PROJETO DE DESIGN GRÁFICO AMBIENTAL PARA AMBIENTE HOSPITALAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE DESIGN GRÁFICO AMBIENTAL PARA AMBIENTE HOSPITALAR"

Transcrição

1 I Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG PROJETO DE DESIGN GRÁFICO AMBIENTAL PARA AMBIENTE HOSPITALAR BOLFE, Luana Borges 1 ; POZZA, G. L. 2 ; 1 Acadêmica do Curso de Design, com linha de formação em Design Gráfico, da Faculdade da Serra Gaúcha; 2 Professor Especialista da Faculdade da Serra Gaúcha. Graduado em Formação Específica em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e Especialização em Imagem Publicitária pela PUC-RS (2008). Informações de Submissão Autor Correspondente Luana Borges Bolfe, Endereço: Rua Maria Pelini Rizzardi, Caxias do Sul - RS - CEP: Palavras-chave: Design gráfico ambiental. Ambiente hospitalar. Bem-estar RESUMO Este trabalho trata da busca de conhecimentos referentes à area do design gráfico ambiental para os ambientes das organizações hospitalares. Visando tornar o ambiente hospitalar mais agradável para os usuários dos serviços oferecidos pelos planos de saúde e na melhoria do bem-estar dos indivíduos inseridos no meio, foram levantadas infomações sobre oportunidades e formas de humanização do ambiente hospitalar. Também foi realizada coleta de dados através de pesquisa observacional, na organização hospitalar privada local denominada Hospital Saúde, onde os pontos observados eram o fluxo de circulação e mobilidade dentro do ambiente e também estudo e investigação do ambiente a receber o projeto.

2 INTRODUÇÃO Cada tipo de projeto de design gráfico ambiental tem características e objetivos diferentes. No projeto de sinalização, o alvo de concepção é a mensagem visual do local, geralmente criada para ambientes corporativos, hospitalares, governamentais, espaços comerciais (lojas, stands) e espaços culturais (teatros, museus, exposições, etc.). Segundo Wheeler (2012), diversos fatores como cores, texturas, proporções, luzes, sons, movimento, conforto, aromas e informações acessíveis complementam o projeto e controlam a percepção no ambiente. A Society for Environmental Graphic Design - SEGD (Sociedade de Design Gráfico Ambiental) afirma que dentro dos sistemas gráficos para ambientes, o processo de sinalização pode ser definido como o planejamento, projeto e especificação de elementos gráficos no ambiente construído ou natural. Estes elementos são utilizados para comunicar informações específicas em sistemas de identificação, informação, direção, interpretação, orientação, regulamentação e ambientação. Para a ADG Brasil (2000), o design de sinalização procura otimizar, e até viabilizar, a utilização e o funcionamento de espaços, sejam eles abertos ou construídos. Strunck (2007, p. 138), acredita que a "sinalização deve orientar o público, interno e externo, que utiliza determinado espaço. Com isso, facilitar o fluxo das pessoas e transmitir uma sensação de segurança, além de economizar seu tempo". Já para Munari (2006), um sistema de sinalização é uma forma de comunicação visual intencional, pois utiliza códigos, sinais, cores, formas e imagens para transmitir uma determinada informação que precisa ser entendida pelos usuários. Para Costa (2008), a necessidade da señalética se criou como consequência do crescimento e diversificação dos serviços e aumento da mobilidade social e as dificuldades dos usuários, como a quantidade de novas situações a que o mesmo teve acesso, seu desconhecimento de áreas e as dúvidas de como agir em determinados ambientes. Costa (2008) ainda cita como características e vantagens do sistema de señalética a regulamentação e facilidade de acesso aos serviços que o sistema oferece aos indivíduos, as opções de ações e adaptação do sistema de acordo com as necessidades de cada situação, o fornecimento de características de identidade e diferenciação ao entorno, o reforço da marca e a derivação ou desdobramento em sistemas de identidade visual. Tendo em vista os itens citados por Costa, não é errado afirmar que um sistema de sinalização eficaz não é apenas uma medida estética, e sim, algo fundamental.

