14º Congresso Internacional de Tintas 14ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "14º Congresso Internacional de Tintas 14ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas"

Transcrição

1 ADITIVAÇÃO DE TINTAS DE POLIURETANO: ALIANDO PROPRIEDADES CONDUTIVAS À SUSTENTABILIDADE Carla Polo Fonseca, Eliane B. Neves e Silmara Neves IQX Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimento de Resinas Ltda. 1. INTRODUÇÃO As tintas de poliuretano (PU) são consideradas tintas de alta performance, apresentando propriedades de excelente resistência à radiação ultravioleta do sol (resinas acrílicas poliidroxiladas curadas isocianatos alifáticos), resistência a ambientes agressivos, fortemente poluídos, sujeitos a exposição e derrames de alguns produtos químicos (resinas de poliéster curadas com isocianato alifático), e também alto sólidos, secagem rápida, bom aspecto, propriedades niveladoras e de fácil lixabilidade (resinas de poliéster curadas com isocianato aromático) [1]. Para algumas aplicações é necessário diminuir a resistência elétrica do PU visando minimizar ou evitar a formação de energia estática. Os aditivos de 'condutividade' são utilizados em aplicações onde se exige um determinado nível de 'condutividade elétrica' do polímero, que normalmente é isolante e vulnerável à passagem de radiações eletromagnéticas e de rádiofreqüência. Estes aditivos tornam possível a dissipação de cargas elétricas estáticas que poderiam ocasionar choques ou gerar faíscas em ambientes inflamáveis. A maioria das tintas condutivas existentes no mercado contém partículas de prata o que eleva, consideravelmente, o seu custo. A utilização é focada, principalmente, na reparação em placas de circuitos elétricos e revestimentos anti-corrosivos. Desde 2004, grandes redes de supermercado da Europa e Estados Unidos utilizam tintas condutivas para impressão de etiquetas em aplicações de identificação por radiofreqüência (RFID) [ 2 Além do alto custo, depois de aplicadas, as tintas condutivas à base de prata precisam ser tratadas termicamente, o que significa que não podem ser impressas sobre polímeros e outros materiais sensíveis ao aquecimento. Uma alternativa tem sido a utilização de grafeno ou carbono como aditivos, resultando em menores valores de condutividade, mas, com a vantagem de dispensarem tratamento térmico. A adição de sais metálicos ionizáveis, sais de ácidos carboxílicos, ésteres fosfatos ou misturas deles também tem sido utilizada para propiciar a dissipação eletrostática. Neste caso, o aditivo mais comumente usado é a base de sulfatos de tetraalquilamônio combinados com dispersões de negro de fumo condutivo. Eles são misturados ao componente poliol ou ao isocianato e reduzem a resistividade superficial de 10 14

2 (isolante) para menos de 10 6 Ω (dissipativo). Estes aditivos agem tanto pelo fato de serem inerentemente condutores quanto pela absorção da umidade do ar [3]. Este trabalho traz como contribuição o desenvolvimento de um aditivo condutivo, IQX COND PNano, que possibilita a obtenção de revestimentos de PU condutivos ou dissipativos, de forma permanente e independente da umidade do ambiente. Pelo fato de ser um polímero condutor (polianilina) este aditivo não compromete as propriedades mecânicas do filme de tinta, além de permitir a obtenção de tintas condutivas ou dissipativas coloridas, não disponíveis atualmente no mercado. Os polímeros condutores, também chamados de metais sintéticos, possuem uma característica em comum: longos sistemas π conjugados, ou seja, uma alternância de ligações simples e duplas ao longo da cadeia. O interesse evidente é combinar em um mesmo material as propriedades elétricas de um semicondutor ou metal com as vantagens de um polímero. 2. METODOLOGIA A síntese do aditivo IQX Cond PNano foi realizada em reator químico em meio aquoso em baixa temperatura ( 5 o C) com velocidade de agitação 100 rpm. A anilina foi adicionada a uma solução de ácido dodecilbenzenosulfônico seguida da adição de persulfato de amônio, utilizados como dopante e agentes oxidante, respectivamente. Após a síntese o material foi lavado com água e seco até massa constante. Para produção da tinta de PU a base solvente, o aditivo IQX Cond PNano foi disperso em acetato de butila (75% de sólidos) e inserido em diferentes concentrações numa tinta bi-componente comercial (PPG - TUL 2030/DUL2031). Na formulação da tinta PU base aquosa, o aditivo IQX Cond PNano foi disperso em resina aquosa de poliuretano (Tanpur W Tanquimica), também em diferentes concentrações. Os dois sistemas, aquoso e base solvente, foram caracterizados por espectroscopia na região UV-Vis e microscopia ótica. Testes de aderência e determinação da resistência superficial também foram realizados. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO A Figura 1 apresenta os espectros de absorção na região do ultravioleta-visível de amostras diluídas das tintas base água e solvente, contendo o aditivo IQX Cond PNano. A partir da análise desses espectros é possível inferir sobre o estado de oxidação e, portanto, sobre a condutividade do polímero condutor.

