PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO"

Transcrição

1 PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO Janeiro

2 FLUXO DE ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS PARA UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UPAS Colaborador com Atestado O colaborador deve entregar pessoalmente, salvo se estiver: Internado Incapacitado para locomoção com doença infectocontagiosa Somente nesses casos acima o colaborador pode ter seus atestados entregues por um parente. OBS: É DEVER DO COLABORADOR AVISAR SEU GESTOR DIRETO SOBRE A SUA AUSÊNCIA, SENDO PASSÍVEL DE ADVERTÊNCIA POR ESCRITO. PRAZO DE ENTREGA: 2 DIAS ÚTEIS UNIDADE O Administrativo da Unidade recebe o atestado original; O Colaborador e o Administrativo da Unidade assinam PROTOCOLO DE ENTREGA (VER MODELO) EM DUAS VIAS (VIA DO VIVA RIO E OUTRA DO COLABORADOR). ADMINISTRATIVO DA UNIDADE: NO CASO DO ATESTADO SER EMITIDO POR MÉDICO DA PRÓPRIA UNIDADE OU DA REDE VIVA RIO, DEVERÁ VERIFICAR E INFORMAR ATRAVÉS DO TERMO DE VERIFICAÇÃO (VER MODELO): SE O MÉDICO ATESTADOR ESTAVA DE PLANTÃO; SE HÁ BOLETIM DE ATENDIMENTO, COM DATA E HORÁRIO SE HÁ REINCIDÊNCIA NA ENTREGA DO ATESTADO (DENTRO DO MESMO MÊS OU SEGUIDO DE OUTRO) O ADMINISTRATIVO DA UNIDADE DEVE: PRAZO DE ENTREGA: No primeiro dia útil após a entrega (Via ) REMETER O PROTOCOLO DE ENTREGA E CASO HAJA NECESSIDADE DE VERIFICAÇÃO, TAMBÉM O TERMO DE VERIFICAÇÃO, POR , COM AVISO DE RECEBIMENTO, PARA O ENDEREÇO atestados@vivario.org.br COM CÓPIA PARA O COORDENADOR MÉDICO DA UNIDADE OU RESPONSÁVEL TÉCNICO NO PRIMEIRO DIA ÚTIL APÓS A ENTREGA DO ATESTADO PELO COLABORADOR; REMETER OS DOCUMENTOS FÍSICOS DE ATESTADO MÉDICO, PROTOCOLO DE ENTREGA E TERMO DE VERIFICAÇÃO VIA MALOTE (NO PRIMEIRO DIA ÚTIL APÓS O ENVIO DOS MESMOS POR ) PARA A SAÚDE OCUPACIONAL (SEDE) PARA SEREM ARQUIVADOS NO DOSSIÊ DO COLABORADOR. SAÚDE OCUPACIONAL (SEDE) Todo colaborador será convocado pelo Administrativo da Saúde Ocupacional para avaliação do Médico do Trabalho quando: o atestado for maior do que 5 dias de afastamento; se houver reincidência na entrega do atestado (dentro do mesmo mês ou seguido de outro). OBS: SÓ SERÃO ABONADOS AS FALTAS DOS ATESTADOS MÉDICOS RECEBIDOS PELA SAÚDE OCUPACIONAL QUE SEGUIREM ESTE FLUXO.

3 Colaborador com Atestado O colaborador deve entregar pessoalmente, salvo se estiver: Internado Incapacitado para locomoção com doença infectocontagiosa Somente nesses casos acima o colaborador pode ter seus atestados entregues por um parente. OBS: É DEVER DO COLABORADOR AVISAR SEU GESTOR DIRETO SOBRE A SUA AUSÊNCIA, SENDO PASSÍVEL DE ADVERTÊNCIA POR ESCRITO. FLUXO DE ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS SEDE E DEMAIS PROJETOS PRAZO DE ENTREGA: 2 DIAS ÚTEIS O Administrativo responsável por atestados da Saúde Ocupacional recebe o atestado original; O Colaborador e o Administrativo assinam PROTOCOLO DE ENTREGA (VER MODELO) EM DUAS VIAS (VIA DO VIVA RIO E OUTRA DO COLABORADOR). ADMINISTRATIVO DA SAÚDE OCUPACIONAL: NO CASO DO ATESTADO SER EMITIDO POR MÉDICO DA PRÓPRIA UNIDADE OU DA REDE VIVA RIO, DEVERÁ VERIFICAR E INFORMAR ATRAVÉS DO TERMO DE VERIFICAÇÃO (VER MODELO): SE O MÉDICO ATESTADOR ESTAVA DE PLANTÃO; SE HÁ BOLETIM DE ATENDIMENTO, COM DATA E HORÁRIO SE HÁ REINCIDÊNCIA NA ENTREGA DO ATESTADO (DENTRO DO MESMO MÊS OU SEGUIDO DE OUTRO) O ADMINISTRATIVO DA SAÚDE OCUPACIONAL DEVE: PREENCHER E REGISTRAR O PROTOCOLO DE ENTREGA E CASO HAJA NECESSIDADE DE VERIFICAÇÃO, TAMBÉM O TERMO DE VERIFICAÇÃO, REMETENDO POR , COM AVISO DE RECEBIMENTO, PARA O GESTOR DIRETO DO COLABORADOR NO MESMO DIA DA ENTREGA DO ATESTADO PELO COLABORADOR; REMETER OS DOCUMENTOS FÍSICOS DE ATESTADO MÉDICO, PROTOCOLO DE ENTREGA E TERMO DE VERIFICAÇÃO PARA SEREM ARQUIVADOS NO DOSSIÊ DO COLABORADOR. SAÚDE OCUPACIONAL (SEDE) Todo colaborador será convocado pelo Administrativo da Saúde Ocupacional para avaliação do Médico do Trabalho quando: o atestado for maior do que 5 dias de afastamento; se houver reincidência na entrega do atestado (dentro do mesmo mês ou seguido de outro). OBS: SÓ SERÃO ABONADOS AS FALTAS DOS ATESTADOS MÉDICOS RECEBIDOS PELA SAÚDE OCUPACIONAL QUE SEGUIREM ESTE FLUXO.

4 ATESTADO MÉDICO: PRESSUPOSTOS IMPORTANTES A VERIFICAÇÃO COM BASE NA RESOLUÇÃO CFM N.1.658/2002 É um ato médico, então deve ser emitido por profissional médico que examinou o colaborador; Deve ser emitido em papel timbrado; Deve apresentar letra e forma clara e legível, sendo preenchido pelo próprio médico (verificação de letra); Deve constar o nome do paciente, escrito de forma clara e legível; Deve citar o motivo dele estar sendo afastado e caso o usuário concorde também, por extenso ou codificado pelo Código Internacional de Doenças, que é o CID. Deve constar a assinatura do profissional que atendeu esse paciente; Deve apresentar o carimbo do médico com número do registro no conselho profissional ao qual ele pertence.

5 RESOLUÇÃO CFM n.º 1.658/2002 (Publicada no D.O.U. de 20 de dezembro de 2002, Seção I, pg. 422) Normatiza a emissão de atestados médicos e dá outras providências. (Parcialmente alterada pela Resolução CFM nº 1851, de ) Art. 3º Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos: I - especificar o tempo concedido de dispensa à atividade, necessário para a recuperação do paciente; II - estabelecer o diagnóstico, quando expressamente autorizado pelo paciente; III - registrar os dados de maneira legível; IV - identificar-se como emissor, mediante assinatura e carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina. Parágrafo único. Quando o atestado for solicitado pelo paciente ou seu representante legal para fins de perícia médica deverá observar: I - o diagnóstico; II - os resultados dos exames complementares; III - a conduta terapêutica; IV - o prognóstico; V - as consequências à saúde do paciente; VI - o provável tempo de repouso estimado necessário para a sua recuperação, que complementará o parecer fundamentado do médico perito, a quem cabe legalmente a decisão do benefício previdenciário, tais como: aposentadoria, invalidez definitiva, readaptação; VII - registrar os dados de maneira legível; VIII - identificar-se como emissor, mediante assinatura e carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina. (Redação dada pela Resolução CFM nº 1851, de ).

6 RESOLUÇÃO CFM n.º 1.658/2002 (Publicada no D.O.U. de 20 de dezembro de 2002, Seção I, pg. 422) Normatiza a emissão de atestados médicos e dá outras providências. (Parcialmente alterada pela Resolução CFM nº 1851, de ) Art. 6º Somente aos médicos e aos odontólogos, estes no estrito âmbito de sua profissão, é facultada a prerrogativa do fornecimento de atestado de afastamento do trabalho. 1º Os médicos somente devem aceitar atestados para avaliação de afastamento de atividades quando emitidos por médicos habilitados e inscritos no Conselho Regional de Medicina, ou de odontólogos, nos termos do caput do artigo. 2º O médico poderá valer-se, se julgar necessário, de opiniões de outros profissionais afetos à questão para exarar o seu atestado. 3º O atestado médico goza da presunção de veracidade, devendo ser acatado por quem de direito, salvo se houver divergência de entendimento por médico da instituição ou perito. 4º Em caso de indício de falsidade no atestado, detectado por médico em função pericial, este se obriga a representar ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.

