GOVERNO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE PINTURA NA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOVERNO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE PINTURA NA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA"

Transcrição

1 GOVERNO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE PINTURA NA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA Murillo de Carvalho Magnan Rio de Janeiro 2011

2 MURILLO DE CARVALHO MAGNAN Aluno do Curso de Tecnologia em Construção Naval Matrícula PINTURA NA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Construção Naval, da UEZO, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Tecnólogo em Construção Naval. Orientador: Érico Vinícius Haller dos Santos da Slva. Rio de Janeiro Janeiro de 2011

3 ii PINTURA NA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA Elaborado por Murillo Aluno do Curso de Tecnologia em Construção Naval da UEZO Rio de Janeiro, janeiro de Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira Profa. Ana Rosa Silva Santos Prof. Érico Vinicius Haller dos Santos da Silva RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL JANEIRO DE 2011

4 iii EPÍGRAFE Se você pensa que vai fracassar, fracassará. Se você pensa que vai triunfar, triunfará. Depende de você. James Greene.

5 iv AGRADECIMENTOS Primeiramente agradeço a Deus; A toda minha família e amigos, por todo apoio nessa caminhada; Ao meu orientador Érico Vinícius Haller dos Santos da Silva; Aos demais professores, que também me auxiliaram durante todo esse tempo.

6 v DEDICATÓRIA Dedico este trabalho aos meus pais Waldir e Maria José; pelo esforço, dedicação e compreensão, durante todo o período do curso, e aos demais familiares e amigos, pelo incentivo.

7 vi RESUMO A pintura industrial é dentre as técnicas anticorrosivas existentes, uma das mais utilizadas e difundidas, principalmente na proteção do aço. E a maioria dos revestimentos por pintura são orgânicos e compostos por um esquema que envolve três camadas de tintas: tinta de fundo, tinta intermediária e tinta de acabamento. E este é desenvolvido em função das condições de exposição e de trabalho dos equipamentos e das estruturas.

8 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA CORROSÃO NATUREZAS DOS PROCESSOS CORROSIVOS corrosão eletroquímica corrosão química MEIOS CORROSIVOS FORMAS DE CORROSÃO MÉTODOS DE RESISTÊNCIA ÀCORROSÃO REVESTIMENTO TÉCNICAS DE MODIFICAÇÃO DO MEIO PROTEÇÃO CATÓDICA PINTURA NA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA PRINCIPAIS MÉTODOS DE APLICAÇÃO DAS TINTAS aplicação com trincha aplicação com rolo aplicação com pistola convencional aplicação com pistola sem ar imersão SISTEMAS DE PINTURA APLICAÇÕES DE SISTEMAS DE PINTURA RENDIMENTO TEÓRICO RENDIMENTO PRÁTICO PINTURA DE NAVIO FALHAS DURANTE APLICAÇÃO DAS TINTAS FALHAS MAIS COMUNS NA APLICAÇÃO DE TINTAS escorrimento espessura irregular...21

9 9.1.3 manchas pulverização deficiente porosidade sangramento cratera impregnação de abrasivos e/ou de materiais estranhos inclusão de pêlos empolamento/bolhas CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...27

10 1 INTRODUÇÃO A pintura industrial constitui-se no método de proteção anticorrosiva de maior utilização na vida moderna. Pela sua simplicidade, de proteger por pintura tem sido exaustivamente utilizado pelos seres humanos nas construções e em objetos confeccionados em aço. O aço é nos tempos atuais, e foi durante todo o século passado, o principal material de construção industrial. Porém, devido à corrosão, só foi possível o sucesso de sua utilização com o emprego de revestimentos eficazes, destacando-se neste caso o revestimento por tintas, que é um revestimento anticorrosivo normalmente orgânico, aplicado sobre a superfície que se quer proteger, com espessura inferior a 1 mm.

11 2 2 CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA CORROSÃO A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio. Através do processo corrosivo, o material metálico passa da forma metálica, energeticamente metaestável, à forma combinada (forma iônica), energeticamente mais estável, resultando em desgaste, perda de propriedades, alterações estruturais, etc. A corrosão é um processo que corresponde ao inverso dos processos metalúrgicos de obtenção do metal e pode ser assim esquematizada CORROSÃO METAL CORROSÃO ENERGIA METALURGIA As reações de corrosão são espontâneas. Enquanto na metalurgia adiciona-se energia ao processo para obtenção do metal, na corrosão observa-se a volta espontânea do metal à forma combinada, com a conseqüente liberação de energia.

12 3 2.1 NATUREZA DOS PROCESSOS CORROSIVOS De uma forma geral, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo quase todos os casos de deterioração por corrosão existente na natureza. Estes grupos podem ser assim classificados: Corrosão Eletroquímica Corrosão Química CORROSÃO ELETROQUÍMICA Os processos de corrosão eletroquímica são os mais freqüentes na natureza e se caracterizam basicamente por: Realizarem-se necessariamente na presença de água líquida; Realizarem-se em temperaturas abaixo do ponto de orvalho, sendo a grande maioria na temperatura ambiente; Realizarem-se devido à formação de pilhas de corrosão. Em face da necessidade da água líquida, na maioria dos casos, para formação do eletrólito, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso. Como conseqüência do funcionamento das pilhas tem-se a reação de oxidação em um local e a reação de redução em outro, havendo um deslocamento dos elétrons envolvidos entre os dois locais.

13 CORROSÃO QUÍMICA Os processos de corrosão química são por vezes denominados corrosão ou oxidação em altas temperaturas. Estes processos são menos freqüentes na natureza e surgiram basicamente com a industrialização, envolvendo operações em temperaturas elevadas. Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por: Realizarem-se necessariamente na ausência de água líquida; Realizarem-se, em geral, em temperaturas elevadas, sempre acima do ponto de orvalho; Realizarem-se devido à interação direta entre o metal e o meio corrosivo, não havendo deslocamento de elétrons, como no caso das pilhas de corrosão eletroquímica. Como na corrosão química não se necessita de água líquida, ela é também denominada corrosão em meio não-aquoso ou corrosão seca.