3 METODOLOGIA O método projetual de Costa (2008), utilizado neste estudo foi selecionado através da importância teórica e referênciação da bibliografia para a área do design gráfico ambiental. Costa (2008) divide em sete as etapas do processo metodológico de criação de programas de sinalização: contato com o cliente, levantamento de informações, organização, desenho gráfico, realização, supervisão e controle experimental. Após realizada a primeira etapa, foi dado início ao levantamento de informações. O mesmo foi feito através de pesquisa de caráter observacional, realizada durante um período de 5 dias, sendo divididos em: 2 dias para coleta de informações sobre fluxo e movimentação de pessoas, 2 dias para o desenho da planta e mapeamento de padrões de tráfego e 1 dia para a identificação de pontos de visibilidade crítica e suficiente, coleta de imagens da sinalização já existente e busca de referências de sinalizações utilizadas em outros ambientes hospitalares. Ainda colhendo conteúdo para a complementação da etapa de levantemento de informações, foram pesquisadas as normas reguladoras que deveriam guiar o projeto. As mesmas são: ABNT NBR 9077:2001 Saídas de emergência em edifícios Procedimento, ABNT NBR 14100: Proteção contra incêndio Símbolos gráficos para projetos, ABNT NBR 10898:1999 Sistema de iluminação de emergência, ABNT NBR 7195: Cores para segurança Procedimento, ABNT NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, ABNT NBR e 2:2004 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico, e a ABNT NBR 15599:2008 Acessibilidade Comunicação na prestação de serviços. O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento, conceituação e concepção de um projeto de design gráfico ambiental para organizações hospitalares, voltado ao público usuário deste tipo de ambiente, com foco na simplificação de orientação e localização dentro do espaço e na melhoria do bem-estar e dos indivíduos inseridos no ambiente de uma organização de saúde local. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Quando se dá início a um projeto de design gráfico ambiental, é importante identificar as pessoas que se beneficiarão do mesmo. A identificação dos grupos se dá através dos questionamentos: através de

4 quem este projeto será disponibilizado ao público-alvo?(cliente) e para quem será criado este projeto?(público-alvo). Neste caso, o público-alvo foi definido como sendo os beneficiários de planos de saúde, e o cliente, uma organização de saúde privada local. Depois de definidos os tipos de usuários do projeto, partiu-se para o estudo e pesquisa do tipo de configuração que o projeto deverá ter, baseado nas análises do perfil do público-alvo. A configuração corresponde aos elementos necessários para a concepção de um projeto de design gráfico ambiental e da percepção dos usuários em relação ao projeto, isto é, como os mesmos entendem, interagem e reagem aos objetos e informações dadas. A forma como o usuário deverá ver, ler, entender, interpretar e absorver a informação e onde ele irá encontrar a mesma é o foco da abordagem. Basicamente, este elementos são: cores, formas, texturas, tipografia. Cada um destes elementos será trabalhado de forma que contribua de forma positiva para o ambiente hospitalar. A escolha da cor para os ambientes das organizações hospitalares deve ser baseada em características das mesmas que causem as sensações desejadas nos usuários que estão inseridos no ambiente hospitalar. Assim como a cor, os outros elementos devem ser escolhidos de forma que as sensações causadas nos usuários sejam positivas. Após a conclusão da etapa de escolhas dos elementos de configuração formal do projeto, é importante que sejam avaliada as questões referentes à estrutura e funções do objeto. O objeto deve servir como facilitador para orientação no ambiente, contribuindo para o deslocamento e noção de localização do usuário dentro do mesmo, assim como ser ergonomicamente correto, baseando-se em parâmetros prédefinidos em normas reguladoras. A estrutura do objeto deve ser de fácil manutenção e limpeza, levando em consideração que o ambiente hospitalar preza pela boa higiene e bem-estar das pessoas inseridas no mesmo. Alguns materiais como aço inox polido ou escovado e a chapa galvanizada, que não reagem quimicamente ao contato com produtos de limpeza, e possuem boa fixação, grande durabilidade e maior resistência, são alternativas de materiais a serem trabalhados para este projeto. A última etapa a ser realizada é a de informações referentes às etapas de produção que um projeto passa até materializar-se e assim, poder interagir com o público. Informações sobre materiais, processos, tecnologias recentes, e como esse material é utilizado e descartado pós utilização, são alguns pontos de abordagem. Como citado anteriormente, a escolha dos materiais para a produção dos objetos de u projeto de design gráfico ambiental para ambiente hospitalar é um ponto importante a ser analisado, visto que não deve provocar reação química em contato com produtos de limpeza, deve ser de fácil manutenção, e de alta resistência.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS As vantagens de um sistema de sinalização, área de design gráfico ambiental, vão além do seu objetivo principal, que é informar, orientar, e garantir a segurança das pessoas que circulam dentro de um local. Um sistema de sinalização bem projetado fortalece a marca da empresa e proporciona às pessoas confiança no local, reforçando ainda mais a imagem da empresa. Saber onde estar e conseguir localizar-se proporciona sentimento de bem-estar no ambiente. E é esse o objetivo principal deste trabalho, garantir aos usuários e clientes de um hospital privado local, maior segurança de localização e o sentimento de bem-estar, mesmo que dentro de um hospital. Os dados da pesquisa apontaram um ambiente favorável para um projeto de sinalização, visto que a circulação de pessoas durante o dia é intensa, e a grande maioria dos que circulam acabam por solicitar informações de orientação aos funcionários. O hospital já possui alguns sinais, porém os mesmos apresentam problemas como a localização em locais de visibilidade crítica, o desgaste de alguns sinais em função do tempo e material de pouca resistência e a inexistência de padrão como por exemplo, nos sinais de identificação de portas. Esses fatores favorecem para que seja projetado um sistema de sinalização para o cliente, oferecendo e facilitando aos usuários durante sua orientação e localização dentro do ambiente e ao mesmo tempo, reforçando a identidade visual do hospital. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADG Brasil. ABC da ADG: glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico. São Paulo, SP: ADG, COSTA, Joan. Señalética Corporativa. Barcelona: Enciclopedia del Deseño, MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. Lisboa, PT: Edições 70, SEGD - Society for Environmental Graphic Design Disponível em : < > Acesso em 20/06/2013 às 21:26. STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro, RJ: Rio Books, 2007.

6 WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012.

Design de Sinalização Conceitos

Design de Sinalização Conceitos Conceito - Transmissão de mensagens e informações por meio do ambiente construído - Área multidisciplinar: Comunicação, Psicologia, Design, Arquitetura, Direito - Arquitetura (Concepção do espaço) + Design

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Coordenação/Colegiado ao(s) qual(is) será vinculado: Curso (s) : DESIGN Nome do projeto: APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE SINALIZAÇÃO PARA O CENTRO

Leia mais

PASSEIOS PÚBLICOS: CUIDADOS NA CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO 1

PASSEIOS PÚBLICOS: CUIDADOS NA CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO 1 PASSEIOS PÚBLICOS: CUIDADOS NA CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO 1 Júlia Regina Magni 2, Bruna Thays Uhde 3, Tarcisio Dorn De Oliveira 4. 1 Trabalho desenvolvido na disciplina de Urbanismo do curso de Engenharia

Leia mais

Design. O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:

Design. O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos: Design Padrão de Resposta O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos: A A ideia de que desenvolvimento sustentável pode ser entendido como proposta ou processo que atende

Leia mais

Libertà. Elevador. Uso Acessibilidade

Libertà. Elevador. Uso Acessibilidade Elevador Uso Acessibilidade Solução ideal para acessibilidade Fácil instalação em edificações existentes Interação total com o ambiente Instalação compacta sem casa de máquinas Segurança, conforto e praticidade

Leia mais

DESIGN DE INFORMAÇÃO - PICTOGRAMAS E FORMAS PARA A APROFEIRA 1 DESIGN OG INFORMATION - SHAPES AND PICTOGRAMS FOR THE APROFEIRA

DESIGN DE INFORMAÇÃO - PICTOGRAMAS E FORMAS PARA A APROFEIRA 1 DESIGN OG INFORMATION - SHAPES AND PICTOGRAMS FOR THE APROFEIRA DESIGN DE INFORMAÇÃO - PICTOGRAMAS E FORMAS PARA A APROFEIRA 1 DESIGN OG INFORMATION - SHAPES AND PICTOGRAMS FOR THE APROFEIRA Bruna Gabriela Costa Do Amaral 2, Mariana Borges Martins 3, Diane Meri Weiller

Leia mais

ESTUDO DE COR PARA PROJETO DE SINALIZAÇÃO DA APROFEIRA 1 COLOR STUDY FOR APROFEIRA SIGNALING PROJECT

ESTUDO DE COR PARA PROJETO DE SINALIZAÇÃO DA APROFEIRA 1 COLOR STUDY FOR APROFEIRA SIGNALING PROJECT ESTUDO DE COR PARA PROJETO DE SINALIZAÇÃO DA APROFEIRA 1 COLOR STUDY FOR APROFEIRA SIGNALING PROJECT Jéssica Elisama Rodrigues Cavalini 2, Deise De Freitas Cortes 3, Diane Meri Weiller Johann 4 1 Projeto

Leia mais

Acessibilidade e Desenho Universal

Acessibilidade e Desenho Universal Acessibilidade e Desenho Universal DESENHO UNIVERSAL De acordo com as definições de Ron Mace (1991), É a criação de ambientes e produtos que podem ser usados por todas as pessoas na sua máxima extensão

Leia mais

ELEVADOR RESIDENCIAL. O elevador residencial Unifamiliar é adaptado para uso de pessoas com mobilidade

ELEVADOR RESIDENCIAL. O elevador residencial Unifamiliar é adaptado para uso de pessoas com mobilidade A Ortobras é reconhecida no Brasil e no mundo pela qualidade de seus produtos, investindo constantemente em atualizações tecnológicas e projetos sustentáveis. Localizada em Barão (RS), a empresa se destaca

Leia mais

O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE COZINHA PARA CAMINHÃO

O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE COZINHA PARA CAMINHÃO O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE COZINHA PARA CAMINHÃO Liliane Cristina Bagatini Bauer Trabalho de Conclusão de Curso Design - Unoesc campus Xanxerê TEMA O design aplicado no desenvolvimento

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MAPEAMENTO E SISTEMA DE SINALIZAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPB

ELABORAÇÃO DE MAPEAMENTO E SISTEMA DE SINALIZAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPB ELABORAÇÃO DE MAPEAMENTO E SISTEMA DE SINALIZAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPB BAPTISTA 1, Turla A. A. de Arreguy DINOÁ 2, Luciana FELIX 3, Deise Rathge Lins GUEDES 4, Kaline Abrantes RESUMO Esta pesquisa,

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG

PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG Kamila Mariana Rocha e Silva¹, Fábio Luís Figueiredo Fernandes² 1 FEPI- Centro Universitário de Itajubá/Engenharia

Leia mais

1. Introdução. 1.1.Tema da Pesquisa

1. Introdução. 1.1.Tema da Pesquisa 11 1. Introdução A proposta de desenvolver uma dissertação sobre design de sinalização no panorama brasileiro com o recorte temporal delimitado dos anos 70 a 2000, surgiu em função da experiência pessoal

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

DESIGN ATRAENTE SEGURO E ROBUSTO. ELEVADORES ZENIT. 55 anos de soluções eficientes em transporte vertical.

DESIGN ATRAENTE SEGURO E ROBUSTO. ELEVADORES ZENIT. 55 anos de soluções eficientes em transporte vertical. VERTBOX ALTA QUALIDADE NO PROJETO E NOS MATERIAIS DESIGN ATRAENTE SEGURO E ROBUSTO SILENCIOSO E EFICIENTE AGILIDADE E PRODUTIVIDADE PARA SEU NEGÓCIO FLEXÍVEL PARA ATENDER A DIVERSOS TIPOS DE USO OPERADO

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 2 ano EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 2 ano EMENTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

PEC PAC 2 SINALIZAÇÃO INTERNA. Programa de aceleração do Crescimento. Praça dos Esportes e Cultura

PEC PAC 2 SINALIZAÇÃO INTERNA. Programa de aceleração do Crescimento. Praça dos Esportes e Cultura PEC Praça dos Esportes e Cultura PAC 2 Programa de aceleração do Crescimento SINALIZAÇÃO PEC INTERNA 3000m² SINALIZAÇÃO INTERNA Introdução: Sinalização é a identificação utilizada para comunicar com os

Leia mais

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 149 de 09/10/2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

A Sinalização Externa deve permitir a fácil identificação dos serviços prestados no local.

A Sinalização Externa deve permitir a fácil identificação dos serviços prestados no local. Sinalização Externa A Sinalização Externa deve permitir a fácil identificação dos serviços prestados no local. O Sistema de Sinalização Externa é composto por um conjunto de elementos tridimensionais ou

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: FÍSICA DO CONFORTO AMBIENTAL Código: ARQ A29 Carga horária: 68 Pré-requisito: - Semestre letivo: 2º Turma: Noturno Horário: Quartas de 18:30 22:10 Docente: Akemi Tahara Titulação:

Leia mais

Alguns estudos com foco na percepção do usuário vêm sendo realizado, conforme explica Villarouco, 2009:

Alguns estudos com foco na percepção do usuário vêm sendo realizado, conforme explica Villarouco, 2009: 1 INTRODUÇÃO A Ergonomia busca o entendimento das características humanas no desenvolvimento de sistemas que são abrigados em um ambiente. A Ergonomia do Ambiente Construído está relacionada com o conforto

Leia mais

AUT de março de 2016 QUESTIONÁRIOS. Ornstein, S.W., professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

AUT de março de 2016 QUESTIONÁRIOS. Ornstein, S.W., professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP AUT 2506 30 de março de 2016 QUESTIONÁRIOS Questionários: Desenvolvimento e Aplicação Instrumentos e Métodos de Pesquisa (exemplo) Instrumento Respondentes Método de aplicação Método de análise Produto

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004

ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 Prof. Aline Cancela anc.estacio@gmail.com A.01 APRESENTAÇÃO EMENTA Introdução à arquitetura: projeto e pesquisa; Conceitos fundamentais do projeto arquitetônico; Elaboração

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO LUMÍNICO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES COM LUXÍMETRO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO LUMÍNICO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES COM LUXÍMETRO ENGENHARIAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO LUMÍNICO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES COM LUXÍMETRO ZAFRA, Jennifer Carolina G. Estudante do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura ILATIT UNILA; E-mail: jennifer.zafra@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

ALTA TECNOLOGIA VISANDO PRATICIDADE E CONFORTO

ALTA TECNOLOGIA VISANDO PRATICIDADE E CONFORTO LINHA DE PRODUTOS ALTA TECNOLOGIA VISANDO PRATICIDADE E CONFORTO Equipamento instalado na cidade de Bauru, produzido por Elevadores Consiste. ELEVADORES Residenciais Equipamento com design diferenciado

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ357 Projeto de Estabelecimento de Saúde

Programa Analítico de Disciplina ARQ357 Projeto de Estabelecimento de Saúde 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Formulário de Coleta de Dados Estrutura Física e Gestão Empresarial

Formulário de Coleta de Dados Estrutura Física e Gestão Empresarial 8,0-10 6,0-7,9 3,0-5,9 0-2,9 Formulário de Coleta de Dados Estrutura Física e Gestão Empresarial EMPRESA: DATA: / / 2. Estrutura física * Para itens que não se, NÃO colocar nota, deixar em branco. 2.1

