFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II DO CURSO DE FILOSOFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR PRA VOCÊ! Av. Portal do Lago, Qdra. 09, Lts. 01 a 28 - Portal do Lago. Caldas Novas (GO) - CEP 75.690.000 Telefones: UnU 1 (64) 3453 7880 e UnU 2 (64) 3455 3070. Site: www.unicaldas.edu.br

Leia mais

Parágrafo Único Nos casos de matrícula por disciplina, o TC só será apresentado no ciclo de conclusão do Curso.

Parágrafo Único Nos casos de matrícula por disciplina, o TC só será apresentado no ciclo de conclusão do Curso. 1 Estabelece procedimentos para a realização do Trabalho de Conclusão TC II, no âmbito da graduação, bacharelados e licenciaturas, para fins de conclusão de curso, nos termos regimentais. Art. 1º. Os alunos

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Faculdade de Tecnologia de Americana Curso Superior de Tecnologia em Logística REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Americana, SP 2015 SUMÁRIO 1 SOBRE O TRABALHO

Leia mais

VI SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 21 a 24 de outubro de 2014

VI SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 21 a 24 de outubro de 2014 VI SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 21 a 24 de outubro de 2014 NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Os trabalhos a serem submetidos a

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESTÁGIO TCC 2013.2. COORDENAÇÃO Profª. Ma. MARILDA MUNIZ RODRIGUES

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESTÁGIO TCC 2013.2. COORDENAÇÃO Profª. Ma. MARILDA MUNIZ RODRIGUES FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESTÁGIO TCC 2013.2 COORDENAÇÃO Profª. Ma. MARILDA MUNIZ RODRIGUES 1 COMPONENTES DA EQUIPE DE ORIENTAÇÃO PROFESSORES ALMIRANTE Luis Augusto Ruffeil

Leia mais

TCC 2013.1 _ PREMISSAS TCC 2012.2

TCC 2013.1 _ PREMISSAS TCC 2012.2 TCC 2013.1 _ PREMISSAS TCC 2012.2 SUMÁRIO _ Definição _ Abrangência _ Linhas _ Estruturação básica - Projetos de Comunicação - Cenários de Comunicação _ Equipes - Projetos de Comunicação - Cenários de

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade de Santa Luzia - FACSAL Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade da Cidade de Santa Luzia - 2014 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º -O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos contribuir

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina

Leia mais

REGULAMENTO TCC DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: BACHARELADO e LICENCIATURA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO

REGULAMENTO TCC DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: BACHARELADO e LICENCIATURA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO 1 REGULAMENTO TCC DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: BACHARELADO e LICENCIATURA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO 2015 2 SUMÁRIO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 3 CAPÍTULO I GENERALIZAÇÕES... 3 CAPÍTULO

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

CURSO DE FARMÁCIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) AVISOS GERAIS 1- CONDUÇÃO DA DISCIPLINA E DO TCC Os trabalhos de conclusão de curso poderão ser realizados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO

Leia mais

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO N o 002/2014-FACIN, DE 08 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos e normas quanto aos requisitos necessários

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM Laboratório de Comunicação Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação 2005 2 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO... 03 II. OBJETIVOS... 03 III. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS...

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Curso de graduação

Leia mais

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA Este guia é um resumo das normas sobre Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contidos no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Escola

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Acessibilidade Cultural Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. Rio de Janeiro, 2013 Responsáveis pela elaboração

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

CAPÍTULO II DA CARGA HORÁRIA

CAPÍTULO II DA CARGA HORÁRIA Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria CAPÍTULO I DA MONOGRAFIA 1. Este documento regulamenta, no âmbito do Bacharelado em Ciências

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE UNIDA DE SUZANO UNISUZ

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE UNIDA DE SUZANO UNISUZ REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE UNIDA DE SUZANO UNISUZ O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é atividade obrigatória para os alunos concluintes do Curso de Pedagogia

