Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes"

Transcrição

1 Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

2 Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos? O que devo saber Compreender as linguagens matemática, artística e científica. Compreender a cognição humana, considerando os fenômenos naturais, os processos históricos-geográficos que interferem na produção tecnológica e nas manifestações artísticas. Reconhecer a complexidade do conhecimento. Compreender a aprendizagem significativa.

3 Que Habilidades Cognitivas são desenvolvidas na apropriação de conteúdos procedimentais? Como devemos fazer Construir argumentações consistentes. Elaborar propostas de intervenção solidária na realidade respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural. Aplicar as linguagens matemática, artística e científica. INEP 1999 Perceber a importância das habilidades e competências necessárias à aprendizagem.

4 Que Habilidades Cognitivas são essenciais no desenvolvimento de conteúdos atitudinais? Como devemos ser Enfrentar situações-problema. Ter visão crítica e reflexiva frente a situações problema.

5 As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID Contextualização e conceitos sobre o desenvolvimento da inteligência humana. Entende-se que as habilidades cognitivas vêm dos condicionantes biológico, afetivo e cultural que circunscrevem a evolução da inteligência do Ser Humano. UNID Competências básicas às estruturas mentais: sensação, percepção, atenção, concentração, memória, linguagem e pensamento. Por que dizemos que a aprendizagem cognitiva se faz pela diversidade de estímulos que recebe o cérebro? UNID 1.3 Cognição como sistema de estruturas mentais. Por que dizemos que a capacidade cognitiva humana é um sistema complexo? UNID 1.4 Sistemas cognitivos complexos Por que dizemos que a operacionalidade do sistema cognitivo humano é complexa?

6 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar 1) A Declaração Mundial sobre Educação para Todos, destaca-se no seu Artº 1, parágrafo primeiro, o que segue: A amplitude das necessidades básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazê-las variam segundo cada país e cada cultura, e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo. (UNICEF, Tailândia, 1990). Assinale a resposta correta: de acordo com as informações do texto, deve-se entender que: a) Cada país deve se preocupar com a aprendizagem do seu povo, de acordo com a sua cultura e o seu tempo. b) Todos os países, por uma questão de humanidade, devem ter uma mesma proposta educacional. c) Uma educação conservadora colabora com a igualdade de direitos humanos. d) Essa Declaração traz uma obrigatoriedade de que a educação deva ser igual para todos os povos. e) Devem-se manter numa mesma cultura valores educacionais perenes para satisfazer as necessidades de aprendizagem.

7 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar a) Cada país deve se preocupar com a aprendizagem do seu povo, de acordo com a sua cultura e o seu tempo. b) Todos os países, por uma questão de humanidade, devem ter uma mesma proposta educacional. c) Uma educação conservadora colabora com a igualdade de direitos humanos. d) Essa Declaração traz uma obrigatoriedade de que a educação deva ser igual para todos os povos. e) Devem-se manter numa mesma cultura valores educacionais perenes para satisfazer as necessidades de aprendizagem. Alternativa Correta, tendo em vista que cada país apresenta suas necessidades de acordo com sua cultura e o seu tempo. Alternativa incorreta, pois a proposta educacional de cada país deve estar de acordo com a cultura educacional de seu povo. Alternativa incorreta, pois numa educação conservadora a igualdade de direitos fica comprometida pela passividade dos alunos em aceitarem as ideias imposta pelo professor. Alternativa incorreta, pois a Declaração Mundial sobre Educação para Todos afirma que as necessidades básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazê-las variam segundo a cultura de cada país. Alternativa incorreta, pois os valores educacionais não são perenes, mudam a cada época de acordo com as necessidades culturais.

8 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar 2) Os estudos sobre a evolução do sistema sensorial humano revelam que existem avanços em relação à reflexão dos receptores sensoriais: receptores da pele refletem as influências mecânicas (algumas detectam dor, outras, detectam frios e outras, calor, etc); receptores auditivos refletem as oscilações sonoras; receptores visuais refletem certas oscilações das ondas eletromagnéticas (luz). O processo das sensações se dá, portanto, a partir da estimulação de áreas cerebrais táteis, auditivas, gustativas, olfativas e visuais, que imprimem em nós a SENSAÇÃO. De acordo com as informações no texto acima, assinale a resposta correta: a) A reflexão dos receptores sensoriais não evolui b) Todos os estímulos excitantes encontram-se nos receptores da pele. c) O processo das sensações está nas áreas cerebrais. d) Nos processos sensoriais os estímulos se dão de maneira igual para todos. e) N.D.A

9 a) A reflexão dos receptores sensoriais não evolui b) Todos os estímulos excitantes encontram-se nos receptores da pele. c) O processo das sensações está nas áreas cerebrais. d) Nos processos sensoriais os estímulos se dão de maneira igual para todos. Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar Alternativa incorreta, pois os estudos sobre a evolução do sistema sensorial humano revelam que existem avanços em relação à reflexão dos receptores sensoriais, a partir da estimulação de áreas cerebrais táteis, auditivas, gustativas, olfativas e visuais, que imprimem em nós a sensação. Alternativa incorreta, pois cada estímulo encontra-se em seus receptores sensoriais. Alternativa Correta, pois o processo das sensações se dá a partir da estimulação de áreas cerebrais táteis, auditivas, gustativas, olfativas e visuais, que imprimem em nós a SENSAÇÃO. Alternativa incorreta, pois cada um de nós responde à intensidade e à frequência dos estímulos de uma maneira particular e próprias. e) N.D.A Alternativa incorreta, pois a alternativa correta é a letra C.

10 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar 3) Um dos pontos de relevância para a compreensão das mudanças refere-se aos efeitos da globalização e da expansão da territorialidade nos espaços de circulação do homem, sejam estes reais ou virtuais; que exigem da pessoa, o pensamento reflexivo e crítico; raciocínio lógico; análise argumentativa textual e linguagem complexa nas respostas e comportamentos, a fim de fortalecer os grupos, os indivíduos nas diversas organizações, num mundo cada vez mais interconectado, interdependente e integrado. Considerando as informações acima, apresente a resposta correta, assinalando uma das opções: a) Indivíduo e sistema não se estabelecem mutuamente. Devido ao Sistema Cognitivo Complexo que evolui, o conhecimento expande-se, elabora-se e diversifica-se. Mas é no coletivo que o indivíduo espelha em si o estado desse processo de evolução. b) Os espaços reais ou virtuais nos efeitos da globalização exigem da pessoa, o pensamento reflexivo e crítico; raciocínio lógico; análise argumentativa textual e linguagem complexa nas respostas e comportamentos, a fim de fortalecer os grupos, os indivíduos nas diversas organizações, num mundo cada vez mais interconectado, interdependente e integrado.

11 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar c) Em relação aos mecanismos que se aplicam ao desenvolvimento do conhecimento no Sistema Cognitivo Complexo não há pertinência em relação à construção do conhecimento em rede. d) Indivíduo não pode ser ativo em sua própria construção de conhecimentos, de efeitos globalizantes, num nível hierárquico subordinado, com suas características individuais únicas, em evolução no contexto do coletivo e em função dele. e) N.D.A

12 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar a) Indivíduo e sistema não se estabelecem mutuamente. Devido ao Sistema Cognitivo Complexo que evolui, o conhecimento expande-se, elabora-se e diversifica-se. Mas é no coletivo que o indivíduo espelha em si o estado desse processo de evolução. b) Os espaços reais ou virtuais nos efeitos da globalização exigem da pessoa, o pensamento reflexivo e crítico; raciocínio lógico; análise argumentativa textual e linguagem complexa nas respostas e comportamentos, a fim de fortalecer os grupos, os indivíduos nas diversas organizações, num mundo cada vez mais interconectado, interdependente e integrado. Alternativa incorreta, pois, indivíduos e grupos nas diversas organizações devem se fortalecer num mundo cada vez mais interconectado, interdependente e integrado. Alternativa correta, pois os espaços reais e virtuais nos efeitos da globalização exigem da pessoa, o pensamento reflexivo e crítico; raciocínio lógico; análise argumentativa textual e linguagem complexa nas respostas e comportamentos, no fortalecimento dos indivíduos e dos grupos nas diversas organizações.

13 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar c) Em relação aos mecanismos que se aplicam ao desenvolvimento do conhecimento no Sistema Cognitivo Complexo não há pertinência em relação à construção do conhecimento em rede. d) Indivíduo não pode ser ativo em sua própria construção de conhecimentos, de efeitos globalizantes, num nível hierárquico subordinado, com suas características individuais únicas, em evolução no contexto do coletivo e em função dele. e) N.D.A Alternativa incorreta, pois há pertinência em relação à construção do conhecimento em rede. Há interações no processo de conhecimento do homem. Deve abrir diálogo entre todos, com o universo a nossa volta, reformulando o pensamento e assumindo a complexidade do ser humano. Alternativa incorreta, pois tendo em vista que o indivíduo necessita ser ativo em sua própria construção de conhecimentos, devido aos efeitos globalizantes e com suas características individuais, em função no contexto coletivo e em função dele. Alternativa incorreta, pois a alternativa correta é a letra B.

14 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar 3) Os processos cognitivos evoluem das interações concretas com o ambiente às abstrações, essencialmente mentais; as quais permitem o fortalecimento das operações mentais, mediadas pelo pensamento e linguagem, que gradativamente, ampliam-se no aspecto da complexidade do sistema cognitivo. A linguagem, como sistema simbólico, organiza o conhecimento através da representação mental, com a finalidade de explicar o mundo interno e o externo no qual a pessoa está inserida. Considerando os argumentos acima, indique apenas uma resposta correta nas afirmações abaixo: a) A linguagem é um sistema simbólico porque ela organiza o conhecimento por meio da representação mental. b) O pensamento e a linguagem fazem parte de um sistema que está além das representações simbólicas. c) A complexidade do sistema cognitivo está formada. d) Os processos cognitivos partem das abstrações com o ambiente para as interações concretas. e) As operações mentais desvinculam-se da complexidade do sistema cognitivo.

15 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar a) A linguagem é um sistema simbólico porque ela organiza o conhecimento por meio da representação mental. b) O pensamento e a linguagem fazem parte de um sistema que está além das representações simbólicas. c) A complexidade do sistema cognitivo está formada. d) Os processos cognitivos partem das abstrações com o ambiente para as interações concretas. e) As operações mentais desvinculam-se da complexidade do sistema cognitivo. Alternativa correta, pois a linguagem, como sistema simbólico, organiza o conhecimento através da representação mental com a finalidade de explicar o mundo interno e o externo no qual a pessoa está inserida. Alternativa incorreta, tendo em vista que o pensamento e a linguagem como sistema simbólico fazem parte do sistema cognitivo. Alternativa incorreta, pois o sistema cognitivo não está formado, tendo em visto, que na sua complexidade este está em constante construção pelas operações mentais. Alternativa incorreta, pois os processos cognitivos evoluem das interações concretas para as abstratas. Alternativa incorreta, pois as operações mentais estão vinculadas à complexidade do sistema cognitivo pelas suas constantes operações.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Educação por Competências. Dezembro de 2014

Educação por Competências. Dezembro de 2014 Educação por Competências Dezembro de 2014 Vale a pena ser ensinado (na escola) tudo o que une e tudo o que liberta. Tudo o que une, isto é, tudo o que integra cada indivíduo num espaço de cultura e de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 1998. A partir de 2009 o MEC aplicou

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (s): Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (s): Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (s): Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo ascompetências sob os pilares da educação Quais

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais

ENEM APLICAÇÃO

ENEM APLICAÇÃO O MODELO DE PROVA DO ENEM É DIFERENTE DA MAIORIA DOS VESTIBULARES. QUE PERFIL DE ESTUDANTE O ENEM BUSCA SELECIONAR? LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO ENEM NA SUA PROPOSTA INICIAL, O ENEM FOCA AS COMPETÊNCIAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual: Como Relacionar Território e Currículo? Orientações Módulo Documento Conceitual Um território agentes, espaços,

Leia mais

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual Oficina de Teatro 7.º Ano 3.º Ciclo 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Dimensão Sócio Afetiva N.º de aulas O indivíduo e o grupo. Desenvolver uma relação de pertença e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

+ Vygotsky ( )

+ Vygotsky ( ) + Vigotsky + Vygotsky (1896 1935) n Filosofia n Materialismo dialético marxista: n é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres

Leia mais

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para

Leia mais

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL PAUTA Apresentação do curso (matriz curricular, perfil de conclusão, objetivos do curso);

Leia mais

Fundamentos e Práticas de Braille II

Fundamentos e Práticas de Braille II Fundamentos e Práticas de Braille II Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A construção da Base 2014 Setembro de 2015 Maio de 2016 Abril de 2017 I n í c i o elaboração Versão 1: 12 milhões contribuições Versão 2: 9 mil Educadores Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A Base Define

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Competência é o modo como fazemos convergir nossas necessidades e articulamos nossas habilidades

Leia mais

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Acessibilidade: mediação pedagógica Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Ementa: Funções Psicológicas Superiores; conceitos; Processos mentais aquisição da alfabetização

Leia mais

PlanetaBio Artigos Especiais

PlanetaBio Artigos Especiais A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM) Texto disponível também no site INFOENEM: http://www.infoenem.com.br/ 1- Comentários Gerais Em 2012, 6.221.697 estudantes se inscreveram

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

I. Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

I. Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. As cinco grandes competências do ENEM Apresentaremos a seguir as grandes competências do Exame Nacional do Ensino Médio. Elas exigem dos estudantes e dos educadores uma série de novos procedimentos no

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas PLANO DE ENSINO Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal: 3 horas/aula por turma/aula por turma Ementa:

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos

NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos por Adriana Fóz DESAFIOS DO CÉREBRO DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA QUEM É A CRIANÇA DO SÉC. XXI? QUEM É O ADOLESCENTE? COMO ENTENDEM, PERCEBEM, APRENDEM?

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência Disciplina: PSICOLOGIA B - FASE 2ª Ano(s) de Escolaridade: 12º ANO 2009/2010 Código: 340 Duração da Prova : 90 minutos Grupo I Este grupo é constituído por dez questões de escolha múltipla. Na sua folha

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou Percepção Ambiental Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Denomina-se MEIO AMBIENTE qualquer condição ou influência situada fora de um organismo, grupo ou outro sistema que se analise, consistindo basicamente

Leia mais

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL córtex = casca composto por substância cinzenta (2 a 4mm) e substância branca adjacente (que une diferentes áreas) uma das mais importantes áreas do SN é a mais recente

Leia mais

Linguagem nos Problemas Matemáticos

Linguagem nos Problemas Matemáticos UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: LINGUAGEM MATEMÁTICA 2019.1 Linguagem nos Problemas Matemáticos Prof. Adriano Vargas Freitas Uma Pequena História A resolução

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 834732215 Linguagens, códigos e suas tecnologias Questões 91 a 135 OPÇão língua inglesa (questões 91 a 95) 91 E 92 C 93 E 94 A 95 B estrangeiras modernas

Leia mais

Capítulo V. Apresentação inclusiva do COGSENTIDOS

Capítulo V. Apresentação inclusiva do COGSENTIDOS Capítulo V Apresentação inclusiva do COGSENTIDOS Neste capítulo, abordaremos o real significado da inclusão e o que é a ferramenta pedagógica inclusiva COGSENTIDOS e a sua contribuição para o surdo e o

Leia mais

Fisiologia animal Regulação sistêmica

Fisiologia animal Regulação sistêmica Percepção sensorial Fisiologia animal Regulação sistêmica 1 Estímulo interno ou externo; Receptores - células sensoriais - órgãos sensoriais; olhos, orelhas, nariz, língua, pele, entre outros. Receptores

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA A metodologia desenvolvida para aplicação destes módulos obedece a uma estratégia de uso progressivo dos jogos lógicos, graduando os estímulos sensoriais e o grau de dificuldade

Leia mais

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski Comunicação e Expressão Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Gêneros e Tipos Textuais Se o gênero define o estilo posso afirmar

Leia mais

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014 FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 MODIFICADA PELA DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE 154/2017, QUE DISPÕE CEE Nº 126/2014 SOBRE ALTERAÇÃO DA DELIBERAÇÃO

Leia mais

Transtornos de Aprendizagem. Carla Cristina Tessmann Neuropsicóloga

Transtornos de Aprendizagem. Carla Cristina Tessmann Neuropsicóloga Transtornos de Aprendizagem Carla Cristina Tessmann Neuropsicóloga Neuropsicologia Conforme definição de Luria (1981), Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN Psicologia e Educação Atualmente, a Psicologia inserida na Educação, preocupase com as políticas públicas

Leia mais

A área de Ciências Humanas no EM

A área de Ciências Humanas no EM A área de Ciências Humanas no EM Papel da área: Contribuir para a formação integral dos estudantes. Desenvolver o olhar crítico e contextualizado das ações de diferentes indivíduos, grupos, sociedades

Leia mais

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari Jogar e desenvolver o raciocínio lógico Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.corder@uol.com.br 1 RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO O QUE É? QUANDO VOCÊ UTILIZA ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO? COM QUAIS ÁREAS

Leia mais

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA

OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA OFICINA COGNIÇÃO E LÓGICA A metodologia desenvolvida para aplicação destes módulos obedece a uma estratégia de uso progressivo dos jogos lógicos, graduando os estímulos sensoriais e o grau de dificuldade

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UALG APRENDIZAGEM HUMANA

Leia mais

CURRÍCULO 1/40R NÍVEL I

CURRÍCULO 1/40R NÍVEL I CURRÍCULO 1/40R NÍVEL I Disciplina: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA E À PEDAGOGIA Codicred: 1430Y-02 Análise da docência nas dimensões ética, sócio-política, estética e técnica, buscando conferir sentidos ao ser

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 7.º ano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80%

Critérios de Avaliação de Português 7.º ano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

SENSORIAL DE CACHAÇAS

SENSORIAL DE CACHAÇAS SENSORIAL DE CACHAÇAS Ciência Sensorial da Cachaça Dra. Aline Bortoletto Pós-doutoranda ESALQ/USP aline.bortoletto@gmail.com PROGRAMAÇÃO DA AULA: Introdução à Ciência Sensorial Reconhecimento e Treino

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, vamos examinar a proposta da Base Nacional Comum

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 FORMAÇÃO ESPECIFICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS CAPACIDADES/ COMPETÊNCIAS DESCRITORES DE DESEMPENHO PONDERAÇÃO Oralidade 20% O aluno: - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica

Leia mais

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley MEMÓRIA Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos memórias da Riley Diferentes subdivisões sistemas e estruturas cerebrais diferentes Pode ser subdividida em : Memória de curto prazo - acontecimentos recentes

Leia mais

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total:

Leia mais

Sistema sensorial. Sistema motor

Sistema sensorial. Sistema motor Estímulos ambientais Sistema sensorial Sistema nervoso Resposta Sistema motor Divisão funcional do Sistema Nervoso Sensorial CATEGORIA ORIGEM ORGANIZAÇÃO SENSIBILIDADE Geral (SOMESTESIA) Calor e Frio Dor

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

Avaliando o desenvolvimento de competências em sala de aula Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 Roteiro: O sentido de desenvolver competências Ensinar conteúdos X desenvolver

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA 1 - Compreender a física e as tecnologias a ela associadas como construções humanas baseadas na experimentação e na abstração, percebendo seus papéis

Leia mais

Libras. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Fernando Rafaeli

Libras. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Fernando Rafaeli Libras Prof (a) Responsável: Julio Cesar Correia Carmona Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Fernando Rafaeli Quais os conceitos da Disciplina de Libras? Entender a diferença entre deficiência auditiva

Leia mais

Roteiro de Observação para Exposição

Roteiro de Observação para Exposição Roteiro de Observação para Exposição Este roteiro é um instrumento para auxiliá-lo na observação da exposição. O objetivo específico do exercício é analisar a forma como o museu comunica por meio de sua

Leia mais

Nova De Novo. Convergência entre Big Data, Cognição, Disruption e Inovação

Nova De Novo. Convergência entre Big Data, Cognição, Disruption e Inovação Nova De Novo Convergência entre Big Data, Cognição, Disruption e Inovação Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br www.deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Evandro Deliberal 16 anos

Leia mais

VESTIBULAR DE INVERNO 2015/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

VESTIBULAR DE INVERNO 2015/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS Coordenadoria de Vestibulares e Concursos/COVEST VESTIBULAR DE INVERNO 2015/2 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS A) PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção

Leia mais

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Disciplina - Aspectos Fonoaudiológicos nos Distúrbios de Aprendizagem Fga. Ms. Adriana de Souza Batista adrianabatista@gmail.com CRDA Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Linguagem nos Problemas Matemáticos

Linguagem nos Problemas Matemáticos UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: LINGUAGEM MATEMÁTICA 2018.2 Linguagem nos Problemas Matemáticos Prof. Adriano Vargas Freitas Uma Pequena História A resolução

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS OBOLSISTA

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS OBOLSISTA MATEMÁTICA E SUAS OBOLSISTA EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS M1 Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais. M2 Utilizar o

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75%

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 75% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM Formação Geral Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Leia mais

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho

Critérios de Avaliação de Matemática 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Áreas de competências Linguagens e textos Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Números e Operações O aluno deve ficar capaz de: Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Identificar

Leia mais

* descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade); * antecedentes de atendimento de outra natureza (clínico e terapêutico).

* descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade); * antecedentes de atendimento de outra natureza (clínico e terapêutico). ANEXO I - TEA AVALIAÇÃO INICIAL DO ALUNO I- Dados Gerais: 1- Mês e Ano: / 2- Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / / 4- Endereço residencial: 5- Telefone de contato da família: 6- Escola: 7- Ano/Série:

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II - Caderno IV Área Linguagens 1- A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio Núcleo definidor: Conhecimentos

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber Esquizofrenia O Que Você Precisa Saber O que é Esquizofrenia? A esquizofrenia é uma doença mental crônica, que se manifesta na adolescência ou no início da idade adulta. Sua freqüência na população em

Leia mais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) A fenômenos B imagem de A (observações Estágio Curricular Supervisionado em Física II D causas? (nãoobserváveis) REALIDADE Leis, Teorias, Princípios

Leia mais