ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão"

Transcrição

1 ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 3 Prof. Antonio Botão

2 CÓDIGO PENAL BRASILEIRO E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. CAPÍTULO III Dos Efeitos do Tombamento

3 Art. 15. Tentada, a não ser no caso previsto no artigo anterior, a exportação, para fora do país, da coisa tombada, será esta sequestrada pela União ou pelo Estado em que se encontrar. 1º Apurada a responsabilidade do proprietário, ser-lhe-á imposta a multa de cinquenta por cento do valor da coisa, que permanecerá sequestrada em garantia do pagamento, e até que este se faça. 2º No caso de reincidência, a multa será elevada ao dobro. 3º A pessoa que tentar a exportação de coisa tombada, além de incidir na multa a que se referem os parágrafos anteriores, incorrerá nas penas cominadas no Código Penal para o crime de contrabando.

4 Art. 334 do Código Penal Pena - reclusão, de um a quatro anos A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho é praticado em transporte aéreo. Art. 16. No caso de extravio ou furto de qualquer objeto tombado, o respectivo proprietário deverá dar conhecimento do fato ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dentro do prazo de cinco dias, sob pena de multa de dez por cento sobre o valor da coisa.

5 Art. 17. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cinquenta por cento do dano causado. Parágrafo único. Tratando-se de bens pertencentes à União, aos Estados ou aos Municípios, a autoridade responsável pela infração do presente artigo incorrerá pessoalmente na multa. Art. 18. Sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou

6 cartazes, sob pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se neste caso multa de cinquenta por cento do valor do mesmo objeto. Art. 19. O proprietário de coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondendo ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido pela mesma coisa.

7 DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940 CÓDIGO PENAL... PARTE ESPECIAL TÍTULO II DOS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CAPÍTULO IV DO DANO

8 Art. 165 Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente em virtude de valor artístico, arqueológico ou histórico: Pena: detenção, de seis meses a dois anos, e multa, de mil cruzeiros a vinte mil cruzeiros. Art. 166 Alterar, sem licença da autoridade competente, o aspecto de local especialmente protegido por lei: Pena: detenção, de um mês a um ano, ou multa, de mil cruzeiros a vinte mil cruzeiros.

9 TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (...) Capítulo I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL Art. 314 Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão o cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo total ou parcialmente: Pena: reclusão de um a quatro anos, se o fato não constituir crime mais grave. (...)

10 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO CFM nº 1.821, de 11 de julho de 2007 Aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes, autorizando a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde.

11 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO CFM nº 1.821, de 11 de julho de 2007 Aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes, autorizando a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde. artigos 153, 154 e 325 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940)

12 SEÇÃO IV DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DOS SEGREDOS Divulgação de segredo Art Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, de trezentos mil réis a dois contos de réis.

13 1º Somente se procede mediante representação. 1 o -A. Divulgar, sem justa causa, informações sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou não nos sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública: Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. 2º Quando resultar em prejuízo para a Administração Pública, a ação penal será incondicionada.

14 Violação do segredo profissional Art Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis. Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

15 Invasão de dispositivo informático Art. 154-A. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. 1º Na mesma pena incorre quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no caput.

16 2º Aumenta-se a pena de um sexto a um terço se da invasão resulta prejuízo econômico. 3º Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido: Pena - reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave. 4º Na hipótese do 3o, aumenta-se a pena de um a dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos.

17 5º Aumenta-se a pena de um terço à metade se o crime for praticado contra: I - Presidente da República, governadores e prefeitos; II - Presidente do Supremo Tribunal Federal; III - Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Assembleia Legislativa de Estado, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou de Câmara Municipal; ou IV - dirigente máximo da administração direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

18 Ação penal Art. 154-B. Nos crimes definidos no art. 154-A, somente se procede mediante representação, salvo se o crime é cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.

19 Violação de sigilo funcional Art Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave. 1 o Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: I - permite ou facilita, mediante atribuição, fornecimento e empréstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas não autorizadas a sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública;

20 II - se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. 2 o Se da ação ou omissão resulta dano à Administração Pública ou a outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL

CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL LEGALE CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Liberdade Individual liberdade pessoal Constrangimento ilegal Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 4

PROVA DISCURSIVA P 4 PROVA DISCURSIVA P 4 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO Artigo 150-A - Para efeitos penais, considera-se: a) sistema informático : qualquer dispositivo ou o conjunto de dispositivo, interligados

Leia mais

Cyber Security Novas Tecnologias com Novos Riscos Visões Preventiva e Legal

Cyber Security Novas Tecnologias com Novos Riscos Visões Preventiva e Legal Cyber Security Novas Tecnologias com Novos Riscos Visões Preventiva e Legal DELITOS CIBERNÉTICOS - Conceitos, diferenciações, definições legais, atuação da Polícia Federal DELITOS CIBERNÉTICOS Outras nomenclaturas

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

Substitua-se o Projeto pelo seguinte:

Substitua-se o Projeto pelo seguinte: Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 89, de 2003 (PL nº 84, de 1999, na Casa de origem), que Altera o Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal e a Lei nº 9.296, de

Leia mais

Direito Administrativo e Constitucional

Direito Administrativo e Constitucional Direito Administrativo e Constitucional Código Penal Artigos 312 a 32701 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo e Constitucional CÓDIGO PENAL TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) EXTORSÃO Crimes contra o Patrimônio - Extorsão Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir).

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir). Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 04/12/2018 CRIMES AMBIENTAIS. Concurso de agentes: o crime ambiental poderá ser praticado em autoria, coautoria e participação, de modo mono subjetivo

Leia mais

Projeto de Lei N 84/99

Projeto de Lei N 84/99 Projeto de Lei N 84/99 Câmara dos Deputados PROJETO DE LEI N: 84/99 (Deputado Luiz Piauhylino) Dispõe sobre os crimes cometidos na área de informática, sua penalidades e outras providências. O Congresso

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO UNIDADE KOBRASOL

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO UNIDADE KOBRASOL UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO UNIDADE KOBRASOL Trabalho apresentado na disciplina de: Sociologia do Direito (Prof. Lúcio Eduardo Darelli)

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO 1936 Instalado o IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Gustavo Capanema ministro da educação Rodrigo Melo

Leia mais

GTER-34: II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil. Questões Jurídicas Atuais da Segurança da Informação

GTER-34: II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil. Questões Jurídicas Atuais da Segurança da Informação GTER-34: II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil Questões Jurídicas Atuais da Segurança da Informação Juliana Abrusio juliana@opiceblum.com.br CASOS PRÁTICOS -CORRETORA DE VALORES: desvio de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais LEI NO 17/2002 "Regulamenta o artigo 165 da Lei Orgânica Municipal, implanta e regulamenta o tombamento de bens móveis e imóveis, assim como o registro dos bens imateriais pelo Município de Ouro Preto

Leia mais

CÓDIGO PENAL MILITAR CFS Cap Rogério. CRIMES CONTRA A PESSOA (3ª parte)

CÓDIGO PENAL MILITAR CFS Cap Rogério. CRIMES CONTRA A PESSOA (3ª parte) CÓDIGO PENAL MILITAR CFS- 2016 Cap Rogério CRIMES CONTRA A PESSOA (3ª parte) VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO (IMPROPRIAMENTE MILITAR) art. 226 PROTEGE A PRIVACIDADE, A LIBERDADE DAS PESSOAS E NÃO O PATRIMÔNIO. COMPREENDEM-SE

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 QUESTÃO 41 O processo de tombamento de um bem imóvel deve: a) delimitar apenas a sua área tombada e definir diretrizes de intervenção. b) delimitar apenas a área de entorno

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

VISÃO GERAL SOBRE A. LEI Nº /2012 ( Lei Carolina Dieckmann )

VISÃO GERAL SOBRE A. LEI Nº /2012 ( Lei Carolina Dieckmann ) VISÃO GERAL SOBRE A LEI Nº 12.737/2012 ( Lei Carolina Dieckmann ) 1. Histórico A Lei nº 12.737/12 é fruto do projeto de autoria do Deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP), que buscou regulamentar a tipificação

Leia mais

A consciência digital, independente da idade, é o caminho mais seguro para o bom uso da internet, sujeita às mesmas regras de ética, educação e

A consciência digital, independente da idade, é o caminho mais seguro para o bom uso da internet, sujeita às mesmas regras de ética, educação e A consciência digital, independente da idade, é o caminho mais seguro para o bom uso da internet, sujeita às mesmas regras de ética, educação e respeito ao próximo Se por um lado a tecnologia dá aos usuários

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

ROUBO. (continuação)

ROUBO. (continuação) LEGALE ROUBO (continuação) Crimes contra o Patrimônio - Roubo Atenção: - Latrocínio é crime hediondo - No latrocínio tem responsabilidade objetiva EXTORSÃO Crimes contra o Patrimônio - Extorsão Constranger

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão QUADRO EXPLICATIVO DICA PARA CONCURSOS PRORROGAÇÃO RECLASSIFICAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO RENOVAÇÃO DO PRAZO MUDA O GRAU DE SIGILO PERDE O GRAU

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO 1 Art. 323 - Abandonar cargo público, fora dos casos permitidos em lei: Pena - detenção, de quinze dias a

Leia mais

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções:

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: Aula 11 25/04/2012 2.6 DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: 1. Dos crimes

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

Direito digital e código penal. Prof. Nataniel Vieira

Direito digital e código penal. Prof. Nataniel Vieira Direito digital e código penal Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Sumário Direito digital Código penal brasileiro Lei 12737 Legislação relacionada a pirataria 2 Direito digital Consiste na

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Prof. Gladstone Felippo Conceito: O caracteriza-se pela limitação restritiva e perpétua ao direito de propriedade, que tem como fato gerador

Leia mais

Noções de Direito e Legislação em Informática

Noções de Direito e Legislação em Informática Noções de Direito e Legislação em Informática Professor responsável: Marcelo Almeida Gonzaga Legislação aplicável a crimes cibernéticos A informática através da grande rede da internet se tornou um evento

Leia mais

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40) CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

Art.1º A preservação do patrimônio natural e cultural do Município de Braço do Norte, é dever de todos os seus cidadãos.

Art.1º A preservação do patrimônio natural e cultural do Município de Braço do Norte, é dever de todos os seus cidadãos. LEI MUNICIPAL Nº 2.119. DE 05 DE MAIO DE 2004. DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS ADEMIR DA SILVA MATOS, PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes Palestra Quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico e sua repercussão nas cooperativas 22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes 1) NORMATIVIDADE PENAL CONTEMPORÂNEA; 2) DIREITOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 EMENTA: DOCUMENTAÇÃO MÉDICA DO PACIENTE. DEVER DE GUARDA. CONJUNTO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CUIDADOS MÉDICOS. SIGILO PROFISSIONAL. Serve o presente para

Leia mais

acidentes, acontecem

acidentes, acontecem cibercrime acidentes, acontecem outros incidentes são provocados ataques a estruturas públicas conflitos entre Estados propósito de lucro crime organizado e profissional também a segurança

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) CRIMES DE USURPAÇÃO Crimes contra o Patrimônio - Usurpação Alteração de limites Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de

Leia mais

Dê-se ao projeto a seguinte redação:

Dê-se ao projeto a seguinte redação: SCD 2/2018 00002 Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 5.452-B de 2016 do Senado Federal (PLS Nº 618/2015 na Casa de origem), que acrescenta os arts. 218-C e 225-A ao Decreto-Lei nº

Leia mais

Quadro dos dispositivos legais de Caráter Federal, relacionados à segurança da informação: Dispositivo Mandamento Legal Aspecto de SIC

Quadro dos dispositivos legais de Caráter Federal, relacionados à segurança da informação: Dispositivo Mandamento Legal Aspecto de SIC Constituição Federal, art. 5º, inciso X. Constituição Federal, art. 5º, inciso XII. Constituição Federal, art. 5º, inciso XIV. Quadro dos dispositivos legais de Caráter Federal, relacionados à segurança

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Dos Srs. Paulo Teixeira, Luiza Erundina, Manuela D Àvila, João Arruda, Brizola Neto, Emiliano José)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Dos Srs. Paulo Teixeira, Luiza Erundina, Manuela D Àvila, João Arruda, Brizola Neto, Emiliano José) PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Dos Srs. Paulo Teixeira, Luiza Erundina, Manuela D Àvila, João Arruda, Brizola Neto, Emiliano José) O Congresso Nacional decreta: Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

Legislação para TI uma abordagem das Leis Carolina Dieckmann, Azeredo, Marco Civil da Internet Decreto de Segurança da Informação.

Legislação para TI uma abordagem das Leis Carolina Dieckmann, Azeredo, Marco Civil da Internet Decreto de Segurança da Informação. Legislação para TI uma abordagem das Leis Carolina Dieckmann, Azeredo, Marco Civil da Internet Decreto de Segurança da Informação. Prof. Marcos Monteiro te ...pode ser tipificado como : Falsidade ideológica

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar TEMA: Diversos 1. Uma patrulha motorizada, composta por um segundo tenente e um soldado, ao avistar, logo adiante, um aluno oficial fardado, em trânsito,

Leia mais

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens AULA 11 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde

Leia mais

SUBSTITUTIVO (ao PLS 76/2000, PLS 137/2000 e PLC 89/2003)

SUBSTITUTIVO (ao PLS 76/2000, PLS 137/2000 e PLC 89/2003) 1 SUBSTITUTIVO (ao PLS 76/2000, PLS 137/2000 e PLC 89/2003) Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), o Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 (Código Penal Militar),

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, 1.547 E 1.589, DE 2015 Estabelece causa de aumento de pena para o crime contra a honra praticado com o emprego de equipamento, aparelho, dispositivo

Leia mais

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta:

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

PROVA DISCURSIVA - DIREITO ANTES DE FAZER A PROVA, LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

PROVA DISCURSIVA - DIREITO ANTES DE FAZER A PROVA, LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO: EXAME DE ADMISSÃO AO ESTÁGIO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM PETROLINA-PE/JUAZEIRO-BA Candidato: CPF: Inscrição: PROVA DISCURSIVA - DIREITO ANTES DE FAZER A PROVA, LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Leia mais

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi Ética e sigilo na divulgação de informações médicas Jorge R. Ribas Timi Por que se faz divulgação de assuntos médicos? 1. Informação 2. publicidade Exercer a Medicina é respeitar o Código de Ética Médica

Leia mais

Legislação. Legislação Nacional relacionada à Segurança da Informação. Tópicos: Legislação e Normas de Segurança da Informação

Legislação. Legislação Nacional relacionada à Segurança da Informação. Tópicos: Legislação e Normas de Segurança da Informação e Normas de Segurança da Informação 1 Petrópolis, Setembro e Novembro de 2015 Uma visão geral da legislação e das normas relacionadas à segurança da informação no Brasil e no Mundo Luís Rodrigo de O. Gonçalves

Leia mais

Uma Introdução à Análise de Vulnerabilidades e Pentest. Bernardo Bensusan Elise Cieza

Uma Introdução à Análise de Vulnerabilidades e Pentest. Bernardo Bensusan Elise Cieza Uma Introdução à Análise de Vulnerabilidades e Pentest Bernardo Bensusan Elise Cieza Bernardo Bensusan Elise Cieza o o o Consultor na EY. + 4 anos de experiência com SI. Certificações: o CEH o ISO 27002

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19 AULA 19 Tópicos da aula de hoje Sigilo Médico Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde A quebra do sigilo médico enseja ação indenizatória por dano moral

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS II

TÓPICOS ESPECIAIS II TÓPICOS ESPECIAIS II SEG. DA INFORMAÇÃO COMPUTAÇÃO FORENSE RAFAEL HENRIQUES N. DINIZ MOTIVAÇÃO Defacement MOTIVAÇÃO Phishing MOTIVAÇÃO Golpe do boleto MOTIVAÇÃO Ameaças MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Risco MOTIVAÇÃO

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA CONSUMERIZAÇÃO BYOD. Bruna Manhago Serro Advogada

ASPECTOS GERAIS DA CONSUMERIZAÇÃO BYOD. Bruna Manhago Serro Advogada ASPECTOS GERAIS DA CONSUMERIZAÇÃO BYOD Bruna Manhago Serro Advogada BYOD Bring your own device (BYOD); Bring your own technology (BYOT); Bring your own phone (BYOP); Bring your own PC (BYOPC). BYOD BYOD

Leia mais

NUDES VAZADOS E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

NUDES VAZADOS E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS NUDES VAZADOS E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS A expressão mandar nudes é usada para pedir a alguém fotografias ou vídeos pessoais de cunho sexual por meio de diversas formas de comunicação, principalmente

Leia mais

Direito Penal. Dano e Apropriação Indébita

Direito Penal. Dano e Apropriação Indébita Direito Penal Dano e Apropriação Indébita Dano Art. 163 do CP: Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. - Infração penal de menor potencial

Leia mais

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 12ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 SUPRESSÃO OU ALTERAÇÃO DE MARCA EM ANIMAIS Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado

Leia mais

PRIVACIDADE PARA O MUNDO DIGITAL: AVANÇOS E RETROCESSOS NA LEI CAROLINA DIECKMANN.

PRIVACIDADE PARA O MUNDO DIGITAL: AVANÇOS E RETROCESSOS NA LEI CAROLINA DIECKMANN. PRIVACIDADE PARA O MUNDO DIGITAL: AVANÇOS E RETROCESSOS NA LEI CAROLINA DIECKMANN. Art. 5º, X. X - são invioláveis a indmidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11 Prof. Rodrigo Mesquita Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública CAPÍTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL Falso reconhecimento de firma ou letra Art. 300 CP- Reconhecer, como verdadeira, no exercício de função pública,

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 21/ /07/2011

PARECER CREMEC Nº 21/ /07/2011 PARECER CREMEC Nº 21/2011 23/07/2011 Processo-Consulta Protocolo CREMEC nº 3343/2011 Interessado: José Maria Barbosa Soares - Cel. QOPM Diretor de Saúde e Assistência Social da PMCE Assunto: informação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN ANTES DE REALIZAR OBRAS (RESTAURAR, REFORMAR, AMPLIAR, MANTER E CONSTRUIR), É IMPORTANTE SABER... O cidadão interessado em realizar obras em

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5 Prof. Rodrigo Mesquita art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Lei 8.159/1991 Prof. Antonio Botão CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos,

Leia mais

O tratamento penal dos crimes digitais no Brasil

O tratamento penal dos crimes digitais no Brasil O tratamento penal dos crimes digitais no Brasil por Grasiela Michelutti O direito regula as relações sociais. Assim, na medida que a sociedade evolui, o direito deve adaptar-se às novas formas de interação

Leia mais

Matheus Carvalho João Paulo Oliveira 9ª EDIÇÃO

Matheus Carvalho João Paulo Oliveira 9ª EDIÇÃO Constituição Federal Código Civil Código de Processo Civil Código de Trânsito Brasileiro Código Tributário Nacional Estatutos Legislação Correlata Súmulas Selecionadas Organização: Matheus Carvalho João

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XII, CF/88: é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 9 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 26, DE 6 DE MAIO DE 2008 Estabelece diretrizes

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL SENADOR JOSÉ SARNEY FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO, brasileiro, casado, Senador da República, RG 2192664 IFP-RJ, residente no SMLN ML 10 Conjunto 01

Leia mais

Crimes Digitais.

Crimes Digitais. Crimes Digitais www.markusnorat.com.br Conceito de Crime Existem diversos conceitos para o termo crime. Quanto ao conceito formal-material, temos que crime é aquilo que está estabelecido em lei, consistente

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina DOS CRIMES E DAS PENAS Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer,

Leia mais

(DO PODER EXECUTIVO) MENSAGEM N SUBSTITUTIVO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

(DO PODER EXECUTIVO) MENSAGEM N SUBSTITUTIVO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS (DO PODER EXECUTIVO) MENSAGEM N 1.248 SUBSTITUTIVO O CONGRESSO NACIONAL decreta: Dispõe sobre aerolevantamento e levantamento espacial no território nacional, e dá outras providências. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 5 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves

Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 5 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves Página1 Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 5 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves Aula nº 19 Lei de Acesso à Informação Lei 12.527/11 e Decreto 7.724/12

Leia mais

Atualização. OBS: As páginas citadas são referentes à 6 a edição da obra.

Atualização. OBS: As páginas citadas são referentes à 6 a edição da obra. OBS: As páginas citadas são referentes à 6 a edição da obra. Pág. 40. Segunda coluna Crime a prazo No exemplo colocar inciso II, ao invés de I Página 118. Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO Artigo Tipo Penal Descrição ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP 213 Estupro Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Participação ilícita Art. 310. Participar, de modo ostensivo ou simulado, diretamente ou por interposta pessoa, em contrato,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas (Parte 1) Profa. Letícia Delgado Previsão legal: art. 202 a 225, CPP. Conceito: Testemunha é a pessoa desinteressada e capaz de depor que, perante a Autoridade, declara

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito

Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Documentos médicos Relatório Declaração Atestado médico Prontuário médico Declaração de óbito Atestado Atestado médico Atestado médico Conceito Afirmação escrita e assinada, que uma pessoa faz da verdade

Leia mais

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Lei 12.527 de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Abrangência da Lei Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com

Leia mais

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação)

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA (continuação) Crimes assimilados ao de Moeda Falsa (290) Formar cédula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cédulas, notas ou bilhetes verdadeiros;

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento DIREITO DE IMAGEM. Pedro Belchior Costa.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento DIREITO DE IMAGEM. Pedro Belchior Costa. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento DIREITO DE IMAGEM Pedro Belchior Costa pedrobelchiorcosta@gmail.com 2017 Roteiro: direito autoral e direito de imagem o conflito aparente

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador EDUARDO AMORIM

PARECER Nº, DE Relator: Senador EDUARDO AMORIM PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 619, de 2015, do Senador Raimundo Lira, que altera o Decreto- Lei

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina CF. Art. 5º. (...) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico

Leia mais

Manual de Direito Digital

Manual de Direito Digital Manual de Direito Digital Direito Digital Universidade de Fortaleza Glaydson Lima, autor do livro Manual de Direito Digital Membro da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/CE Membro da

Leia mais