14 5 3 MEIOS CORROSIVOS Os meios corrosivos em corrosão eletroquímica são responsáveis pelo aparecimento do eletrólito. O eletrólito é uma solução eletricamente condutora constituída de água contendo sais, ácidos ou bases. a. Principais meios corrosivos e seus respectivos eletrólitos Atmosfera: o ar contém umidade, sais em suspensão, gases industriais, poeira, etc. O eletrólito constitui-se da água que condensa na superfície metálica, na presença de sais ou gases presentes no ambiente. Outros constituintes como poeira e poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo; Solos: os solos contêm umidade, sais minerais e bactérias. Alguns solos apresentam também, características ácidas ou básicas. O eletrólito constitui-se principalmente da água com sais dissolvidos; Águas naturais (rios, lagos e do subsolo); estas águas podem conter sais minerais, eventualmente ácidos ou bases, resíduos industriais, bactérias, poluentes diversos e gases dissolvidos. Os outros constituintes podem acelerar o processo corrosivo; Água do mar: a água do mar em virtude de presença acentuada de sais é um eletrólito por excelência. Outros constituintes como gases dissolvidos, podem acelerar os processos corrosivos; Produtos químicos: os produtos químicos, desde que em contato com a água ou com a umidade e formem um eletrólito, podem provocar corrosão eletroquímica.

15 6 4 FORMAS DE CORROSÃO As formas segundo as quais a corrosão pode manifestar-se são definidas principalmente pela aparência da superfície corroída, sendo as principais: Corrosão uniforme: quando a corrosão se processa de modo aproximadamente uniforme em toda a superfície atacada. Esta forma é comum em metais que não formam películas protetoras, como resultado do ataque; Corrosão por placas: quando o produto de corrosão forma-se em placas que se desprendem progressivamente. É comum em metais que formam película inicialmente protetora, mas que, ao se tornarem espessas, fratura e perde aderência, expondo o metal a novo ataque; Corrosão alveolar: quando o desgaste provocado pela corrosão se dá sob forma localizada, com o aspecto de crateras. É freqüente em metais formadores de películas semi protetoras ou quando se tem corrosão sob depósito, como no caso da corrosão por aeração diferencial; Corrosão por pite: quando o desgaste se dá em forma muito localizada e de alta intensidade, geralmente com profundidade maior que o diâmetro e bordos angulosos. A corrosão por pite é freqüente em metais formadores de películas protetoras, em geral passivas, que, sob a ação de certos agentes agressivos, são destruídas em pontos localizados, os quais tornam-se ativos, possibilitando corrosão muito intensa. Exemplo comum é representado pelos aços inoxidáveis austeníticos em meios que contêm cloretos; Corrosão intergranular ou intercristalina: quando o ataque se manifesta no contorno dos grãos, como no caso dos aços inoxidáveis austeníticos expostos a meios corrosivos; Corrosão transgranular ou transcristalina: quando o fenômeno se manifesta sob a forma de trincas que se propagam pelo interior dos grãos do material, como no caso de corrosão sob tensão de aços inoxidáveis austeníticos.

16 7 5 MÉTODOS QUE MELHORAM A RESISTÊNCIA À CORROSÃO Alguns materiais de elevado uso industrial possuem baixa resistência a corrosão na maioria dos meios. Esta resistência pode ser melhorada, ampliada ou até mesmo obtida no seu mais elevado grau, utilizando técnicas ou métodos de proteção anticorrosiva que promovem a passivação ou a polarização do material. Dentre estas técnicas ou métodos podem ser citados os revestimentos, os inibidores de corrosão, as técnicas de modificação do meio e a proteção catódica. 5.1 REVESTIMENTO Os revestimentos constituem-se em películas interpostas entre o metal e o meio corrosivo, e esta pode dar ao material um comportamento mais nobre ou protegê-lo por ação galvânica, aumentando assim a resistência do material à corrosão. 5.2 TÉCNICAS DE MODIFICAÇÃO DO MEIO CORROSIVO Além dos inibidores que agem através do meio corrosivo há outras técnicas de modificação do meio, dentre elas vale destacar a desaeração e o controle do ph. A desaeração consiste na retirada de oxigênio do meio, porque sendo o oxigênio um agente despolarizante, com sua retirada favorece-se a polarização catódica com uma conseqüente diminuição do processo corrosivo.

17 8 5.3 PROTEÇÃO CATÓDICA A proteção catódica é um método de aumento da resistência à corrosão, que consiste em tornar a estrutura a proteger em catodo, forçando um alto grau de polarização catódica (formação de hidrogênio e outros compostos sobre a superfície do catodo 6 PINTURA COMO TÉCNICA DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA Como técnica de proteção anticorrosiva, a pintura possui uma série de características importantes, tais como facilidade de aplicação e de manutenção, relação custo/ beneficio atraente e ainda pode proporcionar outras propriedades adicionais como Finalidade estética: Neste caso o objetivo é tornar o ambiente agradável; Sinalização de estruturas ou de equipamentos; Identificação de fluidos em tanques ou tubulações; Auxílio na segurança industrial; Impedir a incrustação de microrganismos marinhos nos cascos das embarcações: A aplicação das chamadas tintas anticrustantes ou antifouling nos cascos das embarcações evita a incrustação de microrganismos marinhos nos mesmos, o que contribui para evitar o consumo excessivo de combustível e aumentar a durabilidade da proteção anticorosiva;

18 9 Permitir maior ou menor absorção de calor: Através do uso correto das cores das tintas pode-se, por exemplo, reduzir as perdas por evaporação em tanques de combustível. A cor branca é a mais indicada para esta finalidade. Já a cor preta é recomendada para os casos em que há necessidade de uma maior absorção de calor; Diminuição da rugosidade superficial: A pintura pode ajudar a diminuir a rugosidade superficial, para facilitar o escoamento de fluidos; Identificação de falhas em isolamento térmico de equipamentos: Através da utilização de tintas indicadoras de temperatura pode-se detectar a presença de falhas no isolamento térmico, uma vez, que nos locais de falhas do mesmo, a pintura muda de cor; Quando se vai proteger uma estrutura ou um equipamento, por meio de revestimentos por pintura, na realidade o que se vai fazer é a aplicação de um esquema de pintura sobre a superfície a ser protegida. É comum definir-se esquema de pintura como sendo um procedimento dentro do qual se especificam todos os detalhes técnicos envolvidos em sua aplicação, como por exemplo: O tipo de preparação e o grau de limpeza da superfície; As tintas de fundo ( primer ), intermediária e de acabamento a serem aplicadas; A espessura de cada uma das demãos de tintas; Os intervalos entre demãos e os métodos de aplicação das tintas; Os critérios para a execução de retoques na pintura; Os ensaios de controle de qualidade a serem executados na pintura; As normas e os procedimentos a serem seguidos para cada atividade a ser realizada (ex: Normas de aderência, de medição, de espessura e etc.).

