Construindo uma estratégia simples para a conquista do meu sucesso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construindo uma estratégia simples para a conquista do meu sucesso"

Transcrição

1 Construindo uma estratégia simples para a conquista do meu sucesso

2

3

4 APLICAÇÃO Com início às 13h nos dois dias, horário oficial de Brasília- DF, em todas as unidades da Federação. São 4 provas cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de aplicação do Exame, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. São 2 minutos e 30 segundos por questão 30 minutos para o gabarito.

5 Composição dos Itens Item é a unidade do teste de uma avaliação em larga escala, pode ser de múltipla escolha ou aberto. O item de múltipla escolha utilizado nos testes do Inep divide-se em três partes: Texto Base Enunciado Alternativas

6 Texto Base Sensibiliza ou compõe a situação-problema. É formulado partir da utilização de um ou mais textos (textos verbais e não verbais como imagens, figuras, tabelas, gráficos ou infográficos; Poderão ser de dois tipos: (i) formulados pelo próprio elaborador para o contexto do item; (ii) referenciados por publicações de apropriação pública. Não se utiliza livro didático como fonte para o texto-base; Utiliza-se, preferencialmente, textos que abordem temas atuais e sejam adequados ao público-alvo; Não se utiliza o mesmo texto base para mais de uma questão.

7 ENUNCIADO O enunciado constitui-se de uma ou mais orações e não deve apresentar informações adicionais ou complementares ao texto-base. No enunciado, inclui-se uma instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo candidato. Essa instrução poderá ser expressa como pergunta ou frase a ser completada pela alternativa correta; Utiliza-se termos impessoais como: considere-se, calcula-se, argumenta-se etc.; Não utiliza-se termos como: falso, exceto, incorreto, não, errado, sempre, nunca, todo, totalmente, absolutamente, completamente, somente, Pode-se afirmar que, É correto afirmar que etc.

8 Alternativas O gabarito indica, inquestionavelmente, a única alternativa correta que responde à situação-problema proposta; O gabarito deve estar exposto de forma clara, ser a única alternativa correta e não deve ser mais atrativo que os distratores; Os distratores indicam alternativas incorretas à resolução da situaçãoproblema proposta; Além disso, essas respostas devem ser plausíveis, isto é, devem parecer corretas para aqueles candidatos que não desenvolveram a habilidade em questão. Isso significa que o distrator plausível deve retratar hipóteses de raciocínio utilizadas na busca da solução da situação-problema apresentada; Os distratores não devem ser absurdos em relação à situação-problema apresentada e dispostas de maneira lógica (sequência narrativa, alfabética, crescente/decrescente etc.).

9 PESO DOS ITENS Fácil Compõe 25% da prova Exigem apenas interpretação de textos. Qual?, Onde?, O que? Intermediário Compõe 50% da prova Exigem interpretação de textos conhecimento prévio do assunto. ou gráficos e Como? Difícil Compõe 25% da prova Exigem interpretação de textos e/ou gráficos, conhecimento prévio do assunto e elaboração de soluções para um problema.

10 EXEMPLO Qual processo é responsável pelo transporte de água entre a célula e o meio ambiente? Como se dá o transporte de água entre a célula e o meio ambiente? A partir do gráfico a seguir, identifique a concentração do meio ambiente em que a célula está inserida.

11 Como é calculada a média do Enem? A nota geral do aluno é calculada a partir do valor inicial de 500 pontos como média. Não há uma média fixa, pois todo ano o nível dos candidatos pode mudar. Um estudante que tirar mais que 500 numa área de conhecimento provavelmente acertou mais que a média geral para aquele eixo cognitivo. Quem ficar abaixo de 500 acertou menos. Por exemplo: se na área de Matemática a média dos acertos dos concluintes do Ensino Médio que prestaram o Enem foi de 15 das 45 questões, todos que acertaram mais de 15 deverão ser pontuados acima de 500.

12 Cenário hipotético 1 A turma fez uma prova equilibrada Colocação Nota TRI Acertos (%)

13 Cenário hipotético 2 A turma foi mal na prova EXCETO Colocação Nota TRI Acertos (%)

14 TRI A Teoria da Resposta ao Item, muitas vezes abreviada apenas por TRI, é uma modelagem estatística utilizada em medidas psicométricas, principalmente na área de avaliação de habilidades e conhecimentos. O ponto principal da TRI é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais; portanto, as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada item que o compõe.