3 PU base solvente + 25% m/m IQX Cond PNano Absorbância (u.a.) PU base água + 15% m/m IQX Cond PNano Comprimento de Onda (nm) Figura 1. Espectros de absorção na região UV-Vis das tintas de poliuretano, base aquosa e solvente, contendo o aditivo condutivo IQX Cond PNano. Analisando os espectros da Figura 1, verificamos a presença de bandas características da forma condutora da polianilina, localizadas entre nm (banda polarônica) e nm (banda bipolarônica), correspondentes à presença de cátions radicais, que atuam como transportadores de carga ao longo da cadeia polimérica [4]. O deslocamento da banda bipolarônica da amostra de água, para maiores comprimentos de onda e, portanto, menores valores de energia, pode ser um indício de deslocalização eletrônica mais eficiente, justificando a utilização de menor concentração de aditivo em relação à utilizada na PU base solvente. As medidas de resistência superficial resultaram em valores que variam entre o estado condutivo (10 4 Ω/ ) até níveis característicos do estado dissipativo (10 10 Ω/ ), dependendo da concentração do aditivo utilizado na formulação das tintas. A Figura 2 ilustra as medidas de resistência superficial realizadas em superfícies de PC/ABS (Policarbonato/Acrilonitrilo- Butadieno- Estireno) recobertas com uma demão de tinta PU, base água e solvente, contendo o aditivo condutor IQX.

4 (a) (b) (c) Figura 2. Medidas de resistência elétrica superficial realizadas em substratos de PC/ABS (a) recobertos com tinta PU base água + 15% IQX Cond PNano (b) e com tinta PU base solvente + 25% IQX Cond PNano (c). A aderência dos filmes de tinta ao substrato PC/ABS foi verificada utilizando-se o método de Corte em X. Examinamos a área ensaiada, quanto ao destacamento, logo após a remoção da fita, classificando a aderência de acordo com o padrão visual da norma ABNT NBR 11003, Figura 3 e Tabela 1. (a) (b) Figura 3. Teste de aderência: método de Corte em X. Fitas adesivas contendo destacamentos das tintas PU base água + 15% IQX Cond PNano (a) e solvente + 25% IQX Cond PNano (b).

5 Tabela 1 - Classificação da aderência de acordo com o padrão visual da norma ABNT NBR Amostra Destacamento Código Definição aquosa Intersecção Y1 Destacamento de 1 mm a 2 mm em um ou em ambos os lados na interseção. solvente Intersecção Y2 Destacamento acima de 2 mm até 4 mm em um ou em ambos os lados da interseção. aquosa Incisão X1 Destacamento de até 1 mm ao longo das incisões. solvente Incisão X3 Destacamento acima de 2 mm até 3 mm ao longo das incisões. Para avaliação da dispersão do aditivo IQX Cond PNano nas tintas PU, base aquosa e solvente, ambos os filmes foram observados utilizando-se um microscópio óptico, com aumento de 500x, Figura 4. Figura 4. Microscopia óptica dos revestimentos de PU base água + 15% IQX Cond PNano (a) e solvente + 25% IQX Cond PNano (b). Aumento de 500x.

6 4. CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados neste trabalho, comprovamos a viabilidade aplicação do aditivo IQX COND PNano, tanto em resinas de PU base solvente, quanto base aquosa, e a possibilidade de modulação das propriedades condutivas/dissipativas para atendimento a demandas específicas, de baixo VOC e, portanto, mais sustentáveis. água. O desenvolvimento prossegue, visando otimizar a dispersão do aditivo em PU base 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] FAZENDA, Jorge M. R. (coordenador), & Vernizes Ciências e Tecnologia, Associação Brasileira dos Fabricantes de, 3a ed. São Paulo, Edgard Blücher, [2] Química e Derivados On Line, acesso em 23/02/2010. [3] Fonte: acesso em 10/08/2015. [4] W.K. Maser, Benito, L.P. Biró, Materials Science and Engineering C, 23 (2003) 87.

13 th International Coatings Congress 13 th International Exhibition of Coatings Industry Suppliers

13 th International Coatings Congress 13 th International Exhibition of Coatings Industry Suppliers Desenvolvimento de tinta a base de resina condutiva IQX: proteção à corrosão química, elétrica e eletromagnética em dutos. Carla Polo Fonseca e Silmara Neves IQX Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimento

Leia mais

Missão da Associação. Fortalecimento do mercado de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho.

Missão da Associação. Fortalecimento do mercado de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho. Missão da Associação Fortalecimento do mercado de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho. Tema da Palestra Conceitos e procedimentos para os sistemas RAD (Revestimento de Alto Desempenho). Conceito Substrato:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA SATARINA PROJETOS - PCI - Prof. Luis Carlos M. Schlichting

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA SATARINA PROJETOS - PCI - Prof. Luis Carlos M. Schlichting PROJETOS Placas de Circuito Impresso - PCI - Prof. Luis Carlos M. Schlichting CONCEITOS BÁSICOS Processo pelo qual é efetuada a interligação de dispositivositi eletro-eletrônicos; l t Por meio de filetes

Leia mais

Figura 10. Estrutura geral da Polianilina (PAN), mostrando as unidades reduzidas (ganha elétrons) e oxidadas (perde elétrons).