19 10 Para fins de proteção anticorrosiva de estruturas metálicas ou de equipamentos, um esquema de pintura é composto, na maioria dos casos, por três tipos de tinta: Tinta de fundo ou primária ( primer ), tinta intermediária e tinta de acabamento. É importante ressaltar que nem sempre é necessária a presença da tinta intermediária. Em alguns casos, de pendendo de especificação do esquema de pintura, ela pode ser substituída por uma demão adicional de tinta de fundo ou da tinta de acabamento. Tintas de fundo ou primárias ( primer ): São aquelas que são aplicadas diretamente ao substrato. E são responsáveis pela aderência dos esquemas de pintura. Tintas intermediárias: São tintas normalmente utilizadas nos esquemas de pintura com a função de aumentar a espessura do revestimento, com um menor número de demãos, com o objetivo de melhorar as características de proteção por barreira do mesmo Tintas de acabamento: São as tintas que têm a função de conferir a resistência química ao revestimento, pois são elas que estão em contato direto com o meio corrosivo. Além disso, são as tintas que conferem a cor final aos revestimentos por pintura.

20 PRINCIPAIS MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE TINTAS Na pintura industrial os métodos mais usuais para aplicação de tintas são: T - trincha R - rolo P - pistola convencional A pistola sem ar ( airless spray ) A finalidade destes métodos é a mesma, ou seja, aplicar a tinta para obtenção de um filme uniforme sobre uma superfície. Estes métodos podem ser classificados em 2 grupos: a) Espalhamento Trincha e rolo A tinta líquida, como se encontra ao recipiente, é aplicada espalhando-se na superfície. Normalmente, a espessura aplicada não é uniforme e não se consegue aplicar espessuras elevadas com as tintas de alta espessura ( high build HB), requerendo neste caso, maior número de demãos. Seu rendimento produtivo é bastante baixo. b) Pulverização pistola convencional e pistola sem ar ( airless spray ) A tinta líquida é pulverizada antes de chegar à superfície. Esta pulverização se faz na pistola convencional com auxílio de ar comprimido, e na pistola sem ar ( airless spray ) mediante elevada pressão na tinta e posterior descompressão através de um bicho com geometria especial. A pulverização tem vantagem sobre o espalhamento, por conseguir maior rendimento produtivo, melhor acabamento da película, uniformidade e espessuras mais elevadas.

21 12 Existem outros métodos de aplicação que daremos apenas noções sobre estes métodos. São eles: Pintura eletroforética, de imersão e pintura eletrostática Aplicação com Trincha É o método de aplicação mais antigo e até hoje é de grande utilidade, sendo considerada uma ferramenta insubstituível na pintura industrial. Quesitos importantes a serem considerados são: largura, diâmetro e dureza das fibras. Para a pintura de áreas grandes, utilizam-se trinchas de até 5 e para pequenas áreas trinchas de 1 a ½. É muito importante observar se está ocorrendo desprendimento das fibras da trincha durante a aplicação. Fibras deixadas na película de tinta são possíveis pontos de corrosão no futuro. Na pintura industrial, a trincha deve ser utilizada para recorte ou pintura de reforço ( strioe coat ) em cordões de solda, cantos, quinas, regiões com pites severos, acessórios e locais de difícil acesso. A trincha deve ser usada para pintura de peças de pequena dimensão, tipo tubulações de pequeno diâmetro, estruturas leves e cantoneiras. Na pintura por pulverização, a trincha deve ser usada como ferramenta auxiliar para correção de escorrimento, pintura de regiões inacessíveis para a pistola, etc. As tintas a base de silicato inorgânico de zinco não devem ser aplicadas à trincha e rolo.

22 Aplicação a Rolo Este método tem a vantagem de proporcionar maior rendimento produtivo do que a pintura com trincha. Por ser também um método de aplicação por espalhamento, a espessura final pode apresentar grande variação. O movimento do rolo não deve restringir a um sentido apenas. Fazer passes cruzados com o rolo para obter melhor uniformização na película quanto à espessura. O rolo utilizado em pintura industrial é confeccionado com pêlos de carneiro. O rolo epóxi de pêlos aparados é recomendável para pintura de tintas epóxi. Rolos de espuma não resistem a solventes orgânicos e se desmancham deixando grumos na película. Fazer overlaping de 5 cm entre faixas adjacentes. Os defeitos mais comuns na aplicação à trincha e rolo são: espessuras variáveis, estrias, impregnação de pelos e fibras, acabamento rugoso, etc. A aplicação de tintas não conversíveis, como a borracha clorada, tende a apresentar sangramento no método de espalhamento Aplicação com Pistola Convencional Na pintura por pulverização utilizando pistola convencional, a atomização é feita com auxílio de ar comprimido que entra na pistola por passagem distinta da tinta e são misturados e expelidos pela capa de ar, formando leque cujo tamanho e forma são controláveis. A alimentação da tinta pode ser por sucção, pressão e gravidade. Os mais comuns na pintura industrial são alimentação por pressão (tanques) e por sucção (caneca). A alimentação por sucção, conhecido como pistola de caneca, é feita criando-se vácuo com a passagem de ar comprimido na capa de ar que succiona a tinta contida num recipiente de um quarto de galão e aberto para o exterior. São ideais quando necessita de trocas frequentes de cores e pintura de pequenas áreas. Bastante usado em oficina de pintura de automóveis.

