Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte integrante do currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP, Câmpus de Bauru e visa normatizar as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Matriz Curricular 3003, sendo seu cumprimento indispensável para a colação do grau do aluno. Art. 2º - O TCC compreende um conjunto de atividades que consiste na elaboração, por parte do aluno, de um trabalho monográfico de caráter teórico e/ou empírico sobre questões pertinentes à Educação; às especificidades da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional, que atenda às exigências da pesquisa científica, de natureza educacional e/ou pedagógica e de seus fundamentos. Parágrafo Único - O TCC deverá contemplar a síntese do processo de formação do educador e a inserção do discente no universo da pesquisa acadêmica. Art. 3º - O TCC terá início a partir do 2º ano do Curso (4º semestre), com as seguintes características: a) É parte do componente curricular obrigatório, pertencente ao Eixo Articulador (EA) Prática Pedagógica e contempla a formação do educador especificamente na dimensão científica de pesquisador da realidade educacional. b) Inicia-se com a matrícula obrigatória na disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação (4º semestre). c) Sua carga horária total é de 90h/Curso, subdividida respectivamente em 30h/semestrais da disciplina obrigatória e 60h do trabalho final. d) Poderá ser articulado aos projetos de Intervenção Docente, como Estágio Curricular Supervisionado, e/ou da Instituição como extensão universitária, grupos de estudos e pesquisas, e projetos governamentais.

2 Art. 4º - A fim de articular o TCC com a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia, bem como, garantir a formação de professor na sua dimensão científica, são propostas as seguintes diretrizes para as atividades de pesquisa científica na área de Educação: Inciso 1º - As atividades do TCC terão início no 4º semestre do Curso, sob a responsabilidade do professor da disciplina Metodologia da Pesquisa: a) Elaboração de um projeto de pesquisa. b) Garantia de que o plano de execução de todas as atividades envolvidas na pesquisa, bem como a redação dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido a serem assinados pelos sujeitos, quando este for o caso, deverão ser encaminhados via Plataforma Brasil e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências, em concordância com o orientador. c) Realização de estudos de conteúdos conceituais e procedimentais de metodologia científica para atendimento das exigências acadêmicas para o desenvolvimento de atividades referentes à realização do TCC. d) A indicação do professor-orientador do TCC deverá ocorrer até o final do 5º semestre e aprovada pelo Conselho de Curso de Pedagogia. Art. 5º - As atividades de pesquisa do TCC serão realizadas a partir do 4º semestre do curso e serão finalizadas no 8º semestre, podendo ser articuladas ao Estágio Supervisionado, segundo as seguintes determinações: a) Para atender essa articulação, deverá haver uma ação conjunta entre o orientador do TCC e o professor-supervisor do Estágio Supervisionado, devendo constar do Projeto Inicial do TCC. b) As atividades de coleta de dados, análise e redação da versão final do TCC deverão estar finalizadas até a data a ser definida em cronograma definido pelo orientador em consonância com as datas definidas pelo professor responsável pelo TCC e aprovadas pelo Conselho de Curso de Pedagogia. Capítulo II Orientação

3 Art. 6º - O TCC deverá ser realizado individualmente e apresentado, por escrito, observando as exigências metodológicas para trabalho científico e normas de publicação, segundo a ABNT vigente, para isso cada aluno terá um professor orientador. Inciso 1º - Cada aluno do Curso terá orientação para a realização do TCC exercida, necessariamente, por um professor universitário, podendo ser do campus da Unesp de Bauru, ou de outro campus ou ainda, externo à Instituição, com titulação mínima de Mestre. Inciso 2º - Em qualquer hipótese do parágrafo anterior, o professor-orientador de TCC deverá ter sua indicação encaminhada à coordenação de curso, por meio de formulário específico oferecido pelo professor responsável pela disciplina Metodologia da Pesquisa e aprovadas pelo Conselho de Curso de Pedagogia, até o 5º termo do curso. Art. 7º - O orientador é o responsável por acompanhar seu aluno na elaboração e execução da pesquisa. Art. 8 o Compete ao professor-orientador do TCC: supervisionar o aluno na organização de seu plano de estudos e na preparação do trabalho final; assistir o estudante em sua formação, indicando referências teórico-metodológicas sobre o tema em estudo; assistir o aluno na elaboração do trabalho final conforme das normas da ABNT, assim como supervisionar a elaboração da apresentação do trabalho final; comunicar ao Conselho de Curso a insuficiência de produção do aluno. Art. 9 o O aluno poderá indicar, com a anuência do orientador, um co-orientador. Inciso 1º - Compete ao professor co-orientador do TCC: assessorar o orientador no desenvolvimento do trabalho, quando for o caso e devidamente aprovado pelo Conselho de Curso de Pedagogia.

4 Art. 10 o O co-orientador não poderá assumir a integralidade das atribuições do orientador, a não ser em situações específicas previamente autorizadas pelo Conselho de Curso de Pedagogia. Art. 11 o Em casos devidamente justificados e por solicitação do orientador, o Conselho de Curso de Pedagogia poderá determinar a substituição do orientador e/ou co-orientador. Capítulo III Banca Examinadora e Critérios para Avaliação Art. 12º - Os membros para a composição das Bancas Examinadoras dos TCC serão escolhidos pelo aluno e seu orientador e aprovados em reuniões do Conselho de Curso de Pedagogia. A aprovação será feita por temática de estudo em virtude das salas temáticas. Art. 13º - Os membros da banca devem ter a titulação mínima de mestre. Inciso 1º - É obrigatório que na composição da banca, pelo menos um dos membros seja docente da UNESP. Inciso 2º - Caso haja co-orientador, este será designado como suplente do orientador e receberá declaração pelo trabalho realizado. Art. 14º - As Bancas Examinadoras são compostas por três professores, sendo o orientador e outros dois professores especialistas na área temática do TCC. Cada sala temática terá a indicação de um professor suplente. Art. 15º - Os critérios para avaliação dos TCC encontram-se no verso da Ata de Apresentação e serão disponibilizados aos alunos no site do curso. Art. 16º - As notas serão atribuídas na escala de zero (0,0) a dez (10,0), segundo os critérios que avaliam a relação entre conteúdo e forma.

5 a) Quanto ao conteúdo, deverão ser observados: Nível de Iniciação Científica e Conclusão de Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia. Construção lógica do projeto, metodologia adequada ao objetivo proposto para a pesquisa. Fundamentação teórico-metodológica adequada ao objetivo da Pesquisa. Qualidade, pertinência e adequação das referências citadas. b) Quanto à forma, deverão ser observados: Formatação e apresentação gráfica do trabalho, conforme a Metodologia de Trabalho Científico. Textualidade. Apresentação das referências segundo Normas da ABNT vigentes. c) A nota do trabalho deverá levar em conta o que está sendo apresentado no dia do exame de apresentação. Não havendo a possibilidade de aumento desta nota após a as alterações sugeridas pela Banca Examinadora. Capítulo IV Elaboração e Apresentação Art. 17º - No 8º semestre do curso haverá um professor responsável pelo TCC, sendo a este atribuída a função de coordenar as apresentações, que ocorrerão exclusivamente numa única semana, no período noturno, com transferência de atividade para todos os alunos do curso e organizadas em decorrência das temáticas dos trabalhos. Art. 18º - Os alunos deverão apresentar o TCC no 8º semestre do curso conforme calendário definido pelo professor responsável pelo TCC e disponibilizado no site do curso. Art. 19º - Nas apresentações dos resultados das pesquisas realizadas durante o TCC, para a Banca Examinadora, dar-se-á a avaliação coletiva do trabalho de pesquisa. Em relação ao trabalho final: a) A nota final do TCC será composta pela média aritmética atribuída pela Banca Examinadora. b) Todos os trabalhos deverão ser entregues, conforme cronograma a ser definido no início do ano letivo pelo Conselho de Curso de Pedagogia e divulgado no site do curso.

6 c) As apresentações serão agendadas e programadas, com antecedência mínima de 30 dias. d) Os trabalhos serão entregues à Banca Examinadora com, no mínimo, 15 dias de antecedência. e) A Banca poderá propor alterações pontuais e após as reformulações solicitadas, a versão final do trabalho deverá ser entregue ao professor responsável pelo TCC. f) Após a apresentação do TCC será lavrada uma Ata contendo a média final do trabalho, título e demais considerações que a Banca Examinadora considerar pertinente destacar. g) As declarações referentes à Banca Examinadora e orientação serão confeccionadas com os dados da Ata e estarão disponíveis com a Coordenação de Curso a partir do cronograma definido pelo Conselho de Curso de Pedagogia. Capítulo V Entrega da Versão Final Art. 20º. Em relação à entrega da versão final: a) Após a apresentação, tendo em vista possíveis correções e sugestões encaminhadas pela banca examinadora, o aluno, após atender as solicitações e com aval do professor orientador, entregará em sua forma final, digitalizada (em CD com versão em PDF), conforme orientações da Biblioteca do campus, juntamente com autorização para divulgação on line. b) De acordo com a ABNT, o TCC não comporta elaboração de Ficha Catalográfica. Entretanto, para ser publicado na Base Capelo, há necessidade de Ficha Catalográfica e desta deverá ser feita conforme as orientações da Biblioteca do campus. c) O TCC, em sua versão digitalizada, será encaminhado para homologação dos resultados; em seguida será publicado na Base Capelo. d) Serão publicados na Base Capelo os trabalhos com nota igual ou superior a nove inteiros, após revisão da ABNT e Língua Portuguesa. Nesses casos, os alunos devem procurar a Biblioteca para elaborar a Ficha Catalográfica e entregar juntamente com o

7 CD o termo de autorização para divulgação do trabalho devidamente preenchido e assinado. Os demais trabalhos ficarão disponíveis para consulta. Para consultar o referido material, deverá ser agendado (data e horário) com antecedência com a coordenação de curso. e) Os alunos e seus orientadores são os responsáveis pelo processo de revisão final do trabalho, o qual engloba as questões referentes à ABNT e Língua Portuguesa. Capítulo VI Disposições Finais Art. 21º - Todas as eventualidades no decorrer da orientação deverão ser comunicadas ao Conselho de Curso de Pedagogia. Na necessidade de mudança de professor-orientador, o mesmo deverá encaminhar justificativa, à Coordenação de Curso. Caberá, então, à Coordenação do Curso, em conjunto com o aluno, nomear um novo professor orientador e submeter à aprovação do Conselho de Curso de Pedagogia. Art. 22º - Os casos omissos a este Regulamento serão resolvidos pelo Conselho de Curso de Pedagogia, ouvidos os professores coordenadores do TCC. Art. 23º - Este Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Curso de Pedagogia, exclusivamente para os alunos do currículo Art. 24º. Esta regulamentação entrará em vigor a partir do ano letivo de 2018, após aprovação do Conselho de Curso em 12 de dezembro de Bauru, 12 de dezembro de 2017.

CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE CIÊNCIAS (Aprovado em Reunião

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Faculdade Capivari. CAPÍTULO I - DAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO O presente regulamento

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVO Art. 1 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia é trabalho de natureza monográfica, técnica e científica

Leia mais

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 A direção do INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA (IQB) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), em conjunto com os coordenadores dos cursos de Graduação (Química Bacharelado,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 049, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 049, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 049, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 26/2016

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015

PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO CCGF Nº 01/2017 Normatiza o trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Farmácia de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Farmácia- Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp do Câmpus de Araraquara.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lotado no Departamento

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 116, DE 12 JUNHO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 308ª Reunião Ordinária, realizada em 12 de junho de 2012, e considerando

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O aluno do Curso de Bacharelado em Agronomia deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com carga horária de 90 horas, cujo objetivo é levar o aluno ao desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Este documento estabelece normas para as atividades de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Câmpus Itumbiara ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CEUB CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado, previsto no Projeto Pedagógico de Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUÇÃO Nº 02, DE 28 DE JULHO DE 2017 Institui as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC RESOLUÇÃO CCCS Nº 04/2012 Regulamenta a elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente conjunto de normas da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida pela União

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS GABINETE DA DIREÇÃO Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA Resolução nº 03/15 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA RESOLUÇÃO n 03/2015 Estabelece a regulamentação dos Trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão De Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão De Curso (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão De Curso (TCC) DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Este Regulamento foi elaborado para estabelecer orientações para o processo de elaboração e normatização do Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Portaria n.º 07/2003 Pró-Reitoria Acadêmica Regulamento interno para elaboração de Monografia de final de Curso de Graduação da Universidade Veiga de Almeida UVA O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES Art.1 O TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, consiste na elaboração e apresentação

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES Licenciatura em Geografia REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE OCEANOGRAFIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE OCEANOGRAFIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE OCEANOGRAFIA DIRETRIZES PARA A ATIVIDADE CURRICULAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamenta a atividade

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2017, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 17 de março de 2011.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 17 de março de 2011. RESOLUÇÃO CAS Nº 10/2011, DE 17 DE MARÇO 2011 REVOGA A RESOLUÇÃO CAS Nº 16/2009 E DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Aprovado pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Coordenadora de Curso Prof. Dr. Sérgio Pereira Vice-coordenador de Curso Prof. Dr. Rogério Caetano da Costa Comissão de Estágio

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II Outubro de 2016 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSOS DE GRADUAÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste do trabalho de conclusão de curso sobre um tema direcionado para as áreas de atuação do graduando

Leia mais

Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de Conclusão de Curso. Regulamento Interno

Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de Conclusão de Curso. Regulamento Interno Curso de Licenciatura em Artes Cênicas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento Interno 1. Apresentação Os Trabalhos de Conclusão de Curso caracterizam-se pelo aprofundamento teórico e prático-artístico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA RESOLUÇÃO N. 001 / 2015, DE 16 DE OUTUBRO DE 2015

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE HISTÓRIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE HISTÓRIA 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE HISTÓRIA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E NATUREZA Art.1º O trabalho de Conclusão do Curso de História TCC constitui-se na elaboração de uma Monografia

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS:

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS E OBJETIVOS: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2014, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o trabalho de conclusão de curso;

CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o trabalho de conclusão de curso; RESOLUÇÃO N o 03/2013 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Normatiza o trabalho de conclusão de curso no âmbito do Curso de Graduação em Química e dá outras providências. O COLEGIADO DO CURSO

Leia mais

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma:

Os trâmites relacionados com a matrícula, o desenvolvimento, a entrega e a avaliação do Trabalho Final obedecerão ao seguinte cronograma: Regulamento para inscrição e execução do Trabalho Final de Curso (TF) a ser desenvolvido no ano de 2019, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Hortolândia 2015 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I - Conceituação e Objetivos Art. 1º A monografia de Conclusão de Curso é uma atividade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O Nº 089/2011-CI/CCS CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 13/12/2011. Aprova Regulamento do componente curricular Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO ANEXO II RESOLUÇÃO GGH N. 02/2017 EMENTA: Estabelece normas para o trabalho monográfico de conclusão dos Cursos de Graduação em História, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Resolução Nº 01/LedoC/2015 13/04/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE NUTRIÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC CRICIÚMA, 2006. 1 INTRODUÇÃO A disciplina de Monografia de Conclusão

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM Ministério da Educação MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 09/13, de 03/04/13. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º. O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Santa Terezinha CEST,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS. 1 Diretrizes gerais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS. 1 Diretrizes gerais NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNESP/CÂMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS 1 Diretrizes gerais As normas da disciplina Estágio supervisionado e trabalho de graduação, relacionadas

Leia mais

Resolução 001/2009 CENEL. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

Resolução 001/2009 CENEL. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Resolução 001/2009 CENEL Dispõe sobre as ações que regulamentam matrícula, atividades e atribuição de notas e créditos referentes à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no âmbito do Colegiado

Leia mais

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade que caracteriza a conclusão

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Esta norma tem como objetivo regulamentar as atividades relacionadas à elaboração do Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FARMÁCIA Junho 2014 O presente instrumento regulamenta as normas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Farmácia pela

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 1 REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESOLUÇÃO CCFT N 001/18. O Colegiado do Curso de Fisioterapia revoga a Resolução CCFT 001/2011

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - FFC CONSELHO DE CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS

MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Atualizado em maio de 2016) RECIFE/PE 2016 1 MANTENEDORA

Leia mais

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade

Leia mais

CAPÍTULO I Das disposições gerais

CAPÍTULO I Das disposições gerais REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARAÇATUBA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAPÍTULO I Das disposições gerais Artigo

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 Dispõe sobre o Regulamento do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Ciências Biomédicas Estrutura Curricular 2013 do Instituto

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LAVRAS, 2017 INTRODUÇÃO Como parte dos requisitos necessários à obtenção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Geografia-Bacharelado

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA)

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito dos Cursos de Graduação da Faculdade Santa Terezinha CEST, o Trabalho de Curso

Leia mais

PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015.

PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. Dispõe sobre o REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INDIVIDUAL DE CONCLUSÃO DE CURSO dos Programas de Especialização Lato sensu do UNESP. O Coordenador Executivo

Leia mais