Figura 10. Estrutura geral da Polianilina (PAN), mostrando as unidades reduzidas (ganha elétrons) e oxidadas (perde elétrons). 3. Polianilina 3.1. Introdução A polianilina (PAN) engloba uma família de compostos onde anéis de caráter aromático ou quinona (anéis de seis átomos de carbono C 6 H 4 ) são conectados entre si por átomos

Leia mais

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR POLIFOSFATO" 5 A presente invenção se refere a um processo de fabricação de adesivo à base de látex

Leia mais

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Guilherme H. S. Alves¹* (PG), Olacir A. Araujo¹ (PQ). guilherme-hsa@hotmail.com ¹Universidade

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA POLIANILINA UTILIZANDO ZINCO METÁLICO COMO ÍON DOPANTE

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA POLIANILINA UTILIZANDO ZINCO METÁLICO COMO ÍON DOPANTE SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA POLIANILINA UTILIZANDO ZINCO METÁLICO COMO ÍON DOPANTE E. N. CAIXETA 1, S. L. NOGUEIRA 1 1 Centro Universitário de Patos de Minas, Faculdade de Engenharia Química E-mail para

Leia mais

Membranas de Eletrodiálise: Síntese e Caracterização. Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues

Membranas de Eletrodiálise: Síntese e Caracterização. Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues Membranas de Eletrodiálise: Síntese e Caracterização Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues ELETRODIÁLISE Fluxograma do funcionamento de uma planta de Eletrodiálise na recuperação de Metais MEMBRANAS

Leia mais

C Primer PU HS 1051

C Primer PU HS 1051 C565-1051 - Primer PU HS 1051 Descrição do Produto Primer poliuretano, cinza claro, com alto teor de sólidos. Possui ótimo poder de enchimento, rápida secagem e fácil lixamento, indicado para reparação

Leia mais

Missão Colocar a nanotecnologia a serviço

Missão Colocar a nanotecnologia a serviço Missão Colocar a nanotecnologia a serviço do desenvolvimento tecnológico e sustentável, fornecendo produtos e serviços em plásticos e borrachas com nanomateriais de carbono. Nanotecnologia Investimentos

Leia mais

WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE

WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE Bartolomeu Neves Cordeiro, Cristina da Costa Amorim Eletrobras Chesf Centro de Pesquisas de Energia

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 135

Norma Técnica SABESP NTS 135 Norma Técnica SABESP NTS 135 TINTA EPÓXI ISOCIANATO Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 135 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1

Leia mais

Tolonate X FLO 100. Polímero de isocianato alifático, de base biológica e baixa viscosidade

Tolonate X FLO 100. Polímero de isocianato alifático, de base biológica e baixa viscosidade Tolonate X FLO 1 Polímero de isocianato alifático, de base biológica e baixa viscosidade 2 3 Descubra o de O Tolonate X FLO 1 é um novo polímero de isocianato alifático, isento de solventes, de baixa viscosidade

Leia mais

Físico-Química, 7º ano Ano Letivo Planificação Anual

Físico-Química, 7º ano Ano Letivo Planificação Anual Físico-Química, 7º ano 7º 1 39 36 23 98 7º 2 37 40 24 101 7º 3 39 36 23 98 A carga horária semanal da disciplina corresponde a três aulas de 45 minutos. Conteúdos 1. Espaço 1.1. Universo 1.2. Sistema Solar

Leia mais

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO Linha de Produtos Mantas Asfálticas Reparo e Recuperação de Concreto Membranas Poliméricas Revestimentos protetores químicos

Leia mais

DISPERSÃO CORE SHELL ACRÍLICA MODIFICADA: UMA ALTERNATIVA À SUBSTITUIÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO BASE SOLVENTE

DISPERSÃO CORE SHELL ACRÍLICA MODIFICADA: UMA ALTERNATIVA À SUBSTITUIÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO BASE SOLVENTE DISPERSÃO CORE SHELL ACRÍLICA MODIFICADA: UMA ALTERNATIVA À SUBSTITUIÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO BASE SOLVENTE Álann de Oliveira Piagentini Bragatto 1, Jorge Mayer de Oliveira 2 1 Archroma

Leia mais

AUTOBASE PLUS SINGLE STAGE CONVERTER

AUTOBASE PLUS SINGLE STAGE CONVERTER Page 1 of 5 Novembro 2003 DESCRIÇÃO: Sistema acrílico de alta tecnologia desenvolvido especialmente para converter as cores do Autobase Plus para a qualidade Poliuretano, obtendo-se alto brilho e durabilidade

Leia mais

Ano Letivo Informação aos Encarregados de Educação relativa aos conteúdos a lecionar na área disciplinar de Físico Química

Ano Letivo Informação aos Encarregados de Educação relativa aos conteúdos a lecionar na área disciplinar de Físico Química Ano Letivo 2016-2017 Informação aos Encarregados de Educação relativa aos conteúdos a lecionar na área disciplinar de Físico Química 7º ano A carga horária semanal da disciplina corresponde a três aulas

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 06 de Outubro de :31 - Última atualização Qui, 11 de Novembro de :55

Escrito por Administrator Qua, 06 de Outubro de :31 - Última atualização Qui, 11 de Novembro de :55 Determinação de teor de água NBR 10710:2006 Água no óleo isolante, mesmo que em pequenas quantidades, é muito prejudicial, pois é atraída para as zonas de maior stress elétrico. A água acelera a degradação

Leia mais

A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, responsável por soluções inovadoras que nutrem, protegem e

A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, responsável por soluções inovadoras que nutrem, protegem e A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, responsável por soluções inovadoras que nutrem, protegem e aprimoram performance, criando valor para clientes de

Leia mais

Indústria World MSK PE PROFIL MASKOPRI FILM Indústria / Indústria / Indústria /

Indústria World MSK PE PROFIL MASKOPRI FILM Indústria / Indústria / Indústria / Alta Conformabilidade Fita crepe de polietileno especialmente desenvolvida para o setor automotivo, para pára-choques e áreas onde a alta conformabilidade é necessário para mascarar formas difíceis. Resistência

Leia mais

R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O

R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O Tintas Poliaspárticas & Tintas de Poliuretano Alifático Estudo das Características Físico-químicas R N = C = O R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O Autor : Fernando de Loureiro FRAGATA Metodologia

Leia mais

Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL

Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL CREATING TOMORROW`S SOLUTIONS Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL Angelita Saul 21 de junho de 2016. 0 of 36 Agenda Fundamentos das dispersões poliméricas Dispersões

Leia mais

Ciências dos materiais- 232

Ciências dos materiais- 232 1 Ciências dos materiais- 232 1 a aula Apresentação do curso Características gerais nos materiais de engenharia. Quinta Quinzenal Semana par 10/02/2012 1 Professor: Luis Gustavo Sigward Ericsson Curso:

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 138

Norma Técnica SABESP NTS 138 Norma Técnica SABESP NTS 138 TINTA EPÓXI ÓXIDO DE FERRO DE ALTA ESPESSURA Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 138 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E

Leia mais

NEOPAC : EMULSÕES PU ACRÍLICAS PARA TINTAS BASE ÁGUA

NEOPAC : EMULSÕES PU ACRÍLICAS PARA TINTAS BASE ÁGUA A Royal DSM é uma companhia de origem holandesa com atuação global baseada em ciências, entregando soluções inovadoras que nutrem, protegem e aprimoram performance, criando valor para clientes de mercados

Leia mais

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI Ultra Polimeros PEEK Polimeros de Alta-Performance Polimeros de Engenharia PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI SEMI-CRISTALINO PEEK - Poli(éter-éter-cetona) PEEK é um termoplástico de Ultra Performance que

Leia mais

Elastômeros de Alta Performance em Spray

Elastômeros de Alta Performance em Spray Elastômeros de Alta Performance em Spray Poliuréias e Poliuretanos Sergio Zampieri São Paulo, Outubro de 2009 Tecnologias Disponíveis em Spray Poliuréia Poliuretano Elastômero híbrido ( poliuretano / poliuréia

Leia mais

Aplicações de líquidos iónicos para painéis solares

Aplicações de líquidos iónicos para painéis solares Aplicações de líquidos iónicos para painéis solares Disciplina de Líquidos Iónicos e Sistemas Supercríticos Mestrado em Química Tecnológica Faculdade de Ciências Departamento de Química e Bioquímica Salomé

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e PINTURA decorativa, obtida pela aplicação de tintas e

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DO IMIDAZOL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO AÇO 420-R.

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DO IMIDAZOL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO AÇO 420-R. TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DO IMIDAZOL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO AÇO 420-R. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - FASB

Leia mais

CIN Protective Coatings REVESTIMENTOS DE ALTA DURABILIDADE. Escola Superior de Tecnologia de Tomar 13 de Maio 2014

CIN Protective Coatings REVESTIMENTOS DE ALTA DURABILIDADE. Escola Superior de Tecnologia de Tomar 13 de Maio 2014 CIN Protective Coatings REVESTIMENTOS DE ALTA DURABILIDADE Escola Superior de Tecnologia de Tomar 13 de Maio 2014 1 PORQUÊ PINTAR? Estética Cor Imagem Funcional Protecção anticorrosiva Protecção ao fogo

Leia mais

Representante: Alan Kaminski do Nascimento

Representante: Alan Kaminski do Nascimento Ata de Registro de Preços Nr. 16/2017 Início da Vigência: 01/08/17 Vencimento: 01/08/18 Vigência em meses: 12 Meses Processo de Compra: PP 06/2017 MORADA NOVA COMÉRCIO DE MATERIAIS DE Detentor: CONSTRUÇÃO

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-016 ET-65-940-CPG-016 1 / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM

Leia mais

CONDUCTIVE PRIMERS AND COATINGS: PERFORMANCE OF CARBON BLACK PIGMENTED WATERBORNE PHENOLIC-MELANINE PRIMER SYSTEM (Poster 162)

CONDUCTIVE PRIMERS AND COATINGS: PERFORMANCE OF CARBON BLACK PIGMENTED WATERBORNE PHENOLIC-MELANINE PRIMER SYSTEM (Poster 162) CONDUCTIVE PRIMERS AND COATINGS: PERFORMANCE OF CARBON BLACK PIGMENTED WATERBORNE PHENOLIC-MELANINE PRIMER SYSTEM (Poster 162) NEGRO DE FUMO: Introduzimos o tema com comentários sobre a caracterização

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Transformadores

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Transformadores Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Transformadores Soluções para Transformadores A WEG possui grande experiência na fabricação de transformadores e equipamentos

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO EPÓXI PIGMENTADA COM ALUMÍNIO, CURADA COM POLIAMINA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-022 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 168

Norma Técnica SABESP NTS 168 Norma Técnica SABESP NTS 168 Tinta epóxi alcatrão de hulha com pigmento inibidor de corrosão Especificação São Paulo Novembro - 2001 NTS 168 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS

Leia mais

Autor: Giulliano Polito

Autor: Giulliano Polito Autor: Giulliano Polito OBJETIVO Orientar quanto a especificação do melhor sistema de pintura sobre argamassa; Apresentar Patologias usuais em sistemas de pintura sobre argamassa. 7 QUALIDADE Os Principais

Leia mais

Pinturas e recobrimentos

Pinturas e recobrimentos Gama de produtos Pinturas e recobrimentos Portugal Índice Aditivos... 2 Polióis... 5 Cargas e pigmentos... 6 Seu contacto de vendas local... 7 1 Aditivos Negro de fumo CL-08 Continental Carbon, India Negro

Leia mais

Fundo Laranja Cor Zarcão. Indicado para inibir a ferrugem de superfícies internas e externas de materiais ferrosos.

Fundo Laranja Cor Zarcão. Indicado para inibir a ferrugem de superfícies internas e externas de materiais ferrosos. BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 03) Fundo Laranja Cor Zarcão É um fundo sintético anticorrosivo, com a função de inibir a ferrugem em metais ferrosos protegendo por mais tempo o acabamento. Tem ótimo rendimento,

Leia mais

COMPOUND COAL TAR EPOXY

COMPOUND COAL TAR EPOXY Produto COMPOUND COAL TAR EPOXY apresenta ótimo desempenho como revestimento protetor de superfícies metálicas e de concreto, em condições de alta umidade, imersão e intempéries. Depois da cura total,

Leia mais

Minicursos CRQ-IV

Minicursos CRQ-IV MECANISMOS DE CURA DE TINTAS Princípios Básicos B para Formação de Filmes LUIZ ANTONIO PEREIRA MARTINHO Setembro 2010 AGENDA FILME SOBRE TINTAS DEFINIÇÃO DE SECAGEM E CURA COMPONENTES DE UM FILME CURADO

Leia mais

Profa. Márcia A. Silva Spinacé

Profa. Márcia A. Silva Spinacé 1º Quadrimestre 2017 Profa. Márcia A. Silva Spinacé AULA 05 Introdução à formulação Componentes de uma formulação Cargas Diferentes tipos de Aditivos e suas características Discussão sobre um tipo específico

Leia mais

Sobre nós. Mais de m² de RADs aplicados nos últimos anos

Sobre nós. Mais de m² de RADs aplicados nos últimos anos NS TERMO SOLAR Sobre nós Fundada em 1995 Fundador: Engº Químico Newton Carvalho Jr. Área de atuação: Revestimentos monolíticos - pisos técnicos, pisos decorativos, proteções de superfície, revestimentos

Leia mais

Aula 01 Propriedades Gerais dos Materiais

Aula 01 Propriedades Gerais dos Materiais Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica Materiais Elétricos - Teoria Aula 01 Propriedades Gerais dos Materiais Clóvis Antônio Petry, professor. Florianópolis, setembro

Leia mais

Materiais utilizados na Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto

Materiais utilizados na Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Materiais utilizados na Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Critérios para seleção de materiais Existem no mercado vários produtos que auxiliam os especialistas a sanar os problemas estruturais

Leia mais

Polímeros Condutores. POLIPIRROLE (PPy) Mestrado Integrado em Engenharia Química Grupo: 5 Monitor: António Carvalho Supervisor: José Martins

Polímeros Condutores. POLIPIRROLE (PPy) Mestrado Integrado em Engenharia Química Grupo: 5 Monitor: António Carvalho Supervisor: José Martins Polímeros Condutores POLIPIRROLE (PPy) Mestrado Integrado em Engenharia Química Grupo: 5 Monitor: António Carvalho Supervisor: José Martins Introdução Polímeros Condutores extrínsecos Condutores intrínsecos

Leia mais

Verniz PU Marítimo. Indicado para proteção de superfícies internas e externas de madeira.