Leia mais

Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010

Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010 Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010 1. Disposições gerais 1.1. Todos os alunos da área da Saúde

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Capítulo I Das Condições Gerais 1 O aluno do curso, cuja estrutura curricular contemple o TCC, deve se matricular na disciplina conforme as normas institucionais

Leia mais

BACHARELADO EM HISTÓRIA MEMÓRIA E IMAGEM

BACHARELADO EM HISTÓRIA MEMÓRIA E IMAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES BACHARELADO EM HISTÓRIA MEMÓRIA E IMAGEM BACHARELADO EM HISTÓRIA MEMÓRIA E IMAGEM REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO

Leia mais

FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE CAMPO REAL CURSO DE NUTRIÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Caracterização A elaboração do Trabalho de Curso fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição,

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS A. INFORMAÇÕES GERAIS Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER ou EXPOSIÇÃO

Leia mais

EDITAL nº 03/2015. A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel UNIVEL através do Centro de Pesquisa e Extensão CPE,

EDITAL nº 03/2015. A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel UNIVEL através do Centro de Pesquisa e Extensão CPE, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3653 - Fax: (45) 3036-3638 http://www.univel.br jornadacientifica2015@univel.br

Leia mais

FACULDADE PATOS DE MINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS

FACULDADE PATOS DE MINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS Seguem abaixo informações fundamentais que devem orientar a realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que será feito individualmente e em forma MONOGRAFIA

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURTAS METRAGENS DOCUMENTÁRIOS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS PARA VEÍCULOS IMPRESSOS (CDC) e TIRAS DE DESENHO EM QUADRINHOS (QCiência) - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Aula inaugural 15-03-12 Prof. Conrado Rodrigues (Coordenador da disciplina) e-mail: crodrigues@civil.cefetmg.br ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº002 (05/09/2012) alterado em 04/12/2013 e do Regimento Interno do PPGEP-S

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP)

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TCC I E II PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) Dezembro de 2012 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos Estágios da Faculdade Capivari,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 PUBLICADA EM 15/09/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 O presente Edital torna pública a abertura de inscrições e estabelece as diretrizes gerais para

Leia mais

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO Na categoria UNIVERSITÁRIO, podem ser inscritos trabalhos produzidos em sala de aula em disciplinas constantes das grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda e marketing, design digital

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária de Americana. Coordenação do Curso de Direito Coordenação

Leia mais

Manual de Comunicação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia

Manual de Comunicação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia Manual de Comunicação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia 1 Identidade Visual SUMÁRIO 03 04 07 08 21 Apresentação Orientações Gerais Fundo de Cultura Aplicações Assinaturas 2 Apresentação Este manual

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA - FIC PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu

FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA - FIC PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA - FIC PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO Lato sensu DA FIC Cassilândia - 2010 APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

Faculdade Zumbi dos Palmares REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO

Faculdade Zumbi dos Palmares REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Faculdade Zumbi dos Palmares Faculdade de Direito REGULAMENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE DIREITO Elaborado por: Profa.

Leia mais

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Escola

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS 1. CATEGORIAS DOS TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS 1. CATEGORIAS DOS TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS 1. CATEGORIAS DOS TRABALHOS Os trabalhos deverão ser submetidos com base nas seguintes modalidades: a. Comunicações orais (pesquisas concluídas ou em andamento

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Criada em 1933

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Criada em 1933 Orientações e Regras para elaboração TCCs - PÓS-GRADUAÇÃO As orientações que se seguem são válidas para todos os cursos de Pós- Graduação da Fespsp. A apresentação de trabalhos acadêmicos é normalizada

Leia mais

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV O Projeto Criar é um projeto transdisciplinar, que envolve os cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio

Leia mais

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC RESOLUÇÃO DEC No 01/2013 Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. A Chefia do Departamento do Curso de Engenharia Civil, no uso de

Leia mais

7 o Prêmio Jovem Jornalista

7 o Prêmio Jovem Jornalista 7 o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão Regulamento 2015 1. Sobre o Prêmio 1.1 O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem por objetivo incentivar jovens estudantes de Jornalismo

Leia mais

101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 ANEXO K NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ICED/UFOPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO

Leia mais

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia.

