COMPROMISSO PERMANENTE DE SEGURANÇA NA ESTRADA. ajudando o brasil a chegar ao futuro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPROMISSO PERMANENTE DE SEGURANÇA NA ESTRADA. ajudando o brasil a chegar ao futuro"

Transcrição

1 DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO # dicas DE SEGURANÇA ECORODOVIAS COMPROMISSO PERMANENTE DE SEGURANÇA NA ESTRADA ajudando o brasil a chegar ao futuro

2 uma #dica pode salvar muitas vidas. você também. compartilhe. #

3 #01. Leia e compartilhe! A primeira e mais importante dica deste guia é que você leia com atenção, pratique e compartilhe todas as informações sobre segurança no trânsito. Desta forma, acreditamos que cada um de nós pode fazer a diferença e ajudar a reduzir o número de acidentes nas estradas. Este é o segundo guia de segurança lançado pelo Grupo EcoRodovias. Nele, o usuário poderá encontrar diversas dicas de como agir em situações relacionadas ao trânsito. A iniciativa dá continuidade ao compromisso do Grupo de se aliar à ONU (Organização das Nações Unidas) na Década de Ação pelo Trânsito Seguro, com o objetivo de diminuir drasticamente o número de mortes nas estradas até Guarde este guia e boa viagem!

4 #03. LUGAR DE MALA É NO PORTA-MALA #02. evite distrações na estrada 76% dos motoristas se distraem com outras atividades enquanto dirigem. Em apenas 2 segundos de distração, você aumenta em 100% as suas chances de acidente. Não dê chance ao azar. Coloque toda sua bagagem no porta-malas. Em caso de acidente ou em qualquer manobra brusca, todos os objetos soltos dentro do carro são arremessados pela inércia, multiplicando o seu peso, podendo feri-lo gravemente. Uma mala com 25 kg a 80 km/h, por exemplo, pode representar um impacto de mais de kg. Previna-se!

5 #05. bagageiro lotado, cuidado redobrado #04. CARRO CHEIO É CARRO INSTÁVEL Ao carregar vários passageiros e bagagens, cheque a calibragem dos pneus recomendada pelo fabricante para preservar ao máximo a estabilidade do seu carro. Pneu calibrado corretamente mantém o equilíbrio do veículo, dá mais segurança em curvas e frenagens, economiza combustível e reduz a emissão de poluentes. Com o carro cheio, a aceleração, frenagem e aderência são reduzidas, exigindo mais cuidado nas ultrapassagens e atenção triplicada nas descidas de serra. A aceleração do veículo fica mais lenta. Por isso, se precisar ultrapassar, lembre-se: carro cheio leva mais tempo para atingir a velocidade. Além disso, a distância da parada pode aumentar em mais 10%. Por exemplo, se a 80 km/h é preciso 45 metros para parada total, com o veículo carregado são necessários 50 metros. Portanto, cuidado ao pegar a estrada com o carro cheio.

6 #06. redobre a atenção nas curvas #07. BAGAGEIRO CHEIO, BOLSO VAZIO As bagagens no teto do carro alteram o centro de gravidade do veículo. Isso faz com que o carro balance mais em curvas e mergulhe mais em frenagens. Redobre a atenção e reduza a velocidade. Além de influenciar a estabilidade do carro, o bagageiro cheio também deixará a conta do combustível em média 20% mais alta. Pense duas vezes antes de exagerar nas malas.

7 #08. CALIBRAGEM ESPERTA #09. sempre calibre os pneus e o estepe Faça a calibragem com os pneus ainda frios, logo que sair de casa. O aumento da temperatura do pneu leva a uma calibragem incorreta. Proteja sua família. Calibre na hora certa. Mantenha os pneus calibrados, inclusive o estepe. Quando mal calibrados, aumentam o consumo do carro, geram desgastes irregulares e reduzem o seu controle sobre o carro.

8 #10. MUITA CALMA NESSA HORA #11. mantenha sempre uma distância segura Se o pneu estourar com o carro em movimento, não pise no freio. Mantenha o carro em linha reta e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador. Quando tiver recuperado o controle do veículo, sinalize e cuidadosamente saia para o acostamento. Mantenha-se no mínimo a 2 segundos de distância do carro a sua frente. Isso assegura uma margem para evitar possíveis colisões e imprevistos. Zele pela sua segurança. Calma é fundamental.

9 #12. transporte animais em segurança Numa batida a 50 km/h, um cão de 22,5 kg é atirado contra o motorista a um peso de 684 kg. Agora imagine mais rápido, na estrada! Cuide do seu melhor amigo. há no mercado equipamentos com cinto de segurança para pets. A segurança dele pode salvar a sua vida. #13. LUGAR DE CRIANCINHA É NA CADEIRINHA NO BANCO DE TRÁS Leve recém-nascidos no bebê-conforto de costas para o painel. assim você protege a cabeça, o pescoço e a coluna do bebê em caso de freada brusca ou batida. Crianças de até 1,40 metro devem ir na cadeirinha. Ambos sempre no banco traseiro, presos no cinto de segurança de três pontos. Quem ama cuida.

10 #14. CAUTELA NA CHUVA #15. PÉ LEVE NA CHUVA Reduza a velocidade quando há água na pista. Com a pista molhada, a aderência do pneu diminui e deixa todos em risco. Fique ligado! Evite frear bruscamente, sobretudo se não tiver freio abs. As rodas podem travar e com isso o veículo derrapa na pista. Cuidado.