7 MODELOS DE DOCUMENTOS VIVA RIO Janeiro

8 ESPAÇO RESERVADO PARA O ATESTADO A SER DIGITALIZADO PROTOCOLO DE ENTREGA DE ATESTADO MÉDICO Na data / / às : horas foi entregue a mim, que abaixo assino, pelo colaborador (nome completo) matrícula, o atestado que segue digitalizado abaixo: Recebido por: NOME LEGÍVEL : ASSINATURA: Entregue por: NOME LEGÍVEL : ASSINATURA:

9 TERMO DE VERIFICAÇÃO ATESTADO MÉDICO FORNECIDO PELA REDE VIVA RIO (USO INTERNO DO VIVA RIO) NOME DO ADMINISTRATIVO DA UNIDADE: MATRÍCULA: MÉDICO ATESTADOR (NOME COMPLETO): CRM: UNIDADE (S) ONDE TRABALHA: VERIFICAÇÃO O MÉDICO ATESTADOR ESTAVA EM HORÁRIO DE TRABALHO? ( ) SIM ( ) NÃO DATA: / / HORÁRIO DE TRABALHO (VERIFICAR MARCAÇÃO DO PONTO): ENTRADA: SAÍDA PARA ALMOÇO/JANTAR : RETORNO DO ALMOÇO/JANTAR : SAÍDA : SE HÁ BOLETIM DE ATENDIMENTO, COM DATA E HORÁRIO? ( ) SIM, NA DATA / / ÀS : horas. ( ) NÃO HÁ REINCIDÊNCIA NA ENTREGA DO ATESTADO (DENTRO DO MESMO MÊS OU SEGUIDO DE OUTRO)? ( ) SIM. FAVOR INFORMAR O NÚMERO DE ATESTADOS: ( ) NÃO OBS: ATESTADO FÍSICO DEVERÁ SER ENVIADO VIA MALOTE PARA A SEDE PARA SER ARQUIVADO NO DOSSIÊ DO COLABORADOR. ASSINATURA DO ADMINISTRATIVO:

10 MODELO DE ATESTADO MÉDICO (DEVE POSSUIR O LOGOTIPO DA CLÍNICA OU UNIDADE ATESTADORA, EM PAPEL TIMBRADO) ATESTADO MÉDICO Atesto para os devidos fins, a pedido do interessado, Sr/Sra., Portador do RG nº., que foi submetido a consulta médica nesta data, no horários das horas, e que: ( ) Autorizou registro do diagnostico: CID nº e/ou descrição por extenso: ; ( ) Não autorizou registro do diagnostico; Deverá o usuário permanecer afastado de suas atividades laborativas por um período de ( ) dia/dias, a partir desta data. Assinatura e carimbo: Rio de Janeiro, de de Em caso de AUTORIZAÇÃO: Eu,, autorizo o Dr. a registrar o diagnóstico, quer codificado (CID) e/ou por extenso, como parte integrante do presente atestado. Assinatura do Interessado ou Responsável : FONTE: BASEADO NOS MODELOS UTILIZADOS PELO CRM DE AMAPÁ E PARAÍBA

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS NOME DO SEGURADO: Idade: Como médico assistente, solicito, a pedido do(a) segurado(a) abaixo assinado,

Leia mais

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa Atestados Médicos RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico Hermes de Freitas Barbosa Conceitos Atestado: Documento que contém atestação. Documento passado por pessoa qualificada

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos:

Na elaboração do atestado médico, o médico assistente observará os seguintes procedimentos: ATESTADOS MÉDICOS - ABONO DE FALTAS - Considerações Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 26/08/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Finalidade 3 - Normas de Emissão de Atestado Médico 3.1

Leia mais

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial

O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial O que vem mudando na interação entre o médico do trabalho e a medicina assistencial Soraia Soares da Silva 22ª. JORNADA DA AMIMT ANTES DO NTEP... ENCAMINHAMENTOS AO ASSISTENTE RECEBIMENTO DE ATESTADOS

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família dos servidores públicos

Leia mais

PARECER CONSULTA N 003/2015

PARECER CONSULTA N 003/2015 PARECER CONSULTA N 003/2015 Processo Consulta n 000012/2009 Interessado: SIMML Município X Assunto: Controle de Atestados Médicos Relator: Conselheiro Carlos Magno Pretti Dalapicola CRM-ES: 2483 Ementa:

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. RESOLUÇÃO CFO-087, DE 26 DE MAIO DE 2009 Normatiza a perícia e junta odontológica e dá outras providências.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. RESOLUÇÃO CFO-087, DE 26 DE MAIO DE 2009 Normatiza a perícia e junta odontológica e dá outras providências. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA RESOLUÇÃO CFO-087, DE 26 DE MAIO DE 2009 Normatiza a perícia e junta odontológica e dá outras providências. O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, no exercício

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 23/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/07/2012)

PARECER CREMEB Nº 23/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/07/2012) PARECER CREMEB Nº 23/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/07/2012) EXPEDIENTE CONSULTA Nº 207.795/11 ASSUNTO: Atribuições e limites na atuação do médico do trabalho e do médico assistente quando da emissão

Leia mais

DPME - Av. Prefeito Passos, S/N - Várzea do Carmo - Glicério - CEP: São Paulo - SP - FONE:

DPME - Av. Prefeito Passos, S/N - Várzea do Carmo - Glicério - CEP: São Paulo - SP - FONE: DPME - Av. Prefeito Passos, S/N - Várzea do Carmo - Glicério - CEP: 01517-020- São Paulo - SP - FONE: 3386-5001 BOLETIM INFORMATIVO CGRH ANO: 01/ EDIÇÃO 01 DATA: 21/03/2016 As Diretorias de Ensino e as

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DA READAPTAÇÃO

ORIENTAÇÃO SOBRE SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DA READAPTAÇÃO ORIENTAÇÃO SOBRE SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DA READAPTAÇÃO RESOLUCÃO SE 09 de 31-01, DO 02/02/2018 e RESOLUCÃO SPG-15 de 11, DO 13/04/2017. Comunicado Conjunto DPME-SPG-CGRH-SEE-2, de 13, DO 14-4- 2016

Leia mais

CRM/pA. EMENTA: Processo demissional não

CRM/pA. EMENTA: Processo demissional não CRM-PA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARÁ PARECER CONSULTA N (J~/2016 02/2016 PROTOCOLO N 1235/2016 CRM/pA PROCESSO CONSULTA N INTERESSADA: C.E.P.S/ARTHUR DA COSTA SANTOS EMENTA: Processo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 3080 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº. 003/2017 - O atestado médico apresentado pelo médico ou odontólogo, só será aceito pelo respectivo departamento

Leia mais

PORTARIA Nº 253 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA Nº 253 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012 3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REITORIA Rua Esmeralda, 430 Fx Nova Camobi Cep: 97110-767 - Santa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 335 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 020/2018, de 01 de Março de 2018 - Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença a servidores públicos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2337 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 109, de 14 de maio de 2019 - Regulamenta a apresentação de atestados médicos e odontológicos pelos servidores públicos

Leia mais

Lei Municipal Nº 143/2010 De 07 de Junho de 2010

Lei Municipal Nº 143/2010 De 07 de Junho de 2010 Lei Municipal Nº 143/2010 De 07 de Junho de 2010 Autoriza a criação da Junta Médica Oficial do Município de São Francisco do Conde e regulamenta a Concessão de Licença para tratamento de saúde e dá outras

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 308 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 020/2018, de 01 de março de 2018 - Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença a servidores públicos

Leia mais

CONTROLADORIA MUNICIPAL

CONTROLADORIA MUNICIPAL INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2015 CG/SCH Estabelece Critérios técnicos para entrega de atestados médicos e outros documentos para justificativa de faltas ao departamento de Recursos Humanos RH, e dá outras

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11 Imprimir PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11 INTERESSADO: CRM-RR ASSUNTO: Negativa de atestado médico no atendimento de urgência RELATOR: Cons. Edevard José de Araújo RELATOR DE VISTA

Leia mais

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT?

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? 1 PARECER CRM/MS N 03/2007 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 05/2007 ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? RELATOR: CONS. MOACYR BATTISTETTI. SOLICITANTE DE VISTA:

Leia mais

MÓDULO 31: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

MÓDULO 31: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO MANUAL DE PESSOAL VIG: 06.10.2014 1/2 MÓDULO 31: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO CAPÍTULO 5: HOMOLOGAR LICENÇA MÉDICO-ODONTOLÓGICA DE 05 A 15 DIAS OU SUPERIOR EM LOCALIDADES COM

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE Cód.: LTS Nº: 75 Versão: 11 Data: 12/04/2018 DEFINIÇÃO Licença concedida ao servidor para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo

Leia mais

PERÍCIA MÉDICA IPSM RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES. Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos

PERÍCIA MÉDICA IPSM RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES. Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos PERÍCIA MÉDICA RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES IPSM Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos SAIBA MAIS SOBRE A PERÍCIA MÉDICA DO IPSM Esta cartilha tem por objetivo atender

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 15/11 (Aprovado em Sessão Plenária em 23/08/2011)

PARECER CREMEB Nº 15/11 (Aprovado em Sessão Plenária em 23/08/2011) PARECER CREMEB Nº 15/11 (Aprovado em Sessão Plenária em 23/08/2011) Expediente Consulta n.º 174.554/09 Assunto: Atestado médico para fim de abono de falta ao trabalho. Relator: Cons. Raimundo Pinheiro

Leia mais

RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017.

RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017. RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017. Institui o Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Biblioteconomia RCA, de Pessoas Físicas e Jurídicas e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

Data: 20 de julho de 2010.

Data: 20 de julho de 2010. DECRETO Nº. 14.088 Data: 20 de julho de 2010. Súmula: Regulamenta as atividades do serviço de Perícia Médica, fixando os documentos necessários para a realização de Exame Médico Admissional e para a concessão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Ano X Nº 964 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 61/2017 - Regulamenta as licenças para tratamento de saúde, e dá outras providências. Aviso de Cancelamento de Licitação - Edital de Pregão Presencial

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012. a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação;

NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012. a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SUPERINTENDENCIA DE REGULAÇÃO E REGISTROS ACADÊMICOS Considerando: NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012 a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de

Leia mais

1º São requisitos preliminares para o registro de que trata o caput deste artigo : (1) a) b) c) d)

1º São requisitos preliminares para o registro de que trata o caput deste artigo : (1) a) b) c) d) Publicada no D.O.U. - 15/12/93 Seção 1 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 148, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1993 (Alterada pela Resolução Normativa CFA n.º 179, de 25/04/96) (Revogada pela Resolução Normativa CFA nº 304,

Leia mais

SIASS. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Universidade Federal do Ceará

SIASS. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Universidade Federal do Ceará SIASS Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Universidade Federal do Ceará PERÍCIA x ASSISTÊNCIA À SAÚDE Assistência: tratamento da enfermidade. Perícia: verificação do estado de saúde, com

Leia mais

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Documentos médicos Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Atestado Atestado médico Atestado médico Conceito Afirmação escrita e assinada, que uma pessoa faz da verdade

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Serviço de Perícia Oficial em Saúde - SIASS

Universidade Federal de Santa Maria Serviço de Perícia Oficial em Saúde - SIASS Universidade Federal de Santa Maria Serviço de Perícia Oficial em Saúde - SIASS Fabiane M. Drews Assistente Social Serviço de Perícia Oficial em Saúde - UFSM//PROGEP/SIASS Atividades do Serviço de Perícia

Leia mais

REGULAMENTO N.º 001 de 07 de maio de 2018.

REGULAMENTO N.º 001 de 07 de maio de 2018. REGULAMENTO N.º 001 de 07 de maio de 2018. Regulamenta o Regime Especial, disposto no Regimento Geral da Faculdade de Ensino Superior de Linhares FACELI e dá outras providências: A Diretora Acadêmica da

Leia mais

OFICINA ADMINISTRATIVA

OFICINA ADMINISTRATIVA OFICINA ADMINISTRATIVA PORTARIA GR-6.658, de 08/04/2015: Normativas para concessão de abono de faltas, afastamento e licenças por motivo de saúde (Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 26/2010 10/09/2010

PARECER CREMEC Nº 26/2010 10/09/2010 PARECER CREMEC Nº 26/2010 10/09/2010 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 2041/10 INTERESSADO: Dr. Kleiber Marciano Lima Bomfim CRM 7084 ASSUNTO: Competência para a emissão do relatório de alta definitiva

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

Aspectos Éticos em Perícia Médica e em Medicina do Trabalho

Aspectos Éticos em Perícia Médica e em Medicina do Trabalho Aspectos Éticos em Perícia Médica e em Medicina do Trabalho Atuação do Médico do Trabalho na contestação do NTEP Luis Fernando Gagliardi Medico do Trabalho 13 de Abril de 2017 Pesquisa informal realizada

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Publicada no Boletim de Serviço, n. 8, p. 17-22 em 7/8/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Regulamenta a licença para tratamento de saúde e a licença por motivo de doença em pessoa

Leia mais

PORTARIA/SAS Nº DE 26 DE DEZEMBRO DE REGULAMENTAÇÃO DAS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS

PORTARIA/SAS Nº DE 26 DE DEZEMBRO DE REGULAMENTAÇÃO DAS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS PORTARIA/SAS Nº 2391 - DE 26 DE DEZEMBRO DE 2002 - REGULAMENTAÇÃO DAS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS Regulamenta o controle das internações psiquiátricas involuntárias (IPI) e voluntárias (IPV) de acordo com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 044/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 044/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 044/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Substituta, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 87.300, de 29 de dezembro

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 054/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 054/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 054/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 79.581, de 23 de maio de 2016, torna

Leia mais

AVISO DE SINISTRO DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (DIT) ACIDENTE DO SEGURADO PRINCIPAL (TITULAR)

AVISO DE SINISTRO DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (DIT) ACIDENTE DO SEGURADO PRINCIPAL (TITULAR) Pág. 1 /7 AVISO DE SINISTRO DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (DIT) ACIDENTE DO SEGURADO PRINCIPAL (TITULAR) A análise do processo de sinistro começa com a comunicação de sinistro à Seguradora. No caso

Leia mais

INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS

INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS Decreto Municipal 4.729/2015 O QUE É ATESTADO MÉDICO? Considera-se Atestado Médico aquele emitido por profissional

Leia mais

Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador.

Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Substituta, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 89.683, de 28 de junho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 PROGEPE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 PROGEPE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 PROGEPE Estabelece as diretrizes para licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família no âmbito da Unila. O Pró-Reitor de Gestão de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 10/2017. Revoga a Resolução nº 03/2016 e normatiza a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação.

RESOLUÇÃO N 10/2017. Revoga a Resolução nº 03/2016 e normatiza a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. RESOLUÇÃO N 10/2017 Revoga a Resolução nº 03/2016 e normatiza a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. O DIRETOR GERAL da FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA, no uso de suas atribuições

Leia mais

Assunto: Regras gerais para licença por razões de saúde e perícias oficiais em saúde

Assunto: Regras gerais para licença por razões de saúde e perícias oficiais em saúde Nota Informativa nº. 01/2016 - Governador Valadares IFMG/SETEC/MEC Governador Valadares, 12 de Agosto 2016. Aos Servidores do campus Governador Valadares Assunto: Regras gerais para licença por razões

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 22/2017 Estabelece as diretrizes para a emissão e registro de Diplomas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COSSBE/SIASS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COSSBE/SIASS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COSSBE/SIASS INFORMATIVO DO SERVIÇO DE PERÍCIA MÉDICO/ODONTOLÓGICA DA UNIDADE SIASS/UFJF Descreve sobre os procedimentos para Solicitação

Leia mais

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições que

Leia mais

A DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS AGRÁRIAS CCHSA, no uso de suas atribuições legais,

A DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS AGRÁRIAS CCHSA, no uso de suas atribuições legais, PORTARIA GD/063/2013 Dispõe sobre a concessão de diárias no âmbito do CCHSA e dá outras providências. A DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS AGRÁRIAS CCHSA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Compre este livro em PDF na editora Perse apenas R$ 7,30 ATESTADO MÉDICO E ODONTOLÓGICO 72 QUESTÕES EXPLICADAS 72 questões

Compre este livro em PDF na editora Perse apenas R$ 7,30  ATESTADO MÉDICO E ODONTOLÓGICO 72 QUESTÕES EXPLICADAS 72 questões Compre este livro em PDF na editora Perse apenas R$ 7,30 www.perse.com.br ATESTADO MÉDICO E ODONTOLÓGICO 72 QUESTÕES EXPLICADAS 72 questões explicadas nos códigos de leis federais, estaduais e na legislação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 Suspensa, em partes, pelo protocolo nº 14.153.830-6, de 04 de julho de 2016 Alterada, em partes, pela Instrução Normativa nº 13, de 08 de dezembro de 2016 A DEFENSORA-PÚBLICA

Leia mais

ANEXO I (UTILIZAR PAPEL TIMBRADO DA OPERADORA) SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO

ANEXO I (UTILIZAR PAPEL TIMBRADO DA OPERADORA) SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO ANEXO I (UTILIZAR PAPEL TIMBRADO DA OPERADORA) SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO 1. OPERADORA: CNPJ: NOME DO RESPONSÁVEL: CARGO: E-MAIL: 2. UNIDADE PRESTADORA DE SERVIÇOS: 3.CÓDIGO DO BENEFICIÁRIO: 4. NÚMERO DA

Leia mais

Política de Atestados Médicos, Odontológicos, Atestados Médicos de Acompanhamento e. Declarações de Comparecimento

Política de Atestados Médicos, Odontológicos, Atestados Médicos de Acompanhamento e. Declarações de Comparecimento Política de Atestados Médicos, Odontológicos, Atestados Médicos de Acompanhamento e Declarações de Comparecimento 1. Objetivo: Estabelecer a política interna e procedimentos referentes à: Atestados médicos;

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/2016. Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação.

RESOLUÇÃO N 03/2016. Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. RESOLUÇÃO N 03/2016 Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. O DIRETOR GERAL da FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA, no uso de suas atribuições regimentais, estabelece

Leia mais

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento:

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento: PRONTUÁRIO MÉDICO DOCUMENTOS MÉDICOS Documento: 1 - Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc. (Buarque de Holanda).

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 961 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 002, de 03 de janeiro de 2019-Dispõe sobre a gratificação natalina dos servidores públicos do Município de /BA, e dá outras

Leia mais

Redação de Documentos em Avaliação Psicológica. Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03.

Redação de Documentos em Avaliação Psicológica. Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03. Redação de Documentos em Avaliação Psicológica Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03. Fundamentos da Avaliação Psicológica Lei nº 4.119/ 62 Regulamenta a profissão de psicólogo(a) no Brasil: 1º-

Leia mais

LEI Nº 993 DE 01 DE MARÇO DE 2019.

LEI Nº 993 DE 01 DE MARÇO DE 2019. Sexta-feira, 01 de Março de 2019 Edição N 1.717 Caderno I 30 LEI Nº 993 DE 01 DE MARÇO DE 2019. DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO E INCLUSÃO DE ARTIGOS NA LEI N.º 493, DE 29 DE ABRIL DE 2008, QUE CRIOU O REGIME

Leia mais

INTELIGÊNCIA JURÍDICA QUE FAZ A DIFERENÇA BOLETIM JURÍDICO TRABALHISTA

INTELIGÊNCIA JURÍDICA QUE FAZ A DIFERENÇA BOLETIM JURÍDICO TRABALHISTA INTELIGÊNCIA JURÍDICA QUE FAZ A DIFERENÇA BOLETIM JURÍDICO TRABALHISTA SUMÁRIO INTRODUÇÃO PG. 1 PRAZO DE ATESTADO MÉDICO - ESOCIAL COMO REGISTRAR ATESTADO MÉDICO NO ESOCIAL? QUALQUER ATESTADO DEVE SER

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018 PARECER CREMEC N.º 6/2018 28/05/2018 Protocolo CREMEC nº 1792/2017 ASSUNTO: Telerradiologia e direção técnica INTERESSADO: Médico do trabalho PARECERISTA: Cons. Helvécio Neves Feitosa EMENTA: Nas instituições

Leia mais

1. PROCEDIMENTOS PARA A CONCESSÃO DE LICENÇA A SERVIDOR da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

1. PROCEDIMENTOS PARA A CONCESSÃO DE LICENÇA A SERVIDOR da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) Memorando Circular N 002/2016/SIASS-UFG Goiânia, 13 de maio de 2016. Aos Senhores Servidores da Universidade Federal de Goiás Assunto: Procedimentos para a concessão de Licença para Tratamento de Saúde

Leia mais

LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA DECLARAÇÃO DO SERVIDOR. Eu,,

LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA DECLARAÇÃO DO SERVIDOR. Eu,, DECLARAÇÃO DO SERVIDOR Eu,, (Nome Civil ou Nome Social) matrícula SIAPE nº, ocupante do cargo de, lotado (a) no, com fundamento no artigo 83 da Lei nº 8.112/90, parágrafo 1º : Art. 83. Poderá ser concedida

Leia mais

ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública. EMENTA:

ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública. EMENTA: PARECER CREMEB 18/08 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/06/2008) EXPEDIENTE CONSULTA Nº. 146.139/07 ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública.

Leia mais

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens AULA 11 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde

Leia mais

Cartilha do servidor

Cartilha do servidor Cartilha do servidor Elaboração: Claudia Maciel Enes Assistente Social Viviane Félix Silveira Gestora Operacional Coordenação: Ronaldo Pedro de Freitas Gestor Técnico O que é e como funciona o SIASS? O

Leia mais

DECRETO Nº 7.819, DE 23 DE FEVEREIRO DE Altera a redação do Decreto nº 5.754, de 22 de fevereiro de D E C R E T A:

DECRETO Nº 7.819, DE 23 DE FEVEREIRO DE Altera a redação do Decreto nº 5.754, de 22 de fevereiro de D E C R E T A: DECRETO Nº 7.819, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. Altera a redação do Decreto nº 5.754, de 22 de fevereiro de 2010. O PREFEITO MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS, ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Resolução Normativa RN nº 408

Resolução Normativa RN nº 408 Resolução Normativa RN nº 408 Cópias e vistas de processos administrativos, solicitação de reuniões e de certidões 16ª Reunião do GERE 14 de julho de 2016 Principais assuntos Estabelece procedimentos para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 002/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 002/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 002/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 79.581, de 19 de maio de 2016, torna

Leia mais

Orientações sobre os procedimentos para registro de atestados médicos na Unidade SIASS CEUNES/UFES

Orientações sobre os procedimentos para registro de atestados médicos na Unidade SIASS CEUNES/UFES Orientações sobre os procedimentos para registro de atestados médicos na Unidade SIASS CEUNES/UFES Em cumprimento ao Decreto nº 6.833/09, que institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

Leia mais

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011.

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. Dispõe sobre os procedimentos relativos à concessão das licenças para tratamento da própria saúde, por motivo de doença em pessoa da família, à gestante, e por

Leia mais

PORTARIA N o DE 19 DE JULHO DE 2011.

PORTARIA N o DE 19 DE JULHO DE 2011. PORTARIA N o 1.457 DE 19 DE JULHO DE 2011. O MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e no

Leia mais

Resolução SPG-15, de , publicada no Diário Oficial de 13/04/17

Resolução SPG-15, de , publicada no Diário Oficial de 13/04/17 Resolução SPG-15, de 11-4-2017, publicada no Diário Oficial de 13/04/17 O Secretário de Planejamento e Gestão, Considerando a importância de promover condições para a recuperação e reabilitação laborativa

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL ANTONIO GIGLIO. Edital de Abertura de Inscrições

HOSPITAL MUNICIPAL ANTONIO GIGLIO. Edital de Abertura de Inscrições PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL ANTONIO GIGLIO R. PEDRO FIORETTI, 48 CENTRO OSASCO / SP CEP 06013-070 TEL. 2183-9300 FAX. 2183-9367 Edital de Abertura de Inscrições

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 5.197, DE 21 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o uso das vagas de estacionamento nas vias e logradouros do Município de Júlio de Castilhos destinadas aos idosos e às pessoas com deficiência que

Leia mais

Portaria n.º 2391/GM Em 26 de dezembro de 2002.

Portaria n.º 2391/GM Em 26 de dezembro de 2002. Portaria n.º 2391/GM Em 26 de dezembro de 2002. Regulamenta o controle das internações psiquiátricas involuntárias (IPI) e voluntárias (IPV) de acordo com o disposto na Lei 10.216, de 6 de abril de 2002,

Leia mais

REGIME ESPECIAL - COMPENSAÇÃO DE FALTAS - FALTAS JUSTIFICADAS REGULAMENTO

REGIME ESPECIAL - COMPENSAÇÃO DE FALTAS - FALTAS JUSTIFICADAS REGULAMENTO REGIME ESPECIAL - COMPENSAÇÃO DE FALTAS - FALTAS JUSTIFICADAS REGULAMENTO O Conselho Superior-CONSUP da Faculdade Sete de Setembro-FASETE, no uso de suas atribuições regimentais, e considerando o disposto

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Novo Estudo Clínico com Dispositivo Médico Nº EUDAMED (se aplicável): Nº CEIC: Nº RNEC: Realizado por: início: Válido fim: Não Válido Ofício nº Documento de confirmação do número EUDAMED

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO

REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO Art. 1 - Corpo Clínico é o conjunto de médicos que se propõe a assumir solidariamente responsabilidade de prestar atendimento aos usuários que

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 202 /PRES/INSS, DE 17 DE MAIO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 202 /PRES/INSS, DE 17 DE MAIO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 202 /PRES/INSS, DE 17 DE MAIO DE 2012 Implantação de auxílio-doença previdenciário com base em Atestado Médico Eletrônico para fins de Benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

Direitos do paciente. com câncer. Cruz Azul de São Paulo

Direitos do paciente. com câncer. Cruz Azul de São Paulo Direitos do paciente com câncer Cruz Azul de São Paulo Índice Introdução...03 Transporte urbano gratuito...04 Isenção do imposto de renda na aposentadoria...05 Isenção do ICMs na compra de veículos adaptados...06

Leia mais

NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO

NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO Em decorrência do disposto no Decreto nº 8.516, de 10 de setembro de 2015, que reconhece

Leia mais

PARECER CONSULTA N 22/2017

PARECER CONSULTA N 22/2017 PARECER CONSULTA N 22/2017 PROCESSO CONSULTA CRM-ES N 38/2013 INTERESSADO: Dr. FAT ASSUNTO: Dispensação de medicamento excepcional CONSELHEIRO PARECERISTA: Dr. Thales Gouveia Limeira APROVAÇÃO PLENÁRIA:

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo EDITAL N 0 05/2018 DE 20 DE MARÇO DE 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Campus Canoas, no

Leia mais

ANEXO I Item 6.1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS / /

ANEXO I Item 6.1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS / / ANEXO I Item 6.1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO DA PRIMEIRA HABILITAÇÃO NA BOLSA TRANSPORTE NOME COMPLETO: SEMESTRE

Leia mais

ESTATUTO DOS NÚCLEOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) CAPÍTULO I DA FINALIDADE

ESTATUTO DOS NÚCLEOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) CAPÍTULO I DA FINALIDADE Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão extensao@unincor.edu.br Telefax: (35) 3239-1276 ESTATUTO DOS NÚCLEOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 A DEFENSORA-PÚBLICA GERAL, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo artigo 18, XII, da Lei Complementar Estadual nº. 136, de 19 de maio de 2011, tendo em vista

Leia mais