15 Mínimo e Máximo Então, sendo a psicometria um braço da psicologia, a medida é relativa. Não existe um ponto zero de inteligência ou um ponto zero de aptidão. Dessa forma, é preciso exprimir os resultados em função de algum outro quadro de referência a média, por exemplo - que sirva, arbitrariamente, como ponto de partida. Quando a prova é composta com muitos itens fáceis, o máximo da prova tenderá a ser mais baixo, e quando ela é composta com muitos itens difíceis, o mínimo tenderá a ser mais alto. Então, está claro que a nota mínima não é 0 e a nota máxima não é

16 Na régua a seguir, temos as respostas a 10 questões já posicionadas, dadas por dois participantes. Ambos acertaram a mesma quantidade de questões (5), mas o Participante A acertou as questões mais fáceis e, a partir de um certo nível de dificuldade, passou a errar, conforme o esperado pedagogicamente (coerência pedagógica), logo sua nota será maior do que a do Participante B, pois este acertou as questões mais difíceis e errou as mais fáceis.

17 O participante A tem nota por volta de 650, logo deverá acertar as questões 1, 34, 45, 12 e 16. Já o participante B tem nota 400, logo deverá acertar apenas as questões 1 e 34. Caso isso não ocorra, suas notas podem variar para cima ou para baixo.

18 Se eu não souber uma questão, devo chutar ou deixá-la em branco? Deixar uma questão em branco determina uma pontuação mínima. Chutar pode significar acertar mas, para o erro, também se recebe uma pontuação mínima. Porém, se a TRI detectar que a resposta foi um chute, ela recebe uma pontuação menor do que foi estabelecido para ela. O que o método faz é diminuir o peso de eventuais acertos fora do padrão, já que um candidato que teve dificuldade nas questões fáceis do teste dificilmente saberia solucionar as perguntas mais complexas.

19

20 1ª ESTRATÉGIA O segredo é a coerência, não adianta tentar responder primeiro as questões mais difíceis. Se um candidato acerta as questões difíceis e erra as fáceis, sua pontuação cai. Procure as questões que você domina o assunto, pule as que podem lhe trazer dificuldade, e só depois, retorne a elas.

21 PIRÂMIDE DO CONHECIMENTO NÃO SEI EU SEI NÃO SEI NÃO SEI EU SEI NÃO SEI

22

23 Competências Específicas da Redação

24 MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa; II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas; III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema; IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

25 MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM I. Matriz de Referência de Linguagens: 9 Áreas de Competência e 30 Habilidades distribuídas entre essas Competências; II. Matriz de Referência de Matemática: 7 Áreas de Competência e 30 Habilidades distribuídas entre essas Competências; III. Matriz de Referência de Ciências da Natureza: 8 Áreas de Competência e 30 Habilidades distribuídas entre essas Competências; IV. Matriz de Referência de Ciências Humanas: 6 Áreas de Competência e 30 Habilidades distribuídas entre essas Competências.

26

27 OBJETOS DO CONHECIMENTO I. Matriz de Referência de Linguagens: 8 TÓPICOS; II. Matriz de Referência de Matemática: 5 TÓPICOS; III. Matriz de Referência de Ciências da Natureza: FÍSICA 7 TÓPICOS QUÍMICA 11 TÓPICOS BIOLOGIA 6 TÓPICOS IV. Matriz de Referência de Ciências Humanas: 5 TÓPICOS.

28 O que são Descritores? EXEMPLO Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 2 Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. H5 Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. H6 Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum. H7 Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

29 O que são Descritores? Descritor portanto não é o conteúdo do ensino, mas antes um comportamento a ser desenvolvido pelo educando para atingir determinados objetivos no desenvolvimento de habilidades.

30 Exemplo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 2 Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. H7 Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

31 C2H7 O queijo de coalho é um produto típico da região nordeste do Brasil. Sua fabricação é artesanal e se, não houver um rigor com a higiene de seu preparo, pode apresentar buracos em seu interior. Explique como a presença desses buracos pode ser um indicativo da contaminação por fungos.