Verniz PU Marítimo. Indicado para proteção de superfícies internas e externas de madeira. BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Verniz PU Marítimo É um verniz de fino acabamento que renova e protege e realça a cor natural das madeiras. Possui boa resistência ao intemperismo, ótimo acabamento,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO REVESTIMENTO POLIMÉRICO DE EMBALAGENS DE FOLHA DE FLANDRES PARA ALIMENTOS EM CONSERVA

CARACTERIZAÇÃO DO REVESTIMENTO POLIMÉRICO DE EMBALAGENS DE FOLHA DE FLANDRES PARA ALIMENTOS EM CONSERVA CARACTERIZAÇÃO DO REVESTIMENTO POLIMÉRICO DE EMBALAGENS DE FOLHA DE FLANDRES PARA ALIMENTOS EM CONSERVA B. S. VARGAS 1, S. N. da SILVA 2 e L. M. RODRIGUES 3 1 Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé,

Leia mais

D8120 Verniz Deltron Alto sólidos

D8120 Verniz Deltron Alto sólidos D8120 Verniz Deltron Alto sólidos Descrição do Produto D8120 Verniz Deltron Alto sólidos é um verniz poliuretano de qualidade Premium com alto teor de sólidos formulado especificamente para proporcionar

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Implementos Agrícolas

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Implementos Agrícolas Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Implementos Arícolas www.we.net Soluções para Implementos Arícolas Cada semento de mercado tem suas características específicas.

Leia mais

D8175 Verniz UHS Rapid Performance

D8175 Verniz UHS Rapid Performance D8175 Verniz UHS Rapid Performance Descrição do Produto O Verniz UHS Rapid Performance D8175 foi desenvolvido usando a mais recente tecnologia para reforçar o sistema inovador de pintura PPG. O D8175 é

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Descrição do Produto Deltron D800 é um verniz de uretano acrílico 2k de alto rendimento concebido para a reparação e repintura de carros e veículos comerciais, fazendo parte de um processo de reparação

Leia mais

TINTAS E COMPLEMENTOS

TINTAS E COMPLEMENTOS Catálogo WEG Tintas TINTAS E COMPLEMENTOS REPINTURA AUTOMOTIVA Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas NOVAS TECNOLOGIAS COM ALTA QUALIDADE ÍNDICE Fornecer soluções completas em pintura

Leia mais

ARQUIBANCADAS DE ESTÁDIOS E CENTROS ESPORTIVOS. Carlos Roberto da Silva 11/04/12

ARQUIBANCADAS DE ESTÁDIOS E CENTROS ESPORTIVOS. Carlos Roberto da Silva 11/04/12 ARQUIBANCADAS DE ESTÁDIOS E CENTROS ESPORTIVOS Carlos Roberto da Silva 11/04/12 INTRODUÇÃO 1. Amino e parceiros 2. Poliuréia 3. Equipamentos para aplicação 4. Selantes 5. Considerações 7. Referências 2

Leia mais

TINTAS E COMPLEMENTOS

TINTAS E COMPLEMENTOS Catálogo WEG Tintas TINTAS E COMPLEMENTOS REPINTURA AUTOMOTIVA Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas NOVAS TECNOLOGIAS COM ALTA QUALIDADE Fornecer soluções completas em pintura está

Leia mais

PARALOID Edge ISO-Free

PARALOID Edge ISO-Free Dow Coating Materials PARALOID Edge ISO-Free Tecnologia livre de isocianato Coating Materials Acabamentos mais rápidos A tecnologia PARALOID Edge ISO-Free da Dow Coating Materials representa uma grande

Leia mais

Soluções Inteligentes em Isolações Térmicas

Soluções Inteligentes em Isolações Térmicas Para a Indústria. Para a Construção Civil. Para sua Empresa. Soluções Inteligentes em Isolações Térmicas www.polycalha.com.br Soluções Inteligentes em Isolações Térmicas Soluções em isolamento térmico.

Leia mais

Soluções para adesivos e selantes

Soluções para adesivos e selantes Soluções para adesivos e selantes Com atuação no setor químico e petroquímico global, a Braskem produz um amplo portfólio de resinas termoplásticas e produtos químicos básicos e de performance. Seus 8

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta

Centro Universitário Padre Anchieta 1) Quais são os cinco componentes principais utilizados nos equipamentos de espectroscopia óptica (molecular e atômica). Resposta: Os cinco componentes são: 1- Fonte de radiação (energia): Responsável

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI ALCATRÃO DE HULHA CURADA COM Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-012 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

DISPERSÕES POLIURETÂNICAS AQUOSAS PARA SISTEMAS DE CURA POR ULTRAVOLETA DE BAIXO VOC

DISPERSÕES POLIURETÂNICAS AQUOSAS PARA SISTEMAS DE CURA POR ULTRAVOLETA DE BAIXO VOC DISPERSÕES POLIURETÂNICAS AQUOSAS PARA SISTEMAS DE CURA POR ULTRAVOLETA DE BAIXO VOC Autores: André Luiz de Oliveira Empresa: Reichhold do Brasil SUMÁRIO O mercado de tintas e vernizes tem demonstrado

Leia mais

SOLUÇÕES DA CABOT PARA TINTAS INDUSTRIAIS

SOLUÇÕES DA CABOT PARA TINTAS INDUSTRIAIS SOLUÇÕES DA CABOT PARA TINTAS INDUSTRIAIS ABRAFATI - Apresentação de Produtos 3 à 5 de Outubro de 2017 Alexandre G. Carmello Agenda Breve Apresentação sobre a Cabot Overview Soluções CABOT para Tintas

Leia mais

Painel: Corrosão em Ativos de Geração

Painel: Corrosão em Ativos de Geração Painel: Corrosão em Ativos de Geração A Corrosão em Linhas de Transmissão e Subestações Alberto P. Ordine, Cristina C. Amorim, Elber V. Bendinelli, Marcos M. Sá Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

Leia mais

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - MATERIAL Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta Especificação fixa as condições exigíveis para o fornecimento de tinta à base de resina acrílica destinada a demarcação de pavimentos. 2.

Leia mais

ACROFIN PKAL PIGMENTS

ACROFIN PKAL PIGMENTS ACROFIN PKAL PIGMENTS Pigmentos Anfóteros A linha Acrofin Pkal contém pigmentos altamente concentrados, não-iônicos, com micro-partículas, totalmente livres de caseína, formaldeídos, metais-pesados e aminas

Leia mais

Medição de temperatura

Medição de temperatura ZEA1048 - Instrumentação Medição de temperatura Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP Condução (sólidos) Transferência de calor por contato físico; Processo onde o calor flui de uma região de

Leia mais

Etiquetas Autoadesivas

Etiquetas Autoadesivas Etiquetas Autoadesivas Etiquetas Autoadesivas 01. Introdução Não importa onde você olhar, você vai encontrar produtos da Avery Dennison : selos autoadesivos, bandagens, adesivos automotivos, rótulos transparentes

Leia mais

FOLHA DE CAPA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET TME-016 ET CPG / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET TME-016 ET CPG / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-016 ET-65-940-CPG-016 1 / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM

Leia mais

Análise Instrumental ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA

Análise Instrumental ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA Análise Instrumental ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA ESPECTROSCOPIA NA LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA Introdução: Método aplicado na determinação de compostos inorgânicos e orgânicos, como por

Leia mais

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Espectrofotometria UV-Vis Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Relembrando... Conceitos Comprimento de onda (λ): distância entre dois pontos na mesma

Leia mais

TINTAS E COMPLEMENTOS

TINTAS E COMPLEMENTOS Catálogo WEG Tintas TINTAS E COMPLEMENTOS REPINTURA AUTOMOTIVA Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas NOVAS TECNOLOGIAS COM ALTA QUALIDADE Fornecer soluções completas em pintura está

Leia mais

Solventes. Junho 2015

Solventes. Junho 2015 Junho 2015 Solventes Solventes Conheça os Solventes da Braskem. A solução para o seu negócio. Amplo portfólio de solventes com alta performance na solubilização de compostos químicos Desenvolvimento de

Leia mais

(21) BR

(21) BR INPI (21) BR 102015027742-3 102015027742 3 A2 A2 i lihlul iewi [ Wl l i il iji i l i ljl MIMI HIWIJI WUI (21) BR *BR102015027742A (22) (22) Data Data do do Depósito: Depósito: 03/11/2015 03/11/2015 República

Leia mais

Quadro para Instrumentos para Medição Agrupada de Consumidor

Quadro para Instrumentos para Medição Agrupada de Consumidor CARACATERÍSTICAS DOS QUADROS ITEM FUNÇÃO CÓDIGO 01 PROTEÇÃO GERAL 300A E MEDIÇÃO DIRETA DO SERVIÇO 6797335 02 PROTEÇÃO GERAL 800A E MEDIÇÃO DIRETA DO SERVIÇO 6797338 03 PROTEÇÃO GERAL 800A E MEDIÇÃO INDIRETA

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-017 TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-017 TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-017 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Da ABNT

Leia mais

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhÃ

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhà creating TOMORROW S SOLuTIONS REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO 2012 ATENdENdO hoje AS ExIgêNcIAS de AMANhà Artigo Técnico Atendendo hoje as exigências de amanhã Dispersões a base de acetato de

Leia mais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP. Engª Civil, Graduação em Engª de Materiais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP. Engª Civil, Graduação em Engª de Materiais ANAIS DO 15º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4 e 5 de junho de 2018 - São Paulo / SP ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MEMBRANA DE POLIURETANO X MANTAS ASFÁLTICAS PARA ÁREAS

Leia mais

Aditivos de Superfície

Aditivos de Superfície DOWSIL é a marca Dow para a linha líder global em silicones, oferecendo expertise em produtos de alta performance que revolucionam o mercado há decadas. As tecnologias em silicone da DOWSIL auxiliam os

