Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito"

Transcrição

1

2 Documentos médicos Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito

3 Atestado Atestado médico

4 Atestado médico Conceito Afirmação escrita e assinada, que uma pessoa faz da verdade de uma fato, para servir de documento a outra pessoa. Considerado documento de fé pública, se expedido por médico de Instituição Pública. Tem presunção de veracidade, quando emitido por qualquer médico. Sempre anuncia a finalidade específica e deve constar do prontuário do paciente.

5 Atestado médico Os termos como afastamento do trabalho, incapacidade para o trabalho e indicações para aposentadoria devem ser evitados. Essas determinações são, legalmente, feitas por médicos peritos ou junta médica da instituição empregadora por configurar atribuições trabalhistas e/ou administrativas (lei ).

6 Atestado médico Resolução CFM / 2008 Ao emitir o atestado, o médico deverá observar: a) especificar o tempo concedido de dispensa à atividade, necessário para a recuperação do paciente; b) estabelecer o diagnóstico, quando expressamente autorizado pelo paciente; c) registrar os dados de maneira legível; d) identificar-se como emissor, mediante assinatura e carimbo ou número de registro no conselho regional de medicina.

7 Atestado médico Atestado Médico falso

8 Atestado médico Obtido pela criação de um documento falso. Obtido pela alteração de documento verdadeiro.

9 Atestado médico Atestado médico falsidade material É produzido por pessoa não habilitada para o exercício da medicina.

10 Atestado médico Atestado médico falsidade material Adulteração de documento verdadeiro, modificando número de dias (oito = dezoito) ou produzindo emendas ou rasuras (por meio eletrônico)

11 Atestado médico Atestado médico falsidade ideológica É verdadeiro, pois é emitido por profissional habilitado. O conteúdo é que é falso: invenção de doença inexistência do atendimento exagero no número de dias de afastamento

12 Atestado médico Atestado médico falso Penalidades É infração capitulada no Código de Ética Médica. É crime previsto no Código Penal e Civil.

13 Atestado médico Atestado médico falso Código de Ética Médica Artigo 80 é vedado ao médico expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade. Artigo 87 é vedado ao médico deixar de elaborar prontuário legível para cada paciente...

14 Atestado médico Falsidade de atestado médico Código Penal - art. 302 Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso: pena detenção, de 1(um) mês a 1(um) ano. único se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa. Obs Referido crime descrito no artigo 302 do código penal, é considerado crime próprio já que só o médico pode praticá-lo.

15 Atestado médico Falsidade de atestado médico Código Civil - art. 299 Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento for público. Reclusão de um a três anos, e multa, se o documento for particular.

16 Atestado médico Falsidade de atestado médico Código Civil Atestado médico ideologicamente falso, causando danos à empregadora, esta poderá propor ação indenizatória contra o médico, solicitando ressarcimento dos prejuízos sofridos, alem dos lucros cessantes, fundamentada nos artigos 186, 187 e 927.

17 Atestado médico Falsidade de atestado médico Código Civil artigo 186 Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

18 Atestado médico Falsidade de atestado médico Código Civil artigo 187 Tambem, comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boafé ou pelos bons costumes.

19 Atestado médico Falsidade de atestado médico Código Civil artigo 927 Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

20 Atestado médico Atestado médico falso É incluído na categoria de delitos de ação pública, por desrespeitar a fé pública de um documento, juridicamente, relevante.

21 RELATÓRIO MÉDICO

22 Relatório É a descrição minuciosa, circunstanciada e fundamentada de fato ou acontecimento. Em se tratando de relatório médico, esse estará vinculado ao sigilo profissional.

23 Relatório

24 Declaração Afirmação por palavras proferidas em público ou diante de testemunhas, documento escrito, confissão ou recomendação.

25 Declaração Não há previsão legal para abonar faltas ao trabalho, exceto se houver previsão contratual. Tem finalidade de evitar penalidades. Exceção: Lei / 2016

26 Declaração

27 Declaração

28 Declaração Exceção: Lei / 2016 Artigo 473 X Direito a 02 dias para acompanhar consultas médicas ou exames complementares, durante o período de gravidez de esposa ou companheira. XI Direito a 01 dia por ano para acompanhar filho de até 06 anos em consulta médica.

29 Declaração Declaração de óbito

30 Declaração Dúvidas frequentes

31 Declaração Comorriência

32 Declaração O fenômeno jurídico da Comorriência ocorre quando duas ou mais pessoas morrem ao mesmo tempo, ou quando não é possível concluir qual delas morreu primeiro, razão pela qual o direito trata como se elas tivessem morrido no mesmo instante.

33 D O É prevista no art. 8º do código civil brasileiro de 2002: Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorrientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.

34 D O Preceitua o artigo 6º do Código Civil que a existência da pessoa natural termina com a morte, destacando-se assim a importância da indicação do momento da morte, já que com a morte, abre-se a sucessão.

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45 Morte em via pública Quem deverá emitir a D O? Havendo médico presente, na cena, que possa detectar a cadeia de enfermidades responsável pelo óbito, com base nas informações de algum familiar de primeiro grau presente, portando documento oficial com foto do decujus, e que saiba responder às informações, a D O poderá ser emitida e a funerária poderá remover o corpo. Caso o óbito seja constatado e não for possível a emissão da D O, a polícia deverá ser acionada e o corpo encaminhado ao IML.

46

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa Atestados Médicos RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico Hermes de Freitas Barbosa Conceitos Atestado: Documento que contém atestação. Documento passado por pessoa qualificada

Leia mais

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS NOME DO SEGURADO: Idade: Como médico assistente, solicito, a pedido do(a) segurado(a) abaixo assinado,

Leia mais

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA Botucatu - UNESP - 2008 Medicina Legal é a aplicação de conhecimentos médicos e biológicos na elaboração e execução das leis que deles carecem. MEDICINA CURATIVA MEDICINA

Leia mais

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Os crimes contra a fé pública são as falsidades que abalam a credibilidade nas relações interpessoais Moeda Falsa (289) Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Participação ilícita Art. 310. Participar, de modo ostensivo ou simulado, diretamente ou por interposta pessoa, em contrato,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte VII. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte VII. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Parte VII Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Crimes relacionados a falsidade Código Eleitoral Art. 348. Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2337 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 109, de 14 de maio de 2019 - Regulamenta a apresentação de atestados médicos e odontológicos pelos servidores públicos

Leia mais

PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE TCC, DECLARAÇÃO DE CONVITE E DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE TCC (ANEXO I)

PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE TCC, DECLARAÇÃO DE CONVITE E DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE TCC (ANEXO I) PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE TCC, DECLARAÇÃO DE CONVITE E DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DE TCC (ANEXO I) PROPOSTA DE REALIZAÇÃO E CONVITE PARA ORIENTAÇÃO E COORIENTAÇÃO Eu,, aluno do curso, turma convido o

Leia mais

Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos:

Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos: ATESTADOS MÉDICOS - ABONO DE FALTAS - Considerações Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 26/08/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Finalidade 3 - Normas de Emissão de Atestado Médico 3.1

Leia mais

3.2 Em nenhuma hipótese será aceita documentação entregue fora do prazo estabelecido no presente edital.

3.2 Em nenhuma hipótese será aceita documentação entregue fora do prazo estabelecido no presente edital. EDITAL UESC Nº 18 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR PARA AUXÍLIO PERMANÊNCIA PARA O ANO DE 2017.

Leia mais

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso da suas atribuições legais,

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso da suas atribuições legais, Diário n. 1134 de 10 de Fevereiro de 2014 CADERNO 1 - ADMINISTRATIVO > PRESIDÊNCIA > GABINETE DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2014. Determina a apresentação de declaração, pelos estagiários

Leia mais

ORIENTAÇÔES SOBRE PRONTUARIO ÚNICO DO PACIENTE- CAPS Novo Mundo

ORIENTAÇÔES SOBRE PRONTUARIO ÚNICO DO PACIENTE- CAPS Novo Mundo ORIENTAÇÔES SOBRE PRONTUARIO ÚNICO DO PACIENTE- CAPS Novo Mundo 1-O que é? - É o conjunto de documentos relativos à assistência prestada a um paciente. - Ele contém todas as informações sobre a saúde do

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza

DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza O QUE É A DECLARAÇÃO DE ÓBITO? - documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). - composto de 03 (três)

Leia mais

GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS RURAIS ANDRÉ LUIZ GIACOMIN EVOLUÇÃO

GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS RURAIS ANDRÉ LUIZ GIACOMIN EVOLUÇÃO GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS RURAIS ANDRÉ LUIZ GIACOMIN EVOLUÇÃO 2008-2011 ABR/2008 ABR/2011 93% 94% 7% Abr/08 Quantidade Nov/09 Quantidade Abr/11 Qualidade Quantidade Qualidade Prazo RAT s s

Leia mais

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A T R A B A L H A D O R I N F O R M A L

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A T R A B A L H A D O R I N F O R M A L D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A T R A B A L H A D O R I N F O R M A L Eu, NOME COMPLETO Residente à RUA, Nº, BAIRRO E CIDADE Portador do CPF e RG, DECLARO, para os devidos fins, sob as penas do Art.