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia. NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTRONOMIA DO ON Capítulo 1 Das disposições gerais Capítulo 2 Da constituição do Corpo Docente Capítulo 3 Da orientação do aluno Capítulo 4 Da admissão e matrícula

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

PERÍODO: 23 a 26 de outubro de 2012 Campus I da UEPB ASSUNTO: CHAMADA DE TRABALHOS 1ª CIRCULAR

PERÍODO: 23 a 26 de outubro de 2012 Campus I da UEPB ASSUNTO: CHAMADA DE TRABALHOS 1ª CIRCULAR PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS VII SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL NO SÉCULO XXI: TECENDO DIÁLOGOS E CONSTRUINDO NOVOS CENÁRIOS.

Leia mais

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE REGULAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE CAPÍTULO I Da Natureza e dos Objetivos Art. 1. Com base no disposto no Art. 77 do Regulamento da Graduação da Universidade

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FATEC ZONA LESTE

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FATEC ZONA LESTE MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FATEC ZONA LESTE 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 4 2. OBJETIVO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)...

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO EXPERIMENTAL I e II DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO PROJETO EXPERIMENTAL I e II DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO PROJETO EXPERIMENTAL I e II DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1. Este Regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis

Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis O regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Ciências Contábeis do (UNIFEB) utiliza como embasamento a resolução nº 10 de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 202 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 202 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 202 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

A apresentação do TCC é parte da avaliação final do aluno para o qual será atribuída as menções satisfatório e insatisfatório.

A apresentação do TCC é parte da avaliação final do aluno para o qual será atribuída as menções satisfatório e insatisfatório. ORIENTAÇÕES PARA O T.C.C: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é desenvolvido ao longo dos 5º e 6º semestres do curso, durante a realização das Orientações do Trabalho de Conclusão de Curso, as quais

Leia mais

AS PROFISSÕES E A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM SUAS DIMENSÕES:

AS PROFISSÕES E A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM SUAS DIMENSÕES: REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO CONCURSO Art. 1 o O Concurso de Monografias e Trabalhos de Iniciação Científica é uma iniciativa da ArcelorMittal Brasil e tem como objetivo estimular e apoiar as ações e os

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO Aprovado pelo Colegiado do Curso através da Resolução nº 03 de 13 de agosto de 2010 NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Papiro: jornal-laboratório da Faculdade 7 de Setembro 1. Sammia SANTOS 2 Alessandra MARQUES 3 Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, CE

Papiro: jornal-laboratório da Faculdade 7 de Setembro 1. Sammia SANTOS 2 Alessandra MARQUES 3 Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, CE Papiro: jornal-laboratório da Faculdade 7 de Setembro 1 Sammia SANTOS 2 Alessandra MARQUES 3 Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, CE RESUMO O presente trabalho apresenta a experiência de produção laboratorial

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A pesquisa como princípio educativo é um dos eixos propostos e pelo Ensino Integrado, visando a formação de um profissional com perfil investigativo e inovador,

Leia mais

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 90/2015 DE 08 DE SETEMBRO DE 2015. Regulamenta os trabalhos de graduação dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O diretor da Faculdade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso de Jornalismo da Unipampa está estruturado em oito semestres e tem carga horária total de 3.060 horas, sessenta horas a mais que o aconselhado pelas novas Diretrizes Curriculares.

Leia mais

Política de doação de Mídia Social

Política de doação de Mídia Social Política de doação de Mídia Social 1.Objetivo A presente política tem como objetivo definir critérios institucionais para cada modalidade de parceria em Mídia Social estabelecida pela Rede Gazeta e adotada

Leia mais