12.608/2012, 895/ /2010 SINDEC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "12.608/2012, 895/ /2010 SINDEC"

Transcrição

1 - Lei Federal 5.194/ Lei Federal 6.496/ Lei Federal / Lei Federal 8.666/l993 - Lei Federal 8.078/1990 CDC - Lei Estadual-RS / Normas sobre sistema de prevenção e proteção contra incêndio - Decreto Municipal POA /2012 Manutenção e conservação das edificações - A Lei Municipal Sta. Maria 3.301/ Prevenção e proteção contra incêndios - Lei Federal /2012, Decreto Lei 895/1993 e Decreto 7.257/2010 SINDEC - Sistema Nacional de Defesa Civil: a atividade de defesa civil está associada à noção de desastre ou calamidade pública, e por sua vez, pressupõe danos ao eco sistema (danos humanos, materiais ou ambientais) e consequentes prejuízos econômicos e sociais, e nenhuma delas trata de incêndio em edificações. - Existem aproximadamente 64 normas da ABNT tratando do tema Incêndio (projetos, materiais, equipamentos, execução e procedimentos). - A ABNT é uma entidade privada sem fins lucrativos, sendo único fórum

2 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS SOBRE DEFESA CIVIL E SEGURANÇA DAS EDIFICAÇÕES De acordo com a Constituição Federal, art. 22, XXI e XXVIII, compete à União legislar sobre defesa civil: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:... XXVIII defesa territorial, defesa aeroespacial, defesa marítima, defesa civil e mobilização nacional;... Art A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:... V polícias militares e corpos de bombeiros militares.... 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

3 Entende-se que a definição de normas edilícias deve ser entendida em princípio como competência municipal. Segundo a Constituição Federal: Art. 30. Compete aos Municípios: I legislar sobre assuntos de interesse local;... Há quem considere que as normas edilícias integram o direito urbanístico, que, segundo a Constituição Federal, integrarão campo da competência legislativa concorrente da União, dos Estados e Distrito Federal (art. 24, inciso I, da CF 1988). Isso implica que União, Estados e Municípios disporão sobre o tema, já que o texto Constitucional também assegura aos municípios promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano (art. 30, inciso VIII, da CF 1988). No âmbito da competência concorrente, o papel da União será o de traçar normas gerais, que serão complementadas pelas leis estaduais e municipais. Não havendo lei federal sobre determinado assunto, os Estados poderão exercer a competência legislativa plena, no atendimento de suas necessidades, porém, a posterior adição de uma lei federal suspende a eficácia da lei estadual, naquilo em que esta lhe for contrária.

4 Mesmo que aceite uma leitura das normas edilícias como insertas no campo do direito urbanístico, geram-se dificuldades evidentes para a admissibilidade de leis de aplicação nacional disciplinando edificações. As realidades locais são distintas para que a União possa passar a legislar, por exemplo, sobre dimensões mínimas de cômodos, altura de edificações e seu afastamento das divisas dos limites dos terrenos, usos admissíveis etc. Essas matérias deverão seguir o plano diretor municipal e a legislação dele decorrente, até mesmo por força do disposto no art. 182, 1º e 2º, da Constituição. Está expresso na Constituição Federal que o plano diretor é o principal parâmetro da política de desenvolvimento urbano. Em geral, as regras sobre edificações serão consideradas como afetas ao interesse local. Outro aspecto a ser considerado é que a emissão do alvará de construção da edificação, da carta de habite-se e de outros documentos assemelhados são atribuição da municipalidade. Eles podem ser considerados genericamente como tipos de licença urbanística. Para a emissão das licenças nesse campo, a municipalidade exige, no mínimo, que o projeto e a obra das edificações tenham os devidos responsáveis técnicos, devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA ou no Conselho Regional de Arquitetura CRA. Deve-se explicar que esses conselhos não têm poder de fiscalização em relação às edificações em si. O seu papel essencial é fiscalizar se os projetos e obras, reformas inclusive, estão acompanhados por profissional devidamente habilitado.

5 A Lei (estadual) /1997 estabelece normas sobre sistemas de prevenção e proteção contra incêndios. Fica disposto que todos os prédios comerciais, industriais, de diversões públicas e edifícios residenciais com mais de uma economia (unidade residencial) e mais de um pavimento, deverão possuir plano de prevenção e proteção contra incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Nos municípios em que haja destacamento do Corpo de Bombeiros, prevê-se inspeção anual nos prédios considerados de risco grande e médio, e a cada dois anos nos prédios considerados de risco pequeno. A não apresentação ou a instalação em desconformidade com o plano gerarão advertência, multa e interdição. Fica expressa, também, a prerrogativa de os bombeiros evacuarem ou interditarem prédios que ofereçam risco de incêndio ou desabamento. A Lei (municipal) 3.301/1991 de Santa Maria trata especificamente da prevenção e proteção contra incêndios. Fica estabelecido que a prefeitura não poderá fornecer licença definitiva de construções e o habite-se sem a aprovação do projeto das medidas de prevenção e proteção contra incêndio e respectiva vistoria pelo 4º Grupamento de Incêndio (4º GI). As reformas passam pelas mesmas exigências das relativas aos projetos de novas edificações quanto à prevenção e proteção contra incêndios. Restringindo a nossa abordagem apenas aos entes políticos, percebe-se que a Constituição Federal brasileira adotou a repartição de competências entre as unidades federadas, considerando a predominância do interesse de cada um. Desse modo, cabem: - à União, as competências de caráter geral (art. 21, I a XXV, CF);

6 PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇÃO Em consulta à página eletrônica da Câmara dos Deputados em , foram identificados dezessete projetos de lei em tramitação que tratam de normas de segurança para o funcionamento de locais em que ocorra aglomeração de pessoas e matérias correlatas. A maioria dos projetos trata de aspectos pontuais: contratação de seguro, manutenção de elevadores em edifícios, crime de improbidade administrativa e crime de responsabilidade dos Prefeitos, brigadas de incêndio voluntárias, vistoria de edificações, normas de funcionamento de estabelecimentos que prestam atendimento integral institucional a idosos, segurança de parques de diversão e segurança de escadas, rampas e ressaltos. Essas proposições estão apresentadas na Tabela 1.

7 Tabela 1. Projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que dispõem sobre normas de segurança para o funcionamento de locais destinados a atividades que envolvam aglomeração de pessoas.

8

9

10 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 491, DE 2011 Determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE). O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei cria a exigência da inspeção prévia e periódica em edificações, destinada a verificar as condições de estabilidade, segurança construtiva e manutenção. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, edificação é o conjunto formado por qualquer obra de engenharia da construção, concluída e entregue para uso, com seus elementos complementares, como sistemas de ar-condicionado, geradores de energia, elevadores, escada rolante, subestação elétrica, caldeiras, instalações elétricas, montacargas, transformadores, entre outros. Art. 3º Toda edificação está sujeita às inspeções periódicas de que trata essa Lei, exceto barragens e estádios de futebol, por estarem abrangidos por legislação específica. Art. 4º O objetivo da inspeção é efetuar o diagnóstico da edificação por meio de vistoria especializada, utilizando-se de laudo para emitir parecer acerca das condições técnicas, de uso e de manutenção, com avaliação do grau de risco à segurança dos usuários.

11 Art. 5º A periodicidade das inspeções nas edificações será determinada em função de seu tempo de construção, e obedecerá ao seguinte parâmetro: a cada cinco anos, para edificações a partir de trinta anos. Parágrafo único. O órgão responsável pela fiscalização e controle das inspeções, estabelecidas no art. 1º desta Lei, determinará os casos em que a periodicidade das inspeções poderá ser ampliada ou reduzida. Art. 6º A inspeção de que trata esta Lei será registrada em Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE), que conterá os seguintes itens, além de outros que serão determinados pelo órgão responsável pela fiscalização e controle das inspeções: I avaliação da conformidade da edificação com a legislação e as normas técnicas pertinentes; II explicitação dos tipos de não conformidade encontrados, do grau de risco a eles associado e da necessidade de interdição, se for o caso; III prescrição para reparo e manutenção, quando houver, da edificação inspecionada; IV assinaturas do(s) inspetor(es) encarregado(s) do LITE e do proprietário ou responsável pela administração da edificação. Art. 7º O LITE será elaborado por profissional competente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), a quem competirá: I preenchê-lo em conformidade com as orientações estabelecidas nesta Lei e nas resoluções aplicáveis, facultado o apontamento de recomendações adicionais, se o profissional julgar necessárias; II providenciar a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica; III registrar o LITE junto à administração do Município ou do Distrito Federal, e no respectivo CREA.

