ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004"

Transcrição

1 ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 Prof. Aline Cancela anc.estacio@gmail.com A.01 APRESENTAÇÃO

2 EMENTA Introdução à arquitetura: projeto e pesquisa; Conceitos fundamentais do projeto arquitetônico; Elaboração de um projeto de pequena complexidade (residência unifamiliar).

3 OBJETIVOS GERAIS Compreensão dos fundamentos da prática projetual, pesquisa arquitetônica e do campo profissional do arquiteto e urbanista; Elaboração de maquetes volumétricas; Definição de conceito e partido arquitetônico.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover o conhecimento do campo da arquitetura e da atuação profissional no campo; Capacitar o aluno à pesquisa de fontes arquitetônicas e à identificação dos elementos fundamentais do projeto; Construir uma base do método de concepção projetual; Elaborar um projeto de pequena complexidade.

5 CONTEÚDOS: MÓDULO 01 Panorama do campo da Arquitetura. MÓDULO 02 Pesquisa e análise de projeto. MÓDULO 03 - Projeto.

6 PROCEDIMENTOS DE ENSINO Aulas teóricas; Aulas práticas, com elaboração de exercícios utilizando material de desenho e confecção de maquetes volumétricas.

7 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO O processo de avaliação será composto de 2 etapas: Trabalhos desenvolvidos em aulas práticas 5 pontos com peso 1; Prova com conteúdo teórico 5 pontos com peso 1; Trabalho final 10 pontos com peso 2. *A nota final (NF) será calculada através da média ponderada das avaliações realizadas durante o semestre.

8 APROVAÇÃO Atingir resultado final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis), calculada a partir da média ponderada das atividades desenvolvidas durante o semestre. Frequência de no mínimo 75% nas aulas ministradas.

9 BIBLIOGRAFIA CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço, ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1999 CHING, Francis D. K. Técnicas de construção ilustradas. Porto Alegre: Bookman, 2001 CHING, Francis D. K.; ECKLER, James F. Introdução a Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura: princípios, normas, regulamentos sobre projeto, construção, forma, necessidades e relações espaciais, dimensões de edifícios, ambientes, mobiliário, objetos. 18. ed. São Paulo: G. Gili, 2013.

10 CRONOGRAMA DATA CONTEÚDO Apresentação e Introdução Elementos do projeto de Arquitetura + exercício de desenho (chupar) Pesquisa de referência* + exercício de desenho FERIADO Seminário + exercício* Elementos fundamentais do projeto + exercício* Maquete volumétrica* FERIADO

11 DATA CONTEÚDO Revisão + Dimensionamento Revisão Dimensionamento + Conceito e Partido Apresentação do projeto final Desenvolvimento do projeto final - conceituação Desenvolvimento do projeto final representação Revisão de representação + Desenvolvimento do projeto final - representação

12 DATA CONTEÚDO Desenvolvimento do projeto final - representação Desenvolvimento do projeto final liberação para a entrega e apresentação Entrega e apresentação do projeto final Entrega da nota final.

13 MATERIAL DE DESENHO: Papel manteiga A3; Lapiseiras 0,3mm / 0,5mm / 0,7mm / 0,9mm; Grafites HB e 2H; Borracha macia; Par de esquadros 45º e 30º/60 (32cm); Gabaritos: Bolometro; Equipamentos sanitários; Mobiliário; Telhas; etc.

14 MATERIAL DE DESENHO: Curva Francesa; Escalímetro nº1; Compasso; Durex ou fita adesiva (para prender folhas na prancheta); Material de limpeza (escova, flanela e álcool); Mata gato (máscara para apagar).

15

16

17 MATERIAL DE MAQUETE: Papéis: Paraná (paredes): é um papelão de alta gramatura e rigidez; Holler (paredes): é um papelão de alta gramatura e rigidez, com acabamento mais liso que o paraná e na cor cinza; Triplex (paredes) Ondulado (telhados, etc.) Pluma / Floam (base da maquete e paredes) : é uma placa de isopor laminado, coberto com papel de alta gramatura dos dois lados. Acetato (vidros e aberturas): é um papel transparente.

18 MATERIAL DE MAQUETE: Colas adesivas Substância capaz de unir materiais como madeiras, couros, panos, papéis, entre outros. Estiletes e Lâminas É utilizado para se trabalhar com cortes de papel, madeiras, plásticos e outros.

19 ACESSO AO MATERIAL / TEXTOS, ETC Os materiais de aulas, serão disponibilizados no blog da professora ( e no portal do aluno (SIA).

20 ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 Prof. Aline Cancela anc.estacio@gmail.com A.01 INTRODUÇÃO

21 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de edificações. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. Guia do estudante. Ed. Abril

22 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Como lida com a técnica e a criatividade, o Arquiteto Urbanista pode atuar em vários setores do mercado de trabalho. Edificações e Construções: responsável pela elaboração de projetos, controle de materiais / custos e acompanhamento da execução das obras de vários tipos de edifícios: casas, prédios, indústrias, aeroportos, museus, escolas, etc.

23 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Urbanismo: planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos. Os urbanistas trabalham geralmente em órgãos públicos, de planejamento das cidades.

24 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Paisagismo: planejamento de espaços públicos, como parques e praças, ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É uma profissão artística, mas fortemente apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.

25 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Arquitetura de Interiores: organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, as cores, o acabamento dos ambientes e os materiais de revestimento e iluminação.

26 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Conforto Ambiental: é uma especialização da área de Arquitetura de Interiores, na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

27 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Luminotécnica: elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shopping centers, empresas, fachadas ou espaços pequenos que necessitam de um diferencial luminotécnico.

28 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Diretor de Arte e Cenógrafo: responsável pelo visual e ambientação do filme ou do espetáculo. Cabe a ele escolher as locações, elaborar e executar os projetos de cenários, luzes e adereços.

29 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Projeto de Produto: projetar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial, definindo aspectos estéticos e funcionais. Pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.

30 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA. Pesquisa e Restauro: atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa. Há empresas especializadas em restauração e conservação, muito ligadas à órgãos públicos, que além de pesquisa fazem também projetos.

31 A.01 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA.

A. 01 REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS - CCE0887 GEOMETRIA DESCRITIVA E REPRESENTAÇÕES PROF. ALINE CANCELA APRESENTAÇÃO

A. 01 REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS - CCE0887 GEOMETRIA DESCRITIVA E REPRESENTAÇÕES PROF. ALINE CANCELA APRESENTAÇÃO REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS - CCE0887 GEOMETRIA DESCRITIVA E REPRESENTAÇÕES PROF. ALINE CANCELA A N C. E S TAC I O @ G M A I L. C O M A. 01 APRESENTAÇÃO 1 EMENTA Estudo da Geometria Descritiva; Planificação

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047. Aula 1.

Código da Disciplina CCE0047. Aula 1. Código da Disciplina CCE0047 Aula 1 e-mail:clelia.monasterio@estacio.br http://cleliamonasterio.blogspot.com/ PLANO DE ENSINO EMENTA Implementação da representação bidimensional e tridimensional do objeto

Leia mais

DESENHO ARQUITETÔNICO

DESENHO ARQUITETÔNICO Ari Peixoto http://olapisverde.blogspot.com O desenho como ferramenta de comunicação http://olapisverde.blogspot.com O desenho é uma ferramenta utilizada em todas as áreas do conhecimento, como forma de

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Assistência Estudantil

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Assistência Estudantil RELAÇÃO DE MATERIAIS CURSO: Arquitetura e Urbanismo MARCAR COM (X) MATERIAL/SERVIÇO PERÍODO DISCIPLINAS ASSINATURA Prancheta portátil A-3 com régua paralela. Gabarito de círculos 5 Gabaritos diversos (simbologias

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 01 - APRESENTAÇÃO Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 01 - APRESENTAÇÃO Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 01 - APRESENTAÇÃO Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos E-mail Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Desenho Técnico I A Código: ARQ011 Carga horária: 68h/a Pré-requisito: 34hs (teórica) 34hs (prática) Semestre letivo: 2018.2 Turma: T09 Horário: seg/qua 16:40h/18:30h Docente:

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS. AULA 01 APRESENTAÇÃO Curso: Engenharia Civil Matéria: Expressões Gráficas

EXPRESSÕES GRÁFICAS. AULA 01 APRESENTAÇÃO Curso: Engenharia Civil Matéria: Expressões Gráficas EXPRESSÕES GRÁFICAS AULA 01 APRESENTAÇÃO Curso: Engenharia Civil Matéria: Expressões Gráficas Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

DESENHO TÉCNICO I (60 h)

DESENHO TÉCNICO I (60 h) DESENHO TÉCNICO I (60 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Aula 1. Código da Disciplina CCE0887

Aula 1. Código da Disciplina CCE0887 Código da Disciplina CCE0887 Aula 1 e-mail: clelia.monasterio@estacio.br Blog: http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Facebook: Arquitetura e Urbanismo - Estácio/ FIC (Fortaleza/ Centro) PLANO DE ENSINO

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - - Semestres letivos: 2019.1 e 2019.2 Turmas: T01 T02 T03 T04 Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docentes:

Leia mais

Plano de ensino 1) Identificação Curso

Plano de ensino 1) Identificação Curso CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas. CURSO: Arquitetura e Urbanismo Plano de ensino 1) Identificação Curso Composição Projetual I Disciplina ARQ 311 Carga horária 102 horas terças

Leia mais

PLANO DE CURSO MARÇO. 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I

PLANO DE CURSO MARÇO. 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I PLANO DE CURSO Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Arquitetura e Urbanismo Representação Manual Técnica I Emmanuel S. R. Pedroso 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h)

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CZOO ZOOT HORÁRIOS: PROFESSOR (ES) RESPONSÁVEL (EIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CZOO ZOOT HORÁRIOS: PROFESSOR (ES) RESPONSÁVEL (EIS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE DESENHO TÉCNICO CZOO ZOOT0047 2017.1 HORÁRIOS: CARGA HORÁRIA TEÓR: 0 PRÁT: 30 4a. FEIRA (8:00-10:00)

Leia mais

DESENHO TÉCNICO (40 h)

DESENHO TÉCNICO (40 h) DESENHO TÉCNICO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

DESENHO TÉCNICO (40 h)

DESENHO TÉCNICO (40 h) DESENHO TÉCNICO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

DESENHO TÉCNICO (40 h)

DESENHO TÉCNICO (40 h) DESENHO TÉCNICO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h)

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h)

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2017 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CEAGRO AGRO HORÁRIOS:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CEAGRO AGRO HORÁRIOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE DESENHO TÉCNICO CEAGRO AGRO 0030 2017.2 HORÁRIOS: CARGA HORÁRIA TEÓR: 30 PRÁT: 30 5a. FEIRA (8:00-10:00)

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h)

EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) EXPRESSÕES GRÁFICAS (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Centro Educacional Vale do Ipanema Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Desenho Técnico PROF. LUCAS TEIXEIRA

Centro Educacional Vale do Ipanema Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Desenho Técnico PROF. LUCAS TEIXEIRA Centro Educacional Vale do Ipanema Curso Técnico em Segurança do Trabalho Desenho Técnico PROF. LUCAS TEIXEIRA Aula 01 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA; Ementa; Metodologia de ensino; Metodologia de avaliação;

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2016 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h)

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos

Leia mais

FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO

FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava (FG) apresenta como missão contribuir para a formação de profissionais conscientes

Leia mais

INSTRUMENTOS REPRESENTAÇÃO MANUAL AULA 1 RMT 1

INSTRUMENTOS REPRESENTAÇÃO MANUAL AULA 1 RMT 1 INSTRUMENTOS REPRESENTAÇÃO MANUAL RMT 1 AULA 1 Bem Vindos Bem Vindos preparados? INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I Professora Juliane Figueiredo julianeffarq@gmail.com Monitores

Leia mais

DESENHO TÉCNICO CRITÉRIOS AVALIATIVOS TRABALHO DA II UNIDADE

DESENHO TÉCNICO CRITÉRIOS AVALIATIVOS TRABALHO DA II UNIDADE DESENHO TÉCNICO CRITÉRIOS AVALIATIVOS TRABALHO DA II UNIDADE Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos MAQUETE

Leia mais

OBJETIVOS. Geral Garantir ao aluno conhecimentos básicos sobre a utilização de softwares para auxiliar o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

OBJETIVOS. Geral Garantir ao aluno conhecimentos básicos sobre a utilização de softwares para auxiliar o desenvolvimento de projetos arquitetônicos. 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR

Leia mais

Relação de materiais. Relação de materiais. Instrumentos. Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação. Papel formato A4 margeado

Relação de materiais. Relação de materiais. Instrumentos. Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação. Papel formato A4 margeado Instrumentos Janine Gomes da Silva, Arq. M.Sc Engenharia Civil Relação de materiais Jogo de esquadros 45º e 30º/60º, sem graduação Papel formato A4 margeado Lapiseira 0.7 HB; lapiseiras 0.5 grafite 2B

Leia mais

DESENHO TÉCNICO (40 h)

DESENHO TÉCNICO (40 h) DESENHO TÉCNICO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h)

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO (40 h)

DESENHO TÉCNICO (40 h) DESENHO TÉCNICO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Proporção, medidas e escala I Seção Áurea e Traçado Regulador I Transformação da forma arquitetônica I Modelos físicos manuais

Proporção, medidas e escala I Seção Áurea e Traçado Regulador I Transformação da forma arquitetônica I Modelos físicos manuais 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO disciplina ESTUDO DA FORMA código AUR 077 pré-requisito - período regular 1º créditos 3 I 45 horas (15 aulas de 3h) sala 112 horário regular TURMA B I terça-feira 10h às 13h website

Leia mais

Textos teóricos como base para discussão e conceituação do conteúdo proposto como exercício prático.

Textos teóricos como base para discussão e conceituação do conteúdo proposto como exercício prático. DI81C - Disciplina de Desenho Gráfico e de Observação Planejamento Semestral Objetivo da disciplina Desenvolver a capacidade do traçado à mão livre de maneira que o aluno tenha noções básicas de proporção,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Métodos e Técnicas de Perspectiva Carga horária total 330

MATRIZ CURRICULAR. Métodos e Técnicas de Perspectiva Carga horária total 330 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto (EAD) -------- Introdução à Arte, à Arquitetura e ao Urbanismo -------- Espaço e Forma I -------- Fundamentos de Matemática e Física -------- 90 Desenho de Observação

Leia mais

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Campus Universitário Trindade 88010-970 - Florianópolis - SC Fone-fax: (48) 3721-9550 - 9393 www.arq.ufsc.br

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO AULA 01 - APRESENTAÇÃO Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

A distribuição dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação a eventuais imprevistos.

A distribuição dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação a eventuais imprevistos. DI81C - Disciplina de Representação 2 Planejamento Semestral Objetivo da disciplina Desenvolver a capacidade do traçado à mão livre de maneira que o aluno tenha noções básicas de proporção, forma e configuração.

Leia mais

PLANO DE CURSO. 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I

PLANO DE CURSO. 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I PLANO DE CURSO 01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da disciplina REPRESENTAÇÃO MANUAL TÉCNICA I Código AUR079 Pré-requisito Nenhum Período regular 1º Créditos 3 = 45 horas/aula (15 aulas de 3h) Sala 111 Horário

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas CURSO: Arquitetura e Urbanismo

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas CURSO: Arquitetura e Urbanismo CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas CURSO: Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO 1. Identificação Disciplina Composição Projetual III Código ARQ 319 Carga horária total 102h

Leia mais

CEUNSP - FEA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CEUNSP - FEA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CEUNSP - FEA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DESENHO ARQUITETÔNICO _ AULA 1 TURMAS 82111_82113 _ 82123 Professores Sumara Querino Elizabeth Correia Roberto D ALessandro Eduardo Balceiro PLANO DE ENSINO

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PLANO DE ENSINO ESTUDO DA FORMA PARA ARQUITETURA E URBANISMO - AUR077 Semestre: 1/2019 Créditos: 3 Horário: Terça-feira 10 às 13h (Turma A). Sala: Laboratório de Maquetes / Galpão da Arquitetura - 111

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ357 Projeto de Estabelecimento de Saúde

Programa Analítico de Disciplina ARQ357 Projeto de Estabelecimento de Saúde 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra;

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Construção 1 Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Parte gráfica arquitetura, detalhes estrutura, instalações

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Arquitetura e Urbanismo Estudo da Forma AULA 3 FIGURAS PLANAS EM SÉRIE: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Arquitetura e Urbanismo Estudo da Forma AULA 3 FIGURAS PLANAS EM SÉRIE: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Arquitetura e Urbanismo Estudo da Forma AULA 3 FIGURAS PLANAS EM SÉRIE: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 13/08/2018 1 2 Unidades da forma: Repetição e Gradação Copan, Niemeyer

Leia mais

Não possui ementa no projeto pedagógico.

Não possui ementa no projeto pedagógico. PERÍODO 8o DISCIPLINA PROJETO DE GRADUAÇÃO 1 SEMESTRE [ ] PROFESSOR Sâmela Suélen Martins Viana Pessôa 2 SEMESTRE [ x] CURSO DESIGN DE AMBIENTES ANO 2018 CARGA HORÁRIA 288 N DE VAGAS 80 CLASSIFICAÇÃO [

Leia mais

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24

EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24 EXPRESSÃO GRÁFICA I PLANO DE ENSINO Prof. Hiran Ferreira de Lira EXPRESSÃO GRÁFICA I HIRAN FERREIRA 1/24 COMPETENCIAS ESPECÍFICAS Interpretação de formas tridimensionais e desenvolvimento da percepção

Leia mais

DEZ QUESTÕES SOBRE PAISAGISMO

DEZ QUESTÕES SOBRE PAISAGISMO DEZ QUESTÕES SOBRE PAISAGISMO 1. O QUE É PAISAGISMO. O paisagismo é a arte e a técnica de projetar, planejar, gerir e preservar os espaços de forma a possibilitar ao homem, o melhor aproveitamento, considerando

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Conforto Ambiental I Código: ARQ025 Carga horária: 34h Pré-requisito: N/A Semestre letivo: 2016.01 Turma: T010100 / T020200 Horário: Terças-feiras: 07:00 às 08:50h / 08:50 às

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736 Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs CCE0736 Profa.: Larissa Porto EMENTA Integração interdisciplinar entre os conteúdos do Núcleo de Conhecimentos Profissionais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº162/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº162/consepe de ) Ingressantes: 2019/1 1º Semestre /A /R Desenho Arquitetônico 04 80 - Expressão Gráfica 04 80 - Expressão Plástica 04 80 - História das Artes (EAD) 04-80 Teoria da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Português Instrumental -------- Introdução à Informática -------- Matemática Básica -------- Desenho de Observação -------- Introdução à Arte, à Arquitetura e ao -------- Espaço e Forma I

Leia mais

AULA 1 FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA. Prof João Santos

AULA 1 FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA. Prof João Santos AULA 1 INTRODUÇÃO FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA Prof João Santos APRESENTAÇÃO: Professor João Santos Site: www.joaodepec.zz.mu Plano Disciplina e Avaliação Material (escalímetro, jogo de esquadros, lapiseira,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Expressão Gráfica Código: ARQ051 Carga horária: 136h Pré-requisito: Nenhum Semestre letivo: 2017.1 e 2 Turma: 040400 Horário: 2ª/4ª/6ª 13h - 14h50min Conhecimento prévio desejável:

Leia mais

01. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

01. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 01. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Graduação É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento

Leia mais

Conjunto Habitacional Jardim Edite / SP - MMBB ARQUITETOS, H+F ARQUITETOS

Conjunto Habitacional Jardim Edite / SP - MMBB ARQUITETOS, H+F ARQUITETOS Conjunto Habitacional Jardim Edite / SP - MMBB ARQUITETOS, H+F ARQUITETOS Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras a gente tem que exprimir com milhares de tijolos. Arquiteto e Urbanista João

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETO

METODOLOGIA DE PROJETO METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 09: ESPAÇO E ORGANIZAÇÃO. PROJETANDO OS ESPAÇOS Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq. Urb. Octavio F. Loureiro

Leia mais

EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE.

EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE. EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE.pdf DAU_1066_PRG_INTRODUcAO_A_ARQUITETURA_E_URBANISMO.pdf DAU_1067_PRG_COMPOSIcAO_E_FORMA.pdf

Leia mais

PRJ GALPÃO - otavio curtiss silviano brandão CLASSIFICAÇÃO: OPTATIVA DO TIPO 2 TERÇAS E SEXTAS 9:30 ÀS 12:50

PRJ GALPÃO - otavio curtiss silviano brandão CLASSIFICAÇÃO: OPTATIVA DO TIPO 2 TERÇAS E SEXTAS 9:30 ÀS 12:50 PRJ092 07 GALPÃO DISCIPLINA: PROJETO CÓDIGO: PRJ092 - O7 CLASSIFICAÇÃO: OPTATIVA DO TIPO 2 TERÇAS E SEXTAS 9:30 ÀS 12:50 CARGA HORÁRIA: 60 horas PRÁTICAS CRÉDITOS: 4 Os alunos deverão trabalhar em duplas

Leia mais

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO 10º Período de Arquitetura e Urbanismo Trabalho de Conclusão de Curso AU Trabalho de Conclusão de Curso AU Seminário de Projeto http://projetos.extras.ufg.br/cha/relatorio_horario_turmas.php?semestre=2

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h)

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos

Leia mais

Sumário. Introdução. 1. Como escolher a sua profissão. 2. Programa de Bolsas das universidades e do governo. 3. Conclusão. Sobre a PS do Vidro

Sumário. Introdução. 1. Como escolher a sua profissão. 2. Programa de Bolsas das universidades e do governo. 3. Conclusão. Sobre a PS do Vidro Sumário Introdução 1. Como escolher a sua profissão 2. Programa de Bolsas das universidades e do governo 3. Conclusão Sobre a PS do Vidro Introdução Projetar e decorar imóveis são tarefas que despertam

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1 Semestre 7AQ110 Antropometria 2,0 0 7AQ104 Desenho Arquitetônico I 4,0 0 7AQ101 Desenho de Observação 4,0 0 7AQ102 Desenho Geométrico 4,0 0 7AQ106 História da Arte Antiga 2,0 0 7AQ103 Linguagem

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTOS E MATERIAIS DE DESENHO

INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTOS E MATERIAIS DE DESENHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO FLORIANÓPOLIS INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTOS E MATERIAIS DE DESENHO DISCIPLINA: OFICINA DE DESENHO I PROFA. ARQ.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Desenho Arquitetônico

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Desenho Arquitetônico Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003717A - Desenho Arquitetônico Docente(s) Sidney Tamai Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE A CONSTRUÇÃO DA CIDADE O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA.

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. AULA - 3 e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Prêmio Architizer (2014) ATELIÊ DE PROJETOS -

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO INTEGRAL

ARQUITETURA E URBANISMO INTEGRAL ARQUITETURA E URBANISMO INTEGRAL 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Desenho Projetivo Espaço e Forma @ Estética e História das Artes Geometria Aplicada à Arquitetura Introdução à Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO

INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTAL DE DESENHO TÉCNICO ADQUIRIR Lápis ou lapiseiras; Borracha; Jogo de Esquadros; Régua graduada Compasso; Gabaritos; Escalímetro; Prancheta; Régua paralela. Fita adesiva; LAPISEIRA Não necessita

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1 Semestre 7AQ110 ANTROPOMETRIA 2.0 0 7AQ104 DESENHO ARQUITETÔNICO I 4.0 0 7AQ101 DESENHO DE OBSERVAÇÃO 4.0 0 7AQ102 DESENHO GEOMÉTRICO 4.0 0 7AQ106 HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA 2.0 0 7AQ103 LINGUAGEM

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Oficina de Desenho

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Oficina de Desenho CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 55/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 1707/2013, renovado pelo Decreto Estadual nº 334/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos

Leia mais

Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008.

Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008. Elaborado pelos professores Marco Albano e Sheyla Serra Disciplina Expressão Gráfica para Engenharia (EGE) - EA, fev./2008. A escolha de um bom instrumento de trabalho é primeiro passo para um bom desenho

Leia mais

PLANO DE CURSO. C U R S O D E E N G E N H A R I A C I V I L Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15

PLANO DE CURSO. C U R S O D E E N G E N H A R I A C I V I L Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15 C U R S O D E E N G E N H A R I A C I V I L Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15 Componente Curricular: Desenho Técnico I Código: ENG 000 Pré-requisito: --- Turma: 1 Semestre Professor:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Arquitetura II: Composição e Forma Arquitetônica

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Arquitetura II: Composição e Forma Arquitetônica Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003710A - Arquitetura II: Composição e Forma Arquitetônica Docente(s) Silvana Aparecida Alves Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

Introdução ao Projeto de Arquitetura CRÉDITOS: 4 (T2-P2)

Introdução ao Projeto de Arquitetura CRÉDITOS: 4 (T2-P2) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO:IT830

Leia mais

Terça-feira 02/05 Quarta-feira 03/05 Quinta-feira 04/05 Sexta-feira 05/05. Vagas: 150

Terça-feira 02/05 Quarta-feira 03/05 Quinta-feira 04/05 Sexta-feira 05/05. Vagas: 150 5ª SEMANA DE ARQUITETURA E URBANISMO 02/05 a 05/05 PROGRAMAÇÃO MANHÃ: Terça-feira 02/05 Quarta-feira 03/05 Quinta-feira 04/05 Sexta-feira 05/05 PALESTRA DE ABERTURA: A CONSTRUÇÃO DE PAISAGENS Palestrante:

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE 2015

ATIVIDADE COMPLEMENTAR FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE 2015 ATIVIDADE COMPLEMENTAR FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE 2015 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Maquetes físicas como apoio ao processo de projeto. Ano: 2º

Leia mais

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA.

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. AULA - 3 e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ CATHEDRAL FOLD ATELIÊ DE PROJETOS - II Localização:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Ilha Solteira. Curso Engenharia Civil. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Ilha Solteira. Curso Engenharia Civil. Ênfase Curso 223 - Engenharia Civil Ênfase Identificação Disciplina 1147-ST1 - DESENHO TÉCNICO PARA A ENGENHARIA CIVIL Docente(s) Edmar Maria Lima Lopes Unidade Faculdade de Engenharia Departamento Departamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE 1. IDENTIFICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Campus Universitário Trindade 88010-970 - Florianópolis - SC Fone-fax: (48) 3721-9550

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO Existe uma bibliografia completa com dimensões médias das necessidades humanas. Um dos autores mais importantes é Ernst Neufert, que fez um estudo detalhado sobre estas dimensões

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003709A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma Docente(s) Norma Regina Truppel Constantino, Silvana Aparecida Alves,

Leia mais

Atelier Prático de Projetos de Iluminação Residencial

Atelier Prático de Projetos de Iluminação Residencial Atelier Prático de Projetos de Iluminação Residencial Introdução A aplicação PRÁTICA de PROJETO das variadas tipologias de iluminação através de projetos fornecidos pelos professores ou de projetos levados

Leia mais

Portfólio. HAUS 2Oz Construções e Reformas

Portfólio. HAUS 2Oz Construções e Reformas Portfólio HAUS 2Oz Construções e Reformas Apresentação A Haus 2Oz é uma empresa que atua no setor da construção civil e reformas em geral. Responsável principalmente pela gestão de obras. Contamos com

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016.

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Desenho Técnico II-A Código: ARQ134 Carga horária: 136 h Pré-requisito: Descritiva I-A (ARQ-013) Semestre letivo: 2018.2 Turma: 010100 Horário: 3ª/5ª - 7h00/10h40 Docente: Titulação:

Leia mais

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador Assinatura Coord. Pedagógica.

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador Assinatura Coord. Pedagógica. 1 Docente: MARA REGINA ARENHARDT TOMAZ Componente Curricular: História da Produção Arquitetônica e da Paisagem Urbana Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos 1.1. Ligar a história do crescimento

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO APRESENTAÇÃO Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Desenho Técnico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato

Desenho Técnico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Desenho Técnico Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Engenharia Rural www.lamma.com.br

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Estruturas I Código: ARQ A26 Carga horária: 68 Pré-requisito: ARQ A21 Semestre letivo: 4º Turma: 1 Horário: Seg-sex 20:30-22:10 2018.2 Docente: Titulação: Felipe Tavares da Silva

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 01

DESENHO BÁSICO AULA 01 DESENHO BÁSICO AULA 01 Introdução à Unidade Curricular Introdução ao Desenho Técnico 31/07/2008 Desenho Desenho Artístico Desenho Técnico Desenho Não-Projetivo: gráficos e diagramas fluxogramas organogramas

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC - Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã - SP Eixo tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional : Técnica

Leia mais