32 a) A respiração aeróbia realizada pelos fungos promove a liberação de oxigênio, responsável pela formação de bolhas. b) A fermentação láctica promovida pelos fungos é responsável pela liberação de gás carbônico, que forma as bolhas no queijo. c) A fermentação alcóolica realizada por fungos em ambiente anaeróbio libera oxigênio, que forma bolhas no queijo. d) A respiração aeróbia realizada por fungos em ambiente anaeróbio libera gás carbônico, responsável pela formação de bolhas. e) A fermentação alcóolica realizada por fungos em ambiente anaeróbio libera gás carbônico, que forma bolhas no queijo. Distrator A: A respiração aeróbia consome oxigênio e promove a liberação de gás carbônico, sendo realizada pela maioria dos organismos vivos. Distrator B: A fermentação láctica é realizada por bactérias e não promove a liberação de gases. Distrator C: A fermentação alcóolica realizada por fungos em ambiente anaeróbio libera gás carbônico. Distrator D: A respiração aeróbia é realizada por fungos em ambiente aeróbio. Resposta E / Alternativas plausíveis: B e C

33 Ações Entender muito da regra do jogo. ENEM, SISU, PROUNI, FIES e IES

34 Ações Quais os conteúdos aparecem mais no ENEM de cada área do conhecimento?; Ecologia (33%), Programa de Saúde (13%), Fisiologia (13%), Evolução (7%) e Genética (7%)

35 Ações Quais os conteúdos aparecem mais no ENEM de cada área do conhecimento?; Em levantamento de 720 questões (ENEM de 2010 a 2013) Ciências da Natureza: Biologia a incidência de questões de Ecologia é muito superior à registrada na área de Botânica; Física - Eletricidade supera de longe Termodinâmica. Ciências Humanas: História - questões sobre o Período Republicano Brasileiro são mais comuns do que as relativas à História Colonial;

36 Ações Quais os conteúdos aparecem mais no ENEM de cada área do conhecimento?; Linguagens: questões sobre Interpretação Textual devem preocupar mais do que questões de Gramática; Matemática: Funções e Geometria são mais frequentes do que Equações Elementares ou Matrizes.

37 Ações Para que serve minha nota do ENEM?; SISU, Universidades Públicas e Privadas (incluindo Universidades Internacionais), Prouni, FIES, Ciência sem Fronteira, Certificação do Ensino Médio

38 Ações Certificação do Ensino Médio 55% do Nordeste abaixo de 450 pontos. Redação Mais de 53 mil tiraram zero.

39 Ações Quantas provas passadas do ENEM eu já resolvi?; Quantos simulados com questões inéditas eu já realizei? Estou me preparando para uma área ou para um curso?

40 Cursos com maior procura

41 Cursos com maior nota de corte

42 IES com maior procura

43 Plano de Estudos

44 Plano de Estudos 6 horas de Matemática, Biologia, Química e Física; 4 horas de História, Geografia, Português; 2 horas de Filosofia, Sociologia, Literatura e Língua Estrangeira; 1 hora de leitura para pesquisa de dados para a Redação; 1 Redação por semana.

45 21 Dias

46

47

48 OUTRAS ESTRATÉGIAS PESQUISA SOBRE PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS DO GOVERNO FEDERAL; LER TUDO O QUE FOR NOTÍCIA; RESUMÃO DE NOTÍCIAS NA INTERNET; ASSISTIR FILMES E DOCUMENTÁRIOS; RELATÓRIO DO IBGE; IMPRIMIR A MATRIZ CURRICULAR DO ENEM.

49 CONTATOS (whatsapp) euvoupradentro/

ENEM APLICAÇÃO

ENEM APLICAÇÃO O MODELO DE PROVA DO ENEM É DIFERENTE DA MAIORIA DOS VESTIBULARES. QUE PERFIL DE ESTUDANTE O ENEM BUSCA SELECIONAR? LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO ENEM NA SUA PROPOSTA INICIAL, O ENEM FOCA AS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Educação por Competências. Dezembro de 2014

Educação por Competências. Dezembro de 2014 Educação por Competências Dezembro de 2014 Vale a pena ser ensinado (na escola) tudo o que une e tudo o que liberta. Tudo o que une, isto é, tudo o que integra cada indivíduo num espaço de cultura e de

Leia mais

PlanetaBio Artigos Especiais

PlanetaBio Artigos Especiais A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM) Texto disponível também no site INFOENEM: http://www.infoenem.com.br/ 1- Comentários Gerais Em 2012, 6.221.697 estudantes se inscreveram

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095 Fundamentos da Elaboração de Ite

Teorias de Avaliação - CE095 Fundamentos da Elaboração de Ite Teorias de Avaliação - CE095 Fundamentos da Elaboração de Itens Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 13 de agosto de 2014 Material