12 Roteiro Básico de uma Legislação Estadual Objeto e Disposições Preliminares Conceitos e Definição Abrangência e Aplicação Sistema de Segurança e controle de Incêndio Competências, Atribuições, Direitos e Responsabilidades Procedimentos Administrativos Altura, Área, Uso e Carga Térmica das Edificações Classificação das Edificações Medidas de Segurança Contra Incêndio Cumprimento das Medidas e Normas Edificações Existentes Licenciamento Fiscalizações Sanções Engenheiro Civil Melvis Barrios Junior CREA-RS Conselheiro Federal CONFEA Presidente do Conselho Consultivo do IBATE- RS Presidente da ABENC-RS

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PLS nº 491, de 18 de agosto de 2011 PROPONENTE: Marcelo Crivella DESTINATÁRIO:

Leia mais

São Paulo, maio de 2014

São Paulo, maio de 2014 São Paulo, maio de 2014 Ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea SEPN 508, Bloco A, 3º andar - Edifício Confea 70740-541 - Brasília DF A/C: Eng. Civil José Gilberto Campos - Superintendente

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ZEZÉ PERELLA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ZEZÉ PERELLA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 491, de 2011, do Senador Marcelo Crivella, que determina a realização

Leia mais

Anexo da Decisão PL-0730/2014 2ª REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO MANUTENÇÃO E INFRAESTRUTURA EM EDIFICAÇÕES

Anexo da Decisão PL-0730/2014 2ª REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO MANUTENÇÃO E INFRAESTRUTURA EM EDIFICAÇÕES Anexo da Decisão PL-0730/2014 2ª REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO MANUTENÇÃO E INFRAESTRUTURA EM EDIFICAÇÕES DATA: 19 e 20 de maio de 2014 LOCAL: Hotel Ritz Lagoa da Anta Maceió-AL PARTICIPANTES: Coordenador

Leia mais

SITUAÇÃO DE CONFLITO ENTRE BOMBEIROS MILITARES X BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE. Art. 30. Compete aos Municípios:

SITUAÇÃO DE CONFLITO ENTRE BOMBEIROS MILITARES X BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE. Art. 30. Compete aos Municípios: 1 SITUAÇÃO DE CONFLITO ENTRE BOMBEIROS MILITARES X BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE COMPETÊNCIA: Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; VIII - promover,

Leia mais

LEI Nº , de 30/03/2017

LEI Nº , de 30/03/2017 LEI Nº 13.425, de 30/03/2017 Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nºs

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 13.425, DE 30 DE MARÇO DE 2017 (DOU 31/03/2017) Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer)

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) Estabelece regras de segurança para a implantação e funcionamento de parques de diversão e estabelecimentos similares. DESPACHO:

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO 26 / 2017 NOVA LEI FEDERAL /2017 QUE ALTERA NORMAS SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E A DESASTRES EM ESTABELECIMENTOS

INFORMATIVO JURÍDICO 26 / 2017 NOVA LEI FEDERAL /2017 QUE ALTERA NORMAS SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E A DESASTRES EM ESTABELECIMENTOS 026inf17 vamc INFORMATIVO JURÍDICO 26 / 2017 NOVA LEI FEDERAL 13.425/2017 QUE ALTERA NORMAS SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E A DESASTRES EM ESTABELECIMENTOS Dia 31/03/2017 foi publicada Lei Federal

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no Município de Porto Alegre. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Faço saber que a Câmara

Leia mais

Lei (originária do PLC 2020/07) com VETOS PRESIDENCIAIS. Publicada no DOU Nr 63, de 31 de Março de 2017.

Lei (originária do PLC 2020/07) com VETOS PRESIDENCIAIS. Publicada no DOU Nr 63, de 31 de Março de 2017. Lei 13.425 (originária do PLC 2020/07) com VETOS PRESIDENCIAIS. Publicada no DOU Nr 63, de 31 de Março de 2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2014 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara n 67, de 2013, do Deputado Glycon Terra Pinto, que dispõe sobre a manutenção de elevadores elétricos,

Leia mais

Institui a Política Estadual de Inspeção Predial e a obrigatoriedade de inspeção periódica nas edificações no Estado de São Paulo.

Institui a Política Estadual de Inspeção Predial e a obrigatoriedade de inspeção periódica nas edificações no Estado de São Paulo. PROJETO DE LEI Nº 869, DE 2016 Institui a Política Estadual de Inspeção Predial e a obrigatoriedade de inspeção periódica nas edificações no Estado de São Paulo. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Vetos ao Projeto de Lei n 2.020/2007

Vetos ao Projeto de Lei n 2.020/2007 Ref.: nº 14/2017 Edificações com apenas uma rota de fuga Art. 2 2 I - em que, pela estrutura física ou pelas peculiaridades das atividades desenvolvidas, haja restrições à existência de mais de uma direção

Leia mais

DECRETO Nº , DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014.

DECRETO Nº , DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014. DECRETO Nº 18.574, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014. Regulamenta o art. 10 da Lei Complementar nº 284, de 27 de outubro de 1992, que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção

Leia mais

Legislações Municipais em São Paulo sobre Segurança em Edificações

Legislações Municipais em São Paulo sobre Segurança em Edificações Legislações Municipais em São Paulo sobre Segurança em Edificações Município de Bauru LEI Nº 4444, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999 Toma obrigatório o Laudo Técnico de Regularidade das Edificações no Município,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Cria o Certificado de Inspeção de Manutenção Predial. A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono

Leia mais

Gabinete do Vereador Rodrigo Farah

Gabinete do Vereador Rodrigo Farah Lei n.º 2.963/2012 Ementa: Determina a realização periódica de inspeções em edificações no âmbito do Município de Niterói e dá outras providências. Art. 1º Ficam dispostas, nos termos desta Lei, regras

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO

COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 3370 DE 2012 (Apensos PL Nº 3376/12, PL Nº 3447/12, PL Nº 3507/12, PL Nº 4102/12, PL Nº 4944/13, PL Nº 5202/13 e PL Nº 5145/13) Dispõe sobre a obrigatoriedade

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito A legislação de Trânsito na CRFB Professor: Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

Comissão Especial de Revisão e Atualização da Legislação de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio no Rio Grande do Sul PLC 155/2013

Comissão Especial de Revisão e Atualização da Legislação de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio no Rio Grande do Sul PLC 155/2013 Comissão Especial de Revisão e Atualização da Legislação de 1 PLC 155/2013 Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio no RS Comissão Especial de Revisão e Atualização da Legislação de 2 Síntese da

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01 Toda a edificação sofre com o passar do tempo envelhecimento de seus componentes, que precisam ser acompanhados e corrigidos, para que sejam mantidas as características

Leia mais

Folha: Revisão: 1/11. Processo: Normatizador

Folha: Revisão: 1/11. Processo: Normatizador 1/11 1. FINALIDADE Estabelecer os procedimentos necessários para os serviços de vistoria e interdição de elevadores, escadas e esteiras rolantes com o objetivo de garantir as informações mínimas necessárias

Leia mais

Segurança Pública na Constituição do Estado de SC

Segurança Pública na Constituição do Estado de SC Direito Constitucional Segurança Pública na Constituição do Estado de SC Disposição Geral Art. 105 A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. Nova legislação de combate e prevenção de incêndio

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. Nova legislação de combate e prevenção de incêndio RELATÓRIO DE ATIVIDADES Nova legislação de combate e prevenção de incêndio RELATÓRIO DE ATIVIDADES Nova legislação de combate e prevenção de incêndio Consequências para a indústria RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: Constituição Federal Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. 1º No âmbito da legislação

Leia mais

Atribuição e Titulação

Atribuição e Titulação Atribuição e Titulação 1.1 Legislação Federal Lei n. 2.800, de 18 de junho de 1956 Cria os Conselhos Federais e Regionais de Química dispõe sobre a profissão do químico e dá outras providências. Lei n.