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

Rampas. Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas

Rampas. Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas RAMPAS: CONCEITO De acordo com a Pontifícia Universidade Católica (2009), as rampas, diferentemente das escadas, podem se constituir meios de circulação

Leia mais

O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE

O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE Cada detalhe é fundamental para compor o design. A sensação de experimentar uma tecnologia no manuseio das mãos, é algo que aproxima o seu espaço com a liberdade do

Leia mais

Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Diretoria de Comunicação Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Introdução Esta Política prevê

Leia mais

O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE

O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE O AMBIENTE EXPRESSA SUA PERSONALIDADE Cada detalhe é fundamental para compor o design. A sensação de experimentar uma tecnologia no manuseio das mãos, é algo que aproxima o seu espaço com a liberdade do

Leia mais

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES Renata Rodrigues De Almeida 2, Kaiolani Schmitt Bittencourt 3,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS,

Leia mais

7 CAPÍTULO CONCLUSÃO 283

7 CAPÍTULO CONCLUSÃO 283 7 CAPÍTULO CONCLUSÃO 283 Os resultados obtidos na análise do desempenho técnico-construtivo dos 6 (seis) edifícios de apartamentos localizados no Bairro de Higienópolis, representantes da Arquitetura Modernista

Leia mais

Adaptação de Espaços a Portadores de Necessidades Especiais

Adaptação de Espaços a Portadores de Necessidades Especiais Adaptação de Espaços a Portadores de Necessidades Especiais... todas as pessoas têm uma necessidade especial, alguma coisa que sintam dificuldade em fazer... Acessibilidade Utilização, com segurança e

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

Catálogo Técnico MESA DE TRABALHO PALMETAL

Catálogo Técnico MESA DE TRABALHO PALMETAL Catálogo Técnico 2014 2015 MESA DE TRABALHO PALMETAL A MESA HISTÓRICO DO PRODUTO A Palmetal tem o seu nome reconhecido no mercado de mobiliário em aço inoxidável através de todo o seu histórico de qualidade

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO TAGUAÍ SP 2015 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO CEP 18.890-000 - Taguaí SP 2 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO OBJETIVO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO

MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE RESPONSÁVEL: ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO CREA/CAU: A5819-0 CONTRATANTE: OBRA: CAMPUS EIRUNEPÉ LOCAL: AMAZONAS 1 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 26/08/2016 EMISSÃO

Leia mais

ELETROCALHAS PERFILADOS LEITO PARA CABOS COMPLETA LINHA DE ACESSÓRIOS

ELETROCALHAS PERFILADOS LEITO PARA CABOS COMPLETA LINHA DE ACESSÓRIOS . ELETROCALHAS PERFILADOS LEITO PARA CABOS COMPLETA LINHA DE ACESSÓRIOS - APRESENTAÇÃO A LÍDER RIO é uma INDÚSTRIA METALÚRGICA que especializou-se na produção de ferragens pré-fabricadas para aplicações

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA: AUT 270 HOMEM, ARQUITETURA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA: AUT 270 HOMEM, ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA: AUT 270 HOMEM, ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA FEV MAR ABR 22 SEMANA DOS CALOUROS 29 07 14 APRESENTACAO DO CURSO/ AULA TEMATICA: Arquitetura do Conforto Ambiental.

Leia mais

S I N E S T É S I C A DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS CEGOS DO R I O G R A N D E DO N O R T E

S I N E S T É S I C A DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS CEGOS DO R I O G R A N D E DO N O R T E TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO Aline T. Teixeira Vechi UFRN CT - CAU R E Q U A L I F I C A Ç Ã O S I N E S T É S I C A DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DOS CEGOS DO R I O G R A N D E DO N O R T E INTRODUÇÃO

Leia mais

LEI N.º10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000

LEI N.º10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 LEI N.º10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175729 Aplicação da ABNT NBR 15.575 em portas de madeira Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentado no Workshop Técnico de Portas de Madeira, 2018, Curitiba. A série Comunicação

Leia mais

Rampas. Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas

Rampas. Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas RAMPAS: conceito De acordo com a Pontifícia Universidade Católica (2009), as rampas, diferentemente das escadas, podem se constituir meios de circulação

Leia mais

PROJETO COMPLEMENTAR DE ACESSIBILIDADE (PCA) RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE

PROJETO COMPLEMENTAR DE ACESSIBILIDADE (PCA) RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE PROJETO COMPLEMENTAR DE ACESSIBILIDADE (PCA) RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE Estacionamento da Inspetoria Regional de Pau dos Ferros Proprietário: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ACESSIBILIDADE NOS PRODUTOS

ACESSIBILIDADE NOS PRODUTOS ACESSIBILIDADE NOS PRODUTOS Conceito do DESENHO UNIVERSAL Pensar em quem vai utilizar o espaço, e como. Deficientes físicos; Deficientes mentais; Cegos; Surdos; Pessoas com nanismo; Idosos; Gestantes;

Leia mais

Projeto realizado em disciplina no curso de Engenharia Civil da Unijuí. 2

Projeto realizado em disciplina no curso de Engenharia Civil da Unijuí. 2 ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS E PASSEIOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA DO BURICÁ 1 ANALYSIS OF ACCESSIBILITY IN FOOTWEAR AND TOURS IN THE MUNICIPALITY OF BOA VISTA DO BURICÁ Carla Letícia Hunhoff 2,

Leia mais

Ergonomia. O que é ergonomia??? Ergonomia. Ergonomia 25/05/2015

Ergonomia. O que é ergonomia??? Ergonomia. Ergonomia 25/05/2015 O que é ergonomia??? É o conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entreohomemeamáquina. 1 A ergonomia preocupa-se com os aspectos fisiológicos

Leia mais

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE Autoria: Laudicéia Araújo Santana (orientadora) FACISA/IFPB E-mail: laudiceia.araujo@hotmail.com RESUMO AMPLIADO O tema da pesquisa

Leia mais

Manual de Identidade Visual Golin. Módulo Anexo II Informações Essenciais

Manual de Identidade Visual Golin. Módulo Anexo II Informações Essenciais Manual de Identidade Visual Golin Módulo Anexo II Informações Essenciais Sumário Introdução 4 Definições 4 2 A. Elementos Institucionais 5 1. Logotipo 5 1.1 Grade Técnica Construtiva 5 1.2 Área de Exclusão

Leia mais

(47)

(47) www.dominipro.ind.br Domini Pro A linha profissional do Grupo Linear. Os produtos Domini Pro foram desenvolvidos para ambientes profissionais que requerem características singulares. Pensados para que

Leia mais

ACESSIBILIDADE E HOTEL

ACESSIBILIDADE E HOTEL ACESSIBILIDADE E HOTEL BARRA DE APOIO - TUBOCOLOR 341 BARRAS DE APOIO - AÇO INOX 346 SUPORTE PARA FIXAÇÃO DE BARRAS DE APOIO 351 LINK CONFORTO 352 HYDRA ECO CONFORTO 353 DECAMATIC CONFORTO 354 LINHA CONFORTO

Leia mais

ELEVADORES VERSATILIDADE, TECNOLOGIA E BELEZA PARA PERCURSOS DE ATÉ 12 METROS EL H3 Disponível para aplicação residencial unifamiliar ou exclusivo para acessibilidade em locais públicos Capacidade: 3 pessoas

Leia mais

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Leia mais

Aula 07 Acessibilidade

Aula 07 Acessibilidade Aula 07 Acessibilidade Sumário 1. Introdução 2. Instalações e equipamentos Portas Cozinha Copa / Refeições Sala de estar Banheiro Piso Tátil Elevadores Rampas Cadeiras Elevadoras Plataformas Elevadoras

Leia mais

3. Que esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação;

3. Que esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação; RESOLUÇÃO CPA/SMPED-G/015/2008 A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua 43ª Reunião Ordinária do corrente ano, realizada em 14 de novembro de 2008, Considerando as disposições do Decreto Municipal

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL AÇÕES E DIMENSIONAMENTO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UM EDIFÍCIO COMERCIAL EM AÇO Aluno: Nayara

Leia mais

Figura 29 Faixa etária dos alunos entrevistados da EJA. Figura 30 Permanência, em horas, na posição sentada, pelos dos alunos entrevistados da EJA

Figura 29 Faixa etária dos alunos entrevistados da EJA. Figura 30 Permanência, em horas, na posição sentada, pelos dos alunos entrevistados da EJA 82 Figura 29 Faixa etária dos alunos entrevistados da EJA Figura 30 Permanência, em horas, na posição sentada, pelos dos alunos entrevistados da EJA Na questão 7, referente às medidas do mobiliário, 57,89%

Leia mais

Design Emocional como Forma de Diferenciação de Produto e. Estratégia de Venda pela PublicidadeTP

Design Emocional como Forma de Diferenciação de Produto e. Estratégia de Venda pela PublicidadeTP TP TP PT Trabalho PT Graduando FPT F FPT Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Design Emocional como Forma de Diferenciação de Produto e 1 Estratégia de Venda pela

Leia mais

FUNDAMENTOS DO DESIGN DO PRODUTO APLICADOS EM PROPOSTA DE BANCO PARA A DESSENSSIBILIZAÇÃO DO COTO 1

FUNDAMENTOS DO DESIGN DO PRODUTO APLICADOS EM PROPOSTA DE BANCO PARA A DESSENSSIBILIZAÇÃO DO COTO 1 FUNDAMENTOS DO DESIGN DO PRODUTO APLICADOS EM PROPOSTA DE BANCO PARA A DESSENSSIBILIZAÇÃO DO COTO 1 Débora Cristiane Felix Da Silva 2, Daniela Escobar De Amorim Paim 3, Júlia Braga Vieira Marques 4, Nilton

Leia mais

Novas tecnologias Termoplástico pré-formado Line tape Termoplástico termossensível Material pré-formado, autocolante, refletivo e termossensível, resultante de uma mistura em proporções convenientes de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA INTRODUÇÃO IDENTIDADE VISUAL A Identidade Visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. À

Leia mais

Sb Pisos e Pavimento - Mão de Obra Especializada em Terraplenagem, Assentamento de Pisos e Guias

Sb Pisos e Pavimento - Mão de Obra Especializada em Terraplenagem, Assentamento de Pisos e Guias SB PISOS E PAVIMENTOS A SB Pisos e Pavimentos é uma empresa conceituada no mercado desde 2001, atendendo São Paulo, Grande São Paulo, Guarulhos e Interior. Temos Equipe especializada do início ao final

Leia mais

Comunicação acessível aos usuários surdos e com deficiência auditiva em bibliotecas: uma análise das normas brasileiras

Comunicação acessível aos usuários surdos e com deficiência auditiva em bibliotecas: uma análise das normas brasileiras Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Comunicação acessível aos usuários surdos e com deficiência auditiva em bibliotecas: uma análise das normas brasileiras Sulamita Nicolau de Miranda (UFRJ) - sulamitandmiranda@gmail.com

Leia mais

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Comunicação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ250 Acessibilidade predial e urbana

Programa Analítico de Disciplina ARQ250 Acessibilidade predial e urbana 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 2 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº 009/2002-CBMDF

NORMA TÉCNICA Nº 009/2002-CBMDF NORMA TÉCNICA Nº 009/2002-CBMDF Atividades Eventuais 1. Objetivo 1.1. Esta norma fixa as condições mínimas de segurança exigíveis para a realização de atividades eventuais que estimulem a concentração

Leia mais

Ana Cristina Franzoi Teixeira 1 ; Michela Cancillier 2 ; Gabriel Igor Nicoletti 3 ; Luana Magnani 4 ; Igor Noldin Duarte 5 RESUMO INTRODUÇÃO

Ana Cristina Franzoi Teixeira 1 ; Michela Cancillier 2 ; Gabriel Igor Nicoletti 3 ; Luana Magnani 4 ; Igor Noldin Duarte 5 RESUMO INTRODUÇÃO Elaboração de um material didático, prático e acessível com informações dos reagentes químicos para os alunos usuários dos Laboratórios de Química do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú: andamento

Leia mais

CATÁLOGO DE PLATAFORMAS. ptus

CATÁLOGO DE PLATAFORMAS. ptus CATÁLOGO DE PLATAFORMAS ptus ptus Plataformas Elevatórias de Acessibilidade Garantir para todos o direito à acessibilidade nos espaços públicos e privados de uso coletivo. Nisto, baseia- -se o conjunto

Leia mais

design de interiores portfolio ///

design de interiores portfolio /// design de interiores portfolio /// Estudo Preliminar / Entrevista e Programa de necessidades do Cliente. / Levantamento físico-fotográfico do local, equipamentos e mobiliários existentes. / Definição de

Leia mais

Palestra de Vitrinismo. Vitrinismo: técnicas de exposição para valorizar seus produtos e sua vitrine

Palestra de Vitrinismo. Vitrinismo: técnicas de exposição para valorizar seus produtos e sua vitrine Palestra de Vitrinismo Vitrinismo: técnicas de exposição para CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar Vitrinismo: técnicas

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO NT-16

PLANO DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO NT-16 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas 5 Procedimentos ANEXOS A Planilha de levantamento de dados B Fluxograma do Plano de Intervenção de Incêndio 1 Objetivo Esta Norma Técnica

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

Trabalho de conclusão da. disciplina PROJETOS DE ILUMINAÇÃO E DESIGN RESIDENCIAL

Trabalho de conclusão da. disciplina PROJETOS DE ILUMINAÇÃO E DESIGN RESIDENCIAL Trabalho de conclusão da disciplina PROJETOS DE ILUMINAÇÃO E DESIGN RESIDENCIAL Elaboração de um projeto luminotécnico executivo de uma residência. Dimensões : de 120 m² à 400 m². O trabalho deverá ser

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP CADERNO TÉCNICO AsBEA-RS NORMA DE DESEMPENHO ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS DE ARQUITETURA Geraldo Collares de Faria APRESENTAÇÃO GT Normas Iniciou

Leia mais

BEPA 2016;13(156):31-38

BEPA 2016;13(156):31-38 Nesta edição Nº 20 Acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Accessibility to the people with disabilities and reduced mobility

Leia mais

transporte vertical Conforto, segurança e modernização de elevadores ADEQUAÇ ÕES ABNT NBR

transporte vertical Conforto, segurança e modernização de elevadores ADEQUAÇ ÕES ABNT NBR transporte vertical Conforto, segurança e modernização de elevadores ADEQUAÇ ÕES ABNT NBR Execução de manutenção preventiva, por meio de laudos técnicos dos componentes e equipamentos de infraestrutura,

Leia mais

soluções em tecnologia

soluções em tecnologia soluções em tecnologia Infraestrutura, sistemas ativos, redes inteligentes com gestão de dados em tempo real Soluções a problemas, tanto de ordem física em aparelhos tecnológicos como telefones, monitores,

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL NAS EMPRESAS

IDENTIDADE VISUAL NAS EMPRESAS IDENTIDADE VISUAL NAS EMPRESAS Bruna Fernanda Moura Glauci Franciele Nicoletti Vanderléia da Silva Faustino Email do Orientador: roberta_carnelos@yahoo.com.br Palavras-chave: Identidade; comunicação;logomarca.