23 Aplicação com Pistola Sem Ar ( Airless Spray ) A pintura com pistola airless spray ou pistola sem ar, também conhecida como pistola hidráulica, é um método de aplicação por pulverização indicado para pintura de grandes áreas, como cascos de navios e tanques de armazenamento de petróleo devido ao elevado rendimento produtivo. Ideal para uma pintura por pulverização de tintas com elevada viscosidade Imersão A pintura por imersão pode ser dividida em imersão eletroforética e imersão simples. Na imersão eletroforética, a peça a ser pintada é mergulhada em um banho de tinta contida em um tanque, sendo que entre o tanque e a peça é estabelecida uma diferença de potencial em torno de 300 volts, com película uniforme, da ordem de 15 a 30. o banho deve ser mantido com agitação constante. Já na imersão simples, não é estabelecida a diferença de potencial entre a peça e o tanque, havendo simplesmente o banho de tinta com agitação constante. A tinta não deve ter pot life curto. O método de aplicação conhecido como Flooding pode substituir a pintura por imersão. Faz-se um esguicho com mangueira, dando banho de tinta na peça. Este método é utilizado para a pintura de transformadores elétricos. Como principal vantagem da pintura por imersão pode-se criar a minimização de perdas. Entretanto, está técnica possui a desvantagem de gerar muitos problemas de escorrimento.

24 15 7 SISTEMAS DE PINTURA Os sistemas de pintura consistem de um conjunto constituído por vários elementos que, dentre os mais importantes pode-se destacar: Padrão de limpeza da superfície; Especificação das tintas: de fundo, intermediária e acabamento; Processo de aplicação das tintas; Número de demãos de tintas e espessuras secas por demão; Intervalo entre demãos; Ensaios para aceitação e qualificação do sistema de pintura (espessura seca final, aderência, descontinuidade e outros). Na seleção ou elaboração de um sistema de pintura, principalmente aqueles destinados à anticorrosiva, diversos fatores são levados em consideração a fim de se obter o desempenho esperado. Os mais importantes são: Condições de exposição das superfícies (submersa, entrerrada ou exposição atmosférica); Agressividade do meio corrosivo ao qual o material a ser protegido ficará exposto; Condições operacionais de trabalho (temperatura, abrasão, etc).

25 16 Além destes, outros fatores podem determinar variações no sistema de pintura, em função de certas situações, por exemplo: Equipamentos ou instalações de grande importância, em um processo industrial e que dificilmente podem ser colocados em manutenção, necessitam de um sistema de pintura de alta performance; Equipamentos ou instalações de maior responsabilidade, que possuam utilização em apenas certos períodos, ou que entrem em manutenção periodicamente, podem ser pintados com sistemas mais econômicos do que aqueles indicados exclusivamente do ponto de vista de ambiente corrosivo. 7.1 APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE PINTURA A eficiência da proteção anticorrosiva conferida por um sistema de pintura depende de uma série de fatores que dentre os mais importantes podemos destacar: Especificação do sistema de pintura; Preparação da superfície; Qualidade das tintas; Aplicação das tintas; Preparação do aço; Lay Out anticorrosivo

26 17 A especificação do sistema de pintura deve ser elaborada adequadamente em função da agressividade do meio e das condições de trabalho das estruturas ou equipamentos, a fim de selecionar as tintas e os métodos de preparação da superfície mais apropriados. A preparação da superfície é um fator determinante para garantir a adesão das tintas aos substratos em geral e como e como conseqüência concorrerá para aumentar a proteção anticorrosiva do sistema de pintura. A qualidade das tintas é um fator muito importante, pois se elas não atenderem aos requisitos contidos nas suas especificações e não resistirem às condições do meio que serão expostas, certamente a proteção anticorrosiva ficará prejudicada. A aplicação das tintas, é uma das etapas que também se não for executada adequadamente todo o sistema de pintura ficará comprometido. Condições climáticas durante a aplicação ( umidade relativa, temperatura do ar e do substrato), controle de espessura úmida e seca, intervalo de repintura entre demãos, adesão ao substrato metálico e verificação de porosidades, são algumas das principais propriedades que normalmente são observadas durante e após a aplicação das tintas. A preparação do aço é a etapa da pintura que consiste em quebrar quinas vivas, remover respingos de soldas, preencher porosidades, esmerilhar superfície irregulares como cordões de solda manual e cortes a maçarico. O lay out anticorrosivo se refere aos cuidados específicos que devem ser tomados durante a fase de projeto das estruturas ou equipamentos

27 RENDIMENTO TEÓRICO O rendimento teórico de uma tinta é feito dessa forma: RT (m2/1) = SV (%) 10/ EFS (µm) RT= Rendimento teórico expresso em m2/l SV= Sólidos por volume da tinta em % EFS= Espessura do filme seco em µm 7.3 RENDIMENTO PRÁTICO RP= RT (1- FP)/100 RP= Rendimento prático expresso em m2/l RT= Rendimento teórico expresso em m2/l FP= Fator de perda expresso em % Portanto o rendimento prático é calculado multiplicando-se o rendimento teórico por uma variável chamada de fator de perda. O fator de perda normalmente na pintura industrial tem a seguinte grandeza: 30%, 35%, 40 %, 50%. Para pintura de manutenção de navios em docagem, o fator de perda para a pintura de casco externo com equipamento de pistola sem ar é de 30%. Fator de perda não significa desperdício. Desperdício ou perda de tinta no fundo do balde, na mangueira, no equipamento de pintura, etc. está em torno de 3 a 5%.

28 19 8 PINTURA DE NAVIO A pintura de navios e embarcações é normalmente realizada em dique seco durante a fabricação ou docagem, executando pequenos reparos ou até mesmo demãos de acabamento,que podem ser aplicadas com a embarcação flutuando. No caso de fabricação de navios, é comum a aplicação de demãos de tinta de fundo (primer) no recebimento das chapas, a fim de protegê-las durante a estocagem, bem como tornar mais rápido o processo de fabricação, ficando as demãos de acabamento para serem aplicadas ao final da montagem OBRAS VIVAS: Deve ser selecionado um esquema para imersão em água salgada, e aplicada uma tinta de acabamento anticrustante COSTADO, CONVÉSES EXPOSTOS E SUPERESTRUTURAS: Deve ser selecionado um esquema para atmosfera altamente agressiva (atmosfera marinha possui elevada umidade) TANQUES DE LASTRO, ÁGUA POTÁVEL E CARGA: Deve ser selecionado um esquema para imersão no produto considerado. Para tanques de carga é comum pintar o fundo, o teto e um metro das laterais junto ao fundo e ao teto, já tanques para transporte de produtos químicos recebem pintura total PRAÇA DE MÁQUINAS: Nesta região, a pintura sofre comumente muitos danos mecânicos, sendo freqüente a utilização de esquemas menos nobres, que são refeitos periodicamente.