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Competência é o modo como fazemos convergir nossas necessidades e articulamos nossas habilidades

Leia mais

Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão grau

Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão grau Enem em 14 Respostas fonte :http://g1.globo.com/noticias/vestibular/0,,mul1250990-5604,00.html 1 - Quanto valerá cada questão da prova do Enem? Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Elaboração de Itens para o ENEM

Elaboração de Itens para o ENEM Elaboração de Itens para o ENEM 1.O ENEM 2.AVALIAÇÃO 3.ELEBORAÇÃO DO ÍTEM 1.O ENEM ENEM (Exame Nacional do ensino Médio) Criado em 1998 e realizado anualmente, tem como objetivo fundamental avaliar o desempenho

Leia mais

I. Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

I. Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. As cinco grandes competências do ENEM Apresentaremos a seguir as grandes competências do Exame Nacional do Ensino Médio. Elas exigem dos estudantes e dos educadores uma série de novos procedimentos no

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Quando o ENEM foi criado? O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998.

Quando o ENEM foi criado? O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998. Quando o ENEM foi criado? O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998. Qual era o objetivo inicial do ENEM? Avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Qual é o objetivo do ENEM

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 1998. A partir de 2009 o MEC aplicou

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Educacional Dom Bosco Integral EIRELI EPP CNPJ / Quadra 202 sul, Rua NS B, CONJ 02, LT 05 - Estado do Tocantins

Educacional Dom Bosco Integral EIRELI EPP CNPJ / Quadra 202 sul, Rua NS B, CONJ 02, LT 05 - Estado do Tocantins Educacional Dom Bosco Integral EIRELI EPP CNPJ 26.481.271/0001-08 Quadra 202 sul, Rua NS B, CONJ 02, LT 05 - Estado do Tocantins EDITAL N.º 01/2018 PROCESSO SELETIVO - EDUCACIONAL DOM BOSCO INTEGRAL O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

EDITAL Nº COEX / SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO INSTITUCIONAL.

EDITAL Nº COEX / SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO INSTITUCIONAL. EDITAL Nº. 006 - COEX / 2017 2 - SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO INSTITUCIONAL. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A proposta pedagógica do programa de nivelamento tem como premissa auxiliar

Leia mais

EDITAL 01 BUSCA TALENTOS BALNEÁRIO CAMBORIU /2017

EDITAL 01 BUSCA TALENTOS BALNEÁRIO CAMBORIU /2017 EDITAL 01 BUSCA TALENTOS BALNEÁRIO CAMBORIU /2017 Balneário Camboirú, 23 de Outubro de 2017. 1. Do processo de inscrição A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.energiabalneario.com.br até

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017

COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017 COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017 PROJETO DE EXTENSÃO 2016 PROVAS: 2009 a 2016 CIÊNCIAS DA NATUREZA (FÍSICA E QUÍMICA) Elaboração 2017: Gabriella Borges e João Avellar EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Metodologia de Ensino e Avaliação

Metodologia de Ensino e Avaliação Metodologia de Ensino e Avaliação Objetivo Oferecer informações e orientações, para que se conheça um pouco mais sobre a avaliação em larga escala de natureza externa. Conhecer as recomendações técnicas

Leia mais

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM INTRODUÇÃO A equipe do AppProva elaborou este conteúdo com o objetivo de auxiliar as escolas na preparação dos alunos nesta reta final para o Enem. Com base nos microdados,

Leia mais

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Prova de Ciências da Natureza 45 questões, aplicadas no primeiro dia de prova. Envolve fundamentalmente as disciplinas de Química, Física e Biologia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Enem. Dicas e orientações PARA DOWNLOAD SEU CONTEÚDO DIGITAL

Enem. Dicas e orientações PARA DOWNLOAD SEU CONTEÚDO DIGITAL Enem Dicas e orientações PARA DOWNLOAD -QUIPE SEU CONTEÚDO DIGITAL Mais de 5,5 milhões de estudantes unidos por um só objetivo: ingressar no Ensino Superior. Se você também quer se candidatar a uma vaga

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA Introdução A criação da Prova integrada ABRIL EDUCAÇÃO teve por objetivo oferecer subsídios para avaliação interdisciplinar das estruturas de inteligência,

Leia mais

bernoulli.com.br/sistema

bernoulli.com.br/sistema COM O BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO, VOCÊ SE PREPARA MELHOR PARA OS PRINCIPAIS EXAMES E VESTIBULARES do Brasil Aqui você encontra uma análise de provas das principais instituições de Ensino Superior do país.

Leia mais

Enem. Dicas e orientações PARA DOWNLOAD SEU CONTEÚDO DIGITAL

Enem. Dicas e orientações PARA DOWNLOAD SEU CONTEÚDO DIGITAL Enem Dicas e orientações PARA DOWNLOAD -QUIPE SEU CONTEÚDO DIGITAL Mais de 5,5 milhões de estudantes unidos por um só objetivo: ingressar no Ensino Superior. Se você também quer se candidatar a uma vaga

Leia mais

Palavras-chave: Teoria de Resposta ao Item; ENEM; Avaliação na Educação

Palavras-chave: Teoria de Resposta ao Item; ENEM; Avaliação na Educação Brasileira de S Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades UMA FERRAMENTA PARA A OBTENÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DO ENEM. Jorge Luiz Dias de Frias profjfrias@gmail.com Resumo: Uma

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Guia de Elaboração de itens

Guia de Elaboração de itens Guia de Elaboração de itens ATHENAS GRUPO EDUCACIONAL Diretoria Pedagógica Divisão de Avaliação e Desempenho de Indicadores 1. INTRODUÇÃO Que bom que está conosco! Este manual foi idealizado para instrumentalizarmos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM Formação Geral Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Leia mais

GUIA DEFINITIVO DA TRI PARA EDUCADORES ENTENDA A METODOLOGIA DE CORREÇÃO DO ENEM

GUIA DEFINITIVO DA TRI PARA EDUCADORES ENTENDA A METODOLOGIA DE CORREÇÃO DO ENEM GUIA DEFINITIVO DA TRI PARA EDUCADORES ENTENDA A METODOLOGIA DE CORREÇÃO DO ENEM Introdução... 3 Entenda o que é a TRI... 4 Como é calculada a nota?... 7 5 mitos sobre a TRI... 12 TRI na sala de aula...

Leia mais

ANOS. Assuntos mais cobrados no ENEM. Organizados por áreas do conhecimento e disciplinas

ANOS. Assuntos mais cobrados no ENEM. Organizados por áreas do conhecimento e disciplinas 10 ANOS 2009 a 2018 Assuntos mais cobrados no ENEM Organizados por áreas do conhecimento e disciplinas Matemática e suas Tecnologias Matemática Geometria 215 23,9% Aritmética 120 13,3% Escala, razão e

Leia mais

Apresentação Prof. Hugo Gomes

Apresentação Prof. Hugo Gomes Apresentação Apresentação do curso O que é o Radix? Qual o diferencial do curso? Qual o objetivo do curso? Informações complementares Pré-Aula Aulas elementares Aulas Atividades semanais Monitoria Informações

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disciplina LITERATURA carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disciplina LITERATURA carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Informações Gerais

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Informações Gerais EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Informações Gerais Desafios do Século XXI O final do século XX trouxe a revolução do conhecimento e da tecnologia e, com ela, novas exigências pessoais e profissionais. Estamos

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas PLANO DE ENSINO Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal: 3 horas/aula por turma/aula por turma Ementa:

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA Arte 2EM FUNDAMENTAÇÃO: - Composição - Movimentos e Períodos Objetiva-se possibilitar a apreciação e experimentação, ao aluno, das diversas manifestações artísticas,

Leia mais

INFORMATIVO 6º ANO ATIVIDADES 4ª ETAPA 2017

INFORMATIVO 6º ANO ATIVIDADES 4ª ETAPA 2017 INFORMATIVO 6º ANO 6º ANO Disciplinas AVALIAÇÕES CONTÍNUAS AC AVALIAÇÕES GLOBAIS AG Gramática e Interpretação 25/10 Quarta-feira 17/11 Sexta-feira Matemática 27/10 Sexta-feira 20/11 Segunda-feira História

Leia mais

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS Para iniciar a conversa... Os objetivos determinam os tipos de atividades avaliativas. As atividades avaliativas são os veículos usados pelo

Leia mais

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL PAUTA Apresentação do curso (matriz curricular, perfil de conclusão, objetivos do curso);

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA MATEMÁTICA FUNDAMENTAÇÃO: A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais; compreende uma constante

Leia mais

Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC

Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC Coordenação Geral de Concepções e Análises

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Objetivos Específicos 1. Apresentar os conceitos e as características da avaliação educacional externa. 2. Apresentar os canais de divulgação de

Leia mais

Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. beduka.com

Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. beduka.com O Beduka acredita em você e sabe que se organizar para estudar e se avaliar é muito importante. Por isso o Beduka criou para você este Plano de Estudos Gratuito e completo. Ele é organizado para ser p

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS

OFICINA DE DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas no processo de avaliação.

Leia mais

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS PARA TODOS OS CARGOS: CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO: Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução,

Leia mais

Confira a correção do Enem 2017-Já saiu o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2017!

Confira a correção do Enem 2017-Já saiu o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2017! Confira a correção do Enem 2017-Já saiu o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2017! Confira agora mesmo as respostas das provas de Ciências Humanas e Linguagens, divididas em quatro cores diferentes.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Para iniciarmos essa conversa, é preciso reforçarmos a ideia de que a avaliação não

Leia mais

ENEM e Métodos de Estudos. Prof. Franco

ENEM e Métodos de Estudos. Prof. Franco ENEM e Métodos de Estudos Prof. Franco Enem 2014 Perfil dos participantes Total de Inscritos: 8.721.946 Participantes com nota em pelo menos uma área: 6.193.565 Faltosos: 2.528.381 Situação escolar Concluintes

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre JULHO 2019 IATI 2º Trimestre 3ºano período 2/7 3ª feira 3/7 4ª feira 4/7 5ª feira 5/7 6ª feira IATI 4º e 5º Ciências Humanas Matemática Ciências da Natureza Linguagens CONTEÚDOS IATI 2º Trimestre Biologia:

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante)

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante) Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de 2009.2 em diante) Formação e Estrutura da Vida na Terra 60 Mecânica Clássica I 60 Trabalhos Experimentais 60 Química Geral

Leia mais

O que você sabe sobre o ENEM???

O que você sabe sobre o ENEM??? O que você sabe sobre o ENEM??? Antes de iniciar sua leitura, se atente a estas duas informações fundamentais a respeito do exame 1. Como é corrigida a prova do ENEM? O método é a chamada Teoria de Resposta

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO/COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO/COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS - RN COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO/COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ SISTEMA DE AVALIAÇÃO - 2019 01. INTRODUÇÃO: Ao longo dos trimestres letivos a avaliação das aprendizagens é

Leia mais

AVALIAÇÕES ENSINO MEDIO E 9º ANO

AVALIAÇÕES ENSINO MEDIO E 9º ANO AVALIAÇÕES ENSINO MEDIO E 9º ANO ORIENTAÇÕES 2017 (1º trimestre) Taguatinga Sul e Riacho Fundo I REDE ISAAC NEWTON CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO 2017 9º ANO e ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE AVALIAÇÃO 01 PREPARA (9º,

Leia mais

A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS

A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS Educação Matemática no Ensino Médio Ana Paula de Souza Colling 1 Maria Adelina Raupp

Leia mais

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho Oficina de divulgação de resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Mirian Carvalho O CAEd CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de

Leia mais

Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza

Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática: o Enem: avaliação do desempenho dos estudantes em Ciências da Natureza Marta F. Barroso 1, Marcelo S.O. Massunaga 2, Gustavo Rubini 3 1 UFRJ

Leia mais

ENEM nas Particulares de Medicina

ENEM nas Particulares de Medicina ENEM nas Particulares de Medicina Instituições que Utilizam o ENEM / dias Unigranrio Barra: 5 vagas/semestre Unigranrio Caxias: 5 vagas/semestre UNIFOA: 70 vagas FMP: 50 vagas/ano Valença: 10 vagas/ano

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Álvaro Dyogo e Josiane Toledo Objetivo Realizar a

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDOS SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS Plano de Estudos Documento complementar ao Ofício SEE/SB nº 19/2019. O que é o Plano de Estudos: É um documento que direcionará as atividades

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 PEDAGOGIA Portaria nº 510 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%)

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO: CURSO IF PRÉ/ CURSO DE PREPARAÇÃO DISCENTE PARA O ENEM E OS VESTIBULARES EDITAL Nº04/ 2016