Leia mais

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A

D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A D E C L A R A Ç Ã O D E R E N D A Eu, NOME COMPLETO Residente à RUA, Nº, BAIRRO E CIDADE Portador do CPF e RG, DECLARO, para os devidos fins, sob as penas do Art. 299 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40*,

Leia mais

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O QUE É O esocial????? A QUEM CABE FISCALIZAR EMPREGADOR (PODER DIRETIVO NÃO É SÓ PUNITIVO) AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO

Leia mais

EDITAL Nº 11/2016/CAMPUS GURUPI/IFTO, DE 24 DE MARÇO DE RETIFICAÇÃO Nº 01

EDITAL Nº 11/2016/CAMPUS GURUPI/IFTO, DE 24 DE MARÇO DE RETIFICAÇÃO Nº 01 EDITAL Nº 11/2016//IFTO, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RETIFICAÇÃO Nº 01 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO DO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado pela Portaria nº 198/2015//IFTO,

Leia mais

ESCOLHA DO ORIENTADOR E TEMA DO TRABALHO ALUNO: ÁREA: PROFESSOR ORIENTADOR: TÍTULO DO TRABALHO:

ESCOLHA DO ORIENTADOR E TEMA DO TRABALHO ALUNO: ÁREA: PROFESSOR ORIENTADOR: TÍTULO DO TRABALHO: Anexo I ESCOLHA DO ORIENTADOR E TEMA DO TRABALHO ALUNO: ÁREA: PROFESSOR ORIENTADOR: TÍTULO DO TRABALHO: Disciplinas que mais relacionam com o tema do trabalho ( a ser preenchido pelo orientador); 1. 2.

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação)

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA (continuação) Crimes assimilados ao de Moeda Falsa (290) Formar cédula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cédulas, notas ou bilhetes verdadeiros;

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO Janeiro - 2014 FLUXO DE ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS PARA UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UPAS Colaborador com Atestado O colaborador

Leia mais

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA 4 CANDIDATO COTISTA - CATEGORIA 3 Candidatos Cotistas que, independente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ EDITAL Nº 012/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ EDITAL Nº 012/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 012/2017 ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA OU EXTERNA CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Sex (

Leia mais

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA 5 CANDIDATO COTISTA - CATEGORIA 4 Candidatos Cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independente da renda (art. 14,

Leia mais

DADOS DO INSCRITO RESIDÊNCIA E CONTATO

DADOS DO INSCRITO RESIDÊNCIA E CONTATO Anexo I FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NOME: DADOS DO INSCRITO NOME QUE GOSTARIA DE ESTAR NA CÉDULA/URNA: DATA DE NASCIMENTO: NATURALIDADE: 3x4 NOME PAI: NOME MÃE: ESTADO ( ) SOLTEIRO(A) ( ) CASADO(A) ( ) UNIÃO

Leia mais

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ COMO SE REGISTRAR NO 1 Registro de Pessoa Física (Autônomo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O REGISTRO PESSOA FÍSICA (Lei nº 4.886/65 Art. 3º) Com a aprovação do novo Código Civil em 11 de janeiro

Leia mais

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II,

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II, ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 Candidatos Cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012),

Leia mais

Edital de Portador de Diploma, Transferências Externa e Interna Seleção 2019/2 Pré-requisitos: Componentes Curriculares e Período/Semestre

Edital de Portador de Diploma, Transferências Externa e Interna Seleção 2019/2 Pré-requisitos: Componentes Curriculares e Período/Semestre ANEXO A: Processo Seletivo para Ingresso como Portador de Diploma, Transferências Externa e Interna em Cursos Superiores de Graduação do Instituto Federal de Brasília (IFB) para o Segundo Semestre de 2019

Leia mais

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO Nome do Cargo: Nome do Candidato: Naturalidade: Estado: Data de nascimento: / / CPF: Sexo: Masc [ ] Fem. [ ] Escolaridade: Identidade: Órgão Emissor: UF: Emissão: / / Portador

Leia mais

Carlos Magno Pretti Dalapicola Membro da Câmara Técnica de Medicina - CFM

Carlos Magno Pretti Dalapicola Membro da Câmara Técnica de Medicina - CFM Carlos Magno Pretti Dalapicola Membro da Câmara Técnica de Medicina - CFM PCMSO NR 07 Exames ocupacionais - Admissional - Periódico - Retorno ao trabalho - Mudança de função - Demissional ASO ATESTADO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Sexo: F ( ) M ( ) Filiação: Pai: Mãe: Estado Civil: Naturalidade: Nacionalidade: Data de Nascimento : / / Grupo Sanguíneo Fator RH:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

SELEÇÃO 2019/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC s) PRESENCIAL

SELEÇÃO 2019/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC s) PRESENCIAL PUBLICAÇÃO DA COLOCAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA EM 2ª CHAMADA REFERENTE AO EDITAL Nº 022/CCEI, DE 31 DE OUTUBRO DE 2018. SELEÇÃO 2019/1 PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

EDITAL Nº 15/2016/CAMPUS GURUPI/IFTO, DE 19 DE MAIO DE DECLARAÇÃO DE TRABALHO INFORMAL

EDITAL Nº 15/2016/CAMPUS GURUPI/IFTO, DE 19 DE MAIO DE DECLARAÇÃO DE TRABALHO INFORMAL ANEXO III DECLARAÇÃO DE TRABALHO INFORMAL Eu, portador (a) do RG nº SSP(órgão expedidor) e do CPF nº.. -,residente e domiciliado(a) No endereço e cidade de, declaro, para os devidos fins, que não tenho

Leia mais

Resolução CFM nº 1.595/2000 e RDC ANVISA 96/2008 Declaro total ausência de conflito de interesse. Não há patrocínio de qualquer empresa para esta

Resolução CFM nº 1.595/2000 e RDC ANVISA 96/2008 Declaro total ausência de conflito de interesse. Não há patrocínio de qualquer empresa para esta Resolução CFM nº 1.595/2000 e RDC ANVISA 96/2008 Declaro total ausência de conflito de interesse. Não há patrocínio de qualquer empresa para esta apresentação. Atestado médico para exercícios físicos em

Leia mais

1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 35/RIFB, 26 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO 2019/1

1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 35/RIFB, 26 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO 2019/1 1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 35/RIFB, 26 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO 2019/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 3080 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº. 003/2017 - O atestado médico apresentado pelo médico ou odontólogo, só será aceito pelo respectivo departamento

Leia mais

1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 37/RIFB, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018

1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 37/RIFB, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 37/RIFB, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO 2019/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS O Diretor

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 3 Prof. Antonio Botão CÓDIGO PENAL BRASILEIRO E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 Organiza a proteção do

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL, PROFISSIONAL E PREVENÇÕES

RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL, PROFISSIONAL E PREVENÇÕES RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL, PROFISSIONAL E PREVENÇÕES Palestrante: Marcio Massao Shimomoto Vice-Presidente Administrativo do SESCON-SP 12/11/2011 1 Somos mais de 489 mil profissionais no Brasil 290

Leia mais

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ COMO SE REGISTRAR NO RELAÇÃO DE DOCUMENTOS DA EMPRESA EXIGIDOS PARA O REGISTRO PESSOA JURÍDICA LTDA E EIRELI OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO PROFISSIONAL (Lei nº 4.886/65 Art. 3º) As pessoas jurídicas legalmente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (ESTA DECLARAÇÃO DEVE SER APRESENTADA COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO)

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (ESTA DECLARAÇÃO DEVE SER APRESENTADA COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO) DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (ESTA DECLARAÇÃO DEVE SER APRESENTADA COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO) Eu,, inscrito (a) no RG sob o n, expedido pelo (a), CPF n, residente e domiciliado (a) na n bairro, CEP,

Leia mais

2.1 Será aberto à comunidade, o período de matrícula em vagas remanescentes, em dias úteis, nos horários estabelecidos no quadro abaixo:

2.1 Será aberto à comunidade, o período de matrícula em vagas remanescentes, em dias úteis, nos horários estabelecidos no quadro abaixo: 1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 10/RIFB, DE 29 DE ABRIL DE 2019 EDITAL RETIFICADO SELEÇÃO 2019/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Instituto Mercosul de Estudos Avançados Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Instituto Mercosul de Estudos Avançados Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Edital IMEA-PRAE Nº 01/2018 de 04 de Julho de 2018 Edital de seleção de discentes para participação nos estudos aprovados no Edital IMEA 06/2018 - Estudos sobre a UNILA O Coordenador do (IMEA) e a Pró-Reitora

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

15, 16 e 17/07/2019 (ou enquanto houver vagas)*

15, 16 e 17/07/2019 (ou enquanto houver vagas)* 1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 10/RIFB, DE 29 DE ABRIL DE 2019 SELEÇÃO 2019/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PRESENCIAIS A DIRETORA-GERAL

Leia mais

1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 36/RIFB, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018

1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 36/RIFB, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 1ª CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 36/RIFB, DE 26 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO 2019/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA SUBSEQUENTE E CONCOMITANTE

Leia mais

REQUERIMENTO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO PDV 2017

REQUERIMENTO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO PDV 2017 REQUERIMENTO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO PDV 2017 Eu,, matrícula SIAPE nº, ocupante do cargo de efetivo de, lotado(a) no(a), venho, respeitosamente, requerer EXONERAÇÃO EM ADESÃO AO

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES

CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO DE INTERESSES Sócia da Ometto Advogados Associados, desde 1993. Consultoria em Direito Médico e Hospitalar. Defesa de clínicas médicas. Defesa de interesses de médicos (éticas e civis). Assessora

Leia mais

Atestados. Médicos. Jacy Bruns Delegado Regional

Atestados. Médicos. Jacy Bruns Delegado Regional Atestados Médicos Jacy Bruns Delegado Regional O que é? Certificar por escrito,testemunhar, testificar, provar, demonstrar Caldas Aulete Atestar é afirmar ou provar em caráter oficial Manual de Orientação

Leia mais

EDITAL Nº 195, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL Nº 195, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2016 O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no Artigo 37, inciso II, da Constituição Federal do

Leia mais

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA - L1, L2, L5, L7

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA - L1, L2, L5, L7 ANEXO I DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA - L1, L2, L5, L7 SITUAÇÃO Integrantes do grupo familiar nessa situação Relação de documentos OBRIGATÓRIOS para comprovação de renda nessa situação 1 EMPREGADO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho Identificação profissional. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho Identificação profissional. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Identificação profissional Prof. Cláudio Freitas - PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE SUM-12, TST. CARTEIRA PROFISSIONAL. As anotações apostas pelo empregador na

Leia mais

1 - QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

1 - QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO 1 1 - QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DADOS DO ESTUDANTE NOME: CURSO: ANO / SEMESTRE INGRESSO: PRONTUÁRIO: VOCÊ INGRESSOU PELA RESERVA DE VAGAS (COTAS)? ( ) SIM DATA DE NASCIMENTO: IDADE: NATURALIDADE: ESTADO:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

COMUNICADO 16/2016 COORDENADORIA SOCIOPEDAGÓGICA 20/10/2016

COMUNICADO 16/2016 COORDENADORIA SOCIOPEDAGÓGICA 20/10/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Câmpus Matão. Rua Stéfano D Avassi, 625, Nova Cidade - Matão/SP - CEP: 15991-502 Tel: 16-35060700 COMUNICADO 16/2016

Leia mais

Documentos de comprovação de renda do candidato e de todos os residentes no mesmo domicílio maiores de 18 anos:

Documentos de comprovação de renda do candidato e de todos os residentes no mesmo domicílio maiores de 18 anos: Documentos de comprovação de renda do candidato e de todos os residentes no mesmo domicílio maiores de 18 anos: a) Para os trabalhadores do mercado formal (celetistas, servidores públicos civis e militares):

Leia mais

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial Soraia Soares da Silva 22ª. JORNADA DA AMIMT ANTES DO NTEP... ENCAMINHAMENTOS AO ASSISTENTE RECEBIMENTO DE ATESTADOS

Leia mais

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE NÃO GRADUADO INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Sexo: F ( ) M ( ) Filiação: Pai: Mãe: Estado Civil: Naturalidade: Nacionalidade: Data de Nascimento : / / Grupo Sanguíneo Fator RH:

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAE) Campus Hortolândia Ações de Permanência ANEXO I SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO MATERIAL

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAE) Campus Hortolândia Ações de Permanência ANEXO I SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO MATERIAL ANEXO I SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO MATERIAL O auxílio Material deve ser usado para compra de materiais didáticos pedagógicos que auxiliem o desempenho acadêmico do aluno em alguma disciplina. Serão considerados

Leia mais

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família dos servidores públicos

Leia mais

CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA

CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA Características lei tributária incide sobre fatos identificados por outros ramos do direito definições dos institutos nos outros ramos do Direito» Direito Tributário é um direito de superposição lei penal

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE RESERVA DE VAGAS. Nome do Candidato: Curso Pretendido: Cotas: Turno:

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE RESERVA DE VAGAS. Nome do Candidato: Curso Pretendido: Cotas: Turno: ANEXO I FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE RESERVA DE VAGAS Cotas: Turno: Comprovação de Deficiência ( ) Laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 23/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/07/2012)

PARECER CREMEB Nº 23/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/07/2012) PARECER CREMEB Nº 23/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/07/2012) EXPEDIENTE CONSULTA Nº 207.795/11 ASSUNTO: Atribuições e limites na atuação do médico do trabalho e do médico assistente quando da emissão

Leia mais

Formulário I - (AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS) DECLARAÇÃO NEGATIVA DE MATRÍCULA SIMULTÂNEA. Eu,,

Formulário I - (AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS) DECLARAÇÃO NEGATIVA DE MATRÍCULA SIMULTÂNEA. Eu,, Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG Formulário I - (AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS) DECLARAÇÃO NEGATIVA DE MATRÍCULA SIMULTÂNEA Eu,, abaixo assinado, portador da cédula de identidade nº e

Leia mais

O Psicólogo pode emitir Atestado Psicológico para afastamento do trabalho?

O Psicólogo pode emitir Atestado Psicológico para afastamento do trabalho? O Psicólogo pode emitir Atestado Psicológico para afastamento do trabalho? Profa. Dra. Maria Cristina Barros Maciel Pellini Conselho Regional de Psicologia São Paulo CRPSP Dezembro de 2015 SITUAÇÃO REAL

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS, FUNÇÕES, PROVENTOS E

DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS, FUNÇÕES, PROVENTOS E Código: ACC Versão: 2.0 Data: 11/01/2017 DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS, FUNÇÕES, PROVENTOS E OUTROS VÍNCULOS Nome: IDENTIFICAÇÃO E VÍNCULO COM A UFSJ Matrícula SIAPE: Cargo: Jornada de trabalho:

Leia mais

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER?

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? Aline Minela Schmitt Advogada OAB/SC nº 26.029 Ana Paula Belem Veiga Advogada OAB/SC nº 48.671 Justa Causa, quando aplicar? Trata-se de uma

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Direito Penal Tributário Prof. Gabriel Quintanilha Responsabilidade subjetiva. É o próprio direito penal tratando sobre matérias relativas a crimes contra a ordem e administração tributárias.

Leia mais

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Crimes contra a paz pública - INCITAÇÃO AO CRIME Incitar, publicamente, a prática de crime: (Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa) Crimes contra a paz pública

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU Edital da PROGRAD nº 02, de 11 de janeiro de 2019

PROCESSO SELETIVO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU Edital da PROGRAD nº 02, de 11 de janeiro de 2019 PROCESSO SELETIVO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU 2019 Edital da PROGRAD nº 02, de 11 de janeiro de 2019 PROCEDIMENTOS PARA AFERIÇÃO DA VERACIDADE DA AUTODECLARAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SISU 2019 A Pró-Reitoria

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública CAPÍTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL Falso reconhecimento de firma ou letra Art. 300 CP- Reconhecer, como verdadeira, no exercício de função pública,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI COMUNICADO 009/2017 COORDENADORIA DO NÚCLEO SOCIOPEDAGÓGICO Dispõe sobre a renovação do Programa de Auxílio Permanência da Política de Assistência Estudantil O Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

EDITAL Nº 02 CSSB/IFB, DE 10 DE JANEIRO DE 2019

EDITAL Nº 02 CSSB/IFB, DE 10 DE JANEIRO DE 2019 EDITAL Nº 02 CSSB/IFB, DE 10 DE JANEIRO DE 2019 CHAMADA PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS 1. DA ABERTURA A DIRETORA GERAL SUBSTITUTA DO

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS DR. ULISSES MARTINS MINICUCCI DELEGADO SUPERINTENDENTE ADJUNTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS Data: 21/06/2018 Horário: 20:00h Ética - conceito: Conjunto de normas e atitudes de caráter

Leia mais

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ COMO SE REGISTRAR NO 1 Registro de Pessoa Física (Autônomo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O REGISTRO PESSOA FÍSICA (Lei nº 4.886/65, Art. 3º) Com a aprovação do novo Código Civil em 11 de janeiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. ANEXO III EDITAL PROGRAD nº.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. ANEXO III EDITAL PROGRAD nº. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ANEXO III EDITAL PROGRAD nº. 190/2018 DOCUMENTOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS DO/A CANDIDATO(A) E DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO FAMILIAR MENORES DE 18 ANOS DEVERÁ SER DIGITALIZADO E ENCAMINHADO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Gilberto Maistro 1-) Ações Possessórias: a) Ação de Reintegração: b) Ação de Manutenção de Posse: c) Ação de Interdito Proibitório:

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

ANEXO I DECLARAÇÃO DE NÃO TER CURSADO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PRIVADA

ANEXO I DECLARAÇÃO DE NÃO TER CURSADO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PRIVADA ANEXO I DECLARAÇÃO DE NÃO TER CURSADO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PRIVADA Eu,, nacionalidade, estado civil, CPF e RG, declaro, para os fins de reserva de vagas no PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE VAGAS

Leia mais

Atenção! As declarações deverão ser impressas em frente e verso.

Atenção! As declarações deverão ser impressas em frente e verso. Abaixo listamos os modelos de declarações que serão impressas e preenchidas somente na ausência de alguma documentação comprobatória. Por favor, solicitamos que imprima apenas a declaração necessária.

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - JUCESP DECLARAÇÃO/REQUERIMENTO

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - JUCESP DECLARAÇÃO/REQUERIMENTO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - JUCESP DECLARAÇÃO/REQUERIMENTO Eu,, nacionalidade, natural de, nascido em / /, estado civil:, profissão, portador do documento

Leia mais

CÓDIGO: Data de Efetivação: 30/04/19 Data de Validade: 30/04/20

CÓDIGO: Data de Efetivação: 30/04/19 Data de Validade: 30/04/20 Data de Efetivação: 30/04/19 Data de Validade: 30/04/20 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ÁREAS ENVOLVIDAS 3. RESPONSABILIDADES 4. TERMOS E DEFINIÇÕES 5. DESCRIÇÃO DO PROCESSO 6. ANEXOS 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo

Leia mais

Documentos exigidos para registro de Pessoa Física (de responsável técnico), em acordo com a Resolução nº 335/2005 do CONFERE:

Documentos exigidos para registro de Pessoa Física (de responsável técnico), em acordo com a Resolução nº 335/2005 do CONFERE: Documentos exigidos para registro de Pessoa Física (de responsável técnico), em acordo com a Resolução nº 335/2005 do CONFERE: 1- Requerimento de inscrição por escrito (modelo anexo), com firma reconhecida;

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 335 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 020/2018, de 01 de Março de 2018 - Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença a servidores públicos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CORE-MS).

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CORE-MS). Documentos exigidos para registro de Empresa Limitada, em acordo com o art. 3º da Lei nº 4.886/65 e alterações: 1- Requerimento de inscrição por escrito (modelo anexo), com firma reconhecida; 2- Formulários

Leia mais

Assinatura do Responsável pelo Recebimento

Assinatura do Responsável pelo Recebimento ANEXO I FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE RESERVA DE VAGAS Reserva: Turno: Comprovação de Deficiência ( ) Laudo médico detalhado, original ou cópia autenticada em cartório, emitido

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PRÓ - REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS DE INCLUSÃO SOCIAL EDIÇÃO 2016 1. DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE NÃO TER CURSADO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PRIVADA

DECLARAÇÃO DE NÃO TER CURSADO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PRIVADA DECLARAÇÃO DE NÃO TER CURSADO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PRIVADA Eu, _ nacionalidade, estado civil, CPF e RG, declaro, para os fins de reserva de vagas no PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Departamento de Recursos Humanos

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Departamento de Recursos Humanos ANEXO XV NOME: Cargo: DECLARAÇÃO DE BENS IDENTIFICAÇÃO Cadastro Funcional nº: (Reservado à UERR) DECLARAÇÃO ( ) Declaro que não possuo bens ( ) Declaro que possuo os bens e valores abaixo especificados:

Leia mais