29 20 9 FALHAS DURANTE A APLICAÇÃO DE TINTAS O reconhecimento do tipo de defeito que encontramos na pintura industrial, a compreensão de sua causa e como corrigi-lo prontamente reduz o custo da manutenção enquanto permitem manter uma aparência estética de alto nível de aceitação. Todas as tintas falham, eventualmente, por causa do intemperismo, sobretudo as externas. Contudo, falhas precoces são onerosas e frequentemente ocorrem. Quando as falhas da pintura concernentes a aplicação podem ser imediatamente detectadas. Modificações nas condições de aplicação resultam no remédio imediato. Quando o defeito é detectado após a secagem da tinta, com ou sem exposição, a pintura tem que ser removida de substrato para evitar ocorrência de corrosão. Se, contudo o defeito é restrito a aspectos superfícies como cor, brilho ou textura bastará, no geral, lixar e aplicar outra demão. 9.1 FALHAS MAIS COMUNS QUE OCORREM DURANTE A APLICAÇÃO DE TINTAS escorrimento Outra denominação: Descaimento Descrição: excessiva fluidez da tinta em superfícies verticais. Ocorre sob a forma de cordões (leve) ou de cortina (pesado). Causas: excesso de espessura, diluição excessiva da tinta, tixotropia insuficiente.

30 espessura irregular ( falta e/ou excesso) Outra denominação: desconhecemos Descrição: falta de uniformidade do filme, fora das tolerâncias médias. As áreas em escassez apresentam pouca cobertura, sombreamento da demão anterior, podendo até favorecer a corrosão. Causa: a) Falta de habilidade do pintor; b) Trincha ou rolo inadequados; c) Pintura a pistola com vento; d) Tinta muito viscosa ou com pouco alastramento; e) Diluição incorreta; f) Falta de controle da espessura molhada; g) Pistola com pulverização; h) Superfícies difíceis de pintar manchas Outra denominação: Manchamento Descrição: O filme apresenta-se manchado Causa: a) Contaminação da superfície, dos equipamentos de aplicação ou da área de trabalho; b) Tinta mal misturada, heterogênea; c) Tinta defeituosa; d) Respingos de solvente sobre a tinta fresca ou seca;

31 pulverização deficiente Outra denominação: Atomização seca. Descrições: Superfície sem brilho, áspera, porém o pó da tinta não sai ao contato dos dedos. Causas: a) As partículas da tinta quase secas atingem a superfície devido a evaporação muito rápida do solvente; b) Pistola muito distante da superfície; c) Forte calor ambiente; d) Vento e) Pressão de pulverização muito alta porosidade Outra denominação: Poros Descrição: A pintura apresenta diminutas descontinuidades em forma de orifícios, invisíveis a olho num, somente detectável com aparelho. Causas: a) Oclusão de ar ou solvente no filme; b) Superfície contaminada; c) Atomização deficiente, muito grossa; d) Espessura insuficiente; e) Perfil de Ancoragem: rugosidade muito alta; f) Temperatura da superfície muito quente; g) Falta de habilidade do pintor; h) Falta de controle do filme úmido;

32 sangramento Outra denominação: Ressolubilização Descrição: A pintura apresenta mancha grande, de cor diferente. Causas: a) Ressolubilização de pintura existente do tipo termo-plástica pelo solvente da demão subsequente, independentemente do método de aplicação quando a demão existente é tinta betuminosa ou derivada que migra para a demão superior; b) Este defeito também ocorre com aplicação a trincha ou rolo de outro termo-plástico, por exemplo, acabamento branco de borracha clorada aplicada à trincha sobre primer de borracha clorada vermelho. Devido ao método de aplicação a ressolubilização causará manchas róseo-avermelhadas no acabamento cratera Outra denominação: Craterização Descrição: Defeito semelhante a pequenas e uniformes crateras que ocorre no filme de tinta e que são formadas de bolhas que após romperem não mais se nivelam. Causas: a) Oclusão de solvente ou ar durante a aplicação; b) Água no ar de atomização da pistola; c) Superfícies quentes; d) Excessiva atomização: pressão alta;

33 impregnação de abrasivos e/ ou de materiais estranhos Outra denominação: Lixa Descrição: a superfície fica áspera, arenosa como uma lixa Causas: a) Pintura sobre superfícies contaminada com poeira e/ou grãos de abrasivo; b) Contaminação da superfícies da tinta ainda úmida pelo abrasivo que cai sobre ela; c) Tinta, rolo ou trincha contaminada por areia, terra, abrasivo, etc inclusão de pêlos Outra denominação: desconhecemos Descrição: a pintura fica impregnada por pêlos ou fiapos que podem aflorar, tornando-se visíveis ou ocluídos no seio da pintura, marcando a superfície. Causas: a) Contaminação da superfície a ser pintada ou ainda com tinta fresca por pêlos (fios, fiapos, cabelos, etc.), originados de trinchas, rolos, trapos, panos, etc; b) Pêlos levados pelo vento e que caem sobre a tinta fresca; c) Tinta contaminada por estes tipos de impurezas;

34 empolamento / bolhas Outra denominação: bolha Descrição: a primeira apresenta protuberâncias semi-esféricas que variam de tamanho e intensidade. Causas: 1) Empolamento seco a) Ocorre em condições secas b) Oclusão de solvente ou ar no filme c) Tintas incompatíveis d) Superfícies muito quentes. 2) Empolamento com líquido no interior e) Ocorre em condições de imersão f) Incompatibilidade com proteção catódica ou excesso de proteção catódica; g) Pintura sobre sal solúvel.

35 26 10 COCLUSÃO Concluímos que a pintura é um método de proteção anticorrosiva com satisfatória relação custo / benefício e de alta qualidade. Porém para atingir tais parâmetros devemos considerar fatores importantes como: Condições de exposição e de trabalho dos equipamentos e das estruturas que serão utilizadas em todo o processo de pintura.