PROCESSO SELETIVO: CURSO IF PRÉ/ CURSO DE PREPARAÇÃO DISCENTE PARA O ENEM E OS VESTIBULARES EDITAL Nº04/ 2016 PROCESSO SELETIVO: CURSO IF PRÉ/ CURSO DE PREPARAÇÃO DISCENTE PARA O ENEM E OS VESTIBULARES EDITAL Nº04/ 2016 Este Edital atende às exigências do Parecer nº 00083/2017/PROC/PFIFSERTÃO PERNAMBUCANO/PGE/AGU

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO 2018/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO 2018/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS Coordenadoria de Vestibulares e Concursos COVEST CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO 2018/2 Prova Objetiva PROGRAMA DAS DISCIPLINAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua

Leia mais

Uso exclusivo para fins didáticos e educacionais

Uso exclusivo para fins didáticos e educacionais Uso exclusivo para fins didáticos e educacionais Desvendando o ENEM Debate sobre as Matrizes de Referência do ENEM comuns às quatro grandes áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 834732215 Linguagens, códigos e suas tecnologias Questões 91 a 135 OPÇão língua inglesa (questões 91 a 95) 91 E 92 C 93 E 94 A 95 B estrangeiras modernas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Matemática Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação Externa

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Um programa educacional, como qualquer outra atividade, é dirigido pela expectativa de resultados.

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Um programa educacional, como qualquer outra atividade, é dirigido pela expectativa de resultados. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COGESP Diretoria de Ensino da Região Norte 2 EE ARNALDO BARRETO Rua Antônio Pestana, 58 Tremembé São Paulo/SP Telefones: 22043230 / 29919630

Leia mais

VESTIBULAR DE INVERNO 2015/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

VESTIBULAR DE INVERNO 2015/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS Coordenadoria de Vestibulares e Concursos/COVEST VESTIBULAR DE INVERNO 2015/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS A) PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

COMPOSIÇÃO DOS SIMULADOS ENEM

COMPOSIÇÃO DOS SIMULADOS ENEM COMPOSIÇÃO DOS SIMULADOS ENEM Os conteúdos dos simulados são cumulativos. Dessa forma, considere para cada simulado as informações do respectivo conjunto e, também, dos conjuntos anteriores. Matemática,

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Alfa Alfabetização Acácia Bedim Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

Programa de Segunda Licenciatura a Distância da UCS. Estrutura Curricular do Curso de Ciências Biológicas Carga Horária Total: 1.

Programa de Segunda Licenciatura a Distância da UCS. Estrutura Curricular do Curso de Ciências Biológicas Carga Horária Total: 1. Estrutura Curricular do Curso de Ciências Biológicas Ontogenia e Organização dos Seres Vivos Morfologia e Sistemática Vegetal Fundamentos de Química e Física Microimunologia e Saúde Humana * Optativa de

Leia mais

AULAS AO VIVO 2017 TODOS OS CURSOS

AULAS AO VIVO 2017 TODOS OS CURSOS AULAS AO VIVO 2017 TODOS OS CURSOS Para conferir o conteúdo programático e as datas/horários das aulas ao vivo de 2017, acesse: www.gradeaovivo.enem.com.br. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REVISÃO ENEM Ciências

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75%

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 75% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM ÍNDICE 1. Introdução... pg. 3 2. Provas do ENEM: exigências e modelo referência em vestibulares... pg. 4 3. Como reforçar o valor do ENEM

Leia mais

ENEM nas Particulares de Medicina

ENEM nas Particulares de Medicina ENEM nas Particulares de Medicina Instituições que Utilizam o ENEM / dias Unigranrio Barra: 5 vagas/semestre Unigranrio Caxias: 5 vagas/semestre UNIFOA: 120 vagas/ano (60 vagas por semestre) FMP: 50 vagas/ano

Leia mais

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1. Conteúdos Básicos Profissionais Da valorização profissional enquanto princípio central na tarefa de formar cidadãos, capazes de participar da vida sócioeconômica, política e cultural, voltada para a formação do cidadão, condições de

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095 Elaboração de itens

Teorias de Avaliação - CE095 Elaboração de itens Teorias de Avaliação - CE095 Elaboração de itens Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 30 de abril de 2013 Elaboração de itens Material

Leia mais

EDITAL CONCURSO DE BOLSAS DO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

EDITAL CONCURSO DE BOLSAS DO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO EDITAL CONCURSO DE BOLSAS DO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO - 2017 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO 1. APRESENTAÇÃO 1.1. O presente concurso será realizado pelo Colégio Dom Bosco e tem como finalidade a

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais