REPLICAÇÃO DE PEÇAS EM RESINA FAZENDO MOLDES DE SILICONE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REPLICAÇÃO DE PEÇAS EM RESINA FAZENDO MOLDES DE SILICONE"

Transcrição

1 REPLICAÇÃO DE PEÇAS EM RESINA FAZENDO MOLDES DE SILICONE por Rubens Molina Pierozzi (Kesser) Muito se tem falado nos fóruns de discussão sobre plastimodelismo sobre a replicação de peças para uso em modelos de escala. De fato, o uso de peças sobressalentes e ou acessórias para a construção de modelos personalizados é bastante complicada pela dificuldade de encontrarmos esse tipo de peças no mercado brasileiro. Temos alguns abnegados que se esforçam em trazer-nos algumas opções (como a GPG Miniaturas, a Panzer Resin Models PRM e a Commando 5, entre outras), mas são várias as situações em que precisamos de uma peça específica para usar em uma vinheta, ou modelo um pouco diferente da montagem de caixa ou mesmo para dioramas. A confecção artesanal de peças com lâminas de plástico estireno (plasticards) ou scratchbuilding pode ser utilizada em peças mais planas ou laminares, como chassis de veículos, ou caixas maiores e até mesmo pequenas carretas. Já a escultura em durepóxi requer uma habilidade artística que poucos têm (eu mesmo não domino muito essas técnicas). Este artigo / tutorial pretende dar algumas dicas de construção de réplicas de peças que normalmente vem nos kits e que podemos replicar e utilizar em outros projetos. Eu costumo fazer essas réplicas a partir de peças comuns utilizadas em veículos militares (armas leves, jerry cans, barris, caixas de municiamento e provisões e lonados). / / / 0!"!#$$%&'%!"((&)!!* +$* %,"(* -!". Escolhi, a título de exemplo, uma peça bastante simples e que é muito utilizada em vários modelos de militaria: uma caixa de ferramentas de chassis de caminhão.

2 Esta peça em especial foi retirada de um kit da Italeri do caminhão Opel Blitz na escala 1/35. A peça deve ser tratada e dado o acabamento igual à que será feito para a montagem. Use sempre lixas bem finas, pois quaisquer irregularidades que marcarem a peça de plástico também serão reproduzidas nas réplicas. Após preparar a peça, vamos fazer uma base para fixá-la. Eu faço essa base para comportar um possível excesso de resina quando for duplicar a peça. Para esta peça eu recortei um pedaço de palito de sorvete, que tem a mesma largura que a peça:

3 Vamos agora fixar a peça na base palito. Eu uso cola branca de boa qualidade (tipo Cascorez azul) para isso. Faça um fio de cola na parte da peça que ficará fixa na base. Escolha como lado a ser fixado sempre aquele que é liso, ou a parte da peça que é vazada. Deixe a cola secar por pelo menos meia hora. Agora, vamos fixar a base palito numa base lisa que será o fundo de nossa caixa de molde. Para isso, eu uso azulejos brancos lisos, mas também podem ser utilizados pedaços de vidro plano ou chapas de plástico. A borracha de silicone não é muito aderente, portanto, qualquer superfície bem lisa e polida servirá para este fim. Para colar a base palito no azulejo eu novamente uso a cola branca: Aqui, a base fixada bem no meio do azulejo:

4 Deixe secar por mais meia hora. Agora, vamos fazer um isolamento com vaselina líquida em toda a peça a ser duplicada. Para isso, escolha uma vaselina líquida de boa qualidade (quanto mais aquoso for o líquido, mais fina será a vaselina e melhor ela penetrará nos sulcos e reentrâncias da peça matriz). Eu uso este tipo, mas há várias outras muito boas no mercado. (essa conversa está ficando esquisita: vaselina de boa qualidade, penetração nas reentrâncias, ta muito gay para o meu gosto... ) Agora vamos aplicar molhar a peça com vaselina, usando um pincel n.º 0:

5 Agora, vamos fazer uma caixa de molde. Eu faço essas caixas com peças de Lego, que podem ser encontradas em qualquer loja de brinquedo a um preço baratinho. Podem até serem as ching ling, cópias chinesas, bem mais baratas que as originais da Lego. Para vocês terem uma idéia, eu comprei um pote com umas 150 peças variadas por 8 reais na loja Hi-Happy... Vamos fazer uma caixinha com os legos com 2 andares de altura (aproximadamente 2 cm de altura) A caixa de molde deve ficar folgada em relação à peça matriz. Deve haver pelo menos 0,5 a 1cm de folga em torno da peça. Vamos experimentar a caixinha para ver se está adequada:

6 Vendo por cima: Vamos isolar também a caixa com vaselina. Isso facilitará na hora de desmontá-la e solta-la da borracha de silicone. Agora, vamos fixar a caixa no azulejo. Vamos usar novamente a cola branca. Faço um fio de cola nos dois bordos da caixa que tocarão o azulejo. Isso evitará da caixa se deslocar enquanto colocamos a borracha de silicone e impedirá que a borracha ainda líquida vaze por frestas embaixo da caixa.

7 Para evitar que a borracha líquida vaze pelas frestas das peças de lego, eu revisto as paredes laterais com fita crepe. Pronto. A caixa do molde está pronta. Deixe secar a cola por mais meia hora. Vamos preparar a borracha de silicone. Eu utilizo o produto da empresa Siquiplás (todas as informações podem ser obtidas no site Há vários tipos de borracha de silicone, graduadas conforme o grau de dureza do material. A da Siquiplás tem nas cores azul, vermelha, amarela e branca ordenadas da mais flexível para a mais dura. Este é o material que vamos utilizar:

8 À exceção do copinho descartável, todo o resto vocês compram na Siquiplás. A proveta tem escala de 1cc e é de plástico. Esta é a borracha. É vendida em potes com o nome SIQMOL. O pote de 1kg custa aproximadamente 15 reais. Para o endurecimento da borracha, usaremos o catalisador dela, que é vendido em fracos como este:

9 Custa uns 3 reais. Um frasco dá para usar com um pote de 1 kg de borracha. A proveta custou uns 2 reais e é permanente. A proporção indicada para o nosso trabalho é 1,5 cc de catalisador para um copinho (50cc) de borracha. A reação não é exotérmica, então, dá para fazer em copinhos descartáveis de café, que jogamos fora após o uso. Antes de deitar a massa sobre o copinho, convém mexe-la no pote com um palito (hashi): Com a borracha já no copinho, meça o catalisador com a proveta e coloque sobre a borracha:

10 Mexa muito bem para misturar os dois componentes. Quando a borracha estiver homogênea, vamos jogar dentro da caixa de molde, para cobri-lo. Deixe escorrer pelas laterais, até cobrir totalmente a peça. Cubra até a borda. Isso garantirá um molde bem resistente, visto que ele é permanente e servirá para fazer várias cópias de resina. A borracha leva umas 4 horas para endurecer e curar. Eu prefiro deixar o processo endurecer totalmente, de um dia para o outro.

11 No dia seguinte, vamos desmontar a caixa de molde. Gire a caixa do molde com cuidado até os legos e a peça matriz se soltarem do azulejo. A borracha já dura não grudará no azulejo e a caixa se soltará facilmente. Veja como fica o fundo da caixa: Vamos primeiro desmontar a caixa, removendo os legos. Com cuidado, desmonte cada uma das peças de lego, até ficar só o bloco de borracha. Recorte as rebarbas e sobras de borracha com uma tesoura fina ou estilete. Com cuidado, torça levemente o bloco de borracha até a peça matriz de descolar da borracha. Quando as laterais estiverem totalmente descoladas, retire o a peça matriz. Aqui, o molde pronto para a resina: Agora vamos preencher o molde com resina. Eu uso a resina de laminação da Siquiplás, é ótima. A resina de laminação é utilizada na confecção de peças de fibra de vidro e tem uma resistência extraordinária, além de ser muito fácil de trabalhar. A Siquiplás tem a resina comum e a incolor, que faz peças perfeitamente transparentes, como acrílico. Aqui, vamos usar a resina comum.

12 Rótulo da lata de resina (anterior): Rótulo da lata de resina (posterior): A resina custa aproximadamente 16 reais, mais uns 3 reais do catalisador. Uma frasco de catalisador dá para uma lata de 1kg. A resina ataca quimicamente o PVC, então não dá para usar os copinhos descartáveis. Vamos usar uma forminha metálica de empada. Coloque um pouco de resina na forminha (o suficiente para preencher o molde) e ponha o catalisador na proporção 1 a 3% da quantidade de resina. Calcular isso é bem

13 difícil, principalmente se for usar quantidade pequenas como no nosso exemplo. Eu faço o seguinte: para cada 5cc de resina eu uso umas 3 gotas só de catalisador. Cuidado para não usar muito catalisador, senão ocorrerá uma reação química e a resina começa a formar minúsculas bolhas de ar e isso comprometerá a cópia, com falhas. Demora uma pouco para pegar a mão com a preparação da resina. Treine bastante e faça várias cópias até acertar a mistura. Resina e catalisador misturados, mexa bem para ficar bem homogêneo. Para evitar a formação de bolhas nas réplicas, eu recomendo o uso de um vibrador. Eu tenho um que é usado em prótese dentária, mas pode ser qualquer coisa que vibre e que você possa apoiar o bloco de borracha. O vibrador:

14 Apoiei o bloco sobre a mesa do vibrador e vou deixando escorrer a resina sobre o molde. Deixe a resina endurecer, o que deve levar umas 2 horas aproximadamente. Para lavar a forminha, use um pouco de aguarrás ou removedor de esmalte aplicado como um pedaço de papel toalha. A resina endureceu. Veja como fica a peça: Vamos soltar a réplica de resina da mesma forma como soltamos a peça matriz (vide acima): Pronto, a réplica soltou-se da borracha. Retire-a e não se preocupe se a superfície parecer meio grudenta ao toque. É normal, deixe mais algumas horas para ela secar completamente e o grude sumirá.

15 Agora, vamos dar o acabamento na réplica. A resina é bastante dura e, quando recortada, faz um pó branco muito fino. Escolha um lugar apropriado para fazer isso. Para fazer menos pó, eu recorto os excessos da resina com uma serra fina de ourives: A resina aceita acabamento com lixa. Use e abuse delas. Aqui, a peça já pronta para a etapa de pintura:

16 Faça quantas réplicas precisar. O molde-bloco de borracha não requer cuidados especiais, basta guardá-lo em um local sem poeira e onde ele não sofra deformação. 2. Fazendo moldes em 2 partes A técnica acima é bem eficaz com peças mais simples, simétricas e que não apresentam retenções. Todavia, algumas peças que precisam ser replicadas são mais complexas e, para esses casos, usamos uma técnica de confecção de moldes em 2 partes. Para ser usado de exemplo, utilizaremos um bloco de motor do caminhão Opel Blitz, que usarei no futuro como peça de um moto-gerador elétrico para holofotes antiaéreos que vou fazer em scratch. Aqui, a peça escolhida.

17 Monte a peça de forma mais perfeita possível, tomando cuidado com rebarbas, frestas ou desníveis, Lembre-se sempre que quaisquer imperfeições serão repassadas para as réplicas. Para servir de sprue de entrada da resina, eu colei um pedaço barra plástica em uma das pontas da peça (veja na fotos seguintes). Peça preparada, vamos fazer a caixa de molde. Faremos uma parte do bloco de borracha de cada vez. Precisaremos de um pouco de massa de modelar. Eu uso um pote que comprei da Acrilex, destinada a crianças (atóxica). Pode ser também o plastilene ou até massa de vidraceiro. Vamos fazer uma caixa de legos, conforme descrito acima. Coloque a caixa de legos sobre um azulejo e acomode uma camada de massa de modelar no

18 fundo dela, comprimindo contra o azulejo. Preencha todo o fundo da caixa, procurando nivelar a massa igualmente. Agora, vamos acomodar a peça matriz encaixada pela metade na massa de modelar. Coloque-a no centro e pressione até ela ficar semi-enterrada na massa. Com uma espátula, nivele a massa ao redor da peça. Aproveite e faça uns encaixes (furos na massa). Esses encaixes servirão como guias que impedirão das metades de borracha escorregarem entre si. Aqui, a caixa pronta para a primeira parte do molde de borracha: Vamos isolar a peça e a massa com vaselina. Use um pincel n.º 0 para isso.

19 Feito isso, preencha com a borracha de silicone, conforme vimos acima. Preencha até o bordo da caixa de legos. Espere de um dia para o outro a borracha endurecer completamente. Retire o bloco do azulejo e, com uma espátula, remova toda a massa que está no fundo da caixa. Você verá que a peça matriz ficará presa pela metade na borracha. Procure não deslocá-la do lugar. Se for preciso, use um pincel de cerdas duras para remover toda a massa de modelar. No nosso caso, é bastante fácil fazer isso, pois a massa se solta facilmente da borracha e os resíduos desfazem na água. A parte inferior do bloco agora está totalmente limpo dos resíduos de massa. Vejam os pinos-guia que se formaram nos buracos que fizemos na massa: Vamos isolar a superfície da borracha com uma camada bem fina de cola branca. Isso evitará que a nova camada de borracha grude na outra parte. Não aplique cola branca sobre a peça, não será necessário.

20 Deixe a cola branca secar bem por uma hora mais ou menos. Agora, vamos despejar outra porção de borracha sobre a peça e completar a caixa. No dia seguinte, vamos desmontar a caixa de legos. O bloco deve se dividir nas duas partes que fizemos. Os pinos servem de guia para manter as metades no lugar. Vejam como ficou: Aqui, nas metades divididas:

21 Vamos fazer a réplica de resina. Para este tipo de molde, colocamos um pouco de resina sobre cada uma das partes, deixando que ela preencha todas as reentrâncias do molde. A seguir, juntamos as partes e completamos com a resina, introduzindo-a pelo canal de entrada deixado pela peça matriz. Mais uma vez vamos usar o vibrador. (vaselina, reentrâncias, agora vibrador... Não sei, não... ) Quando fechar as metades do bloco de borracha, use fita crepe para mante-las juntas. Deixe endurecer por pelo menos 2 horas. Vamos abrir as metades e ver como ficou a réplica:

22 Ficou perfeita. Com cuidado, descole completamente a réplica do bloco de borracha. Ficou assim: Para o meu caso específico, eu vou cortar a peça logo atrás da caixa dos mancais do virabrequim. Dei um acabamento geral com lixa fina e agora está pronta para ir para pintura: Aqui, coloquei a peça matriz e a réplica para compararmos:

23 Para pintar, a resina aceita muito bem tanto as tintas acrílicas como as tintas esmalte. Para colar as peças de resina, use sempre cola superbonder. Treinem bastante e verão que é bem fácil fazer a replicação. Tenho a certeza que isso ajudará bastante a tornar seus modelos, vinhetas ou dioramas muito mais ricos e variados. [ ] a todos.

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

http://www.siliconesassel.com.br/borracha_silicone.htm

http://www.siliconesassel.com.br/borracha_silicone.htm Página 1 de 13 Tipo Forma física Propriedades especiais Usos básicos Elastômero á base de silicone, bicomponente Líquido viscoso. Resistência ao rasgo, alto poder copiativo. Confecção de moldes Nome comercial

Leia mais

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Os materiais ideais para a instalação da película Titanium são: uma bombinha sprayer; um rodo de borracha

Leia mais

MONTAGEM DE KITS. Caros modelistas!

MONTAGEM DE KITS. Caros modelistas! MONTAGEM DE KITS Caros modelistas! Nossos kits são projetados em ambiente CAD (desenho assistido por computador), depois são montados digitalmente em 3D e finalmente protótipos são cortados a laser para

Leia mais

FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR

FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR Prepare seus alimentos com a energia do sol! FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR www.sustentavelnapratica.net Elaborado por: Andrea Zimmermann e Fabio França FOGÃO SOLAR Características e vantagens: Uso de

Leia mais

Tutorial - Limpeza de Carburador

Tutorial - Limpeza de Carburador Tutorial - Limpeza de Carburador Retirado do Site Pequenas Notáveis (http://www.pequenasnotaveis.com.br) Autor = bravo18br 10 de Julho de 2005 Bem detalhado como o pessoal gosta. Esse tutorial foi feito

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

Passo a passo: Impermeabilização em drywall

Passo a passo: Impermeabilização em drywall Passo a passo: Impermeabilização em drywall Banheiros de casa em steel frame são fechados com chapas de gesso específicas para esse fim. Veja como impermeabilizar corretamente esses ambientes Casas em

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A Capítulo IV- Pinhole Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera pode ser construída de forma artesanal utilizando materiais simples. O nome

Leia mais

ÍNDICE WWW.IBEXQUIMICA.COM.BR

ÍNDICE WWW.IBEXQUIMICA.COM.BR ÍNDICE BORRACHA DE SILICONE ÍNDICE Catalização e Propriedade da Borracha de silicone... 01 Informações de Mercado e Produto... 02 Resumo Guia Pratico.. 03 Tecnicas de Moldagem..... 04 Molde Tipo Bloco

Leia mais

Apresenta. Oficina de Stencil

Apresenta. Oficina de Stencil Apresenta Oficina de Stencil Stencil Não é apenas uma pintura qualquer criada a partir de um molde, é uma técnica de pintura que ficou famosa no mundo todo por ser rápida e simples, promovendo a comunicação

Leia mais

Reparações em fibra de vidro

Reparações em fibra de vidro Reparações em fibra de vidro Mário Baptista Existem pequenos trabalhos e reparações que podem facilmente ser executados por nós, bastando um pouco de paciência e método de trabalho. Têm a vantagem de ser

Leia mais

Instruções para instalação das pastilhas Rivesti com cola de contato

Instruções para instalação das pastilhas Rivesti com cola de contato Instruções para instalação das pastilhas Rivesti com cola de contato As pastilhas Rivesti são muito fáceis de instalar. Contudo, requerem alguns cuidados indispensáveis para que você obtenha o acabamento

Leia mais

Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel.

Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel. Limpeza de carpetes Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel. É mais um tutorial da autoria do Miguel Oliveira, e como tal a qualidade

Leia mais

Como fazer um sofá de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos

Como fazer um sofá de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos Como fazer um sofá de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos Há cerca de um ano, a moda de móveis com pallets se espalhou pelo mundo. E não é à toa que isso aconteceu. Esses móveis

Leia mais

PINHOLE SARDINHA POR MARCOS CAMPOS. www.marcoscampos.com.br - contato@marcoscampos.com.br - www.flickr.com/photos/marcoscampos

PINHOLE SARDINHA POR MARCOS CAMPOS. www.marcoscampos.com.br - contato@marcoscampos.com.br - www.flickr.com/photos/marcoscampos POR MARCOS CAMPOS PINHOLE SARDINHA - - http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/br/ MATERIAL NECESSÁRIO 16 15 7 6 4 1 13 14 17 8 9 11 12 5 2 3 4 10 1 - Lata de Sardinha (marca Gomes da Costa) 2 -

Leia mais

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão Estações do Ano Procedimentos com ArteVerão Faixas de Verão (3º Dia) Leia o livro da turma No Verão. Discuta brevemente as coisas que acontecem no verão. Depois distribua folhas de papel branco para que

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE Este manual serve apenas como orientação dos procedimentos para instalar um pneu largo na traseira da moto Vblade 250cc da Sundown e deve ser feito por especialista

Leia mais

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L)

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) INSTRUÇÕES DE REMANUFATURA DO CARTUCHO DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) CARTUCHO SAMSUNG MLT-D305L TONER REMANUFATURANDO CARTUCHOS DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) Por Javier González e a equipe

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 1. Identificação dos elementos da prensa 8X1: JTSD72 Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola

Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel com cascas de cebola Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não

Leia mais

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1 Revisão: 1 Cuidados iniciais: Atenção às bocas de saída de ar condicionado instaladas no teto, pois são grandes dispersores de ar. Assim como as luminárias, as grelhas de ar condicionado devem ser rebaixadas

Leia mais

Dicas para limpar seu notebook

Dicas para limpar seu notebook Dicas para limpar seu notebook Limpar um notebook é de fundamental importância para a boa manutenção do equipamento, pois o acúmulo de poeira pode riscar componentes ou bloquear as saídas de ar, causando

Leia mais

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS CONDIÇÕES GERAIS Utilize o texto e vídeo abaixo como referencia se você deseja montar uma pista de LEDs, LEMBRANDO QUE É APENAS UMA SUGESTÃO, VOCÊ PODE

Leia mais

COMO PRODUZIR COMPENSADO NAVAL ALTERNATIVO EM SUA CASA

COMO PRODUZIR COMPENSADO NAVAL ALTERNATIVO EM SUA CASA COMO PRODUZIR COMPENSADO NAVAL ALTERNATIVO EM SUA CASA Aqui uma forma alternativa de ter seus próprios compensados navais a preço baixo e de fácil acesso a qualquer um que tenha uma loja de madeiras pra

Leia mais

Experimento. Técnicas de medição de volumes em Laboratório. Prof. Honda Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Página 1

Experimento. Técnicas de medição de volumes em Laboratório. Prof. Honda Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Página 1 Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Objetivo: Conhecer os materiais volumétricos e as técnicas de utilização desses materiais. I. Introdução teórica: Medir volumes de líquidos faz

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer.

Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer. Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer. Ferramentas e acessórios: temos no site ferros de soldar, multimetro, chaves... Enfim, as ferramentas mais úteis

Leia mais

Manutenção Básica Diária

Manutenção Básica Diária Manutenção Básica Diária Estamos relacionando abaixo o procedimento básico de limpeza diária para as impressoras que usam tintas base de solvente Saturno. Este procedimento foi escrito de uma forma básica

Leia mais

Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do console

Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do console Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do console Tutorial gentilmente cedido pelo DJCRD dos Kadetteiros.com Campinas/Grande ABC/Alto Tietê. Pessoal, continuando o processo de troca das lâmpadas

Leia mais

Manual de Instalação Project - PVC

Manual de Instalação Project - PVC Manual de Instalação Project - PVC Este manual tem como objetivo o auxiliar na maneira correta de armazenamento, instalação e manutenção para que possa garantir a qualidade máxima da aplicação e prolongar

Leia mais

RECICLANDO COM ARTE. Discutir o problema ambiental trazido pelo excesso de lixo gerado em nosso planeta.

RECICLANDO COM ARTE. Discutir o problema ambiental trazido pelo excesso de lixo gerado em nosso planeta. RECICLANDO COM ARTE OBJETIVO Discutir o problema ambiental trazido pelo excesso de lixo gerado em nosso planeta. METODOLOGIA Montamos uma oficina de reutilização e reciclagem de lixo em nosso Clube de

Leia mais

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos.

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue um rigoroso controle de qualidade com o objetivo de garantir a total satisfação dos nossos clientes. Para conservação do mobiliário

Leia mais

Dia 1 Materiais necessários para decorar bolos com pasta americana

Dia 1 Materiais necessários para decorar bolos com pasta americana Materiais Básicos Dia 1 Materiais necessários para decorar bolos com pasta americana É uma pergunta muito comum entre aqueles que querem iniciar neste mundo doce. Há inúmeros materiais para decorar bolos

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA DE CANECAS JTSB03 1. Identificação dos elementos da prensa JTSB03: Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a mesma

Leia mais

Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo

Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo (o kit pode ser adquirido na www.pequenasartes.com.br) O kit é bem completo e vem com praticamente tudo o que você vai precisar para montar, inclusive cola e

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda Informações gerais sobre pintura Informações gerais sobre pintura IMPORTANTE! A Scania recomenda que peças feitas de material macio e flexível não devem ser pintadas. Mangueiras hidráulicas de borracha

Leia mais

www.vectraclube.com.br autor Fernandospam

www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Material confeccionado para: www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Peço que nao modifique ou use indevidamente sem meu consentimento. l l l NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER PERDA OU DANO NO SEU ALARME!!!

Leia mais

PINTURA DE KITS Caros modelistas!

PINTURA DE KITS Caros modelistas! PINTURA DE KITS Caros modelistas! Buscamos sempre em nossos trabalhos a representação da realidade em miniatura, e independente de estarmos utilizando materiais de laser cut, plástico, resina ou metal,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

Problemas Comuns. Eflorescência

Problemas Comuns. Eflorescência Problemas Comuns Como em qualquer outra área na construção civil, geralmente ocorrem problemas, seja na preparação da superfície ou no acabamento. Os problemas mais freqüentes são: Eflorescência São manchas

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM (17958) AEROFÓLIO VW MAN TGX

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM (17958) AEROFÓLIO VW MAN TGX FOTO DO PRODUTO FOTO DO PRODUTO INSTALADO Importante: Apresentamos neste manual os passos que devem ser seguidos para a correta instalação de nosso produto. Antes de começar a instalação, confira se os

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

INTRODUÇÃO. Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado.

INTRODUÇÃO. Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado. INTRODUÇÃO A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original. Nesta apostila são apresentados os procedimentos

Leia mais

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar:

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar: COMO INSTALAR : Importante para uma perfeita instalação, obter o resultado especificado pela Revitech Pisos e esperado pelo cliente, a utilização das ferramentas corretas. Ferramentas como a desempenadeira,

Leia mais

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Introdução Por: Elizabete Rocha Reedição Por: Luiz Ricardo Emanueli Revisão Técnica Por: Marcos Rogério do Nascimento,

Leia mais

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Adaptação de Servo-motores Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

Araquari - SC Tel: 55 (47) 3447-7300 - www.nvm.com.br. Manual de detalhes do pedido

Araquari - SC Tel: 55 (47) 3447-7300 - www.nvm.com.br. Manual de detalhes do pedido Manual de detalhes do pedido Neste documento abordaremos alguns detalhes que são importantes para correta utilização dos projetos no Web Glass e confecção de pedidos peça a peça. A layout de apresentação

Leia mais

Assim como em qualquer problema de engenharia, existem limitações e exigências que você deve cumprir. Aqui estão as diretrizes.

Assim como em qualquer problema de engenharia, existem limitações e exigências que você deve cumprir. Aqui estão as diretrizes. Science Lab Desafio de Engenharia: Construindo um Eletroímã Este Desafio de Engenharia do SEED é para construir o melhor eletroímã que você puder. Seu eletroímã será avaliado pelo peso que ele pode levantar,

Leia mais

NÃO ESQUEÇA! Antes de colar as peças, sempre dê a forma que elas necessitam!! Lateral. Destaque as peças B8 e B9,

NÃO ESQUEÇA! Antes de colar as peças, sempre dê a forma que elas necessitam!! Lateral. Destaque as peças B8 e B9, Instruções para montagem Peugeot 307 Sedan - Stock Car V8 IMPORTANTE: Para montar seu modelo, o principal é ter paciência. Se você não tem prática ou nunca montou algo parecido, seja paciente. Comece destacando

Leia mais

Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções

Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções avançadas digite 300px (é a qualidade mínima aceitável em dpi)

Leia mais

Instruções de auxilio à montagem da roda motorizada. Montagem da roda motorizada na suspensão ou forqueta

Instruções de auxilio à montagem da roda motorizada. Montagem da roda motorizada na suspensão ou forqueta Instruções de auxilio à montagem da roda motorizada Estas instruções servem apenas como orientação da montagem do motor na sua forqueta ou suspensão. A Sanelkit não se responsabiliza por nenhum dano ou

Leia mais

Enfeite de Jardim para Primavera

Enfeite de Jardim para Primavera projetos Enfeite de Jardim para Primavera Erin Bassett Estou tão feliz em compartilhar este lindo enfeite de Jardim para Primavera, pois para criá-lo utilizaremos duas técnicas ScanNCut que recebi por

Leia mais

Como fazer uma Armadilha para Aedes Aegypti caseira e com garrafa Pet reciclada

Como fazer uma Armadilha para Aedes Aegypti caseira e com garrafa Pet reciclada Como fazer uma Armadilha para Aedes Aegypti caseira e com garrafa Pet reciclada 1 pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio, para transformá-la em um funil e um copo. 2 Retire o anel da ponta

Leia mais

Como montar boneco de arame para stopmotion

Como montar boneco de arame para stopmotion Como montar boneco de arame para stopmotion Neste manual, mostraremos como montar bonecos simples para o uso no stopmotion. Existem diversos tipos de técnicas na qual pode-se explorar. -Animação em areia

Leia mais

JÚNIOR JOSÉ MACHADO DIORAMA FERRÉO. Esse projeto contém informações simples e obejtivas com intuito de mostrar parte do meu trabalho e conhecimento.

JÚNIOR JOSÉ MACHADO DIORAMA FERRÉO. Esse projeto contém informações simples e obejtivas com intuito de mostrar parte do meu trabalho e conhecimento. JÚNIOR JOSÉ MACHADO DIORAMA FERRÉO Esse projeto contém informações simples e obejtivas com intuito de mostrar parte do meu trabalho e conhecimento. CONCEITO DO PROJETO Esse projeto a ser apresentado foi

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Aprenda a montar seu computador

Aprenda a montar seu computador Aprenda a montar seu computador 1. Colocação da Placa Mãe no Gabinete Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional (cooler e processador): na figura abaixo temos uma placa-mãe com o cooler Volcano

Leia mais

WATER TRANSFER PRINTING KITS - INSTRUCCIONES

WATER TRANSFER PRINTING KITS - INSTRUCCIONES TM WATER TRANSFER PRINTING KITS - INSTRUCCIONES Por favor leia todo o manual de instruções antes de começar o seu projecto. O Kit Básico de Impressão por Transferência de Água: 1 x Removedor de Silicone

Leia mais

Manutenção Preventiva do MIX RACK

Manutenção Preventiva do MIX RACK Manutenção Preventiva do MIX RACK a. Introdução Neste guia iremos demonstrar os processos para manutenção preventiva do módulo MIX RACK da linha Venue. Este sistema é composto basicamente de um Rack central

Leia mais

Retificação cilíndrica

Retificação cilíndrica A U A UL LA Retificação cilíndrica A retificadora cilíndrica universal é uma máquina utilizada na retificação de todas as superfícies cilíndricas, externas ou internas de peças. Em alguns casos, essa máquina

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

Criando e estofando um banco reutilizando materiais

Criando e estofando um banco reutilizando materiais Criando e estofando um banco reutilizando materiais Oi gente hoje vou postar um PAP de transformar alguns materiais em um banco com estofagem, esse foi o meu trabalhinho de domingo.bem um deles por que

Leia mais

COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA

COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA Materiais: - cápsula receptora Aqui estão alguns tipos de cápsulas. No topo está um tipo de cápsula de telefone e em baixo dois tipos de cápsulas de fone

Leia mais

59 Brunimento, lapidação, polimento

59 Brunimento, lapidação, polimento A U A UL LA Brunimento, lapidação, polimento Apesar de todos os cuidados, as peças usinadas e mesmo as de acabamento em máquina, como é o caso da retificação, apresentam sulcos ou riscos mais ou menos

Leia mais

Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit. Leveza, resistência e rapidez para sua obra.

Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit. Leveza, resistência e rapidez para sua obra. Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit Leveza, resistência e rapidez para sua obra. Tratamento de Juntas Brasilit Existem vários tipos de tratamento de junta para as Placas Cimentícias. O tipo de tratamento

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco

Papel Reciclado Artesanal Branco Papel Reciclado Artesanal Branco 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não contenham vernizes, plásticos ou laminados)

Leia mais

Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do painel

Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do painel Faça você mesmo: Instalação de LEDs nos botões do painel Tutorial gentilmente cedido pelo DJCRD dos Kadetteiros.com Campinas/Grande ABC/Alto Tietê. Pessoal, abaixo o procedimento para substituir as lâmpadas

Leia mais

MANUAL DE GRAVAÇÃO. Aplicando corretamente o logo de seus clientes

MANUAL DE GRAVAÇÃO. Aplicando corretamente o logo de seus clientes Aplicando corretamente o logo de seus clientes Elaboramos esse pequeno manual de gravação, para que você esteja informado e informe seu cliente, sobre a gravação do seu logotipo, nas canetas CROWN. Após

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa G eoff Rees Be neat h t he re ef, 199 2, s er igr af i a Fot o: Fau st o Fleur y O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se que os alunos possam

Leia mais

Material. 2 Cristiane Débora

Material. 2 Cristiane Débora Feltro : - Cor de pele - Verde claro - verde escuro - Branco - Cáqui - Marrom - Laranja - Bege Papelão Paraná Palito de churrasco Manta siliconada 2 mini botões/ 2 meio pérolas pretas Linhas das cores

Leia mais

MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT

MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT ou COMO FAZER UM MASTRO TELESCÄPICO, APRESENTÅVEL E FUNCIONAL, POR POUCO DINHEIRO (menos de 150,00) OlÄ companheiros Radioamadores! Todos nås, Radioamadores, temos os nossos constrangimentos.

Leia mais

Acesse: http://fuvestibular.com.br/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Esse torno só dá furo! Na aula sobre furação, você aprendeu que os materiais são furados com o uso de furadeiras e brocas. Isso é produtivo e se aplica a peças planas. Quando é preciso furar peças cilíndricas,

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em Dicas para evitar atolamentos de

Leia mais

dasmaosderosangela.com.br

dasmaosderosangela.com.br DOÇURAS E GOSTOSUAS CUPCAKES 1 Para executar as peças, alguns passos serão utilizados em vários modelos, mudando apenas a cor e tipo de placa de EVA. PASSO 1 - BASE DO CUPCAKE A altura da base poderá variar,

Leia mais

Curso de Confecção de Placas de Circuito. Aula 2 SEMANA ACADÊMICA 2013/1 PET-COMPUTAÇÃO

Curso de Confecção de Placas de Circuito. Aula 2 SEMANA ACADÊMICA 2013/1 PET-COMPUTAÇÃO Curso de Confecção de Placas de Circuito Aula 2 SEMANA ACADÊMICA 2013/1 PET-COMPUTAÇÃO Filipe Avila Soares Txai Durigon Wieser Alexandre Wermann Felipe Alberto Nogueira Súmula da Aula 2 Técnicas de confecção

Leia mais

Montando a rede. Cabeamento estruturado: cabo par trançado. Prof. Eduardo

Montando a rede. Cabeamento estruturado: cabo par trançado. Prof. Eduardo Montando a rede Cabeamento estruturado: cabo par trançado Prof. Eduardo Par trançado Podem ser crimpados rapidamente (no local, ferramentas simples etc). Em redes maiores crimpar o próprio cabo é necessário

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

Como fazer o seu próprio escudo medieval

Como fazer o seu próprio escudo medieval Dark Ages - idade média www.sec11.cjb.net goshinryukempo@hotmail.com Idade média Como fazer o seu próprio escudo medieval Existem dois métodos, um simples e o outro bem mais elaboro. 1. O método simples:

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 MANUAL DO USUÁRIO CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 M.U. REVISÃO 001 www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO... 3 2) PEÇAS... 3 3) INSTRUÇÕES DE USO... 3 3.1) MONTAGEM... 3 3.1.1) POSICIONAMENTO DO

Leia mais

Produtos Devcon. Guia do Usuário. Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo

Produtos Devcon. Guia do Usuário. Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo 1 Produtos Devcon Guia do Usuário Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo 2 Guia do Usuário Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo Prefácio 3 Preparação da

Leia mais

Respire fundo. E drible a Fibrose Cística.

Respire fundo. E drible a Fibrose Cística. MANUAL DO NEBULIZADOR Respire fundo. E drible a Fibrose Cística. Veja como utilizar e cuidar corretamente do seu Compressor e Nebulizador. Eu sou o compressor. Eu sou o Nebulizador, sou o grande goleador.

Leia mais

Materiais Necessários:

Materiais Necessários: Materiais Necessários: Peça crua de madeira Pinceis chatos nos tamanhos 8 e 16 Pincel chanfrado tamanho 8 e 12 Pincel MOP Brochinha para stêncil Lixa para madeira 220 Rolinho Stêncil com motivo quadrados

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Proteção, brilho, comodidade e beleza por muito mais tempo! Sempre Novo +metal Sem sujeiras. Sem manchas. Sem pés molhados.

Leia mais