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

ERGONOMIA EM ESPAÇOS VOLTADOS PARA O PÚBLICO: O CASO DO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB

ERGONOMIA EM ESPAÇOS VOLTADOS PARA O PÚBLICO: O CASO DO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB ERGONOMIA EM ESPAÇOS VOLTADOS PARA O PÚBLICO: O CASO DO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB Aline de Andrade Barbosa (1); Ana Luísa Macedo Araújo (1); Vittória Gabriela Oliveira Bezerra

Leia mais

MÓDULOS DE PROTEÇÃO PARA CORREIAS TRANSPORTADORAS GRADIL DE PROTEÇÃO PARA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

MÓDULOS DE PROTEÇÃO PARA CORREIAS TRANSPORTADORAS GRADIL DE PROTEÇÃO PARA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÓDULOS DE PROTEÇÃO PARA CORREIAS TRANSPORTADORAS GRADIL DE PROTEÇÃO PARA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 100% ADEQUADO À NR-1 Unidade de negócio especializada em barreiras físicas e móveis para proteção de correias

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 01 - Norma de Desempenho DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Patologias diversas e cada vez mais precoces; Manutenção complicada; Acidentes e desconfortos; Má durabilidade; Falta de parâmetros

Leia mais

Trenas. As trenas Lufkin. Embalagens

Trenas. As trenas Lufkin. Embalagens Trenas As trenas Lufkin As trenas Lufkin possuem alta qualidade e precisão dimensional e são projetadas para atender todas as necessidades do mercado, desde o mais ples serviço caseiro até as mais complexas

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174233 Proteção passiva contra incêndio na regulamentação e normalização brasileiras. Antonio Fernando Berto Palestra proferida no Seminário Internacional de Proteção Passiva Contra

Leia mais

Componentes físicos Componentes sociais

Componentes físicos Componentes sociais Avaliação Ambiental Na avaliação da qualidade ambiental, os valores simbólicos e latentes são mais importantes que o uso e o aspecto concreto do meio, uma vez que as expectativas e atitudes são fatores

Leia mais

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS 1 BOLSISTAS: JOÃO PEDRO SCHNEIDER MARCUS VINÍCIUS DA SILVA THAIZE BORTOLUZZI DIOGO

Leia mais

ANEXO A: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA FUNCIONÁRIOS

ANEXO A: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA FUNCIONÁRIOS ANEXO A: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA FUNCIONÁRIOS 382 383 384 385 ANEXO B: MODELO DE QUESTIONÁRIO APLICADO PARA PACIENTES 386 387 388 389 ANEXO C: EXEMPLO DE TABULAÇÕES DA APO DO HU 390 391 MATERNIDADE

Leia mais

Funcionalidade, Praticidade e Ergonomia

Funcionalidade, Praticidade e Ergonomia sigma Funcionalidade, Praticidade e Ergonomia KS Cracovia Ice Rink. Cracóvia, Polônia nome sigma A melhor solução para estádios e arenas. Diversos modelos que se adaptam a necessidade de cada projeto.

Leia mais

PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE

PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE Site: http://www.esporte.gov.br/ Blog: http://pracadajuventude.wordpress.com/ E-mail: pracadajuventude@esporte.gov.br CONSULTORES ARQUITETOS / ENGENHEIROS Carlos Alonso Cardoso

Leia mais

Os ensaios em sinalização contra incêndio e pânico

Os ensaios em sinalização contra incêndio e pânico Os ensaios em sinalização contra incêndio e pânico Para que uma esquadria cumpra seu papel de conforto térmico, vedação e segurança ela deve atender os requisitos mínimos de desempenho dos ensaios descritos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Serviços de Comunicação e Marketing

Serviços de Comunicação e Marketing Serviços de Comunicação e Marketing www.rgarte.com.br Indice de Serviços Agência Digital... 03 Soluções em Comunicação Visual: Site... 05 Logotipo... 06 Identidade Visual... 08 Arte Final... 11 Diagramação...

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997 ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997 MÉTODO DOS ESTADOS LIMITES ESTADOS A PARTIR DOS QUAIS A ESTRUTURA NÃO ATENDERÁ

Leia mais

Manual de Identidade Visual Golin MIV55

Manual de Identidade Visual Golin MIV55 Manual de Identidade Visual Golin MIV55 Sumário Manual de Identidade Visual Golin A marca de uma empresa é parte integrante do seu capital intelectual 3 Módulo I - Essencial 4 Introdução 4 Definições 4

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: INCÊNDIO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. Apresentação... 03 2. Extintores... 04 3. Iluminação de Emergência...

Leia mais