Leia mais

DECRETO Nº , DE 12 DE MARÇO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 12 DE MARÇO DE 2013. DECRETO Nº 18.235, DE 12 DE MARÇO DE 2013. Regulamenta o art. 266 da Lei Complementar nº 420 de 25 de agosto de 1998, dispondo sobre procedimento administrativo expresso para recebimento e vistoria dos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA 1. Introdução Segurança Pública 2. Órgãos Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

PROJETO TÉCNICO PROFESSOR AZEVEDO REVELA EXATAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO. AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

PROJETO TÉCNICO PROFESSOR AZEVEDO REVELA EXATAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO. AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros PROJETO TÉCNICO PROFESSOR AZEVEDO REVELA EXATAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros PROJETO TÉCNICO Características da edificação e/ou área de

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA www.ibapebahia.org.br LEI Nº 5.907/2001 Dispõe sobre a manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO AO PROJETO DE LEI Nº DE 2013

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO AO PROJETO DE LEI Nº DE 2013 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO AO PROJETO DE LEI Nº 4.923 DE 2013 (E a seus apensos: Projetos de Lei nº 4.924/2013, 4.925/2013, 4.939/2013, 4.949/2013, 4.952/2013, 4.964/2013,

Leia mais

LEI Nº 6400, DE 05 DE MARÇO DE 2013.

LEI Nº 6400, DE 05 DE MARÇO DE 2013. Lei nº 6400/2013 Data da Lei 05/03/2013 Texto da Lei [ Em Vigor ] LEI Nº 6400, DE 05 DE MARÇO DE 2013. DETERMINA A REALIZAÇÃO PERIÓDICA POR AUTOVISTORIA, A SER REALIZADA PELOS CONDOMÍNIOS OU POR PROPRIETÁRIOS

Leia mais

GT Segurança em Edificações (Deconcic) 23 de junho de 2016 NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO

GT Segurança em Edificações (Deconcic) 23 de junho de 2016 NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO GT Segurança em Edificações (Deconcic) 23 de junho de 2016 Amostragem Lei em vigor Projeto de Lei LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS EM SÃO PAULO SOBRE SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES Município de Bauru LEI Nº 4444, DE 21

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

AGOSTO 2017 Aplicação da Legislação de Inspeção Predial Comparativo entre cidades

AGOSTO 2017 Aplicação da Legislação de Inspeção Predial Comparativo entre cidades Arq. Adriana Roxo Eng. Civil Antero Parahyba AGOSTO 2017 Aplicação da Legislação de Inspeção Predial Comparativo entre cidades LEGISLAÇÃO FEDERAL PROJETO DE LEI PLS N o 491/2011 Determina a realização

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016 - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI FEDERAL Nº 7.479/86 Aprova o Estatuto dos Bombeiros-Militares

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

COMO CONSTRUIR E MANTER O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

COMO CONSTRUIR E MANTER O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES COMO CONSTRUIR E MANTER O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES A sociedade Brasileira ainda é jovem. Carrega resquícios da colonização portuguesa de explorar a Terra Nova ao máximo e depois voltar a Portugal. Uma

Leia mais

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

Ref.: Lei de 30 de março de 2017 estabelece diretrizes. gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em

Ref.: Lei de 30 de março de 2017 estabelece diretrizes. gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em Ref.: Lei 13.425 de 30 de março de 2017 estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 Dispõe sobre a prestação dos serviços de controle de vetores e pragas urbanas por empresas especializadas e da outras providencias. A DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do

Leia mais

A Segurança Contra Incêndios no Brasil

A Segurança Contra Incêndios no Brasil A Segurança Contra Incêndios no Brasil Edifício Andraus é um edifício no centro da cidade de São Paulo que está localizado no distrito da República, na esquina da avenida São João com a rua Pedro Américo.

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação ao art. 30 da Constituição Federal, para prever prestação de contas As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º

Leia mais

CEEMM Camara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM

CEEMM Camara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM CEEMM Camara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM Coordenador Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. e Eng. Seg. Trab. Januário Garcia Coordenador Adjunto Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. e Eng.

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EM FUNCIONAMENTO. GT Segurança em Edificações - DECONCIC

FISCALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EM FUNCIONAMENTO. GT Segurança em Edificações - DECONCIC FISCALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EM FUNCIONAMENTO GT Segurança em Edificações - DECONCIC EMPREENDIMENTOS EM FUNCIONAMENTO Não deixe que seu sonho se transforme em pesadelo: contrate sempre um profissional

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 52 DE 09 DE OUTUBRO DE 2001

ATO NORMATIVO Nº 52 DE 09 DE OUTUBRO DE 2001 ATO NORMATIVO Nº 52 DE 09 DE OUTUBRO DE 2001 DISPÕE SOBRE REGULAMENTAÇÃO E NORMAS PARA O EXERCÍCIO DA FISCALIZAÇÃO, CONCERNENTES A ESTUDOS, PROJETOS E SERVIÇOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÕES. O

Leia mais

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ GTT Náutico, 12 de novembro de 2014 Marco Legal de Acessibilidade Lei 10.048 Lei 10.098 Decreto

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAIBA

O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAIBA Publicado no B.O.M.M. Nº 794 Em 12/05/2015 GABINETE DO PREFEITO LEI N 1.751/2015 DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE BOMBEIROS CIVIS E SALVA-VIDAS E FIXA AS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS DE SEGURANÇA PARA

Leia mais

O QUE CARACTERIZA UM PSPCI

O QUE CARACTERIZA UM PSPCI O QUE CARACTERIZA UM PSPCI LEI COMPLEMENTAR Nº 14.376/13 Art. 21. O PSPCI destina-se às edificações que apresentem todas as características abaixo: I - de classe de risco de incêndio baixo, conforme Tabela

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos 1 II - PROCESSOS DE ORDEM A II. I - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TECNICO 2 UGI MOGI GUAÇU Nº de Ordem 1 Proposta CAT (fl.17) Processo/Interessado A-868/1995 V3 Relator JOSÉ FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO ATRIBUIÇÕES DA 1. DA I. O planejamento, a coordenação, a promoção, a execução e fiscalização de obras e serviços públicos; II. A coordenação do licenciamento dos projetos de urbanização de obras e dos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. 18 FEVEREIRO (segunda-feira) 19 FEVEREIRO (terça-feira)

PROGRAMAÇÃO. 18 FEVEREIRO (segunda-feira) 19 FEVEREIRO (terça-feira) - Colégio de Presidentes - CP, Colégio de Entidades Nacionais - CDEN, Coordenadorias de Eng. Florestal, Geologia e Minas, Química, Industrial, Agrimensura e Elétrica terão suas reuniões realizadas no Bloco

Leia mais

Sr. Presidente, A Lei /2010, em seu art. 2º, prevê que as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas consistem em:

Sr. Presidente, A Lei /2010, em seu art. 2º, prevê que as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas consistem em: Parecer: 14/2012-AJU Interessado: CAU-DF. Assunto: Consulta. Atribuições de Arquitetos e Urbanistas. Elaboração de projetos de arquitetura. Atividade exclusiva de Arquitetos. Ementa: Direito Civil. Atribuições

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PROPOSTA DE ALTERAÇÃO LEI COMPLEMENTAR Nº 126 DE 26 DE março DE 2013. Institui a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas nas edificações existentes no Município do Rio de Janeiro e dá outras

Leia mais

DECRETO Nº DE 11 DE JULHO DE 2013

DECRETO Nº DE 11 DE JULHO DE 2013 DECRETO Nº 37.426 DE 11 DE JULHO DE 2013 REGULAMENTA A APLICAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 126/13 E DA LEI Nº 6400/13, QUE INSTITUEM, POR AUTOVISTORIA, A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE VISTORIAS TÉCNICAS

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

DECRETO Nº , DE 9 DE JANEIRO DE 2014.

DECRETO Nº , DE 9 DE JANEIRO DE 2014. DECRETO Nº 18.523, DE 9 DE JANEIRO DE 2014. Dispõe sobre a aprovação de passarelas aéreas vinculadas a shoppings e afins, e a respectiva cobrança pela utilização de espaço de propriedade pública municipal,

Leia mais

DECRETO Nº XXX de xx de xx de 2013

DECRETO Nº XXX de xx de xx de 2013 07/Novembro/2013 DECRETO Nº XXX de xx de xx de 2013 Regulamenta a inspeção predial no disposto do artigo 10 da Lei Complementar nº 284, de 27 de outubro de 1992, que dispõe sobre as regras gerais e específicas

Leia mais

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2017

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2017 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2017 Altera a Lei Complementar nº 470, de 09 de janeiro de 2017. O Prefeito Municipal de Joinville, no exercício de suas atribuições, conforme artigos 42 e 68, VI da

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Dispõe sobre a atividade e a Responsabilidade Técnica na produção de sementes e mudas florestais e ornamentais. A CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL, DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS ASSOCIATIVOS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS ASSOCIATIVOS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS ASSOCIATIVOS LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Regime Jurídico: Decreto-Lei nº 220/ 2008, de 12/11, alterado pelo Decreto-Lei nº224/2015, de 9/10 (RJSCIE)

Leia mais

ATO Nº 33. CONSIDERANDO a exigência do registro das empresas de Engenharia Eletricista, estabelecida na Lei 5.194/66 e na Resolução 247 do CONFEA;

ATO Nº 33. CONSIDERANDO a exigência do registro das empresas de Engenharia Eletricista, estabelecida na Lei 5.194/66 e na Resolução 247 do CONFEA; ATO Nº 33 Dispõe sobre o exercício de atividades no campo da Engenharia Eletricista (Eletrotécnica, Eletrônica e Comunicação). O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE O início e a realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento

Leia mais

Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Palestra em Paraty. A Contribuição Possível dos Profissionais do Sistema Confea/Crea

Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Palestra em Paraty. A Contribuição Possível dos Profissionais do Sistema Confea/Crea Prevenção Contra Incêndio e Pânico Palestra em Paraty A Contribuição Possível dos Profissionais do Sistema Confea/Crea Sistema Confea/Crea O Conselho Federal regulamenta o exercício profissional na área

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE JUSTIÇA E DA SEGURANÇA BRIGADA MILITAR PORTARIA Nº 138/EMBM/2002 Estabelece Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. O Comandante-Geral da

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Lei /2010: Política Nacional de Segurança em Barragens

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Lei /2010: Política Nacional de Segurança em Barragens CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS Lei 12.334/2010: Política Nacional de Segurança em Barragens PROFESSOR: Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira SITUAÇÃO ATUAL

Leia mais

LEI Nº 77-A, DE

LEI Nº 77-A, DE LEI Nº 77-A, DE 12-09-1991 Dispõe sobre a instalação, conservação e o funcionamento de elevadores e outros aparelhos no município, e dá outras providencias. Processo nº 18.938/91 Antonio Fernando dos Reis,

Leia mais

I Seminário de Representantes

I Seminário de Representantes I Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea PLS 58/2008 - controle das obras públicas inacabadas altera os Artigos nº 27 e 34 da Lei nº 5.194, de 24/12/1966. (Cada artigo lista, respectivamente,

Leia mais

PROF. REINALDO CIQUEIRA Pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual e Psicologia Jurídica. Agente de Segurança Judiciária Federal - TRT20.

PROF. REINALDO CIQUEIRA Pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual e Psicologia Jurídica. Agente de Segurança Judiciária Federal - TRT20. PROF. REINALDO CIQUEIRA Pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual e Psicologia Jurídica. Agente de Segurança Judiciária Federal - TRT20. Professor há mais de 20 anos. Aprovado em Concursos

Leia mais

SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART)

SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART) SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART) QUAL O OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO? Levar ao conhecimento dos síndicos e dos condomínios um resumo

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA PRESTADORAS DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA PRESTADORAS DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA PRESTADORAS DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS Eng. Agr. Maristela Neves da Conceição SAA/CDA CFICS EDA/Registro Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº de 2014 (do Deputado Federal Ademir Camilo - PROS/MG)

PROJETO DE LEI Nº de 2014 (do Deputado Federal Ademir Camilo - PROS/MG) PROJETO DE LEI Nº de 2014 (do Deputado Federal Ademir Camilo - PROS/MG) Cria a obrigatoriedade da instalação de sistemas de segurança e de proteção contra incêndio em túneis viários e de inspeção periódica

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída Auditório da FIEC 25 a 26 de outubro de 2017 SISTEMA CONFEA / CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. Lei Federal 5.194/66

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO RENAM PEREIRA, Presidente da Câmara Municipal de Guaíba, no uso de suas atribuições legais, torna público que realizará seleção destinada à contratação

Leia mais

Cada qual vê o que quer,

Cada qual vê o que quer, Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha Altura (Fernando Pessoa) ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Eng. Civil e Advogado JOSÉ TADEU DA

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 6, DE PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 6, DE 2019.

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 6, DE PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 6, DE 2019. COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 6, DE 2019. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 6, DE 2019. Modifica o sistema de previdência social, estabelece

Leia mais

QUAL O OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO?

QUAL O OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO? APRESENTAÇÃO SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART) E LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA PREDIAL Sistema Confea/Crea Constituído por um Conselho

Leia mais

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A:

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A: DECRETO Nº 14.573, de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre a instalação de aeródromos destinados a helicópteros no Município de Porto Alegre e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE,

Leia mais