11 #16. NA CHUVA, ESGUICHE #17. VEJA E SEJA VISTO Quando começar a chuva, não use os limpadores sem água se o seu para-brisa estiver sujo. Use o esguicho de água e evite piorar a sua visibilidade. Fique esperto. Mantenha faróis, lanternas e luzes funcionando em perfeito estado. Na neblina, segurança é ser notado a distância. Providencie regularmente a revisão de toda a parte elétrica de seu veículo.

12 #18. NÃO EMBACE Evite o embaçamento dos vidros. Acione a ventilação, ou o ar-condicionado, ou mantenha os vidros parcialmente abertos. Assegure a boa visibilidade. #19. em caso de neblina, use sempre o farol baixo Na neblina, use sempre o farol baixo. A luz alta prejudica ainda mais a visibilidade, criando borrões na névoa, atrapalhando sua noção de distância. Não esqueça.

13 #21. NUNCA ACIONE O PISCA-ALERTA COM O CARRO EM MOVIMENTO #20. com neblina, nunca pare no acostamento Em caso de emergência, utilize a área externa do acostamento, estacionando sobre a grama, fora da estrada. Uma vez parado, acione o pisca-alerta. Fique seguro. No meio da neblina, jamais ligue o pisca-alerta quando estiver com o carro em movimento. Pisca-alerta ligado significa que o carro está parado. Fique atento.

14 #22. NÃO BATA PINO Sempre cheque o nível do óleo. É ele que lubrifica os componentes vitais e evita que seu veículo sofra danos graves por falta de lubrificação. Pegue estrada com segurança. #23. verifique o fluido de freio Fique de olho no fluido de freio. Sem ele, nem o melhor ABS do mundo pode salvar você. Cuidado.

15 #24. CHEQUE SEUS SINAIS DE EMERGÊNCIA Antes de pegar estrada, veja se triângulo, macaco e chave de roda estão em bom estado. Eles são fundamentais para sua segurança em caso de alguma emergência. #25. VIDRO LIMPO, BARRA LIMPA Limpe bem os vidros antes de pegar a estrada: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Numa ultrapassagem, pode fazer toda a diferença.

16 #27. fique atento à direção, não ao celular #26. celular ao volante, perigo constante Dirigir falando ao celular, ou mandando mensagens de texto, aumenta em 23 vezes o risco de acidentes. Chegue vivo e conte pessoalmente a sua novidade. Quando você atende o celular na estrada por apenas 2 segundos, o carro percorre até 60 metros sem a atenção do condutor. É espaço mais do que suficiente para muita coisa acontecer. Fique atento!

17 #28. FALHA MECÂNICA: MUITA CALMA NESSA HORA Se seu carro apresentar falha nos freios, use o motor para desacelerar o carro, mantendo-o engatado e tirando o pé do acelerador. Reduzindo gradativamente as marchas, a desaceleração é mais eficaz e segura. Dirija com segurança. #29. onde há fumaça pode haver fogo Se houver fumaça saindo do capô, tome cuidado: ao abri-lo, a entrada de ar pode elevar a chama e causar ferimentos. Muita atenção com emergências!

18 #30. MOTOR QUENTE? FIQUE FRIO #31. parou? sinalize Nunca jogue água fria sobre o motor quente. Você pode danificar bloco e cabeçote de forma definitiva. Seu bolso agradece. Em caso de pane ou acidente, coloque o triângulo de sinalização a pelo menos 50 metros do veículo e mantenha o pisca-alerta ligado. Assim, outros motoristas poderão ver o carro a tempo de desviar com antecedência e segurança. Fique sempre à frente do seu carro enquanto estiver esperando socorro e solicite a quem estiver com você que faça o mesmo. Sinalizar é prevenir!

19 #32. QUEBROU NA CURVA? ENTÃO QUEBRE O GALHO No caso de pane ou acidente perto de curvas, além do triângulo, sinalize o local com galhos de pequenos arbustos, por exemplo. Assim, os outros motoristas podem reduzir a velocidade e você reduz o risco de atropelamento ou colisão. #33. MOSTRE QUE VOCÊ TEM COISA BOA NA CABEÇA Acerte na escolha do capacete. Capacetes tipo coquinho são proibidos, e os abertos só podem ser utilizados com óculos de proteção. Acerte na mão e preserve a sua cabeça. Não dê chance ao azar.

20 #34. ESCOLHA O CAPACETE CERTO Os capacetes off-road não são indicados para usar em rodovias. Sua palheta superior segura o vento, e pode fazer com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem. Pense nisso. #35. seja visto. evite o ponto cego Ande sempre com o farol aceso e evite transitar no ponto cego dos veículos e em pisos com pouca aderência. Quem puder ver você, respeitará seu espaço.

21 #36. MENOS ACELERAÇÃO, MAIS SEGURANÇA #37. DÊ ESPAÇO A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva torna a pista escorregadia. Na chuva, não corra. Não encoste muito nos veículos a sua frente. Caso apareça um obstáculo na pista, o carro desvia e acaba sobrando pra você. Zele sempre pela segurança.

22 #39. ACOSTAMENTO, SÓ EM CASO DE EMERGÊNCIA #38. cuidado com a linha de pipa Use sempre o capacete e todos os equipamentos de segurança: instale na sua moto uma antena que previne acidentes com linhas de pipa. Pode salvar seu pescoço. além de ser proibido por lei, Trafegar pelo acostamento coloca em risco a sua vida e a de muitos pedestres. Fique fora do acostamento.

23 #41. sempre desça engrenado #40. MANTENHA DISTÂNCIA E ULTRAPASSE COM SEGURANÇA Ao ultrapassar grandes veículos, mantenha uma distância boa e segura (de pelo menos 2 metros), evitando que o forte deslocamento de ar causado por eles desestabilize a sua moto. A segurança é você quem faz. Descer ladeiras em ponto-morto coloca a segurança de todos em risco, além de ser proibido pelo código de trânsito. Na eventualidade de precisar pisar forte nos freios, seu grande esforço pode levar pastilhas e disco de freio ao superaquecimento, deixando o veículo totalmente sem freios. Sempre desça ladeiras e serra engrenado.

24 #43. Caminhoneiro não dorme no ponto #42. pedestre, respeite seu espaço Pedestres são proibidos de andar por viadutos, pontes ou túneis. Respeite seu lugar. Evite acidentes. Em viagens longas é bom evitar comidas muito pesadas e cargas de trabalho acima do indicado. Durante o trajeto, faça um intervalo a cada 4 horas por, aproximadamente, 30 minutos. Esteja sempre descansado e com o sono em dia. O risco é alto. Numa cochilada de 1 segundo a 80 km/h percorremos cerca de 22 metros, o que equivale a um prédio de oito andares. Isso é mais que o suficiente para o veículo sair da estrada e causar um grande acidente. Não brinque com o sono. Você pode não acordar.

25 #44. Caminhoneiro consciente respeita a velocidade #45. Atenção no peso da carga Ao transitar em velocidade acima do permitido, além da multa, você pode causar acidentes graves. Quando você duplica a velocidade, a distância de frenagem é multiplicada por quatro, tornando 4 vezes maior o risco de tombamento e colisões. respeite a sinalização de velocidade de cada via. Lembre-se de que um acidente de caminhão pode tirar muitas vidas. Inclusive a sua. Trafegar com excesso de carga prejudica a suspensão e a estabilidade do seu caminhão e é proibido por lei. Ao extrapolar, por exemplo, 30% do peso permitido da carga, você exige também 30% mais dos freios, dos pneus e da força do motor. A temperatura aumenta proporcionalmente, você gasta mais combustível, altera o centro de gravidade e aumenta o risco de tombamentos na estrada. Depois de todos esses prejuízos, você ainda pode ser multado e ter sua carga confiscada no local. Portanto, fique atento e só saia com o caminhão no peso permitido para o seu tipo de veículo. E com todos os eixos ativados.

26 AS dicas de segurança ecorodovias contam com o apoio de Roberto Manzini fazem parte desta campanha todas as concessões rodoviárias do grupo ecorodovias Dicas de segurança salvam vidas. E para repassá-las de maneira ainda mais consciente e responsável, o Grupo EcoRodovias contou com a ajuda de Roberto Manzini. A parceria entre o Grupo e Manzini, também psicólogo e especialista em direção defensiva, pilotagem esportiva e instrução*, acontece com um objetivo único: ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito nas estradas de todo o país. 101 Compartilhe nossas dicas com seus amigos, filhos, pais e conhecidos. Não só os motoristas de qualquer veículo, mas também pedestres e crianças. Precisamos nos informar, respeitar os limites, as regras e envolver a todos. Assim, criamos uma educação na direção permanente. Por isso, apoio essa iniciativa do Grupo EcoRodovias. Se esta parceria ajudar a salvar uma vida, já terá valido a pena, diz Roberto Manzini. Para obter mais informações sobre dicas que podem salvar vidas, acesse a nossa página no Facebook: Tenha consciência e compartilhe! * Roberto Manzini também é membro do CEDATT (Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte) e professor de pós-graduação do curso de Medicina do Tráfego na USP. ajudando o brasil a chegar ao futuro

27 # /EcorodoviasSemAcidentes acesse e compartilhe ajudando o brasil a chegar ao futuro

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio Dicas para segurança no trânsito realização apoio 1 Dicas de viagem segura. Viajar sozinho ou com toda a família requer certas responsabilidades. Aqui você encontrará várias recomendações para uma viagem

Leia mais

Campanha de direção defensiva

Campanha de direção defensiva Riscos, perigos e acidentes Em tudo o que fazemos há uma dose de risco: seja no trabalho,quando consertamos alguma coisa em casa, brincando, dançando,praticando um esporte ou mesmo transitando pelas ruas

Leia mais

Lubritec Distribuidora de Lubrificantes Ltda

Lubritec Distribuidora de Lubrificantes Ltda Ver. 4.0 Data Out/2010 Vigência: Out/2011 1 Prezado colaborador, Este manual foi elaborado visando transmitir algumas noções de segurança no trânsito. Desejamos que os nossos colaboradores e pessoas ligadas

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (Conduzir em Segurança)

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (Conduzir em Segurança) Condução consciente A condução consciente e tranquila depende em grande parte de quem está ao volante. Cada um tem a responsabilidade de melhorar a sua segurança e a dos outros. Basta estar atento e guiar

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro?

2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro? 1 Quais são os 5 elementos da direção defensiva? 2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro? 3 O que significa DIREÇÃO DEFENSIVA? 4 Cite um exemplo de condição adversa

Leia mais

PROJETO SEGURANÇA PÚBLICA - MUTIRÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO EM RORAIMA

PROJETO SEGURANÇA PÚBLICA - MUTIRÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO EM RORAIMA PROJETO SEGURANÇA PÚBLICA - MUTIRÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO EM RORAIMA Conjunto de ações que oferece aos cidadãos roraimenses informações sobre segurança pública no trânsito com vista à prevenção da violência,

Leia mais

Você no Trânsito Criança

Você no Trânsito Criança Você no Trânsito Criança Elas são habituais companheiras de viagem no veículo pelo menos duas vezes por dia. São transportadas da casa para a escola, da escola para a casa, para o dentista, médico, natação,

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

Direção Defensiva 1. Plano de Aula Teórica do Curso de Formação de Condutores

Direção Defensiva 1. Plano de Aula Teórica do Curso de Formação de Condutores Direção Defensiva 1 Compreender as principais causas de acidentes de trânsito. Identificar os principais envolvidos em acidentes de trânsito. Introdução Introdução. Estatísticas. Responsabilidade. sobre

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? Abril - 2014 1 2 O que é o Direção Positiva? O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos

Leia mais

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem!

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem! Olá, Mamãe! Esta cartilha é um presente pra você. Uma forma de ajudá-la a desempenhar uma das funções mais importantes da sua vida: justamente a tarefa de ser mãe. Cada vez mais, além de cuidar da saúde

Leia mais

Vamos começar pelas recomendações mais gerais e obrigatórias.

Vamos começar pelas recomendações mais gerais e obrigatórias. Normas gerais de circulação ABETRAN Detalhadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em mais de 40 artigos, as Normas Gerais de Circulação e Conduta merecem atenção especial de todos os usuários da

Leia mais

Resumo de Convenções de Deslocamento Motociclístico

Resumo de Convenções de Deslocamento Motociclístico Resumo de Convenções de Deslocamento Motociclístico Você foi convidado a rodar com o Twister Moto Clube! Evento: Dia: Ponto de Encontro: Hora: Além de uma honra, esta será também uma grande responsabilidade

Leia mais

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segurança e Saúde Ocupacional. Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho Segurança e Saúde Ocupacional Comunicação e Prevenção de Acidentes de Trabalho 1ª Edição 2015 Principais orientações relacionadas ao acidente de trabalho Você sabe o que é um acidente de trabalho? É o

Leia mais

CINTO DE SEGURANÇA. Engº MARCUS ROMARO, MSc Consultoria Automotiva Fone: (19) 9654.8013 E-Mail: mr.romaro@gmail.com

CINTO DE SEGURANÇA. Engº MARCUS ROMARO, MSc Consultoria Automotiva Fone: (19) 9654.8013 E-Mail: mr.romaro@gmail.com CINTO DE SEGURANÇA SEGURANÇA VEICULAR Durante muito tempo, Segurança e Automóvel não eram considerados parceiros Consumidores, vendedores e usuários não se lembravam disto na ocasião da compra de um veículo

Leia mais

Dirigir na Nova Zelândia

Dirigir na Nova Zelândia Dirigir na Nova Zelândia PORTUGUÉS Para dirigir na Nova Zelândia é preciso saber que: dirigimos no lado esquerdo da estrada o uso do telefone celular ao dirigir é ilegal. Para fazer uma viagem segura e

Leia mais

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura.

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura. Visão Geral Família e Passageiros: Roupas Reflexivas Quanto mais claro e brilhante, melhor! É isso mesmo, quanto mais brilhante e clara for sua roupa, melhor são suas chances de ser visto. Segurança Pessoal:

Leia mais

COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE AGRONOMIA LTDA.

COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE AGRONOMIA LTDA. Manual de Uso de Veículo Respeito a Vida! TERMO DE RECEBIMENTO R ecebi da Cooperativa de Trabalho dos P r o f i s s i o n a i s d e A g r o n o m i a L t d a. UNICAMPO, o MANUAL DE USO DO VEÍCULO e após

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. O condutor de um veículo, quando do embarque e o desembarque de seus passageiros, deve cuidar para que isto ocorra sempre: A) Do lado da calçada. B) Pela esquerda. C) Pelo

Leia mais

Fazer as costelas de vários mini saltos, pular em uma e quando cair pular em outra e assim em diante.

Fazer as costelas de vários mini saltos, pular em uma e quando cair pular em outra e assim em diante. Concentração e Atenção são as palavras chaves para uma pilotagem segura. Embora tenham a moto adequada, muitos pilotos apresentam deficiências, especialmente de postura, na hora de frenagem e na escolha

Leia mais

BLOCO DO BAFÔMETRO NAS RODOVIAS

BLOCO DO BAFÔMETRO NAS RODOVIAS BLOCO DO BAFÔMETRO NAS RODOVIAS Brasília, 07 de fevereiro - A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar ainda mais a fiscalização de embriaguez ao volante durante a operação Carnaval, que começa à zero

Leia mais

Dicas de Segurança. www.azesgospel.com.br

Dicas de Segurança. www.azesgospel.com.br Dicas de Segurança www.azesgospel.com.br Introdução Noções básicas para se andar em grupo Conversação por sinais; Atenção ao retrovisor; Atenção à distância entre as motocicletas; Bom desenvolvimento no

Leia mais

O seguro de automóvel pela via da informação.

O seguro de automóvel pela via da informação. O seguro de 2 Guarde este guia no seu porta-luvas. O seguro de A Fenaseg Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização é uma instituição que congrega e representa as companhias

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS

MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS MANUTENÇÃO, PEÇAS E PNEUS PARA EMPILHADEIRAS SÃO AS NOSSAS ESPECIALIDADES, QUALIDADE É O NOSSO MAIOR OBJETIVO PEÇAS E PNEUS PARA EMPILHADEIRAS SÃO AS NOSSAS ESPECIALIDADES

Leia mais

Normas gerais de circulação e conduta

Normas gerais de circulação e conduta Normas gerais de circulação e conduta É muito importante a leitura do Capítulo III Normas Gerais de Circulação e Conduta, que vai dos artigos 26 ao 67, contidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia mais

SKATE ELÉTRICO MANUAL DE INSTRUÇÕES. Leia atentamente este Manual, antes de usar seu SKATE ELÉTRICO. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas.

SKATE ELÉTRICO MANUAL DE INSTRUÇÕES. Leia atentamente este Manual, antes de usar seu SKATE ELÉTRICO. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SKATE ELÉTRICO MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia atentamente este Manual, antes de usar seu SKATE ELÉTRICO. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SEVEN SKATE ELÉTRICO SAC: (11) 5660.2600 Uso doméstico

Leia mais

Família e Passageiros

Família e Passageiros Visão Geral Família e Passageiros: Como escolher um veículo para a família? Em primeiro lugar, você tem que decidir o que você realmente quer. Você quer um utilitário (SUV), uma minivan ou um veículo de

Leia mais

Segurança dos Pneus. Data de validade

Segurança dos Pneus. Data de validade Segurança dos Pneus Dirigimos diariamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais importantes do automóvel, O PNEU. Veja a seguir como ler e entender a fabricação e o uso correto de um pneu.

Leia mais

5 km/h a mais, uma vida a menos

5 km/h a mais, uma vida a menos 5 a mais, uma vida a menos Respeite os limites de velocidade www.fundacionmapfre.com.br O excesso de velocidade não acontece por acidente, é uma escolha. Na correria do dia-a-dia, vivemos apressados e,

Leia mais

Como conhecer e cuidar melhor do seu carro!

Como conhecer e cuidar melhor do seu carro! A cada 10 mil km: Trocar o fluido do freio;* Trocar os filtros de ar, de combustível, do ar condicionado;* Trocar o óleo do motor (sintético) e filtro do óleo;* A cada 15 mil km Verificar as velas de ignição

Leia mais

Tabela das Multas. Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades R$ 191,54 R$ 574,61

Tabela das Multas. Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades R$ 191,54 R$ 574,61 Tabela das Multas 7 pontos na CNH Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades Dirigir com a carteira já vencida há mais de 30 dias Recolhimento da carteira e retenção do veículo Não reduzir a

Leia mais

Como conhecer e cuidar melhor do seu carro!

Como conhecer e cuidar melhor do seu carro! Guia Como conhecer e cuidar melhor do seu carro! Segurança e Bem-estar! Você acaba de assistir a uma palestra sobre como conhecer e cuidar melhor do seu carro. Para que não se esqueça de alguns itens importantes,

Leia mais

Nunca use a empilhadeira se não tiver sido devidamente instruído e autorizado para usar esse tipo particular de empilhadeira.

Nunca use a empilhadeira se não tiver sido devidamente instruído e autorizado para usar esse tipo particular de empilhadeira. Nunca use a empilhadeira se não tiver sido devidamente instruído e autorizado para usar esse tipo particular de empilhadeira. Respeite a capacidade de carga da empilhadeira e de outras eventuais aparelhagens.

Leia mais

SEGURANÇA. Segurança... 1. Corpo Do Skate... 2. Como Ligar... 3. Ligar as Luzes... 3. Para Acelerar e Freiar... 4. Mudar a Velocidade...

SEGURANÇA. Segurança... 1. Corpo Do Skate... 2. Como Ligar... 3. Ligar as Luzes... 3. Para Acelerar e Freiar... 4. Mudar a Velocidade... Skate Elétrico 800W Segurança... 1 Corpo Do Skate... 2 Como Ligar... 3 Ligar as Luzes... 3 Para Acelerar e Freiar... 4 Mudar a Velocidade... 4 Instalando os Foot Straps (Tira para os pés)... 4 Recarga

Leia mais

Dirigir ecologicamente com

Dirigir ecologicamente com Global Training. The finest automotive learning rpm x 100 Dirigir ecologicamente com PREFÁCIO Convidamos você para participar: - Treinamento de Condução Econômica, transmitindo-lhe conhecimento sobre uma

Leia mais

CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS ADVERSAS

CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS ADVERSAS As condições meteorológicas que caracterizam o Outono e o Inverno são fator de risco acrescido na condução. Há pois que adaptar a condução ao estado do tempo. Chuva, nevoeiro, gelo e neve alteram substancialmente

Leia mais

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos.

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. NO CARRO Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando

Leia mais

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010 9. Velocidade e distância de parada Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN A velocidade é um dos maiores fatores de risco

Leia mais

Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança

Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança Segurança nas estradas Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança Informação à imprensa 21 de novembro de 2012 Solução integrada da Mercedes-Benz inclui a oferta de itens de avançada

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

COMO ESTÁ SEU CARRO?

COMO ESTÁ SEU CARRO? INTRODUÇÃO Todos os dias milhares de pessoas morrem ou entram para o número de inválidos causados por acidentes de trânsito. A causa todos já conhecem: Alcoolismo, falta de perícia, imprudência entre outras.

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

Informações aos Utentes

Informações aos Utentes Informações aos Utentes Informações aos Utentes Nos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, o Inverno é um desafio para os condutores. A segurança é uma prioridade da Estradas de Portugal, na

Leia mais

ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETAS

ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETAS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETAS Posicionamento da Moto Distância de Segurança Dois segundos entre você, o veículo da frente e o de trás Comunicar as suas intenções Evitar os pontos cegos/ ângulos

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 4 Regras de Trânsito 4-1 Regras de trânsito no Japão No Japão, as regras de trânsito são estabelecidas respectivamente para, automóveis e motos, bicicletas. Recomenda-se a assimilação rápida e correta

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUNTAÇÕES... 2 3.1 DO VEÍCULO... 2 3.2 DO CONDUTOR... 2 4. TREINAMENTOS... 2 5. PRATICAS SEGURAS

Leia mais

11. Use sempre o cinto de segurança

11. Use sempre o cinto de segurança 11. Use sempre o cinto de segurança Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental O funcionamento do cinto foi descrito em detalhe na aula 10. A finalidade desta aula é insistir sobre

Leia mais

Manual de Instruções. Carreta Agrícola

Manual de Instruções. Carreta Agrícola Manual de Instruções Carreta Agrícola Parabéns! Você acaba de adquirir um produto de qualidade, desenvolvido com a mais alta tecnologia TRAPP. Este produto lhe proporcionará rapidez e eficiência nos trabalhos,

Leia mais

Regras de Trânsito do Japão

Regras de Trânsito do Japão Regras de Trânsito do Japão (Versão para pedestres e bicicletas) ~ Para não sofrer acidentes de trânsito ~ Supervisão: Polícia da Província de Gifu Edição / Publicação: Província de Gifu Regras básicas

Leia mais

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES O Rallye da Independência, que terá em 2014 sua 25ª edição, é uma prova de regularidade absoluta com médias de velocidades preestabelecidas, passando por percurso desconhecido,

Leia mais

Ver e ser visto no trânsito

Ver e ser visto no trânsito matéria de capa Ver e ser visto no trânsito CESVI realizou estudo para apontar as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite Por José Antonio Oka Segurança Viária Ver

Leia mais

Direção defensiva. Trânsito seguro é um direito de todos! Introdução. Educando com valores. Riscos, perigos e acidentes

Direção defensiva. Trânsito seguro é um direito de todos! Introdução. Educando com valores. Riscos, perigos e acidentes Direção defensiva Introdução Educando com valores O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social

Leia mais

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares

Limpeza e manutenção. Conheça a Minicadeira para Carro. Informações complementares Conheça a Minicadeira para Carro Tira de cinto de segurança para os ombros Tira de ajuste Guarde este manual de instruções para eventuais consultas. 2 Alça para carregar Botão de ajuste na alça Em todos

Leia mais

10 dicas para perder o medo de dirigir

10 dicas para perder o medo de dirigir 10 dicas para perder o medo de dirigir 1. Pratique mais O medo da direção muitas vezes se dá pela inexperiência da pessoa com um automóvel, portanto é de praxe que ocorram mais tentativas de treino em

Leia mais

Renovação da CNH. Conteúdo e Provas Simuladas. Elaborado pela equipe da. Coordenadoria de Educação do DETRAN-RJ

Renovação da CNH. Conteúdo e Provas Simuladas. Elaborado pela equipe da. Coordenadoria de Educação do DETRAN-RJ Renovação da CNH Conteúdo e Provas Simuladas Elaborado pela equipe da Coordenadoria de Educação do DETRAN-RJ Orientação Pedagógica: Manoela Morgado Ilustração e Diagramação: Rômulo Tavares agosto/ 2014

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando estiver

Leia mais

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. 1 OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Operação; Inspeção; Qualificação do operador. 2 INTRODUÇÃO GENERALIDADES Existem basicamente

Leia mais

Assinale a alternativa correta: a) VVFF b) FVVF c) VFFV d) FVVV e) FVFV

Assinale a alternativa correta: a) VVFF b) FVVF c) VFFV d) FVVV e) FVFV MOTORISTA 1. Considere as seguintes qualidades de um bom condutor de veículos: I. É capaz de compreender as limitações dos outros que estão no trânsito. II. Exime-se de responsabilidades frente a situações

Leia mais

Secretaria do Planejamento e Gestão. Manual

Secretaria do Planejamento e Gestão. Manual Secretaria do Planejamento e Gestão Manual Manual de Abastecimento da Frota Introdução O presente manual tem por finalidade orientar os usuários sobre seus deveres, instruir como proceder nas diversas

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

MANUAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO MANUAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO MANUAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO SUMÁRIO 1. NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO 5 2. INFRAÇÃO E PENALIDADE 9 3. RENOVAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO 11 4. DIREÇÃO DEFENSIVA

Leia mais

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança.

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. VIAGENS Cuidados com a sua casa durante a viagem Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, elas

Leia mais

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES 1 FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES Londrina (PR) 2009 Caro cidadão londrinense: 2 Londrina quer um trânsito mais seguro. E convida você para entrar nesta campanha. Esta cartilha traz informações sobre como

Leia mais

GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS

GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS Começar a pedalar é uma ó ma opção para quem se preocupa com o meio ambiente e com a sua própria saúde. Mas, antes das primeiras pedaladas, é preciso seguir alguns passos

Leia mais

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO.

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. CUIDADO NO TRANSITO MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. AS CRIANÇAS DEVEM RESPEITAR PARA OS LADOS DEVEM OLHAR. SE NÃO VIER NENHUM AUTOMÓVEL

Leia mais

Vícios e Manias ao Volante

Vícios e Manias ao Volante Vícios e Manias ao Volante EMBREAGEM Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema

Leia mais

- Responsabilidades do Motorista -

- Responsabilidades do Motorista - NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS OFICIAIS - Responsabilidades do Motorista - 1. Operar conscientemente o veículo, obedecidas as suas características técnicas, e observando rigorosamente

Leia mais

Direção defensiva. Trânsito seguro é um direito de todos

Direção defensiva. Trânsito seguro é um direito de todos CONTRA-CAPA Direção defensiva Trânsito seguro é um direito de todos MAIO 2005 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Presidente da República MINISTÉRIO DAS CIDADES OLÍVIO DUTRA Ministro

Leia mais

TF-830 MOTOCICLETA. Leia cuidadosamente antes do uso

TF-830 MOTOCICLETA. Leia cuidadosamente antes do uso TF-830 MOTOCICLETA Leia cuidadosamente antes do uso Leia este manual cuidadosamente antes de usar este produto. O manual o informará como operar e montar o produto de uma forma correta para que nenhuma

Leia mais

Módulo 17- Prática III. Disciplina: Direção Operacional

Módulo 17- Prática III. Disciplina: Direção Operacional Neste capítulo, serão apresentados os conceitos de Legislação especifica para motoristas de veículos que circulam e atuam em situação de emergência, Direção Defensiva, Ofensiva e Evasiva, os elementos

Leia mais

SEGURANÇA PESSOAL ÁREAS DE ALTO RISCO. Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA

SEGURANÇA PESSOAL ÁREAS DE ALTO RISCO. Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO Dicas para não se tornar uma vítima da VIOLÊNCIA URBANA A segurança e o bem-estar de todos por um Guaporé melhor a cada dia. MUNICÍPIO DE GUAPORÉ Av. Silvio Sanson,

Leia mais

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Manual para Instalação e Operação Design de simulação de motocicleta Funções para frente e para trás Função de reprodução de música na parte frontal O produto

Leia mais

Actros 2646 6x4. Actros 2546 6x2. Equipamentos de série. Aplicações. Aplicações

Actros 2646 6x4. Actros 2546 6x2. Equipamentos de série. Aplicações. Aplicações Equipamentos de série (mais os itens da cabina ) Segurança (mais os itens das cabinas e ) Ar-condicionado Suspensão traseira pneumática Freios a Disco Eletrônico; ABS (Antibloqueio das Rodas); ASR (Controle

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE DIREÇÃO DEFENSIVA

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE DIREÇÃO DEFENSIVA Dirigir na defensiva significa: 1 ter muita habilidade no volante. 2 preocupar-se somente com o seu veículo, sabendo que os outros motoristas são cuidadosos. 3 ser preventivo, atencioso e respeitador das

Leia mais

Energia nos Transportes! Co-financiado por:

Energia nos Transportes! Co-financiado por: Energia nos Transportes! O Projecto Ferreira Sustentável - Energia Projecto -Ferreira Energia Plano Nacional para a Eficiência Energética Portugal Eficiência 2015 Energia nas Escolas Energia nos Transportes

Leia mais

Concurso de Motorista - 2014

Concurso de Motorista - 2014 PORTUGUÊS MATEMÁTICA 01 QUESTÃO Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta na divisão silábica. A ( ) par aná; sá-ba-do. B ( ) ó cu-los; sa-la-da. C ( ) ci-garro; ca-na. D ( ) Todas

Leia mais

REGULAMENTOS E MANUAL PROVA DE RESISTÊNCIA CBM PROGRAMA HIPERAÇÃO

REGULAMENTOS E MANUAL PROVA DE RESISTÊNCIA CBM PROGRAMA HIPERAÇÃO REGULAMENTOS E MANUAL PROVA DE RESISTÊNCIA CBM PROGRAMA HIPERAÇÃO INFORMAÇÒES DE PROVAS BOAS PRÁTICAS AO MOTOCICLISMO REGULAMENTOS DE PROVA ETAPAS DE CERTIFICAÇÃO Programa CBM HIPERAÇÃO Nosso propósito

Leia mais

3/4. APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras

3/4. APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras 3/4 APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras Prezados Colaboradores O tema abordado nesta edição é sobre empilhadeiras. Após analisar os relatórios dos acidentes, as informações dos trabalhadores,

Leia mais

Equipamentos de segurança

Equipamentos de segurança Equipamentos de segurança Airbag Cinto de segurança Cadeirinha para criança 1 cartilha.indd 1 6/8/2010 19:29:28 Para que correr riscos? O hábito do uso do cinto de segurança no banco da frente já é um

Leia mais

BICICLETA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO

BICICLETA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO BICICLETA ELÉTRICA MANUAL DO USUÁRIO PREFÁCIO Obrigado por adquirir uuma Bicicleta Eletrica TK3. A Bicicleta Elétrica TK3 é montada com peças e componentes de qualidade. Ela possui baixo consumo de energia,

Leia mais

Condução Económica e Ecológica CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA. Maj TTrans Freitas Lopes

Condução Económica e Ecológica CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA. Maj TTrans Freitas Lopes CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA Maj TTrans Freitas Lopes A preocupação com a sinistralidade rodoviária e a intenção de reduzir a sua incidência motivaram, e motivam ainda hoje, a necessidade da prática

Leia mais

Empilhadeira. Empilhadeira. O que é empilhadeira? Princípio de funcionamento 07/04/2008

Empilhadeira. Empilhadeira. O que é empilhadeira? Princípio de funcionamento 07/04/2008 Empilhadeira Empilhadeira Operador: Pessoa habilitada e treinada, com conhecimento técnico e funcional do equipamento. É o responsável direto pela segurança da operação, pessoas e demais bens interligados

Leia mais

Motoboy. Segurança e Saúde no Trabalho: prevenção de acidentes no trânsito

Motoboy. Segurança e Saúde no Trabalho: prevenção de acidentes no trânsito MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO FUNDACENTRO FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Motoboy Segurança e Saúde no Trabalho: prevenção de acidentes no trânsito Motoboy Segurança

Leia mais

Direção defensiva. Trânsito seguro é um direito de todos

Direção defensiva. Trânsito seguro é um direito de todos CONTRA-CAPA Direção defensiva Trânsito seguro é um direito de todos MAIO 2005 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Presidente da República MINISTÉRIO DAS CIDADES OLÍVIO DUTRA Ministro

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO. Página 1- Indicações de uso AVISOS!

MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO. Página 1- Indicações de uso AVISOS! MANUAL DO USUÁRIO MINI- MOTO Página 1- Indicações de uso AVISOS! *Não é permitido para pessoas que não entenderam o manual de instruções, dirigirem a mini-moto. *Deve ser utilizado a mistura de gasolina

Leia mais

Manual de Operação e Manutenção ADVERTÊNCIA

Manual de Operação e Manutenção ADVERTÊNCIA Manual de Operação e Manutenção LG958L/LG959 ADVERTÊNCIA Os operadores e o pessoal de manutenção devem ler este manual com cuidado e entender as instruções antes de usar a carregadeira de rodas, para evitar

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA MOTORISTA CLASSE B (CÓD. 101)

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA MOTORISTA CLASSE B (CÓD. 101) Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 01 a 05. TEXTO: 5 10 O trabalho é uma atividade própria do ser humano enquanto ser social. No Brasil, o deslocamento interno de produtos

Leia mais

Freios ABS SISTEMA DE FREIO ABS. HISTÓRIA DO sistema DE FREIO ABS. FUNCIONAMENTO DO sistema DE FREIO ABS

Freios ABS SISTEMA DE FREIO ABS. HISTÓRIA DO sistema DE FREIO ABS. FUNCIONAMENTO DO sistema DE FREIO ABS Freios ABS SISTEMA DE FREIO ABS Um veículo equipado com um sistema de freios convencionais, durante uma situação dedesaceleração de emergência, produzirá marcas de frenagem sobre a pista. Conhecendo o

Leia mais

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUES 1. Leia o texto e observe com atenção os espaços em branco: relação do homem com ele mesmo, com os outros e com natureza precisa ser construída como território

Leia mais

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

DICAS DE SEGURANCA, SAIBA COMO AGIR DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA DICAS DE SEGURANCA, COMO SE PREVINIR COMO IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO O QUE FAZER SAIBA COMO AGIR RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA QUERIDOS ALUNOS E

Leia mais

12APOSTILA DIREÇÃO DEFENSIVA

12APOSTILA DIREÇÃO DEFENSIVA 12APOSTILA DIREÇÃO DEFENSIVA Caros Colegas, Há algum tempo a BSM vem alertando aos seus colaboradores sobre a importância da Direção Defensiva na prevenção dos acidentes de trânsito. Este ano, esse tema

Leia mais

Eu tenho a força! Será?

Eu tenho a força! Será? A UU L AL A Eu tenho a força! Será? Várias vezes vemos na televisão alguém gritando Eu tenho a força e, então, começa uma verdadeira pancadaria! Logo o super-herói sai do meio da confusão tirando pó do

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? JUNHO - 2015 1 2 O que é o Direção Positiva? Projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivo: Contribuir com a redução dos acidentes

Leia mais

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Modelo JACARANDA VBX14 Os Direitos autorais pertencem a VB IMPORTAÇAO LTDA proibindo a reprodução sem previa autorização Obrigado por escolher a VERDE BIKE.

Leia mais

Aqui você encontrará dicas para manutenção preventiva de seu carro, para que este esteja sempre em ordem.

Aqui você encontrará dicas para manutenção preventiva de seu carro, para que este esteja sempre em ordem. Aqui você encontrará dicas para manutenção preventiva de seu carro, para que este esteja sempre em ordem. É importante ressaltar a realização da manutenção preventiva, além prevenir reparos inesperados,

Leia mais

Cartilha do Ciclista Urbano

Cartilha do Ciclista Urbano Cartilha do Ciclista Urbano Ciclistas de SJC ciclistas.sjc@gmail.com www.facebook.com/ciclistas.sjc O Que Q é o Que? Ciclovia São espaços segregados para o fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro O Código de Trânsito Brasileiro estipula competência a setores federais, estaduais e municipais, para aplicar as penalidades de acordo com as infrações que o cidadão cometeu.

Leia mais

WWW.GARAGEM83.COM.BR

WWW.GARAGEM83.COM.BR 1º EVENTO: DOMINGO - 15/03/2015 (APENAS TRACK DAY); 2º EVENTO: DOMINGO - 26/04/2015 (JUNTO COM MARCAS & PILOTOS); 3º EVENTO: DOMINGO - 17/05/2015 (APENAS TRACK DAY); 4º EVENTO: DOMINGO - 26/07/2015 (JUNTO

Leia mais