Leia mais

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS MATERIAIS DE REPARO Arthur

Leia mais

Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação. M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC

Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação. M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC Enquadramento (atividade LNEC) >estudo de investigação programado do NB do DM sobre Sistemas de

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 07 Pinturas Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 07 Pinturas Funções

Leia mais

OBTENÇÃO DE DISPERSÕES AQUOSAS DE POLI(ACRILATO DE BUTILA-CO-ESTIRENO)/POLIPIRROL

OBTENÇÃO DE DISPERSÕES AQUOSAS DE POLI(ACRILATO DE BUTILA-CO-ESTIRENO)/POLIPIRROL OBTENÇÃO DE DISPERSÕES AQUOSAS DE POLI(ACRILATO DE BUTILA-CO-ESTIRENO)/POLIPIRROL Daliana Muller 1, Cristiane da Costa 2, Pedro Hermes Araújo 2, Guilherme M. O. Barra 1* 1 Departamento de Engenharia Mecânica,

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS POLÍMEROS DE EVA E ACRILATOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ARGAMASSAS POLIMÉRICAS FLEXÍVEIS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

INFLUÊNCIA DOS POLÍMEROS DE EVA E ACRILATOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ARGAMASSAS POLIMÉRICAS FLEXÍVEIS DE IMPERMEABILIZAÇÃO INFLUÊNCIA DOS POLÍMEROS DE EVA E ACRILATOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ARGAMASSAS POLIMÉRICAS FLEXÍVEIS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Emilio Minoru Takagi; José Roberto Saleme Jr; Jozenias Firmino Vale; MC-Bauchemie

Leia mais

Esmalte Imobiliário Premium Fluence Brilhante

Esmalte Imobiliário Premium Fluence Brilhante BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 03) Esmalte Imobiliário Premium Fluence Brilhante É um produto de excelente qualidade e alto brilho. Possui elevada resistência ao intemperismo, sua secagem é de 45 minutos

Leia mais

MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS

MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS POLIURETANOS Rígidos Semi-Rígidos Estruturais Flexíveis ISSR (Integral Skin Semi-Rigid) Microcelulares Elastómeros APLICAÇÕES DOS POLIURETANOS POLIURETANOS As

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Estruturas Metálicas

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Estruturas Metálicas Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Estruturas Metálicas www.we.net Soluções para estruturas metálicas 2 Soluções para Estruturas Metálicas Soluções em tintas

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ;

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO ISOFTALAMIDA) E POLI(p-CRESOLFORMALDEÍDO) SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; 1 Deptº de Química

Leia mais

Heraeus Noblelight Aquecimento infravermelho na indústria automotiva

Heraeus Noblelight Aquecimento infravermelho na indústria automotiva Heraeus Noblelight Aquecimento infravermelho na indústria automotiva Freddy Baruch 09 Novembro 2016 Page 1 SAUDAÇÃO BOM DIA! Page 2 APRESENTAÇÃO Page 3 APRESENTAÇÃO Quem somos - Apresentação Pessoal Freddy

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 142

Norma Técnica SABESP NTS 142 Norma Técnica SABESP NTS 142 TINTA DE FUNDO EPÓXI MODIFICADO DE ALTA ESPESSURA Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 142 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DO VERNIZ INTERNO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ALIMENTOS AÇUCARADOS LÁCTEOS

AVALIAÇÃO DO VERNIZ INTERNO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ALIMENTOS AÇUCARADOS LÁCTEOS AVALIAÇÃO DO VERNIZ INTERNO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ALIMENTOS AÇUCARADOS LÁCTEOS 1. INTRODUÇÃO No início do século XIX, durante as guerras Napoleônicas, pela necessidade de conservação dos alimentos

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CITRATO DE SÓDIO NA FORMAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA.

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CITRATO DE SÓDIO NA FORMAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA. INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CITRATO DE SÓDIO NA FORMAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA. Resumo Guilherme Mosquim Lemes 1, Maiara Lima Castilho, Leandro Raniero. Laboratório de Nanossensores - Universidade

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) HISTÓRICO Fundada março de 1992, na cidade de Santo André, Grande São Paulo, utilizando-se

Leia mais

MULTITEC Maior produtividade no reforço de produtos da linha sanitária

MULTITEC Maior produtividade no reforço de produtos da linha sanitária MULTITEC Maior produtividade no reforço de produtos da linha sanitária 11 Novembro 2010 Bayer MaterialScience Unidades de Negócios Poliuretanos (PU) Revestimentos, Adesivos e Selantes (CAS) Policarbonatos

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 140

Norma Técnica SABESP NTS 140 Norma Técnica SABESP NTS 140 TINTA POLIURETANO Especificação São Paulo Revisão 1 - Julho - 2002 NTS 140 : 2002 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 136

Norma Técnica SABESP NTS 136 Norma Técnica SABESP NTS 136 TINTA EPÓXI MASTIC Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 136 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1

Leia mais

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX Objectivos do trabalho Caracterização da solução ETICS para o revestimento de fachadas, do ponto de

Leia mais