36 27 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CORROSÃO; TOUCANART PINTURAS; CANAL DO PORTO DE SANTOS; TINTAS INTERNACIONAL; DISCOVERY CHANEL; NATIONAL GEOGRAPHIC; ESTALEIRO STX

37 28

MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso

MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO De acordo com o meio corrosivo e o material, podem ser apresentados diferentes mecanismos. Os principais são: MECANISMO QUÍMICO

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO O produto OXY-PRIMER é um tipo de tinta de cobertura cimentosa que não é composto de resinas normais, mas que adere como cimento. O cimento adere

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

Métodos de aplicação. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES

Métodos de aplicação. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Métodos de aplicação 2014 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Uma pequena diferença Nesse ponto, é importante ter em mente a diferença entre Pintor e Técnico de

Leia mais

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA Celesc Di Celesc Distribuição S.A. ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PINTURA SISTEMAS DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA PARA APLICAÇÃO EM : TRANSFORMADORES

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 1.0 - DESCRIÇÃO Esta literatura tem por finalidade servir de guia de aplicação do Elastron sobre Estruturas de Concreto e a Preparação do Substrato. O Sistema consistirá

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais

Classificação. Normas e Diagramas

Classificação. Normas e Diagramas neusval@ipt.br Classificação Normas e Diagramas Generalizada Localizada Critérios da Petrobrás Quanto à INTENSIDADE (dimensão) Leve ou Fraca Média Acentuada Diversificada (quando a forma é variável)

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1

Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1 Curso de MIQ - Profa. Simone P. Taguchi Borges DEMAR/EEL/USP Proteção de superfícies 1 CORROSÃO METÁLICA: É a deterioração e a perda de material devido a ação química ou eletroquímica do meio ambiente,

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

Prof André Montillo www.montillo.com.br

Prof André Montillo www.montillo.com.br Prof André Montillo www.montillo.com.br Definição: É a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação eletroquímica ou química do meio ambiente, associada ou não a esforços mecânicos. Isto

Leia mais

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 A corrosão é a deterioração de metais e ligas por ação química do meio ambiente. Sendo este meio a água do mar ou o solo, metais e ligas que nele

Leia mais

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL Sistema da Qualidade Páginas: 1 de 6 PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL Sistema da Qualidade Páginas: 2 de 6 SUMÁRIO Página 1. OBJETIVO... 03 2. PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES... 03 3. APLICAÇÃO DO REVEST. POLIKOTE-100...

Leia mais

COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AÇO INOXIDÁVEL. Resistência à corrosão dos aços inoxidáveis

COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AÇO INOXIDÁVEL. Resistência à corrosão dos aços inoxidáveis COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AÇO INOXIDÁVEL Resistência à corrosão dos aços inoxidáveis Formas localizadas de corrosão Os aços carbono sofrem de corrosão generalizada, onde grandes áreas da superfície

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 04 Isolamento térmico AQUECIMENTO DE TUBULAÇÕES Motivos Manter em condições de escoamento líquidos de alta viscosidade ou materiais que sejam sólidos

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Celulose & Papel

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Celulose & Papel Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Celulose & Papel Soluções para Celulose e Papel A WEG Tintas fornece tecnologia em tintas para diversos tipos de ambientes

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

- Bibliografia Recomendada

- Bibliografia Recomendada 1 7 a aula - ELETRODOS REVESTIDOS - Bibliografia Recomendada 1) Soldagem Processos e Metalurgia Capítulo 2b 2) Normas da AWS A5.1-81, A5.5-81 e demais normas 3) Catálogo de fabricantes de eletrodos revestidos

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

"A vantagem do alumínio"

A vantagem do alumínio "A vantagem do alumínio" Comparativo entre os Evaporadores para Amônia fabricados com tubos de alumínio e os Evaporadores fabricados com tubos de aço galvanizado Os evaporadores usados em sistemas de amônia

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

FATORES QUE PODEM IMPLICAR EM FALHAS PREMATURAS DE PINTURA INTERNA in situ DE DUTOS 2006

FATORES QUE PODEM IMPLICAR EM FALHAS PREMATURAS DE PINTURA INTERNA in situ DE DUTOS 2006 FATORES QUE PODEM IMPLICAR EM FALHAS PREMATURAS DE PINTURA INTERNA in situ DE DUTOS 2006 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES INTRODUÇÃO Vantagens do emprego de revestimentos

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA

Leia mais

Linha Telecom m Teleco

Linha Telecom m Teleco Linha Telecom Telecom Linha Telecom Esteiras para telecomunicações... 93 Sistema para condução e distribuição do cabeamento, constituído de barra chata de aço carbono, muito utilizado como solução no cabeamento

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1 Revisão: 1 Cuidados iniciais: Atenção às bocas de saída de ar condicionado instaladas no teto, pois são grandes dispersores de ar. Assim como as luminárias, as grelhas de ar condicionado devem ser rebaixadas

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor 1. Junta de expansão de fole com purga de vapor d água Em juntas de expansão com purga da camisa interna, para

Leia mais

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO www.comercialgerdau.com.br Tipos de revestimentos Galvanizado por imersão a quente: apresenta grande resistência à corrosão atmosférica e atende a obras mais

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 159

Norma Técnica SABESP NTS 159 Norma Técnica SABESP NTS 159 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço-carbono ou ferro fundido pintados e em contato direto com esgoto Especificação São Paulo Rev. 1 - Outubro - 2001 NTS

Leia mais

[MANUAL DE PINTURA PARA PISOS]

[MANUAL DE PINTURA PARA PISOS] 2015 1 PLASLAK INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA. [MANUAL DE PINTURA PARA PISOS] 2 PINTURA PARA PISOS Porque pintar? Hoje, mais do que nunca, tornam-se imprescindíveis o cuidado e a atenção com o piso, devidos basicamente

Leia mais

METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base).

METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). Etapas do processo: - obtenção dos pós metálicos - mistura

Leia mais

Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento

Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento Prof. Msc. Marcos Dorigão Manfrinato prof.dorigao@gmail.com Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento 1 Introdução: O forjamento

Leia mais

Fundamentos de Stripe Coating (demão de reforço) em Pintura Anticorrosiva

Fundamentos de Stripe Coating (demão de reforço) em Pintura Anticorrosiva Fundamentos de Stripe Coating (demão de reforço) em Pintura Anticorrosiva Autor: Fernando FRAGATA Dez/2014 Colaboradores Celso Gnecco Hilton Wanderley Roberto Mariano Segehal Matsumoto William Saura Agradecimentos(fotos)

Leia mais

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L)

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L) WEGNILICA CVE 804 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Promotor de aderência bicomponente, formulado a partir de resinas vinílicas com excelente aderência sobre metais ferrosos e não ferrosos. RECOMENDAÇÕES DE USO: Indicado

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001 1. Descrição: A é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento e sobreposição de pisos, azulejos e pastilhas. O principal

Leia mais

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT É uma tinta isolante térmica, composta de polímeros acrílicos elastoméricos, microesferas de cerâmicas, e aditivos especiais

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

ROGERTEC MFC FIBRA DE CARBONO. Reforço Estrutural com AN) (MADE IN JAPAN)

ROGERTEC MFC FIBRA DE CARBONO. Reforço Estrutural com AN) (MADE IN JAPAN) Reforço Estrutural com FIBRA DE CARBONO MFC (MADE IN JAPAN) AN) Fax: (21) 3254-3259 A ROGERTEC é uma empresa nacional voltada para o fornecimento de produtos, equipamentos e tecnologia no setor das recuperações.

Leia mais

Unidade 1. Tanques. Em grandes quantidades para garantir o suprimento das plantas

Unidade 1. Tanques. Em grandes quantidades para garantir o suprimento das plantas Unidade 1 O bserve a foto e leia o texto. Finalidades Os tanques armazenam os diversos produtos envolvidos na produção em uma unidade de processo, da pressão atmosférica até baixas pressões (aproximadamente

Leia mais

Nanotech do Brasil. Rua Curupaiti, 199 Jd. Paraíso Santo André SP CEP 09190-040

Nanotech do Brasil. Rua Curupaiti, 199 Jd. Paraíso Santo André SP CEP 09190-040 1 Rev. 3 D.U.M. 28/08/2015 Produto Nanothermic 3 Isolante térmico Nanothermic 3 é um revestimento térmico, contendo as melhores matérias primas. É um revestimento de múltiplas aplicações que soluciona

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 144

Norma Técnica SABESP NTS 144 Norma Técnica SABESP NTS 144 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço-carbono ou ferro fundido novos e sujeitos à umidade freqüente Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 144 : 2001 Norma

Leia mais

PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI

PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI *Imagens meramente ilustrativas PAINEL DE SECAGEM RÁPIDA TITÃ VI Manual de Instruções 1. FUNÇÃO DO PAINEL DE SECAGEM Acelerar a secagem de componentes da pintura em veículos. Massa, fundo, tinta, poliéster,

Leia mais

Fundo acabamento epóxi poliamida bicomponente, atóxico. Possui certificado de aprovação para contato com água po tável.

Fundo acabamento epóxi poliamida bicomponente, atóxico. Possui certificado de aprovação para contato com água po tável. WEGPOXI 748 DF DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Fundo acabamento epóxi poliamida bicomponente, atóxico. Possui certificado de aprovação para contato com água po tável. RECOMENDAÇÕES DE USO: Recomendado para pintura

Leia mais

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA Processos de pintura Existem diferentes processos de pintura, mas o segredo para o sucesso e durabilidade do acabamento final, depende invariavelmente da habilidade do profissional e da preparação da superfície.

Leia mais

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 1 O Teste de corrosão é a interpretação dos resultados que pode ser um dos mais controvertidos assuntos na indústria de galvanoplastia.

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net COR: -Instalação rápida e fácil, fixação com resina, ondulação de 2 a 4 mm para passagem dos cabos de energia. - Pode ser instalada em piscinas ou hidromassagens onde não tenha sido previsto sistema de

Leia mais

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA N : ET-810-CGC-007 USUÁRIO: CEGÁS 1 de 7 FOLHA: OBJETO AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL RAMAL DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDIMENTO A CLIENTES REV. Í N D I C E D E R E

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS Assunto: REVITALIZAÇÃO DE PISOS ESPORTIVOS DE BASE ASFÁLTICA Data: 25/10/2012 Referência: OT REVITALIZAÇÃO DE PISO ESPORTIVO ASFÁLTICO Nº pág.: 07 OBJETIVO Demonstrar a utilização

Leia mais

Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas.

Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas. Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas. SOMA DE VALORES A JR Tecnologia em Superfícies (nome fantasia) iniciou suas atividades em 1991 com o nome JR Gonçalves

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS DOS AÇOS

TRATAMENTOS TÉRMICOS DOS AÇOS Tratamentos térmicos dos aços 1 TRATAMENTOS TÉRMICOS DOS AÇOS Os tratamentos térmicos empregados em metais ou ligas metálicas, são definidos como qualquer conjunto de operações de aquecimento e resfriamento,

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO BRASAGEM DOS PASSADORES DE COMPRESSORES 1 - INTRODUÇÃO 2 - BRASAGEM OXIACETILÊNICA

INFORMATIVO TÉCNICO BRASAGEM DOS PASSADORES DE COMPRESSORES 1 - INTRODUÇÃO 2 - BRASAGEM OXIACETILÊNICA 1 - INTRODUÇÃO A brasagem de tubos é uma etapa que faz parte do procedimento de instalação de compressores em novos produtos ou do procedimento de troca de compressores quando da manutenção de um sistema

Leia mais

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume SISTEMA PU - 4000 - Tintas Industriais Esmalte E-4000 6,5 m2/litro sem diluição. 50 a 60 µm K-4060 Catalise 5 X 1 Excelente acabamento para pintura de caixa eletrônico, ônibus, baús, orelhões, painéis

Leia mais

Componente A Wegpóxi FRD 313 Balde (17,15 L) Componente B Wegpoxi 3027 componente B 10003225 (2,85 L)

Componente A Wegpóxi FRD 313 Balde (17,15 L) Componente B Wegpoxi 3027 componente B 10003225 (2,85 L) WEGPOXI FRD 313 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Primer acabamento epóxi poliamida bicomponente. Possui característica antichama, retardando a propagação das chamas, permitindo a proteção de estruturas e de pessoas

Leia mais

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste.

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste. Recobrimento metálico Um problema Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste. Essa proteção pode

Leia mais

EMBALAGENS: Componente A Wegtar ERP 303 Galão (3,0 L) Componente B Wegtar 3023 componente B 10007040 (0,6 L)

EMBALAGENS: Componente A Wegtar ERP 303 Galão (3,0 L) Componente B Wegtar 3023 componente B 10007040 (0,6 L) WEGTAR ERP 303 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Revestimento epoxi alcatrão de hulha poliamina, bicomponente. Oferece alta resistência física-química e abrasão. Possui baixo VOC, secagem rápida, reduzindo o tempo

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO

ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO CONSUMO DE ENERGIA E AR COMPRIMIDO NA INDÚSTRIA Consumo de Energia 20% 50% 30% Fornec.de ar Refrigeração Outros Consumo de Ar Comprimido 10%

Leia mais

Patologia em Revestimentos de Fachada

Patologia em Revestimentos de Fachada PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Revestimentos de 1 Nome:Fernando Marques Ribeiro Matricula: 27667 Docente: Orlando Carlos B. Damin Artigo: Fonte: Editora: Ordem dos Engenheiros Região Norte / 2011 Autores: Ana

Leia mais

WEGPOXI HIDRO ERP 303

WEGPOXI HIDRO ERP 303 WEGPOXI HIDRO ERP 303 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Primer epóxi poliamina bi -componente hidrossolúvel, com pigmentação anticorrosiva e secagem extra rápida. RECOMENDAÇÕES DE USO: Recomendado para a pintura de

Leia mais

FILTRO COALESCENTE PARA GLP FASE VAPOR MODELO : F G L 5000 E. Manual de Informações Técnicas, Instalação e Manutenção

FILTRO COALESCENTE PARA GLP FASE VAPOR MODELO : F G L 5000 E. Manual de Informações Técnicas, Instalação e Manutenção Página1 UTILIZAÇÃO FILTRO COALESCENTE PARA GLP FASE VAPOR MODELO : F G L 5000 E Manual de Informações Técnicas, Instalação e Manutenção Para remoção de Oleína (*) em sistemas que utilizam GLP. Segundo

Leia mais

Pintura Como Aumentar a Confiabilidade na Eficiência? 2014. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES

Pintura Como Aumentar a Confiabilidade na Eficiência? 2014. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Pintura Como Aumentar a Confiabilidade na Eficiência? 2014 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Projeto de Pesquisa Petrobras 1996-2000 Hidrojateamento Qualidade,

Leia mais

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT 1 - Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais características técnicas dos capacitores convencionais do tipo imerso em

Leia mais

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO Porque Impermeabilizar? O que leva construtoras, construtores, proprietários de imóveis, etc... a procura de impermeabilizantes? De cada 10 pessoas que procuram produtos

Leia mais

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1)

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) BOLETIM TÉCNICO Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tinta de acabamento epóxi poliamida, bi componente, de baixa espessura, este produto atende a norma Petrobras N 1198 Tipo II. RECOMENDAÇÕES

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para a Indústria de Cimento

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para a Indústria de Cimento Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas A WEG Tintas fornece tecnologia em tintas para diversos tipos de ambientes agressivos. São produtos com maior retenção de cor e brilho,

Leia mais

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da Definição De acordo com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos, ABENDE, os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como: Técnicas utilizadas no controle da qualidade, d de materiais ou

Leia mais

PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO

PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO é um revestimento cerâmico bicomponente, na cor branca, ideal para promover proteção pintável às superfícies contra corrosão, abrasão

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Passo a passo: Impermeabilização em drywall

Passo a passo: Impermeabilização em drywall Passo a passo: Impermeabilização em drywall Banheiros de casa em steel frame são fechados com chapas de gesso específicas para esse fim. Veja como impermeabilizar corretamente esses ambientes Casas em

Leia mais

Resistência à compressão Dureza Barcol 30 40

Resistência à compressão Dureza Barcol 30 40 PROTECTO GLASS 90 é uma série de revestimentos monolíticos termofixos, que têm sido utilizados intensamente nos Estados Unidos e Brasil como uma excelente alternativa técnica para recuperação de equipamentos

Leia mais

MANUAL Sanitizador Profissional

MANUAL Sanitizador Profissional 1 MANUAL Sanitizador Profissional atendimento@oxipower.com.br 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES SANITIZADOR PROFISSIONAL Modelo Profissional versão 1.1 INTRODUÇÃO: Parabéns, você acabou de adquirir um produto de

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Soldabilidade de Metais. Soldagem II

Soldabilidade de Metais. Soldagem II Soldabilidade de Metais Soldagem II Soldagem de Ligas Metálicas A American Welding Society (AWS) define soldabilidade como a capacidade de um material ser soldado nas condições de fabricação impostas por

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos SECAGEM DE GRÃOS Disciplina: Armazenamento de Grãos 1. Introdução - grãos colhidos com teores elevados de umidade, para diminuir perdas:. permanecem menos tempo na lavoura;. ficam menos sujeitos ao ataque

Leia mais

EMBALAGENS: Componente A Lackpoxi N 2629 Balde (15 L) Componente B Lackpoxi N 2629 componente B 10003395 (5 L)

EMBALAGENS: Componente A Lackpoxi N 2629 Balde (15 L) Componente B Lackpoxi N 2629 componente B 10003395 (5 L) LACKPOXI N 2629 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Epóxi poliamina bicomponente sem solvente. Tinta de acabamento de alta resistencia química a solventes e derivados de petróleo. Atende Norma Petrobras N 2629. Possui

Leia mais

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A.

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A. Temperatura ambiental A temperatura no armazenamento do produto alimentício está condicionada à exposição deste a diferentes graus de calor ou de frio. Modificações indesejáveis à qualidade do produto:

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem MIG/MAG MIG e MAG indicam processos de soldagem por fusão que utilizam o calor de um arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L.

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L. Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Impermeabilização Prof. André L. Gamino Normalização ABNT: Termos Gerais NBR 9575 (2010): Impermeabilização

Leia mais

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? ❶ Vazamentos

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais